Page 1

Altos de Maquiné para desenvolver a cidade Ano X - Edição 543 - Osório, 15 de fevereiro de 2018

Banca:

R$ 2,00

Dia 24 de fevereiro inicia a comercialização do primeiro loteamento regularizado e completo de Maquiné

O advogado Teodoro Matos Tomaz dirige o empreendimento que promete qualificar e participar do desenvolvimento da cidade de Maquiné com um loteamento moderno e infraestutura completa num dos lugares mais lindos da cidade. Segundo Teodoro serão, 84 lotes urbanizados com tamanho médio em torno de 500 metros quadrados, com duas praças com mais de 6 mil metros de área além de 3500 metros quadrados de área institucional. O loteamento será entregue com pavimentação em todas as ruas com bloquetos de 8 cm de espessura, meio fio de concreto, rede elétrica e água de poço artesiano e rede coletora de esgoto pluvial. O loteamento está liberado pelos órgãos do município com licença de implementação desde 02.12.16. Já estão há 10 meses trabalhando na terraplenagem da área localizada junto a mata Atlântica, com vista panorâmica para sede de Maquiné e o vale do mundo novo. O Loteamento está registrado no Registro de Imóveis de Osório sob número 111435 até 11518, totalmente individualizados por lote sendo cada um com

sua matrícula, sob a responsabilidade da Altos de Maquiné Incorporação e Participaçlão Ltda. Segundo Teodoro, a ideia do loteamento é uma antigo sonho de Edgar Alves, que desenvolveu todo o trabalho e projeto e convidou o advogado para participar do empreendimento. Dia 24 será o coquetel de lançando dos Altos de Maquiné que promete ser um marco no desenvolvimento do município. O empreendimento tem parceria com da Itrend empresa Imobiliária de Capão da Canoa, que coordenará as vendas. As obras de terraplanagem ficou a cargo da Construtora Carvalho com longa tradição no ramo na construção de condomínios em Capão da Canoa.A energia elétrica tem a parceria com a IEL de Osório.

fotos: DIVULGAÇÃO

Antão Sampaio

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA NA REDE DALPIAZ DE SUPERMERCADOS

Especial loja Nilza e Cotidiano

Caderno Persona Páginas Centrais

Abertas as inscrições para o Top Miss e Top Mister RS Bons Ventos Contracapa

Teodoro Tomaz

Entrevista com Emerson Magni

Caderno Persona CAPA


2 Osório, 15 de fevereiro de 2018

Bárbara Pereira da Luz

Sobre cães e músicas

Perseguição – É final de tarde. Três cães se encontram na praia. Um é de madame. Os outros nem tanto. Mesmo diferentes juntam-se pelo mesmo ideal. Perseguem insanamente três quero-queros que voam baixo sobre a cabeça de corpos bronzeados e de branquelos de toda a ordem que ainda resistem na faixa de areia. Os pássaros se divertem e os cães também. Os caninos talvez pensem que é possível alcançálos. Na vã tentativa, às vezes chegam a dar saltos. Coisa pouca. Sem resultados práticos. Os pássaros parecem zoar. Dão voltas e voltas pela praia. Voam baixo dando alguma esperança aos perseguidores. Súbito sobem um pouco mais. É risível a brincadeira. O pescador esquece o anzol na água e ri. A senhora sisuda ri também. Ri o menino pequeno que toma banho de cuequinha do Batman. Minutos depois, extenuados, os cães vão desistindo da brincadeira. Voltam a marchar seriamente. Os quero-queros seguem voando baixo. Realidade – De tão repetido, o discurso vira norma. Vira certeza. Transita como realidade. Dizem que a vida no Brasil começa agora, depois que a última ala da escola de samba deixou a avenida. Bobagem. O ano começou faz tempo. A gasolina subiu quanto? Os governantes perderam tempo tentando empurrar o pacote que muda radicalmente a vida dos mais velhos e mais pobres? O ano não começou ainda? Começou, é claro. Na realidade, em alguns sentidos, 2017 não terminou. Bom gosto – Às vezes leio ou ouço manifestações bem ácidas

em relação às músicas que se destacam por aqui. Soa como: “No meu tempo era melhor. Só tinha música de qualidade”. Se o reclamante for alguém que vive rodeado de discos de música erudita ainda vá. Quando se trata de sucesso de público, seja no rádio, na tevê ou na internet, a preocupação com qualidade é coisa que menos conta. Nem só aqui. A letra a seguir ganhou uma carrada de prêmios no Grammy 2018: “Lindinha, o que tá rolando? Você e sua bunda estão convidadas! Então estão convidadas a rebolar. Rebole para este cafetão. Rebole, rebole para este cafetão…” A quem interessar possa, os primorosos e inspirados versos são de Bruno Mars não do É o Tchan nem do Terra Samba. É Rythm and Blues. Ah, tá!

Democracia – São quase vinte pessoas: meninos, meninas, jovens e veteranos. Um sol, uma areia, um gazebo, uma caixa de som, uma bateria de carro, mais de uma chopeira e muita disposição. A praia é democrática. Cabe de tudo: funk, pagode, anos 80, sertanejo, nacional, internacional, bandinha alemã. “Eu moro aqui, você mora aí, estamos tão longe, será que vai dar certo?”. A altura do som aumenta conforme o nível etílico num fenômeno conhecido como surdez alcóolica. Há complacência na faixa de areia. Umas meninas de um guardasol perto entram na brincadeira e aderem à coreografia. Dura pouco a empolgação. Mudou o ritmo de repente. Quem não gosta, cala. Quem cala, mesmo que inconscientemente, consente. E o som segue. Atravessa o meio-dia e chega no meio da tarde. Quando o chope terminar acaba a festa. “Porto Alegre é longe, tô indo de ônibus, pra te encontrar...”

Maria Basilisa Ibáñez Solaz da Silva(apodo Marisa) Pedagoga, professora de Filosofia, Psicologia, Didática e Língua Espanhola. Inspetora de Ensino 1º e 2º graus aprovada em Concurso Público. Especialista em Educação-R egistro no MEC. Escritora e Poetisa .

Verdad...

Cuidadito político embustero, tienes que curarte. La verdad hace bien a la salud. Adiós. Hasta la semana que viene.

DICAS PARA CUIDAR DA SUA SAÚDE BUCAL NO VERÃO O verão já começou e com ele muito sol, calor e bebidas geladas! Saiba como manter sua saúde bucal em dia na estação mais quente do ano. Vivemos em um país em que o calor pode estar presente em basicamente qualquer época do ano. Mas quando chega o verão, ele acaba se intensificando! Além disso, nessa época aumentamos o consumo de água, bebidas geladas, sorvetes. Por coincidir com as férias, acabamos ficamos fora de casa mais tempo durante o dia. Os cuidados bucais que tomamos durante as outras estações, não devem mudar durante o verão. No entanto, nessa época é preciso estar ainda mais atento à prevenção contra erosão ácida e cáries, problemas que costumam aparecer com frequência nos consultórios nesse momento. Veja algumas dicas para não passar por essas situações!

FIQUE MAIS ATENTO À HIGIENE BUCAL CASO INGIRA ALIMENTOS AÇUCARADOS.

Sorvetes, picolés e refrigerante costumam ser muito consumidos nessa época. Eles são açucarados que estimulam as bactérias bucais a proliferarem, formando biofilme com mais rapidez, facilidade e agressividade, o que pode resultar em problemas. Ao escovar os dentes, fiquem atentos à sensação de limpeza e tentem comparar essa sensação no dia a dia. Caso sinta algum problema, fale imediatamente com sua dentista! Além disso, o leite dos sorvetes também tem a capacidade de formar biofilme mais rápido na língua, causando halitose depois de um tempo. Nesse caso, o ideal é beber água, fazendo bochechos.

DEPOIS DE CONSUMIR ALIMENTOS ESCUROS COMO AÇAÍ FAÇA BOCHECHO COM ÁGUA.

Açaís e sucos escuros também podem ser bastante consumidos durante o verão. Eles têm grande quantidade de pigmento em sua composição, que pode acabar manchando a dentina conforme a frequência dessas ingestões e deixando o seu sorriso manchado. A dica é sempre fazer bochecho com água após o consumo desses alimentos muito coloridos naturalmente ou industrialmente.

CUIDADO COM A CORRERIA DAS CRIANÇAS.

Para quem tem crianças em casa, uma outra situação pode ser muito comum nessa época de férias: as correrias e brincadeiras. O problema é quando ocorre queda, que pode levar a traumatismos dentários. Crianças com dentes mais pra frente, têm mais risco de traumatismos dentários. Caso ocorra uma fratura, a dica é deixar em imersão com soro fisiológico e leve para o dentista restaurar. Já se o dente cair inteiro, é preciso lavar em água corrente abundantemente sem esfregar para remover impurezas do chão. Implante o dente no lugar imediatamente ou se não for possível a implantação imediata deixe-o imerso em soro fisiológico, leite ou saliva. A água não é indicada porque o cloro pode causar manchas! Após essas manobras, procure o dentista imediatamente. Até a próxima e bom carnaval a todos. Bjos. Dra. Bárbara Pereira da Luz CRO-RS 23123 Atende no Consultório Espaço Odonto - Osório End. Rua Joao Sarmento n. 987 – Sala 01 Fone – 36632663 / 997966970 (Cel e Whatsaap)

Extravio de Talão de Notas Fiscais

O Sr. Pedro Carlos da Silva, estabelecido na Rua 16 de Dezembro, 1199, Glória, Osório/RS, comunica o extravio de um talão de notas fiscais, RG: 1033187806 SSP-RS, da numeração 251 até 400. Não se responsabilizando pelo uso indevido dos mesmos. Osório, 25 de Janeiro de 2018.

Editorial

Por que o ano só “começa” depois do carnaval? Não é por acaso que todos temos a sensação de que o ano só começa depois do carnaval. O período pode até mudar, mas quase sempre o feriado da folia coincide com férias escolares, recesso político e uma sensação de que janeiro e fevereiro são meses praticamente “parados”. Perfeito para dar desculpas para adiar o inevitável: trabalho, estudo e muitas coisas para colocar em dia. Agora que a época das férias e da folia passaram, e agora é importante buscar o equilíbrio e não deixar que nada atrapalhe o início do que é preciso fazer, seja focar no trabalho, nos estudos, arrumar a casa, começar uma dieta, um novo projeto ou mesmo dar continuidade aos novos projetos. “ Devemos ter consciência que não dá para esperar o momento perfeito para começar uma mudança ou retomar a rotina. Se você sempre esperar o carnaval passar, o ano começar, o Brasil sair da crise, estará terceirizando a chance de felicidade a fatores externos a você. Então arregace as mangas, que agora é hora. O ano começou!

Expediente O jornal que faz a diferença

CMYK

SAÚDE BUCAL

www.jornalbonsventos.com.br jbonsventos@gmail.com CNPJ 06.071.836/0001-63 Rua Mario Santo Dani, 921 Centro - Osório/RS Fone: 3663.9511 Jornalista responsável: Antão Sampaio RMT 5514 Edição: Anelize Sampaio Diagramação e arte: Fernanda Ferreira Projeto Gráfico: Renan Sampaio Administrativo: Laurine Sampaio Impressão: Soller Indústria Gráfica Assinatura Anual - R$ 150,00 Oficio de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Livro B-1, fls. 03 a 04, sob n° 9, em 25/4/2007


3 Osório, 15 de fevereiro de 2018

GASTANÇA Brasil Luiz Linhares

Pago em 2017 pela prefeitura de Osório segundo rubricas Tribunal de Contas. Pago em 2017 pela prefeitura de Osório segundo rubricas Tribunal de Contas. Despesas vinculadas com pessoal em 2017: R$ 113.815.132,90. Receita líquida em 2017: R$ 136.378.831,44. VENCIMENTOS E VANTAGENS FIXAS SERVIDORES: 44.644.439,94 PROVENTOS PESSOAL CIVIL: 16.933.758,85 INDENIZACAO AUXILIO-ALIMENTACAO: 8.289.852,15 GRATIFICACAO DE TEMPO DE SERVICO: 6.325.268,79 AMORTIZAÇÃO DO PASSIVO ATUARIAL COM O RPPS - ALQU: 5.425.562,53 CONTRIB PATROPNAIS P/O RPPS ATIVO CIVIL: 5.367.083,52 ADICIONAL DE INSALUBRIDADE: 2.960.556,11 CIVIS: 2.932.000,13 GRATIFICACAO POR EXERCICIO DE FUNCOES: 2.261.567,66 CONTRIBUICAO DA ENTIDADE PARA O ATENDIMENTO A SAUD: 2.211.093,96 AUXILIO-DOENCA - PESSOAL ATIVO: 2.120.427,01 DIVERSAS INDENIZACOES TRABALHISTAS: 2.067.284,12 CONTRIBUICAO PARA O PIS/PASEP: 1.723.193,12 INSS AGENTES POLITICOS: 1.652.409,51 13 SALARIO PESSOAL CIVIL:

1.640.176,02 FERIAS - PAGAMENTO ANTECIPADO: 1.062.361,55 SERVIÇOS DE ESTAGIARIOS: 944.036,34 SUBSIDIOS: 852.221,44 VALE-TRANSPORTE: 728.968,31 SERVICOS EXTRAORDINARIOS: 594.716,34 CONTRATACAO POR TEMPO DETERMINADO DE PROFISSIONAIS: 516.374,84 FERIAS - ABONO CONSTITUCIONAL: 414.221,85 ADICIONAL DE PERICULOSIDADE: 410.311,32 LICENCA-PREMIO: 355.692,23 SALARIO MATERNIDADE - PESSOAL ATIVO: 314.378,54 INSS - SERVIDORES: 209.207,22 DIARIAS NO PAIS: 193.006,53 CONTR PATRONAIS P/RPPS - INATIVO CIVIL: 158.334,36 ADICIONAL NOTURNO: 145.830,65 13 SALARIO - PESSOAL CIVIL PENSIONISTAS: 112.484,01 FGTS - SERVIDORES: 69.521,51 INDENIZACAO AUXILIO-TRANSPORTE: 68.622,76 ABONO PROVISORIO - PESSOAL CIVIL: 51.835,77 OUTRAS OBRIGACOES PATRONAIS: 39.121,03 13 SALARIO: 9.652,82 FERIAS INDENIZADAS: 7.916,35 GRATIFICACAO POR EXERCICIO DE CARGOS: 1.643,71 113.815.132,90

Violência X Fraternidade Como acontece a cada ano, por ocasião do período da Quaresma, a CNBB lança a Campanha da Fraternidade, sempre com um tema urgente que grita por socorro na nossa sociedade. Este ano, como não poderia ser outro, o tema é a violência na prática da superação da mesma, ou seja, fraternidade e superação da violência com o lema “somos todos irmãos”. Este tema traz uma profunda reflexão sobre as causas de tanta violência no Brasil e de como podemos superá-la na luta pela paz. É por isto que o tema destaca como manchete “Superar a violência com a participação de todos”. Com certeza, nós já temos pensado e refletido do motivo de tanta violência em nosso país e no mundo. Então nos damos conta que é urgente encontrarmos meios bem práticos para construirmos uma cultura de paz no Brasil. Quem conhece nosso histórico sabe como as estruturas políticas, econômicas sociais e jurídicas funcionam. Elas foram construídas ao longo da nossa história desde o seu descobrimento. Essas estruturas estão profundamente enraizadas, fomentando cada vez mais a violência social.

O domínio dos poderosos é por demais evidente hoje, no Brasil, em todas as esferas, principalmente no desrespeito às leis da própria constituição. Não adianta dizer que ninguém esta acima da lei se a lei não é respeitada. O tema superação da violência é muito claro e comprometedor para quem acredita nos valores da vida: vida digna para todos ética justiça direitos de igualdade, etc. O Evangelho de Mateus (23,8) diz: “Vós sois todos irmãos” e destaca o objetivo da campanha: construir uma fraternidade como irmãos. Isto explica tudo frente à nossa realidade. Vivemos um sistema cruel, excludente elitista e descartável para uma sociedade que quer ser fraterna, responsável e includente. Essa violência estrutural se sobrepõe à lógica dos interesses comunitários, ou seja, do nosso povo, provocando uma violência endêmica, doente, com raízes profundas. A campanha da fraternidade nos convida a lutar para que esta estrutura pecaminosa da nossa sociedade mude, mesmo sabendo que esta luta não é imediata, mas urgente e justa, em favor da paz. É bem oportuno que façamos uma avaliação individual nos perguntando o quanto nos dizemos cristãos no combate aos anti-valores. Termino com uma frase (bem oportuna) de Herbert de Souza (o Betinho): “tudo o que acontece no mundo, seja no meu bairro, na minha cidade, no meu país, acontece comigo. Então, preciso participar das decisões que interferem na minha vida.”

INFORME PUBLICITÁRIO

Vereadora Belinha fala sobre seu retorno as atividades Legislativas

Qualidade no transporte de passageiros FONE: 51 3663.2789 - transflor@terra.com.br Rod. RS 030, 421 - Km 80 - Laranjeiras - Osório RS

DIVULGAÇÃO

No dia 15 de fevereiro do corrente ano estarei retornando ás atividades Legislativas de 2018, com certeza será um ano de buscas e conquistas em Projetos que vem de encontro para beneficiar nossa comunidade, tudo que passa pelo Legislativo e que vem do Executivo para somar ao município é analisado pelos nobres Vereadores e discutido, se for Projetos que somam a sociedade com certeza é aprovado com unanimidade. Vereadora Belinha deseja aos seus nobres colegas, um bom retorno as atividades e que juntos, possamos trabalhar em prol da nossa comunidade neste ano que inicia nossos trabalhos, que continuamos com a grande lisura e transparência nesta Casa legislativa, como sempre ocorreu. Desejo a todos sucesso em seus trabalhos e juntos vamos discutir e analisar o que é de melhor ao nosso município.


4 Osório, 15 de fevereiro de 2018

Receitas de verão

Para curar a ressaca pós-Carnaval

Exagerou nos dias de Carnaval? A dica é pegar leve nas próximas refeições da semana para voltar à rotina pouco a pouco. Confira duas sugestões de receitas para o período!

SUCO DE UVA E LINHAÇA 1 porção Ingredientes: 100g de grãos de uva sem sementes 1 copo de água 10 colheres (sopa) de água ou água de coco verde Suco de 1/2 limão 2 colheres (sopa) de linhaça 1 colher (sopa) de açúcar (opcional) Gelo Você vai precisar de: 1 peneira 1 recipiente de vidro Liquidificador 1 copo para servir

SALADA DE RADITE COM PERA, NOZES E MIRTILO

Modo de preparo: 1. Coloque a linhaça em uma peneira e lave para retirar possíveis impurezas. 2. Transfira para um recipiente de vidro e acrescente 10 colheres (sopa) de água ou água de coco verde. 3. Deixe hidratando por 8h. 4. Bata todos os ingredientes no liquidificador. 5. Se preferir, coe antes de servir.

FONTE: WWW.DESTEMPERADOS.COM.BR FOTOS: CARLOS MACEDO/DIVULGAÇÃO

4 porções Ingredientes: 1 maço de radite 3 colheres (sopa) de mirtilos 2 peras cortadas em cubos 150g de nozes sem casca tostadas Azeite de oliva Sal e pimenta

Rua Marechal Floriano, n° 1139 51 3663.6691

Rua Costa Gama, nº 770 51 3663.1961

www.superdalpiaz.com.br

Rua Júlio de Castilhos, nº 804 51 3663.1552

Modo de preparo: 1. Em uma saladeira, acomode as folhas de radite. 2. Por cima, coloque as peras e os mirtilos. 3. Tempere a gosto e salpique as nozes picadas.

CMYK

NOSSAS LOJAS

Você vai precisar de: 1 saladeira para servir

Rua João Sarmento, nº 1037 51 3601.0304

www.facebook.com/superdalpiaz

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO Av. Ângelo Gabriel Boff Guasselli, nº 1.400, Bairro Parque do Sol 51 3663.2122

superdalpiaz

O SUPERMERCADO DALPIAZ PARTICIPA DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E DE SERVIÇOS DE OSÓRIO


Osório, 15 de fevereiro de 2018

Cafezinho com

Rochele

Otília

A gafíssima se chama Otília e foi Rainha da Escola de Samba Rodinei Issopo, brilhando muito neste Carnaval 2018.

5

Antão Sampaio

Avenida Vazia

Triste ver a avenida Marechal Floriano numa noite de Carnaval.

Rodrigo Garcia

Joice Rochele Galimberti, do Facebook, para deixar esta página mais bonita.

Guaibacar

No último sábado, ele trocou de idade. Parabéns ao rapaz ao lado da namorada, que completou 50 aninhos bem vividos.

Myranda

Na beira da estrada uma maneira criativa de mostra uma grande promoção. A Guaibacar colocou um carro numa grua pendurado à beira da estrada. Marketing puro. A bela Joice Rabelo, direto do Facebook, brilhando no Carnaval de Xangri-lá.

Myranda Cursos e Informática está em novas e modernas instalações. Parabéns a direção da empresa pelo novo espaço aumentando a qualidade dos serviços.


6

Bloco “Os Intocáveis” animou carnaval de Atlântida Sul

Osório, 15 de fevereiro de 2018

CMYK

fotos: Gabriel Ferreira

Considerando a previsão de chuva, a AECOS -Associação das Entidades Carnavalescas de Osório colocou o bloco mais cedo pra animar o carnaval de Atlântida Sul. O Bloco fez um itinerário diferente e se concentrou no calçadão dos quiosques na beira-mar e depois seguiu em direção ao centrinho pela Av. Saquarema, com saída às 19hs. O horário mais cedo permitiu a participação de inúmeras crianças. O Carnaval de Atlântida Sul seguiu com programação normal na noite da segunda-feira com o Bloco Alto Astral. Realização AECOS, apoio da Prefeitura de Osório, através da Secretaria de Desenvolvimento, Planejamento e Turismo, subprefeitura de Atlântida Sul e Mariápolis.


7 Osório, 15 de fevereiro de 2018

Uma experiência Inesquecível entrar, pois só era permitida a entrada de quem tinha ingressos para a temporada, chamados “membros”. Esperamos e entramos às 18h. Ao passar pela roleta, ficamos extasiados com a quantidade de atrativos que a equipe oferecia. Eram brindes de variados patrocinadores, desde marcas de automóveis, alimentação e até creme para amaciar a barba (inclusive, contava com um barbeiro que “dava um tapa” na sua barba, na hora). Tinha uma banda circulando pelos corredores e as cheerleaders, aquelas dançarinas que entram nos intervalos, tirando fotos com quem quisesse. Claro que haviam muitas, eu disse muitas lojinhas e lancherias, para todos os gostos. Entramos na arquibancada e fomos nos sentar bem na hora do início do jogo (perdemos o hino e a apresentação dos jogadores). O Philadelphia 76ers estava recebendo o Chicago Bulls, que não é mais a potência da época de Michael Jordan, na verdade está na parte de baixo da tabela. Já o time do 76ers conta com um time muito promissor, com muitos jovens atletas, que estão crescendo e, provavelmente, vão levar o time para os play-offs nesta temporada. O jogo foi incrível, com muitas jogadas bonitas e arremessos certeiros, com liderança do time da casa desde o começo da partida. Mas o que chama a atenção são os intervalos de jogo. Sempre acontece alguma coisa naqueles poucos minutos de intervalos ou pedidos de tempo.

São brindes jogados para a torcida, apresentações musicais, cheerleaders ou acrobacias de basquete. Tem também competições entre torcedores ou desafios. Um deles chamou a atenção: desafiaram um cara a fazer 3 cestas em 45 segundos. Uma de lancelivre, uma dos 3 pontos e a última do meio da quadra. Se ele fizesse, todos os torcedores do ginásio ganhariam um lanche numa lanchonete que patrocinava a partida. Não é que o cara fez? A torcida foi ao delírio! Comemorava como se fosse um título! Para retirar o lanche, cada torcedor deveria se dirigir à lanchonete mais próxima com o seu ingresso, no dia seguinte. Tudo foi lindo, mas infelizmente depois de duas horas e meia o jogo acabou. Final de partida, 76ers 115x101 Bulls. Sonho realizado e viagem de volta para casa. Dormir, acho que dormi uns 3 dias depois.

Último minuto

* Não tem jeito, os americanos sabem fazer eventos e valorizá-los. A grandeza que tem a NBA não é só dos seus jogadores, muito deve-se aos seus promotores. Se conseguíssemos trazer um pouco dessa criatividade para o Brasil, muitos dos nossos eventos poderiam atrair mais investidores e dinheiro. * Sobre os ingressos, compramos com um mês de antecedência, mas já estavam à venda desde outubro. Lugar marcado e ao chegarmos lá, ninguém os ocupava. Inclusive, em cada cadeira, havia uma camiseta comemorativa do jogo, para usar e levar pra casa. * Detalhe que na hora do hino nacional, ninguém vaia, inclusive cantam juntos. Aqui no Brasil, especificamente no nosso estado, as torcidas de futebol, quando não vaiam, cantam o hino do Rio Grande do Sul, demonstrando total desrespeito com a nação. Adoro o nosso hino, mas dá pra cantar depois, né? * E para quem não sabe, “Play-offs” são as fases eliminatórias da NBA. * Acabou o Carnaval, então bom começo de ano para todos!

fotos: arquivo pessoal

Nestas férias realizei um dos grandes sonhos que tenho desde pequeno: assistir um jogo de basquete da NBA ao vivo, num ginásio americano. Digo isso, porque a NBA já trouxe alguns amistosos de suas equipes para o Rio de Janeiro em anos passados (não cheguei a ir, mas acredito que não deva ser a mesma coisa). Bom, fui visitar parentes nos Estados Unidos, em janeiro e, ao confirmar a data de viagem, logo fui procurar ingressos para assistir algum jogo da liga de basquete mais fantástica do mundo. Estava estabelecido em White Plains, cidade da “grande Nova Iorque”, porém, para a minha surpresa, durante o meu período no país, nenhum jogo seria disputado no Madison Square Garden e nem no Barclays Center (respectivamente as casas do New York Knicks e Brooklyn Nets). Então tivemos (digo tivemos, porque carreguei a família junto, obviamente), que nos deslocar até o ginásio mais próximo, no caso, para a Filadélfia, estado da Pensilvânia. Foram 2 horas de viagem entre as duas cidades. Aproveitamos e já fizemos um pouco mais de turismo, como por exemplo, conhecer a escadaria onde foi filmada a cena clássica do filme “Rocky” e todas as suas sequências. Depois de passear bastante, fomos até o ginásio do Philadelphia 76ers, o Wells Fargo Center, com capacidade para 20.318 torcedores. A partida estava marcada para às 19h. Chegamos duas horas antes e, para a nossa surpresa, não pudemos


Abertas as inscrições para o Top Miss e Top Mister RS 8

Osório, 15 de fevereiro de 2018

O concurso de beleza mais esperado do ano já está com data marcada. O Top Miss e Top Mister RS será realizado no dia 18 e 19 de maio de 2018, no Centro de Eventos

Colombo em Osório. O concurso tem a direção de Débora Monteiro e tem como objetivo descobrir novos talentos para o mundo da moda e publicidade de diversos municípios do Estado. “O evento abrange a idade de 05 a 80 anos distribuídos por

categorias como mini miss infantil, juvenil, máster, plus size e melhor idade. Será o evento do ano, com uma grande confraternização de praias e munícipios do Rio Grande do Sul. Além disso, também haverá classificação das candidatas para

o Miss Beleza Internacional Brasil”, destaca Débora. As inscrições podem ser realizadas até o dia 01/05/2018 pelo contato deboramonteiros@ hotmail.com, fone 980517934. Apoio Henrique Leques, Jornal Bons Ventos, Folha Patrulhense e Evisa Decorações.

fotos: divulgação

CMYK

Anelize Sampaio


8 2 S

O AN

Ano XXVII Edição 1483. Osório, 15 de fevereiro de 2018

Novo Conselho Municipal de Assistência Social de Osório será formado Interessados em habitar-se devem encaminhar pedido até 19 de fevereiro junto ao CRAS

foto: divulgação

O Conselho Municipal de Assistência Social está realizando um processo de escolha dos membros da sociedade civil para compor o conselho, contando com a participação de Entidades de Assistência Social e Usuários da política de assistência social do município. Para tanto, convida aos cidadãos osorienses usuários da Assistência Social e os representantes de entidades de Assistência Social para participar deste processo de escolha. Os interessados deverão encaminhar por escrito seu pedido de habilitação constando RG, CPF, endereço completo, telefone e endereço eletrônico. Os registros das entidades e usuários precisam ser entregues até dia 19 de fevereiro de 2018, na recepção do CRAS, na Avenida General Osório, 223, no Bairro Glória em Osório.

Famurs promove Assembleia de Verão em Torres A Famurs realiza nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, em Torres, a Assembleia de Verão. O evento contará com a participação de prefeitos de todo o Rio Grande do Sul. Com o tema “A mudança nas mãos dos municípios”, a edição deste ano pretende

promover um amplo debate sobre as dificuldades que os municípios gaúchos vêm enfrentando em decorrência da crise financeira e as perspectivas para alavancar o municipalismo. “Estamos tratando de assuntos e demandas de interesse dos

Monitores do Programa Praia Limpa recebem treinamento

A Prefeitura de Tramandaí, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente iniciou na terça-feira (06/02) as oficinas de treinamento dos monitores do Programa Praia Limpa. As atividades estão sendo realizadas no CRAS, no Horto FlorestalSEMA-RS e nos diferentes ambientes da orla de Tramandaí e estão dentro no Plano de Educação Ambiental da secretaria. Novas ações serão realizadas durante o ano de 2018 com a Secretaria de Educação, sempre associadas ao Plano Político Pedagógico das Escolas Municipais.

municípios e na Assembleia de Verão anunciaremos, com certeza, resultados positivos”, explica o presidente da Federação, Salmo Dias de Oliveira. O evento conta com os patrocínios de Caixa Econômica Federal; BRDE; Badesul e Corsan. As

Expediente

atividades terão início na noite de quarta-feira (21/2), com um jantar de confraternização, que será realizado a partir das 20h, na Sociedade Amigos da Praia de Torres – SAPT (Rua Kalil Sehbe, 05).As inscrições podem ser realizadas no local do encontro.

Diretora: Neli Nunes dos Santos Sampaio Administrativo: Laurine Sampaio Diagramação: Fernanda Ferreira

Impressão Fundado em 19/10/1988 Soller Indústria Gráfica Ltda. Neli Nunes dos Santos Sampaio CGC: 14.118.747/0001-53 Filiado ADJORI Rua Mario Santo Dani, 921 - Osório-RS E-mail: revisaojornal@gmail.com Fone: (51) 3663.9511


2

Osório, 15 de fevereiro de 2018

Bragé e Grassi Casa de Carnes

Grelhados - Espetinhos - Carne Assada - Buffet de Carnes - Buffet de Saladas - Sorvetes Faça sua encomenda pelos fones: 3663.6603 e 3663.6436

Cartões:

CMYK

Rua Santos Dumont, 565 em frente à Praça das Carretas - Osório/RS


3 Osório, 15 de fevereiro de 2018

CEEE leva energia para 60 famílias deloteamento de interesse social em Torres

A CEEE Distribuição concluiu, na quinta-feira, 08, a construção de uma nova rede de energia na RS-389, próximo ao trevo de Balneário Itapeva, em Torres. A obra, que teve início no dia 5 de janeiro, envolveu a instalação de 37 postes de concreto, de baixa e média tensão, além de dois transformadores de 75 KVA (kilovolt àmpere), cada um. O empreendimento, que totaliza mais de R$ 143 mil de investimento, beneficia 60 famílias residentes no loteamento Monte Carlo, que foi recentemente regularizado pela Prefeitura de Torres e enquadrado na chamada Zona Especial de Interesse Social (ZEIS). De acordo com o gerente regional, José Antônio Correa de Andrade, que acompanhou o trabalho das equipes da CEEE em um mutirão para realizar as ligações dos novos clientes, “a rede de baixa tensão foi construída utilizando a tecnologia blindada, que proporciona mais segurança à população e impede o desvio de energia conhecido como gato”. Além do gerente, seu assistente Alisson Azevedo da Luz e o prefeito de Torres,

Carlos Souza, também acompanharam os serviços. Os investimentos da CEEE no Litoral Norte totalizam mais de R$ 27,4 milhões, nos últimos doze meses. Esses recursos permitem ampliar a qualidade do fornecimento da energia elétrica à população da região, que cresce aproximadamente dez vezes nesse período do ano.

Estrutura da CEEE no Litoral Norte Especificamente na infraestrutura energética do Litoral Norte, a CEEE

possui 14 subestações: duas que integram o sistema de transmissão do RS e outras doze que fazem o escoamento da energia aos diversos consumidores através dos dez mil quilômetros de redes urbanas e rurais da região, em uma área de quase nove mil quilômetros quadrados. Há, ainda, dez agências comerciais, sete postos de atendimento e seis postos conveniados. Os endereços podem ser conferidos no site www.ceee. com.br, onde também estão disponíveis diversos serviços por meio da Agência Virtual.


Osรณrio, 15 de fevereiro de 2018

CMYK

4


PERSONA CADERNO

Edição n°27 Osório

Litoral Norte/RS

15/02/2018

Caderno Especial encartado na edição n° 543

Jornal Bons Ventos

A Saúde segundo Emerson Magni Unidade Móvel de Saúde, que está atendendo em todo o município com atendimento odontológico e médico nos mais longínquos lugares de Osório. O departamento de Proteção Animal é outro setor que vem sendo tratado com muito carinho pelo secretário. Está sendo um trabalho em parceria com a Secretaria de Educação nas escolas do município. O departamento cuidado de cães e cavalos abandonados pela cidade. Segundo ele, está sendo estudado o casos das carroças da cidade. Em breve, um projeto de Lei será enviado para aprovação na câmara onde vai disciplinar esta questão. É preciso cumprir a lei e também dar uma atenção a estas pessoas que hoje dependem dessa situação. A ideia qualificar essas pessoas.

GAO Emerson Magni também é presidente do clube Social Grêmio Atlético Osoriense. Ele destaca a nova fase que está sendo vivida pelo clube graças ao trabalho da sua diretoria. No dia 17 o clube realiza a sua grande noite de Carnaval de Salão, que promete resgatar o carnaval de salão de Osório desde o ano passado. Ele acredita no sucesso do evento. O clube também realiza o Carnaval Infantil nesta data. Foi construída uma cancha de futebol de areia na sede campestre do clube e um campo de futebol 7. Para ser Osório do GAO não precisa mais pagar joia

que foi isenta, sendo que o sócio pode aproveitar toda a estrutura do clube e ter descontos quando precisar usar. Emerson foi o vereador mais votado do partido. Ao ser questionado se é candidato a prefeito responde

que seu nome está a disposição do partido. “Sou um operário do partido. Temos uma executiva qualificada para decidir isso. Temos outros grandes nomes dentro do PDT. A decisão é do partido”, finaliza Emerson. fotos: divulgação

O secretário Municipal da Saúde Emerson Magni recebeu nossa reportagem,na última semana, onde fez um resumo das principais atividades da sua pasta. Segundo ele, o Centro Especializado em Reabilitação está com tudo pronto, restando apenas o edital onde será feito a terceirização dos recursos humanos. A previsão é para até julho estar com o centro regional inaugurado. Também será ampliado o Posto de saúde de Passinhos melhorando o atendimento naquela comunidade. As obras do Posto de saúde do Caravágio também serão finalizadas até o final do ano, pois segundo o secretário, isso é prioridade do prefeito Eduardo Abrahão. O combate ao mosquito da dengue é uma luta diária da secretaria, tanto na praia quanto na sede da cidade. Emerson explica que “estamos trabalhando muito além das nossas atribuições. Neste cenário desfavorável, o nosso atendimento a comunidade continua intenso, principalmente para evitar lista de espera em Porto Alegre. Hoje, o município atende com 15 especialidades à disposição da comunidade. Em breve o setor de odontologia da Saúde do Município vai implantar o setor de implantes dentários. Será o primeiro município do Estado a ter este serviço pelo SUS. A equipe do setor já esteve no município de Braço do Norte, em SC, onde o serviço está sendo implantado com sucesso.” Emerson também destaca a nova


BONS VENTOS PERSONA

CMYK

2


da moda. uente, florido, da pode ser da e romântica ível ousar com com decotes, e os estilos de que epaginados para ue a silhueta or mesmo é a ão da moda Lojas Nilza m dando

oportunidade de você aproveitar descontos de até 50% em todas as linhas de marcas famosas do mercado. Venham curtir o resto do verão andando na moda e com um desconto de levar muita coisa para casa. As gêmeas Priscila e Jéssica Helena mostram um pouco desta grande promoção. Fotos na Fazenda Pontal. Make e cabelos Salão Espaço da Mulher.

3 foto: antão sampaio

Nilza e o liquidam a estação BONS VENTOS PERSONA


BONS VENTOS PERSONA

4

Perfil dos vereadores de Maquiné fotos: divulgação

Ronaldo de Oliveira da Silveira

Texto: Camila Nunes da Silva

Natural de Maquiné, o vereador Ronaldo de Oliveira da Silveira é casado, pai de dois filhos e morador da comunidade da Prainha. Funcionário público da Prefeitura Municipal, Ronaldo possui o ensino fundamental incompleto. Atuante em algumas outras áreas, Ronaldo foi durante anos presidente da Prainha Futebol Clube, onde trabalhava arduamente em melhorias para o clube. O vereador, que está no seu segundo mandato, foi eleito pelo PP nas últimas eleições com 182 votos. Para o ano de 2018 o vereador declara que continuará trabalhando firmemente em prol das demandas municipais.

Dário Luiz de Oliveira Agricultor, casado e pai de quatro filhos Dário Luiz de Oliveira já está no seu quinto mandato como vereador em Maquiné. Trabalhando arduamente pelo município, principalmente pelos agricultores, Dário também já foi membro do Esporte Clube Cruzeiro de Maquiné e participante de outros setores não governamentais da cidade. Atuante pelo PDT e eleito com 192 votos nas eleições de 2016, dentre os seus projetos para o ano de 2018, o vereador afirma que continuará trabalhando no intuito de resolver os problemas latentes nas comunidades, principalmente os que dizem respeito às áreas da agricultura, obras e saúde.

CMYK

Texto: Camila Nunes da Silva

Jornal 15/02  

Edição online do dia 15/02

Jornal 15/02  

Edição online do dia 15/02

Advertisement