Page 1

Ano X - Edição 551 - Osório, 12 de abril de 2018 | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA NA REDE DALPIAZ DE SUPERMERCADOS Banca:

Novos lançamentos da Volkswagen são destaques na Guaibacar

Depois do lançamento do VW Polo, em novembro do ano passado, agora chegou a vez do Virtus. Assim como o irmão hatch, o novo sedã da Volkswagen também é construído sobre a moderna plataforma modular MQB A0 e produzido na fábrica Anchieta, na região do ABC paulista. Medindo 4,48 m de comprimento e com um portamalas de 521 litros, o Virtus é 42,5 cm maior comparado ao Polo e tem entre-eixos alongado de 2,656 m para 2,651 m, além de oferecer 221 litros a mais no compartimento de carga. Esses dois modelos fazem parte do plano da Volkswagen de lançar 20 novos modelos até 2020, dos quais 13 serão produzidos no Brasil, dois na Argentina e cinco importados. Segundo o gerente da Guaibacar de Osório, Fabricio Cásseres, o Pólo, o Virtus e a Amarok V6 é apenas o inÍcio dos novos lançamentos nesta nova fase da Volkswagen brasileira, e a empresa está focando muito nesse novo momento da Volkswagen, sendo que a Guaibacar hoje tem o maior estoque de veículos a pronta - entrega do Estado. “Estamos preocupados em atender bem e estar de acordo com a expectativa dos nossos clientes”, diz ele. Fabrício também explica que o Polo e o Vistus chegaram para ocupar um grande espaço na gama de produtos da Volks, em termos de modernidade, economia e tecnologia de ponta. E entre os novos lançamentos que estão por vir está o novo Jetta, a nova Tiguan, SUV compacta, ainda este ano

Foto: antão sampaio

Antão Sampaio

R$ 2,00

Padaria Nova Renascença com nova direção Caderno Persona CAPA

Lima & Lucas de casa nova

Caderno Persona Páginas Centrais

Fabrício Cásseres destaca os novos lançamentos da Volks

REVENDEDORA OFICIAL

SUSPENSÃO GEOMETRIA 3D PNEUS AUTOMÓVEL E SUV NOVOS BALANCEAMENTO COMPUTADORIZADO


2 Osório, 12 de abril de 2018

O encontro com o Ressuscitado transforma

Todas as narrações das aparições de Jesus ressuscitado têm como resultado a transformação da vida das pessoas. Tanto os discípulos como as mulheres que tiveram a graça de vê-lo passaram do medo, angustia e desesperança para a alegria, esperança e coragem de testemunhá-lo. Maria Madalena que andava chorando junto ao túmulo onde Jesus tinha sido sepultado, quando o senhor a chama pelo nome ‘Maria’ se apercebe que é Jesus Ressuscitado e corre dizer aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”. Os dois discípulos que voltam desesperançados para Emaús, depois que o ‘peregrino’ se aproximou e foi esclarecendo sobre o que fizeram com Jesus de Nazaré e o descobrem no partir o pão, correm de volta a Jerusalém para contar como tudo acontecera. Quando Ele entra no lugar onde estavam reunidos, como narra Lc 24, 35-48, é ele mesmo que pergunta: “Porque estais preocupados e por que tendes dúvidas no coração?” Para certificá-los da sua identidade se revela: “Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne e nem ossos, como estais vendo que eu tenho”. O evangelista observa que a alegria e a surpresa eram tão grandes que nem conseguiam acreditar. E para convencêlos de vez pede se eles têm algo para comer. Lhe dão um pedaço de peixe assado que comeu diante deles. Como podemos ver os discípulos custaram a entender o mistério da Ressurreição. O próprio Cristo precisou abrir-lhe a inteligência para entenderem as Escrituras que anunciavam: “O Cristo sofrerá e ressuscitará ao terceiro dia, no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém”. Os discípulos tiveram que passar por várias experiências até compreenderem que a morte não tivera a última palavra, que o Mestre estava vivo, que continuava a caminhar com eles, que os alimentava com sua Palavra e que podia ser reconhecido no partir do pão. Acaba confiando-lhes a missão: “Vos sereis testemunhas de tudo isso”. Ou seja, o crucificado ressuscitou, dele nos vem a vida nova e a salvação esperada: o perdão dos pecados. Ufa! Que caminho longo até chegar a entender! Foram necessários vários encontros até que entendessem e partissem para levar a boa nova até os confins da terra. Podemos dizer que o mesmo acontece conosco. Não é que num primeiro encontro com o Ressuscitado que entendemos todo o significado dos mistérios da nossa fé e a nossa missão. Na medida que escutamos o Mestre, nosso coração se abre para compreendemos o amor de Deus manifestado em Jesus e experimentamos a alegria e a paz da presença do Ressuscitado entre nós.

Para refletir: 1) Eu acredito na ressurreição de Jesus? O que me leva a crer nele? Onde e como posso encontrar-me com ele, hoje? 2) A minha vida é testemunha da vida nova que brota da fé no ressuscitado? Texto Bíblico: Lc 24, 1-48; 1Cor 15, 1-11.

Bárbara Pereira da Luz (Cirurgiã dentista/CRO 23123)

POR QUANTO TEMPO VOU USAR APARELHO DENTÁRIO? É POSSÍVEL ACELERAR O TRATAMENTO ORTODÔNTICO? O objetivo final de um tratamento ortodôntico é sempre proporcionar uma boa condição funcional e estética para o paciente. Muitas vezes, para atingir os resultados esperados, o processo acaba demorando um pouco mais, o que pode acabar sendo um incômodo. TRATAMENTO ORTODÔNTICO: APLICAÇÃO DE FORÇA E MOVIMENTAÇÃO DOS DENTES. Basicamente, o tratamento ortodôntico se constitui como a movimentação dos dentes através da aplicação de uma força sobre eles. Estas forças provocam modificações no ligamento periodontal causando reabsorção de osso de um lado do dente, nas áreas de pressão, e a posição de osso do outro lado, nas áreas de tensão. A DURAÇÃO DO TRATAMENTO DEPENDE DE DIVERSOS FATORES. Um tratamento ortodôntico normal dura em média entre 12 e 24 meses. Mas esse tempo pode variar devido a diversos fatores. A gravidade da má oclusão, necessidade ou não de extrações, idade do paciente, problemas hormonais, medicações e mecânica utilizada são alguns dos aspectos que influenciam nesse caso. Pode ser mais demorado em casos mais complexos ou mais rápidos em casos mais simples. EXISTEM FORMAS DE ACELERAR O PROCESSO? Atualmente, a tecnologia tem trazido grandes avanços para o tratamento ortodôntico. O tempo que o paciente fica em nosso consultório durante uma consulta diminuiu bastante. Além disso, muitos estudos vêm sendo desenvolvidos com o objetivo de acelerar o tempo de tratamento. Além disso, fios ortodônticos de alta tecnologia e alguns tipo de aparelhos ortodônticos como os chamados autoligados prometem uma diminuição do tempo de tratamento. Mas ainda não existe uma evidência científica disso. Para acelerar uma movimentação ortodôntica, é preciso acelerar a resposta biológica à força aplicada ao dente, o que depende do organismo de cada pessoa. Portanto, para diminuir o tempo de um tratamento, o melhor caminho ainda é um diagnóstico e planejamento bem feitos, com aplicação das mecânicas adequadamente. Ou seja, uma boa profissional. Um beijo e até a próxima pessoal. Dra. Bárbara Pereira da Luz CRO-RS 23123 Atende no Consultório Espaço Odonto - Osório End. Rua Joao Sarmento n. 987 – Sala 01 Fone – 36632663 / 997966970 (Cel e Whatsaap)

Maria Basilisa Ibáñez Solaz da Silva (apodo Marisa)

Pedagoga, professora de Filosofia, Psicologia, Didática e Língua Espanhola . Inspetora de Ensino 1º e 2º graus aprovada em C oncurso Público. Especialista em E ducação -R egistro no MEC. E scritora e P oetisa .

Alegría... Os pido permiso para deciros lo cuan feliz estoy al empezar las clases de Lengua Española, aquí en mi casa. Gracias a todas las personas que confian en mi trabajo y me pidiron clases de Lengua Española, aunque jubilada, desarrollaré mi tarea así como siempre lo hice: con cariño, entusiasmo,

dedicación y gran responsabilidad. Otra vez lo digo, gracias a todos que estáis en el aprendizaje de este tan importante y necesario idioma. Somos en grupo de cinco personas en cada clase,en cada día, en un encuentro semanal de dos horas, pero con mucho lo que hacer en este aprendizaje.

Adiós. Hasta la semana que viene.

Editorial

A importância da saúde Nesta edição, o Jornal Bons Ventos traz o caderno especial Saúde Vip, no qual reúne profissionais da saúde que são destaques em Osório. O caderno traz matérias especiais sobre as principais novidades e tendências da área. É sabido que uma alimentação balanceada, a prática regular de exercícios físicos e o bemestar emocional são fatores determinantes para um estado de saúde equilibrado. Nosso bem-estar é muito importe para termos mais controle e menos estresse. O fator emocional também é importante: Devemos criar o hábito de agradecer mais pelo o que a vida nos oferece e pelas oportunidades. Colocar mais amor na vida e estar com pessoas que você gosta é estar em equilíbrio do corpo e da mente. Uma boa saúde está associada ao aumento da qualidade de vida.E esta qualidade de vida é destaque no nosso município. Devemos aproveitar os nossos profissionais qualificados na área da saúde que trabalha para atender bem o paciente. Boa leitura!

Expediente O jornal que faz a diferença

CMYK

SAÚDE BUCAL

DOM JAIME PEDRO KOHL domjaimep@terra.com.br

www.jornalbonsventos.com.br jbonsventos@gmail.com CNPJ 06.071.836/0001-63 Rua Mario Santo Dani, 921 Centro - Osório/RS Fone: 3663.9511 Jornalista responsável: Antão Sampaio RMT 5514 Edição: Anelize Sampaio Diagramação e arte: Fernanda Ferreira Projeto Gráfico: Renan Sampaio Administrativo: Laurine Sampaio Impressão: Soller Indústria Gráfica Assinatura Anual - R$ 150,00 Oficio de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Livro B-1, fls. 03 a 04, sob n° 9, em 25/4/2007


3 Osório, 12 de abril de 2018

GASTANÇA Brasil Luiz Linhares

Concordo com os PETISTAS... Qualquer pessoa honesta, quando está sob suspeita tem a maior preocupação em esclarecer os fatos. Os amigos dessa pessoa “ditos sérios” esperam celeridade no esclarecimento, não querem denegrir sua imagem, são maculados pelo notório convívio. Não basta ser honesto, tem que parecer honesto. Um dos homens mais importantes do Brasil está sob investigação de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. O deputado da nossa região e seus colegas barraram a investigação do presidente atual, jogando a verdade para baixo do tapete ou temer a verdade. Um ex-presidente é condenado, o outro, sob proteção dos amigos, continua a reinar (tudo pela governabilidade e o bem do Brasil!!!!!!) Um explora o povo e busca a ditadura comunista, outro explora o povo e temos a “ditadura democrática”. Lobos da mesma alcatéia lambem suas feridas e morrem fiéis na união dos iguais. Obs: Só queremos cadeia para todos corruptos saqueadores. Basta de políticos enriquecerem no poder, basta de fazerem propaganda distribuindo e se misturando com nosso dinheiro.

Empanturrado Minha mãe fazia pão de forno. O cheiro exalado pelo lento processo aumentava sobremaneira a vontade de consumi-lo. Era uma verdadeira tortura. Parecia que o processo demorava a tarde inteira. Não era bem assim. Mas, na verdade, alguns dias ela aumentava ainda mais o tempo de espera. Quando eles estavam no ponto, recém-retirados do forno, quentinhos ainda, uma fina fumaça que se dirigia até o teto e um cheiro que tomava conta da pequena casa, vinha ela com uma sentença negativa e definitiva: “não se come pão quente porque dá dor de barriga!”. Desânimo completo. A fome aumentava ainda mais. O valor de uma fatia daquele pão ia às nuvens. Aos nossos olhos, aquilo tudo valia ouro. Na hora em que ela amolecia o coração e partia o pão em fatias, dando a cada um o seu quinhão, mudava a preocupação. “Não pode comer muito porque empanturra!”. Comíamos o que dava. Ou melhor, o que ela dava porque a quantidade era definida por ela. Jamais tivemos nosso estômago dilatado por pão quente, outra preocupação da zelosa mãe. É certo que alimento demais não faz bem à saúde. Muito pouco também não. O ideal é o equilíbrio que vai proporcionar a harmonia. Lembrei-me disso, depois de

uma semana de empanturramento de informações. Iniciou lá na mais alta Corte, no meio da semana. A cobertura midiática foi tão intensa que HC virou conversa de boteco. De uma hora para a outra, milhões de seres, muitos deles ainda muito carentes na junção das letrinhas, tornaram-se experts na intrincada fórmula de resolver questões complexas que são o pão de cada dia dos ministros da Corte. Depois, a mídia esportiva regional e do centro do país, gastou horas e mais horas discutindo se o treinador do Grêmio, iria deixar a província pra se aventurar nas areias de Copacabana e, nas horas vagas, treinar o Mengão. Domingo, ainda bem, a novela terminou. Foi o Dia do Fico. Antes disso, porém, a tevê pode comemorar a prisão do ex-presidente. Muita gente desligou a tevê diante da cobertura excessiva. Era novela que parava no meio, noticiaristas com indisfarçável satisfação, repórteres apressados (vez por outra levando indesejáveis e desrespeitosos safanões de manifestantes). Foi farto o prato. Tá certo que era pão quente. Era inevitável. Mas, tudo o que é demais, acaba enfarando. Comi pão quente feito pela minha mãe e não tive dor de barriga. Muito menos empanturrei. Nem ao menos tive o estômago dilatado. Agora, cobertura midiática excessiva, essa não me pega. Faz anos. Leio um ou dois sites de notícias e tá bom. Chega! Em excesso até água faz mal. A alta Corte vai decidir outros HCs e ADINs, nesta semana. E aí, quem concorda? E se não concorda explique-se. O mundo quer saber.

Belinha agradece os elogios e a gratidão das pessoas INFORME PUBLICITÁRIO

Qualidade no transporte de passageiros FONE: 51 3663.2789 - transflor@terra.com.br Rod. RS 030, 421 - Km 80 - Laranjeiras - Osório RS

DIVULGAÇÃO

Belinha fica espantada com os elogios que de atender a todos que me procurarem. recebe das pessoas por onde anda, mas o que Um grande abraço desta Vereadora que luta mais a chama atenção da Vereadora é que as sempre por uma saúde digna para todos”. pessoas agradecem sua atenção sem olhar a quem. As pessoas ficam gratas pelo o trabalho prestado e ao mesmo tempo parabenizam a Vereadora pelo carinho que tem com as pessoas e pelo o atendimento que ela da a todos. No caminhar da Vereadora pelas ruas da cidade senhoras, senhores vem ao seu encontro lhe abraçar e agradecer algo que a Vereadora conseguiu realizar e a mesma fica espantada, pois às vezes nem lembra do assunto pois atende a todos e busca de todas as formas sanar problemas que estiver ao seu alcance. Vereadora relata ainda que seu gabinete esta a disposição de todos, pois sua assessoria e a estagiária estão prontos a servir e em atendimento no gabinete “enquanto eu tiver forças para enfrentar tudo e lutar por minha comunidade e tiver condições de resolver jamais vou deixar


4 Osório, 12 de abril de 2018

Especial

O Super da Chica M

cliente me disse: ‘para com isso, Chica. Ninguém te identifica assim. Coloca Casa de Frango da Chica. Todos vão saber’. Troquei, pegou e está dando certo até hoje, né?”, conta.

aparecer as pernas. “Ah, eu dava meu jeito! Me divertia muito... adorava namorar!”, brinca. Chica é mãe de Cristiano, 44, Cassiana, 37, e Cássio, 35. Viúva há 18 anos, sempre manteve um comércio na cidade. Mudou-se para a Costa Gama

há quase 40 anos, abrindo seu estabelecimento comercial em 1995, em frente à casa em que mora atualmente. “Primeiro, inaugurei a Casa de Frango Goulart. Porém, já existia outro lugar com o mesmo nome. Teimosa, insisti. Até que um

DALPIAZ DA COSTA GAMA Uma freira, colega de hospital, convidou Chica para conhecer, pela primeira vez, o recém-inaugurado Supermercado Dalpiaz na rua Costa Gama, em maio de 1973. “Me lembro que nós estávamos curiosas em entrar na nova loja. Logo no primeiro corredor, me deparei com umas lindas tolhas de banho e fiquei encantada. Ganhei um conjunto completo de presente da freira”, relembra com carinho. Sobre sua relação com o supermercado, Chica comenta que se sente feliz por fazer tantos amigos. “Eu sempre digo que o mais importante é Deus nos dar saúde e grandes amizades. É o que a gente leva para vida. Credibilidade e o nome limpo ajudam também. Aqui no Dalpiaz, tudo é bom. Gosto de comprar pela segurança e qualidade dos produtos. Todos têm um segredo. O meu, vocês sabem, é o tempero dos meus frangos. O Dalpiaz é este atendimento incrível. Mas uma coisa nós temos em comum: tudo é feito com muito carinho”, finaliza.

CMYK

oleca, conversadeira e com espírito jovem que não cabe em si. Chica passa no Supermercado Dalpiaz da Gosta Gama de duas a três vezes por dia. Quando está muito atarefada, em função das atividades do seu negócio, a Casa de Frango e Boteco da Chica, liga para o gerente Rodrigo Barcellos: “guri, esqueci dos cacetinhos!”. Então, lá vai o Rodrigo, carregando as sacolinhas até o estabelecimento que fica a duas quadras do supermercado. “E tem como recusar um pedido da Chica? Neste mundo, não há pessoa tão maravilhosa como ela!”, afirma. Zirlei Borges Goulart, 68 anos, nascida em Palmares do Sul/RS, chegou em Osório em 1964, com 16 anos, para frequentar o internato de freiras no Hospital São Vicente de Paulo. Ganhou o apelido de Chiquinha de uma vizinha, na época em que morou no bairro Laranjeiras. Sempre “saidinha”, como ela mesmo diz, usava vestidos até os joelhos durante o trabalho no hospital. Mas, quando combinava de ir a um baile com as irmãs, que também nasceram em Palmares – na família são seis filhas mulheres - logo subia um pouquinho mais a saia para

NOSSAS LOJAS

Rua Marechal Floriano, n° 1139 51 3663.6691

Rua Costa Gama, nº 770 51 3663.1961

www.superdalpiaz.com.br

Rua Júlio de Castilhos, nº 804 51 3663.1552

Rua João Sarmento, nº 1037 51 3601.0304

www.facebook.com/superdalpiaz

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO Av. Ângelo Gabriel Boff Guasselli, nº 1.400, Bairro Parque do Sol 51 3663.2122

superdalpiaz

O SUPERMERCADO DALPIAZ PARTICIPA DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E DE SERVIÇOS DE OSÓRIO


Cafezinho

Osório, 12 de abril de 2018

com

Jéssica Flor

Prefeito

No último dia 31/03 os eternos namorados Mauricio Gubert Ferri e Fátima Bernardes Klein contraíram matrimônio. A enorme chuva que caiu durante o dia não atrapalhou em nada a celebração que foi até altas horas da madrugada. Os noivos agradecem profundamente a todos os envolvidos para que a data ficasse definitivamente eternizada em suas memórias.

Agradecimento

Antão Sampaio

Lima & Lucas

Comemorando os cinco anos de existência a Lima & Lucas mostra a diferença na inauguração da sua bela nova sede da empresa.

Prefeito Eduardo Abrahão atento e fiscalizando a manutenção das obras do município. Feliz por ser elogiado pelo vice-presidente da Fecomércio, dizendo que Osório é exemplo para o Estado como uma cidade limpa e acolhedora.

Casamento

5

Joel Direto do Facebook, Jésica Flor, para deixar esta página mais bonita.

Vitória Noronha

Quem trocou de idade foi Vitória Noronha. O registro é dos amigos que desejam a aniversariante muitas felicidades.

Venho aqui agradecer em nome do Moto Grupo Galãs do Asfalto que se mobilizaram em prol da páscoa das nossas crianças, foi emocionante fazer parte deste movimento, pois juntos somos mais fortes, nada é tão compensador como um sorriso de agradecimento de uma criança! Somos gratos a todos que contribuíram, pois foi com pequenas contribuições que conseguimos fazer a diferença para muitas crianças. Agradecemos a oportunidade de dividir com a comunidade a experiência vivida! - Nadieli Formagio

Parabéns ao futuro presidente da Fecomércio Joel Dadda. Mais um osoriense com destaque no Estado. Motivo de orgulho para Osório, e fruto do grande trabalho que ele desenvolve na cidade junto ao comércio local.


6

Osório, 12 de abril de 2018

Niver da Brenda caputi@terra.com.br (51) 99974.9975

foto: arquivo pessoal

Brenda Negruni da Silva, filha de Graziela e Rodrigo, comemorou seus 15 anos dia 10 de março na garagem da sua da avó Nair.

Vereadores de Maquiné aprovam Pedidos de Providência CMYK

foto: divulgação

Na segunda-feira, 2 de abril, o poder legislativo de Maquiné reuniu-se a fim de debater algumas demandas referentes ao município, onde uma mensagem do Poder Executivo e três Pedidos de Providência foram os destaques. De autoria do vereador Ronaldo Oliveira da Silveira (PP) os Pedidos de Providência 06/2018,07/2018 e 08/2018 foram discutidos e aprovados por unanimidade pelos vereadores. Já a mensagem 011/2018, encaminhada pelo Poder Executivo, tratou da renúncia de mandato da Vice-Prefeita, Klava Joyce Strealiaev. Conforme ofício, a Klava renunciou ao cargo alegando motivos pessoais. Visite o site www.maquine. rs.leg.br , clique na aba proposições e confira na íntegra os Pedidos de Providência e a Mensagem expedida pelo Poder Executivo.


7 Osório, 12 de abril de 2018

“Vida em Jogo” em Osório É realizado, desde o início do ano passado, o projeto “Vida em Jogo”, que consiste em trabalhar conceitos de educação, respeito, responsabilidade e amizade, através do futsal. Os treinos ocorrem todos os sábados, das 8h30min às 11h30min, no ginásio B do Centro Olímpico David José Fleck. O projeto tem como “cabeça” o pastor Márcio Santos, da Igreja Vida, que foi um grande atleta de futebol e futsal amador da região, conquistando muitos títulos inclusive. Ele busca passar um pouco do que aprendeu na época em que esteve dentro dos campos e das quadras. Seu objetivo é, além de ensinar o esporte para esses meninos, formar pessoas para seguirem pelo lado do bem, longe das drogas e da violência. Sem esta base forte, não conseguirão se transformar em atletas. O “Vida em Jogo” segue

o modelo de um projeto já implementado na sede da mesma igreja, em Santo Antônio da Patrulha, que funciona desde o meio de 2016. Lá são atendidas mais de 50 crianças. Em Osório, são cerca de 25 meninos com idades entre 7 e 13 anos, porém a intenção é estender para meninas futuramente. O projeto não tem custo para os alunos, porém não significa que a equipe precise de alguma ajuda. O coordenador do projeto tem o apoio de alguns voluntários: Josimar Terra da Silva e Ricardo Niederauer, que lhe ajudam a conduzir os treinos e de Fabiane Dornelles dos Santos e Maximiliano Marçal dos Santos, que fornecem o lanche durante o treino. Ele cita que o projeto necessita de bolas de futsal novas, pois as que os alunos usam, já estão velhas. Além disso, abre a oportunidade para quem quiser ajudar, em qualquer sentido. Uma

clínica odontológica e um médico já se disponibilizaram a ajudar. Um outro voluntário quer fazer um mapeamento das famílias e tentar ajudá-las, lá dentro de suas casas. Isso mostra a força do esporte, que nem sempre está ligado apenas àquele período onde o aluno está no ginásio. Márcio ressalta que este não é um projeto ligado à igreja onde é pastor, é sim ligado à cidadania e a inclusão social, evitando assim que crianças e jovens se percam pelo caminho errado da vida. A equipe agradece também ao voluntário Vitor André Duarte e ao Assessor de Esportes e Lazer, Erasmo Silva, que disponibilizou o horário do Centro Olímpico para o treinamento. Quem quiser colaborar com o projeto “Vida em Jogo”, pode entrar em contato pelo fone 99516-9977 e falar diretamente com o coordenador do projeto, Márcio Santos. foto: divulgação

O projeto, que iniciou no início de 2017, atende O futsal foi o esporte escolhido para o alunos cerca de 25 alunos serem atingidos

Torneio de Integração no Basquete Neste dia 15 de abril, Osório sediará um evento de basquete masculino, o 1º Torneio de Integração do Litoral Norte. Esta “largada”, contará com apenas 4 equipes, mas a ideia é fazer esse número crescer com o tempo. Os participantes são: BNS, de Cidreira, Capão da Canoa Tytos, Torres Basketball e OBB, de Osório. O modo de disputa será de todos contra todos e o campeão será quem obtiver mais vitórias. Estão programadas mais 3 rodadas deste circuito, que terão como sede as outras cidades dos times participantes. Para esta primeira edição, a fim de reduzir custos, as equipes definiram que quem apitará os jogos serão árbitros indicados pelos times, times esses que estão folgando naquele jogo. Os mesários seguem o mesmo critério. Tudo isso será avaliado e, tendo um resultado

satisfatório, será repetido nas próximas rodadas. Os jogos se iniciam às 9h e se estendem até às 16h, tudo no ginásio A do Centro Olímpico David José Fleck.

Último minuto

* Se você quiser ajudar o pastor e ex-atleta Márcio Santos e sua equipe, a mostrar para crianças e jovens o melhor caminho a se seguir na vida, entre em contato pelo telefone que consta na matéria acima ou faça uma visita nos horários de treinos. A ajuda é sempre bem-vinda! * Grêmio, como já se sabia na semana passada, venceu o Gauchão! Desde 2010 não conseguia esse título! * O time de basquete do OBB, assim como as equipes do Magic de Oz, Incríveis e Mentira’s, pertence ao projeto “Esporte e Lazer no Rumo Certo”, da Assessoria de Esportes e Lazer da PMO. Este projeto promove o basquete de graça para toda a comunidade! De 8 à 80 anos, para ambos os sexos! Tendo interesse, informe-se!


8

Alunos da Escola Osvaldo Bastos visitam o Poder Legislativo Os alunos da Escola Municipal Osvaldo Bastos, localizada no distrito de Aguapés, visitaram a Câmara de Vereadores de Osório na manhã desta sexta-feira, dia 06 de abril. Os estudantes, acompanhados pela professora Cristina Cainelli, da disciplina de história, foram recepcionados pelo Presidente da Casa Vereador Martim Tressoldi que explanou sobre o trabalho realizado pelo Poder Legislativo. Na oportunidade apresentou os Vereadores Ed Moraes, Charlon Muller e Belinha que também deram um relato sobre as atividades exercidas pelo Vereador. De forma muito interativa os alunos fizeram diversos questionamentos e conheceram todos os setores da Casa. O Presidente Martim Tressoldi agradeceu a visita da turma do 8º ano da Emef Osvaldo Bastos e colocou a Câmara a disposição para conhecimento de demais alunos e comunidade em geral.

Osório, 12 de abril de 2018

MATRÍCULAS

abertas

APROVEITE AS

PROMOÇÕES TURMAS MANHÃ E TARDE INÍCIO DIA 17 DE MAIO (51) 3663-1468 (51) 9 9797-9124

UNIFICADO OSÓRIO 15 de novembro, 146

䰀椀渀栀愀猀 搀攀 挀爀搀椀琀漀

CMYK

匀椀挀漀漀戀 䌀爀攀搀椀猀甀氀挀愀

瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 猀攀甀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 挀漀渀琀攀 挀漀洀 渀漀猀猀愀猀 氀椀渀栀愀猀 搀攀 挀爀搀椀琀漀


8 2 S

O AN

Ano XXVII Edição 1491. Osório, 12 de abril de 2018

CRPO Litoral divulga redução de criminalidade na região O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral) divulga balanço com 17,2% de redução em sete principais indicadores de criminalidade no primeiro trimestre de 2018, em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme o Sistema Avante da Brigada Militar. O grupo criminal de roubo a estabelecimento comercial, financeiro e de ensino mostra redução de 46%, sendo que em 2018 foram registradas 46 ocorrências nas cidades do Litoral Norte contra as 85 de 2017. O outro indicador criminal que apresenta o maior índice de diminuição de casos é o roubo a residências. Em 2018 foram 43 registros contra 62 no ano passado. Depois, aparece o grupo de homicídio doloso com diminuição de 25% no percentual, já que em 2018 a Brigada Militar somou 34 episódios e em 2017 foram 45 casos. Os grupos criminais de furto/ arrombamento e de roubo a pedestres mostram decréscimo de 16,5% cada um. Neste ano foram registradas 778 ocorrências de furto/arrombamento e no ano passado foram 932. Já no item roubo a pedestres, o sistema mostra 384 registros neste primeiro trimestre contra 460 no mesmo período de 2017. O roubo de veículos diminuiu 10% com 55 ocorrências neste ano e 61 anteriormente e o furto de veículos reduziu 8%, com 210 casos neste ano e 228 no ano passado.Conforme o tenente-coronel Pedro Ricardo Maron Burgel, que está respondendo pelo comando do CRPO Litoral, a redução da criminalidade tem sido perseguida pela Corporação e os resultados efetivos estão se dando mediante o planejamento de ações táticas, enfatizado pela Operação Avante, executada periodicamente pela BM.

Expediente

Diretora: Neli Nunes dos Santos Sampaio Administrativo: Laurine Sampaio Diagramação: Fernanda Ferreira

Impressão Fundado em 19/10/1988 Soller Indústria Gráfica Ltda. Neli Nunes dos Santos Sampaio CGC: 14.118.747/0001-53 Filiado ADJORI Rua Mario Santo Dani, 921 - Osório-RS E-mail: revisaojornal@gmail.com Fone: (51) 3663.9511


Osรณrio, 12 de abril de 2018

CMYK

2


3 Osรณrio, 12 de abril de 2018


Osรณrio, 12 de abril de 2018

CMYK

4


PERSONA CADERNO

Edição n°33 Osório

Litoral Norte/RS

12/04/2018

Caderno Especial encartado na edição n° 551

Jornal Bons Ventos

Padaria Nova Renascença vai comemorar 60 anos Empresários Gilberto Silva Pereira e Rafael de Mello Oliveira assumiram a nova direção do estabelecimento, que completa 60 anos de história em junho

foto: antão sampaio

Gilberto e Rafael

Equipe de trabalho da Padaria Nova Renascença “Muita vontade de trabalhar e manter a tradição de 60 anos de vida”. Esta frase resume o que pensa os jovens empresários que assumiram a direção da Padaria Nova Renascença, que no mês de junho completa 60 anos.

Gilberto e Rafael pretendem dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido por Zaldir Pereira, com a responsabilidade de manter o bom atendimento e qualificar ainda mais os serviços , pois a responsabilidade

até em reconhecimento aos proprietários que já passaram por aqui”, diz Gilberto. Os jovens empresários ressaltam que assumir a direção da Padaria Nova Renascença é mais um desafio. Eles estavam prontos para fazer um negócio na Borússia, e de repente surgiu a oportunidade . “ Fizemos o negócio e estamos felizes por poder colaborar com o crescimento de Osório” destaca Rafael. Gilberto frisa que considera importante manter os funcionários que são uma equipe qualificada aumenta no momento que melhorando cada vez mais os eles ficaram sabendo que serviços e o atendimento do em junho a padaria completa estabelecimento. Ele ressalta 60 anos. “Até tomamos a já tradicional promoção conhecimento um pouco do Chá às terças-feiras e da história, desde quando o Café Colonial às quintasa Padaria se chamava feiras, o grande diferencial Estrela do Sul. Vamos da empresa que continua comemorar muito isso, valorizado e ampliado.


BONS VENTOS PERSONA

CMYK

2


BONS VENTOS PERSONA

3

TELE ENTREGA

3663.5846 GRATUITA

Qualidade e economia em um só lugar

Rua Costa Gama, 1671 / Bairro Glória - Osório RS

Bragé e Grassi Casa de Carnes

Grelhados - Espetinhos - Carne Assada - Buffet de Carnes - Buffet de Saladas - Sorvetes Faça sua encomenda pelos fones: 3663.6603 e 3663.6436

Cartões: Rua Santos Dumont, 565 em frente à Praça das Carretas - Osório/RS

PRESTIGIE O PODER LEGISLATIVO DE MAQUINÉ

SESSÕES ORDINÁRIAS TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS | 18 horas

CÂMARA DE VEREADORES DE MAQUINÉ - SUA CIDADE PASSA POR AQUI


CMYK


BONS VENTOS PERSONA

5

Lima & Lucas inaugura nova sede da empresa foto: antão sampaio

O dia 04 de abril foi mais uma data para ser marcada na história dos cinco anos da Imobiliária Lima & Lucas, que inaugurou a sua nova e moderna sede na Rua Júlio de Castilhos, em frente ao Banrisul, no centro de Osório. Na oportunidade, os empresários Juliano Lima junto com a esposa Fernanda Cardeal e Evandro Lucas, com a esposa Danúbia Silveira, foram incansáveis na recepção aos convidados junto com sua equipe de trabalho. No pronunciamento oficial os empresários agradeceram a todos os presentes e destacaram os cinco anos da empresa que cresceu em passos largos graças ao trabalho de todos , principalmente da equipe de colaboradores. Eles também destacaram o slogan “sua história é a nossa história”, comemorativo aos cinco anos da empresa. A nova sede mais uma vez inova no atendimento ao público em setores diferenciados para cada atendimento.


CMYK


BONS VENTOS PERSONA

7


BONS VENTOS PERSONA

Joel Dadda assumirá vice-presidência da Fecomércio no RS em junho 8

O anúncio foi feito durante o jantar de confraternização da posse da nova diretoria

Gabriela Prestes foto: antão sampaio

Com abrangência em 12 municípios do Litoral Norte como Osório, Terra de Areia, Maquiné, Caraá, Palmares do Sul, Tramandaí, Capão da Canoa, Imbé, Cidreira, Xangri-Lá, Balneário Pinhal e Capivari do Sul, o Sindicato do Comércio Varejista Litoral Centro oferece diversos serviços aos seus associados. Entre eles estão: certificado digital; e-Fecomércio; auxílio financeiro; departamento de cobrança; locação de sala; assessoria jurídica; cursos e palestras, entre outros. Mais informações pelo telefone (51) 3601 2528. Confira, abaixo, os nomes da nova gestão: Presidente: Joel Vieira Dadda Vice-presidente: José Adair N. Oliveira; Paulo Norberto de Matos da Silva; Vice-presidente de Finanças e Patrimônio: Paulo Celso Quadros Macedo Diretor de Finanças e Patrimônio: Edilon Zimmer Vice-presidente Administrativo: Adriano Krás Hahn Diretora Administrativa:

Ana Rodrigues Quadros Diretor do Conselho de Relações de Trabalho: Leoni Luís Martins Diretor do Conselho de Desenvolvimento de Produtos e Serviços: José Luís Barufi Osório Diretor do Conselho de Formação Empresarial: Roberto Rost Diretoria Suplente: João Lopes Calabresi; Rodrigo Gomes; Jaime Tedesco, Jaime Felipe Schmutt Pereira Conselho Fiscal: Efetivos – Edison Zimmer; Jorge Antônio Cardoso Ramos; Tiago Maggi Maschmann Suplentes – Lisiane Dadda dos Reis; Rosimeri Macedo Representantes junto à federação: Efetivos – Joel Vieira Dadda; Paulo Celso Quadros Macedo Suplentes – Paulo Norberto Matos da Silva; Adriano Krás Hahn Diretoria Adjunta: Alceu Freitas; Enri Endress Martins; Ronaldo Trajano Rodrigues; Vandrei Martins; Darci Beiler; Paulo Quadros De Conto.

CMYK

Um jantar no restaurante Trattoria no morro da Borússia em Osório, na noite da última sexta-feira, dia 6, marcou a posse da nova diretoria do Sindilojas Litoral Centro. Foi reeleito para mais quatro anos de mandato à frente da entidade o empresário do ramo de vestuário Joel Vieira Dadda que ainda teve o seu nome anunciado como próximo 1º VicePresidente do Sistema Fecomércio no Estado. A ocasião foi prestigiada por autoridades, membros da nova diretoria e associados. No seu discurso de posse, Joel fez uma retrospectiva de conquistas importantes da entidade sob a sua gestão como a participação na criação da lei que regulamenta as feiras itinerantes e questões relacionadas ao alvará sanitário e ao PPCI. “Estamos sempre empenhados em contribuir para o desenvolvimento da nossa economia. Trabalhamos muito para enfrentar essa crise no país e acredito que daqui a um ou dois anos tudo volte à normalidade. ‘Mar calmo não faz bom marinheiro’ ”, complementou. A solenidade foi prestigiada pelo 1º vice-presidente do Sistema Fecomércio do Estado, Luiz Antônio Baptistella que destacou a infraestrutura do município. “É a quinta vez que venho aqui. Gosto cada vez mais de Osório. As ruas são largas, calçadas limpas. Viajo por todo o Rio Grande do Sul e, lamentavelmente, em outras cidades não é assim. A cidade está muito bem estruturada”, elogiou. Ele ainda aproveitou para fazer um anúncio. “Em junho estarei deixando o cargo de 1º Vice-Presidente do Sistema Fecomércio no Estado e quem assumirá será o Joel Dadda”, disse. Ele ainda pediu uma reunião do prefeito Abrahão com entidades ligadas ao sistema como Senai, Senac e Sesc afim de criarem mais parcerias. Em seus discursos, o secretário de Desenvolvimento, Planejamento e Turismo de Osório, Rossano Teixeira, assim como o presidente da Câmara de Vereadores Martim Tressoldi e o prefeito municipal Eduardo Abrahão enalteceram a união de esforços do Sindilojas com os poderes na resolução de demandas importantes como o estacionamento rotativo, a lei das feiras itinerantes e a importância do comércio de Osório na geração de renda e emprego, contribuindo para a qualidade de vida da população. “O nosso Idese foi destaque com certeza pelo trabalho desenvolvido pelo comércio. Temos mais de três mil economias neste setor na cidade. Ainda que estejamos sofrendo com a crise, estamos fazendo parcerias para realizarmos políticas sociais. Temos um vínculo estreito com o Sesc e somos sensíveis às demandas do setor”, disse o prefeito. A posse foi encerrada com uma foto de todos os membros da nova diretoria.


SAÚDE VIP por Anelize Sampaio

Tecnologia aliada A busca pelo sorriso perfeito tem sido cada dia mais almejada pelos pacientes. A tecnologia é uma grande aliada aos profissionais que exigem qualidade na entrega de seus tratamentos. A cirurgiã-dentista da Vita Odontologia Integrada, Dra. Bruna Rabaioli traz as principais novidades sobre odontologia estética e ortodontia. Lentes de contato dentais Na odontologia estética, área que cuida da beleza dos dentes, as “lentes de contato” tem sido a grande procura por pacientes que desejam ter o sorriso dos sonhos. As “lentes de contato” são na verdade lâminas de porcelana muito finas (com menos de 1mm de espessura) que transformam a aparência dos dentes através da mudança de cor, formato e tamanho. O que chama atenção é a maneira com que o dente é preparado para receber a cerâmica. Um desgaste ultra-conservador, apenas asperiza o dente que irá receber o trabalho. Esse desgaste é tão superficial que as vezes nem é notável. O planejamento digital desse tipo de tratamento tem sido de suma importância para um resultado previsível e de alto nível. A partir de fotos de rosto e da boca, é feita uma análise das proporções faciais do paciente que são transferidas para os dentes. É feita uma integração das características físicas e emocionais, para um resultado natural e que esteja em harmonia com a personalidade de cada pessoa. Além disso, permite que o paciente confira e participe ativamente de todas as etapas do tratamento, podendo ver como seu sorriso ficará antes mesmo de iniciar o tratamento.

beleza do sorriso Ortodontia: aliados invisíveis!

Na ortodontia (especialidade que corrige a posição dos dentes) o uso de aparelhos colados aos dentes para conquistar um sorriso alinhado não é mais uma regra. Com o avanço da tecnologia, é possível corrigir seu sorriso com os alinhadores invisíveis. Eles são uma alternativa discreta aos aparelhos ortodônticos fixos. Os alinhadores são placas transparentes bastante finas, removíveis, que se encaixam sobre os dentes de forma personalizada. A partir de um scaner intra-oral que mapeia os dentes e os transforma em modelos digitais 3D, é possível simular a movimentação de cada dente para a posição desejada, até atingir um sorriso alinhado e uma oclusão (encaixe dos dentes) adequado. As vantagens dessa técnica são a possibilidade de remoção para alimentar-se, escovar os dentes e passar fio dental (menos chances de doença periodontal e cáries), serem imperceptíveis, não atrapalhar na fala, serem extremamente confortáveis além de te proporcionar um tratamento com tempo reduzido.

Alinhadores invisíveis é uma alternativa discreta na ortodontia

Cada caso deve ser avaliado individualmente.

Lentes de contato transformam o sorriso através da mudança da cor, formato e tamanho dos dentes

à

Agende sua consulta! Telefone: (51) 3663-6374 | Whatsapp: (51) 99744-1700 Endereço: Rua Anphiloquio Dias Marques, 20 sala 7 (atras da Facos, ao lado do sushi) Centro, Osório. Dra. Bruna Rabaioli - CRO-RS 22930 Acompanhe-nos nas reedes sociais: Intagram @vitaodontoosorio Facebook: @VitaOdontologiaOsorio

Cirurgiã-dentista Dra. Bruna Rabaioli


Com o foco na sua visão CADERNO ESPECIAL SAÚDE VIP

2

A Clínica de Olhos, em Osório, conta com um grupo de médicos que são referência na área

A Clínica de Olhos disponibiliza diagnóstico completo, além de tratamento clínico e cirúrgico das doenças oculares. Inaugurada em 1999, tornou-se referência na cidade, com o compromisso de proporcionar excelência em saúde oftalmológica para sua população, aliando qualidade e atendimento personalizado. Atualmente, a clínica conta com três médicos oftalmologistas: Drª. Jeanine Mársico CREMERS 20357/RQE 19435; Dr. Nórton Severo CREMERS 24022/RQE 14522; e Dr. Victor Schnor CREMERS 36655/RQE 28818. Conta também com atendimento na área de otorrinolaringologia, com a Drª. Inara von Holleben CREMERS 33228/RQE 26274. Nesta edição, o Dr. Victor Schnor aborda as principais dúvidas e os cuidados que temos que ter com nossa visão.

para longe) pelo uso excessivo da visão de perto. Além disso, a luz azulada emitida pelos aparelhos eletrônicos está potencialmente relacionada a outras doenças oculares,

como catarata e degeneração macular.

Clínica de Olhos – Rua Barão do Rio Branco, 261 Fone: (51) 3663-6505

Equipe da Clínica de Olhos

1) Em relação à saúde dos olhos, quais os problemas mais recorrentes dos pacientes? Os motivos que mais frequentemente levam o paciente ao consultório oftalmológico são erros de refração (problemas de visão que necessitam de correção com óculos ou com lentes de contato, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia) e ressecamento ocular (influenciado por questões ambientais, doenças oculares ou sistêmicas e uso de certos medicamentos). Além disso, são relativamente comuns outros problemas oculares como catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular.

Dr. Nórton Severo

2) Sobre o uso de lentes de contato, com o que devemos ter mais cuidado? As principais recomendações de cuidado com lentes de contato são as seguintes: utilizar soluções apropriadas para limpeza e conservação, respeitar o tempo indicado pelo médico para troca das lentes e nunca dormir com as lentes de contato. Além disso, deve-se suspender o seu uso e procurar imediatamente o médico oftalmologista em caso de dor e irritação ocular ou piora aguda da visão. O uso de lentes de contato deve ser encarado como um tratamento e, portanto, ser sempre acompanhado pelo médico oftalmologista. Só ele é capaz de avaliar a possibilidade de uso e indicar o tipo de lente mais adequado, além de diagnosticar e tratar potenciais problemas resultantes do seu uso.

Drª. Inara von Holleben e Dr. Victor Schnor

O uso crescente de aparelhos eletrônicos expõe os nossos olhos a telas luminosas por períodos cada vez mais prolongados. Essa rotina facilita a ocorrência de cansaço visual e de ressecamento ocular (por diminuição da frequência do piscar ao mantermos concentração e atenção visual). Esses transtornos podem ser amenizados com a correção de eventuais erros de refração e, quando necessário, com o uso de lubrificantes oculares. Alguns estudos com crianças também apontam uma tendência à indução de miopia (dificuldade de visão

CMYK

3) Com o avanço da tecnologia, cada vez passamos mais tempo em frente às telas. Sobre o uso de celulares e computadores, o que devemos cuidar no dia-a-dia?

Drª. Jeanine Mársico

Secratária Marcia Silva


CADERNO ESPECIAL SAÚDE VIP

3

Qual modelo de óculos é ideal para o seu rosto?

Conheça o formato do seu rosto para saber qual modelo de óculos é ideal para você Para jamais errar na hora de escolher os óculos perfeitos, o segredo é optar por uma armação para rosto adequada ao formato de seu rosto. Nem sempre essa é uma tarefa fácil e, por vezes, acaba em uma verdadeira maratona para experimentar vários modelos até encontrar o melhor. Nariz Os óculos devem respeitar o tamanho e o formato do nariz.

Escolha um modelo com uma ponte - aquele “arco” entre uma lente e outra - adequada, que não aperte e proporcione maior conforto e segurança. Sobrancelha A armação tem por objetivo suportar as lentes, mas também é uma moldura para nossos olhos. Por isso, ela não deve ultrapassar ou sobrepor as sobrancelhas. Pelo contrário, seu

formato deve acompanhá-las. Maçã do Rosto Observe a posição dos óculos sobre as maçãs do rosto. Eles não devem estar apoiados, uma vez que essa posição acarreta marcas na face, além de não oferecer uma boa estética. Olhos Devem ficar centralizados nas lentes para criar harmonia. Ao

escolher um modelo de óculos de grau, observe sempre a distância dos olhos e a posição em que eles ficam nas lentes. Em resumo, o grande segredo para acertar na escolha é alcançar a harmonia do modelo com o seu rosto. Pense também na cor da armação, pois devese harmonizar com o seu tom de pele e a cor dos olhos. E não se esqueça do item principal: o conforto.


CADERNO ESPECIAL SAÚDE VIP

4

O uso da tecnologia na infância Pedagoga Vera Barcelos fala sobre a importância do equilíbrio do uso de tablets e celulares para as crianças

Psicopedagoga Vera Barcelos

Idade

De acordo com entidades, o ideal é que apenas depois dos 2 anos de idade as crianças comecem a ter contato com esses aparelhos e por tempo limitado. Até os 5 anos, as crianças só deveriam ficar no máximo 1 hora diante das telas. O tempo aumenta para 2 horas para crianças de 6 a 12 anos e para 3 horas a partir dos 13 anos.

Serviços • Atendimento Psicopedagógico e pedagógico • Aprendizagem Lenta • Déficit de atenção • Distúrbio de leitura • Falta de limites • Fobia escolar

• Organização de métodos de estudo • Dificuldade na leitura • Dificuldade na escrita • Dificuldade na matemática • Hiperatividade • Assessoramento de pais e professores

CMYK

Em um mundo cada vez mais marcado pela tecnologia, é fácil encontrar crianças e até bebês vendo desenhos ou jogando nos smartphones e tablets. Mas será que essa inserção tão precoce no mundo da tecnologia é benéfica para os pequenos? A psicopedagoga Vera Barcelos, que atende em Osório e Santo Antônio orienta sobre o equilíbrio da quantidade e qualidade de horas que as crianças acessam as telas. De acordo com a especialista, as ferramentas tecnológicas fazem parte da nossa vida. Hoje não temos mais como nos desvincular delas. Porém, o uso deve ser de forma orientada para não prejudicar o desenvolvimento da criança. “Com a superexposição eles ficam muito dispersos, pois é muito estímulo visual”. Os jogos são rápidos e coloridos na tela, causando agitação. Com o uso em excesso, a criança deixa de manusear os brinquedos, de experimentar todas as funções dos sentidos como brincar com as mãozinhas, descobrir os sons, sentir os cheiros e os gostos. O ideal também é evitar este acesso durante as refeições, pois “é importante o convívio social da criança com a família”, destaca. Outros sintomas comuns seriam problemas de obesidade, porque a criança passa a fazer menos atividade física. A qualidade do sono também preocupa, pois ao usar as tecnologias antes de dormir, acabam inibindo a produção de melatonina prejudicando assim o sono da criança. Além disso, problemas de audição e visão têm sido muito comuns nos consultórios médicos ocasionados pelo uso excessivos dos tablets e smartphones. Embora pareça difícil encontrar um ponto de equilíbrio entre o estilo de vida atual, cada vez mais marcado pelo uso de novas tecnologias, Vera orienta o estabelecimento de regras bem definidas. “Manter o diálogo e investir em atividades familiares em conjunto é outra forma de ajudar os pequenos a não se tornarem dependentes da tecnologia. Temos que saber dosar. Tudo na vida da criança tem que ter regras estabelecidas e limites claros”, conta Vera.

Endereço: Espaço Clínico Ressignificar. Santo Antônio – Avenida Coronel Vila Verde nº 1906 – Menino Deus. Osório – Avenida Jorge Dariva, 1153 (Sala 63). Fone: (51) 996481084.

Jornal Bons Ventos  

Bons Ventos 12.04

Jornal Bons Ventos  

Bons Ventos 12.04

Advertisement