Page 1

Osório, 8 de março de 2019

A verdadeira guerreira do mundo. A pessoa que mais luta pelos seus ideais. Aquela que move montanhas, e tudo mais que vier pela frente. Ela não tem medo. Enfrenta. Encara. Fortalece. Cada dia mais forte, cada dia mais segura de si. As mulheres mudam o mundo. Fazem o planeta girar. Fazem o sol se aquecer. Pois elas tem o poder. Tem a mão de Deus em sua criação. Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade. E nada mais justo, que um dia especial para elas! Feliz Dia Internacional das Mulheres!

M ODELO : PATRICIA F LOR F OTO : A NTÃO SAMPAIO M AKE: GLOSS SALÃO DE B ELEZA

EDIÇÃO ESPECIAL


2 Osório, 8 de março de 2019

Fabiana Grassi Bragé Não queremos guerra com os homens, mas sim parceria para que o mundo seja melhor, sempre com um toque feminino Antão Sampaio FOTO: ANTÃO SAMPAIO

Fabiana, junto com o esposa Ricardo Bragé, gerencia a empresa Casa de Carnes Bragé & Grassi. Mãe de Izadora, é um exemplo de mulher que conquistou seu espaço administrando a empresa e atendendo com alegria a todos os clientes. O que significa o Dia Internacional da Mulher? É um dia especial de reconhecimento a tudo que a mulher representa na sociedade. Um dia para comemorar com nosso grito de liberdade. Fato histórico que marcou a independência da mulher: O direito ao voto e a Lei Maria da Penha são apenas dois exemplos marcantes. Temos muito ainda a conquistar, mas o avanço é grande a cada dia que passa. Unidas e com força nós vamos conquistando espaços que antes eram masculinos. Conquista que mais deseja para as mulheres: Continuar conquistando seus espaços no mundo atual. Essas conquistas devem ser naturais na história de cada uma. Como aliar trabalho e família: Não é uma tarefa fácil. Temos que ter muito jogo de cintura amor e dedicação a tudo que fizemos. No meu caso tenho a ajuda do esposo que é fundamental para aliar uma coisa à outra. O Ricardo (esposo) é uma pessoa especial e me ajuda muito. Beleza e autoestima: Uma coisa é aliada a outra. Acho que para mantermos a nossa autoestima em alta a beleza tem que estar juntas. A ida ao salão de beleza faz parte para que a mulher mantenha sua autoestima lá em cima, e isso ajuda muito na convivência com a comunidade. Tudo de bom.

Ser mulher é:

Uma lição difícil que aprendeu: Que nem tudo está perdido. Que com muita fé e determinação a gente vence os obstáculos da vida. As conquistas de cada dia é um estímulo para que conseguimos vencer sempre com determinação e respeito a nossa sociedade. Uma descoberta que quer compartilhar: A maternidade é uma graça de Deus.

CMYK

Fica aqui um conselho: Que a cada vitória que as mulheres tiveram ao longo do tempo seja um estímulo para que continue vencendo e ocupando espaço que antes era somente do universo masculino. Não queremos guerra com os homens, mas sim parceria para que o mundo seja melhor, sempre com um toque feminino.

Expediente

Jornalista responsável: Antão Sampaio RMT 5514 Edição: Anelize Sampaio RMT 18869 Diagramação e arte: Gregory Santos Administrativo: Laurine Sampaio Impressão: Soller Indústria Gráfica


3 Osório, 8 de março de 2019

Leila Palombini

Precisamos praticar mais a empatia! Leila Palombini Grehs Pacheco tem 50 anos, é natural de Osório, foi empresária das Confecções e Lojas YUZ (13 anos), formada em Letras/Inglês, sendo professora por 8 anos e, pra complementar sua renda, foi sacoleira. Há 14 anos está na Mary Kay, começou como Consultora de Vendas e hoje é Diretora Nacional Executiva de Vendas Independente Mary Kay. Casada com Neimar Pacheco, que hoje atua na construção civil. É mãe de Gabriella, estudante de Arquitetura na Unisinos, e de Bernardo, aluno do 2º ano da Escola Rural. O que significa o Dia Internacional da Mulher? As mulheres estão na luta pelos mesmos direitos que os homens, há muitos anos. A tomada de atitude de cada mulher, em cada década, ajudou nesta “igualdade” tão reivindicada há séculos. Imaginem, em 1963, a fundadora da empresa para a qual trabalho, Sra. Mary Kay Ash, treinava homens, sendo que os salários deles eram maiores que o dela. Por tudo isto, ela abre uma empresa para “enriquecer a vida das mulheres”! Fato histórico que marcou a independência da mulher: É preciso entender que em 1932, por exemplo, o Código Eleitoral da época permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras, e com renda própria, pudessem votar. A partir de 1946 é que as mulheres têm o direito obrigatório do voto no Brasil, como os homens já tinham. Conquista que mais deseja para as mulheres: O assunto rende um livro. Eu trabalho para aumentar a autoestima das mulheres. Eu curto o “empoderamento feminino”. Desejo demais que as mulheres sejam muito mais respeitadas. Como aliar trabalho e família: Bem fácil quando a gente compartilha com a

família todas as metas e objetivos, transformando em sonhos conquistados! Beleza e autoestima: Acho todas as mulheres lindas! Porque a beleza vem de dentro. Lógico que com uma pele bem cuidada, uma make leve (para esconder algumas manchinhas), e com a maturidade, as mulheres vão ficando ainda mais espetaculares! Ser mulher é: Ter TPM e menopausa! Rsrsrsrsrs É amar incondicionalmente seus filhos, sua família, suas amigas. Mulher chora e ri por qualquer coisa. Mulher é um ser perfeito com todos defeitos e qualidades. As mulheres podem tornar o mundo mais empático! Uma lição difícil que aprendeu: Estou aprendendo a cada dia. Aliás, indico um livro da super modelo Gisele Bündchen, “Aprendizados”. Aprendi e aprendo com os “nãos” que recebo diariamente e aprendi a entender as pessoas pela personalidade de cada uma. Isto ajuda muito eu compreender melhor as atitudes das pessoas. Em especial, eu aprendi a pedir perdão e agradecer a tudo que Deus tem me proporcionado! Uma descoberta que quer compartilhar: Fazer Reiki e Acupuntura me ajudou demais na menopausa. Lógico que com o acompanhamento da minha médica ginecologista. Dois conselhos: 1. Cuide de sua mente, exercite seu corpo (eu odiava academia e aprendi a gostar) e cuide muuuuuuito de sua pele!! Como diz minha dermatologista: “produtos bons ajudam”! 2. Nós somos o resultado das 5 pessoas com as quais convivemos. Então conviva com gente alegre, que troque energia boa, que ajude aos outros de verdade, que deixe um legado e que não tenham medo de serem felizes e realizadas!

FOTO: DIVULGAÇÃO

Anelize Sampaio


4 Osório, 8 de março de 2019

Dione Curtinovi Venho para fazer a diferença na vida das pessoas e não estou a passeio Dione Curtinovi é uma mulher de sucesso, que conseguiu com muita garra seus objetivos. A empresária da Dione Modas de 51 anos tem em sua essência a alma feminina: mistura de delicadeza, força, razão e sensibilidade. Conseguiu com muita garra conquistar seus objetivos e se consolidar no ramo de vestuário. Ela é vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Osório e representa a liderança feminina na entidade. Dione é casada com Otemar Alves de Borba e tem o filho Pietro Curtinovi. Ela aguarda ansiosamente a chegada do netinho Antônio.

FOTO: ANTÃO SAMPAIO

Anelize Sampaio

O que significa o Dia Internacional da Mulher? Significa respeitar a si mesmo. Estamos ainda longe da igualdade, pois a mulher ainda tem muita responsabilidade e não divide as tarefas quando o assunto é maternidade e o cuidado com os filhos. As pessoas muitas vezes parecem se sentir limitadas, mas a mulher pode fazer o que ela quiser. Fato histórico que marcou a independência da mulher: Aqui em Osório muitos comércios são tocados por mulheres. Estas iniciativas marcam a nossa história. Conquista que mais deseja para as mulheres: Descobrir que somos capazes e temos capacidade de buscar os nossos objetivos. Como aliar trabalho e família: Sou muito dinâmica, cuido da minha família também ajudo a cuidar da família dos funcionários. Tudo com muito planejamento e organização. E agora que vou ser avó vou ajudar a cuidar do meu netinho.

Ser mulher é: Ser mulher é maravilhoso, pois estamos dominando o mundo. Sou uma mulher eclética, sou simples e ousada. Uma lição difícil que aprendeu: Aprender consigo mesmo e não esperar pelos outros. Lutar pela profissão e ter independência financeira. Uma descoberta que quer compartilhar: Ter a benção de ser mãe e o netinho Antônio que está a caminho. Fica aqui um conselho: A mulher está aqui para fazer a diferença na vida das pessoas e nunca a passeio. Este é o meu lema, o que sigo todos os dias. A todas que estão lendo esta entrevista eu afirmo: você pode tudo, você pode chegar onde sonha, basta acreditar.

CMYK

Beleza e autoestima: Não é tudo, mas é importante. Gosto de arrumar o cabelo, estar bem vestida e maquiada.


5 Osório, 8 de março de 2019

Nilza Dadda

Todo mundo tem que batalhar e não se acomodar Anelize Sampaio

O que significa o Dia Internacional da Mulher? Dia da Mulher é todo o dia. A mulher quer ter uma sequência de vida completa de responsabilidades de trabalho e honestidade. Fato histórico que marcou a independência da mulher: As pessoas inteligentes, que começaram a notar na classe feminina os verdadeiros valores da mulher diante dos homens. Há anos atrás no comércio era mais difícil. Com Deus nos ajudando sempre, pegamos o embalo. Conquista que mais deseja para as mulheres: Que a mulher não deve ficar parada só esperando pelo marido. Todo mundo tem que batalhar e não se acomodar. Como aliar trabalho e família: Este tempo de administrar família e comércio é um pouco difícil, mas os filhos ajudam são muito competentes. A gente que já traz de berço a liderança muitas vezes não concorda com certas decisões deles. Mas consigo aliar a família e trabalho. Beleza e autoestima: Não sou vaidosa, sou bem desligada, bem humilde nesta parte. Ser mulher é: Ser mulher é ser uma heroína, pois passamos por altos e baixos e não deixamos a peteca cair. Sabemos que a vida não é um mar de rosas para a mulher. Uma lição difícil que aprendeu: Um exemplo foi iniciar a minha empresa. Tive dificuldades financeiras para iniciar, mas tinha vocação porque a minha família era do comércio. Eu queria ter o orgulho de crescer como meu pai cresceu no comércio.Tudo vem de berço. Uma descoberta que quer compartilhar: Preserve as suas amizades, pois os amigos são como se fossem também a nossa família. Fica aqui um conselho: Não fique sentada fazendo crochê com a idade.Tente mudar e mostrar os seus valores. Eu com 78 anos, tenho ideias de negócios que vai ter futuro para 10 anos. Eu tenho este planejamento. A mente não envelhece.

REPRODUÇÃO SIRLEI AMARAL

Maria Nilza Vieira Dadda é empresária e comerciante há 50 anos em Osório. Com as lojas Casa e Cia, Loja Nilza e Cotidiano aos 78 anos ela está cheia de energia e de ideias inovadoras. Casada com Santino Dada ela é mãe de Lisiane, Eliane e Joel e tem sete netos.


6 Osório, 8 de março de 2018

Jane Rodrigues

Já pensaram que nós carregamos dentro de nosso ventre durante nove meses uma vida? Tem algo mais fantástico que isso? Anelize Sampaio

O que significa o Dia Internacional da Mulher? É um dia para celebrarmos as nossas conquistas sejam no âmbito profissional, familiar ou político.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Jane Rodrigues é Arquiteta e Urbanista e concretiza sonhos das pessoas através de seus projetos residenciais, comerciais, interiores e urbanístico. Aos 44 anos casada com André Rocha, ela é mãe do Mateus de nove anos e Artur de sete.

Fato histórico que marcou a independência da mulher: Acredito que um dos fatos históricos que mais contribuiu para a independência da mulher tenha sido a conquista do direito de poder trabalhar em várias áreas, com igualdade de salários. Conquista que mais deseja para as mulheres: O que mais desejo é que as mulheres sejam respeitadas, tanto profissionalmente como dentro de sua família. Como aliar trabalho e família: Não é nada fácil! Principalmente quando as crianças são pequenas, mas com muita organização e cooperação de ambas as partes é possível sim. Como sou autônoma não pude ficar de licença maternidade... Meus filhos tinham 15 dias e eu já estava trabalhando... e os amamentei até os nove meses...depois passa. Eles crescem e a gente ainda sente saudade daquela correria. Beleza e autoestima: As duas estão intimamente ligadas: você precisa gostar de si mesma para poder ser feliz, para estar feliz, pois a beleza vem de dentro da alma. O rostinho sem rugas e corpinho perfeito um dia não existirão mais. Mas se você se amar, isso não terá a menor importância.

Uma lição difícil que aprendeu: Que não somos nada diante da doença...podemos ter muito dinheiro, muito conhecimento, muito isso, muito aquilo...Mas quando ficamos doentes não somos e não podemos mais nada. Uma descoberta que quer compartilhar: Na vida nada é estático! Tudo pode ser mudado! Se não está feliz faça algo pra mudar isso! Se não gosta de seu trabalho tente fazer outra coisa! Não se acomode! A vida passa muito rápido para ficarmos perdendo tempo! Fica aqui um conselho: Não tenha medo de amar... Ame seus filhos, seus pais, seu companheiro (a), seus irmãos, seus amigos e diga isso todos os dias que puder.

CMYK

Ser mulher é: É uma dádiva! É ser delicada, mas forte ao mesmo tempo! É ser mãe: já pensaram que nós carregamos dentro de nosso ventre durante nove meses uma vida? Tem algo mais fantástico que isso? Os homens nunca vão saber o que é isso!


7 Osรณrio, 8 de marรงo de 2019


8 Osório, 8 de março de 2019

Camila Freitas Reis Todas as vitórias ocultam uma abdicação. (Simone de Beauvoir)

O que significa o Dia Internacional da Mulher? O Dia Internacional da Mulher surgiu a partir da luta feminina por melhores condições de vida e trabalho e é um dia para lembrarmos as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos tempos. Fato histórico que marcou a independência da mulher: Acredito que o advento da Constituição Federal, em 1988, contribuiu para a independência feminina, pois consagrou a igualdade jurídica entre homens e mulheres. Conquista que mais deseja para as mulheres: O direito de ser livre para fazer suas próprias escolhas. Como aliar trabalho e família: Li em uma rede social dia desses que “a sociedade exige que mulheres trabalhem como se não tivessem filhos e sejam mães como se não trabalhassem fora”. É exatamente isso! Posso dizer que não é fácil conciliar trabalho e família! Aos 17 anos ingressei na faculdade grávida da Marcela, concluí o curso de Letras e depois na metade do curso de Direito o Solano nasceu. Nunca desisti! Trabalho desde os 14 anos, fiz duas graduações, especialização e iniciei o Mestrado. Sempre me esforcei muito, estudei, justamente pensando em proporcionar boas condições aos meus filhos, por isso eles me entendem. Chego em casa depois do trabalho e ajudo nos temas da escola, preparo o jantar, organizo a casa, enfim, uma rotina normal para uma mulher nos dias de hoje, onde cumulamos as funções de trabalhadoras, mães, esposas e donas de casa. Hoje tenho meu próprio escritório e consigo adequar minha rotina

Beleza e autoestima: Minha avó materna sempre foi muito vaidosa e acho que aprendi com ela a gostar de me cuidar. É difícil sobrar tempo, mas há três anos comecei a reservar parte dos meus dias para cuidar não apenas da saúde física como mental e espiritual. Aprendi a gostar de praticar atividade física e passei a fazer musculação e funcional com personal trainer, faço massagem e drenagem linfática toda semana e estudo a doutrina espírita para buscar auxílio às minhas dificuldades.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Camila Freitas Reis é advogada e professora. Aos 34 anos ela é casada com Marcelo Reis e é mãe de Marcela e Solano. Uma mulher guerreira que luta pelos seus sonhos, família e a cada dia busca mais conhecimento através dos estudos.

de trabalho com a vida familiar, fazemos as refeições juntos e priorizamos levar e buscar na escola todos os dias.

Ser mulher é: Ser mulher é lutar diariamente, para que não falte nem pão nem amor aos nossos filhos, para que nossos companheiros respeitem nossa essência e caminhem ao nosso lado, para que tenhamos um lar, mas também um lugar no mercado de trabalho, para que possamos ser independentes, mas ao mesmo tempo amadas, para que possamos expressar nossas ideias sem sermos julgadas, para que a maldade do mundo e toda adversidade não enfraqueçam nossa sensibilidade e vontade de seguir em frente. Uma lição difícil que aprendeu: Aprendi, ao longo da minha vida, que é melhor ter felicidade do que ter razão. Uma descoberta que quer compartilhar: Eu descobri que não importa o tamanho dos nossos sonhos ou quão difícil pareça ser, se tivermos coragem, determinação e força, somos capazes de realizá-los. Fica aqui um conselho: Eu daria o mesmo conselho que meu saudoso avô, Arlindo Viegas de Freitas, deu à minha mãe e esta, por sua vez, repassou a mim: “Estude, pois o teu diploma é teu e ninguém tira”. Meu avô era analfabeto, um homem simples, mas muito sábio, admirado por todos, e tenho certeza que hoje, lá do plano espiritual, acompanha com orgulho minhas conquistas.

CMYK

Anelize Sampaio


9 Osório, 8 de março de 2019

Telefone: (51) 3048.0225 (51) 99690.7597 Matriz: Marechal Floriano, 1012, Sala A - Centro / Osório Filial: Av. Paraguassú, 379, Sala 8 - Centrinho / Atlântida Sul


10 Osório, 8 de março de 2019

Melissa Pasa

Fui criada para ser independente, meus pais sempre me incentivaram Anelize Sampaio

FOTO: DIVULGAÇÃO

Melissa Pasa de Lima mostra a sua força como mãe e empreendedora usando a liderança feminina para transformar os desafios em oportunidades. Com 37 anos, ela é farmacêutica e é proprietária da Farmácias Associadas, em frente hospital. Em busca de novo desafios, ela também lançou a loja de roupas infantis Yellow Kids. A mãe da Giovana Pasa de Lima alia a maternidade e carreira aproveitando cada momento e cada vez mais conquistando o seu espaço. O que significa o Dia Internacional da Mulher? É um dia para celebrar. Somos importantes para a sociedade, pois estamos no comando de tudo. Fato histórico que marcou a independência da mulher: A própria independência da mulher. Sempre trabalhei e conquistei as coisas sozinha. Vou lá e faço. Fui criada para ser independente, meus pais sempre me incentivaram. Conquista que mais deseja para as mulheres: Respeito.

Beleza e autoestima: Estou mais vaidosa, procuro ter uma alimentação saudável e estou me sentindo melhor. Ser mulher é: Ser mãe. Uma lição difícil que aprendeu: Ver o outro lado das pessoas. Uma descoberta que quer compartilhar: Tudo passa na vida. Fica aqui um conselho: Estudem, tenham sua profissão, sejam donas do próprio nariz.

CMYK

Como aliar trabalho e família: É muito difícil, mas tenho uma boa estrutura familiar para me ajudar.


11 Osório, 8 de março de 2019

Renata Gomes

Busquem sempre a felicidade e realização dos sonhos pessoais e profissionais Anelize Sampaio

O que significa o Dia Internacional da Mulher? Todo dia é o Dia da Mulher, pois vencemos uma batalha por dia como esposa, mãe e empresária. Por isso, devemos ser valorizadas todos dias. Fato histórico que marcou a independência da mulher: O próprio Dia Internacional da Mulher, expressa todas as suas defesas contra o machismo e o preconceito. O movimento feminista também se volta durante este dia. Porém, estas questões devem ser abordadas diariamente. Conquista que mais deseja para as mulheres: Toda mulher merece ser mãe. É uma coisa que não tem explicação, pois é acima de qualquer coisa que você possa ter na vida. Ninguém nos ensina tanto quanto um filho. Todos os dias aprendemos. Como aliar trabalho e família: Eu não abro mão de todos os dias acordar do lado da minha filha. Eu tenho esta disponibilidade e foi uma escolha que eu fiz depois de ser mãe. Fui gerente de banco durante 10 anos e saí para fazer uma atividade que eu gosto e também poder ter mais tempo para ela. Mas admiro todas as mulheres que precisam sair cedo e deixam os filhos na creche para poder trabalhar. Elas são fortes e corajosas. Beleza e autoestima: Eu sou muito vaidosa. Vou na academia quatro vezes por semana, faço massagem, gosto de ir no salão. Ser mulher é: Ser mulher é... ser guerreira todos os dias, ser mãe por instinto, profissional por competência e esposa por amor. Uma lição difícil que aprendeu: Nunca podemos perder a fé e a esperança nas coisas. Há dez anos atrás, eu quase perdi o meu pai e nunca perdi a esperança que ele iria sobreviver. Hoje ele está bem. Uma descoberta que quer compartilhar: Temos muito mais coisas para aprender do que ensinar. Fica aqui um conselho: Busquem sempre a felicidade e realização dos sonhos pessoais e profissionais. Não desistam e tenham sempre garra e força de vontade, lutando pelos seus objetivos e ideais.

FOTO:DIVULGAÇÃO

Renata Gomes dos Santos é um exemplo de mãe e mulher empreendedora, que nunca perdeu a fé e esperança diante os obstáculos da vida. Com 33 anos, ela é casada com Toio Formagio e mãe da Ana Clara. Proprietária da loja de moda infantil Toys Baby, ela já trabalhou durante 10 anos em um banco e com a maternidade resolveu administrar o seu próprio negócio para ficar mais tempo com a filha.


12

CMYK

Osรณrio, 8 de marรงo de 2019


13 Osório, 8 de março de 2019

Iracema Dariva

Sou uma pessoa feliz porque tenho muita saúde, o meu trabalho e a história em uma comunidade que me respeita muito Antão Sampaio

O que significa o Dia Internacional da Mulher? É uma data importante para todos nós. Há alguns anos a mulher não podia nem abrir uma empresa. Foi o meu caso em 1962, tive que registrar a empresa com um sócio homem para poder trabalhar. Hoje a evolução é grande mas ainda temos muitas coisas a serem conquistadas. Fato histórico que marcou a independência da mulher: A mulher, aos poucos, foi conquistando o seu espaço. Acho que todos os fatos nos últimos tempos abriram espaço para o crescimento da mulher na sociedade. Isso a gente percebe no nosso dia a dia. O crescimento é constante. A liberdade para tocar as coisas é de extrema importância. Conquista que mais deseja para as mulheres: Que cada uma se descubra e lute sempre pelos seus ideais. Quem tenham mais espaço para serem felizes, e ocupem seus lugares na sociedade em igual dede de condições com os homens. Que não dependam de outras pessoas para sobreviverem. Eu sempre me sustentei, sem depender de ninguém. Como aliar trabalho e família: O trabalho é muito importante, mas a família é fundamental. Basta aliar o trabalho honesto com muito amor e dedicação com as pessoas. Beleza e autoestima: É fundamental se sentir bem. Uma coisa está aliada a outra. Ser mulher é: Uma coisa muito importante na vida. Ao lado de um grande homem sempre tem uma grande mulher. Ela tem que ter sua responsabilidade em todos os sentidos. Ser mãe e empresária. Eu acredito que realizei 98% dos meus sonhos. Sou uma pessoa feliz porque tenho muita saúde, o meu trabalho e a história em uma comunidade que me respeita muito. Isso foi conquistado ao longo dos 58 anos no comércio de Osório. Uma lição difícil que aprendeu: Que as vezes é preciso dizer não. Uma descoberta que quer compartilhar: Eu não sabia que era comerciante. Não sabia que tinha esse dom para o comércio. Amo tudo que faço para atender bem nossos clientes. Fica aqui um conselho: Que as pessoas sejam sempre corretas naquilo que fazem.

FOTO: ANTÃO SAMPAIO

Com 58 anos no comércio de Osório, Iracema parece que iniciou ontem. Sempre além do seu tempo, criativa e inovadora a proprietária do Armazém da Casa, Iracema marcou época em Osório com a Loja A Moda. Hoje administra o Armazém da Casa com três lojas em Osório e uma em Xangri-lá. Conversar com ela é ter uma lição de vida a cada instante. Mãe de Jaqueline e Ronaldo e vó de Nicolas, Helen e Sara.


14 Osório, 8 de março de 2019

MARÇO

A competência levou a mulher a conquistar espaços, ganhar respeito e a sonhar mais. Hoje, a mulher está presente em todos os lugares e, cada vez mais, mostrando a sua força. O Supermercados Dalpiaz homenageia, neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a todas as mulheres que, com garra, determinação e sabedoria, transformam o nosso dia em algo suave e encantador. Parabéns por este dia tão especial. Supermercados Dalpiaz, sempre presente nos acontecimentos que envolvem a comunidade.

CMYK

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


15 Osório, 8 de março de 2019

Patrícia Santos Quanto mais cicatrizes tivermos, mais fortes e bem-sucedidas seremos Antão Sampaio

O que significa o Dia Internacional da Mulher? O dia da Mulher é todos os dias do ano. Mas temos um que é especial, o 8 de março. A verdadeira mulher é aquela que pode oferecer além da aparência. Temos que celebrar este dia específico. Fortalecer a nossa imagem de mulher cidadã que conquista o seu espaço a cada dia que passa. Não podemos é parar no tempo, evoluindo cada vez mais e acompanhando a evolução dos tempos. É um dia de muita reflexão. Fato histórico que marcou a independência da mulher: Eu acho que a evolução da mulher segue em ritmo acelerado. Temos fatos históricos marcantes desde o direito ao voto até a Lei Maria da Penha. A evolução todos os dias é a somatória a todos os fatos históricos. Conquista que mais deseja para as mulheres: Que todas possam ser independentes. Buscar sempre a realização pessoal. Não ter medo de barreiras, e vencer sempre. Como aliar trabalho e família: Tem que ter bastante jogo de cintura. Muita paciência. Amo minha família e meu trabalho. Na loja ou em casa tenho que conciliar as duas coisas. As vezes tenho que analisar muito bem os fatos para não errar. Tudo que faço tem que ser bem feito tanto na loja como em casa. O apoio do marido é fundamental neste quesito. O Zé (esposo) ajuda muito. Beleza e autoestima: Nós, mulheres, temos que estar sempre bem, principalmente estar bem com a família que a auto estima fica elevadíssima. Beleza e autoestima andam juntas. Ser mulher é: Quanto mais cicatrizes tivermos, mais fortes e bem-sucedidas seremos. Somos guerreiras. Uma lição difícil que aprendeu: São tantas. Aprendi que jamais podemos nos desvalorizar e a acreditarmos no nosso potencial. Deus sempre tem uma coisa boa pra ti e isso ninguém tira. Só ter fé que as coisas boas acontecem. Uma descoberta que quer compartilhar: Quando abrimos a nossa loja tivemos o apoio fundamental dos amigos, colaboradores e clientes. Esse reconhecimento eu respeito todos os dias. A base familiar é fundamental também para termos sucesso no trabalho. Fica aqui um conselho: Não diria um conselho mas uma mensagem a todas as mulheres que os desafios e as pedras no caminho tem que serem enfrentadas. Eu realizei o meu sonho de ter a minha loja e a minha casa do meu jeito. São coisas que deram certo com muita fé e determinação. As vezes aparecem pessoas querendo nos puxar para baixo, mas a gente enfrenta e se coloca lá em cima. O jeito é acreditar naqueles que estão ao teu lado e ignorar aqueles que não te dão força. Pessoas negativas não são parceiras do nosso desenvolvimento profissional. Na nossa empresa o cliente se sente em casa, e assim será sempre.

FOTO:ANTÃO SAMPAIO

Patrícia é proprietária da Paty Modas de Osório. Formada em Administração de Empresas ela é professora no SENAC. Empresária alto astral, enfrenta o seu dia a dia com muita disposição e criatividade no trabalho. Uma mulher além do seu tempo. É mãe da Lavínia de 5 anos.


16

CMYK

Osรณrio, 8 de marรงo de 2019


17 Osório, 8 de março de 2019

Manuela Silveira

Tenha determinação, ética e um bocado de fé, vista-se de entusiasmo e acredite que nada pode ser maior que sua vontade Antão Sampaio

geral acho que me saio bem. Beleza e autoestima: Mesmo com todas as tarefas do dia, não abro mão de pensar na minha aparência antes de dar início ao meu dia. Gosto do tempo que dedico a me cuidar. Acredito que cada mulher tem sua essência e a minha precisa ser tratada com zelo e amor, e isto só quem pode fazer sou eu!

O que significa o Dia Internacional da Mulher? Um dia para agradecer pela nossa caminhada até aqui e contemplarmos todas as nossas vitórias, mas também para refletirmos sobre tudo que ainda temos que enfrentar. Com isto renovar nossa consciência de que é juntas conseguiremos ir mais longe.

Ser mulher é: Matar um leão a cada 15 minutos e não deixar de retocar o lápis de olho. É ter força para se posicionar e ter sua voz ouvida e ao mesmo tempo acolher com todo amor. É estar à frente de grandes empresas ou limpando casas que não são suas e chegar em casa e sentar para brincar com um filho que espera. É dizer sim quando nos dizem que não podemos e obter o mais absoluto sucesso!

Fato histórico que marcou a independência da mulher: Podemos olhar diferentes momentos na história e se disséssemos a uma mulher do início do século 20, que atualmente nós teríamos direito a voto, que ocuparíamos cargos políticos, que estaríamos a frente de grandes empresas e que já somos ouvidas hoje em dia. Seria uma loucura, provavelmente não acreditaria ser possível. Dos fatos históricos o que considero um dos mais importantes foi a criação de uma Delegacia da Mulher em 85. Conquista que mais deseja para as mulheres: Que minha filha possa crescer em um mundo onde as mulheres sejam mais respeitadas. Como aliar trabalho e família: Bom, não é uma tarefa fácil, já que esta é uma questão que ainda não conseguimos ajustar na totalidade. Já temos alguns lares que dividem de forma mais igualitária as tarefas. Mas sabemos que na grande maioria infelizmente ainda não é assim. Atualmente já com minha faculdade concluída, tenho mais algumas horas para poder me dedicar a família, mas de qualquer forma meu tempo tem que ser bem programado para que nada falte em nenhum segmento. Mas no

Uma lição difícil que aprendeu: Que não existe caminho fácil, que comecei minha caminhada cedo demais, trabalhava enquanto meninas da minha idade só precisavam se preocupar com os estudos, morei sozinha ainda na adolescência e administrei todas as responsabilidades que isto acarretava. Também recebi ajuda e fui acolhida de diferentes formas e isto me fortaleceu na minha caminhada. Desistir não é uma opção quando se decide vencer. Uma descoberta que quer compartilhar: Que a vida é um sopro, que o tempo com as pessoas que amamos é pouco, então que saibamos aproveitar nossa existência com gratidão. Fica aqui um conselho: Trace um plano, de curto médio e longo prazo. Tenha determinação, ética e um bocado de fé, vista-se de entusiasmo e acredite que nada pode ser maior que sua vontade. E nos dias em que julgar não ter mais força, respire fundo, lembrese de onde vem, o quanto já caminhou e de onde mesmo queria chegar, então lembre de quem você é e seja maior do que sua melhor desculpa.

FOTO:DIVULGAÇÃO

Manuela Antunes da Silva Silveira é contadora e empresária. Aos 25 anos, ela é casada com Fabiano Formagio e é mãe da Cicília. Proprietária da Estética Gold ela e sua equipe são responsáveis por embelezar e elevar a autoestima das mulheres, através de muito trabalho e cordialidade.


18 Osório, 8 de março de 2019

Viviane Magni

Ser mulher é motivo de orgulho. É saber que vai cumprir a missão Antão Sampaio

O que significa o Dia Internacional da Mulher? Um dia de respeito à dignidade da mulher conquistada com lutas. É uma data que marca o empoderamento das mulheres nos espaços sociais, políticos e econômicos. Porém, é dia também para lembrarmos que ainda há muitos problemas a serem resolvidos, como os da violência, do feminicídio, da diferença salarial e assim por diante.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Viviane da Riva Magni é uma mulher inspiradora pelo o seu jeito de ser. Aos 44 anos ela é casada com Emerson Magni, sendo professora e Vicediretora da EMEF Manoel Prestes em Xangri-lá.

Fato histórico que marcou a independência da mulher: Acesso à educação. De 1500 a 1827, a educação brasileira era permitida somente a homens. Após este período é que o ensino público e gratuito foi sancionado no nosso país e enfim as mulheres adquiriram o direito à educação. É necessário “conhecer para combater”. O conhecimento possui uma força transformadora, libertadora e que permite a qualquer gênero realizar escolhas. Conquista que mais deseja para as mulheres: Apesar de tantos avanços, resultantes das lutas feministas, ainda existe muito a se conquistar. Para mim, no momento, priorizo a conquista de uma vida sem violência e com respeito. Como aliar trabalho e família: Penso que a palavra chave seja “prioridade”. Não é fácil equilibrar a vida profissional e familiar, afinal, ambas exigem atenção. Procuro me organizar, planejar minhas tarefas e o meu tempo, priorizando a família. Beleza e autoestima: Beleza vai além de maquiagens perfeitas, saltos e vestes impecáveis. Tem que vir de dentro também e estar ligada às atitudes diárias. Tem de estar acompanhada de um sorriso, da simplicidade e autoestima.

Uma lição difícil que aprendeu: Nunca se consegue agradar a todos. Portanto, não mude seu jeito ou suas atitudes em detrimento da vontade alheia. Uma descoberta que quer compartilhar: O valor das pessoas não se refere ao que elas têm ou aparentam. E sim, ao que elas são e constroem. Não se engane: beleza, sucesso e valor estão diretamente ligados à essência, ao caráter e à construção do ser humano. Valorize o que realmente importa: as pessoas...os sentimentos...a vida! Fica aqui um conselho: Seja você mesma, sempre! E nunca permita que alguém lhe diga que “você não pode” ou “não consegue”. Você, mulher, pode e consegue o que desejar, desde que lute e não esqueça da sua dignidade.

CMYK

Ser mulher é: Ser mulher é motivo de orgulho. É saber que vai cumprir a “missão”.


19 Osório, 8 de março de 2019

Sandra Neves

Com a maturidade aprendemos a ser mais feliz Anelize Sampaio

O que significa o Dia Internacional da Mulher? Todo o dia é o Dia da Mulher. Mas precisou acontecer a o fato da luta feminina por melhores condições de trabalho em uma fábrica para concretizar um dia. Hoje, os homens também ajudam e dividem tarefas com as mulheres e ajuda com os filhos. Fato histórico que marcou a independência da mulher: A conquista da autonomia. A mulher mudou. Hoje elas conseguem trabalhar, estudar, escolher a hora que quer ser mãe ou não, se quer ficar com alguém ou se quer casar. Conquista que mais deseja para as mulheres: Plenitude. Como aliar trabalho e família: Neste ponto, somos supermulheres, pois trabalhamos cuidamos da casa. Hoje o parceiro ajuda mais. Antigamente não tinha esta parceria. Beleza e autoestima: Eu adoro me arrumar, sempre cheia de “pinduricos”. Ser mulher é: Plenitude. É ser mãe, com a experiência de ter um bebê. Nossa Senhora nos abençoou por nos dar este dom. Uma lição difícil que aprendeu: Aprendi que não podemos querer fazer tudo ao mesmo tempo. Temos que dar um tempo para nós mesmos. Uma descoberta que quer compartilhar: Com a maturidade aprendemos a ser mais feliz. Não se esquecendo de sempre dar uma olhadinha nos filhos. Fica aqui um conselho: Acima de qualquer coisa você tem que amar as pessoas. Se tem alguma mágoa deve tentar se libertar, pois será uma pessoa melhor.

FOTO:DIVULGAÇÃO

Sandra Anália Colvara das Neves é uma mulher encantadora, que conquista todos pelo o seu jeito de ser. Aos 58 anos, ela é vendedora Avon e Pierre Alexander. Casada com Claudinei M.P das Neves ela é mãe de Claudinei, Alex e Richard.


20 Osório, 8 de março de 2019

Rosinha Mota da Silva Sorria e enfrente a vida mesmo quando gostaria de sentar e chorar Antão Sampaio Rosinha Mota da Silva é costureira, empresária e empreendedora. Aos 45 anos ela é proprietária da Rosinha Cortinas, onde desenvolve um trabalho impecável sempre trazendo o que há de melhor para seus clientes. Aos 45 anos ela é casada e é mãe de quatro filhos. O que significa o Dia Internacional da Mulher? A primeira de muitas vitórias que até então todas nós travamos a cada dia , sempre tendo que provar que somos podemos mais. Fato histórico que marcou a independência da mulher: Acredito que quando a primeira mulher resolveu aprender dirigir, função exclusivamente masculina na época, e na sequência , talvez pela necessidade começou a trabalhar, começando assim a conquista de sua independência. Conquista que mais deseja para as mulheres: Reconhecimento verdadeiro de nossa capacidade sem limites. Como aliar trabalho e família: Com criatividade, muito amor pelo que fazemos, sabendo que a família nos completa e é de onde tiramos força para enfrentar as batalhas de cada dia.

Ser mulher é: Ser mulher é ser mais forte que os olhos podem ver, ser mulher é chorar de alegria e muitas vezes sorrir na tristeza, é acreditar no inacreditável , é esperar o inesperável. Uma lição difícil que aprendeu: Levantar de uma queda mesmo quando não tiver uma mão estendida em sua direção. Uma descoberta que quer compartilhar: Sorria e enfrente a vida mesmo quando gostaria de sentar e chorar. Fica aqui um conselho: Deus é maior do que qualquer obstáculo.

CMYK

Beleza e autoestima: Apesar dos dias bem movimentados, sempre encontro um tempinho para dar um toque, não tanto quanto gostaria, mas dentro do possível.


21 Osório, 8 de março de 2019

Janine Souza

Tenha fé sempre, aconteça o que acontecer Anelize Sampaio

O que significa o Dia Internacional da Mulher? A data marca as diversas conquistas do Movimento Feminista no mundo: participação política, salários mais próximos aos dos homens, ocupação de posições de poder, proteção contra violência doméstica, entre muitas outras. Fato histórico que marcou a independência da mulher: As mulheres que lá atrás, no passado, lutaram para garantir que todas as mulheres fossem tratadas com justiça e igualdade. A luta continua no presente, cada vez com mais força e empoderamento feminino. Conquista que mais deseja para as mulheres: Acredito que há uma transformação na visão que as mulheres têm de si mesmas: cada vez mais elas reconhecem sua própria autonomia e poder de transformação da realidade. Ainda há muito por fazer, mas é tempo de celebrar os espaços já conquistados e inspirar novas práticas inovadoras a partir daquelas já consolidadas. Como aliar trabalho e família: É preciso fazer escolhas, priorizar a família e até um pouco de abnegação. A correria do dia-a-dia não pode ser desculpa para não participarmos da vida dos filhos, principalmente na primeira infância, onde a presença da família é fundamental e passa tão rápida. É nossa obrigação como pais estarmos presentes de corpo e alma, quando estivermos com eles. Beleza e autoestima: Fundamental para vivermos bem é gostarmos de nós mesmos, nos valorizarmos, alimentarmos a alma e o corpo buscando sempre o equilíbrio. Ser mulher é: Mágico, as mulheres precisam usar mais o poder que tem. Quando se juntam, então, ninguém segura! Uma lição difícil que aprendeu: Que a família é a nossa primeira e mais importante escola para a vida. Uma descoberta que quer compartilhar: Que o amor é a maior “arma” que temos e que devemos usá-la com mais frequência. Fica aqui um conselho: Tenha fé sempre, aconteça o que acontecer.

FOTO:DIVULGAÇÃO

Conciliar a criação dos filhos com a vida profissional é o grande desafio na rotina de Janine Anjos de Souza. Mãe de 4 filhos Pietro, Júlia, Caio e Theo (9,8,7 e 5 anos respectivamente), ela trabalha em Porto Alegre, onde viaja todos os dias, e administra junto com o esposo o Sítio dos Pijucas. Todo esforço vale a pena para garantir maior qualidade de vida aos filhos e a família.


22

CMYK

Osรณrio, 8 de marรงo de 2019


23 Osório, 8 de março de 2019

Adriana Sperandir Precisamos acreditar no nosso coração em todos os sentidos, soltar as amarras e ser verdadeiros com nós mesmos

Vitória Pimentel

O que significa o Dia Internacional da Mulher? É um dia de reconhecimento da importância da mulher em todos os setores da vida. Fato histórico que marcou a independência da mulher: A presença da mulher no mercado de trabalho mudou a forma como nos colocamos em sociedade, a partir desse momento, deixamos de ser dependentes dos homens. Conquista que mais deseja para as mulheres: Desejo que a mulher consiga alcançar a igualdade com os homens dentro do mercado de trabalho, que o menosprezo pela mulher e o preconceito acabem. Acredito que os homens sabem a importância da mulher, mas precisam ter ações que dignifiquem isso. Por fim, desejo ter o reconhecimento sem a necessidade de um dia especial. Como aliar trabalho e família: Acho que a jornada dupla na vida da mulher é cultural. Desde pequenas somos ensinadas e conseguimos nos desdobrar e conciliar os dois. Beleza e autoestima: Estamos vivendo um período em que questão de “me encontrar”, valorizar a autoestima e se amar está em alta. Acho isso incrível, pois venho de uma geração que não falava sobre isso - a mulher era ensinada a ficar em casa apenas cuidando dos filhos. A autoestima é sim importante e precisamos reservar um tempo para ela - é essencial ter autoconhecimento e nunca deixar se abater, pois temos a capacidade de olhar a dimensão do problema e tentar resolvê-lo. Ser mulher é: Divino! Amo ser mulher e acredito que o maior prazer de nossa vida é a maternidade. Gerar uma vida dentro de si e ser responsável por outro ser é uma sensação indescritível. Uma lição difícil que aprendeu: Um dos maiores desafios da vida são as relações humanas, elas desencadeiam tudo. Onde quer que você trabalhe ou conviva, precisa saber dominar e ter jogo de cintura - principalmente hoje, na situação atual do Brasil. Uma descoberta que quer compartilhar: Em uma troca de papéis, tenho aprendido muito com a minha filha de 20 anos sobre o autoconhecimento e sobre o papel da mulher em sua própria vida. É importante sim cuidar da família, mas sem se esquecer ou se apagar no processo. Fica aqui um conselho: Não podemos ter medo, pois ele nos trava de muita coisa. Creio que precisamos acreditar no nosso coração em todos os sentidos, soltar as amarras e ser verdadeiros com nós mesmos, sendo sempre nossa melhor versão.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Produtora cultural, cantora e assessora de cultura do município de Osório - Adriana Pacheco Sperandir é a personificação da versatilidade. Aos 43 anos, divide o dia a dia entre a carreira, os filhos Adrieli, Andrei e Amelie, e o marido Adriano Sperandir. Natural de Torres, deseja neste dia a igualdade de gênero e o apreço pelo papel da mulher na sociedade.


24 Osório, 8 de março de 2019

Jussi Kingeski É importante sempre se manter ativa na sociedade, buscando novos conhecimentos e cuidando da autoestima Vitória Pimentel

O que significa o Dia Internacional da Mulher? O Dia Internacional da Mulher é um dia especial para comemorarmos o que conquistamos até aqui e refletirmos sobre todos as barreiras e preconceitos que ainda temos que enfrentar, sempre com coragem e força.

FOTO: ANTÃO SAMPAIO

Jussinara Leffa Kingeski, natural do município de Osório, divide sua rotina entre o trabalho de empresária na Banca do Kingeski e sua família. Casada com Robson Kingeski desde os 19 anos, é mãe de Julia e Rafaela. No auge de seus 42 anos, destaca o papel da mulher na sociedade como personagem forte e multitarefas, buscando a perfeição em todos os âmbitos.

Fato histórico que marcou a independência da mulher: Considero o direito ao emprego um dos fatos mais importantes. Hoje, mulheres desempenham cargos que anteriormente eram atribuídos apenas aos homens. Conquista que mais deseja para as mulheres: Desejo que as mulheres conquistem cada dia mais o seu protagonismo no mercado de trabalho, que o respeito e a igualdade prevaleçam! Que sejamos reconhecidas também pelo importante papel no equilíbrio familiar e na construção de um mundo melhor. Como aliar trabalho e família: É preciso ter total dedicação na dupla jornada de trabalho. No final do dia, ao ver minha família unida, vejo que o esforço vale a pena. É complicado, mas amo! Beleza e autoestima: Adoro me cuidar. É sempre importante separar um momento da rotina para se cuidar e se sentir bem consigo mesma. Se eu pudesse, estava sempre de salto e no salão! A beleza da mulher é tudo.

Uma lição difícil que aprendeu: Como fui mãe nova, eu e meu marido amadurecemos juntos e aprendemos desde cedo o valor do trabalho e da dedicação. Com amor e companheirismo, construímos pouco a pouco tudo que temos hoje. Uma descoberta que quer compartilhar: A maternidade nos transforma. Quando você tem o primeiro filho, sente um tipo de amor que nem sabia que existia. Minhas filhas são tudo para mim! Fica aqui um conselho: É importante sempre se manter ativa na sociedade, buscando novos conhecimentos e cuidando da autoestima - que é tão importante para lidar com os problemas que surgem no dia a dia.

CMYK

Ser mulher é: Dividir o tempo entre os negócios, o estudo, a família e a si mesma nos 365 dias do ano.


25 Osório, 8 de março de 2019

Patrícia Helena Scheuermann Seja humilde sempre. Vitória Pimentel

O que significa o Dia Internacional da Mulher? Um dia de empoderamento. Este dia simboliza todas as conquistas das mulheres até agora, do quanto crescemos como profissionais e na vida pessoal. Fato histórico que marcou a independência da mulher: Acredito que a inserção da mulher no mercado marcou a sua independência financeira. Conquista que mais deseja para as mulheres: Igualdade dentro do setor profissional. Como aliar trabalho e família: Creio que ter um parceiro ideal, que te apoia, caminha junto contigo e divide deveres e direitos é essencial para uma jornada tranquila e feliz. Beleza e autoestima: Por trabalhar há 18 anos dentro de concessionária, tenho um estilo mais “neutro”. Percebo que entre as mulheres há sempre uma questão de vaidade, então deixo claro que aqui quem merece o destaque é o cliente. Deixo os momentos de vaidade para o final de semana, quando posso fazer uma maquiagem diferente e cuidar da beleza. Ser mulher é: Ser autêntica. Uma lição difícil que aprendeu: Aprendi que precisamos entender as pessoas e como elas gostam de ser tratadas para que os resultados dentro da empresa sejam positivos. Acredito que um ambiente feliz traz resultados melhores. Uma descoberta que quer compartilhar: Trabalhar as pessoas dá um resultado muito melhor - e maior - do que trabalhar números. Às vezes os gestores esquecem que existem pessoas por trás das metas, e essas pessoas querem ser ouvidas e entendidas para que o ambiente de trabalho seja harmonioso e com resultados satisfatórios e crescentes, buscando sempre superar as metas estabelecidas. Fica aqui um conselho: Seja humilde sempre!

FOTO: ANTÃO SAMPAIO

Patrícia Helena Scheuermann é a demonstração clara da chegada das mulheres aos cargos de poder - aos 43 anos, é a gerente de unidade da Hyundai de Osório. Casada com Igor Henrique Kollet, é mãe de Nicolas.


26 Osório, 8 de março de 2019

Zilda Mansan Linhares Nunca desista dos seus sonhos, tudo é possível! Vitória Pimentel

FOTO: ANTÃO SAMPAIO

O alto astral e simpatia de Zilda Mansan Linhares são características que empolgam todos a sua volta. Aos 63 anos, a empresária, exprofessora e dançarina tem uma rotina de dar inveja para muitos jovens: além de dançar e fazer exercícios físicos de segunda a sexta-feira, é babá do neto Gabriel, de 1 ano. O que significa o Dia Internacional da Mulher? É um dia de celebrar como as mulheres cresceram e conquistaram seu espaço. Hoje em dia, ninguém é obrigada a se casar, todas nós podemos, sozinhas, conquistar o que almejamos. Fato histórico que marcou a independência da mulher: Acho que o alcance de profissões de destaque foram um grande marco em nossas conquistas. Hoje, nós exercemos cargos que antes eram predominantemente dos homens. Conquista que mais deseja para as mulheres: Sonho com o dia em que as mulheres não sejam mais submissas nos relacionamentos. Apesar da proteção judicial, muitas mulheres ficam presas em relacionamentos abusivos e violentos.

Beleza e autoestima: Não abro mão de investir na beleza. Sempre que posso, vou ao salão me cuidar. Ser mulher é: Ser tudo! Mãe, esposa e profissional - sem perder o ritmo! Uma lição difícil que aprendeu: Aprendi que devemos aproveitar a maior parte de nosso tempo com a família. Bens materiais e dinheiro se vão, mas as memórias e o afeto que construímos juntos, ficam. Uma descoberta que quer compartilhar: Nunca desista de seus sonhos, tudo é possível, basta ter fé! Fica aqui um conselho: Viva mais para a família.

CMYK

Como aliar trabalho e família: Quando era mais nova, trabalhava 40 horas por semana como professora - o que restringiu o tempo que passava com os meus filhos. Apesar disso, sempre separava um tempo para as brincadeiras com a família. Hoje, deixo o trabalho para os meus filhos e curto a infância do meu neto.


27 Osório, 8 de março de 2019

Mariana Ferri Com calma e coragem, tudo é possível

Vitória Pimentel

O que significa o Dia Internacional da Mulher? Este dia é muito importante para destacar o papel da mulher, que agora não é mais só dona de casa temos uma jornada de trabalho mais longa, dentro e fora de casa. É um dia de homenagem e prestígio. Fato histórico que marcou a independência da mulher: Acredito que a chegada da mulher no mercado de trabalho revolucionou seu lugar na sociedade. Conquista que mais deseja para as mulheres: Espero que todas as mulheres tenham a condição de investir em sua beleza e bem estar, coisas que acredito serem essenciais em um cenário onde trabalhamos e cuidamos muito dos filhos e da casa e acabamos esquecendo de nós mesmas. Como aliar trabalho e família: No meu ramo, acredito que estipular o horário de trabalho é necessário. Atualmente, com o uso do celular, acabamos trabalhando fora do expediente. Beleza e autoestima: A autoestima está muito relacionada com o cuidado pessoal. Ir ao salão e cuidar de si mesma levanta o astral e deixa a mulher se sentindo linda. Ser mulher é: Dar conta de todo o trabalho, cuidar de todo mundo e não esquecer de si mesma. Uma lição difícil que aprendeu: Nunca desistir frente aos problemas. Pode parecer impossível de resolver, mas com calma e coragem, tudo é possível. Uma descoberta que quer compartilhar: Com o João Lucas, descobri que a maternidade é a melhor coisa do mundo. Posso estar muito estressada e cansada do cotidiano, mas é só ver o sorriso dele que tudo desaparece. Fica aqui um conselho: Faça dos cuidados pessoais uma rotina.

FOTO: ANTÃO SAMPAIO

Trabalhando no ramo da beleza e estética há 11 anos, Mariana Ferri da Silva, de apenas 27 anos, divide o tempo entre sócia proprietária do Studio da Beleza, mãe do pequeno João Lucas e esposa de João Guilherme. Em uma sociedade que busca ganhos materiais, ela destaca a importância que a mulher deve dar ao cuidado pessoal e à autoestima.


28 Osório, 8 de março de 2019

Elaine Viganó Ferri Lute pelos seus sonhos! Tudo é possível

Vitória Pimentel

O que significa o Dia Internacional da Mulher? Um dia de homenagear todas as mulheres que batalham pelo que querem, que resolveram não ser dependentes financeiras e buscam seu espaço na sociedade.

FOTO: ANTÃO SAMPAIO

Mãe, avó e sócia proprietária de salão de beleza. Elaine Viganó Ferri, de 51 anos, comanda o Studio da Beleza ao lado de sua filha Mariana. Ela também é mãe de Murilo e avó do pequeno João Lucas. Natural de Osório, destaca a habilidade da mulher em conciliar os deveres da casa com o lado profissional.

Fato histórico que marcou a independência da mulher: Acredito que a criação da Lei Maria da Penha foi um marco importantíssimo. Apesar disso, a lei precisa de regulamentação e uma proteção maior às vítimas, que muitas vezes ainda sofrem com a violência doméstica após a denúncia. Conquista que mais deseja para as mulheres: Sonho com um mundo onde todas as mulheres possam se sentir seguras e protegidas, tanto na rua como dentro de suas próprias casas. Como aliar trabalho e família: É necessário ter cautela em relação aos filhos - o trabalho é importante, mas a família é o nosso maior bem. Não devemos esquecer nosso lado mãe, profissional e, principalmente, mulher.

Ser mulher é: Saber ter força para lidar com os problemas do dia a dia e ao mesmo tempo não perder a doçura e a delicadeza. Uma lição difícil que aprendeu: Fazendo negócios com minha filha, percebi que ela é mais corajosa para tentar coisas novas, enquanto eu sou mais receosa. Aprendi que não devemos nos prender ao medo - sair da zona de conforto pode nos trazer frutos muito bons. Uma descoberta que quer compartilhar: Devemos ter cuidado, pois nunca conhecemos realmente as pessoas que estão do nosso lado. Fica aqui um conselho: Lute pelos seus sonhos! Tudo é possível.

CMYK

Beleza e autoestima: É importante que a mulher não esqueça de si. Autocuidado é essencial para uma vida mais feliz e saudável.


29 Osório, 8 de março de 2019

Priscila Ferreira Saia da sua zona de conforto, descubra o que te motiva e seja uma pessoa mais leve Vitória Pimentel No auge de seus 42 anos, Priscila de Oliveira Ferreira se reinventou como profissional e pessoa. Com uma carreira de 13 anos no jornalismo, decidiu ser professora e voltar para Osório - cidade onde cresceu. Hoje é coach de bem-estar e tem seu próprio negócio, o Espaço Herbalife Nutrition - Buena Saúde. É casada com Fabian Muñoz e mãe de dois filhos - João Pedro e Antônia. O que significa o Dia Internacional da Mulher? Acho que todos os dias deveríamos pensar sobre a questão da mulher. As mulheres ainda sofrem muita discriminação e violência, além de serem desvalorizadas no mercado de trabalho apenas pelo seu sexo. Fato histórico que marcou a independência da mulher: O anticoncepcional marcou uma revolução, pois, até então, a mulher ainda estava sujeita a gravidez indesejada, fruto do sexo para reprodução. A partir desse momento a mulher passa a ser dona do seu corpo e decidir quando, e se, quer ter um filho. Conquista que mais deseja para as mulheres: Que tenhamos as mesmas oportunidades que os homens. É importante que sejamos reconhecidas nas nossas diferenças e que tenhamos os direitos equiparados. Como aliar trabalho e família: Isso tem muito a ver com as escolhas que fiz nos últimos anos. Hoje sou independente, não trabalho para ninguém. Esse é um dos motivos que me levou a mudar de vida buscando ter mais tempo com a família. Eu faço meu horário e consigo conciliar melhor trabalho e família. Beleza e autoestima: Hoje em dia, faço coisas que não fazia antes. Cuido da minha

alimentação e faço atividade física - até porque como trabalho com isso, preciso dar o exemplo e mostrar que é possível. Tornei esses cuidados um compromisso comigo mesma. Acordo 5h20 da manhã para fazer meditação, ler e estudar. Adotei o horário da manhã, mesmo não sendo uma pessoa matutina. Ser mulher é: Ser forte sem perder a feminilidade, a sua essência. Uma lição difícil que aprendeu: Ser demitida com a alegação de que eu tinha qualificação demais. Essa foi uma fase muito difícil, pois tive que me reinventar depois dos 40 anos. Se redescobrir em uma idade em que tu já deveria estar “profissionalmente encaminhada”. Esse período foi muito difícil porque tudo que havia planejado de repente tudo mudou. Com isso, tive que aprender a me reinventar e a sair da minha zona de conforto. Uma descoberta que quer compartilhar: Acredito que todos podem se reinventar, independe da idade e dos planos que não saíram exatamente como sonhados. Sair da zona de conforto nos permite conhecer novos horizontes e características nossas que nem sabíamos que tínhamos. Fica aqui um conselho: Hoje em dia tem muita gente infeliz, trabalhando num emprego que não gosta, com um salário que não gosta e colegas que não gosta só porque acha que é assim que tem ser. Na segunda-feira, a pessoa só está esperando o final de semana chegar. Vemos uma massa de pessoas que não sabem como fazer diferente, sair do roteiro. Saia da sua zona de conforto, descubra o que te motiva e seja uma pessoa mais leve.


30 Osório, 8 de março de 2019

Lourdes Helena Uma luta em busca de novos espaços, pois as mulheres que nos antecederam deixaram grandes conquistas para nós e isso não pode ser esquecido Lourdes Helena Ferreira Gularte é uma mulher guerreira que faz a diferença na área em que atua sempre disposta a ajudar. Aos 54 anos, ela é professora e Secretária de Educação de Osório. Casada com Darlei Gomes Gularte, ela é mãe de Andressa Ferreira Gularte e Henrique Ferreira Gularte. O que significa o Dia Internacional da Mulher? O Dia Internacional da Mulher tem um significado especial por renovar na memória de todos que há muito a se comemorar, mas, acima de tudo, há muito mais a se considerar que a luta da mulher é diária. Uma luta em busca de novos espaços, pois as mulheres que nos antecederam deixaram grandes conquistas para nós e isso não pode ser esquecido. `Às vezes me pego pensando o quanto essas mulheres passaram trabalho para garantir conquistas simples como votar, usar calças compridas, sermos votadas... Fato histórico que marcou a independência da mulher: Quanto a um fato histórico que marcou a independência da mulher eu acredito que várias foram as conquistas que fizeram a história ser diferente para as mulheres e homens e cada um desses momentos transformaram-se em fatos históricos. como exemplo, a mulher conquistou o direito de separar-se e ter e poder se divorciar, ter direito a trabalhar fora do lar com carteira assinada e ocupar postos de trabalho que eram tidos como de homem. A independência de qualquer pessoa passa pelo direito de escolha e, especialmente, pela independência financeira. Conquista que mais deseja para as mulheres: Conquista que eu mais desejo às mulheres é que sejam respeitadas por suas escolhas , por sua profissão e que não sejam discriminadas ou agredidas por essas escolhas, assim como desejo que a liberdade do ir e vir seja entendida pelos homens como uma conquista das mulheres e que isso não seja motivo de agressões e assédios, que muitas mulheres sofrem. Como aliar trabalho e família: A mulher enfrenta o que chamamos de dupla jornada de trabalho (casa e emprego) e eu sempre trabalhei e busquei atender minha família, com pouco tempo muitas vezes, mas o pouco tempo para a família eu sempre imprimi qualidade nele. Procuro ter momentos agradáveis,

viajar juntos e estar juntos nas refeições , quando dá é claro, assim como fazia com os filhos quando criança sempre tinha uma ida a sorveteria, pracinha, pizzaria e passeios de carro. Mas, fácil não é, pois temos que driblar o cansaço e o desgaste emocional que temos no dia a dia de nossas profissões. Beleza e autoestima: A mulher também sofre com a questão da beleza e autoestima, pois há uma exigência de que a mulher esteja bem e apresentável dentro do padrão de beleza e muitas vezes isso leva a mulher a exigir demais de si. Eu me considero vaidosa, gosto de me cuidar e minha autoestima, em geral, é elevada. Mas, com a correria do dia a dia e os compromissos que me tomam muito tempo, as vezes não consigo ter um cuidado maior do quesito beleza. No entanto, como a mulher tem que ser dinâmica, me organizo e driblo a falta de tempo. Ser mulher é: Ser mulher é ser capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo e não perder a leveza de resolver os problemas seus e da família com maestria. Ser mulher é saber o seu lugar na família, na sociedade e ter a consciência de que nada disso aconteceu de graça, que tiveram muitas mulheres que travaram batalhas para termos o que temos hoje e, com isso, o compromisso das mulheres só aumenta em fazer o seu melhor e exigir respeito por tudo que uma mulher representa. Uma lição difícil que aprendeu: Por tudo que já vivi, posso dizer que ocupar um cargo de destaque, numa sociedade que acredita mais na atuação masculina que a feminina é um desafio diário. Nós mulheres não nos permitimos errar. Nos cobramos muito e acredito que assim passamos a agir mais com o raciocínio lógico e menos com a emoção para evitar vacilos e fazer a diferença. Uma descoberta que quer compartilhar: Sou uma brigona pela causa feminista, pois creio que mulher e homem se completam. Não concordo com o ditado: “ Atrás de um grande homem tem uma grande mulher”. O correto, para mim é : “Atuando juntos, homem e mulher, se tornam grandes e melhores.”

CMYK

Antão Sampaio

Fica aqui um conselho: Mulheres, não deixem que digam que vocês não possam fazer algo ou que sejam incapazes. Exijam respeito em tudo que fizerem ou disserem. Nada se conquista se não tivermos claro que somos muito importantes. Afinal, Deus nos deu a oportunidade de não sermos sozinhas, pois fomos escolhidas para trazer mais pessoas para habitar o nosso Planeta. então, somos mais que especiais, somos essenciais.


31 Osório, 8 de março de 2019

Cida Santos

Tenho poder de transformar vidas Anelize Sampaio Maria Aparecida Santos Moreira da Silva, mais conhecida como Cida Santos, é professora de educação física e proprietária do Spaço Cida Santos, onde realiza aulas funcionais e de dança sempre trazendo novidades. Com personalidade forte e um coração de ouro, ela consegue vencer os obstáculos diariamente realizando um trabalho de desenvolvimento das alunas com muita união e amizade. Aos 35 anos, Cida é casada com Tiago Nunes Martins e é mãe do Yuri Santos Martins de 18 anos. O que significa o Dia Internacional da Mulher? Deve ser visto como mobilização para conquista de direitos. Além disso, me sinto poderosa ao trabalhar com as mulheres, pois é gratificante. Trabalhar com a autoestima delas e ver meu trabalho refletindo na mulher que elas vão construindo dia a dia, ali dentro do Spaço Cida Santos, é algo que me realiza como profissional e principalmente mulher.Eu consigo me colocar no lugar delas a cada dificuldade. Sei quanto é difícil trabalhar, cuidar da casa, da família e ainda dedicar um tempo para estar ali comigo cuidando da sua saúde física e mental. Valorizo muito cada uma porque sei que se estão ali com todos esses obstáculos muitas vezes impedindo delas estarem nas aulas é porque eu e minhas aulas fazem muito bem para elas. Não existe satisfação melhor para uma professora, saber que uma aluna ama estar na tua aula . Fato histórico que marcou a independência da mulher: O direito do voto Conquista que mais deseja para as mulheres: Igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Como aliar trabalho e família: Bom. É uma tarefa bem difícil, porém não impossível. É preciso organização de tempo. Mas digo a todas as mulheres, nós conseguimos sim fazer tudo que queremos se esse for nosso objetivo, porque mulher tem o dom de ser várias em apenas uma mulher. Beleza e autoestima: É tudo na vida de uma mulher. Se você está bem consigo mesma, se sentindo bonita, tudo na sua volta é visto de uma forma diferente. Você fica mais leve, feliz e isso contagia as pessoas. É ser poderosa.

Ser mulher é:

Uma lição difícil que aprendeu: Aprendi que por ser mulher eu sempre terei um mundo sobre minhas costas e que muita gente depende de mim. Eu não posso fraquejar, tenho que me manter forte. Uma descoberta que quer compartilhar: Ser mãe foi a melhor descoberta que tive como mulher. Minha maior realização. Fica aqui um conselho: Aconselho que você mulher lute por seus sonhos, a vida nem sempre será como desejamos, mas está nas nossas mãos o poder da mudança. Não desanime, nunca desista, persista. Você consegue!


8

de março

DIA INTERNACIONAL

da mulher

MULHERES SÃO SÍMBOLOS

RESPEITO, AMOR E DEDICAÇÃO!

CMYK

DE DETERMINAÇÃO E FORÇA, POR ISSO, MERECEM

Profile for Jornal Bons Ventos

Caderno especial do Dia Internacional da Mulher  

Edição 08/03

Caderno especial do Dia Internacional da Mulher  

Edição 08/03

Advertisement