Page 1

Conselheiros Tutelares tomam posse na Câmara de Vereadores de Osório Ano XII - Edição 640 - Osório, 16 de janeiro de 2020

Banca:

R$ 2,50

Os eleitos atuarão entre 2020 e 2024, com a missão de trabalhar em prol do Estatuto da Criança e do Adolescente, assegurando os direitos do grupo investimento na educação” disse, puxando o coro de “Viva!” aos eleitos. Nesse sentido, a Juíza da Vara da Infância e Juventude, Doutora Conceição, destacou o papel de colaboração dos poderes com o Conselho Tutelar: “Não se pode esquecer da importância do Conselho Tutelar. A partir de hoje, eles são autoridades que trabalham em benefício da sociedade” declarou. Na suplência, ou seja, aqueles que assumem o cargo em caso de desistência, estão: Edison Lima, Paula Coutinho, Gildomar (Mamalo), Suelen Gomes e Malu Gomes. Os eleitos assumem o compromisso de trabalhar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, assegurado pelo ECA Estatuto da Criança e do Adolescente. Os cinco estarão no cargo até 2024.

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS

Fabiana Osório Kurtz Meu compromisso é garantir os direitos da criança e adolescente, trabalhando com princípios e valores para reforçar a base familiar. Agradeço a todos que contribuíram nesta minha jornada e quem depositou o seu voto e confiança para zelarmos pelo cumprimento dos direitos infância e adolescência.

Edilson Della Nina Gostaria de agradecer a Deus, a família e em especial aos amigos que me acompanharam nessa caminhada vitoriosa, assumindo compromisso com sociedade de exercer um bom trabalho em defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes, meu muito obrigado.

Fernando de Jesus Agradeço a minha família e a comunidade de Osório por me proporcionar a missão de representar a sociedade na proteção e na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Nosso grupo irá aconselhar e atender os pais ou responsáveis e aplicar as medidas necessárias, com objetivo de fortalecer o ambiente da família e eliminar situações que possam ser de risco para os menores.

CMYK

Nesta sexta-feira (10/1), os cinco Conselheiros Tutelares eleitos tomaram posse na Câmara de Vereadores de Osório. A votação, que aconteceu no dia 6 de outubro, teve o seguinte resultado: Fabiana Osório Kurtz (Bia - 689 votos), Edilson Della Nina (565 votos), Juscerlena Gomes da Silva (Lena - 524 votos), Fernando Jesus (Fernando Palmital - 522 votos) e Déborah Pires (413 votos). Na ocasião, o VicePrefeito de Osório, Eduardo Renda, parabenizou os eleitos e lembrou de seu compromisso com a sociedade: “Vocês foram eleitos para uma missão, é muito mais que um trabalho. Em qualquer horário, vocês terão que prestar apoio para uma família desestruturadas. Por isso, como autoridade, lutarei sempre por mais


2 Osório, 16 de janeiro de 2020

SAÚDE BUCAL

DOM JAIME PEDRO KOHL domjaimep@terra.com.br

Eis o cordeiro de Deus

No domingo passado meditamos sobre o batismo de Jesus e o nosso a partir de Mt 3,13-17. Hoje, temos o testemunho que João Batista nos dá sobre Jesus, depois da sua experiência conforme Jo 1,29-34. Aquele que participara do batismo de Jesus podia testemunhar: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. E ainda: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba, do céu e permanecer sobre ele... Eu vi e dou testemunho: este é o Filho de Deus”. O início da atividade pública de Jesus é marcado fortemente pela presença de João Batista, o precursor, aquele que devia preparar a chegada do Messias. Iluminado pelo Espírito, interpretando os sinais e promessas que tivera podia apresentar Jesus como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e que ele é o Filho de Deus. Esse testemunho é de extrema importância para compreender a vida e a missão de Jesus. E, não menos, as consequências para história da humanidade. Na época o cordeiro era o animal sacrificado a Deus para que os pecados fossem perdoados. Agora, o cordeiro é o próprio Filho de Deus. Paulo vai dizer: “Aquele que não tinha pecado se fez pecado para nossa salvação”. De fato, Jesus é aquele que nos tira de uma história de pecado, condenação e morte ao revelar que Deus é bondade e graça, que seu amor consiste em servir e doar a própria vida para a nossa salvação. Bom lembrar que Jesus, no monte Calvário, entregou o espírito, aproximadamente, às 3 horas da tarde, momento em que no templo de Jerusalém eram imolados os cordeiros para a celebração Páscoa hebraica. Olhando ao testemunho de João temos muito a aprender: primeiro que nós não conhecemos Jesus suficientemente; que precisamos abrir-nos ao Espírito para possibilitar a Deus agir em nós e, por meio de nós, continue a se manifestar ao mundo como amor que não tem fim; com nossa palavra e vida indicar aos homens que andam nas trevas Àquele que veio trazer luz e vida ao mundo. Jesus é o verdadeiro cordeiro que tira o pecado do mundo e nos envia como cordeiros para o meio de lobos, não para que nos tornemos lobos, mas para que continuemos a testemunhar que o mal se vence com o bem, o ódio com o amor e com a doação da própria vida. Gratos a Deus, com o salmista, declaremos a Deus a nossa disposição em cooperar na obra da redenção de seu Filho, dizendo: “Eis que venho, Senhor, com prazer faço a vossa vontade”.

Bárbara Pereira da Luz (Cirurgiã dentista/CRO 23123)

QUAL É O PODER DE UM SORRISO NA VIDA PESSOAL? Na opinião do profissional, sorrir é um gesto simples e tem um impacto positivo na vivência das pessoas. Vida agitada e a rotina desgastante muitas vezes faz as pessoas se fecharem e transformam o sorriso em algo esporádico - porém necessário. Por isso, abrir um sorriso consegue causar empatia e demonstrar receptividade. Além disso, destaco que pesquisas já apontaram que quando você sorri, são liberados os hormônios de serotonina e endorfina, responsáveis por gerar sensação de prazer e bem-estar. E ainda, eles são capazes de ativar o sistema imunológico, que aumenta seu grau de disposição. UM SORRISO SAUDÁVEL ESTÁ ALÉM DA ESTÉTICA A estética não é único fator levado em consideração para um sorriso saudável. De nada adianta ter dentes claros, alinhados e bonitos se a função deles não estiver balanceada, se não houver uma perfeite engrenagem entre as arcadas dentárias. Para ajudar nessa tarefa de ter um sorriso saudável, ir ao dentista regularmente possui um papel fundamental. Orienta-se para que o paciente não busque apenas a estética, mas se preocupe com a saúde como um todo. VEJA DICAS DE CUIDADOS PARA ALCANÇAR UM SORRISO IDEAL! A principal recomendação é manter consultas ao dentista a cada 6 meses, pelo menos. Escovar os dentes a cada refeição, fazer uso de fio dental e todos os demais produtos que levam a uma higienização efetiva. Além disso, é importante ficar atento a alimentação e optar por produtos mais saudáveis e uma dieta equilibrada, livre de açúcares causadores de cáries. Lembramos também que os pacientes devem evitar ingerirem em excesso substâncias que possam manchar os dentes, como os alimentos ricos em corantes. Gostou desta coluna? Então entre em contato e saiba mais sobre os procedimentos odontológicos e estéticos disponíveis no Consultório Espaço Odonto! Até a próxima pessoal! Até a próxima.

Para refletir: - Como é minha relação com Jesus? Reconheço nele o Filho de Deus que o Pai enviou para minha salvação? - Consigo indicá-lo às pessoas como resposta para os seus problemas, preocupações e angustias? - João Batista dá testemunho do que viu e ouviu. E eu dou testemunho de minha fé?

Textos bíblicos: Is 49, 3.5-6; Jo 1, 29-34; Sl 39(40).

Dra. Bárbara Pereira da Luz CRO-RS 23123 Proprietária e atende no Consultório Espaço Odonto - Osório End. Rua Joao Sarmento n. 987 – Sala 01 Fone – 36632663 | 997966970 (Cel e Whatsaap)

MARIA BASILISA IBÁÑEZ SOLAZ DA SILVA (APODO MARISA) PEDAGOGA, PROFESSORA DE FILOSOFIA, PSICOLOGIA, DIDÁTICA E L ÍNGUA E SPANHOLA . INSPETORA DE E NSINO 1º E 2º GRAUS APROVADA EM C ONCURSO P ÚBLICO. ESPECIALISTA EM E DUCAÇÃO -R EGISTRO NO MEC. E SCRITORA E P OETISA .

Empezando...

Un nuevo año empieza, tengamos mucha salud, felicidad y tolerancia, para soportar las agruras que se presenten en nuestro cuotidiano. Año de elecciones, si no puedes hacer el bien no hagas mal a tu prójimo, el tiempo pasa rápido y todo lo que sube un día baja. No te olvides la vida se marchita a los pocos así como una bella flor al envejecer. Aprovecha los ratos que la vida te ofrece, y aprende que el bien siempre vence. Adiós. Hasta la semana que viene.

Editorial Lixo nas praias

Quando chega o verão, nós nos sentimos atraídos pelo mar. Multidões se reúnem nas praias buscando um contato com as ondas do mar que nos proporcionam prazer e descanso. Porém, o caminhar do ser humano deixa sua trilha fatal nas areias da praia. Milhões de sacolas de nylon e plásticos de todo o tipo são largados na costa, e o vento e as marés se encarregam de arrastá-los para o mar. Uma bolsa de nylon pode navegar várias dezenas de anos sem se degradar. As tartarugas marinhas confundem-nas com as medusas e as comem, afogandose na tentativa de engoli-las. Milhares de golfinhos também se confundem e morrem afogados. Eles não têm capacidade para reconhecer os lixos dos humanos. Simplesmente se confundem, até porque, “tudo o que flutua no mar se come”. A tampa plástica de uma garrafa, de maior consistência do que a sacola plástica, pode permanecer inalterada, navegando nas águas do mar, por mais de um século. Na próxima vez em que você for à sua praia preferida, talvez encontre na areia lixo que outra pessoa ali deixou. Não foi lixo deixado por Você, porém, é sua praia, é o seu mar, é o seu mundo e você deve fazer algo por eles.

Expediente O jornal que faz a diferença

www.jornalbonsventos.com.br jbonsventos@gmail.com CNPJ 06.071.836/0001-63 Rua Mario Santo Dani, 921 Centro - Osório/RS Fone: 3663.9511 Jornalista responsável: Antão Sampaio RMT 5514 Edição: Anelize Sampaio Diagramação e arte: Gregory Santos Administrativo: Laurine Sampaio Impressão: Soller Indústria Gráfica Assinatura Anual - R$ 200,00 Oficio de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Livro B-1, fls. 03 a 04, sob n° 9, em 25/4/2007


3 Osório, 16 de janeiro de 2020

Menos letras e mais gravuras

Dr. Sander Fridman

Neuropsiquiatria, psicanálise cognitivista, psiquiatria forense

Neuropsiquiatria - o que é? Como psiquiatra, participei de cursos e treinamentos em Neuropsicologia, Bateria Neuropsicológica de HalsteadReitan, Hipnose Clássica e Moderna, Medicina e Psiquiatria Ortomolecular, Sexologia, além de psicoterapias breves Analíticas e Cognitivistas – todos relevantes para a prática neuropsiquiátrica e psiquiátrico-hospitalar. Por 8 anos acompanhei um grande serviço de neurologia e neurocirurgia, atendendo pacientes com problemas, ao mesmo tempo, psiquiátricos, neurológicos, neurocirúrgicos, e/ou médicos gerais. Ensinei sobre isso alunos de psicologia e residentes de neurologia e neurocirurgia. O CFM não reconhece; os franceses e simpatizantes, a equivalem à psiquiatria. Nos EUA, a Neuropsiquiatria nasceu em livros-textos e associações profissionais, interessada

na psiquiatria geral, mas, principalmente, nos usos da Psicometria, Neuropsicologia, Neurociências, nas doenças e desequilíbrios físicos que afetam o cérebro e produzem sintomas semelhantes, e nas habilidades e critérios para o diagnóstico e tratamento destes sofrimentos. Incluem-se, por demanda, os sintomas que parecem ter causa neurológica e/ou física, mas são na verdade de causa emocional. Aproxima-se e se confunde com a Psiquiatria Orgânica, Biológica, de Ligação (interconsulta, ou hospitalar), integrativa, cada qual com suas ênfases, particularidades e cardápio próprio de explicações, intervenções e eficácia. Dr. Sander Fridman psiquiatra pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pelo MEC, Mestre e Doutor em Psiquiatria pela UFRJ, Especialista em Psiquiatria Forense pela Conselho Federal de Medicina

INFORME PUBLICITÁRIO

Vereadora Belinha parabeniza os cortadores de cana-de-açúcar

Hoje comemoramos o Dia dos Cortadores de Cana-deaçúcar, quero parabenizar esses cortadores que são dignos desta homenagem. Apesar de todas as tecnologias que hoje existe para colher a cana, muitos de nossos plantadores de canade- açúcar na atualidade ainda fazem á colheita á mão. Trabalho este realizado muitas vezes nos canaviais por os familiares, para que chegue até os engenhos a cana para produzir a cachaça e o açúcar mascavo. Temos que valorizar estes profissionais que de sol a sol fazem a diferença na mesa do brasileiro e muitas vezes são esquecidos. Mais uma vez parabenizo e que continuem fazendo este trabalho, pois através de vocês a nossa mesa do

café da manhã é completa de maravilhas que passam pelas mãos desses profissionais.

CMYK

São poucas as linhas que publico semanalmente em forma de crônica. Vinte e cinco linhas no Word, no máximo. Na maioria das vezes é menos que isso. Então, é minúsculo o texto. Dependendo do assunto abordado é necessário o maior dos exercícios de síntese. Por vezes, essa necessidade em ser sucinto resulta claramente na opção por um corte radical. O ponto final chega antes da hora. A impressão é de que o texto precisava de outra frase, de algumas outras palavras a mais para fazer sentido. O leitor atento percebe o final apressado. O desatento… Bem, o desatento não é afetado por este tipo de coisa. Tamanho é documento – No entanto, há leitores que acham a coluna grande demais. Muitas linhas, muitas palavras. Isso assusta quem não tem o hábito da leitura. Afasta, especialmente, quem não é familiarizado com a construção do pensamento em forma de texto. Letra demais cansa. O indivíduo começa a ler a primeira frase e daqui a pouco já esqueceu e vai se perdendo como turista que não conhece a cidade e fica dando voltas para retornar ao hotel que, ao que parece, ousa mudar de lugar. Por isso, a opção por fracionar o texto colocando-se subtítulos. O cérebro é enganado por essa estratégia. A moda é ser pequeno - Com o advento das redes sociais, onde conta mais a foto na frente da estátua do que a história em si, alguns amigos mais atentos precisam de desculpas para postar um texto um pouco mais consistente. Lá vem textão escrevem cheios de medo de não serem lidos e de chatear quem está por ali perdendo tempo na visualização de amenidades e de notícias francamente falsas. A norma é ser criativo ao máximo em duas, três, quatro ou, vá lá, cinco frases. Mais gravuras, menos letras – O mandatário maior da pátria é francamente partidário de livros com menos palavras e mais gravuras. Homem de poucas letras se perde quando o texto é grande. Seu cérebro não foi treinado para esta tarefa tão árdua, tão difícil e penosa que é juntar as letras, como se unem legos, e formar ideias e, depois, contextualizar tudo isso. E não é só ele: muitos de seus ministros são especialistas em lançar pérolas diariamente nas redes sociais com erros grosseiros e interpretações da realidade no mínimo estranhas para quem ocupa altos cargos. Muito antes pelo contrário – Não quero dizer que um texto claro e limpo tenha que ser cansativo, monótono, enorme. Não. Há pequenos escritos que guardam enorme valor. Porém, a preguiça não deve pautar a política educacional. Reduzir o número de palavras para tornar o livro mais atrativo é, no mínimo, um equívoco. Porém, até isso encontra um sem número de defensores que formam a tropa de choque, o exército miliciano sempre pronto a livrar a cara da chefia, mesmo que ela tropece na sua ignorância e confesse em rede nacional a sua dificuldade em ler o intrincado contexto da realidade nacional. Dos males o menor – Apesar das polêmicas, tropeços, tuitadas desastradas e sandices, a vida nacional segue. As empresas atuam, os trabalhadores (aqueles que conseguem emprego) continuam contribuindo para a formação do bolo, os políticos discursam contra e a favor, mesmo que isso não faça muito sentido muitas vezes. O país parece ser muito maior do que isso tudo. Resistiu a tanta coisa até agora que, talvez, não sejam as patetices governamentais de ontem e de hoje que vão abalar sua saúde. Os milhões de desempregados que buscam alternativas para ter o que comer e pagar a conta da água e da luz foram guindados à categoria de empreendedores. A luz – Achei que era fake news. Até torci para que fosse. Qual nada. Contam que o governo quer criar um incentivo para reduzir os gastos em energia pelas igrejas. A ministra Damares, por sua vez, estaria preparando uma campanha para incentivar a abstinência sexual. Resolvem-se desta forma os problemas nacionais. Talvez haja sabedoria demais nesta gente e nós não estejamos sabendo ler.


4

Osório, 16 de janeiro de 2020

Bragé e Grassi Casa de Carnes

Grelhados - Espetinhos - Carne Assada - Buffet de Carnes - Buffet de Saladas - Sorvetes

ESTAMOS TRABALHANDO SEMPRE PARA MELHOR SERVIR.

FAÇA SUA ENCOMENDA PELOS FONES: 3663.6603 e 3663.6436

Cartões:

Rua Santos Dumont, 565 Em frente à Praça das Carretas - Osório/RS


5

Osório, 16 de janeiro de 2020

Coluna da Morgana

Morgana Dalpiaz Sócia Admnistrativa do Supermercado Nostra Casa

CIRCUITO TRILHAS E MONTANHAS MAQUINÉ 2020 No último sábado (11/01) ocorreu a Primeira Etapa Circuito Trilhas e Montanhas 2020 em Maquiné que contou com 550 corredores e 60 pessoas na caminhada, atletas de todo estado do Rio Grande do Sul, alguns de Santa Catarina e também do nosso país vizinho, do Uruguai. Unindo mata, morro, rio com água de excelente qualidade pra banho e esportes todo mundo só tem a ganhar. E com isso aumentar a circulação de pessoas conscientes e civilizadas na cidade, movimentar a economia e divulgar o nome de Maquiné da melhor maneira possível. Investir no esporte é investir na saúde pública, quanto mais pessoas nas ruas caminhando, correndo, se exercitando, menos pessoas nas filas dos postos de saúde, menos remédios. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo é considerado o quarto maior fator de risco de mortes no mundo. Praticar esportes, seja de baixo ou de

alto impacto, é fundamental para o corpo e para a mente. Além de prevenir as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) ligadas ao excesso de peso, como a hipertensão e o diabetes; as cardiovasculares e alguns tipos de cânceres, o exercício regular desencadeia uma série de efeitos benéficos ao corpo. Além disso, caminhada, lutas e outras modalidades esportivas melhoram o condicionamento físico, auxiliam o controle de peso, alivia o estresse, melhora a qualidade do sono, entre outros benefícios que podem ser observados. Eventos de corrida como esse que ocorreu aqui em Maquiné no último sábado (11/01) devem acontecer muito mais vezes, pois estimula que mais pessoas iniciem uma prática esportiva. Importante salientar que a orientação de um educador físico é importante e temos aqui em Maquiné opções para que possamos ir atrás. O Supermercado Nostra Casa, Anderson Staudt, Mano’s Bar, a Maria e o Pelé que gentilmente disponibilizaram sua solidariedade no sábado e outras

As ofertas mais quentes da estação estão na

pessoas, moradores, comerciantes que indiretamente apoiaram e auxiliaram são os responsáveis por possibilitar que se realizasse a Etapa Maquiné do Circuito Trilhas e Montanhas 2020. Embora tenha havido um contratempo inesperado durante a tarde de sábado, acredito que a grandeza do evento e o clima de alegria sempre presente nas etapas do CTM (Circuito Trilhas e Montanhas) puderam se sobressair para que levassem uma ótima impressão desse dia, nossa cidade ainda precisa de algumas adequações para entrar no mundo turístico, mas com certeza todos vocês são bem vindos aqui. Fui procurada por outras pessoas aqui da nossa cidade que ofereceram ajuda e auxiliaram no dia para que tudo saísse da melhor maneira possível e já se disponibilizaram para as próximas provas. Muito obrigada à L&E Eventos e à todos corredores que vieram até Maquiné prestigiar essa etapa do circuito, saibam que ficamos muito felizes em recebê-los aqui e que são sempre bem-vindos a retornar! Até ano que vem, no CTM 2021!

HB20 Sense Nova Geração Entrada: R$ 17.990

36X R$ 493

R$ 55.390

CMYK

+ parcela residual

HB20S Vision Nova Geração Versões a partir de

HMB | CarHouse No trânsito, dê sentido à vida.

CarHouse Osório

Ângelo Gabriel Boff Guasselli, 2052 - (51) 3095.9494

Hyundai HB20 Sense 1.0 (OCN S005) de R$46.490,00 por R$44.490,00 ano de fabricação/modelo 2019/2020, preço com pintura sólida e frete incluso. Contratos de financiamento na modalidade CDC firmados com a Banco Hyundai, Financiamento e Investimento S.A.através do plano COMPRA CERTA, entrada (R$17.990,00) e saldo em 36 parcelas mensais fixas e sucessivas no valor de R$493,61 e uma parcela no final do plano no valor de R$17.769,96, com taxa de juros para o financiamento de 0,79 % a.m. e 9,90% a.a. e preço total do veículo com os encargos é de R$ 53.538,92, 30 dias de carência para pagamento da 1ª parcela a contar da emissão da Cédula de Credito Bancário. IOF e Tarifa de Cadastro financiados e inclusos no valor das parcelas. – Custo Efetivo Total, que será informado ao cliente antes da contratação. O CET - Custo Efetivo Total irá variar de acordo com os valores, prazos e demais condições escolhidas pelo cliente e será informado ao cliente antes da contratação. Para efetivar a recompra do veículo Hyundai HB20 ou Hyundai Creta seminovo por quantia equivalente a 80% do valor da Tabela FIPE conforme o Programa Compra Certa Hyundai, devem ser atendidos os critérios de avaliação determinados no Manual de Recompra Garantida, disponibilizado no website da montadora www.hyundai.com.br. As condições da recompra do veículo seminovo e a aquisição de um Hyundai 0 km pelo Programa Compra Certa Hyundai são estabelecidas por meio de negociação feita exclusivamente entre a concessionária HMB. Não estão incluídos os preços de acessórios, documentação, manutenção ou qualquer outro produto. Hyundai HB20S Vision 1.0L com transmissão mecânica, ano de fabricação/modelo 2019/2020, preço à vista: R$ 55.390,00 com pintura sólida e frete incluso. Oferta válida de 01/02/2020 à 31/01/2020 ou enquanto durarem os estoques.


6

Osório, 16 de janeiro de 2020

Fabrine Anjos de Souza O Grande Eco Mudanças sempre causam um agito. Mesmo que para melhor, elas inquietam. Mas têm horas em que mudar é inevitável. Talvez não mudar necessariamente, mas assumir o que se é e deixar ir o que não te serve mais. A gente vai mudando aos poucos, pequenos fragmentos nossos se alteram de forma lenta e gradual, até que chega um momento em que assumir essas alterações se torna obrigatório, porque já não somos mais os mesmos. Nossa feição não condiz com nosso olhar, nos tornamos um blefe. Impreterivelmente é preciso decidir trocar as vestes ou costurar em si essa túnica puída e obsoleta que há tanto tempo usamos. Por um bom tempo teci minha nova veste. Não sei se é melhor ou pior do que a antiga, mas com certeza é mais confortável. Com o tempo a gente vai aprendendo que o que mais importa não é a beleza, mas a leveza. Nada mais me aperta, oprime ou constrange. Isso é essencial para a felicidade. Nada de agradar aos outros, carregar a responsabilidade da alegria ou tristeza de alguém. Cada um que assuma seus ais. Sempre levei mais felicidade em campos férteis do que naqueles áridos em que nunca vingou qualquer coisa que eu plantei... o que não se confunde com frieza perante aos infelizes... acontece que a felicidade nunca vem de fora. Se você duvida disso, desejo que descubra o quanto antes, porque mais cedo ou mais tarde, vais aprender. Não é megalomania, mas as pessoas precisam se bastar. A infelicidade vem justamente em querer buscar em outro o que lhe falta. Mas ninguém pode suprir o vazio que carregas na alma. Todos temos um vazio na alma. Uns mais, outros menos. Carências, traumas, excesso de amor, falta de amor. Em cada extremo nosso há um vazio latente. Sempre fugi dos meus vazios. Nietzsche dizia que quando a gente olha muito tempo para o abismo, ele também olha pra gente. Meu abismo era meu vazio. Quando resolvi olhar para ele ou o enfrentava ou me sucumbia. Não há redenção em superá-lo. É obrigação de cada um. A nossa maior briga não é com Deus, com pai, namorado, chefe ou qualquer bode expiatório em que personificamos nossa raiva ou angústia. O maior inimigo sempre somos nós mesmos. Fazer as pazes consigo mesmo, eis o verdadeiro milagre. “Conhece-te a ti mesmo. E conhecerás o universo e os deuses.”

Natália Trelles de Aguiar

fabrineanjos@gmail.com http://ostracismovoluntario.blogspot.com/?m=1

Marcia Girardi Psicóloga

Sulprinter

www.mentoriadepais.com (51) 995951500

Cartuchos novos Recarga de cartuchos Consertos de Impressoras Rua Bento Gonçalves, 761 Fone: (51) 3663-2868


Osório, 16 de janeiro de 2020

Luisa,

7

caputi@terra.com.br (51) 99974.9975

CMYK

Foi realizado no último dia 7/12/19 o 2º Pedal nas Alturas na rampa de asa delta no morro da Borússia. Evento promovida pela academia Espaço Personal, com intuito de divulgar a modalidade do spinning (ciclismo indoor) para a comunidade e ao mesmo tempo mostras as belezas naturais da cidade de Osório. O evento mais uma vez foi um sucesso, onde 68 pessoas pedalaram e mais de 150 pessoas envolvidas. Tal evento, só acontece graças aos patrocinadores e grande parceiros da academia. São eles: Fiat Juvesa, Feira dos Retalhos, Har Textil Camisetaria, Doces Maquiné, Vidraçaria Saraiva, On site Tecnologia, Oz Burguer, Buenas Comunicações, UniExpress, Vesty Uniformes e apoio da Prefeitura Municipal de Osório.

2º Pedal nas Alturas


8

Osório, 16 de janeiro de 2020

Receitas de Verão FONTE: DESTEMPERADOS.CLICRBS.COM.BR

REFRESCANTE

CALMANTE

Ingredientes: 42 xícaras (chá) de abacaxi picado 43 xícaras (chá) de melão picado 416 folhas de hortelã 4400ml de água 4Adoçante a gosto

Ingredientes: 43 xícaras (chá) de abacaxi picado 44 xícaras (chá de melão picado 4230ml de suco concentrado de maracujá 4600ml de água 4Adoçante a gosto

Preparo: 4Higienize, descasque e pique o abacaxi e o melão. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata bem e coe se desejar. Sirva gelado.

Preparo: 4 Higienize, descasque e pique o abacaxi e o melão. Coloque no liquidificador com os demais ingredientes. Bata bem. Sirva gelado.

Preparo: 4Fatie a melancia e retire a casca, obtendo sua polpa. 4 Coloque-a no liquidificar com os demais ingredientes. Bata bem e sirva gelado.

O Supermercado Dalpiaz está participando da campanha “Troco Solidário” em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Osório (ACIO) e o Hospital São Vicente de Paulo. O objetivo da iniciativa é proporcionar novos recursos para serem investidos com qualidade e de forma transparente na melhoria do atendimento hospitalar para toda a comunidade de Osório/RS e região. Conscientize-se você também. Faça sua parte. Uma moeda pode ajudar a salvar vidas!

PARABÉNS

NARA PEREIRA!

Cliente do Supermercado Dalpiaz. Vencedora do prêmio de R$ 3.000,00.

Realização

DELÍCIA

Ingredientes: 4200g de morango 4 2 fatias médias de melancia 4 300ml de água 4 Adoçante a gosto

Patrocínio

Pontos de coleta: em todas as lojas Supermercados Dalpiaz


9

Osรณrio, 16 de janeiro de 2020

CMYK

N VA VW


10

Osório, 16 de janeiro de 2020

Circuito Verão SESC de Esportes 2020

E vão começar as competições de verão do “Circuito Verão SESC de Esportes”! Este evento movimenta, não só as pessoas que estão nas praias, mas o estado inteiro. Claro que o litoral é o local mais propício, pois os esportes são todos na areia, digo, eram. Neste ano o SESC decidiu fazer uma mudança, já que a procura pelo basquete de areia tem caído nos últimos tempos. Na edição do ano passado houveram poucos inscritos e o SESC optou por trocar o basquete de areia pelo basquete 3x3, que é na quadra. Sim, a mudança fere o propósito da competição, que eram esportes praticados na areia, mas como o basquete 3x3 virou esporte olímpico neste ano, a tentativa foi feita. Osório sediará uma dessas eliminatórias, assim como de outras modalidades. Falando em Osório, a

nossa cidade sempre tem um diferencial, em comparação às outras cidades que farão eliminatórias: as inscrições serão gratuitas! Sim, a nossa Prefeitura quer incentivar a participação da comunidade nas modalidades de verão e oferece inscrições sem nenhum custo. As outras cidades do litoral cobrarão taxa de inscrição. Além do Basquete 3x3 (masculino e feminino), Osório também terá as disputas do Handbeach (feminino), Beach Soccer (masculino e feminino) e Futevôlei (não tem divisão por sexos). O basquete e o futevôlei serão disputados na Praça das Carretas, já o handbeach e o beach soccer, serão na Arena Esportiva, em Atlântida Sul. Lembrando que o campeão de cada etapa representará a sua cidade nas finais estaduais em Torres, nos dias 7 e 8 de março.

Confira o cronograma das competições do nosso litoral (até o momento): 26/01 Handbeach (Feminino) - Atlântida Sul 01/02 Basquete 3x3 (M/F) - Osório 02/02 Beach Soccer (M) - Praia do Quintão 09/02 Futevôlei (Livre) - Osório 11/02 Beach Soccer (M/F) - Tramandaí 12/02 Vôlei de Duplas (M/F) - Tramandaí

13/02 Futevôlei (Livre) - Tramandaí 14/02 Handbeach (M/F) - Tramandaí 16/02 Beach Soccer (M/F) - Atlântida Sul 23/02 Beach Câmbio (Livre) - Capão Novo 01/03 Beach Câmbio (Livre) - Tramandaí

Último minuto

Dupla Gre-Nal vai se reforçando sem gastar muito dinheiro. Vamos ver no final do ano se valeu a pena esse “não-investimento”. O Circuito Verão SESC de Esportes é um evento tradicional do nosso verão, que acontece há muitos anos. São esportes praticados e adaptados para a areia. Uma pena que o basquete de areia tenha sido excluído, já que a única competição oficial que acontece no estado (que eu tenha conhecimento, claro), é neste evento do SESC. O Basquete 3x3 é uma febre, um esporte que agora virou olímpico, mas não é disputado na areia, perdendo assim a característica principal da competição.


Ano Novo Novo Ano Novas Esperanças 2020 está chegando. Estamos todos caminhando como os Magos do Oriente. Eles buscavam a Paz, guiados pela Luz do Menino que nascia. Eles sabiam que era e é a esperança que nascia para todos os povos. Aqui em Osório o Natal foi celebrado e festejado como nunca e é esperançoso acreditar que esta vivencia natalina continue no Novo Ano com novas esperanças. Vivemos uma realidade cruel e necessitamos de um sopro de esperança para enfrentarmos esta sociedade sufocada pela falta de diálogo. Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lc.10.33-34) Este é o tema da Campanha da Fraternidade deste Ano, baseado na Irmã Dulce da Bahia, hoje Dulce dos Pobres, tornada Santa pelo Papa Francisco. Com certeza esta campanha nos ajudará a enfrentar a realidade, pois estamos todos chamados a anunciar a importância da sociedade, a importância dos povos e do Planeta Nossa Casa Comum. A criação sempre teve agitado seu espírito, nas águas de nossa história por causa da terra, da água , do ar e do fogo, chamando-nos à Vida e vida do Planeta. Necessitamos exercitar no diálogo, nossas relações porque ninguém é igual a ninguém. O diálogo está sempre blindado, esquecido, distante e sempre desejado, mostrando-se inteiro como o arco-íris de esperança. Então, exercitemos o diálogo neste novo ano como nos ensina Paulo Freire: Ninguém se liberta sozinho, todos nos libertamos juntos, unidos. Feliz 2020 à todos e à todas.

11

Mais um sonho sendo realizado “Há 15 anos trabalho como cabeleireiro, principalmente nas tendências de mechas, que é uma das minhas paixões. Fui tesoura de bronze em 2013, em 2015 tesoura de prata e em 2016 tesoura de ouro, tudo conquistado com muito trabalho!!! Formado pela Wella e Loreal, já trabalhei em São Paulo em um dos salões mais requisitados do Brasil. Hoje tenho orgulho em falar que estou abrindo novamente a clínica estética Rodrigo Monteiro, em Osório- RS, trazendo inovação onde vou proporcionar além de um salão de beleza, outros serviços como: Harmonização Facial, Endocrinologista, make e entre outros que vou revelando aqui pra vocês...” Em breve teremos a inauguração desse espaço pensado com muito carinho para você”. Abraço, Rodrigo.

8°BPM visita o Instituto do Câncer Infantil

Na tarde de quinta-feira (09), o 8° Batalhão de Polícia Militar foi até o Instituto do Câncer Infantil em Porto Alegre efetuar a entrega oficial das tampinhas arrecadadas pelos policiais na campanha “Tampinha Solidaria”. O 8° BPM iniciou a sua participação na campanha com a arrecadação de tampinhas plásticas no mês de agosto de 2019, por intermédio do Sr. Flavio

Pereira Floriano, que é o mentor da campanha solidária no município de Osório. Ele foi até o batalhão com a ideia de expandir a ação social através da colaboração dos policiais militares que aderiram a arrecadação em nome da instituição em Osório. Ao todo, foram entregues 750 quilos de tampinhas arrecadadas entre os meses de agosto e dezembro de 2019.

9 9354.4964 (whatsapp) ¦ 9 9133.6268

CMYK

Osório, 16 de janeiro de 2020


12

Sicoob Credisulca anuncia que não cobrará tarifa sobre limite do cheque especial Osório, 16 de janeiro de 2020

Cooperativa toma iniciativa de não cobrar a tarifa, que foi autorizada pelo Banco Central para contas com limite de cheque especial acima de R$ 500,00

Reafirmando o compromisso com seus associados, o Sicoob Credisulca, cooperativa localizada em Turvo/SC e que possuí 24 agências entre o Sul de Santa Catarina e Litoral Norte Gaúcho, posicionouse nesta quinta-feira (9) no sentido de não cobrar a tarifa de até 0,25% ao mês de contas com limite de cheque especial acima de R$ 500,00. Esta nova tarifa foi autorizada na última segunda-feira (6) pelo Banco Central (BC), sendo uma escolha das instituições financeiras cobrar, ou não, pela disponibilidade do cheque especial. De acordo com o presidente da Credisulca, Sr. Romanim Dagostin, a decisão segue as diretrizes do cooperativismo.

“Nosso objetivo enquanto instituição é levar justiça financeira para todos os nossos associados. Tomar esta decisão seria ó único caminho coerente, fazendo jus a nossa filosofia e a nossa história”, comentou. O diretor de Desenvolvimento e Supervisão do Sicoob Confederação, Francisco Reposse Junior, afirmou que a instituição trabalha sempre ao lado do BC em prol do consumidor final, principalmente, em relação as linhas de créditos mais utilizadas pelos brasileiros. “Nossa missão é facilitar o acesso a produtos e serviços financeiros, equilibrando as médias cobradas pelo mercado e gerando uma maior justiça financeira nas comunidades e regiões nas quais atuamos”, ressaltou.


1 3

S O N

A

Ano XXX Edição 1580. Osório, 16 de janeiro de 2020

Conheça as belezas de Osório, além da praia Na cidade são várias as atrações a serem conhecidas

A cidade de Osório, situada no litoral norte do RS, possui belezas naturais que vão muito além do mar, da areia e da tradicional praia – Atlântida Sul e Mariápolis. Lagoas, serra e morro, coberto pela mata atlântica proporcionam passeios que encantam, alegram e divertem aos moradores e visitantes. Osório é cidade referência em energia renovável, devido ao seu imponente parque eólico, que consegue abastecer milhares de famílias gaúchas

com eletricidade. O complexo eólico é considerado um dos maiores do tipo na América Latina, e recebe visitantes que desejam conhecer a megaestrutura. As visitas ocorrem de quarta a segundafeira no período das 9h às 17h, no prédio institucional. Outra bela opção está no Morro da Borússia, um destino à margem da BR-101. O Morro de aproximadamente 400 metros de altura, destaca pela sua riqueza natural com uma importante área de Mata Atlântica preservada. No alto, há uma pista para saltos de asa-delta, mas o que atrai tanta

gente para o topo da trilha é a vista privilegiada da região litorânea - de onde visualizase a cidade, os cataventos, lagoas e até as praias. À noite, a imagem segue encantadora. Outra parada obrigatória é o Mirante da Borússia, lugar especial que possibilita além da observação, captação de lindas imagens, somado a artesanato e demais atrações oferecidas no ambiente. Para quem admira, tem lindas casas antigas, flores, natureza e a conhecida Cascata da Borússia, muito frequentada nos dias de verão e com boa infraestrutura para

famílias que desejam passar o dia e até fazer o tradicional churrasco. Existem ainda pousadas e restaurantes com boa comida caseira e outras mais elaboradas, conforme o gosto de cada um. Voltando para cidade, tem o complexo da Lagoa do Marcelino, o Memorial das Águas, o Museu da Estação Férrea que podem ser contemplados; a Lagoa do Peixoto e do Horário, onde dá para acampar e passar o dia, numa bela infraestrutura, além da prainha da Lagoa dos Barros, particular, mas que é muito frequentada.

Jornalista Responsável: Antão Sampaio RMT 5514 Diretora: Neli Nunes dos Santos Sampaio Editora Chefe: Anelize Sampaio Diagramação: Gregory Santos

Então, aproveite a dica, no município em que o programa Jogue Limpo com Osório, idealizado pela primeira-dama Soraia Abrahão, deixou o ambiente ainda mais atrativo e que chama a atenção pela limpeza e cuidados, você e a família podem escolher o que conhecer e encher os olhos com tanta beleza. Sigam as dicas. Temos além do atrativo mar, praia, areia e tudo o que há no veraneio, muitas opções. Informações na PMO/ Secretaria de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude, telefone: 3633-9237.

E-mail: revisaojornal@gmail. Fone: (51) 3663.9511 Fundado em 19/10/1988 Neli Nunes dos Santos Sampaio CGC: 14.118.747/0001-53 Impressão: Soller Indústria Gráfica Ltda.

Rua Mario Santo Dani, 921 - Osório-RS

CMYK

Eliana C.Izaias

Filiado ADJORI


2 Anúncio Jornal_Osório_ClearCorrect_ 26x17cm.pdf 1 22/11/2019 12:48:36

Osório, 16 de janeiro de 2020

Conteúdos exclusivos em nossas redes sociais:

O elo seguro entre você e seu médico

@laboratorio_iberleo @laboratorioiberleo

www.iberleo.com.br Osório Matriz Fone: (51) 3663 1520 Cel: (51) 98144-7530

Osório filial Fone: (51) 3601 2704 Cel: (51) 98189-0387

QUALIDADE certificada

Coleta DOMICILIAR

Resultados ONLINE

Osório, Santo Antônio da Patrulha, Tramandaí, Imbé, Xangri-lá, Capão da Canoa, Maquiné, Palmares do Sul, Terra de Areia

3663.1164


3

Osório, 16 de janeiro de 2020

Cafezinho

com Antão Sampaio

Salão de Beleza Gloss

Salão de Beleza Gloss

Pricila Pugem

Vitória Costa

Destaque

FOTOS: DIVULGAÇÃO

ACIO

Mais dois institutos de pesquisa apontam o Jornal Bons Ventos como líder na comunidade.

Hospital Parece que a tempestade já passou.

Estância

Produção: Lara Capaverde

Produção: Lara Capaverde

Raynara Steinmtz

Tiago Antonini, diretor jurídico da ACIO, na foto com o presidente Isaac Colombo. Aliás, Antonini realiza um ótimo trabalho na ACIO. Na minha opinião particular - é um nome que poderia ser especulado para ser presidente da ACIO. Rodrigo Ibanez, na foto com a família, é o novo patrão do CTG Estância da Serra, de Osório. Vai dar segmento ao grande trabalho da diretoria anterior, liderada pelo patrão Laureano.

Maquiné Tudo indica que em Maquiné a oposição estará junto na eleição municipal. Apesar do nome de Eder Rech ser o principal, muita água ainda vai rolar. Tudo é possível.

Guilherme

Saudade

Guilherme Mansan, faz um grande trabalho junto a ACIO. Por isso deve permanecer no cargo na gestão do Tiago Antonini.

Luzardo

Como será

Por falar em comida o Restaurante Luzardo do Km 1 está com novidade no cardápio. Vale a pena experimentar o Strogonoff.

Prefeito Eduardo Abrahão vai passar por uma nova cirurgia. Assume Eduardo Renda. E a pergunta natural será que Giovani Linhares vai ser demitido de novo?

off road

Foto: Kadu Kraemer / Produção: Grazi

CMYK

A gente sente saudade do Restaurante do Flavinho que servia o melhor filé a parmegiana da cidade.


4

Osรณrio, 16 de janeiro de 2020

Profile for Jornal Bons Ventos

Jornal Bons Ventos  

Edição dia 16/01

Jornal Bons Ventos  

Edição dia 16/01

Advertisement