{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade.

Page 1

Banca:

R$ 2,50

CMYK

Ano XII - Edição 643 - Osório, 6 de fevereiro de 2020


2 Osório, 6 de fevereiro de 2020

DOM JAIME PEDRO KOHL domjaimep@terra.com.br

Sal e luz

Todos, sabemos da importância do “sal” e da “luz” para a vida. É próprio do “sal” dar sabor e da “luz” iluminar. O que Jesus quer dizer quando pede aos seus discípulos para serem “sal da terra” e “luz do mundo”? Sempre que ouço esse texto, lembro o canto do Pe. Zezinho: “Vós sois o sal da terra, vos sois a luz do mundo, ninguém mais quer o sal quando ele perde o seu sabor; o sal e luz sou eu, sou o povo do Senhor”. Jesus usou estas duas imagens do cotidiano para falar da identidade e da missão dos seus seguidores. Mas qual a condição para ser sal e luz? Confiar em Deus e praticar a justiça. O profeta Isaias traduz com estas palavras: “Reparte o pão com o faminto, acolhe em casa os pobres e peregrinos. Quando encontrares um nu cobre-o e não desprezes a tua carne. Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; a frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá... Quando Jesus diz: “vós sois” refere-se à comunidade dos discípulos. A condição para ser “sal que dá sabor a vida do mundo e luz que ilumina a humanidade” é a pratica da justiça e da caridade: acolher o indigente, socorrer o necessitado, dar de comer a quem tem fome, vestir o que está nu... A justiça é condição para aproximar-nos de Deus. É o primeiro culto que Deus deseja. Nenhum outro culto é aceito por Deus se não vier de um coração reto e honesto. A mentira e a injustiça não combinam com Deus. Somente quem caminha na justiça e confia em Deus, seu coração está tranqüilo e nada teme. Deus acolhe e valoriza o culto prestado com o testemunho de vida, com as boas obras: “brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”. Para que possamos ser sal que dá sabor e luz que ilumina precisamos manter-nos fiéis a nossa vocação cristã. Se perdemos a nossa identidade não serviremos para mais nada, senão para sermos jogados fora e pisados pelos homens. Não é isso que queremos para nós e nossas comunidades! Daí a necessidade de manter-nos conectadas à fonte pura genuína da vida que é Jesus. Assim vivendo estaremos dando glórias ao nosso Pai que está nos céus. Somos todos chamados a ser sal da terra e luz do mundo!

SAÚDE BUCAL Bárbara Pereira da Luz (Cirurgiã dentista/CRO 23123)

DENTES TORTOS NUNCA MAIS! Tratamento ortodôntico, você necessita?Gostaria de saber? Pois acredite, é possível ter um sorriso perfeito! O TRATAMENTO ORTODÔNTICO pode ser realizado em praticamente qualquer idade e para isso são usados aparelhos fixos ou removíveis, dependendo da indicação para cada caso. Os fixos são mais eficientes e indicados para corrigir problemas dentários mais complexos, pois funcionam 24 horas por dia, além de depender menos da colaboração do paciente. Já os móveis são usados para tratamentos em pacientes em fase de crescimento ou para tratamentos simples em jovens e adultos. Em ambos os casos, os aparelhos utilizam à força mecânica para promover a movimentação dentária. Dentes mal posicionados podem facilitar o aparecimento de cáries, doenças gengivais, perda de osso ao redor dos dentes, alterações da fala e problemas funcionais. Dentes protruídos (dentes para frente) são mais sujeitos a traumas e fraturas, além de os dentes desalinhados poderem prejudicar a autoestima do indivíduo. Espero ter contribuído com todos vocês! Gostou desta coluna? Então entre em contato e saiba mais sobre os procedimentos odontológicos e estéticos disponíveis no Consultório Espaço Odonto! Até a próxima pessoal!

Para refletir: - Consigo perceber que o meu estilo de vida pode tanto edificar como escandalizar os irmãos? - Sou de bom exemplo para as pessoas que encontro no caminho? - A minha presença costuma ser motivo de serenidade e alegria ou tensão? Textos bíblicos: Ml 3, 1-4; Hb 2, 14-18; Lc 2, 22-40; Sl 23(24)

Dra. Bárbara Pereira da Luz CRO-RS 23123 Proprietária e atende no Consultório Espaço Odonto - Osório End. Rua Joao Sarmento n. 987 – Sala 01 Fone – 36632663 | 997966970 (Cel e Whatsaap)

MARIA BASILISA IBÁÑEZ SOLAZ DA SILVA (APODO MARISA) PEDAGOGA, PROFESSORA DE FILOSOFIA, PSICOLOGIA, DIDÁTICA E L ÍNGUA E SPANHOLA . INSPETORA DE E NSINO 1º E 2º GRAUS APROVADA EM C ONCURSO P ÚBLICO. ESPECIALISTA EM E DUCAÇÃO -R EGISTRO NO MEC. E SCRITORA E P OETISA .

Vale la pena aprender...

El idioma español, se considera una de las lenguas más importantes de la actualidad en el mundo Es un idioma hablado oficialmente en veitiún países. Se haba en casi toda América Latina, exceptuando países como Brasil, o pequeños domínios franceses y holandeses en el Mar Caribe. ?A causa de qué inxisto que es muy importante aprender español? Pues mira,cuando viajes o mires la tele, verás como te hará bien haber aprendido ese hermoso e importante idioma. Además: tendrás más una oportunidad de pasar ratos donde también podrás rescatar tu autoestima y llevar para tu cuotidiano el aprendizaje. Si estás en la 3ª edad, ven te espero.Así como a todas las demás personas.

Adiós. Hasta la semana que viene.

Editorial

Cuidados com a ÁguaViva ou Mãe D’Água Ao longo das últimas décadas, percebe-se que o número de queimaduras causadas por águas-vivas aumentou em todo o mundo, tornando-se um problema crescente de saúde pública. Estima-se que anualmente ocorra certa de 150 milhões de queimaduras causadas por estes animais.O contato dos tentáculos das águas-vivas com a pele causa dor e ardência na região atingida, sendo mais intenso e duradouro conforme a quantidade de tentáculos envolvidos e a espécie do animal. Uma recente revisão da literatura médica sobre o assunto mostra que a primeira medida a ser tomada é a limpeza da região atingida com água do mar, pois a água doce pode agravar a lesão. A água do mar, quando aplicada sem fricção sobre a pele, ajuda a não aumentar o dano causado pelo veneno e ainda remove os resíduos dos tentáculos. Outras medidas a serem tomadas logo após a queimadura objetivam a diminuição dos sintomas. Várias substâncias já foram estudadas, porém as com maior evidência científica são a aplicação local de vinagre ou bicarbonato de sódio, que pode ser diluído em água do mar, e/ou imersão da região corporal afetada em água morna. Um dermatologista deve ser consultado para esclarecimento e prescrição de terapia adequada para alívio de sintomas mais intensos ou no caso de complicações. Opinião: Presidente da SBD-RS, Taciana Dal’Forno Dini

Expediente O jornal que faz a diferença

www.jornalbonsventos.com.br jbonsventos@gmail.com CNPJ 06.071.836/0001-63 Rua Mario Santo Dani, 921 Centro - Osório/RS Fone: 3663.9511 Jornalista responsável: Antão Sampaio RMT 5514 Edição: Anelize Sampaio Diagramação e arte: Gregory Santos Administrativo: Laurine Sampaio Impressão: Soller Indústria Gráfica Assinatura Anual - R$ 200,00 Oficio de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Livro B-1, fls. 03 a 04, sob n° 9, em 25/4/2007


3 Osório, 6 de fevereiro de 2020

Há algum tempo um cronista gaúcho, que ocupava largo espaço na mídia, para homenagear sua pretensa genialidade (que seu ego vez por outra deixava vazar) publicava suas reflexões mais interessantes que colecionava há décadas. Não carrego o hábito de colecionador e também não bebo na pia da genialidade, no entanto, sigo seu caminho na publicação de partes de textos de minha autoria que considero significativos. Afinal, são mais de quinhentas crônicas publicadas no Bons Ventos que se costuradas como retalhos bem que dão uma espécie de colcha de retalhos. Questão de tempo - “Não restam dúvidas de que os ciclos duram menos nos dias de hoje. Sinal dos tempos: tudo, nos dias que se seguem, movimenta-se num ritmo mais acelerado. Tudo é muito rápido. Alguns dizem que a percepção do tempo vai mudando conforme o número de tarefas e o envolvimento que se tem. Como estamos todos querendo ou não-, conectados, alguns quase escravizados a aplicativos de mensagem, nem se nota que os minutos correm como um atleta queniano na maratona. E assim apressados seguem-se as horas, os dias e as semanas. Uma notícia, uma imagem, um meme, uma postagem prosaica, uma bomba ou uma bombinha com ímpeto atravessam o mundo em segundos. Num passado muito recente não era assim. A vida era mais lenta. As coisas demoravam mais. As novidades envelheciam até chegar nos cantões mais distantes”. Ler, escrever e fazer contas - “As comunicações eram precárias. O mundinho era o quintal de casa. As novidades chegavam na venda do seu Manoel. A ida vez por outra até a Vila, contribuía com os ventos que traziam um limitado cheiro de civilização. Naqueles tempos, as novidades andavam lentamente. Quando chegavam aos cantos mais distantes já eram velhas”. Futuros possíveis - “Um dia olharei para trás e pelos meus olhos passarão cenas rápidas, lampejos de um filme onde atuei. Por vezes lá estava como o astro principal, noutras um mero coadjuvante. Um assistente privilegiado, um editor atrapalhado, um cenógrafo ou um sonoplasta. Poderei, então, fazer uma tolerante crítica a respeito de tudo. Não será uma comédiapastelão, pois, embora respeite o talento do Gordo e do Magro, dos Três Patetas e a ingenuidade dos Trapalhões, pouco daquilo se aplica à vida real. Talvez um documentário, desses que passam na tevê por assinatura e que alguns desavisados, por acaso, assistem pela metade, às 15h ou às 22h50min”. O fim do futuro - Os dias de hoje, no entanto, revelam-se muito diferentes dos de ontem. As gerações que recém botaram os pés neste chão encontraram outros tempos. Outras normas, outros recursos, outras vivências. Não basta o projeto futuro. Importa o hoje. O prazer de agora. O futuro não está em pauta. Ninguém precisa de estabilidade. Precisa, isto sim, ostentar um hoje brilhante e mutante. Instável, mas prazeroso. A estabilidade não apresenta novidades. A rotina cansa”.

Praia Limpa é destaque em Osório Poder Executivo realiza limpeza, manutenção e demais serviços nos Distritos e comunidades

A Subprefeitura de Atlântida Sul e Mariápolis juntamente com a Secretaria de Obras e Saneamento, realiza diariamente a limpeza dos 3.000 metros da beiramar dos balneários. O lixo orgânico é recolhido em todas as ruas e avenidas do distrito todos os dias, o recolhimento do lixo reciclável é realizado nas segundasfeiras e quintas-feiras. O recolhimento é feito por uma empresa privada, contratada pela PMO por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária. Semanalmente a equipe da subprefeitura faz o recolhimento de grama, folhas, limpeza de canis e gatis, temos um serviço chamado de Cata-treco, buscamos móveis, eletroeletrônicos e outros para descarte. A primeira-dama do município, professora Soraia Abrahão, iniciou há 7 anos o “Programa Jogue Limpo com Osório”, tendo ganhado diversos prêmios em outros municípios, estados e até em outros países, sendo reconhecido como um projeto inovador de conscientização ambiental.

O prefeito Eduardo Abrahão é muito dedicado e preocupado com a limpeza em nosso município, não sendo diferente com as nossas praias, este tema sempre está na pauta de trabalho. Atlântida Sul e Mariápolis são reconhecidas por todos, inclusive pela imprensa local, regional e televisiva, como praias modelo, devemos isso pela atenção da administração municipal, pela consciência ecológica dos nossos banhistas, veranistas, moradores e visitantes, que colocam o lixo nas lixeiras e por inúmeras pessoas anônimas que ao fazerem a sua caminhada na orla carregam uma sacolinha juntando tudo que não faz parte da natureza. Por último, mas não menos importante, temos também o Mutirão de Limpeza Rosa dos Ventos, grupo formado por voluntários da nossa comunidade que há dois anos de maneira muito alinhada ao programa Jogue Limpo, tem contribuído muito na conscientização ambiental, através das redes sociais e também com algumas atividades de limpeza da praia.

CMYK

Uma colcha de retalhos


4

Osório, 6 de fevereiro de 2020

Bragé e Grassi Casa de Carnes

Grelhados - Espetinhos - Carne Assada - Buffet de Carnes - Buffet de Saladas - Sorvetes

ESTAMOS TRABALHANDO SEMPRE PARA MELHOR SERVIR.

FAÇA SUA ENCOMENDA PELOS FONES: 3663.6603 e 3663.6436

Cartões:

Rua Santos Dumont, 565 Em frente à Praça das Carretas - Osório/RS


5

Osório, 6 de fevereiro de 2020

Coluna da Morgana

Morgana Dalpiaz

MAQUINÉ CRESCENDO O ano começou movimentado com inaugurações de loja, salão de festas, estética e isso é um ótimo sinal para nós que empreendemos e moramos nessa cidade. Tivemos a inauguração ainda no ano passado do espaço Tainara Sanna Beauty, que já tem um talento nato e vem se aprimorando a cada dia mais trazendo muitas novidades.

Assim como traz pessoas com trabalhos diferenciados inovando o tipo de atendimento que suas clientes merecem.

Débora Makewitz Página Mulheres sem Frescura

CODEMAC – REDE CONSTRUIR

SANDRA KASPER CONCEPT E no próximo sábado (08) teremos a inauguração da Loja Sandra Kasper Concept a partir das 9:00 na Avenida General Osório, 513 sala 01. Será uma loja de acessórios, vale a passada pra conferir quais as novidades que ela traz pra nós!

MULHERES SEM FRESCURA “Sou a Débora Makewitz, morei por quase dez anos em Osorio, servindo na Igreja Batista Filadélfia do bairro Porto Lacustre. Em fevereiro de 2018 eu e minha família decidimos mudar radicalmente nossa vida, saímos do Brasil para nos aventurarmos pelo mundo. Moramos há quase dois anos em Portugal, mas já conhecemos boa parte da Europa e do Reino Unido. Nossas filhas nesses dois anos já falam inglês fluente e um pouco de francês. Depois de nossa vinda muitas coisas mudaram, não somos mais líderes, mas continuamos frequentando a igreja. Eu já escrevi três livros, o primeiro Além do Desespero, é um livro vibrante e inspirador, que tem ajudado pessoas a saírem dos abismos mais profundos de depressão, em Osório está disponível com minha irmã Denise Makewitz. Lancei também o Guia Casamento Inabalável, um guia com a solução de

problemas no Casamento. Este apenas pelo site www. guiacasamentoinabalavel. com. Estamos em fase de finalização para lançamento de um outro livro, Fora do Normal um manual para tornar sua vida incrível todos os dias! Eu, minha mãe Marinete Makewitz e minha irmã Denise Makewitz estamos em fase de novos projetos de ajuda a mulheres, aguardem será Fantástico. A vida aqui é muito boa mas a saudade é grande. Nossos planos são audaciosos como família, queremos ficar mais um ano aqui e depois morarmos um tempo na Escócia, um lugar que conhecemos e amamos. Todos aqueles que quiserem conhecer mais sobre nossas rotinas aqui podem seguir nossas redes sociais”. @deboramakewitz Débora Makewitz ( facebook) Página Mulheres sem frescura. Agradeço o carinho e que Deus fique conosco!

CMYK

Nesse último sábado tivemos a inauguração da loja Codemac Rede Construir. Mais uma opção para adquirir tudo que precisamos na hora da construção de uma obra. Ali tem tudo que precisar desde o material para obra até a finalização do projeto e o pessoal está preparado para atender de forma eficiente para ajudar a construir o sonho de seus clientes!


6

Osório, 6 de fevereiro de 2020

Fabrine Anjos de Souza

O tempo de cada um Às vezes quando estou no centro da cidade vendo as pessoas correndo para todos os lados, paro por alguns segundos e penso: vários mundos se cruzando, cada um preocupado com o que marca em seu relógio, mantendo seu compasso agindo reativamente sem questionamentos, apenas se defendendo do que as ameaça. Cada um na fase que marca seu calendário, e elas podem ser muitas. Uma comum é a dos idosos recém separados ou viúvos que vivem uma divertida segunda juventude, por outro lado, tem também aquela de algumas pessoas de 25, carrancudas que levam a vida fosse um fardo que carregam há muitos anos. Existe a fase dos desesperados, em que se quer viver loucamente, arriscando sem pensar nas consequências. Vivem em euforia, mas geralmente carregam um grande vazio. Essas pessoas estão tentando descobrir algo que supra o eco que têm dentro de si. Se não saem dessa fase até os 20 anos, podem ficar fadadas a viverem nela para sempre em codependência em algo ou alguém que sirva de bengala. Por outro lado, têm aqueles que estão em uma fase ímpar, no sentido de sem par, sem busca, apenas no admirável zelo em encontrar-se. Uma proteção exacerbada mas que se faz necessária, no mínimo, uma vez na vida. As pessoas que estão nessa fase não são felizes nem tristes, mas se sentem no lucro por não terem algo que lhes possa trazer decepção. Sem aquela agitação existencial de buscar algo. Geralmente estão protegidas no seu exoesqueleto, passando por um período de reflexão, de mudança de conceitos ou valores, de bases, estão se reconstruindo, e, enquanto não estão prontos, formam uma “casca” externa para poderem trabalhar em paz em sua empreitada solitária. Quem olha desatentamente de fora, não nota nenhuma diferença, mas por dentro ele se recria. Isso só acontece com quem tem muito sentimento dentro de si, pessoas intensas e sinceras, por isso sofrem mais quando há decepções, sendo suscetíveis a se tornarem céticas. São pessoas órfãs de algo em que depositar sua fé. Essas só voltarão a ter o verdadeiro brilho quando seus olhos mirarem algo que seja digno da sua lealdade e confiança a quem possam entregar os sentimentos e as façam novamente ternas. Todos que cruzamos estão em um momento único. A vida está cheia de (des)encontros assim, quando se fundem duas vidas, cada uma com um calendário diferente, com uma estação definida, muitas vezes contrárias... um está em pleno verão, outro hibernando em um rigoroso inverno. Por mais doloroso que possa parecer, é preciso respeitar o tempo de cada um. As massas de ar vão se encontrar, vai acontecer a tempestade. Nada fica como antes, mas essa agitação é parte da engrenagem que move a existência. A nossa vida precisa passar por tempestades para, enfim, encontrar a calmaria..

Natália Trelles de Aguiar

fabrineanjos@gmail.com http://ostracismovoluntario.blogspot.com/?m=1

Marcia Girardi Psicóloga

Sulprinter

www.mentoriadepais.com (51) 995951500

Cartuchos novos Recarga de cartuchos Consertos de Impressoras Rua Bento Gonçalves, 761 Fone: (51) 3663-2868


Osório, 6 de fevereiro de 2020

Luisa,

7

caputi@terra.com.br (51) 99974.9975

Encontro de Craques

CMYK

O encontro dos craques 70/80/90 foi realizado no estádio Wilmar Velho Pacheco, campo do GAO dia 07/12. Dezenas de jogadores se reuniram onde os homenageados foram Renato Ferrari, Paulo Maciel e Juarez Rosa. O encontro é organizado pelo Neimar Pacheco e Lucimar anualmente.


8

Osório, 6 de fevereiro de 2020

Verão 2020

Passa no Dalpiaz e escolha a sua fruta favorita! Nos dias mais quentes desta estação, as frutas são ótimas para hidratar o corpo. Também, são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Confira, ao lado, três frutas deliciosas para saborear neste verão!

Melancia - uma fruta muito refrescante, doce e nutritiva. Por ser composta por 95% de água é ideal para hidratação.

Abacaxi - um excelente aliado na hora de hidratar o corpo. É desintoxicante e elimina impurezas. Possui vitamina A e C.

Uva - rica em sais minerais, vitamina A, C e do complexo B. É uma fruta que traz muitos benefícios ao nosso organismo.

PARABÉNS AOS COLABORADORES ANIVERSARIANTES DO MÊS DE FEVEREIRO 4SANDRO AIROLDI 4INARA MORAES DOS SANTOS 4FABIANA ROSA DA SILVA 4ANA ALICE GOIS FERNANDES 4MARIA EMILIA SANTOS DA SILVA 4LUCAS TEIXEIRA KRAEMER

4ALESSANDRA ROSA DA SILVA 4MIRIAM DA COSTA MARIA

Promoção Myranda Informática “Qualifique-se para o futuro” A Myranda Informática em parceria com o Supermercados Dalpiaz realizou a entrega dos prêmios para as vencedoras da Promoção “Qualifique-se para o futuro”. Elas ganharam um curso completo de informática. Parabéns gurias e bons estudos!

O Supermercado Dalpiaz está participando da campanha “Troco Solidário” em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Osório (ACIO) e o Hospital São Vicente de Paulo. O objetivo da iniciativa é proporcionar novos recursos para serem investidos com qualidade e de forma transparente na melhoria do atendimento hospitalar para toda a comunidade de Osório/RS e região. Conscientize-se você também. Faça sua parte. Uma moeda pode ajudar a salvar vidas!

Pontos de coleta: em todas as lojas Supermercados Dalpiaz


9

Osório, 6 de fevereiro de 2020

Zé da Hora por José Antônio Lopes / zedahoraosorio@gmail.com

Aplausos!

1. SUERCIZÃO: Ambiente residencial e clássico. Semanalmente o jogador Suerci (dono do estádio) convida outros atletas para as acirradas disputas. Antes de os jogos começarem é realizado o sorteio para saber quem enfrenta quem. No final, o que vale é a integração e, claro, a arriada nos amigos “não ganhadores”. 2. AFCEEEDELEGACIA DE OSÓRIO: Estádio canastreiro mais descolado. Lá são realizados três tipos de campeonatos: mesa presa, mesa livre e campeão dos campeões. Tem para todos os gostos!

Atletas canastreiros

O time é forte! SuerciMaradonita, PetróSocrates, ZéPelé, FlavinhoCerezo, Ruinzinho, PauloMassinhaDoce, NicioNoel, DocaMessi e DouglasLuan são alguns craques que desfilam nos estádios canastreiros.

Leão faminto

História que parece Estória

BATE CORAÇÃO

A partir desta edição, constantemente usarei este título para divulgar os grandes talentos de Osório e região. Nesta edição, destaco o belo trabalho realizado por Julian Lessa: Julian Lessa começou sua carreira profissional no início de 2017 com o lançamento do seu 1° EP - Mais do Que Possa Imaginar. Ele contém seis faixas inéditas com parcerias autorais e que estão disponíveis em todas as plataformas digitais, clipes no YouTube e em algumas rádios. A novidade em seu último trabalho foi o single

“Com Alma”, cujo clipe oficial contém janela de libras, e legenda para a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais. Julian é cantor e compositor. Muitas músicas são realizadas em parcerias com amigos músicos. Há sempre algo novo para lançar. Além do seu primeiro EP, Julian Lessa já lançou dois singles, “Pessoas Sem Fé” e “Com Alma”, agora está se preparando para lançar mais dois: “Linda” e “Pra Todos Nós”, com clipes que prometem movimentar o cenário artístico.

Uso das setas Este Leão é incoerente (ou faz de propósito!?) Olhem este exemplo: Uma pessoa é dona de um apartamento, o qual aluga para complementar sua renda familiar. O pagamento do aluguel, recebido mês a mês, é acrescido aos proventos da aposentadoria, aumentando a fatia para o leão. Agora, se o cidadão realiza uma reforma no imóvel e paga as taxas do condomínio, mas está com o apartamento desocupado, não poderá abater esses valores... Por que será que isto ocorre? Até quando o Leão Faminto vai agir indiscriminadamente?

As setas são importantes para orientar motoristas e pedestres, mas infelizmente muitos estão se esquecendo de usá-las. Há motoristas que ligam as setas para fazer pegadinhas, ou aumentar a

Guri de Osório

adrenalina. Outros acabam nem dobrando na direção que a seta indicava. A falta de respeito e a infração cometida têm deixado muitos motoristas conscientes, e pedestres de “cabelos em pé”.

Não é somente Uruguaiana que possui o Guri. Nós aqui em Osório também possuímos o Guri Laboriou! É excelente pessoa, professor aposentado e ainda continua trabalhando em prol da comunidade de Osório. Meu voto de MELHOR GURI vai para o Professor Laboriou!

Mensagem Positiva

José Antônio Lopes

As músicas mais tocadas “Mais do Que Possa Imaginar” e “ Com Alma” possuem conteúdos, ritmos pulsantes e energias contagiantes. Suas apresentações tiveram destaque no nosso litoral, na nossa capital e até na nossa vizinha, Santa Catarina. As apresentações ocorrem em casas de shows, pubs e eventos diversos, além de rádios e TVs. Em breve Julian Lessa estará lançando álbum completo. Vocês poderão acompanhá-lo através das redes sociais.

Nery saiu de Osório com algumas palpitações, e pediu à esposa: “Querida, me leva direto para Porto Alegre, preciso consultar meu coração.” A esposa, para mantêlo acordado, cantava a música da Elba Ramalho: “Bate, bate, bate coração dentro deste velho peito.... Você está acostumado...” Nery chegou ao Instituto do Coração, mas definitivamente não era seu dia de sorte: o pessoal estava de greve e somente poucas pessoas estavam trabalhando. Como bom ator que é, afinal Nery já trabalhou no Teatro Teleco, ele respirava fundo e gritava: “Tô mal, tô mal, chama o Mota!” Temendo o fuzuê, a direção do Instituto do Coração solicitou para que Nery se acalmasse: “Entre e fique aguardando um pouquinho.” De repente, não mais que de repente, aparece uma médica estrangeira e começa a falar portunhol. Nery, sem entender absolutamente nada, pensou: “Pelo menos mediram minha pressão e viram que está boa. Agora, estou mais tranquilo!”

Aquele abraço CMYK

Estádio canastreiros

Nesta edição o nosso abraço vai para: - José Andrade, Michele, Josué e Alisson, todos moradores aqui de Osório. - Maria Inês, Ana Quadros, Márcia Neuenfeldt e Murilo Fonseca, amigos de Porto Alegre.

Viva o presente! Aproveite o que a vida lhe oferece de melhor: família, amizade e amigos. Valorize o passado. O que não deu certo, corrija. Fique de olho no futuro para não ser pego de surpresa.


10

Neste sábado que passou aconteceu a primeira edição do Basquete 3x3 do Circuito Verão SESC de Esportes aqui em Osório. A modalidade, que foi substituída pelo Basquete de Areia, foi disputada no ginásio B da Vila Olímpica. Por problemas técnicos na Praça das Carretas, o 3x3 foi para o ginásio, mas emoção não faltou para essa competição. Sete equipes se fizeram presentes, sendo 4 de Osório e 3 de fora da cidade. Crossover, de Tramandaí, Tytos, de Capão da Canoa e Morrinhos Hills, de Morrinhos do Sul, foram as visitantes; OBB 3x3, OBB Lakers, Basquete Osório e Three Mambas eram os times da casa. A competição foi dividida em duas chaves. Na chave A estavam Crossover, Morrinhos Hills, Basquete Osório e

Osório, 6 de fevereiro de 2020

Osório tem Campeão de 3x3

Three Mambas, e na B estavam Tytos, OBB 3x3 e OBB Lakers. Eles jogaram dentro das chaves, todos contra todos e os 2 melhores classificaram. A primeira semifinal foi disputada entre Basquete Osório e OBB 3x3. O Basquete Osório vencia por 06x00 e deixou o OBB chegar no placar. Porém, a experiência falou mais alto e venceram por 08x05. A segunda semi, foi entre Tytos e Morrinhos Hills. O jogo foi equilibradíssimo e foi vencido no detalhe pelo time de Morrinhos do Sul, por 12x11. Os derrotados disputaram o 3º lugar, uma revanche para o Tytos, que havia perdido na fase classificatória (08x05 para o OBB). Mas novamente deu OBB 3x3, vencendo por 13x08. A grande final também era uma revanche, já que o primeiro jogo foi vencido

pelo Morrinhos Hills, por 13x08. O Basquete Osório abriu uma larga vantagem no início, já que o Morrinhos Hills abusava das bolas de 2 pontos sem sucesso (que no basquete normal valem 3 pontos). E desta vez, os osoriense deram o troco. A vitória ficou com o time da casa, 14x05. Sendo o campeão, o Basquete Osório leva a vaga das finais estaduais do Circuito Verão SESC de Esportes, que será disputado em Torres, nos dias 7 e 8 de março, na Praia Grande. Agora, Osório ainda sediará duas etapas classificatórias para Torres. Dia 9, na Praça das Carretas, haverá a disputa do Futevôlei e no dia 16, na Arena Esportiva, em Atlântida Sul, o Beach Soccer, masculino e feminino. Inscrições pelo telefone/ whats app: 51-985888960.

Basquete Osório - Campeão

Morrinhos Hills - Vice-campeão

OBB 3x3 - 3º colocado

Último minuto

Inter estreando na Libertadores nesta semana com menos de 1 mês de trabalho de Coudet. Temos tudo para ter Gre-Nal já na semifinal do 1º turno do Gauchão. É neste sábado, dia 8, o jogo de inauguração das cabines de imprensa e revitalização do campo da Vila Olímpica, com o clássico Sulbrasileiro x GAO, às 16h. Entrada franca! Vamos todos prestigiar esse evento!


Osório, 6 de fevereiro de 2020

Festa e louvores a Nossa Senhora dos Navegantes aconteceram no Bairro Porto Lacustre No sábado, (1º/1/2020), em procissão, os fiéis e devotos partiram do calçadão à beira do complexo da Lagoa do Marcelino onde ficava o Porto Principal, conduzindo a imagem da Padroeira Nossa Senhora dos Navegantes até a Capela, onde participaram de Missa rezada pelo Padre Antônio Dalló, em louvor à Santa Protetora de todo navegante. Costumeiramente, são realizadas atividades religiosas e festivas, em homenagem à Padroeira sob coordenação de seus Festeiros que este ano foram: Renata Rosa da Silva e Alfredo Lima Martins; Henrique Rosa da Silva e Silvia da Silva Costa e Karen Rosa da Silva e Elton Silva dos Santos. O evento que teve o apoio da PMO/ Secretaria de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude, contou com apresentação da Banda Municipal, regido pelo maestro Tiago Almeida.

11

Disputas do Circuito Esportivo do SESC seguem no final de semana domingo Terá continuidade no final de semana a programação esportiva do Circuito Esportivo do SESC, na beira-mar em Atlântida Sul e também na Praça das Carretas. O evento conta com apoio da Prefeitura de Osório/ Assessoria de Esportes e Lazer. Na Praça das Carretas, será

realizada no domingo (9/2) a modalidade de futevôlei, sendo que as disputas seguem no domingo (16/2), com o Beach Soccer do SESC em Atlântida Sul. Os interessados em participar das competições organizadas pelo SESC, devem contatar através do telefone: (51)9 8588-8960.

História

9 9354.4964 (whatsapp) ¦ 9 9133.6268

CMYK

Em 1921, com a instalação oficial de um Porto às margens da Lagoa do Marcelino, muitos profissionais da navegação e ferrovia passaram a morar em suas imediações. Uma vida social e religiosa organizou-se espontaneamente na comunidade, quando então, foi construída a Capela na Praça Ruy Gubbert, no Bairro Porto Lacustre, que tem por Padroeira Nossa Senhora dos Navegantes, Santa protetora dos marinheiros e de todo navegante.


12

Osório, 6 de fevereiro de 2020

11ª Feira do Livro de Atlântida Sul encerra com ênfase a importância da leitura

de nossa história e dos “O livro deve fazer e cultura popular”, com o foco acontecimentos ao nosso parte de toda a nossa vida, principal de valorização à redor”, afirmou o patrono. abre horizontes, expande leitura e literatura, apresentou A homenageada Cristina conhecimento, oportuniza durante cinco dias, atrações Maria, em sua avaliação, sermos mais críticos, termos culturais variadas, além dos enfatizou que a cultura sensibilidade para enfrentar livros em oito bancas. sempre deve estar em qualquer situação. Aqui O patrono Anderson Alves na praia temos uma festa (Delalves Costa), salientou que primeiro lugar e que a praia, bem como o município todo cultural, além dos livros”. A o sucesso de um evento como é privilegiado, com eventos afirmação da homenageada a Feira do Livro demonstra dessa grandiosidade. “Só desta edição, a professora a união do Poder Executivo temos a agradecer a cada Cristina de Oliveira resume com o público, empresários Dos dias 04 10 de Janeiro que passou, jovens Grupo Escoteiro um pelo do envolvimento e por do a grandeza doàevento. das bancas os de livros e da Tropa Sênior Mar AVentos dodo Norte marcaramter presença no com JamCam 2020 contribuído as Feiras 11ª Feira Livro,/243 da cidade artistas.de “OOsório/RS livro humaniza, do Livro de Osório. Não fizeram realizada na Praça da participantes, e quanto lermos, mais representando Brasil! Quase 8000 entre mais jovens e adultos, 21 Países se faz Feira do livro se não Integração em Atlântida Sul, humanizados seremos, o que parte maior acampamento já realizado no Brasil. tem Com certeza bagagem público de na leitor. A vida com odo tema: “Livros, narrativas escoteiro permite sermos protagonistas

continua e leitura é vida, tem que ser nosso cotidiano, é alimento para o pensamento, lazer, reflexão, senso crítico”, afirmou a professsora. A xerife Estela Silva agradeceu a todos pela oportunidade de ter sido xerife da Feira de Osório e da praia. “Nesta edição tivemos como tema: ‘Livros, narrativas e cultura popular’, e destaco meu orgulho de representar a cultura afro. Passado o nosso reinado como cúpula em 2019/2020, concluo com a palavra: Ubuntu que significa

‘sou o que sou...’ Cada um de nós vai sair daqui com um aprendizado diferente. É só agradecimentos”, resumiu Estela. A assessora de Cultura e Juventude, Adriana Sperandir destacou que a Feira do Livro, integra a programação dos eventos de Osório e demonstra a preocupação do prefeito Eduardo Abrahão e do secretário Rossano Teixeira com a cultura. “Agrademos ao trabalho da cúpula, ao público presente, aos livreiros e a todos os incentivadores da cultura”.

eles trouxeram muitas lembranças, histórias e novas amizades que serão levadas para toda Jogue Limpo com a Cultura: divulgados a vida. Dia 15 de Fevereiro, sábado às 13:30 iniciaremos nosso ano de atividades, com grandes contemplados projetos acampamentos e eventos previsto em nosso calendário. Nossa sede se localiza dentro do Dos dias 04 à 10 de Janeiro Com certeza na bagagem eles Projeto: VI Baila Litoral – Oficinas. que passou, os jovens trouxeram muitas lembranças, Em encontro na segunda-feira (27/1), Aeroclube Albatroz . da Tropa

Gemar Ventos do Norte Sênior do Grupo Escoteiro do Mar Ventos do Norte /243 da cidade de Osório/RS marcaram presença no JamCam 2020 - Brasil! Quase 8000 participantes, entre jovens e adultos, representando 21 Países fizeram parte do maior acampamento escoteiro já realizado no Brasil.

histórias e novas amizades que serão levadas para toda a vida. Dia 15 de Fevereiro, sábado às 13:30 iniciaremos nosso ano de atividades, com grandes acampamentos e eventos previsto em nosso calendário. Nossa sede se localiza dentro do Aeroclube Albatroz.

a comissão julgadora avaliou os 23 projetos das áreas de literatura, música, teatro, dança e artes visuais, inscritos no “Edital Jogue Limpo com a Cultura”. O mesmo é realização pela Prefeitura de Osório/Jogue Limpo/Secretaria de Desenvolvimento,Turismo, Cultura e Juventude - Edital FAC - Estado e Município - Pró - Cultura RS - Secretaria de Cultura do Estado do RS. Os trabalhos foram avaliados pelos representantes do Conselho de Cultura: Jussanã Marques, Liége Ferreira, Rosane Hammel e Anderson Alves e os convidados: Aluísio Adib, Douglas Schwantes, Rodrigo Marques, Eliane Ribeiro, Priscila Ferreira e Júlio Ribas. Confira quais são os projetos contemplados no Edital Jogue Limpo com a Cultura: Literatura Projeto: Terno de Reis – Tradição e Patrimônio histórico em Osório - Publicação de um livro. Proponente: Cristina Maria de Oliveira. Artes Visuais: Projeto: Fora da Gaiola – tensionamentos da paisagem sonora Proponente: Estevão da Fontoura Haeser. Artes Visuais Projeto: Papos originais e artes abissais. Proponente: Monika Papescu. Dança: Projeto: Cantando e dançando o nosso litoral. Proponente: CTG Estância da Serra.

Proponente: Escola de Dança Rafael Stenzel. Projeto: Crescer com a dança. Proponente: Associação Comunitária Educa Hoje. Projeto: DançArte Proponente: Júlia Oscar Destro. Música e teatro: Artes Cênicas: Projeto: Dê pressão – em apoio à caminhada pela vida. Proponente: Morgana Rodrigues da Rosa. Projeto: Histórias perversas do coração humano. Proponente: Gabriela Nunes Pereira. Música: Projeto: Mirar – a partir do interior Proponente: Gisele Frufrek. Projeto: Vivendo os sonhos Proponente: Tábata Baumhardt André. Projeto: CD Loreno Santos “Sabiá da Praia” Proponente: Patrícia Camargo Ouriques. Projeto: Memorial Carlos Catuípe. Proponente: Carlos Catuípe Júnior.


1 3

S O N

A

Ano XXX Edição 1583. Osório, 6 de fevereiro de 2020

Estamos fazendo nossa parte como setor público, e convidamos o setor privado a investir no RS , diz Leite “Estamos trabalhando para que o RS se torne um Estado menos hostil ao empreendedor”, disse Leite a integrantes da Federasul

Texto: Susy Carton / Edição: Marcelo Flach/Secom

respeito das propostas que foram aprovadas, detalhando as medidas tomadas para mitigar o desequilíbrio fiscal e para interromper o aumento vegetativo da folha. “Cada governo enfrenta os desafios de seu tempo. Estamos fazendo algo que, talvez, na história recente do Estado, não tenha sido visto: a mais profunda reforma da máquina pública. Estamos trabalhando para que o RS se torne um Estado menos hostil ao empreendedor

e tenho certeza de que viveremos um época de prosperidade”, destacou. “Estamos fazendo nosso papel do lado de cá, no setor público, e convidamos o setor privado a participar, trazendo investimentos ao Estado”, acrescentou. Depois de breve explanação, Leite respondeu perguntas da plateia. Com a participação da presidente da Federasul, Simone Leite, o governador discutiu temas como a reforma

tributária, os índices da segurança pública, os desafios que levaram à construção das reformas, outras modernizações propostas pelo Executivo para atrair investimentos e devolver a competitividade ao RS, como o novo Código Ambiental. O evento também marcou o lançamento do projeto Decola Rio Grande, promovido pela entidade. “Acreditamos que, agora, com as reformas, o RS tem todas as condições e está pronto para decolar, e a

Jornalista Responsável: Antão Sampaio RMT 5514 Diretora: Neli Nunes dos Santos Sampaio Editora Chefe: Anelize Sampaio Diagramação: Gregory Santos

Federasul fará sua parte nisso”, afirmou Simone. A reunião de integração também serve para promover discussões e análises de temas atuais e relevantes aos interesses de presidentes de associações e câmaras de comércio, indústria e serviços, e de lideranças empresariais do Estado. O futuro presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo, e o deputado Gabriel Souza, também prestigiaram o evento.

E-mail: revisaojornal@gmail. Fone: (51) 3663.9511 Fundado em 19/10/1988 Neli Nunes dos Santos Sampaio CGC: 14.118.747/0001-53 Impressão: Soller Indústria Gráfica Ltda.

Rua Mario Santo Dani, 921 - Osório-RS

CMYK

O governador Eduardo Leite participou, na tarde desta sexta-feira (31/1), da primeira reunião de integração da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), em Osório. O evento ocorre anualmente e dá início aos trabalhos da entidade. Leite agradeceu o empenho da Assembleia na aprovação de sete dos oito projetos da Reforma RS. Ao público que lotava o auditório, o governador traçou um panorama a

Filiado ADJORI


2

Osório, 6 de fevereiro de 2020

Conteúdos exclusivos em nossas redes sociais:

O elo seguro entre você e seu médico

@laboratorio_iberleo @laboratorioiberleo

www.iberleo.com.br Osório Matriz Fone: (51) 3663 1520 Cel: (51) 98144-7530

Osório filial Fone: (51) 3601 2704 Cel: (51) 98189-0387

QUALIDADE certificada

Coleta DOMICILIAR

Resultados ONLINE

Osório, Santo Antônio da Patrulha, Tramandaí, Imbé, Xangri-lá, Capão da Canoa, Maquiné, Palmares do Sul, Terra de Areia

3663.1164


3

Osório, 6 de fevereiro de 2020

Cafezinho

com Antão Sampaio

Destaques da Semana Salão de Beleza Gloss

Thaina Godoy

Salão de Beleza Gloss

Elisete dos Anjos

Acio Parabéns a equipe da ACIO para a grande recepção ao governador do estado em Osório. Café da tarde sob responsabilidade da Dudabella foi um dos pontos altos do encontro da Federasul.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Chaves

Franciely Muniz Faleceu na semana passada o jornalista José Carlos Chaves (na foto ao lado da esposa Goreti). Chaves trabalhou nos jornais de Osório e foi Assessor de Imprensa da Prefeitura de Osório na gestão de Ciro Simoni. Uma grande perda para o jornalismo gaúcho. Vai em paz companheiro

Vice Cargo de vice será decisivo nas eleições municipais. Miguel Calderon, do PP, e Martim Tressoldi, do PSDB, são os nomes mais fortes e podem até concorrer a prefeito.

Produção: Lara Capaverde

Natália Bitencourt

Produção: Lara Capaverde

Grande ideia Pacientes com câncer terão à disposição uma equipe para tratar também os familiares caso haja necessidade. Este é o novo serviço que será implantado em Osório. Uma ideia inovadora da gestão do prefeito Abrahão.

Ciro Simoni assumiu o departamento médico do Grêmio, aceitando o convite do presidente Romildo. Ele também deve assumir a presidência do PDT do Rio Grande do Sul, em substituição a Pompeu de Matos.

off road

Foto: Kadu Kraemer / Produção: Grazi / Roupas: K&Z

Em Osório fazendo sucesso na Lagoa da Santinha.

CMYK

Ciro


4

Osรณrio, 6 de fevereiro de 2020

Profile for Jornal Bons Ventos

Jornal Bons Ventos  

Edição 06/02

Jornal Bons Ventos  

Edição 06/02

Advertisement