Page 1

Ano XI - Edição 593 - Osório, 14 de fevereiro de 2019

Sítio dos Pijucas: uma nova opção de recreação para crianças

R$ 2,00

FOTO: DIVULGAÇÃO

Jogue Limpo é tema de bate-papo no Projeto Lazer e Cidadania

Bons Ventos Página 11

Escolas Municipais recebem materiais

Bons Ventos Página 11

Sítio Pijucas irá oferecer a partir de março atividades extracurriculares

Central de Vagas Educação Infantil Online

Revisão Capa

CMYK

FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Sítio dos Pijucas reuniu 33 crianças nos dias 9 e 10 de fevereiro, no 1º Acampamento de Férias, evento realizado em parceria com o Grupo Escoteiro Ventos do Norte e voluntários, com o objetivo proporcionar vivências de um acampamento escoteiro. Atividades na lama, tirolesa, vôlei cego, remo, argila, pão de caçador, fogueira foram algumas das brincadeiras por meio das quais os pequenos tiveram a oportunidade de desenvolver integração, trabalho em equipe, novas amizades e superação de desafios. Os chefes escoteiros que conduziram as atividades ficaram surpresos com a coragem e a empolgação dos participantes. O Sítio dos Pijucas oferecerá, a partir de março, atividades no contraturno escolar para crianças de 04 a 12 anos. A proposta segue a linha da colônia de férias que acontece no Sítio: educação sustentável, que tem como base a Permacultura; artes plásticas; artesanato; teatro; oficina de circo; jogos e muito “brincar livre”. Uma nova alternativa para que os pequenos se divirtam e aprendam junto à natureza. Para atender a todos os públicos, há opções de diárias e pacotes. As turmas já estão sendo organizadas. Quem tiver interesse e quiser informações adicionais, pode fazer contato inbox no Facebook/ sitiodospijucas; via Whatsapp (51) 99191 9658 ou pelo telefone (51) 99520 7854. As vagas são limitadas. O Sítio dos Pijucas fica no km 10 da Estrada do Palmital, acesso ao lado do Posto de Saúde. Entre em contato para mais informações.

Banca:


2

SAÚDE BUCAL

DOM JAIME PEDRO KOHL domjaimep@terra.com.br

O caminho da verdadeira felicidade O evangelho de Lucas deste domingo contrapõe quatro “bem-aventuranças” (os pobres, famintos, os que choram e os perseguidos) e quatro “ai de vós” (ricos, fartos, os que riem e os elogiados). Como ressoa isso ao nosso ouvido? Conseguimos compreender? Como assim bem-aventurados os pobres e “ai de vós ricos”? Todos de alguma forma buscam a felicidade. Como percebem os caminhos para chegar à verdadeira felicidade são completamente diferentes na ótica do Evangelho e segundo o mundo. A maioria das pessoas, inclusive muitos cristãos, acham a proposta de Jesus uma loucura, um absurdo e sem cabimento. Parece que Jesus seja contrário ao bem-estar de uma vida digna. Não é isso. Se queremos uma vida de felicidade verdadeira e duradoura, com alegria e paz no coração, não há outro caminho senão o das bem-aventuranças: o caminho do Evangelho. Quem trilhar esse caminho pode se alegrar e exultar, porque será grande a sua recompensa nos céus. Esse é o caminho estreito dos valores, da moralidade, da disciplina, da responsabilidade: o caminho que leva à vida e à felicidade que nunca acaba. É o caminho do Reino de Deus. Muitos fazem consistir a felicidade em ter dinheiro e bens materiais, deixando em segundo plano a família, amigos, a saúde e até o próprio Deus. Fazem consistir a vida em trabalhar para ter sempre mais coisas e conquistar uma posição social importante, experimentar os prazeres que o mundo possibilita. Quem envereda pelo caminho do ter, do prazer e do poder podem até ter momentos de gozo, mas sempre ficam com um gosto amargo, nunca aquela felicidade duradoura e a alegria profunda. A medida que as pessoas se agarram as coisas e se afastam da fonte (Deus) acabam por encontrar trevas, morte, desilusão. Quem se aproxima de Deus e dos irmãos pobres, famintos, sofridos, perseguidos encontram a luz, alegria: a verdadeira felicidade. Somos responsáveis por nossas escolhas e frutos delas. Depende de nós optarmos pela benção ou pela maldição, pela vida ou pela morte. Sejamos espertos, não nos deixemos iludir e enganar por promessas de vida fácil e isentas de sacrifício. Feliz aquele que põe sua confiança no Senhor, pois não será confundido! Felizes os pobres, famintos, os que choram ou são perseguidos porque deles é o Reino dos Céus! Esse é o tesouro que não enferruja e ninguém nos pode roubar. O caminho da verdadeira felicidade é sim o caminho das bem-aventuranças, dos valores evangélicos, da vida partilhada, da justiça, do amor e da paz. Lembremos que ninguém pode ser feliz sozinho, mas ao mesmo tempo não devemos fazer depender nossa felicidade dos outros.

Bárbara Pereira da Luz (Cirurgiã dentista/CRO 23123)

VOLTA À ESCOLA, SIGNIFICA HORA DE REALIZAR UM CHECK-UP ODONTOLÓGICO Para garantir que as crianças iniciem o ano escolar com o pé direito se faz necessário que as crianças realizem exame odontológico realizado por dentista. Esses exames odontológicos são extremamente necessários durante a segunda e sexta séries porque os dentes posteriores, ou molares, geralmente irrompem nesse período. Isso confere ao seu dentista a oportunidade de avaliar a situação e aplicar selantes dentais nesses dentes para ajudar a prevenir futura cárie dentária. Com a incontestável ligação entre saúde bucal e saúde geral, as crianças terão um ano escolar muito melhor com menos faltas e mais confiança se as questões bucais forem regularmente abordadas. É um momento apropriado para os dentistas lembrarem aos pais e cuidadores de alguns dos riscos associados com a cárie dentária e as maneiras de prevenção. Durante uma limpeza profissional e um exame bucal, o dentista remove placa bacteriana dos dentes para ajudar a conter a cárie precoce. Os dentistas também podem orientar os pais sobre medidas preventivas eficazes para os dentes das crianças, como o uso de selantes e flúor, técnicas de escovação e uso de fio dental, e também o uso de protetores bucais para esportes ou atividades que possam resultar em pancadas no rosto ou boca. Por esses motivos sugerimos aos pais que estejam engajados e que busquem o acompanhamento da saúde bucal de seus filhos. Até a próxima pessoal e bom retorno as aulas a todos. Estamos sempre à disposição. Bjos.

Para refletir: 1) Me considero uma pessoa feliz? 2) Em que faço consistir a felicidade? 3) Consigo ver nas bem-aventuranças do Evangelho uma boa notícia?

Texto Bíblico: Lc 6, 17.20-26; Jr 17, 5-8; Sl 1,1-6.

Dra. Bárbara Pereira da Luz CRO-RS 23123 Proprietária e atende no Consultório Espaço Odonto - Osório End. Rua Joao Sarmento n. 987 – Sala 01 Fone – 36632663 | 997966970 (Cel e Whatsaap)

MARIA BASILISA IBÁÑEZ SOLAZ DA SILVA (APODO MARISA)

P EDAGOGA, PROFESSORA DE FILOSOFIA, P SICOLOGIA, DIDÁTICA E L ÍNGUA E SPANHOLA . INSPETORA DE E NSINO 1º E 2º GRAUS APROVADA EM C ONCURSO PÚBLICO. E SPECIALISTA EM E DUCAÇÃO -R EGISTRO NO MEC. E SCRITORA E P OETISA .

Lectura...

La lectura es de vital importancia para todas las áreas de la vida, por medio de ella se adquiri una buena cantidad de conocimientos. Es muy importante desde niños leer. Así seremos personas

con amplio léxico y también diferentes conceptos éticos. Yo siempe leí para mis hijos Soraia y Rodrigo y también escuchaba lo que me leían, que ocio cultural maravilloso y saludable.

Adiós. Hasta la semana que viene.

Osório, 14 de fevereiro de 2019

Editorial

Volta às aulas e a educação financeira das crianças

O tema é polêmico, muitos pais se perguntam o porquê de dar mesada, quando começar e como estabelecer o valor. A volta às aulas é excelente momento para começar e pode até gerar economia nas contas da família. Ao contrário do que muitos pensam, a mesada não é um incentivo ao consumo, e sim forma de educar financeiramente as crianças. A infância é a fase ideal para desenvolver comportamentos que serão levados por toda a vida, por isso é importante implantar a mesada quando notar que a criança está pedindo dinheiro com frequência e já mostra ter seus primeiros hábitos de consumo. Normalmente, crianças e jovens consomem durante a rotina escolar, com gastos com alimentação, por exemplo. Sendo orientadas para usar o dinheiro de forma sustentável e poupar parte dele para realizar seus sonhos no futuro, as crianças se tornam menos consumistas e mais conscientes. Os reflexos são notados em casa. E sabe o que todas essas formas de mesada têm em comum? Elas priorizam os sonhos da criança e da família. O ideal é que elas tenham pelo menos três: um a ser realizado em curto prazo (em até um mês), outro de médio prazo (entre três e seis meses) e outro de longo prazo (após seis meses). Ter a conquista dos sonhos como prioridade na lida com o dinheiro é o que levará essa geração a ser menos endividada e inadimplente no futuro.

Expediente O jornal que faz a diferença www.jornalbonsventos.com.br jbonsventos@gmail.com CNPJ 06.071.836/0001-63 Rua Mario Santo Dani, 921 Centro - Osório/RS Fone: 3663.9511 Jornalista responsável: Antão Sampaio RMT 5514 Edição: Anelize Sampaio Diagramação e arte: Gregory Santos Projeto Gráfico: Renan Sampaio Administrativo: Laurine Sampaio Impressão: Soller Indústria Gráfica Assinatura Anual - R$ 150,00 Oficio de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Livro B-1, fls. 03 a 04, sob n° 9, em 25/4/2007


3 Osório, 14 de fevereiro de 2019

Roda pião

INFORME PUBLICITÁRIO

Belinha convida a comunidade para prestigiar as Sessões da Câmara A Vereadora Belinha convida a comunidade para prestigiar as Sessões da Câmara que irá iniciar no dia 18 de fevereiro no horário das 19 horas, é importante a todos da comunidade prestigiar para ver o que acontece no Legislativo Osorioense. Belinha fala sobre o recesso parlamentar, estamos no período de recesso e voltaremos às atividades Legislativas no dia 15 de fevereiro. Horário de funcionamento da Câmara das 8 horas às 14 horas de 02 de janeiro à 14 de fevereiro 2019. Belinha relata ainda que

neste período estará atendendo a todos que a procurarem via telefone. “Estamos em recesso, mas continuo meu trabalho com a comunidade, não estarei direto na Câmara, mas se ligarem irei atender a todos. Meu Assessor já está de retorno às atividades normais no gabinete. A partir de 18 de fevereiro inicia as Sessões legislativas e que possamos ter um maravilhoso 2019 com muito otimismo nos trabalhos e que possamos alcançar nossos objetivos e desejo aos meus colegas Vereadores um bom retorno a primeira Sessão.

CMYK

DIVULGAÇÃO

Essas tragédias que vez por outra consomem vidas, comovem a todos e trazem dor e sofrimento, especialmente aos mais próximos, os familiares, em regra, apresentam pontos em comum: falta de fiscalização, relaxamento de entes públicos e privados, legislação frouxa que permite que empresários e dirigentes continuem jogando com a sorte e a demora excessiva no estabelecimento de culpados, gerando uma total garantia de impunidade. Foi assim na Barragem de Mariana, será assim na de Brumadinho, talvez assim seja no Ninho do Urubu, do Flamengo, onde meninos sonhadores tiveram seus sonhos interrompidos por um desses “acidentes” que bem poderiam ter sido evitados. Tivesse a tragédia ocorrido no centro de treinamento do Cacimbinhas ou de um dos clubes do Acre, ainda assim, seria lamentável. Mais lamentável ainda quando se sabe que o Flamengo tornou-se uma potência econômica nos últimos anos, tendo faturado só com a venda de dois jogadores no ano passado (Lucas Paquetá e Vinícius Jr.) algo em torno 80 milhões de euros ou 340 milhões de Reais, aproximadamente. Ora, sabe-se que o clube ainda recebe polpuda verba por direitos de tevê, algo em torno de R$ 185 milhões, no ano passado, só entre Brasileirão e Campeonato Carioca. Restam Libertadores, Copa do Brasil, patrocinadores, venda de camisetas, contribuição de sócios, renda de jogos e ações de marketing. Como se vê, não foi falta de dinheiro. O mesmo panorama ocorre com a Vale, reincidente em desastre ambiental no Brasil. Segundo consta, seu lucro em 2018 foi de R$ 3 bilhões. Ou seja, não foi também falta de recursos econômicos que travou o processo de prevenção ao desastre na barragem de Brumadinho. O que ocorre é que a necessidade da obtenção de lucros e mais lucros, da manutenção e ampliação de investimentos e do aumento da valorização da marca vêm superando o cuidado que se deveria ter sempre pelo bemestar humano. Mesmo que se registrem forte repercussão na mídia, desvalorização momentânea de ações e da marca, a consternação, a ira, daqui a pouco tudo vai caindo no esquecimento porque a vida hoje é muito rápida e ninguém tem tempo para ficar sofrendo e lamentando por muito tempo. A exceção é a dor e o sofrimento no peito da mãe do goleiro que já estava na seleção e acalentava o sonho de jogar nos grandes da Europa, do pai do menino que trabalhava de pedreiro enfrentando o calor, a chuva, o cansaço para manter o piá na cidade grande pensando que um dia seus gols fariam a alegria da galera rubro-negra, do Brasil e do mundo. Essas dores não morrem. Essas dores ficam, quando muito, adormecidas, contidas num cantinho do peito e que teimarão em aparecer em cada aniversário ausente, em cada foto de arquivo, em cada vídeo postado. Passam alguns dias, umas semanas, uns meses ou mesmo alguns anos e outras tragédias aparecerão por aqui ou por lá. Novos barulhos, acusações, matérias jornalísticas, processos. “Roda mundo, roda gigante, roda moinho, roda pião...”. Em tempo: Enquanto escrevo esta crônica recebo a informação de que o jornalista e radialista Ricardo Boechat, da Band News e Jovem Pan, morreu aos 66 anos. Sem papas na língua, analista comprometido com a informação, Boechat não gostava de ficar em cima do muro. Por isso, comprou briga com a direita e com a esquerda. Perseguido nas redes sociais era uma voz que não se calava. A imprensa perde um pouco de seu brilho. Vai ficando o mais do mesmo. Lamentável!

Qualidade no transporte de passageiros FONE: 51 3663.2789 - transflor@terra.com.br Rod. RS 030, 421 - Km 80 - Laranjeiras - Osório RS


4

Osório, 14 de fevereiro de 2019

Bragé e Grassi Casa de Carnes

Grelhados - Espetinhos - Carne Assada - Buffet de Carnes - Buffet de Saladas - Sorvetes

ESTAMOS TRABALHANDO SEMPRE PARA MELHOR SERVIR.

FAÇA SUA ENCOMENDA PELOS FONES: 3663.6603 e 3663.6436

Cartões:

Rua Santos Dumont, 565 Em frente à Praça das Carretas - Osório/RS


Osório, 14 de fevereiro de 2019

CLASSIFICADOS

5

CMYK

#amaiordolitoral + 150 veículos a sua escolha www.natocarveiculos.com.br

Endereço: Rua Lateral da BR 101, 1190 ¦ Telefone: (51) 36632080


6

MDB escolhe Roger Caputi como pré-candidato a prefeito de Osório

Osório, 14 de fevereiro de 2019

O vereador Roger Caputi é o pré-candidato do MDB para a eleição de prefeito de Osório. O nome foi definido durante a pré-convenção do partido, realizada nesta quinta-feira, 7, na sede da Câmara de Vereadores. O pré-candidato a prefeito Roger Caputi, ressaltou: “Vamos iniciar o nosso trabalho e mostrar para a população qual é o nosso projeto para Osório”. E, falando aos companheiros do MDB, provocou: “Quem conduz todo o processo são vocês. A unidade é fundamental”. Pré-convenção do MDB Ed Moraes afirmou que o partido definiu que esse era o momento ideal para definição do candidato e que a decisão contou com o apoio de todo o partido.

ATS Surf Skate Music Festival e Morrostock movimenta Atlântida Sul

O ATS Surf, Skate, Music, Festival e Morrostock movimentou a beira-mar de Atlântida Sul com muita música, surf, skate premiações e diversas atividades paralelas. A tarde ensolarada de sábado, (09/02) contribuiu para um festival de muita energia, troca de culturas e diversão. O Assessor de Esportes Sandro Nunes, destacou que o primeiro dia atingiu objetivos e que o domingo promete ainda mais. Realização da Prefeitura de Osório/Jogue Limpo, através da Assessoria de Esporte e Lazer, Assessoria de Cultura e Juventude, Secretaria de Desenvolvimento e Turismo e apoiadores.

Histórico Roger Caputi ocupa o segundo mandato na Câmara dos Vereadores. Antes de ser vereador, foi secretário municipal da Fazenda de 2002 até 2004 e Diretor da Secretaria Estadual da Habitação. Roger também atua como empresário.

Saúde Bucal em Atlântida Sul

A Secretaria de Saúde realizou na manhã do dia (09/02) na beira-mar de Atlântida Sul diversas atividades referentes a conscientização e cuidados com a saúde bucal. Na ocasião foram feitas avaliações de câncer bucal, distribuição de escovas e escovação orientada. O Secretário Emerson Magni destacou a importância de ações como essas que possibilitam

orientar as pessoas sobre a necessidade dos cuidados com a Saúde Bucal. Na ocasião, ocorreu também orientações

com a Vigilância Ambiental, sobre cuidados para evitar o acúmulo de água, e proliferação do mosquito aedes aegypti.

GAO prepara um grande carnaval Casa cheia é o que espera o presidente do GAO Emerson Magni, para o Carnaval de salão que promete recordar os velhos tempos em que o Carnaval de salão de Osório era muito divertido com a participação de toda a comunidade. Segundo o presidente, desde o ano passado o clube já vem vivenciando um dos maiores carnavais da região com a presença de blocos tradicionais da cidade. Para este ano, a Banda A3 será responsável

pela qualidade musical já conhecida de todos. Emerson Magni espera um grande público e revela que a rua em frente ao clube será interrompida para facilitar a festa dos foliões. O presidente também ressalta a nova campanha para novos sócios ao custo de R$ 40,00 mensal. Entre as vantagens está a construção no Parque Esportivo do GAO, no bairro Glória, onde está sendo aberta a Rua 20 de setembro que permitira

ao clube vender lotos para ser investido num grande projeto de lazer do clube naquele local, inclusive com piscina térmica. Ainda sobre o Carnaval, o presidente destaca que terá a participação da Escola de Samba Bons Ventos para animar ainda mais a festa. Emerson faz questão de agradecer a sua diretoria que desde o primeiro dia da sua gestão estão pegando juntos, transformando o GAO num grande clube social da cidade de Osório.

Emerson Magni


7 Osório, 14 de fevereiro de 2019

A Guarda Municipal caputi@terra.com.br (51) 99974.9975

Não precisamos esperar mais nada para montarmos a nossa Guarda Municipal. O novo presidente da república tem o espírito de defender a sociedade armando a população. Nada melhor que termos uma força auxiliar ajudando a Brigada Militar e Polícia Cívil. A instalação de parquímetros pela área central de Osório pode ajudar a pagar os salários dessa força de

segurança. Os próprios guardas, podem atuar nos parquímetros. Uma guarda que vai retirar moradores de rua e andarilhos e levar para um Albergue. O Albergue é outra matéria, explicada em outra edição. Só que a nossa Guarda vai ser muito bem treinada e armada, mobilizada por carros, motos e se possível cavalos. Temos relatos de meninas estudantes assaltadas na saída da UNICNEC

às 22h, próximo à praça central. Pela lei, para a guarda ser armada, temos que ter 50 mil habitantes, estamos perto. Mas podemos conseguir a autorização do Ministro da Justiça com apoio do Exército. Temos que tentar. Outro fato, Osório é campeão litorâneo de carros estacionados sob as calçadas. A guarda vai acabar com essa farra. A guarda vai acabar também com o oba-oba

na praça da catedral onde a gurizada menor de idade bebe, consome drogas, suja tudo e transforma o local em salão de festas ao ar livre todo final de semana. O leitor pode perguntar de onde virá o dinheiro para bancar tudo isso. Explico: Um projeto de lei, enviado da Prefeitura para a Câmara de Vereadores, solicita a aprovação de que toda a transação imobiliária de compra

e venda da cidade, reverta 1 % para esse fundo municipal de segurança. Todos vão sair ganhando. Quando moradores de ruas, se instalam sob a marquise de um prédio, eles depreciam o imóvel. Daí a importância da Guarda, do Albergue e fundamental apoio das imobiliárias de Osório. E as imobiliárias não devem só apoiar, elas devem é se envolver. É para o bem da cidade.

Guarda Moto

Viatura

Viatura

CMYK

Guarda Armada

Guarda Montada


8

Osรณrio, 14 de fevereiro de 2019


9

CMYK

Osรณrio, 14 de fevereiro de 2019


10 Osório, 14 de fevereiro de 2019

GIRO DAS PRAIAS

Rodeio Interestadual Balneário Pinhal será 21 a 24 de fevereiro Considerado um dos maiores Rodeios do litoral gaúcho, em número de participantes e premiação, o município de Balneário Pinhal realiza de 21 a 24 de Fevereiro, a 11ª edição do Rodeio lnterestadual, no Parque de Rodeios, localizado no Distrito

Túnel Verde.Serão mais de 1.500 participantes de vários estados, disputando prêmios superiores a R$ 50 mil nas atividades campeiras. Um dos destaques do evento é a modalidade exclusiva para as mulheres, denominada

Laço Prenda. Para essa categoria serão distribuídos R$ 10 mil em prêmios, camisetas personalizadas e uma jóia para o primeiro lugar. A festa também contará com apresentações artísticas e culturais, além dos shows musicais dos

grupos Farra, JJSV e Estação Fandangueira. O 10º Rodeio Interestadual de Balneário Pinhal é uma realização da Prefeitura Balneário Pinhal e do Piquete de Tradições Gaúchas Túnel Verde, com o apoio da Secretaria de Turismo.

Capão da Canoa reforça segurança e fiscalização na beira-mar Medida foi tomada após aumento do número de pessoas ocupando o espaço

DIVULGAÇÃO

A Prefeitura de Capão da Canoa, por meio do Departamento de Fiscalização, articulou uma ação conjunta com a Brigada Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar e Ministério Público para reforçar a segurança e fiscalização na beiramar. A ação acontece devido ao significativo aumento de pessoas que ficam na área durante a noite e madrugada. O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, afirma que o objetivo da medida é assegurar a segurança de todos que freqüentam o local. “Temos de pensar na população como um todo, por isso todos terão a sua liberdade respeitada, mas sem infringir as leis e possibilitando um local de harmonia para todos”, diz.

Vem aí o Torres Folia de Rua, com expectativa da participação de dez blocos de segurança em Torres, representantes dos quiosques, entre outros. O evento promete muita alegria e descontração nas ruas da cidade. O Torres Folia de Rua terá um novo bloco, o Balão Mágico, lançado pelos balonistas de Torres. O propósito maior é o de dar ainda mais visibilidade ao Balonismo. Na reunião ficou confirmado que os desfiles ocorrerão nos dias 2 e 4 de março, sábado e segunda-feira. A concentração será às 23h no Pit Stop e o término da festa, à beiramar, deve acontecer às 3h da madrugada.

DIVULGAÇÃO

Moradores e visitantes da cidade vão curtir o Torres Folia de Rua no Carnaval de 2019. Na tardinha dessa quintafeira, 7 de fevereiro, foi realizada uma reunião, na Casa da Terra, entre a Prefeitura e representantes de todos os blocos interessados em participar. A expectativa é de que o evento integre dez blocos. O encontro foi coordenado pelo secretário municipal de Turismo, Matheus Junges, e nova reunião ocorrerá em breve para o encaminhamento final, desta vez contando com a participação dos órgãos


11

Tramandaí sediará 1°etapa do Circuito Gaúcho de Aquathlon

Osório, 14 de fevereiro de 2019

FOTO: DIVULGAçÃO

O município de Tramandaí será sede de mais um grande evento esportivo. Acontece no dia 24 de fevereiro a 1° Etapa do Circuito Gaúcho de Aquathlon/Triathlon. A largada acontece às 8h45 e contará com a seguinte programação.

Programação 07h15min: Entrega do kit de competição e informações da prova e abertura da área de transição e pintura dos atletas na Casa do SESC. 08h15min: Saída do ônibus para a área de transição e término da pintura. 08h30min: Saída do ônibus da transição para a largada da natação. 08h40min: Últimas informações da prova. 08h45min: Largada do Aquathlon em todas as categorias. 08h55min: Largada do mini Aquathlon. 10h15min: Cerimônia de premiação. No Aquathlon a prova de natação terá 900m e a de corrida 4Km. Já no mini Aquathlon são 380m de natação e 2.200m de corrida. Todas as informações e o link para a inscrição você encontra no site da Federação Gaúcha de Triathlon: http://www.fgtri.org.br/novo/index. asp?id_pag=1092&id=537#

Evento acontece dia 24 de fevereiro

Escolas Municipais recebem materiais Jogue Limpo é tema de

bate-papo no Projeto Lazer e Cidadania

a entrega, destacou a importância destas melhorias que facilitam o trabalho das equipes e também oportuniza aos alunos melhores condições dentro do ambiente de aprendizagem.

A Secretária Lourdes Helena Goulart salientou que a secretaria tem se empenhado em atender as diversas demandas da rede, e que dentro de um cronograma os pedidos vem sendo atendidos.

O Programa Jogue Limpo com Osório foi tema de bate-papo na manhã da última quinta-feira, (07/02) no Projeto Lazer e Cidadania no 8ºBPM. O vice prefeito Eduardo Renda falou a respeito do programa, seus objetivos e realizou a entrega de material de conscientização. O projeto que iniciou no dia 02 de janeiro é uma realização do 8º BPM em parceria com Fórum - Vara da Infância e Juventude, com apoio da Prefeitura de Osório e segue até o próximo dia 21 de fevereiro atendendo 40 crianças.

CMYK

Com o objetivo de melhorar permanente das escolas da rede municipal de ensino e qualificando o atendimento dos alunos, a Secretaria de Educação realizou a entrega de materiais ( eletrodomésticos, eletrônicos, classes, armários e cadeiras) na tarde de terça-feira (05/02). Nesta entrega as escolas contempladas foram: Osvaldo Amaral, Nossa Senhora da Conceição, Cordeiro de Farias e Criança Feliz, totalizando um valor aproximado de R$ 41.921,00 ( Quarenta e um mil novecentos e vinte e um reais). O Prefeito Eduardo Abrahão que acompanhou


12

Osório, 14 de fevereiro de 2019

FONTE: destemperados.clicrbs.com.br

Receitas de Verão

Especial Sucos

Calmante INGREDIENTES: - 3 xícaras (chá) de abacaxi picado - 4 xícaras (chá de melão picado - 230ml de suco concentrado de maracujá - 600ml de água - Adoçante a gosto

Digestivo INGREDIENTES: - 2 xícaras (chá) de abacaxi picado - 3 xícaras (chá) de melão picado - 16 folhas de hortelã - 2 xícaras (chá) de água (400ml) - Adoçante a gosto

PREPARO: Higienize, descasque e pique o abacaxi e o melão. Coloque no liquidificador com os demais ingredientes. Bata bem. Sirva gelado.

PREPARO: Higienize, descasque e pique o abacaxi e o melão. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata bem e coe se desejar. Sirva gelado.

ATENÇÃO: ABERTAS SOMENTE AS LOJAS DA MARECHAL FLORIANO E COSTA GAMA

COM

MOEDAS

A cada R$ 20,00 em moedas, seja na sua compra no Supermercado Dalpiaz ou na troca por cédulas, ganhe um cupom para concorrer a um BRINDE SURPRESA. Participe e boa sorte! Os sorteios serão realizados mensalmente.


13

Rodrigo Maroni em defesa dos animais

FOTO: EUDES CORREA / SDPT

FOTO: DIVULGAÇÃO

City tour valoriza pontos turísticos da cidade

Lagoa do Marcelino é um dos pontos de visita

Os osorienses e visitantes contam com uma maravilhosa atração nas manhãs dos sábados. Por volta das 8h30min inicia concentração no Largo dos Estudantes Sônia Chemale e logo mais, às 9 horas, é dada a largada ao tradicional roteiro do City Tour que visita alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Guiado pela turismóloga Vera Bueno o público visita a Estação do Museu Férreo, o complexo da Lagoa do

Marcelino, Parque de Rodeios e Eventos Jorge Dariva – onde está a Locomotiva – trenzinho de Osório, Complexo Eólico de Osório e Mirante no Morro da Borússia. O tour termina por volta do meio-dia com chegada no Largo dos Estudantes. Para participar do City tour, os interessados devem fazer inscrição até sexta-feira, através do telefone 3663-8206 ou diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Planejamento e Turismo.

Rodrigo irá ampliar os projetos voltados para a proteção animal

Rodrigo Maroni iniciou seu mandato na assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, no dia 01º de fevereiro, como o único político no Brasil com trabalho na causa animal. Seu objetivo é ampliar para todos os municípios do estado, e também para o Brasil, o trabalho que já vinha realizando como vereador da Câmara de Vereadores da capital. “Como vereador de Porto Alegre criamos mais de 300 projetos voltados para a proteção animal, também resgatamos e tratamos de mais de cinco mil animais, mesmo tendo meu trabalho limitado a nossa capital”, aponta o parlamentar. “Como deputado estadual vamos ampliar nosso trabalho para estar presente em cada município sendo a voz de quem não tem voz, de quem é invisível para a sociedade”, explica Maroni.

CMYK

Osório, 14 de fevereiro de 2019


14

Osório, 14 de fevereiro de 2019

Soldados osorienses participam do JINCAL

Na quarta-feira da semana passada, dia 6, foi realizado o JINCAL (Jogos Internos do Corpo de Alunos), na Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFES/ Osório), da Brigada Militar. Esta competição esportiva é uma atividade extracurricular da escola, disputado por homens e mulheres. Nas dependências da EsFES, os 153 alunos-soldados participaram de atividades de valência física (abdominais e apoios para mulheres e abdominais, apoios e barras para homens), braço de ferro (apenas masculino) e cabo de guerra. Na Praça das Carretas, utilizaram a quadra de areia para o vôlei de praia misto e na Vila Olímpica, disputaram provas de atletismo de 100 e 400 metros rasos.

Acompanhe quem foram os medalhistas (pela ordem, 1°, 2° e 3° colocados)

VALÊNCIAS FÍSICAS

BRAÇO DE FERRO

VÔLEI DE PRAIA MISTO

CABO DE GUERRA

Masculino: Borges, Castro e Bastilha. Feminino: Bruna, Falcão e Fernandes.

1º lugar: Ariana, Barcelos, Behenck e Melissa. 2º lugar: Luise, Helena, Lacerda e Lapa. 3º lugar: Nuária, Eduarda, Pontes e Fonseca.

CORRIDA DE 100 METROS RASOS

Masculino: Rodrigues, Guimarães e Caio. Feminino: Rezer, Vitória e Sheila.

CORRIDA DE 400 METROS RASOS

Masculino: Menezes, Soares e Oliveira. Feminino: Rezer, Antônia e Nuária.

Masculino: Bernardino, Drago e Ribeiro.

Masculino: 1º lugar: Lupim, Dias, Toaldo, Couto, Belloni, Souza, Salerno e Escobar. 2º lugar: Bernardino, Cunha, Jeferson, Moura, Nascimento, Brambil, Borget e Rafael. 3º lugar: Deporte, Dotto, Barcelos, Nunez, Erasmo, Vieira, Garcia e Revers. Feminino: 1º lugar: Falcão, Luise, Helena, Gabriele e Gomes. 2º lugar: Jéssica, Eduarda, Pereira, Allana e Nuária. 3º lugar: Hillig, Cíntia, Carolina, Beatris e Sheila.

Último minuto - Inter vence Juventude, que não merece mais o apelido de “touca”, faz tempo. - Grêmio vence o Avenida, que merece esse nome, já que o tricolor atropelou a equipe santacruzense. - A Vila Olímpica vai sediar um torneio de Basquete de Areia no sábado, dia 23, deste mês. A equipe de basquete do OBB está envolvida na organização, juntamente com a Assessoria de Esportes e Lazer da Prefeitaura Municipal de Osório. O evento será aberto para toda a comunidade do esporte. A modalidade será disputada no formato 4x4 e nas categorias masculino e feminino. Semana que vem trago mais informações!


15 Osรณrio, 14 de fevereiro de 2019

CMYK

TELEFONE : 99613.7357


16

Miss Osório estreia com Live “Top TV rodando por aí” no Instagram Osório, 14 de fevereiro de 2019

com a comunidade, num espaço novo em mídia publicitária. O evento foi prestigiado por empresários parceiros do Live TV Rodando por Aí, e o prefeito Eduardo Abrahão, que foi o primeiro entrevistado. A apresentadora Pauline revelou que esta é uma nova experiência da sua vida, e que fará de tudo para que o canal “Top TV” seja um sucesso.

FOTOS: ANTÃO SAMPAIO

A Miss Osório Pauline Stenge estreou seu programa de TV Live no Instagram. A primeira gravação ao vivo aconteceu na terça-feira, direto da Loja Cotidiano a patrocinadora da Live “Top TV Rodando por aí”. Segundo o idealizador do projeto, o publicitário Henrique Lopes, este novo canal de comunicação de Osório nasceu com objetivo de fortalecer a imagem de seus clientes

Evento foi realizado na loja Cotidiano


0 3 S

O AN

Ano XXX Edição 1533. Osório, 14 de fevereiro de 2019

Prefeito em Brasília busca emendas parlamentares para Maquiné Antão Sampaio

FOTOS: DIVULGAÇÃO

O prefeito João Marcos Bassani dos Santos esteve na semana passada em Brasília, onde visitou diversos gabinetes da bancada de deputados gaúchos. “Fomos em busca de coisas boas para Maquiné, com diversos projetos procurando nossos deputados dispostos a nos ajudar com emendas parlamentares para o desenvolvimento do município.”

O prefeito esteve acompanhado do vereador Oscar Nostrami, e espera que os frutos da sua vista sejam colhidos em breve. João Marcos destaca a recepção em todos os gabinetes que visitou, independente de partidos políticos.“Nossa proposta é para Maquiné. Desde o início da nossa gestão tivemos a colaboração de deputados de todos os partidos, colocando o município acima das diferenças”, disse o prefeito.

Prefeito visitou diversos gabinetes dos deputados gaúchos

- Zeli Martins

CMYK

Qualidade em tudo que faz! “A Banca do Kingeski é tudo de bom!” Rua João Sarmento, 1059 - Sala 04 - Centro - Osório - RS

E-mail: revisaojornal@gmail. Fone: (51) 3663.9511 Fundado em 19/10/1988 Neli Nunes dos Santos Sampaio CGC: 14.118.747/0001-53 Impressão: Soller Indústria Gráfica Ltda.

Jornalista Responsável: Antão Sampaio RMT 5514 Diretora: Neli Nunes dos Santos Sampaio Editora Chefe: Anelise Sampaio Diagramação: Gregory Santos 3663.1164

Rua Mario Santo Dani, 921 - Osório-RS

Filiado ADJORI


2

Osรณrio, 14 de fevereiro de 2019

Gilson A. Borba OAB 110 304

51 99927.5767 GILSONBORBA.ADV@GMAIL.COM

Jean Meneses Severo OAB 60 118 Av. Jorge Dariva, 810 Centro - Osรณrio - RS

Natรกlia Trelles de Aguiar


3

Osório, 14 de fevereiro de 2019

Cafezinho

De mala e cuia

Capa

Carol

A bela Patrícia Flor será a capa do caderno especial do Dia Internacional da Mulher, que será publicado dia 08 de março no Jornal Bons Ventos. Make: Gloss Salão de Beleza.

Jogue Limpo

FOTOS: DIVULGAÇÃO

No próximo dia (17/02), no Programa Galpão Crioulo no quadro “Mala e Cuia”, o ponto turístico de Osório será destaque. As imagens e gravações foram realizadas no último final de semana.

com Antão Sampaio

O Programa Jogue Limpo com Osório foi tema de bate-papo na manhã do dia 07, no Projeto Lazer e Cidadania no 8ºBPM. O vice – prefeito, Eduardo Renda, falou a respeito do programa, seus objetivos e realizou a entrega de material de conscientização.

ATS

Caixa

CMYK

Carol Capaverde, com Make do Gloss Salão de Beleza direto do Facebook.

O Prefeito Eduardo Abrahão, recebeu na tarde do dia 07 em seu gabinete, a visita do novo gerente da Caixa Econômica Federal de Osório. Na oportunidade, o prefeito desejou ao senhor Paulo Pacheco boasvindas e sucesso no trabalho.

O final de semana, (09 e 10/02) foi movimentado em Atlântida Sul. Além do mar que atraiu o público expressivo na temporada do verão, o ATS Surf, Skate, Music, Festival e Morrostock levou muita diversão, entretenimento e esporte para a beira- mar.


4

Osรณrio, 14 de fevereiro de 2019

Profile for Jornal Bons Ventos

Jornal Bons Ventos  

Edição 14.02

Jornal Bons Ventos  

Edição 14.02

Advertisement