Page 1

Líder Pesquisas

Dalpiaz Construtora e Imobiliária em nova fase Ano XI - Edição 610 - Osório, 13 de junho de 2019

Banca:

R$ 2,00

ESPECIAL

Mateus Dalpiaz inaugurou o novo endereço na Marechal Floriano, ao lado da Cia da Música

Caderno Mundo das Ideias

O espaço fica localizado na esquina da Rua marechal Floriano e Machado de Assis, antigo Hotel Amaral, vale ressaltar, que a restauração da loja que se encontrava em estado de deterioração avançado, foi executado por sua empresa, em parceria com Carlos, proprietário da Cia da música, as duas empresas não mediram esforços para deixar uma das esquinas mais importantes da cidade, com uma cara inovadora, transformando o centro da cidade em um lugar muito mais bonito.

Páginas Centrais Osório

FOTOS: ANTÃO SAMPAIO

No dia 31 do último mês, o Empresário deu mais um passo importante na busca pela excelência de sua empresa, um novo endereço localizado em um dos maiores cruzamentos da cidade é o novo local de trabalho para Mateus e seus colaboradores, segundo ele a mudança é para ter uma proximidade maior com a população da sua amada cidade, podemos assim buscar sempre estar por dentro do que é a necessidade da população de osorio em questão de moradia.

38º Rodeio Internacional

Revisão Capa

CMYK

Mateus Dalpiaz

Comunicamos aos nossos clientes, parceiros e amigos a inauguração da nova loja, no dia 31/5/2019, sexta-feira, na atual sede da empresa. O novo empreendimento tem como objetivo atender cada vez melhor a comunidade de Osório/RS e região, trazendo novas linhas de produtos em um ambiente acolhedor, moderno, confortável e com acessibilidade. Venha conhecer a nova Auto Peças Pereira. Sua presença é muito especial. Esperamos por você!

Vista externa

Projeto Residencial Lagoa Serrana

Início das obras no Vila da Serra


2 Osório, 13 de junho de 2019

DOM JAIME PEDRO KOHL domjaimep@terra.com.br

Santíssima Trindade O primeiro domingo depois de Pentecostes a Igreja Católica o dedica à Santíssima Trindade. Neste dia somos chamados a contemplarmos o nosso Deus, que se manifestou como Pai, Filho e Espírito Santo. Assim é o Deus dos cristãos: um só Deus em três Pessoas. A comunhão de vida entre eles é tal que formam uma unidade. A comunidade perfeita e modelo para toda forma de convivência. Como isso pode se dar é um tanto misterioso, mas não impossível de entender. Se nos deixamos iluminar pela Sagrada Escritura, descobrimos que Deus age como Pai criador; comunica com sinais e prodígios; fala pela boca dos profetas; escuta o grito do seu povo e desce para libertá-lo; caminha com ele e promete um Messias que vai restabelecer a unidade e a paz entre todos os povos. Jesus fala muitas vezes e de muitas formas que veio do Pai, que sua missão é fazer a vontade do Pai, que tudo o que faz e ensina é o que viu o Pai fazer e dele tudo aprendeu. Deixa claro aos discípulos que depois de redimir a humanidade, reconciliando-a com o Pai, deve voltar junto d’Ele, caso contrário o Espírito Santo não virá para ajudá-los a entender tudo o que lhes ensinou. O Espírito Santo foi derramado sobre os apóstolos reunidos com Maria no cenáculo, transformando-os em testemunhas da Ressurreição de Jesus Salvador. Para nós cristãos, acostumados a nos benzer em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, o Mistério Trinitário torna-se tão familiar que corremos o risco de cair na formalidade e perdermos o sentido profundo que carrega. A Trindade permanece sempre a fonte e o fundamente da vida cristã. Na compreensão do apostolo João: “Deus é Amor”. O batismo nos introduz no mistério da Trindade, no Amor de Deus derramado em nossos corações. Se Deus é assim, perfeita unidade na diversidade das três pessoas, somos chamados a vivermos de forma semelhante: um só corpo om muitos membros, mas animado por único e mesmo espírito: o Espírito Santo de Deus. Nada mais contraditório que uma comunidade cristã dividida. São João, o discípulo amado, revela que jamais alguém viu a Deus, mas se nos amarmos uns aos outros, Deus aí está. A comunidade unida torna Deus visível, quando dividida desfigura o seu rosto, porque “Deus é amor”. Que a contemplação deste amável Mistério nos abra sempre mais ao transcendente e nos aproxima das pessoas como irmãos e irmãs.

Dr. Maurício Bock Capelani Santos CIRURGIÃO DENTISTA

A IMPORTÂNCIA DE UMA LIMPEZA DENTAL COM PROFISSIONAL Ir ao dentista é um hábito que muitas pessoas não possuem e com isso só deixam para procurar o profissional quando apresentam algum problema bucal. Entretanto, deve-se levar em consideração que a visita regular a um dentista pode evitar muitos problemas de saúde oral, fazendo com que você economize tempo, dinheiro e não tenha dores de cabeça. Um dos procedimentos preventivos mais importantes e que, idealmente, deve ser realizado pelo dentista a cada seis meses, é a limpeza dental. O procedimento atua na limpeza e conservação dos dentes, removendo a placa bacteriana acumulada na superfície dental, e que se não removida a tempo pode virar tártaro. Na realização da limpeza, a dentista utiliza técnicas como o jato de água e bicarbonato e aparelhos de ultrassom odontológico. A limpeza dental é um tratamento preventivo que visa evitar problemas como o tártaro, a cárie e a gengivite. O profissional também usa esse momento para verificar as deficiências na escovação do paciente e explicá-lo como saná-las. Se você ainda não realiza essa visita periódica ao dentista, não deixe de procurá-lo e solicitar a limpeza dental. Procure sempre por profissionais capacitados e com boas referencias para atender as suas necessidades odontológicas. Até a próxima pessoal e estamos sempre à disposição para qualquer dúvida.

Para refletir: Qual a minha reação quando ouço falar que “Deus é amor”? é assim que o sinto e experimento? O Deus dos cristãos é assim ‘um só Deus em três pessoas distintas’ acolho isso com serenidade na fé? Quanto fazes o sinal da cruz em teu corpo invocando a Trindade é a ela que lhe abres o coração e te confias?

Textos bíblicos: Pr 8, 22-31; Rm 5,1-5; Jo 16,12-15; Sl 8.

Dr. Maurício Bock Capelani Santos Cirurgião Dentista ‒ ESPECIALISTA EM IMPLANTES CRO-RS n°18040 Atende no Consultório Odontológico Espaço Odonto na Rua João Sarmento n° 987 - sl 01. Telefones 3663 2663 / 997966970 (Whatsapp)

MARIA BASILISA IBÁÑEZ SOLAZ DA SILVA (APODO MARISA)

PEDAGOGA, PROFESSORA DE FILOSOFIA, PSICOLOGIA, DIDÁTICA E L ÍNGUA E SPANHOLA . INSPETORA DE E NSINO 1º E 2º GRAUS APROVADA EM C ONCURSO PÚBLICO. E SPECIALISTA EM E DUCAÇÃO -R EGISTRO NO MEC. E SCRITORA E P OETISA .

Educación...

La primer escuela donde debemos educar los hijos es en su casa. Educar con diálogo y mucho buen ejemplo. Además, la escuela también debe agregar valores universales para el bien común. La escuela es responsable por la parte cognitiva y formativa, pero en eso todo la familia debe compartir apoyando la escuela. Hay que portunizar una escuela donde haiga conocimento, cultura y placer en estar en ese ambiente escolar. Buenos profesores, vocacionados y con buenos sueldos, para que puedan investir en su profesión y dar sustendo a los suyos. Estuve en varios países de Europa y tuve la oportunidad de visitar escuelas. Grande emoción, en ver los alumnos en un turno, estudiando contenidos específicos conforme el currículum y en otro turno cultura general: música, arte, idiomas, etiqueta, deporte... Afirmo, país donde la educación, salud y seguridad, es factor, de prioridad, las generciones serán más felices.

Adiós. Hasta la semana que viene.

Editorial A importância dos sindicatos

Esta semana o Jornal Bons Ventos conta com o caderno especial do O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Osório (SSPMO). A entidade traz novidades e principais destaques das atividades realizadas. Não são poucas vezes que os trabalhadores têm dúvidas, ou até mesmo sentem-se lesados em seus direitos. E, quando isto acontece, o sindicato ao qual cada trabalhador é filiado é quem vai orientá-lo sobre a forma de exigir o cumprimento dos seus direitos. Para isto, os sindicatos representativos de cada categoria estão devidamente credenciados para buscar as devidas soluções dos impasses envolvendo o trabalhador. Infelizmente, a maioria dos sindicatos enfrenta um problema comum: muitos de seus associados não sabem para que serve a sua entidade sindical. Muitos trabalhadores querem filiarse, só que acabam recuando por não entender quais os benefícios oferecidos. Outros imaginam que é só tornarse sócio, cruzar os braços e tudo estará resolvido. Poucos se percebem que os principais motivos para que um trabalhador seja filiado ao sindicato da sua categoria são a união, a segurança, a importância da sua participação e a conquista de benefícios. Se o filiado não participar imbuído destes intuitos, o sindicato perde totalmente o objetivo de sua existência. Em suma, os sindicatos têm grande importância na vida dos trabalhadores, sobretudo porque os direitos e as garantias são negociados e conquistados para toda uma categoria, não se tratando de algo individual ou que atinja apenas uma pequena parcela do universo de trabalhadores.

Expediente O jornal que faz a diferença

www.jornalbonsventos.com.br jbonsventos@gmail.com CNPJ 06.071.836/0001-63 Rua Mario Santo Dani, 921 Centro - Osório/RS Fone: 3663.9511 Jornalista responsável: Antão Sampaio RMT 5514 Edição: Anelize Sampaio Diagramação e arte: Gregory Santos Administrativo: Laurine Sampaio Impressão: Soller Indústria Gráfica Assinatura Anual - R$ 150,00 Oficio de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Livro B-1, fls. 03 a 04, sob n° 9, em 25/4/2007


3 Osório, 13 de junho de 2019

Nos dias atuais, marcados pelo tráfego incessante de informações que transitam de lá e de cá sem muitos intervalos para descanso, manter-se informado sobre as últimas notícias tem se constituído numa missão quase que impossível. Isso porque nunca haverá uma última notícia. Talvez só a mais atual. A mais nova. Nunca a última, pois uma outra já está sendo escrita, divulgada e compartilhada. E a última chamará a atenção por pouquíssimo tempo. Logo será superada por outra que superará a outra e assim vai incessantemente. O mundo virtual é rápido. É permanente. Está sempre de plantão. Não dorme. Não descansa. Não há sábados nem domingos. Todo o dia é uma segunda-feira. Não uma segunda sonolenta de quem acordou com ressaca depois de muitos líquidos e poucos sólidos. É segunda a pleno vapor. No ritmo que o patrão gosta. Se vazar alguma coisa de alguma autoridade, uma conversa comprometedora, como uma dessas conversas de alcova, então toda a máquina vai trabalhar sem parar. No início algum estranhamento, algum susto, alguma paralisia. Susto para os envolvidos, é claro! Estranhamento para os demais. Como uma informação vai comendo a outra, daqui a pouco a primeira já foi esquecida. E a bomba perde o efeito. Mas, de algum modo, alguns perderam o sono, correram para buscar algum remedinho para aliviar os nervos. Outros, excitados que ficaram, pouco disfarçaram o riso e a vontade de dizer aqui e acolá: “viu, eu já sabia!”. Os exércitos se colocaram de lado a lado. Bombardearam o que puderam nestes dias que se seguem. Defesas e ataques. O bem contra o mal, invasão de privacidade, vício de origem, cartas marcadas e muito blá-blá-blá. Essa roda vida das notícias nestes tempos virtuais de certo modo imita muito o que acontece com o desenvolvimento e o progresso dos meios tecnológicos. Senão vejamos: o primeiro telegrama enviado, uma novidade e tanto para aqueles tempos, foi em 1844. O inventor da engenhoca foi Samuel Morse, o do código que leva seu nome. Só depois surgiu o telefone, em 1870, através da genialidade de Graham Bell. O telegrama nas décadas seguintes foi sendo lentamente suplantado pelas tecnologias que se seguiram. Rádio, telefone, televisão, transmissão de dados tomaram conta do processo de difusão das mensagens. O irônico destes momentos de crises, de incertezas jurídicas, de julgamento moral, de manifestações apaixonadas e de lutas libertárias é que o programa que vazou informações sigilosas dos justiceiros pátrios foi exatamente o Telegram, um aplicativo russo similar ao WhatsApp. De algum modo, voltou-se no tempo. Como esta história toda, que gera alguma histeria e muita apreensão, vai acabar não se sabe. Precisaria de alguma máquina do tempo para que se visitasse o futuro. Não dá nem para especular. Ainda mais por aqui, onde as crises são semanais e os personagens saem do grupo dos mocinhos para o time dos bandidos em meia dúzia de mensagens. Como os vazadores prometem lançar a história como uma novela, novos capítulos vêm por aí. Apreensão em todos os setores. Prometem grandes emoções. Veremos. O negócio é aguardar e esperar os novos capítulos.

Maquiné celebra profissão religiosa perpétua de Irmã Viviani Moura

Irmã Viviani Moura, nascida em 05 de janeiro de 1988, em Maquiné – RS, retorna à cidade natal para a sua Profissão Religiosa Perpétua, como irmã da Congregação das Irmãs Paulinas, no próximo dia 16 de junho, domingo, em Celebração Eucarística, às 10h, na igreja Santo André Avelino, situada na Rua General Osório, 796, Centro.

INFORME PUBLICITÁRIO

Vereadora Belinha prestigia 1º sábado solidário Osmany jogando Limpo com Osório Vereadora Belinha prestigiou no dia 08 de junho do 1º sábado solidário Osmany Jogando Limpo com Osório, projeto elaborado pelos professores e direção da Escola Osmany Martins Veras. Prefeito Municipal e várias autoridades prestigiaram o evento, que sem dúvida foi o primeiro de muitos que ainda acontecerão. O evento teve varias programações, contando muito com a presença da comunidade em geral, voltado muito pelo Projeto Jogue Limpo com Osório elaborado pela primeira Dama Soraia Abrahão, que fez com que esse projeto conscientizasse a população do município de Osório e deu certo. Belinha parabeniza direção, professores, funcionários e todos aqueles que de uma forma ou de outra deram sua colaboração para que o evento fosse um sucesso, e que continuem assim elaborando projetos

que somem para comunidade e principalmente para educação escolar.

CMYK

Os telegramas


4

Osório, 13 de junho de 2019

Bragé e Grassi Casa de Carnes

Grelhados - Espetinhos - Carne Assada - Buffet de Carnes - Buffet de Saladas - Sorvetes

ESTAMOS TRABALHANDO SEMPRE PARA MELHOR SERVIR.

FAÇA SUA ENCOMENDA PELOS FONES: 3663.6603 e 3663.6436

Cartões:

Rua Santos Dumont, 565 Em frente à Praça das Carretas - Osório/RS


5

CMYK

Osรณrio, 13 de junho de 2019


6 Osório, 13 de junho de 2019

SÓ NESTE MÊS, TODA LINHA VOLKSWAGEN COM ENTRADA DE 50% E VOCÊ FICA

Polo 1.6 MSI MT R$

54.890,00

TAXA 0% EM 24X

Virtus MSI R$

58.990,00

TAXA 0% EM 24X

PORTO ALEGRE (51) 3027.2000

CANOAS (51) 3476.8000

OSÓRIO (51) 3663.4500

TAQUARA (51) 3541.9500

www.guaibacar.com guaibacar

/guaibacar

Trânsito seguro: eu faço a diferença. Polo 1.6 MSI MT (cód. BZ12U4), ano/modelo 19/19, à vista a partir de R$ 54.890,00 ou financiado com entrada e saldo em 24x com taxa de 0% a.m. Virtus MSI manual (cód. BZ22U4), ano/modelo 19/19, à vista a partir de R$ 58.990,00 ou financiado com 60% de entrada e saldo em 24x com taxa 0% a.m.


7 Osório, 13 de junho de 2019

Empreendedorismo feminino:

Lidiane Reis conta como se tornou empreendedora no interior do Caraá pesquisando e conquistando novos clientes. Realizei uma parceria com meus clientes e fidelizei cada um deles e tive a oportunidade de mostrar o meu produto para as pessoas. Construí o meu negócio na base da confiança, persistência, respeito e amizade ”, destaca. Atualmente, ela trabalha com vendas diretas para a empresa Vida Leve, empresa de colchões ergonômicos para a prevenção e tratamento de problemas de coluna. Com 20 anos de experiência e oito anos de indústria própria, a Vida Leve tem se consolidado cada vez mais no mercado, com produtos certificados pela SOGAB (Núcleo de Reabilitação Traumatológica e Ortopédica e INMETRO, órgão brasileiro responsável pelo estabelecimento de programas de avaliação da conformidade. “Conquistei novos amigos com as indicações e acompanhamento pós-vendas. Isso gera muita credibilidade no meu trabalho”, conta. Hoje, a empresária também participa todos os sábados do programa Tony da Viola da Rádio Itapuí com informações sobre os seus produtos. Quando perguntada qual foi a melhor parte da sua história: “Ainda está por vir”, conclui.

Lidiane Reis

CMYK

Todo o empreendedor tem o poder de mudar qualquer situação e esse poder já é seu quando se chama força de vontade. Lidiane Reis, natural do Caraá, mostra que tomar a decisão de montar um negócio próprio pode vir muitas vezes pela necessidade de complementar a renda, mas um dos grandes motivos de permanecer empreendendo é poder realizar um sonho e trabalhar com o que mais ama. “Quero mostrar para as pessoas que o meu município tem potencial de desenvolvimento. Sei que muitas pessoas saíram daqui, mas eu transformei a adversidade em oportunidade”, destaca Lidiane. Mais do que como o simples ato de empreender, é importante entender o empreendedorismo feminino como um importante instrumento de transformação social e comunitária. Lidiane trabalhou cerca de 10 anos em uma fábrica de calçados no Caraá. Após sair do emprego e com uma filha pequena, recebeu a proposta de trabalhar com a venda de colchões. “No início foi difícil, pois foi um processo muito lento. Na época não tinha muito conhecimento e aos poucos fui

Cllientes adquiriram o colchão Vida Leve


8

Osório, 13 de junho de 2019

O Supermercado Dalpiaz está participando da campanha “Troco Solidário” em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Osório (ACIO) e o Hospital São Vicente de Paulo. O objetivo da iniciativa é proporcionar novos recursos para serem investidos com qualidade e de forma transparente na melhoria do atendimento hospitalar para toda a comunidade de Osório/RS e região. Conscientize-se você também. Faça sua parte. Uma moeda pode ajudar a salvar vidas!

Pontos de coleta: em todas as lojas do Supermercados Dalpiaz

LOJAS MARECHAL FLORIANO E COSTA GAMA

COM

MOEDAS

A cada R$ 20,00 em moedas, seja na sua compra no Supermercado Dalpiaz ou na troca por cédulas, ganhe um cupom para concorrer a um BRINDE SURPRESA. Participe e boa sorte! Os sorteios serão realizados mensalmente.


9

CMYK

Osรณrio, 13 de junho de 2019


10

Osório, 13 de junho de 2019

Osório tem desafios na capital

Neste domingo, as equipes de basquete masculino de Osório voltam a jogar pelo “Campeonato Municipal de Basquete de Porto Alegre - 2019”. Depois da rodada do último domingo, foram conhecidos os adversários do OBB e Magic de Oz, equipes que pertencem ao projeto “Esporte e Lazer no Rumo Certo”, da Assessoria de Esporte e Lazer, da Prefeitura de Osório. O OBB joga primeiro, às 11h30min. Classificado como o 8º melhor segundo colocado da fase classificatória, a gurizada enfrentará a forte equipe dos Scissors, de Porto Alegre, que se classificou como 5º melhor segundo. O vencedor deste confronto pegará pela frente os Panteras, também da capital e que foi o 1º colocado da chave “C”. Este 2º jogo será realizado às 16h do mesmo

dia, já valendo pelas quartas-de-finais. Já o Magic de Oz, classificou como o 2º melhor segundo colocado e jogará direto as oitavas-definais, às 17h30min. O adversário é o San Hell, de Porto Alegre, que foi o 1º colocado da chave “E” e quem ganhar também estará nas quartas-de-finais. Novamente os jogos serão disputados na “Meca” do basquete do Rio Grande do Sul, o ginásio Tesourinha. Lembrando que este ano fazem 25 anos que este foi o palco daquela final histórica entre os gaúchos do Pitt/Corinthians e os paulistas do Franca, onde a equipe de Santa Cruz do Sul sagrou-se campeã brasileira de basquete. Voltando ao municipal, a fase seguinte (quartas-definais), será disputada dia 30 deste mês, as semifinais dia 7 de julho e finais dia 14.

Último minuto

A gangorra segue, Grêmio ganha e Inter perde! Não existe uma gangorra onde os 2 fiquem na parte de cima? Falando da dupla ainda: Inter terá um desafio maior na Copa do Brasil! Não que o Grêmio tenho pego uma barbada... Em abril de 1994, fui naqueles 3 jogos finais do Campeonato Brasileiro de Basquete, no Tesourinha. O Franca havia vencido os 2 primeiros jogos na sua casa e precisava apenas de uma vitória aqui no Sul. O estado respirava basquete! O Pitt/Corinthians era um super time, o ginásio estava “atrolhado” de gente e tremia a cada cesta dos gaúchos, comandados pelos americanos Brent Merritt e Alvin Frederick. Jogos aqueles que ficaram na memória dos amantes do basquete... E a NBA não acabou ainda! Na próxima edição faço um “resumão” aqui na nossa página de esportes!


11

OsĂłrio, 13 de junho de 2019

Luisa,

caputi@terra.com.br (51) 99974.9975

Niver da Manoella

CMYK

Manoella Pelinsson, neta de Petronio Dacol e Nara Lima comemorou seus 7 aninhos dia 14 de maio em sua residĂŞncia.


12

Uma inauguração inesquecível da Dalpiaz Construtora e Imobiliária Osório, 13 de junho de 2019

A Dalpiaz Construtura e Imobiliária, durante todo o dia , 31 de maio, recepcionou seus clientes e amigos numa data inesquecível com muita alegria e confraternização, onde todos elogiaram o novo espaço pela modernidade e acolhimento a todos . O empresário Mateus Dalpiaz, emocionado, agradeceu todos as palavras de carinho. “ São por essas pessoas e pelo nosso município que estamos investindo em novas propostas de trabalho” disse ele.


INFORMATIVO Ano I - Junho, 2019 - Osório/RS - Encartado no Jornal Bons Ventos Edição 610

“Minha função é ajudar ao funcionalismo”

Atual diretoria: Priscila, José Batista, Jaci, Hermínia, Maria Teresinha, Cleonice, Altivo

Rosana

Elisângela

Antônio Juliano

Davenir

Bárbara

Maria Teresinha de Freitas Camargo, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Osório diz que gostaria de fazer muito mais pelo funcionalismo. “Quando assumimos foi com intenção de darmos continuidade ao trabalho

desenvolvido pela gestão anterior e temos certeza que estamos cumprindo nossas metas de trabalho”, diz ela. Segundo a presidente, um dos objetivos maiores era dar continuidade ao resgate da credibilidade da entidade. “Eu me sinto

feliz em poder ajudar as pessoas. Todo mundo me conhece. O nosso sindicato tem a força e auxilia em todos os sentidos, principalmente na luta pelos direitos dos seus associados, de forma justa e correta”. Terezinha resalta que sempre foi a favor do

diálogo, e esse é o sentido maior da sua gestão como Presidente do Sindicato. Também destaca na sua ação de trabalho a forma com que o Sindicato vem defendendo os trabalhadores, com uma Assessoria Jurídica sempre atenta a todos os

detalhes e sempre junto ao trabalhador quando é necessário defendendo os seus direitos. A luta diária pela categoria é fundamental na ação do Sindicato. A transparência das suas ações também é considerada fundamental pela presidente Teresinha.

EDITORIAL

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Osório (SSPMO), foi fundado em 25 de agosto de 1989, para realizar o sonho dos servidores. O SSPMO tem como objetivos, lutar por melhores condições de

SSPMO fazendo valer os direitos do municipário trabalho e remuneração digna para todas as categorias e garantir a melhor qualidade de vida dos servidores e seus familiares, defender e representar perante as autoridades administrativas, legislativas e judiciárias

os interesses individuais e coletivos da categoria profissional da entidade sindical e crescer junto com os sócios, com conquistas trabalhistas, buscando um sindicalismo moderno, porém não radical, que vise a garantia

CMYK

Maria Teresinha de Freitas Camargo

dos direitos e apoio aos seus associados. A participação de todos os sindicalizados é muito importante para que juntos ergamos a bandeira de luta, demonstrando assim, que esta luta se faz com organização, solidariedade e participação.


2

A real situação do RPPS (Fundão)

Olga Magnus de Camargo é Conselheira do Regime Próprio de Previdência Social ( RPPS) do Município de Osório. O RPPS vem sendo muito debatido nas redes sociais, pelos servidores municipais integrantes do mesmo. O Regime Próprio de Previdência Social – RPPS é organizado através da Coordenadoria Executiva, do Conselho Municipal de Previdência - CMP e do Comitê Municipal de Investimentos – CMI. A Presidente do CMP é a servidora Isabel Silveira dos Santos. Segundo Olga, hoje o Fundo conta com 431 aposentados e 101 pensionistas e paga uma folha mensal no valor de R$ 2.015.357,83 ( posição abril/19). A partir de novembro/2018 foi alterada a legislação, com isso o fundo passou a pagar somente aposentadorias e pensões. Os demais benefícios previdenciários como: auxílio doença, Olga Magnus de Carvalho é Conselheira do Regime salário maternidade, auxilio reclusão, Próprio de Previdência Social do Município de Osório ficaram a cargo do município, alterando assim, as alíquotas de contribuição para: patronal, 12,69%, complementar (passivo atuarial) 20,00% mantendo o percentual de 11% para servidores. Mensalmente são repassados para o fundo em torno de R$ 2.000,000,00 de contribuição. Atualmente o RPPS conta com aproximadamente R$ 134.000.000,00 (centro e trinta e quatro milhões de reais) aplicados em três bancos oficiais (Brasil, Caixa Econômica Federal e Banrisul) cujas aplicações são orientadas pela empresa Referência Gestão e Risco, especialista na área financeira contratada pelo município. Encontra-se na Câmara de Vereadores, desde março do corrente ano, Projeto de Lei Executivo, solicitando o parcelamento dos valores não repassados ao fundo, no ano de 2018, do período de março a dezembro e 13º, que totaliza R$ 14.986.878,22 e reparcelamos dos Termos de Parcelamentos cadastrado no CADPREV nº 02320/2017 ( ano 2016) em 200 parcelas e CADPREV nº 005/2018 ( ano 2017) em 60 vezes. Os repasses de 2019 e parcelamos de 2016 e 2017, estão sendo pagos em dia pelo município.

Relação dos Membros da Diretoria Presidente: Maria Teresinha de Freitas Camargo Vice-Presidente: Hermínia Ferri Viganó Secretário Geral: Davenir Silveira de Oliveira Segundo Secretário: Antônio Juliano dos Santos Tesoureira: Cleonice Dada dos Santos Segundo Tesoureiro: Altivo Vanderlei Camargo Conselho Fiscal João Batista Belloli Rosana da Silva Martins Fernandes Jaci Maria Trindade Costa Suplentes do Conselho Fiscal Elisângela Mora dos Anjos Barbara de Souza Correa Priscila da Silva Sanguine Castro.

Histórico do Sindicato

Sindicato sempre atento às principais reivindicações da categoria

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Osório é uma entidade de classe representativa, que reivindica direitos individuais e coletivos para seus associados, além de auxiliar na assistência jurídica dos mesmos.

Foi fundado em 25 de agosto de 2989, onde foi constituída uma comissão provisória de fundação, quando foi elaborado o Estatuto da entidade em 30 de setembro de 1989, na primeira Assembleia Geral reuniram-se na sede da AFMO 135 servidores

do município de Osório, para deliberar sobre a constituição do Sindicato e aprovação do Estatuto. Nessa Assembleia foi definida a mensalidade dos sócios, ficando acordado em 1,5% do vencimento básico, também, foi procedida a eleição da primeira diretoria do sindicato, que após eleita, tomou posse imediatamente, sendo composta dos seguintes membros: Presidente: Jaci Manoel Medeiros. 1º Vice Presidente: Paulo Fernando da Silva. 2° Vice Presidente: Claudio Aliardi. Secretário Geral: Lucia Terezinha Galimberti. 1° Secretaria Rosana Nunes Norinha. 2° Secretario Eloi Bach, 1º Tesoureiro Airton Norinha Fangueiro. 2° Tesoureiro Luis Carlos da Silva Costa. A cada dois anos, no mês de setembro, são realizadas a eleição para a

nova diretoria, sendo que o Estatuto prevê reeleição por diversos mandatos. Foram presidentes do Sindicato: Jaci Manoel de Medeiros (setembro 1989 a setembro de 1991. Luiz Carlos da Silva Costa ( Setembro de 1991 a setembro de 1993), Isabel Silveira dos Santos ( Setembro de 1993 a setembro de 1995. Marluci Silveira de Matos ( Setembro 1995 a setembro de 1997) Isabel Silveira dos Santos ( Setembro 1997 a setembro e 1999). Suzana Machado Diehl ( Setembro 1999 e Setembro 2001). Isabel Silveira dos Santos ( Setembro 2001 a setembro 2005). Pedro Messaggi (Setembro 2005 a 19 de agosto de 20013). Herminia Ferri Viganó agosto de 2013 a setembro 2017 e a atual presidente Maria Teresinha de Freitas Camargo de setembro 2017 até os dias atuais.

EXPEDIENTE Informativo SSPMO Órgão de divulgação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Osório. Encartado no Jornal Bons Ventos. Junho/ 2019. Jornalista Responsável Antão. V. R. Sampaio - RMT 5514.


Um jurídico sempre atento em defesa dos servidores O advogado Marco Pereira é o responsável pelo setor Jurídico do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Osório. Em entrevista ao nosso Informativo, ele resume o seu trabalho em diversas ações jurídicas sempre em defesa do funcionalismo municipal. “Temos várias decisões a favor do Sindicato como o pagamento de 45 dias de férias aos professores que não acontecia até 2011. Hoje 150 professores estão recebendo esta diferença. O não desconto do Imposto de Renda sobre a Licença Prêmio foi outra vitória do Sindicato na Justiça, e esse desconto não é mais cobrado a partir de 2016. Uma média de 170

Marco Pereira

3

servidores foram beneficiados e já estão recebendo de volta o valor que foi descontado. São apenas algumas questões citadas como exemplo, mas existe inúmeras outras sempre em defesa de todos os sindicalizados. Ações como adicional do tempo de serviço e difícil provimento estão em andamento. Outro fator importante citado pelo advogado é sua presença constante na Sindicância da Prefeitura Municipal, onde o Sindicato sempre está ao lado do servidor acompanhando tudo de perto na sua defesa. Hoje, o Sindicato conta com 700 sócios e o trabalho em defesa de todos é uma constante no dia a dia de trabalho.

Assembléia do dia 17 de outubro de 2018, sempre defendendo o interesse do funcionalismo

Festa Natalina junto com a AFMO

Paralisação contra o corte de verbas para a Educação

Reunião com o prefeito em exercício, Eduardo Renda, tratando sobre os 13º salários dos servidores municipais

Reunião da diretoria, sempre atenta aos interesses do associado

Entrega de cheques aos professores

Reiunião regional para tratar do Imposto Sindical

Reunião tendo o Fundão como pauta

Salão de Festas em Mariápolis

CMYK

Fotos & Fatos


4

Classe unida, entidade forte! Sindicalize-se!

Unidos somos mais fortes!

Rua Major João Marques, 233, Centro – Osório - RS Fone: (51) 3663-1381/ 98112-2118 E-mail: sspmo.osorio@gmail.com Convênios com Cartão TECBIZ Armazém da Casa - 3663-1107 Rua Machado de Assis, 327 Academia Espaço Personal - 3663-6558 Rua Costa Gama, 1261 Doca Materiais de Construção - 3663-2433 Rua Costa Gama, 1405 Farma Center - 3601-2305 Rua Machado de Assis, 407 Farmácia Caravagio - 3663-7137 Rua Lafayete Pereira dos Santos, 552 Farmalíder - 3663-2102 Rua Costa Gama, 771 Farmácia Agafarma - 3663-5570 Rua João sarmento, 437, Sala 1 Farmais - 3601-2362 Rua João Sarmento, 400 Farmais (Centro) - 3663-2943 Rua Marechal Floriano Peixoto, 1089 Farmácia Maxxi Econômica - 3663-6391 Rua Machado de Assis, 455 Farmácia Drogabel - 3663-6258 Rua Getúlio Vargas, 1270 Livraria CLIP - 3663-6223 Av. Jorge Dariva, 1045 Loja Zimmer - 3601-2715 Rua Marechal Floriano, 1019

Loja A Viviane - 9663-3775 Av. Getúlio Vargas, 951 AS Celular - 3663-2078 Av. Marechal Floriano Peixoto, 1086 Loja Selene - 3663-3938 Rua Costa Gama, 855 Loja La Leste - 3663-3868 Av. Jorge Dariva, 87 Loja Dione Modas - 3663-4041 Rua Santos Dumont, 862 Loja Donna - 3601-1213 Rua 24 de Maio, 258 Panter Calçados - 3663-2650 Rua Machado de Assis, 415 Rede Mundi - 3663-6051 Rua Machado de Assis, 407 K e Z Calçados - 3663-1656 Rua Marechal Floriano Peixoto, 834 Star Foto - 3663-2441 Rua Manoel Marques da Rosa, 600 Papelaria Pontinho - 3048-0347 Rua Bento Gonçalves, 841 Posto Walmor Rodrigues - 3663-1920 Rua Julio de Castilhos, 735 RS Celular - 3663-3677 Rua Marechal Floriano, 1134

FGT Corretora de Seguros - (48)3039-9909 Durval Melchuides de Souza, 765 - SC Relojoaria Oliveira - 3663-3018 Rua Marechal Floriano, 920 Império Lavagem Automotiva - 99897-4337 Rua Anphilóquio Dias Marques, 69 Multilar Materiais de Construção - 3663-6738 Av. Ângelo Gabriel Boff Guasseli, 1000 Mercado Dois Irmãos - 3663-5662 Rua Costa Gama, 975 Sacolão Tutty Fruty - 3663-1891 Rua Costa Gama, 887 Allegra - Fisioterapia e Pilates - 99664-7154 Rua Firmiano Osório Fysioclinica - Fisioterapia - 3663-6343 Rua Costa Gama, 13 Rovene Sessim e Suelen da Costa Soares Dentistas - 3663-6932 Rua Santos DUmont, 183, Sala 11 Vira Vício - 3663-6684 Rua Machado de Assis, 333 Mercado JC - 3663-1851 Av. Brasil, 641, Porto Lacustre

Farmácia Líder II - 3663-1694 Rua Machado de Assis, 407 Restaurante Grelhados & Cia - 3663-6699 RS-030, KM 83 CR Diementz - 3663-1966 Rua Marechal Floriano Peixoto, 1038 Life Farmácia - 3663-3763 Rua 15 de Novembro, 1101 Tabacaria Armichi - 98032-6555 Rua Manoel Marques da Rosa, 921 Mercado Dudabella - 99857-3131 Rua Da Lagoa, 572

Convênios pelo Sindicato Cartão IPÊ somente para uso nos laboratórios. Filhos dependentes somente até 18 anos. - Laboratório Iberleo - Laboratório Labmar - Laboratório Fontana - Fisioterapeuta Graziela F. de Sousa - Psicóloga Eulina Trocesski - 99967-7265 - Psicóloga Bruna Nostrani - 99636-9810 - Mediscan - Categoria 1, 2 e 3 do IPÊ sem custo, 4 e 5, 50% de dsonto nos exames de TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA, RESSONÂNCIA MAGNÉTICA. Assessoria Jurídica Marco Pereira Terças e Quintas-feiras - 9h30 às 12h


0 3 S

O AN

Ano XXX Edição 1550. Osório, 13 de junho de 2019

Primeira Cãominhada dos Pimpolhos Sirlei Amaral

A Praça da Matriz se encheu de cores e risos no último dia 18/05 quando a Escola de Educação Infantil Dos Pimpolhos promoveu mais um Chimarrão Solidário, com o intuito de arrecadar doações para cães e gatos, os quais foram doadas para a Feira de Adoção que acontece nesse local. Na manhã ensolarada funcionários, pimpolhos, pais e amigos da escola e seus pets participaram da 1º Cãominhada Dos Pim, passo inicial do lançamento do Projeto “O PET É SEU AMIGO: ADOTE, CUIDE, AME”. O foco do projeto que

tem como parceiros a Casa do Colono e a Pet Paixão é combater todas as formas de violência cometidas contra os animais, e conscientizar os alunos, suas famílias e comunidade sobre a guarda responsável de um animal doméstico. Objetiva também, investir em ações educativas junto aos envolvidos (alunos, pais e comunidade), oferecendo uma formação humana fundamentada no respeito à vida. A educação da comunidade sobre a guarda de um animal de estimação é a base do nosso trabalho, pois não basta apenas comprar ou adotar um animal, é preciso conhecer seus

direitos e acima de tudo, dar muito amor e carinho. Nossa missão é “Educar para Promover a Proteção e o Bem Estar Animal e a Preservação Ambiental.” Este foi só o primeiro passo, durante o ano iremos promover, dentro e fora da escola, atividades voltadas para o projeto, a fim de atingirmos cada vez mais pessoas pois será através da educação que poderemos mudar muitas práticas cruéis que em pleno 2019 ainda existem. O futuro está nas mãos de nossos crianças e é a partir da educação que poderemos vislumbrálo com o respeito à vida como o sentimento maior do ser humano.

Coluna da Morgana Sócia Admnistrativa do Supermercado Nostra Casa

Entrega de produções ao hospital São Vicente de Paulo Na semana passada as meninas da Vanarte estiveram no hospital levando as doações às crianças. A assistente social Celair Giacomelli é quem faz a intermediação entre o grupo e o hospital. Dessa vez elas foram recepcionadas pelo administrador Davi e pelo presidente Marcos Pereira. Parabéns ao Grupo Vanarte! Lembrando que para doações de material como lã e linha podem ser feitos através do supermercado Nostra Casa que encaminha à elas ou levando diretamente na sala atrás da igreja às quintas a tarde.

Campeonato Municipal de futebol Começou domingo passado o Campeonato Municipal de futebol de Maquiné. Esse ano o campeonato conta com nove times e os jogos acontecem aos domingos nos horários das 13:30 e 15:00. Aproveite para fazer um programa em família ou entre amigos e vá torcer pelo seu time! XV Semana do Meio Ambiente de Maquiné Dia 03/6 começou a XV Semana do Meio Ambiente de Maquiné e vai até 17/6. Nesses dias tem campanha de recolhimento de lixo eletrônico, óleo de cozinha, parceria com as escolas para plantio de plantas nativas pelos alunos, visitação na aldeia indígena de Maquiné, feira de biodiversidade, entre outros. As próximas programações são: 15/6 (sábado) Oficina/ Construção de Desidratador Solar e dia 17/6 Oficina de Implantação de Sistema Ecológico de Tratamento de esgoto. Contato para inscrição e maiores informações pelo e-mail: taramandahy@gmail.com Adorei essas programações e acho até que o

município e as escolas deveriam ter mais programações como essas! Pois promovem a conscientização dos alunos em relação ao meio ambiente e aos bons hábitos de preservação e cuidado com a natureza que começa com os hábitos do dia a dia, em casa. Vejo muitas rifas e gincanas no intuito de arrecadação financeira, o que faz com que os alunos e familiares se sacrifiquem apenas a pedir para vizinhos, amigos e comércios. O professor Fábio, da Escola Langendonck, fez um projeto com uma turma que ele dá aula, onde os alunos fizeram um levantamento de quantas sacolas plásticas o comércio de Maquiné consome por mês. As crianças estiveram nos mercados pesquisando e ficavam impressionadas ao ouvir o número de sacolas que eram gastas e opinavam quanto a não utilização das mesmas. Coincidiu que na mesma época foi iniciado a campanha do Sacola Retornável no Supermercado Nostra Casa pela troca de pontos no Programa Fidelidade, então esses alunos adoraram e até hoje são eles que incentivam os pais a levarem a sacola retornável na hora das compras. Sensacional! Parabéns pela iniciativa professor Fábio e a quem mais apoia esses projetos.

CMYK

Morgana Dalpiaz

E-mail: revisaojornal@gmail. Fone: (51) 3663.9511 Fundado em 19/10/1988 Neli Nunes dos Santos Sampaio CGC: 14.118.747/0001-53 Impressão: Soller Indústria Gráfica Ltda.

Jornalista Responsável: Antão Sampaio RMT 5514 Diretora: Neli Nunes dos Santos Sampaio Editora Chefe: Anelize Sampaio Diagramação: Gregory Santos 3663.1164

Rua Mario Santo Dani, 921 - Osório-RS

Filiado ADJORI


2

Osรณrio, 13 de junho de 2019

Gilson A. Borba OAB 110 304

51 99927.5767 GILSONBORBA.ADV@GMAIL.COM

Jean Meneses Severo OAB 60 118 Av. Jorge Dariva, 810 Centro - Osรณrio - RS

Natรกlia Trelles de Aguiar


3

Osório, 13 de junho de 2019

Cafezinho

Elas estão nas redes sociais esbanjando graça e beleza. E agora na nossa página como destaques da semana.

Graziela Borba

May Araújo FOTOS: DIVULGAÇÃO

100 anos

com Antão Sampaio

Destaques da Semana

Pâmela Vitor

Salão de Beleza Gloss

Tanise Alves

No dia 02 de junho, foi comemorado na comunidade de Passinhos, o aniversário de 100 anos de Inácia Ferreira da Silva. Uma bonita festa, homenagem de familiares e sobrinhos.

Rollover

Carol Becker

Na ultima sexta-feira aconteceu a inauguração da filial da Rollover na cidade de Tramandaí. Parabéns a equipe coordenada pelo empresário Newton Arboite. Fica na Av. Emancipação, 99 ao lado da Subway.

Tatiane Palácio

CMYK

Salão de Beleza Gloss


4

Osรณrio, 13 de junho de 2019

Profile for Jornal Bons Ventos

Jornal Bons Ventos  

Edição 13.06

Jornal Bons Ventos  

Edição 13.06

Advertisement