Page 1

Líder Pesquisas

Ano XI - Edição 601 - Osório, 11 de abril de 2019

Cia da Música em nova fase

Banca:

R$ 2,00

Energia Eólica

Tradicional empresa osoriense, sob liderança de Carlos Alberto Tristão, inaugurou sua sede própria no centro da cidade

FOTOS: ANTÃO SAMPAIO

A Cia da Música abriu suas portas na segunda-feira, 08, as 17:30 h com um coquetel recepcionando clientes e convidados na sua sede própria, no centro da cidade, depois de promover a reestruturação do prédio, um dos mais antigos da cidade, na Av. Marechal Floriano, 900 preservando o patrimônio histórico do município. Na oportunidade o empresário Carlos Alberto recebeu uma homenagem da esposa Rose e das filhas Livia e Julia, que cantaram para o surpreso e emocionado pai. No seu pronunciamento Carlos lembrou os 14 anos de história e do primeiro dia que começou a empresa tendo como sócio o irmão com apenas três violões e duas guitarras. “Graças ao apoio de todos hoje estamos aqui inaugurando uma nova e moderna loja na sede própria fruto de muito trabalho.” O empresário destacou a manutenção da arquitetura do prédio totalmente remodelado, mas conservando a fachada do antigo Hotel Amaral, que fez história no século passado e hoje é um dos principais prédios histórico de Osório totalmente preservado. A Cia da Música trabalha com Instrumentos musicais, áudio e acessórios.

Palestra na ACIO

Bons Ventos Página 10

15 Anos

Marcelle Santos Anflor

Bons Ventos Página 9

Fisioterapeuta

Atendimento a domicílio CMYK

Bons Ventos Página 15

`


2 DOM JAIME PEDRO KOHL domjaimep@terra.com.br

Semana Santa Com a benção e a procissão de Ramos, lembramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e iniciamos a Semana Santa. Escutando a leitura da Paixão do Senhor, meditando os últimos momentos de sua vida entre nós, em carne e osso, podemos obter muitas luzes para os nossos dias. A amargura e o sofrimento provocados pelas autoridades de então, não abateram o “Servo sofredor” que assumiu sobre Si o sofrimento do povo de todos os tempos e lugares; maltratado pela injustiça e ganância dos poderosos, qual “ovelha levada ao matadouro que não abriu sua boca” a não ser para dizer: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”, nos mostra um caminho misterioso, mas cheio de esperança. Parece que essa história de imolação se repete até os nossos dias. Será que depois de mais de dois mil anos ainda a humanidade não entendeu a iniciativa redentora de Deus? É verdade que as ameaças continuam. Lembro que em 2017, por esse período, já se falava de Reforma da Previdência; da ameaça de retirada da Filantropia de entidades que socorrem os pobres e excluídos; do debate sobre “Foro privilegiado”, etc. Cristo crucificado é o maior símbolo do amor gratuito e solidário de Deus. Motivados por esse jeito de Deus, mesmo em meio ao emaranhado de injustiças que ainda assolam nosso país e o mundo, queremos manifestar que aprendemos a lição de amor, participando ativamente na Coleta da Solidariedade, dimensão importante da Campanha da Fraternidade que este ano nos traz o tema importante das Políticas Públicas, qual remédio que pode curar muitas dores e sofrimentos do povo de Deus. Neste dia em que somos convidados a aclamar Jesus com nosso: “Hosana ao filho de Davi, bendito o que vem em nome do Senhor!” façamos nossa doação com boa vontade e largueza de coração, certos que nosso gesto pode aliviar o sofrimento de muitos irmãos. Acompanhando os passos de Jesus, Servo Sofredor, de ontem e de hoje, possamos experimentar mais uma vez a preciosidade do dom de Deus - a nossa salvação - que custou o precioso sangue do Filho de Deus. Lembremos que nossa doação não é taxa, mas oferta gratuita. Não damos o que sobra, mas algo que é fruto do nosso trabalho e cientes de tê-lo recebido do Deus da vida e do amor, que entregou sua vida por nós. Não nos deixemos tomar pela indiferença. Saibamos chorar com os que choram e alegrar-nos com os que se alegram. Que o Santo, nos conceda a graça de viver santamente a Semana Santa! Para refletir: 1)Como costumo viver a Semana Santa? O que neste ano quero fazer de diferente? 2)Independentemente de ser praticante ou não, o que essa reflexão sobre o sofrimento do Justo sugere para mim e minha família? 3)Costumo participar da Coleta da Campanha da Fraternidade promovida pela Igreja Católica? O que pretendo fazer concretamente como gratidão a Deus por tudo o que me tem dado?

Textos bíblicos: Is 50,4-7; Lc 19, 28-40 e Lc 22,14-23,56; Sl 21.

Dr. Maurício Bock Capelani Santos CIRURGIÃO DENTISTA

Implante dentário: Qual é a sua importância? Atualmente, a necessidade de se preocupar com a aparência e, principalmente, com o sorriso tem aumentado cada vez mais. Por causa disso, os tratamentos estão se tornando mais frequentes e são os melhores meios para quem busca passar uma boa imagem através de um sorriso harmonioso. Quais são as principais vantagens? NÃO É UM PROCEDIMENTO DOLOROSO Talvez seja um dos grandes motivos que deixa uma pessoa receosa em relação ao implante dentário. Entretanto, tranquilize-se, pois o tratamento é completamente indolor. As técnicas avançadas permitem a aplicação de uma anestesia local. Além disso, o procedimento é rápido, assim como a recuperação. Hoje em dia já existe administração de analgésicos para que os pacientes saiam da fase de recuperação mais facilmente e com mais rapidez. PROMOVE A SEGURANÇA E A EFICIÊNCIA Com toda a tecnologia envolvida nos tratamentos de implantes, é válido afirmar que há altos níveis de sucesso, chegando a 98% de aprovação. Outra vantagem é que você vai ter certeza da prótese estável, com uma eficiência declarada de mastigação e também no quesito estética. MELHORA O ESTILO DE VIDA encaixes pouco firmes, dificuldades para comer alimentos favoritos e aparências artificiais… São reclamações comuns de pacientes que usam dentaduras removíveis ou pontes fixas. além disso, é comum que esse tipo de procedimento façam as pessoas parecerem mais velhas do que realmente são. Em contraste, implantes dentários duradouros e de aparência natural, geralmente são indistinguíveis dos dentes naturais e proporcionam aos pacientes mais autoconfiança. QUEM PODE COLOCAR? Os implantes atraem muitas pessoas, pois podem ser utilizados por quem tem problemas pontuais, como a perda de dentes, ou por quem tem má formação — a chamada a agenesia. É importante que um profissional capacitado examine as condições da saúde bucal do interessado. Um fator importante, é que o tratamento pode ser feito nos pacientes que tenham quantidade suficiente de tecido ósseo nas áreas a serem implantadas. Caso isso não seja o caso, há ainda a possibilidade de enxertos ósseos serem realizados. Para adultos, a idade não é um limitador. Agora você já sabe qual é a importância do implante dentário, juntamente com os principais benefícios e vantagens. Não se esqueça de que, hoje em dia, um sorriso bonito é capaz de te manter com uma boa aparência e, consequentemente, promover o seu destaque na família e no emprego. Gostou desta coluna? Então entre em contato conosco e saiba mais sobre os procedimentos estéticos! Até mais!

Dr. Maurício Bock Capelani Santos Cirurgião Dentista ‒ ESPECIALISTA EM IMPLANTES CRO-RS n°18040 Atende no Consultório Odontológico Espaço Odonto na Rua João Sarmento n° 987 - sl 01. Telefones 3663 2663 / 997966970 (Whatsapp)

MARIA BASILISA IBÁÑEZ SOLAZ DA SILVA (APODO MARISA)

PEDAGOGA, PROFESSORA DE FILOSOFIA, P SICOLOGIA, DIDÁTICA E L ÍNGUA E SPANHOLA. INSPETORA DE E NSINO 1º E 2º GRAUS APROVADA EM C ONCURSO P ÚBLICO. ESPECIALISTA EM E DUCAÇÃO -R EGISTRO NO MEC. E SCRITORA E P OETISA .

REGALO PRECIOSO...

Despertar el deseo de aprender, es el mejor regalo que podemos dar a un niño. Además: Es mejor preparar vidas de niños que reparar vidas de adultos. Adiós. Hasta la semana que viene.

Osório, 11 de abril de 2019

Editorial Riscos e cuidados com crianças e adolescentes na Era Digital

O uso excessivo da internet por crianças e adolescentes e os riscos a ela associados preocupam pais, educadores e profissionais da saúde. Se por um lado o mundo virtual é uma ferramenta de aprendizagem e socialização para os jovens, de outro, é espaço que os deixa mais vulneráveis a conteúdos inapropriados ou, ainda, reféns da criminalidade on-line. O ciberbullying, assédio e violência sexual, jogos e desafios que induzem à autoagressão e ao óbito por suicídio estão entre os perigos da Era Digital. Com o intuito de alertar a sociedade para esses riscos, neste mês, o Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio divulgou nota de esclarecimento sobre jogos virtuais para os meios de comunicação, familiares e população em geral. Familiares e educadores precisam estar atentos a mudanças no comportamento do jovem, como aumento da ansiedade, isolamento, afastamento da família e de amigos, adesão ao cyberbullying, agressividade, baixo rendimento escolar e transtornos de sono e de alimentação. Esses sinais não devem ser considerados isoladamente, mas chamar a atenção, sobretudo, se muitos desses aspectos se manifestam ao mesmo tempo. Esse comportamento pode esconder uma ideação suicida. Lesões autoprovocadas também apontam para esse risco. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda principal causa de morte em todo mundo para pessoas de 15 a 29 anos de idade e mata mais jovens do que o HIV. No Brasil, dados do Ministério da Saúde apontam que a morte por lesão autoprovocada aumentou em 30% nos últimos anos, na faixa etária de 15 a 19 anos.

Expediente O jornal que faz a diferença www.jornalbonsventos.com.br jbonsventos@gmail.com CNPJ 06.071.836/0001-63 Rua Mario Santo Dani, 921 Centro - Osório/RS Fone: 3663.9511 Jornalista responsável: Antão Sampaio RMT 5514 Edição: Anelize Sampaio Diagramação e arte: Gregory Santos Administrativo: Laurine Sampaio Impressão: Soller Indústria Gráfica Assinatura Anual - R$ 150,00 Oficio de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Livro B-1, fls. 03 a 04, sob n° 9, em 25/4/2007


3 Osório, 11 de abril de 2019

O Mundo de Esopo

Pressentimento - Uma de suas tantas fábulas narra o diálogo entre um leão alquebrado pela idade avançada e uma esperta e diligente raposa: “Um leão cuja idade avançada não permitia mais que fosse à procura de alimentos, valeuse de um estratagema. Entrou em uma gruta e se deitou, fingindo estar doente. E os animais que iam visitá-lo, ele comia. Muitos já tinham morrido quando a raposa, que tinha descoberto a astúcia, se apresentou. Ela parou a distância da gruta e perguntou ao leão como ele estava. - Mal, respondeu. E acrescentou: - Por que não entras? A raposa respondeu: - Eu não entrei porque só vi rastro de animais entrando, nunca saindo. O homem advertido pressente de longe o perigo e é capaz de evitá-lo”. A Alma - Sobre o caráter dos homens, Esopo ensina: “De acordo com as normas de Zeus, Prometeu criou os homens e os animais. Mas, vendo que estes eram muito mais numerosos, Zeus ordenou a prometeu suprimir um certo número, transformando-os em homens. Assim foi feito. Eis por que há homens que de humano só tem a aparência, mas a alma é de animal”.

INFORME PUBLICITÁRIO

Vereadora Belinha alerta as pessoas que tem direito a isenção do IPTU e a taxa de coleta de lixo

Belinha alerta as pessoas que tem direito a isenção do imposto e agora também a taxa de coleta de lixo – TCL. De acordo com o Código Tributário de Osório e a Lei Municipal nº 6.078/2018 são isentos do pagamento do IPTU e da TCL: Entidade cultural, educacional, beneficente, hospitalar, recreativa e religiosa, legalmente organizada, sem fins lucrativos e a entidade esportiva registrada na respectiva Federação; sindicato e associação de classe; viúva ou viúvo e órfão menor não emancipado, que a renda mensal não ultrapasse a 2 (dois) salários mínimos; deficiente físico com redução da capacidade de trabalho cuja renda mensal não ultrapasse 2 (dois) salários mínimos. aposentado por invalidez, que no somatório de sua renda mensal, não ultrapasse a 2 (dois) salários mínimos, não integrando ao somatório, a parcela do 13º salário, mediante comprovantes; maior de 60 (sessenta) anos, e que sua renda mensal não ultrapasse 2 (dois) salários mínimos, dentre outros. Para ter direito a isenção o contribuinte deverá protocolar pedido junto a Prefeitura Municipal de Osório no período de março à dezembro,

devendo apresentar os seguintes documentos: Xerox da identidade, Xerox CPF e comprovante de renda do INSS. Maiores informações procurem o setor da Prefeitura para tirar suas dúvidas e buscar orientações. O direito do cidadão em primeiro lugar. Você que tem direito não espere vá buscá-lo. Não deixe para última hora, pois você pode perder seu direito.

DIVULGAÇÃO

Fé e trabalho - “Um rico ateniense navegava com outros passageiros. Veio uma forte tempestade: o barco virou. Enquanto todos os seus companheiros lutavam nadando contra as ondas, o ateniense não parava de invocar Atena, prometendo-lhe uma oferenda atrás da outra se ela o salvasse. Um dos náufragos, que nadava ao seu lado, disse-lhe: - Convoca Atena e também teus braços.” Ao procurar socorro convocando os deuses é bom também fazermos nossa parte.

Ponto de coleta: AS Celular

CMYK

O que se espera de um escravo liberto, corcunda, quem sabe de pouca saúde? Muito pouco, diriam alguns. Quase nada, diriam outros. De origem controversa, africano segundo alguns, egípcio segundo outros tantos ou, ainda, ateniense, Esopo é um destes personagens nada convencionais. Muito antes de Walt Disney construir um império a partir da voz de um camundongo, Esopo, escravo de um filósofo chamado Xanto, de Samos, colocava na boca de animais lições de moral que, depois, tornaram-se peças populares e foram se perpetuando até os dias de hoje. Citado pelos grandes filósofos como Platão e Aristófanes, Esopo sobrevive através de suas fábulas contadas e recontadas por La Fontaine e por tantos outros em quase dois mil anos de história. A Raposa e as Uvas, O Lobo e o Cordeiro, A Cigarra e a Formiga, a Galinha dos ovos de ouro são algumas dessas fábulas que se perpetuaram ao longo dos tempos e, por isso, muitas vezes nem ao menos são creditadas ao seu autor. Se algumas dessas fábulas apresentam uma moral um tanto quanto superada pelo próprio progresso, outras ainda guardam uma mensagem bem atual. De qualquer modo, a leitura sempre será intrigante, curiosa e, muitas vezes, poderá provocar algum riso. Não aquele deslavado e incontrolável, mas sim o riso cerebral. Destaco algumas dessas pequenas circunstâncias bem elaboradas por Esopo que, de algum modo, bem servem aos dias de hoje.


4

Osório, 11 de abril de 2019

Bragé e Grassi Casa de Carnes

Grelhados - Espetinhos - Carne Assada - Buffet de Carnes - Buffet de Saladas - Sorvetes

ESTAMOS TRABALHANDO SEMPRE PARA MELHOR SERVIR.

FAÇA SUA ENCOMENDA PELOS FONES: 3663.6603 e 3663.6436

Cartões:

Rua Santos Dumont, 565 Em frente à Praça das Carretas - Osório/RS


5

Osório, 11 de abril de 2019

Temporada Inverno do Acqua Lokos Parque Hotel oferece cerca de 40 opções de diversão e lazer para todas idades Slackline e Espirobol. Para os que gostam de um contato mais próximo com a natureza estão confirmadas as atrações na Área Fazenda: passeio a cavalo; passeio de charrete; galpão dos animais; campo de futebol; quadra de vôlei; horta; trilhas na mata; chimarródromo; cancha de bocha e playground. O visitante agora tem duas novas opções dentro das Top Funs (atrações opcionais não inclusas no passaporte e pagas à parte), uma Casa do Terror totalmente remodelada e uma parede de escalada radical, além das tradicionais atividades: Desafio Noturno; Quadriciclos; Tiro ao Alvo; Arvorismo; Tirolesa e Paintball. De acordo com o diretor do Acqua Lokos Parque Hotel Fabiano Brogni, o interesse pela “estação seca” vem aumentando a cada ano. “Estamos trabalhando com muito esmero para que a Temporada Inverno se consolide cada vez mais como uma excelente alternativa de entretenimento para as pessoas que moram no litoral e os turistas que nos visitam, por isso buscamos constantemente melhorar os processos e trazer novidades ao

nosso cliente”, explica. Na Temporada Inverno as Áreas Diversão e Fazenda ficam abertas ao público às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h, já o hotel mantém-se em funcionamento 24h por dia durante o ano todo. O encerramento da temporada acontecerá no dia 24 de novembro, quando já iniciarão os preparativos para a Temporada Verão 2020.

Comunicado de extravio de diploma

Diego dos Santos Mendes Prof. da rede estadual de ensino A Alopatia e a Homeopatia: Tendo como ponto em comum a cura do ser humano De maneira simplória, define-se que alopatia e a Homeopatia são recursos utilizados a favor dos seres humanos, no intuito de combater as patologias, cada qual com sua especificidade. Embora ambas tenham a mesma finalidade, cada uma reage de uma forma quando utilizada pelo homem. Tendo em vista um relato histórico, a Alopatia vem dos termos gregos állos que quer dizer “diferente” + o termo páthos que significa “sofrimento”, ou seja, se utiliza de substâncias opostas ao que o “paciente” apresenta, visando atingir, especificamente, a causa da doença. Mesmo visando obter a cura, a Alopatia trata-se

na maioria das vezes de substâncias sintéticas que abusam da toxidade e, com isso, causam efeitos colaterais. Essa concepção de tratamento remota na época de 460 a. C, pelo “pai da medicina” o grego Hipócrates, é consolidada anos depois por Galeno, “o pai da farmácia”, como sendo a “cura pelos contrários”. afim de elucidar do que se trata os alopáticos, elenca-se como exemplo os antiflamatórios, antibióticos, analgésicos, ou seja, a maioria dos medicamentos ofertados nas farmácias e drogarias. Acerca da temática abordada, no século XVI, tornou-se viva a ideia de Paracelso, de que haveria

outro princípio, a “cura pelos semelhantes” e tal ideia foi ratificada pelo médico Hahnemann, quando originou-se o conceito de Homeopatia, palavra esta com origem grega, advinda da expressão homoisphatos, que nada mais é do que homóis que quer dizer “semelhante” + páthos que significa “sofrimento”. Valendo-se de substâncias de cunho natural, submetidas a dissolução em pequenas quantidades e agitações, os processos envolvidos na Homeopatia faz com que a solução fique menos tóxica e atinja a semelhança entre o sintoma apresentado pelo paciente e a solução digerida pelo mesmo,

fazendo com que o corpo ative suas próprias defesas e, consecutivamente, alcance a cura, pelos seus próprios meios, enaltecendo a grandeza do corpo humano. Para concluir, ressaltase que há a necessidade de salientar a fragilidade do corpo humano, hoje tão complexo, porém, ainda tão frágil! Quando acometido com enfermidades, tornase dependente dos artigos industriais para evitar as mazelas que o assolam! Por isso, independentemente do método escolhido, sempre temos de buscar a orientação de um profissional da Saúde que nos indicará um melhor caminho a ser traçado, dirimindo os sintomas e não os mascarando!

Eu, Aline Costa de Freitas, portadora da CI 6088497612 e sob CPF 83849866068, comunico para os devidos fins, que o meu diploma do curso superior de Psicologia foi extraviado. O documento fora emitido em 2017, pelo Centro Universitário Cenecista de Osório Unicnec. Logo, publico este comunicado enquanto tramite legal, para viabilizar a solicitação de 2º via deste.

CMYK

A 3ª edição da Temporada Inverno do Acqua Lokos Parque Hotel iniciou no dia 15 de março em ritmo acelerado disponibilizando aproximadamente 40 atrações para os mais variados públicos. O parque gaúcho que é considerado um dos maiores complexos de diversão e lazer do Brasil é referência como um dos pontos turísticos mais procurados na região litorânea do Estado. A cada ano o Acqua Lokos Parque Hotel vem incrementando sua operação - nesse sentido desde 2011 oferece uma área hoteleira com 36 chalés e um restaurante (abertos o ano todo), em meio a uma área campestre privilegiada com muito verde e mata atlântica nativa. Uma das novidades no mix de opções nesta temporada é o funcionamento de alguns brinquedos na Área aquática, até o final de março, são eles: Piscina com ondas, Kamikaze 22m e Free Fall. Na Área Diversão 12 brinquedos estão à disposição: La Inversa; Chuá Mountain; Mad Montanha; Roda do Sol; Vento Minuano; Trenzinho; Minhocoloko; Barco Pirata; Palco Encantado; Playground Infantil;


6 Osório, 11 de abril de 2019

caputi@terra.com.br (51) 99974.9975

Louise Vitória Abrão, comemorou seus 15 anos dia 9 de março no galpão Piquete de Laçadores Vô Chico, no Parque de Rodeios.

Fotos: Kátia Oliveira

Niver da Louise


7 Osório, 11 de abril de 2019

Dr. Sander Fridman Neuropsiquiatria, psicanálise cognitivista, psiquiatria forense

Bullying/Assédio Moral - saúde mental e segurança escolar

Bullying, mobbing, harassment, harcèlement, assédio moral, assédio escolar, assédio laboral - são sinonímias com sutilezas etimológicas e históricas comumente desprezadas. Expressam-se através da discriminação, humilhação, maustratos, isolamento dirigidos a um sujeito, grupo ou minoria, que se prolongam e se repetem, tornando o ambiente social, institucional, irrespirável para as vítimas. Estas experiências são fatos sociais, mas também percepções pessoais. Mas esta é na verdade a propriedade de todo e qualquer

fenômeno. Sublinhase aqui, entretanto, os elementos subjetivos do observador, ou vítima (s), posto que o relato do bullying carrega não apenas inevitável subjetividade na descrição dos fatos, como ocorre com todo e qualquer observador, mas também a subjetividade na formulação das explicações causais dos fenômenos, reconhecendo melhor ou pior sua própria participação, e até responsabilidade, nos fatos narrados. A questão das responsabilidades sobre a ocorrência de determinado fenômeno da interação é crucial para a caracterização de determinado

conjunto de fatos ou gestos sociais como bullying. A vítima do suposto bullying que lhe dá origem por meio de uma série de atitudes reprováveis ao grupo, e à sociedade mais ampla, que a ela reage, não permite a caracterização simples e direta dos fatos como decorrentes de bullying. O bullying deve, portanto, ser caracterizado, antes de tudo, como um conjunto de atos injustificáveis. Isto porque atos típicos de bullying podem ser efetivamente justificáveis, quando reação legítima e suficiente para fazer parar um ataque ou ameaça de lesão aos direitos do grupo.

Enquanto as definições de bullying comumente usadas se referem meramente a atos típicos de bullying - a exemplo do Inventário de Psicoterror de Leymann (LIPT), para identificação e descrição de atos de assédio moral no trabalho - entendemos que o fenômeno assim designado e reprimido nas leis, normas e na consciência social e institucional carrega este elemento de injustiça, de indefensabilidade dos atos, mas que é comumente desprezado nas definições comumente empregadas. Deste modo, podemos avaliar qualitativa e quantitativamente

a participação das vítimas na provocação ou agravamento das tensões sociais e interpessoais, tanto quanto podemos caracterizar qualitativa e quantitativamente os fatores determinantes do comportamento dos autores dos atos de bullying em cada caso. Este modo de pensar e examinar caso a caso, que foge dos maniqueísmos e estereótipos convencionais, é consistente com o pensamento jurídicolegal e também com o pensamento estratégico para intervenção resolutiva e preventiva, no âmbito institucional assim como em psicoterapia e psicanálise.

Unicnec realiza gratuitamente declaração de imposto de renda

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO Dia 13 de abril (Sábado) 14h- Missa de Ramos - Borrúsia 15h30min- Missa de Ramos - Baixada 18h- Missa de Ramos - Catedral 19h30min- Missa de Ramos - Passinhos Dia 14 de abril (Domingo) 8h- Missa de Ramos - Catedral 9h30min- Missa de Ramos - Albatroz 18h- Missa de Ramos - Glória 19h30min- Missa de Ramos - Catedral Dia 16 de abril (Terça-Feira) 15h- Celebração Penitencial e Sacramento da Reconciliação 19h30min- Celebração Penitencial e Sacramento da Reconciliação

CMYK

Semana Santa

A Declaração de Imposto de Renda Física deve ser realizada até dia 30 de abril. Todos os contribuintes que tiveram rendimento superior a R$ 28.559,70 em 2018 devem realizar sua declaração de Imposto de Renda e para facilitar esse serviço à comunidade do Litoral Norte, o curso de Ciências Contábeis UNICNEC realiza gratuitamente a declaração a quem se interessar. O serviço ocorrerá nos dias 6, 13 e 27 de abril, das 8h30 às 12h, no laboratório 7, no campus do Centro Universitário. Para usufruir do serviço realizado por professores e acadêmicos do curso, basta a pessoa Física estar munida dos seus documentos de identificação, os comprovantes de rendimentos e pagamentos. É importante ressaltar que somente quem teve rendimento menor que o valor mencionado está isento a declarar, ou seja todas os demais todos são obrigados. Mais informações podem ser retiradas presencialmente nas datas descritas.


8

Osório, 11 de abril de 2019

Comunidade da Borussia recebeu Professora Maria Basilisa abre turmas de espanhol Sessão Interiorizada da Câmara

Um dos canais de comunicação dos Vereadores com a comunidade é a realização das Interiorizadas. Todos os meses o Legislativo Osoriense se desloca a uma localidade do interior do município, para realização da Sessão Ordinária Interiorizada, este mês (08/04) foi a vez do distrito da Borussia.

A Sessão realizada no salão paroquial da Igreja Santa Rita, contou com a participação dos moradores daquela localidade. A Tribuna Livre recebeu a manifestação de Mariana Santos da Silveira que na oportunidade reivindicou inclusão de transporte público na localidade

da Goiabeira, e com a participação de Juliana Bombardi Rocha que na ocasião solicitou melhorias na iluminação pública do distrito. Todos os Projetos de Lei podem ser observados na íntegra, no site do Poder Legislativo www. camaraosorio.rs.gov. br no link Atividades Legislativas.

A professora Maria Basilisa Ibañez, natural de Valência, Espanha, está com turmas abertas de espanhol. A turma infantil começa em maio e a turma de adulto inicia- se em agosto. O curso básico irá abordar alfabetização e conversação da língua espanhola. “ Es mejor preparar vidas de niños que reparar vidas de adultos”, destaca a professora. Contato pelo whats: (51) 999233631.

Polo 1.6

MSI MT 2019

R$

56.990,00 TAXA 0% EM 24 VEZES

PORTO ALEGRE (51) 3027.2000

CANOAS (51) 3476.8000

OSÓRIO (51) 3663.4500

TAQUARA (51) 3541.9500

Polo 1.6 MSI MT (cód. BZ12U4), ano/modelo 19/19, a vista a partir de R$ 56.990,00 ou financiado com entrada e saldo em 24x com taxa de 0% a.m.

www.guaibacar.com.br guaibacar

/guaibacar

Trânsito seguro: eu faço a diferença.


Os 15 anos de Marcelle

FOTOS: Gabriel Ferreira

“Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade.” Essa frase nos define nesse momento em que paramos para organizar os sentimentos. Adrenalina, surpresas, ansiedade, alegria, medo, entre tantas emoções estava sempre Deus, porque sem ele não teríamos nosso bebê Marcelle Santos Anflor,nossa preciosa, cheia de saúde e de vida que hoje celebramos seus15 anos. Depois Deus denominou nossas famílias e nossos amigos para zelar pelo nosso maior patrimônio e para completar a felicidade vieram anjos do Senhor para transformar a magia de celebrar a vida do nosso maior tesouro. A todos que compartilharam conosco esse momento inesquecível, nosso muito obrigada. A Marcelle, nossa debutante e querida filha, te desejamos muitas felicidades, que todos teus sonhos se realize, estaremos sempre aqui para te apoiar e orientar!!! Te amamos... Sua família, pai Marcelo, mãe Patrícia e irmã Maria.

9

CMYK

Osório, 11 de abril de 2019


10

Via Sacra será marcada por fé e devoção

Osório, 11 de abril de 2019

Espetáculo “Luzes da Paixão” é uma produção do Galpão das Artes

Eliana C. Izaias/PMO A Prefeitura de Osório/Jogue Limpo, através da secretaria de Desenvolvimento, Planejamento e Turismo em parceria com a Catedral Nossa Senhora da Conceição e a Igreja Santa Rita, realiza mais uma edição da tradicional Via Sacra. A procissão da Via-Sacra, que faz parte da programação da Semana Santa na cidade, será na noite de sexta-feira, (19) feriado da Paixão de Cristo, na Estrada do Morro da Borússia, a partir das 19 horas. O ato religioso que consiste na representação do trajeto seguido

por Jesus Cristo carregando a cruz até o calvário, inicia nas proximidades do Mercado Mazangui e segue o trajeto passando pelas estações, até a Igreja Santa Rita de Cássia, cenário onde o espetáculo tem seu desenrolar, revivendo a história da Ressurreição de Jesus Cristo. Na segurança e cuidados com o trânsito vão atuar a equipe da Secretaria de Obras, Saneamento e Trânsito e a Brigada Militar. Aos moradores e visitantes, fica o apelo para que tenham compreensão, façam um esforço e evitam trafegar na estrada Romildo Bolzan (Morro da Borússia) durante a Via Sacra.

Atração: Procissão e encenação da Paixão de Cristo. Local: Morro da Borússia – Igreja Santa Rita de Cássia. Horário: 19horas Data: 19 de abril de 2019. PMO abrirá incrições de Processo seletivo para Monitor de Educação Especial

Diretor da Enerfin palestra no Vem pra mesa O diretor da Enerfín do Brasil, Felipe Ostermayer, foi o palestrante do Vem Pra Mesa com a ACIO que ocorreu no último dia 09. Durante a palestra foram apresentados dados que consolidam a geração de energia eólica na região. Em entrevista coletiva antes do almoço o diretor da Enerfin fez um amplo relato histórico da Energia

Os interessados em participar do Processo Seletivo de Monitor de Educação Especial, com regime mensal de trabalho de 40 horas semanais e vencimento de R$ 1.483,22, deve encaminhar a documentação entre os dias 11 e 12/4. As inscrições serão recebidas das 8h30min às 11horas e das 13h30min às 16h30minutos, no período de 11 a 12 de abril, no Protocolo Geral, apresentandose no ato da protocolização os originais com as cópias a constituírem os autos da inscrição. Confira as exigências no Edital: bit.ly/2YR3Z5D

Eólica sob responsabilidade da Enerfin, em especial, ao complexo Eólico de Osório. Felipe ressaltou que recebeu a informação do prefeito municipal Eduardo Abrahão, que os índices de retorno de ICMS estão aumentando graças a produção de Energia Eólica, e isso certamente será fundamental no crescimento do munícipio.

Na palestra o engenheiro Felipe apresentou um vídeo institucional e mostrou o trabalho realizado na comunidade de Osório, de valorização do município de Osório. Elogiou a ONG Catarrento que é responsável pelo Centro de Informações do complexo Eólico que recebeu no ano passado 10 mil visitantes.


11 Osório, 11 de abril de 2019

Coluna da Morgana Morgana Dalpiaz Sócia Admnistrativa do Supermercado Nostra Casa

GALETO DE POSSE NO CONSULADO COLORADO

MAQUINÉ EM FOCO

Maquiné recebe viatura O Prefeito João Marcos Bassani recebeu a entrega da viatura para Polícia Civil e Coletes a prova de bala para a Brigada Militar em Porto Alegre. “Obrigado mais uma vez pela parceria e confiança Deputado Giovani Cherine”, destaca o prefeito.

Amanhã (12/4) a partir das 20:00 no Galpão Colorado haverá o Galeto de Posse, para dar início às atividades do ano de 2019 do consulado. Nesse evento será empossado o novo cônsul seguido de atrações musicais no nosso município garantindo muita diversão e ainda terá a presença de ex-jogadores colorados, Índio e Fabiano já estão confirmados. Será servido galeto e quem tiver interesse pode reservar já o ingresso com o Angelo por R$ 20,00 pelo cel: 51-995036978. E falando em colorados, temos um conterrâneo lá na Austrália representando Maquiné! Eugenio Dalpiaz está em Gold Coast, na costa leste da Austrália, fazendo intercâmbio para aprender a língua inglesa e adquirir novas experiências a fim de aprimorar seus conhecimentos para aplicar por aqui! E é claro que ele faz parte do Consulado Colorado de lá, que se reuniu na última quarta-feira (03) para assistir à partida entre Inter e River Plate, com um clássico churrasco gaúcho (no espeto) e com um motivo a mais para comemorar pois devido ao fuso horário lá já era dia 04/4, dia do aniversário do clube.

O Espaço Terapêutico Araçá está inovando em Maquiné com diversas atividades! Essa semana e na próxima está oferecendo aulas gratuitas de inauguração. Às 3ªs e 6ªs tem ballet infantil, às 5ªs massagem, maracatu e yoga e somente às 3ªs capoeira, kung fu e tai chi chuan. Tem também brechó, livros, artesanato e atendimento psicoterapêutico. O espaço fica na rua Padre atanásio orth, 638. Contato com Quelen - (51) 992481285 e Karina -(51) 999014814.

CMYK

ESPAÇO TERAPÊUTICO ARAÇÁ


12

Osório, 11 de abril de 2019

O delicioso sabor da

Páscoa Dalpiaz

Vinhos e Pescados

SE BEBER NÃO DIRIJA.

PARABÉNS AOS COLABORADORES ANIVERSARIANTES DO MÊS DE ABRIL 4JOAO CARLOS DE AVILA 4LUIS FERNANDO DALPIAZ 4SERGIO MENDES GONÇALVES 4ROBERTA RODRIGUES MENEZES 4DENIS DAVID G. FAGUNDES

4ANA PAULA COSTA SILVA 4VANESSA SANTOS DE OLIVEIRA 4TIAGO INACIO PEREIRA 4LUCAS RODRIGUES DOS SANTOS

4TIAGO SCHWARTZ DOS SANTOS 4VITOR HUGO DA SILVA MACHADO 4DENILSON DE LIMA DA SILVA 4ISMAEL FIDELES DE CARVALHO


13

PDT de Osório presta homenagem ao vereador Marcos Bolzan Osório, 11 de abril de 2019

Galpão do partido no Parque de Rodeios agora leva o nome do pedetista e nos faz muita falta”, enfatizou. O presidente do PDT em Osório, Luiz Gomes anflor, o Kalu, que idealizou a homenagem enfatizou a militância realizada pelo companheiro de partido. “Ele foi muito importante na política partidária, foi um grande amigo”, disse. Mesmo com uma passagem curta pela Câmara de Vereadores de Osório, o legado político do vereador também foi lembrado pela sua atuação nas políticas públicas voltadas ao campo quando foi secretário de Agricultura e também subprefeito distrital. “A municipalidade, no próximo rodeio, deve fazer uma homenagem ao Marcos por todo o seu esforço no crescimento e consolidação da Feira do Produtor. Ele foi muito importante e deixou um trabalho grandioso nesta área”, disse o secretário municipal de Saúde Émerson Magni da Silva. O atual presidente da Câmara de Vereadores de

Osório e líder da bancada pedetista Beto Gueiê afirmou que além da homenagem do partido, em breve haverá uma a ser dada pelo município. “Assim como o PDT, o município de Osório também fará, em breve, o devido reconhecimento ao trabalho do Marcos Bolzan que hoje seria o presidente da Câmara. Ele foi muito importante para o nosso partido e para a cidade na sua atuação no meio rural e faz muita falta”, e finalizou parabenizando, como os demais, o presidente do partido, o Kalu, pela iniciativa da homenagem. o filho Ricardo Bolzan, atual presidente da Juventude Socialista no município, emocionado, disse da alegria do pai em viver a política. “Para o pai (Marcos) estar aqui, entre vocês todos, fazendo política, era a grande alegria dele”. Durante o evento, ainda ocorreram novas filiações abonadas pelas principais lideranças pedetistas presentes.

Trânsito seguro: eu faço a diferença.

FOTO: GABRIELA PRESTES

A noite de sexta-feira, dia 5 de abril, foi de homenagem e muita emoção na sede do Partido Democrático Trabalhista – PDT de Osório no Parque de Rodeios Jorge Dariva. Na ocasião, o partido prestou uma homenagem ao vereador Marcos Marques Bolzan, falecido em 2018, denominando o local com o nome Galpão Marcos Bolzan. Muitos pedetistas, representantes políticos, familiares e amigos prestigiaram a solenidade com discursos de reconhecimento ao legado de uma das principais lideranças do PDT em Osório. Na ocasião, a filha Juliana, a Mãe Mari, as irmãs Mariane, Luciane, Analice e a cunhada Vera receberam flores do partido. o ex-prefeito de Osório e atual presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, muito emocionado, destacou o trabalho realizado pelo irmão. “O Marcos era um aglutinador na família, com os amigos, na política

vw.com.br/t-cross

Venha conhecer o

T-Cross Participe do lançamento oficial e conheça um SUV como você nunca viu. Dia 13/04 • 08h às 16h

CMYK

Guaibacar Osório: RS 389, 151

250 TSI Automatic

VW Connect

Active Info Display

Drive Mode Selection

RS 389, 151 • Osório/RS (51)3663.4500 • www.guaibacar.com.br

Manual Cognitivo com Inteligência Artificial

guaibacar

/guaibacar

O programa contempla a substituição dos itens de manutenção preventiva e tempo de mão de obra dos 3 primeiros serviços de revisão. Itens de desgaste natural estão excluídos do benefício, estes e eventuais serviços THE KEY TO MOBILITY

adicionais ficam sujeitos à aprovação prévia do orçamento pelo cliente. Consulte demais detalhes em vw.com.br na página “Revisão de Série”.


14

Osório, 11 de abril de 2019

Notícias da Natação

A Equipe de Natação Peixinho Azul anda competindo por tudo o que é canto desse estado (e do vizinho também), e quer deixar a comunidade osoriense ao par dos acontecimentos. As competições iniciaram no dia 9 de março, com o “Torneio de Abertura da Temporada”, realizado no Grêmio Náutico União. Lá já saímos conquistando duas medalhas: Laura Teixeira Rost ficou com um 3º lugar nos 50m borboleta e de Gabriela Rosa dos Santos com o 2º lugar nos 100m borboleta. No dia seguinte (10), mais dois atletas foram até São Lourenço do Sul participar da travessia da cidade no percurso de 2000m. A técnica e nadadora Eliane Mansan conquitou o 2º lugar, na categoria 50 à 54 anos, e Pedro Manoel Moreira da Silva obteve o 1º lugar na categoria 13 e 14 anos. Na semana seguinte, dia 17, ocorreu o “Triathlon da Cidade de Osório”, onde novamente Pedro Manoel Moreira se fez presente. Ele nadou 350m, pedalou 8km e correu 2,5km. Pedro foi o campeão

da categoria 14 e 15 anos. No dia 23 de março, no Grêmio Náutico União, na capital, uma atleta da Peixinho esteve na disputa do “Torneio Classe Aberta Infantil à Sênior”. Gabriela Rosa dos Santos trouxe a medalha de 2º lugar na prova de 100m borboleta na categoria absoluto (a atleta nadou pelo G.N. União até o ano passado e neste retornou à Peixinho). No mesmo dia, outros nadadores foram até a praia de Bombinhas/SC participar da “11ª Prova de Natação Noturna de Bombinhas”. Quatro atletas foram nos representar nesta prova que é muito singular, o trecho é todo sinalizado com boias e luzes com cores específicas, além de apitos para orientar os nadadores. Tudo é muito bem vigiado por salvavidas e embarcações de apoio. No percurso de 200 metros, João Vitor Moreira da Silva foi o 1º colocado na categoria 11 à 13 anos. Nos 800 metros, Amanda Teixeira Rost, da categoria iniciantes, foi a 2ª colocada. Na prova de 2 km, Laura Teixeira Rost, da categoria 11 à

13 anos, foi a campeã e Pedro Manoel Moreira da Silva ficou em 7º, na categoria 14 à 16 anos. Já no dia 30, a Peixinho voltou ao G.N. União, com a atleta Laura Teixeira Rost, para participar do “Torneio Mirim Petiz do Primeiro Semestre”. A atleta competiu na categoria Petiz 1 (11 e 12 anos) e ficou na 2ª colocação na prova de 50m borboleta. Na prova de 100 metros livres (crawl), Laura também subiu ao pódio e recebeu a medalha de bronze. Foram excelentes as conquistas desta atleta que pode seguir os passos de muitos atletas destaques da Peixinho Azul como: Andressa Bernardes e Luis Paulo Oliveira nos anos de 2003; André Pereira (que hoje é atleta profissional e participou das Olimpíadas de 2016), juntamente com Jefferson Soares, Matheus Marques e Henrique Horn, que em 2005, deram a 2ª colocação geral do Troféu à Equipe Peixinho Azul, a maior conquista por equipes da Escola, quando perdeu apenas para a equipe do G.N. União, os donos da casa.

Master já tem rodada marcada

performance.ct

Esta semana foi divulgada a próxima rodada da “Copa RS ‘Nei Breitman”de Basquetebol Master 35+”, o campeonato estadual da categoria, onde temos duas equipes representantes na cidade. Dia 4 de maio, no Grêmio Náutico União, às 15h30min, o Magic de Oz/Troia enfrenta o ABACS/UCS/Clube Juvenil, e às 17h, o Osório Master pega o AADP/Aranhas, ambas os adversários são de Caxias do Sul. Já no domingo, dia 5, o Osório Master abre o dia, às 9h, enfrentando os Veteranos, e às 16h, o Magic de Oz/ Troia pega o Belgrado Brothers (antiga equipe da SOGIPA), desta vez ambos adversários são da capital.

Último minuto Teremos Gre-Nal na final do Gauchão! Vantagem para o Grêmio, que é o líder disparado do campeonato, ou do Inter, que está dando um banho na Libertadores? No meio da semana temos Libertadores, Inter pode se garantir na próxima fase e Grêmio pode dar adeus ao campeonato. Ou não! O mês de abril chegando e trazendo esse friozinho junto, porém esta não pode ser a sua desculpa para não praticar uma atividade física. No frio temos mais vontade e necessidade de comer (ainda mais na época de Páscoa), então não deixe de associar algum exercício na sua rotina, para enfrentar o frio com saúde e sem remorso.


15

Fisioterapeuta Gabriela Ramos realiza atendimento a domicílio Osório, 11 de abril de 2019

A Fisioterapeuta Gabriela Ramos realiza o atendimento de pacientes a domicílio, que tem conquistado cada vez mais espaço no setor de prestação de serviços da saúde. Formada pela Unicnec, ela atende os municípios de Osório, Tramandaí e Santo Antônio o objetivo é reabilitar as pessoas proporcionando mais qualidade de vida nas áreas de fisioterapia com idoso e crianças, traumato e ortopédica e neurológica. “Em alguns casos, o paciente não tem condição de

ser levado até a clínica ou tem dificuldade de locomoção. Ao analisar esta demanda comecei a realizar o atendimento a domicílio. Além disso, contamos com a flexibilidade de horários”, conta Gabriela. As técnicas a serem utilizadas na fisioterapia em home care estarão de acordo com a avaliação do fisioterapeuta. São técnicas necessárias a fim de reabilitar, gerar habilidade, capacidade e funcionalidade ao paciente, dentro do ambiente de convívio com a família. Contato pelo fone: (51) 996985250.

Fisioterapeuta Gabriela Ramos

TELEFONE : 99613.7357

CMYK

Anelize Sampaio


16

Osรณrio, 11 de abril de 2019


0 3 S

O AN

Ano XXX Edição 1541. Osório, 11 de abril de 2019

Vacinação contra gripe inicia esta semana para crianças e gestantes (5 anos, 11 meses e 29 dias) – Gestantes (em qualquer tempo gestacional) Grupos que podem receber a vacina a partir de 22 de abril: – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) – Gestantes (em qualquer tempo gestacional) – Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) – Pessoas com 60 anos ou mais – Povos indígenas aldeados – Trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados – População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional – Professores de escolas públicas e privadas – Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (Doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas ou hepática; diabetes; imunossupressão; obesidade; transplantados ou pessoas com trissomias).

Vacinação é feita nas Unidades de Saúde do município que possuem Sala de Vacina

CMYK

A campanha de vacinação contra a gripe começa na quarta-feira, (10/4). Entre 10 e 18 de abril, a campanha será direcionada prioritariamente para gestantes e crianças, que neste ano tiveram a faixa etária estendida, abrangendo agora as maiores de 6 meses e menores de 5 anos, 11 meses e 29 dias. As pessoas podem receber a dose no Posto Médico Central e Unidades Básicas de Saúde com Sala de Vacina. Neste mesmo período de campanha, haverá a atualização da Caderneta de crianças e adultos das demais vacinas que fazem parte do calendário. A partir do dia 22, a vacinação é direcionada para os demais grupos, pessoas acima dos 60 anos, doentes crônicos e professores. A meta é alcançar 90% delas. A vacinação terá mobilização também no chamado Dia D, em 4 de maio. Grupos que podem receber a vacina a partir de 10 de abril: – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade

E-mail: revisaojornal@gmail. Fone: (51) 3663.9511 Fundado em 19/10/1988 Neli Nunes dos Santos Sampaio CGC: 14.118.747/0001-53 Impressão: Soller Indústria Gráfica Ltda.

Jornalista Responsável: Antão Sampaio RMT 5514 Diretora: Neli Nunes dos Santos Sampaio Editora Chefe: Anelize Sampaio Diagramação: Gregory Santos 3663.1164

Rua Mario Santo Dani, 921 - Osório-RS

Filiado ADJORI


2

Osรณrio, 11 de abril de 2019

Gilson A. Borba OAB 110 304

51 99927.5767 GILSONBORBA.ADV@GMAIL.COM

Jean Meneses Severo OAB 60 118 Av. Jorge Dariva, 810 Centro - Osรณrio - RS

Atendimento em Porto Alegre e Osรณrio

Natรกlia Trelles de Aguiar


3

Osório, 11 de abril de 2019

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Cafezinho

Jennifer Salles

com Antão Sampaio

Na homenagem do PDT para o Caverno na última sexta-feira, no Parque de Rodeios, o vice-prefeito Eduardo Renda reiterou a união do PP com o PDT nas próximas eleições municipais. Um dos nomes fortes do PP para concorrer a vice é o presidente do partido Miguel Calderon. A prefeito se especula o nome de Emerson Magni, mas o PDT pretende esperar mais um pouco para definições oficiais.

Jorge Ramos

Agora como assessor do deputado Bibo Nunes, o ex-presidente da ACIO Jorge Ramos entregou documento garantindo 200 mil reais ao Hospital de Osório. Ele também entregou a Escola Rural 6mil reais oriundos de emenda parlamentar.

Banca do Kingeski

Na foto o prefeito Eduardo Abrahão, prestigiando a Churrascada da Banca do Kingeski realizada com enorme sucesso no último sábado. A promoção teve a participação do Henrique Lopes Live TV.

Lívia e Julia

Por ocasião da inauguração da sede própria da Cia da Música, as irmãs Lívia e Julia surpreenderam o pai Carlos com uma homenagem cantando uma música ao vivo.

Para deixar a página mais bonita, Jennifer Salles que trocou de idade esta semana, completando 23 anos. Ela que é vendedora na loja TaQi de Osório.

Ritiela

CMYK

PP com PDT

Direto do Salão de Beleza Gloss, Ritiela Agliardi.


4

Osรณrio, 11 de abril de 2019

Profile for Jornal Bons Ventos

Jornal Bons Ventos  

Edição 11/04

Jornal Bons Ventos  

Edição 11/04

Advertisement