Não se assustem! Notícias de que uma agência bancária vai fechar as portas, como foi noticiado essa semana no barrosoemdia.com.br, vão ser cada vez mais, infelizmente, normais. Dizemos infelizmente porque o homem, o ser, vai perdendo espaço para a máquina que ele mesmo criou. Será a ordem natural das coisas, uma vez que, com tanta sofisticação, até os bancos, quem diria, estão fechando as portas. Fato é que com um mundo globalizado, aquela máxima dos tempos dos nossos avôs, de que o homem iria destruir o próprio homem, está, enfim, tristemente, se concretizando. O começo do fim da chamada mão de obra. Com o advento da internet e os aparelhos de celulares cada vez mais sofisticados, é muito comum que no tal mundo de aplicativos, as coisas caminhem para essa direção, ou seja, o encerramento do espaço físico. Hoje o banco, a loja, o restaurante, está na palma da nossa mão, para o bem e para o mal. Não se coloca mais a mão em dinheiro como antigamente. No mundo moderno “pixiano”, do tal pix, tudo se resolve, para o bem e para o mal. Um simples toque. Por fim, não se assustem, é a ordem natural das coisas, mais estabelecimentos físicos irão se fechar e mais dependente, infelizmente, do celular vamos ficar. Um toque: deixe para se assustar quando os seres humanos pararem de conversar um com os outros, quando começarem a fechar as mentes, os corações, as pessoas. Isso sim será um susto, tardio, mas será. E será questão de tempo, muito pouco tempo para que de fato assustemos com as pessoas se fechando, voltadas única e exclusivamente para os celulares. Aí sim, será tarde, mas vamos assustar.
Atualidades
Gian Brandão / brandaogian@gmail.com
A sorte está lançada
Finalmente, após ampla discussão da oposição de nossa cidade, foi definida a chapa que vai disputar as eleições contra os atuais administradores Anderson e Eduardo. Surpresa para muitos, a chapa vai encabeçada por Baldonedo Napoleão, tendo como vice o vereador Allan. Baldonedo, velho conhecido da política barrosense, dela participando diretamente há mais de 50 anos, lança novamente seu nome como candidato a prefeito. De fato, foi uma surpresa para muitos. Por muitas vezes, Baldonedo declarou que não seria candidato, tendo demonstrado, nos últimos meses, seu apoio a Allan. Contudo, algo mudou no último mês de julho, e a chapa acabou por se inverter, passando Baldonedo para candidato a prefeito e Allan, vice.
A chapa, ao que parece, já estava definida há algum tempo. Sua alteração, contudo, parece ter sido decidida “nos últimos minutos” da convenção partidária. Baldonedo, não se pode negar, é político inteligente e sagaz. Não entraria em uma nova campanha se não tivesse motivos bastante fortes para tal. Seu eleitorado é grande e fiel, e, certamente, não estará nas eleições apenas para “cumprir tabela”. É uma pena que tenha negado por tanto tempo que seria candidato. Talvez, teria conseguido mais apoio se o lançamento de sua candidatura tivesse se dado antes. Apoiador declarado à ala mais conservadora, inclusive com apoio declarado ao ex-presidente Bolsonaro, Baldonedo apresenta-se mais à direita do que os candidatos da chapa da situação. E é com esse foco que parece estar fundada sua campanha. Para nós, é uma pena que Allan não tenha encabeçado a chapa. Político jovem e de ótima penetração popular, havia se mostrado interessado no cargo máximo do executivo municipal. Contudo, pelos “caminhos da política”, acabou sendo candidato a vice. O motivo? Só ele e seus correligionários para explicar. Mas quem sabe daqui a quatro anos... Assim, TEMOS UMA ELEIÇÃO! A existência de duas chapas possibilita, de fato, uma eleição. Discussões sobre os problemas municipais, acaloradas buscas pelo voto do eleitor. Os próximos dois meses são decisivos para a construção de uma cidade melhor. Devemos nós, população em geral, participar do processo, acompanhando as propagandas partidárias, indo aos comícios, recebendo os candidatos em nossas casas. Esse é o tom que devemos ter no nosso município. Participar ativamente do processo eleitoral para não deixarmos que os outros decidam por nós. E temos certeza que alguns assuntos irão ser dominantes na eleição. O primeiro deles, sem dúvida alguma, será a saúde. As mudanças operadas no Hospital Municipal nos últimos anos, certamente, serão tema de debates. A atenção primária também deve ser tema analisado pelas chapas, haja vista que as reclamações quanto à forma da prestação do serviço de saúde sempre geraram fortes debates dos munícipes. Caberá aos candidatos Anderson e Eduardo defenderem o que fizeram nos últimos quatro anos, enquanto a oposição, apresentar opções que, no seu entender, proporcionariam melhor prestação do serviço de saúde em nosso município. Além disso, a segurança pública deve tomar grande parte do tempo dos debates, haja vista que o ano de 2023, principalmente, foi de alta criminalidade em nosso município, inclusive com cancelamento de eventos (Carnaval) em virtude de crimes ocorridos. Enfim, temos certeza que os candidatos são altamente capacitados para debaterem e buscarem soluções para os problemas de nossa cidade. Baldonedo e Anderson são experientes e travarão, certamente, salutar batalha de ideias, contribuindo, assim, para o fortalecimento da política em Barroso.
E aqui lançamos um desafio a cada um dos eleitores: devemos participar de, ao menos, um comício de cada candidato, para ouvirmos suas idéias e propostas, para que, assim, possamos, individual e secretamente, decidirmos o futuro do município. E que esta campanha seja limpa, sem fakenews, sendo um palco de discussões para alavancar o futuro de nossa cidade. É o que desejamos.
EXPEDIENTE - PÁGINA DE OPINIÃO
www.barrosoemdia.com.br
Telefone: (32) 9.9199-1575
Co-fundador: Antônio Marcos Pinto (in memoriam)
Jornalista responsável: Bruno Ferreira - 11.558/MG
Chega de festa, vão trabaiar que as latas não podem ficar vazias! Que nada, daqui a pouco já tem Exposição e mais festa! Será se vai ter César, Menoti e Fabiano este ano de novo? Tô ouvindo muitos boatos ai de: Bebeto e Romário, Jardim Europa, esses boatos por ai... Acho que aquela moça, com aquele cara, que não puderam vir, agora vão vir também! Mas é só boato mesmo! Vão descansar um pouco!
Agora festa mesmo vão ser os comícios de volta! A pandemia atrapalhou a última eleição, mas este ano tem de volta os comícios! Estaremos lá dançando e cantando para os três lados. Tô sabendo também que não pode bandeira nas casa né, fiquei triste, gosto das bandeiras!
Também não pode as musiquinhas copiadas né, a tal paródia, num pode não né, que coisa! Não pode carro de som com música, não pode nada uai, eu heim...
Tá, tá chegando as eleições e umas figurinhas duvidosas, com o passado medonho na política da cidade, começam aparecer de novo por ai, cuidado gente! Pensa bem aí, onde esse povo tava este tempo todo?
Porque trabalhar num trabalha não.
Por falar na eleição:
Eu falo com seis, ninguém me escuta, o Festival da Pernada começou há uns três meses! O Menino Disparou levou pernada do Homem Areia e o Homem Areia levou a penada Mor do Bardola, o Bardola né brinquedo não... o Homem cai do cavalo, levanta e dá pernada mesmo! Ninguém me escutou né!
Eu avisei, eu avisei!
E do lado dos gordinhos, vi a logomarca deles, tem um foguete lá! Vou te contar tá, tem que ser um foguete bão pra levar esse gordinhos! E vamos ser sincero né, do lado deles é mais difícil dá pernada. Pra derrubar alguém daquele tamanho a perna tem que ser forte!
E eu tô de olho na Bardola FM, qualquer mutreta, tiro o Pardal da gaiola e denuncio mesmo. Baixe ai o aplicativo Pardal gente, é fácil denunciar irregularidades e compra de votos na eleição! Denuncie mesmo, político que tenta comprar voto tem que ir preso. Pardal agora!
Gente da minha querida Barroso, minha pova, então é isso o, vocês escolhem aí, fiquem a vontade pra poder tomar suas decisões. E sem esse papinho de que ninguém presta, isso é papo de quem tá com preguiça de procurar um bom candidato! Procura ai porque tem gente competente sim! Pode procurar!
Agora se ficar de musiquinha feia na rua da minha casa, não vou votar mesmo!
Tenho que fechar mandando um abraço para os meu personagem Gato Menega! Aquele Gato, com aquele bigode grosso, maravilhoso! Que homem! Beijos!
Também sou fã da cantora do Wanderléia! Que mulher! Que alegria!
Adoro estes meus personagens!
Anderson x Baldonedo
Barroso ainda terá um grupo independente nas eleições
Dia 6 de outubro, a população barrosense, mais precisamente 17 mil e 579 eleitores, que estão aptos a votarem nestas eleições, segundo o Cartório Eleitoral, irão escolher entre Anderson de Paula ou Baldonedo Napoleão como prefeito de Barroso. Ou então, se preferirem, poderão, como permite a lei eleitoral, anular ou votar em branco nestas eleições. Fato é que, diferente do pleito passado, quando havia três chapas, Anderson, Antônio Claret e Baldonedo, este ano, as eleições municipais terão apenas duas opções: 55 x 22, ou seja, Anderson contra Baldonedo com os respectivos números dos partidos. Apesar de não ter concorrentes na chapa majoritária, liderado por Antônio Claret, o município terá um partido independente, onde teremos nove candidatos a vereador através da federação entre Partido Verde e Partido dos Trabalhadores. (Veja os candidatos na última página).
Ainda no que diz respeito aos vereadores, Anderson, que tem Eduardo Pinto como seu vice e está concorrendo a reeleição na cidade pelo PSD, tem o apoio de cinco partidos, com o total de 48 candidatos a vereador, são eles: PP, União Brasil, Avante, Podemos e MDB. Este último não terá candidatos a vereador. Já Baldonedo, do PL, que tem como vice Állan Campos, do PRD, concorre com estes dois partidos, onde tem 20 candidatos ao legislativo barrosense.
Ou seja, em resumo, as eleições de 2024 na cidade têm duas candidaturas a prefeito, com dois candidatos a vice, e 78 candidatos a vereador, 65 a menos que a última eleição municipal em 2020, quando o município teve 143 candidatos brigando por nove
NOME: ANDERSON DE PAULA
PARTIDO:
SOCIAL DEMOCRÁTICO
IDADE:
45 ANOS FORMAÇÃO: BACHAREL EM DIREITO
VEREADOR: 2005/2008 2013/2016 2017/2020
PREFEITO: 2021/2024
vagas na Câmara Municipal de Barroso. O número diminuiu e o que em 2020 tinha uma média de 16 candidatos por vaga, levando em conta o número de cadeiras da Câmara, que são de nove vereadores, este ano a média de candidato por vaga caiu pela metade, ou seja, 78 dividido por nove, cerca de 8,6 candidatos por vaga no legislativo barrosense de 2024.
HISTÓRICO
No que se refere ao histórico político dos candidatos a prefeito, Anderson x Baldonedo se enfrentaram uma única vez, nas eleições passadas, em 2020, quando Anderson venceu o pleito. Ao todo, foram computados 13 mil 898 votos, onde 3 mil e 313 pessoas deixa-
ram de votar. Foram 685 que votaram nulo e 363 em branco. E mais, 6 mil 199 escolheram Anderson de Paula (DEM), 4 mil 273 Antônio Claret (Rede) e 2 mil 378 Baldonedo Napoleão (Solidariedade). Uma diferença do primeiro colocado para o segundo de 1926 votos e de Anderson para Baldonedo de 3 mil e 821 votos.
Assim como Anderson, Baldonedo também já foi prefeito de Barroso, e por três ocasiões, em 1971/1972, 1983/1988 e de 1º a 12 de Janeiro de 1993, ficando apenas 12 dias no cargo. Na ocasião, Baldonedo deixou a Prefeitura para assumir a vaga de Deputado Estadual de Minas Gerais. Adelmo Graçano, que era seu vice naquela oportunidade, assumiu a cadeira. Sobre vereador,
Anderson passou pela Câmara por três mandatos; 2005 a 2008, 2013 a 2016 e 2017 a 2020. Já Baldonedo, uma única vez de 2017 a 2020, quando também foi Presidente do legislativo barrosense.
VICES
Já com relação aos vices, Eduardo Pinto, também do PSD, continua como vice de Anderson. Eduardo teve dois mandatos como vereador, sendo 2013/2016 e 2017/2020. Állan Campos, que é vice de Baldonedo pelo PRD, é o líder da oposição na Câmara e está no segundo mandato também: 2017/2020 e 2021/2024.
Nova viatura para a Polícia Militar já é realidade, a segunda desde 2019
Em apenas 6 anos, o deputado federal Dr. Frederico já viabilizou mais de R$ 7 milhões para Barroso. Neste ano de 2024, já são R$ 800 mil para o Hospital, R$ 100 mil para a APAE, R$ 227 mil para o Asilo e R$ 630 mil para a cobertura da quadra no bairro João Bedeschi. Isso sem falar na segunda viatura para a Polícia Militar de Barroso, é isso mesmo, desde 2019, Dr Frederico já enviou duas viaturas zero Km para a PM no combate à violência e a criminalidade. Tanto como deputado federal, ou como médico, Dr. Frederico sempre está ao lado dos barrosenses: “A população pode sempre contar com o meu trabalho, o meu respeito e a minha dedicação”, destacou Dr. Frederico.
24 candidatas na cidade
Ao todo, 24 mulheres se candidataram para vereadora em Barroso
Diferente das últimas eleições municipais, em 2020, quando tivemos 58 mulheres candidatas a vereador em Barroso, este ano, de acordo com levantamento, até o momento, são 24 mulheres que vão disputar vagas no Poder Legislativo. Hoje não existe nenhuma mulher vereadora na cidade de Barroso.
São elas: PSD –Maria do Valtair / Iraci / Ana Cristina. PODEMOS – Grasi Veterinária / Silvia da Saúde / Elza da Praia. PP – Nice Magalhães / Pastora Daiane / Neide
Araújo. AVANTE – Leonilda /Edvania Monteiro / Marcia Bezerra. UNIÃO BRASIL – Daniela T&H / Ariane Figueiredo / Marlene Brechó. PL – Glorinha Araújo / Anne Brasil / Sônia Freitas. PRD – Karla Campos / Erica Moreira / Aline Fran. PT/PV – Olinda Ribeiro (Dica) / Vanessa Paula / Verinha.
HISTÓRIA
Na história do legislativo barrosense, apenas quatro mulheres já ocuparam o cargo de vereadora, são elas: Geralda Mendes do Nascimento, a Ladinha,
na legislatura 1997/2000. Vera Aparecida Rodrigues Pereira, a Verinha, por dois mandatos: 2009/2012 e 2017/2020. Wanderléia Aparecida de Almeida Velho Napoleão, a Deléia em 2013/2016, sendo a mais votada da história. Marli Torres de Melo (em 2013 e nos anos de 2014, 2015 até março de 2016).
Entra também na história poítica do município mais duas mulheres: Francisca Marlene de Sousa, a Professora Marlene que foi vice de Zé Meneghin na legislatura de 1997/2000, sendo a primeira mulher a ocupar
o cargo de vice-prefeita na cidade, e Eika Oka de Melo, que foi prefeita por três mandatos, sendo a primeira mulher eleita e a primeira reeleição da história. Deléia também foi vice-prefeita do município em 2017/2020.
MULHERES NO PODER
Em 2012, os Três Poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário era comandado pelas mulheres na cidade. Vera Rodrigues, Presidente da Câmara, Eika Oka de Melo, Prefeita da cidade e Valéria Possa Dornellas, Juíza do município.
Poucas candidatas em Barroso
Eleições 2024!
Veja as seções e locais de votação em Barroso!
Atenção para os endereços!
Local de Votação: 1040
COLÉGIO INVICTUS
Endereço: PRAÇA DO ROSÁRIO
NÚMERO - 25 - CENTRO
Seções: 77, 78, 79.
Local de Votação: 1082
CRECHE MUNICIPAL ALCINA LADEIRA FRAGA
Endereço: RUA JOÃO BATISTA DO NASCIMENTO
NÚMERO - 400 - PRAIA
Seções: 93, 94, 95.
Local de Votação: 1104
CRECHE MUNICIPAL PROF. ABGAIR PEDROSA
Endereço: AVENIDA RUTH MEIRELES
NÚMERO - 29 - NOVA BARROSO
Seções: 101, 102, 103, 104.
Local de Votação: 1074
E. ESTADUAL CÔNEGO LUIZ GIAROLA CARLOS
Endereço: RUA RIO GRANDE DO SUL
S/N - JARDIM BANDEIRANTES
Seções: 85, 86, 87, 88, 89, 90, 91, 92, 147.
Local de Votação: 1023
ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO ANTÔNIO PIRES
Endereço: RUA PROFESSORA MARIA A. CARDOSO
NÚMERO - 9- 7 CENTRO
Seções: 65, 66, 67, 68, 69, 70.
Local de Votação: 1112
E. ESTADUAL GENERAL SILVANO ALBERTONI
Endereço: RUA PARIS
NÚMERO - 312 - JARDIM EUROPA
Seções: 105, 106, 107.
Local de Votação: 1031
E. ESTADUAL GERALDO NAPOLEÃO DE SOUZA
Endereço: RUA ADELINO TORRES
NÚMERO - 237 - DR. JOSÉ GUIMARÃES
Seções: 71, 72, 73, 74, 75, 76, 148.
Local de Votação: 1015
E. MUNICIPAL ARTHUR NAPOLEÃO
Endereço: RUA JOAQUIM MEIRELES
NÚMERO - 237 - CENTRO
Seções: 56, 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63, 64.
Local de Votação: 1090
E. MUNICIPAL IRMÃ MAGDALINE
Endereço: RUA 13 DE MAIO
NÚMERO - 227 JOSEFINA COELHO
Seções: 96, 97, 98, 100.
Local de Votação: 1058
ESCOLA MUNICIPAL SANT’ANA
Endereço: RUA GOV. MAGALHÃES PINTO
NÚMERO - 95 - CENTRO
Seções: 80, 81, 82, 83, 84.
Local de Votação: 1139
POSTO DE SAÚDE DO BOA VISTA
Endereço: RUA JOAQUIM BARROSINHO
NÚMERO - 131 - BOA VISTA ZONA RURAL
Seções: 108
INFORMAÇÕES
Ao todo, são 54 seções e 11 locais de votação. Os dois pontos com mais seções são Bandeirantes, Escola Cônego Luiz, e, Centro, Escola Arthur Napoleão, cada uma tem nove seções. A menor é Boa Vista, com apenas uma seção.
Prevenção, inovação e trabalho conjunto para lidar com uma questão que afeta todos nós. A AssembleiA legislAtivA trAbAlhA pArA
As deputadas e os deputados estaduais promovem estudos técnicos com participação de especialistas, e ouvem a população de todas as regiões, para conhecer melhor a realidade do nosso estado e propor políticas públicas e ações estruturantes para que os mineiros possam conviver melhor com os efeitos da crise climática.
Barroso terá 78 candidatos a vereador
São 65 a menos que as últimas eleições municipais, quando foram 143 candidatos
A relação abaixo, nesta ordem de entrada no sistema, foi publicada pelo DivulgaCand e até o momento, se não houver nenhuma interdição ou impugnação, estes serão os 78 candidatos a vereador pela cidade de Barroso nas eleições municipais deste ano. O barrosoemdia traz a lista completa como forma de colaborar com a democracia e coloca à disposição dos eleitores todos os nomes que estarão concorrendo no pleito do dia 6 de outubro para o legislativo barrosense. Levando em conta o número de cadeiras na Câmara Municipal, são nove vagas, temos uma média de 8,6 de candidato por vaga. Escolha seu vereador, não venda seu voto e boa sorte na sua escolha! Para fazer denúncias de compras de votos ou irregularidades nas eleições, baixe na sua loja de aplicativos o Pardal, aplicativo que permite sua participação nas eleições de forma gratuita e anônima. OBS. As fotos, os números e as informações estão publicadas no site do divulgacandcontas.tse.jus.br