Issuu on Google+

Tubarão/SC

Especial

A Páscoa e seu verdadeiro significado

Página 04

Jor nal

Página 08

Paulão é pré-candidato ao Congresso Nacional

VOX POPULLI, VOX DEI

Ano X - n

o

235

Quinta-feira, 17 de abril de 2014.

É GRATIS, É DO POVO!

Armazém - Braço do Norte - Capivari de Baixo - Gravatal - Jaguaruna - Laguna - Pescaria Brava - Sangão - Treze de Maio - Tubarão Capivari de Baixo/SC

Partido da República já se prepara para eleições municipais Página 05

Semana Santa

Procon orienta consumidores para a compra de pescados Página 14

Entrevista

Dr. Cléberson José Garcia Página 15


02 Jornal A VOZ DO POVO

EDITORIAL

Direto da Redação jornalavp@yahoo.com.br

Certo ou errado? Caros admiradores do jornal semanal de maior circulação da Amurel. Sejam muito bem vindos à edição n° 235 do jornal AVP. Em tempos de Páscoa as ações se voltam para as religiões e a fé volta ser o principal assunto debatido no mundo. Entre os maiores destaques está a ‘Paixão de Cristo’. evento que simboliza o início da religião cristã. O que pouca gente sabe ou tem conhecimento, é que a Páscoa não é um evento ligado à morte e ressurreição de Cristo e sim ao contrário. A crucificação é que aconteceu no período da Páscoa. Um exemplo que pode nos deixar bem clara essa situação é a escolha de salvação que Pilatos, então governador da Judéia, oferece ao povo para decidir entre Barrabás, um ladrão assassino inescrupuloso e o Nazareno que se autodenominava o filho de ‘Deus’. O fato é que Pilatos, já influenciado pelos incríveis feitos de Jesus, utilizou-se de uma tradição Judaica, que no período de Páscoa costumava libertar um condenado escolhido pelo povo, para não carregar para sí o peso da morte do tal homem. A intenção do mandatário era de salvar o ‘messias’, mas o povo judeu preferiu a salvação do temido bandido, condenando a humanidade à salvação eterna. Uma escolha, aparentemente absurda, teria sido necessária para que a história tivesse tomado a amplitude que atingiu ao longo dos séculos. E nos leva a repensar nossas ações e reabrir um antigo conflito interior. Afinal como sabemos qual é a escolha certa? Lhe pareceria certo condenar um homem com tantas virtudes em detrimento de um bandido? Ainda não sabemos se estamos fazendo a coisa certa, a única certeza que temos é que algo está muito errado e precisamos agir para reverter o quadro desfavorável. Aliás, enquanto continuarmos pensando que somos os filhos de ‘Deus’ que tudo podemos naquele em que acreditamos, que podemos pecar à vontade que depois basta se confessar e fazer umas orações para ser perdoado, que Jesus nos garantiu a salvação eterna, muita coisa continuará errada! Precisamos entender que a salvação eterna somente será garantida àquele que pratica boas ações eternamente. Nosso maior juíz é a nossa consciência e nossos maiores fantasmas são as memórias de nossas ações. Uma Feliz Páscoa a todos, uma boa leitura e excelente semana.

As Tiras de Maurício Nunes vulgonunes.blogspot.com

Sindicato dos Compositores Românticos

A VOZ DO POVO THAYUS CESAR DOMINGOS ME / CNPJ: 11.621.473/0001-22 Diretor Responsável: Thayus Domingos / Produção e Redação: Thayus Domingos e Marcelo Correia / Edição e Diagramação: + Comunicação & Marketing / Impressão: Gráfica Soller / Tiragem: 2.000 exemplares / N° de páginas: 16 a 20 / Circulação: Capivari de Baixo, Tubarão, Jaguaruna, Sangão, Treze de Maio, Laguna, Pescaria Brava, Armazém, Braço do Norte, e Gravatal. Colaboradores: Jaque Espíndola, Marco Aurélio Rodrigues, Maurício Nunes, Camila Teixeira, Rafael Martins, Maurício da Silva, Luiz Henrique da Silveira, Léo Rosa de Andrade, Marcelo Correia, Haydée F. V. Moura e Natália Maximiano. Fone: 48 3623-3548 ou 9936-5810 E-mail: jornalavp@yahoo.com.br Endereço: Rua Santa Lúcia, 378 - Centro - Capivari de Baixo/SC OBS: Cada artigo ou texto de opinião é de responsabilidade de seu autor

Quinta-feira, 17 de abril de 2014.

A Voz do Polvo!

“Nessa edição o Polvo preferiu não sair na foto, que tem como principal objetivo conscientizar a sociedade da importância da Educação Infantil. Precisamos de mais ações como essa apresentação teatral da ‘paixão de Cristo’ e menos desenhos de lutas, novelas indecentes, brinquedos hostis, músicas pornográficas, histórias obsoletas, enfim menos indiferença. Feliz Páscoa!”


Quinta-feira, 17 de abril de 2014.

Opinião

Espaço reservado para a ‘massa’... “As linhas de ônibus para Capivari são uma vergonha, a empresa tem que saber que transporta pessoas, não animais, é preciso colocar veículos novos, e não as latas velhas que circulam por aí.”

Valter de Oliveira – Agricultor “Praticamente falta tudo quando se fala em transporte coletivo em Tubarão, os motoristas e cobradores tentam fazer o melhor, mas enfrentam muitas dificuldades. A prefeitura precisa mudar essa realidade, inclusive as estradas não ajudam, em matéria de transporte coletivo estamos no terceiro mundo.”

Rosa Gomes – Dona de Casa “Muito pouca gente usa o transporte coletivo porque falta incentivo, é preciso fazer uma nova licitação em Tubarão e incluir novas empresas. O terminal central não oferece as mínimas condições em dias de chuva, as empresas e a prefeitura são responsáveis por essa vergonha.”

Hegínio Machado – Aposentado

Jornal A VOZ DO POVO

03

Evandro x Matusa Os embates pegam fogo no legislativo tubaronense. Enquanto o vereador Evandro Almeida faz o seu trabalho de oposição, criticando e cobrando do executivo as reivindicações populares. O vereador Matuza (PT) sai em defesa da administração municipal e tece críticas pessoais ao edil. Dizendo que Evandro é um oportunista, que vai à tribuna somente para tumultuar, usando os anseios da população como pretexto para a 'criar o tumulto'. Nesta segunda-feira (14), Evandro se defendeu das acusações e citou o caso das respostas aos requerimentos, que além de chegarem fora do prazo de 15 dias estipulado por Lei, ainda contém informações inverdadeiras, como a explicação a respeito do 'não pagamento do salário de médicos do município' requerida pelo vereador e que a Fundação de Saúde respondeu que 'desconhece qualquer caso de descumprimento dos compromissos financeiros do executivo'. Para finalizar Evandro rebateu: 'Eles faltam com a verdade e eu que causo tumulto?'...

Máquina parada Apesar da ineficiência de grande parte do funcionalismo público, parar na quarta-feira para retornar somente na terça-feira é demais. Tá certo que os caras não trabalham direito e nem iremos perceber grande diferença. Mas e os salários, serão proporcionais aos dias trabalhados no mês? Pois é, grande parte das prefeituras de nossa região, decretaram ponto facultativo hoje, quinta-feira (17). Como se dois dias de feriados, emendando um final de semana, não fossem o suficiente para o descanso de tão prestativas engrenagens do sistema. Que ao menos o tempo de descaso descanso sirva para perceberem que a maioria nem faz falta e limparem um pouco da 'craca' encrostada nas entranhas da administração pública.

Inimigos da Educação Mais uma vez os Deputados Estaduais adiaram a votação da MP 193 que determina o reajuste de 8,5% nos rendimentos dos educadores da rede estadual. A 'manobra' aconteceu na sessão legislativa desta terça-feira (15) e o fato determinante foi a falta de Quórum Parlamentar. Representantes do Sinte fizeram grande manifestação, tecendo duras críticas ao governador Raimundo Colombo e seus Aliados os denominando como 'Inimigos da Educação'.

Adote uma Praça em Laguna Com o objetivo de manter as praças limpas, com vegetação e boa infraestrutura, a prefeitura está colocando em prática a lei municipal (nº1554/2014) que institui o Programa Adote uma Praça. Já realizado em outras cidades, o projeto tem como objetivo fazer uma parceria entre o poder público e o setor privado, associações, entidades e até pessoas físicas. Em troca, o município oferece a opção do “patrocinador” expor sua marca no local. Interessados em adotar uma praça, jardim, canteiro, parques, academias ao ar livre e áreas de lazer podem procurar a Secretaria de Planejamento. Endereço: 1º andar do Centro Administrativo Tordesilhas, centro.

Fim da Quaresma A turma da folia já não vê a hora de encerrar o período de quaresma, onde as festas são interrompidas para respeitar o período de jejum espiritual e voltar a saculejar nos bailões espelhados por toda nossa região. Os meninos e meninas da melhor idade me confessaram que estão com o ‘pé que é um leque’. Mas nada de lek lek lek...


04 Jornal A VOZ DO POVO

Tubarão/SC

Esporte

Tubarão sediará Copa Santa Catarina de Handebol

Centenas de atletas de 16 municípios catarinenses disputam em Tubarão, a Copa Santa Catarina de Handebol. As competições terão início nesta sextafeira (18) e seguem até segunda-feira (21), no Ginásio de Esportes da Unisul.

As equipes participantes estarão representadas nas categorias mirim, infantil, cadete, juvenil e adulto. O município de Tubarão terá duas equipes competindo em busca dos melhores resultados nas categorias infantil e cadete feminino.

Entre as atrações da competição, o destaque será para as equipes campeãs dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). Equipes de Capão da Canoa (RS) e São Paulo (SP), também participaram da copa catarinense de handebol.

Quinta-feira, 17 de abril de 2014.

Política

Professor Paulão lança sua pré-candidatura a uma vaga no Congresso Nacional

Vereador Prof. Paulão (PT) confirmou a précandidatura à Câmara Federal, no último final de semana. O anúncio ocorreu durante reunião de planejamento de précampanha com colegas, militantes, amigos e familiares. Presidente do Partido dos Trabalhadores de

Tubarão, Paulão destacou que, embora seja um grande desafio, ele aceitou a indicação de lideranças do partido (principalmente pela corrente em que atua, Militância Socialista) por acreditar que Tubarão e toda a região precisam de representantes engajados no que realmente é de interesse e importância para a população. ‘Estou muito contente, principalmente

por saber que as pessoas estão acreditando, confiando e defendendo m i n h a p r é candidatura. Meu nome já tem o apoio de diversas lideranças comunitárias, sindicatos e entidades de classe, e temos certeza que este projeto ainda irá crescer muito’, declarou otimista o parlamentar.

Educação

Cuidado com os dentes no período de Páscoa

Dr. Cleberson José Garcia Diretor Técnico - Médico CRM 7252

Contato: 48 3628-2919 Rua Porto Alegre, 318 - Aeroporto - 88705-200 - Tubarão/SC psicomedclinica@hotmail.com

Alunos do préescolar ao 4º ano da Escola Básica Manoel José Antunes vão comemorar a Páscoa de uma forma bem mais saudável. Os estudantes participaram nesta semana de atividades que tiveram como foco os cuidados com a higiene e saúde bucal. O projeto intitulado “Sorrindo legal com Saúde Bucal” foi desenvolvido por funcionários e voluntários da Unidade de Saúde Dra. Diélly Cunha de Carvalho, localizado ao lado da escola. Por meio da iniciativa, os alunos participaram de palestras, contação e dramatização de histórias e atividades de lazer, como cama elástica, castelo, pula-pula, entre outros. Um lanche

especial e uma lembrança de Páscoa encerraram o projeto. A diretora da unidade, Anete Dacoréggio Volpato Wilbert salienta que na Páscoa, além do período de reflexão espiritual, é também momento onde se consome muito açúcar, causando cáries nos dentes,

por isso importância de reforçar os cuidados com a higiene e saúde bucal. A diretora da unidade, Anete Dacoréggio Volpato Wilbert agradeceu a parceria com a equipe da Unidade de Saúde Dra. Diélly Cunha de Carvalho.


Capivari de Baixo/SC

Quinta-feira, 17 de abril de 2014.

A VOZ DO POVO 05

Meio Ambiente

Política

PR busca novos filiados visando Projeto de Educação Ambiental “Planeta Água” o pleito municipal em 2016

Reunião que definiu o projeto aconteceu na secretaria de educação Nilton Fernandes, o Niltinho está à frente do projeto municipal O PR – Partido da República, é um dos partidos que estão em maior crescente nos últimos anos, em Capivari de Baixo não é diferente. O presidente do diretório municipal, Nilton Fernandes Pereira (Niltinho), informa que o partido já está se organizando para as eleições 2016, “Estamos trabalhando para as eleições municipais de 2016. Hoje o partido já tem mais de 600 filiados na cidade de Capivari de Baixo e é um dos principais partidos de

nossa cidade. O nosso objetivo é lançar um candidato ao executivo. Hoje um dos nomes mais cotados é o Dr. Vicente, mas o partido tem outros nomes importantes'', afirma Niltinho. Ainda segundo o presidente, atualmente os trabalhos são de filiação de novos correligionários, ''Hoje estamos buscando novas filiações, a aceitação do projeto está sendo muito positiva e se continuarmos nesse ritmo, logo seremos o maior grupo partidário de Capivari'', salientou.

Em Santa Catarina o partido tem à sua frente o Deputado Federal Jorginho Mello, que concorrerá à reeleição e será o principal nome no estado para o próximo pleito. Juntamente com Jorginho, os militantes da Amurel apoiarão a candidatura do professor Maurício da Silva para Deputado Estadual. O exvereador de Tubarão lançará sua candidatura oficial em evento a se realizar no dia 27 de abril no clube Cruz e

Representantes da Voto rantim Cimentos, empresa com unidade sediada no município estiveram reunidos hoje (16) de manhã com a secretária de Educação e Cultura, Márcia Roberg Cargnin, diretoras de escolas do município e com o diretor de Cultura, Agnaldo dos Santos. A

O Projeto tem o apoio do Ministério da Cultura. A programação acontece entre os dia 22 e 29 de abril, com duas sessões diárias, numa tenda instalada em frente ao Parque Ambiental Tractebel Energia. O horário das sessões é às 9h e 14h, e terão duração de 90 minutos cada.

Esporte

Escolinha de Capivari de Baixo estreou na Liga Verde Vale de Futebol Amador Os alunos da escolinha de futebol de Capivari de Baixo estrearam no último domingo (13) pela a Liga Amadora Verde Vale de Futebol. A competição aconteceu em Capivari de Baixo, no campo do Nacional. Equipes de Grão Para, São Ludgero, Pescaria Brava, Braço do Norte,

MBC

empresa apresentou o projeto Planeta Água- Um Mundo Sustentável, que tem o objetivo de sensibilizar os alunos das escolas para a defesa do meio ambiente, através de oficinas de arte e teatro itinerante especialmente dedicado à discussão do tema da sustentabilidade com a comunidade e alunos.

Capivari de Baixo, Tubarão, Laguna, Rio Fortuna, Gravatal e Jaguaruna disputarão o Campeonato. A próxima rodada acontecerá nos dias 26 e 27 de abril, em Grão Pará. Capivari de Baixo disputará com a equipe Tigrinhos, nas categorias sub-11 e sub15.

Os resultados da rodada ficaram assim: Categoria Sub13: Capivari de Baixo 2x2 Jovens Talentos (Pescaria Brava). Categoria Sub15: Capivari de Baixo 2x2 Jovens Talentos (Pescaria Brava).

Engenharia Eletrônica 48.3623-5472 jphiluminacaopublica@hotmail.com jpheletronica@hotmail.com

Rua João Rodrigues Martins, 208 - Sala 02 Centro - Capivari de Baixo - SC - Cep:88745-000


06

Jornal A VOZ DO POVO

Jaguaruna/SC

Ciclismo

Direitos do Consumidor

Vem aí o 2° Marathon de Mountain Bike Esperando repetir o sucesso da primeira edição, no dia 18 de maio (Domingo), acontecerá em Jaguaruna o 2º Marathon de Moutain Bike de Jaguaruna. O evento terá como largada a Estação Ferroviária do município, na área central, às 9h. Diferentemente do ano passado, esse ano o participante poderá optar por dois percursos: o Pró (com 45 km) e o Sport (com 33 km). Ao todo, o Marathon terá a disputa de 22 categorias distintas. O trajeto será pelo Centro, passando por Morretes, Laranjal, Riacho do Francisco, Jabuticabeira, Porto Vieira, Trilho/pedreira, Morro da Cruz, Porto Vieira, Boa Vista, Costa da Lagoa, Encruzo, Centro, Retiro e Centro. A premiação será para os cinco primeiros colocados por categoria e medalhas para

Quinta-feira, 17 de abril de 2014.

todos os ciclistas. O valor da inscrição será R$ 50,00, com direito a um kit contendo Camiseta do evento, placa com o numero, barra de cereal, água e medalha de participação. As inscrições podem ser feitas, em Jaguaruna na Secretaria de Esporte, Turismo, Juventude e Eventos, em Tubarão na Loja Giba

Cicle, e em Criciúma na Loja Bike Point. Mais informações na Secretaria de Esportes e Turismo, pelo fone (48) 3624-0306 ou pelo site www.riscozeroadventure.com.br. O Marathon é uma realização da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo, Juventude e Eventos de Jaguaruna, Audaciosos MTB Team e Loja Giba Cicle.

Jaguaruna terá Procon a partir do dia 23 de abril

Um passo importante para a proteção dos consumidores está prestes a acontecer em Jaguaruna. No dia 23 de abril (quarta-feira), a inauguração do PROCON no município. A solenidade

acontecerá às 16h. O ato acontecerá no SINE local, onde posteriormente funcionará o órgão, localizado na Avenida Duque de Caxias (próximo ao Magazine Luiza), nº 880, Centro. Segundo o Prefeito Luiz Arnaldo Napoli, a

inauguração do órgão significa um avanço significativo para Jaguaruna, pois o PROCON soluciona previamente os problemas que ocorrem constantemente entre consumidor e empresa.


A VOZ DO POVO 07

Laguna/SC

Quinta-feira, 17 de abril de 2014.

Saúde

Economia

Inauguração de novo empreendimento Assinada a ordem de serviço para farmacêutico no Farol de Sta. Marta

reconstrução do Mercado Público

Marcio Bocão / Secom PML / Divulgação / AVP

Prefeito Everaldo se diz muito feliz por fazer parte desta ação Heltinho recebeu os amigos com um coquetel de inauguração Inaugurou, na última sexta-feira (11) o mais novo empreendimento do Farol de Santa Marta. Trata-se da Drogaria e Farmácia Santa Marta, um estabelecimento que vai melhorar significativamente a qualidade de vida da população local. A primeira farmácia da região de Santa Marta é uma iniciativa do farmacêutico Hélton Albino, o Heltinho. Natural de Jaguaruna e amante

do surf o proprietário diz que está realizando alguns sonhos, 'Quem não sonha em ter um negócio próprio hoje em dia? E o Farol para mim que gosto de praia e de surf é um paraíso. Estou realizando diversos sonhos ao mesmo tempo.' A farmácia oferece linha completa de medicamentos de todos os tipos além de prateleiras com produtos de higiene pessoal, perfumaria, linha infantil, além de

sala ambulatorial para atendimentos emergenciais de primeiros socorros. Para a comunidade, este empreendimento é muito bem vindo e já era necessário para a região. 'Antes, nossas crianças não podiam ficar doentes que tínhamos que ir até Jaguaruna ou Laguna comprar medicamentos. Agora temos uma farmácia bem pertinho de casa', destacou Dona Maria Salete, moradora local.

Super Promoção!

OPORTUNIDADE DE TRABALHO A INDUPROL abre vagas para revendedor de produtos de limpeza. Seja dono do seu próprio negócio, trabalhe quando quiser! Saiba mais pelo fone (48) 36441749 ou no site http://www.induprol.com.br.

Não perca esta oportunidade! Induprol Produtos Químicos Ltda. - Tv. Radialista Nelson Almeida, 31 - Portinho - Laguna/SC

“É um sonho realizado”, afirma o prefeito Everaldo dos Santos ao assinar a ordem de serviço de revitalização e adequação do Mercado Público de Laguna, na tarde desta segunda-feira (14). A obra começará nos próximos dias e tem previsão para ser feita em dois anos. A revitalização e adequação do prédio está a v a l i a d a e m R$3.779.742,16. De acordo com o prefeito Everaldo dos Santos, o novo prédio é uma grande oportunidade para alavancar a economia da cidade, contribuindo para o comércio e o lazer do município “Será um modelo para todo o sul do estado, mais uma conquista do povo lagunense. Nossas famílias poderão des-

frutar desse espaço, com uma vista e estrutura maravilhosa, aproveitando nossa culinária, nossa venda de pescados, frutas e verduras”, conta o prefeito. Os comerciantes já desocuparam o local em janeiro deste ano. Durante este período, a Fundação Lagunense de Cultura, responsável pelo acompanhamento da obra, aguardava uma liberação do Ministério da Cultura. Segundo o presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Leonardo Pascoal, a obra é destinada ao povo lagunense. “Temos que agradecer aos demais envolvidos e a paciencia dos comerciantes locais que acreditaram na necessidade e importância da revitalização. Fizemos o máximo e impossível para dar início à essa obra para nossos lagunenses e turistas”. Para o chefe de

escritório do Iphan de Laguna, Vladimir Stello: “É uma grande satisfação dar início à essa obra que será um grande ícone. Essa é uma data que vai ficar gravada na história da cidade”, ressalta. A comerciante Maria das Dores Pavanate, conhecida como Dorza, trabalhou no Mercado Público durante 32 anos. “É um grande sonho ver esse lugar ganhando vida novamente. Sou conhecida pelos meus salgados de camarão, pela bebidas geladas e por todos esses anos de trabalho. Hoje, com 68 anos, ver o início dessa obra é uma grande emoção”, afirma. Após o término da obra, o Governo Municipal deverá licitar os novos boxes do espaço.


08

Jornal A VOZ DO POVO

Especial

Quinta-feira, 17 de abril de 2014.

Páscoa

A Páscoa o seu verdadeiro significado... A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes do nosso calendário. Atualmente, tornouse uma data tão comercial, que poucos lembram ou conhecem seu verdadeiro significado. Para além dos chocolates e presentes, a CPAD - editora cristã - reforça a origem do termo, que remonta a aproximadamente 1.445 anos antes de Cristo. Para contextualizarmos, neste período, de acordo com a Bíblia, os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó viviam como escravos há mais de quatrocentos anos no Egito. A fim de libertá-los, Deus designou Moisés como líder do povo hebreu (Êxodo 3-4).

Em obediência ao Senhor, Moisés dirigiu-se a Faraó a fim de transmitir-lhe a ordem divina: “Deixa ir o meu povo”. Para conscientizar o rei da seriedade da mensagem, Moisés, mediante o poder de Deus, invocou pragas como julgamentos contra o Egito. No decorrer de várias dessas pragas, Faraó concordava deixar o povo ir, mas, a seguir, voltava atrás, uma vez a praga sustada. Soou a hora da décima e derradeira praga, aquela que não deixaria aos egípcios nenhuma outra alternativa senão a de lançar fora os israelitas: Deus mandou um anjo destruidor através da terra do Egito para eliminar “todo primogênito... desde os homens até aos animais” (Êx.12.12).

A primeira Páscoa Como os israelitas também habitavam no Egito, o Senhor emitiu uma ordem específica a seu povo. A obediência a essa ordem traria a proteção divina a cada família dos hebreus, com seus respectivos primogênitos. Cada família tomaria um cordeiro macho, de um ano de idade, sem defeito e o sacrificaria. Famílias menores podiam repartir um único cordeiro entre si (Êx. 12.4). Os israelitas deviam aspergir parte do sangue do cordeiro sacrificado nas duas ombreiras e na verga da porta de cada casa. Quando o destruidor passasse por aquela terra, ele não mataria os primogênitos das casas que tivessem o sangue aspergido sobre elas. Daí o termo Páscoa, do hebreu pesah, que significa “pular além da marca”, “passar por cima”, ou “poupar”. Assim, pelo sangue do cordeiro morto, os israelitas foram protegidos da condenação à morte executada contra todos os primogênitos egípcios. Deus

ordenou o sinal do sangue, não porque Ele não tivesse outra forma de distinguir os israelitas dos egípcios, mas porque queria ensinar ao seu povo a importância da obediência e da redenção pelo sangue, preparando-o para o advento do “Cordeiro de Deus,” Jesus Cristo, que séculos mais tarde tiraria o pecado do mundo (Jo. 1.29). De acordo com a Bíblia, no livro de Êxodo, capítulo 12, versículo 31, naquela mesma noite Faraó, permitiu que o povo de Deus partisse, encerrando assim, séculos de escravidão e inaugurando uma viagem que duraria quarenta anos, até Canaã, a terra prometida. A partir daquele momento da história, os judeus celebrariam a Páscoa toda primavera, obedecendo as instruções divinas de que aquela celebração seria “estatuto perpétuo” (Êx. 12.14). Era, porém, um sacrifício comemorativo, exceto o sacrifício inicial no Egito, que foi um sacrifício eficaz.

Libertação Assim sendo, lembremos, não somente nesta data, mas em todos os dias, o verdadeiro significado da Páscoa. Assim como o Todo Poderoso libertou os hebreus da escravidão no Egito, Deus quer nos libertar da escravidão do pecado e por isso, enviou seu Filho, Jesus Cristo, para que “todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (Jo. 3.16) Vida esta conquistada com sangue “porque Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós.” (I Co 5.7)

Feliz Páscoa! É o desejo de Genésio A. Mendes e Família...


Quinta-feira, 17 de abril de 2014.

Receitas Práticas

Variedades

por Jaque Espíndola e Camila Teixeira

Pascoa é... Amor e Otimismo

Ingredientes 3 latas de leite condensado 2 colheres (sopa) de maisena 2 latas de leite (use a lata de leite condensado vazia para medir)  6 gemas  1/2 colher (sopa) de essência de baunilha  400g de creme de leite  2 xícaras (chá) de chocolate meio amargo picado  1/2 xícara (chá) de castanha de caju picada  2 xícaras (chá) de chocolate ao leite picado

Modo de Preparo Em uma panela, coloque o leite condensado, a maisena dissolvida no leite, as gemas e leve ao fogo médio, mexendo até engrossar. Desligue e acrescente a essência de baunilha. Espere esfriar e misture o creme de leite. Separe 1/3 da mistura e reserve. No creme restante, misture o chocolate amargo derretido. Em um refratário médio, coloque metade do creme de chocolate no fundo. Leve ao congelador por 15 minutos, retire e cubra com o creme branco. Distribua a castanha de caju, volte mais 10 minutos ao congelador e cubra com o creme de chocolate restante. Derreta o chocolate ao leite e espalhe sobre o creme. Leve à geladeira por 2 horas antes de servir.

Rio 2 - 3D Continuação do sucesso "Rio", mais uma vez dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha, que contará as novas aventuras da arara azul Blu e sua companheira Jade na cidade do Rio de Janeiro. Desta vez, Blu e Jade têm filhos, um macho e uma fêmea, e esta última tem medo de voar, exatamente como o seu pai... Juntos, a nova família vai se envolver em uma trama em meio à Copa do Mundo de 2014.

09

Frases da Semana

Ovo de páscoa recheado na travessa   

Jornal A VOZ DO POVO

"É preciso que haja uma reação da imprensa corajosa, hirta, heróica, brava, retumbante...Onde é que anda esta imprensa? Acomodados de uma figa. Meu salário tá saindo. Por mim tá tudo bem. E é por isso que os mão grande estão nos sagrando a bolsa e os pobres morrendo por não poder comprar remédio. Agonizando nas calçadas, porque não há dinheiro para os hospitais, mas há para a infraestrutura da Copa. Desgraçado." Luíz

Carlos Prates.

Presidenciável socialista, Eduardo Campos oficializa chapa com Marina Silva como vice em ato marcado para esta segundafeira em Brasília; de olho na Presidência, ele aumenta o tom de oposição na disputa contra Aécio Neves (PSDB) pelo segundo turno das eleições: “A credibilidade financeira do Brasil perante a comunidade internacional cai a cada dia e a inflação voltou a se tornar uma preocupação cotidiana”, escreveu no Facebook; “O ano de 2015 está se anunciando mais complicado a cada dia que passa para todos os brasileiros, e o governo parece continuar sem sequer saber como agir”

Páscoa é ser capaz de mudar, É partilhar a vida na esperança, É lutar para vencer toda sorte de sofrimento. Páscoa é dizer sim ao amor e à vida, É investir na fraternidade, É lutar por um mundo melhor, É vivenciar a solidariedade. Páscoa é ajudar mais gente a ser gente, É viver em constante libertação, É crer na vida que vencer a morte. Páscoa é renascimento, é recomeço, É uma nova chance pra gente melhorar As coisas que não gostamos em nós. Para sermos mais felizes por conhecermos A nós mesmos mais um pouquinho e vermos Que hoje somos melhores do que fomos ontem. Feliz Páscoa


10

Pelo Vale

Jornal A VOZ DO POVO

Quinta-feira, 17 de abril de 2014.

Armazém/SC Braço do Norte/SC

Rainha e Princesa da Gemüse Enxadristas conquistam Fest visitam Armazém medalhas em Navegantes A visita foi para divulgar a programação do evento, que neste ano acontece de 9 a 11 de maio. Atrações musicais, comida típica e apresentações culturais farão a alegria da população local e dos visitantes durante os três dias de festividades. A comissão organizadora entregou em mãos convite para o chefe do executivo para participar da solenidade de abertura, e da programação nos dias da festa.

A Gemüse Fest Realizada a cada dois anos, a Gemüse Fest leva o nome de um tradicional prato da comida ale-

As beldades foram recebidas no Gabinete Municipal pelo prefeito e pelo vice-prefeito mã feito com purê de batata, couve e defumados de porco: o gemüse (lê-se guimis). O objetivo da festa é resgatar a cultura da colo-

nização alemã na região das Encostas da Serra Geral através da gastronomia típica e de apresentações artísticas.

Gravatal/SC

Ilhota goleia na estréia do municipal

Ilhota aplicou 4x0 no time do Riacho A rede balançou, ao todo, 10 vezes na segunda rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Campo, em Gravatal. Estreante na competição, o Ilhota goleou o Riacho por 4 a 0 na primeira partida da rodada. Os torcedores compareceram em massa na noite de sexta-feira, 11 de abril, no Estádio Municipal Silvio Zapelini,

para conferir de perto a partida entre Ilhota e Riacho, mas quem saiu contente foi os torcedores do estreante da edição 2014 do Municipal. O Ilhota mostrou a força da sua equipe e goleou o São Roque. Numa partida movimentada, o destaque ficou com o meia Ricardinho, que marcou duas vezes e fez belas jogadas. Leandro e Celino fecharam o placar da

partida. Já na noite de sábado, também no Estádio Municipal Silvio Zapelini, o São Roque amargou a segunda derrota no Municipal. O Camboim partiu para cima e fez 3 a 0 sobre a equipe do técnico Fernando Lessa. Israel, que balançou as redes em duas oportunidades, e Jeferson foram os autores do gol do Camboim.

No sábado, dia 12/04/14, a ABRAX esteve participando, com 14 enxadristas, da 2ª Etapa do Circuito Estadual de Xadrez Rápido. Estavam presentes 187 enxadristas de todo o estado. Trouxeram o título para Braço do norte os atletas Camile Coan (Sub10 Fem - Divisão Escolar), Daiane

Schlickmann Borba (Sub14 Masc - Divisão Especial) e Igor Patrício Michels (Sub14 Masc Divisão e 3º na classificação geral Divisão Especial). Ainda trouxeram medalha, Daiane Coan (2º lugar, Sub16 Fem - Divisão Especial), Luiza e Laura Teixeira de Souza (3º lugares na Sub10 e Sub08 da Divisão Escolar, respectivamente), Marília Bohora (3º Lugar - Sub14 Fem - Divisão

Escolar) e Everton Coan (9º lugar na classificação geral da divisão Especial). "Tivemos um bom desempenho com os atletas mais experientes e os iniciantes começaram a sentir que devem se dedicar mais para melhorarem seus resultados". Diz Lucio, Presidente da ABRAX.


Quinta-feira, 17 de abril de 2014.

Pela Amurel

Artigo de Opinião por Luiz Carlos Amorim

A Lei das ‘Cotas’ e a Educação Brasileira

11

Futebol de Base

Avaliador do São Paulo F. C. selecionou 15 atletas da região Divulgação / AVP

A Lei de Cotas para o Ensino Superior, de nº 12.711 de 29 de agosto de 2012, regulada pelo Decreto 7824-12 e normatizada pela Portaria 18-2012, polêmica desde que inventaram as cotas, continua dividindo opiniões. Segundo ela, as Universidades e Escolas Técnicas Federais devem reservar 50% das vagas em cada curso e turno de graduação para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas. Desses 50% reservados, metade será destinada aos estudantes que venham de famílias com renda per capita inferior a 1,5 salário-mínimo. Nas duas partes reservadas, serão garantidas vagas para os autodeclarados pretos, pardos e indígenas, proporcionalmente à população deles no estado onde estiver localizada a instituição de ensino, conforme último censo do IBGE. Essa reserva e distribuição de vagas aplica-se, também, às instituições federais de ensino técnico de nível médio para os alunos que cursaram todo o ensino fundamental em escolas públicas. Parece resolver todo o problema dos estudantes de família muito pobre que não tinham acesso à graduação, ou seja, ao ensino superior até então, mas não é bem assim. Infelizmente, acaba-se criando mais discriminação racial. Uma em cada duas vagas nas universidades públicas será ocupado através de cotas, mas isso não conseguirá mascarar a péssima qualidade de nosso ensino. Dar acesso, simplesmente, a alunos menos favorecidos, não melhorará o ensino fundamental e o médio automaticamente. Será preciso investir na educação, para que todos os estudantes, sem exceção, possam se sair bem em um curso superior. A Lei tem uma tabela progressiva de aplicação de percentuais por ano, que iniciou em 2013, até atingir os cinquenta por cento, coisa que acontecerá em 2016. Então, até 2013, os estudantes que queriam ingressar na universidade pública, as federais e estaduais, só conseguiam isso fazendo bons cursos prévestibulares, que são bem caros. O que fazia com que, praticamente, só aqueles estudantes de famílias mais bem “situadas” financeiramente conseguissem passar nos vestibulares. E por quê? Porque o nosso ensino fundamental e também o médio estão sucateados, num processo de falência que já vem de há algum tempo. Algumas escolas públicas não têm a manutenção que precisam, não têm o equipamento necessário, os professores não tem atualização na qualificação, não são bem pagos, o conteúdo programático vem sendo reduzido não é de hoje. Com tudo isso, a qualidade da nossa educação vem caindo assustadoramente e com um ensino deficiente, os egressos da escola pública têm dificuldade para passar nos vestibulares. Agora, além do Enem, que se transformou em um grande vestibular, mas com sucessivos escândalos na sua organização, tem se revelado mais um fiasco do nosso governo no tocante à educação, existem as cotas. Mas entrando através de cotas, com uma base fraca, os estudantes conseguirão acompanhar e terminar o curso superior, graduando-se? O governo diz que sim, mas dá pra confiar no que ele diz? Como já disse, possibilitar a entrada de estudantes de baixa renda e de negros, pardos e indígenas na universidade, faz com que o poder público tenha de providenciar, também, a melhora do ensino fundamental e médio públicos. Sim, para que os alunos que compõe o contingente das cotas da lei 12.711 possam usufruir do seu acesso ao ensino superior, com capacidade e oportunidade de se manterem na universidade, de acompanhar os estudos de graduação, a educação brasileira tem que ser reestruturado, precisa recuperar a sua qualidade. O próprio governo cria, assim, mais uma necessidade de repensar e resgatar a qualidade do ensino público e não pode deixar passar essa oportunidade. Educação é a base de tudo e um povo sem educação está fadado à miséria. Então temos que cobrar o poder público para que dê a devida atenção à educação, que administre com seriedade nossas escolas públicas, para que saiamos desse retrocesso em que nos encontramos. Nós os elegemos para isso e não para cuidarem de interesses próprios e ficarem ricos as nossas custas.

Jornal A VOZ DO POVO

Mais de 350 garotos participaram da avaliação No último final de semana mais de 350 jovens participaram de uma avaliação técnica para as categorias de base do São Paulo Futebol Clube e da equipe do Red Bull. O peneirão aconteceu no Clube de Campo em Tubarão e contou com a presença do ex-jogador, Cícero Gomes, mais conhecido como Tupã, hoje avaliador das categorias de base do tricolor paulista. Participaram da avaliação jovens nascidos

entre os anos de 2001 a 2006. De acordo com o professor Laurence Silvestri, da escolinha do C l u b e d e C a mpo/Cruzeiro os selecionados pelo Cícero serão monitorados em longo prazo pelo time do Morumbi. Os meninos terão que viajar de três a quatro vezes neste ano para a capital paulista, onde darão sequência às avaliações no CT do clube. “Foi muito positiva esta avaliação. O Cícero

gostou da nossa estrutura e da forma que lidamos com a garotada, acredito que esta parceria está apenas começando”, destaca Laurence. Quinze atletas foram selecionados para treinar no clube do Morumbi e três para o Red Bull. Na última sexta-feira, a seleção ocorreu também em Araranguá, onde apenas um garoto foi selecionado.


12

Jornal A VOZ DO POVO

Pelo Estado

Quinta-feira, 17 de abril de 2014.

Educação

O Homem Cortês Governo lança o ‘Cartão Escola’ Luiz Henrique da Silveira Senador da República Em 1936, Sergio Buarque de Holanda publicou um livro essencial à compreensão do caráter brasileiro. No seu “Raízes do Brasil”, o pai do Chico (como, lamentavelmente, o autor é hoje mais conhecido) Buarque de Holanda assinala a personalidade pacífica e solidária, que predomina (predominava?...) no jeito de ser brasileiro. Na verdade, o Brasil é um raro País onde as transformações políticas, econômicas e sociais processaram-se sem violência. Evoluímos do Império à República sem o custo do sangue nacional, o que confirma a tese firmada no “Raízes do Brasil”. O que plasma o caráter nacional? Evidentemente que são as heranças culturais portuguesa, indígena e negra. São três povos intrinsecamente pacíficos. Deles herdamos a bonomia que caracterizava o povo brasileiro na época em que foi publicado o célebre livro. Nasci em 1940. Tive uma infância lúdica, onde a rua, sem carros, era o nosso “Playground”. Ali, marcávamos com duas pedras o local da trave, e jogávamos futebol. Ali, esticávamos uma corda, de um lado para o outro, e disputávamos partidas de vôlei. Ali, armávamos uma “casinha” triangular com gravetos, e disputávamos os 24 pontos da partida de taco; ali, fazíamos rolar as bolinhas de gude. Ali, soltávamos pandorgas e pipas. A nossa rua era um grande jardim de infância! Nossas casas, sem tranca, eram a nossa segurança. Nossos vizinhos, sem TV, conversavam, na calçada, até altas horas. E o comerciante confiava nos compradores, assinalando-lhes, no caderno, as compras, a serem pagas no fim do mês. Nossa escola ficava a uns dez quilômetros. Pequeninos, íamos a pé, sem medo de abusos e sequestros. Aquela vida era, realmente, a do brasileiro cordial, afetivo, solidário. A violência, que entrou nas nossas ruas, veio de fora, impulsionada pela droga, que, também, veio de fora. Não é uma obra nacional; é importada de países que foram construídos à base de brutalidades, genocídios, guerras fraticidas. Estamos sendo impregnados por essa violência estrangeira. Ela está nos filmes que assistimos. Sempre comparo a cena final do “High Noon”, o célebre filme de John Ford, que chegou a nós com o título “Matar ou Morrer”. Ele culmina com um duelo, em que o mocinho mata o bandido com um só tiro. Hoje, os heróis acionam supermetralhadoras que matam milhares com uma só rajada; e canhões manuais que fazem ir para os ares tudo o que vem à sua frente. A mesma metamorfose processou-se nos desenhos infantis. Antes eram os inocentes filmes da Disney, marcados por figuras doces como Branca de Neve e os Sete anões; ou pelas viagens mágicas de Peter Pan; e por figuras benfazejas como o Popeye, o Zé Carioca, o Mickey Mouse e o Pato Donald. Hoje, predominam personagens estranhas e violentas, em filmetes que levam as crianças à irritação e desobediência. As cenas comuns de crimes, que a TV mostra todo o dia, expõe uma nova face do brasileiro, que é, no entanto, superficial. No fundo, contudo, o que ainda predomina é a cordialidade, marcada nos milhões que aclamaram o Papa Francisco, no Rio de Janeiro, durante o Festival da Juventude. Luiz Henrique da Silveira Senador da República

para despesas emergenciais

O Governo do Estado lançou oficialmente nesta segunda-feira, 14, em Florianópolis, o Cartão de Pagamentos do Estado de Santa Catarina (CPESC), ferramenta que dará mais autonomia administrativa e financeira para gestores públicos executarem despesas emergenciais, além de ampliar o controle de gastos com adiantamentos. A Secretaria de Estado da Educação é a primeira a aderir. Após projeto-piloto lançado em novembro do ano passado com 12 escolas, o cartão será entregue neste ano para todos os 1.100 diretores dos estabelecimentos de ensino da rede estadu-

al. “É um grande avanço, um passo importante para trazer autonomia para os diretores e um ganho de qualidade. O diretor terá esse recurso no cartão de débito para comprar o material de pequenos reparos, como trocar um vidro ou um

trinco de porta. Isso vai dar uma agilidade muito grande e uma eficiência maior. Nós estamos confiando nos diretores e essa confiança é fundamental para melhorar as relações em cada uma das escolas”, destacou o governador Raimundo Colombo.


Geral

Quinta-feira, 17 de abril de 2014.

Jornal A VOZ DO POVO

13

Política

Justiça 'bloqueia' conta TABULEIRO de Romildo Titon

Por Marcelo Corrêa

Reaproximação

Divulgação / AVP

Após uma relação conturbada com o empresariado de Tubarão no primeiro ano de governo, o prefeito Olavio Falchetti tem dado a demonstração de que está aberto ao pleito de reivindicações do segmento. Em reunião na CDL na segundafeira a noite, o prefeito se comprometeu em buscar condições para a retirada dos trilhos em Oficinas. Para isso promete mobilizar os deputados federais para que junto ao DNIT seja viabilizada a realização da obra. Durante a reunião o prefeito afirmou que pretende reformar a Casa da Cidade, para que um dia por semana possa atender a população sem agenda. Quem chegar e pretender falar com o prefeito vai conseguir, independente de classe social, cor ou credo religioso.

Crescimento tacanho O Deputado teve mais de R$ 2 milhões bloqueados A decisão partiu no fim da tarde desta terça-feira (15/04), depois que a Justiça decidiu acatar o pedido do Ministério Público de Santa Catarina e trancar os mais de R$2 milhões da conta

do parlamentar. Romildo Titon foi afastado recentemente da presidência da Assembleia Legislativa depois que seu nome foi apontado na Operação Fundo do Poço, da Polícia Federal.

A investigação apura fraudes e desvios de verbas públicas em contratos de obras de saneamento básico em municípios de Santa Catarina. Titon segue no exercício parlamentar.

Segurança

PM inicia a ‘Operação Páscoa 2014"

A economia brasileira registrou forte desaceleração em fevereiro, apesar de ter marcado o segundo mês seguido de expansão. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) desacelerou para 0,24% em fevereiro na comparação com janeiro, quando teve expansão de 2,35%. Na comparação anual, o indicador, considerado uma espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), avançou 1,63% e, no acumulado de doze meses, a alta foi de 2,41%. A prévia do PIB fica abaixo da expectativa de pesquisa realizada pela agência Reuters, cuja mediana de 23 projeções apontava alta de 0,3 por cento.

Crescimento tacanho 2 A avaliação geral dos agentes econômicos é de que a economia brasileira vai desacelerar neste ano. A Pesquisa Focus mostra, por exemplo, que a expectativa dos economistas é de expansão de 1,65% do PIB em 2014. No ano passado, o crescimento foi de 2,3%. O cenário de atividade mais fraca neste ano acompanha a escalada da inflação, que levou o BC a aumentar a taxa básica de juros para 11%, afetando ainda mais o consumo devido ao encarecimento do crédito. Por outro lado, a produção industrial brasileira avançou 0,4% em fevereiro, o segundo mês consecutivo de alta, enquanto as vendas no varejo também tiveram resultados positivos nos dois primeiros meses do ano.

Não ao patrocínio privado

O Batalhão de Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina (BPMRv) iniciou as 18h desta quarta-feira, 16, e estenderá até as 8h de terça-feira, 22, a Operação Páscoa 2014 para reforçar a segurança nas rodovias do Estado. Os 24 postos rodoviários estarão articulados e trabalhando em escalas de serviço de revezamento para monitorar as rodovias catarinenses. Para emergências ligue para o 198, central que encaminha o usuário ao

posto mais próximo ou para 190, que aciona a Polícia Militar em qualquer região do Estado de Santa Catarina. A Polícia Militar orienta aos motoristas para que não dirijam após ingerir bebidas alcoólicas, utilizem o cinto de segurança e respeitem os limites de velocidade. Também é importante verificar condições dos seus veículos, como a parte mecânica, o freio, o sistema elétrico, os pneus e regularizar seus documen-

tos de porte obrigatório. O volume de acidentes aumenta nos períodos de feriados por conta da despreocupação dos motoristas que trafegam nas rodovias e do aumento do volume de veículos, de acordo com o BPMRv. Na Operação Páscoa de 2013 foram registrados 126 acidentes, sendo 59 acidentes com vítimas e 67 acidentes sem vítimas, envolvendo 215 veículos e causando ferimentos em 85 pessoas,

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei que veda a doação de empresas para campanhas eleitorais. O texto foi avalizado em decisão terminativa e, dessa forma, vai direto para a apreciação da Câmara caso nenhum senador recorra com pedido de votação pelo plenário da Casa. A CCJ já havia aprovado a proposta em primeiro turno há das semanas, mas confirmou a aprovação em turno suplementar hoje. O relatório de Roberto Requião (PMDB-PR) propõe a proibição do recebimento de recursos por partidos e candidatos de pessoas jurídicas de qualquer natureza ou finalidade. Em sua justificativa, o senador afirmou que o sistema de contribuições para as eleições em vigor no Brasil aumenta as diferenças sociais e é um reconhecimento da "legitimidade da influência do poder econômico no processo eleitoral e, por consequência, no resultado das eleições".

Pressão sobre o Google Procuradores-gerais de diferentes estados americanos estão pressionando o Google a combater e retirar do ar anúncios, resultados de pesquisas e sites que vendem medicamentos sem prescrição médica e drogas ilegais, reporta o jornal Washington Post. É a segunda vez em menos de três anos que a empresa é criticada por manter uma política relaxada de fiscalização de sites que vendem drogas ilegais. As queixas dos estados, transmitidas ao gigante de buscas em uma carta assinada por 24 procuradores, já fizeram com que o Google participasse de dois encontros neste ano, em Denver e Washington, para conversar sobre as reclamações. Neste momento, segundo o jornal, enquanto alguns dos procuradores-gerais estão satisfeitos com as respostas da empresa de tecnologia, outros querem que o Google siga adiante e aprimore ainda mais suas práticas. Os próprios acionistas do Google também pressionam a empresa para atuar de forma mais efetiva no combate aos sites que vendem produtos ilegais.


14 A Voz do Povo

Geral

Quinta-feira, 17 de abril de 2014.

Fiscalização

encontra mais 140 quilos Contrato de Convivência Social Imetro/SC de file de peixe fora do padrão Leo Rosa de Andrade www.leorosa.com.br Os gregos já falavam em contrato social. O que os gregos pensavam sobre o assunto, contudo, não nos alcançou com muita relevância. A partir do século XV (modernidade) o tema foi recuperado e recolocado em discussão. A era moderna, aliás, pôs tudo em discussão. Nesse período histórico que começa lá pelos anos 1400 e nos alcança ocorreram fenômenos sociais e eventos políticos e científicos que vêm, até hoje, ainda que vagarosamente, arrasando as crenças medievais. A modernidade fez nascer o pensamento liberal. Na sua origem, o liberalismo considerava a convivência social e o próprio Estado como resultado de um contrato estabelecido entre cidadãos que autonomamente saíam da vida em natureza (em que havia guerra permanente de todos contra todos) e se organizavam em um coletivo governado. Liberdade individual com governo pouco ingerente e que representasse a vontade geral era a base doutrinária do contratualismo. Três autores deram as bases gerais da doutrina: Thomas Hobbes (15881679), John Locke (1632-1704) e Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Rousseau passou à história como “bonzinho”, ou de esquerda. Teria inspirado Karl Marx na sua propositura do estado socialista. Hobbes é visto como “mau”, ou de direita, e teria dado munição para as autocracias. Bem, não vejo bem assim. Ademais, os estados socialistas não foram em nada menos autocráticos do que as diversas modalidades de ditadura que o mundo (nós inclusive) conheceu ou conhece. Pensar, hoje, em Estado como contrato é simplificar a complexidade das organizações políticas. Não há acordo geral, mas conflito permanente de interesses. Não existe uma vontade racionalista pondo ordem nas coisas, mas há relações de poder, com demandas conflitantes, vencidos e vencedores. Se alguém tem dúvida, basta olhar o Brasil. Claro, há países mais equilibrados, mas no geral das nações há excessiva vantagem de uma (pequena) parte diante da outra (grande) parcela da população. Agora, se um contrato geral é impraticável, a sensatez dos aproveitadores do sistema não deveria sê-lo. Para a sensatez sovina dos que levam vantagem nas relações sociais brasileiras, os teóricos do contratualismo (Os Pensadores, Abril Cultural) ainda têm o que dizer. Assim, recomendaria Rousseau: “Cada um tem necessariamente de se submeter às mesmas condições que impõe aos outros [...]. O pacto social estabelece entre os cidadãos uma tal igualdade que todos ficam obrigados às mesmas condições e todos devem gozar dos mesmos direitos” (p. 40-41). Locke, alicerce do pensamento liberal, defende ideias equivalentes: No estado de natureza não há “qualquer subordinação entre os homens que nos autorize a destruir a outrem, como se fôssemos feitos para o uso uns dos outros como as ordens inferiores de criaturas são para nós” (p. 36). Então, não se pode aceitar que uns tenham privilégios sobre outros, “porque não é qualquer pacto que faz cessar o estado de natureza entre os homens, mas apenas o de concordar, mutuamente e em conjunto, em formar uma comunidade, fundando um corpo político” (p. 39). Hobbes foi ainda mais enfático: “Embora por vezes se encontre um homem manifestamente mais forte de corpo, ou de espírito mais vivo do que outro, mesmo assim, quando se considera tudo isto em conjunto, a diferença entre um e outro homem não é suficientemente considerável para que qualquer um possa com base nela reclamar qualquer benefício a que outro não possa também aspirar” (p. 75). A população brasileira sempre requereu essas condições contratuais da vida em comum. Elas foram sempre prometidas; jamais foram entregues. A Ditadura de 64 tinha a Lei de Segurança Nacional para enquadrar quem se manifestasse por democracia. O governo petista pretende criminalizar os movimentos de rua, tipificando-os como agressão à segurança do Estado. Vivemos em eterna tensão advinda da desigualdade social que insistimos em manter. Os contratualistas, entre nós, permanecem revolucionários, o que é uma declaração de atraso.

Léo Rosa de Andrade Doutor em Direito pela UFSC. Psicólogo e Jornalista. Professor da Unisul

Camiseta da campanha tem o autógrafo de mais de 150 personalidades do futebol Na manhã desta terça-feira, 15, o Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) retiraram de circulação mais de 140 quilos de filé de peixe congelado em Santa Catarina. O produto estava fora da padronização indicada pelo Instituto Nacional de Metrologia,

Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O file de peixe do tipo Hippoglossus Stenolepis, popularmente conhecido por Alabote, importado da China, não estava dentro do patrão de pesagem determinadas pela portaria 153/2008 do Inmetro. De acordo com o gerente de produtos prémedidos do Imetro/SC, Marcos Silva, o produto

era vendido sem o desconto do glacimanto. “Produtos pré-medidos e congelados devem apresentar, na embalagem, o peso liquido do produto”, lembra o gerente. Produtos prémedidos que são de consumo básico da população só podem ser comercializados em embalagens com determinadas indicações quantitativas.

Mercado Consumidor

Procon orienta consumidores para a escolha dos pescados

Neste período de Páscoa, muitos consumidores seguem a tradição de não comer carne vermelha durante as refeições e substituem o alimento por pescados. O Procon-SC e a Vigilância Sanitária realizam fiscalização especial sobre esses produtos neste período e alertam os consumidores sobre a qualidade do peixe na hora da compra.

De acordo com a Diretora Estadual do Procon-SC, Elizabete Luiza Fernandes, para saber se o produto é fresco, é importante avaliar a coloração das brânquias, as escamas e os olhos dos peixes. “As guelras devem estar avermelhadas e os olhos vitrificados. As escamas devem estar firmes, não podem estar se soltando. No caso

das postas, o consumidor deve observar se têm aspecto pastoso, o que indica que não estão boas para consumo”, explica. Os preços dos pescados podem variar bastante durante o Feriadão de Páscoa. Por isso, vale sempre realizar uma pesquisa de preços antes das compras para uma maior economia, orienta.


Quinta-feira, 17 de abril de 2014.

Entrevista

Dr. Cléberson José Garcia Casado com a advogada Cinara e pai da Ana Maria Carolina e Cléberson Augusto, o médico de 46 anos de idade, fala sobre sua profissão e o seu desejo de um dia ter a possibilidade de administrar Capivari de Baixo.

O fechamento do Pronto Atendimento 24h gerou um sério problema social e de saúde no município. E quem está pagando é a população mais pobre.

Jornal A VOZ DO POVO

15


Jornal A VOZ DO POVO

Contracapa

Imagens

z do Povo A Vo

da

Quinta-feira, 17 de abril de 2014.

Semana Fotos: Divulgação / AVP

Tiago Satiro e Zoé Paulina Feuser, reuniram os amigos dia 05 de abril para anunciar que vão se casar. Sucesso ao jovem casal!

Dia 20 de abril estará festejando mais uma ano de vivências, o Sr. Reitor da Faculdade Capivari (FUCAP) Expedito Michels. Parabéns!

Projeto Amigos da Comunidade (Librelato) entregou 1.500 ovos de chocolate para projetos sociais e escolas públicas de Capivari de Baixo, Içara, Criciúma e Orleans. Na Foto com as crianças do CEACA em Capivari.

Comemorando aniversário de 96 anos Bortolo Atílio Calegari, verdadeiro herói da 2ª guerra mundial. Parabéns dos filhos, netos e bisnetos.


a voz do Povo - Edição 235