Page 1

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

FERNANDO PRESTES - 23 DE MAIO DE 2016

VEJA TAMBÉM NESTA EDIÇÃO

“O lixo nosso de cada dia”. artigo sobre compostagem Pag. 4

Artigo sobre os benefícios do mel Pag.5

Nº 210

Polícia Civil de F. Prestes concluiu investigações das explosões dos bancos

Trombetando e Humor Pag. 2

Cantinho da Saudade Pag. 5

ANO XVI

Operação policial Obras de captação de águas prende três pluviais são concluídas em pessoas por tráfico Cândido Rodrigues de drogas em FP

Social Pag. 6

No último dia 13/05 uma operação conjunta entre policiais civis e militares de Fernando Prestes prenderam três pessoas acusadas de estarem traficando drogas aqui cidade. Foram dois maiores presos e um menor recolhido à Fundação Casa. Munidos de mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça de Taquaritinga, os policiais foram a vários locais pré determinados e apreenderam pinos de cocaína, dinheiro e celulares. Todos os detidos nessa operação policial estão à disposição da Justiça e a polícia apura em Inquérito Policial o envolvimento de outras pessoas.

VOLTANDO ÀS ATIVIDADES

A Construção de Galerias de Águas Pluv ia i s na Av e ni da Gera ldo F ra re e imediações está prestes a ser entregue para a Prefeitura Municipal de Cândido Rodrigues. A inspeção final da prefeitura será feita após os serviços de limpeza serem executados pela empresa que fez os trabalhos, para que a entrega oficial ocorra. O prefeito municipal Antonio Cláudio Falchi disse que, devido a alguns contratempos ocorridos durante a execução das obras, houve atraso. Ele pediu compreensão e desculpas à população, usuários da via e comerciantes estabelecidos na avenida e garante que em bre v e o lo c al e st ará reformado, proporcionando maior conforto a todos. Falchi lembra que não mediu esforços e se empenhou juntamente com Francisco Antonio Maruca, engenheiro agrônomo e secretário da Agricultura, para que esta obra fosse realizada. Disse ainda que “a família Antonieto teve grandes prejuízos por essa obra não ter sido realizada antes, tendo em vista que toda a água pluvial descia pela propriedade causando uma enorme erosão”. Out ro i mportant e invest imento s erá realizado nas obras de reforma da Avenida Geraldo Frare com serviços de infraestrutura urbana, iluminação e recuperação do asfalto, no valor de R$504.000,00. Esta verba é de um acordo entre a Prefeitura Municipal de Cândido Rodrigues e o Governo do Estado de Sã o Pa ulo . “No t o t al, o s do i s investimentos ultrapassam a quantia de R$1 milhão”, finaliza Falchi.

Dissipador na parte final da galeria r ecém const ruída

Avenida Geraldo Frare recebendo benfeitorias

Erosão onde passava a água antes das obras

Policia Militar faz audiência pública em F. Prestes Pag. 8 Uma boa notícia aos clientes e amigos da Familia Protázio: volta a funcionar agora no setor de comidas prontas com o tradicional esmero e qualidade de quem entende do assunto. Chico, Sonia, Cida e Miro estão atendendo em novo endereço, na Rua João da Cruz Santana, 192 - São Benedito - Fernando Prestes. O novo empreendimento dos Protázios atende aos domingos e traz frango assado e a passarinho, leitoa a passarinho, batata curtida, saladas de berinjela e abóbora, maionese com frango e tradicional. A pronta entrega e encomendas para festas. Contato: (16) 3258-1190

Câmara de Cândido Rodrigues faz homenagens Pag. 7 Foto: Elisângela Degrande

VISITE NOSSO SITE CONFIRA A VERSÃO IMPRESSA, MATÉRIAS INÉDITAS E CONTEÚDOS EXPANDIDOS

www.jornalatrombeta.com.br


2

23 DE MAIO DE 2016_______________________________________________________________________________A TROMBETA

TROMBETANDO Recortes do Cotidiano By: José Saul M artins

Registrando Para que fique consignado na história dA Trombeta, por mais que vimos todos os dias pela TV, rádio e Internet é preciso mencionar o impedimento da presidenta Dilma Rousseff. A governante estava em seu segundo mandato e após perder toda a base de apoio no Congresso Nacional e seu governo sendo investigado pela Operação Lava Jato, que trás a tona a roubalheira que na Petrobras, Dilma sofreu o impeachment em 12/05/2016. Nesta data está afastada por 180 dias e quem está no poder é seu vice Michael Temer. A presidente pode voltar ainda se for julgada inocente pelo Senado Federal.

HUMOR FOLGADO O ra pa z c he ga pa ra a entrevista de emprego. O contratante vai logo dizendo: - É o seguinte, de início o salário é de 700 reais. - Ah, não sei não. Esse salário está muito baixo - diz o rapaz. - Mas em 3 meses o salário é aumentado para 3 mil reais explica o contratante. E o rapaz diz: - Aí sim, esse salário me agrada. Então da qui a 3 me se s e u volto a qui pra assinar o contrato.

EMPATADO Um homem pergunta ao outro: - Ei, como está essa questão da gripe aí na sua região? - Está empate - respondeu o outro. O primeiro questiona: - Mas como assim empate? E o outro explica: - H1 N1.

FÚRIA Presidente Dilma Rousef durante entrevista concedida a CNN em 27/04/ 2016 Foto de Roberto Stuc ker t Fi lho/ PR Extr aída do site: http: // www2.planalto.gov.br/centrais-de-conteudos/imagens/entrevista-a-cnn/ entrevista-a-cnn-12/view

Não pode valer tudo Deverás enganado está quempensa que na política vale tudo. Não deve ser assim. Antes de pisarmos sobre as pessoas é preciso entender que toda ação tem uma reação por mais humilde que o subjugado possa ser. Durante a vida deve-se ter em mente que o poder não é tudo e que imprescindivelmente ele é cíclico e, portanto se estás com a chibata hoje amanhã poderá estar com o chumaço de vinagre limpando suas chagas. Sejamos humanos respeitando as pessoas buscando sempre a harmonia, a paz e a concórdia.

Projetos O tema foi abordado no Fantástico da Rede Globo no último do mingo, 22/0 5 e ac hei int eres sante t ece r a lgumas considerações. O projeto em debate é se o professor deve ou expressar sua opinião em sala de aula. A ideia esdrúxula já foi aprovada em alguns Estados e agora aporta no Congresso Nacional. Tenha a santa paciência, quanta lei sem serventia pelo amor de Deus. Isso aí é uma caça as bruxas. Parem com isso. Professores sempre deram, dão e darão suas opiniões em suas aulas com lei ou sem lei. Faz parte. É pedagógico. Se tem um que é ateu terá outro religioso. Se tiver um adepto a um partido terá outro contra e assim vai. Falta do que fazer. EXPEDIENTE JORNAL A TROMBETA Diretor e Jornalista Responsável: José Saul Martins - Mtb: 24.622 Auxiliar de redação: Marina Ottoni Martins Razão Social: José Saul Martins 06265902806 CNPJ: 24.600.746/0001-02 Rua José Agustoni, 1029 - CEP: 15.940-000 Fernando Prestes-S.P. Fone: (16) 9 9725-9952 E-mail: contato@jornalatrombeta.com.br Tiragem: 1.500 exemplares Distribuido em: Fernando Prestes, Agulha, Cândido Rodrigues e Aparecida do Monte Alto Impressão : Editora Suzuki - S. J. Rio Preto-SP

O JORNAL NÃO SE RESPONSABILIZA POR MATÉRIAS ASSINADAS

AUTO POSTO RAF LTDA., torna público que Recebeu da CETESB a Licença de Operação N° 52001917 , válida até 27/04/2021, para Comercio varejista de combustiveis e Lubrificantes, sito à RUA CLÉLIA MACHADO DE FREITAS, 10, JD. SANTO ANTONIO FERNANDO PRESTES/SP

A esposa chega em casa tarde da noite de uma viagem de ne gó c io s e silenciosamente abre a porta de se u quarto . Ma s ela percebe quatro pernas em vez de duas quando espreita de debaixo do cobertor. Tomada por um acesso de raiva, ela pega um enorme pedaço de madeira e começa a bater no cobertor até o momento em que os gritos param. Ainda em estado de choque, ela caminha em direção à c ozinha para t oma r uma bebida, mas quando ela entra, vê o marido lá, lendo o jornal. - Boa noite, querida, - ele diz, - meus pais vieram para uma visita e por educação eu deixei os dois ficarem no nosso quarto. Por que você não vai lá para cumprimentá-los?

DIO Es ta lá o padre it ali ano, ofertando a hóstia para os se us fie is. Cada um que recebe a hóstia, o padre diz: - Corpo de Dio ... Corpo de Dio ... Corpo de Dio... Até que passa uma mulher li nda de morrer, gos to sa pacas. O padre entrega a hóstia a ela e diz: - Dio que corpo!

INCENTIVO

MESMA IDADE

Um homem pergunta para um fazendeiro perto de um grande campo gramado: - Senhor, você se importaria se eu cortasse caminho pelo seu campo para chegar na estação de trem mais rápido? Eu já estou atrasado e tenho que pegar o trem das 16:25. O fazendeiro responde: - Pode sim, claro! E se meu touro ver você, aposto que você vai conseguir pegar até o trem das 16:10.

O professor pergunta para Joãozinho: - Joãozinho, qual a idade do seu pai? - Ele tem a mesma idade que eu - responde Joãozinho. O prof es s or surpres o questiona a resposta: - Mas como isso é possível? E Joãozinho responde: - Bem, ele só virou pai no dia que eu nasci.

BOCA SANTA A velhinha insistia em entrar no ônibus com seu cachorro no colo, mas o co brador mostrava-se implacável: - Sinto muito, senhora, com esse cachorro não pode subir. - Ora, que falta de gentileza! retruca a velhinha. - Sabe o que o senhor devia fazer com a droga desse ônibus? - Sei - responde o cobrador. E se a senhora fizer o mesmo com o seu cachorro pode até entrar no ônibus.

NO RESTAURANTE Um home m e uma boni ta mulher estavam jantando á luz de velas num restaurante de luxo. De repente o garçom no tou que o homem escorregava lentamente para debaixo da mesa. A mulher parecia não reparar que o companheiro tinha desaparecido. - Perdão, senhora - disse o garçom, - mas eu acho que seu marido está debaixo da mesa. - Não está não - disse a mulher, olhando calmamente para o garçom. - Meu marido ac abou de entra r no restaurante.

A GAFE O c hefe pergunta para o empregado: - Vo cê a credit a em v ida depois da morte? O empregado responde: - É claro que não, chefe. Não existem provas disso, pois nunca alguém voltou para provar que está do outro lado. E o chefe diz: - Pois é, mas você está muito enganado! Ontem, depois que você saiu mais cedo para o funeral do seu tio, ele veio aqui te procurar.

OS PASTORES Dois pastores estão perdidos e um deles pergunta para um homem que está visivelmente bêbado: - Com licença, você sabe me informar onde fica a farmácia? E o bêbado explica: - Claro, fica ali na esquina virando a direita. Os past ore s agrade ce m, começam a seguir o caminho mas um pergunta ao outro: - Será que não deveríamos ajudar aquele pobre homem que tomou o caminho da bebida? E o outro pastor responde: - É verdade. Temos o dever de ensinar a palavra do Senhor e ajudar aquele homem. Eles voltam até o bêbado e perguntam: - Moço, você gostaria que te ensinássemos o caminho de Deus? E o bêbado responde: - Vocês não sabem nem o caminho da farmácia, imagine o caminho de Deus...


A TROMBETA__________________________________________________________________________________23 DE MAIO DE 2016

GERAL Polícia Civil de F. Prestes concluiu investigações das explosões dos bancos Foto arquivo Jornal A Trombeta 01/05/2014

Porta frontal do Banco Bradesco de Fernando Prestes que teve seus caixas eletrônicos explodidos

As explosões que acordaram Fernando Prestes em 01/05/2014, quando uma quadrilha fortemente armada e portando dinamite explodiu os caixas eletrônicos dos bancos Bradesc o e Bra si l c ausando pâni co à população foram esclarecidas pela Polícia Civil local. Segundo o delegado que esteve à frente das investigações, Dr. Claudemir Ap. Pereira da Silva foram identificados 11 criminosos de uma quadrilha sediada em Ribeirão Preto que agia em toda a região e também explodiram os bancos aqui em Fernando Prestes. Desses 11 homens identificados apenas um deles está em liberdade e foragido, pois cinco estão presos e cinco foram mortos em confrontos com a polícia na região de Ribeirão Preto ainda em 2014. A inv es tigaçã o dos crimes aqui em Fernando Prestes teve um importante ponto de partida na ação parecida que aconteceu em Ariranha em 07/05/2014. Naquela ocasião os investigadores de Fernando Prestes já sabiam quais foram os veículos aqui utilizados e quando tiveram noticia sobre o fato de Ariranha, imediatamente se deslocaram até lá para acompanharem de perto o desenrolar da ocorrência, pois haviam veículos abandonados e ladrões escondidos em um canavial. Os investigadores de Fernando Prestes foram os primeiros policiais civis a chegarem ao local que estavam abandonados os veículos e prontamente identificaram o GM Vectra de cor preta que esteve em Fernando Prestes. Junto com esse Vectra havia mais três veículos, dois produtos de roubos e um deles com documentação em ordem e registrado em nome de uma pessoa em Ribeirão Preto. A partir desse veículo a polícia rastreou os

principais autores dos roubos t anto de Fernando Prestes como de Ariranha. Na sequência os investigadores realizaram diligências até Ribeirão Preto e conseguiram recuperar um revólver e dois coletes balísticos, que pertenciam aos vigilantes das agências bancárias aqui da cidade. Com o envio do IP a Justiça da Comarca de Taquaritinga, o delegado Dr. Claudemir, pediu a prisão dos criminosos que ainda estão vivos. Se condenados pelos crimes “Furto qualificado mediante explosivos e associação criminosa” os autores podem ser sentenciados a penas que variam entre três a 11 anos de prisão. Relembre o caso Na madrugada de 01/05/2014 a população de Fernando Prestes acordou assustada com três fortes explosões de criminosos que furtaram duas agências bancárias da cidade. Por volta das 4h30 ladrões explodiram com dinamite os caixas eletrônicos do Banco Bradesco, na parte central da cidade e, em seguida arrombaram a agência do Banco Brasil que fica no prédio vizinho, localizado na esquina da Rua José Agustoni com Avenida Stelio Machado Loureiro. Em ambas as agências os ladrões levaram as armas e coletes balísticos dos vigilantes. Não conseguiram portanto levar qualquer quantia em dinheiro. Segundo a polícia, não houve explosão no Banco do Brasil onde os autores tentaram mas não conseguiram arrombar o cofre principal da agência que fica na parte dos fundos do prédio. No Banco Bradesco toda a parte de auto atendimento ficou destruída com explosão dos caixas eletrônicos.

3

Polícia Civil de Taquaritinga identifica e prende assassino do jovem Bruno Em uma ação rápida e digna de mérito, policiais civis de Taquaritinga identificaram e prenderam na manha do último dia 11/05 Wellington Juliano Frare da Silva de 18 anos, conhecido por Gugu acusado de assassinar o jovem Bruno Uriel Betti (veja box abaixo sobre o “Caso Bruno”). Antes mesmo do encontro do corpo de Bruno no dia 08/05, policiais civis quando ainda investigavam o desaparecimento já tinham conversado com Wellington, que reside em Taquaritinga. Na tarde de 10/05 obtiveram informações detalhadas de como aconteceu o homicídio, quando foi solicitado à Justiça um Mandado de Prisão pelos delegados Dr. Claudemir Ap. Pereira da Silva e Dr. Renato Cândido Soares. Na manhã do dia 11/05 os policiais civis Paulinho, Roberto, Renato, Márcico juntamente com Dr. Renato saíramna captura de Wellington e além de sua prisão também encontraram em poder do acusado o telefone celular da vitima e a faca usada no assassinato. Wellington confirmou informalmente aos policiais a autoria do homicídio e foi ele quem indicou onde estavam guardados o celular de Bruno e a faca. A mortal armadilha A polícia interrogou W ellington que deu detalhes de como planejou e executou o crime. Falou que era amigo e combinara com Bruno no dia 29/05 de se encontrarem no sábado, dia 30/ 04 na “serra”. Se gundo a polí cia no di a do f ato o assassino apanhou uma faca de cozinha e algumas cordas de varal e foi ao encontro de Bruno. Durante o trajeto até a “serra” sugeriu uma brincadeira onde a vitima seria amarrada e assim foi feito. Com Bruno imobilizado junto a uma árvore o assassino apertou seu pescoço até que ele perdesse os sentidos. Em seguida o desamarrou e começou arrastalo. Ao perceber que Bruno recobrava os sentidos cortou seu pescoço com a faca e também desferiu golpes em suas costas. Alegou que matou Bruno devido a uma “dívida” por ter emprestado pequenas quantias em dinheiro. Página no Facebook Em sua página no Facebook Wellington Juliano Frare da Silva (imagem abaixo) se intitula como “Vacher Joseph”. Também conhecido como “Estripador Francês” (vide pági na ht t ps : / / e n.wi ki pe dia . o rg/ wi ki / Joseph_Vacher), Vacher foi um serial killer europeu. Executado em dezembro de 1.898 na guilhotina, o frânces foi autor de trinta assassinatos, incluindo o massacre de pelo menos v inte mulheres e adoles cent es, posteriormente mutiladas e violadas.

W ellington Juliano Frare da Silva de 18 anos, conhecido por Gugu

ENTENDA O CASO

O jovem Bruno Uriel Betti de 20 anos que residia em Taquaritinga estava desparecido desde o último 30/04. O desaparecimento do rapaz mobilizou a cidade. Após muitos dia s de busca o corpo de Bruno foi encontrado no início da tarde do dia 08/05 em adiantado estado de decomposição com vestígios de morte violenta o que indicava ter sido assassinado. No dia do encontro do corpo o policial civil Paulo Rogério Othon Teixeira Junior do Setor de Investigações Gerais – SIG de Taquaritinga já antecipava a reportagem deste jornal que já trabalhavam uma “linha investigativa muito robusta” e que o esclarecimento era questão de dias. Isso realmente aconteceu e em menos de 70 horas o caso foi totalmente esclarecido.


4

23 DE MAIO DE 2016 ____________________________________________________________________________A TROMBETA

O vereador Wilson José Villela, requereu ao Poder Exec uti vo de F ernando Pres tes a inst alaçã o de câmeras de segurança nas vi as que dão a ces so a Fernando Prestes e ao distrito de Agulha. O pedido foi feito através de um requerimento apresentado na última sessão ordinária da Câmara Municipal em 11/05. Villela em sua justificativa na tribuna da câmara disse que a insta la ção de ss es equi pamentos t raria a população maior sensação de se gura nça , af uge nt aria possíveis criminosos em práticas delituosas além de auxi li ar as polici ai s na elucidação de crimes que por ventura ocorram. O vereador salientou que essa não é a primeira vez que apresenta tal proposta e sugere

O lixo nosso de cada dia Por Marina Pelegrini *

bo-513609/ abay.com/pt/res %C3%ADduos-verdes-adu Imagem livre:https://pix

GERAL Vereador propõe instalação de câmeras de segurança

W ilson José Villela propõe a instalção de câmeras de seguras em Fernando Prestes e Agulha

ao prefeito municipal que aprec ie com prest eza o requerimento. “Temos que

aprove itar as ino vaçõ es tecnológicas em favor da população”, concluiu Villela.

CÂMARA MUNICIPAL DE FERNANDO PRESTES SESSÃO ORDINÁRIA DE 11 DE MAIO DE 2016 Em 11/05/2016 sob a presidência do edil João Carlos da Silva secretariou os trabalhos a edil Simone Pinheiro de Almeida Machado que observou a presença dos demais vereadores que compõem a Casa: Ademir Donizete Matias, Edson Luiz Vergani, Joel do Sacramento, Robson Fernando Contrera, Ronaldo Ravazzi Amado, Roque Aparecido Estruzani, e Wilson José Villela. Após a leitura do texto bíblico, o presidente convidou a secretária a ler a ata da sessão anterior que mereceu aprovação por unanimidade de votos, sem discussão, determinando também a leitura da matéria do expediente,

Avenida 13 de Maio nesta cidade de Fernando Prestes, devido a largura da pista de rolamento da mencionada via.

EXPEDIENTE

Fez uso da palavra no expediente os vereadores Wilson José Villela, Joel do Sacramento e João Carlos da Silva

Matérias oriundas do Poder Legislativo Moção de Aplauso nº5/2016 de autoria do edil Roque Estruzani, que foi apresentado a todos os enfermeiros (as) de Fernando Prestes, distrito de Agulha e de todo o Brasil em comemoração ao Dia do Enfermeiro no dia 12/ 05. Requerimento nº18/2016 de autoria do edil Roque Estruzani, que requer ao prefeito municipal alteração do sistema de trânsito na

Requerimento nº19/2016 de autoria do edil Wilson José Villela, que requer ao prefeito municipal a instalação de câmeras de segurança para monitoramento eletrônico das entradas de Fernando Prestes e do distrito de Agulha. Matérias oriundas do Poder Executivo Não houve matérias oriundas do Poder Executivo

ORDEM DO DIA Todas as matérias apresentadas durante o expediente foram discutidas e aprovadas Nenhum vereador fez uso da palavra em explicações pessoais. A próxima sessão ordinária será em 25/05/ 2016

Uma das maravi lhas da v ida é a transformação da natureza, como aquilo que é vivo tem o poder de se transformar, afinal esta é a diferença entre os seres vivos e aqueles que não o são. Inicio com essa frase para falar sobre a transformação do que chamamos “lixo”. O leitor pode estar pensando neste momento que pretendo falar sobre a transformação do lixo reciclável, de como os produtos inutilizados passam a ser produtos novamente úteis, entretanto pretendo falar aqui da transformação que sofre nosso lixo orgânico. De acordo com dados do IBGE, mais de 50% do lixo coletado no Brasil é de origem orgânica. Isso mostra que além dos recicláveis, este tipo de lixo também deve ser motivo de atenção por parte da sociedade, pois todo este volume deve ter o seu lugar garantido nos aterros sanitários. Uma maneira antiga de tratar esse lixo orgânico é a compostagem. A compostagem é um processo muito simples onde o lixo orgânico é transformado em adubo, ou, mais acertadamente, chamado de composto, ou ainda, condicionador do solo. A compostagem é um processo que podemos e devemos fazer em nossas casas, ou até mesmo em nossos apartamentos, pois não demanda espaço, nem técnicas especiais. O primeiro ponto é estar atento em separar todas as cascas ou restos de frutas e legumes, ou seja, alimentos in natura, sem que tenham passado por cozimento, pois assim o processo de compostagem será realizado de maneira mais eficiente e sem maiores problemas, então não é aconselhável colocar no processo, feijão ou arroz cozidos, ou restos de carne, por se tratar de um processo caseiro. Neste processo também podem ser utilizadas folhagens e assemelhados. Estas cascas ou restos de alimentos in natura são, então, encaminhados para um local onde você vai desenvolver a compostagem, mas, onde? Depende das suas circunstâncias, por e xemplo , e st e mat e ri al po de se r encaminhado para uma banheira plástica, aquelas de criança, ou em algum tambor que tenha a boca relativamente larga, há ainda recipientes apropriados para esta finalidade à venda na internet. Ao escolher um recipiente, o mesmo deverá ser furado em pequenos orif íci os pa ra a entrada de a r, po is a compostagem é um processo aeróbico, portanto deve haver a entrada de ar. E, com o decorrer dos dias, você vai

depositando suas cascas e restos de frutas e legumes neste recipiente, é importante que você vá revirando esse lixo, de tempos em tempos, para que o ar possa penetrar nesse material. E uma dica bem legal é, se o composto se mostrar muito molhado, pois no processo de decomposição há a formação de água, jogue um pouco de serragem, que é possível encontrar em qualquer marcenaria e, diga-se de passagem, que os marceneiros têm o prazer em oferecer a serragem, pois para eles aquilo é um resíduo de suas atividades. E assim o processo se dá naturalmente, com o lixo sendo transformado em composto a os po uc o s. Se gundo e s tudos , a decomposição do lixo orgânico tem seu processo completado de 3 a 6 meses. É muito interessante você ir notando a diferença, e no final do processo o material gerado tem um cheirinho agradável de terra! É impressionante e bonito de se ver como a natureza age. Vale ressaltar que o volume do lixo diminui bastante neste processo. E ao término da compostagem, você pode tanto usar este composto para se juntar à terra na plantação, ou para aqueles que não têm i nt e nç ão de plant ar na da , é po ss í ve l simplesmente descartar esse material em qualquer terreno, pois ele é inócuo, e assim você desonerou uma grande parte de lixo que seria levado para um aterro, pois lembremos que a prefeitura tem que pagar um lugar neste aterro para que sua cidade despeje seu lixo; quanto mais lixo , mais gasto público pois maior é o espaço neste aterro que teríamos que usar. Este tipo de procedimento deveria ser mais incentivado pelos órgãos públicos, pois é uma maneira muito simples de diminuir a quantidade de lixo gerado nas cidades, mesmo que esse composto não seja usado como adubo. Não é aconselhável usar o composto caseiro para hortaliças que se comam cruas, pois como não houve um controle no processo, não temos certeza se esse composto atende os requisitos necessários para a plantação de hortaliças. Depoi s que vo c ê c omeç a a fa ze r compostagem, acredite: você passa a ter dó de jogar o lixo orgânico no cesto de lixo, pois você sabe que ele pode se transformar em algo lindo, cheiroso e fecundo para outras plantas. * Marina Pelegrini é professora doutora em quím ica na Academia da Força Aérea Brasileira


A TROMBETA__________________________________________________________________________________23 DE MAIO DE 2016

GERAL

CANTINHO DA SAUDADE Foto: Carlinho Mafei

MENINOS DE AGULHA - A foto é da década de 1970 no distrito de Agulha no Estádio Municipal. Os meninos brincavam e o Carlinho Mafei os flagrou durante o “treino”. A escalação dessa turminha é: a partir da esquerda - em pé - Claudecir Pio, Ademir Matias, José Eduardo Delarissa, (Ze do Dile) José Roberto Mudelon (Zé Roia). Agachados- Eliseu Pio, Edson Bassoli (Milho Verde) Dyjalma Bassoli, Joel Baesso (Pantera)

CÂMARA MUNICIPAL DE CÂNDIDO RODRIGUES Sessão Ordinária de 11 de maio de 2016 Sob a Presidência do Vereador Luiz Batista de Aguiar, aconteceu no dia 11/05, a 30ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cândido Rodrigues, estando presentes todos os demais Edis, onde foram apresentadas e discutidas as propostas dispostas a seguir;

Vereadores de Cândido Rodrigues por terceiros e dá outras providências”. REJEITADO EM DISCUSSÃO ÚNICA POR MAIORIA DE VOTOS. Obs: Foram apresentados todos os pareceres das Comissões Técnicas competentes.

EXPEDIENTE Requerimento nº 009/2016 - Subscrito pelos Vereadores Votos de Pesar à Família SILVA.

Projeto de Resolução nº 71/2016 Autoria: Luiz Batista de Aguiar “Trata o presente Projeto de Resolução acerca da equiparação do vencimento do servidor da Câmara Municipal e servidor da Prefeitura Municipal”. APROVADO EM DISCUSSÃO ÚNICA POR MAIORIA DE VOTOS. Obs: Foram apresentados todos os pareceres das Comissões Técnicas competentes.

Requerimento nº 010/2016 - Subscrito pelos Vereadores Votos de Pesar à Família OLIVEIRA. Requerimento nº 011/2016 - Subscrito pelos Vereadores Votos de Pesar à Família BRANCO. Requerimento nº 012/2016 - Subscrito pelos Vereadores Votos de Pesar à Família BORGHI. Requerimento nº 013/2016 - Subscrito pelos Vereadores Votos de Pesar à Família SESTARI. Moção de Congratulações nº 001/2.016 Autoria: Vereador Fabrício Antonio Roncolli Moção de Congratulações do Município de Cândido Rodrigues à equipe de Karatê, por terem brilhantemente representado nossa cidade, conquistando como consequência classificação de 11 atletas para as finais do Campeonato Paulista. Moção de Congratulações nº 002/2.016 Autoria: Vereador Fabrício Antonio Roncolli Moção de Congratulações do Município de Cândido Rodrigues à equipe de Bocha por terem brilhantemente representado nossa cidade, conquistando como consequência classificação pelo 2º ano consecutivo para a segunda fase da Copa União (Campeonato Paulista), além de terem participado das finais do Inter Seleções no ano de 2.015. Moção de Congratulações nº 003/2.016 Autoria: Vereador Fabrício Antonio Roncolli Moção de Congratulações do Município de Cândido Rodrigues, ao senhor Célio Eduardo Zauza, pelo cuidado e dedicação prestado à Praça “Ivano Formigoni”, em nossa cidade. “De acordo com o Artigo 162, § 1º do Regimento Interno da Câmara Municipal, conceder a palavra aos Vereadores inscritos para versarem na “Hora do Expediente”. Projeto de Resolução nº 70/2016 Autoria: Luiz Batista de Aguiar “Dispõe sobre a utilização dos espaços da Câmara de

Projeto de Lei nº 009/2016 Autoria: Poder Executivo Municipal “Estabelece as Diretrizes a serem observadas na elaboração da Lei Orçamentária do Município para o exercício de 2017 e dá outras providências”. ENCONTRA-SE À DISPOSIÇÃO NA SECRETARIA DA CÂMARA MUNICIPAL. Projeto de Lei Complementar nº 010/2015 Autoria: Poder Executivo Municipal “Altera jornada de trabalho do Assistente Social de acordo com a Lei Federal nº 12.317 de 26 de agosto de 2.010, e dá outras providências.” REJEITADO EM 1ª E 2ª DISCUSSÃO POR MAIORIA DE VOTOS. Obs: Foram apresentados todos os pareceres das Comissões Técnicas competentes. Projeto de Lei Complementar nº 011/2016 Autoria: Poder Executivo Municipal “Altera dispositivo da Lei Complementar Municipal nº 921, de 08 de setembro de 1.997, e dá outras providências.” APROVADO EM 1ª E 2ª DISCUSSÃO POR UNANIMIDADE DE VOTOS. Obs: Foram apresentados todos os pareceres das Comissões Técnicas competentes. Projeto de Lei nº 012/2016 Autoria: Poder Executivo Municipal “Dispõe sobre a denominação de Próprio Municipal que especifica, e dá outras providências”. APROVADO EM DISCUSSÃO ÚNICA POR UNANIMIDADE DE VOTOS. Obs: Foram apresentados todos os pareceres das Comissões Técnicas competentes. Próxima Sessão Ordinária será realizada no dia 08 de junho de 2.016.

5

ARTIGO Os benefícios do mel Por Fernanda C. Agustoni Que o mel é um alimento delicioso, utilizado em diversas receitas e em alguns remédios caseiros, todo mundo sabe, mas, que ele é um ótimo aliado da alimentação e tem vários benefícios, você vai descobrir agora. O mel é muito versátil e pode ser usado para fortalecer o sis tema imune, melhorar a capacidade digestiva e até aliviar a prisão de ventre. Além disso o mel é considerado anti-séptico, antioxidante, anti-reumático, diuré t ic o, di ge s ti vo , expectorante e calmante. Além disso, o mel é o único alimento naturalmente doce que Fer nanda C. c onté m pro te í na s e s ai s nutricioniosta minerais , como po tássi o e magnésio, que são importantes para a saúde. No entanto, o mel não é aconselhado para crianças pequenas, entre 1 e 3 anos de idade, devido à possibilidade do intestino, ainda imaturo, não impedir a entrada de pequenos micro-organismos, presentes no mel, que podem contaminar as crianças. Benefícios do mel para pele Os benefícios do mel para a pele são tornar a pele mais macia, uniforme e sem manchas. Para ter esses benefícios é importante passar o mel cristalizado duas vezes por semana na pele, massagear bem e deixar por 10 minutos, para depois lavar com água morna. Benefícios do mel para a saúde Os benefícios do mel para a saúde envolve especialmente melho rar res i st ênc ia do organismo a gripes e resfriados, porque o mel co mba te o s micróbios e é anti-séptico. Assim, o mel é indicado para: Prisão de ventre - pois ajuda o intestino a se movimentar Má-digestão e úlceras gástricas - porque tem enzimas que facilitam a digestão Bronquite, asma e dor de garganta - pelas suas características antibióticas e antisépticas O mel quando a ss o ci ado a o ut ro s ingredientes também é bom para: Mel com própolis: alívio dos sintomas de faringite, amigdalite, gripe e resfriado. O própolis é utilizado como antibacteriano, antifúngico, antiviral, estimulador do sistema imunitário, cicatrizante e regenerador de tecidos. Mel com canela: auxilia combatendo a

má-digestão, que pode ocorrer após uma refeição rica em gorduras. Assim, após uma refeição exagerada, pode-se fazer um chá e adicionar uma colher de chá de mel com canela para facilitar a digestão. Mel com limão: previne o aparecimento de gripes e resfriados, pois o limão tem vitamina C que fortalece o sistema imunológico. Contraindicações do mel O mel é um ali me nt o contra-indicado em algumas situações como: Crianças menores de 3 anos de idade: Até aos três anos de idade como o sistema digestivo da criança pode não e st ar co mplet a me nt e Agustoni é desenvolvido e maduro não se defendendo assim de forma eficiente de corpos estranhos. Diabéticos: Os diabéticos devem evitar o mel, pois possui muito açúcar simples que eleva rapidamente a glicemia do sangue. O açúcar do mel é um dos tipos de carboidrato que o diabético deve evitar. Alé rgi co s : Pe s so as se ns í ve i s co m tendência a alergias podem desenvolver reações alérgicas manifestando mal estar gástrico e até dor de estômago, devido aos

grãos de pólen presentes no mel. Apesar destas contra-indicações ao uso do mel, e graças ao seu potencial terapêutico, o mel deve estar nas prateleiras dos alimentos e consumido com frequência. Portanto, quem já gostava de mel, vai passar a gostar ainda mais desse delicioso alimento dourado e brilhante. Mas, vamos com calma, ele é natural, mas contem calorias, e tudo que é demais, não é bom. Sendo assim, vamos consumir o mel e deixar o açúcar de lado, mas, vamos consumir com consciência. Fernanda Cristina Agustoni, nutricionista, CRN 31178/P. Atendimento na Rua Nelson Zanqueta n°37, Jardim Itália e em domicílio. Te le fone para contato :16 -3 258 31 96 Celular:16- 9 9616-0540.

Maurício Julio é condenado a 18 anos de prisão por ter assasinado Edivaldo Ribeiro No dia 06/05 aconteceu no Tribunal do Juri no Forum da Comarca de Taquaritinga-SP o julgamento de Maurício Julio, vulgo “Vera Verão” por ter assassinado com golpes de facas em 25/09/2012 o lavrador Edivaldo Ribeiro conhecido por “Vovó” na época com 31 anos de idade. O autor foi condenado a 18 anos de prisão. O crime na ocasião chocou não apenas o

bairro que morava “Vovó” como toda a cidade pela brutalidade do homicídio (veja matéria no box publicada no jornal A Trombeta edição nº168 de 25/09/2012). Apesar de beber frequentemente a vítima não tinha inimigos e era muito pacífico. O a utor foi pre so no me smo dia do as sas sinato e dev erá c ont inuar pre so cumprindo sua pena.


6

23 DE MAIO DE 2016_______________________________________________________________________________A TROMBETA

SOCIAL Completou 15 anos em 22/05 a jovem Heloísa Mafei, quando em festa recebeu os parabéns dos pais Liraneide e Abimael, da irmã Denise dos amigos e amigas e de todos os familiares. Muitos anos de vida com saúde, paz e felicidades. Parabéns.

O palmeirense nº 1 de Aparecida de Monte Alto, Josemar da Silva esteve visitando o novo estádio do Palmeiras em São Paulo nestemês de maio. Josemar disse que o “Allianz Parque” é tão grandioso como seu time: o Palmeiras

Fez niver em 14/05 Andrea Agostinho e na oportunidade recebeu os parabéns do esposo Elcio, dos filhos, das amigas e amigos e de todos os familiares. Muitos anos ode vida e que sejam repletos de saúde, paz e felicidades. Parabéns.

Fatec Catanduva prepara tecnólogos para o mercado de trabalho

Em 05/05 completou mais um ano de vida Gabriela Pastori, quando recebeu os cumprimentos da filha Nicoly, do esposo Eleandro, dos pais Zilda e Bento, da irmã e demais familiares. Muita luz em sua caminhada com paz, saúde e felicidades. Parabéns.

Aniversariou em 21/05 José Renato Rodrigues e nesta data tão especial recebeu os cumprimentos da mãe Joana, da irmã Tais, da avó Aninha, dos tios e de todos os familiares. Paz, saúde e felicidades. Parabéns

Festa do Peão de Barretos divulga pré programação musical O evento, que acontece de 18 a 28 de agosto, terá Zezé Di Camargo e Luciano como embaixadores e a presença das principais estrelas do universo sertanejo Por Patrícia Santos * A F e st a do Peã o de Boiadeiro de Barretos 2016, que acontece entre os dias 18 e 28 de agosto, celebrará os 6 1 ano s de exis t ênci a reunindo importantes nomes da música sertaneja. A programação artística do evento, consagrado como a mai or fe s ta de pe ão da Amé ri c a L at ina , t erá a presença de Zezé Di Camargo e L uc i ano c omo embaixadores e as principais estrelas do universo sertanejo como o show "Cabaré", dos cantores Leonardo e Eduardo Costa, e ainda Jorge & Mateus, Fernando & Sorocaba, Gusttavo Lima, Henrique & Juliano, Rionegro & Solimões, Matogrosso & Mathias, Wesley Safadão, Maria Cecília & Rodolfo, Thaeme & Thiago, Teodoro & Sampaio, Aviões do Forró, Maiara & Maraisa. Ainda a presença de Felipe Araújo (irmão do saudoso cantor Cristiano Araújo), a banda internacional Chris Weaver Band, entre outros. De acordo com Hussein Gemha Junior, presidente de Os Independentes, associação pro motora do ev ento, mais a traçõe s e

A FATEC Catanduva é uma fa culdade públic a e gratuita que tem se destacado na região pela qualidade do ensino e por proporcionar aos seus estudantes condições de melho re s e mpre gos . Es tuda r na Fa tec é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional e um caminho para o sucesso. Para quem quer ser um Tec nó logo e le v ando sua carreira profissional, a Fatec Catanduva oferece 80 vagas (manhã) e 120 vagas à noite, dividas em três cursos com dura ç ão de t rê s a no s e implantados na Instituição para suprir necessidades do merc a do de t ra balho da região. Os cursos estão mais rela c io nado s à que s tã o ensino-empresas-emprego. Considerando as notas do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de estudantes), a FATEC Catanduva tem sido c la s si f i ca da e nt re a s melho re s do pa í s. Ess e resultado pode ser atribuído a di verso s f ato res c omo a qualificação e a dedicação dos professores, o empenho dos técnicos administrativos, a existência de excelentes laboratórios que permitem ao s a lunos aplic arem as teorias estudadas em sala. Cursos Os cursos oferecidos na FATEC Ca ta nduv a sã o Automação Industrial, Gestão Empres arial e Ges tão da Tecnologia da Informação. A automação industrial está relacionada ao controle automático, ou seja, ações realizadas sem a intervenção direta do homem. O estudante obterá conhecimento, dentre o ut ra s, nas á re a s de e le t rôni ca , me c âni c a e informática e poderá atuar no planejamento, instalação e supervisão de sistemas de integração e automação das

Fotos: Divulgação Fatec - Catanduva

Alunos em sala de aula na Fatec Catanduva

cr

Alunas recebendo instrução durante aula na Fatec Catanduva

indústrias, na fabricação de máquina s , a pa relho s e mat e ri a i s e lé t ri c o s e eletrônicos e equipamentos de telecomunicação. O Ge st or Empre sa ri al i mple me nt a plano s de negócios, utilizando métodos e téc nic as de gest ão na f orma ç ão e organi za çã o e mpre sa ria l e t em c omo c ampo de tra balho a s empresas; diversos setores públi co s e e nti da de s part i cula re s , t a is c omo cooperativas e associações. O Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação é o profissional responsável por definir e manter operante toda a estrutura de tecnologia de uma empresa. Entre suas atribuições estão: definir e

mant er so f t wa res , e qui pame nt o s de c omputa ç ã o e telecomunicações e definir a inclus ão da e mpres a em redes sociais. Nenhuma á re a , atualmente, sobrevive sem t ec nolo gia . Se mpre há espaço, em todas as esferas, para o trabalho do Tecnólogo. Considerando o contexto de no ss o pa í s, é muit o importante que as pessoas dediquem-se a fazer uma f ac ulda de, porque a c onc lus ã o de um ní ve l superior abrirá novas veredas para quem está ou pretende ingressar no mercado de trabalho. Não deixe a oportunidade pas s ar. Ac re di te no se u potencial. Faça sua escolha, FAÇA FATEC CATANDUVA.

VESTIBULAR FATEC CATANDUVA novidades envolvendo as apresentações artísticas devem ser anunciadas em breve. "Teremos shows especiais e encontros inéditos, além de uma programação mais vasta do que dos anos anteriores", afirma. O público presente na 61ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que terá mais de 100 shows durante os 11 dias do evento, também terá a oportunidade de conferir os principais nomes do mundo do rodeio. * Cont eúdo original no site ww w. fiquepordent roja. com. br de autoria de Patrícia Santos

Inscrições até 09/Junho/2016 as 15h www.vestibularfatec.com.br (17) 3523-6715

MARILDO RIBEIRO – ME , torna público que re quere u na Ce te s b de f o rma concomitantemente a Licença Prévia e Licença de Instalação para atividade de s erralhe ri a (e xc e t o e squadri as ) localizado na Rua Dozineti Miola, 775 município de Fernando Prestes-SP.

MARILDO RIBEIRO – ME , torna público que recebeu da Cetesb a Licença de Operação nº 52001886 para atividade de serralheria (exceto es quadrias ) localizado na Rua Dozineti Miola, 775 município de Fernando Prestes-SP.


A TROMBETA__________________________________________________________________________________23 DE MAIO DE 2016

7

CÂNDIDO RODRIGUES Rotary Club de Cândido Câmara Municipal de Cândido Rodrigues recebe homenagem Rodrigues faz homenagens por “clube revelação” Foto: Divulgaç ão Rotary Club

Rotarianos de Cândido Rodrigues recebendo o certificado com a homenagem

O novato do distrito rotário 4480, o Rotary Club de Cândido Rodrigues foi homenageado com o título “Prêmio Rotary Club Revelação” durante a 39ª Conferência Distrital em Barra Bonita-SP. A justa homenagem foi entregue ao clube rodriguense em 09/ 05 pelo governador assistente Antonio Orlando Cavichia Filho, que

esteve em Barra Bonita e foi o portador da honraria recebida pelo presidente Fabricio Roncoli e demais rotarianos. Segundo Cavichia o clube de Cândido Rodrigues é referência em todos encontros que participa no distrito 4480 no tocante a e mpenho, di na mis mo, a ltruís mo , companheirismo e espirito rotário.

Por sugestão do vereador Fabricio Roncoli a Câmara Municipal de Cândido Rodrigues re ali zo u no últi mo di a 11 /0 5 v á ri a s homenagens. O vereador apresentou três moções de congratulações: à equipe de Karatê, por ter brilha ntement e re pre sent ado a c idade, c o nqui s t ando c omo c o ns e quê nc i a classificação de 11 atletas para as finais do Campeonato Paulista; à equipe de Bocha por ter brilhantemente representado o município, conquistando a classificação pelo 2º ano consecutivo para a segunda fase da Copa União (Campeonato Paulista), além de terem participado das finais do Inter Seleções no ano de 2.015 e; a Célio Eduardo Zauza, pelo

cuidado e dedicação prestado à Praça “Ivano Formigoni”, naquela cidade. Fotos: Elisângela Degrande


8

23 DE MAIO DE 2016_______________________________________________________________________________A TROMBETA

GERAL Polícia Militar faz audiência Supermercado Santo Agostinho pública em Fernando Prestes sorteia brindes no Dia das Mães

Publicidade

A Po lí cia Mili ta r de Fernando Prestes, assim como em t oda s a s cidades pertencentes ao Comando de Policiamento do Interior da região de Ribeirão Preto, passa a realizar audiências públicas pa ra divulgar ba la nç os trimestrais dos índices de crimina li dade em ca da município. “É uma espécie de pres taç ão de c ont as à so ci eda de ”, expli ca o comandante da Polícia Militar de F ernando Pres te s, subtenente Roberto Antonio Dalalio. A audiência aconteceu no Subtenente Dalalio fala aos preentes durante audiência último dia 11/05 no auditório da Câmara de Vereadores e é a primeira de uma comunidade em colaborar com a polícia. Além série, que deve, segundo o Comando da PM no de Dalalaio também marcaram presença na município, aproximar mais a sociedade da reunião o coronel Ziul Rodrigues Martins corporação. Os motivos são os mais diversos, comandante do 13º Batalhão de Ribeirão Preto, desde a busca pela efetiva inclusão da sociedade capitão Ricardo Costacurta Filho comandante nas discussões a respeito do tema até uma da 2ª Cia de Taquaritinga, policiais militares de compreensão maior por parte da corporação Fernando Prestes e Cândido Rodrigues, o sobre aspectos do cotidiano da sociedade. prefeito municipal Rodrigo Ravazzi, o presidente O comandante Dalalio expôs aos presentes da Câmara Municipal João Carlos da Silva, alguns dados sobre as ações da corporação no demais vereadores e representantes de município e salientou sobre a importância da entidades do município.

Rotary de C. Rodrigues promove festa da batata recheada O Ro t a ry Club de Cândido Ro dri gues pro mo v e no próximo dia 28/ 05 a partir das 20h na barraca do Pa rque Muni c i pa l de E v e n t o s “ A n t o n i o Ar i s t i de s Bo s c he t t i ” a festa da batata recheada. Serão servidas batatas recheadas nos sabores frango e bacon, além de batata ao molho, batata frita (na hora) e espetinhos de carne, katfa e queijo. A festa será abrilhantada

Imagem: Divulgação

pela cantora Tamy Lavrini e toda a renda arrecadada com o evento será destinada a manutenção do banco de i t e ns o rt o p é di c o s e na

di s t ri bui ç ã o de f ra lda s geriátricas. Os ingressos já estão sendo vendidos pelos ro t a ri a no s a o pre ç o de R$15,00.

No último dia 07/05, o Supermercado Santo Agostinho realizou o sorteio de seis brindes em comemoração ao Dia das Mães, que foi comemorado em 08/05. O sorteio foi realizado com os cupons de compras desde o início do ano de 2016. A próxima promoção do supermercado será no dia dos pais em 14 de agosto. Veja abaixo as ganhadoras dos brindes.

Aparecida de Jesus Piotto Churrasqueira elétrica

Doracy Estruzani Pavarini Secador de cabelo

Haide Silva Monteiro Panela elétrica

Fátima Dalmaso Kit Bio Extratus

Ana Paula Ottoni Martins Secador de cabelo

Beatriz Colombo Calamari Grill George Foreman

A trombeta ed 210 23 05 2016  
A trombeta ed 210 23 05 2016  
Advertisement