Page 1

UMA MISSÃO A CUMPRIR… A ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ASTROLOGIA (ASPAS) FOI IDEALIZADA A 22 DE DEZEMBRO DE 2011 E INAUGURADA A 24 DE MARÇO DE 2012, ATRAVÉS DA SUA FUNDADORA E PRESIDENTE, ISABEL GUIMARÃES.

2015/16


UMA MISSÃO A CUMPRIR…

PASSARAM-SE QUATRO ANOS DESDE O SEU NASCIMENTO E A BAGAGEM QUE LEVAMOS DESTA AVENTURA ESTÁ REPLETA DE MOMENTOS IMPORTANTES, DE PEQUENAS E SIMBÓLICAS CONQUISTAS QUE, COMO OBRAS DEIXADAS NUM CAMINHO, VÃO MARCANDO A NOSSA ETAPA DE CRESCIMENTO. UM PASSO DE CADA VEZ, CADA PASSO DADO COM TODA A DETERMINAÇÃO E SENTIDO DE PROPÓSITO, AVANÇANDO POR UM CAMINHO QUE, NÃO SENDO FÁCIL, SEMPRE TEVE UM HORIZONTE BEM DEFINIDO COMO META A ATINGIR.


UMA MISSÃO A CUMPRIR… MAS AFINAL O QUE É ISTO DE SERMOS UMA ASSOCIAÇÃO? O QUE É UMA ASSOCIAÇÃO? PARA QUE SERVE?

UMA “ASSOCIAÇÃO” É ENTENDIDA, NUM SENTIDO GERAL, COMO QUALQUER INICIATIVA FORMAL OU INFORMAL QUE REÚNE PESSOAS FÍSICAS OU OUTRAS SOCIEDADES JURÍDICAS COM OBJETIVOS COMUNS,VISANDO SUPERAR DIFICULDADES E GERAR BENEFÍCIOS PARA OS SEUS ASSOCIADOS. PARA A CRIAÇÃO DE UMA ASSOCIAÇÃO EXISTE UM OBJETIVO, UM IDEAL A CUMPRIR. ENTENDE-SE QUE UMA ASSOCIAÇÃO É CRIADA QUANDO UM GRUPO DE PESSOAS, MAIS OU MENOS HOMOGÉNEO, MAS REVENDO-SE E PARTILHANDO DE UM IDEAL, ACREDITA QUE APENAS PELA UNIÃO E PELO TRABALHO DE EQUIPA SE CONSEGUE ATINGIR OBJETIVOS E REALIZAÇÕES MAIS AMBICIOSAS DE FORMA A OBTER UM MAIOR IMPACTO JUNTO DE UM MEIO SOCIAL MAIS AMPLO. DENTRO DESTE ENQUADRAMENTO PODER-SE-Á AGORA QUESTIONAR QUAL O GRANDE IDEAL QUE PRESIDIU À CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ASTROLOGIA (ASPAS).


UMA MISSÃO A CUMPRIR…

A ASPAS PRETENDE CREDIBILIZAR A ATIVIDADE DA ASTROLOGIA NO NOSSO PAÍS E A MANEIRA COMO PRETENDE FAZÊ-LO É PRESTANDO UM SERVIÇO PÚBLICO, CONGREGANDO ASTRÓLOGOS, ESTUDANTES DE ASTROLOGIA E INTERESSADOS EM GERAL DE FORMA A ESTIMULAR O INTERCÂMBIO DE INFORMAÇÕES E A DIVULGAÇÃO DA ASTROLOGIA EM PORTUGAL. ESTE FOI, DESDE SEMPRE, O REPTO LANÇADO PELA SUA PRESIDENTE. ESTA É A NOSSA MISSÃO E TODOS AQUELES QUE SE REVÊM NESTA MISSÃO, SÃO CLARAMENTE BEM-VINDOS NESTA AVENTURA.


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA…. MAS FALEMOS UM POUCO MAIS DA NATUREZA DESTA MISSÃO.

VIVEMOS UM TEMPO MUITO ESPECIAL. TEMPOS DIFÍCEIS CERTAMENTE, EXIGINDO UM GRANDE SENTIDO DE FLEXIBILIDADE PORQUE TUDO PARECE ACONTECER DEMASIADO DEPRESSA E COM IMPACTOS PROFUNDOS E TRANSFORMADORES. TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO, POIS HOJE, MAIS DO QUE NUNCA, SOMOS AFETADOS POR TUDO AQUILO QUE ACONTECE AO NOSSO REDOR. O MUNDO TRANSFORMOU-SE NUMA ALDEIA GLOBAL TAL É A CAPACIDADE DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO DE ENCURTAREM DISTÂNCIAS. ESTA ABERTURA E DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO PERMITIU QUE SE CRIASSEM VIAS E POTENCIALIDADES DE CONTACTO QUE HÁ UNS ANOS ATRÁS ERA IMPENSÁVEL. NESTE NOVO MUNDO DE OPORTUNIDADES EXISTE AGORA A POSSIBILIDADE DE NOS APROXIMARMOS E ESTABELECERMOS LIGAÇÕES COM TODOS AQUELES QUE TÊM INTERESSE PELA ASTROLOGIA, INSTITUINDO AS BASES QUE PERMITEM UM DESENVOLVIMENTO ÚNICO FOMENTADA POR UMA COMPLEXA E DINÂMICA REDE DE PARTILHAS.


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA…. MAS FALEMOS UM POUCO MAIS DA NATUREZA DESTA MISSÃO.

TEMOS DE OLHAR PARA O FUTURO. E OS TEMPOS, SENDO DIFÍCEIS, APELAM PARA UMA MUDANÇA QUE, ACIMA DE TUDO, É COLETIVA. UMA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DO SER HUMANO PARA COM O PRÓPRIO SER HUMANO E DESTE PARA COM O AMBIENTE QUE O ENVOLVE E O ACOLHE. OS PADRÕES EM QUE TEMOS VIVIDO SÃO INSUSTENTÁVEIS A TODOS OS NÍVEIS E OS DESEQUILÍBRIOS E PODER DESTRUTIVO QUE VEMOS À NOSSA VOLTA PARECEM MUITO REVELAR A VERDADEIRA FALTA DE SINTONIA PARA CONNOSCO MESMOS. NESTA FASE DA HISTÓRIA EM QUE A ATITUDE MATERIALISTA EVIDENTEMENTE NÃO SURTIU NOS PROGRESSOS HUMANOS DESEJADOS, EM QUE AS DESIGUALDADES SE PERPETUAM NUM CICLO VICIOSO QUE, APESAR DE POR VEZES APERCEBERMO-NOS DELE, PARECE SER DEMASIADO DIFÍCIL DE SE ESCAPAR. MAIS DO QUE NUNCA, AS PESSOAS TENTAM PERCEBER O QUE ESTÁ MAL E TENTAM DESCOBRIR OS PORQUÊS DESSE TAMBÉM GRANDE MISTÉRIO QUE É SABER O QUE SIGNIFICA A VIDA.


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA…. MAS FALEMOS UM POUCO MAIS DA NATUREZA DESTA MISSÃO.

NESTA CONJUNTURA, A ASTROLOGIA PODE DESEMPENHAR UM PAPEL MUITO IMPORTANTE A PAR DE OUTRAS ÁREAS SIMILARES EMERGENTES QUE SE AFASTAM DOS PADRÕES MECANICISTAS/TECNICISTAS PRÉ-ESTABELECIDOS. ESTÁ NA ALTURA DE A ASTROLOGIA SE ASSUMIR, PERANTE O GRANDE PÚBLICO, COMO UMA ALTERNATIVA E UMA FERRAMENTA VALIOSA PARA OCONHECIMENTO HUMANO. E O GRANDE DESAFIO DOS ASTRÓLOGOS É, CONHECENDO A REALIDADE, ESTARMOS APTOS A RECEBER E ACONSELHAR TODOS AQUELES QUE RECORREM A NÓS EM BUSCA DE RESPOSTAS, ACONSELHAMENTO, ORIENTAÇÃO. POIS ESTANDO NÓS ATENTOS À EVOLUÇÃO DO TEMPO, COMO OBSERVADORES E CORRELACIONADORES DOS EVENTOS DO CÉU E DA TERRA, PERCEBEMOS QUE CHEGOU A ALTURA DE PEGARMOS NA CHAMA DO CONHECIMENTO E SEGURÁ-LO COMO UM FAROL DISTANTE PARA O CRESCENTE NÚMERO DE PESSOAS QUE NOS PRETENDEM SEGUIR. A ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ASTROLOGIA PRETENDE DESEMPENHAR ESSA FUNÇÃO DE FAROL, DE GUIA E, NÃO SENDO A ÚNICA CLAMANDO POR ISSO, É AQUELA QUE AVANÇA EM DIREÇÃO AO GRANDE PÚBLICO COM O INTUITO DE OBTER A LEGITIMAÇÃO DEVIDA.


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA…. É UMA MISSÃO EXIGENTE, SEM DÚVIDA.

POR VEZES, O INÍCIO DE QUALQUER PROJETO, O INÍCIO DA MATERIALIZAÇÃO DE UMA VISÃO, DE UM IDEAL, É UM PROCESSO DIFÍCIL. É A FASE ONDE OS BLOCOS MAIS PESADOS SÃO DEPOSITADOS PARA QUE DEPOIS TODA A ESTRUTURA SE MANTENHA FIRME E CONSOLIDADA. É REQUERIDO MUITO ESFORÇO E MUITA DETERMINAÇÃO. POR VEZES, OS PRÓPRIOS ESFORÇOS TAMBÉM NÃO SÃO COMPREENDIDOS PORQUE A VISÃO, JÁ DE SI, É OUSADA E AMBICIOSA. NA VERDADE, ENVEREDAR POR UM CAMINHO DE PIONEIRISMO SEMPRE FOI UMA AVENTURA SOLITÁRIA, MESMO EM GRUPO, PROCURANDO REALIZAR ALGO DE COMPLETAMENTE DIFERENTE. ISTO TORNA-SE DUPLAMENTE DIFÍCIL QUANDO A ATIVIDADE QUE TODOS NÓS DEFENDEMOS NÃO É RECONHECIDA SOCIALMENTE. AMPLIANDO A VOZ DE ASTRÓLOGOS E SIMPATIZANTES DA ASTROLOGIA O GRANDE OBJETIVO DA ASPAS É SERVIR DE CANAL DE EXPRESSÃO AOS DESEJOS DE UM GRUPO DE PESSOAS QUE PRETENDE A CREDIBILIZAÇÃO DA ASTROLOGIA. É IMPORTANTE QUE NOS OUÇAM, POIS TEMOS MUITA COISA A DIZER, MUITA COISA A CLARIFICAR SOBRE A PRÁTICA DA ASTROLOGIA. E DEVEMOS APROVEITAR AS NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO PARA FAZERMOS CHEGAR A INFORMAÇÃO E O CONHECIMENTO CORRECTO A TODAS AS PESSOAS QUE DEMONSTREM INTERESSE PELO QUE É A ASTROLOGIA E PELO PAPEL DO ASTRÓLOGO.


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA…. PORQUÊ ESTA NECESSIDADE DE IRMOS AO ENCONTRO DO GRANDE PÚBLICO?

TODOS SABEMOS, ASTRÓLOGOS E O PÚBLICO MAIS ATENTO, QUE A ATIVIDADE ASTROLÓGICA ESTÁ AINDA IMBUÍDA NUM INVOLUCRO DE INVERDADES E SUPERSTIÇÕES, MUITAS DELAS SECULARES, QUE PROGRESSIVAMENTE MINAM E COLOCAM EM CAUSA, MUITAS VEZES PELA MARGINALIZAÇÃO, OUTRAS PELA RIDICULARIZAÇÃO, O TRABALHO DO ASTRÓLOGO. A IMAGEM PÚBLICA SOBRE O QUE É VERDADEIRAMENTE A ASTROLOGIA ESTÁ DISTORCIDA O QUANTO BASTE PARA QUE HAJA ESTA NECESSIDADE DE DIVULGAR E ESCLARECER. TRATA-SE IGUALMENTE DE UM TRABALHO DE AUTO-RESPEITO. CONSIDEREMOS POIS QUE SE NÓS ENQUANTO ASTRÓLOGOS, SE NÓS ENQUANTO PÚBLICO QUE RECORRE AOS SERVIÇOS DE UM “ASTRÓLOGO”, ACREDITÁMOS NA ASTROLOGIA, NAQUILO QUE FAZEMOS, ENTÃO FAZ TODO O SENTIDO QUE LUTEMOS PELO RECONHECIMENTO DEVIDO. NA SUA GRANDE ESSÊNCIA É REAVER O RESPEITO AO “ASTRÓLOGO”, É CONFERIR UM SENTIDO DE DIGNIDADE SOCIAL QUE TODOS CONCORDÁMOS NÃO EXISTIR ACTUALMENTE.


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA…. PORQUÊ ESTA NECESSIDADE DE IRMOS AO ENCONTRO DO GRANDE PÚBLICO?

PARA A PERSECUÇÃO DESTE GRANDE OBJETIVO É NECESSÁRIO O APOIO DE TODOS OS QUE NELE SE REVÊM. A ASPAS REPRESENTA A UNIÃO ENTRE A DIREÇÃO E SEUS COLABORADORES COM OS SEUS MEMBROS ASSOCIADOS E O PÚBLICO QUE NOS ACOMPANHA E NOS MOTIVA NESTA LONGA CAMINHADA RUMO À CREDIBILIZAÇÃO. COMO UM TODO ORGÂNICO CADA UMA DESTAS PARTES ESTÁ EM SINTONIA COM AS RESTANTES. A ASPAS NÃO CONGREGA TODOS OS ASTRÓLOGOS, MAS SIM AQUELES QUE SE IDENTIFICAM COM OS NOSSOS IDEAIS DE PARTILHA DE CONHECIMENTO, DE DIFUSÃO E PROMOÇÃO DA ASTROLOGIA, NA TENTATIVA DE OBTER CRÉDITO PÚBLICO. A ASPAS NÃO DEFINE QUEM É BOM OU MAU ASTRÓLOGO, NEM DITA REGRAS DE COMO DEVE SER, UNIVERSALMENTE, UMA BOA PRÁTICA ASTROLÓGICA, MAS, TENDO ESTABELECIDO COMO PANO DE FUNDO UM CONJUNTO DE DIRETRIZES E PRINCÍPIOS ACORDADOS POR TODOS AQUELES QUE CONSIDERAM QUE DEVE EXISTIR UMA REGULAMENTAÇÃO E UNIFORMIZAÇÃO DA ATIVIDADE ASTROLÓGICA, GUIAMO-NOS E DEFINIMO-NOS POR ELAS. A ASPAS TRABALHA EM CONJUNTO COM OS SEUS MEMBROS E O PÚBLICO INTERESSADO PARA O ACERTO DE ESTRATÉGIAS E A CONCRETIZAÇÃO DE AÇÕES QUE REMETAM PARA A CREDIBILIZAÇÃO E RECONHECIMENTO SOCIAL DA ASTROLOGIA.


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA…. PORQUÊ ESTA NECESSIDADE DE IRMOS AO ENCONTRO DO GRANDE PÚBLICO?

COMO É DO CONHECIMENTO DE QUEM NOS ACOMPANHA, OS ÓRGÃOS SOCIAIS, COLABORADORES E CONSELHEIROS NÃO AUFEREM DE NENHUM TIPO DE RENDIMENTO ADVINDO DA SUA PARTICIPAÇÃO NA ASPAS. TODO O TRABALHO É DISPENSADO GRATUITAMENTE A FAVOR DA SUSTENTABILIDADE DA ASSOCIAÇÃO QUE, HÁ MEDIDA QUE VAI CRESCENDO, VAI EXIGINDO MAIS EM TERMOS DE DISPONIBILIDADE E FLEXIBILIDADE. QUEM ESTÁ DESTE LADO ESTÁ POR GOSTO, PELO DESEJO DE VER UM DIA OS ESFORÇOS TRANSFORMADOS EM OBRAS CONCRETAS, PELO PRAZER QUE DÁ, OLHANDO PARA O ONTEM, EM QUE CADA ASTRÓLOGO TRABALHAVA DE FORMA ISOLADA, SEM APOIOS E MUITOS SENTINDO A FALTA DE ESCOLAS E FORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS SUAS COMPETÊNCIAS E VENDO O HOJE, ONDE SE MULTIPLICAM OS EVENTOS, OS CURSOS, AS CONFERÊNCIAS, AS ESCOLAS, OS QUAIS A ASSOCIAÇÃO PROCURA DAR COBERTURA E EXPÔ-LOS À GRANDE LUZ QUE AS REDES SOCIAIS OFERECEM. É COM GRANDE SATISFAÇÃO QUE SENTIMOS QUE OS NOSSOS ESFORÇOS SÃO CADA VEZ MAIORES. UM SINAL QUE PROVA O CRESCIMENTO DA NOSSA ASSOCIAÇÃO. OS QUE ESTÃO AQUI, DESTE LADO, FAZEM POR COLOCAR O SEU MELHOR ATENDENDO AO FACTO QUE A ASSOCIAÇÃO TEM GANHO CADA VEZ MAIOR RELEVÂNCIA NACIONAL E INTERNACIONAL, RECEBENDO CRESCENTES SOLICITAÇÕES QUE FAZEM AUMENTAR A NOSSA RESPONSABILIDADE. FAREMOS OS POSSÍVEIS POR MANTER UM NÍVEL DE EXCELÊNCIA, SERVINDO, ACIMA DE TUDO, COMO VOZ DAS EXPECTATIVAS DOS MEMBROS ASSOCIADOS E DO PÚBLICO QUE NOS ACOMPANHA.


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA…. UM INVESTIMENTO EM QUÊ?

COMO ASSOCIAÇÃO NÃO PODEMOS SUBSISTIR SEM UM VALOR SIMBÓLICO ENTREGUE ANUALMENTE. DIZEMOS UM VALOR SIMBÓLICO COMO TAMBÉM PODEMOS DESCREVER O VALOR DAS QUOTAS COMO UM CONTRIBUTO OU ATÉ MESMO, SE QUISERMOS SER MAIS REALISTAS, COMO UM INVESTIMENTO. UM INVESTIMENTO EM QUÊ? UM INVESTIMENTO NO FUTURO. ESTAMOS AINDA NUMA FASE DE CRESCIMENTO EM QUE, COMO UMA FLOR A DESABROCHAR, VAMOS PROCURANDO O NOSSO LUGAR JUNTO DO PÚBLICO, SOMANDO ESFORÇOS COM A INCLUSÃO DE NOVOS MEMBROS, PARA DIA APÓS DIA TORNARMOS MAIS REAIS OS DESÍGNIOS QUE NOS UNIRAM A TODOS. SÃO CONHECIDOS OS BENEFÍCIOS DAQUELES QUE SE JUNTAM A NÓS QUER COMO MEMBROS EFETIVOS, QUER COMO MEMBRO ESTUDANTES, MAS VAMOS RECONHECER O SIGNIFICADO DO VALOR DA QUOTA POR AQUILO QUE EFETIVAMENTE REPRESENTA, ISTO É, UM INVESTIMENTO. PARA TUDO EXISTE O SEU TEMPO. HÁ O TEMPO DE DAR E HÁ O TEMPO DE RECEBER. NÃO SE PODE TER AQUILO QUE NÃO SE DEU. NÃO SE PODE OBTER O RECONHECIMENTO E A VISIBILIDADE QUE TODOS DESEJAMOS QUANDO PRIMEIRO NÃO SE CONTRIBUIU PARA ELE SURGISSE. INVESTIR NA ASSOCIAÇÃO É INVESTIR NUM OBJETIVO COMUM E TÃO OU MAIS VALIOSO QUE ESSE CONTRIBUTO É A PARTICIPAÇÃO ATIVA DE CADA MEMBRO, POIS É A PARTICIPAÇÃO ATIVA QUE FAZ TRABALHAR E RENDER O INVESTIMENTO. A ASPAS SERÁ SEMPRE, EM ÚLTIMA INSTÂNCIA, AQUILO QUE OS SEUS MEMBROS QUISEREM FAZER DELA. O LEMA “JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA!” NUNCA FEZ TANTO SENTIDO.


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA…. UM INVESTIMENTO EM QUÊ?

O QUE FAZEMOS É PARA O COLETIVO E É PARA O FUTURO. EXISTE UMA VISÃO A LONGO PRAZO PELA QUAL A DIREÇÃO TEM BATALHADO NO SENTIDO DE FAZER CUMPRIR AS EXPECTATIVAS DE TODOS. ESTAMOS A ABRIR CAMINHO, A CRIAR AS BASES E, COMO TUDO, ESSE É UM TRABALHO MAIS PESADO MAS AINDA ASSIM NECESSÁRIO. ELE NÃO SE PODE FAZER, NO ENTANTO, SEM UMA MOBILIZAÇÃO CONJUNTA NESSE SENTIDO, ATRAVÉS DE UMA DOAÇÃO DE ESFORÇOS, DE MAIOR PARTICIPAÇÃO ATIVA, DE INTERCÂMBIO. O OBJETIVO SEMPRE PASSARÁ PELOS MEMBROS E O PÚBLICO EXTRAÍREM DESTE PROJETO RIQUEZAS MUITO MAIS ABUNDANTES.


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA….


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA…. UM INVESTIMENTO EM QUÊ?

ESTA VISÃO DE E PARA O FUTURO É ALGO QUE NOS ACOMPANHA SEMPRE E NÃO DEVE SER ESQUECIDA. RECORDEMOS POIS QUE O OBJETIVO FINAL SERÁ A CREDIBILIZAÇÃO DA ASTROLOGIA. ESTAMOS AQUI JUNTOS PORQUE CONSIDERÁMOS QUE A ASTROLOGIA E OS ASTRÓLOGOS MERECEM BEM MAIS DO QUE FICAREM À SOMBRA DE UMA ESPESSA CAMADA DE PRECONCEITOS SOCIAIS E SE ERGA DIGNAMENTE COMO UMA FERRAMENTA DE AUXILIO AO DESENVOLVIMENTO HUMANO, O QUE ELA É POR EXCELÊNCIA. É TODO UM TRABALHO DE REABILITAÇÃO DA SUA IMAGEM E ISTO PORQUE DESEJAMOS QUE O FUTURO SEJA DIFERENTE. E PORQUE O DESEJAMOS, TRABALHÁMOS AGORA NO PRESENTE; DESTA FORMA O FUTURO VAI-SE FAZENDO PRESENTE A CADA DIA. DAQUI POR UNS ANOS PODEREMOS TER UMA REALIDADE ASTROLÓGICA COMPLETAMENTE DIFERENTE DA QUE TEMOS HOJE, COM MAIOR ABUNDÂNCIA E DISPONIBILIDADE DE CONHECIMENTOS, COM ASTRÓLOGOS MAIS BEM PREPARADOS, CURSOS MAIS ADAPTADOS ÀS NOVAS FORMAS DE VIVÊNCIA DO SER HUMANO, UM PÚBLICO MAIS ESCLARECIDO QUE SABE O QUE QUER E PARA O QUE VAI.


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA…. UM INVESTIMENTO EM QUÊ?

OS TEMPOS ATUAIS EXIGEM MAIS PREPARAÇÃO AOS ASTRÓLOGOS, RESULTADO DE UMA SOCIEDADE QUE, SOFRENDO UMA PROFUNDA MUDANÇA, COMEÇA E VAI COMEÇAR A PEDIR POR OUTRAS RESPOSTAS E ABORDAGENS À SUA VIDA E SEUS PROBLEMAS. TENDO PRESENTE ESSA VISÃO A LONGO PRAZO, PODEMOS PREPARAR A FUTURA GERAÇÃO DE ASTRÓLOGOS COM MAIORES COMPETÊNCIAS DO QUE AQUELAS QUE NOS FORAM ENSINADAS OU QUE APRENDEMOS POR NÓS MESMOS, COMO AUTODIDATAS, NA AUSÊNCIA DA POSSIBILIDADE DE TERMOS A QUEM RECORRER. NÃO É SUPOSTO QUE A GERAÇÃO QUE NOS SUCEDA TENHA QUE ENFRENTAR AS MESMAS DIFICULDADES E PROBLEMAS QUE TIVEMOS, NEM É SUPOSTO QUE ESTES TENHAM QUE ENFRENTARMOS MESMOS PROBLEMAS DE DESCRIMINAÇÃO E MARGINALIZAÇÃO PELA SUA OPÇÃO DE DESCOBRIR E FAZER USO DA ASTROLOGIA. NÃO É SUPOSTO IGUALMENTE QUE O GRANDE PÚBLICO PERMANEÇA NA IGNORÂNCIA, SEM UMA IDEIA CLARA E INEQUÍVOCA DO QUE REPRESENTA A ASTROLOGIA E O ASTRÓLOGO, DESCONHECENDO MUITAS DAS VEZES O QUE ACONTECE NO DECURSO DE UMA CONSULTA DE ASTROLOGIA.


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA…. UM INVESTIMENTO EM QUÊ?

TUDO ISSO É CONTRÁRIO AO PRINCIPIO DE EVOLUÇÃO QUE DESEJAMOS, TUDO ISSO É DEIXAR CONTINUAR A VELHA E MITIFICADA CONCEÇÃO DE UMA ASTROLOGIA MERGULHADA NUM REINO DE MISTÉRIO E OBSCURANTISMO. DAÍ QUE PARA SE DESFAZER MITOS É PRECISO HAVER UMA ATIVIDADE CONCERTADA ENTRE OS VÁRIOS ASTRÓLOGOS. RECONHECENDO AS NOSSAS DIFERENÇAS E DIVERSIDADE ESTAS, MAIS DO QUE SE TORNAREM OBSTÁCULOS A UMA UNIÃO, DEVEM SER ENTENDIDAS COMO POTENCIALIDADES A NOSSO FAVOR. AS DIFERENÇAS DEVEM SER TRABALHADAS PARA QUE HAJA A COMPLEMENTAÇÃO NECESSÁRIA DE MODO A CONSTRUIR UM CORPO DE CONHECIMENTOS COESO E RIGOROSO, REGULAMENTANDO A PRÁTICA ASTROLÓGICA, SEM DEIXAR DE SER FLEXÍVEL PARA QUE NÃO SE PERCA AS IDENTIDADES DOS DIFERENTES RAMOS DA ASTROLOGIA.


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA…. O NOSSO TRABALHO

QUANTO AO TRABALHO QUE TEMOS VINDO A REALIZAR ELE É ELUCIDATIVO DO ESFORÇO APLICADO. QUEM NOS ACOMPANHA SABE QUE A ASPAS SE TEM DESDOBRADO EM VÁRIOS PROJETOS QUE CONSTITUEM OS MEIOS PARA ATINGIRMOS OS FINS.


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA…. O NOSSO TRABALHO EM 2015

JANEIRO 12 DE JANEIRO – ANÚNCIO AO 1º SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ASTROLOGIA "NAVEGAR AS ESTRELAS" A SER ORGANIZADO PELA ASPAS NO THE MOUNTAIN ASTROLOGER! 18 DE JANEIRO – A PÁGINA DA ASPAS NO FACEBOOK ALCANÇA MAIS DE 3000 AMIGOS 27 DE JANEIRO – VENCEDORES DO CONCURSO ESTUDANTE DE ASTROLOGIA - INICIATIVA ASPAS. UMA FORMA DE MOTIVAR A PESQUISA, INVESTIGAÇÃO E A DIGNIFICAÇÃO DA ASTROLOGIA.


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA…. O NOSSO TRABALHO EM 2015

FEVEREIRO 11 DE FEVEREIRO – DAMOS AS BOAS VINDAS A CLAUDIA LISBOA - MEMBRO Nº 173

23 DE FEVEREIRO – PARTICIPAÇÃO DA ASPAS - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ASTROLOGIA, NO PROGRAMA DO FERNANDO ALVIM NA ANTENA 3 - PROVA ORAL, COM O TEMA CENTRAL O 1º SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ASTROLOGIA A REALIZAR NOS DIAS 20/21 E 22 DE MARÇO.


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA…. O NOSSO TRABALHO EM 2015

MARÇO 20 A 22 DE MARÇO – REALIZAÇÃO DO 1º SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ASTROLOGIA "NAVEGAR AS ESTRELAS", REALIZADO NA SOCIEDADE DE GEOGRAFIA E FIL-CENTRO DE REUNIÕES – LISBOA COM A PRESENÇA DE MAIS DE 40 ASTRÓLOGOS.

24 DE MARÇO – LANÇAMENTO ON-LINE GRATUITO DO JORNAL 4 ESTAÇÕES Nº 12 E 3º ANIVERSÁRIO DE INAUGURAÇÃO DA ASPAS


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA…. O NOSSO TRABALHO EM 2015

ABRIL 7 DE ABRIL – DAMOS AS BOAS VINDAS A ELIZABETH NAKATA MEMBRO N 180

12 DE ABRIL – DISPONÍVEL PARA VENDA O LIVRO DA LUA/2015 DE MÁRCIA MATTOS NA ASPAS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ASTROLOGIA 25 DE ABRIL – CONVOCATÓRIA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA AOS ASSOCIADOS DA ASPAS-ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ASTROLOGIA A REALIZAR DIA 25/04/2015. PUBLICADO JORNAL AUDIÊNCIA DIA 14/04/2015


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA…. O NOSSO TRABALHO EM 2015

MAIO 2 DE MAIO – DAMOS A CONHECER A NOVA PARCERIA, DA ALVA ALIANZA VENEZOLANA DE ASTROLOGIA

18 DE MAIO – 2ª EDIÇÃO DAS JORNADAS ASTROLÓGICAS COM ERICA POONAM - MEMBRO Nº 164 – SEDE ASPAS


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA…. O NOSSO TRABALHO EM 2015

JUNHO 19 DE JUNHO – DAMOS A CONHECER A NOVA PARCERIA, DA APHCH ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE HIPNOSE CLÍNICA E HIPNOANÁLISE, COM A ASPAS EM APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA NOSSA MISSÃO.

22 DE JUNHO – LANÇAMENTO GRATUITO DO JORNAL ASTROLÓGICO 4 ESTAÇÕES VERÃO - Nº 13


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA…. O NOSSO TRABALHO EM 2015

JULHO 4 DE JULHO – DISPONÍVEIS AS PALESTRAS DOS NOSSOS CONGRESSISTAS DOS DIAS 21 E 22 DE MARÇO DE 2015 DO 1º SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ASTROLOGIA

5 DE JULHO – WORKSHOP COM JOÃO MEDEIROS - MEMBRO Nº 19 ORIENTAÇÕES PELAS DIREÇÕES SIMBÓLICAS, SEDE DA ASPAS


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA…. O NOSSO TRABALHO EM 2015

AGOSTO 19 DE AGOSTO – CAMPANHA PROMOCIONAL DAS PALESTRAS DO 1º SIMPÓSIO LUSOBRASILEIRO DE ASTROLOGIA REALIZADO DOS DIAS 20 A 22 DE MARÇO NA SOCIEDADE DE GEOGRAFIA E FIL-CENTRO DE REUNIÕES – LISBOA


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA…. O NOSSO TRABALHO EM 2015

SETEMBRO 18,19 E 20 DE SETEMBRO – ELIZABETH NAKATA - MEMBRO Nº 180 REALIZOU NA SEDE DA ASPAS: 1 - DIA 18 – WORKSHOP ABORDAGEM SISTÊMICA DO MAPA NATAL 2 - DIAS 19 E 20 – CURSO INTENSIVO DE ANÁLISE DE MAPA INFANTIL 3 - DIA 19 – RODA DE CURA INTERIOR - ALINHAMENTO ENERGÉTICO PELA TERAPEUTA E ASTRÓLOGA BRASILEIRA E MEMBRO DA ASPAS ELIZABETH NAKATA.

23 DE SETEMBRO - LANÇAMENTO DIGITAL GRATUITO DA 14º EDIÇÃO/OUTONO DO JORNAL ASTROLÓGICO 4 ESTAÇÕES


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA…. O NOSSO TRABALHO EM 2015

OUTUBRO 6 A 8 DE OUTUBRO, VISITA DE EQUIPA MÉDICA DE MEN-TSEE- KHANG A PORTUGAL NA SEDE DA ASPAS - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ASTROLOGIA - 06 OUTUBRO DHONDUP).

10.00H ÀS 18.00H - CONSULTAS DE ASTROLOGIA TIBETANA (MR. KUNGA

18.00H"MEDICINA E A ASTROLOGIA TIBETANA" - EVENTO POR DONATIVO - 07 OUTUBRO DHUNDUP

14.30H ÀS 17.30H - INTRODUÇÃO À ASTROLOGIA TIBETANA* SR KUNGA

- 08 OUTUBRO - 10.00H ÀS 12.30H - ASTROLOGIA TIBETANA NO MUNDO MODERNO* SR KUNGA DHUNDUP


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA…. O NOSSO TRABALHO EM 2015

OUTUBRO 9 DE OUTUBRO, SEXTA, LANÇAMENTO DO LIVRO "DIÁRIO DE UMA ASTRÓLOGA" DE LUIZA AZANCOT, MEMBRO Nº 15 DA ASPAS, COM APRESENTAÇÃO DA PRESIDENTE DA ASPAS, ISABEL GUIMARÃES, NA FNAC DO GAIASHOPPING. ENTRADA LIVRE 16 DE OUTUBRO, A ASPAS TORNA-SE A DISTRIBUIDORA OFICIAL DO PROGRAMA DE SOFTWARE DE ASTROLOGIA SOLAR FIRE - V9, EM PORTUGAL 17 DE OUTUBRO – VITORINO SOUSA - MEMBRO Nº 168 REALIZA O WORKSHOP - RELAÇÃO DE SATURNO&PLANETAS - COM OS ELIXIRES, NA SEDE DA ASPAS


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA…. O NOSSO TRABALHO EM 2015

NOVEMBRO 28 DE NOVEMBRO 2015, SÁBADO “OFICINA ASTROLÓGICA - DESPERTA O TEU SER - PINTA A TUA ESSÊNCIA” NA CASA DA CULTURA BARBOT - CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE GAIA OFICIALIZA A DIVULGAÇÃO DO 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE ASTROLOGIA 24 A 27 DE FEVEREIRO DE 2017 COM A CONFIRMAÇÃO DOS PARTICIPANTES


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA…. O NOSSO TRABALHO EM 2015

DEZEMBRO LANÇAMENTO DO JORNAL ASTROLÓGICO 4 ESTAÇÕES 15º EDIÇÃO – INVERNO – LAÇAMENTO – CASA DA CULTURA DA CAMARA MUNIICIPAL DE GAIA – ENTRADA LIVRE, A ANUNCIAR BREVEMENTE

JANTAR D ENATAL DIA 19 DE DEZEMBRO – ANUCIAR BREVEMENTE


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA….

RECORRENDO A OUTRAS FORMAS DE CHEGARMOS A UM PÚBLICO MAIS VASTO TAMBÉM REALIZAMOS DUAS WEBCONFERENCES E SOMOS PRESENÇA ASSÍDUA NO PROGRAMA DO PORTO CANAL, GRANDES MANHÃS, NA RUBRICA PERGUNTE AO ASTRÓLOGO. NA INTERNET E REDES SOCIAIS MARCÁMOS ESPAÇO ATRAVÉS DO NOSSO SITE, BLOG E PÁGINA OFICIAL DO FACEBOOK. MAS É NO 1º SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ASTROLOGIA QUE SE CONCENTRA UM GRANDE ESFORÇO PARA CONSEGUIRMOS FAZER HISTÓRIA, NO QUE ESSA PALAVRA TEM DE MAIS PROFUNDO.


JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA….

POR TUDO ISTO É IMPORTANTE QUE NÃO NOS DESVIEMOS DESSE HORIZONTE LONGÍNQUO QUE FIXÁMOS DESDE O INÍCIO POIS É ELE QUE NOS MOVE, É O FUNDAMENTO BASE PARA A CRIAÇÃO DE UMA REALIDADE ASTROLÓGICA COLETIVA QUE NOS FAÇA SENTIR ORGULHOSOS DOS ESFORÇOS DESPENDIDOS. A TODOS O NOSSO OBRIGADA!


Profile for Aspas - Associação Portuguesa de Astrologia

Associacao Portuguesa de Astrologia 2015 / 16  

A fazermos 4 anos de existência a associação apresenta seu anuário, missão, objetivos e muito mais. O nosso obrigada!

Associacao Portuguesa de Astrologia 2015 / 16  

A fazermos 4 anos de existência a associação apresenta seu anuário, missão, objetivos e muito mais. O nosso obrigada!

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded