Page 1

FABRICIO MINUSSI/ESPECIAL/A RAZÃO

TRAGÉDIA DA CHAPECOENSE

OCUPAÇÕES

Taxista que ajudou feridos na boate Kiss vive outro pesadelo

Reitor diz que acatará a Justiça

Jeferson da Rosa Bengocheia, 45 anos, morava em Santa Maria em 2013 e ajudou a transportar feridos no incêndio da Kiss. Agora, ele mora em Chapecó e vive, pela segunda vez, o pesadelo e a dor de uma cidade abalada por uma tragédia.

Procuradoria da UFSM ingressou com pedido de desocupação. de prédios. Ação Popular fica no aguardo.

Página 19

Página 08

Quinta-feira, 1° de Dezembro de 2016 Ano 83 Nº 043 R$ 1,50 www.arazao.com.br

CHACINA EM PINHAL GRANDE

Força-tarefa com 40 policiais para prender assassino de 4 pessoas

BRIGADA MILITAR / DIVULGAÇÃO / A RAZÃO

Policiais da Brigada Militar e da Polícia Civil continuavam, até o fechamento desta edição, as buscas pelo agricultor Ariosto da Rosa, 41 anos, que matou um idoso, dois adolescentes (entre eles sua enteada de 16 anos) e uma criança, na manhã de terçafeira, no município da Quarta Colônia. Em ligação para a esposa, o agricultor teria assumido os crimes que chocaram a região.

Página 17


2 RESUMO REGISTROS

NOVA FILIAL DO BELTRAME SUPERMERCADO

A Prefeitura de Santa Maria vai sortear os novos permissionários das bancas 164 e 178 do Shopping Independência no próximo dia 15 de dezembro, às 10h, no Centro Administrativo. Edital publicado na edição de hoje de A Razão traz a lista das 32 pessoas habilitadas a participar do sorteio.

A

obra da nova filial do Beltrame Supermercado segue em ritmo acelerado na Avenida Hélvio Basso, em Santa Maria. Ainda não há data para inauguração, mas acredita-se que o empreendimento deve ser finalizado ao longo de 2017. O supermercado irá contar com 2,6 mil m² de área de venda, totalizando 10 mil m² de área construída. Serão oferecidas 200 vagas de estacionamento coberto. A expectativa é de que o empreendimento gere 150 novos empregos diretos na cidade. Hoje, o Beltrame Supermercado possui três lojas em Santa Maria: Rua Euclides da Cunha, 1579, no Bairro Dores; Rua Maranhão, 814, no Bairro Parque Pinheiro Machado; e na Rua Venâncio Aires, 2650, no Bairro Passo D’Areia.

SUS EM DEBATE A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa aprovou ontem a realização de audiência pública para debater a crise do financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) nas regiões Central, Vale do Jaguari, Jacuí-Centro e Alto-Jacuí. Data e local serão definidos nos próximos dias. O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) foi o autor do requerimento.

Nova filiar do Beltrame Supermercado terá 10 mil metros quadrados de área construída

ENTRELINHAS DA NOTÍCIA

FIM DO PAPEL NA VARA DA FAZENDA

Quem quiser empreender em Santa Maria irá empreender em Sana Maria

A partir do próximo, todas as Comarcas do Rio Grande do Sul os processos da Fazenda Pública serão eletrônicos. Em Santa Maria, o primeiro passo já foi dado, com a substituição do papel na 1ª Vara Cível Especializada em Fazenda Pública. O primeiro processo nesses moldes foi apresentado ao público em 16 de novembro. Na ocasião, houve treinamento de servidores que atuam na 1ª Vara. No Tribunal de Justiça, o processo eletrônico já faz parte da realidade.

JORGE POZZOBOM, PREFEITO ELEITO, EM PALESTRA NA FEDERASUL

SIMULADORES

Mostra Paleontológica

Animais para adoação

Nesta sexta-feira, dia 2, acontece a inauguração da Mostra Paleontológica Irmão Cargnin, parte do projeto “A História Paleontológica da Vida: uma iniciativa Museológica na Região da Quarta Colônia no Rio Grande do Sul”. O evento terá início às 18h, no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (Cappa/UFSM), na rua Maximiliano Vizzotto, 598, em São João do Polêsine. A mostra é composta por materiais de diversas localidades do mundo, mas com um enfoque especial nos fósseis da região da Quarta Colônia. A exposição já conta com mais de 50 espécies que datam desde o Paleozóico até os tempos recentes. De acordo com Flávio Augusto Pretto, paleontólogo do Cappa, entre os destaques da exposição estão materiais de Prestosuchus chiniquensis, um predador de grande porte que habitou o Rio Grande do Sul há cerca de 235 milhões de anos.

O Projeto Zelo começou a divulgar oficialmente animais para adoção em sua página no Facebook. Os contatos podem ser feitos pelo email zelo.ufsm@gmail.com, pela página do Facebook ou pelos telefones do Hospital Veterinário: (55) 3220-8167 ou (55) 3220-8817. Todos os animais que estão para adoção são castrados e microchipados. Um dos cães é o Malhado. Ele tem o temperamento dócil e calmo, e está pronto para receber um lar.

DIVULGAÇÃO / A RAZÃO

Quatro simuladores de direção serão instalados em cidades gaúchas para treinamento de motoristas de ônibus e caminhão. O anúncio foi feito pelo novo presidente do Conselho Regional do SEST/ SENAT, o santa-mariense Pedro Teixeira, na sua cerimônia de posse, na noite de terça-feira. Inicialmente serão instalados dois equipamentos, um em Santa Maria e outro em Porto Alegre, que deverão entrar em funcionamento nos primeiros meses do ano que vem.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou ontem uma nova redução dos juros básicos da economia (Selic), de 0,25% ponto percentual. A taxa, que estava em 14% ao ano, caiu para 13,75% ao ano. No mês passado, o comitê também reduziu a Selic em 0,25 ponto percentual, a primeira queda em quatro anos.

GABRIEL HAESBAERT / A RAZÃO

Empreendimento em ritmo acelerado

SORTEIO DE BANCAS

QUEDA NOS JUROS

QUINTA-FEIRA, 1° DE DEZEMBRO DE 2016

IMPEACHMENT Partidos de oposição e movimentos sociais preparam uma onda de mobilização próimpeachment de Michel Temer.

Exposição conta com mais de 50 espécies de fósseis de vários países

Mutirão contra o câncer

O Serviço de Fonoaudiologia e a Especialidade de Cirurgia Reparadora do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) participaram, ontem, do I Mutirão Nacional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Em todo país, cerca de três mil pacientes com câncer de pele foram beneficiados em 39 hospitais, entre eles o HUSM. O objetivo é reduzir em até 30% as filas de espera nestas especialidades. Foram realizadas 10 cirurgias para remoção de câncer de pele, seguidas de cirurgias reparadoras. Na área de Fonoaudiologia foram realizados pelo menos 20 testes de próteses auditivas e 18 exames para diagnóstico de surdez. No sábado passado, o HUSM fez um mutirão para diagnosticar câncer de pele.


QUNTA-FEIRA, 1 DE DEZEMBRO DE 2016

03


4 OPINIÃO JAMES PIZARRO

QUINTA-FEIRA, 1° DE DEZEMBRO DE 2016

PROFESSOR

O milagre Por milagre eu vi mais uma romaria da Medianeira. Vi vultos através da vidraça. E maçãs maduras caindo do pé. E um sol que se levanta. Por milagre eu senti cheiros antigos. Revi faces amigas. Lembrei de rostos mortos. Aprendi a dizer não. E aprendi a dizer sim. Por milagre eu salvei náufragos. Eu mesmo - como por milagre - cheguei à praia. Escutei discussões. Ouvi queixas. Fiz queixas. E se queixaram de mim. Por milagre fiz um poema. Ergui paredes. Fixei quadros dos netos. Sonhei com mulheres adormecidas. Fui segunda-feira. E me transformei em sábado também. E consegui até ser domingo. Por milagre busquei - alcancei - o Norte. Busquei o Leste. Fugi para o Oeste. Por milagre não pressenti o sul. Passei por tardes loiras de sol na praia Conheci o amor e a paz. Acompanhei cardumes. E me perdi com eles. E achei um cavalo-marinho. Recolhi conchas. E me transformei em faca. Anzol. E rede. Por milagre uma sereia falou comigo.

SACERDOTE

Um privilegiado tempo Enquanto gaivotas drogadas voavam por sobre meus cabelos. E estive em terras longínquas. E ouvi morteiros ao entardecer. E o napalm queimou minha pele de pecador. E toquei tambores de guerra. Por milagre fumei o cachimbo da paz. Andei por estepes desoladas. E descampados verdes. E desci ao fundo das minas. E naveguei por mansos canais azuis. Por milagre minha sexta neta nasceu. Outros netos meus entraram na universidade. Revejo velhas faces amigas no calçadão. Conheço novos amigos que colecionam figurinhas de futebol, o que me torna menos só neste ofício. E não morri este ano como por milagre. Assim como - por milagre – dentro de poucas semanas, meu querido amigo Jesus vai nascer novamente. Ele, que é o Autor de todos os milagres !

*Colaborações assinadas não necessariamente manifestam a opinião do jornal A Razão

CHARGE

PADRE XIKO

A

Igreja católica organiza seu Paulo convida-nos a acordar do calendário litúrgico em sono, da indiferença, da apatia; a tempos diferentes como despojarmo-nos das obras das trevas um teatro, mesmo não o sendo. e vestirmo-nos das ações da luz. Organiza o mistério pascal de Já o Evangelho de forma Cristo, ou seja, o seu nascimento, parabólica adverte-nos para paixão, morte e ressurreição como estarmos preparados porque não se fossem cenas. Assim, temos cinco sabemos como e nem quando virá momentos diferentes e todos eles o filho do Homem. Possivelmente têm a preparação, o acontecimento virá por caminhos que não e o pós-acontecimento. Cada um esperamos. Virá de forma simples, com suas características próprias. inesperada e surpreendente. Daí a O centro do ano litúrgico é o necessidade de estarmos atentos. tempo pascal pois é Podemos, pois, nesse momento que resumir o primeiro relembramos toda a domingo do Advento trajetória de Jesus na da seguinte forma: NESTE PERÍODO terra, que culmina com convite a irmos para SOMOS CHAMADOS a sua ressurreição, a junto dAquele que pode A RECORDAR maior razão da nossa fé. nos salvar. É Deus que E REVIVER AS No domingo mudará a face da terra; PROMESSAS QUE passado iniciou-se o abandonar o antigo DEUS FEZ primeiro momento, modo de viver e buscar AO SEU POVO o Advento, que é o um novo modo de agir tempo de preparação e sermos vigilantes e para o nascimento atentos. de Jesus Cristo. A Serão 4 semanas própria palavra, advento, quer de intensos apelos à mudança de dizer preparação, expectativa, o que mente e de coração. É, pois... está por vir. Neste período somos “Tempo de Esperança e der chamados a recordar e reviver as viver. promessas que Deus fez ao seu Tempo de ser novo e renascer. povo. Hoje o povo espera de coração. Na primeira leitura do domingo, Por um mundo novo bem mais o profeta Isaias nos recorda que irmão. Deus está acima de tudo e que Eis que uma criança já se todos os povos acorrerão para Ele anuncia dentro de Maria, o céu na busca de orientação, a fim de conosco está. que ele nos mostre o caminho Tempo de esperança e de alegria. verdadeiro. Promessa de um mundo Vamos esperar que o Senhor novo onde as armas de guerra serão virá, o libertador já vem”. transformadas em instrumentos de É tempo privilegiado de trabalho. preparação e de espera. Portanto, Na segunda leitura, São preparemo-nos.

ESPAÇO LEITOR

Morte de Fidel Pois é, os mui brilhantes ‘ex-lula-lá’ e a ‘impichada’ tentando impingir que o morto ‘’lutou contra a ditadura (?!?) e a tirania’’ e ‘’construção de uma sociedade fraterna (?!?) e justa, sem fome nem exploração’’. Inegável e irrefutável, pois nesses 60 anos cada um, cada cubano teve uma ilha própria, ilha com barco, ilha com avião, com sistema de segurança por satélite, etc. etc. E qualquer um podia sair do país a qualquer hora. Haja vista os cubanos que estão em Miami-EUA.´Ou foi ou é tudo bem diferente do palavrório da duplinha? ARI SANTOS VAZ - SANTA MARIA

REDE SOCIAL

MUTIRÃO CONTRA O CÂNCER DE PELE Seria ótimo se fizessem esses mutirões mais vezes. Muitas vidas podiam ser salvas BETA FONTOURA - SANTA MARIA


POLÍTICA 5

QUINTA-FEIRA, 1º DE DEZEMBRO DE 2016

“Crescimento da cidade é meta”

O

deputado estadual e prefeito eleito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), foi um dos convidados da reunião-almoço “Tá Na Mesa”, evento promovido pela Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul (Federasul), ontem. O encontro, realizado na sede da entidade, em Porto Alegre, reuniu os prefeitos eleitos das principais cidades do Interior do Estado. Na sua fala, Pozzobom tratou dos desafios que o seu governo terá para retomar o desenvolvimento econômico na cidade, diante de todas as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios. E,

SENADORES APROVARAM PEC NA MADRUGADA

THIAGO BUZATTO / ASSESSORIA JORGE POZZOBOM / A RAZÃO

EM EVENTO DA FEDERASUL, ONTEM, POZZOBOM DESTACOU QUE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS SERÃO FUNDAMENTAIS NA GESTÃO

TETO DOS GASTOS

Prefeito eleito (com o microfone) apontou que quer desborucratizar processo para novos empreendimentos

nessa difícil missão, destacou o prefeito eleito de Santa Maria, será fundamental que poder público e classe empresarial trabalhem em parceria. “Quem quiser empreender em Santa Maria, irá empreen-

der em Santa Maria. O poder público irá fazer a sua parte. E ela, com certeza, não é atrapalhar a instalação de novos empreendimentos na cidade”, garantiu o tucano. Além de Pozzobom, parti-

ciparam da conversa, que foi mediada pela presidente a Federasul, a empresária Simone Leite, a prefeita eleita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), e o prefeito de eleito de Canoas, Luiz Carlos Busato (PTB).

Em sessão que começou na noite de terça-feira e encerrou na madrugada de quarta-feira, os senadores rejeitaram todas as emendas ao texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, mais conhecida como PEC do Teto de Gastos. Foram apresentados três destaques para votação em separado. Um deles propunha retirar a Saúde e a Educação do teto de gastos. O segundo destaque previa que, após aprovada, a PEC deveria passar por referendo. E o último propunha que os juros da dívida pública também estivessem incluídos no teto. Os três destaques foram rejeitados. Com isso, os senadores concluíram a votação da PEC em primeiro turno. A proposta passará agora por três sessões de discussão em segundo turno e tem a próxima votação marcada para o dia 13 de dezembro. Se for aprovada sem alterações, a PEC será promulgada no dia 15.


6 POLÍTICA CLAUDEMIR PEREIRA claudemirpereira@arazao.com.br

Contagem regressiva e a redução de danos Ao que tudo indica, na próxima segunda-feira, o prefeito eleito Jorge Pozzobom e o vice, Sérgio Cechin, deverão anunciar a sua proposta do organograma administrativo - que, imagina-se, deva ser aprovado pelos vereadores ainda este ano. Como disse fonte próxima aos vencedores da eleição de outubro, só depois, quem sabe mais uma semana ou 10 dias, é que serão anunciados os ocupantes das secretarias que restarem, a partir da reforma. É possível - aliás, provável – que algum secretário já tenha sido convidado. Pelo menos há os já conhecidos com facilidade, como são os casos de Guilherme Cortez e Alexandre Lima. Mas há dúvidas importantes. E pressões; afinal é de política que se trata. Mas, e os outros? Nervosismo entre aliados e danos inevitáveis, provenientes de preterições. São danos a ser reduzidos. Para que não interfiram no governo logo no limiar. Bueno, são tarefas. Decidir. E atenuar efeitos negativos. Não é simples. Mas é o que tem que ser feito.

INDICAÇÃO POLÍTICA...

O FUTURO GOVERNO...

Não todos, necessariamente. Mas boa parte dos subprefeitos teve, senão a indicação política direta, a chancela de vereadores. Assim foi, por exemplo, no primeiro mandato de Cezar Schirmer e José Farret.

Articulador do futuro governo desabafou: “é impressionante o trabalho que dão esses vereadores”. Se referia às dificuldades para acomodar tantos interesses, de partidos diversos e interessados em participar da próxima gestão.

...E OS SUBPREFEITOS

...E OS VEREADORES

E agora, que Jorge Pozzobom, como você leu em reportagem da colega Joyce Noronha na terçafeira, usará que critério para definir os subprefeitos? E a Superintendência do Interior será subordinada diretamente ao prefeito ou a pasta específica?

O fato é que, em determinado momento, os aliados do prefeito eleito perceberam que corriam o grande risco de entregar o comando do Legislativo à oposição. O colunista desconfia que isso ainda é possível. Mas já foi mais.

QUINTA-FEIRA, 1º DE DEZEMBRO DE 2016

Candidatos eleitos serão diplomados ANTES DE EMPOSSADOS, PREFEITOS E VEREADORES ELEITOS PRECISAM RECEBER A DIPLOMAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL

DATAS, HORÁRIOS E LOCAIS EM CADA MUNICÍPIO SANTA MARIA Quando: 19 de dezembro Onde: Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria Horário: 10 h

JOYCE NORONHA*

C

om os resultados das eleições definidos, chega o momento dos candidatos eleitos receberam a diplomação para que possam ser empossados nos cargos, em janeiro de 2017. Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral. As Zonas Eleitorais que estão inclusas no Cartório Eleitoral de Santa Maria farão a diplomação dos prefeitos, vices e vereadores de quatro municípios. São eles: Santa Maria, Itaara, Silveira Martins e São Martinho da Serra.

SÃO MARTINHO DA SERRA Quando: 16 de dezembro Onde: Câmara Municipal de Vereadores de São Martinho da Serra Horário: 10 h SILVEIRA MARTINS Quando: 16 de dezembro (Data a ser confirmada)

Onde: Câmara Municipal de Vereadores de Silveira Martins Horário: 19 h

ITAARA Quando: 19 de dezembro Onde: Salão São José Horário: 17 h SANTIAGO, ITACURUBI, CAPÃO DO CIPÓ E UNISTALDA Quando: 15 de dezembro Onde: Salão de Atos da URI-Santiago Horário: 19 h

Fontes: Cartórios Eleitorais de Santa Maria e Santiago

REGIÃO DE SANTIAGO Quarenta e oito candidatos (entre prefeitos, vices e vereadores) eleitos neste ano serão diplomados pela Justiça Eleitoral da 44ª Zona (Santiago, Unistalda, Itacurubi e Capão do Cipó). A cerimônia será no dia 15 de dezembro, a partir das 19h, no

salão de atos da URI-Santiago, presidida pela juíza eleitoral, Ana Paula Nichel Santos. Já as cerimônias de posse ocorrerão no dia 1º de janeiro de 2017, nas Câmaras de Vereadores. Em Santiago, às 20h, em Unistalda, às 8h30, em Itacurubi às 9h e em Capão do Cipó, às 18h. (*Colaborou Jones Diniz)

Procuradores ameaçam deixar Lava Jato Os procuradores da força-tarefa da Lava Jato ameaçaram ontem deixar os trabalhos da operação se a proposta que prevê responsabilização de juízes e de membros do Ministério Público por crimes de abuso de autoridade entrar em vigor. A proposta, aprovada na madrugada dessa quarta-feira pelos deputados federais, integra o Projeto de Lei (PL) 4.850/16, que trata das medidas de combate à corrupção. “A proposta é renunciar coletivamente se essa proposta vier a ser sancionada pelo presidente

da República”, disse o procurador Carlos Lima em entrevista coletiva, em Curitiba. Para o grupo, o projeto aprovado pelos deputados é uma espécie de “Lei da Intimidação”, no lugar de medidas anticorrupção. “Os procuradores da força-tarefa da Lava Jato vêm a público manifestar repúdio ao ataque feito pela Câmara dos Deputados contra investigações e a independência de promotores, procuradores e juízes. A Câmara sinalizou o começo do fim da Lava Jato”, diz a nota divulgada pelo grupo.

De acordo com a proposta aprovada pelos deputados federais, integrantes do Ministério Público poderão responder por crime de responsabilidade se instaurarem um procedimento “sem indícios mínimos da prática de algum delito” e manifestarem opinião em meios de comunicação sobre processos em andamento. A mesma regra valerá para magistrados. A pena é de reclusão de seis meses a dois anos e multa. Qualquer cidadão poderá representar contra magistrados.


GERAL 7

QUINTA-FEIRA, 1º DE DEZEMBRO DE 2016

1,2 mil casos de HIV/AIDS na cidade CASOS FORAM NOTIFICADOS NO PERÍODO DE 2007 A 2015. HOJE É O DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

MAURÍCIO ARAUJO

O

Brasil tem 827 mil pessoas que vivem com HIV/Aids. O número foi apresentado ontem pelo Ministério da Saúde, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado neste 1º de dezembro. Apesar de a epidemia estar estabilizada no país, a prevenção é o melhor remédio para combatê-la. Em Santa Maria, conforme a Política Municipal de HIV/Aids, foram notificados 1.277 casos no período de 2007 a 2015. No ano passado, a cidade estava na 27º posição em casos de HIV e Aids no Brasil, em ranking que leva em conta os municípios com mais de 100 mil habitantes. Novos dados sobre a posição do município devem ser divulgados hoje. Conforme o boletim do Ministério da Saúde, nos últimos 20 anos houve queda de 42,3% na mortalidade relacionada à doença. O resultado expressivo é credenciado ao incentivo ao diagnóstico e ao início precoce do tratamento. Desta forma, a taxa caiu de 9,7 óbitos por 100 mil habitantes, em 1995, para 5,6 óbitos por 100 mil habitantes em 2015. Apesar dos dados, é preciso sempre se prevenir, destaca a coordenadora da Política Municipal de HIV/Aids, Valéria da Rosa. “É preciso trabalhar a prevenção e fazer sexo seguro, com uso de preservativo, sempre”, lembra ela. Quan-

do houver suspeita, ela indica que a pessoa procure qualquer unidade de saúde para fazer o teste rápido. “Pode chegar em qualquer unidade e pedir para realizar o teste, que dura 15 minutos. O diagnóstico precoce é muito importante neste caso, principalmente para o início imediato de tratamento”, destaca a enfermeira. A cada ano são descobertos cerca de 41 mil casos no país. Segundo o Ministério, das 827 mil pessoas que vivem com HIV e Aids, 372 mil não estão em tratamento e, destas, 112 mil não sabem que vivem com HIV. Outro dado interessante divulgado é que a partir da implantação do tratamento para todos, em 2013, o número de pessoas infectadas e tratadas subiu 38%. De 355 mil naquele ano para 489 mil pessoas atualmente. Hoje acontece o II Encontro Municipal do Dia Mundial da Luta Contra a Aids, no Park Hotel Morotin. Cerca de 300 pessoas participarão do evento, em Santa Maria. O PERFIL A epidemia tem se concentrado principalmente entre as populações vulneráveis e os mais jovens. No entanto, os casos em mulheres têm apresentado queda em todas as faixas, conforme o boletim. Em contrapartida, nos jovens do sexo masculino, a infecção cresce em todas as faixas etárias. Entre os jovens de 20 a 24 anos, a taxa subiu 16,2 casos por 100 mil habitantes, em 2005, para 33,1 casos no ano passado. De acordo com a responsável pelo projeto “Precisamos Falar sobre a Aids” e coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), Verginia Rossato,

DEIVID DUTRA / A RAZÃO

A Casa Treze de Maio atua

no auxílio a portadores do vírus, realizando testes, apoio ambulatorial e psicológico

é preciso trazer o tema à tona e falar mais a respeito da epidemia. Para ela, as campanhas de conscientização diminuíram em relação às décadas anteriores. O desenvolvimento de medicações também, segundo ela, deixou as pessoas menos preocupadas e prevenidas. Na intenção de conscientizar, ela e o grupo participante do projeto percorrem escolas levando informações, além de realizar intervenções e abordagens. “É preciso se cuidar, a doença não tem cara, por isso é preciso se prevenir”, diz Verginia.

OS DADOS Queda na transmissão de mãe para filho - Nos últimos seis anos, a taxa de detecção de AIDS em menores de cinco anos caiu 36% na transmissão de mãe para filho (transmissão vertical). Em 2010 eram 3,9 casos, por 100 mil habitantes. Agora são 2,5 casos. Metas - A cobertura do diagnóstico de HIV/

aids no país passou de 80% em 2012 para 87% em 2015, o equivalente a 715 mil pessoas. A meta é chegar a 90% até 2020 - Os maiores incrementos, de acordo com os dados, foram observados na meta relacionada ao tratamento, que passou de 44% em 2012 para 64% em 2015. O número representa 455 mil pessoas.

ONDE BUSCAR - CASA TREZE DE MAIO - Centro de Testagem e Aconselhamento - Endereço: Rua 13 de Maio, 35 – Centro - Telefone: (55) 3921-1263 - TESTES RÁPIDOS - Unidades de saúde do município - PROFILAXIA PÓS-EXPOSIÇAO AO HIV (PEP) - A Profilaxia Pós-Exposição, é um tratamento com terapia antirretroviral por 28 dias para evitar a sobrevivência

e a multiplicação do vírus HIV no organismo de uma pessoa. Ela é indicada às pessoas que podem ter tido contato com o vírus em alguma situação, tais como: violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha); acidente ocupacional (com instrumentos pérfuro-cortantes ou em contato direto com material biológico), e é recomendada a partir da avaliação médica - Disponível apenas no Pronto-Atendimento da Tancredo Neves


8 GERAL

QUINTA-FEIRA, 1° DE DEZEMBRO DE 2016

Procuradoria da UFSM quer reintegração de posse

Ocupações iniciaram no dia 8 de novembro. No dia 14 de dezembro ocorre a reavaliação da mobilização

PEDIDO FOI FEITO NA TARDE DE ONTEM. REITOR AFIRMA QUE AINDA APOSTA NO DIÁLOGO PARA DESOCUPAÇÃO

MAURÍCIO ARAUJO

A

procuradoria jurídica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) pediu na tarde de ontem a reintegração de posse dos prédios da instituição. Com isso, a 3ª Vara Federal de Santa Maria intimou, em um prazo de 10 dias, os envolvidos na Ação Popular, para saber se há interesse no prosseguimento do processo. O Movimento “Ocupa UFSM”, que responde pelos estudantes que ocupam prédios na Universidade Federal de Santa Maria, manifestou-se, ontem, em relação à proposta feita pela Reitoria da instituição para que alguns prédios fossem desocupados. Em resposta direcionada ao Ministério Público Federal (MPF) – que propôs e intermediou o diálogo -, e anexada à Reitoria e ao Diretório Central dos Estudantes (DCE), os alunos deliberaram pela permanência das ocupações, sem aulas, nos 14 prédios. O reitor da UFSM, Paulo

Burmann, destacou que ainda aposta no diálogo, mesmo que as negociações no MPF tenham sido encerradas sem chegar a um acordo. O reitor afirma que, agora, aguarda decisão da Justiça Federal e que irá cumprir a determinação, seja ela de reintegração de posse ou outra medida. “Vamos esperar o que o juiz vai decidir, priorizamos o diálogo, mas vamos aguardar a decisão”, diz Burmann. Na segunda-feira, em reunião no MPF, a Reitoria propôs a continuidade das ocupações, com a liberação de alguns prédios para estudantes e professores que quisessem ter aulas. Desta forma, a Universidade indicou as estruturas a serem desocupadas, total ou parcialmente. Segundo documento encaminhado ao Ministério Público, a Reitoria pediu a desocupação dos prédios 74-C, 16-A, 26 e o Prédio de Apoio Didático Comunitário do CCSH (antigo hospital). Segundo o Movimento, a Reitoria não especificou as razões de serem estes os prédios necessários. Conforme o documento, o pedido causou estranheza e surpresa por parte do corpo discente. O movimento destaca que os estudantes estão consternados pela maneira em que foram contatados pela Reitoria, “e perplexos pelo completo descaso a respeito dos critérios nos quais a Reitoria se baseou para elaborar a ‘proposta’”. Para o

PRÉDIOS QUE A AÇÃO PEDE DESOCUPAÇÃO Prédio do Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), 74-A e 74-C Centro de Artes e Letras (CAL) Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), 13 e 16-A Centro de Educação (CE), 16 e 16-B Prédio de Geociências, 17 Prédio de Apoio Didático-Comunitário do CCSH Antiga Reitoria Antigo Hospital Universitário Centro de Ciências da Saúde (CCS), 26C.

movimento, houve ruptura na estrutura “dialógica” em que vinham se dando as negociações. Os estudantes destacam que não excluem a via do diálogo, mas mantêm sua postura de manter as ocupações, sem aulas, até 13 de dezembro. Neste dia ocorrerão reuniões de reavaliação dos movimentos de greve e ocupação na UFSM. O coordenador geral do DCE, Fernando Pertile, disse que recebeu o documento com tristeza e, agora, aguarda decisão da Justiça Federal “Fico triste, porque tem gente que quer ter aulas e é impedida. O clima fica totalmente complicado na Universidade”, diz Pertile.


SEGUNDO

QUINTA-FEIRA, 1º DE DEZEMBRO DE 2016

9

Clássico e contemporâneo NO PALCO do Treze ESPETÁCULO DE DANÇA DA ROYALE APRESENTA OS TEMAS “OS SALTIMBANCOS” E “EMPODERAMENTO FEMININO” CASSIANO CAVALHEIRO

DEIVID DUTRA / A RAZÃO

segundoar@arazao.com.br

D

e sexta a domingo, a Royale Escola de Dança e Integração Social apresentará seu espetáculo de fim ano Theatro Treze de Maio, sempre às 20h. Neste ano os alunos apresentam um musical com dois atos diferentes: enquanto as turmas infantis estrelam “Os Saltimbancos”, o grupo adulto dá vida e movimento à “Em Memória Delas”. Na ocasião, 200 alunos vão subir ao palco nos dois atos do espetáculo. São 199 bailarinas, de 6 a 32 anos, e um bailarino, de 18 anos. De acordo com a professora Daniela Nascimento, os temas sempre são propostos com um ano de antecedência. Segundo ela, a Royale possui um traba-

lho interdisciplinar, em que o balé é o núcleo central. Mas, além da dança, nos dias em que frequentam a escola, os alunos participam de oficinas de artes visuais, oficinas de apoio pedagógico e apoio psicológico. E tudo isso é contextualizado com o tema proposto para o ano. “Os Saltimbancos” com letras de Sergio Bardotti e música de Luis Enríquez Bacalov, tem versão em português e músicas adicionais de Chico Buarque encantou as crianças e promete contagiar o público. Já o balé #emmemoriadelas é uma obra criada coletivamente pelos bailarinos que aborda o empoderamento feminino, retratando o universo de mulheres

que lutaram contra a ditadura militar brasileira. Este proposta de criação coletiva faz parte da pesquisa de doutorado da professora Daniela Nascimento, que estuda o empoderamento feminino por meio da metodologia de balé desenvolvida pela Royale. “É im-

portante destacar que o balé foi utilizado para falar de um tema contemporâneo, evidenciando que essa arte (surgida nas cortes renascentistas) pode ser utilizada para temas do mundo real, e não apenas de contos de fadas, onde normalmente as mulheres são

mostradas como seres passivos e submissos, que devem ser salvas por um príncipe. É importante mostrar que os passos do balé também podem e devem ser utilizados para evidenciar o mundo real, com suas cores e sombras”, destaca a professora.


GRAZI LOPES

QUINTA-FEIRA, 1º DE DEZEMBRO DE 2016

SOCIAL

QUINTA-FEIRA, 1º DE DEZEMBRO DE 2016

social@arazao.com.br

11

SINDUSCON ENTREGA PRÊMIO DA CONSTRUÇÃO CIVIL DEIVID DUTRA A RAZÃO

1

2

4

5

7

U

ma festa muito elegante foi armada no Park Hotel Morotin para que o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Santa Maria apresentasse seus destaques do ano de 2016. O Prêmio da Construção Civil foi entregue pelo presidente Rogélio Zanini e por autoridades que circularam pelo evento social que pontuou a agenda de muita gente importante na noite de terça-feira. Entre os homenageados, a G + R Incorporações recebeu o troféu de Construtora/Incorporadora; a Solar Administração de Condomínios, de Prestadora de Serviços; a Baram Equipamentos foi o Destaque Empresarial; a Revista Interativa o Destaque Institucional e a Feisma o Destaque Especial. Os agraciados ilustram as páginas desta quintafeira.

3

1

Mara e Rogélio Zanini

2

Gerson Pereira de Oliveira e Silvana Maldaner

6

3

4

Carolina Becker Siqueira e Cassio Siqueira

Medianeira e Ari Cechella

5

Paul Valéry

Carina da Silva Lopes recebeu moção de congratulações da Câmara Municipal de Vereadores há poucos dias. A mestre do curso de direito da Fapas recebeu a honraria das mãos do vereador Isaias Romero.

Tim! Tim! Hoje é dia das taças da coluna estalarem para brindar os aniversários de Debora Dias, Aldiro Antoniazzi, Julia Mistrello e Luciane Cáurio. Parabéns!

O último encontro de 2016 da Confraria do Vinho e do Espumante As Dionisias está marcado para esta noite. A turma se reúne na casa de Daniela Machado em uma pool party promovida pela anfitriã e pela amiga Regina Copetti.

Rosane e Josely Rosa

7

Giancarlo Castagna e Chris Krum

ARQUIVO PESSOAL CARINE DRUZIAN

O homem feliz é aquele que ao despertar se reencontra com prazer e se reconhece como aquele que gosta de ser...

Dionísias

6

Andrea e Luiz Fernando Pacheco

PERSONALIDADES DIVULGAÇÃO/A RAZÃO

10 SOCIAL

Presidente Maneco Crossetti assumiu a direção do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Santa Maria em recente jantar promovido no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria. O médico assumiu o posto anteriormente ocupado por Fernando Horst.

#GALERINHA Marina Druzian Watthier arrasou na sua primeira apresentação de patinação junto ao Clube Recreativo Dores. A gatinha foi aplaudida, entre muitos, pelos avós corujas, Iara e Luiz Carlos Druzian.


12 SEGUNDO PALAVRAS CRUZADAS

QUINTA-FEIRA, 1º DE DEZEMBRO DE 2016

CINEMA PROGRAMAÇÃO

HORÓSCOPO

A programação da cinema é fornecida pela empresa exibidora. Sujeita a alteração.

ROYAL PLAZA SHOPPING Royal 1 Anjos da Noite 5 – 2D Dublado 12 anos 1h30min 14:00, 15:50, 17:40, 19:30 Anjos da Noite 5 – 2D Legendado 12 anos 1h30min 21:20 Royal 2 Jack Reacher: Sem Retorno – 2D Dublado 16 anos 1h58min 14:20, 16:40 Jack Reacher: Sem Retorno – 2D Legendado 16 anos 1h58min 19:00, 21:20

Royal 3 Animais Fantásticos e onde habitam – 3D Dublado 12 anos 2h12min 14:00, 16:30, 19:00 Animais Fantásticos e onde habitam – 3D Legendado 12 anos 2h12min 21:30 Royal 4 Elis – 2D Dublado 14 anos 1h53min 14:00, 16:30, 18:50 Maverick: Caçada no Brasil – 2D Legendado 12 anos 1h40min 21:10

NOVELAS RESUMO Os resumos são de responsabilidade das emissoras e estão sujeitos a alterações.

MALHAÇÃO Manuela critica Ricardo por brigar com Caio. Lopes avisa a Rômulo que marcou uma nova luta.

SOL NASCENTE Lenita conta sua história para Vittorio. Loretta avisa que pretende viajar depois que falar com o advogado sobre sua herança.

Gui pede para Júlia ficar com ele. Néia é simpática com Diana. Diana tem uma reação alérgica e Léo a leva para o hospital.

A LEI DO AMOR

TELEVISÃO PROGRAMAÇÃO

Preencha os espaços vazios com algarismos de 1 a 9. Os algarismos não podem se repetir nas linhas horizontais, nem nos quadrados menores (3x3).

A programação da televisão é fornecida pelas emissoras. Sujeita a alteração.

07:00 - Iurd 08:30 - Te peguei 10:00 - Show da graça 12:00 - Iurd 14:00 - Te peguei 14:00 - Igreja Mundial 15:10 - A Tarde é sua

RBS TV 05:00 - Hora Um 06:00 - Bom Dia Rio Grande 07:30 - Bom Dia Brasil 08:50 - Mais Você 10:10 - Bem Estar 10:49 - Encontro com Fátima Bernardes 12:00 - Jornal do Almoço 12:50 - Globo Esporte RS 13:20 - Jornal Hoje 13:59 - Vídeo Show 15:09 - Sessão da Tarde: À Prova de Fogo 16:53 - Vale a Pena Ver de

TOURO - 21/04 A 20/05 Viagem ou visita inesperada poderá modificar os seus planos, na parte da tarde. Boa influência aos seus interesses econômicos e também ao seu trabalho e a vida sentimental e amorosa.

GÊMEOS - 21/05 A 20/06 Bom dia para iniciar negócios relacionados com a indústria e propriedades. Contudo, não deixe de olhar e zelar pelo bem de seus familiares e não fuja as suas responsabilidades e problemas.

CÂNCER - 21/06 A 21/07 Período dos mais favoráveis para realizar, com muito sucesso, grandes negócios, empreendimentos e tudo aquilo que possa elevá-lo materialmente.

LEÃO - 22/07 A 22/08 Dia poderá trazer-lhe desentendimentos no ambiente de trabalho e discussões, mesmo com pessoas desconhecidas. Dia importante para você descobrir o que anda de errado em sua vida.

VIRGEM - 23/08 A 22/09 O excesso de prazer, estimulantes e de trabalhos que requeiram grande concentração e capacidade mental, não serão de todo favoráveis hoje.

Boa influência para cuidar dos seus interesses pessoais e assuntos sentimentais. Pessoas nascidas em conhecidas procurarão favorecê-lo.

ESCORPIÃO - 23/10 A 21/11

Helô não consegue alcançar a moça que acredita ser Isabela. Magnólia confessa a Ciro que está gostando da aproximação de Tião.

TV PAMPA

Procure levar seus planos por um caminho seguro e tranqüilo, pois a fase que se inicia muito o favorecerá neste sentido. Êxito amoroso, em jogos, sorteios e na loteria.

LIBRA - 23/09 A 22/10

ROCK STORY

SUDOKU

ÁRIES - 21/03 A 20/04

16:15 - Top Game 17:15 - Te peguei 17:50 - Pampa Debates 18:54 - Jornal da Pampa 19:13 - Atualidades Pampa 20:50 - Programa Religioso 21:30 - TV Fama 22:45 - Super Pop Novo: Cheias de Charme 17:52 - Malhação: Pro Dia Nascer Feliz 18:24 - Sol Nascente 19:10 - RBS Notícias 19:31 - Rock Story 20:30 - Jornal Nacional 21:14 - A Lei do Amor 22:09 - Cinema Especial: Noé 00:01 - Profissão: Repórter 00:39 - Jornal da Globo 01:14 - Programa do Jô - 01:58 - Escândalos - Os Bastidores do Poder: Inimiga do Estadot

Fase em que será notado onde comparecer, sua reputação será elevada e seus ideais e ações deverão ser seguidas por pessoas que vivem à sua volta.

SAGITÁRIO - 22/11 A 21/12 Muita disposição, otimismo e compreensão para com os outros. Assim estará você neste dia que tem tudo para lhe ser muito bom. Mas evite estragar tudo isso por causa dos ciúmes e do orgulho.

CAPRICÓRNIO - 22/12 A 20/01 O dia é dos melhores para os escritos e o comércio, de um modo geral. Pode solicitar favores de amigos e superiores, em qualquer caso de dificuldades.

AQUÁRIO - 21/01 A 19/02 Suas energias poderão ser empregadas com resultado. No entanto, evite assumir compromissos contra os seus interesses, mesmo que seja para agradar a alguém.

PEIXES - 20/02 A 20/03 Momento em que terá forte magnetismo pessoal, o que contribuirá para o seu sucesso. O êxito financeiro será óbvio e conseguirá obter o que pretende no trabalho.


ECONOMIA 13

QUINTA-FEIRA, 1° DE DEZEMBRO DE 2016

Comércio muda horário para o Natal

SUPERMERCADOS

DEIVID DUTRA / A RAZÃO

VENDAS TÊM ALTA ACUMULADA DE 1,16%

PROGRAMAÇÃO SUGERE MAIS TEMPO PARA AS COMPRAS. PESQUISA APONTA PREFERÊNCIAS

As vendas dos supermercados cresceram 1,16% no acumulado do ano, entre janeiro e outubro, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercado (Abras). Em outubro, as vendas do setor tiveram alta de 4,78%, na comparação com setembro. Em relação ao mesmo mês de 2015, houve alta de 0,71%. A previsão é de estabilidade na comercialização do setor no próximo ano. Já o índice Abrasmercado, que calcula o custo da cesta básica, aumentou 0,18% em outubro, passando de R$ 483,80 para R$ 484,67.

CARMEN STAGGEMEIER XAVIER

O

Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Sindilojas Região Centro) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) divulgaram ontem o calendário para “Abertura Promocional do Comércio”, com horários diferenciados para as compras de Natal. As datas de abertura do comércio são sugestões, tendo os lojistas a liberdade para definir os dias e horário de abertura, desde que respeitadas a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), a Convenção Coletiva e o Código de Posturas do Município. As lideranças lojistas propõem que no período de 12 a 17 de dezembro, o comércio funcione até as 20h. No domingo, dia 18, os estabelecimentos abrirão das 14h às 19h. E na semana que antecede o Natal, de 19 a 23 de dezembro, as lojas atenderão até as 21h. No dia 8 de dezembro, feriado do dia de Nossa Senhora da Conceição, as lojas poderão abrir em horário normal, sendo que a jornada de cada funcionário não poderá ultrapassar as 8 horas de trabalho, conforme acordo na Convenção Coletiva.

NEGÓCIOS Lojas e shoppings já estão prontos para receber o consumidor. Horários serão diferenciados a partir do dia 12

INTENÇÕES DE COMPRAS Também ontem foram divulgados os resultados de uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio- RS) sobre as vendas para este Natal. A entrevista incluiu consumidores das principais cidades de cada macrorregião do Estado, incluindo Santa Maria. A pesquisa aponta que o consumidor deverá gastar, em média, R$ 470,12. Porém, esse valor muda conforme a classe de renda. Dos entrevistados que integram a classe baixa, 32,8% pretendem gastar entre R$ 100 e R$ 200. Mesmo valor que deverá ser gasto por 21,5% dos entrevistados que fazem parte da classe

média. Já 28% dos consumidores da classe alta pretendem gastar acima de R$ 600 com presentes. Do total de entrevistados, 36,4% pretende gastar menos e 28,8% o mesmo que em 2015.

PAÍS EUROPEU MOSTRA INTERESSE NO ESTADO

INTENÇÃO DE COMPRA Vestuário Brinquedos Calçados Perfumes e cosméticos Eletroeletrônicos Chocolate Celular Cheque-presente Artigos de decoração Livros

COMO PAGAR Sobre as formas de pagamento, de acordo com a pesquisa, 62,9%, pretendem realizar as compras à vista, e dos que vão parcelar, 52,1% pretendem dividir os gastos em até três vezes. Entre os consumidores que recebem o 13º salário, os principais destinos dessa remuneração são o pagamento das contas do mês (42,4%), a formação de poupança (37,9%) e a compra de presentes de natal (35,7%).

HORÁRIOS Dia 8/12 De 12 a 17/12 Dia 18 De 19 a 23/12

O embaixador da República de Belarus, Aleksandr Tserkovsky, manifestou nessa quarta-feira, em encontro com o governador José Ivo Sartori, o interesse em estabelecer parcerias econômicas com o Rio Grande do Sul. Na ocasião, foram apresentados os principais pontos que formam a economia, a agricultura, ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul. A nação europeia integra a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), bloco formado pelos países da antiga URSS. Presente ao encontro, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Renato de Oliveira, destaca que esta é uma perspectiva de mercado que se encaixa na estratégia do governo.

68,6% 39,7% 13,5% 11,9% 5,5% 4,7% 4,4% 4,2% 3,1% 2,9%

Normal Até as 20h Das 14h às 19h Até as 21h

INDICADORES ECONÔMICOS COMPRA DÓLAR EURO PESO AR PESO UY

3,3858 3,5845 0,2132 0,1168

VENDA 3,3873 3,5894 0,2135 0,1167

POUPANÇA 28/11/2016 29/11/2016 30/11/2016

0,70950 0,70950 0,70950

INFLAÇÃO

SET

OUT

INPC (IBGE) ICV (DIEESE) IGP-M (FGV) ICVSM (Unifra)

0,08 0,03 0,20 0,23

0,17 0,37 0,16 0,16

INDICADORES RURAIS ARROZ (sc 50 kg) FEIJÃO (sc 60 kg) MILHO (sc 60 kg) SOJA (sc 60 kg) SORGO (sc 60 kg) TRIGO (sc 60 kg) BOI (kg vivo) VACA (kg vivo) CORDEIRO (kg vivo) SUÍNO (kg vivo) LEITE (litro)

R$ 49,00 R$ 160,00 R$ 43,00 R$ 69,00 R$ 34,00 R$ 33,00 R$ 4,47 R$ 4,17 R$ 5,50 R$ 3,50 R$ 1,30

Fonte: Emater Regional

+1,94%

62,170

127,00

SALÁRIO MÍNIMO REGIONAL - RS

SALÁRIO MÍNIMO

CATEGORIA VALOR Faixa I R$ 1.103,66 Faixa II R$ 1.129,07 Faixa III R$ 1.154,68 Faixa IV R$ 1.200,28 Faixa V R$ 1.398,65

Salário-base R$ 880,00

Alíquota 11%

BASE DE CÁLCULO Até 1.903,98 De 1.903,99 até 2.826,65 De 2.826,66 até 3.751,05 De 3.751,06 até 4.664,68 Acima de 4.664,68

Contribuição R$ 96,80

PARCELA DEDUZIR

ALÍQUOTA (%)

--142,80 354,80 636,13 869,36

--7,5 15 22,5 27,5

SETEMBRO OUTUBRO

0,37% 0,17%

Salário Contribuição (R$) Até R$ 1.556,94 De R$ 1.556,95 até R$ 2.594,92 De R$ 2.594,93 até R$ 5.189,82

TAXA DE JUROS SELIC Julho Agosto Setembro

1,11% 1,22% 1,11%

TAXA DE JUROS TJLP

SALÁRIO MÍNIMO Nacional: R$ 880,00

Julho a Setembro

SALÁRIO MÍNIMO INCC - M/FGV

BOVESPA 30/11/2016

OURO (R$ cotação/g) 30/11/2016 -1,55%

AUTÔNOMOS, EMPRESÁRIOS E FACULTATIVOS

0,6250%

INSS Alíquota (%) 8 9 11

(*) Após o vencimento, multa de 4%. Se paga no mês seguinte, multa de 7%. No mês subseqüente, 10% de juros.


/CLASSIFICADOS

QUINTA-FEIRA, 1 DE DEZEMBRO DE 2016

14 14

QUINTA-FEIRA, 1 DE DEZEMBRO DE 2016 CASA Madre Paulina 2d, gar, R$255mil. F:99995 8818

1250 HA PECUÁRIA COMPLETA SÓ R$7MIL O HA. F:99971 3599 APTO 2d; suite, 2gar; R$240mil SAO JOSE creci 8013 F:99995 8818

TERRENO 12 x 45 B. SAO JOSE R$110MIL CRECI 8013 F:99971 0297

CASA SAO JOSE 2d; gar; 120m R$260mil creci 8013 F:999 958818

TERRENO 3 0 X 60 ITAARA R$95 mil ac carro. CRECI 8013 F:99971 0297

CHÁCARA CANUDOS 30ha 360mil creci 8013 F:99971 0297

TERRENO 5mil metros próx. FX Nova R$750mil. creci 8013 F:99995 8818

TERRENO 4800m2 B. São José duas frentes R$1.250.000,00 ac troca. creci 8013 . F:99995 8818

PARA ANUNCIAR no Jornal A Razão, venha à rua Serafim Valandro, 1284, ou ligue (55) 3217 5100.

CASA de alvenaria 2d; chur; amplo, gar. coberta, Bairro Medianeira, prox. Peugeot R$700,00.F:98418 0874 MORCELLI - APTO 2d, c/ gar. e sac. próx. a UFSM CAMOBI, R$950,00 cod. 2016230 CRECI 22788J . F: (55)9972 7689 ou (55) 3226 4283 MORCELLI - APTO 2d; c/ gar. chur; sac; próx. a UFSM CAMOBI R$1.200,00. cod 2016069 creci 22 788j.F: (55)9972 7689 ou (55) 3226 4283

APTO 3D; S.FESTAS ESTAC; Z.NOBRE SÓ 180MIL. F:9971 3599

MORCELLI - APTO 2d; c/ gar. bem iluminado e arejado, COHAB CAMOBI R$1.300,00. creci 22 788j. F: (55)9972 7689 ou (55) 3226 4283

CASA 7 quadras Shopping /Dores por preço de terreno. Apenas R$260mil. Construção recente 2dorm; suite c/ hidro dupla Fotos site OLX.

MORCELLI - Apto 1d; c/ gar; sac; elev; e hidro. ind. CAMOBI R$800,00. cod.2014187 CRECI 22788J. F: (55)9972 7689 ou (55) 3226 4283

SOBRADO Próx. Hospital Regional ponto comercial. R$350.000,00 99999.6677 99191.6677 Creci 10509

MORCELLI - CASA 3d; c/ 2 estac; chur; e lareira, Terra Nova R$1.150,00. . F: (55)9972 7689 ou (55) 3226 4283

APARTAMENTO 2 Dorms, gar, de frente, Av. Presidente Vargas R$240.000,00 99999.6677 99191.6677 Creci 10509

APTO 2d. c/ dep. amplo, Rua ACAMPAMENTO, próx. TUIUTI R$900,00. F:99919 7733 APTO 1D. GAR. PRÓX. UNIFRA E UFSM CENTRO 650,00 F:99971 3599

FORMIGUEIRO Bela chácara ac. casa em Santa Maria. 99999.6677 99191.6677 Creci 10509

APTO 1d; amplo, próx. UNIFRA II (Floriano esq. Vale Machado ) R$600,00. F:8418 0874 APTO 1d; gar; amplo, SILVA JARDIM próx. A MARQUES. R$600,00. 99919 7733 APTO 2d; amplo, NIEDERAUER, próx. bombeiros R$750,00 . F:8418 0874

BAIRRO PATRONATO Casa alv. 3 dorms, suíte piscina, R$430.000,00 99999.6677 99191.6677 Creci 10509

APTO 2d; mobiliado, TUIUTI, próx. BARÃO R$680,00. F:9100 0746 APTO 2d; próx. ITAIMBÉ R$750,00. F:99995 8818 APTO 2d; sac; gar; portaria 24hs, salão festa, Patronato, próx. Peruzzo, cond. R$200, aluguel R$700,00. F:99919 7733

RESIDENCIAL LOPES Casa moradia 2 dorms, mais loja comercial, escrituras separadas. R$280.000,00 estudo prop. 99999.6677 99191.6677 Creci 10509

APTO 2d; sac; gar; portaria 24hs, salão festa, PATRONATO, próx. Peruzzo, cond. R$200, aluguel R$700,00. F:99919 7733 APTO central 2d; gar; sac; R$750,00 F:99995 8818

BARBADÃO Ap.novo, 2 dorms, 2 banh, 3 sacadas, chur, gar. elev.R$260.000,00 50% entr saldo financ. direto. 99999.6677 99191.6677 Creci 10509

APARTAMENTO 1 Dorm, novo, elev. R$140.000,00 99999.6677 99191.6677 Creci 10509

APARTAMENTO 2 dorms, 2 banh, Rua Tuiuti, ac. financ. R$165.000,00 99999.6677 99191.6677

CASA ALV. 3 DORMS Ter. 10X40 murado/ grad. Bairro Jóckey Club próx. colégio. R$150.000,00 99999.6677 99191.6677 Creci 10509

TERRA 38 HA Com estab. próx. S. Maria R$760.000,00 estudo prazo. 99999.6677 99191.6677 Creci 10509

CHÁCARA 5 HA Casa/galpão, mang. Açúdes prod. peixes. R$220.000,00 99999.6677 99191.6677 Creci 10509

DOA-SE lindas GATINHAS E GATINHOS s/ raça definida. F:99194 3412.

* * MASSOTERAPEUTA * *” MASSAGENS ESTÉTICA - ”RELAXANTE, TERAPEUTICA, (ciático, cervical, lombar).”F : 9994 28700 (whats) OFEREÇO-ME como diarista, baba ou doméstica de C/ experiência . F: 9133 6020 SPLIT VENDA, INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO. F:9956 7500 /8426 3390 / 9117 5906 / 8166 0917


/CLASSIFICADOS MITSUBISHI L200 TRITON 3.2 aut. 14/15, IW1 1564 R$107.900,00.F:3222 7122 / 3028 7122 / 9974 1764

JULIANA 50,00 ap. c/ ar F:99192 6068

TOYOTA

MONDEO GLX 99, comp., (CXD 7574) R$ 7.900,00. F:3222 7122 / 3028 7122 / 9974 1764

MICHELI preta perfeita beija muito. F:99115 9015

CAMARO SS 6.2 V8 406cv 10/11, aut. vermelho, IRP 4422 R$125.000,00 F:3222 7122 / 3028 7122 / 9974 1764

CHEVROLET ZAFIRRA 2001 2.0 c/ 7 lug. ót. est. c/ quite de gas, licenciada e liberada até setembro 2017 (IKI8610) R$16.500,00 F:99729 5043 / 99121 5869

COROLLA SEG. 1.8 05/05, aut. compl. prata, IMM 1296 R$29.900,00. F:3222 7122 / 3028 7122 / 9974 1764

FIAT

HILUX CD 4x4 2.5. 11/12. (ODD 8128) R$85 mil F:3222 7122 / 3028 7122 / 9974 1764

PALIO SPORTING 1.6 12/ 13, compl. branca ITR 3282 R$34.900,00. F:3222 7122 / 3028 7122 / 9974 1764

HILUX CD SR 4X4 3.0 11/ 11, MEC. irp 0690 R$75.000,00 .F:3222 7122 / 3028 7122 / 9974 1764

HONDA

HILUX CD SRV 4x4 3.0 07/ 08, aut. completa cinza JCP 8745 R$87.900,00 F:3222 7122 / 3028 7122 / 9974 1764

HONDA FIT EX 1.5 12/13 aut. comp. couro, verm. único dono 33474km IVA 0039 R$44.900,00. F:3222 7122 / 3028 7122 / 9974 1764

RENAULT AUDI A4 2.0 TFSI 180CV 12/13 PRETO, TOP DE LINHA, IXO 1973 R$82.000,00. F:9974 1764/ 3028 7122 / 32227122 CITROEN C4 GRAND PICASSO EXCLUSIVE, 08/ 09, TOP DE LINHA, IPH 1162 R$39.900,00. F:9974 1764/ 3028 7122 / 32227122

QUINTA-FEIRA, 1 DE DEZEMBRO DE 2016

PALIO FIRE, 03/03 BRANCO, ARQ; SOM DT,LT, ILA 3349 R$12.900,00. F:9974 1764/ 3028 7122 / 32227122

RAV - 4 4x4 2.7 08/09 aut. preta, NFB 5352 R$47.900,00. F:3222 7122 / 3028 7122 / 9974 1764

IMPORTADOS FORD KA 1.0 14/15 COMPLETO, PRATA ÚNICO DONO, 15372 KM IVW 5164 R$34.900,00. F:3222 7122 / 3028 7122 / 9974 1764

MITSUBISHI ASX 2.0 aut. 14/15, compl. IVM 1674 R$81.900,00. F:3222 7122 / 3028 7122 / 9974 1764

* * BELAS GATAS . F:99935 0802 / 99187 1112 * ALINE loira safada novo local R$ esp.F: 9683 1096 / 9100 5738 * Bruna meia hora R$50 F:99104 2123 /99693 0586.

CHEGUEI DE FORA!! MILENA uma linda morena 100% lib., c/ local central!! Fone: 99628 1772 FERNANDA RUIVA 19 anos c/ massagem. R$50,00. F:99207 6810

HILUX SW - 4 SRV 4x4 11/ 11, aut. compl. prata ABV 9779 R$112.000,00 .F:3222 7122 / 3028 7122 / 9974 1764

FIAT 500 cult 1.4 DUALOGIC, 14/14 COMPL. IVX 7780 R$43.900,00. F:9974 1764/ 3028 7122 / 32227122

* * LOIRA TODA LINDA C/MASSAGEM. F:9148 7199 / 9985 9633

BIANCA mulher experiênte com belas curvas curta temporada na cidade venha e confira 100% liberal F:99927 2869

HILUX STD CD 4X4 2.5 10/ 10 prata, IRB 1886 R$65.000,00 . F:3222 7122 / 3028 7122 / 9974 1764

JEEP RENEGADE 1.8 sport, MEC. 15/16, completo, IWV 2551 R$68.000,00. F:3222 7122 / 3028 7122 / 9974 1764

MULATA BIA 20 ANOS 100% LIBERAL das 15 às 23hr. F:99722 4586

*** JAMILY *** 100% loirinha safadinha . F:9214 3171

HILUX CD STD 4x4 3.0, 13/ 14, prata BBA 3440 R$90.000,00.F:3222 7122 / 3028 7122 / 9974 1764

COROLLA XEI 1.8, 01/01, mec. compl. HWL 0106 R$17.900,00. F:9974 1764/ 3028 7122 / 32227122

LINDA TRANSEX F:99191 3233

HANNA R$50, C/ local. F:99179 7856 ISIS loira corpinho de menina R$50 meia hr.F:99142 2439 MASSAGEM 4 MAOS relaxante, quick massagem, Tântrica. F:99710 4202 VENDO 4diárias p/ pousadas a escolher fora de temporada em Sta Catarina ou Rio Grande do Sul .F: 3216 1318

NOVIDADE PAMELA a loira mais quente de Santa Maria estou te esperando. F:9723 5881 SUPER TOP TRANSEX loira gostosa corpo escultural pass. atv. dotada c/ local. www. fernanda ferraciny 2015.blogspot.com.br F:9698 7157 +18a TOP TRANS DEBORA RIOS transex atende no local, moteis e hotel, paciva e ativa bem dotada transexdeborablogspot. com.br F:99715 5163 TOP TRANSEX MILENA morena turbinada. F:99708 0738 TRANSEX NATHALIA NOVIDADE gata de luxo, bronz. siliconada. local prive central F: (53) 99938 6900 dotada blogwww. nathaliastender transex. blogspot.com VANESSINHA c/ local. Fone: 99638 4165 YASMIM Linda loira meiga e mto carinhosa c/ massagem . F:9953 8615 / 9188 5587

15


16 SERVIÇO

QUINTA-FEIRA, 1° DE DEZEMBRO DE 2016

AGENDA

Estão abertas até o dia 4 de janeiro as inscrições para cursos de pós-graduação da Unifra. São 88 vagas nas áreas de Ensino de Ciências e Matemática, Programa de Pós-graduação em Nanociências, Ensino de Humanidades e Linguagens, Ciências da Saúde e da Vida e Saúde Materno Infantil. As inscrições podem ser feitas no site www.unifra.br.

HOJE

DEIVID DUTRA / A RAZÃO

Mais de 80 vagas em pós-graduação

ENCONTRO DE CONDOMÍNIOS O Sindicato da Habitação (Secovi Centro Gaúcho) promove hoje a primeira edição do Encontro de Condomínios do Centro do Estado, com objetivo de agregar conhecimentos, compartilhar opiniões e ideias, com uma programação de especialistas sobre temas de interesse para quem atua na gestão e convive em condomínio. O evento ocorre no Itaimbé Palace Hotel, a partir das 9h, e é voltado a síndicos, subsíndicos, conselheiros, administradores de condomínio, empresários e profissionais da área imobiliária e jurídica. Mais informações pelo telefone (55) 3222-7702.

LOTERIA

DIA 04/12

LOTOMANIA CONCURSO 1714

02 25 48 74

07 34 51 76

09 35 53 80

Unifra oferece mais de 80 vagas em cursos de pós-graduação em cinco áreas

12 45 57 88

23 46 62 90

Nenhum apostador acertou as 20 dezenas sorteadas. O prêmio acumulado é de R$ 1 milhão.

QUINA CONCURSO 4245

07 20 48 55 60 Nenhum apostador acertou as cinco dezenas. O prêmio acumulado é de R$ 9 milhões.

DUPLA-SENA CONCURSO 1575 1º Sorteio

02 06 21 45 49 50 2º Sorteio

03 26 27 32 36 50 Nenhum apostador acertou as dezenas nas duas faixas. O prêmio acumulado é de R$ 1 milhão. *Resultados extraoficiais

Rotary Club celebra 50 anos O Rotary Club de Santa Maria está completando 50 anos. E para comemorar essa data, diversas atividades estão sendo realizadas. Nesta sexta-feira, dia 2 de dezembro, às 20h30, será realizado o jantar/baile na Apusm. As atividades comemorativas se encerram na próxima segunda-

feira, dia 5 de dezembro, às 19h, com o plantio de árvores na Praça dos Bombeiros. A presidente da entidade, Rosana Maria Lucca da Cunha, ressalta o desenvolvimento de ações para envolver a comunidade. O lema do Rotary é: dar de si antes de pensar em si.

Ação no Presídio Regional A Polícia Federal, a Superintendência dos Serviços Penitenciários e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizarão amanhã, das 13h às 16h, mais uma edição do Projeto Inspira, que proporciona um dia de convivência entre crianças e detentas recolhidas ao Presídio Regional. Nessa fase do projeto, segundo os promotores, todas as presas e seus filhos serão benefi-

ciados, uma vez que o encontro será realizado nas próprias instalações do Presídio Regional. Haverá distribuição de brinquedos e lanches, atividades recreativas e a presença do Papai Noel. O Projeto Inspira tem como principal objetivo proporcionar e fomentar a convivência entre mães detentas e seus filhos, bem como fornecer assistência odontológica às crianças.

AÇÃO SOLIDÁRIA NO LAR DAS VOVOZINHAS O Lar das Vovozinhas receberá no próximo dia 4, a partir das 13h30, o Dia da Beleza, uma ação do Espaço de Beleza Yone Cabeleireiros. A iniciativa busca resgatar a autoestima e a beleza das vovós. Os serviços incluirão corte, manicure, maquiagem e sobrancelha.


POLÍCIA 17

QUINTA-FEIRA, 1° DEZEMBRO DE 2016

Assassino segue foragido

O

Cerca de 40 policiais realizavam, até o fechamento desta edição, buscas no interior de Pinhal Grande

A Polícia Civil ainda não concluiu a investigação sobre os motivos que levaram à chacina, porém trabalha com a hipótese de brigas entre vizinhos, incluindo disputas de limites de terras. Além disso, o agricultor teria abusado da enteada antes de matá-la. Rosa possui antecedentes criminais. No passado ele teria atirado contra uma ex-namorada. Há inclusive um inquérito em andamento, no município de Júlio de Castilhos, aberto pela enteada, que teria sofrido abusos anteriores. BRIGADA PEDE CAUTELA A cidade de Pinhal Grande acordou desolada na terça-feira. O comércio abriu parcialmente e muitas pessoas ficaram com medo de sair na rua. O sargento da Brigada Militar do município, Celito Trindade Pereira, pede para que a comunidade tenha cautela. “É preciso ter cuidado. Se alguém avistar o suspeito deve entrar em contato com a Brigada. Existe a possibilidade de ele

estar armado e se locomovendo com uma moto”, avisa Pereira. O telefone do posto da Brigada Militar em Pinhal Grande é o (55) 3278-1137. RELEMBRE O CRIME A chacina teve início por volta das 7h de terça, em uma residência que o agricultor possui na localidade de Rincão dos Basílios. No local, suspeita-se que ele teria abusado da enteada. Bianca Salles, 16, e depois atirado na cabeça da moça. O corpo da jovem foi encontrado sobre a cama. Ariosto saiu do local em seu carro, um Fiat Uno de cor verde, e seguiu em direção ao Bairro São José. No caminho, ele matou os estudantes Iran Gonçalves dos Santos, 10, e Alex Cardoso Leal, 17. Iran teria morrido na estrada, enquanto Alex foi alvejado na parada de ônibus onde esperava o transporte escolar. Alex chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Porém, morreu no caminho.

Após matar os garotos, o suspeito ainda teria assassinado o agricultor Afonso Gonçalves, 60 anos. O produtor rural foi morto no pátio de sua casa enquanto cuidava de porcos que estavam em um chiqueiro. VELÓRIO COLETIVO Os estudantes Iran e Alex e o aposentado Afonso Gonçalves eram moradores do Rincão dos Basílios, onde deveriam ser realizados os velórios. Porém, por motivos de segurança, a Brigada Militar orientou que o velório ocorresse de forma coletiva, na cidade. “O velório coletivo foi realizado no Salão Paroquial, onde a Brigada Militar garantiu a segurança de todos”, explica o jornalista Lucas Michelon, da Rádio Interativa. Os sepultamentos foram realizados na manhã de quarta, em Pinhal Grande. O corpo de Bianca Salles foi enviado para Júlio de Castilhos, terra natal de sua mãe, onde ocorreu o velório e sepultamento.

Mulher é detida com droga no Presídio Regional um pacote de erva-mate. A droga seria entregue para o seu companheiro, que cumpre pena na galeria A do estabelecimento prisional. O scanner corporal detectou o conteúdo ilícito no pacote, que estava totalmente lacrado. Após voz de prisão, a mulher foi conduzida à Delega-

cia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA). O delegado penitenciário da 2ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), Anderson Prochnow, elogiou a atuação dos servidores. “As agentes trabalham com muita atenção no combate à entrada de ilícitos em presídios e

o apoio dos equipamentos tecnológicos é fundamental para nosso trabalho”. O diretor da PRSM, Aldemir Bastista, também ressaltou a importância dos aparelhos de controle. “É um equipamento que nos auxilia bastante e aumentou a agilidade na hora da revista”.

DIVULGAÇÃO / A RAZÃO

MAIQUEL ROSAURO / ESPECIAL

Uma mulher foi detida ontem, por volta das 13h30, quando tentava entrar no Presídio Regional de Santa Maria (PRSM). O aparelho de raio-X, que chegou após o término das Olímpiadas para várias casas prisionais do Estado, identificou uma quantia de maconha, cocaína e crack dentro de

HOMEM É PRESO COM ARMA E DROGAS GABRIEL HAESBAERT / A RAZÃO

BRIGADA PEDE QUE POPULAÇÃO ENTRE EM CONTATO CASO AVISTE O SUSPEITO

agricultor Ariosto da Rosa, 41 anos, autor confesso do assassinato de quatro pessoas na manhã de terça-feira, em Pinhal Grande, segue foragido. Ele confessou o crime para a esposa, mãe de uma das vítimas. Dezenas de policiais de diversos municípios da região realizam buscas na Quarta Colônia. Ele é procurado pela morte da enteada, Bianca Moraes de Salles, 16 anos, dos estudantes Iran Gonçalves dos Santos, 10, e Alex Cardoso Leal, 17, e do aposentado Afonso Gonçalves, 60. Todos foram mortos com arma de fogo na localidade de Rincão dos Basílios. A Polícia Civil de Pinhal Grande colheu depoimentos de testemunhas até a 1h de quartafeira. A esposa do procurado foi uma das pessoas ouvidas. Após o crime, o homem ligou para a esposa no momento em que ela prestava depoimento. Ao ouvir o som dos cachorros ao fundo, a mulher disse que teria reconhecido o local em que ele estaria, que seria próximo onde aconteceram os homicídios. O Fiat Uno de cor verde que o suspeito dirigia foi encontrado na tarde dessa terça-feira perto do local do assassinato do aposentado Afonso Gonçalves. A região é cercada por morros, penhascos e possui diversos pontos de mato fechado, o que dificulta as buscas.

ZILDA ARNS

Ao atender uma denúncia sobre uma ocorrência da Lei Maria da Penha, na madrugada desta quarta-feira, no Residencial Zilda Arns, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, em Santa Maria, a Patrulha Avante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMON) da Brigada Militar prendeu um homem de 25 anos. Ao avistar os policiais militares, o suspeito fugiu para uma residência e se desfez de uma mochila. Ao ser abordado, os brigadianos localizaram um revólver calibre 32, com dez balas, na cintura do homem. No bolso da calça, havia uma quantia de maconha e dinheiro com o indivíduo. Na mochila, tinha 15,8 gramas de crack; 79,2g de cocaína e 195,4g de maconha, uma balança de precisão, 19 projéteis e diversos pinos para vender de entorpecente. Além disto, o homem ameaçou de morte sua companheira. PRESÍDIO REGIONAL

REVISTA APREENDE 25 CELULARES E DROGA

Na manhã de ontem, no PRSM, 20 agentes da Susepe realizaram um pente-fino na ala feminina da casa prisional. A ação resultou na apreensão de 25 celulares, 29 objetos como carregadores, baterias e fones de ouvido, além de seis pedras de crack, três buchas de cocaína e 33 buchas de maconha.


18 ESPORTE CARDEAL DE OURO

CÂMARA B VENCE TORNEIO Na noite da última segundafeira, no Ginásio do Sest/Senat, foi realizada a Taça Cardeal de Ouro, torneio de futsal que reúne membros da imprensa de Santa Maria e convidados. O título ficou com a Câmara de Vereadores B, que na final venceu a Rádio Santamariense por 2 a 0. O artilheiro da competição foi Roberto Oliveira, que representou a Rádio Santamariense. O torneio é realizado pela ASI (Associação Santamariense de Imprensa) em parceria com o Sesi.

TORNEIO DA ASI

DEFINIDOS FINALISTAS DA CANASTRA DE DUPLAS Na noite da terça-feira, na sede dos Ex-Alunos Maristas, no Cerrito, foram disputadas as semifinais do Torneio de Canastra de Duplas da ASI (Associação Santamariense de Imprensa). Os resultados foram os seguintes: Noé/Marcelo Procópio 2 x 1 Afonso/Jussara e Savian/Druzian 2 x 1 Neno/Zago. Na próxima terça-feira, às 19h, no mesmo local, Noé/Marcelo Procópio x Savian/Druzian, decidem o título.

QUINTA-FEIRA, 1º DE DEZEMBRO DE 2016

Renato veste a camisa da Chape LUCAS UEBEL / GRÊMIO

TREINADOR HOMENAGEOU EQUIPE CATARINENSE EM ENTREVISTA COLETIVA CONCEDIDA ONTEM

A

pós o cancelamento da final da Copa do Brasil devido a queda do avião da Chapecoense e que matou mais de 70 pessoas, o Grêmio liberou os jogadores do treino na terça-feira e na manhã de ontem. Na reapresentação nesta quarta-feira à tarde, os atletas prestaram homenagem aos companheiros de profissão e as demais pessoas que morreram no acidente aéreo na Colômbia. Antes da atividade, o grupo fez um círculo no gramado do CT Luiz Carvalho orou pelas vítimas e seus familiares. Na sequência, todos aplaudiram “os eternos campeões da Chapecoense”. No dia do acidente, o clube prestou diversas homenagens pelas redes sociais e, no período da noite, a Arena foi iluminada com o verde do uniforme do clube catarinense. Ontem, depois do trabalho, o técnico gremista Renato Portaluppi concedeu entrevista coletiva vestindo a camisa da Chapecoense. “Num momento

Técnico falou sobre os profissionais com que trabalhou e morreram no acidente com a Chapecoense

desses é muito difícil de falar. Tive o prazer de trabalhar com muitas das pessoas envolvidas no acidente, tanto no tempo que fui jogador, quanto depois, como técnico. Me orgulho muito disso e de ter sido campeão com muitos deles. Imagina o sofrimento dessas famílias. Meus sentimentos a elas. A

dia 7 de dezembro, às 21h45, o Grêmio recebe o Atlético-MG, no jogo de volta da final da Copa do Brasil. Na ida, em Belo Horizonte, o Tricolor Gaúcho venceu por 3 a 1. Para garantir o pentacampeonato, a equipe de Renato Portaluppi pode até perder por um gol de diferença que dará a volta olímpica.

Minuto de silêncio na volta aos treinos do Inter ATLÉTICO-MG

RICARDO DUARTE / INTER

ROGER MACHADO É O NOVO TÉCNICO O presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, anunciou ontem que Roger Machado será o técnico do clube em 2017. O treinador viajou a Belo Horizonte nessa quarta-feira para assinar contrato. Roger Machado terá vínculo de dois anos, com salário em torno dos R$ 300 mil. Mesmo com o acerto, ele só assumirá o Galo no início da próxima temporada, e na decisão da semana que vem, o interino Diogo Giacomini, de Santa Maria, comanda o time.

maneira que eu encontrei de homenagear o clube e a torcida foi usar a camisa da Chapecoense hoje. Com o acontecido, nós não temos clube, não temos cor. Somos todos Chapecoense. Sinto muita dor”, disse o técnico gremista que encerrou a entrevista muito emocionado. Na próxima quarta-feira,

Treino da quarta-feira marcou a retomada dos trabalhos para o Colorado

Um dia após o acidente com o avião da Chapecoense, que chocou o mundo todo, foi difícil retomar os trabalhos no CT

Parque Gigante, na manhã de ontem. O Inter iniciou o treinamento em silêncio e em clima de luto. O Colorado se prepara

para enfrentar o Fluminense fora de casa, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, dia 11 de dezembro, às 17h. No início das atividades, os goleiros começaram a trabalhar no gramado do CT. Logo em seguida, o técnico Lisca comandou um treinamento técnico com todo o grupo de jogadores. O zagueiro colorado Ernando se manifestou em entrevista coletiva depois do treino de ontem a respeito do acidente da Chapecoense. “Eu me emocionei muito com todo o acontecido. Eles viviam um grande momento. Um time pequeno chegando na final da Copa Sul-Americana. Tem muita gente sofrendo em função dos entes perdidos. Uma tragédia que ficará marcada para

sempre. Todo mundo se solidarizando com a Chapecoense. Muito triste”, disse o zagueiro. O defensor falou também sobre a transferência da última rodada do Brasileiro. “Sobre o restante da temporada, a CBF teve a atitude certa em adiar os jogos. Vamos retomar os trabalhos aos poucos, pensando em decidir nosso futuro no Brasileiro no domingo da próxima semana”, completou Ernando. O elenco do Inter volta aos trabalhos hoje à tarde no CT Parque Gigante. A partida contra o Fluminense será a última da temporada do clube. O Colorado precisa vencer os cariocas no Rio e torcer para resultados paralelos das partidas de Sport e Vitória, que jogam em casa.


ESPORTE 19

QUINTA-FEIRA, 1° DE DEZEMBRO DE 2016

A nova tragédia do taxista Jeferson FABRICIO MINUSSI / ESPECIAL / A RAZÃO

SANTA-MARIENSE QUE AJUDOU A TRANSPORTAR VÍTIMAS DA KISS SE DEPARA COM UM NOVO MOMENTO TRÁGICO

FABRICIO MINUSSI

O

ENVIADO ESPECIAL A CHAPECÓ

taxista Jeferson da Rosa Bengocheia tem 45 anos. Ele é natural de Santa Maria e reside em Chapecó (SC). Ele deixou a cidade Coração do Rio Grande há três anos. Na lembrança estão as imagens da madrugada de 27 de janeiro de 2013, quando Jeferson trabalhou auxiliando no transporte dos feridos na tragédia da Boate Kiss para atendimento médico. “Deus quis que eu passasse por isso novamente. Chapecó não será mais a mesma. É muita tristeza... Muita dor...”, disse o taxista, que trabalha na Estação Rodoviária de Chapecó, município do Oeste catarinense. No espelho traseiro do veículo de trabalho do taxista está estampado um adesivo que revela todo o amor que ele alimentou durante os últimos cinco anos pela “Chape”. “A cidade inteira pegou junto com o clube. Esses não eram apenas jogadores, eram

Taxista Jeferson Bengocheia, que hoje vive em Chapecó, ajudou a carregar vítimas da tragédia da boate Kiss, ocorrida em Santa Maria, em 2013

Possíveis causas do acidente

homens, cidadãos que tinham a exata noção do que era representar os chapecoenses. Verdadeiros vencedores”, afirmou, enquanto conduzia a reportagem de A Razão da Estação Rodoviária até a Arena Condá. Na noite desta quarta-feira, foi celebrada uma missa em memória e homenagem às vítimas, familiares e amigos da tragédia de Medelin, com a participação dos padres Igo Damo, Ademir Rubino e do bispo da Diocese de Chapecó, dom Odelir José Magri.

O avião da Lamia, que caiu na Colômbia na madrugada de terça-feira transportando profissionais da Chapecoense, não respeitou o plano de se reabastecer de combustível em Bogotá, informou ontem uma fonte da companhia. “O avião deveria ter reabastecido em Bogotá”, mas seguiu até Medellín, afirmou ao diário Página Siete, Gustavo Vargas, representante da companhia aérea.

A principal hipótese para o acidente é uma falta de combustível do avião fretado que transportava a delegação do time catarinense e jornalistas desde a cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra, onde haviam chegado após voo comercial oriundo de São Paulo. “O piloto é quem toma a decisão de não pousar, porque pensou que tinha combustível suficiente”, insistiu Vargas.

Avião caiu próximo de Medellín

O palco onde os guerreiros da Chape conquistaram o respeito, o amor e a admiração da comunidade do Oeste catarinense e de todo o Brasil, a Arena Condá, foi novamente palco de homenagens nesta quarta-feira, no segundo dia após a tragédia que vitimou, até o fechamento dessa edição, 71 pessoas, entre jogadores, comissão técnica, dirigentes e jornalistas. Na entrada da Arena Condá um memorial foi montado, com imagens, banners, fotos e mensagens dos torcedores. O local já é ponto de peregrinação dos admiradores da Chapecoense As estudantes Pâmela Borssoi,

14, Caroline de Oliveira, 14 e Eduarda Zembruski, 13 anos, não conseguiam conter a tristeza. Abraçadas, na tarde desta quarta-feira, elas choraram em frente ao memorial. Para a reportagem de A Razão elas fizeram questão de reproduzir a mensagem que deixaram no espaço que segue sendo visitado por uma multidão. “Que se escute de todo o continente: sempre recordaremos o campeão Chapecoense”, afirmaram. (O jornalista Fabricio Minussi viajou a Chapecó como enviado especial do Sistema Medianeira de Rádios e do Jornal A Razão).

FABRICIO MINUSSI / ESPECIAL / A RAZÃO

Um memorial em homenagem às vítimas na Arena Condá

Bandeira e cruz, com o estádio da Chape ao fundo: símbolo da tristeza de uma cidade abatida pela tragédia


QUINTA-FEIRA, 1º DE DEZEMBRO DE 2016

Vem aí a Caravana de Natal

A magia do Natal começa a tomar conta da cidade. Nesta sexta-feira, dia 2, acontece a primeira ação da Caravana da CocaCola, desenvolvida em cinco cidades pela CVI Refrigerantes. A saída está prevista para as 20h, da CVI Refrigerantes, na zona Oeste da cidade. Às 21h30 ocorre a apresentação do espetáculo de Natal, na Avenida Liberdade, em frente à Praça do Mallet. Antes disso, às 20h40, será realizada uma apresentação com a Banda da Brigada Militar.

PREVISÃO DO TEMPO

DIVULGAÇÃO / A RAZÃO

HOJE 31

Sol com nuvens

15 Sol com algumas nuvens. Não chove.

SEXTA 32

Sol com nuvens

18 Sol com algumas nuvens. Não chove.

SÁBADO Uma nova apresentação está marcada para o dia 18 de dezembro, às 21h30, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No mesmo dia, a partir das 20h, a caravana passará por algumas ruas da cidade. A campanha da Coca-Cola neste ano tem como inspiração o tema gratidão. Rótulos para as garrafas PET e latinhas terão dizeres como “Obrigado, amigo”, “Obrigado, amor” e “Obrigado, família”. O objetivo é estimular a gratidão e atitudes positivas.

34

22

Sol com nuvens Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Jornal A Razão 01/12/2016  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you