Page 1

AQUI ÁGUAS CLARAS, OUTUBRO DE 2017

ÁGUAS CLARAS

JORNAL E PORTAL

WWW.PORTALAQUITEM.COM.BR

ANO 5 - Nº 60

ÁGUAS CLARAS

FOTO: DIVULGAÇÃO

LEVE ESSA EDIÇÃO EM SEU SMARTPHONE

SEGURANÇA PÚBLICA AS MELHORIAS NA SEGURANÇA PÚBLICA EM ARNIQUEIRA FORAM DISCUTIDA, DURANTE REUNIÃO COM A POPULAÇÃO. PÁGINA 2

Do segundo ano da gestão de Rodrigo Rollemberg. PÁGINA 3

Rampa

Prudente

Acessibilidade dará mais segurança.

SHOW

Cobra explicações dos presidentes da ADASA e da CAESB.

Bem-estar

Culture Club em Brasília Cantor Boy George volta ao Brasil no NET Live dia 22/11.

Encontro Comunitário serão entregues. PÁGINA 2

PÁGINA 4

EXCELENTE CONTEÚDO COM ATUALIZAÇÃO DIÁRIA PELA NOSSA EQUIPE

DETRAN-DF FOTO: DIVULGAÇÃO

ÁGUA NO DF FOTO: DIVULGAÇÃO

ÁGUAS CLARAS

SUA EMPRESA FICA 24 HORAS NO AR EM NOSSO PORTAL DA CIDADE

PÁGINA 6

GRANDE DIVULGAÇÃO EM ÁGUAS CLARAS E NO DISTRITO FEDERAL

Leiloa 563 veículo

Interessados podem visitar os automóveis de 6 a 10 de novembro. PÁGINA 7

O PORTAL SE ADAPTA FACILMENTE A TELA DE QUALQUER APARELHO

PORTALAQUITEM.COM NOTÍCIAS, SERVIÇOS E GUIA COMERCIAL EM ÁGUAS CLARAS

FOTO: GABRIEL JABUR/AGÊNCIA BRASÍLIA

TCDF aprova contas

FOTO: GABRIEL JABUR/AGÊNCIA BRASÍLIA

GOVERNO DE BRASÍLIA


JORNAL E PORTAL

AQUI

Você sabia?

águas claras

Um carro capotou após uma batida envolvendo outro veículo no cruzamento da Av. Castanheiras, em frente a uma lanchonete no último dia 13. O local não tem semáforo, só uma faixa zebrada. Ninguém precisou de atendimento.

2

WWW.PORTALAQUITEM.COM

ÁGUAS CLARAS, OUTUBRO DE 2017

EVENTOS

NEGÓCIOS

INVESTIMENTOS

PROJETOS

SERVIÇOS

PRODUTOS

FOTO: ADMINISTRAÇÃO ÁGUAS CLARAS

A FOTO: ADM. ÁGUAS CLARAS

MAIS DOIS PONTOS DE ENCONTRO Dois Pontos de Encontro Comunitário (PEC) serão entregues à população esse mês, garantindo o bem estar dos moradores. Um PEC fica localizado na Avenida Vereda da Cruz, próximo a entrada da Avenida Pau Brasil, e o outro no Setor Habitacional Arniqueira, próximo a QS 11. A obra é uma reivindicação antiga dos moradores locais e está sendo executada com recursos provenientes de emendas parlamentares.

SEGURANÇA S MELHORIAS NA SEGURANÇA PÚBLICA DO SETOR HABITACIONAL ARNIQUEIRA FORAM DISCUTIDAS NO ÚLTIMO DIA 23, DURANTE REUNIÃO COM A POPULAÇÃO. NA OCASIÃO, ESTEVE PRESENTE O ADMINISTRADOR REGIONAL DE ÁGUAS CLARAS, VALDECI MACHADO, A DEPUTADA DISTRITAL, TELMA RUFINO, O COMANDANTE GERAL DA PMDF, CORONEL NUNES, E O DELEGADO CHEFE DA 21ª DP. EM PAUTA, OS CRESCENTES NÚMEROS DE ROUBOS E FURTOS A COMÉRCIOS, RESIDÊNCIAS E PEDESTRES. AUTORIDADES E MORADORES SOLICITARAM REFORÇOS NO POLICIAMENTO E UM TRABALHO OSTENSIVO DE COMBATE AO CRIME NA REGIÃO. O CORONEL NUNES SE COMPROMETEU A ENVIAR REFORÇOS PARA AGIR NOS PONTOS MAIS COMPLEXOS DA REGIÃO E AFIRMOU QUE IRÁ ATUAR DE FORMA INTENSA NO COMBATE ÀS DROGAS.

FOTO: ADM. ÁGUAS CLARAS

CONSTRUÇÃO DE PRAÇA PÚBLICA

370 LITROS DE ÁGUA POR SEGUNDO

No últuimo dia 16, ocorreu uma reunião com o administrador regional, Valdeci Machado, a Deputada Telma Rufino, e a comissão de moradores da praça localizada entre a Rua 16 Norte com a Rua Buriti. Na pauta, o grupo solicitou o apoio dos envolvidos no sentido de intermediar a análise do projeto junto à Secretaria de Gestão do Território e Habitação, a fim de assegurar a abertura do processo licitatório e o início das obras.

Descoberto recebe 370 litros de água por segundo do Santa Maria-Torto. Interligação vai reforçar o manancial que abastece mais de 60% do Distrito Federal. Objetivo é que essa quantidade chegue a 700 litros por segundo no fim das obras. Nas próximas três semanas, o restante do Núcleo Bandeirante e o Park Way começam a ser abastecidos pelo Santa Maria. Mais adiante, Águas Claras e Vicente Pires deixam o Descoberto.

MAIS ACESSIBILIDADE A equipe de obras da Administração Regional de Águas Claras realizou no último dia 26, mais um trecho de acessibilidade para os moradores. A rampa de acesso foi executada na faixa de pedestres que liga a Avenida Parque Águas Claras a Quadra 301. A

acessibilidade dará mais segurança às Pessoas com Necessidades Especiais e mães com carrinho de bebê que ao atravessarem a faixa de pedestres não precisarão mais se preocupar. Todas as manutenções necessárias estão sendo realizadas para atender a população.

FOTO: ADM. ÁGUAS CLARAS

FOTO: TONY WINSTON/AGÊNCIA BRASÍLIA

Incêndio no Parque

Um incêndio de médio porte atingiu no dia 24 o Parque Ecológico de Águas Claras. O fogo se espalhou rapidamente e foi necessário reforçar a quantidade de militares no local. Após uma hora de incêndio, o fogo se espalhou, chegando até o caule das árvores.

AQUI

www.portalaquitem.com Empresa: Alex Monteiro Costa MEI CNPJ 17.771.020/0001-69 Diretor-presidente: Alex Costa Tel.: (61) 9247-1616 Diretor Comercial Mercado Público: Luiz Chaves Tel.: (61) 98450-1768 Diretora Comercial Mercado Privado: Cássio Alves Editor: Demontiez Marques (Registro 0011370/DF) Repórter: Fernanda Sá Editor de Arte: Alex Monteiro (Registro 3985/SJP-DF) Fotógrafo: Alex Monteiro

AQUITEMREDACAO@GMAIL.COM

Tiragem Impressa: 5.000 exemplares impressos Circulação: Águas Claras e Distrito Federal Tiragem Digital: 10 mil envios por e-mail + Mídias Sociais Gráfica: Brasília Agora Tel.: (61) 3344-9063

Anuncie

Expediente

JORNAL E PORTAL

5 MIL +10 MIL EXEMPLARES

E-MAILS ENVIADOS TIRAGEM DIGITAL

AQUI A SUA EMPRESA APARECE

ANUNCIE SEU NEGÓCIO

99247-1616 98517-5400

99835-2838 98139-5284

ALEX COSTA

SIA QUADRA 3C, LOTES 3/4, SALA 211 - ED. COLUMBUS CENTER II - BRASÍLIA-DF


JORNAL E PORTAL

AQUI

Você sabia?

Governo antecipa pagamento a servidores para 3 de novembro. O anúncio foi feito no último dia 28 por Rodrigo Rollemberg. O adiantamento foi possível devido a recursos liberados com reestruturação da previdência.

3

WWW.PORTALAQUITEM.COM

ÁGUAS CLARAS, OUTUBRO DE 2017 FOTO: GABRIEL JABUR/AGÊNCIA BRASÍLIA.  VEJA + IMAGENS NO PORTAL

Contas aprovadas

GOVERNO DE BRASÍLIA

Da REDAÇÃO portalaquitem@gmail.com

O

Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) aprovou por unanimidade as contas do governo do DF referentes a 2016, segundo ano da gestão do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. Em sessão especial nesta quinta-feira (26), os seis conselheiros que votaram entenderam que o Executivo apresentou “melhora no equilíbrio entre receitas e despesas” em relação a 2015. O documento segue para a apreciação da Câmara Legislativa. O relatório aponta que o resultado orçamentário de 2016 apresentou superávit de R$ 249,3 milhões, enquanto o de 2015, déficit de R$ 1,3 bilhão, em valor atualizado. As contas do primeiro ano de governo foram aprovadas em agosto de 2017.

Caminhada encerra programação do Outubro Rosa Cerca de 250 pessoas fizeram passeata no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek no último domingo (29), como encerramento da campanha

do Outubro Rosa. A concentração para a Caminhada pela Vida teve início por volta das 8 horas no Estacionamento 13, e o evento seguiu até meio-dia.

GRÁTIS

Bancas de revistas e jornais de Águas Claras onde você pode pegar o Jornal grátis!

Foram oferecidos serviços básicos de saúde, orientações relacionadas ao autoexame das mamas, atividades lúdicas e massagem, além de apre-

Representante do governador no plenário do tribunal, o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, destacou a “seriedade na condução das contas públicas pelo governo de Brasília desde o início da gestão”. O conselheiro Manoel de Andrade Neto seguiu a linha de raciocínio de Sampaio em seu voto. Segundo ele, houve melhora na qualidade da despesa. “Acompanho o relator [conselheiro Paulo Tadeu], pois houve melhora. Já sugeri rejeição de contas neste plenário, mas desta vez não me sinto à altura”, disse. As contas avaliadas pelos conselheiros estão descritas no Processo nº 36.964, de 2016. Foram analisados despesas com pessoal e com licitações, gastos com publicidade e propaganda e resultados por área de governo, além dos controles internos exercidos pela administração pública.  LEIA + NO PORTAL.

sentação da banda Batida de Jota. Participantes do programa Pronatec Mulheres Mil – iniciativa da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do DF (Funap-DF) que oferece cursos a detentas – colaboraram dando informações sobre cuidados.

REVISTARIA ALTERNATIVA ÁGUAS MAGAZINE JORNAIS E REVISTAS CLARAS - SHOPPING METRÓPOLE AV. CASTANHEIRAS, ED. ONIX, TEL.: (61) 98224-4147 (W) LOJA 8 - TEL.: (61) 3435-2434

>> E MAIS

Pacto por segurança Governadores de 20 unidades da Federação, inclusive do Distrito Federal, assinaram, nesta sexta-feira (27), a Carta do Acre. O documento visa ao reforço do combate ao crime nas fronteiras e a consequente diminuição de entrada de armas e drogas ilícitas no País. O encontro ocorreu em Rio Branco, capital acreana. Presente ao Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança e Controle das Fronteiras — Narcotráfico, uma Emergência Nacional, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, disse ser estratégico para o País o fortalecimento da fiscalização na divisa do Brasil com os países vizinhos.

Limpeza de bocas de lobo Em uma semana de Operação Bocas de Lobo, na W3 Norte e em Taguatinga, a Secretaria das Cidades recolheu 69 toneladas de lixo das ruas. A ação que prepara o DF para o período das chuvas faz parte do programa Cidades Limpas e se iniciou em 17 de outubro. O objetivo é prevenir alagamentos. Desde o começo das ações, foram desobstruídos 1.232 bueiros.

BANCA DE REVISTA ARAUCÁRIAS AV. ARAUC. PRÓXIMO AO ÁGUAS CLARAS SHOPPING - (61) 3436-0075


JORNAL E PORTAL

AQUI

Você sabia?

Destaque para o PL n° 1.415/2017, de autoria de Wasny de Roure (PT), aprovada no último dia 25. Estabelece a obrigatoriedade da presença de pelo menos um psicólogo em cada escola pública do DF com 500 alunos.

4

WWW.PORTALAQUITEM.COM

ÁGUAS CLARAS, OUTUBRO DE 2017 FOTO: RINALDO MORELLI/CLDF  VEJA + IMAGENS NO PORTAL

>> DF NA CLDF

CÂMARA LEGISLATIVA

Orçamento para 2018

Da REDAÇÃO portalaquitem@gmail.com

A

Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa realizou, no último dia 25, audiência pública para a apresentação do projeto de lei orçamentária anual (PLOA) para 2018, com a presença dos secretários de Planejamento, Leany Lemos, e da Fazenda, Wilson de Paula. “A vinda do governo para apresentar ao Legislativo a proposta orçamentária é uma exigência legal”, explicou o presidente da CEOF, deputado Agaciel Maia (PR).

O projeto do orçamento (PL nº 1.744/2017) foi enviado pelo Executivo à CLDF no dia 15 de setembro passado. A receita prevista é de R$ 42,5 bilhões, incluindo R$ 13,7 bilhões do Fundo Constitucional do DF (FCDF). “Ao contrário dos anos de 2015 e 2016, o valor do fundo não consta da proposta enviada à Câmara, pois volta a integrar o Orçamento da União, sendo executada pelo Ministério do Planejamento”, explicou a secretária. Contudo, na apresentação que fez no plenário na Casa, Leany Lemos incluiu o montante que será repassado por meio do FCDF, “para que tenhamos uma ideia do conjunto de

recursos que compõem o orçamento do Distrito Federal”. Ela esclareceu que, da parte do DF, R$ 26,9 bilhões integram o orçamento da Seguridade Social e Fiscal e R$ 1,9 bilhão se referem a investimentos das estatais. As receitas para 2018 estão estimadas em R$ 24,3 bilhões, um crescimento de 0,8% em relação à PLOA deste ano, sendo que a arrecadação tributária representa a maior parcela, com uma previsão de crescimento de 2,9%. No geral, as receitas deverão se manter, praticamente, no mesmo patamar do ano em curso, com uma ligeira expansão de 0,1%.  LEIA + NO PORTAL.

Aniversário de 28 anos de Samambaia

Sobre água na região norte do DF

O aniversário de 28 anos de Samambaia foi comemorado com uma grande Sessão Solene, de iniciativa do Deputado Bispo Renato Andrade (foto). O evento aconteceu no último dia 23, no Colégio CCI, onde mais de 200 pessoas, entre moradores e lideranças comunitárias se reuniram e receberam homenagens pela relevância dos serviços prestados à população. Cerca de 100 lideranças foram homenageadas. Em seu discurso, Bispo Renato relembrou a história da cidade, desde quando foi declarada Região Administrativa, em 1989.

O deputado Rafael Prudente do PMDB (foto), aproveitou a sessão da Câmara Legislativa do último dia 17, para cobrar explicações dos presidentes da ADASA e da CAESB sobre o abastecimento de água na região norte do Distrito Federal. “Faltou planejamento, faltou fiscalização, tudo isso que está acontecendo era previsível. A ADASA não controlou o consumo de água na região”, disse. De acordo com o parlamentar vários desvios irregulares para captação de água foram identificados, principalmente na área rural, o que comprometeu as nascentes e a bacia do Pipiripau.

>> SESSÃO NA ARUC

Moradores do Cruzeiro escolhem prioridades para a cidade sede da escola de samba da Aruc, a partir das 15h. Durante a sessão na Aruc, as prioridades serão apresentadas pelos moradores e debatidas com os deputados distritais.

 PROFISSIONAIS

Instituto debyBeleza Rose Valente

QUALIFICADOS  PRODUTOS DE ALTA QUALIDADE  EXCELENTE ATENDIMENTO  GARAGEM COBERTA

SHOPPING METRÓPOLE - LOJA 14 - AV. ARAUCÁRIAS 1525 - ÁGUAS CLARAS - (61) 3036-5534

ESTACIONAMENTO GRÁTIS DE SEGUNDA À SÁBADO

pela Câmara Legislativa, como parte do projeto “Câmara em Movimento”, que leva o Legislativo às cidades do DF. A sessão itinerante da Câmara no Cruzeiro acontecerá no dia 23 de novembro, na

GARAGEM COBERTA

Moradores e lideranças comunitárias do Cruzeiro escolheram na manhã do último dia 28 as dez demandas prioritárias para a cidade. A escolha foi feita durante oficina preparatória promovida


JORNAL E PORTAL AQUI TEM

5

WWW.PORTALAQUITEM.COM

ÁGUAS CLARAS, OUTUBRO DE 2017


JORNAL E PORTAL

AQUI

Você sabia?

Baile do Zodíaco traz Alinne Rosa e a diva da house music Lorena Simpson a Brasília. O alinhamento especial das estrelas garante uma noite inesquecível. Dia 11/11 no Mané Garrincha. Informações: (61) 98136-7761.

6

WWW.PORTALAQUITEM.COM

ÁGUAS CLARAS, OUTUBRO DE 2017 FOTO: JOHN DOWNLOAD  VEJA + IMAGENS NO PORTAL

SHOW

Culture Club em Brasília Da REDAÇÃO portalaquitem@gmail.com

O

cantor Boy George (foto) volta ao Brasil em novembro, desta vez à frente do Culture Club, banda inglesa na qual se consagrou. Criado em 1981, o Culture Club volta a se apresentar mantendo ainda sua formação original, com Boy George, Roy Hay (guitarra e teclado), Mikey Craig (baixo) e Jon Moss (bateria e percussão). Uma das maiores referências da banda era o estilo ousado de se vestir de Boy George. Ele marcou a geração ao usar roupas coloridas, cabelos compridos e uma maquiagem carregada. O Culture Club é um dos grandes representantes da new wave, movimento que dominou as paradas norte-americanas e europeias nos anos 80.

Programe-se >> COMÉDIA

Os Melhores do Mundo com Sexo SEXOA Comédia – aborda de forma leve e divertida um dos mais polêmicos assuntos de todos os tempos. Seu texto é dividido em quatro esquetes onde o trabalho dos atores é valorizado por um figurino básico de smoking e alguns poucos adereços. Dias 11 e 12/11 no Teatro dos Bancários. Informações: 3262-9090.

Show

A banda britânica gravou clássicos da época – e do pop, de forma geral – como “Karma Chameleon”, “Do You Really Want to Hurt Me” e “It’s a Miracle”. Quando o Culture Club soltou o single “Do You Really Want to Hurt Me”, em 1982, George Alan O’Dowd, o Boy George, chamou a atenção com seu visual andrógino, algo – na época – ainda relativamente chocante. Apesar da androginia na música pop ter sido comum nos anos 1970 e 1980, Boy George foi um dos principais artistas a tentar, à frente do Culture Club, quebrar as barreiras de gênero. Muitos prêmios e milhões de cópias depois, o grupo parou quando Boy George chegou a ser preso por porte de drogas. Os problemas do cantor com a Justiça continuaram e, a partir de 1987, ele se manteve na ativa, porém em carreira solo.

Dia 22 de novembro no NET Live Brasília, às 21h30. Mais informações: (61) 3306-2030

E-MAIL: PORTALAQUITEM@GMAIL.COM

>> FESTIVAL

>> EXPOSIÇÃO

FOTO: DIVULGAÇÃO

Semântica do Vazio

Banda Lupa Representante da nova geração do rock brasiliense a Banda Lupa é uma das atrações do Festival Nas Estrelas, no próximo dia 4/11. O evento reúne o melhor da cena autoral de Brasília no Espaço Canteiro Central, no SCS.

A Galeria Karla Osorio (SMDB) apresenta a primeira exposição do autêntico minimalista surinameso-holandês Roland Gebhardt (1939), residente em Nova Iorque (EUA). Visitação: até 17 de novembro. Segunda sexta, de 9 às 18h30 e sábado de 10 às 14h, sempre mediante agendamento. Informações: (61) 3367-6303.

>> GASTRONOMIA FOTO: DIVULGAÇÃO

Sustentabilidade O Madero decidiu unir arte e gastronomia para atender uma necessidade operacional. Os restaurantes no modelo Madero Container, como o de Águas Claras, são construídos com containers reaproveitados.

QUE TAL IR AGORA EM NOSSO PORTAL E OUVIR A SUA RÁDIO!

WWW.RADIOFEDERAL.COM.BR

>> CINEMA

Som: A História Que Não Vemos A estreita relação entre cinema e imagem ganha novos contornos na mostra “Som: A História Que Não Vemos”, onde o som se torna o principal protagonista da programação gratuita que chega ao Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, de 2 a 19 de novembro. A curadoria é de Bernardo Adeodato.


JORNAL E PORTAL

AQUI

Você sabia?

No último dia 18, dois homens foram presos pela equipe da 2ª Delegacia de Polícia da Asa Norte, ao tentarem retirar, com documentos falsos, um veículo que está apreendido no Depósito da Asa Norte.

7

ÁGUAS CLARAS, OUTUBRO DE 2017 FOTO: ALEX MONTEIRO  VEJA + IMAGENS NO PORTAL

WWW.PORTALAQUITEM.COM

Giro Geral

EDUCAÇÃO

E-MAIL: PORTALAQUITEM@GMAIL.COM

CURSO DE MOBILIDADE E TRÂNSITO

Pedestres e ciclistas

Da REDAÇÃO portalaquitem@gmail.com

A

Resolução nº 706 do Conselho Nacional de Trânsito (Contan), publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (27), estipula um prazo de 180 dias para que os Detrans do país comecem a notificar pedestres e ciclistas por infrações de trânsito. As penalidades já eram previstas nos artigos 254 e 255 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), criado em 1997. Somente agora foi regulamentado pelo Contran. De acordo com o CTB, o pedestre será autuado sempre que: permanecer ou andar nas pistas de rolamento, exceto para cruzá-las onde for permitido; cruzar pistas de rolamento nos viadutos, pontes, ou túneis, salvo onde exista permissão; atravessar a via dentro das áreas de cruzamento quando não houver sinalização para esse fim; utilizar-se da via em agrupamentos capazes de perturbar o trânsito ou para a

prática de esporte e desfiles, salvo em casos especiais e com a devida licença da autoridade competente; andar fora da faixa própria, passarela, passagem aérea ou subterrânea; e desobedecer a sinalização de trânsito específica. A multa para o pedestre que cometer qualquer uma das infrações acima foi estipulada em 50% do valor da infração de natureza leve, ou seja, equivalente a R$ 44,19. Já o ciclista cometerá uma infração média, com multa de R$ 130,16, se flagrado conduzindo bicicleta em passeios onde não seja permitida a circulação de bike. O Código de Trânsito prevê também a remoção do equipamento. Ações do Detran-DF – Antecipando a determinação do Contran, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), tem

180

trabalhado com as normas de circulação tanto para ciclistas como para pedestres. “Nossa prioridade é trabalhar a área de educação para garantir a segurança e a redução de acidentes e mortes no trânsito do DF. Para isso, intensificamos as campanhas voltadas não somente para pedestres e ciclistas, como também para motociclistas e motoristas”, destaca o diretor-geral do Detran-DF, Silvain Fonseca. Recentemente, o Departamento editou duas cartilhas: O pedestre e o Código de Trânsito Brasileiro e Ciclistas e o Código de Trânsito Brasileiro. Ambas destacam os direitos e deveres previstos na legislação. Aliado a isso, o Detran-DF lançou o Curso para Pedestres, o projeto Cine Detran, além da conscientização diária sobre o uso da faixa de pedestre.  LEIA + NO PORTAL.

dias para que os Detrans do país comecem a notificar pedestres e ciclistas por infrações de trânsito

Como parte do I Ciclo de Formação de professores da Rede Pública de Ensino, a Diretoria de Educação do Detran-DF abriu as inscrições para o Curso de Mobilidade e Trânsito, que visa o desenvolvimento de ações pedagógicas voltadas à Educação para o Trânsito, numa perspectiva da mobilidade humana. As inscrições até 23/11, no link do site do Detran: https://goo.gl/vMscBj.

MULTA POR FALTA DO USO DA SETA

FOTO: JOHN DOWNLOAD

Dar seta é imprescindível para a segurança no trânsito e ainda é obrigatório por lei. No entanto, muitos motoristas se esquecem de sinalizar as intenções. Neste ano, as autuações por falta do uso da seta aumentaram 42,8%. Foram 18.276 infrações, de janeiro a setembro, contra 12.796 registradas no mesmo período do ano passado.

CNH SUSPENSA OU CASSADA

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal fechou o cerco contra condutores suspensos e cassados que descumprem a penalidade e permanecem dirigindo. De janeiro a outubro deste ano, foram multados 956 motoristas impedidos de dirigir. No mesmo período do ano passado, foram autuados 404 condutores suspensos ou cassados. Isso representa um aumento de 136%.

MAIS DE 170 MIL AUTUAÇÕES

FOTO: JOHN DOWNLOAD

De acordo com um levantamento do Detran-DF, de janeiro a setembro deste ano foram registradas 179.470 infrações relativas a estacionamento irregular, uma média de 657 autuações por dia. Isso representa um aumento de 38,47% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 129.609 multas, uma média diária de 474 infrações.

DETRAN LEILOA 563 VEÍCULO

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai leiloar 563 veículos em 13 de novembro, a partir das 9 horas, no Ginásio de Esportes de Sobradinho. Interessados podem visitar os automóveis de 6 a 10 de novembro, das 8h30 às 17h30, no pátio da Polícia Rodoviária Federal, na BR-040. Informações: (61) 4103-2771, 98451-6506 e 98404-5097.

BOOK www.macrostudiobsb.com

98143-4332

97819-9467

SIA QUADRA 3C, LOTES 3/4, SALA 211- ED. COLUMBUS CENTER II

MODA - STILL FOTOJORNALISMO EVENTOS


JORNAL E PORTAL AQUI TEM

8

WWW.PORTALAQUITEM.COM

ÁGUAS CLARAS, OUTUBRO DE 2017

JORNAL AQUI TEM ÁGUAS CLARAS 60  

www.portalaquitem.com.br

Advertisement