Page 1

»» @folhadocaparao

FILIPE RODRIGUES

www.aquies.com.br

»» facebook.com/grupofolhadocaparao

eSPECIAL | Pág 05

R$

1,00 sábado, 02/07/2011 | DIÁRIO | ANO 1 | N° 71 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

COOPERATIVISMO FORTE NO SUL

ES VAI PAGAR A CARTEIRA DE MOTORISTA

THIAGO GUIMARÃES/SECOM

»» GOVERNO DO ESTADO LANÇOU ONTEM O PROGRAMA CNH SOCIAL, QUE BENEFICIARÁ PESSOAS DE BAIXO PODER AQUISITIVO GERAL | Pág 12

WEBER PADUA

HOJE TEM SKANK NO CASTELÃO

FESTA DE CACHOEIRO ATRAIU MAIS DE 150 MIL PESSOAS PROFESSORES VÃO APRENDER A LÍNGUA DE SINAIS EM CACHOEIRO CIDADES | Pág 06

KITS PARA CONSELHOS CIDADES | Pág 06


02 OPINIÃO

»» sábado, 02/07/2011

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

filipe rodrigues »» redacaofolhadocaparao@gmail.com

O Estado laico e a conveniência dos cristãos O Brasil é um país sem religião oficial. Mais do que isso: é uma nação que defende a liberdade de culto e de manifestações de crença em suas diversas maneiras. Cada um acredita do no que quiser e lhe for mais favorável. Isso significa dizer que o Estado não mete o bedelho na igreja e vice-versa. Na prática, entretanto, o que acontece não é isso. A realidade está mudando, mas as igrejas católicas e evangélicas ainda influenciam muito no ordenamento jurídico nacional. O debate de um Estado laico não penetra no meio cristão, pelo menos no Brasil. Isso porque é muito mais conveniente aos cristãos permanecerem com a situação da maneira que está, do que propor uma mudança efetiva, deixando o Estado agir, ainda que seja de forma contraditória às doutrinas sustentadas pelas igrejas. Enquanto isso, os islãs, hindus, espíritas, candomblés, e outros, que vivem no mesmo território e, teoricamente, possuem os mesmos direitos, não têm voz ativa, muito embora estejam equiparados constitucionalmente. Manifestações cristãs, como aquela contra a aprovação da lei da homofobia, me parecem expressar muito mais uma fé fragilizada do que propriamente um posicionamento religioso convicto. Ora, ser cristão no Brasil é muito fácil, afinal, quem dita as regras sociais e legais são os próprios cristãos. E quando existe alguma possibilidade de uma sociedade onde o cristianismo não vai ditar as regras, começam a espernear. Nas histórias da bíblia fica evidente que ser cristão não era fácil. O enfrentamento era constante e, em muitos casos, brutal, terminando em morte. Hoje é bem diferente. O cristão, pelo menos no Brasil, em Cachoeiro de Itapemirim conseqüentemente, não é confrontado. Pelo contrário. Ele chega num prédio público e encontra lá alguma manifestação religiosa referente à sua crença – seja um versículo, ou uma cruz na parede. Uma sessão legislativa tem início após a leitura da

EXPEDIENTE

DIRETOR GERAL: Elias Carvalho EDITOR CHEFE: Leandro Moreira EDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola Repórteres: Alissandra Mendes, Gustavo Ribeiro, Filipe Rodrigues, Leandro Moreira e Marcos Freire

bíblia. Agora, imagine essas mesmas situações, mas com manifestações espíritas ou do candomblé, afinal, eles têm o mesmo direito, que, na prática, não ocorre. Há relatos que em países onde atualmente o cristianismo é proibido, o mesmo vem crescendo de forma considerável, em reuniões feitas as escondidas, mas regularmente. Nesses mesmos lugares, alguns cristãos já foram presos e torturados, simplesmente porque querem ter o direito de liberdade religiosa. E, por lá, a gente não vê grupinhos se reunindo, pedindo por direito àquilo ou aquilo outro. Eles são cristãos e pronto. O Estado que se lasque e acerte as contas com o divino, depois. Acredito, portanto, que os cristãos não deveriam interferir nas questões processuais legais no Brasil. Se eles são contra uma série de situações, vão ser surpreendidos com a quantidade de pessoas que também é contra a maneira como os católicos e evangélicos interpretam a bíblia e vivem suas religiões. No entanto, a gente não vê manifestações pedindo o fim da igreja ou coisa desse tipo. Desde que o mundo é mundo, existem homossexuais, drogas, alucinógenos, e tudo o que hoje é apontando como a destruição da humanidade. Salomão já dizia que nada é novidade, as coisas apenas vão rodando... rodando... e se repetindo, e mundo resistindo. Cada um com sua crença, sua maneira de viver a vida. O que não pode mais ser divulgado é a intolerância religiosa e a convivência não harmoniosa entre as pessoas. Se somos todos iguais, temos, inclusive, o direito de não nos manifestarmos, quando for para atingir, principalmente, uma minoria. Os cristãos estão confortados em seu posicionamento até hoje e, portanto, acredito eu, deveriam se apegar mais em Deus e na sua própria fé, deixando os homens “errarem” ao criar leis que não entram em sua concepção, porque não há ordenamento jurídico nenhum capaz de disseminar a história de Jesus Cristo, tampouco a manutenção do relacionamento com Ele.

DiagramadorA: Suheley Garcia Suhett DEPARTAMENTO COMERCIAL: Joana Campos (28) 3521 7726 Colaboradores: Sérgio Oliveira, Wellington Santiago, José Montoni, Sérgio Garschagen, Luiz Trevisan, Adilson Conti, Antônio Fernando de Souza, Maurílio Carvalho, Gilvan Rodolpho, Sérgio Neves, Wagner Medeiros Junior, Daniel Diirr, Edison Zardini Dpto. Jurídico: JC ASSAD - ADVOCACIA DR VICTOR CERQUEIRA ASSAD - OAB/ES 16.776

luciana fernandes »» lucianafernandes_es@hotmail.com

Um espaço para falar de comunicação. Simples assim! Uma coluna semanal direta e clara, interativa com você – o leitor, através de email, blog, twitter, facebook e o que mais a mente humana descobrir para se comunicar. Eu amo conversar, mas detesto falar sozinha, ecos são sempre bem vindos.

A comunicação em formas e fatos Estamos acostumados a traduzir comunicação por um jogo de palavras (ditas ou escritas) que se decodificam de forma imediata e facilmente. Classificamos a maioria desta comunicação como propaganda/publicidade neste espaço semanal, mas hoje em especial vamos falar de outras formas de comunicação. O ato de se comunicar é por si só muito amplo e complexo, não existe apenas uma forma e uma fórmula. Existe muito mais coisa envolvida na comunicação do que sonha nossa vã filosofia... Você já viveu, por breves instantes, com um desconhecido (a) uma troca de olhares em que se falaram sem ao menos balbuciarem qualquer sílaba? Pois é... Justamente sobre isso que vamos falar. E quando alguém fala com você uma coisa, mas a linguagem corporal dele (a) mostra exatamente o contrário (como quando sabemos que estamos ouvindo uma mentira)? O corpo, o olhar desviando do seu, a fala mais rápida e esquiva, demonstram o que as palavras ditas teimam em contestar. Já teve oportunidade de tentar conversar com alguém de outro país, cuja língua você não domina, e vice versa, e se entenderam mesmo assim? Conhece alguém que teima em negar o fato de estar apaixonado, mas o seu corpo e suas atitudes (os olhos brilhando, a forma de se referir a pessoa, a forma como abraça ou fica junto a pessoa) afirmam e reafirmam a paixão?

E-mails: comercialfolhadocaparao@gmail.com diretoriafolhadocaparao@gmail.com; publicidadefolhadocaparao@gmail.com redacaofolhadocaparao@gmail.com Circulação: ES - Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo

Já chegou a sua casa, depois de um dia longo de trabalho, que seu filho (a) correu em sua direção pra lhe abraçar e beijar? Nesse instante as palavras são ditas sem serem faladas, aliás, nem precisamos delas nessa hora. Você tem um amigo (a) que ao começar a falar uma frase você já a completa? O ser humano é um ser social, comunicar (em todas as suas variações) faz parte da nossa essência, fazemos isso e vemos isso no mundo que nos cerca o tempo todo. O que estou dizendo é que comunicamos de várias formas o tempo inteiro, controlar essas variáveis é ter certeza de comunicar certo. Não é exagero pedir pra atentarmos nos mínimos detalhes do conteúdo da informação que estamos recebendo e transmitindo, no dia a dia. Além, claro, de observar o que falam pra nós, o que nos é mostrado, o que o corpo demonstra, pra só então, formado o pacote, analisarmos o que conseguimos de material pra decodificarmos a mensagem corretamente.

Luciana é publicitária, blogueira, designer, mãe da Laura, artista plástica e comunica muito, o tempo todo, de várias formas. historiasdepublicitaria.blogspot.com (blog) @lucianaF_es (twitter) Luciana.lfernandes.es (skype) Luciana Fernandes (facebook)

Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

Editora e Jornal Sul Capixaba Ltda - ME | CNPJ: 10.916.216.0001-55. Rua Resk Salim Carone, S/N º - Ed. Ibisa - Loja 03 - Bairro Gilberto Machado. Cachoeiro de Itapemirim-ES (Próximo à rodoviária) .

Tel: (28) 3521 7726

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).


SÁBADO, 02/07/2011

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

aQUItem

leandromoreira23@gmail.com facebook.com/leandromoreira23

WANDERSON AMORIM

Não é por menos que o deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM) não está certo de seu ingresso na disputa pela prefeitura de Cachoeiro, e impressionou o meio político com conversas afáveis com o PMDB e o senador Magno Malta (PR). A lei da Ficha Limpa pode ser o seu maior adversário, caso vigore em 2012. Após o Tribunal de Justiça negar, por unanimidade, o recurso impetrado pelo deputado, Ferraço continua condenado por improbidade administrativa.

@moreira238

ESPAÇO POPULAR PARTICIPE: envie sua foto para leandromoreira23@gmail.com, com crédito e informações ARQUIVO PESSOAL

Durante o desfile cívico escolar na Festa de Cachoeiro, estiveram juntos o secretário estadual de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho, o prefeito Carlos Casteglione, o governador Renato Casagrande e o presidente da Câmara Municipal, Julio Ferrari.

03

LEANDRO MOREIRA

Querer não é poder

Desfile

OPINIÃO

Último mandato O fato de o prefeito Carlos Casteglione (PT) ter direito somente a mais um mandato pode ser atrativo para os partidos locais, que têm pretensões em concorrer ao comando do governo cachoeirense. Em outras alianças, pode-se aí ter de aguardar por até oito anos para ocupar a principal cadeira do palácio.

À Santa Casa Amigos e familiares de Carlos Alexandre Ferreira agradecem a toda a equipe médica do Pronto Socorro e do Centro de Tratamento Intensivo da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro. Carlos sofreu acidente motociclístico no dia 21 de junho e, graças à dedicação dos profissionais do hospital, já se encontra em melhor estado.

Ar no palácio A prefeitura de Marataízes agendou licitação para fornecimento e instalação de ar condicionado no Palácio das Águias, imóvel histórico do município. O pregão eletrônico está marcado para quarta-feira.

Recursos do SUS O Ministério da Saúde ampliou o controle e a transparência dos repasses de recursos federais aos municípios, por meio dos fundos de saúde. Com decreto presidencial publicado no dia 28 de junho no Diário Oficial da União, os municípios só poderão receber verbas através de contas específicas para a saúde e terão de movimentar o dinheiro apenas por meios eletrônicos. As mudanças entram em vigor em 60 dias.

Iluminação O prefeito de Marataízes, Jander Nunes, vai investir na iluminação pública da cidade. Na terça-feira, haverá licitação para contratar empresas para a realização dessas obras.

Kennedy Na edição deste domingo, entrevista exclusiva com o prefeito de Presidente Kennedy, Reginaldo Quinta (PTB).

Revista A revista ‘Cachoeiro de Itapemirim – O desenvolvimento passa por aqui’ já é um sucesso. O material é um projeto especial do Aqui Notícias e, além de agradar, está munindo de importantes informações pessoas de todo o estado.

Trânsito Para garantir a segurança dos atletas durante a 34ª Corrida de São Pedro, amanhã em Cachoeiro de Itapemirim, a prefeitura preparou mudanças no trânsito em todo o trajeto. A primeira delas ocorre a partir de hoje, às 6h00, quando fica proibido o estacionamento nas vagas rentes à praça Jerônimo Monteiro. A faixa de trânsito paralela a essas vagas, para veículos que chegam da rua Capitão Deslandes, fica interditada a partir das 15h00 de hoje. Mas os motoristas vão continuar tendo acesso à região, usando a pista lateral, que terá sentido adaptado. Com essa mudança, os veículos que estão na rua 25 de Março vão seguir por apenas uma pista na região da praça e vão poder acessar tanto a avenida Beira Rio quanto a rua Costa Pereira (Catedral).

Interdição Ponto de partida da corrida, a praça Jerônimo Monteiro fica interditada já a partir das 23h00 de hoje, para montagem da estrutura. No final da tarde de amanhã após a premiação, o trânsito volta a ficar em meia pista e se normaliza até o final do dia, com a retirada da estrutura.

No registro, o cartunista Ricardo Ferraz. Ele, que tem o título de Cachoeirense Presente, completou mais um ano de vida ontem. A coluna deseja saúde e paz!

@Tá na NET, tá AQUI Participe das nossas redes sociais e aparaceça AQUI @folhadocaparao

facebook.com/grupofolhadocaparao

Comentários diversos na rede social


04

POLÍTICA

SÁBADO, 02/07/2011

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

ESTADUAL

Ministra defende condições iguais entre homens e mulheres

»» Segundo Iriny Lopes, dos 16,6 milhões de pobres do Brasil, a maioria é composta também por mulheres

Em discurso feito na manhã de ontem na Assembleia Legislativa (Ales), a ministra Iriny Lopes, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, defendeu a igualdade de condições entre homens e mulheres em todos os níveis. “Um dia a gente conseguirá igualar as condições entre homens e mulheres nas várias esferas”, disse ela, ao abordar as garantias trabalhistas e o mercado de trabalho. “Não adianta as mulheres terem maior escolaridade se as condições do mercado favorecem o ingresso dos homens”, acrescentou. Para Iriny, as mulheres “estiverem na invisibilidade até pouco tempo e, em alguns locais do País, elas ainda não são notadas como protagonistas de um processo social grave e comprometedor”. Ela discursou durante a audiência pública sobre o tema “Feminização da Pobreza”, promovido pela Comissão

Eduardo Klein

de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos, presidida pelo deputado Genivaldo Lievore (PT). Iriny destacou em seu pronunciamento que os indicadores da feminização da pobreza são parecidos em todas as regiões do Brasil. “Infelizmente os indicadores confirmam que, dos 16,6 milhões de pobres do Brasil, a maioria é composta por mulheres, jovens,

adolescentes e crianças”, lamentou. A ministra falou também sobre a violência contra a mulher no País. Para ela, é necessário desburocratizar a Justiça para diminuir a impunidade nesses casos. E defendeu a integração entre as secretarias federais, estaduais e municipais para a realização efetiva de políticas públicas sobre o tema.

Conselho

“Políticas públicas para as mulheres: compromisso de todos os dias”. Com esta frase, a coordenadora do Conselho da Defesa da Mulher, Eusabeth Ferreira da Mércia Vasconcellos, abriu a sua explanação sobre o tema. Para ela, é preciso buscar soluções efetivas no combate à pobreza e a violência, com ações voltadas para a redução

dos índices principalmente entre mulheres negras. Também presente à sessão, a coordenadora de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado, Laudicéia Schuaba Andrade, afirmou que a erradicação da pobreza é uma das prioridades do governador Renato Casagrande (PSB). “O governo reconhece estas desigualdades e está com disposição de combatê-las”, garantiu. Dois projetos voltados para o combate às desigualdades existentes entre homens e mulheres no estado estão sendo planejados pelo executivo, em consonância com no Plano Nacional de Enfrentamento e Combate à Pobreza, do governo federal. Entre as medidas em estudo destacam-se um maior acesso a saúde, a criação de cursos de profissionalização para as mulheres, a implantação do Programa de Alimentação, a criação de câmaras técnicas, delegacias e abrigos e o cumpri-

mento efetivo da Lei Maria da Penha. E, ainda, a qualificação dos professores dentro do Programa de Gênero e Diversidade nas escolas estaduais e a valorização das mulheres. “Estamos lutando para reduzir a opressão, a violação de direitos e desigualdades”, disse Laudicéia. Compuseram a mesa da audiência, além dos palestrantes, os deputados Genivaldo Lievore (PT) e Luzia Toledo (PMDB), a senadora Ana Rita Esgário (PT), o presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Gilmar Ferreira, e o subsecretário de Estado dos Direitos Humanos, Perly Cipriano. Também participaram dos debates a subsecretária estadual de Assistência Social, Sandra Shirley, a diretoria presidente do Instituto Jones do Santos Neves (IJSN), Ana Paula Vescovi, e a assessora especial da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Elizabeth Haddad.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM DIVULGAÇÃO/PMCI

Câmara aprova testes do olhinho e da orelhinha A Câmara Municipal de Cachoeiro aprovou na sessão desta semana dois projetos de lei de autoria do vereador Júlio Ferrari (PV), que obrigam hospitais e maternidades públicas e privadas do município a fazerem gratuitamente nos recém-nascidos o teste do reflexo vermelho, mais conhecido como Teste do Olhinho, e a triagem auditiva neonatal, também conhecido como teste da orelhinha. Para Ferrari, a população de Cachoeiro há muito luta por estes direitos, especialmente mães e gestantes preocupadas com a saúde de seus bebês. “Existem hoje em dia vários tipos de exames que são realizados logo que o bebê nasce. São triagens neonatais que podem prevenir doenças e até mesmo

detectar alguma alteração o mais cedo possível para evitar seqüelas mais graves. Por isso criamos essas duas leis que vão beneficiar as crianças que acabaram de nascer e fazer com que elas possam ter um futuro melhor, com mais saúde”, justificou Ferrari. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Márcia Fardim, a realização do testes da orelhinha e do olhinho em crianças recém-nascidas é muito importante. “São dois procedimentos que podem prevenir doenças graves, para que nossas crianças cresçam mais saudáveis e tenham uma vida melhor”, disse. As duas leis entrarão em vigor após serem sancionadas pelo Executivo. A fiscalização ficará sob responsabilidade da

Secretaria Municipal de Saúde do município. Os estabelecimentos de saúde, que não cumprirem o disposto nas leis, ficam sujeitos a penalidades, inclusive multa de 200 UFCI (R$ 2.314,00), podendo dobrar, em caso de reincidência.

Olhinho

O Teste do Olhinho é um exame que deve ser realizado rotineiramente em bebês na primeira semana de vida, preferencialmente antes da alta da maternidade, e que pode detectar e prevenir diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações, como uma cegueira irreversível. Pesquisas garantem que pelo menos 60% das causas de cegueira ou de grave se-

qüela visual infantil podem ser prevenidos ou tratáveis se fossem detectadas precocemente, antes de se agravarem. Mais da metade dos casos só tem o problema descoberto quando estão cegas ou quase cegas para o resto da vida. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica prevê cerca de 710 novos casos de cegueira por ano. Pensando em reverter este quadro no município, Júlio Ferrari fez os projetos de lei e a Câmara aprovou a obrigatoriedade nos hospitais e maternidades de Cachoeiro.

Orelhinha

O teste da orelhinha é realizado já no segundo ou terceiro dia de vida do bebê.

Ao contrário do teste do pezinho, no teste da orelhinha não é preciso fazer um furinho na orelha do bebê. Esse exame consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz.

O exame logo ao nascer é imprescindível para todos os bebês, principalmente àqueles que nascem com algum tipo de problema auditivo. Estudos indicam que um bebê que tenha um diagnóstico e intervenção fonoaudiológica até os seis meses de idade pode desenvolver linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte.


SÁBADO, 02/07/2011

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

ESPECIAL

05

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Cooperativismo: uma forma de combater o capitalismo filipe rodrigues

filipe rodrigues

redacaofolhadocaparao@gmail.com

Em Cachoeiro de Itapemirim são 13 cooperativas. No sul do Espírito Santo, aproximadamente 40. O fato é que o sistema cooperativista vem ganhando cada vez mais adeptos e criando mecanismos para profissionalizar e diversificar a economia capixaba, além de criar mais emprego e renda para as famílias. Cícero Moura é especialista no assunto, formado em Gestão de Cooperativas, pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, e no Dia Internacional do Cooperativismo ele faz um balanço positivo: nos últimos 10 anos, o estado vem desenvolvendo esse sistema de forma diferenciada e se tornando referência para o Brasil. Cícero é ligado a diversas cooperativas e, inclusive, auxiliou a fundar algumas que hoje movimentam milhões de reais. Incentivador desse sistema, Cícero acredita que existem muitos motivos para comemorar, mas é preciso pensar de forma a criar políticas públicas voltadas especificamente para o coo-

Cícero Moura é formado em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa – MG e participa do desenvolvimento dessas organizações no Espírito Santo

perativismo, a exemplo de alguns países europeus e dos Estados Unidos, onde, nesse último, cerca de 150 milhões de pessoas são cooperados. Para chegar ao estágio em que Cachoeiro e o sul do Estado se encontram hoje, Cícero conta que houve um trabalho in-

tenso na última década. “Tudo começou praticamente com o então presidente da OCB, Benjamin de Freitas Pinheiro. Antes dele, as cooperativas e as ações voltadas para os cooperados ficam concentradas na Grande Vitória. Mas ele pensou em interiorizar

esse trabalho. Depois de Benjamin, o presidente Esthério Colnago deu continuidade. Outra pessoa importante foi o superintendente Carlos André, que deu contribuição significativa para que o sistema cooperativista ganhasse força e corpo no Espírito Santo”, contou Cícero. Para Cícero, além da vantagem de ser dono do próprio negócio, ser cooperado tem outras vantagens. “Quando profissionais se organizam em uma cooperativa, eles só têm a ganhar, como, por exemplo, a profissionalização do serviço que será prestado, através de capacitações; podem participar de licitações públicas e particulares; além de mostrar para a sociedade que existe mais uma categoria unida e organizada, disposta a oferecer produtos e serviços de qualidade, com preço mais competitivo”, ponderou Cícero. Em Cachoeiro de Itapemirim, vários segmentos já aderiram ao sistema cooperativista, entre eles, fisioterapeutas, dentistas, médicos, setor de transporte, costureiras, produtores rurais em regime de

»» Hoje é o Dia Internacional do Cooperativismo, uma maneira de se organizar que vem crescendo no país e no sul do Espírito Santo

Está bom, mas pode melhorar Para Cícero, o cenário cooperativista na região não está ruim, mas pode melhorar. Ele usa como parâmetro os países desenvolvidos, onde os números são expressivos e demonstram a funcionalidade de uma cooperativa para a economia nacional. “Nos países da Europa, por exemplo, tem lugar que as cooperativas representam entre 30 e 60% do PIB. Nos Estados Unidos, esse índice chega a 27%. No Brasil, entretanto, as cooperativas representam apenas 6% do PIB. Outro bom exemplo é o número de cooperativas na Itália: são 15 mil só de trabalho, enquanto no Brasil, somando todas, não passa de 8 mil”, acrescentou Cícero. Ele acredita que para melhorar essa situação é preciso criar políticas públicas voltadas para o cooperativismo. “Nos países de primeiro mundo, os políticos pensam mais ou menos assim: se é inviável construir uma grande empresa numa determinada região, eles implantam cooperativas. No Brasil ainda existe muita resistência e tabus a serem quebrados, mas acredito que isso, aos poucos, vai mudar”, disse Cícero. Cícero termina sua fala reproduzindo o pensamento dos cooperados norte-americanos: “a única forma de combatermos o capitalismo é fazendo parte de alguma cooperativa”.

agricultura familiar, entre diversas outras categorias. Entre tantas cooperativas de destaque, Cícero aponta uma que vem ganhando cada vez mais expressão no mercado, a Coopevidas. Há cinco anos funcionando em Piúma, litoral sul do estado, essa cooperativa trabalha com fruticultura, produzindo abacaxi, manga e como

A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim possui vagas abertas para pessoas com deficiência. Basta procurar o Setor de Recursos Humanos do hospital, localizado na rua Dr Raulino de Oliveira, nº 71, Centro, ou cadastrar currículo pelo site www.santacasacachoeiro.org.br

Maiores informações pelo telefone (28) 2101-2121

Vende-se Dois moinhos de Pedra elétrico com capacidade de um saco de milho por hora cada um. Preço de Ocasião - Contato: 3522 5695 9884 7009 - Valter Colli

carro chefe a acerola. “Eles têm participado de licitações públicas e vendendo para várias prefeituras, inclusive, a de Cachoeiro. Já teve consumidor dos Estados Unidos entrando em contato, querendo comprar acerola. Mas a produção ainda não consegue atender a demanda. Por isso, eles já pensam em ampliar”, contou Cícero.


06

cidades

sábado, 02/07/2011

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Curso de libras para professores

regional

»» São oferecidas 50 vagas e as inscrições terminam na segunda-feira

Três municípios podem ganhar portais de entrada divulgação

ilustração

LEANDRO MOREIRA

leandromoreira23@gmail.com

Os professores da rede municipal de ensino de Cachoeiro têm até a segunda-feira para se inscrever no Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais – Libra, que é oferecido pela própria prefeitura. São 50 vagas ofertadas, sendo 25 por turma. Pretende-se com o curso promover formação aos educadores para o apoio pedagógico na área de deficiência auditiva. A capacitação vai ampliar a comunicabilidade entre os profissionais da comunicação e os alunos acometidos de ausência da audição.

De acordo com a prefeitura, o curso de libras vai

ser desenvolvido no ano letivo vigente, com início

ainda neste mês e término em novembro.

Por meio de Indicação, o deputado Sandro Locutor (PV) sugeriu ao governo do Estado a construção de pórticos (portais de entrada) nos municípios de Ibatiba, Brejetuba e Conceição do Castelo. A justificativa da Indicação se dá não só pela beleza da arquitetura dos portais, o que acaba auxiliando na divulgação turística dos municípios,

mas também pela necessidade de um marco divisório nas respectivas cidades. O deputado sugere ainda os temas dos portais: Conceição do Castelo – Festa do Sanfoneiro, famosa na região; Brejetuba – Café, pois o município é o maior produtor de arábica no estado; e Ibatiba – Culinária, especialmente feijão tropeiro.

REGIONAL

Conselhos tutelares ganham kits O deputado estadual Glauber Coelho esteve na tarde de ontem participando da entrega de kits em Conselhos Tutelares do sul do estado. Os municípios contemplados foram Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Rio Novo do Sul. Cada kit contém computador, estabilizador, impressora a laser, câmera digital, retroprojetor, telão e televisor 32’. Segundo o parlamentar, os novos equipamentos vão auxiliar os conselheiros em suas atividades e melhorar o atendimento à população. Em maio, Glauber acompanhou a entrega do material junto com os representantes da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), em vários municípios sulinos, do litoral e região do Caparaó.

divulgação


Sábado, 02/07/2011

DIÁRIO| Ano 1 | n° 71 Cachoeiro de Itapemirim e Região Sul »» @folhadocaparao

»» facebook.com/grupofolhadocaparao

Pop Rock do Skank no Castelão Hoje uma das bandas mais conhecida do país, que foi criada em Minas Gerais, se apresenta em Castelo. Eles mostram o show “Multishow ao Vivo – Skank no Mineirão”. O evento será realizado no Castelão, que fica na avenida Nossa Senhora da Penha, centro de Castelo. Segundo informações da assessoria de imprensa do evento, haverá acesso para as pessoas portadoras de deficiência física. O evento está previsto para começar às 22h30. Antes do grande show da noite terá, o trio Tabacarana, que toca o ritmo sambarock, numa linguagem diferente. “O formato “trio” permite à banda fazer releituras de canções consagradas com ares modernos. Assim também tem sido o trabalho autoral, que busca surpreender oferecendo um som divertido e conceitual, com timbres quentes e levadas dançantes, dispensando a tradicional

formação de bandas de sambarock. Fatalmente a galera sacode!”, disse Tony Mocillo, um dos integrantes.

O show

A turnê é uma parceria entre a banda, a Sony Music e o canal Multishow. O projeto foi lançado em CD duplo e

DVD no final de setembro de 2010. O registro do show ao vivo foi feito em Belo Horizonte, em junho de 2010, quando a banda fez uma apresentação para mais de 50 mil pessoas, que lotaram o Mineirão na despedida do estádio e que agora está fechado para as obras da Copa do Mundo de 2014.

No show, Samuel Rosa, Henrique Portugal, Haroldo Ferretti e Lelo Zaneti interpretam sucessos da carreira da banda, além do primeiro single do novo álbum, “De Repente”, fruto da parceira de Samuel Rosa e Nando Reis. Haverá outros sucessos como “Noites de um Verão Qualquer”, “Sutilmente” e “Ainda Gosto Dela”, “Vou Deixar”, “É uma Partida de Fute-

»» Hoje à noite a banda mineira se apresenta em Castelo

bol”, “Acima do Sol”,“Resposta” e outras tantas. O setlist do novo trabalho foi escolhido com a ajuda dos fãs, através de uma enquete promovida pela banda em seu site oficial. Nos últimos anos, a banda vem investindo em novas mídias e em um novo formato de relacionamento com os fãs. O mais recente projeto nessa área é o Skank Play

(www.skankplay.com). Lançada em março de 2011, a plataforma permite que pessoas do mundo todo toquem virtualmente com os quatro integrantes da banda e criem videoclipes oficiais da nova música de trabalho, “De Repente” (Samuel Rosa/ Nando Reis). Um dos pontos positivos, levantados pelos integrantes do Skank é a oportunidade de exposição para novos talentos. O projeto, que tem produção musical de Dudu Marote e conta com o apoio da MTV, é uma iniciativa do coletivo Don Try This.

A banda mineira Skank promete agitar o Castelão hoje à noite

Serviço Weber Padua

www.aquies.com.br

Show Skank Local: Castelão Hora: 22h30 Ingressos: Pista (2º Lote): R$ 30,00/ Camarote (1º lote): R$ 50,00


02

SÁBADO, 02/07/2011

www.aquies.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

Mais de 150 mil pessoas

»» Esse foi o número de pessoas que passaram na Festa de Cachoeiro A festa de Cachoeiro, segundo a prefeitura, atraiu mais de 150 mil pessoas, entre cachoeirenses e visitantes que prestigiaram a programação deste ano. A maior parte das atrações se concentrou no parque de exposições Carlos Caiado Barbosa, no bairro Aeroporto, como shows, exposição agropecuária, rodeio e apresentações culturais. No Dia de Cachoeiro, o desfile cívico-escolar na Linha Vermelha, centro da cidade, reuniu cerca de 8 mil pessoas. Neste ano, nove escolas municipais participaram das apresentações, que retrataram a evolução da linguagem desde a pré-história até os dias atuais. Cada escola abordou uma temática ligada ao tema central “Linguagens: os códigos da comunicação humana”. Para re-

ceber o público presente no desfile, 150 metros de arquibancada coberta foram montados, garantindo proteção e conforto à população. No parque de exposições, diversos shows nacionais animaram as noites de Cachoeiro. Foram instalados no local oito telões em pontos estratégicos, para que o público não perdesse nenhum detalhe das apresentações. O show infantil com a dupla Patati Patatá foi uma das atrações de maior público, reunindo cerca de 50 mil pessoas. “A variedade da programação fortaleceu a presença das famílias durante os dias da festa, e a participação superou nossas expectativas”, ressalta a secretária municipal de Cultura, Cristiane Paris. A atração mais esperada foi a do cantor paranaense

Michel Teló. Durante duas horas, ele interpretou sucessos nacionais como “Ei, psiu! Beijo me liga”, “Larga de bobeira”, “Fugidinha” e “60 dias apaixonado” e canções internacionais.

Lançamento

Como parte das comemorações do Centenário

de Newton Braga, foi lançado durante a festa o livro “Cachoeirenses Ausentes desde 1942”, com resumo de biografias de todos os homenageados com o título criado pelo poeta. Mas as homenagens a ele não pararam por aí. Um pouco de sua vida foi

contada pela escola municipal Newton Braga, no desfile cívico-escolar e seu busto, na praça Jerônimo Monteiro, recebeu flores depositadas por familiares e autoridades. “Essa festa está conciliando o povo cachoeirense com a história

DIVULGAÇÃO/PMCI

da nossa cidade, principalmente por meio do Centenário de Newton Braga. Ao mesmo tempo, une a tradição do evento com a inovação, traduzida por atrações como os shows infantis, que foram um sucesso de público”, comemorou Cristiane Paris.


BABADOS DO DIA

03

SÁBADO, 02/07/2011

www.aquies.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

Filmes do Dia

Leandro Hassum fará cirurgia para ficar magro

Marido por Acaso Supercine, Rede Globo, 23h20

Depois de Fausto Silva e Fabiana Karla, agora é a vez de Leandro Hassum sonhar com uma nova silhueta. O comediante de “Os caras de Pau” fará uma cirurgia para perder boa parte de seus quase 130 quilos. Leandro deve ir para a mesa de operação no segundo semestre, depois das férias de julho. Fabiana Karla, sua companheira de humor e, antes, de peso, tem lhe dado dicas sobre a cirurgia e o pós-operatório.

Sinopse: EUA, 2007. Emma Lloyd tem um programa de rádio de sucesso. Lá, ela dá conselhos sentimentais. Um dia, Emma aconselha a sua ouvinte Sofia que termine o namoro com Patrick que ouve o programa e, para se vingar, ele pede a um amigo que mude os dados cadastrais de Emma. Agora Emma está casada com Patrick. A ideia não agrada Emma, que está prestes a se casar com seu editor. Inédito.

Garota Mimada Cine Aventura, Rede Record, 16h00

Rita Lee conta que tirou os seios com medo de ter câncer

Em entrevista ao Programa Amaury Jr., exibida na última quinta-feira (30), na Rede TV!, Rita Lee contou que retirou os seios com medo de ter câncer, já que não anda muito bem de saúde. A cantora disse que, se antes a vida se resumia a sexo, drogas e rock’n roll, hoje é sexo, ioga e rock’n roll. Sobre o convite para participar do reality A Fazenda 4, da Record, respondeu que não sabe nem do que se trata.

Sinopse: Poppy (Emma Roberts) é uma adolescente bonita, rica e rebelde que vive em Malibu, litoral californiano. A fim de dar um corretivo na garota, o pai a envia para estudar em um rígido colégio britânico. Além dos novos colegas que não toleram o comportamento mimado e espalhafatoso da moça, Poppy ainda tem de enfrentar a carrancuda diretora do colégio (Natasha Richardson).

Terra Fria Cine Belas Artes, SBT, 22h30 Sinopse: Cansada de apanhar do marido, Josey com seus dois filhos pequenos, volta para sua cidade natal onde trabalha duro na mineradora Pearson. Ela só não esperava ser mal tratada e assediada sexualmente pelos homens da empresa e, diante da omissão dos seus chefes, recorre à justiça, tornando-se pioneira neste tipo de processo.

HORÓSCOPO Áries

20/03 20/04

Dia de lua nova acompanhada de um eclipse importante para você. Alguns problemas familiares podem voltar a incomodar. Resolva o que for necessário e deixe o passado definitivamente para trás.

Libra

23/09 22/10

A lunação deste mês traz uma nova e importante fase para você. Sua carreira e caminho profissional deve ser reavaliado neste período. algumas mudanças importantes deve começar a acontecer esta semana.

Touro

21/04 20/05

Gêmeos

21/05 20/06

Câncer

21/06 21/07

A lunação em câncer movimenta sua vida social e melhora alguns acordos com empresas. Melhora na comunicação acelera amizades e reuniões de negócios são mais produtivas. Amor e viagens em boa fase.

A lunação em câncer acelera processos que envolvam suas finanças. Oportunidade de novos investimentos podem surgir na próxima semana. No entanto, o eclipse solar pede discernimento e atenção.

A lunação deste mês acontece em seu signo e algumas mudanças podem acontecer em sua vida. Ela vem acompanhada de um eclipse prometendo muito movimento e transformações.

Escorpião

Sagitário

Capricórnio 22/12 21/01

23/10 21/11

A lunação em câncer pede definição de metas e projetos futuros. É possível que uma nova proposta de negocio surja neste período, especialmente se estiver envolvido com importação, exportação ou pessoas de outros países.

22/11 21/12

A lunação em câncer traz à tona situações que levam você a questionar suas verdadeiras necessidades emocionais. Mantenha seus gastos e investimentos sob controle. O momento é ótimo para ganhos em parcerias.

A lunação em câncer mobiliza seus relacionamentos mais uma vez e certamente trará algumas mudanças significativas. Um novo passo deve ser dado em direção ao seu coração e às suas necessidades emocionais.

leão

22/07 22/08

A lunação em câncer deixa você mais introspectivo e voltado para questões emocionais, especialmente as que fizeram parte de um passado que já não faz mais sentido. Ótimo momento para a reclusão e a pratica de yoga e meditação.

Aquário

21/01 18/02

A lunação deste mês será no signo de câncereseutrabalhoserámobilizadocom algumas mudanças significativas para você. A demanda certamente aumentará e você deve estar atento à organização e controle da sua ansiedade.

Virgem

23/08 22/09

Dia de lunação no signo de virgem mexe com seus projetos e parcerias com grandes empresas. As amizades também serão colocadas em cheque e algumas podem ser deixadas de lado. Fé renovada.

Peixes

19/02 19/03

A lunação deste mês será no signo de câncereseutrabalhoserámobilizadocom algumas mudanças significativas para você. A demanda certamente aumentará e você deve estar atento à organização e controle da sua ansiedade.


04

»» sábado, 02/07/2011

www.AQUIES.com.br Fotos ws

Anamélia Grafanassi de volta a Cachoeiro

É claro que MARIA AMÉLIA GRAFANASSI e JORGINHO MOREIRA estão pra lá de felizes com o retorno da filhona, que além de tudo é um dos grandes orgulhos da família pela sua competência profissional.

Existe uma máxima que diz que o bom filho a casa sempre retorna e eu tenho certeza de que além de Maria Amélia e Jorginho Moreira, ninguém está mais feliz do que Regina Grafanassi, que terá novamente por perto a neta primogênita Anamélia, que depois de uma brilhante carreira no Escritório CheimJorge & Abelha Rodrigues na capital do Estado, retorna a Cachoeiro para assumir a direção jurídica do Grupo Solução. Ela que se destaca como uma das mais brilhantes advogadas do Estado tem pela frente novos desafios. Nada demais para quem sempre demonstrou dedicação e talento. O motivo é de festa para toda a família e de grande orgulho para nós que tanto a admiramos.

»» Talento e Elegância

Anamélia Grafanassi não é só talentosa, seus predicativos vão além, mais do que a herança genética da boa educação ela herdou de sua avó e de sua mãe uma doçura e ética quase que extinta nos dias atuais. Uma coisa eu posso garantir, ela tem pela frente um futuro promissor e vitorioso.

»» Construindo o Sucesso

E como meu amigo Clemente Sartório sabe das coisas, tanto que não é o super empresário que é de graça, foi buscar Anamélia Grafanassi para somar forças nos seus projetos. E se tem uma coisa que eu admiro neste queridão, é sua percepção para identificar profissionais competentes que podem somar.

»» Vida Nova

O sábado é de ANAMÉLIA GRAFANASSI e MAURICINHO RIBEIRO. Depois de uma carreira bem sucedida na capital ela está de volta a Cachoeiro, para felicidade geral da nação. Vem para assumir o jurídico do Grupo Solução.

E Anamélia além dos novos projetos profissionais cuida dos detalhes de seu casamento com Maurício Ribeiro Filho. E quanto a este assunto vale lembrar que o casamento deles será bem intimista, com lista que privilegia apenas os familiares e amigos muito, muito próximos do casal.

»» Casamento Chique

E acabou a era dos casamentos com multidões de convidados. A não ser que você seja político, o chique agora é reunir além da família, apenas as pessoas que realmente fazem parte do seu círculo íntimo. Não tem festa melhor do que aquela, onde todos se conhecem e se abraçam.

»» Teatro No Shopping Sul

Na próxima terça às 19h o Shopping Sul abre espaço para o teatro infantil recebendo no palco do Unimed Hall a peça “A Casa da Bruxa” encenada pelo Grupo: Personalidades Cia Teatral. O espetáculo faz parte do Projeto Círculo Teatral. Entrada franca. Ótimo programa para toda a família.

»» Prêmio Gazeta Empresarial

Já tem data certa para o coquetel onde a Rede Gazeta Regional Sul, apresentará os resultados da pesquisa recall 2011 que identifica as marcas mais lembradas pelo consumidor em Cachoeiro, será no dia 13 de julho. O evento de premiação acontece no Unimed Hall em agosto.


SÁBADO, 02/07/2011

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

CIDADES

11

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Manipuladoras de alimento fazem curso de gastronomia REDAÇÃO

redacaofolhadocaparao@gmail.com

Alimentação saborosa, saudável e nutritiva é uma prioridade nas escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim. Por isso, nos próximos dias 13 e 14 de julho, os manipuladores de alimento da rede vão participar de uma nova capacitação, oferecida pela prefeitura em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O curso, na área de gastronomia, vai ensinar mais sobre o corte e preparo de carnes. Os 160 participantes deverão se reunir

na Emeb Galdino Teodoro, no Jardim Itapemirim, durante 4 horas, para aprender os principais segredos no assunto. “Ele faz parte de nosso programa de formação continuada, aprimorando o profissional e qualificando o alimento que chega à mesa das escolas municipais”, lembrou a secretária municipal de Educação, Maria Deuceny Lopes Bravo. O programa de formação continuada é realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim (Seme) com o objetivo de garantir uma alimentação mais saborosa e de

qualidade para os alunos. Desde 2009, os manipuladores de alimento da rede estão tendo a oportunidade de participar de cursos e de concursos na área de culinária. Atualmente, além do curso de gastronomia, a prefeitura está oferecendo aulas de congelamento de alimentos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com o objetivo de garantir a conservação dos produtos enviados às unidades de ensino municipal e preservar a qualidade. A primeira turma já passou pelo curso e a próxima deve começar na semana que vem.

»» As manipuladoras de alimento têm participado de formação continuada divulgação/pmci


12

GERAL

SÁBADO, 02/07/2011

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

ESTADUAL

Governo lança programa CNH Social

»» De imediato, o projeto beneficia somente a Grande Vitória; depois será expandido para o interior do estado ilustração

O governo do Estado lançou ontem o projeto social de formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos automotores. A CNH Social é um projeto de Governo que tem por finalidade facilitar o acesso à primeira habilitação nas categorias “A”, “B” e “AB”, e “D” e “E”, nos casos de mudança de categoria. Destina-se a pessoas de baixo poder aquisitivo, com renda familiar de até dois salários mínimos. Podem se inscrever quem estiver comprovadamente desempregado há mais de 02 (dois) anos, beneficiários do Programa Bolsa Família, egressos do sistema prisional e alunos da rede pública de ensino que comprovem bom desempenho escolar. Para participar do programa CNH Social, o candidato, além de pertencer ao público alvo, terá de atender aos seguintes requisitos estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB): ser penalmente imputável, saber ler e escrever, possuir CPF, Carteira de Identidade ou equivalente, comprovar domicílio ou residência no Estado do Espírito Santo,

não estar judicialmente impedido de possuir a CNH. A CNH Social será fornecida, gratuitamente, para cerca de 10 mil motoristas ao longo dos próximos quatro anos. O custo das carteiras será pago pelo Governo do Estado, por meio do Detran|ES, autarquia ligada à Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas. Nos quatro anos de programa, o custo da CNH Social será de, aproximadamente, R$ 17 milhões.

Em 2011, serão mil CNHs. As oportunidades, inicialmente, serão para os quatro municípios da Grande Vitória: Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e a Capital. Depois, o programa será estendido para o interior do estado. Outras nove mil vagas serão disponibilizadas até 2014, distribuídas da seguinte forma: três mil em 2012, três mil em 2013 e outras três mil em 2014.

Cronograma o

As

inscrições para programa deverão

ser feitas no site do Detran|ES (www. detran.es.gov.br) e devem acontecer de 20 de julho até 02 de agosto. De acordo com o cronograma previsto, os candidatos serão selecionados entre os dias 09 e 08 de agosto. Do dia 15 ao dia 26 de agosto, será realizada a comprovação da documentação e a lista dos aprovados sairá de 29 de agosto a 06 de setembro. Do total de vagas, 35% serão destinadas a desempregados há mais de 02 (dois) anos; 30% aos beneficiários do Programa Bolsa Família; 30% aos alunos da rede pública de ensino que comprovem bom desempenho escolar; e 5% para egressos do sistema penitenciário. Cinquenta por cento das primeiras mil vagas serão para a primeira habilitação e os demais 50% para mudança de categoria. Neste último caso, 80% serão para quem quiser obter a categoria “D” (ônibus) e 20% para categoria “E” (carreta).

Inscrição

Os candidatos deverão acessar o site do

Critérios de desempate Desempregados – Já tiveram emprego formal • Maior tempo de desemprego • Maior número de dependentes • Menor renda familiar • Candidatos com mais idade Desempregados – Nunca tiveram emprego formal • Maior tempo de expedição da CTPS • Maior número de dependentes • Menor renda familiar • Candidatos com mais idade Bolsa Família • Maior número de dependentes • Menor renda familiar • Candidatos com maior idade Estudante • Maior média escolar • Menor número de repetência • Freqüência escolar (menor número de faltas) • Maior quantidade de dependentes • Candidatos com mais idade Ex-presidiários • Maior tempo de desemprego, após a liberação do sistema penitenciário • Maior número de dependentes • Menor renda familiar • Candidatos com maior idade Detran|ES (www.detran. es.gov.br), no qual o candidato preencherá um formulário com seus dados. O sistema vai selecionar os candidatos inscritos que serão chamados para comprovar os dados fornecidos. Uma equipe de técnicos do Detran|ES ficará responsável pela verificação dos documentos apresentados com os dados declarados. Por fim,

os selecionados receberão uma autorização para procurar um Centro de Formação de Condutores próximo de sua residência e efetuar a matrícula. Caso o candidato fique reprovado na seleção ele terá direito a fazer uma nova prova. Se ficar novamente reprovado, ele só poderá entrar no programa outra vez depois de três anos.


Sábado, 02/07/2011

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

segurança

13

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Polícia Civil elucida assassinato de estudante

divulgação

»» O acusado foi preso no dia 23 de junho, durante uma operação da Polícia Civil no bairro Zumbi

ALISSANDRA MENDES

alissandrapmendes@yahoo.com.br

A equipe de investigadores da Delegacia de Crimes Contra a Vida de Cachoeiro, sob o comando do delegado Guilherme Eugenio, elucidou e concluiu o inquérito que apurava a morte do estudante Bruno Pereira Gomes, ocorrido no dia 19 de outubro de 2009, no bairro Santo Antônio. Segundo informações policiais, Oerlis Rosa de Souza, 19 anos, foi indiciado pelo assassinato. Ele havia sido preso no

dia 23 de junho, durante uma operação da Polícia Civil, no bairro Zumbi. “Com a divulgação da foto dele pela imprensa, começamos a receber diversas denúncias anônimas”, disse o investigador João Batista Oliveira. Mesmo sendo reconhecido por várias testemunhas, Oerlis negou o crime. O motivo do crime, de acordo com a polícia, seria uma dívida de drogas. Oerlis, juntamente com Maicon Pereira Cardoso, é apontado por envolvimento na tentativa de homicídio contra Fá-

bio de Almeida Ultramar, conhecido como “Baby”, além de ter participado de um tiroteio e atropelamento ocorrido no mês passado, no bairro Nossa Senhora Aparecida. Oerlis foi indiciado pelo assassinato de Bruno e permanece preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cachoeiro de Itapemirim, à disposição da Justiça.

Crime

O estudante Bruno Pereira Gomes, 23 anos, que residia no bairro Santo Antônio, foi assas-

sinado na noite do dia 19 de outubro de 2009, na rua Francisco Corte Imperial, no mesmo bairro onde residia, em frente ao Polivalente Quintiliano de Azevedo. Bruno aguardava a namorada sair do colégio para levá-la até em casa. Quando a namorada saiu da escola, acompanhada de uma amiga, ela notou que Bruno conversava com uma pessoa e elas pararam em um local e ficaram aguardando a vítima. Nesse instante, elas ouviram os disparos.

Oerlis Rosa de Souza foi indiciado pelo assassinato do estudante Bruno Pereira Gomes em outubro de 2009

Bruno ainda andou em sua direção pedindo ajuda e caiu em seguida. Ele foi socorrido por populares e encaminha-

do à Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Preso foge após falha no presídio de Monte Líbano O detento Giovani Falco Bastos, que estava preso no Presídio Regional de Cachoeiro de Itapemirim (PRCI), em Monte Líbano, fugiu na tarde de terça-feira,

após uma falha dos agentes, de acordo com o secretário Secretaria de Justiça do Estado, Angelo Roncali. Segundo informações do secretário, os agen-

tes levaram o detento, que cumpria pena desde agosto de 2010 por furto, receptação e tráfico de drogas, para uma área externa no presídio e du-

rante o trabalho, os agentes se descuidaram e ele fugiu. A última reforma da penitenciária foi realizada em 2008 e custou

aproximadamente R$ 25 milhões aos cofres públicos. Na área, os agentes trabalham armados. Existem cabines para conversas entre os detentos e 69

câmeras monitoram os internos. A Secretaria de Justiça abriu sindicância para apurar o caso. Giovani permanece foragido.


14

esportes

sábado, 02/07/2011

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

GUAÇUÍ

Flamengo e Atlético-MG são as atrações da Copa do Brasil Sub17

»» Serão ao todo cinco chaves em municípios diferentes do Espírito Santo. No sul, Guaçuí e Castelo serão palco dos atletas divulgação

ALISSANDRA MENDES

alissandrapmendes@yahoo.com.br

Tudo pronto para o início da Copa do Brasil Sub17. No dia 12 de junho a bola vai rolar na 4ª edição da competição, que acontecerá em cinco municípios capixabas e reunirá 20 equipes do Brasil. A Copa é realizada desde 2008 para jogadores com idade abaixo de 17 anos. Em 2008, o campeão foi o Vasco da Gama, que venceu o Santos na grande final. Em 2009, o Internacional garantiu a vitória ao derrotar o Fluminense. Em 2010, a final foi um clássico brasileiro entre Internacional e Grêmio. O time Grená garantiu o bicampeonato ao vencer o rival. A importância das categorias de base para o crescimento do futebol é nítida na Copa Brasil Sub17, que serve de

Chave A – sede em Nova Venécia Vasco, Cruzeiro, Jaguaré e Nova Venécia Chave B – sede em Jaguaré Botafogo, Inter, Linhares e Botafogo de Jaguaré Chave C – sede em Ibiraçu: Grêmio, Atlético/PR, Rio Branco e Ibiraçú Chave D – sede em Guaçui Flamengo, Atlético/MG, Tupy e Guaçuí Chave E – sede em Castelo Fluminense, Pão de Açucar, Desportiva e Castelo

Os jogos da Copa do Brasil Sub17 acontecem em cinco cidades capixabas, duas delas no sul: Castelo e Guaçuí vitrine para atletas capixabas. Em 2010, o Internacional levou cerca de dez jogadores para atuar no clube. Os jogos começam no dia 12 e vão até o dia 23 de julho. A Chave D terá como sede o município de Guaçuí e participarão, além do anfitrião, as equipes do Flamengo, Atlético-MG e Tupy. O

município de Castelo também será palco da competição e receberá as equipes do Fluminense, Pão de Açucar, Desportiva e o time da casa. A valorização dos municípios que irão sediar os jogos é a expectativa de seus representantes. O secretário de Esportes de Castelo, Marcos Antônio Silva, contou que

o turismo vai ganhar muito com a realização desses eventos. “O povo de Castelo é um povo apaixonado pelo futebol, e com certeza vai ter muita gente no estádio valorizando o município e o turismo. Para acompanhar as partidas muitos virão de outros municípios, como Venda Nova do imigrante, Vargem

Alta e Muniz Freire”, disse Marcos Antônio. Nas outras edições, a Copa reuniu grandes promessas do futebol brasileiro, como Neymar, do Santos, Allan Patrick, do Shaktar DonetskUCR, Philippe Coutinho, da Inter de Milão, Wellington Silva, do Levante-ESP, entre outros atletas.

Além de Castelo e Guaçuí, Nova Venécia, Jaguaré e Ibiraçu também sediarão os jogos. Quem passar na primeira fase entra nas quartas-de-final, que serão realizadas no dia 19 de julho em Jaguaré. As finais terão Vitória como sede e acontecem no dia 23 de julho.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM divulgação/pmci

Mais de mil pessoas vão participar da Corrida de São Pedro que será realizada amanhã

Mais de mil inscritos na Corrida de São Pedro Mais de mil atletas vão percorrer as ruas de Cachoeiro de Itapemirim na 34ª Corrida de São Pedro, amanhã. As inscrições para a prova já foram encerradas e neste ano teve o dobro do número de inscritos em relação ao ano passado. Pela primeira vez na história da competição, os corredores serão monitorados por um sistema de chips e sen-

sores eletrônicos, o que vai garantir mais precisão aos resultados da prova. Haverá disputas nas distâncias de 10 e 5 quilômetros, nas categorias masculino e feminino, além de uma caminhada de 5 quilômetros, em que todos os participantes vão receber medalhas. Antes da prova, os inscritos vão receber seus chips eletrônicos e um kit alimen-

tação. Eles também vão participar de um aulão de alongamento. Os atletas terão à disposição guarda-volumes e atendimento fisioterápico. “Nesta edição da corrida, graças às parcerias que fizemos, vamos ter uma estrutura nos moldes das grandes competições nacionais”, destaca o secretário municipal de Esporte e Lazer, Samuel Pereira.

A Prefeitura de Cachoeiro promove o evento em parceria com o Sistema OCBSESCOOP/ES e o patrocínio de 11 cooperativas do sul do estado. Os kits com camisa e número de peito para os inscritos na corrida devem ser pegos pelos atletas no estande montado na Praça Jerônimo Monteiro até hoje das 09h00 às 19h00.


SÁBADO, 02/07/2011

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

ESPORTE NACIONAL

15

VASCO

Zagueiro Renato Silva está negociando com o Clube da Colina

»» Jogador já passou pelos três grandes do Rio de Janeiro e atualmente defende o Shandong, da China REDAÇÃO

redacaofolhadocaparao@gmail.com

O primeiro nome que o Vasco poderá trazer para o elenco cruz-maltino nesta janela do meio do ano é um zagueiro. Renato Silva, que já teve passagens por Flamengo, Fluminense e Botafogo, está negociando sua transferência para São Januário e deve acertar nos próximos dias com o clube. Atualmente no Shandong Luneng Taishan, da China, o jogador atuou com Ricardo Gomes no São Paulo, em 2009, sendo titular na maioria das partidas sob o comando do atual treinador

vascaíno. Renato Silva viria para São Januário para compor o elenco vascaíno no sistema defensivo, setor que tem sofrido com a falta de substitutos para os titulares Dedé e Anderson Martins. O clube segue tratando esta negociação em sigilo, mas ela estaria perto de ser concluída nos próximos dias. O diretor-executivo de futebol do Vasco, Rodrigo Caetano, já admitiu que está em busca de reforços para o elenco para a disputa do Brasileiro e da Libertadores do ano que vem. Mesmo sem revelar nomes, Renato Silva pode ser o primeiro reforço vascaíno para o setor.

FLUMINENSE

O Vasco tem sofrido com a falta de zagueiros no elenco. Tirando os titulares Dedé e Anderson Martins, os outros defensores vascaínos não conseguem manter o mesmo nível. O contrato de Fernando se encerra no fim de julho e ele não deve ficar no clube. Cesinha está lesionado e deve voltar apenas em agosto. Outro utilizado por Ricardo Gomes foi o jovem Jomar, mas que voltou para a base do clube após a atuação desastrosa na derrota de 5 a 1 sobre o Coritiba. O treinador teve de improvisar Eduardo Costa em uma partida por conta da falta de opções para o setor.

Luiz Pires/VIPCOMM

Renato Silva surge como opção para a defesa no Cruz-Maltino

FLAMENGO

Martinuccio é o favorito Luxemburgo perde talismã Negueba por 11 jogos para substituir Conca Marcelo Sayao/EFE

Martinuccio foi vicecampeão da Libertadores

Crescem as chances do meia Martinuccio acertar com o Fluminense. O jogador argentino é visto com bons olhos pela diretoria do clube para substituir Conca, de partida para o Guangzhou Evergrande, da China. As negociações estão sendo feitas principalmente pelo presidente Peter Siemsen, que já estaria em contato com a família do jogador. As bases salariais já teriam sido acertadas com o representante do meia, restando apenas detalhes com o Peñarol, do Uruguai.

O argentino foi procurado pelo Fluminense pela primeira vez quando o time uruguaio ainda disputava as quartas de final da Copa Santander Libertadores. A fraca atuação dele contra o Santos, na decisão do torneio sul-americano, esfriou um pouco o interesse tricolor, mas com a saída de Conca o jogador é visto como um bom investimento por ser jovem - 22 anos - e por ter potencial para ser revendido para o exterior.

O técnico Vanderlei Luxemburgo não poderá contar com Negueba para os próximos 11 jogos no Brasileiro. Ele irá se apresentar à Seleção Brasileira na próxima segunda-feira e ficará treinando com o grupo escolhido pelo técnico Ney Franco para a disputa do Mundial Sub-20, que será disputado entre os dias 29 de julho e 20 de agosto, na Colômbia.

O jovem atacante se tornou um verdadeiro talismã do time do Flamengo e entrou muito bem nos últimos jogos. Nos três últimos jogos ele foi utilizado para dar mais velocidade e acabou mudando os jogos. Nos dois últimos, contra o Atlético-MG e América-MG, Negueba entrou na partida com o Flamengo atrás no placar e ajudou o time a se recuperar e ganhar os dois jogos no Brasileiro.

Além dele, o Vanderlei perde Diego Maurício para a Seleção de Ney Franco. Com menos duas opções de ataque, o treinador busca alternativas. Além das tentativas de contração de Kleber e André, o treinador explica que no elenco tem algumas opções para suprir essas ausências. “Eu tenho o Darío e o Vander, que começou muito bem no Campeonato

Carioca. Então, nós temos espaço para esses jogadores. O Deivid está num momento de crescimento. E o Diego Maurício é um jogador que entra muito bem. Vamos ver o que faremos. Quanto às contratações, é um negócio interno, que ainda estamos decidindo, mas queremos melhorar ainda mais o elenco do Flamengo”, explicou Vanderlei Luxemburgo.

BOTAFOGO

Animada, equipe vislumbra assumir a ponta do Brasileiro O bom início do Botafogo no Campeonato Brasileiro começa a despertar o sentimento de que o clube brigará pelo título nesta temporada. Pelo menos, é isso que os jogadores destacaram após o triunfo diante do São Paulo, por 2 a 0, no Morumbi. “O time está bem. O trabalho do professor Caio Ju-

nior está sendo bem desenvolvido. Os jogadores estão muito conscientes do que devem fazer em campo. O vestiário pós-jogo foi muito interessante. É muito gratificante ver todos com a cabeça no lugar. Tem que ser dessa forma mesmo. Somos um elenco de operários. Cada partida é uma batalha.

Para sermos campeões tem que ser assim”, ressaltou Maicosuel. O Alvinegro está em terceiro lugar na competição. Com 14 pontos, a equipe está apenas dois do líder, Corinthians. O capitão do time, Antônio Carlos, reforçou as palavras do camisa 7.

“Pensamos jogo a jogo, mas nossa briga é para ficar em primeiro e conquistar o Campeonato Brasileiro. Estamos conseguindo nossos objetivos devagar. Desde a chegada do Caio, buscamos nos enquadrar no perfil dele e acho que está dando certo”, comentou o zagueiro.


16

ESPAÇO GOSPEL

SÁBADO, 02/07/2011

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

VALE A PENA DIVULGAR

Participe Pr.Jairo R Silva MSN: jr.bomsom@hotmail.com Cel.: (28)99789268

REFLetindo »» JAIRO R. SILVA

“Foi Demais!.” No último dia 18 de junho, a Igreja Ev. Ass de Deus, em Bonsucesso ( RJ ) realizou na comunidade, recém pacificada do Morro do Alemão, um grande culto de louvor ao Senhor em alusão ao centenário das Ass. De Deus no Brasil. Esteve presente, abrilhantando essa programação, o Min. De Louvor Hebrom já bem conhecido em nossa cidade, o qual tem feito grande sucesso no Rio de Janeiro com a canção “ Vitória no Deserto “ de autoria do Ministro de Louvor Luciano Moreira. O Ev. Amaury Bertoqui, líder do ministério Hebrom, nos acrescentou que a comunidade ainda não havia recebido um evento evangélico do porte deste último, toda estrutura de som, palco e iluminação ficavam restritas aos grandes e famosos bailes funk’s naquela comunidade, realidade que vem sendo mudada com a presença das UPP’s ( Unid. Policial Pacificadora ), e com o intenso trabalho evangelístico que muito antes da pacificação

já tomavam conta dos becos e vielas. O evento contou com a presença de aproximadamente 2000 ( Duas mil pessoas ) entre evangélicos e moradores locais que prestigiaram a programação, louvando a Deus com os grandes sucessos do ministério Hebrom e recebendo a poderosa palavra que foi ministrada pelo Pr. Jaime Soares, presidente da Ass. De Deus em Bonsucesso. O Pr. Moisés Maciel ( vicepresidente da Ass. De Deus Hebrom ) que acompanhou o grupo nesta viagem acrescentou ; “ Este evento me fez lembrar os grandes cultos chamados “ ao ar livre “ que foram a marca dos eventos externos no início de nossa denominação “. Que o Senhor nosso Deus continue abençoando a esses irmãos abnegados que tem feito dos seus talentos armas poderosas para divulgação do evangelho e através do louvor atrairem a glória de Deus, e assim muitas vidas serem libertas e edificadas para a honra e glória do nome do Senhor Jesus Cristo! Amém!

“Venham, vamos refletir juntos; diz o senhor. Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve...” Isaías 1:18 ...Talvez hoje você ouça um convite como esse da parte de Deus. Talvez Ele apareça na leitura da Bíblia, em uma conversa ou quem sabe,até mesmo em uma música. Não importa o meio, o que importa é a mensagem e de quem ela procede. Essa mensagem vem de Deus e ele te convida a vir refletir sobre essa situação junto com Ele. Ele está te oferecendo essa grande oportunidade, Deus não força ninguém, ele convida, e nessa reflexão de hoje eu te pergunto, você vai aceitar o convite de Deus? Meditar sobre a sua condição atual diante D’ele? JESUS TE AMA! E QUER VOCÊ AO SEU LADO! Pr.Jairo

Responda se quizer! *Quem foi o primeiro músico? R: Gênesis 4:21 *Qual foi a primeira maldição? R: Gênesis 3:14 *Qual a primeira torre construida? R: Gênesis 11:4 *A quem Jesus chamou raposa? R: Lucas 13:31-32 *Que mulher matou um general? R: Juízes 4:18-21

Campanha de Libertação! Tema: Meus sonhos no altar de Deus! Toda 6ª feira ás 19 horas com Pastor: Anderson de Souza Assembléia de Deus Shekinah Rua Eliziario Cortes Imperial, 44 – Vila Rica Venham e receba a benção de Deus!

Faça-nos uma visita, e esperimente essa comunhão! Igreja Assembléia de Deus Shekinah “Uma Igreja Levando Deus a sério” Rua Eliziario Cortes Imperial, 44 – Vila Rica

Edição 71  

Edição 71 do Jornal Aqui Notícias