Issuu on Google+

www.aquies.com.br

»» @folhadocaparao

ELKE PUNK ROCK

»» facebook.com/grupofolhadocaparao

FILIPE RODRIGUES

CIDADES | Pág 05

GUSTAVO RIBEIRO

R$

1,00 QUINTA-FEIRA, 23/06/2011 | DIÁRIO | ANO 1 | N° 65 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

CACHOEIRO É DELA

»» A CACHOEIRENSE AUSENTE, dONA GRACINHA, RECEBERÁ DIVERSAS HOMENAGENS ATÉ O DIA 29

ESPECIAL | Pág 04


02 OPINIÃO

»» quinta-FEIRA, 23/06/2011

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

sérgio neves

mons. romolo zagotto

A “secreta” é uma festa

Eu também sou candidato

»» catedral@dci.org.br

»» sergiojneves@yahoo.com.br

Com o final de 2010 se aproximando, começa a temporada das chamadas “festas de confraternização” nas empresas, escritórios, e outros locais de trabalho. É a hora que o proletariado se preparar para saborear o discreto charme da burguesia que fede, mas tem dinheiro para comprar perfume, como diria o cearense Falcão ou como diz um “companheiro”, a classe operária chega ao paraíso nestas ocasiões na forma de Baco e de Pantagruel.E na “capital secreta” tudo é uma festa e com ela seus personagens. Chegou o momento de encher a colega de serviço – que passa por uma crise após uma desilusão amorosa – de bebida e entre um gole e outro das lamentações dela, oferecer o “ombro amigo”. Já a “caridosa” quer estender suas ações além do escritório e conta os dias para a chegada da festa. Quem sabe, alguém não leva um amigo e aí a coisa rola.Ela já está cansada de fazer caridade interna e quer expandir as fronteiras. A tímida leva sempre a mãe a tiracolo, ou o irmão e a irmã e vai ficar lá no seu canto, se entupindo de arroz, feijão tropeiro, churrasco e molho de vinagrete, além da farofa; tendo como complemento o UAI de algum sabor, pois a religião não permite bebida alcoólica. E vai ser um tal de levantar para pegar mais um “pratinho”.Poucos percebem, mas esse povo come na mesma proporção com que oram com fervor. Tem aquele que entrou na empresa em janeiro e até hoje ninguém sabe qual é a sua opção. Mas, no dia da festa, ainda na primavera,a flor desabrocha depois de ser regada a álcool. Coitado de sua alça de mira. O bofe vai passar a festa inteira para se livrar da Fanta que não passa de uma Coca Zero com duas gotas de limão e gelo.

EXPEDIENTE

DIRETOR GERAL: Elias Carvalho EDITOR CHEFE: Leandro Moreira EDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola Repórteres: Alissandra Mendes, Gustavo Ribeiro, Filipe Rodrigues, Leandro Moreira e Marcos Freire

E o apaixonado pela secretária do chefe, que mal sabe que a dita cuja faz serão extra com o patrão e com o pote cheio faz juras de amor eterno. Já a filha do patrão, aparece com o namorado e a galera fica igual a cachorro na porta de açougue olhando a futura patroa e sonham que ela possa olhar para alguns deles e eles se tornam genros e donos do pedaço. Já a patroa é uma figura á parte. Enfiada em um tubinho verde básico 38 para um manequim 46, botox e silicone distribuídos generosamente na boca e em outras partes, cabelos loiros chapinhados é a própria encarnação da Cuca do Sítio do Pica Pau Amarelo e comanda o churrasco – picanha só para a diretoria e os de fora , e se desmancha para o colunista social para ver se descola a notinha ou a glória das glórias uma foto com caras e bocas. Para a patuléia a cerveja é genérica, costela e lingüiça. Chegou a hora do “amigo oculto” e o presente é de R$ 1,99. O patrão faz discurso agradecendo por mais um ano de trabalho e todo mundo já chamando urubu de meu louro e Jesus de Genésio, se derramam em lágrimas. A maioria de crocodilo. Depois disso tudo, chegou a hora da chapa esquentar e o bicho pegar. Logo aparece um tantan, um pandeiro, um surdo e o pagode está armado. Caso contrário, tem sempre um carro com som potente e o repertório é variado. Fechando a festa, chegou o momento de oferecer a carona e no dia seguinte, acordar, olhar para o lado e se assustar. Saiu chamando de princesa, passou boa parte da noite chamando de “minha rainha” e acordou com o “dragão” do lado. Pior disso tudo é que ela xonou pra casar e assim caminha a humanidade.

DiagramadorA: Suheley Garcia Suhett DEPARTAMENTO COMERCIAL: Joana Campos (28) 3521 7726 Colaboradores: Sérgio Oliveira, Wellington Santiago, José Montoni, Sérgio Garschagen, Luiz Trevisan, Adilson Conti, Antônio Fernando de Souza, Maurílio Carvalho, Gilvan Rodolpho, Sérgio Neves, Wagner Medeiros Junior, Daniel Diirr, Edison Zardini Dpto. Jurídico: JC ASSAD - ADVOCACIA DR VICTOR CERQUEIRA ASSAD - OAB/ES 16.776

Depois do puxão de orelhas dado para acordar o mandato Casteglione as coisas tomaram outros rumos. Não arrumaram de todo a casa ainda, mas muita coisa entrou nos trilhos. Tanto é que a reeleição do atual prefeito está assustando muita gente. Davam como favas contadas a derrota do Carlos, que não teria fôlego suficiente para um segundo mandato. Mas as articulações para se formar frente ao PT e encará-lo mostram que o menino está forte e tornam-se até hilárias as alianças urdidas. Agora todo mundo é amigo, todo mundo se conhece, todo mundo jogou bola de gude junto desde criancinha. Ferraço se alia a Valadão que despreza Camilo que procura uma terceira via... Jackson se auto-proclama candidato. E a lista de outros nomes é interminável: Lázaro Costalonga, Abel Santana, Glauber Coelho, Jathyr Moreira, José Tasso,... E a cada dia aparece mais um dizendo “Eu também sou candidato”. Até o Amaral se colocou à disposição. Complicado para o eleitor que não acompanha a política provinciana de uns tempos para cá. Os mandatários antigos que querem se eternizar no poder não admitem que novas lideranças assumam a condução de nosso município. Os novos, por não se enquadrarem no esquema antigo, são desancados. Se as duas forças estaduais (Hartung e Casagrande) se confrontarem aqui fica a pergunta: “Quem vai apoiar quem?” Quem vai ser apadrinhado por Hartung? Quem vai ser apadrinhado por Casagrande? Complicado esse negócio! A força de Hartung fazendo par com Ferraço filho pode fazer migrar votos para o seu afilhado. Casagrande demonstrou força capaz de tratorar os dois. Será um abastado padrinho. E agora José? Ferraço? Camilo? Abel? Quem? Quem? Diante desse imbróglio quem na verdade, agora, sai ganhando é Casteglione. Enquanto os inimigos se digladiam, ele passa incólume, inaugurando, festejando, entregando casas, desmontando elefantes... Não precisa sair por ai dizendo que quer ser candidato. Ele já é candidato. Os outros que corram e procurem um lugar ao sol para disputar com ele. Quem tiver mais fôlego será o que vai concorrer com ele. Será uma luta do pequeno Davi contra o Golias. Contra os Golias... “Apesar de você/ Amanhã há de ser/ Outro dia/ Inda pago pra ver/ O jardim florescer/ Qual você não queria/ Você vai se amargar/ Vendo o dia raiar/ Sem lhe pedir licença/ E eu vou morrer de rir/ Que esse dia há de vir/ Antes do que você pensa... Apesar de você/ Amanhã há de ser/ Outro dia/ Você vai se dar mal/ Etc. e tal.” (Chico Buarque – 1970)

E-mails: comercialfolhadocaparao@gmail.com diretoriafolhadocaparao@gmail.com; publicidadefolhadocaparao@gmail.com redacaofolhadocaparao@gmail.com Circulação: ES - Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo

Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

Editora e Jornal Sul Capixaba Ltda - ME | CNPJ: 10.916.216.0001-55. Rua Resk Salim Carone, S/N º - Ed. Ibisa - Loja 03 - Bairro Gilberto Machado. Cachoeiro de Itapemirim-ES (Próximo à rodoviária) .

Tel: (28) 3521 7726

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).


quinta-FEIRA, 23/06/2011

www.AQUIES.com.br

aQUItem Homenagem

Interditada de novo A circulação de veículos na ponte João dos Santos Filho, em Cachoeiro de Itapemirim, fica proibida amanhã, das 7h00 às 14h00. A ponte fica no bairro Baiminas e está sendo reformada pela prefeitura em parceria com o governo estadual. A interdição será necessária para o asfaltamento da pista, atualmente com piso em laje de cimento, por conta da reforma. Como alternativa, os motoristas devem acessar a Ponte Municipal Fernando de Abreu, no centro, e a ponte Coronel Francisco Athayde (Ponte dos Arcos), no bairro Arariguaba.

03

LEANDRO MOREIRA leandromoreira23@gmail.com @moreira238

facebook.com/leandromoreira23

Parraro

Ônibus

O Laboratório de Análises Clínicas Satyro Pereira França, do Hospital Infantil ‘Francisco de Assis’ (Hifa), com esforço e determinação conseguiu a promoção junto ao DICQ (Sistema Nacional de Acreditação) para a Acreditação do Laboratório Clínico e receberá uma homenagem para comemorar a realização deste objetivo. No dia 26 deste mês, o Programa Nacional de Controle da Qualidade (PNCQ) entregará um Certificado do DICQ em aço escovado, com autorização da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), na solenidade de abertura do 38º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas em Curitiba, Paraná.

A parte alta do bairro Nossa Senhora Aparecida, em Cachoeiro de Itapemirim, voltou a ter circulação de ônibus na quarta-feira. A passagem estava proibida por conta da queda de uma barreira, que ameaçava desde janeiro a rua José Paulino Cipriano. O retorno das linhas de transporte coletivo ao trajeto normal foi possível graças à construção de um muro de contenção, anunciado em maio pelo prefeito Carlos Casteglione durante um café da manhã com os moradores da região. A ocasião marcou o início das obras no Nossa Senhora Aparecida da primeira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1), retomadas este ano a partir do bairro Zumbi.

Construção A construção do muro na José Paulino Cipriano chegou também a ser escolhido pela comunidade no terceiro ciclo do Orçamento Participativo (OP). Em maio começaram ainda no Nossa Senhora Aparecida as obras de construção de rede de drenagem nas ruas Bertília Ferreira, Maria Bonfim da Silva e Alcebíades Joaquim Francisco, para diminuição de constantes alagamentos em dias de forte chuva.

ESPAÇO POPULAR

OPINIÃO

CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

PARTICIPE: envie sua foto para leandromoreira23@gmail.com, com crédito e informações

Na última semana, o apresentador Parraro Scherrer recebeu em seu programa Parraro na TV a ex-vereadora Cláudia Lemos (PSB). Na ocasião, eles falaram sobre política e esporte. Parraro na TV vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 19h30, na TV Sul, afiliada da RBTV.

TV Assembléia A TV Assembléia, cujo sinal provisório foi autorizado nesta semana pelo governo para funcionar em caráter provisório na região da Grande Vitória, foi liberada graças à intervenção do gabinete da deputada federal Rose de Freitas (PMDB), de acordo com o site Agência Congresso. A assessoria parlamentar da vice-presidente da Câmara conseguiu aprovar o processo junto ao ministério, a pedido dos deputados Rodrigo Chamoun (PSB), Élcio Alvares (DEM) e Luzia Toledo (PMDB).

@Tá na NET, tá AQUI Participe das nossas redes sociais e aparaceça AQUI

arquivo pessoal

@folhadocaparao

facebook.com/grupofolhadocaparao

Comentários diversos na rede social

No registro, o casal Joana Campos, que é funcionária deste periódico, e Oziel Campos. Eles completam hoje 10 anos de vida conjugal. A coluna deseja muitas felicidades.


04

ESPECIAL

quinta-feira, 23/06/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Emoção marca chegada de Dona Gracinha

gustavo ribeiro

»» A Cachoeirense Ausente 2011 chegou em uma van junto com familiares e amigos GUSTAVO RIBEIRO

gustavof2folhadocaparao@gmail.com

As comemorações da Festa de Cachoeiro começaram ontem em grande estilo na entrada da cidade, no bairro União. A chegada da Cachoeirense Ausente, Anna Graça Braga, levou muitas autoridades locais, familiares e amigos para a recepção da homenageada. Anna foi recebida pelo prefeito Carlos Casteglione e pela primeira dama Auxiliadora. Anna foi escolhida para receber a chave da cidade, pela comemoração do centenário de seu irmão, o escritor Newton Braga. Newton faria 100 anos se vivo no dia 11. Seu nome foi indicado pelo prefeito Carlos Casteglione à Câmara Municipal no início do ano, e os vereadores acataram o pedido. Então, uma comissão saiu de Cachoeiro a Vitória para avisar Dona Gracinha, como é conhecida, sobre a homenagem.

Para a primeira-dama, a homenagem a D. Gracinha é o reconhecido do que a família Braga fez por Cachoeiro

Ao chegar, ela fez questão de registrar sua felicidade e emoção. E quando questionada se iria aguentar todos os dias de festa, foi direta e determinada na resposta: “Estou muito preparada”, afirmou a D. Gracinha recebeu flores do prefeito e da primeira dama Cachoeirense Ausente. Após receber flores do A primeira dama Auxi- familiares e amigos. A sentes, que logo se juntaprefeito e da primeira liadora Casteglione par- emoção tomou conta de ram para abraçar e paradama, Dona Gracinha ticipou da comitiva que todos que estavam pre- benizar Dona Gracinha. foi até a casa de Dona Gracinha. Ela estava na recepção e contou como foi a emoção da homenageada. “No dia que ela soube, ficou muito emocionada, assim como todos os seus familiares. Ela achou importante Cachoeiro reconhecer a história da família Braga”, disse.

Chegada

Anna Graça Braga chegou por volta das 15h15, em uma van junto com Os familiares e amigos de Anna Graça Braga vieram para sua homenagem

seguiu para o Centro Operário onde foi realizada a Cerimônia Oficial. À noite, esteve na sessão solene da Câmara Municipal, no Jaraguá Tênis Clube, onde foram entregues os títulos de Cachoeirense Ausente Nº 1 e Cachoeirense Presente Nº 1, dentre outras homenagens.


quinta-FEIRA, 23/06/2011

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

cidades

05

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

“Sou mais punk rock. Roberto Carlos não é muito meu estilo”

»» Elke Maravilha fala com exclusividade ao Aqui Notícias e comenta sobre Cachoeiro e Roberto Carlos filipe rodrigues

redacaofolhadocaparao@gmail.com

Não foi preciso muito para perceber que o ambiente no terceiro andar do Shopping Sul estava um pouco diferente, ontem à tarde. Algumas pessoas olhando na mesma direção, com aspecto de curiosidade, sinalizavam que havia uma presença pouco habitual para a pequena Cachoeiro de Itapemirim. Pois bem. De longe, uma mulher de cabelos loiros, quase brancos, e bem compridos, com maquiagem extravagante, anéis maiores que o normal e roupas coloridas apontavam: Elke

Maravilha já está na cidade. A artista foi escolhida pela Câmara Municipal para receber a comenda “Roberto Carlos Braga” e, desde a manhã de ontem, está em Cachoeiro. Sua presença não passa despercebida. Mesmo assim, Elke se mostra uma pessoa bem humorada e receptiva, sem maiores burocracias para atender a imprensa e o público. Ao contrário do que a maioria pensa, Elke não é lá a fã número um de Roberto Carlos. Em breve entrevista para o jornal Aqui Notícias, a artista demonstra que continua inusitada e,

filipe rodrigues

cada vez mais, autêntica, falando o quer e o que sente. Pela terceira vez no município, Elke, dessa vez, veio para participar do aniversário de 10 anos da empresa Afrodisíaca, a ser realizado hoje à noite, no Dierners Bar, no bairro Independência.

O fato de a comenda concedida pela Câmara Municipal levar o nome de Roberto Carlos tem mais significado para você? “Acredito que não. A cidade, por si só, já me deixa bem feliz. Eu sou mais punk rock. Roberto Carlos não faz muito meu estilo. Ele é legal e tem que ser respeitado, O que significa para mas sigo outra linha”. você receber uma hoEm sua terceira visimenagem em Cacho- ta a Cachoeiro, o que eiro? você tem a dizer sobre “É motivo de enorme sa- a cidade? tisfação. Afinal, Cachoeiro “O povo daqui é basé uma cidade muito char- tante bacana e acolhemosa. Gosto muito daqui dor. Já me apresentei e ser homenageada é uma aqui outras vezes e sem- Elke Maravilha estava ontem à tarde no Shopping Sul. À noite, foi retribuição do carinho que pre foi muito legal. A ci- homenageada pela Câmara e hoje participa de aniversário de empresa em Cachoeiro dade é tudo de bom”. tenho por essa terra”.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM divulgação/pmci

Saiba o que funciona no feriado Nos próximos dias, os cachoeirenses poderão aproveitar dois feriados. Hoje, é feriado municipal de Corpus Christi, sexta é ponto facultativo nas repartições públicas municipais e quarta também é feriado municipal, em homenagem ao padroeiro de Cachoeiro de Itapemirim, São Pedro. Mas para garantir a segurança e bom atendimento

à população, a prefeitura municipal de Cachoeiro de Itapemirim vai manter os serviços essenciais de portas abertas, mesmo durante o feriado prolongado. Tanto o pronto-atendimento do Baiminas quanto o de Itaoca estarão funcionando 24 horas por dia. Além disso, os agentes de trânsito e os guardas municipais estarão ajudando na segurança do

patrimônio público e poderão ser acionados por meio do número de telefone do Centro Integrado de Operação e Defesa Social (Ciodes) - 190. Já a Defesa Civil vai manter uma equipe de sobreaviso, no município. Em caso de necessidade, a população deve entrar ligar para o número 193, do Corpo de Bombeiros, que poderá acionar o órgão.


06

CIDADES

QUINTA-FEIRA, 23/06/2011

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

Presidente Kennedy

Prefeitura doa caixas d’água à população carente REDAÇÃO

redacaofolhadocaparao@gmail.com

Pela primeira vez, a administração de Presidente Kennedy passa a fornecer gratuitamente à população caixas d’água de fibra com a capacidade de 500 litros. O objetivo principal é atender as famílias de baixa renda que não podem adquirir o produto, e permitir que elas tenham mais saúde consumindo uma água de melhor qualidade. Como se sabe, caixas d’água em mau estado, sem tampas ou sem manutenção podem gerar problemas à saúde pública, tornando-se

pontos disseminadores de doenças como a dengue, por exemplo. Essa é a principal preocupação da Prefeitura Municipal. As doações são respaldas em leis municipais, de 2010 e 2011. A distribuição já está acontecendo em todo o município, via Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Mas para ser beneficiada, a família deve ter renda de até dois salários mínimos e morar na cidade pelo menos há cinco anos. O cadastro deve ser preenchido na própria secretaria, com apresentação de xerox, cpf, identidade, carteira de trabalho e comprovante de

renda. E depois de cadastradas, as famílias recebem a visita de uma assistente social que confirmará a real necessidade dos beneficiados pelo programa. Para o prefeito Reginaldo Quinta, mais essa ação de cunho social e de saúde pública serve para mostrar como a administração vem se preocupando com o povo kennedense: “Nosso objetivo é levar justiça social para os nossos trabalhadores, por isso investimos pesado nessas áreas mais sensíveis e carentes. Não vamos medir esforços para que o nosso progresso chegue a todos, igualitariamente”, disse.

»» O objetivo principal é atender as famílias de baixa renda que não podem adquirir o produto divulgação


quinta-FEIRA, 23/06/2011

DIÁRIO| Ano 1 | n° 65 Cachoeiro de Itapemirim e Região Sul www.aquies.com.br

»» @folhadocaparao

»» facebook.com/grupofolhadocaparao

O vestido perfeito

»» Com a proximidade do Baile de Gala, saiba onde encontrar o vestido ideal Gustavo Ribeiro

gustavo.ghrs@gmail.com

Os vestidos de gala são sempre um sonho para qualquer mulher. Imortalizados em todos os contos de fadas, principalmente no da Cinderela, em que a pobre gata borralheira tem uma noite de princesa concedida por sua fada madrinha, que lhe dá um belo vestido e sapatos de cristal. Mas saindo dos contos de fada e vindo para a vida real temos uma fada madrinha que há anos transforma os sonhos de muitas mulheres em realidade. Ela atende pelo nome de Monica Sardenberg. Em Cachoeiro há diversas lojas de aluguel de roupas para festas e casamentos, e a mais tradicional é a Glória Noivas. Segundo a gerente e proprietária Monica Sardenberg, são mais de 40 anos de história. “Tudo começou com a minha sogra Glória Sardenberg. Ela montou a primeira loja de aluguel

de trajes para eventos do sul do estado”, contou. De acordo com Monica, seu atual acervo tem aproximadamente 500 vestidos. Mas os números não param por aí. Ela trabalha ainda com acessórios, bolsas e o que for preciso para transformar qualquer mulher em uma princesa. E como estamos ha apenas dois dias do baile mais esperado de Cachoeiro, a procura pelo vestido perfeito tem sido grande.

Baile

No sábado, dia 25, o tradicional Baile de Gala de Cachoeiro será realizado. O evento é uma tradição que a cada ano atrai mais e mais pessoas. O principal requisito para a festa é o traje, que para os homens deve ser o smoking e para as mulheres o vestido longo. “Desde que começou o Baile de Gala, todo mundo procura a gente para escolher um vestido, pois as mulheres não gostam de repetir

o modelo usado no ano anterior”, disse Monica. E, para ela, a principal mudança ocorrida nesses anos é o aumento de pessoas jovens no evento. O que por sua vez é refletir na procura por alugueis de roupas. De acordo com ela, o vestido perfeito é aquele que se adéqua à pessoa. “O baile a rigor é uma tradição, então todos se preocupam com o que irão vestir. Então o melhor vestido é aquele que caia bem e que a pessoa se sinta bem com ele”, explicou Monica. Mesmo com a livre escolha do vestido, uma regra deve ser seguida a risca: o vestido tem que ser longo. Em relação aos outros aspectos como tamanho do decote, cor, se ele será ou não mais volumoso, fica por conta de cada um.

Acessórios

O vestido pode até ser o que mais chama atenção em qualquer evento, mas indispensáveis são os acessórios que o

acompanham. Não importa que você use um pretinho básico. “Trabalho, aqui, com carteiras, brincos e outros acessórios, pois às vezes a pessoa quer só um vestido

básico, mas o acessório certo faz toda a diferença na composição do traje”, explicou. E mesmo para quem não entende muito da combinação certa en-

tre o vestido e os acessórios, Monica diz que na loja eles dão toda a assistência para que a cliente não “erre” em nenhum aspecto do seu visual. gustavo ribeiro


02

quinta-FEIRA, 23/06/2011

www.aquies.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

Último dia do Piratas do Caribe 4 em Castelo »» Os ingressos são vendidos a R$ 8,00, a inteira; e R$ 4,00, a meia entrada Hoje é o último dia que estará em cartaz o filme ‘Piratas do Caribe 4’ no Cine Teatro Castelo. A sessão ocorre às 20h10. O cinema em Castelo fica localizado na Praça Três Irmãos Corrêa de Lima, s/n, no Centro. A classificação do filme é de 12 anos de idade. Os ingressos são vendidos a dois preços, sendo R$ 8,00, a inteira; e R$ 4,00, a meia entrada.

Sinopse

Capitão Jack Sparrow cruza com uma mulher do seu passado, mas fica confuso se a relação deles é de amor ou se ela

está apenas interessada em saber como chegar até a Fonte da Juventude. A bordo do navio de Barba Negra, o Capitão Sparrow não sabe a quem deve temer mais: seu antigo amor ou seu rival declarado.

Programação dos cinemas de Cachoeiro de 23 a 30 de junho Cine Ritz Sul Sala 01 Carros 02 17:00 19:00 21:00 dublado Sala 02 X-men Primeira Classe sabado e domingo 16:00 18:40 21:10 dublado demais dias 18:40 21:10 dublado DIA 01 DE JULHO ESTRÉIA TRANSFORMES 03 Cine Shopping Cachoeiro Sala 01 Kung - Fu Panda 02 17:15 19:00 dublado Todo Mundo Tem Problemas Sexuais 20:40 nacional Sala 02 Piratas do Caribe 04 18:30 dublado Se Beber não Case 02 21:00 legendado DIA 01 DE JULHO ESTRÉIA TRANSFORMES 03


03

quinta-FEIRA, 23/06/2011

www.aquies.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

BABADOS DO DIA

RESUMO DAS NOVELAS

Carolinie espera uma menina

Apesar de já estar adaptada à gravidez, Carolinie Figueiredo revela que o início foi desesperador. “Tinha acabado de emagracer 14 quilos, mas resolvi relaxar e depois correr atrás”, conta a atriz que continua fazendo exercícios e pretende fazer parto normal. Passada a fase de enjoos, ela fala que só teve desejo de comer caldinho de feijão e chegou a sair de casa para matar a vontade. A menina, que se chamará Bruna Luz, é fruto do relacionamento de Carolinie com o ator Guga Coelho. “Ele está super feliz, mas um filho sempre chama a responsabilidade”, diz Carolinie referindo-se ao pai da criança..

Pato ainda não esqueceu Sthefany Brito

Alexandre Pato confidenciou a amigos do futebol que ainda não esqueceu Sthefany Brito. O jogador do Milan, que atualmente namora Barbara Berlusconi, filha do primeiro-ministro italiano e dono de seu atual clube, atribui o fim do casamento de apenas nove meses a pessoas que cercam a carreira da atriz.“Não me importaria em dar o valor de pensão que ela pediu, mas não irei sustentar terceiros”, disse Pato.A passagem recente pelo Brasil só fez aumentar ainda mais as lembranças do craque. Pato chegou a admitir que Sthefany continua sendo, segundo suas próprias palavras, “a mulher de sua vida”.

Cordel Encantado - Globo, 18h00 Jesuíno tenta se explicar para Açucena. Miguézim esconde Jesuíno. Úrsula descobre que Nicolau vendeu o anel de Cesária para Neusa. Nidinho mente a Padre Joaquim para encobrir Setembrino e Quiquiqui. Batoré e o tenente interceptam a carroça em que Galego e Felipe levam Dora para Brogodó. Açucena decide ir para Seráfia. Úrsula tenta recuperar o anel de Cesária com Neusa. Todos em Brogodó ficam consternados com a chegada de Dora. Felipe revela que ele e Dora fazem parte do bando da Alvorada.

mulher no dia de sua morte. Duda alerta Minerva e Alice que Guilherme levará comida para o SPA e elas planejam um flagrante. Júlia recebe um recado de Márcia e avisa a Guilherme que ela está voltando para Preciosa. Insensato Coração - Globo - 21h00 Léo resolve seguir Marina, que percebe e muda de direção. Eunice avisa a Zuleica que vai a uma cartomante no centro do Rio. Norma ouve a confissão de Léo e Zeca na gravação feita por Pedro. Ismael beija Eunice. Léo se surpreende com o comportamento de Marina, que finge não ter muitos princípios e valores. Cecília vê Rafa beijar uma menina na Barão da Gamboa e fica chateada. Kléber expulsa fregueses do Bar do Gabino e é demitido. Norma manda Ismael dar um susto em Milton. Carol fica dividida entre André e Raul. Milton é atropelado ao tentar fugir de Ismael.

Morde e Assopra - Globo, 19h15 Dulce pede para Zariguim se esconder de Guilherme. Efraim revela que Guilherme está contrabandeando comida e Duda decide falar com Minerva. Cristiano conta para Júlia que se casará com Abelha. Júlia comenta com Abner sua suspeita de que Salomé esteja procurando algum tesouro na Rebelde - Record - 19h00 fazenda. Xavier diz a Wilson Alice exige explicações de que Pimentel esteve com uma Pedro. Leila explica para Tomás

que Ofélia a mandou para longe. Téo encontra Pedro na biblioteca e desconfia da atitude do amigo. Márcia, travada, não consegue entrar na quadra para dançar na maratona, mas Téo a tranquiliza. O grupo de Carla comemora a vitória. Eva hospeda Leila em sua casa. Beth termina o namoro com Franco. Eva mostra Leila a Jonas e pede para que ele não conte nada a Ofélia. Franco vai à casa de Eva e a agarra. Jonas vê e cobra satisfação. Pedro pergunta a Alice o que é mais importante: ele ou a banda. Vidas em Jogo - Record - 22h15 Adalberto pede que Rita fique, mas o clima fica pesado entre os dois. Divina pede que Margarida a ajude a reconquistar Severino. Em troca, fará com que Elton se apaixone por ela. Ivan trabalha como guia turístico em Belém. Belmiro chega com suas malas ao apartamento de Fátima, mas só encontra Edmilson. Ele não é bem recebido e fica constrangido. Regina e o comprador do veleiro aguardam o retorno de Maurício.

HORÓSCOPO Áries

20/03 20/04

A semana começa pedindo um olhar mais sério e atencioso para suas relações, tanto as de amizade como as amorosas. As parcerias comerciais passam pelo mesmo processo de atenção e maior dedicação.

Libra

23/09 22/10

Saturno tem sido exigente em muitos setores, mas os relacionamentos ainda é o palco de maior trabalho e dispêndio de energia. Procure cuidar de sua saúde, que pode ressentir sob essa tensão.

Touro

21/04 20/05

Gêmeos

21/05 20/06

Câncer

21/06 21/07

A semana começa com a influencia da lua cheia, o que mostra que o trabalho será o mote de suas investidas. Um aumento ainda maior de demanda pode ocorrer, portanto, procure manter-se equilibrado.

Alguns questionamentos relacionados ao amor continuam e mexem profundamentecomsuasemoções.Nesta fase alguém mais velho ou bastante sério pode fazer você pensar na possibilidade de um novo relacionamento.

Hoje você estará mais criativo e mais aberto para o amor. Este é um ótimo momento para boas conversas e maior aproximação com os filhos. Algumas mudanças de rumo em sua carreira podem trazer inseguranças.

Escorpião

Sagitário

Capricórnio

23/10 21/11

A lua passa por seu signo e abre algumas portas em seu coração. A fase tensa pode ser amenizada com essa passagem, mas só se você permitir. Procure descansar e relaxar, mesmo em meio ao trabalho.

22/11 21/12

A lua em escorpião traz a necessidade derefletirsobreosúltimosacontecimentos, especialmente os que envolvem o coração. Respeite este momento de introspecção e perceba que só acontecerá o que você permitir que aconteça.

22/12 21/01

Procure fazer o seu trabalho sem se envolver em situações de estresse, mesmo que elas aconteçam. Você precisa entender que as mudanças vão continuar e que o controle não vai adiantar nada. Mantenha a calma.

leão

22/07 22/08

Muito movimento e ação voltados para a criação de novas bases para sua carreira. Você não deve se deixar envolver pelo pessimismo ou dúvidas. O momento pede cuidado e discernimento nos passos. Sucesso próximo.

Aquário

21/01 18/02

Venus caminha no final de seu signo, no entanto ainda ameniza energias pesadas que podem estar se manifestando em sua vida. É hora de rever valores e algumas escolhas feitas, mesmo que as decisões incorram em rompimentos.

Virgem

23/08 22/09

Venus nos últimos graus de peixes ainda pode trazer algumas boas novidades no setor amoroso. Caso ainda esteja só, procure abrir seu coração para um novo amor, pois ele pode chegar a qualquer momento.

Peixes

19/02 19/03

Hoje você pode sentir certas flutuações e inseguranças em seu trabalho. caso isso aconteça, mantenha o controle, pois essa energia é passageira. O excesso de movimento continua, assim como situações e pessoas inusitadas.


04

»» quinta-FEIRA, 23/06/2011

www.AQUIES.com.br Foto ws

Um homem extraordinário Existem homens que merecidamente são chamados de gentleman, não somente pelo fino trato social que conduzem com destreza e nem tão pouco pela elegância natural que acompanha os seus atos e gestos. A coisa vai além. São designados como “homem gentil” pela nobreza de alma e generosidade que carregam em seu coração. Meu amigo muito querido Joaquim Carlette é um deles. Ele que comemorou mais um ano de vida feliz na última terça, se destaca entre os notáveis de Cachoeiro. Confesso com grande alegria, todo o meu carinho, respeito e admiração por este empresário de sucesso, pai exemplar, marido amável e ser humano extraordinário. Você merece o melhor, sempre.

»» Baile de Gala

Como é bom saber que sábado irei encontrar no evento mais elegante da cidade, amigos queridos do porte de Márcia Brezinski e Zé Tasso, Andrea Cola e Fred, Denise Santos e Celso Gonçalves, Paula e Nuno Mirinha, Regina e Joaquim Carlette, Camilo Cola, Janaína e Scandar Nemer, entre outros.

Não há como negar que REGINA e JOAQUIM CARLETTE formam um dos casais mais queridos de nossa sociedade. E para vocês eu desejo somente uma coisa, toda a felicidade do mundo. Foto divulgação

»» Amigos Queridos

Hoje um casal querido que eu muito admiro está nas montanhas capixabas para um almoço especial. Meus amigos Sarah Dian e Bruno Motta escolheram Pedra Azul para comemorar o aniversário dele. O que eu posso desejar é que juntos e felizes, vocês possam ser a alegria um do outro.

»» Feira de Design

A linda loja Acervo Contemporâneo de Juliana Sabra ganhará uma ampliação merecida e necessária em junho. Para festejar ela prepara a I Mostra de Design Para Casa, com todas as novidades em papel de parede, tecidos, móveis e objetos para decoração. Evento imperdível.

»» Baile no Jaraguá

Tentando reavivar um evento de outros tempos, o Jaraguá realiza no próximo dia 28 de junho, véspera de feriado, o seu tradicional Baile da Festa de Cachoeiro. Totalmente diferente da proposta do Baile de Gala, a festa contará com show do bacanérrimo Fator RG 7. Promete ser no mínimo animado.

»» Comida de Buteco

Hoje é dia de comida de buteco no Restaurante e Pizzaria Parkin, que na minha opinião, é o endereço da melhor pizza da cidade. Além das delícias típicas, vale pela rodada dupla de chopp Devassa. Vamos rezar para funcionar no feriado, quando escasseiam as opões gastronômicas na cidade.

»» Revista do Desenvolvimento

Na próxima segunda, o Jornal Aqui Notícias, distribui em vários pontos da cidade, uma publicação bacanérrima que fará uma radiografia do desenvolvimento em Cachoeiro. A revista que está linda será distribuída gratuitamente e contém um material indispensável para as pessoas economicamente ativas..

Hoje é dia de comemorar o aniversário de BRUNNO MOTTA que, junto com a sua linda SARAH, está em Pedra Azul para um almoço especial. Eles merecem toda felicidade.


quINTA-FEIRA, 23/06/2011

www.AQUIES.com.br

CELEBRAÇÃO ECUMÊNICA DE SÉTIMO DIA

A família de Eliane Tosta e Diogenes Ferreira, agradecem ás orações, manifestações de afeto e como também aqueles que enviaram mensagens de solidariedade ao seu filho Gabriel Tosta Ferreira. Desde já agradeço a presença de todos. É importante sentir a presença de amigos num momento de tanta dor. Ao mesmo tempo convidar para celebração ecumênica de sétimo dia, que será celebrada na Igreja Santa Luzia em Córrego dos monos, dia 23/06, às 19:00h, pela alma de seu querido filho.

COMUNICADO – BRAMINEX MINERAÇÃO LTDA., torna público que obteve da SEMMA, através do processo nº 1616579 Anuência Prévia Ambiental nº 014/2011, para a atividade de extração de rochas para produção de brita, de calcário, para produção de cal, cimento e uso siderúrgico; de calcário dolomítico para corretivos de solo; e de qualquer rochas para produção de pedras marroadas, pedra de mão, paralelepípedos e meios fios e para a atividade de extração de blocos comercialmente denominadas rochas ornamentais, situada na Localidade de Alto Moledo, s/nº Itaoca – Cachoeiro de Itapemirim – ES.

CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

COMUNICADO – ITAUGRAN DO BRASIL MÁRMORES E GRANITOS LTDA., torna público que requereu da SEMMA, a averbação em seu favor do processo nº 1819047, protocolado sob nº 21197/2011, para atividade de desdobramento (serraria) de rochas ornamentais, situada na Rodovia Cachoeiro x Alegre, s/nº, São Joaquim, Distrito de São Joaquim, no município de Cachoeiro de Itapemirim/ES.

COMUNICADO DE ABANDONO DE EMPREGO

Vende-se

O CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES MURUCI Ltda. ME, CNPJ 05.093.722/0001 – 51 com sede em Guaçuí - ES, à Rua Senador Atílio Vivácqua, 44, convoca o funcionário o Sr. GLEIDISSON LUIZ GOMES PEIXOTO, portador da carteira Profissional nº. 89.202, série 00016 – ES, a comparecer ao nosso Departamento de Pessoal no prazo de 72 horas. Esgotado esse prazo, o caso será incurso na letra ”I” do artigo 482 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – por abandono de emprego), o que configurará seu desligamento deste CFC.

Dois moinhos de Pedra elétrico com capacidade de um saco de milho por hora cada um. Preço de Ocasião

Guaçuí ES, 21 de junho de 2011.

Contato: 3522 5695 9884 7009 Valter Colli

A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim possui vagas abertas para pessoas com deficiência. Basta procurar o Setor de Recursos Humanos do hospital, localizado na rua Dr Raulino de Oliveira, nº 71, Centro, ou cadastrar currículo pelo site www.santacasacachoeiro.org.br Maiores informações pelo telefone (28) 2101-2121

11


12

EMPREGO

DOMINGO, 10/04/2011

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

ESTADUAL

Estado tem a melhor geração de emprego no sudeste »» O desempenho é o melhor também da história do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados

Assessoria de Comunicação/Incaper

ilustração

O Espírito Santo gerou 12.519 empregos em maio deste ano. Este número foi apontado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta segunda-feira, pelo De acordo com o ór- gos gerados representam Ministério do Trabalho e gão federal, os empre- crescimento de 1,75% Emprego (MTE).

em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês de abril. Em termos absolutos, esse desempenho é o melhor da Região Sudeste e da história do Caged para o período. Em todo o Brasil, o setor que mais abriu postos de trabalho formais foi o da agricultura. No Espírito Santo, essa informação se confirma devido ao período de colheita de café e cana de açúcar no Norte capixaba. O Estado registrou 8.736 contratações na área rural. O setor de serviços também teve bons resul-

tados no mês de maio. Foram 1.264 carteiras assinadas. A indústria de transformação preencheu 1.239 vagas disponíveis no mercado de trabalho. Já a construção civil empregou 1.000 profissionais, desde pedreiro a engenheiro civil. De acordo com o subsecretário de Trabalho e Renda da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SEASTDH), Tarciso Vargas, os números são animadores e colocam o Espírito Santo em posição de destaque.

“Os números apontados pelo Caged estão dentro do previsto, salvo as contratações da agricultura que superaram as expectativas. Essa situação é a comprovação de que a política de trabalho está sendo bem desenvolvida e alcançando seu objetivo maior que é o de gerar postos de trabalho, e preenchê-los.” Os dados do Ministério do Trabalho apontam para que assim como no ano passado, o Espírito Santo supere em 2011 a previsão de capixabas empregados com carteira assinada.


QUINTA-FEIRA, 23/06/2011

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Destaque para o grego e o latim no desfile escolar

»» Os servidores da escola estão empenhados na confecção dos adereços Os alunos da escola municipal de educação infantil Professor Paulo Estellita Herkenhoff, no Recanto, ainda estão começando a encarar o desafio de dar os primeiros passos na língua portuguesa, mas já começaram a pesquisar sobre a importância do latim e do grego para a humanidade. No próximo dia 29 de junho, Dia de Cachoeiro e do desfile escolar, a unidade de ensino promete fazer uma bonita homenagem às duas línguas mais significativas na formação das línguas modernas ocidentais. Para isso, a gestora da escola, Flávia Santana Pena, conta que todo mundo está se empenhando bastante. Durante os preparativos, os 145 alunos da escola participaram de atividades pedagógicas como pesquisas sobre vestimentas, história e culturas grega e romana.

divulgação/PMCI

Depois, as turmas desenvolveram temas ligados à escrita, ao teatro trágico e cômico, à escultura, entre outros assuntos. Agora, 80 alunos se preparam para apresentar na Linha Vermelha, um desfile baseado no subtema “Grego e latim: uma linguagem clássica”, que promete lem-

brar a literatura, a arquitetura, as guerras e até mesmo a Igreja Católica, que usou o latim como língua oficial por séculos. Para surpreender o público, o desfile conta com um Cavalo de Troia, inspirado no filme Troia, lançado em 2004. “Os alunos estão adorando porque o trabalho

foi realizado em sala de aula também. Eles estão levando para a avenida conhecimentos que já viram em sala de aula. As mães também estão muito empolgadas. Um grupo delas deve ir à escola essa semana para ajudar na confecção dos adereços dos estudantes”.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Heci realiza campanha de arrecadação de cobertores DIVULGAÇÃO

Com o slogan Aquecendo Corações, o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci) ini-

cia a segunda edição da campanha de arrecadação de cobertores, peças usadas em pacientes que pas-

saram por uma intervenção cirúrgica ou naqueles que estão internados nas Unidades de Terapia In-

tensiva (UTI) e Coronariana. Como o volume de internações e cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é muito grande, o hospital conta com a boa vontade da sociedade que sempre é solidária à causa. Na campanha do ano passado, os Rotary Clubs de Cachoeiro, o Sudeste e o Cachoeiro de Itapemirim colaboraram com a campanha doando mais de 100 cobertores. Além dos clubes de serviço, outras pessoas também contribuíram. Quem quiser participar desta boa ação, deve entrar com contato no Setor de Projetos Especiais do Heci pelo telefone 28-35266175, de segunda à sexta, das 7h30 às 17h00.

GERAL

13

GUAÇUÍ

Semana Antidrogas é encerrada com passeata A I Semana Antidrogas promovida pela prefeitura de Guaçuí, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), das Secretarias Municipais de Educação e Ação Social, Polícia Militar, Polícia Civil, Poder Judiciário, Superintendência Regional de Educação, Associação Monsenhor Miguel de Sanctis (Ammigu´s) e Fazenda da Esperança foi encerrada com uma passeata pelas ruas da cidade ontem. Aproximadamente 2 mil pessoas, entre estudantes e professores das escolas municipais de ensino fundamental Deocleciano de Oliveira, Anísio Teixeira, Isaura Marques da Silva (Caic) e de programas sociais como AABB Comunidade, Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e das Escolas Estaduais Antônio Carneiro Ribeiro e Monsenhor Miguel de Sanctis (Polivalente), participaram da atividade. Também estiveram presentes as equipes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), do Serviço de Atenção Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/AIDS e agentes comunitárias de saúde.

A passeata saiu em frente a prefeitura e percorreu as avenidas José Alexandre e Marechal Floriano. Com cartazes e frases contra as drogas, os participantes chamaram a atenção por onde passavam, inclusive do comércio local. Durante o percurso, o secretário municipal de Sáude, Edielson Souza agradeceu o apoio de todos que colaboraram com a realização da semana e chamou a atenção da população para o problema das drogas. Segundo o secretário, através de uma boa orientação é possível conscientizar os jovens do que realmente a droga causa. O secretário também disse que as drogas é um problema que afeta toda a sociedade e deve ser tratado como um problema de saúde pública. “Todos nós temos que fazer nossa parte. A Polícia já está fazendo a parte dela, o Poder Público está fazendo a parte dele e a população precisa ajudar através do Disk Denúncia. Precisamos combater o tráfico de drogas em nosso município”, enfatizou. Em relação ao resultado da I Semana Antidrogas, o secretário considerou positivo, já que todos os dias, a juventude compareceu em massa no Teatro Municipal Fernando Torres para os debates apoiando a realização do evento. DIVULGAÇÃO


14

segurança

quinta-feira, 23/06/2011

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

MIMOSO DO SUL

Homem é preso acusado de estupro

grupo folha do caparaó

»» A vítima foi ameaçada e obrigada a manter relações sexuais com o acusado ALISSANDRA MENDES

alissandrafolhadocaparao@gmail.com

Na tarde de terçafeira, investigadores da Delegacia de Mimoso do Sul prenderam um homem acusado de estuprar uma mulher, no dia 12 de junho, no distrito de São José das Torres, zona rural do município. R.R.M. confessou o crime. Segundo informações do delegado Rômulo Carvalho Neto, a vítima contou que após a saída rotineira de seu marido para coleta de leite, percebeu a presença do

acusado em seu quarto, que estava armado com um facão. A vítima foi ameaçada e obrigada a manter relações sexuais com ele. “Após investigações, o criminoso foi identificado como sendo vizinho da vítima. Ele confessou o crime e justificou dizendo que teria ingerido grande quantidade de bebida alcoólica”, concluiu o delegado. R., que tinha mandado de prisão, está preso à disposição da Justiça na Delegacia de Mimoso do Sul.

O acusado está preso na Delegacia de Mimoso do Sul

SÃO JOSÉ DO CALÇADO

Três veículos roubados são recuperados no Caparaó Durante operação realizada nesta semana e finalizada na terça-feira, policiais civis da Delegacia de São José do Calçado recuperaram três veículos produtos de furtos e roubos, ocorridos na região do Caparaó, divisa entre o

Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Segundo o delegado José Rafael Machado, na ação policial foi encontrado um carro modelo Parati, de Mimoso do Sul, que foi roubado próximo ao Rio de Janei-

ro, em fevereiro deste ano. “O veículo foi localizado em uma propriedade na localidade de São Benedito, zona rural do município. O proprietário se apresentou e foi identificado como M.P.E.F, 29 anos”.

Ainda na operação, também foi apreendido um carro modelo gol, com numeração de chassi e motor adulterada, além de documentos com indícios de adulteração, que foi encontrado no centro do município, em posse de

A.M.S, 52. Em seguida, foi localizada uma motocicleta, de registro de Minas Gerais, que se encontrava com o suspeito P.D.B, 20. “Todos os suspeitos responderão por crime de receptação dolosa, ou seja,

quando a pessoa adquire algo pelo valor e condições na qual se presume que era produto de furto. Eles responderão em liberdade até que haja decisão judicial”, concluiu o delegado.


QUINTA-FEIRA, 23/06/2011

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

ESPORTE NACIONAL

15

VASCO

Convocação de Allan abre brecha para volta de Juninho

Bruno de Lima

»» Allan se destaca como curinga de Gomes, mas pode voltar da Seleção sub-20 sem vaga na equipe, com a entrada do Reizinho

REDAÇÃO

redacaofolhadocaparao@gmail.com

Allan ganhou uma vaga na lateral direita e aproveitou. Depois, teve chance no meio e foi aprovado. O volante vai jogar mais três partidas pelo Vasco e depois segue para a Seleção Brasileira sub-20, que irá disputar o Mundial da categoria, em julho, na Colômbia. Seria um feito para se comemorar se isso não causasse um certo pre-

juízo em São Januário. Afinal, o jogador de 20 anos corre sério risco de perder a titularidade neste período que defenderá o Brasil. A versatilidade é algo a se destacar, principalmente por atuar - e bem - em três posições diferentes: lateral, cabeça-de-área e meio-de-campo. No entanto, esse período que Allan ficará ausente será justamente o que Juninho Pernambucano ficará apto para reestrear pelo Vasco.

Como Ricardo Gomes já ressaltou que Fagner é o titular da lateral direita, a chance de o atleta perder a vaga no time principal é ainda maior. Mas nem por isso Allan se dá por vencido. Consciente de que é apenas um jovem jogador em busca de espaço, ele mantém a mente aberta para admitir que está no elenco vascaíno para se afirmar e que a boa fase pode ser repetida no Mundial Sub-20, inde-

pendentemente da posição na qual irá atuar. “Tenho de ser profissional, não é? Cresci admirando jogadores como Felipe, Juninho... É muito bom conviver com esses jogadores agora. Mas busco minha vaga”, afirmou. A Seleção Sub-20 se apresenta no dia 4. Enquanto essa data não chega, Allan aproveita para confirmar a boa fase pelo Vasco e pelo Brasil. Quan-

Allan se destacou este ano na lateral e, recentemente, voltou à sua posição: volante do voltar a São Januário, ele deixa o remédio para Ricardo Gomes resolver esse quebra-cabeça:

“Isso vai ficar com ele. Se precisar entrar, seja na lateral, no meio ou como volante, estarei pronto”.

FLAMENGO Bruno de Lima

Assis diz que Ronaldinho cumpre compromissos com o Flamengo Um almoço entre o diretor de futebol do Flamengo, Luiz Augusto Veloso, e o irmão e empresário de

Ronaldinho, Assis, parecia ser o prenúncio do que aconteceria na parte da tarde no Ninho do Urubu.

Assis: ‘Estão colocando tudo sobre Ronaldinho’ Entre os temas discutidos, estava a vida noturna do camisa 10 exposta nos últimos dias e o quanto isso poderia interferir no desempenho do atacante em campo. E o motivo que levou os 12 rubro-negros até o centro de treinamentos do Fla, segundo os próprios representantes das duas facções presentes, era justamente sobre o excesso de Ronaldinho nas noitadas.

Assis contemporizou a situação e deu uma nova versão para a presença dos torcedores no CT. “Não estive lá, mas me ligaram para dizer que estão com o jogador e queriam fazer a visita com o intuito de dar apoio”, disse o empresário. O empresário minimizou a presença do rubro-negro nas baladas e destacou o profissionalismo do atacante em relação aos compromissos firmados com o Flamengo:

“Ele é jovem, solteiro e é normal que saia durante as folgas. Ronaldinho está focado no projeto e é um atleta exemplar. Participou de todos os jogos, nunca faltou a um treino e jamais chegou atrasado”. E justamente no momento de cobranças, o projeto entre Ronaldinho e Flamengo mostra-se firme. Prova de que a relação não foi estremecida, Assis revela outro tema conversa na churrascaria.

“Conversamos sobre vários assuntos, entre eles os produtos licenciados. Já foram alinhados os contratos e, em breve, eles serão lançados. Faltam só alguns detalhes. O discurso entre as partes segue e o casamento segue firme”, disse Assis. Inicialmente, estarão disponíveis para os rubro-negros cinco produtos licenciados de Ronaldinho. O empresário, porém, não adiantou quais chegarão ao mercado.

FLUMINENSE

Presidente revela propostas italianas e quer manter Martinuccio no Peñarol O Palmeiras continua sonhando com a contratação do meia-atacante argentino Alejandro Martinuccio, do Peñarol. Porém, o Verdão terá de enfrentar grande concorrência se quiser ficar com o jogador. Nesta semana, o presidente do clube, Juan Pedro Damiani, confirmou o interesse do Alviverde,

mas revelou que recebeu propostas de três equipes italianas, entre elas a Inter de Milão. “O Palmeiras está interessado, o Juan Figer (empresário) me disse que o Fluminense também quer. Mas temos propostas da Inter, do Cagliari e do Catania. Vamos ver a melhor oferta. O Brasil

tem uma vantagem agora que o dólar está barato, o que permite ser um importador de grandes jogadores, que antes não podia”, disse ele. Questionado se o Palmeiras tem chances de contratar Martinuccio, o mandatário despistou e não descartou a permanência do camisa 10 no Peñarol.

“Não sei, depende (se o Palmeiras pode contratá-lo). Também existe a possibilidade dele ficar no Peñarol. Estou disposto a fazer um contrato importante, com diferenças como o do Neymar, para que ele fique. Martinuccio é um jogador fora de série, tem 22 anos e é muito bom”, completou.

O Palmeiras diz ter um acordo verbal com o representante do atleta. Já a diretoria do clube uruguaio considerou muito baixa a proposta apresentada pelo Verdão. Na última segunda, o presidente Arnaldo Tirone afirmou que as negociações estão paradas até o fim da Libertadores, mas que o

clube esperará até agosto, quando acaba o contrato do meia-atacante, para contratá-lo. Já Martinuccio segue sem falar sobre seu futuro. Questionado, ele afirmou que está focado na final da competição e só irá se preocupar com uma possível transferência após a decisão.


16

esportes

QUINTA-FEIRA, 23/06/2011

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Intercolegial de Tennis tem recorde de inscritos

»» A etapa contou com a participação da equipe de Beach Tennis de Mimoso do Sul

divulgação

ALISSANDRA MENDES

Categoria até 10 anos Maxwell Silva (Rever. Jader Coelh) – campeão Bernando Pimenta (IPÊ) – vice-campeão Categoria 11/12 anos – masculino Simples Gabriel Penedo (SC) – campeão Bernardo Mussi (IPÊ) – vice-campeão Duplas Gabriel Penedo (SC)/Giusepp (Galdino) – campeões Pedro Ivo Porto/Henrique Santos (IPÊ) – vice-campeões

alissandrafolhadocaparao@gmail.com

No fim de semana, foi realizado na academia Lema Tennis, com o apoio da Secretaria de Esportes de Cachoeiro de Itapemirim, a segunda etapa do Campeonato Intercolegial de Tennis. O evento foi realizado na Actel, localizada no bairro Jardim Itapemirim e reuniu atletas de Cachoeiro de Itapemirim e Mimoso do Sul. A equipe de Mimoso do Sul, sob o comando do professor Leandro Gatti e Carlinhos Gu, venceu a equipe de Cachoeiro nos jogos por equipe e também no individual. “Foi muito gratificante termos este intercâmbio entre os atletas do Tennis e do Beach Tennis, pois Cachoeiro teve a oportunidade de

Finalistas

Categoria 13/14 anos – masculino Simples Lorenzo Leite (Celp) – campeão Pedro Zerbone (SC) – vice-campeão Duplas Pedro Zerbone/João Vitor Rangel (SC) – campeões Lorenzo Leite (Celp)/Dejair Brum (Galdino) – vice- campões Categoria 17/18 anos – masculino Simples Lucas Guimarães (Agostinho Simonato) – campeão Esteferson Coelho (Liceu) – vice-campeão

Os jogos femininos acontecem sábado e domingo na Academia Actel descobrir que o esporte está presente em mias cidades do interior com qualidade”, disse Eduardo Lema. De acordo ele, organizador do evento, os atletas de Mimoso tiveram a oportunidade

de conhecer de perto o Tennis de campo. “Espera que este iniciativa seja despertada em outros municípios de nossa região”, continuoi. O campeonato foi disputado no piso de saibro em set

pro (oito games). Os alunos serão divididos nas categorias até 10 anos, 11/12 anos, 13/14 anos, 15/16 anos e 17/18 anos no masculino. Os jogos femininos acontecem sábado e domingo.

Duplas Lucas Guimarães (Ag. Simonato)/Antônio Ferraço (Darwin) – campeões Esteferson Coelho (Liceu)/Paulo Roberto Junior (SC) – vice-campeões

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Inscrições para a corrida de São Pedro terminam hoje As inscrições para a Corrida de São Pedro, de Cachoeiro de Itapemirim terminam hoje. Em sua 34ª edição, a mais tradicional prova de atletismo do sul do estado apresenta uma novidade tecnológica: os atletas serão monitorados por chips eletrônicos. O uso dos aparelhos faz parte do sistema de cronometragem eletrônica, mais confiável e seguro, adotado este ano.

A corrida acontece no dia 3 de julho, domingo. Afixados nos tênis dos corredores, os chips vão registrar, por meio de sensores, a passagem de cada atleta por tapetes dispostos na largada e na chegada, contando o tempo da prova com exatidão. Um terceiro sensor será colocado em ponto indeterminado do percurso para confirmar que o corredor cumpriu toda a prova. O chip

será entregue aos competidores no dia da corrida. “Esse sistema vai produzir informações mais confiáveis, de melhor qualidade. Teremos uma classificação automática dos competidores e resultados precisos. O risco de fraudes vai ser eliminado, o que profissionaliza a competição, que ganha mais credibilidade”, explica o secretário de Esportes e Lazer de Cachoeiro, Samuel Pereira.

Este ano a corrida será disputada nas distâncias de 10 e 5 quilômetros, nas categorias masculino e feminino. Os cinco primeiros colocados no percurso mais longo serão premiados com troféus e valores em dinheiro. O vencedor recebe R$ 800,00. Também vão ser premiados com medalhas e brindes os três melhores cachoeirenses e os mais bem colocados por faixa etária. Faz

parte do evento esportivo, ainda, uma caminhada de cinco quilômetros, em que todos os participantes vão receber medalhas. A largada da prova será às 08h30, em pelotão único, na Praça Jerônimo Monteiro. O percurso compreende trechos de vias importantes como Beira Rio, Jones dos Santos Neves e Bernardo Horta. “Fizemos alterações no percurso em relação às

edições passadas para garantir mais segurança aos corredores e para não prejudicar o trânsito”, destaca o subsecretário de esportes da prefeitura, Luiz Fernando d’Oliveira. Este ano a corrida é promovida pela prefeitura de Cachoeiro em parceria com a OCB-ES, com patrocínio de várias cooperativas do município e apoio da Federação Capixaba de Atletismo.


Edição 65