Page 1

www.aquies.com.br

»» @folhadocaparao

»» facebook.com/grupofolhadocaparao

APENAS

R$

0,50

Banda de hip hop gospel Beat Flow prepara primeiro CD pablo quintino

MELHOR ATÉ NO PREÇO

sábado, 07/07/2012 | DIÁRIO | ANO 2 | N° 371 |

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

divulgação

COOPERATIVAS FAZEM A

DIFERENÇA NO SUL DO ESTADO »» NO DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO, O SUPERINTENDENTE DA OCB-ES/ SESCOOP, CARLOS ANDRÉ DE OLIVEIRA, FAZ UM BALANÇO POSITIVO DO SETOR

ECONOMIA | Pág 10

ESTRELA DO NORTE MUITO

alissandra mendes

PERTO DA PRIMEIRA DIVISÃO O ALVINEGRO TEM AMPLAS VANTAGENS HOJE CONTRA O VILAVELHENSE

ESPORTES | Pág 12

POLÍCIA CIVIL PRENDE 158

PESSOAS NO INTERIOR DO ESTADO »» SÓ EM CACHOEIRO FORAM 11 DETIDOS, SENDO QUE TRÊS SÃO MENORES divulgação

SEGURANÇA | Pág 11

PROMOTOR APOSENTADO É O INTERVENTOR EM KENNEDY cidades | Pág 04

A ESCOLHA FOI ANUNCIADA NA NOITE DE ONTEM PELO GOVERNADOR CASAGRANDE

DEPUTADO DO PT RENUNCIA AO MANDATO CONTRA A DIREÇÃO DO PARTIDO POLÍTICA | Pág 03 divulgação

CACHOEIRO SUPEROU META DE VACINAÇÃO CONTRA A PÓLIO CIDADES | Pág 04


02 OPINIÃO

»» sábado, 07/07/2012

luciano martins costa »» Observatório da Imprensa

No limite do jornalismo Os jornais de quinta-feira (5/7) tentam cumprir uma das tarefas mais desafiadoras da imprensa escrita: descrever o significado de um acontecimento de grande efeito emocional que mobiliza milhões de pessoas. A conquista inédita da Copa Libertadores, para a maior torcida paulista, calculada em cerca de 30 milhões de pessoas, é um desses eventos que extrapolam, mas não dispensam, os números e as métricas com que os editores de esportes costumam ilustrar as partidas de futebol desde o advento da computação gráfica. Ao longo da semana, repórteres de toda a mídia de circulação nacional tentaram definir o sentimento que brotava das multidões que normalmente se aglomeram nas ruas centrais da capital paulista, e bastava a presença de um cinegrafista ou um fotógrafo para se reproduzirem as cenas típicas das arquibancadas. O resultado foi um desfile de lugarescomuns, no rádio e na televisão, enquanto os jornais repetiam as frases de efeito de técnicos, jogadores e torcedores. Não foi possível observar nenhum grande destaque em criatividade ou inovação capaz de surpreender o público. E não seria por falta de material.

• Sem dono

O comportamento das pessoas, na quarta-feira, dia do jogo, oferecia uma enorme variedade de sentimentos. Nas repartições públicas, muitos funcionários, impossibilitados de vestir o uniforme de seu time favorito, exibiam botões e medalhas pregados à roupa ou pendurados ao pescoço. Praticamente não havia outro assunto nas conversas que se podia ouvir em público. Nas redes sociais, da mesma forma, parecia não haver outro acontecimento que valesse a pena em toda a face da Terra. O clima de suspense e excitação dominou a capital paulista até às 22 horas, quando o jogo começou. As ruas estava vazias, a cidade estava imersa em silêncio, a não ser pelo espocar nervoso dos fogos. Um estrangeiro que desembarcasse naquele momento teria uma ideia completamente avessa do que é a rotina da maior cidade da América do Sul. Corte. Na manhã de quinta-feira, as pessoas se aglomeram diante das bancas de jornais para confirmar o que aconteceu na noite anterior. Nos textos, o melhor que pode fazer o jornalismo impresso: a descrição pormenorizada das jogadas, os retratos dos heróis da jornada, as análises das estratégias.

EXPEDIENTE

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

DIRETOR GERAL: Elias Carvalho EDITOR CHEFE: Ilauro Oliveira EDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola Repórteres: Alissandra Mendes, Gustavo Ribeiro, Filipe Rodrigues, Leandro Moreira e Marcos Freire DiagramadorES: Suheley Garcia Suhett e Carlos Guilherme Gomes

filipe rodrigues »» redacaofolhadocaparao@gmail.com

A eleição das interrogações (???) Mas o acontecimento parece vazar do papel, tal sua fluidez e intensidade. Talvez tenha sido essa a percepção experimentada pelo filósofo polonês Zygmunt Bauman ao propor a ideia de que estamos vivendo uma “modernidade líquida”: é nas mídias digitais que se derrama e se expande indefinidamente o significado que a linguagem humana e as linguagens técnicas podem dar a um evento como esse. Foi através dos meios hospedados na internet que os jornalistas mais se aproximaram do que se passava no estádio e nas ruas. Mas aí já era um jornalismo sem dono, no qual a opinião do comentarista se misturava ao entendimento do leitor comum amante de futebol.

• Eterno retorno

Nunca antes aquele time havia conquistado o torneio continental. E também não tinha ocorrido, nas edições anteriores da disputa, um uso tão amplo das mídias sociais por parte da imprensa, que agora edita seus conteúdos em plataformas diferenciadas, cobrindo os fatos com uma gama muito mais ampla de recursos. O rádio, a televisão e o papel continuam, cada um, cumprindo suas funções no limite das possibilidades tecnológicas. Os recursos da internet estão disponíveis desde 1994, ano em que os jornalistas usaram pela primeira vez a rede de computadores para transmitir um grande evento esportivo, a Copa do Mundo nos Estados Unidos. Mas é no uso integrado de múltiplas plataformas que a imprensa parece ter alcançado seu limite. No raiar da manhã de quinta-feira, 5 de julho, quando o barulho dos rojões ainda se ouve na capital paulista, pode-se concluir que uma experiência coletiva como essa já não pode ser relatada satisfatoriamente com as imagens da TV, por mais que se repitam nas telas, com a narração do rádio ou as letras no papel. O advento das mídias digitais consolida a experimentação plena e repetida das emoções, disponível para quando o indivíduo demandar. Na manhã de quinta-feira, os leitores aglomerados nas bancas de jornais cumprem um ritual diferente daquele proporcionado tradicionalmente pela mídia: o de se informar. Trata-se agora do eterno retorno. Depois de ver o espetáculo na TV, eventualmente com o reforço da narração mais emocionada no rádio, o corintiano vai ler a descrição das jogadas no jornal e confirmar a realização de um sonho: sim, seu time é finalmente campeão da América.

DEPARTAMENTO COMERCIAL: Rafaella Macedo (28) 3521 7726 / 9982 5021 comercialfolhadocaparao@gmail.com ASSINATURAS: Joana Campos (28) 3521 7726 9921 7914 / 9885 6604 - assinaturafolhadocaparao@gmail.com Colaboradores: Sérgio Oliveira, Sérgio Garschagen, Sérgio Neves, Wagner Medeiros Junior, Ruy Guedes, Luciana Fernandes, Ricardo Lemos, Lucas Oliveira, Ramon Barros, Marcelo Soncino, Ewerton M. Tréggia Dpto. Jurídico: MIGNONE ADVOGADOS DR RICARDO MIGNONE - OAB/ES 12.699

Não é muito bom fazer análises antes das conclusões dos fatos. Em se tratando de período eleitoral então... Mas vamos aos últimos acontecimentos: PT fecha com PV e PR com os principais nomes da política capixaba. Penso que algumas considerações podem ser feitas: aquela ideia de grupão contra o atual prefeito, lá do início do ano, veio se confirmar agora; o que prometem – e se comprometem – quando fecham alianças?; e a possibilidade de uma eleição histórica (sem protagonistas antigos). No início das conversas políticas/eleitorais, cogitaram a hipótese de um mega grupo, formado pelos principais nomes capixabas, para apoiar um candidato de oposição ao prefeito Carlos Casteglione (PT). Com o tempo, essa possibilidade foi ficando remota, porque, diziam eles, o petista estava mal, muito mal, mas muito mal mesmo nas pesquisas, com rejeição lá nas alturas, que qualquer um mero mortal conseguiria derrotá-lo nas urnas sem dificuldades. Pois bem. O último final de semana mostrou o contrário: Glauber Coelho (PR) será o candidato com o apoio de Theodorico Ferraço (DEM), Roberto Valadão e José Tasso (ambos PMDB), senador Ricardo Ferraço e o exgovernador Paulo Hartung (também peemedebistas), e o correligionário de Glauber, o senador Magno Malta. São 12 partidos (até ontem) no total, participando do projeto. Todos no mesmo palanque, para derrotar o já derrotado nas pesquisas, Casteglione. Curioso, não? Das duas uma: ou Casteglione não está tão mal assim, quanto apontam as pesquisas; ou os caras do grupão tem um mega projeto para apresentar durante a campanha. E será mesmo preciso ter, para explicar porque tanta gente junta em torno de uma candidatura, já que Tasso e Ferraço, no mínimo, teriam legitimidade e possibilidade de serem candidatos, e disputarem com Glauber e Casteglione. Por que abriram mão? Outra situação curiosa é que essas alianças, tanto da situação, quanto da oposição, não são claras para o eleitor. Em nível nacional, é comum sair nos noticiários: ‘fulano fecha com cicrano, com promessa de assumir ministério tal’. Em Cachoeiro não é assim. Pelo contrário. Os candidatos fecham seus acordos e omitem o que foi prometido, deixando parecer que existe algo de errado, quando, na verdade, não há. É simples. Exemplo: PR conseguiu atrair mais de 10 partidos, com qual garantia? E o PT? O que teria prometido aos seus aliados? Fato é que, independentemente dessas interrogações, a eleição, até hoje, caminha para um momento histórico: Ferraço e Valadão, bem como Tasso e outras figuras, não serão protagonistas. Abrem caminho para um novo tempo. E aí, meu camarada, fica a pergunta: sem eles em 2012, o que teremos em 2016?

E-mails: comercialfolhadocaparao@gmail.com diretoriafolhadocaparao@gmail.com; publicidadefolhadocaparao@gmail.com redacaofolhadocaparao@gmail.com/ assinaturafolhadocaparao@gmail.com Circulação: ES - Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo

Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

Editora e Jornal Sul Capixaba Ltda - ME | CNPJ: 10.916.216.0001-55. AV. GOVERNADOR CRISTIANO DIAS LOPES FILHO, 75, bairro GILBERTO MACHADO, CEP 29.303-320, Cachoeiro de Itapemirim-ES. Anexo a GrafBand. Tel: (28) 3521 7726

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).


sábado, 07/07/2012

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

estadual

política

03 divulgação

Tribunal Federal cassa mandato de deputado capixaba do PP

»» O desembargador negou o pedido de liminar e Nilton Baiano terá que deixar o mandato BRASÍLIA - AGENCIA CONGRESSO - O desembargador Frederico Gueiros do Tribunal Regional Federal (2ª região) negou ontem pela manhã pedido de liminar ao advogado do deputado estadual Nilton

Baiano (PP). José Júlio dos Reis disse que vai recorrer, mas reconhece que perdeu a batalha “mas não a guerra”, afirmou. O desembargador ainda vai examinar o mérito, mas Baiano tem que

deixar o mandato. Em seu lugar assume ex-deputado Cacau Lorenzoni (PP), ex-prefeito de Marechal Floriano. Segundo a ação, o deputado é responsável por contratar uma empresa sem licitação para a re-

alização de uma obra no valor de R$ 10 milhões no Hospital Infantil de Vila Velha em 2002, período em que era secretário estadual de Saúde. O fato ocorreu durante o governo de José Ignácio Ferreira.

nacional

Deputado do PT renuncia ao mandato em protesto contra direção do partido Brasília - O deputado federal Maurício Rands (PT-PE) oficializou ontem seu pedido de renúncia do cargo. Em documento lido pelo deputado João Caldas (PSDB-AL), no exercício

da presidência da sessão, Rands afirma que sai da vida pública e desfilia-se do partido para exercer “mais plenamente” a cidadania. Em nota intitulada Carta ao Povo Pernambu-

cano, Rands argumenta que sua decisão foi motivada pela postura “autoritária” da direção nacional do PT em relação à candidatura petista para a prefeitura de Recife, quando a disputa interna

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ARMAS DA REPÚBLICA EDITAL DE PROCLAMAS MATRÍCULA: LIGIA FIGUEIREDO DE ALMEIDA, Oficiala do Registro Civil de Ibatiba, Estado do Espírito Santo, por nomeação na forma da lei. Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos oriundos do Cartório de Registro Civil Martins Soares-MG, exigidos pelo artigo 1525 nºs do Código Civil Brasileiro: MAGNO DA COSTA ROMUALDO e FERNANDA SOARES DE SOUSA. Ele, natural de Ibatiba, -ES, nascido em 22 de setembro de 1990, estado civil solteiro, profissão trabalhador rural, residente e domiciliado neste município em IbatibaES, filho de Jadil Antonio Romualdo e Ireni da Costa Romualdo . Ela, natural de Manhumirim, -MG, nascida em 03 de junho de 1995, estado civil solteira, profissão trabalhadora rural, residente e domiciliada Córrego do Arrependido, Zona Rural, Pinheiros de Minas em Martins Soares-MG, filha de Celio Amaro de Sousa e Eliane Soares de Sousa . Se alguem souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei, lavro o presente para ser afixado em Cartório, no lugar de costume e publicado no Jornal. Ibatiba, ES, 06 de julho de 2012. ____________________________ LIGIA FIGUEIREDO DE ALMEIDA OFICIALA do Registro Civil

foi suspensa em benefício do senador Humberto Costa (PT-PE). A decisão de renunciar ao mandato havia sido anunciada na última quarta-feira (4). No segundo mandato consecutivo, Rands es-

tava licenciado da Casa para exercer o cargo de secretário de Governo de Pernambuco. “Depois da decisão da direção nacional do PT, impondo autoritariamente a retirada da minha candidatura e a

do atual prefeito [João da Costa], recolhi-me à reflexão. Concluí que esgotei por inteiro minha motivação e a razão para continuar lutando por uma renovação no PT”, diz trecho do documento.


04

cidades

sábado, 07/07/2012

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

presidente kennedy

Governador indica promotor aposentado para a prefeitura »» Lourival Lima do Nascimento é o interventor do município, indicado por Renato Casagrande divulgação

O governador do Espírito Santo Renato Casagrande divulgou na noite de ontem o nome do promotor de Justiça aposentado Lourival Lima do Nascimento para assumir a prefeitura do município de Presidente Kennedy. “Eu defini o prazo de 31 de dezembro de 2012 para o interventor preparar e organizar o município até o próximo prefeito eleito tomar posse, em 1ª de janeiro de 2013.” Afirmou o governador Casagrande. O decreto com a indicação do nome do promotor será encaminhado pelo governador Casagrande à Assembleia Legislativa para conhecimento, no prazo de 48h (dias úteis), já que os desembargadores do Tribunal de Justiça do Espírito

Santo (TJES) aprovaram a intervenção no município, nessa quinta-feira (5), por 20 votos a favor. “Vamos preparar o município, criar mecanismos de controle e já estamos dialogando com o Tribunal de Contas”, declarou Lourival Lima do Nascimento. O procuradorgeral do Governo Rodrigo Júdice também participou da reunião. Elaborado pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) há quase dois meses, o pedido de intervenção no município foi motivado pelas suspeitas de ilegalidades na gestão reveladas na Operação Lee Oswald, da Polícia Federal (PF).

O promotor

O promotor de Justica

aposentado Lourival Lima do Nascimento ingressou no Ministério Público em junho de 1997, por concurso público, e atuou em diversas comarcas, dentre elas, Colatina, Santa Maria de Jetibá, Itarana, Aracruz, Linhares, São Mateus, São Domingos do Norte, Vila Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Guaçuí, Afonso Cláudio, Laranja da Terra, Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes, Itapemirim, Rio Novo do Sul, Guarapari, Domingos Martins, Marechal Floriano e Vila Velha. Em Vitória, Lourival titularizou-se na Promotoria de Execução Penal e, no período de janeiro de 2009 a julho de 2010, chefiou a Promotoria Criminal da Capital capixaba. Em 20 de julho

de 2010, aposentou-se e, atualmente, advoga esporadicamente. Nascido aos 20 dias do mês de julho de 1940, em Nova Russas, Ceará, Lou-

rival é formado em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito Cândido Mendes, e em Ciências Contábeis pela Faculdade Moraes Junior. O pro-

motor também já atuou na Petrobras, nas áreas de contabilidade, financeira, de arrecadação, na controladoria, na auditoria e na área de planejamento.

cachoeiro de itapemirim

Municipio supera meta de vacinação contra a pólio divulgação

Foram imunizadas 99,51% das crianças com menos de cinco anos de idade

A campanha de multivacinação em Cachoeiro de Itapemirim alcançou resultado melhor que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para o município, que era imunizar 95% das crianças com menos de cinco anos de idade. Isso corresponde a 12.544 crianças. Mas em vez disso, 13.145 (99,51%) receberam a dose da vacina contra a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil. Além de proteger da pólio, a campanha também imunizou contra outras doenças quando o cartão de vacina da criança estava atrasado. “A próxima etapa contra a pólio será daqui a dois meses. E todas as crianças com menos de cinco anos, mesmo as que foram vacinadas nesta etapa, deverão ser imu-

nizadas novamente. Vale lembrar que a proteção contra essa doença é efetiva quando são tomadas as doses de reforço: com dois, quatro e seis meses de nascido, e a partir daí duas doses anuais”, explica a secretaria de Saúde Márcia Fardim. A campanha para imunização contra a pólio é nacional e terminou ontem. Teve início com o Dia D, em 16 de junho, quando 20 unidades de saúde de Cachoeiro realizaram o mutirão de vacinação. A partir de então, todas as unidades passaram a oferecer a vacina diariamente. “A campanha foi um sucesso. Atingimos a meta sem precisar prorrogar o prazo. Atribuo isso também à adesão da população, que entendeu a importância de vacinar as

crianças para protegê-las das doenças”, comemora a secretária de saúde.

Mudança

A partir da próxima etapa, daqui a dois meses, a dose do imunizante contra a pólio não será mais oral (a gotinha, como é conhecida). Será injetável e uma dose vai proteger de várias doenças, uma vez que estará associada a um conjunto de vacinas.

Erradicação da pólio

A poliomielite ou paralisia infantil foi erradicada do Brasil na década de 80. Mas a doença ainda existe em outros países, como nos continentes asiático e africano. Daí a importância de manter a vacinação em dia: para controle da doença no Brasil.


sábado, 07/07/2012 www.aquies.com.br

»» @folhadocaparao

»» facebook.com/grupofolhadocaparao

Banda de hip hop gospel Beat Flow prepara primeiro CD PABLO QUINTINO

»» Com sete anos de história no sul do estado, tendo como influência os Rapper’s Pregador Luo e DJ Alpiste, a banda de hip hop gospel Beat Flow se prepara para lançar seu primeiro CD

DIÁRIO | Ano 2 | n° 371 Cachoeiro de Itapemirim e Região Sul

16. Segundo um dos integrantes da banda, Malom Meireles, muitas músicas do grupo já estão sendo executadas por algumas rádios, fator que contribui para o grupo ter uma agenda cheia. “Já temos muitas músicas tocando em rádios e graças a Deus os compromissos com a agenda têm sido intensos. No próximo sábado (07) de julho, estaremos na Praça de Novo México, em Vila Velha, num evento promovido pela Igreja Metodista, com o tema, Uma noite para Jesus, onde a

expectativa é grande, pois o público tem nos aguardado há muito tempo e para nós esse encontro será muito especial os irmãos de Vila Velha” disse Malom. Cada vez mais, o hip hop gospel brasileiro mostra seu poder de inserção entre os jovens, com produções conectadas ao processo de mudança contínua nos cenários pop, black e rap, dando novas oportunidades para artistas como o grupo Beat Flow que adotam o estilo de vida cristão disseminado através dos diferentes beats e rimas. www.famacaxu.com.br

olívia maria

jornalistafolhadocaparao@gmail.com

O hip-hop gospel vem sendo trabalhado pelo ra-

pper Malom Meireles ao longo desses sete anos em Cachoeiro de Itapemirim e aos poucos foi conquistando espaço no cenário com

apresentações em gospel night promovidas por igrejas evangélicas da região sul capixaba, alcançando também a capital Vitória e o

Rio de Janeiro. A banda já participou de grandes eventos, como Mover de Deus, Shows do Pregador Luo e Apocalipse


02

SÁBADO, 07/07/2012

www.aquies.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

rivalidade muito além do octágono mo água” filme “anderson silva - co

»» POR GUILHERME GOMES »» lemisson@hotmail.com

NO CINEMA A febre do UFC tem tomado conta do Brasil, em pouco tempo o MMA conquistou uma enorme legião de fãs, e aumentado o número de praticantes de diversas modalidades de lutas marciais nas academias. Recentemente, até um reality show, foi produzido, o que daria ao vencedor de cada categoria, o direito de fazer parte do seleto grupo de lutadores do UFC. Comandado pelos já renomados Wanderley Silva e Vitor Belfort, o TUF Brasil, como foi chamado o reality, foi sucesso de audiência. O país possui ótimos atletas no UFC, muito deles campeões mundiais em suas categorias, além dos já

citados Belfort e Wanderley, também são conhecido mundialmente Erick Silva, José Aldo, Júnior Cigano, Lyoto Machida, os irmãos Minotouro e Minotauro, Anderson Silva e muito outros. Mas é este último que será destaque da coluna de hoje, com o documentário “Anderson Silva – Como Água” (LikeWater). O filme mostra o treinamento de Anderson Silva, lutador de artes marciais mistas, como preparação para a luta que pode lhe render o recorde mundial de 12 vitórias consecutivas. Instropectivo e de poucas palavras, Anderson enfrenta uma dura rotina de

Na primeira luta, Sonnen foi finalizado no 5 º round, mas não sem fazer o brasileiro passar por uma situação de grande dificuldade

>> DICAS DA SEMANA MAR EM FÚRIA Outubro de 1991. Acontecia a “tempestade perfeita”, uma combinação de fatores que acontece apenas uma vez por século. Com ondas do tamanho de prédios de dez andares e ventos a quase 200 km/h, poucas pessoas a viram e sobreviveram. Até que os tripulantes do Andrea Gail, um barco de pesca comercial, se viu bem no centro deste gigantesco inferno em alto-mar.

treinos em Miami e Los Angeles. Um retrato íntimo e surpreendente de um dos grandes nomes da competição. Com depoimentos de muitos praticantes de MMA e até com Steven Seagal. O documentário é mais focado na rivalidade que antecedeu a primeira luta de Anderson contra o americano falastrão Chael Sonnen. Que tem sido o maior desafeto de Silva em toda sua carreira. Na primeira luta, Sonnen foi finalizado no 5º round, mas não sem fazer o brasileiro passar por uma situação de grande dificuldade.

>> PARTICIPE, ENVIE SUA SUGESTÃO PARA

Hoje acontece a segunda batalha entre os lutadores. Desde que foi anunciado o confronto, Sonnen novamente começou a fazer provocações que acabaram tirando a “serenidade” de Anderson Silva, que chegou a dizer que vai quebrar todos os dentes de Chael, e que muita gente pode ficar assustado com a luta. Na última coletiva antes da luta, Anderson teve que ser contido por Dana White (presidente do UDC). Aos que gostam do esporte, a noite promete uma das maiores lutas que o UFC já viu... basta aguardar para ver o resultado.

»» lemisson@hotmail.com

A ÁRVORE DOS SONHOS Elijah Wood e Kevin Costner estrelam este filme repleto de emoção, contando a história de uma família muito unida. Stue Lidia Simmons decidem construir uma fantástica casa na árvore, um lugar cheio de sonhos e magia. Seu pai Stephen, um veterano do Vietnã recém chegado, tem igualmente a esperança de reconstruir sua vida e realizar os desejos de sua família.

E ESTRELANDO PANCHO VILLA Janeiro, 1914, Forte Lee, Nova Jersey, capital mundial do cinema. O filme retrata como o revolucionário mexicano Pancho Villa permitiu que uma equipe de Hollywood filmasse suas batalhas, alterando assim o curso da história do cinema e das guerras. Logo Frank e sua equipe estão filmando no meio do combate, com balas passando perto de suas cabeças.


SÁBADO, 07/07/2012

www.aquies.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

erasmo carlos vai ter cinebiografia

Aos 70 anos o cantor Erasmo Carlos vai ganhar uma cinebiografia. O Tremendão, que tem 50 anos de carreira, falou que torce para que um ator bonito fique com o seu papel. “Tem de ser lindão, né?”, disse ele. A produção será baseada no livro “Minha Fama de Mau” (2009) e terá direção do cineasta Lui Farias, marido de Paula Toller. O filme está em fase de captação.

Modelo Cintia Dicker posa de topless para

revista

A modelo gaúcha Cintia Dicker é capa da revista “Status” de julho. A moça, que namora o jogador de pólo Rico Mansur, foi fotografada por J.R Duran. Aos 25 anos de idade e com 11 de carreira, a top diz que sonha em casar e que homem bonito é imporante, sim.

Ê, vidão! Sem

largar celular, Isis Valverde curte praia no Rio

03

Príncipe herdeiro de Mônaco anuncia casamento com filha de brasileiro A princesa Caroline, de Mônaco, anunciou em comunicado oficial que seu filho mais velho, o príncipe Andrea Casiraghi, vai se casar. E a sortuda é praticamente brasilera. Tatiana Santo Domingo é filha do empresário colombiano Julio Mario Santo Domingo Jr com a socialite brasileira Vera Rechulski e namora o herdeiro do principado há sete anos.

Com ar selvagem, Jennifer Aniston posa para capa de revista Aos 43 anos, Jennifer Aniston aparece com um estilo meio selvagem e mais bonita do que nunca na capa da edição de julho da revista “GQ”. Em entrevista à publicação, a atriz falou sobre trabalho e sobre felicidade. “Eu não tenho vontade de fazer filmes Shakespearianos. Eu quero ação”, garantiu.

Mais uma vez, Isis Valverde curtiu o solzinho de inverno na Barra da Tijuca, no Rio, ao lado de uma amiga, ontem. Durante o tempo em que ficou no local, a atriz não largou o telefone celular. Nos últimos dias, a Suelen de “Avenida Brasil” curtiu a praia ao máximo: fez stand up paddle com Susana Werner, pegou um bronze e pulou ondas com Barbara Borges e trocou amassos com o namorado.

HORÓSCOPO Áries

20/03 20/04

Enfim a semana termina sob um fluxo harmonioso entre Lua e Saturno, indicando um bom dia pra curtir as pessoas que são mesmo importantes em seu presente, honrando a presença delas com carinho e respeito. Acolhimento e ajuda.

Libra

23/09 22/10

Seu jeito sério e compenetrado vai atrair a atenção de alguém que tem muitas ideias futuristas, mas não sabe como equilibra-las na realidade. Ai surge sua chance de mostrar seu valor! No amor, estar por perto é a missão de hoje.

Touro

Gêmeos

21/04 20/05

Muitas promessas podem ser esquecidas agora. Hoje é o dia em que a realidade é revelada e aceita, algo que você nasceu sabendo fazer. Ensine o amigo ao lado sobre esta lição. Em casa, consertos com imóveis, reformas etc em destaque.

Escorpião

23/10 21/11

Cabeça em casa, nos assuntos de família, e a chance de um encontro que evoca valores, vivencias ou sonhos antigos. Você tem boa acolhida entre alguns que fizeram parte de um outro momento de sua vida. Aprecie com cautela.

21/05 20/06

Um dia de vitorias, de boas noticias, em que sua experiência de vida conta muito, até mesmo na apresentação de um relatório na empresa. Você atrai olhares, simpatia e consideração. Capriche no visual e saiba relevar desarranjos ocasionais.

Sagitário

22/11 21/12

Os sagitarianos estão com a bola toda hoje! O cenário astral está ótimo, atraindo felicidade e sorte através de bons contatos, pessoas com quem trabalha também. Amor e alegria compartilhadas, viagens são o assunto a dois.

Câncer

21/06 21/07

Astral bom pra você curtir a companhia dos mais chegados e não exigir demais de si mesmo! Nem um chefe mandão, exigente, terá poder sobre você hoje se fizer um perfil baixo, humilde. Você está numa fase de aprendizado acelerado!

Capricórnio 22/12 21/01 Sua posição profissional pede que mostre a sua relevância, o que você faz de diferente dos outros, que o torna tão distinto dos demais. Se houver retorno financeiro, é por causa disto, esteja certo. Segurança pessoal e autocontrole.

Leão

22/07 22/08

Clima astral bom pra você definir rumos num relacionamento de trabalho, e decidir se vai ou não encarar um negocio com um amigo insistente. Há papelada pra ser vista, revista, ou organizada. Imagens amorosas. Ideais e sonhos.

Aquário

21/01 18/02

Lua em seu signo arma excelente aspecto com Saturno, indicando receptividade e boa acolhida por parte de pessoas que tem poder e distinção na comunidade. Você pode se considerar um privilegiado hoje.. Cuide da apresentação pessoal.

Virgem

23/08 22/09

Defina o trabalho de um subalterno com clareza, não misture os canais do amor e da profissão hoje para não abrir o flanco pra criticas com fundamento. Lua e Saturno promovem sucesso em empreitadas de longo prazo com familiares.

Peixes

19/02 19/03

A sua agenda está com mil compromissos. Quanto mais você descansar e permanecer observando a vida, melhor para seu equilíbrio e saúde. Amizades atraem! Cuidado com a falsidade de terceiros. Pode te atingir.


04

SÁBADO, 07/07/2012

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

Ramon Barros www.facebook.com/ramonbarros.tv

@ramonbarros ramonbarros@r7.com (28) 9882 8981

DO FILME ESTRADA PARA A GLÓRIA “Estão tentando tirar a nossa dignidade. Sua dignidade está dentro de você. Ninguém tira nada de você, se você não entregar para eles.”

FOTO: RAMON BARROS

VÍDEOS E FOTOS de vários even tos você en con tra acessan do o portal www.aquies.com .br

FOTO: RAMON BARROS

Ela sabe o quanto seu imóvel poderá aumentar de valor nos próximos anos. Adriana Carrero Sader, corretora de Imóveis.

FOTO: RAMON BARROS

A AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR anunciou esta semana que poderá suspender alguns serviços de 40 operadoras de planos de saúde.

Eles são D+ - Waleska e André, recebam o abraço da coluna.

de 57% em relação ao trimestre anterior.

PLANOS têm descumprido prazos máximos de atendimentos para consultas, exames e cirurgias. DE ACORDO COM UM BALANÇO da ANS, até 18 de junho, 4.682 reclamações de clientes chegarão ao órgão. Isso representa um aumento

162 OPERADORAS são alvo de reclamações. As operadoras odontológicas também estão gerando desconforto entre os usuários.

Já tive oportunidade de trabalhar com Clemente Sartório e posso atestar que ele tem uma grande visão empreendedora para Cachoeiro de Itapemirim e região sul do ES.

E PARA QUEM TEM plano de saúde, a espera por uma vaga para consultas e exames é muito grande em Cachoeiro de Itapemirim.


sábado, 07/07/2012

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

comunidades

09

vargem alta

Escola ganha novas instalações

»» EMEB Alzira Gomes ganhou nova quadra, novas salas de aula, e área de lazer para as crianças

divulgação

A Escola Municipal de Educação Básica Alzira Gomes, em Vargem Alta, teve inaugurada, no início da tarde de ontem, uma nova estrutura em sua sede. Através de recursos próprios do município, a instituição ganhou uma quadra poliesportiva coberta, novas salas de aula, e uma área de lazer para as crianças. O investimento foi de pouco mais de R$ 150 mil, e beneficiará cerca de 450 crianças que estudam naquela instituição. “Estamos felizes com a entrega desta obra. As crianças que

aqui estudam terão uma estrutura de melhor qualidade até que a nova sede da escola fique pronta”, disse o secretário municipal de Educação, Edinaudo Rabello.

Nova sede

A ordem de serviço para a construção da nova E.M.E.B. Alzira Gomes já foi assinada pelo próprio governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), que esta semana visitou Vargem Alta para entregar obras e assinar convênios. Os trabalhos – cujo investimento é superior aos R$

900 mil, e será realizado através de convênio com

o Governo de Estado – já tiveram início e têm pre-

visão de serem concluídos em seis meses, segundo o

secretário municipal de Educação.

cachoeiro de itapemirim

Cachoeiro tem o segundo melhor índice de inclusão digital divulgação

Saiba onde estão os pontos de internet gratuita em Cachoeiro: - Praça Jerônimo Monteiro; - Em frente e dentro da Secretaria Municipal de Fazenda, centro da cidade; - No interior do Shopping Cachoeiro; - Na Casa dos Braga, localizada na rua 25 de Março, sendo que na biblioteca há dois computadores à disposição para acesso à internet

Segundo melhor índice de inclusão digital do Espírito Santo, perdendo apenas para a capital Vitória, e a 33ª colocação do país nesse mesmo ranking. Esse é o posicionamento de Cachoeiro de Itapemirim na lista das cidades com maior quali-

dade e facilidade de acesso à internet gratuita e aos serviços e informações, que são disponibilizados no portal da prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br), de acordo com a pesquisa nacional realizada pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvi-

Comunicado N MESQUITA ZAMBOM, torna público que obteve da SEMMA a Licença de Instalação - LI Nº 102/2012, com validade até 20 de junho de 2014, para atividade 30.07 - Serviços nas áreas de limpeza, conservação e dedetização, situada na rua Manoel Braga Machado, nº 21 - Ferroviários - Cachoeiro de Itapemirim/ES.

COMUNICADO-GRANBRASIL GRANITOS DO BRASIL S/A, torna público que obteve do IEMA, através do processo n° 28228022, Licença de Operação nº.136/2012, para extração de granito, localidade de Caxixe Quente - , Zona Rural, Município de Castelo/ES.

mento em Telecomunicação (CpQD). Também estão entre os critérios avaliados o aparato oferecido pela Empresa de Processamento de Dados do Município de Cachoeiro de Itapemirim (Dataci) para funcionamento dos sistemas da prefeitura e que

possibilitam tornar público o acesso às informações do município. Por conta das colocações alcançadas, Cachoeiro recebeu certificação durante a segunda edição do Índice Brasil Cidades Digitais (IBCD), em solenidade realizada no último dia 03, em São Paulo. O primeiro lugar ficou

com Curitiba, o segundo com o Rio de Janeiro, seguidas de Belo Horizonte, Vitória, Campinas e Sorocaba. “Estar entre essas cidades representa a confirmação de que o Projeto Cachoeiro Digital tem em suas bases os conceitos científicos que colocam a tecnologia a serviço da inclusão social”, destaca o

diretor presidente da Dataci Edmar Temporim. Nesse ranking, a maior cidade do sul capixaba saltou de 285 pontos conferidos em 2011 para 329 em 2012, graças às melhorias registradas no período, com reflexo na qualidade e na disponibilidade de sinal de internet aberto à população. “O uso da tecnologia é estruturante na decisão de novos investimentos. Mas uma cidade digital é muito mais do que apenas fornecer acesso à tecnologia. É usar a tecnologia em favor do cidadão. Este é o caminho que Cachoeiro vem seguindo, e o prêmio é um reconhecimento deste trabalho”, comemora Temporim.


10

economia

sábado, 07/07/2012

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Cooperativas fazem a diferença no sul do estado

divulgação

»» Ao todo são 43 distribuídas nos ramos: agropecuário, crédito, consumo, educacional, habitacional, produção, saúde, trabalho e transporte ALISSANDRA MENDES

alissandrapmendes@yahoo.com.br

Hoje é o Dia Internacional do Cooperativismo e junto com a data será comemorado o Ano Internacional das Cooperativas e os 40 aos das Organizações das Cooperativas Brasileiras (OCB). Os cooperativismos têm ganhado espaço nos dias atuais pela quantidade de cooperados e a geração de trabalho e renda. Atualmente o cooperativismo está presente em mais de 100 países e soma mais de 1 bilhão de cooperados, sendo responsável por cerca de 100 milhões de postos de trabalho. No sul do estado, são 43 Cooperativas de ramos como: agropecuário, crédito, consumo, educacional, habitacional, produção, saúde, trabalho e transporte. De acordo com o superintendente da OCBES/Sescoop, Carlos André Santos de Oliveira, o cooperativismo é muito forte no sul do Espírito Santo. “Fora a região Metropolitana, o sul é o mais forte, devido a concentração de cooperativas de diversos ramos. Cachoeiro de Itapemirim é o segundo em número de cooperativas e cooperados, com uma participação expressiva”, contou. “O município tem grandes cooperativas como a CoopSerrana, que é uma das maiores do Brasil no ramo de transporte, temos o Sicoob, o CredRochas, a Unimed, Uniodonto, a

Selita, enfim, grandes empresas que são pungentes e com uma grande tradição”, continuou o superintendente. O Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado no primeiro sábado do mês de julho. “Essa data está nos trazendo uma grande alegria, principalmente depois que a ONU resolveu que 2012 seria o Ano das Cooperativas, por entender que o cooperativismo é como uma ferramenta real de geração de trabalho, renda e inclusão social. Esperamos nessa data que o poder público possa ver as demandas das Cooperativas e olhar como deveriam olhar, com práticas sérias e eficazes, e com certeza alavancar o desenvolvimento no entorno”, explicou Carlos André. O objetivo do Ano Internacional das Cooperativas, que é fruto da estreita relação entre a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e a ONU, é buscar o desenvolvimento econômico sustentado, a mitigação da pobreza e a intercooperação. De acordo com os últimos dados divulgados pela OCB (Sistema Nacional), em 2011, o Brasil possuía aproximadamente 6.600 cooperativas registradas, com mais de dez milhões de associados e cerca de 300 mil empregados. Somente no Espírito Santo, existem 145 cooperativas registradas, com aproximadamente 198 mil cooperados, além de aproximada-

mente 20 mil empregos diretos e indiretos. Essas cooperativas estão distribuídas em nove ramos: agropecuário, crédito, consumo, educacional, habitacional, produção, saúde, trabalho e transporte.

O cooperativismo do futuro

O segmento no Espírito Santo vem se desenvolvendo nos últimos anos. Prova disso é o avanço do percentual do PIB que o cooperativismo representa hoje, passando de 1% em 2009, para mais de 3 % em 2011. O faturamento (em R$ bilhões) mais do que dobrou, passando de pouco mais de 1 (bilhão) em 2007, para 2,7 (bilhões) em 2011. O recolhimento de impostos (em R$ milhões) também teve crescimento substancial, o que era 22,7 hoje está em 88,3. Os investimentos (em R$ milhões) somam um montante de 83,9; as sobras brutas (também em R$ milhões) representam 93,1 e o patrimônio líquido (em R$ milhões) está em 783,5. “Nossas perspectivas de futuro são as melhores no sentido que ainda há um desafio. O cooperativismo ainda precisa de um maior reconhecimento e de quebrar paradigmas por parte das cooperativas, para desenvolver adotando práticas, governança, profissionalismo e bons serviços para os cooperados e clientes. Ainda há resistências”, completou Carlos André.

O superintendente da OCB-ES/Sescoop, Carlos André de Oliveira, disse que o cooperativismo é importante para o sul do estado

Cooperativas do sul do estado:


sábado, 07/07/2012

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

segurança

11

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Oito são presos e três apreendidos durante Operação da Polícia Civil

»» A ação também aconteceu em vários municípios no sul do estado e cerca de 158 pessoas foram presas ALISSANDRA MENDES

alissandrapmendes@yahoo.com.br

Na manhã de ontem, a Superintendência de Polícia do Interior (SPI) realizou uma operação policial denominada “Enfrentamento Total Contra o Crime”, que é mais uma ação do Programa “Estado Presente – Em Defesa da Vida”. A ação policial foi desenvolvida em 73 municípios e resultou na prisão, até o momento, de 158 pessoas. Em Cachoeiro de Itapemirim, a ação aconteceu nos bairros Nossa Senhora da Penha, Alto Amarelo, Alto Independências, Coramara, Recanto e Zumbi, além do distrito de Soturno, onde uma família inteira foi presa por envolvimento com o tráfico de drogas. De acordo com o delegado Faustino Antunes foram presos Thiago Galvão Gomes, 27 anos; David dos Santos Cordeiro, 24 anos; Oséias Costas, 38 anos; Valdiney Maurino Canilete, 42 anos; a esposa Sônia Pazetto das Neves, 43 anos; o filho Rômulo das Neves Canilete, 20 anos; o namorado da filha, Evandro dos Santos Silva, 18 anos,

conhecido como “Buiu”, e um outro elemento apenas identificado como Brendon; e apreendidos ainda a filha de Valdiney de 17 anos e outro filho de 16 anos, além de outro adolescente de 16 anos, apreendido com uma pistola na residência de Oséias, no bairro Nossa Senhora da Penha. Com eles a polícia encontrou 51 papelotes de cocaína, 79 pedras de crack, um colete de proteção balística, um revólver calibre 32, um revólver calibre 38, uma pistola, munições de calibre 32 e 38, oito aparelhos de celular, 36 buchas de maconha, 16 tabletes de maconha, além de material para embalar a droga. Os detidos foram encaminhados ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Cachoeiro de Itapemirim para providências.

Em Guaçuí, 11 pessoas são detidas

A ação também foi realizada em Guaçuí, onde cinco pessoas foram presas através de mandado de prisão e outras 11 pessoas detidas e depois de ouvidas foram li-

divulgação PC

beradas. Foram presos: Paulo César Ferreira, conhecido como “Paulinho Pintor”, e Adilson José Soares Lino Júnior, ambos por tráfico de drogas; Leonardo de Paula Azevedo e Carlos Roberto Veiga, ambos por estupro de vulnerável; e Eduardo Rodrigues dos Santos, por violência doméstica, sendo que todos tinham mandado de prisão expedido pela Justiça. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências de Paulo e Adilson, onde foram encontradas duas buchas de maconha e sete pedras de crack, várias sacolas plásticas para embalar drogas e cachimbos utilizados para uso de crack. Na residência de Adilson foram encontrados sete usuários de drogas, que estavam no local no momento da abordagem policial. A polícia também cumpriu mandados de busca e apreensão em três bancas de jogo de bicho que estavam funcionando na cidade. Foram apreendidos materiais utilizados na contravenção e também dinheiro. Seis pessoas foram detidas e levadas para Delegacia para prestar declarações.

PC prende um e apreende armas em Muniz Freire

A polícia encontrou dinheiro e material de jogo do bicho divulgação PC

Cinco homens com mandados de prisão em aberto foram presos na operação

A ação também aconteceu em Muniz Freire e foi preso pela Polícia Civil em decorrência de mandado de prisão pelo crime de homicídio tentado, o aposentado João Neves, 60 anos, Em sua residência foram encontradas três armas de fogo e munições de diversos calibres. Já em Conceição do Castelo, policias civis da Delegacia de Conceição do Castelo e Brejetuba cumpriram diversos mandados de busca e apreensão tendo sido encontrado na residência de Rita de Cássia Dutra Dia,s

alissandra mendes

Oito pessoas foram presas e quatro menores foram apreendidos durante ação em Cachoeiro alissandra mendes

divulgação PC

Na casa de João Neves foram encontradas três armas de fogo e munições de diversos calibres uma carabina calibre .44 e 15 munições intactas do mesmo calibre. Rita de Cássia Dutra Dias foi encaminhada até a Delegacia de Conceição do Castelo, onde foi lavrado um Auto de Prisão em Flagrante pelo crime de posse irregular de arma de fogo. Também foi preso por porte ilegal de arma de fogo, Antero Medeiros da Costa com uma espingarda de fabricação caseira de ante-carga (carregamento pela boca). divulgação PC

“Magrão” foi preso acusado de roubos realizados em Marataízes

Com os acusados os policiais encontraram drogas, armas e material para embalar a droga Em Muniz Freire e Conceição do Castelo a Operação deve a coordenação do Delegado Paulo Expedicto Amaral Neto.

Polícia Civil fecha cassino em Marataízes

Em Marataízes, a operação da Polícia Civil fechou dois cassinos clandestinos. Em um dos locais foram encontradas seis máquinas caça níquel e lá possuía sistema de monitoramento, e só era frequentado por pessoas credenciadas, se-

gundo a polícia. O segundo ficava num cômodo nos fundos de um bar. Foram apreendidas sete máquinas caça níquel. O local também possuía sistema de monitoramento, que também foi apreendido. Foi preso Marcos Lauro da Costa, 30 anos, conhecido como “Magrão”, apontado como um dos autores de roubos à mão armada no final de semana. Com a apuração do crime, foi decretada a prisão preventiva. divulgação PC

Dois cassinos foram fechados pela Polícia Civil durante a operação


12

esportes

sábado, 07/07/2012

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Estrela do Norte pode voltar hoje à primeira divisão »» Técnico Paulo Ferreira acredita que o confronto será o mais difícil até agora para a equipe alvinegra

ALISSANDRA MENDES

alissandrapmendes@yahoo.com.br

Hoje acontece o jogo que define o futuro do Estrela do Norte. A equipe pode até perder de um gol de diferença para o Vilavelhense, que garantirá o acesso à primeira divisão em 2012. A partida acontece às 15h30, no estádio Mário Monteiro, o Sumaré, e os ingressos já estão sendo vendidos na secretaria do clube. De acordo com o técnico Paulo Ferreira, essa será a partida mais difícil do time na competição. “Será um

jogo extremamente difícil, mais do que o primeiro, pois o time do Vilavelhense precisa vencer para ter chances. Nossa equipe terá que saber jogar, se soubermos e conseguirmos um bom placar logo no início, rapidamente sairemos com uma vitória”, contou. Para isso, ele garante que o time está tranquilo e confiante. “Vamos jogar para cima deles. Não vamos esperar eles virem para cima. Nós estaremos com um jogador a mais em campo: a torcida, e isso será o grande diferencial do jogo”, com-

pletou Paulo. Na semana passada, a equipe venceu o Vilavelhense com um gol de Ricardo Paraíba, pelo jogo de ida. O Estrela terminou a primeira fase na liderança e como um dos favoritos ao título. A equipe realizou um último coletivo na manhã de ontem e o técnico Paulo Ferreira definiu o time que entra em campo hoje e será o mesmo do jogo de ida: Denis, Kinka, Luan, Ratinho, Bruno Mineiro, Patrick, Sandro, Pelica, Magno e Ricardo Paraíba.

O técnico Paulo Ferreira acredita que o jogo de hoje será o mais difícil para o Estrela do Norte

alissandra mendes

Edição 371  

jornal Aqui Notícias

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you