Issuu on Google+

@FOLHADOCAPARAO

FB/GRUPOFOLHADOCAPARAO

política | Pág 05

terça-FEIRA, 03/06/2014 | DIÁRIO | ANO 4 | N° 906 | www.aquies.com.br | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

R$ 0,50

foto: divulgação

“DEM e PT é aliança Frankenstein” Deputada Federal Iriny Lopes (PT) emitiu nota criticando a aproximação entre os dois partidos e defendendo que o PT tem que ter candidato próprio ao governo.

foto: divulgação

por um rio preservado meio ambiente | Pág 07

Presidente kennedy vai reunir 20 municípios para traçar estratégia de cuidado da bacia hidrográfica do rio itabapoana

criança morre atropelada foto: divulgação

O menino de apenas 1 ano e 7 meses estava brincando no quintal de casa, quando foi atingido por carro do vizinho

segurança | Pág 10

Ladrões de ônibus acabam presos Dois homens foram presos acusados de assaltarem um ônibus da Viação Real, que fazia linha Guaçuí x Cachoeiro.

foto:alissandramendes

segurança | Pág 09

segurança | Pág 09

segurança | Pág 10

Alarme falso faz polícia fechar rua

Populares encontraram o corpo de José Maria Vicente de Paula, 23 anos, às margens da Rodovia ES 482.

Uma pessoa acionou a polícia, alegando ter um homem armado dentro do banco. Era um agente penitenciário e tudo não passou de um susto

morto a golpes de faca


02

opinião

TERÇA-FEIRA, 03 de JUNHO de 2014 | www.aquies.com.br

cartas | jornalismo.aquinoticias@gmail.com @

»» sergiojneves@yahoo.com.br

Frase do Pipoqueiro

Frase do Sorveteiro

• Mulheres ricas ficam peladas na Playboy, mulheres pobres ficam peladas no WhatsApp.

• Não existe mulher feia, só existe mulher que não tem dinheiro pra comprar os produtos da Jequiti.

“O momento é de prova?Ergue-te e aceita a vida.Não te queixes, trabalha. Nem te desculpes, ora.O serviço no bem.É paz no esquecimento.Ante as crises que encontres. Faze o melhor que possas.Nas árvores podadas,Deus multiplica os frutos. Ama, serve e não temas,Deus agirá por ti.”

• Patuleia

“Eu acho que 2015 pode ser um bom ano para o Brasil, desde que o País olhe para o futuro”, anuncia Eduardo. @eduardocampos40 A palavra bullying traz medo aos pais. Mas especialistas dizem que não há o que temer. @revistasuper

É desse jeito....

Lá de cima da Grande São Paulo ! #AldeiasDaJuventude #VoltaSP Evelyn Lee Você vê que a vida não está fácil quando nem seu time te faz feliz #fla #chateada Deise Mengali Mozer “Lá ninguém tem opinião própria.”— O Juiz sobre o Faustão Conversa Afiada Oficia

As inscrições para o “Prêmio Inovação ISH – PoweredBy Start YouUpAccelerator”, promovido pela aceleradora Start YouUp, em parceria com a ISH Tecnologia, foram prorrogadas até o dia 15 de junho. Cyntia Rocha É com grande honra que convidamos para participarem do Lançamento Oficial do Selo de Responsabilidade Socioambiental do Município de Itapemirim. Instituto Aliança

FALE aqui | problemas, soluções e o olhar dos leitores

Alô secretário Fabricio do Zumbi!!!...O sinal está amarelo na sua pasta#Tem gente trafegando na contramão...Da probidade#Depois que a m...aparecer...Não vai adiantar mandar consertar o cano#A quem pertence o centenário Caçadores Carnavalescos Clube???...Pelo que saiu publicado ontem no Diário Oficial do Município...Pertenceria aos Lions Rubem Braga#Já que a prefeitura vai pagar ao clube de serviço... O aluguel de R$ 18 mil para ser local de encontros do pessoal da educação#O MP poderia se aprofundar no caso...Para esclarecer a situação#E assim caminha...A humanidade#Flamenguistas cachoeirenses eufóricos.. O time vai passar 45 dias na Tia Lúcia# Só falta o parecer do Procurador Geral , Marco Aurélio....Para a construção do trecho final do muro de contenção do Morro dos Cabritos#Hoje é terça ...Dia ver a seleção cruzar o canal do Panamá rumo ao Hexa#Amanhã tem feira...Vou lá comprar toucinho para fazer torresmo....

GRUPO FOLHA DO CAPARAÓ DE COMUNICAÇÃO LTDA- ME CNPJ: 10.916.216.0001-55. PRAÇA JERÔNIMO MONTEIRO, 101Sala 205, CENTRO, CEP 29.300-170, Ed. Max, Cachoeiro de Itapemirim-ES. Tel: (28) 3521 7726

DIRETORIA GERAL: Elias Carvalho EDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Carlos Guilherme Gomes Serrano Repórteres: Alissandra Mendes, Filipe Rodrigues

NA TORCIDA A torcida Máfia Estrelense convocou o Neymar para apoiar o Estrela do Norte no último sábado. Eles fizeram a festa, mas não comemoraram o resultado.

FOTOGRAFIA: Pedro Junior Colaboradores: Alexandre Garcia, Ewerton Miranda Tréggia, Guilherme Gomes, Luciana Fernandes, Ricardo Lemos, Ruy Guedes, Sérgio Neves, Wagner Medeiros Junior. E-mails: atendimento.aquinoticias@

gmail.com; publicidadefolhadocaparao@gmail.com; jornalismo.aquinoticias@gmail.com; Circulação: ES - Anchieta, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).


03

OPINIÃo

AQUITEM TERÇA-FEIRA, 03 de JUNHO de 2014 | www.aquies.com.br

Congresso Com um tema considerado oportuno, ‘Os desafios do financiamento do sistema público de saúde’, o XXX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde foi aberto neste domingo (1º), no Carapina Centro de Eventos (Pavilhão de Carapina). O evento reúne mais de quatro mil secretários municipais de saúde e profissionais da área que terão a missão de refletir sobre o que está sendo feito e o que falta para promover melhoria na qualidade e maior eficiência no atendimento à população, cada vez mais exigente.

prisão O MPES prorrogou a prisão temporária, por mais cinco dias, dos empresários Ricardo Lúcio Corteletti e Frederico de Lima e Silva Leone e do também investigado Cristiano da Silva. Todos foram presos durante a deflagração da “Operação Sanguinello,” no dia 28/05. O prazo do primeiro pedido de prisão temporária terminou ontem.

@FOLHADOCAPARAO

FB/GRUPOFOLHADOCAPARAO

vcui aq

jornalismo.aquinoticias@gmail.com

PRP

Foto: arquivo pessoal

participe

No último final de semana, o PRP realizou três encontros regionais: o primeiro no sábado (31), em Aracruz, e dois subsequentes em Vila Velha e Cariacica, no domingo (01). As reuniões contaram com um grande número de lideranças que apontam uma proximidade do PRP com o PMDB do ex-governador Paulo Hartung.

Inocente Quem comemora mais um ano de vida hoje é Renan Bittencourt Guerra. A ele os desejos de felicidades e realizações. Parabéns!

ENVIE SUA FOTO PARA NÓS JORNALISMO.AQUINOTICIAS@GMAIL.COM COLOQUE CRÉDITOS E INFORMAÇÕES E PARTICIPE TAMBÉM.

A juíza da 3ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública Estadual, Telmelita Guimarães Alves, julgou improcedente uma ação de improbidade contra o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJES), desembargador aposentado Frederico Guilherme Pimentel. O ex-magistrado e mais duas pessoas eram acusadas pelo Ministério Público Estadual (MPES) de supostas irregularidades na nomeação de uma oficial de Justiça, que hoje atua como assessora de desembargador. Para a juíza, não existem provas contra os denunciados.

panorama presidente

EMPATE

Administrando

Neida Pimental é a primeira mulher a ser presidente da Câmara da Serra. Em Cachoeiro, esse fato ainda não aconteceu e, pelo andar da carruagem, não será este ano.

Cidinéia Fontana, presidente estadual do PV, prevê empate técnico na disputa para governador, entre Renato Casagrande (PSB) e Paulo Hartung (PMDB).

A prefeita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta, apesar da pouca idade quando assumiu o cargo, mostrou competência e hoje tem administração quase inquestionável.

PASSATEMPO

ESPAÇOBÍBLICO

FIFA – ENTROSAMENTO

Sudoku Para jogar: Preencha com números de 1 a 9 os quadrados pequenos, as linhas verticais e horizontais. Não repita.

Solução

O salmo 133 tem a magistral mensagem da perfeita comunhão entre os irmãos, sendo que “irmãos” aqui significa “companheiros tribais e nacionais”, por extensão, em Cristo irmãos de todas as nações, tribos, povos e línguas. Para que haja comunhão é necessário o melhor entrosamento possível entre as pessoas. Eu, casado há cincoenta anos, compreendo minha esposa até pelo olhar. A ênfase do salmista é “irmãos viverem unidos” e para isso é indispensável a unção com óleo do Senhor com o qual o sacerdote Arão foi ungido e o óleo foi tanto que desceu pelas suas vestes, marcando bem aquele momento histórico na vida do sacerdote. Para que haja bom rendimento num time de fute-

bol é indispensável esta união, este entrosamento, de tal maneira que o jogador entenda as jogadas e perceba instantaneamente a intenção do seu companheiro. No caso do Brasil, cada jogador joga num time de “escola” diferente e não será fácil esta adaptação à escola do Filipão. Aplicando as lições do texto ao nosso quotidiano, temos que repensar como está o nosso entrosamento, a nossa união com Deus, com a família e com o nosso próximo em geral. Onde precisamos melhorar? Estamos de mãos dadas? Ou estamos separados? Em 1994, quando o Brasil conquistou o Tetra campeonato, sob o comando de Dunga os jogadores afirmaram que a união do time fez toda a diferença.

Rev. Dr. Caruso Godinho Capelão do HECI


geral

04 TERÇA-FEIRA, 03 de JUNHO de 2014 | www.aquies.com.br

ES cada vez mais orgânico Foto: Leo Junior/Seag

Produção de alimentos orgânicos cresce no Estado e já somam 5 mil hectares de terra ocupados redação Estadual

A oferta de alimentos orgânicos não para de crescer no Espírito Santo. Somente no mês de maio, com as 47 novas propriedades certificadas em 13 municípios capixabas, cerca de 1.000 toneladas de produtos variados passam a estar à disposição da população todos os meses. São frutas, verduras, legumes, ovos, café, dentre outros produtos, cultivados sem a aplicação de defensivos químicos e respeitando as condições naturais e a agroecologia. No Espírito Santo já são cerca de 5000 hectares de terra ocupados com lavouras comerciais certificadas de produtos orgânicos. Todos os meses, a produção gira em torno de 2800 toneladas e há perspectiva de um crescimento substancial. Atualmente existem 300 pro-

priedades rurais certificadas, em 21 municípios, e segundo o IBGE outras 1300 propriedades em processo de transição presentes em 19 municípios. “Quando essas propriedades em transição obtiverem a certificação orgânica serão mais 10.000 toneladas de alimentos saudáveis e de qualidade comprovada para atender a população todos os meses em nosso Estado”, comemora o gerente de Agricultura Orgânica da Secretaria de Estado da Agricultura, Decimar Schultz.

O produtor José Alonso aguarda ansioso a certificação orgânica para a produção de 800 kg de mel por ano

Pontos de Comercialização no ES Cerca de 50 pontos de venda de produtos orgânicos: - Supermercados - Feiras Livres - Lojas Especializadas - Feiras Especializadas (8 na Grande Vitória, incluindo a nova de Colina de Laranjeiras)

Município vai construir 150 casas As obras são realizadas na sede e no interior em Itapemirim.Em Campo Acima serão 32 casas redação itapemirim

Com o objetivo de proporcionar qualidade de vida aos moradores que vivem em situação de vulnerabilidade social no município de Itapemirim, o Executivo vem desenvolvendo projetos sociais, como a construção de casas populares, que garante moradia aos que realmente necessitam. Só no bairro Namitala Ayub, na sede do município, são 86 casas. Todas já foram construídas e estão aguardando a instalação da rede

de água e esgoto para serem entregues aos novos donos. Na comunidade de Calafate, 14 casas também foram erguidas, e dependem apenas da conclusão da rede de água e esgoto e da instalação de iluminação pública. Há 15 dias, em Campo Acima, também foi dado início a construção das 32 casas que atenderão moradores da comunidade. Em Garrafão, a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, responsável pela construção das casas, informa que um terreno já foi adquirido pelo município e dentro de

90 dias deve iniciar as obras das 20 casas populares. No total, são 152 casas populares construídas. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania explica que o município já possui uma lista de pessoas cadastradas para receberem as novas moradias, entretanto, qualquer pessoa que necessite do benefício deve procurar a secretaria para efetuar o cadastro. Todos os selecionados passam por uma avaliação que assegura que o imóvel está sendo entregue a quem realmente necessita.

Foto: divulgação


05

política

TERÇA-FEIRA, 03 de JUNHO de 2014 | www.aquies.com.br

DEM e PT: aliança Frankenstein

EWERTON M. TRÉGGIA

»» treggia@hotmail.com - OAB – ES 9217

Foto: divulgação

Deputada Iriny Lopes, em nota divulgada no seu site, defende candidatura própria ao governo e critica coligações

FILIPE RODRIGUES estadual

Em momentos que antecedem as convenções partidárias e a homologação das coligações, não faltam frases de efeito e especulações. A última foi da deputada federal Iriny Lopes (PT), divulgada em nota no seu site. Ela defende que o seu partido tenha candidatura própria a governador do Espírito Santo e condena a aproximação com DEM.

Ela acredita que o melhor palanque para a Dilma em território capixaba seria com candidatura própria ao governo do estado “Com a composição dessa coligação heterogênea (PT e PMDB), que inclui partidos conservadores, é impossível imaginar espaço para defesa de nosso projeto nacional.

Portanto, não é a campanha presidencial do PT que está definindo as alianças, mas o pragmatismo das candidaturas proporcionais. Embora o pragmatismo faça parte da política, não se pode utilizar de um argumento caro aos petistas, que é a defesa do projeto partidário, para mascarar a realidade”, argumentou. Ela acredita que o melhor palanque para a Dilma Rousseff em território capixaba seria com candidatura própria ao governo do estado. “Nenhum de nós deixará de atender a um chamado do PT. A candidatura própria neste cenário é a única opção coerente com o projeto nacional e com a dignidade e a honra do PT no estado. Cabe à militância cobrar o debate e colocar sua posição, por que disso depende o futuro do PT no Espírito Santo”, acrescentou. E finaliza: “Por fim, impensável que o DEM, que tem entre seus quadros o que há de mais atrasado na política capixaba e nacional vá de fato abraçar e defender o projeto petista. É a mais perfeita ilustração do palanque Frankenstein, sem qualquer identidade com o projeto nacional, que todos nós afirmamos ser o centro da nossa tática”.

}

QUAL O LEGADO DE JOAQUIM?

Isso o tempo dirá, elevado ao status de herói nacional, por sua postura autoritária e severa na condução do julgamento do mensalão, pela população leiga e pela mídia sensacionalista, foi também duramente criticado por juízes e advogados, face a arrogância e pouca educação com que tratava esses. Originário do Ministério Público, Joaquim tornou-se um tipo de “xerife da capa preta”, quase um Tenório Cavalcante, querendo fazer justiça a qualquer preço e com as próprias mãos, atitude típica dos integrantes do MP, só faltou trazer consigo a “lourdinha”. Sempre defendi e ainda defendo que Joaquim Barbosa é um exemplo a ser seguido, dado sua origem de homem pobre, negro, do interior, que teve todas as dificuldades e mais as adotadas por um povo que éadota o preconceito racial e social como o nosso, tendo atingido o posto máximo da carreira jurídica. Entretanto, como qualquer ser humano, sofreu com o isolamento do Poder, adotando um comportamento soberbo, autoritário e deselegante no período que esteve a frente da Suprema Corte Brasileira, acumulou adversários seja na magistratura ao apontar o dedo contra aqueles magistrados indignos de seu mister, contudo nada fez para puni-los, seja na advocacia, ao insinuar que advogados agiriam em conluio com clientes ligados a crimes, ignorando as prerrogativas da advocacia. O surpreendente Joaquim aprontou mais uma ao anunciar sua aposentadoria pre-

Qual será o legado de Joaquim Barbosa, Ministro do STF – Supremo Tribunal Federal?

cocemente, pois sabemos ser uma tradição no STF a aposentadoria acontecer quando dos 70 anos do Ministro, limite legal estabelecido por lei. Pairam dúvidas acerca de aposentadoria tão precoce, pois o “herói” da mídia sensacionalista, se aposentará bem antes de atingir a idade média que os brasileiros se aposentam, usará a mesma para pescar piabas no Rio Paracatu? Ou ingressará em algum partido político e assim continuar sob as luzes dos holofotes? Certeza temos que Joaquim não agiu como bom mineiro, ou seja, quietinho, pelo contrário, esperneou e gritou, contrariando o jeito mineiro de ser, até mesmo ao anunciar que pretende deixar de trabalhar o fez sob as luzes da ribalta, demonstrando a cada gesto seu apego aos holofotes. A mídia, ávida por vender jornal ou por um pontinho a mais no “ibope”, criou a farsa do fim da impunidade, coroando Joaquim como o algoz dos corruptos do PT, passando atestado de idoneidade aos demais políticos e aos outros poderes da República, seria cômico se não fosse verdade. Joaquim ingressará na política, haja vista estarem banidos os políticos corruptos? O Brasil será outros após a Era Joaquim? Uma coisa eu sei, o Batman da grande mídia esquivou-se de continuar sua caça a corrupção por motivos os quais nunca saberemos. Espero que sua vistosa capa não estava “presa” em nenhum lugar. Algumas das respostas somente serão dadas com o tempo, outras serão sepultadas junto com Joaquim, mas de uma coisa tenho certeza, de todos os legados que se atribuírem a Joaquim Barbosa uma não será dele: O fim da Corrupção.


meio ambiente

06 TERÇA-FEIRA, 03 de JUNHO de 2014 | www.aquies.com.br

Seminário para cuidar do rio Foto: divulgação

Presidente Kennedy vai realizar o evento com 20 municípios que compõem a bacia do Rio Itabapoana redação presidente kennedy

Na Semana do Meio Ambiente – o Dia Mundial é comemorado a 5 de junho – a prefeita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta Rangel (SDD), anunciou que a cidade litorânea vai sediar um seminário, com a participação dos vinte municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana, no início do segundo semestre, logo após o encerramento da Copa do Mundo. “Nosso objetivo é estabelecer metas de recuperação dessa bacia hidrográfica, essencial ao desenvolvimento do extremo Sul do ES, norte do RJ e municípios do Caparaó mineiro”, antecipou Amanda. Segundo a prefeita, “cada um dos municípios, bem como entidades civis ambientais e órgãos governamentais como Ibama, Incaper, Idaf, Iema e Agência Nacional das Águas-ANA, será convidado a participar do projeto”. A Bacia do Itabapoana, que abrange vinte municípios num território de 4.875 km²

é uma das mais degradadas e devastadas entre o Rio Doce e o Paraíba do Sul. As matas ciliares – que evitam a erosão e mantêm os lençóis freáticos – praticamente não existem mais ao longo dos 250 quilômetros que o rio percorre desde a nascente, na Serra do Caparaó, até a foz, em Presidente Kennedy (ES) e São Francisco do Itabapoana (RJ). Há cerca de vinte anos, o Projeto Managé chegou a fazer levantamento socioeconômico e fluvial da região, objetivando debater as potencialidades econômicas e as políticas de desenvolvimento. Dessa iniciativa resultaram algumas ações pontuais, como o mapeamento de atividades de artesanato e folclore, que contribuíram, por exemplo, para recuperar o Jongo, na comunidade quilombola de Cacimbinha. Hoje, o Comitê da Bacia do Itabapoana está praticamente desativado e, de acordo com a prefeita de Presidente Kennedy, “as entidades ambientais em defesa do rio encontram-se desmobilizadas, sem estímulo”.

dia 6 Vai ter passeio ecológico

Programação inclui passeio de estudantes a parque ecológico Itapemirim. Atividades fazem parte da semana do meio ambiente redação cachoeiro de itapemirim

Uma série de ações de educação ambiental será realizada em Cachoeiro de Itapemirim a

partir da próxima quinta-feira. É a programação da sexta edição do evento “Cachoeiro Meu Ambiente”, que a prefeitura promove, com o apoio de vá-

rios parceiros, para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente no município. Para o primeiro dia de atividades, está programada uma blitz

ecológica, com distribuição de materiais informativos, lixeiras de câmbio (usadas em veículos) e mudas de árvores nativas. Motoristas e pedestres são o

público-alvo da ação, das 8h às 11h, na praça Jerônimo Monteiro, Centro. No local, das 9h às 16h, também haverá mostra de materiais recicláveis.

confira a programação Blitz Ecológica: distribuição de lixeiras de câmbio e material informativo. Participação da Escola Cristo Rei 05 de junho 09h às 11h Praça Jerônimo Monteiro Distribuição de Mudas 05 de junho 08h às 11h Praça Jerônimo Monteiro Mostra de Materiais Recicláveis – Vem Reciclar 05 de junho 09h às 16h Praça Jerônimo Monteiro Expositores: Semma, Polícia Ambien-

tal, Ibama e Odebrech Ambiental.

Felippe

Seminário Ambiental 05 de junho 19h (entrada franca) Auditório da igreja Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha), bairro Independência Palestras: “A importância da arborização urbana”, com DayvsonDansi Rodrigues, e “Agenda Ambiental na Administração Pública”, com Cláudio José Montovani Bastos.

09 de junho 08h Escola Municipal taHerkenhoff

Trilhas na Floresta de Pacotuba 06 de junho 08h Escola Municipal Maria das Graças

Pedro

Esteli-

Visitas ao Parque Ecológico Itapemirim 06 de junho 08h Escola Municipal Anísio Ramos 09 de junho 08h Escola Municipal Reverendo Jader Gomes Coelho

Oficina com Materiais Recicláveis – Vem Reciclar 10 de junho 08h às 11h Escola Municipal Pedro EstelitaHerkenhoff Ação: Oficina de horta vertical com garrafas pet. Plantio – Cachoeiro Mais Verde 11 de junho 08h Rua 25 de Março, bairro Baiminas 25 de junho 08h Rua Sebastião Lacerda, bairro Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo)


07 TERÇA-FEIRA, 03 de JUNHO de 2014 | www.aquies.com.br

meio ambiente

Parques abertos até domingo Foto: Lauro Narcisio

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, parques estaduais terão programação variada redação estadual

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, os parques estaduais gerenciados pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) oferecem programações variadas que começaram ontem e vão até domingo para promover a conscientização socioambiental e estimular práticas sustentáveis. O Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (PECF), localizado em Alegre, realizará gincanas e palestras educacionais em instituições de ensino próximas à unidade, até domingo. Os Parques Estaduais de Mata das Flores (PEMF) e de Forno Grande (PEFG) Parque Estadual Cachoeira da Fumaça Segunda-feira (02): 09h30 – Palestra no Centro Educacional Adélia BarrozoBifano (CEABB). 14h – Gincana no Tiro de Guerra de Alegre. Terça-feira (03): 09h – Palestra na Escola Pedro Simão, em Alegre. 14h30 – Palestra na Escola Aristeu Aguiar, em Alegre. Quarta-feira (04): Manhã e tarde – Palestras e gincanas com a escola EEEFM Padre Afonso Bras no Parque. 19h – Palestra na Escola Pedro Simão. Sexta-feira (06): 09h – Palestra no Instituto Educacional Santos Carvalheira – IESC. 13h – Gincana no Tiro de Guerra de Alegre

(Pepaz) Sábado (07): 8h – Travessia do Parque Estadual de Forno Grande, em Castelo, até o Parque Estadual da Pedra Azul, Domingos Martins. Informações no Facebook da Fecatep. - Parque Paulo César Vinha Sexta-feira (06): 9h – Abertura da exposição fotográfica de aves no parque. - Parque Estadual Itaúnas Segunda (02): 9h – Palestra “Sustentabilidade”, no Auditório da Escola Benônio Falcão de Gouvêa, em Itaúnas. Terça-feira (03): 9h – Oficina “Cores da natureza” na sede da unidade.

Sábado (07) e Domingo (08): Curiosidades sobre o meio ambiente.

Quarta-feira (04): 7h30 – Limpeza da praia na sede da unidade. 13h30 – Oficinas “Reciclarte”, na sede da unidade. 16h – Contação de histórias na escola Benônio Falcão de Gouvêa, em Itaúnas.

- Parque Estadual Pedra Azul

Quinta-feira (05) - 9h – Distribuição de

classiaqui comunicado ALTAGRAN MÁRMORES E GRANITOS LTDA. - ME., torna público que obteve da SEMMA, através do processo n° 00183/2013, as Licenças: Prévia - L.P. nº 0005/2014, de Instalação - L.I. nº 0005/2014 e de Operação – L.O. nº 0002/2014, para atividade de polimento, corte e acabamento em rochas ornamentais, na Rua Principal, s/nº, Prosperidade, município de Vargem Alta, ES.

comunicado AUTO POSTO CENTER LTDA, torna público que obteve por transferência de titularidade a Licença de Operação (LO) n° 185/2001 a junto a SEMMA, para a atividade de Posto de abastecimento de álcool e derivados do refino do petróleo, na Avenida Jones dos Santos Neves, n° 280, Bairro Maria Ortiz, no Município de Cachoeiro de Itapemirim, ES através do processo n° 2438676, protocolo nº 7079/2014.

aproximadamente 600 mudas de árvores para a comunidade, na sede da unidade. Sexta-feira (06) - 13h30 – Apresentação do Palhaço Fininho e sua turma (esquete ambiental) e oficina de pintura facial na Escola Benônio Falcão de Gouvêa, Itaúnas. - Parque Mata das Flores e Parque Forno Grande Segunda-feira (02): 9h – Apresentação do Projeto Municipal sobre resíduos sólidos, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Castelo. Terça-feira (03) e Quarta-feira (04): Manhã educativa e trilha com alunos e professores de escolas do entorno. Quinta-feira (05): 8h – Caminhada até a nascente d’água afluente do Rio Castelo, no Morro do Vênus. Sexta-feira (06): 8h e 13h – Trilha Ecológica Interpretativa com escolas do entorno.

comunicado LL SERRARIA LTDA. – EPP, torna público que requereu do IEMA, a averbação em seu favor do processo nº 33125210, para atividade de desdobramento e/ou polimento e/ou corte e aparelhamento de rochas ornamentais, quando associados entre si, situada na Rodovia Engenheiro Fabiano Vivácqua, s/nº, km 31, Coutinho, no município de Cachoeiro de Itapemirim, ES.

comunicado GRANITOS CALEDÔNIA DO BRASIL LTDA. - ME, torna público que requereu do IEMA, através do processo nº 46114793, renovação da Licença Prévia n° 337/10, para atividade de extração de granito, situado na Localidade de Córrego da Água Fria, Rio do Peixe, no município de Afonso Cláudio, ES.

se uniram para promover, entre segunda-feira (02) e sexta-feira (06), caminhadas, trilhas e apresentações educativas envolvendo alunos de escolas da região e nos parques. No sábado (07), haverá uma travessia de 24 quilômetros. A saída será, às 8 horas, no Parque Estadual de Forno Grande com destino ao Parque Estadual Pedra Azul (Pepaz). As inscrições devem ser realizadas pela página no Facebook da Federação Capixaba de Trekking e Enduro a Pé (Fecatep), que dá apoio à travessia. No Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV), em Guarapari, haverá uma exposição fotográfica de aves. A abertura será na próxima sexta-feira (06), às 9 horas, e terá duração de dois meses. Os visitantes poderão apreciar 30 imagens feitas por integrantes do Clube dos Observadores de Aves do Espírito Santo. O evento é patrocinado pelo Projeto Corredores Ecológicos e tem o objetivo de mostrar aos visitantes a diversidade de espécies existente no local. Já o Parque Estadual de Itaúnas (PEI), situado em Conceição da Barra, oferece atividades desenvolvidas pelo Projeto Mata Ciliar, de segunda-feira (02) até sexta-feira (06). O tema da programação será “Todos Juntos pela Sustentabilidade” e será realizada na sede da unidade e na escola Benônio Falcão de Gouvêa.

ANUNCIE NO MELHOR CLASSIFICADO DA REGIÃO edital de proclamas Faço saber que pretendem casar-se : O Sr. MÁRCIO MANOEL DE FREITAS e JACIARA HELENA EMENES. Ele, Natural de Iúna, -ES, com 21 anos de idade, estado civil solteiro, profissão serrador, residente e domiciliado Rua Francisco Noia, 322, Brasil Novo em Ibatiba-ES, filho de Juarez Manoel do Nascimento e de dona Joana Candida de Freitas . Ela, Natural de Vila Velha, -ES, com 17 anos de idade, estado civil solteira, profissão do lar, residente e domiciliada Rua Francisco Noia, 322, Bairro Brasil Novo em Ibatiba-ES, filha de Adalton de Paula Emenes e de dona Luzia Aparecida de Avila Emenes .

comunicado PEDRO PAULO DA CUNHA, torna público que obteve da SEMMA, através do processo nº 2410184, Anuência Prévia Ambiental – APRA n° 003/14, para atividade de extração de areia em leito de rio, situada na Fazenda Fruteira, s/n°, Conduru, no município de Cachoeiro de Itapemirim, ES.

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei. Ibatiba, ES, 02 de junho de 2014. LIGIA FIGUEIREDO DE ALMEIDA OFICIALA


entretenimento

08 TERÇA-FEIRA, 03 de JUNHO de 2014 | www.aquies.com.br

vipsdodia Isis posta foto sem maquiagem Isis Valverde entrou na onda das famosas que compartilharam imagens delas, sem maquiagem. A atriz postou uma foto em seu Instagram onde aparece de “cara lavada”. “#Withoutmakeup ;).

‘Recebi proposta indecente de um jogador da Seleção’

‘De volta para a música e meus fãs’

Rô Fraga, vencedora do concurso Gata da Copa, não tem vergonha em assumir: é periguete, sabe que é gostosa e usa isso para ser famosa. E parece que a modelo de 23 anos está conseguindo chamar a atenção. Nesse mês de junho, ela é capa da “Sexy”.

show fantasiada de She-Ra

Valesca Popozuda inovou no figurino de um show feito no último domingo. A funkeira se vestiu de She-Ra e se apresentou ao lado dos “popodancers”, que também estavam fantasiados. “Que delicia de festa que foi ontem a multi place, foi nota mil!! Fica registrado meu beijo e meu carinho aos amigos @multiplacecampos @marcioady @ camposfantasy Eu de She-Ra toda me sentindo”, escreveu ela.

Chris Brown usou o Twitter para falar com seus fãs após deixar a prisão. O cantor, que estava na cadeia desde março, mostrou estar muito feliz com sua liberdade e agradeceu. “De volta para a música. Obrigado, Deus”.

Vídeo para Miley Cyrus em hotel Steven Tyler resolveu fazer uma brincadeira ao descobrir que Miley Cyrus estava hospedada no mesmo hotel que ele. O cantor gravou um vídeo onde aparece deixando um bilhete para a cantora na porta de seu quarto.


09 TERÇA-FEIRA, 03 de JUNHO de 2014 | www.aquies.com.br

segurança

Criança é atropelada e morre Foto: Rael Sérgio/Notícia Capixaba

Um vizinho da vítima deu uma marcha ré no veículo e não viu a criança, que brincava no quintal de casa alissandra mendes vargem alta

Uma criança de um ano e sete meses morreu depois de ser atropelada no fim da tarde de ontem, em Vargem Alta. Era por volta das 17h00, quando um vizinho da vítima deu uma marcha ré no veículo e não viu o menino, que brincava no quintal de casa. O acidente aconteceu na rua Antônio José Coelho, no centro da cidade. Segundo informações da Polícia Militar, o condutor do veículo, identificado apenas como Gessé, manobrava o carro no quintal e não viu que Arthur Felipe Narcísio Machado brincava no local. O condutor prestou socorro à vítima. O menino foi encaminhado ao Pronto Socorro de Vargem Alta, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu antes mesmo de dar entrada na unidade.

Arthur Felipe chegou a ser socorrido até o Pronto Socorro de Vargem Alta, mas não resistiu

Orientado por populares que estavam no local, Gessé saiu do Pronto Socorro e se dirigiu para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Cachoeiro de Itapemirim, onde se apresentou à autoridade policial. Uma vizinha da criança, que preferiu não se identificar, disse que chegava do trabalho quando ouviu os gritos. “Não vi o fato, só ouvi os gritos e fui ver o que era. Quando cheguei a criança já estava no colo no pai cheio de sangue. Ajudei a socorrer e a criança foi levada para Pronto Socorro no mesmo carro que atropelou, mas já chegou lá em óbito”, comentou a vizinha. Arthur era filho único e muito abalados os pais da criança não quiseram falar sobre o acidente. O Corpo da criança foi encaminhado ao Serviço Médico Legal (SML) de Cachoeiro de Itapemirim.

Falso assalto mobiliza polícia A presença da Polícia Militar em frente à agência bancária chamou a atenção de quem passava pelo local alissandra mendes cachoeiro de itapemirim

A informação de um falso assalto a uma agência bancária na tarde de ontem, mobilizou a Polícia Militar de Cachoeiro de Itapemirim. O fato aconteceu por volta das 15h00, na rua Capitão Deslandes, no centro da cidade. De acordo com informações policiais, o Ciodes recebeu uma denúncia de que havia um homem armado no interior da agência bancária do Itaú. As viaturas foram deslocadas para o centro e cercaram o

Foto: alissandra mendes

local. Clientes que estava na agência ficaram em pânico ao perceber a presença da polícia. Os policiais entraram na agência e minutos depois encontraram um agente penitenciário, que estava no interior do banco e portava legalmente uma arma de fogo. A rua foi bloqueada pelas viaturas por alguns minutos e liberada após a constatação da falsa denúncia. O fato atraiu muitos curiosos que passavam pelo local.


segurança

10 TERÇA-FEIRA, 03 de JUNHO de 2014 | www.aquies.com.br

Presos por assaltar ônibus Fotos: divulgação

Um dos criminosos entrou no coletivo, rendeu o cobrador e fugiu levando cerca de R$ 890,00 em dinheiro alissandra mendes jerônimo monteiro

Dois homens foram presos na tarde de sábado acusados de assaltarem um ônibus da Viação Real, que fazia linha Guaçuí x Cachoeiro de Itapemirim. O crime aconteceu por volta das 15h30, na rua Niterói, no bairro Parada Cristal, em Jerônimo Ribeiro. De acordo com informações da Polícia Civil, George Sebastião Mariano Viana, 32 anos, entrou no ônibus, no momento em que ele passava pela rua Niterói, e durante o trajeto anunciou o assalto. Ele, que portava um revólver calibre 38, rendeu o cobrador e roubou a quantia de R$ 890,00 em dinheiro. Em seguida, ordenou que o motorista parasse o ônibus, desceu e subiu na moto, que era conduzida pelo comparsa Rafael Figueiredo Ribeiro, 20 anos, e

George Sebastião Mariano Viana e Rafael Figueiredo Ribeiro foram autuados em flagrante por roubo

Morto com golpes de faca alissandra mendes guaçuí

Na manhã de domingo, populares encontraram o corpo de José Maria Vicente de Paula, 23 anos, às margens da Rodovia ES 482, que liga os municípios de Guaçuí e Dores do Rio Preto, próximo ao distrito de São Pedro de Rates, zona rural de Guaçuí. Segundo informações da Polícia Civil, o corpo foi encontrado por volta das 07h30, e o corpo da vítima apresentava ferimentos combatíveis com arma branca (faca). A polícia acredita que o crime tenha acontecido no local. Moradores contaram que não perceberam nada de estranho na noite anterior e nem durante a madrugada. A Polícia Civil de Guaçuí instaurou inquérito para apurar o crime. Até o momento nenhum suspeito foi identificado. Qualquer informação que ajude a polícia pode ser passada ao telefone 181 a pessoa não precisa se identificar. O corpo de José Maria foi enca-

Foto: divulgação pc

O corpo encontrado na manhã de domingo, na Rodovia 482, que liga os municípios de Guaçuí e Dores do Rio Preto

O corpo de José Maria Vicente de Paula foi encontrado às margens da Rodovia ES 482, em Guaçuí minhado ao Serviço Médico Legal (SML) de Cachoeiro de Itapemirim. Este foi o quarto homicídio registrado em Guaçuí neste ano e o segundo em menos de uma semana, de acordo com a Polícia Civil.

fugiu. As vítimas ligaram para a polícia e relataram o fato. Bom base nas informações passadas, os policiais militares fizeram um cerco e conseguiram localizara a dupla em uma casa, no mesmo bairro onde aconteceu o crime. Com eles os policiais encontraram a arma usada no crime, um revólver calibre 38 com quatro munições e parte do dinheiro roubado, a quantia de R$ 480,00. Eles foram autuados em flagrante por roubo e levados para o CDP de Cachoeiro de Itapemirim. George tem várias passagens pela polícia e recentemente foi vítima de uma tentativa de homicídio no bairro Zumbi, em Cachoeiro de Itapemirim. Ele também é suspeito de ter praticado roubos na região, sendo um deles em Rive, no distrito de Alegre, no dia 22 de maio deste ano.


11

esportes

TERÇA-FEIRA, 03 de JUNHO de 2014 | www.aquies.com.br

Vitória na estreia do Estadual Foto: divulgação

A equipe da LUSB entrou em quadra no fim de semana para a disputa em duas categorias alissandra mendes cachoeiro de itapemirim

As equipes Sub12 e Sub17 da LUSB estrearam no Campeonato Estadual de Basquete no fim de semana. No domingo, as duas equipes enfrentaram o CEFAT/Vila Velha. Os jogos aconteceram na quadra da Campanha, no bairro Ferroviários, em Cachoeiro de Itapemirim. Contado com o apoio da torcida, o Sub12 fez uma grande partida e comandou o placar todo o tempo, sem dar chances à equipe adversária. O time de Cachoeiro de Itapemirim fechou o jogo em 49 x 28, com destaque para a dupla Elvis e Gabrielzinho. “Apesar da estreia, os meninos jogaram bem. Temos grandes chances no Campeonato e vamos ter uma melhora significativa até as finais”,

A equipe Sub12 venceu o CEFAT/Vila Velha por 49 x 28, estreando bem o Estadual de Basquete

Equipe conquista 11 medalhas

disse o técnico da Sub12, Clayton Vasconselos. Já a equipe Sub17 não teve a mesma sorte. O time de Cachoeiro fez um bom jogo, mas acabou perdendo para a equipe de Vila Velha por 59 x 55. “A equipe da LUSB é composta basicamente por atletas do Sub15. Mesmo assim fizemos um bom jogo e tivemos chance de vencer no final. Vamos treinar bastante durante a semana e corrigir os erros para conseguirmos a vitória”, comentou o técnico Nilson Batistin. Os próximos jogos da LUSB acontecem no domingo, dia 08, novamente em Cachoeiro de Itapemirim, no ginásio da Campanha, na escola Zilma Coelho Pinto, a partir das 10h00, nas categorias Sub13 e Sub15 desta vez, contra o Álvares Cabral.

Foto: Marcela Andrade

Este foi o melhor resultado alcançado, até o momento, pela equipe do Clube do Cavalo este ano redação cachoeiro de Itapemirim

Os cavaleiros e amazonas cachoeirenses conquistaram mais 11 medalhas e cinco troféus na 2ª etapa do Ranking Estadual de Hipismo Clássico 2014, promovido pela Federação Hípica do Espírito Santo. Este foi o melhor resultado alcançado, até o momento, pela equipe do Clube do Cavalo de Cachoeiro de Itapemirim este ano. Os oito atletas fizeram excelentes apresentações nos dois dias de prova, na pista do Jockey Clube, em Vila Velha. E foi por muito pouco que o estreante Enzo Rodrigues, de nove anos, montando Utopia RJ, não foi premiado. Uma falta no 5º obstáculo tirou o atleta mirim, que executou

um ótimo percurso, da disputa pelas medalhas no sábado.

A próxima etapa do Ranking deve ser realizada em agosto Os veteranos Liekson Duarte, montando Zenia; Andréa Lachini, com Mustang; Felipe Zucoloto, com Ynez; e Rafael Zucoloto, com Wanda, fizeram bonito e receberam, juntos, sete medalhas. Destaque para os irmãos Zucoloto que alcançaram o segundo lugar no pódio, em suas categorias, com a soma de resulta-

Os cavaleiros e amazonas cachoeirenses conquistaram mais 11 medalhas e cinco troféus dos dos dois dias. Na categoria Escola, a amazona Ana Paula Santos, em conjunto com Utopia, conquistou o ouro no primeiro dia, e repetiria o feito no segundo, com 16 décimos de segundo de aproximação para o tempo ideal. Porém, uma falta no último obstáculo e quatro pontos perdidos tiraram o topo do pódio da cacho-

eirense. Com a soma de resultados, a atleta ficou em 3º lugar na classificação geral. Edimar Neto (Netinho), com uma medalha de bronze e uma de ouro, e Jailton Pedroso com uma de ouro, ambos com Utopia, ficaram em 1º e 2º lugar na classificação geral, respectivamente. A próxima etapa do Ranking deve ser realizada em agosto, também em Vila Velha.


esportes

12 TERÇA-FEIRA, 03 de JUNHO de 2014 | www.aquies.com.br

Galo garante vaga na Série A Foto: Marcos Kito

A equipe conquistou o vice-campeonato pela Série B do Estadual e está pela primeira vez na elite do Capixabão alissandra mendes itapemirim

O Atlético de Itapemirim é o terceiro representado do sul do estado no Campeonato Capixaba de 2015. A equipe garantiu o acesso no fim de semana, após derrotar o Rio Branco por 2 x 1, jogando em casa. Com o resultado, a equipe foi vice-campeã da Segundinha e segurou a vaga. Pela primeira vez na história do clube, o Galo da Vila está na elite do futebol Capixaba. A equipe se junta ao Estrela do Norte, de Cachoeiro de Itapemirim, e o Castelo FC no Capixabão do próximo ano. O acesso foi bastante comemorado com os torcedores, que lotaram o estádio José Olívio Soares, em Itapemirim. O Sport-ES, de Domingos Martins, garantiu o campeonato e a outra vaga para a Série A ao derrotar o time

Pela primeira vez na história do clube, o Galo da Vila está na elite do futebol Capixaba

do Serra, também no fim de semana. O Galo ficou com o vice por ter um menor saldo de gols que o Sport-ES, que foi declarado o vencedor. Nem mesmo a vaga para a elite dará folga às duas equipes e aos atletas, que entram em recesso por causa da Copa do Mundo, e retornam aos gramados em julho, quando começam os preparativos para a disputa da Copa Espírito Santo. A competição terá início no dia 09 de agosto e terá a mesma fórmula de disputa dos anos anteriores. As equipes se enfrentam entre si dentro da chave em turno e returno. Os dois primeiros colocados de cada grupo garantem vaga nas semifinais, que será decidida em dois jogos. Os vencedores se enfrentam nas finais, também no sistema de mata-mata. O campeão garante uma vaga para a fase preliminar da Copa do Brasil 2014.


Edição 906