Page 1

FB/GRUPOFOLHADOCAPARAO

esportes| Pág 12

Estrela tem a sorte do artilheiro

foto: pedro junior

@FOLHADOCAPARAO

quarta-FEIRA, 28/05/2014 | DIÁRIO | ANO 4 | N° 901 | www.aquies.com.br | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

Disputando a artilharia do Campeonato Capixaba, o atacante alvinegro Geraldo mostrou confiança e é uma das armas do Estrela para a final

R$ 0,50

foto: pedro junior

Dra. Ancila aposentou entrevista | Págs 10 e 11

Delegada deixa o cargo depois de anos comandando a polícia civil em cachoeiro e levar o título de dama de ferro. Confira a entrevista exclusiva

empresário acaba preso política | Pág 05

Câmara poderá cassar prefeito Paulo Lemos (PMDB/Foto) terá que enfrentar três comissões processantes abertas pelos vereadores de Alegre.

cultura | Pág 07

banda vai gravar 2º vídeo clipe Grupo Comma lança o “Mais que vencedor“, no dia 9 de junho, pela internet, em um canal do YouTube.

segurança | Pág 09

foto: pedro junior

foto: arquivo

O homem que roubou uma televisão numa loja foi preso em Goiás. O crime aconteceu em 14 de abril deste ano

segurança | Pág 09

Roubo de carro acaba frustrado Bandido roubou o veículo próximo ao Ciac, desceu pela contramão a rua Ana Machado e depois de bater nas casas saiu a pé tranquilo.


02

opinião

QUARTA-FEIRA, 28 de MAIO de 2014 | www.aquies.com.br

cartas | jornalismo.aquinoticias@gmail.com @

»» sergiojneves@yahoo.com.br

Frase do Pipoqueiro

Frase do Sorveteiro

• Tentei dar a volta por cima, mas estavam reformando a rua.

• Meia Idade: É a altura da vida em que o trabalho já não dá prazer e o prazer começa a dar trabalho

“Não é preciso agendar, entrar em fila, contar com a sorte, acordar cedo para pegar senha: a possibilidade de recomeço está disponível o tempo todo, na maior parte dos casos. Não tem mistério, ela vem embrulhada com o papel bonito de cada instante novo, essa página em branco que olha pra gente sem ter a mínima ideia do que escolheremos escrever nas suas linhas.O que é preciso mesmo é coragem para abrir o presente.”

Indígenas de todo o país promovem nesta semana a Mobilização Nacional Indígena contra a PEC 215 o PL 227. @silva_marina Sabia que falar palavrão pode ser doença? Bocassujite Crônica. @revistasuper

• Patuleia É desse jeito ...

Dia 14/06 vai rolar o 2° Contra-Ataque Rock em Cachoeiro, na Pastelaria Mutantes, com as bandas Broken&Burnt; Conhaque Stripper; Mango; e Raw Power. Vinicius Supeleto Quando erramos pedimos por misericórdia, mas quando erram conosco pedimos por justiça! Maria Rodriques

Será realizada no município de Atílio Vivacqua, amanhã, uma oficina de Educação Patrimonial voltada para o público infanto-juvenil. O evento integra projeto de valorização da diversidade cultural capixaba, selecionado em edital da Secult. Luan Volpini Agentes da Seama e do Iema promovem reuniões conjuntas com técnicos de São Paulo para a troca de experiências sobre a implementação da logística reversa. Meio Ambiente ES

FALE aqui | problemas, soluções e o olhar dos leitores

Vai ser preciso uma “Tenda dos Milagres”...Para livrar uma turma condenada a devolver ...Cerca de R$ 450 mil...Pelo Tribunal de Contas do Estado#É o caso...Das “Tendas da capital secreta”#E assim caminha...A humanidade# Yuri Gagarin Sabino...Poderá assumir a Agersa#Hartung amanhã...Em Cachoeiro para proferir palestra#Se o horário de carga e descarga não for disciplinado...O trânsito continuará uma zona no Coronel Borges#Mãe Joana arrumando as malas...Vai ver o São João em Caruaru#Gordo do RB exVillage fazendo sucesso...Com o seu salão de eventos , o Villa Fest ...E com o Forró do Cheira Peido#Hoje é quata...Dia de futebol , cerveja , torresmo e paratudo ....

GRUPO FOLHA DO CAPARAÓ DE COMUNICAÇÃO LTDA- ME CNPJ: 10.916.216.0001-55. PRAÇA JERÔNIMO MONTEIRO, 101Sala 205, CENTRO, CEP 29.300-170, Ed. Max, Cachoeiro de Itapemirim-ES. Tel: (28) 3521 7726

DIRETORIA GERAL: Elias Carvalho EDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Carlos Guilherme Gomes Serrano Repórteres: Alissandra Mendes, Filipe Rodrigues

PROTESTO Professores protestando em Anchieta. Estão seguindo a tendência nacional, pedindo melhores condições de trabalho e reajuste salarial.

FOTOGRAFIA: Pedro Junior Colaboradores: Alexandre Garcia, Ewerton Miranda Tréggia, Guilherme Gomes, Luciana Fernandes, Ricardo Lemos, Ruy Guedes, Sérgio Neves, Wagner Medeiros Junior. E-mails: atendimento.aquinoticias@

gmail.com; publicidadefolhadocaparao@gmail.com; jornalismo.aquinoticias@gmail.com; Circulação: ES - Anchieta, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).


03

OPINIÃo

AQUITEM QUARTA-FEIRA, 28 de MAIO de 2014 | www.aquies.com.br

Improbidade O Ministério Público Estadual pediu a condenação do conselheiro do Tribunal de Contas Rodrigo Chamoun por improbidade. Ele responde pela contratação de uma empresa de segurança privada sem licitação peloDER-ES, no ano de 2007. Na época, o então deputado estadual ocupava o cargo de secretário estadual de Transportes e presidia o Conselho de Administração da autarquia, que homologou a dispensa de licitação.

Pesquisa Pesquisa de consumo interno animou o PSDB a firmar o pé na pré-candidatura ao Senado de Luiz Paulo Vellozo Lucas e reforçar que agora não tem volta: o PSDB vai coligar com quem der suporte ao ex-prefeito de Vitória na busca pela vaga no Congresso Nacional. Segundo o presidente estadual tucano, deputado federal César Colnago, apesar das conversas com o PMDB, o partido aceita fazer “palanque duplo” para Aécio Neves e Eduardo Campos (PSB).

@FOLHADOCAPARAO

FB/GRUPOFOLHADOCAPARAO

vcui aq

jornalismo.aquinoticias@gmail.com

PSDB

Foto: Leonardo Pacheco

participe

O lançamento da pré-candidatura ao Senado do ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas na última segunda-feira, com a presença de lideranças socialistas, causou nos meios políticos a impressão de que a aliança entre PSB e PSDB está cada vez mais próxima, apesar da resistência do presidente do ninho tucano, César Colnago.Nos bastidores, os comentários são de que Colnago estaria buscando uma melhor acomodação para a própria candidatura à reeleição.

Meta Quem comemora aniversário hoje é Elane Pacheco Pontes Gomes. A ela, os votos de saúde, felicidade e sucesso. Parabéns!

ENVIE SUA FOTO PARA NÓS JORNALISMO.AQUINOTICIAS@GMAIL.COM COLOQUE CRÉDITOS E INFORMAÇÕES E PARTICIPE TAMBÉM.

Com mais de 668 mil pessoas vacinadas contra a gripe até a tarde da última segunda-feira (81,4% do público visado), o Espírito Santo já supera a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Ainda assim, 18 cidades capixabas precisam manter a estratégia de vacinação para melhorar seus índices de cobertura e proteger a população mais vulnerável antes da chegada do inverno.

panorama Forte

Desse jeito

Destaque

Casagrande pode ficar fortalecido, caso o PSDB decida coligar com o PSB no Espírito Santo. Isso será bom não só para sua reeleição, mas para os palanques presidenciáveis.

O presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço, disse que o deputado que usar carro do Legislativo para rodar e fazer campanha vai ter que devolvê-lo. E ponto.

Quem está se destacando no cenário nacional é a senadora Ana Rita (PT). Pela sua atuação, mereceria continuar no cargo, mas vai disputar vaga na Assembleia.

PASSATEMPO

ESPAÇOBÍBLICO DEUS CONCEDE VITÓRIA AO SEU POVO

Sudoku Para jogar: Preencha com números de 1 a 9 os quadrados pequenos, as linhas verticais e horizontais. Não repita.

Solução

O dicionário define “proeza” como “alguma coisa excessivamente difícil de ser feita”. É proeza alimentar 5 mil homens sem contar mulheres se crianças com o lanche de um menino (cinco pães e dois peixes); é proeza estender uma vara e o mar se abrir, deixando um caminho seco para o povo passar; é proeza tocar a trombeta por sete dias e no sétimo as muralhas virarem pó. Tudo isso Deus fez sendo o homem o instrumento. Hoje Deus quer realizar suas proezas. Todavia, apesar de todo o seu poder, Ele depende de nós e quer se servir de nós para fazer maravilhas. E quando Deus

age ninguém pode impedí-lo. O escritor afirma: “Em Deus faremos proezas” Para que Deus possa agir em nós: 1) O nosso coração precisa estar firme em Deus. Ele olha para o nosso coração, nosso caráter, nossa personalidade; 2) Precisamos ter plena confiança na misericórdia e fidelidade de Deus; 3) Precisamos clamar para que em toda a terra esplenda a sua glória. EM DEUS FAREMOS PROEZAS! Deus realiza grandes coisas com o pouco que temos. Oremos para que Deus manifeste o seu poder e em nome do Senhor possamos fazer proezas em todas as áreas da nossa vida. Deus nos abençoe!

Rev. Dr. Caruso Godinho Capelão do HECI


geral

04 QUARTA-FEIRA, 28 de MAIO de 2014 | www.aquies.com.br

Reunião para incentivar o reflorestamento Prefeitura de Anchieta reuniu comunidade para apresentar programa e sensibilizar o homem do campo Foto: divulgação

Proprietários rurais foram incentivados a aderir ao Programa Reflorestar redação Anchieta

Com o objetivo de divulgar o Programa Reflorestar, a Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEAMA), promoveu um encontro na comunidade de Belo Horizonte. A reunião foi a terceira realizada junto a comunidades para apresentar o programa e buscar sensibilizar o homem do interior a se cadastrar no Programa, que visa manter, recuperar e ampliar a cobertura florestal nas propriedades.

A principal ferramenta de estímulo para a recuperação florestal é o psa que já vem sendo aplicada desde 2009 A reunião contou com aproximadamente 20 proprietários de terras locais e adjacentes. O gerente do programa em Anchieta, Marcos Sossai, ministrou uma palestra e explicou que o Projeto Reflorestar visa garantir a disponibilidade de água e a conservação do solo e da biodiversidade, além de proporcionar também aumento de renda nas propriedades. “O Programa oferece alternativas para a recuperação e adequação ambiental das propriedades, além

de subsidiar a implantação de sistemas produtivos mais vantajosos economicamente para o produtor rural, sem perder de vista a sustentabilidade da propriedade”, afirmou o gerente. A principal ferramenta de estímulo para a recuperação florestal é o pagamento de serviços ambientais (PSA), que já vem sendo aplicada desde 2009 no Estado. Os interessados em aderir ao Programa são orientados a procurar a Secretaria de Meio Ambiente de Anchieta, que atua em parceria com o Governo do Estado, para receber informações sobre a iniciativa e a forma de adesão. Outra alternativa de adesão é o cadastro online. Basta acessar o site www.meioambiente.es.gov.br e clicar no link Reflorestar. No local o produtor rural encontra diversas informações, como metas, linhas de ação e contratos já contemplados, além de poder fazer contato direto com a equipe do Programa. Em 2013 as comunidades de Córrego da Prata e Alto Pongal foram visitadas por técnicos do Estado e do Município. Em janeiro deste ano foi a vez de São Lourenço e adjacências receberem informações. “O objetivo é abranger o maior número de produtores no município. Este é um ótimo momento para que o agricultor ou produtor se enquadre na legislação vigente e consiga recuperar sua área com subsídios do Estado”, explicou o gerente operacional de Recursos Hídricos e Naturais de Anchieta, Josielton Correia.

EWERTON M. TRÉGGIA

»» treggia@hotmail.com - OAB – ES 9217

}

TEM UM JUDAS NO PALÁCIO

... merecendo destaque ainda o fato de tê-lo feito em troca de trinta moedas de prata e usado o beijo como indicação aos capturadores de quem deveria ser preso. Passados dois séculos as histórias de traição continuaram a acontecer por todos os cantos do mundo, com todos os tipos de pessoas, independente de continente, raça, ideologia ou credo religioso sempre houve um Judas Scariote em algum lugar para apunhalar pelas costas aquele que estiver em seu caminho. Com profunda tristeza vejo que existe um Judas no Palácio de cada “rei”, embora não saibamos os reais fatos o último Papa, Bento XVI, renunciou ao papado deixando no ar a existência de uma rede de traição dentro da igreja católica, envolvendo, como no caso de Judas, dinheiro, contudo bem mais do que míseras 30 moedas. Vejo que o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, pessoa a quem admiro como cidadão, pai, marido, líder comunitário e político por demonstrar a cada dia ser um homem de coragem e muita fé possui também o seu próprio Judas, fato que tem me entristecido e preocupado. Triste por perceber que esse traidor existe, está ao lado do prefeito e pronto para agir como Judas Scariote, pelo menos no que diz respeito ao Governo Municipal, embora com objetivos quase que comuns traidor e traído sempre convivem umbilicalmente. Preocupado por ver o primeiro governo municipal

Na história contada pela Bíblia, Jesus Cristo foi traído por um de seus doze apóstolos, Judas Scariote, palavra que significa “abençoado” ou “louvado”, sendo, por sinal, o nome de apóstolo que mais vezes aparece nos Evangelhos...

que teve coragem de enfrentar e vencer por duas vezes os antigos coronéis políticos deste município, na segunda contra todos unidos, por ver um governo que priorizou as periferias e o interior, atendendo apopulação que mais necessita do poder público, fato que causa a ira dos mais abastados e privilegiados de Cachoeiro. Preocupado por perceber que quanto mais o governo enfrenta os monopólios dos poderosos empresários que não querem que suas hegemonias acabem, mais ele vem sendo abandonado e apunhalado por quem deveria zelar pelo prefeito. Sou e continuarei sendo um defensor das ações positivas, e foram muitas, do governo do prefeito Casteglione, da mesma forma minha admiração e respeito pelo Carlos continuarão a existir enquanto ele por o homem que é, faço desse texto um desabafo, uma forma de tentar colaborar para que esse traidor seja descoberto o quanto antes e assim não prejudique o trabalho já feito nesse município, bem como os que ainda estão em execução. Prefeito, continue a combater o bom combate contra os interesses das minorias privilegiadas desta cidade, continue com sue governo voltado para os mais necessitados da presença do Poder Público, que sempre foi o norte de seu Governo, não se dobre aos poderosos, continue a “olhar nos olhos de seus filhos com o orgulho” que sempre teve. Estou junto, com muitos outros, te apoiando e torcendo por você. Mas cuidado, tem um Judas Scariote no “Palácio Bernardino Monteiro”.


05

política

QUARTA-FEIRA, 28 de MAIO de 2014 | www.aquies.com.br

Prefeito pode perder o cargo redação alegre

Por oito votos a quatro, a Câmara de Alegre decidiu instaurar três Comissões Processantes para investigar o prefeito Paulo Lemos (PMDB). Agora são três denúncias em desfavor do prefeito, todas assinadas pelo presidente doPSB de Alegre, Ulisses de Campos, tratando de Infração Político-Administrativa. Segundo o documento lido em plenário, na primeira denúncia, Lemos estaria descumprido leis e decisões judiciais durante sua administração. O texto diz ainda que o prefeito pratica “atrocidades” e precisa ser investigado. No caso de número dois,o denunciante pede a apuração de ato irregular por parte do prefeito relacionadoauma contratação que teria fugido às leis. Segundo o documento, houve irregularidades no contrato de um mecânico, em caráter de urgência, com duração de 1 ano e 9 meses. “O ilustre prefeito agiu com interesse pessoal, beneficiando seus amigos de Ibi-

Lemos está sendo acusado de cometer Infração Político-Administrativa

Povo não quer mudar endereço

Moradores de São João da Lancha estiveram ontem na Câmara e disseram que não querem ser incorporados a Itapemirim

tirama”, relatou Ulisses. Na terceira denúncia, o presidente do PSB local, acusa Lemos de pagamento irregular na reforma de um veículo público que sofreu um acidente de trânsito. Segundo o texto, o prefeito teria contratado a empresa, sem passar pelas vias legais, e assinado a ordem de pagamento de próprio punho, quando não havia verba para tanto. Após a aceitação das denúncias contra Paulo Lemos, as Comissões Processantes da Câmara de Alegre terão 15 dias para investigá-las e apresentar à população a conclusão do processo. Por outro lado, o líder do Executivo deve cumprir o prazo de 10 dias para apresentar a sua defesa. Ao final das investigações, Lemos poderá ser absolvido das acusações, afastado da atividade por 180 dias ou até mesmo ter o seu mandato cassado. As últimas três vezes em que foram apresentadas denúncias, a Câmara instaurou Comissões de Investigações (CIs) que não comprovaram nenhuma irregularidade.

Foto: divulgação cmci

Foto: arquivo

Paulo Lemos terá que se defender para nãocorrer o risco de ter seu mandato cassado, se comprovadas irregularidades

Comunidade de São João da Lancha quer continuar pertencendo a Cachoeiro redação cachoeiro de itapemirim

O líder comunitário deSão João da Lancha, Adelino José Rosa, esteve ontem na Câmara Municipal para defender a permanência de sua localidade no município de Cachoeiro. A comunidade está localizada próxima à região da Safra, na fronteira com o município de Itapemirim, onde, segundo ele, começa a tomar corpo um movimento defendendo a incorporação de São José da Lancha. “Queremos continuar fazendo parte de Cachoeiro por vá-

rios motivos. A transferência traria muitas complicações, inclusive para as indústrias, como olarias e serrarias de mármore. Mas precisamos que a prefeitura faça melhorias na infraestrutura em toda a nossa região”, disse ele, que estava acompanhado por moradores de comunidades vizinhas a São José da Lancha, como Nossa Senhora Aparecida, Timbó e Pontal de Cachoeiro, entre outras. O convite para a reunião na Câmara foi feito pelo vereador

José Carlos Amaral (DEM). Entre as solicitações feitas estão os serviços de manutenção na iluminação pública e a colocação de transformadores mais potentes, já que a população das comunidades está crescendo; atendimento médico pelo menos uma vez por semana, em alguns postos; limpeza e reforma de ruas e estradas; mais linhas de

ônibus. Na reunião, ficou decidido que os moradores voltarão à Câmara na próxima semana, para apresentarem um pedido oficial de obras e serviços, que será levado ao Poder Executivo pelos vereadores. A Câmara também informou aos moradores que vai articular uma visita do Prefeito à região.


agricultura

06 QUARTA-FEIRA, 28 de MAIO de 2014 | www.aquies.com.br

15 cidades ganham caminhões Foto: leo junior/seag

Governo do ES repassou os veículos para ampliar a comercialização das frutas produzidas em solo capixaba redação estadual

O Governo do Espírito Santo e o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) confirmaram a entrega de um conjunto de caminhões, equipados com baú isotérmico, para 15 municípios capixabas. Os veículos foram adquiridos pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com recursos do MDA e do Estado, na ordem de R$ 2,6 milhões.

O Governo o MDA confirmaram a entrega de um conjunto de caminhões “É uma alegria imensa estar mais uma vez aqui na Ceasa, ainda mais para confirmar novos investimentos que vão significativamente contribuir com o fortalecimento e crescimento da agricultura familiar no Espírito Santo. Essa é mais uma parceria importante que sacramentamos com o MDA, que tem contribuído, e muito, com as ações que o Governo

A entrega dos caminhões foi realizada no entreposto central da Ceasa/ES do Estado coordena em nossa agropecuária”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, EnioBergoli. A entrega dos caminhões foi

classiaqui

realizada no entreposto central da Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), em Cariacica, durante a abertura do Dia de Merca-

do – Mostra da Tangerina Ponkan, realizado em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper),

com o objetivo de ampliar a comercialização das frutas produzidas em solo capixaba, principalmente as dos Polos da Fruticultura quando estão em período de safra. “Quando efetivamos investimentos como esse, temos a certeza que estamos no caminho certo. As boas parcerias são estrategicamente necessárias para promovermos o benefício coletivo, principalmente nas áreas rurais capixabas. A eficiência e os resultados alcançados com os trabalhos conjuntos que mantemos com a Seag são fantásticos, por isso temos o empenho em seguir captando recursos para novos investimentos no Espírito Santo”, ressalta o delegado federal do MDA no Espírito Santo, Josean de Castro Vieira. Após a entrega, que contou com as presenças de diversos prefeitos dos municípios beneficiados, do presidente do Incaper, Maxwell Assis de Souza, do presidente da Ceasa/ES, José Paulo Viçosi, do presidente da OCB/ES, EsthérioColnago, de deputados estaduais, outras autoridades, lideranças locais e produtores rurais, os caminhões já seguiram para os municípios de destino.

comunicado

comunicado

EMPRESA DE MINERAÇÃO BARRINHA LTDA. - ME., torna público que requereu do IEMA, através do processo nº 31607888, ampliação da Licença de Instalação n° 059/10 e Licença de Operação n° 11/11 para atividade de extração de mármore, situada na Localidade de Alto Gironda – Vargem Grande de Soturno, no município de Cachoeiro de Itapemirim, ES.

FRANÇA & CARDOSO LTDA. - ME, torna público que obteve da SEMMA de Itapemirim, através do processo nº 7288/14, Licença Municipal de Instalação n° 06/14, para atividade de extração de agregados da construção civil (areia), situada na Localidade de Fazenda Córrego Vargem Grande, no município de Itapemirim, ES.


07

Cultura

QUARTA-FEIRA, 28 de MAIO de 2014 | www.aquies.com.br

Grupo Comma prepara clipe Foto: divulgação

Depois do sucesso com a música “Meu lugar de viver”, o grupo de Guaçuí prepara novo clipe Serrana Filetti guacuí

Depois do sucesso alcançado com o clipe da música “Meu lugar de viver”, que fala de Guaçuí, a rapaziada do grupo Comma, que é do mesmo município, está preparando um novo clipe. A informação é de Gabriel Chazz, um dos integrantes do grupo. Dessa vez, o Grupo compôs a música “Mais que vencedor”, uma canção motivacional que fala de lutas e vitórias. O clipe foi gravado em Vitória e será lançado no próximo dia 9 de junho, às 20 horas, no Youtube, canal do Comma, e nas páginas Commaoficial e Commafanoficial, no facebook. De acordo com Gabriel, o grupo já lançou no youtube um teaser sobre o videoclipe. “Saiu um “traillerzinho” sobre o clipe, mostramos um pouco do que está por vir e também falamos sobre algumas novidades”, afirma. A respeito da música nova do grupo, Gabriel diz que

Em Vitória, a rapaziada do Comma gravou o clipe da música “Mais que vencedor”

a letra fala de força de vontade e fé. “Na verdade, a composição seria simples mesmo, mas ela se tornou nossa melhor letra e, como estamos para lançar o CD do Grupo,precisávamos de algo forte até o lançamento. Por isso, lançaremos o clipe”, explica. João Paulo Pires (JP), outro integrante do Comma, disse que a música foi escrita pelos três participantes do Grupo a partir de suas próprias experiências de vida. “O maior problema que nos impede de realizar nossos sonhos, somos nós mesmos. Quando fizemos a música, pensamos em tudo que vivemos, nas nossas lutas diárias e conquistas”, destaca JP. Para os integrantes do Comma, Gabriel, JP e Heitor Einstein, a expectativa é que o novo clipe do grupo supere o número de visualizações do clipe anterior, “Meu lugar de Viver”, que fala sobre Guaçuí. “Esperamos que o novo clipe supere a aceitação do anterior que foi mais de 30 mil visualizações nas redes sociais”, finaliza JP.


entretenimento

08 QUARTA-FEIRA, 28 de MAIO de 2014 | www.aquies.com.br

vipsdodia selfie com fãs Milla Jovovich atravessou o tapete vermelho na première japonesa do longa “Pompeii”, filme, dirigido por seu marido Paul Anderson. Simpática, Milla atendeu aos pedidos dos fãs e fez selfies com eles.

casa está esperando o primeiro filho

nua em capa de revista francesa Gisele Bündchen posou bem à vontade na capa da revista “Lui”. A modelo mais bem paga do mundo aparece nua na capa da publicação francesa, que fez uma homenagem ao Brasil por conta da Copa do Mundo 2014. A top foi fotografada pela dupla Mert e Marcus.

Mick Jagger volta aos palcos

Dois meses após a morte da namorada, L’Wren Scott, Mick Jagger voltou aos palcos. O cantor se apresentou com o grupo Rolling Stones na Telenor Arena, na cidade de Oslo, na Noruega. Mais cedo, Jagger usou sua página do Twitter para postar uma foto sua tirada no Parque Frogner, na capital da Noruega. “Ansioso pelo primeiro show!”, escreveu ele na legenda da imagem.

Daniel Zukerman, o Impostor do “Pânico”, está babando. O humorista vai ser pai de um menino, que já tem até um nome cogitado: Guilherme. Mama Maluf, mulher de Daniel há um ano e meio, contou a novidade.

Ross de “Friends” ajuda polícia O ator convidou a polícia para ir a sua casa assistir um vídeo das câmeras de segurança. Na filmagem, ficou registrado o momento de um homem esfaqueado.


09

segurança

QUARTA-FEIRA, 28 de MAIO de 2014 | www.aquies.com.br

Bandido rouba carro e bate Foto: pedro junior

Ele entrou na contramão, bateu em uma moto, perdeu o controle do veículo e bateu em três casas na fuga alissandra mendes cachoeiro de itapemirim

Um assalto terminou em acidente na tarde de ontem em Cachoeiro de Itapemirim. Por volta das 16h30, um homem, ainda não identificado pela polícia, roubou um carro e acabou atingido três casas na rua Ana Machado, centro da cidade, durante a fuga. Ninguém se feriu e o criminoso fugiu. Segundo informações da Polícia Militar, G.L.M., 50 anos, residente em São Francisco do Itabapoana, no estado do Rio de Janeiro, estava em Cachoeiro de Itapemirim acompanhado da esposa, para resolver problemas particulares. Antes de retornar para casa, eles pararam em um lanche, próximo ao colégio Ciac, quando foi abordado por um criminoso. O bandido exigiu que ele saísse do carro e atingiu a vítima com

O bandido abandonou o veículo após atingir três residências na rua Ana Machado, durante a fuga

um golpe de faca na mão. A vítima saiu do veículo, um Voyage, de cor prata, placa MSU-1011 (Marataízes-ES), e o criminoso tomou o veículo em assalto. A vítima foi encaminhada para a Santa Casa de Cachoeiro, onde recebeu os primeiros socorros e foi liberada. Quando se aproximou do estádio Mário Monteiro, no Sumaré, o trânsito estava parado e para desviar, ele entrou pela contramão na rua Ana Machado em alta velocidade, um motociclista que seguia pela rua foi atingido, caiu e logo saiu do local. O criminoso perdeu o controle do carro e bateu na frente de três residências. Ele saiu do veículo e fugiu a pé pela rua. Os moradores acreditavam se tratar de um acidente de trânsito e acionaram a polícia, que constatou o roubo ao chegar ao local. A Polícia Civil de Cachoeiro investiga o crime.

Empresário Mais uma preso por furto tentativa O crime aconteceu no dia 14 de abril, em Apiacá, e o vídeo do furto foi parar no Youtube

Essa é a segunda registrada em dois dias em Guaçuí, que convive com a intensa guerra do tráfico

ALISSANDRA MENDES APIACÁ

ALISSANDRA MENDES GUAÇUÍ

O empresário Darcy Fernandes Junior, acusado de furtar uma TV em uma loja em Apiacá, no dia 14 de abril deste ano, foi preso na tarde de segunda-feira, por policiais civis de Formosa, em Goias, onde estava escondido. O paradeiro do acusado foi descoberto após um serviço de inteligência dos investigadores de Apiacá, sob o comando do delegado Ricarte de Freitas Teixeira. De acordo com informações policiais, no momento da prisão Darcy

estava uma consulta médica em companhia da mãe Heloisa Margareth, 70 anos, que foi cúmplice do crime. Darcy ficou conhecido pelo vídeo, que foi divulgado Youtube Ele está preso no Centro de Detenção de Formosa, onde ficará até ser transferido para um Presídio capixaba. Ele vai responder pelo furto qualificado e poderá pegar de dois a oito anos de prisão, além de responder por outros crimes cometidos na região.

Na madrugada de ontem, foi registrada mais uma tentativa de homicídio em Guaçuí. O crime aconteceu por volta das 03h30, na rua Carlos Spala, no bairro Amanorte. Segundo informações policiais, um adolescente de 17 anos foi atingido por dois disparos de arma de fogo. Um tiro acertou de raspão nas costelas, outro nas costas e o terceiro na cintura. Os autores foi um adolescente de 16 anos e um adulto de 24 anos, já

identificados pela Polícia Civil. Os autores foram reconhecidos pela vítima. Essa é quarta tentativa de homicídio praticada pelo adolescente. De acordo com a Polícia Civil, a vítima contou que o adolescente atirou e arma do outro falhou. Ele conseguiu fugiu e pediu ajuda alguns amigos do bairro Roberto Mendes. A tentativa foi motivada pela guerra do tráfico de drogas nos dois bairros.


entrevista

10 QUARTA-FEIRA, 28 de MAIO de 2014 | www.aquies.com.br

‘Sempre tive gana de Justiça’ Fotos: pedro junior

Após 33 anos na PC, a delegada Ancila Zanol encerra sua carreira relembrando histórias e fatos que marcaram sua vida alissandra mendes cachoeiro de itapemirim

Considerada a ‘Dama de Ferro’ da Polícia Civil, a delegada Ancila Zanol encerrou nessa semana uma trajetória de 33 anos e três meses de trabalhos prestados para a instituição. Aos 67 anos, ela anunciou sua aposentadoria depois de importantes passagens por delegacias do sul do estado, chefia do DPJ e na Delegacia de Defesa da Mulher. Nascida em 19 de janeiro de 1947, na localidade de Paraíso Serrano, em Vargem Alta, e filha dos lavradores Amélio Zanol e Aludina Peterlle Zanol, Ancila é mãe de dois filhos, Lícia e Marcelo, e avó da pequena Lara. Foi casada uma única vez com o pai de seus filhos, com quem ficou por 22 anos. Mesmo separados, a amizade, o respeito e o carinho entre eles continua. A mais velha de nove irmãos entrou para a Polícia Civil do Espírito Santo em 1981 e disse que aprendeu a profissão no dia a dia. Após tantos anos dedicados ao trabalho, ela garante que só tem a agradecer. “Não deixei só a minha equipe de trabalho, deixei também a família que fiz no trabalho e que vai continuar sendo minha família. Só tenho a agradecer a imprensa escrita, falada, televisiva e todos os jornalistas sérios que fizeram parte do meu trabalho. Ao querido Sérgio Neves e Jackson Rangel que sempre respeitaram o meu trabalho. Sou muito grata à sociedade de Cachoeiro. E à minha família. Deixo para meus filhos a honra que atravessou minha carreira. A melhor educação podemos dar aos filhos é o exemplo, e quero que se orgulhem de mim”, disse. Em entrevista ao jornal Aqui Notícias Ancila contou como foi o início de sua trajetória até o anúncio de sua aposentadoria. Início Meu primeiro emprego foi na Secretaria de Educação, era contratada. Ganhava um salário mínimo. Depois de um

tempo, aos 22 anos, voltei ao colégio para fazer o ginásio e comecei o primeiro normal. Não tinha dom nenhum para ser professora e pulei logo para o supletivo. Naquela época em Cachoeiro tinham três faculdades: de Direito, Filosofia e Ciências Contábeis, que eram particulares. Prestei vestibular para Direito e pensei logo em fazer, porque me diziam que Direito tinha um monte de ramo. Quando minha turma de escola estava indo para o primeiro normal, eu já estava indo para o segundo ano de Direito. No terceiro ano me apaixonei por direito penal até que um dia veio uma supervisora de Vitória e me questionou porque não fazia o concurso da Polícia Civil. Era para escrivão e eu nem sabia o que era isso, mas ela me disse que seria muito bom, já que eu gostava do direito penal, então decidi fazer o concurso. Concurso Em 1980 me inscrevi. Eu era casada e já tinha minha primeira filha. Em 1981 fui nomeada. Foi uma surpresa, tanto passar no vestibular de Direito como passar no concurso da Polícia Civil. Logo depois que fiz o

concurso descobri que estava grávida. Meu filho caçula nasceu no dia 09 de fevereiro de 1981 e fui nomeada no dia 12 de fevereiro. Eles me disseram que não podiam guardar a minha vaga. Eu não tinha como fazer academia com meu filho com três dias de nascido e não podia transferir licença de contratado para efetivo. Eu tinha um atestado de um mês do médico e me deixaram ficar esse período em casa, mas ao fim teria que assumir a Delegacia de Cachoeiro. Larguei meu filho com um mês de 15 dias de nascido em casa e fui assumir a antiga cadeia municipal, que ainda pertencia ao município naquela época do fim da ditadura. Fui a primeira mulher e pisar na Delegacia da Mulher. Delegada Quando cheguei à Delegacia, não sabia nada, nem o que era um termo de declaração. Eu pensava o que eu ia fazer naquele lugar. Na força da vontade e da necessidade, eu aprendi. Quando cheguei lá ainda encontrei um delegado daqueles da ditadura que eles colocavam. Ele era um general da ditadura, ruim, maldoso e muito cruel. Nessa época conhecei

o tal do pau de arara. Fiquei horrorizada com aquilo. Falei com dois colegas de trabalho que não ia voltar mais, era muita crueldade. Eu precisava daquele emprego igual se precisa de água no deserto, mas daquele jeito não dava para voltar. Arrumaram uma sala nos fundos da delegacia para eu trabalhar, para não ter que ver tanta crueldade. Em 1985, estava caindo a ditadura e eles fizeram um acesso e ia entrar polícia de carreira. Então os comissários que já eram de curso superior de direito, eles iam automaticamente ser acessados ao cargo de delegado e todo escrivão que tivesse mais de quatro anos de direito e eu fui. No dia que eu soube que ia ser promovida a delegada não acreditava, naquela noite nem dormi mais. Fui para Vitória em 1986 para fazer minha primeira academia. Eu vim embora e Francelino ainda estava aí, não queria sair. Disputa Quando assumi fui mandada para Atílio Vivácqua, minha primeira delegacia, onde fiquei por sete meses. Em minha mente eu tinha que tomar conta daquilo tudo, e aquilo

me forçava a ter um senso de responsabilidade muito grande. Depois vagou Muqui e pedi para ir para lá para ver se melhorava. Lá fiquei três meses e logo vi que era a mesma coisa que Atílio Vivácqua. Aí vagou Itapemirim e entrei numa briga de 10 delegados. Eu era a única mulher. Os delegados e colegas me pediam pelo amor de Deus para eu não ir, o chefe do DPJ me perguntou o que eu queria para não ir para lá, o próprio Francelino disse que eu não ficava lá 10 dias. O pessoal de Cachoeiro falava que quem trabalhasse em Itapemirim e não seguisse um lado, morria. Então eu disse que era pra lá que eu queria ir, porque é lá que ia aprender a trabalhar. O meu desafio mesmo foi Itapemirim. Eu pensava que depois que eu passasse por aquela comarca, eu iria me tornar uma delegada de polícia. Lá eu aprendi a trabalhar. Foram quase quatro anos. Lá pude ampliar meu leque como delegada. DPJ Em 1991 foram criados os Departamentos, e criada a Delegacia da Mulher e então vim para Cachoeiro. Pedi para vim.


11 QUARTA-FEIRA, 28 de MAIO de 2014 | www.aquies.com.br

Estava cansada de trabalhar lá. Foram trabalhos bonitos, muita apuração de crimes, tudo em conjunto: PC, PM, P2, juiz e promotor. Lá consegui trabalhar e colocar preto, branco, político, ladrão grande, criminoso grande na cadeia. Eu trabalhava lá uma média de 13,14 ou 15 horas por dia. E eu perdi o medo. O Solon me ensinou e me ajudou muito. Sempre tive um trabalho muito amplo. Mulher No mesmo ano, em 1991 assumi a Delegacia da Mulher e em 1995, me mandaram também para o DPJ, mas sentiram que eu não era boa coisa e depois de sete meses me tiraram. Em 1997, por pura espontânea pressão, o chefe da polícia me obrigou a assumir o DPJ de novo e lá fiquei por nove anos. Eu já estava respondendo pela Delegacia da Mulher. Nesse período tivemos três delegadas na da Delegacia da Mulher, uma delas é a magistrada Graciene, que foi a última que saiu. Fiquei um ano praticamente fora só. Foram 23 anos com a Rosangela e o Edmo, que são os mais antigos de lá. Preconceito Não sofri nenhum preconceito em lugar nenhum. Era muito predestinada. Me dedicava muito, não tinha medo de nada, tinha cuidado. Fui a única delegada na história do Espírito Santo que passou

mais tempo à frente de um DPJ só. Eu fico alegre hoje, porque encontro muitos presos que passaram por mim e que me cumprimentam na rua e me agradecem por estar hoje em outra vida. Eu tinha carinho com os presos. Tinha meu momento de dureza quando tinha as rebeliões, mas sempre tive uma gana de Justiça. Para mim a coisa pior é injustiça. Quando vejo ou ouço: ‘aquele bandido’, e você vê que é um pé no chão, um pobre coitado, pé rapado, uma vítima da sociedade, uma vítima da corrupção. Ai quando fala de um alto fala: ‘o filho do Dr. fulano, do desembargador tal, o filho do delegado aposentado’, aí tem família. Há 25 anos eu falava que quem criou essa miséria que vivemos foi culpa da corrupção, em todas as áreas do Brasil. Os grandes traficantes criaram os ‘garimpeiros’. Hoje usam criança, como vemos diariamente. É o crime da miséria. Você não vê cadeira cheia de rico. Se rico fosse para cadeia vai ser uma cadeia com sauna. Isso sempre corroeu a minha alma. Por isso já subi muito morro e já passei por cima da Justiça para preservar um bem maior. Arma Não uso arma. Nunca usei arma enquanto delegada. Não gosto de arma, nunca gostei de arma. Nunca tive essa paixão por arma. Fui criada na roça,

mas meu pai não era um homem envolvido com esse tipo de coisa. A minha conduta, o meu caráter vem do meu pai e da minha mãe. Uma vez, há muitos anos, cheguei a acautelar uma arma, quando trabalhava em Itapemirim e fui ameaçada. Acautelei um revólver pequeno cinco tiros. Nem sei mexer nessas armas de hoje. Desanimei com aquilo, fui lá e entreguei o revólver e nunca mais tive arma na vida. Já dei tiro na academia, fora isso, nunca. Foram 33 anos e 33 dias e nunca usei arma. Trabalho Ajudar pessoas mais necessitadas, subir morro para ajudar idosos, crianças, pessoas doentes, isso me fez muito feliz. Esse trabalho social me deu uma alegria muito grande na polícia. Já paguei na época da cadeia fiança de R$ 100,00 para preso sair. Comprei muito remédio para preso e isso me satisfazia. As apurações de crime, como a do casal de Minas, que aquilo me fez um bem apurar. O caso do estuprador de Marataízes, que fez mais de 30 vítimas, também me fez bem em apurar, vários outros crimes que pude apurar. Pode rico na cadeia. O inquérito não é uma peça meramente informativa. O juiz se baseia muito no inquérito. Por isso gosto muito de ir ao local de crime. Foram vários fatos. Os que me entristeceram foram as violên-

cias brutais que vi. Como uma menina de 12 que o pai engravidou, isso ficou muito marcado em mim. Lei Sempre tive um entrosamento muito bom com a Justiça local e tenho até hoje. Na época, o crime de ameaça não podia se colocar na cadeia e naquela já colocava. Eu já fazia a Lei Maria da Penha. Sempre procurei trabalhar para não fazer injusta. Tive um caso no Aeroporto de estupro ‘comprovado’, quando a vítima apontou o estuprador. Ela chegou em casa sangrando e o irmão viu. Os pais acordaram e ela com medo, contou para os pais que foi estuprada. Mandei a exame e o legista comprovou. O pai perguntou quem era, o primeiro que apareceu, um vizinho deles, pessoa boa, foi acusado. Ele chorava e negava. Decidi não acabar de lavrar o flagrante já achando que ela podia estar mentindo. Mandei a família para casa e tive que deixar o ‘suspeito’ detido. No dia seguinte, a menina contou a verdade aos pais e disse que teve relação com o namorado, que a família não conhecia. Deus me iluminou naquele dia para eu não praticar uma injustiça. Polícia A polícia evoluiu muito. A polícia foi melhorando em todos os sentidos. Ainda falta muita coisa. Por exemplo, a

entrevista

Delegacia da Mulher precisa de um psicólogo, uma sede, assistente social, casa de apoio para recolher as mulheres que não podem voltar para casa, psiquiatra, funcionários. Lá hoje, é um absurdo. Não é para gente, é para atender a própria sociedade. Política Jamais pensei em ser política. Quando assumi o DPJ, logo percebi que começaram a me cortejar para me convidar a ser candidata a vereadora. Como sou filha lá do Paraíso (Serrano), transferi meu título imediatamente para Vargem Alta. Uma coisa que eu jamais queria ser é político. Prefiro ser gari. Respeito os bons políticos, apesar de serem poucos. É assim que eu penso. Aposentadoria É uma sensação do dever cumprido, com muita alegria e satisfação. Sou agradecida a todos que colaboraram: a Polícia Militar, Polícia Civil, meus superiores, em nomes dos nossos representantes daqui Dr. Faustino e Dr. Paulo Rogério, quero agradecer todos os demais, a imprensa. Sai uma mulher feliz, uma mãe feliz e uma profissional feliz, realizada. Só tenho a dizer obrigada meu Pai, meu Jesus e meu Divino Espírito Santo, por ter me acompanhado e nunca ter me deixado cair com pessoas maravilhosas ao meu lado.


12

esportes

QUARTA-FEIRA, 28 de MAIO de 2014 | www.aquies.com.br

Estrela focado no título Foto: pedro junior

Disputando a artilharia do Campeonato Capixaba, o atacante alvinegro Geraldo mostrou confiança alissandra mendes cachoeiro de itapemirim

De olho no confronto do fim de semana, que começa a decidir o título da final do Campeonato Capixaba, o Estrela do Norte segue com os treinamentos. Ontem, os jogadores realizaram atividades físicas na parte da manhã e da tarde e o mesmo devo acontecer hoje. Segundo o preparador físico, Wagner Nascimento, o objetivo agora é realizar treinamento objetivando dar ganhos físicos aos atletas. “Eles demonstraram uma entrega forte nos últimos dois jogos, que foram desgastantes. Vamos dosar os treinamentos para evitar lesões e para não caírem de produção”, disse. Por causa do cansaço do fim de semana, alguns atletas seguem poupados. “Não temos

O atacante Geraldo briga pela artilharia do campeonato e está confiante com o título

baixas na equipe. Estamos poupando alguns jogadores párea evitar um desgaste maior, mas todos estão à disposição do técnico Dário, que já vai entrar com a visão do jogo para comandar os treinamentos”, completou. Disputando a artilharia da competição, o atacante Geraldo está confiante no título. “Ser o artilheiro da competição é importante e acrescenta muita coisa em minha carreira. E se eu for o artilheiro quer dizer que fiz gols na final e ajudei o Estrela a conquistar o título”, disse. Para o confronto, ele disse que espera contar com o apoio da torcida. “Não tivemos um bom resultado jogando em casa na semifinal, mas não vamos repetir isso nesse jogo e esperamos contar com o apoio da torcida”, completou.

Caminhadas na rota turística

Todo ano, cerca de 1.200 pessoas participam das atividades do projeto ‘Caminhadas na Natureza’

redação cachoeiro de itapemirim

sessão de alongamento. Durante todo o trajeto, os participantes recebem água e são acompanhados por educador físico.

O“Caminhadas na Natureza” é realizado há quatro anos Interessados em participar da caminhada turística e ecológica devem fazer inscrição gratuita no site da prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br). É possível ir e voltar de Burarama nos ônibus disponibilizados pela organização do evento. Eles sairão às 6h de domingo, da

Foto: divulgação pmci

O projeto “Caminhadas na Natureza”, organizado pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, está de volta, com nova série de atividades no distrito de Burarama. A primeira será realizada no domingo, pelo Circuito das Cachoeiras, que oferece aos participantes a oportunidade de conhecer quedas d’água, piscinas naturais e açudes da região, além de produtos da agroindústria local. O percurso, de cerca de dez quilômetros, atravessa áreas de floresta e propriedades rurais e dura cerca de quatro horas. O ponto de partida é a praça José Gava e a saída está programada para 07h30, depois de um café da manhã e

Participantes conhecem belezas naturais e potencial turístico do distrito praça Jerônimo Monteiro. O projeto “Caminhadas na Natureza” é realizado há quatro anos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Subsecretaria de Turismo, em

parceria com a Associação de Agroturismo Circuito das Águas de Burarama (Agrocab) e a ONG Anda Brasil. A próxima caminhada está sendo programada para o mês de julho.

Edição 901  

jornal Aqui Notícias

Advertisement