Issuu on Google+

www.aquies.com.br

»» @folhadocaparao

ESTRE-ESTRE-ESTRE-ESTRELA! É HOJE: INVICTO E EM CASA

»» facebook.com/grupofolhadocaparao

esportes | Pág 12

arquivo

R$

1,00

SÁBADO / DOMINGO, 15 e 16/02/2014 | DIÁRIO | ANO 3 | N° 835 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

matriz velha completa 130 anos: veja história e desafios

»» igreja é patrimônio cultural e faz parte da história de cachoeiro e da vida de diversas famílias da região

kombi escolar pega fogo e por sorte ninguém fica ferido

VALDEIR BELTRÃO

QUE FASe, HEIN! CARRO CAI EM ESTACIONAMENTO DA CÂMARA divulgação

SEGURANÇA | Pág 11

SEGURANÇA | Pág 10

carreta desgovernada atinge van »» várias pessoas ficaram feridas e estão na santa casa

cultura | Pág 05

e vai rolar a festa: mercado municipal de cachoeiro será o palco durante essa semana

Confira a programação do Festival Multipliqui

divulgação

cultura | Pág 06


02

OPINIÃO

SÁBADO / DOMINGO, 15 e 16/02/2014

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

FILOSOFIA DE “butiquim”

sérgio neves

»» RICARDO LEMOS - ricardolemos.es@hotmail.com

»» sergiojneves@yahoo.com.br

SUMIDADE

Zozô, o eterno Rei Momo

Eles se encontraram no entroncamento da Jerônimo Monteiro com a Costa Pereira, ali onde ninguém sabe qual sinal abre pra quem e muito menos pra quem está fechado. Ela acabara de atravessar. Ele tentando decidir qual seria o momento exato para fazê-lo. - Fulano! – ela quase gritou, arreganhando os braços e os dentes, para um abraço e um sorriso. - Fulana, tudo bem?! Quanto tempo! – não era apenas uma forma de cumprimento (que dessas existem aos milhões por aí); eles realmente não se viam há muito tempo, e só naquele momento ele se apercebera disso. Sinal evidente de que aquela pessoa não estava fazendo a menor falta em sua vida. Mas gentileza sempre, era seu lema. - É verdade. Por onde você anda? (não era uma pergunta; ou pelo menos não tinha essa intenção, visto que ela não esperou uma resposta, emendando logo uma série de outras frases) O pessoal tem perguntado por você. Eu disse que você havia se tornado uma sumidade… - Sumidade?! Eu?! Por quê?! - Uai! Ninguém te vê em lugar nenhum…

Carnaval chegando, todo do povo que lotava a praça. E mundo se prepara para os fes- desse voto não me arrependo. Durante anos, ele reinou abtejos de momo , os desfiles das agremiações e a eleição daque- soluto no Carnaval de Cacholes que comandam a folia – o eiroe a cada ano ele trocava Rei Momo e a Rainha do Car- de Rainha – que ele chamava naval – e aqui na capital secre- carinhosamente de “ Minhas Xuxas” – incansável puxando ta , também não é diferente. Já vi a eleição de vários Reis as agremiações, no palanque Momo, mas , teve uma que me e nos bailes do Ita, e quando marcou e que me sinto um deixou o reinado , foi reinar tanto quanto responsável pela nos bailes carnavalescos da eleição de um deles. Carnaval Terceira Idade. A idade veio chegando , e de 1987 na praça Jerônimo Monteiro, eu trabalhava no ele pendurou as chuteiras de Rei Momo , jornalismo da mas continua ZYL -9 a Rásendo o Fred dio Cachoeiro Durante anos, ele reinou absoluto no CarnaAstaire do Bai, transmitindo val de Cachoeiroe a cada le de Gala , da a festa e chegou ano ele trocava de RaiTerceira Idaa hora da eleinha – que ele chamava de e nos bailes ção e o Djalmo carinhosamente de “ Midos cruzeiros Carvalho e o nhas Xuxas” – incansável marítimos que Toninho Mipuxando as agremiações, todo ano faz. A randa, na época no palanque e nos bailes energia já não diretor e titular do Ita, e quando deixou é a mesma dos da Semcetur, o reinado , foi reinar nos tempos antigos Valadão prefeibailes carnavalescos da , mas a alegria to , me coloTerceira Idade. contagiante caram no corpo permanece. de jurados. O Esse é o Zosaudoso Paulo Garruth , era o locutor oficial roastro Henrique de Farias, o e chamava os candidatos para Zozô , bancário , farmacêutias apresentações. Um deles co, pai , e irmão zeloso – cuja ,eu o conhecia da farmácia maior honra segundo ele , foi Silva, bom de papo , cultura dar injeção na bunda da ex miss musical extraordinária , boê- Brasil, Marta Rocha , em suas mio , humilde , entre outros andanças pelo Rio de Janeiro. tantos bons adjetivos. Se me A Linha Vermelha , hoje, palrecordo bem , - se estiver erra- co do carnaval de Cachoeiro, do, Toninho Miranda que me não vai ver Zozô. Cachoeiro corrija – deu empate e o voto teve muitos Reis Momos , mas de desempate, ou de Minerva ninguém como ele : Zozô, nos, sobrou para mim e dei o meu so eterno Rei Momo. E assim voto para ele , para a alegria caminha a humanidade.

-x-x-x-

LUZES, CÂMERA, AÇÃO 2014 nos brindou, já no comecinho, com um presente jamais sonhado: um convite para participar como ATOR em uma produção cinematográfica. Sob a batuta do incansável Léo Alves, Muqui testemunhou o ritmo frenético de gravações do curta-metragem “Pássaro de Papel”, um filme intimista e metalinguístico, voltado para a fotografia e a satisfação humana em guardar o que vê. Durante uma semana de trabalho árduo sob sol escaldante, a intrépida equipe rodou em diversas locações da cidade e da zona rural as cenas que estão se juntando para formar o primeiro curta de um menino de 22 anos, que um dia também se apaixonou pela arte de contar histórias com imagens em movimento. Ao lado de uma equipe fantástica, capitaneada por Léo Alves, ladeado com graça e competência por Cláudia Puget, ÉritonBerçaco e muitos outros braços, olhos, corações, sorrisos e suor, respirar cinema, atuar, representar para a grande tela, foi uma experiência singular. Minha gratidão aos AMIGOS, que possibilitaram essa vivência. E a MUQUI, pelos amigos! Em tempo, como marinheiros de primeira viagem que somos, é claro que estamos ansiosos pelo lançamento do filme, que se encontra em sei lá que fase. Assim que tivermos uma data, informaremos ao caro leitor. Excelente fim de semana a TODOS!!! PAZ!!! ...com Deus!!!

FALE COM A REDAÇÃO: (28) 9904 7726 EXPEDIENTE DIRETORIA GERAL: Jaísa Kleim EDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Carlos Guilherme Gomes Serrano Repórteres: Alissandra Mendes, Filipe Rodrigues, Patrícia Barcelos DiagramadorES: Carlos Guilherme Gomes e Marcelo Lopes Mothé

jornalismo.aquinoticias@gmail.com

ANUNCIE / ASSINE: (28) 3521 7726 / 3036 2960

Colaboradores: Alexandre Garcia, Ewerton Miranda

Tréggia, Guilherme Gomes, Luciana Fernandes, Ricardo Lemos, Ruy Guedes, Sérgio Neves, Wagner Medeiros Junior.

E-mails: atendimento.aquinoticias@gmail.com; publicidadefolhadocaparao@gmail.com; jornalismo.aquinoticias@gmail.com;

Circulação: ES - Anchieta, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

atendimento.aquinoticias@gmail.com

GRUPO FOLHA DO CAPARAÓ DE COMUNICAÇÃO LTDA- ME CNPJ: 10.916.216.0001-55. AV. GOVERNADOR CRISTIANO DIAS LOPES FILHO, 75, GILBERTO MACHADO, CEP 29.303-320, Cachoeiro de Itapemirim-ES. Anexo a GrafBand. Tel: (28) 3521 7726

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).


www.AQUIES.com.br

EU ME LEMBRO

(histórias da minha vida em Cachoeiro)

SÁBADO / DOMINGO, 15 e 16/02/2014 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

OPINIÃO

03

alexandre garcia

por Ruy Guedes - ruy_guedes@hotmail.com

NOSSA VIDA NO LICEU II Estudar no Liceu Muniz Freire constituía um privilégio. Além do ensino gratuito e de qualidade, nos era proporcionada uma rígida noção dos valores morais e culturais que norteariam nossas vidas no futuro.

No térreo do Liceu ficavam, ain- ver ao final das atividades do dia. da, além das classes de aula, um Eles eram, também, responsáveis laboratório de biologia e a sala dos por manter a disciplina nas classes professores de educação física, na no intervalo entre as aulas, tarefa qual fomos devidamente medidos difícil e desgastante, que acabava e pesados, além de fornecer ou- os estressando. No primeiro ano tros dados para a ficha individual nosso bedel era um tal Sebastião, que acompanhava a trajetória de individuo simplório e de maus cada aluno até o quarto ano gina- bofes, atarracado e vermelhão, sial (alunos dos cursos científico cujo mau humor era já lendário e normal eram dispensados da no Liceu. Para nossa surpresa, ginástica). E, já que falamos em entre as matérias relacionadas no educação física, vamos lembrar, currículo constava “trabalhos manuais”. Quem a de uma vez, o ministrava era nome dos proD. Glorinha, fessores: Geni simpática e agiCúrcio, Ady MaNo primeiro ano tada, que tentou dureira e Maria nosso bedel era um tal (em muitos caJosé Pinto (turSebastião, individuo sos inutilmenmas femininas); simplório e de maus te) transformar Jaider Teixeira, bofes, atarracado e aquele bando de Eurico e Náureo vermelhão, cujo mau alunos irriquieValdino (turmas humor era já lendário tos em artesãos. masculinas). no Liceu. Para nosNas demais maNum canto do sa surpresa, entre as térias estiveram pátio existiam matérias relacionadas conosco, no diversos aparetranscorrer dano currículo constava lhos olímpicos quele ano letivo, e paramilitares, “trabalhos manuais”. os professores onde periodicaAylton Bermumente fazíamos des (português), exercícios (com muita má-vontade, convém es- William Bermudes (latim), Jayclarecer). De todas as aulas, no der Teixeira (matemática), Vera entanto, as do professor Eurico Carias (desenho artístico), Marieram as preferidas. Isso porque ele lene Rios (história), Herta Athayera adepto do futebol (diziam que de (francês), Elias Moysés (geoera técnico do Cachoeiro F.C.) e, grafia) e a já citada Evany Ramos conseqüentemente, no seu horá- (canto orfeônico). Após dez mirio as peladas eram inevitáveis e nutos de intervalo entre uma aula e outra, ao soar da campainha, os bastante concorridas... Havia um bedel (ou inspetor de professores, de terno e gravata, alunos) para cada quatro turmas. entravam solenemente nas salas, Cabia a ele recolher as cadernetas onde os alunos aguardavam de de presença, carimbá-las, e devol- pé, respeitosamente em silêncio.

À MATROCA Um amigo mais vivido e mais experiente do que eu me escreve para demonstrar que o país está à matroca. Começa afirmando que “nada justifica a falta de ordem, nem mesmo a democracia”. E acerta na mosca.

“A violência aumenta, a criminaHá muita gente confundindo lidade está fora de controle, a cor- democracia com bagunça. Esquerupção campeia em todos os níveis, cem o dístico da bandeira: “Ora segurança é ineficiente, o serviço dem e progresso”. Ordem vem em de saúde pública está à beira da fa- primeiro lugar e é condição para o lência e a educação sujeita aos avan- progresso. A bagunça afugenta inços da permissividade.” - constata vestidores e até brasileiros que, aos ele. “A ineptocracia que se instalou milhões, estão preferindo férias no no país, faz com que tenhamos altos exterior, mais seguro e mais barato. índices de assaltos, roubos, seques- Os políticos e governantes parece tros, furtos, homicídios, latrocínios, que estão vivendo numa redoma, estupros, quebra-quebras, vandalis- apartados do Brasil real. Tanto que a mos e todo tipo de crimes. Todos prioridade no Congresso, neste ano os dias, ônibus e outros carros são quase nulo por causa de carnaval, queimados. A siCopa e eleições, tuação carcerária não inclui a preé um absurdo.” servação da vida A lei protege o bandido - Há ainda as dos brasileiros, menor de idade. O sisinvasões, a desameaçada diariatema judiciário é lento, truição de bens mente pelo banintrincado e permissível públicos e privaditismo e a desora inúmeros subterfúgios dos, os sem-terdem. Ninguém ra, os sem-teto, tem coragem processuais. Com isso, o os índios, que de mudar as leis bandido perdeu o respeito embora nasçam penais, inclusive pela polícia. E o povo está no Brasil não para acabar com perdendo o respeito pelas são considerados a casta de inimautoridades, pelos goverbrasileiros, o tráputáveis - os bannantes e pelos políticos, já fico de drogas, didos com menos que esses só pensam em pode armas e de de 18 anos. liticagem para se eleger. mulheres. Há os Dizem que só imigrantes clano voto é a soludestinos. O goção - e estamos verno dá guarida num ano eleitoa criminosos internacionais conde- ral. Mas o voto tem sido problenados. A lei protege o bandido me- ma, e não solução. E ainda que nor de idade. O sistema judiciário se queira solução pelo voto, a lisé lento, intrincado e permissível a ta de candidatos é medíocre, não inúmeros subterfúgios processu- deixando opção para quem quiser ais. Com isso, o bandido perdeu o eleger o capaz, o apto, a honesto, o respeito pela polícia. E o povo está altruísta. Mas não há solução fora perdendo o respeito pelas autori- do voto, ainda que possam sonhar dades, pelos governantes e pelos com ela. E quem quiser mudar o políticos, já que esses só pensam país, que comece por si e pelo seu em politicagem para se eleger. E ambiente de influência. Ou contiestá perdendo a paciência. - é o que nuamos ladeira abaixo, à matroca, constata meu sábio amigo. como lembra meu amigo.


04

ESPECIAL

SÁBADO / DOMINGO, 15 e 16/02/2014

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Uma igreja para chamar de sua

»» Nosso Senhor dos Passos, a Matriz Velha, é um patrimônio cultural, religioso e social, encanta visitantes e está no coração de Cachoeiro No ano de 1882, o Capitão Francisco de Souza Monteiro, residente em Monte Líbano e pai do presidente Jerônimo Monteiro, e do primeiro Bispo nascido no Espírito Santo, D. Fernando de Souza Monteiro, tomou nova iniciativa e fez erguer, naquele local, a Igreja que recebeu a denominação de “Senhor dos Passos”, também conhecida como “Matriz Velha”. O local é um dos pontos de visitação turística do município. Essa semana, a igreja completou 130 anos. Localizada no bairro Independência, a igreja guarda consigo um tesouro cultural e religioso. Atualmente, quem está à frente é o padre Evaldo Praça Ferreira. No próximo mês, padre Evaldo completa um ano na paróquia. Ele conta que a igreja se tornou uma referência cultural, social e principalmente religiosa. “As pessoas têm ligação afetiva com esse local. Muitos têm avós e pais que se casaram aqui e acabam querendo o mesmo. Para mim, é uma responsabilidade grande e um prazer enorme conduzir a igreja, entendendo seu papel evangelizador e também na sociedade, já que todos os dias pessoas visitam o espaço”, comentou padre Evaldo. Por fora, a igreja foi revitalizada. Por dentro, ainda precisa de restauração, mas o charme e a beleza impressionam. A arte expressa nas paredes e pilares é uma atração à parte. Mas

mesmo. Isso é importante. As pessoas chegam aqui e são acolhidas. Nós conversamos e interagimos bastante uns com os outros”, disse.

fotos: rafael duarte

Desafio

a não é só o aspecto cultural que impressiona. A vida da igreja é bem movimentada. “Nossa comunidade eclesial é muito boa. Temos um centro social com mais de 20 voluntários, entre médicos, dentistas, psi-

cólogos, assistente social, entre outros. Essa é a nossa presença social e evangelizadora”. Uma característica da Matriz Velha é a possibilidade de introspecção, estando no meio de um cen-

tro urbano movimentado. “Apesar de estar na cidade e em um local de rotina intensa, as pessoas entram aqui e é como se fosse um recolhimento. Esquecem lá fora e se conectam a Deus”, acrescentou o padre.

Em se tratando de vida religiosa, a Matriz mantém viva a chama. “Fiquei impressionado com o povo de Cachoeiro. A gente vê a presença muito firme e fiel das pessoas na missa. Temos vida de comunidade

Um dos desafios da igreja, e não só a Matriz Velha, é renovar seu quadro de fiéis. “Antigamente, o programa das famílias era ir a igreja domingo à noite. Hoje em dia é um pouco diferente. Mas a gente percebe que muitos pais frequentam sem seus filhos, ou filhos sem os pais. Enfim, nossa missão é levar o evangelho e compartilhar a vida de igreja com nossos irmãos”, acrescentou padre Evaldo. Ele pondera também que existe uma questão antropológica que liga o homem a Deus. “O homem nasce com essa necessidade, um vazio que só Deus preenche. Então, a igreja acaba sendo o caminho para que ele encontre isso”, disse. Outro desafio grande é a restauração interna da igreja. “Temos que conservar esse patrimônio. É um tesouro para as gerações futuras. Já estamos com esse processo em andamento. O vice-governador se comprometeu a ajudar com R$ 495 mil. Nossa expectativa é que isso se desenvolva e de fato aconteça, num curto espaço de tempo”.

Aniversário

No dia 10 de fevereiro, a igreja Nosso Senhor dos Passos completou 130 anos de abençoada e inaugurada.


SÁBADO / DOMINGO, 15 e 16/02/2014

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

ECONOMIA

05

vargem alta

Carnaval nas montanhas movimenta economia de Vargem Alta Além de proporcionar alegria e descontração para toda a família, o tradicional Carnaval das Montanhas, em Vargem Alta, também representa crescimento econômico para toda região. Faltando menos de 15 dias para o carnaval, não há mais vagas nos hotéis e pousadas na sede do Município. Aproximadamente 160 apartamentos com capacidade para até duas pessoas, já estão reservados. Vale ressaltar que um dos estabelecimentos consultados está com sua capacidade máxima reservada para 30 turistas do estado do Rio de Janeiro. Com a falta de vagas, alguns turistas estão optando pelo aluguel de ca-

divulgação

»» A expectativa da Associação Comercial de Vargem Alta é de que o comércio movimente cerca de R$ 1 milhão

sas para passar os cinco dias de folia. A expectativa da Associação Comercial de Vargem Alta é de que o comércio movimente cerca de R$ 1

milhão. Hotéis e restaurantes são os segmentos mais beneficiados, acompanhados dos demais. “Com o carnaval o turismo ganha mais força, haja

vista que o clima ordeiro e familiar de Vargem Alta, atrai sempre mais turista para o município. Sendo assim, todo o comércio local é fomentado apresentando

grandes resultados para economia do Município. Desta forma, a cada ano os comerciantes elevam suas expectativas e se preparam para atender a todos da me-

lhor forma possível.” Disse o presidente da Associação, Ricardo Dalfior. Além do tradicional carnaval de rua que acontece a mais de 60 anos, sítios, cachoeiras, áreas de laser, gastronomia entre outros atrativos recebem a visita de milhares de pessoas. Para o secretário de cultura, turismo e esportes de Vargem Alta, Elias Abreu de Oliveira (Maninho), essa variedade de opções é o fator determinante para a escolha do turista pelo carnaval nas montanhas. Todas informações referente a programação do carnaval nas montanhas de 2014, estão disponíveis no site www. vargemalta.es.gov.br.

presidente kennedy

Alta da mandioca anima produtores de Presidente Kennedy Quem tem o hábito de comprar farinha de mandioca, ou o aipim (mandioca mansa) nos mercados, notou que o preço anda bastante salgado. Isso porque o valor do produto mais que triplicou nos últimos meses. Ruim para os consumidores, mas bom para os produtores. Em Presidente Kennedy, que possui a maior produção do Sul do Estado, os agricultores estão animados com a lavoura.

No município litorâneo -, que tem sua economia composta em 80% pela agricultura -, são mais de 1.900 hectares de área plantada com a raiz. Mais de 250 famílias se dedicam a esta cultura, como forma de agricultura familiar. A produção anual gira em torno de 38 mil toneladas, e as vendas trazem para o município um valor de aproximadamente R$13 milhões por ano. De acordo com o secre-

tário municipal de Agricultura, Josélio Antônio Altoé, há alguns anos o preço da raiz se estabeleceu na média de R$0,14 a R$0,16 por quilo. No mês passado esse valor chegou a R$0,52 (o que encareceu também os derivados, como a farinha, por exemplo). Agora o valor está se estabelecendo em torno de R$0,34 a R$0,35. Analisando os motivos que causaram tamanho aumento, Altoé elencou

divulgação PMPK

Preço baixo reduz a produção Em Presidente Kennedy, até 2012, três fábricas de farinha ainda estavam em operação. “Já tivemos até cinco fábricas anos atrás, produzindo variados tipos de farinha, o que conferiu à cidade a fama nessa área. Porém, as dificuldades como o preço baixo da raiz e a escassez de mão-de-obra, fizeram com que elas

fechassem, infelizmente. Hoje nós encaminhamos parte da produção para ser processada em Marataízes (20%) e outra para o município fluminense de São Francisco do Itabapoana (80%)”, disse o secretário de Agricultura. Segundo um dos diretores da Cooperativa de Agricultores, Oldecyr Batalha, tamanha era a

desvalorização que muitos acabaram abandonando mesmo o plantio. “Muita gente desistiu. Eu mesmo cheguei a vender a mandioca por R$0,02, R$0,03 o quilo. O preço estava muito ruim. Isso não dava nem para pagar para o pessoal colher. Com o preço de hoje estamos bastante animados”, afirmou.

quatro fatores que somados resultaram no disparo do preço. “Tivemos nesse período o excesso de chuvas no Sul do

país; a seca no Norte; a diminuição gradativa do volume de área plantada e o preço baixo nos últimos anos (que fez com

que muitos produtores abandonassem a cultura, reduzindo ainda mais a disponibilidade da raiz no mercado)”, explicou.


06

CULTURA

SÁBADO / DOMINGO, 15 e 16/02/2014

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Folia começa nesta semana no Mercado Municipal

»» Durante os três dias, serão oito atrações no total. As atividades são abertas a população PATRÍCIA BARCELOS patriciabarcelos.aquinoticias@gmail.com

As atrações do carnaval 2014 em Cachoeiro, começam na próxima terça-feira (18), no Mercado Municipal São João. As atividades são abertas a população. Durante os três dias, serão oito atrações no total, entre elas estão o 3º Concurso de Marchinhas “Prêmio Sérgio Sampaio”, a escolha do Rei Momo e da Rainha e o lançamento oficial

da Liga das Agremiações Carnavalescas de Cachoeiro, que, a partir deste ano, será a entidade responsável pela organização dos desfiles. No dia 20, último dia de atividades no prédio histórico, a folia ficará por conta da Orquestra Popular Céu da Terra, do Rio de Janeiro, que promete muito samba, frevos, maracatus, marchinhas e maxixes. O grupo, formado a partir de um bloco carnavalesco do bairro de Santa Tereza, recria

divulgação

programação 18 de fevereiro (terça-feira) 19h – Apresentação oficial dos sambasenredos das Escolas de Samba da cidade 20h – Lançamento oficial da Liga das Agremiações Carnavalescas de Cachoeiro 21h – Apresentação das baterias das Escolas de Samba 19 de fevereiro (quarta-feira) 20h – Eliminatória do 3º Concurso de Marchinhas – Prêmio Sérgio Sampaio 21h – Concurso do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2014 22h – Apresentação do grupo Kê Swing Bom “Só Marchinhas” 20 de fevereiro (quinta-feira) 20h – Final do 3º Concurso de Marchinhas – Prêmio Sérgio Sampaio 21h30 – Apresentação da Orquestra Popular Céu na Terra A partir do dia 28, a folia continua na Linha Vermelha. Até o dia 1º de março, o local vai receber desfile de blocos, shows, concursos e desfiles das escolas de samba. em seus shows o calendário festivo e as manifestações da

cultura popular de diversas regiões do país.

MUQUI

Confira a programação do Festival Multipliqui, em Muqui Para os apaixonados pela cultura capixaba e brasileira, tem início no dia 18 de fevereiro o Festival Multipliqui, realizado na cidade de Muqui, no sul do Estado. Multipliqui é o Festival Jovem de Integração Cultural de Muqui. Todo o elenco foi sele-

cionado através do edital cultural, aonde compõem a estrutura do evento com oficinas, shows locais e nacionais. A festa é toda voltada à estimulação aos jovens de mostrarem seus talentos vislumbrando a ideia de intercâmbios culturais

e de linguagens entre os mesmos, podendo aproximar cada vez mais a cultura e o público. Muqui é interpretada pelos moradores como a ?cidade do cinema? contendo assim em suas oficinas design, artesanato, cinema, música e moda. O

evento é um projeto que visa propiciar atrativos locais gerando assim um crescimento econômico para a cidade e os bairros. O Festival será realizado até o dia 23 de fevereiro de 2014 e conta com a ajuda do proje-

to Funcultura da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult) e de outras empresas. O evento é gratuito. Todas as oficinas terão como inspiração a cultura local, a cultura da cidade. Entre as apresentações haverá desfiles de moda,

lançamento de revista e mostras de filmes. Terão como oficineiros Cláudia Puget, Sandra do Bijoca, Wander Polati, Leandra Passini, Luiza Lubiana, Wilson Ferreira, Juracy Mattos, Léo Alves, Ériton Berçaco, Mariana Candido e Jayne Floriano.

Confira a Programação das oficinas: 18/02 - Terça-feira

Lubiana - Teatro Neném Paiva

Paiva - Distribuição Gratuita

16h|Oficina Pequenos Designers Culturais/ parte 1 - “Influências da Cultura na linguagem do design” - Wilson Ferreira - Teatro Neném Paiva

18H|OFICINA de Moda/ parte 2 - “Muqui na Passarela: cultura o corpo e na alma” - Wander Polati - Teatro Neném Paiva

19h|Oficina de Artesanato/ parte 1 - “Bois Pintadinhos em Miniatura” - Sandra do Bijoca - Teatro Neném Paiva

16h|Oficina de Cinema/ parte 2 - Dirigindo um filme - Luiza Lubiana Teatro Neném Paiva

20H|OFICINA de VJ e Videomapping - Equipe Pixx Fluxx - Praça central de Muqui

19h|Oficina de Maquiagem criativa - “Cultura Popular no rosto e na alma” - Wander Polati - Teatro Neném Paiva

19h|Oficina de Artesanato “Palhaços de Folia de Reis em Miniatura” - Juracy Mattos de Oliveira - Teatro Neném Paiva

10h|Oficina de cinema de bordas para adolescentes - Léo Alves

19h|Mosaico Cultural - Leandra Passini - Teatro Neném Paiva

19h|Oficina de Maquiagem Criativa/ parte2 - “Cultura Popular no rosto e na alma” - Wander Polati - Teatro Neném Paiva

11h|Distribuição e exibição de filme - “o palhaço menino: histórias de quem, desde pequeno, sonha e vive as folias de reis” - Léo Alves

19h|Mosaico Cultural - Bate papo - Teatro Neném Paiva

16h|Oficina pequenos designers culturais | parte 2 - “Influências da cultura na linguagem do design” - Wilson Ferreira

19h|Introdução à Oficina de Artesanato - Cláudia Puget - Teatro Neném Paiva 19/02 - Quarta-feira

18h|Oficina de Moda/ parte 1 - “Muqui na passarela: cultura o corpo e na alma” - Wander Polati - Teatro Neném Paiva 20/02 - Quinta - feira 9h|Oficina de Cinema/ parte 1 - Dirigindo um filme - Luiza

19H|LANÇAMENTO da Revista OPS - Publicação de Jornalismo Cultural e Literatura - Teatro Neném

21/02 - Sexta-feira

13h|Oficina de

cinema de bordas para adolescentes - Léo Alves 14h|Distribuição e exibição de filme - “O palhaço menino: histórias de quem, desde pequeno, sonha e vive as folias de reis” - Bate-papo com o diretor Léo Alves 22/02 - Sábado 14h| Oficina de literatura|revista ops Ériton Berçaco, participação de Mariana Candido e Jayne Floriano - Oficina direcionada para professores - Teatro Neném Paiva. Confira a programação dos Shows: 21/02 - Sexta-feira 20h|Sexta sonora cultural /parte 1 - Show de André Prando (ES) - Praça Central de Muqui (ES). 21h|Sexta sonora cultural / parte 2 - Show da banda Nove Zero Nove (RJ) - Praça Central de Muqui (ES). 22h|MUSICAÊ - festival

de música negra de muqui (ES) - Show com a banda Alma Livre (SP) -Praça Central de Muqui (ES). 23h|Show multipliqui 1 - Show com a banda “Sol na garganta do Futuro” (ES) Praça Central de Muqui (ES). 00h|Show multipliqui 2 - Show com Santiago Emanuel (ES)Praça Central de Muqui (ES). 01h|Show de encerramento - Show com Fepaschoal - Praça Central de Muqui (ES). 22/02 - Sábado 15h | Ensaio aberto do “Boi Cyclone” - Praça Central de Muqui (ES). 16h30 | Apresentação da banda “Na Estrada” (ES) Praça Central de Muqui (ES). 17h30 | Ensaio aberto do “Boi do Bijoca” - Praça Central de Muqui (ES).

20h | Show com “Pó de ser Emoriô” (ES) - Praça Central de Muqui (ES) | Oferecimento: Projeto Circulação Cultural da SECULT (ES). 21h | Desfile de Moda “Muqui na Passarela” - Praça Central de Muqui (ES). 22h | Show com a Banda “Nevilton” (PR) - Praça Central de Muqui (ES). 23h | Show com a banda “Pessoal da Nasa” (RJ) - Praça Central de Muqui (ES). 00h | Show com a “Orquestra Voadora” (RJ) Praça Central de Muqui (ES). 23/02 - Domingo 16h | Exibição da Web TV “Faixas” e “Doc João” - Teatro Neném Paiva. 17h | Cine Expurga | Apoio: Expurgação Teatro Neném Paiva.


SÁBADO / DOMINGO, 15 e 16/02/2014

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

“Dia de Kurt Cobain” terá estátua e exposição sobre Nirvana A pequena cidade de Aberdeen, berço do Nirvana receberá uma estátua do músico em seu Museu de História, que, a partir da semana que vem, abrigará uma exposição sobre Cobain e o Nirvana. As novidades fazem parte da programação do “Dia de Kurt Cobain”, que acontece no próximo dia 20. A data foi instituída no mês passado para homenagear o guitarrista, morto em abril de 1994.

Sabrina Sato posa no morro e fala sobre carnaval: ‘Não me acho gostosa’ Ela é paulista, de origem libanesa, japonesa, brasileira, e dona de um dos corpos mais desejados da avenida. Apesar disso, Sabrina Sato, rainha de bateria da Unidos de Vila Isabel e madrinha da Gaviões da Fiel, não se considera nada demais. “Não me acho gostosa. Me acho esquisita, fora do padrão, tenho uma pinta no meio da testa, sou meio japonesa, meio libanesa. Procuro valorizar o que tenho de bom”, diz ela, modesta.

Uau! Nana Gouvêa posa de lingerie vermelha

07

Angels da ‘Victoria´s Secret’ fazem topless em capa de revista Para a capa da edição comemorativa de 50 anos da revista americana “Sports Illustrated”, eles escolheram não uma, mas três angels da “Victoria´s Secret”. Como se não fosse suficiente, Nina Agdal, Lily Aldridge e Chrissy Teigen ainda fizeram topless para a capa da edição especial da publicação.

Solteiro, Neymar não comemora Dia dos Namorados lá fora: ‘Fail’

Ontem foi comemorado o Dia de São Valentim, comumente conhecido como o Dia dos Namorados, ao redor do mundo. Neymar não teve com quem comemorar a data na Espanha e declarou sua insatisfação no Instagram: “Valentine’s Day Fail” (algo como “Dia dos Namorados fracassado”).

Uau! Nana Gouvêa posou usando uma lingerie vermelha em seu apartamento em Nova York, nos Estados Unidos. Na madrugada de ontem, a atriz presentou seguidores no Instagram com fotos em que aparece de calcinha e sutiã.

HORÓSCOPO Áries

20/03 20/04

Orgulho e dogmas são confrontados. Algo que está velho deve ser deixado para trás para que novos caminhos possam se abrir. Sol, Lua, Saturno e Mercúrio se desentendem, indicando que a comunicação está dificultada.

Libra

23/09 22/10

Sua flexibilidade, sua diplomacia, sua paciência e a sua capacidade de encontrar soluções criativas são testadas pela Lua cheia. A pressão exercida pelas circunstâncias pode causar ansiedade. Não é um bom período para gastar demais.

Touro

Gêmeos

21/04 20/05

Agora é hora de reunir forças, exercitar habilidades diplomáticas, pesquisar novas soluções e estratégias. Procure analisar e compreender os resultados de suas experiências e revisar os processos produtivos para aprimorar-se.

Escorpião

23/10 21/11

Uma retirada estratégica pode ser necessária. Lua, Sol e Saturno se desentendem, a comunicação e os assuntos práticos ficam dificultados. O melhor a fazer é cultivar autonomia ou se recolher por um tempo para refletir e se organizar.

21/05 20/06

A sensação pode ser de peso e estagnação, demoras em pauta. A Lua briga com Sol, Saturno e Mercúrio, é tempo de reavaliação para que tudo funcione melhor, para que possa agir com mais agilidade no futuro e aumentar sua produtividade.

Sagitário

22/11 21/12

O período é de finalização e organização. A Lua cheia briga com Saturno, evite conflitos no trabalho. Continue a reunir forças e passar em revista os últimos detalhes. Júpiter retomará o movimento direto apenas no próximo mês.

Câncer

21/06 21/07

É tempo de deixar para trás velhas atitudes. Muitas situações chegam ao clímax com a Lua cheia: evite acumular compromissos, procure fazer pausas no trabalho e revisar os detalhes que o ajudarão a superar todos os inconvenientes.

Capricórnio 22/12 21/01 Você reformula crenças relacionadas com a forma de ganhar dinheiro e adquirir posses. Sol, Lua e Saturno se desentendem: cultive silêncio e introspecção, prefira agir por conta própria e evite discutir sobre assuntos importantes.

Leão

22/07 22/08

É importante cultivar a liderança, a visão de futuro, a grandeza de espírito e a fé. Procure a medida certa. Atenção com o orgulho e as armadilhas do ego em geral. A Lua cheia acontece em seu signo em desarmonia com Saturno.

Aquário

21/01 18/02

Período de contenção e retração. Lua cheia em tensão com Saturno e Mercúrio, prefira o recolhimento. É tempo de restaurar suas energias e avaliar os recursos que possui. Evite tocar em assuntos delicados com pessoas próximas.

Virgem

23/08 22/09

Continua a tendência para mal-entendidos, cuidado redobrado ao trocar informações. É hora de ajustar as pautas finais e fixar as novas. A Lua cheia briga com Saturno evidenciando questões profissionais.

Peixes

19/02 19/03

Reflita sobre o desenvolvimento que conseguiu nos níveis humano, material e social. É tempo de liberar o excesso de bagagem. O céu pede que se desprenda de algo que já não serve mais para poder evoluir e prosperar.


08

SÁBADO / DOMINGO, 15 e 16/02/2014

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

classiaqui.aquinoticias@gmail.com

imóveis 1248 – Vende-se terreno medindo 219m², com 40m² de área construída, com 02 quartos, sala, copa, cozinha e banheiro. Rua José de Alencar, bairro São Luiz Gonzaga, valor R$ 60.000,00. Tratar pelo telefone – (28) 99977-2051 / 3036-8837, Marcos. AN 018 – Vendo sala comercial com 40,00m², frente para Avenida Francisco Lacerda de Aguiar, sol da manhã, garagem privativa. Ótima localização - bairro Gilberto Machado em frente à Clínica de Acidentados, Condomínio Arpoador Business Center. Excelente oportunidade! Preço a combinar: (28) 99222-3791/(28) 3036-1878. 1354 – Aluga-se casa em Marataízes na Rua do Cajueiro (perto do Shopping Sul) 3 quartos, varanda, terraço e garagem para 3 carros (28) 99959-6002, Joana.

REFLORESTAMENTO – (28) 98115 -1789, Davi. 1259 – Vende-se terreno de 200m² com 60% plano no bairro Monte Belo (rua da piscina) R$ 10.000,00 (28) 99986-8723, Cristina.

serviços 1368 – Montador de móveis - FERNANDO – Montagem, desmontagem e consertos (28) 9.9916-5897. 1077 – Montador de móveis com os melhores preços e excelente atendimento Milton, (28) 99963-1571. 1267 - Elita Produção de Noivas. Penteados, maquiagens para noivas e madrinhas, (28) 99901-7300. 1153 – Churrasqueiro para festas e eventos, Jairzinho (28) 99955-0430.

1275 – Bancos de Fiat Strada 2012 em excelente estado R$ 600,00 – (28) 999772051 – 3036-8837. 1251 – Kit gás automotivo R$ 1.000,00 – (28) 99925-0618, Tarcísio.

motos AN 019 - Vendo Honda CG 150 titan, modelo EX (completa), ano 2010, cor cinza. 20.000 Km rodados. R$ 5.700,00. Tel.: (28) 99969-9462 ou (28) 99971-5207 - Marlúcio. 1330 – Vende-se CG 150, ano 2008 doc ok – R$ 3.800,00 – 3518-9903 Claudiomar. Vende-se uma moto Honda CB 300 amarela 12/12 com 3.200 km rodados. R$ 10.500,00. Tratar com Hely: (28) 992560000.

1323 – Cama solteiro com criado R$ 250,00 - (28) 99977-2051 – 3036-8837, TVC.

1273 – Relógio Cuco antigo R$ 1.000,00 – Informações (28) 99884-2298 Marcos.

1284 – Freezer Brastemp 270 litros marrom R$ 450,00 - 99909-7262 Luiz.

1324 – Cama solteiro madeira cerejeira R$ 200,00 - (28) 99977-2051 – 3036 8837, TVC.

1049 – Aparelho de ginástica Abswing – R$ 60,00 – 3036-8837 / 99977-2051.

1274 – Fogão Continental branco 4 bocas R$ 150,00 - (28) 9977-2051 – 3036-8837.

1319 – Criado customizado R$ 120,00 (28) 99909-7262 Luiz.

1363 – Esteira elétrica Caloi R$ 700,00 (28) 99909-7262, Luiz.

1276 – Vídeo Game antigo Atari - R$ 300,00 - (28) 99977-2051.

1304 – 2 bancos para escritório longarina com 2 acentos cada em tecido verde R$ 160,00 - (28) 99977-2051 - 3036-8837 Luiz.

1054 – Aspirador de pó cara carro com tomada de encaixe no acendedor de cigarro R$ 70,00 - (28) 99977-2051.

1007 – TV Gradiente de 29”, R$ 280,00 – 99977 2051 / 3036-8837. 1154 – Conserto de aparelhos eletrônicos a domicílio – (28) 99905-0952, com Sansão.

móveis

1222 – Vendo Triciclo com motor 1.600 emplacado em bom estado – R$ 12.000,00 - 3522-7288 – 99966-2408 José Guimarães (Popô).

1377 – 6 cadeiras de madeira com encosto e acento também em madeira R$ 45,00 cada 3037-8837 (28) 99977-2051, TVC.

1350 – Vende-se sítio na Tijuca (Lambari) com 3 alqueires, nascente, árvores frutíferas e plantação de banana. R$ 350.000,00 - Aceiro casa em Cachoeiro (28) 99884 2156 Tereza – (28) 99975 0627 Eduardo.

1154 – Conserto de aparelhos eletrônicos a domicílio – (28) 99905-0952, Sansão. 1126 – Ricardo Campeão - Música ao vivo de qualidade para festas, bares e eventos 99992-6737.

eletrodomésticos e eletrônicos

1378 – Estante pequena, em madeira com 2 baús e i prateleira R$ 120,00 3037-8837 (28) 99977-2051, TVC.

1351 – Vende-se área plana em Conduru com 8.000 m² próximo a rodovia com estrada em boas condições R$ 80.000,00 (28) 99952 7232 Paulo.

1125 – Eletricista especializado - Brígido Louzada 9975-0076.

1380 - TV Led HDMI LG 42 pol. NOVA na caixa R$ 1.650,00 - 3037-8837 (28) 99977-2051 TVC

1379 – Estante pequena em madeira com 1 baú e 2 prateleiras R$ 120,00 - 30378837 (28) 99977-2051, TVC.

1306 – TV Semp 20 polegadas R$ 280,00 (28) 99977-2051 3036-8837.

1373 – Berço cesto rústico com lindo acabamento R$ 180,00 - 3037-8837 (28) 99977-2051, TVC.

1326 – Vende-se casa no bairro Alto Eucalipto 2 quartos, sala, cozinha, garagem para 2 carros e área murada na frente – R$ 16.000,00 ou aceitamos ofertas - 3518 -9903, Claudiomar. 1303 – Aluga-se excelente apartamento em Marataízes perto da Rodoviária nova com 3 quartos, 2 banheiros, e demais dependências do Natal ao Carnaval (28) 99885-9286, João Durval. 1292 – Casa com 2 quartos, sala, cozinha 120 m² de terreno e 60 m² construídos no Km 90 divisa com o bairro São Francisco de Assis (próximo da escola) R$ 70.000,00 - (28) 99968-5963, Mateus. 1052 – Sítio de 1 alqueire e meio em Ibitirama, 7.000 pés de café, capineira, plantação de banana prata, pasto para 10 cabeças de gado e 2 nascentes a 1 km da cidade – R$ 130.000,00 – 99909 -7262, Luiz. 1043 - Área em Moitãozinho aprox. 60.000 m² (pasto) com córrego R$ 600.000,00 (28) 99909-7262, Luiz. AN 004 – R$ 200.000,00. Casa duplex, área piscina, casa nos fundos, 2 quartos em cima, sala, sacada, 1 banheiro. Embaixo, sala, copa, cozinha, banheiro, churrasqueira, piscina, garagem, terraço. Bairro Otto Marins, em frente a Sul Outdoor. Pode ser financiada pela Caixa. 9959-8725. (22) 9833-9686. Cláudia. 1062 – Vende-se ampla casa com 4 quartos, cobet.2 quar. e banh. na cober, garg. p/ 5 carros e grande quintal totalizando 750m² podendo ser usada para fins comerciais em local com grande potencial e área que comporta a construção de um prédio na Rua Demétrio Ultramar R$ 200.000,00 - 3036-8837 / 99977-2051. 1197 – Vende-se terreno de 326m² no bairro Sumaré, frente para o bairro Gilberto Machado, fundos p/ o bairro Sumaré. Falar com Gislene pelo fone: 99913-7806 ou 3036-8837 / 99977-2051.

1150 – Marceneiro especializado - Jaime Sidney Brumatte 99979-0314. 1208 – Pinturas com acabamento de alto padrão, decorativas, texturas e pátina 99959-4655 Jorge. 1210 – Limpeza de piscinas – Zulu (28) 99967-9107. 1211 – Cama elástica, aluguel para festas e eventos – Tereza (28) 99916 3074. 1212 – Churrasqueiro Profissional para festas – Zulu (28) 99967-9107. 1195 – Costureira – Dona Enir – Confecção e consertos de roupas em geral, no B. Amarelo – 3518 0401 1197 – Eletricista profissional – (28) 99911-3533 - Zaga. 1235 – Vendo artesanato em crochê com barbantes coloridos, crus e barrocos. Aceitamos encomendas (28) 99916-8635 – 3588-1758. 1245 – Curso de reforço e acompanhamento de Biologia e Química para pré-vestibular e 3º grau em Vitória (Jardim da Penha) (27) 3227-1003 / (27) 99601-3579 Saber Biologia e Química. 1254 – Artesanatos na Sil - Tricô, crochê e bordados para toda a sua casa – Os melhores preços. Aceita-se encomendas. (28) 3521-2867 / (28) 99910-8157, Silvana. 1257 – Massagens relaxantes – Alivia traumas físicos e psicológicos, além de bem estar corporal. Ligue e marque seu horário – Rua Aíde Silvério, nº 17 bairro Rui Pinto Bandeira – (28) 3526-7110 – 99291-1150.

veículos e acessórios AN 20 - Vendo caminhonete F-250 XLL, ano 2003, completo, tel: 3521-7416.

1364 – Cafeteira elétrica Zayt Spirit nova R$ 60,00 (28) 99909-7262, Luiz. 1381 – Tv CCE 20 pol. R$ 240,00 – (28) 99977 2051 – 3036 8837

1374 – Berço em madeira branco R$ 185,00 - 3037-8837 (28) 99977-2051, TVC. 1370 – Berço em madeira branco bem conservado R$ 180,00 (28) 99909-7262 Luiz.

1366 – Antena parabólica (preço a combinar) (28) 99909-7262, Luiz.

1276 – Mesa com vazado de vidro no centro, em 2 core, nova medindo 1,60 x 0,83 – R$ 300,00 – (28) 9977-2051.

AN017 - Playstation 2 com 4 controles e vários jogos, destravado, R$ 300,00, Tel: (28) 3522-7323, com Mauro.

1359 – Cadeira de varanda em tecido e metal amarela R$ 90,00 (28) 99977-2051 – 3036-8837, Luiz.

1340 – Chapinha R$ 35,00 - (28) 999097262, Luiz.

1355 – Rack em madeira R$ 200,00 (28) 99977-2051- 3036-8837, Luiz.

1335 – Lavadora de louças Enxuta bem conservada R$ 180,00 (28) 99909-7262, Luiz.

1356 – 3 cadeiras antigas de madeira na cor azul com estofados estampados R$ 80,00 cada (28) 99977 2051 Luiz.

1321 – Geladeira Eletrolux branca 280 litros R$ 430,00 - (28) 99977-2051 – 3036- 8837, TVC.

1357 – 2 cadeiras pretas de metal com estofados de onçinha R$ 70,00 cada (28) 99977 2051 – 3036 8837 Luiz.

1322 – Fogão Bahamas 6 bocas (muito conservado) com regulagem assar e grelhar R$ 290,00 - (28) 99977-2051 – 3036-8837, TVC

1358 – Púlpito porta Bíblia de madeira R$ 100,00 (28) 99977 2051 – 3036 8837 Luiz.

1307 – Fogão continental 4 bocas, acend. Eletrônico (marrom) RS 230,00, (28) 99909-7262, Luiz. 1296 – Fogão Dako 6 bocas branco R$ 200,00 – (28) 99977-2051 – Luiz. 1060 – Bebedouro de galão com mecanismo de geladeira e controlador de temperatura R$ 200,00 (28) 99909-7262 Luiz.

1352 – Mesa plástica redonda desmontável R$ 50,00 - (28) 99909 7262 Luiz. 1353 – Rack de madeira R$ 120,00 - (28) 99909 7262 Luiz. 1304 – 2 bancos para escritório longarina com 2 acentos cada em tecido verde 160,00 - (28) 99977-2051 3036 8837 Luiz.

CONFIRA AS OFERTAS DE LIVROS E DISCOS

1372 - Fiat Uno 94 verde metálico em excelente conservação (carro de garagem) R$ 7.000,00 - Ana (28) 99935-9285.

1179 – Vende-se terreno de 1.600m² atrás do Campo do Cachoeiro 3036-8837 / 99977-2051.

1293 – Cadeirinha de Bebê para carro (de 1 a 7 anos) R$ 300,00 - (28) 99968-5963 Mateus.

1216 – Vende-se Casa em Castelo no bairro Santo Agostinho com 3 quar. sala, banheiro, copa cozinha, área de serv. e varanda – Área constr. 90m² - área externa 60m² - 99977-2051 / 3036-8837.

Vende-se Towner 2010/11, trava, ar, alarme+ kit hot dog.Aceito troca por palio Wekend completo 08 valv, ou corsa 1.4 completo 08/09.R$ 23.500,00.Tel:999774537/3521-5514 Roberto Lanches.

1200 – Alugo ou vendo apartamentos e casas em Marataízes e região - (28) 99885- 9286, João de Freitas.

1294 - Ford Ka Image 2.000 dourado compl. doc ok R$ 12.000,00 (28) 999023701 Marcos Vinícius.

1239 – Casas em Marataízes – Vendo e alugo anual e p/ temporada – (28) 999255383, Luciana.

1280 – Pára-choque traseiro de Palio 2012 vermelho semi novo R$ 170,00 – 3036-8837 – (28) 99977-2051.

1241 – Casas em Marataízes – Vendo e alugo anual e p/ temporada - (28) 999217108 Cláudia.

1277 – LINDO TRICICLO motor 1.5 - 2 anos de uso, frente cromada, doc. ok, R$ 25.000,00 – (28) 99987-2659 Jorge (conferir fotos no site Televirine Cachoeiro. com.br).

1250 – Vende-se área de 10.000m² em Santa Tereza PARA FINS DE

1272 – Refrigerador de água mineral com galão marca Eternny – R$ 100,00 - 3036 8837 – (28) 9884-2298.

1305 – Banco de jardim (plástico desmontável) Branco – RS 160,00 (28) 99977-2051, Luiz. 1301 – 5 cadeiras de madeira - R$ 60,00 cada - 3036-8837 – (28) 99977-2051. 1286 - Cama solteiro macanaiba R$ 140,00 - 3037-8837 – 99977-2051 Luiz. 1087 – Mesa para computador com plataforma de teclado – R$ 150,00, 99977-2051 / 3036-8837.

www.televitrinecachoeiro.com.br Anuncie: (28) 3036-8837 – (28) 99977-2051 E-mail - televitrinecachoeiro@gmail.com Facebook - Televitrine Cachoeiro Classificados on-line CONFIRA MAIS OFERTAS NO www.televitrinecachoeiro.com.br 90% dos anúncios grátis - LIGUE E ANUNCIE

oportunidades 1375 – Miniatura de carro esportivo (Viper GTS) R$ 70,00 - 3037-8837 (28) 99977 -2051 TVC. 1376 – Máquina de costura Singer Prática, de mesa R$ 300,00 - 3037-8837 (28) 99977-2051 TVC. 1371 – PEÇAS DE GRANITO – Tampões redondos e retangulares, pés de mesa, soleiras e outras variadas com ótimos preços para limpeza da área (28) 999097262 Luiz. 1331 – 2 persianas em bom estado R$ 120,00 CADA (28) 99977-2051 TVC.

1093 – Mesa redonda de granito e pés de ferro com fino acabamento da Tok Stok, R$ 400,00 – 99977-2051 / 3036-8837.

1342 – Aquário medindo 0,70 x 0,40 de 0,40 cm de altura R$ 280,00 – (28) 999772051 – 3036 -8837 TVC.

1105 – Estante de madeira para escritório ou sala, R$ 180,00 – 99977-2051 / 30368837.

1343 – Cortador de batatas grande (tripé) R$ 60,00 (28) 99977-2051 – 3036-8837 TVC.

1106 – Mesa de computador de madeira de excelente qualidade – R$ 200,00 – 99977-2051 / 3036-8837.

1337 – Espelho com moldura em madeira ornamentada medindo 1,50 x 0,50 R$ 350,00 – (28) 99977-2051- 3036-8837, TVC.

1108 – Mesa rústica de madeira com pés estilizados R$ 700,00 – 99977-2051 / 3036-8837. 1165 – Cama de madeira (solteiro) R$ 200,00 – 99977-2051 / 3036-8837. 1176 – linda mesa com pés de inox e tampo de vidro medindo 1x1 m – R$ 700,00 – 99977-2051 / 3036-8837. 1243 – Quebra Galho da Barra – Móveis usados novos e antiguidades, vendemos e compramos, vendemos também sob encomenda – R. Thomé de Souza, 39 – Barra – Marataízes (28) 3532-5984 / 99924-5875 Raimundo.

empregos 1302 – Procuro trabalho noturno, na área de saúde ou outros (de preferência como cuidadora de idosos). Sou formada técnica em enfermagem – (28) 99883-5876, Bia.

antiguidades 1381 – Cadeirinha Tutti Bebê para crianças de 15 a 25 kg – R$ 190,00 - 3037 -8837 (28) 99977-2051, TVC. 1312 – Bombinha de alumínio antiga R$ 70,00 (28) 99909-7262 Luiz. 1317 - 2 castiçais de louça da década de 70, R$ 40,00 (28) 99977-2051 – 3036 8837 TVC. 1298 – Mesinha antiga retangular de madeira com tampo de granito – R$ 260,00 – 3036-8837. 1297 – Criado antigo customizado branco com arranjos de flores pintados – (28) 99977- 2051 Luiz. 1068 – Raríssimo rádio e transmissor antigo Zenith com mapa mundi (da 2ª gerra mundial) R$ 1.300,00 - 99884-2298 Marcos.

Anuncie seu produto ou serviço com fotos e detalhes no site:

ginástica

1313 – Suvenir cabeça de boi R$ 950,00 (28) 99977-2051 TVC. 1289 - Estufa esterilizadora para instrumentos de manicure R$ 120,00 – (28) 99977-2051. 1193 - 3 Pingômetros de chifre (fabricados pelo artesão nacionalmente conhecido Benedito Agrizzi) R$ 150,00 cada (28) 99977-2051, Luiz. 1194 - 5 Berrantes (fabricados pelo artesão nacionalmente conhecido Benedito Agrizzi) R$ 200,00 cada (28) 99977-2051, Luiz. 1195 - 7 Guampas de chifre (fabricados pelo artesão nacionalmente conhecido Benedito Agrizzi) R$ 130,00 cada (28) 99909-7262, Luiz. 1196 - Par de chifres com imã para capô de carro (fabricado pelo artesão nacionalmente conhecido Benedito Agrizzi) R$ 200,00, (28) 99909-7262, Luiz. 1198 - Relógio de mesa antigo (máquina parada) R$ 440,00 (28) 99909-7262, Luiz. 1199 - Par de castiçais de louça da década de 70 (28) 99909-7262, Luiz. 1078 – Titulo do Jaraguá, vendo barato 99913 7806 Gislene. 1001 – Cadeira de rodas nova R$ 340,00 – 99909-7262 Luiz. 1004 – Andador (adulto) R$ 140,00 – 99909-7262 Luiz. 1105 – Usados e antiguidades com os melhores preços da cidade e o melhor atendimento – TELEVITRINE CACHOEIRO – Rua Jerônimo Ribeiro, 328 – bairro Amarelo – 3036-8837 – 99977-2051. 1017 – Vendemos seu usado ou antiguidade por consignação 3036 8837 – 99977 2051

1200 - 2 Máquinas de costura antigas R$ 200,00 cada (28) 99909-7262, Luiz.

1138 – Compra-se bicicleta BMX antiga – 99977-2051 / 3036-8837.

1055 – Relógio de parede antigo de madeira com máquina de despertador R$ 500,00 – (28) 99977-2051 Luiz.

1109 – Compra-se Playmobil e acessórios, conservados ou não – 99977-2051 / 30368837.

1056 – Espada antiga (Brasão da República) Preço – R$ 600,00 - (28) 3036 8837.

1150 – Marceneiro especializado - Jaime Sidney Brumatte – 99979-0314.

1057 – Estribo antigo (sapata caçamba) uma peça – R$ 500,00 - (28) 99977-2051 TVC.

1236 – Vende-se 20m² de ladrilhos (pisos) e peças de granito (tampos) para mesas de vários tamanhos (28) 99981-5717. Ségio.

1058 – Par de estribos antigos R$ 250,00 - (28) 99909-7262 Luiz.

1237 – Vendo cachecóis de lã de cores variadas R$ 25,00 – (28) 99885-8288 Regina.

1059 – 2 pares de estribos antigos com Brasão da República R$ 500,00 cada (28) 99909-7262 Luiz.

1252 – Cela de couro de búfalo de excelente acabamento R$ 1.000,00 – (28) 99925-0618, Tarcisio.


SÁBADO / DOMINGO, 15 e 16/02/2014

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

CIDADES

09

guaçuí / iúna

Cooperativa de Guaçuí e municípios recebem investimentos do Governo do ES

serrana filetti

»» Em Guaçuí, o Governo do Estado entregou um caminhão e um tanque de resfriamento para a Colagua e anunciou outros investimentos, e em Iúna, foi feito um repasse de uma escavadeira hidráulica. Serrana Filetti

sfolhadocaparao@gmail.com

Os municípios de Guaçuí e Iúna receberam na manhã e na tarde de ontem (respectivamente) importantes investimentos do Governo do Estado do Espírito Santo. Em Guaçuí, a entrega de equipamentos e assinatura de convênios foram realizadas no pátio da Cooperativa Laticínios Guaçuí (Colagua). A solenidade contou com a presença do governador em exercício do Espírito Santo, Givaldo Vieira; do secretário de estado da agricultura, Ênio Bergoli; da prefeita de Guaçuí, Vera Costa; do presidente da Colagua Ale-

xandre Bhurton, do diretorpresidente da Cooperativa Veneza, José Carlos Carnieli, de outras autoridades do Estado, da prefeita Vera Costa e demais autoridades locais. Durante a solenidade realizada no município, o secretário de Estado, Ênio Bergoli falou a respeito da entrega de equipamentos realizada para a Colagua. Segundo o secretário, a Cooperativa recebeu do Governo do Estado um tanque de resfriamento de amônia e um caminhão. Também foi feita a assinatura de convênios dando continuidade a consultoria de serviços prestados à Cooperativa. Na mesma oportunidade, o se-

cretário falou a respeito que em breve o Governo do Estado fará um convênio com a Prefeitura de Guaçuí para dar continuidade as obras do Abatedouro Regional e também outro convênio voltado à comunicação no campo para o distrito de São Pedro de Rates. “Esse programa “Comunicação no Campo” é importante para os produtores rurais do distrito”, enfatizou. Já o governador em exercício, Givaldo Vieira disse que os investimentos são importantes e significativos. “Ao fortalecer a Colagua estamos reforçando nosso compromisso com o sistema cooperativista. A Colagua

vivia um drama e felizmente a realidade é outra. Isso tudo é fruto de uma parceria responsável que nosso Governo mantém para reestruturação dessa unidade que é muito importante não só para Guaçuí, mas para a região do Caparaó”, destacou o governador. Segundo o Governo do Estado, o conjunto de

investimentos é superior a R$ 474 mil. Para a prefeita de Guaçuí, Vera Costa, é importante ver a Cooperativa receber os investimentos. “A Cooperativa é da comunidade e representa importância para o município, pois aumenta a arrecadação. Ela é um patrimônio da nossa cidade”,

enfatizou a prefeita.

Iúna

Já em Iúna, o Governo do Estado fez um repasse de uma escavadeira hidráulica para o município, adquirida com investimentos de R$ 310 mil. A entrega aconteceu no Parque de Exposições da cidade.

estadual

ES lança plano de R$ 8,1 milhões para catadores de materiais recicláveis Aumentar o número de associações de Catadores de Materiais Recicláveis, oferecer mais serviços do Estado aos grupos: como alfabetização de adultos, atendimento a dependentes químicos, capacitação profissional e educação ambiental; além de ampliar a comercialização dos produtos e a renda dos profissionais, dentro da política de economia solidária. As metas traçadas no Plano Estadual de Fortalecimento dos Catadores de Materiais Recicláveis foram apresentadas, nessa quinta-feira (13), pelo governador em exercício, Givaldo Vieira, e o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Pedro Rigo, em solenidade no Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, com a assinatura do termo de compromisso de todas as instituições envolvidas. Estão confirmados investimentos de R$ 8,1 milhões

divulgação

(Seama), e de Saneamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedurb); junto com o Instituto de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Ainda estão previstas parceria com a Petrobras e a ArcelorMittal, que já atuam com ações

próprias, nesse setor; e em especial com o Governo Federal, por meio da Política Nacional de Valorização dos Catadores de Materiais Recicláveis e o Ministério do Trabalho, que já encaminharam para o Estado R$ 5,5 milhões.

Atividades

para fortalecer a ações dos catadores de materiais recicláveis, promovendo sua inclusão e valorização dentro da economia do Estado, reforçando sua participação no processo de desenvolvimento do Espírito Santo e na preservação do meio ambiente. Além desses investimentos, há expectativa de que o programa receba outros recursos, oriundos do BNDES.

“As ações visam valorizar um trabalho que merece ser destacado em nossa sociedade. São os catadores de materiais recicláveis quem nos ajudam, diariamente, a reduzir o lixo da cidade e a dar a ele um novo rumo. Agora é a nossa vez de ajudálos a se organizar para conseguir ampliar o serviço e, consequentemente, a renda, oferecendo capacitação, espaço, serviço público, equi-

pamento e infraestrutura”, frisa o governador em exercício, Givaldo Vieira. O Plano Estadual de Fortalecimento dos Catadores de Materiais Recicláveis faz parte do Programa Incluir e tem, além da Aderes, como coordenadora, as Secretarias de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh); de Saúde (Sesa); de Educação (Sedu); de Meio Ambiente

Parte dos serviços previstos já é desenvolvida pela Aderes. O Plano é uma forma de organizar esses investimentos e de ampliar as ações do Estado para a valorização dos catadores. A intenção é que as ações sejam desenvolvidas em três etapas: 01) Fortalecer as Associações já existentes; 02) Organizar e proporcionar mais associações, com o objetivo de atender a todo o Estado; 03) Constituir as Redes de Comercialização. Todas essas fases serão desenvolvidas em paralelo ao aumento no acesso aos serviços prestados pelo Estado, como educação, saúde, capacitação profissional, consultoria, além da doação de equipamentos para uso das associações. A expectativa é de que isso traga mais cidadania aos catadores, promovendo o acesso aos serviços públicos, estimulando o associativismo, constituindo redes para a comercialização dos produtos e proporcionando mais valor agregado aos produtos e serviços realizados pelos catadores.


10

segurança

SÁBADO / DOMINGO, 15 e 16/02/2014 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br

regional

Acidente entre carreta e van deixa vários feridos e trânsito parado

»» As vítimas foram encaminhadas para a Santa Casa

Um acidente entre uma carreta e uma van deixou o trânsito parado na BR 101 Sul, na altura do KM 420, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, por volta das 13h30, de ontem. A carreta, que estava estacionada em uma empresa de granito, desceu cerca de 40 metros em um morro e atingiu uma van que passava pela rodovia. De acordo com o motorista da carreta - que estava carregada com um container vazio -, José Ronaldo, 44, ele parou na empresa

de granito para carregar e estacionou o veículo a cerca de 10 metros da ribanceira. “Eu estacionei o caminhão, engrenei o carro e puxei o freio-de-mão. Então saí e fui ao banheiro, quando me dei conta, vi o caminhão descendo”, contou. A carreta desceu cerca de 40 metros e só parou quando bateu na frente da uma van, placa KPH – 8535, de Macaé (RJ), que seguia no sentido Rio de Janeiro. A cabine da carreta ficou completamente destruída. O motorista e os passageiros receberam os primeiros atendimentos no local e foram encaminhados para a Santa Casa

de Cachoeiro. O trânsito ficou interditado nas duas vias da pista, cerca de 5 quilômetros sentido sul e 3 quilômetros no sentido norte. O motorista do caminhão ficou abalado com o que aconteceu. “Em 25 anos de profissão, é a primeira vez que acontece isso comigo. Na hora eu tive medo de alguém ter morrido”, contou. Na Santa Casa de Cachoeiro, a informação é de que quatro homens deram entrada. De acordo com a empresa responsável pela van, uma representando seria enviado ao estado para saber o que aconteceu e prestar assistência às vítimas.

valdeir beltrão

EDITAL DE CONVOCAÇÃO A casa do Estudante vem através deste edital, convocar a todos os estudantes para que participem da eleição da entidade, que acontecerá no dia 26 de maio do ano corrente. Solicitamos que a chapa que queira concorrer, entregue o registro até 45 dias antes da eleição, para que tenha validade. A chapa que quiser concorrer para eleição, deverá obrigatoriamente ter os seguintes requisitos: - Todo candidato a Presidente e Vice Presidente, deverá apresentar currículo de bons antecedentes ligado a arte, educação e de cultura, com os devidos comprovantes e propostas de trabalho em sua administração; - Só poderão se inscrever, a chapa em que todos os membros sejam estudantes devidamente matriculados em colégios de ensino fundamental, médio e superior; Também sendo necessário, que todos os membros que façam parte da devida chapa, possuam a carteirinha do estudante do ano anterior da eleição e do ano vigente da eleição. Cachoeiro de Itapemirim, fevereiro de 2014 Mayara Borges Neto Presidente da CECI

Aqui Notícias nas melhores Padarias de Cachoeiro Padaria Princesa do Sul (Centro) Padaria Brasil (rua Costa Pereira) Padaria Brasileira (rua Jerônimo Ribeiro) Padaria Pão Nosso (bairro Amarelo) Padaria Pão Gostoso (bairro Baiminas) Padaria Super Pão (bairro Coronel Borges) Padaria Econômica (bairro Independência) Padaria Imperial (bairro Aquidaban) Padaria Beira Rio (bairro Novo Parque) Ponto da Louir’s (rua Samuel Levi) Padaria Pão de Mel (avenida Beira Rio) Padaria Rios (rotatória da Ilha) Padaria Bombocado (avenida Santos Neves) Padaria Nova Linda (bairro Nova Brasília) Padaria Bela Vista (na entrada do bairro Zumbi) Padaria Ateliê do Pão (bairro Basiléia) Padaria China (bairro Amaral)

E você que não está na lista das melhores padarias de Cachoeiro, ligue agora e receba o melhor jornal da região.

(28) 3521-7726 / (28) 9910-7726


SÁBADO / DOMINGO, 15 e 16/02/2014

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

segurança

11

castelo

“Campanha pelo desarmamento” chega a Castelo, com recolhimento de armas

»» Município vai recolher armas entre os dias 18 e 20 Entre os dias 18 e 20 de fevereiro, Castelo vai receber a “Campanha Pelo Desarmamento”, promovida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social SESP, em parceria com a Superintendência de Polícia Federal e a Prefeitura de Castelo, que tem como objetivo reduzir a criminalidade e os índices de homicídios. Um estande será montado na Praça Três Irmãos, em frente ao Teatro Municipal, onde vai funcionar durante os três dias, das nove às 17 horas, um posto de atendimento para recolhimento de armas, emissão de guia de trânsito de armas, e também emissão de ordem bancária para recebimento de indenização a que fazem jus os voluntários na entrega de armas. Dois servidores da SESP e outros dois Policiais Federais farão os atendimentos a população de todo o município. Qualquer arma de fogo e em qualquer estado de conservação poderá ser entregue, sem dano algum para o cidadão. “Nós garantimos o anonimato de quem fizer a entrega da arma. Não é preciso nem se identificar. Jogamos os dados da arma

no sistema, para que apenas imediatamente nos informe o valor da indenização, que varia entre 150 e 450 reais, de acordo com o tipo de arma. A pessoa vai receber um protocolo com uma senha e o dinheiro poderá ser sacado 24 horas depois em uma agência do Banco do Brasil. E no ato da entrega o armamento é inutilizado, na frente da pessoa, garantindo que ele não será reaproveitando nunca”, informou Átila Vieira Mendes, da Gerência de Integração Comunitária da SESP. Castelo é o primeiro município a receber a ação itinerante da “Campanha Pelo Desarmamento” neste ano de 2014, dentro de um calendário de ações itinerantes de recolhimento de armas, que vai passar de fevereiro até dezembro, por outros 17 municípios do Espírito Santo, permanecendo três dias em cada cidade. De acordo com informações da SESP, em 2013 foram realizadas seis edições da “Campanha Pelo Desarmamento”, que resultou num acréscimo de 100% no número de armas entregues voluntariamente pela população no período. Também no

Saiba como entregar uma arma Qualquer pessoa pode fazer a entrega voluntária de armas sem que haja punição. A entrega é indenizada com o valor que pode variar de R$ 150,00 a R$ 450,00, conforme a arma de fogo, que é liberado para saque 24 horas após a entrega, ficando disponível por um período de 30 dias. O cidadão recebe um protocolo para realizar o saque em uma agência do Banco do Brasil. Além disso, quem deseja entregar o armamento não é identificado. Para realizar o transporte legal da arma é preciso retirar uma guia de trânsito para o transporte da arma no site da Polícia Federal. Ela também deve estar descarregada e embalada.

divulgação PMC

ano passado, as ações desenvolvidas pelas Polícias Civil e Militar possibilitaram a apreensão de

4.254 armas de fogo no Espírito Santo. O índice é 12% maior que em 2012, quando 3.789 armas fo-

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

atendidas pela Central Disque-Denúncia 181. Todas estas armas são destruídas anualmente.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Kombi escolar pega fogo Jefferson Ramos

Na tarde da última quinta-feira, no trevo da localidade de Santa Rosa, em Cachoeiro, um veículo escolar começou a pegar fogo. O motorista e uma criança que estavam no veículo conseguiram escapar sem ferimentos. Segundo informações, o motorista seguia sentido distrito de Soturno, quando foi surpreendido por uma pane no motor do veículo. Em seguida, o fogo come-

ram apreendidas durante abordagens de rotina, operações policiais, investigações e denúncias

çou a se alastrar pela carroceria da Kombi. No local, o motorista disse que “em questão de minutos poderia ele e a criança terem morrido carbonizados, mas quando sentiu que o fogo iria consumir rapidamente a Kombi, pegou a criança e saiu a tempo”. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiram controlar o fogo. A causa pode ter sido problemas na parte elétrica do motor.

Que fase: carro cai no estacionamento da Câmara

A Câmara Municipal de Cachoeiro parece estar vivendo mesmo seu inferno astral. Depois de denúncia de desvio de R$ 1,2 milhão, processo de cassação de vereador acusado de Rachid e funcionário fantasma, agora, um carro cai no estacionamento da Casa. Segundo informações, o veículo, um Polo de cor prata, era de um mo-

rador da área, que teria chegado à noite em casa, mas por conta de outros carros na porta de sua garagem, ficou impedido de entrar. Ele, então, estacionou o carro na Câmara e de manha se descuidou com a embreagem e acabou deixando o veículo descer. Um guincho foi acionado para retirar o carro do local.


12

ESPORTES

SÁBADO / DOMINGO, 15 e 16/02/2014

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Hoje tem jogo do Estrela no Sumaré

arquivo

»» Quem não garantiu o ingresso antecipado, poderá adquirir na hora, pelo mesmo valor PATRÍCIA BARCELOS patriciabarcelos.aquinoticias@gmail.com

Depois da vitória contra o Rio Noroeste, o Estrela do Norte Futebol Clube se prepara para enfrentar o Castelo. O jogo acontece hoje a partir das 17h, no Estádio Sumaré. De acordo com o Presidente do Clube, Adilson Conti, a escala dos prováveis jogadores conta com: Wagner, Ernane, Cleber, Jair, Luisinho, Renan, Preto, Lico e Caio, no

ataque estão Geraldo e Juninho. Quem não garantiu o ingresso antecipado, pode participar da promoção feita pelo Clube, e adquirir na hora, pelo mesmo valor (R$ 20,00). Para participar, basta ir vestido com a camisa do Estrela. Depois dessa rodada, o Estrela folga na 6ª rodada e retorna na 7ª, contra o São Mateus, também jogando em casa. O jogo será no dia 26 de fevereiro as 20h15min.

são josé do calçado

Unidos de Calçado busca sobrevivência na Série B do Estadual Sérgio Oliveira

O Unidos de Calçado conta com a experiência do meia Leandro Silva Martins, 28 anos

Sérgio Oliveira

aquinoticias@R7.com

A quarta rodada da Série B do Campeonato Capixaba promete para este final de semana. Amanhã, às 16 horas, no estádio Ernesto Campos da Fonseca, em São José do Calçado, no Sul do Estado, o Unidos de Calçado Esporte Clube, enfrenta o Sport Capixaba Brasil, de Domingos Martins, Região Serrana. O Unidos de Calçado tem 11,1% de aproveita-

mento na competição, e na última rodada, empatou com a equipe do Grêmio Esportivo Laranjeiras, GEL, pelo placar de 0x0, em partida realizada no Estádio Municipal Roberto Siqueira Costa (Robertão), no município da Serra. A equipe precisa mais que nunca da vitória, pois é o lanterna da competição, somando 1 ponto e saldo de 3 gols negativos. Já o Sport Capixaba Brasil, ocupa a quarta posição, somando 4 pontos (44,4%) . O lí-

der é o Atlético-ES com 9 pontos (100%). Duelos O Unidos de Calçado conta com a experiência do meia Leandro Silva Martins, 28 anos, que jogou nas categorias de base do Fluminense (RJ) e Internacional (RS), no Boca Junior de Sergipe, no Mons Bergen, Football Club Germinal Beerschot, Willebroek Meerhof, Football Club Ekeren e Football Club Heikant ( clubes belgas) e Football Club Utrecht e

Ostrowsk, ambos da Holanda, além de Olympique de Lyon et du Rhône da França. Já pelo lado do Sport Capixaba Brasil, o destaque é o homem de frente, Marcelo Pelé, que busca o gol de número 500 na carreira, segundo as suas próprias contas. Ele, que já teve passagens pelo São Mateus, Estrela do Norte e Pinheiros, é pai do também atacante Marcelo, das categorias de base do Atlético-PR e convocado para a Seleção Brasileira sub-15.


Edição 835