Page 1

www.aquies.com.br

»» @folhadocaparao

»» facebook.com/grupofolhadocaparao

SURVIVOR TRIP TRAIL VAI COMEÇAR HOJE

Bruno Lopes

R$

1,00

sábado, 21/09/2013 | DIÁRIO | ANO 3 | N° 728 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

esportes|Pág 13

PREFEITURA ABRE PROCESSO SELETIVO COM 540 VAGAS

»» AS INSCRIÇÕES SERÃO ABERTAS NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA. SALÁRIO É DE r$ 750 EM 40 HORAS SEMANAIS

cidades|Pág 07

romero mendonça

PM PRENDE DOIS COM 1KG DE MACONHA SEGURANÇA | Pág 15

CACHOEIRO FC TAMBÉM TEM TORCIDA APAIXONADA

ALISSANDRA MENDES

meio ambiente | Pág 16

GOVERNO SE REÚNE E MEIO AMBIENTE AGRADECE »» Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins e o Parque Estadual de Forno Grande, ALÉM DE UMA NOVA RPPN EM VARGEM ALTA SERÃO BENEFICIADAS PELO GOVERNO ESTADUAL esportes|Pág 14 cultura| Pág 11

cultura |Pág 11

DUPLA SERTANEJA LOURENÇO E LOURIVAL SE APRESENTAM HOJE EM ALTO JOEBA

CLUBE BIG BEATLES CANTA NO TEATRO FERNANDO TORRES, EM GUAÇUÍ


02

OPINIÃO

SÁBADO, 21/09/2013

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

sérgio neves

FILOSOFIA DE “butiquim”

»» sergiojneves@yahoo.com.br

»» RICARDO LEMOS - ricardolemos.es@hotmail.com

Computador de coluna, não tem Torsilax que dê jeito nesse Word abençoado. E enquanto demora o commputador, toca a divagar sobre as dificuldades do ofício de ser escritor. Dias não gomes complicados estes, em que a “realidade” do noticiário desafia qualquer compreensão, qualquer limite de surrealidade. Não tem mais graça escrever ficção. Começo a entender García Márquez e seus “Cem Anos de Solidão”. Ou não. Dirceu Só se for o de Marília, Não embargo nessa, Vou mudar de tom.

Eu vi! E na próxima terça-feira se completam 51 anos que o homem lá de cima teve a boa ideia de mandar de volta para este frio chão e nesta minha nova passagem por estas bandas, exilado de Capela e viajor de tempo já vi de tudo um pouco; e ontem, sentado na varanda, contemplando a lua nascendo por trás do Itabira, aqui no Morro dos Cabritos, fiz um balanço do que eu vi até hoje, e lembrei-me do Eu Nasci a 10 mil anos atrás, do Raul Seixas.

Quadrilha?! Aquela do Drummond?! João, que amava Maria, Que não amava ninguém? No infringir dos ovos, Não mais Colombos, Nem assuntos novos.

PLAYING FOR CHANGE DAY Pra quem curte youtube, vale a pena pesquisar hoje pelo PLAYING FOR CHANGE DAY, um evento de alcance mundial sendo produzido por músicos independentes por esse planeta afora. “Tocando por Mudança” é o mote permanente do movimento, que propaga uma mensagem de PAZ e HARMONIA através da música. Nossa modesta contribuição, a canção ONLY BROTHERS, vai ao ar hoje em www.youtube.com/ricardoolemos. Confira.

DIA DA ÁRVORE 21 de setembro, DIA DA ÁRVORE. Dia que marca o início da PRIMAVERA. Você não precisa sair por aí abraçando toda árvore que encontrar; Nem carregar uma dúzia delas pra dentro de casa; Nem ficar batendo palma, se elas de repente começam a “arvorar” por aí. Tampouco questiona a necessidade de se demonstrar respeito por elas. Só achou uma maneira mais eficiente e adulta, né?! RESPEITE AS ÁRVORES – FELIZ PRIMAVERA!!!

TWEET: “PAPA CRITICA OBSESSÃO DA IGREJA COM GAYS, ABORTO E CONTRACEPÇÃO.” Reuters Brasil – Respeito. Dá-lhe, Francisco!!! 01 ano de lançamento de ARROUBOS LITERÁRIOS – Crônicas Cotidianas – meu primeiro livro. -x-xPAZ!!! ...com Deus!!! Ricardo Lemos é pela PAZ!!!

FALE COM A REDAÇÃO: (28) 9904 7726 EXPEDIENTE DIRETORIA GERAL: Jaísa Kleim EDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Carlos Guilherme Gomes Serrano Repórteres: Alissandra Mendes, Filipe Rodrigues, Patrícia Barcelos DiagramadorES: Carlos Guilherme Gomes e Marcelo Lopes Mothé

jornalismo.aquinoticias@gmail.com

pois vi e vivi os amores que todos novos vivemos até encontrar a alma gêmea no meu caso a Cristina, uma morena do Morro dos Cabritos, que consegui a Missão Impossível – segundo muitos, de me levar para o altar, depois de quase 10 anos de idas e vindas e lá se vão 17 anos. Vi os bailes do Ita, Jaraguá, de Galanos Caçadores. Os de Carnaval no Iate Clube e os forrós nos bailões da vida. Vi as luzes vermelhas das casas das Tias na Praça da Bandeira e a Vela Acesa no Basílio Pimenta. Vi amigos indo na minha frente, como Raul Silva, Cliveraldo Miranda, Moisés filho de Raul, Wilson Fotógrafo, Juarez Teixeira, Joel Pinto, Baleia, Darcy Ventania e tantos outros. Vi a briga entre Arena e MDB com os comícios na Praça Jerônimo Monteiro e no Sumaré. Vi o caldeirão cultural que era o Bar do Dotô, o movimento estudantil que se perdeu no tempo. Pois é, acho que já vi muito coisa e quero aproveitar o tempo que me resta por estas bandas para contar às coisas que vi para aqueles que não viram e só irão ver nas fotos e recortes dos jornais do passado, até chegar a hora de ver o homem lá de cima e prestar as contas do que vi. Pois assim caminha a humanidade.

ANUNCIE / ASSINE: (28) 3521 7726 / 3036 2960

Colaboradores: Alexandre Garcia, Ewerton Miranda

Tréggia, Guilherme Gomes, Luciana Fernandes, Ricardo Lemos, Ruy Guedes, Sérgio Neves, Wagner Medeiros Junior.

E-mails: atendimento.aquinoticias@gmail.com; publicidadefolhadocaparao@gmail.com; jornalismo.aquinoticias@gmail.com;

Eu vi e pesquei robalos, piaus, cascudos e as piabas no Itapemirim. Eu vi e tomei banho nas piscinas da Ilha da Luz – que tem o pomposo nome de Parque Camilo Cola, como moleque da Carlos Lindenberg. Vi a idade escolar chegando às carteiras do Bernardino Monteiro com Dona Neuza Alcântara, Dona Sulinha, Dona Erly Coutinho e Dona Maria da Penha De Prá. Vi os desfiles escolares na Festa de Cachoeiro e nos 07 de Setembro e também desfilava. Vi muitos filmes no Broadway do seu Abraão, no Cacique e no São Luiz que depois virou Plaza. Vi a fritadeira de pastel do Bar Acaíca do seu Fidélis em pleno funcionamento, fritando os pastéis que eram o meu sonho de consumo. Vi os frequentadores do CDM na Praça Vermelha, discutindo os destinos do Brasil e a política da capital secreta, entre um gole de cachaça ou cerveja, com o tira gosto feito pelo Auá ou o Doca. Vi como era ser contra a Ditadura quando uma madrugada vi em um camburão, Dr. Gilson Carone, Joel Pinto, Hélio Manhães, Valadão e outros, do extinto DOPS estacionado no hotel Itabira. Vi a chama de o amor platônico surgir entre as colegas da escola – era uma paixão por ano – E de-

Circulação: ES - Anchieta, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

atendimento.aquinoticias@gmail.com

GRUPO FOLHA DO CAPARAÓ DE COMUNICAÇÃO LTDA- ME CNPJ: 10.916.216.0001-55. AV. GOVERNADOR CRISTIANO DIAS LOPES FILHO, 75, GILBERTO MACHADO, CEP 29.303-320, Cachoeiro de Itapemirim-ES. Anexo a GrafBand. Tel: (28) 3521 7726

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).


SÁBADO, 21/09/2013

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

luciana fernandes

opinião

03

filipe rodrigues

»» luciana.fernandes.es@gmail.com - historiasdepublicitaria.blogspot.com

»» jornalismo.aquinoticias@gmail.com

Ao pé da letra

Os verdadeiros Black Blocs Não é novidade para ninguém que as manifestações que aconteceram no país foram criminalizadas, assim como os movimentos sociais durante a história recente do país. Mas um grupo, especialmente, sofreu mais: os Black Blocs. Com camisa no rosto, eles barbarizavam a cada ida às ruas.

Se estavam certos ou errados; se exageraram ou não; seja lá o que for, essa meninada tinha seus motivos. É muito fácil colocar jovem manifestante na cadeia, alegando que uma faca de cozinha encontrada em sua residência é uma arma branca. Se essa foi a resposta que deram às manifestações, erraram feio. Os verdadeiros vândalos do patrimônio público não estavam nas ruas. Pelo contrário. Passaram longe delas. E esperaram a poeira baixar para apresentar um pacote de demagogia que nada tem a ver com a mudança estrutural da política no Brasil. Erraram de novo. E assim continuam tocando seus mandatos: distante do anseio popular e mais longe ainda do que a população realmente precisa. O povo brasileiro, a bem da verdade, tem aprendido a inverter a máxima. Agora, todo mundo é culpado até que se prove o contrário. Menos os políticos. São eles, senadores, deputados, vereadores e prefeitos (os corruptos, óbvio) os verdadeiros Black Blocs. Ao invés de uma camisa no rosto, carregam consigo é uma cara de pau impressionante, mas que não dá cadeia para ninguém, tampouco tentam impedirem de usá-las em vias públicas. Ao contrário. Ainda dão óleo de peroba para customizar e manter bonito. Perguntem aos meninos de camisa no rosto se eles tiveram direito a um julgamento, e a um novo julgamento, e outro julgamento, e mais um, e outro, e um mandado de segurança, e um habeas corpus, antes de irem para a prisão; ou então àqueles em Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e tantas outras cidades, que foram para a cadeia

Não é bem pé, no sentido literal, de que estou falando, mas a expressão “ao pé da letra” cai como uma luva (ops...) no contexto do que vou dizer.

Sabemos que para haver uma comunicação de fato é preciso ter um EMISSOR + MENSAGEM + RECEPTOR = MENSAGEM DECODIFICADA, ou compreendida. Para tanto é preciso que o receptor tenha dados pra entender de fato a mensagem. Esses dados são formados em nosso cérebro com o que vivemos, vemos, lemos e aprendemos. É a famosa bagagem de mundo que adquirimos com o passar dos anos. Assim fica fácil de entender porque uma criança entende apenas o sentido literal das coisas. Há uma dificuldade tremenda da parte deles em entender algo com duplo sentido, ou palavras iguais e significados diferentes. Nunca podemos esquecer também que uma criança tem dificuldade em separar a fantasia da realidade, é a abstração de sentidos que os fazem usarem a imaginação como ferramenta pra amadurecer. Lembro-me de um caso, quando eu era criança e ouvi uma conversa de gente grande (destas que os adultos teimam em esquecer que criança escuta) em que um primo falava muito decidido que só iria casar com uma mulher virgem.

Eu repentinamente soltei a pérola: “ué, mas só uma menina de virgem por quê? Eu sou de escorpião”. Entender uma criança é bastante simples, levando em consideração o que colocamos mais fácil ainda. Agora vamos nos lembrar de que existem alguns adultos que, por carregarem bagagens de vida diferentes, podem ter dificuldades em decodificar o que planejamos dizer com determinadas propagandas. Quando eu fiz letras aprendi que o conceito de linguagem certa e errada é muito variável, depende do contexto cultural em que as pessoas vivem e do uso que se pretende fazer da língua. Usar a linguagem coloquial entre amigos em um churrasco é perfeitamente normal, usar esta forma de linguagem em uma prova é inaceitável. O homem sábio se mostra ao igualar sua linguagem para se aproximar do mais inculto, ao invés de humilhá-lo com palavras que ele não possui. Fácil de lembrar: só existe comunicação se o receptor entender a mensagem. Se ele não conseguir entendê-la, muitas vezes, o erro é seu que não conseguiu falar claramente a ele.

Luciana é publicitária, designer, blogueira, artista plástica, artesã, escritora, mãe da Laura, namorada do Leonardo, imortal da Academia Cachoeirense de Letras – ACL e todo dia aumenta sua bagagem (que bom!).

FALE COM A REDAÇÃO: (28) 9904 7726 EXPEDIENTE DIRETORIA GERAL: Jaísa Kleim EDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Carlos Guilherme Gomes Serrano Repórteres: Alissandra Mendes, Filipe Rodrigues, Patrícia Barcelos DiagramadorES: Carlos Guilherme Gomes e Marcelo Lopes Mothé

jornalismo.aquinoticias@gmail.com

ANUNCIE / ASSINE: (28) 3521 7726 / 3036 2960

Colaboradores: Alexandre Garcia, Ewerton Miranda

Tréggia, Guilherme Gomes, Luciana Fernandes, Ricardo Lemos, Ruy Guedes, Sérgio Neves, Wagner Medeiros Junior.

E-mails: atendimento.aquinoticias@gmail.com; publicidadefolhadocaparao@gmail.com; jornalismo.aquinoticias@gmail.com;

durante as manifestações, se antes de colocar o pé do lado de dentro das grades alguém quis ouvir suas versões. Não. Primeiro prende. Depois explica. Totalmente o contrário, quando se trata de gente com mandato. O escândalo no metrô de São Paulo se quer veio à tona de fato nas vias judiciais... Por isso, penso que Black Blocs, que marcam encontro pelo Facebook, não cometem crime algum. A população deveria ir mais às ruas. E quebrar tudo. Não dá para fazer revolução e voltar perfumado para casa, como querem alguns revoltadinhos. Bala de borracha e spray de pimenta é pouco perto do que meus antepassados sofreram pela democracia. Que venham as forças armadas. O pior é imaginar que posso ser preso ou processado por incitar a violência, enquanto quem rouba milhões, tem a garantia de permanecer solto, curtindo férias regadas a uísque, charuto e orgia. Porque é isso que fazem com o erário público: orgia. Paciência. O Brasil só será levado a sério de verdade quando a lei valer para todo mundo e na mesma velocidade. Quem rouba um pastel frito para dar a um filho com fome comete crime e vai preso sem pestanejar. Que seja assim para quem se omite, enquanto homem público detentor de mandato e responsabilidade de administrar uma cidade, um estado e uma nação; e muito mais, para quem utiliza de sua função privilegiada para enriquecer descaradamente de forma superior aos seus vencimentos. Legislativo, Executivo e Judiciário. Ou tomam conta do país de verdade, ou então, o último que sair apague a luz.

Circulação: ES - Anchieta, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

atendimento.aquinoticias@gmail.com

GRUPO FOLHA DO CAPARAÓ DE COMUNICAÇÃO LTDA- ME CNPJ: 10.916.216.0001-55. AV. GOVERNADOR CRISTIANO DIAS LOPES FILHO, 75, GILBERTO MACHADO, CEP 29.303-320, Cachoeiro de Itapemirim-ES. Anexo a GrafBand. Tel: (28) 3521 7726

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).


04

opinião

SÁBADO, 21/09/2013

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

»» PARTICIPE

aQUItem

»» jornalismo.aquinoticias@gmail.com »» facebook.com/grupofolhadocaparao COTAÇÃO DO CAFÉ

»» @folhadocaparao

»» Arábica Tipo 6, Bebida Dura R$ 249,00 | Arábica Tipo 7, Bebida Rio R$ 196,00 | Conilon Tipo 8 R$ 221,00

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 32ºC 21ºC

marataízes 32ºC 21ºC

guaçuí 30ºC 18ºC

IBATIBA 32ºC 16ºC

Rede

Prejuízo

Dólar comercial (em R$)

VARGEM ALTA 30ºC 16ºC

Faltando 15 dias para o fim do prazo para as filiações partidárias, as lideranças ligadas à presidenciável Marina Silva já admitem que podem não conseguir as 50 mil assinaturas que ainda faltam para atingir o mínimo necessário para a criação do partido. A possibilidade de o partido não conseguir o aval do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) traz uma lacuna para o eleitorado capixaba. Isso porque a expectativa era de que Marina mantivesse ou ampliasse seu capital eleitoral no Estado na eleição de 2014. Em 2010 ela venceu a disputa presidencial em Vitória e Vila Velha. Para os observadores políticos, as manifestações populares de junho passado aproximavam o eleitorado insatisfeito com política institucional à imagem da ex-senadora.

>> COMPRA 2,2127 >> VENDA 2,2138

ANCHIETA 33ºC 19ºC

Lotado

Parabéns Ontem, um motorista ficou no prejuízo. Depois de estacionar na Praça Jerônimo Monteiro, em Cachoeiro, ele teve uma surpresa: uma folha de coqueiro caiu em cima do seu carro. Ainda que o estrago tenha sido pouco, não deve ser nada bom passar por uma situação dessas.

Um estudante da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim enviou uma foto mostrando como fica o ônibus por volta das 18h00, quando ele vai até Morro Grande, todos os dias: lotado. Há quem diga que se houvesse um coletivo com ar-condicionado muita gente optaria por ele. Vai saber...

Quem ganha? A antecipação do debate sobre o processo eleitoral só é bom para um grupo: os que não têm mandato. Quem ocupa cargo eletivo sai prejudicado, porque fica obrigado a desempenhar duas funções que tomam tempo e energia. No final, a população é que pode sair perdendo, já que o eleito estará ocupado em articulações partidárias, ao invés de se preocupar única e exclusivamente com o bom desempenho de seu mandato.

Ele é a voz oficial do município de Anchieta. Fabiano Facini comemora hoje mais um ano de vida e, na foto, está ao lado do prefeito Marcos Assad. A ele, os votos de saúde, felicidades e cada vez mais sucesso.

O prefeito de Itapemirim, Dr. Luciano (PSB) conseguiu mais uma vitória na justiça. Utilizando um termo da moda, alguns recalcados amargavam a derrota e tentaram tirá-lo no tapetão. Ora, o homem é médico e não é do tipo que faria de tudo para ganhar uma eleição.

ESPAÇO BÍBLICO

»» PARTICIPE: envie sua foto para »» redacaofolhadocaparao@gmail.com, com crédito e informações DIVULGAÇÃO

ESPAÇO POPULAR

Aqui! pra ele

A AÇÃO DIVINA EM NOSSA JORNADA “Salva-nos com a tua mão direita e responde-nos, para que sejam libertos aqueles a quem amas.” - Salmo 108:6

A Irmã I. estava andando na calçada, quando caiu bem na sua frente uma pesadíssima barra de ferro. Homens estavam trabalhando numa construção, descarregando material de um caminhão. Ela ficou impactada com o acontecido. Louvou ao Senhor pelo livramento. Se ela tivesse dado mais um passo a barra de ferro lhe atingiria a cabeça e seria fatal. Para I. e para toda a família foi uma intervenção divina. Como diz o salmista: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra. Oh! provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.” (Sl 34.7,8) No texto supra, o Rei Davi, com seu coração confiado em Deus, clama pela intervenção divina. Ele pede ao Deus Todo Poderoso que responda às suas orações e manifeste o seu poder, liber-

Prefeito de Itapemirim, Dr. Luciano premiando três alunas no Concurso de Redação.

tando e agindo com mão forte em sua jornada e na jornada daqueles que são alvos do Seu grande amor. Devemos entender que as nossas lutas, os nossos problemas e tudo aquilo que nos aflige está sob a intervenção divina. Veja bem: “Se existe alguém que age na sua história, esse alguém é Deus.” Somente Ele pode vir ao seu encontro e lhe salvar do desespero, do medo, da solidão e de todos os demais inimigos que o afrontam todos os dias. Deus tem tudo sob controle, ele é soberano sobre tudo e todos. Portanto, se você, prezado leitor, está confiado em Deus e existe uma plena convicção da ação divina em sua jornada, Ele estará com você nos grandes momentos da sua vida e em todo o tempo, e você poderá sentir Sua presença e ver poderosos feitos. Deus o abençoe!

Rev. Dr. Caruso Godinho Capelão do HECI


SÁBADO, 21/09/2013

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

política

05

estadual

Deputado apresenta pedido de nova unidade do CRE

divulgação

»» Rodrigo Coelho protocolou indicação ao Governo do Estado Com 25 especialidades sendo atendidas no Centro Regional de Especialidades (CRE) de Cachoeiro de Itapemirim, a unidade, ao longo dos anos, se tornou âncora para os municípios do Sul do Estado. Com um alto volume de consultas diárias e exames especializados, que oferecem apoio ao diagnóstico e melhoram a qualidade da assistência à saúde, a estrutura física se tornou insuficiente para suprir as necessidades das pessoas que buscam atendimento. Atento a atual situação do CRE e respaldado pela orientação do núcleo temático de Saúde, originário do recém lançado mandato participativo, o

deputado Rodrigo Coelho, protocolou durante a sessão na Assembleia Legislativa, uma indicação ao Governo do Estado para que possa ser construída uma nova unidade no município de Cachoeiro. Na justificativa de sua reinvindicação, o deputado assinalou; a inadequação da estrutura física, a insuficiência de acomodações para receber pacientes, a falta de espaço que permita um atendimento humanizado e impossibilidade de ampliação da atual unidade. “Fico extremamente feliz que o encaminhamento dessa pauta tenha surgido durante as nossas reuniões do núcleo de saú-

de. Eu sei que há muita caminhada até chegarmos a um modelo que seja estruturado nessa participação popular. Mas quando falo da importância de um mandato participativo e comprometido com a ampliação da democracia, estou propondo uma série de ações que incentivem a participação da sociedade nas tomadas de decisão das políticas de nosso Estado”, disse. Sobre sua solicitação ao Governo, o parlamentar foi enfático.“Uma boa estrutura física é fundamental para a prevenção de riscos de infecções, agilidade, qualidade e segurança nos serviços prestados, por isso entendemos que esse é o

momento de buscarmos junto ao Governo do Estado a construção de uma nova unidade do CRE em Cachoeiro. O prédio está saturado, não tem mais espaço para ampliação o que limita os atendimentos”, concluiu. Especialidades atendidas no CRE Angiologia/Cirugia Vas-

cular; Cardiologia; Cirurgia Buco Maxilo Facial; Cirurgia Geral; Cirurgia Pediátrica; Dermatologia; Endocrinologia; Gastroenterologia; Hematologia; Hematologia Pediátrica (contratualizado no Hospital Infantil de Cachoeiro); Nefrologia; Neurocirugia (contratualizado no Hospital Evangélico

de Cachoeiro); Neurologia Adulto; Neurologia Pediátrica; Nutrição; Oftalmologia; Oncologia; Ortopedia; Ortopedia Pediátrica (contratualizado no Hospital Infantil de Cachoeiro); Otorrinolaringologia; Pneumologia; Proctologia; Psicologia; Psiquiatria; Reumatologia e Urologia.

guaçuí

Dnit prepara intervenção para trevo de Guaçuí divulgação

O trevo de acesso ao município de Guaçuí deve receber até o fim deste ano intervenções do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O anúncio das obras foi feito durante visita do supervisor da unidade Safra, Luiz Fernando Caldellas, ao município, na última quinta-feira. O encontro foi intermediado pelo deputado estadual Glauber Coelho (PSB), atendendo pedido dos vereadores Wagner Duffrayer, Edielson de Sousa

Rodrigues, Dim Barbeiro, Paulinho Vitalino e Sandra Machado. Dentre as obras previstas pelo Dnit no trevo que registra alto índice de acidentes, estão o alargamento da pista, melhorias nas pistas laterais, fechamento da pista central e nova sinalização. A intervenção, de acordo com Caldelllas, deve seguir os moldes das realizadas nos trevos da Safra e Guarapari. “Com as obras, pretendemos reduzir o número de acidentes já que o motorista

terá que reduzir a velocidade para fazer o contorno do trevo e o cruzamento será em uma única faixa”, explicou o supervisor do Dnit. Para Glauber, a intervenção vai garantir mais segurança para motoristas e pedestres. “Com estes investimentos e melhorias no trevo, pretendemos trazer mais segurança para os que trafegam pela via”. O projeto da obra será elaborado pelo Dnit e a execução será feita por empreiteira que presta serviço para o órgão.


06

geral

SÁBADO, 21/09/2013

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Unimed Sul Capixaba está entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil

divulgação

»» É o quinto ano consecutivo que a empresa é escolhida Entre as 150 melhores empresas brasileiras para se trabalhar, novamente duas estão em Cachoeiro de Itapemirim (ES): a Unimed Sul Capixaba e seu hospital próprio, o Hospital Unimed Cachoeiro de Itapemirim. A premiação da Revista VOCÊ / SA, concedida no último dia 09, também apontou que essas duas empresas locais, segundo seus colaboradores, estão entre as 15 melhores entre cooperativas de todo o Brasil, com quase 80% de satisfação. Este é o quinto ano conse-

cutivo em que a Unimed Sul Capixaba estrela o ranking. Já o Hospital, permanece desde 2011. O Prêmio 150 Melhores Empresas Para Você Trabalhar é o principal anuário nacional sobre o assunto. “Conquistas como essas resultam da dedicação dos próprios colaboradores e dos médicos cooperados, que, no dia a dia, dão o seu melhor, o que se reverte em favor de todos. O prêmio reitera o nosso principal compromisso, que é cuidar das pessoas”, explica o presidente da Unimed Sul

Capixaba, o médico Pedro Scarpi.

Oportunidades

Colaborador da Unimed há 13 anos, Patrik Vieira fala da sua experiência: “As oportunidades de crescimento profissional são uma das principais vantagens de trabalhar na Unimed. Continuo aprendendo coisas novas. De estagiário, me tornei analista e, agora, participo do programa de Desenvolvimento de Liderança”. Hoje ele atua no setor de Tecnologia da Informação.

CASTELO

Como é feita a escolha

A escolha das vencedoras começa com a avaliação, fei-

ta pela Fundação Instituto de Administração (FIA), de São Paulo (SP), de políticas e práticas de gestão de pessoas. As classificadas recebem

a visita de uma equipe da revista Você S/A, que entrevista funcionários, gestores e os responsáveis pela área de Recursos Humanos.

CASTELO

Parque da Beira Rio passa por revitalização O Parque da Beira Rio, um dos pontos turísticos e de lazer de Castelo, está passando por transformações. Em conjunto, as Secretarias Municipais de Serviços Urbanos, Esportes e de Meio Ambiente, desde o início do mês de setembro, têm feito um programa de revitalização desta importante área verde do município. As ações da Prefeitura, de curto e médio prazo, visam proporcionar à população mais bem estar e segurança. Uma das primeiras medidas tomadas, foi a reforma do parquinho, local para a diversão das crianças, dando melhores condições aos brinquedos, evitando os riscos de acidentes em partes danificadas. O serviço foi realizado pela própria equipe da Secretaria de Serviços Urbanos, e os brinquedos já estão sendo novamente utilizados com segurança pelas crianças. Em seguida aconteceu a retirada de 60 aves silvestres, que foram levadas para um zoológico de Marechal Floriano. A operação, autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente – Ibama, e acompanhada por Biólogos, foi um procedimento para oferecer melhores condições para os animais, já que eles viviam em um ambiente que não reproduzia o habitat natural, com inúmeras movimentações inadequadas para a tranquilidade dos bichos. Além disso, outro

“Conquistar um prêmio como este é reflexo da integração dos colaboradores e demonstra que todos estão juntos com um mesmo objetivo. A cada ano o nosso desafio aumenta, pois é preciso manter o colaborador motivado para que essa motivação gere reflexos diretamente na satisfação do cliente e do médico cooperado”, ressalta o supervisor de Recursos Humanos, Deidiney Santanna.

divulgação

fator agravante é de que o Zooparque possuía diversas pendências nos órgãos ambientais para funcionamento ideal como abrigo de animais, inviáveis de serem cumpridas pela administração. Outra obra que será realizada na Beira Rio é a instalação do Campo Bom de Bola II, através da Secretaria Municipal de Esportes, que fez o pedido ao Governo do Estado. O modelo desse campo soçaite, projetado pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), e que deve ser construído até o fim do ano, é diferente do que já existe próximo ao Tiro de Guerra em Castelo, também construído pelo Estado. O novo campo será mais moderno e com medidas oficiais, seguindo os padrões da Confederação 7 Society, o que torna o campo profissional, possibilitando a realização de competições de nível nacional. O campo terá uma dimensão de 31,5 x 49 metros quadrados (antes

era de 27 x 47 metros quadrados), possibilitando um espaço padrão para os bancos reserva dos jogadores. O custo será de quase 315 mil reais. Um investimento que não é apenas financeiro, mas também promovendo a saúde, a inclusão social e o bem-estar da população. “Nosso objetivo é fazer com que a Beira Rio volte a ser o local de lazer dos castelenses, e também poder realizar eventos no local. O Parque é importante para o lazer da família castelense, não somente pelo esporte, mas também para o encontro dos moradores. Entendemos que hoje em dia existem poucas áreas de lazer para atender a essas demandas, e acreditamos também que a família é a base de tudo, e para sairmos da teoria e entrarmos na prática direta da convivência familiar, percebemos que a Beira Rio é o lugar perfeito”, concluiu o Secretário de Esportes, Henrique Frauches.

Município oferece curso gratuito de hospedagem gratuita Visando estimular o Sistema de Hospedagem Alternativa “Cama e Café” no município de Castelo, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, numa Parceria com o SENAR- Serviço Nacional de Aprendizado Rural, estará oferecendo, nos dias 15 e 16 de outubro, das 8h00 às 17h00, um curso de “Hospedagem Rural - Cama e Café”, que será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, situada à rua Antônio Machado, número 35, no Centro Cultural e Turístico de Castelo. O curso terá, além de aulas teóricas, uma aula prática, que será realizada no Cama e Café “Casa do Cebolão”,

localizado no Bairro Baixa Itália. O objetivo do curso é aperfeiçoar os empreendedores que desejam trabalhar no ramo de hospedagem no município de Castelo, em suas casas, dando à eles o conhecimento de como funciona o sistema “Cama e Café”, com capacitação necessária para o atendimento ao público. Para o Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Marcos Lopes, o curso é o um passo para aumentar a qualidade do turismo em nosso município: “Este curso é muito importante, pois através dele pretendemos ampliar a oferta de hospedagem e qualificar as pessoas que vão atender nossos turistas em suas casas, além de

proporcionar a estas pessoas uma fonte extra de renda”, informou o Secretário. Dentro do cronograma do curso, estão a montagem e arrumação de leitos, apresentação e montagem do café da manhã e outros. Este mesmo curso já foi oferecido em Castelo anteriormente, capacitando os empreendedores que hoje atuam no setor. Os interessados em participar do curso devem procurar a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, das sete às 15 horas, de segunda à sexta-feira. O curso é gratuito, e podem participar maiores de 18 anos. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones: 3542-6300 ou 3542- 8532. divulgação


SÁBADO, 21/09/2013

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

CIDADES

07

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Prefeitura abre concurso com 540 vagas

»» A seleção é para atuar como Agente de Endemia e Agente Comunitário de Saúde filipe rodrigues

jornalismo.aquinoticias@gmail.com

A prefeitura de Cachoeiro vai abrir na próxima segunda-feira as inscrições para processo seletivo com 540 vagas para Agentes

de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde. O salário será de R$ 750 (setecentos e cinquenta reais), com carga horária de 40 horas semanais. A taxa de inscrição será de R$ 30 (trinta reais). Os

interessados em participar podem acessar o site www. agoraconsultoria.srv.br, a partir da próxima segunda-feira, e se inscrever. São 148 vagas para Agente de Endemia e 392 para Agente Comunitário de Saúde. O edital já está no site da

empresa. Somente serão isentos da taxa de inscrição os candidatos que, em razão de limitações de ordem financeira, não possam arcar com o pagamento da taxa de inscrição. As provas objetivas serão realizadas no dia 3 de

novembro. As provas terão questões de português, matemática e conhecimentos específicos. O processo seletivo também vai contar com prova de títulos. A convocação dos candidatos para esta fase será processada, gra-

dualmente, mediante as necessidades da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, nos cargos do presente Processo Seletivo Público, observando-se a ordem de classificação dos candidatos e a aptidão nos exames pré-admissionais.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Edital de Convocação Assembleia Geral Extraordinária Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim-ES O Presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim, estado do Espírito Santo, atendendo disposições estatutárias, convoca os senhores associados desta entidade, para participarem da Assembléia Geral Extraordinária. A mesma será realizada no dia 07 de outubro de 2013, às nove (09) horas em primeira convocação ou em segunda e última convocação às dez (10) horas com o quorum estabelecido pelo estatuto da entidade. A Assembleia será realizada na sede do Sindicato Rural à av. Monte Castelo, 60, bairro Independência, Cachoeiro de Itapemirim, estado do Espírito Santo, para deliberar sobre a seguinte

ORDEM DO DIA

1. Leitura, discussão e aprovação da ata da assembleia anterior; 2. Autorização para que a CNA pratique todos os atos pertinentes ao lançamento, cobrança e arrecadação da Contribuição Sindical Rural, representando os interesses deste Sindicato, podendo receber e dar quitação, efetivar a cobrança administrativa ou judicial, referendando-se os atos praticados nos exercícios anteriores pela Diretoria da Entidade; 3. Assuntos Gerais de interesse da classe. Cachoeiro de Itapemirim, 18 de setembro de 2013. Wesley Mendes Diretor Presidente

Aqui Notícias nas melhores Padarias de Cachoeiro Padaria Princesa do Sul (Centro) Padaria Brasil (rua Costa Pereira) Padaria Brasileira (rua Jerônimo Ribeiro) Padaria Pão Nosso (bairro Amarelo) Padaria Pão Gostoso (bairro Baiminas) Padaria Super Pão (bairro Coronel Borges) Padaria Econômica (bairro Independência) Padaria Imperial (bairro Aquidaban) Padaria Beira Rio (bairro Novo Parque) Ponto da Louir’s (rua Samuel Levi) Padaria Pão de Mel (avenida Beira Rio) Padaria Rios (rotatória da Ilha) Padaria Bombocado (avenida Santos Neves) Padaria Nova Linda (bairro Nova Brasília) Padaria Bela Vista (na entrada do bairro Zumbi) Padaria Ateliê do Pão (bairro Basiléia) Padaria China (bairro Amaral)

E você que não está na lista das melhores padarias de Cachoeiro, ligue agora e receba o melhor jornal da região.

(28) 3521-7726 / (28) 9910-7726

Merenda escolar de Cachoeiro concorre a prêmio nacional A qualidade da merenda escolar oferecida aos alunos da rede municipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim colocou o município entre os finalistas da 10ª edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2013. Na próxima semana, pesquisadores da ONG Ação Fome Zero, responsável pelo prêmio, chegam ao município para conferir como é desenvolvido o trabalho de alimentação escolar. O objetivo da premiação é destacar as boas práticas na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar, levando em consideração critérios como qualidade nutricional dos cardápios, eficiência e educação alimentar e nutricional, desenvolvimento local, atuação do Conselho de

divulgação/pmci

Alimentação Escolar, entre outros. Além de Cachoeiro, outras 53 cidades do País foram selecionadas para receber a visita técnica de pesquisadores. Eles vão percorrer escolas, conversar com agricultores que vendem produtos para o município e com membros

do conselho para colher informações e repassar à comissão julgadora. Vinte e cinco projetos serão premiados, sendo cinco por região do país. Cachoeiro se inscreveu em quatro das cinco categorias do prêmio: eficiência e educação alimentar e nutricional, valorização

profissional das merendeiras, valorização da agricultura familiar e/ou do empreendedor familiar rural, merenda indígena ou quilombola. A divulgação dos vencedores será realizada no mês de novembro e a cerimônia de premiação será realizada em data e local ainda a serem definidos.


08

Sテ。ADO, 21/09/2013 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIテグ SUL

www.AQUIES.com.br


www.AQUIES.com.br

Sテ。ADO, 21/09/2013 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIテグ SUL

09


10

SÁBADO, 21/09/2013

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

classiaqui.aquinoticias@gmail.com Anuncie: (28) 9910-7726 imóveis AN 008 - MARATAÍZES/CENTRO - Casinha 4 Qts, garagem p/ 3 motos, cobertura 02 suítes novas, barata, na escritura só à vista. Tr. c/ Valdir (28) 3532-2604.

1153 – Churrasqueiro para festas e eventos – Jairzinho (28) 9955-0430. 1154 – Conserto de aparelhos eletrônicos a domicílio – (28) 9905-0952 Sansão.

AN 010 - MARATAÍZES/CENTRO - Vendo 2 lotes. 1 parte baixa, outro parte alta. R$ 80.000,00 cada. Tr. c/ Valdir 3532-2604.

1156 – Transportes e mudanças com qualidade e bons preços D&D Mudanças (28) 3518-4632 / 9885-2227.

AN 007 - MARATAÍZES - Alugo suíte casal natal e ano novo. Semana R$ 1.000,00 c/ café da manhã. Tr c/ Valdir (28) 35322604.

1125 – Eletricista especializado - Brígido Louzada 9975-0076.

AN 004 – R$ 200.000,00. Casa duplex, área piscina, casa nos fundos, 2 quartos em cima, sala, sacada, 1 banheiro. Embaixo, sala, copa, cozinha, banheiro, churrasqueira, piscina, garagem, terraço. Bairro Oton Marins, em frente a Sul Outdoor. Pode ser financiada pela Caixa. 9959-8725. (22) 9833-9686. Cláudia. 1248 – Vende-se terreno medindo 219m², com 40m² de área construída, com 02 quartos, sala, copa, cozinha e banheiro. Rua José de Alencar, bairro são Luiz Gonzaga, valor R$ 65.000,00. Tratar pelo telefone – (28) 9977-2051 / 3036-8837 - Marcos. 1062 – Vende-se Ampla casa com 4 quar, cobet.2 quar. e banh. na cober, garg. p/ 5 carros e grande quintal totalizando 750m² podendo ser usada para fins comerciais em local com grande potencial e área que comporta a construção de um prédio na Rua Demétrio Ultramar R$ 200.000,00 3036-8837 / 9977-2051.

1126 – Ricardo Campeão - Música ao vivo de qualidade para festas, bares e eventos 9992-6737.

1152 – Precisa-se de vendedores de carros ou motos sem vínculos com outras empresas para trabalho em SOCIEDADE – 9977-2051 / 3036 8837.

1241 – Casas em Marataízes – Vendo e alugo anual e p/ temporada - (28) 99217108 Cláudia. 1250 – Vende-se área de 10.000m² em Santa Tereza PARA FINS DE REFLORESTAMENTO – (28) 8115 -1789, Davi. 1253 – Procuro p/ alugar casa pequena, 2 quartos e cozinha e vaga ou quintal para 2 carros no preço máximo de R$ 550,00 – (28) 9977-2051 Marcos.

1208 – Pinturas com acabamento de alto padrão, decorativas, texturas e pátina 9959 4655 Jorge.

Vende-se um Uno Vivace 2010/2011, 4 portas, básico, com trava, alarme e som. Com 30.000 km. Valor: R$ 22 mil. Paulo Vitor - (28) 9916-1476.

1210 – Limpeza de piscinas – Zulu (28) 9967-9107.

1212 – Churrasqueiro Profissional para festas – Zulu (28) 9967-9107.

1195 – Costureira – Dona Enir – Confecção e consertos de roupas em geral, no B. Amarelo – 3518 0401 1217 – Polimento e cristalização de pintura de veículos. Leandro (28) 9945-4648. 1197 – Eletricista profissional – (28) 99113533 - Zaga. 1199 – Fazemos reforma, manutenção residencial e obras em geral - (28) 99049268, Alan. 1235 – Vendo artesanato em crochê com barbantes coloridos, crus e barrocos. Aceitamos encomendas (28) 9916-8635 – 3588-1758. 1245 – Curso de reforço e acompanhamento de Biologia e Química para pré-vestibular e 3º grau em Vitória (Jardim da Penha) (27) 3227-1003 / (27) 9601-3579 Saber Biologia e Química. 1254 – Artesanatos na Sil - Tricô, crochê e bordados para toda a sua casa – Os melhores preços. Aceita-se encomendas. (28) 3521-2867 / (28) 9910-8157, Silvana.

1219 – Vendo S10 Colina 2011 Compl., banco de couro 40.000km Rod. Em ótimo estado – R$ 65.000,00 - 35227288 – 9966-2408 José Guimarães (Popô). 1251 – Kit gás automotivo R$ 1.000,00 – (28) 9925-0618, Tarcísio. 1255 – Vende-se Fusca, ano 80, doc ok. Precisando de reparos na lataria. (28) 9925,0618, com Tarcísio. 1256 – Compro carrocinha de engate para carro (Trailer), com documentação. (28) 9884-2298 Marcos.

motos AN 005 – Vendo CG 150 Fan ESI, flex ano 2011, cor preta, com partida elétrica, 15 mil Km rodados - R$ 5.700,00. (28) 9969-9462 ou (28) 9971-5207. Vende-se uma moto Honda CB 300 amarela 12/12 com 3.200 km rodados. R$ 10.500,00. Tratar com Hely: (28) 9256-0000.

1221 – Vendo Motocicleta Feizer 250, cor vermelha, ano 2007 – R$ 7.000,00 - 35227288 – 9966-2408 José Guimarães (Popô).

1089 – Mesa para computador com plataforma de teclado e porta CD – R$ 50,00 9977-2051 / 3036-8837.

1222 – Vendo Triciclo com motor 1.600 emplacado em bom estado – R$ 12.000,00 - 3522-7288 – 9966-2408 José Guimarães (Popô).

1091 – Lindo armário antigo, rústico com acabamentos entalhados. Pode ser usado em restaurantes, R$ 2.000,00 – 9977-2051 / 3036-8837.

eletrodomésticos e eletrônicos

1093 – Mesa redonda de granito e pés de ferro com fino acabamento da Tok Stok, R$ 400,00 – 9977-2051 / 30368837.

1005 – Rádio antigo Philco Transglober R$ 150,00 – 9977-2051 / 3036-8837. 1006 – TV Mitsubishi, 14”, R$ 180,00 – 9977-2051 / 3036-8837. 1007 – TV Gradiente de 29”, R$ 280,00 – 9977 2051 / 3036-8837. 1047 – Máquina de passar a vapor Best Steamer, R$ 180,00 – 9977 2051 / 3036 8837. 1171 – Grill George Foreman – R$ 80,00 – 9977-2051 / 3036-8837. 1154 – Conserto de aparelhos eletrônicos a domicílio – (28) 9905-0952, com Sansão. 1170 – Freezer Consul 160 litros, cor branca – R$ 450,00 – 9977 2051 / 3036 8837. 1175 – Cafeteira expresso Britânia – R$ 110,00 – 9977-2051 / 3036-8837. 1195 – Ventilador de teto branco semi-novo R$ 70,00 – 9977-2051 / 3036 8837. 1249 – Rádio/TV portátil – R$ 100,00 - (28) 9977-2051 – 3036-8837. 1260 – Mini TV/rádio JWIN - R$ 130,00 (28) 9977-2051 – 3036-8837.

computadores e acessórios 1020 – Impressora HP LAZER JET – CP 1025, colorida, semi-nova – R$ 300,00 9977-2051 / 3036-8837. 1022 – Impressora HP Photosmart Multifuncional C4480, Vivera – R$ 350,00 – 9977-2051 / 3036-8837. 1177 – Monitor de computador AOC – R$ 65,00 – 9977-2051 / 3036-8837. 1021 – Teclado de borracha – R$ 15,00 – 9977-2051 / 3036-8837.

móveis

1258 – Estilo em Costura – Consertos em jeans, couro, ternos e roupas finas – Rua Siqueira Lima, nº 23 Centro – Galeria Elmo 2º piso sala 9 - 3522-1849 – 9986-8723, Cristina.

veículos AN 011 - MITSUBISHI PAJERO, 2001 Turbo, a diesel, completa, cor PRATA, VALOR R$ 27,000.00 tratar no TEL: (28) 9959-8725 ou (22) 9742-8182.

serviços

AN 009 - MARATAÍZES - Vendo Palio 98, vermelho lindão, s/ maresia - R$ 7.700,00 - O 1º que chegar leva! Tr. c/ Valdir 35322604.

1094 – Mesa estilizada para manicure em metal branco, tampo de vidro e 2 gavetas R$ 250,00 – 9977-2051 / 30368837. 1097 – Mesa para computador com prateleira seminova – R$ 200,00 – 99772051 / 3036-8837. 1098 – Tampo de granito de 0,80 x 0,90 cm² – R$ 150,00 – 9977-2051 / 30368837. 1101 – Poltrona de balanço em courvin branco com banqueta descanso de pés R$ 150,00 – 9977-2051 / 3036-8837. 1102 – Cama Queen de excelente qualidade com 2 criados, R$ 450,00 – 9977-2051 / 3036-8837. 1104 – Armário de madeira para escritório ou sala, R$ 200,00 – 99772051 / 3036-8837. 1105 – Estante de madeira para escritório ou sala, R$ 200,00 – 99772051 / 3036-8837. 1106 – Mesa de computador de madeira de excelente qualidade – R$ 200,00 – 9977-2051 / 3036-8837. 1107 – 2 cadeiras de praia Mor Geórgia R$ 60,00 – 9977-2051 / 3036-8837. 1108 – Mesa rústica de madeira com pés estilizados R$ 700,00 – 9977-2051 / 3036-8837.

1166 – Colchão casal Queen Plus R$ 700,00 – 9977-2051 / 3036-8837.

1176 – linda mesa com pés de inox e tampo de vidro medindo 1x1 m – R$ 700,00 – 9977-2051 / 3036-8837. 1209 – Mesa de comp. De madeira clara 170,00 – 3036 8837 9977 2051. 1198 – Vendo cama Box de solteiro – (28) 9962 8374 - Silma. 1202 – Mesa de centro retangular em madeira de duas cores (nova) R$ 270,00 – 9977-2051 / 3036-8837. 1205 – Vendo Andador Borigoto na cor rosa em perfeitas condições R$ 50,00 9999-4565 Catarine.

Facebook - Televitrine Cachoeiro Classificados on-line CONFIRA MAIS OFERTAS NO www.televitrinecachoeiro.com.br 90% dos anúncios grátis - LIGUE E ANUNCIE

ginástica 1048 – Esteira elétrica - semi-nova CALOI PREMIUM CLE 20 R$ 700,00 – 9977-2051 / 3036-8837. 1204 – Esteira elétrica Caloi que nunca foi usada 9977-2051 / 3036-8837. 1049 – Aparelho de ginástica Abswing – R$ 60,00 – 3036-8837 / 9977-2051. 1053 – Cama elástica para ginástica – R$ 100,00 – 9977-2051 / 3036-8837. 1261 – Aparelho para abdominal R$ 45,00 – (28) 9977-2051 / 3036-8837. 1270 – Bicicleta Ergométrica para academia ou residencia marca Kikos. KR 3,8 - R$ 700,00 – (28) 9918-3544. Giovani, ligar até as 17:00hs.

oportunidades

1112 – Porta sanfonada em PVC nova na embalagem – R$ 50,00 – 9977-2051 / 3036-8837.

1168 – Divã de veludo azul – R$ 350,00 – 9977-2051 / 3036-8837.

www.televitrinecachoeiro.com.br Anuncie: (28) 3036-8837 – (28) 9977-2051 E-mail - televitrinecachoeiro@gmail.com

1196 – VENDEDOR DE PUBLICIDADE – Precisa-se para trabalho em parceria (sociedade) com comissões vantajosas e muita chance de crescimento. (28) 9984-2298, Marcos.

1165 – Cama de madeira (solteiro) R$ 200,00 – 9977-2051 / 3036-8837.

1087 – Mesa para computador com plataforma de teclado – R$ 150,00, 99772051 / 3036-8837.

Anuncie seu produto ou serviço com fotos e detalhes no site:

1152 – Precisa-se de vendedores de carros e motos SEM VÍNCULOS COM LOJAS OU EMPRESAS para trabalho em sociedade – 9977-2051 / 3036-8837.

1111 – Aparelho de massagem para clinica de estética R$ 1.100,00 – 99772051 / 3036-8837.

1192 – Vendo Burgman prec. reforma e doc. atrasado 9979-0314, com Jaime.

CONFIRA AS OFERTAS DE LIVROS E DISCOS

1203 – Precisa-se de professores de biologia com mestrado comprovada experiência em sala de aula para o ano de 2014. Enviar currículos para saberbiologiaequimica@gmail.com

1164 – Cadeira de madeira com acento estofado R$ 40,00 – 9977-2051 / 30368837.

1167 – Cômoda branca com 5 gavetas e armário lateral – R$ 260,00 – 9977-2051 / 3036-8837.

1088 – Cama de casal em madeira de ótima qualidade e padrão R$ 300,00, 9977-2051 / 3036-8837.

1147 – Precisa-se de professora de redação com mestrado comprovada experiência em sala de aula para o ano de 2014. Enviar currículos para saberbiologiaequimica@gmail.com

1159 – Colchão ortopédico de casal R$ 50,00 – 9977-2051 / 3036-8837.

1188 – Rack tabaco de boa marca e designer diferenciado R$ 350,00 – (28) 9977-2051.

1220 – Vendo Motocicleta Shadow preta 700cil. 2008/09 impecável - R$ 22.000,00 - 3522-7288 – 9966-2408 José Guimarães (Popô).

de química com mestrado e muita experiência em sala de aula para o ano de 2014. Enviar currículos para saberbiologiaequimica@gmail.com

1110 – Uma maca para massagem e estética – R$ 350,00 – 9977-2051 / 3036-8837.

1191 – Vendo moto CBX 250 Twister amarela 2008, R$ 6.500,00 - ou troco por carro – (28) 9904-6586, com Jairo.

1257 – Massagens relaxantes – Alivia traumas físicos e psicológicos, além de bem estar corporal. Ligue e marque seu horário – Rua Aíde Silvério, nº 17 bairro Rui Pinto Bandeira – (28) 3526-7110 – 92911150.

1259 – Vende-se terreno de 200m² com 60% plano no bairro Monte Belo (rua da piscina) R$ 10.000,00 (28) 9986-8723, Cristina.

1267 - Elita Produção de Noivas. Penteados, maquiagens para noivas e madrinhas. (28) 9901-7300

1190 – Fiat Uno Brio 96/7 bem conservado R$ 5.000,00 – (28) 9905-7533, com Regina. 1193 – Vende-se Fiat Idea 2009 - 99772051 / 3036 8837.

1214 – Chaveiros, canetas, bonés e outros brindes – Tico (28) 8118 2049.

1240 – CASA PARA TEMPORADA Procuro para alugar para o ano novo e 1ª quinzena de janeiro uma casa com piscina em Marataízes (para 5 pessoas) – (28) 9884-2298 Marcos.

1266 – Gol G5 2010/11 compl. 1.0 cinza (28) 3521-3002 Comercial Veículos.

1206 – Reforma-se estofados, poltronas, pufes e outros – Wolney 3518-0321.

1198 – Vende-se ampla e bela casa/ apartamento com grande área externa dep. de emp. e churrasqueira no bairro Coronel Borges 3036-8837 / 99772051.

1239 – Casas em Marataízes – Vendo e alugo anual e p/ temporada – (28) 9925-5383 Luciana.

1263 – Corsa Classic 2009/10 bege compl. 3521-3002.

1265 – Uno Fire 2002/03 prata 4 port. c/ar (28) 3521-3002 Comercial Veículos.

1179 – Vende-se terreno de 1.600m² atrás do Campo do Cachoeiro 3036-8837 / 99772051.

1200 – Alugo ou vendo apartamentos e casas em Marataízes e região - (28) 9885- 9286 - João de Freitas.

1263 – Strada 2009 branca 1.4 c/ar 3521 3002 Comercial Veículos

1148 – Precisa-se de corretores de imóveis sem vínculos com outras empresas para trabalho em SOCIEDADE 9977-2051 / 30368837.

1213 – Educação à distância, Fundamental e Médio (1º e 2º Graus) Supletivo – Estude em casa - 3515-0982.

1216 – Vende-se Casa em Castelo no bairro Santo Agostinho com 3 quar. sala, banheiro, copa cozinha, área de serv. e varanda – Área constr. 90m² área externa 60m² - 9977-2051 / 30368837.

1262 – Saveiro cabine estendida branca, vidro e trava ZERO. 3521-3002 Comercial Veículos.

1264 – Fiesta Ret 2011/12 prata completo 1.6 Comercial Veículos 3521-3002.

1197 – Vende-se terreno de 326m² no bairro Sumaré, frente para o bairro Gilberto Machado, fundos p/ o bairro Sumaré. Falar com Gislene pelo fone: 9913-7806 ou 30368837 / 9977-2051.

1159 – Compro terreno barato em Piúma 9977-2051 / 3036-8837.

1269 - Gol 2005, modelo G3, 82.000 km, cor prata (28) 9884-2298, Marcos.

1150 – Marceneiro especializado - Jaime Sidney Brumatte 9979-0314.

1211 – Cama elástica, aluguel para festas e eventos – Tereza (28) 9916 3074.

1181 – Compro terreno ou casa antiga p/ demolir p/ nova construção na região do Amarelo ou Alto Amarelo e proximidades 3036-8837 / 9977-2051.

1268 - EXCELENTE OPORTUNIDADE, Corolla 2006 preto banco de couro 51.000 km rodado muito conservado R$ 32.000,00 - (28) 9884-2298, Marcos.

1243 – Quebra Galho da Barra – Móveis usados novos e antiguidades, vendemos e compramos, vendemos também sob encomenda – R. Thomé de Souza, 39 – Barra – Marataízes (28) 3532-5984 / 9924-5875 Raimundo. 1244 – Mesa de centro preta e branca seminova – 9977-2051 / 3036-8837.

empregos 1200 – Procuro emprego em área administrativa ou outros – (27) 97415889 Cezar. 1146 – Precisa-se de professora

1120 – 15 gravatas de boas marcas – R$ 30,00 – 9977-2051 / 3036-8837. 1138 – Compra-se bicicleta BMX antiga – 9977-2051 / 3036-8837. 1109 – Compra-se Playmobil e acessórios, conservados ou não – 99772051 / 3036-8837. 1150 – Marceneiro especializado - Jaime Sidney Brumatte – 9979-0314. 1207 – Prancha de surf JF com transportador de correias para carro (rack) 3036 8837 – 9977 2051. 1234 – Vende-se 3 persianas de tamanhos diferentes 9977-2051 / 30368837. 1236 – Vende-se 20m² de ladrilhos (pisos) e peças de granito (tampos) para mesas de vários tamanhos (28) 99815717. Ségio. 1237 – Vendo cachecóis de lã de cores variadas R$ 25,00 – (28) 9885-8288 Regina. 1246 – Estufa p/ esterilização de instrumentos de manicure em ótimo estado – R$ 50,00 Raquel (28) 99962236 / 3521-6533. 1247 – Vitrine de vidro com base de madeira de 3 andares com repartições para exposição de variados produtos R$ 330,00 - Raquel (28) 9996-2236 / 3521-6533. 1252 – Cela de couro de búfalo de excelente acabamento R$ 1.000,00 – (28) 9925-0618, Tarcisio.


SÁBADO, 21/09/2013

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

cultura

11

anchieta

Moda de Viola agita comunidade de Alto Joeba

»» O evento terá como atração nacional, a dupla Lourenço e Lourival, além da apresentação de artistas da região alissandrapmendes@yahoo.com.br

A comunidade de Alto Joeba, em Anchieta estará em festa amanhã, quando acontece a VIII Edição da Moda de Viola ao Pé da Serra, que terá além de muita música, comidas típicas e animação nas montanhas do município. Haverá também almoço típico, venda de produtos artesanais, brinquedos infláveis para as crianças e a tradicional Casa de Caboclo. A programação terá início às 09h00 com a Missa Sertaneja. Em seguida haverá a apresentação de artistas regionais e o show nacional com a dupla Lourenço e Lourival. Nascidos na região de Ribeirão Preto, os irmãos

Arlindo (Lourenço) e Antônio (Lourival) tiveram uma infância humilde. Filhos de lavradores, eles trabalharam na lavoura desde pequenos, mas já sonhavam com a vida artística. Nas horas vagas, a imaginação transformava as enxadas em violas e latinhas velhas em microfones. Aos 14 anos começaram a cantar na rádio em Ribeirão Preto. Aos 15 anos se mudaram para São Paulo, onde começaram a trabalhar na Rádio América. Foram contratados pela gravadora Continental e gravaram dois discos de 78 rotações e posteriormente seu 1º LP. Pouco tempo depois foram para a Rádio Bandeirantes e depois para a Rádio Nacional, onde tiveram como companheiros

programação 09h00 – Missa sertaneja 10h15 – Abertura da apresentação dos violeiros 10h30 – Show com a dupla Pedro Ricardo e Gabriel 12h00 – Show com a dupla Edinho Ferreira e Eraldo da Viola 13h30 – Show com a dupla Renato e Everaldo 15h00 – Show com Ney da Viola e Amarildo 16h30 – Show com os irmãos Brambila 17h30 – Sorteio de uma viola 18h00 – Show com a dupla Luyd e Gabriel 19h00 – Show nacional com a dupla Lourenço e Lourival 20h15 – Show de encerramento com Waldinei Cardozo. de trabalho nomes como Tião Carreiro e Pardinho, Abel e Caím, Zé Fortuna, entre outros. Em 74 foram trabalhar no programa Linha Sertaneja Classe A, na Rádio Record, juntamente com Zé Bétio e José Russo,

Divulgação

ALISSANDRA MENDES

A dupla Lourenço e Lourival é a atração nacional da VIII Edição da Moda de Viola ao Pé da Serra, de Alto Joeba, em Anchieta

onde permaneceram durante 16 anos. Lá receberam o título carinhoso de ‘as vozes de cristal’. Lançaram mais 30 LPs pela gravadora Chantecler, trabalhos remasterizados e disponíveis atualmente em CDs, e 15 títulos pela gra-

vadora RGE. Contratados desde 2004 pela Gravadora Alegreto, já lançaram mais três CDs e alguns DVDs em parceria com outras duplas. O projeto do 1° DVD da dupla já está em andamento e em breve os fãs poderão con-

ferir este novo trabalho. O pouco tempo livre da dupla é dedicado às suas famílias e outras atividades paralelas em sua cidade natal, onde fazem questão de permanecer cultivando suas raízes. A dupla tem 45 anos de carreira.

guaçuí

Clube Big Beatles se apresentará no Teatro Fernando Torres Divulgação

O grupo Clube Big Beatles se apresenta hoje à noite em Guaçuí

A história do quarteto inglês, formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, é narrada pela banda Clube Big Beatles no espetáculo ‘Revolution - A História dos Beatles’, que inicia nova temporada. O grupo se apresenta hoje, em Guaçuí, no Teatro Municipal Fernando Torres em dois horários: às 19h00 e às 21h00. O

evento é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de Guaçuí. A entrada é franca, mas é preciso retirar os bilhetes antecipadamente no Teatro Municipal. Os Beatles foram muito mais do que um fenômeno pop, com milhões de fãs espalhados por todo o

planeta. Sua importância para a música é enorme, uma vez que ajudou a redefinir a estética do pop e do rock, bem como os rumos da indústria cultural. Além do show musical, o espetáculo conta com um telão panorâmico de 10x3m, no qual são exibidas imagens raras e animações exclusivas, além de colagens fotográficas e efeitos visuais.

O espetáculo é interativo e faz uma viagem cronológica pela trajetória da banda, alternando a performance musical com produções em vídeo, extraídas de documentários oficiais, e animações. Máscaras e bonecos também integram a apresentação, reforçando as impecáveis interpretações das canções pelo Clube Big Beatles.


12

SÁBADO, 21/09/2013

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

Eliana aparece morena em gravação de programa Integrante antiga do time das apresentadoras loiras, Eliana surpreendeu ao aparecer morena nesta sexta-feira, 20. A novidade foi divulgada pela assessoria do seu programa no SBT. A mudança aconteceu para que Eliana pudesse se passar por uma cantora gospel ao promover um reencontro entre irmãos em gravação de um dos quadros da atração. Mas calma: nada de tinta nos fios dourados da apresentadora. O recurso usado para a transformação foi uma perica mesmo.

De biquíni, ex-BBB Fabiana Teixeira mostra corpão em dia de praia

Molhada e ‘desgrenhada’, Nanda Costa posta foto sensualizando Nanda Costa quis deixar a parte masculina dos seus seguidores literalmente ba-ban-do, como diria Anitta. Nesta sexta-feira, 20, a atriz postou uma foto em seu Instagram em que aparece molhada, com os cabelos desgrenhados e um olhar sedutor.

Fabiana Teixeira não perdeu tempo e correu para a praia a fim de curtir um belo dia de sol. Na manhã desta sexta-feira, 20, a ex-BBB compartilhou imagem em seu perfil do Instagram na qual aparece de biquíni, exibindo sua boa forma em areias cariocas. “Deu praia”, escreveu na legenda da foto.

Bruce Springsteen curte praia no Rio e mostra boa forma aos 63 anos

Sophia Abrahão reaparece após acidente em aeroporto

A exemplo de Jon Bon Jovi, Bruce Springsteen também está no Rio. O cantor irá se apresentar sábado, 21, no Rock in Rio. Acompanhado de amigos, o astro dos anos 80 aproveitou o mar da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Às vésperas de completar 64 anos - ele fará aniversário no dia 23 de setembro-, o americano mostrou boa forma na praia e, simpático, posou com fãs para fotos e cumprimentou o paparazzo. Depois de passar a manhã na praia Bruce continuou distribuindo sua simpatia em frente ao hotel em que está hospedado na Zona Sul.

Após sofrer um acidente de carro, no início da semana, Sophia Abrahão fez sua primeira aparição em público. Nesta sexta-feira, 20, ela foi clicada ao desembarcar no aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro.

HORÓSCOPO Áries

20/03 20/04

Dia de Lua crescente no signo de Gêmeos que, unida a Júpiter, o grade benfeitor, vai trazer expansão e crescimento aos seus acordos de negócios e assuntos que se relacionam a viagens e reuniões de negócios. Dia positivo.

Libra

23/09 22/10

A Lua crescente em Gêmeos chega acompanhada de Júpiter, o grande benfeitor do zodíaco, movimentando seus projetos e planos de negócios de médio e longo prazo. O momento é ótimo para planejar uma longa viagem.

Touro

Gêmeos

21/04 20/05

A Lua crescente no signo de Gêmeos unida a Júpiter vai beneficiar todos os assuntos que se relacionam às suas finanças e aquisições de bens e imóveis. É possível que você compre ou venda uma casa ou um terreno.

Escorpião

23/10 21/11

A Lua crescente em Gêmeos chega acompanhada de Júpiter beneficiando suas emoções, expandindo as negociações feitas em sociedade. Um relacionamento que começou há pouco tempo começa a ficar mais sério.

21/05 20/06

A Lua crescente em seu signo, que chega unida a Júpiter, vai movimentar e trazer expansão e crescimento a tudo o que foi iniciado há alguns dias. Um romance ou um negócio podem dar um passo adiante e ganhar um novo movimento.

Sagitário

22/11 21/12

A Lua crescente em Gêmeos chega acompanhada do grande Júpiter, seu regente, e promete mexer com seus relacionamentos. O momento é ótimo para começar um namoro ou firmar uma sociedade.

Câncer

21/06 21/07

A Lua crescente em Gêmeos vem acompanhada de Júpiter, o grande benfeitor do zodíaco, prometendo melhora significativa em sua saúde. Processos de doenças tendem a melhorar e o equilíbrio é retomado.

Capricórnio 22/12 21/01 A Lua crescente em Gêmeos chega acompanhada de Júpiter e movimenta positivamente seus projetos de trabalho. O relacionamento com colegas e superiores melhora significativamente. Melhoria na saúde também pode ser aguardada.

Leão

22/07 22/08

A Lua crescente em Gêmeos vem acompanhada por Júpiter, o grande benfeitor do zodíaco, e movimenta seus relacionamentos de amizade e vida social. Os contatos com grandes empresas, clubes e instituições são beneficiados.

Aquário

21/01 18/02

A Lua crescente em Gêmeos chega acompanhada do benéfico Júpiter e movimenta seu coração através de um romance que pode começar agora, ou ter começado há alguns dias. Criatividade em alta.

Virgem

23/08 22/09

A Lua crescente em Gêmeos chega unida a Júpiter e movimenta sua carreira e vida profissional. Caso esteja esperando uma resposta de trabalho, as possibilidades de ser algo positivo são muito altas. Sucesso e visibilidade.

Peixes

19/02 19/03

A Lua crescente em Gêmeos chega acompanhada de Júpiter beneficiando sua vida doméstica e seus relacionamentos em família. O momento é ótimo para receber familiares e amigos mais próximos.


SÁBADO, 21/09/2013

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

ESPortes

13

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Cachoeiro FC pronto para o primeiro jogo da final da Copa ES

»» Nesta semana, a equipe treinou no estádio Moreira Rebello, visando o confronto de hoje à tarde diante do Real Noroeste ALISSANDRA MENDES

alissandrapmendes@yahoo.com.br

A equipe do Cachoeiro FC está preparada para o confronto de hoje, diante do Real Noroeste, pelo primeiro jogo da final da Copa Espírito Santo 2013. O jogo acontece no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, às 15h00, a diretoria do Alvirrubro vai disponibilizar ônibus para levar os torcedores até a Grande Vitória. Nesta semana, o técnico Orlando da Hora comandou um coletivo entre titulares e reservas no estádio Moreira Rebello. A novidade da equipe é a entrada de Robinho Varella, que entrou bem no jogo diante da Des-

portiva Ferroviária na fase semifinal. O time que vai a campo hoje é: Fabrício, Edson, Nei, Marco Antônio, William, Pink, Robinho Varela, Bruno Alves, Guará, Vitinho e Rafael. Em sorteio realizado nesta semana, a Comissão de Arbitragem da Federação Capixaba de Futebol (FES) definiu a escalação de arbitragem para o confronto. Rudimar Goltara (CBF) apita a partida, auxiliado por Katiuscia Mendonça (Fifa) e Vanderson Zanotti (CBF). Maicon da Silva (FES) é o quarto árbitro. De acordo com o regulamento da Copa ES, não existe vantagem nas finais. Em

caso de empate na soma dos dois resultados, a definição do título vai para as cobranças de penalidades máximas. O campeão da Copinha garante uma vaga na fase preliminar da Copa do Brasil 2014. O valore dos ingressos das duas partidas ficou definido em R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Em acordo entre as equipes estabeleceu que no jogo de ida, o Real Noroeste, clube visitante, terá direito a 700 ingressos, de inteira, e 300 ingressos, de meia entrada. Já para a partida de volta, o Cachoeiro, clube visitante, terá direito a 400 ingressos, de inteira, e 200 ingressos, de meia entrada.

conceição do castelo

O técnico Orlando da Hora já definiu a equipe para o confronto de hoje diante do Real Noroeste

castelo

Terceira etapa do SurvivorTripTrail começa hoje Hoje e amanhã Conceição do Castelo vai tremer. A cidade receberá a terceira etapa do SurvivorTripTrail, maior festival de esportes do estado, para o município. O evento faz parte do calendário do Rota Imperial Adventure, que tem como intuito o desenvolvimento das cidades que compõem a parte capixaba da Rota Imperial, estrada que reproduz o caminho feito pelo imperador do Brasil Dom Pedro II na época do imperial do país. Serão seis modalidades que levarão mais de 600 atletas a se desafiar até o último limite. A prova mais dura será a do Duathon que terá ao todo um percurso de 45 km divididos em 5 km de corrida, 30 km de mountain bike e mais 10 km de corrida. Um percurso recheado de trilhas e que promete muita adrenalina para os atletas. O mountain bike também terá uma das provas mais duras do circuito 2013 do SurvivorTripTrail. Serão 53 km de percurso que irão mesclar muita natureza, adentran-

alissandra mendes

Bruno Lopes

A corrida também terá destaque na etapa de Conceição do Castelo com duas provas do no Vale do Emboque, e história passando pela Rota Imperial. A corrida também terá destaque na etapa de Conceição do Castelo com duas provas. A TrailRunFast com 10 km de muita natureza e adrenalina na medida certa para os atletas que não curtem longas distâncias e o TrailRun Extreme que volta ao circuito 2013 em alto estilo com um trajeto de 30 km de distância e um dos percursos mais desafiadores do circuito com muitas trilhas e picos, além de muitos trechos de single track e descidas íngremes que irão desafiar não só o preparo físico,

mas também toda a técnica dos competidores. Já para a criançada a diversão fica por conta das provas de TrailKids, para os corredores entre 1 e 12 anos, ou o MTB Kids para a criançada de 4 a 12 anos.

serviço Rota Imperial Adventure – SurvivorTripTrail Etapa Conceição do Castelo Data: Hoje e amanhã Local: Conceição do Castelo/ ES Informações: www. focuseventosesportivos.com

Copa A Gazetinha reúne equipes em três categorias Hoje o Comercial Sport Clube vai ser palco de um show de futebol. É que acontece, a partir das 08h00, uma etapa classificatória da 37ª Copa A Gazetinha, nas categorias Sub11, Sub13 e Sub15. As três equipes de Castelo vão enfrentar as equipes do Itabirense. “É tradição no Município participar desta competição que revela muitos jogadores, e desta vez a expectativa é grande, pois demos uma ‘cara nova’

nesse projeto de futebol, com sentido real de rendimento para nossos jovens e crianças. Esperamos um bom resultado nessa competição”, disse o secretário Municipal de Esportes, Henrique Frauches. Mateus Calegário, coordenador de Futebol de Base, está ansioso pela disputa. “As expectativas são positivas. Esperamos bons resultados nas três categorias, porque elas têm muito potencial, estão indo muito bem durante todo

o campeonato. Nossa equipe tem potencial, estou animado para a disputa”, disse o organizador do evento em Castelo. Ao todo, são mais de 60 crianças e adolescentes que fazem parte do Projeto Futebol da Secretaria Municipal de Esportes, e vão jogar neste sábado. Os jogos são organizados pela Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Esportes. O Campeão de cada categoria vai garantir vaga na fase final.

castelo

Município vai sediar etapa de Atletismo dos ‘Jogos na Rede’ Salto, corrida e arremesso. As modalidades fazem parte de mais uma etapa dos “Jogos Na Rede”, que vão acontecer no Castelão hoje, das 08h00 às 15h00. A Escola Estadual de Ensino Médio Emílio Nemer e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Bley vão participar dos jogos, que acontecem nas modalidades de Atletismo. Para a Professora de Educação Física Janaína Lubiana Altoé, a expectativa de participar dos jogos é grande. “É a primeira vez que participo dos ‘Jogos Na Rede’. Em Castelo, vamos participar com três provas, a corrida

100, 200, 400 e 800 metros, o revezamento de quatro alunos nos 100 metros, o salto em distância e o arremesso. Temos boas expectativas, principalmente envolvendo o Atletismo, porque são provas simples e individuais que tem que ter muito preparo”, disse a professora. “Foi muito importante o empenho de trazer este evento para o Município de Castelo, pois este evento é renomad, e importante no calendário Estadual, e agrega a nossa proposta municipal de desenvolvimento do Atletismo, já que a nossa história nessa modalidade foi muito importante para o desenvol-

vimento de cidadãos castelenses no passado”, disse o secretário Municipal de Esportes Henrique Frauches. Os “Jogos Na Rede” fazem parte de uma ação esportiva e cultural voltada aos estudantes das escolas Estaduais do Ensino Médio, com objetivo de criar o hábito do esporte, dando oportunidade para a prática esportiva. Além disso, visa a formação de bons cidadãos e a ampliação e sistematização dos conhecimentos esportivos. Em 2013, mais de 17 mil alunos estão participando dos Jogos Na Rede, sendo das 11 regionais da SEDU e dos 78 municípios capixabas.


14

ESPortes

SÁBADO, 21/09/2013

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Apaixonada, torcida acredita em título da Copa Espírito Santo

»» O Cachoeiro FC enfrenta o Real Noroeste hoje à parte pelo primeiro jogo da final da Copa Espírito Santo ALISSANDRA MENDES

alissandrapmendes@yahoo.com.br

A série de reportagens sobre os fatos que marcaram anos de glórias do Cachoeiro FC chega ao fim, mostrando a expectativa dos torcedores apaixonados pelo clube para o primeiro jogo da final da Copa Espírito Santo de 2013, que será realizado hoje, às 15h00, diante do Real Noroeste.

Durante a semana, mostramos que o Alvirrubro cachoeirense viveu grandes momentos de glórias no futebol e também de muitas lutas. São histórias que estão guardadas na memória de muitos torcedores. Hoje, esses torcedores têm a oportunidade de reviver um desses grandes momentos. O clube foi fundado em 09 de janeiro de 1916 e tornou-se um dos

clubes mais conceituados do Espírito Santo, e denominado como ‘fidalgo’, por ser considerado o clube da elite, em razão de ter sido fundado por um grupo de pessoas de famílias tradicionais e influentes da sociedade cachoeirense. No mesmo ano, foi iniciada a construção do campo de futebol e na década de 20, foi construída a famosa e inesquecível

Coração vermelho e branco

Arquivo pessoal

O torcedor Alvirrubro carrega as cores do time desde sempre no coração. Existem alguns mais fanáticos, outros menos, mas as cores vermelha e branco prevalecem sempre. Nascido e criado em Cachoeiro, o contador, Lucimar Fernandes Machado se mudou para São Gonçalo, no Rio de Janeiro, ainda jovem e 37 anos depois, continua apaixonado pelo clube. “Sou torcedor do Cachoeiro FC desde criança, por influência do meu pai, Mário de Albuquerque Machado, um dos maiores torcedores e colaboradores do clube. Moramos no Baiminas e por isso, durante muitos anos, frequentamos rotineiramente o nosso estádio Moreira Rebello, palco de tantos jogos marcantes”, contou. Nesses anos em que o clube esteve afastado do futebol profissional, Lucimar contou que contou Lucimar Fernandes Machado fez questão de registrar torcendo pela sua volta. “Nunca deixei de ser a camisa personalizada que mandou fazer ontem seu torcedor. Sempre pensei no retorno do clube 2001. Não posso deixar também de mencionar ao profissionalismo. Era um dos meus grandes os áudios dos gols contra alguns clubes com sonhos e isso se confirmou em 2000, com a narração do saudoso Luiz Carlos Santana e do conquista da segunda divisão do Campeonato João Carlos dos Santos, cedidos gentilmente Capixaba. Foi um momento emocionante para por Hermogênio Volpato Neto”, contou. mim. Eu estava presente e pude acompanhar Em toda sua trajetória como torcedor, Lucimar a campanha de muito perto e também através contou que foram vários os momentos de das rádios locais”, explicou o contador. alegrias com o Alvirrubro. “A conquista dos Além de torcedor fanático, Lucimar contribuiu Campeonatos Sulinos de 1969 e 1971, fomos para a história do clube. “Cheguei a fazer uma bi-campeões, em 70 não houve disputa. Foram página na internet com o intuito de divulgar o momento marcados. Teve também, no Rio clube. E divulguei muito nos principais sites de Janeiro, jogando no Maracanã contra o esportivos do Brasil. O nosso distintivo foi Fluminense pela Copa do Brasil em 2001, eu era idealizado por mim, com a aquiescência do um dos seus torcedores presentes e ainda levei então presidente Jackson Rangel, com a os meus amigos do escritório. Não posso deixar arte final do Márcio Zanoteli, do Cadêtudo de de registrar apesar de não ter visto, a conquista Cachoeiro. Idealizei também o nosso mascote, do título capixaba em 1948”, ressaltou. a Arara Vermelha. O trabalho foi feito pelo Hoje, ele não estará presente no estádio designer Alex Cardoso, criando assim o nosso Engenheiro Araripe, mas garantiu que vai mascote estilizado, de muito bom gosto. Tenho acompanhar o primeiro jogo da final pela rádio. em casa um vasto acervo sobre o clube, como: “Sempre acredito no título e disputar a Copa camisas (coleção), fotos, bandeira, reportagens, do Brasil será o máximo para o nosso clube e a depoimentos, CDs com hinos e DVD com os jogos nossa cidade. Precisamos sair desse estado de contra o Fluminense pela Copa do Brasil em letargia”, completou Lucimar.

arquibancada de madeira, fazendo com que o estádio Moreira Rebello fosse considerado um dos mais modernos do Espírito Santo. No entanto o ‘fidalgo’ passou por problemas financeiros e sem apoio deixou de lado o futebol profissional pela segunda vez em 2006. Agora, sete anos depois, a torcida reencontrou o time e pode ganhar o título da Copa ES e ain-

da uma vaga na Copa do Brasil para compensar. Durante toda a competição, os mandos de campo do Alvirrubro cachoeirense foram no estádio Almiro Ofranti, em Vargem Alta, e na grande decisão, o palco será bem longe de casa, no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica. Para que pudesse receber os jogos da Copa ES, o estádio, com capacida-

de para 5.000 torcedores, precisaria de algumas obras necessárias, como dois banheiros, um bar e um muro de contenção de quatro metros, próximo a uma das arquibancadas. No entanto, a diretoria não conseguiu viabilizar recursos para a reforma. Mas, mesmo jogando na Grande Vitória, a torcida promete estar presente em campo e incentivando o time.

Cachoeiro FC em tudo sempre O torcedor Irlando Antônio Viana Filho é tão apaixonado pelo clube Alvirrubro, que resolveu demonstrar a paixão até no trabalho: o uniforme de seus funcionários é a camisa do Cachoeiro FC. Ele é o proprietário da lanchonete da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI) e todos usam a camisa do Cachoeiro FC durante o expediente. Esse amor, segundo ele, começou quando era criança. “Meu pai era muito fanático e toda minha família torce para o Cachoeiro FC. Gosto muito do clube, de sua história e estive presente em grandes momentos”, contou Irlando. De acordo com ele, um dos momentos mais marcantes do Cachoeiro FC foi em 1994. “O time estava afastado do futebol há 23 anos e conseguiu voltar a disputar os jogos profissionais. Fiz minha parte como torcedor e continuo fazendo. Fiz parte da diretoria do clube e sempre que posso ainda ajuda no que é preciso”, continuou Irlando. Ele esteve presente no jogo entre Cachoeiro e Fluminense pela Copa do Brasil no Maracanã. “Fui no primeiro jogo m Vitória e estava no

Maracanã. O time jogou bem. Muitas acharam que ia ser goleada, mas o time jogou de igual para igual. Fiquei todo arrepiado. Nunca pensei em ver o Cachoeiro FC no Maracanã. Aquele fato mexeu com toda a cidade e todo o estado do Espírito Santo”, relembrou. No entanto, Irlando acredita que a falta de apoio ao futebol sempre atrapalhou o Cachoeiro FC. “O time está muito bem na Copa ES, nós, torcedores, só lamentamos que os jogos não tenham sido em nosso estádio. A Prefeitura de Vargem Alta ajudou bastante e deu todo o apoio necessário e agora na final, vamos jogar em Vitória. O poder público de Cachoeiro tem má vontade, não ajuda. É uma vergonha, pois o Cachoeiro FC é o único time da cidade na competição”, continuou. Para completar, o torcedor, como é apaixonado e confiante, acredita que o Cachoeiro FC fique com o título da Copa ES. “Acredito muito. O time está jogando bem e passou com 100% de aproveitamento pela semifinal. Estarei no Engenheiro Araripe incentivando os jogadores e torcendo pelo Cachoeiro”, finalizou. Alissandra Mendes

O uniforme dos funcionários do Irlando Viana é a camisa do Cachoeiro FC


SÁBADO, 21/09/2013

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

segurança

15

piúma

Polícia Militar prende dois por tráfico de drogas

divulgação/pm

»» Houve perseguição entre a polícia e os acusados pela Rodovia do Sol, que acabaram presos em seguida ALISSANDRA MENDES

alissandrapmendes@yahoo.com.br

Na manhã de ontem, policiais militares da 10ª Companhia Independente, com o apoio da Polícia Civil, prenderam Luiz Fernando Marvila, 25 anos, e Geovane Oliveira Viana, 19 anos, suspeitos de tráfico de drogas nos bairros Igrejinha e Areis, em Piúma.

Os policiais militares realizaram patrulhamento preventivo pela Rodovia do Sol, quando próximo ao trevo de Iriri, avisaram um veículo com dois homens em atitude suspeita. Na perseguição, a dupla jogou um quantidade de maconha pela rodovia que foi encontrada pela Polícia Civil e outra parte pela Polícia Mi-

litar. Ao todo foram apreendidos um quilo de maconha. Com eles ainda foram apreendidos R$ 1.960,00 em dinheiro, dois rádios comunicadores e o veículo. Diante das acusações de tráfico de drogas, os dois foram detidos e encaminhados para a Delegacia de Polícia Piúma, onde foram autuados em flagrante. Com eles os policiais encontraram R$ 1.960,00 em dinheiro, dois rádios comunicadores e o veículo

marataízes

Júri do caso Parajara é adiado para dezembro arquivo

O julgamento dos envolvidos na morte de Marcos Parajara foi adiado para dezembro deste ano

O julgamento dos envolvidos na morte do empresário do ramo de vidraçaria e acabamentos para decoração, Marcos Sardenberg Parajara, que aconteceria na próxima semana, foi adiado para o dia 05 de dezembro, a pedido do Ministério Público, que pediu mais tempo para estudar o caso. Através das redes sociais, a família de Marcos se manifestou

e disse entender o adiamento, e que, apesar de prolongar um pouco mais a espera, ela vem por bons motivos. Marcos Sardenberg Parajara era membro atuante da igreja e foi covardemente assassinado no dia 13 de fevereiro, sábado de Carnaval, na frente da casa onde passava férias com sua família em Marataízes. O crime chocou a sociedade cachoeiren-

se que, assim como a família, ainda aguarda por justiça. Por volta da meia-noite daquela noite, Marcos saiu da casa onde estava com sua família e amigos para buscar sua filha, Camila, que havia saído com colegas. Na volta, após estacionar o carro, ele foi cercado por dois homens, enquanto sua filha entrava no portão. Um deles perguntou-lhe o nome,

ao que Marcos respondeu: “porque quer saber?”. Depois disso, o segundo homem o segurou pelas costas, enquanto o outro disparou o tiro que lhe atingiu o peito. Os assassinos fugiram num carro, onde uma terceira pessoa os esperava. Marcos chegou a ser socorrido por amigos e levado para o hospital, mas não resistiu ao ferimento.

muqui

Policiais prendem suspeito de tráfico de drogas Na manhã de ontem, policiais civis da Delegacia de Muqui, com apoio de militares, cumpriram o mandado de prisão temporária de J.P.A., 20 anos, suspeito de tráfico de drogas no município.

De acordo com informações o delegado Antônio de Oliveira Pinto, o suspeito foi detido em sua residência no bairro São Pedro, em cumprimento ao mandado de prisão expedido pela Comar-

ca do município pelo crime de tráfico de drogas. Ele foi conduzido até a Delegacia onde prestou depoimento. O delegado informou também que policiais civis e mi-

litares do município realizaram na manhã de quinta-feira, a prisão de P.M., 27 anos, suspeita de ter roubado R$ 645,00 em dinheiro de um idoso de 85 anos no Centro de Muqui

“O idoso acionou a polícia minutos após o crime, realizamos buscas e conseguimos localizá-la”, contou o delegado Antônio de Oliveira Pinto. J.P.A. foi encaminhado ao Centro de

Detenção Provisória (CDP) de Cachoeiro de Itapemirim, já P.M foi conduzida ao Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim (CPFCI) onde responderá por roubo.


16

meio ambiente

SÁBADO, 21/09/2013

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

regional

Iniciativas garantem proteção de mais florestas

fotos romero mendonça

»» Vargem Alta e Castelo terão mais áreas verdes protegidas por lei Para proteger áreas contínuas de florestas entre o Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins, e o Parque Estadual de Forno Grande, em Castelo, o governador Renato Casagrande anunciou três importantes ações, ontem, no Palácio Anchieta. As iniciativas irão contribuir para a preservação de matas em bom estado de conservação e de espécies ameaçadas de extinção. Durante o evento, foi assinado pela secretaria de Estado do Meio Ambien-

te e Recursos Hídricos, Diane Rangel, o decreto que amplia o Parque Estadual de Forno Grande em aproximadamente 180 hectares. O objetivo é a proteção da pedra do Forno Grande. Além dos aspectos cênico e geológico, com a aquisição de novas áreas será possível criar trilhas e melhorar a infraestrutura da unidade. “Estamos executando o imageamento do Espírito Santo e, no próximo ano, teremos essa radiografia das

nossas florestas, o que vai permitir melhorar nossos planejamentos públicos, empresariais, da sociedade, da agricultura. E essa ação hoje, de preservação, está dentro do Programa Reflorestar, do Governo do Estado, de recuperação das nossas florestas. No futuro, queremos criar um corredor ecológico entre os parques da Pedra Azul e de Forno Grande, trabalhando a preservação ambiental, com sustentabilidade econômica e social para os municípios da região”,

disse o governador Renato Casagrande. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Re-

O prefeito de Vargem Alta, Bosquinho, e de Castelo, Jair Ferraço, participaram ontem de reunião com o governador Casagrande

cursos Hídricos (Seama), a MVI Administradora de Investimentos Imobiliários Ltda e a Prefeitura de Vargem Alta também assinaram um Termo de Compromisso para o Reconhecimento de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) na região de Monte Verde, no município. A reserva será de extrema relevância para a proteção ambiental no Estado, pois irá abrigar uma grande extensão de mata em bom estado de conservação. Seu território será de aproximadamente dois mil hectares. Entre as unidades desta categoria no Espírito Santo, esta será a segunda maior. No local, há a ocorrência da saíra-apunhalada (Nemosia rourei), que figura

na lista dos animais ameaçados de extinção. A ave é típica da região e chegou a ser considerada extinta por mais de 50 anos. Contudo, no final da década de 1990, pesquisadores comprovaram sua existência nas regiões Sul e Serrana do Espírito Santo. Monte Verde fica entre os Parques de Forno Grande e da Pedra Azul e a criação da reserva irá contribuir para a conexão entre as duas Unidades de Conservação (UC), interligando fragmentos florestais e preservando a biodiversidade. “Este acordo transforma uma expressiva área ambiental em uma RPPN e sem nenhum ônus para o Estado”, explicou o diretor presidente da MVI, Nilton Carlos Chieppe.

Edição 727  

jornal Aqui Notícias