Page 1

www.anoticia.com

www.anoticia.com

Canil PATAS

CORREIOS

ANO 78 - NĂšMERO 7.374- SĂƒO LUIZ GONZAGA - RS

A NotĂ­cia

IMPRESSO ESPECIAL 1000008492 DR/DS X JORNAL A NOTĂ?CIA SĂŁo Luiz Gonzaga - RS

mudou seus telefones

Central: 3352-8400 Fax: 3352-8410 3352-1358/9136.5638

QUARTA-FEIRA, 11 DE ABRIL DE 2012 - R$ 1,50

No Cine Lux vai estrear parĂłdia da sĂŠrie “CrepĂşsculoâ€?

Hoje, Dezesseis de Novembro faz 24 anos Nesta quarta-feira, 11 de abril, o município de Dezesseis de Novembro (foto) comemora 24 anos de emancipação político-administrativa, com os festejos marcados para o final de semana. Jornal da Região

Condenação determinarå perda do mandato de Vicente Diel

Segundo Caderno

Hoje, no GinasiĂŁo, tem amistoso internacional

C

arta de Ordem da 4ª Câmara Criminal do TJE jå estå na Comarca desde ontem. Na sexta-feira, 13, o juiz AndrÊ de Oliveira Pires informarå sobre o cumprimento da pena, em audiência admonitória, na presença de Vicente Diel.

O time da AGSL recebe o Plastimi, da Argentina, nesta da amistosa, no GinĂĄsio JoĂŁo Belchior Loureiro. No sĂĄbado, haverĂĄ mais um jogo pela SĂŠrie Esportes



 + % %



 

  !'    



 5  6   







 

 

   









!7   #$%&



 





  !  " 

#$%&





                 !!"""# "   ! $"%& "  ' ('

)

# 



+++ 

 

, !- .  $ & . 



()*)++  '/ 0++ 1)!    



         !



 





 !2 * 3&



 



 

&   4. 





Jovem morre em acidente de moto

 

PolĂ­cia

7  81

54

9), :&+



 1

16

9"  :

#4

! "

6

6

  

#

#$ % &'

  

4

5

(&) *  

1#

2%2 3% 

*) < ,46- ,46-

; 



11

 0

 +,-./ &0 &01



             

Porque o certo ĂŠ economizar

   

     

) * +,  

# 

2   // 







"   / 

% ,!, 8/'  2

 01

2 5 

", 6  



 



         

  01

2 

$"  7// 

  '! " 

     

+-(# #  .//  "

%( " 





&2 & 0, '    

%& '"(   

   

!""#  



  

*" " "'  //' 

 

      

 $    "  





34%5""          /' 



  !     !

Ouro, em SĂŁo Luiz Gonzaga.

                     

quarta-feira, Ă s 20h, em parti-

        

   

                    

Por outro lado, a Câmara de Vereadores deverå, atravÊs do seu Presidente, proclamar extinto o mandato de Vicente Diel e proceder a posse do vice-prefeito, Mario Meira. Pågina 3


2

OPINIÃO

- São Luiz Gonzaga, 11 de abril de 2012

Editorial Uma obra inadiável A informação divulgada com destaque por este jornal, na edição passada, sobre problemas estruturais na antiga capela do já extinto Ginásio Santo Antônio de Pádua, hoje “Sala Ana Petrona’, deve ter como consequência ações urgentes do Poder Público Municipal, no sentido de preservar essa edificação, pelo que representa na história local. Essa capela foi construída no período em que o Ginásio Santo Antônio de Pádua era administrado pela Ordem dos Padres Franciscanos Conventuais, cujos sacerdotes procediam dos Estados Unidos. O trabalho que essa Ordem Religiosa realizava em várias regiões do Brasil tinha o perfil de É uma realidade que exige ações missionárias. Em São Luiz Gonzaga, a presença dos uma atitude do Poder Público padres norte-americanos permitiu a criação do Ginásio Santo Antônio de Pádua, na segunda metade da década de Municipal, tendo em vista que além do valor histórico, trata1940. A trajetória desse estabelecimento foi impressionante, se também de patrimônio perpelo ensino qualificado que ofereceu aos jovens desta tencente ao Município região, tanto que até hoje esse estabelecimento está na lembrança das várias gerações que lá fizeram o seu aprendizado de nível secundário, em sua maioria realizado através do exercício de profissões nobres, conquistadas nos bancos universitários do Estado. A capela foi um melhoramento, junto com outras edificações feitas pelos padres da Ordem Conventual dos Padres Franciscanos, como o pavilhão de esportes, agora chamado de Centro de Artes, e a oficina para as aulas práticas de Trabalhos Manuais, obras realizadas sob o comando do padre Xavier, que também era engenheiro. O Centro de Artes está em fase de recuperação pela Prefeitura e agora se espera medida idêntica em relação à capela, cuja importância se multiplica porque em suas paredes foram o local onde o padre Armando Siebert, pintou a Via-Sacra, obra de indiscutível valor artístico e religioso. Perecendo o prédio, perde-se também o testemunho deixado aqui pelo referido sacerdote que, entre todos os missionários enviados pela Ordem, foi o que teve maior integração com a comunidade. A matéria jornalística divulgada pelo jornal revela que também o antigo sobrado do Ginásio Santo Antônio de Pádua, além de apresentar rachaduras, apresenta visíveis sinais de falta de manutenção. É uma realidade que exige uma atitude do Poder Público Municipal, tendo em vista que além do valor histórico, trata-se também de patrimônio pertencente ao Município.

Saulo Marques

Destaques José Grisolia Filho Restauração (1) A Sala Ana Petrona, atual denominação da antiga Capela do Ginásio Santo Antônio de Pádua, apresenta várias rachaduras em suas paredes. Laudo firmado por engenheiro, indica que o prédio sofre o risco de desabar, o que foi destacado em matéria de página inteira da nossa edição do último fim de semana. Todo o acervo do antigo Ginásio Santo Antônio de Pádua, encontra-se em área doada ao Município pela família do Senador Pinheiro Machado, que tinha sua residência naquele quarteirão, exatamente no prédio onde atualmente está instalado o Museu Municipal

Restaurante Bella Vista O estabelecimento teve, sábado passado, um público de 600 pessoas, número esse que está acima de qualquer expectativa. O Bella Vista terá como atração, sexta-feira, Lilá e o Grupo Rapaziada e, no sábado, Vlad Júnior.

D’Itália Pizzaria Sexta-feira gaudéria na D’Itália Pizzaria, com Wilson Rodrigues e Neco Gaiteiro.

Chaplin O Restaurante Chaplin vai realizar sextafeira seu tradicional rodízio de pizzas. Veja o anúncio, na página de classificados, para ter mais informações a respeito.

Restauração (2)

Racionamento

A Prefeitura já iniciou a recuperação dos prédios, todos considerados de valor histórico. O antigo pavilhão de esportes do colégio, posteriormente transformado em Centro de Artes, embora pouco utilizado para essa finalidade, passa por restauração completa em suas instalações, para ser, efetivamente, um espaço dedicado à cultura e às artes.

Enquanto várias cidades do Estado passam por racionamento no fornecimento de água à população, em função da estiagem que assola o Estado, em São Luiz Gonzaga não tivemos qualquer problema na área. A Corsan continua garantindo o fornecimento regular de água tratada, graças a investimentos feitos no momento certo. Esse registro é uma espécie de agradecimento à estatal e aos seus funcionários, pelos bons serviços prestados a São Luiz, desde o tempo em que era autarquia do Estado. O serviço foi instalado aqui no governo do prefeito Mário Vieira Marques, no início da década de 1950. Na próxima segunda-feira, o prefeito Vicente Diel, concluindo processo de licitação dos serviços de água e esgoto, firmará contrato com o Consórcio Nova Missão, que substituirá a Corsan.

Restauração (3) Julgamos que a urgência determinada por um desastre anunciado, coloque a Sala Ana Petrona como a próxima ação do Governo do Município em favor da restauração daquele acervo. Lembramos que em suas paredes estão obras fantásticas deixadas aqui pelo Frei Armando Siebert – como é o caso da Via-Sacra, que pintou nas duas laterais da capela. O desabamento desse prédio representaria, além da perda de um espaço importante destinado aos movimentos culturais da cidade, o desaparecimento de uma obra artística que a passagem dos anos torna ainda mais importante.

Área Industrial (1) Segunda-feira, de manhã, a diretoria da ACI esteve no gabinete do prefeito Vicente Diel, na Prefeitura, para solicitar ações em favor da revitalização da Área Industrial. Aquele espaço, embora tenha apenas duas ou três indústrias ali instaladas, está com 90% de seus espaços repassados a investidores, que no entanto não cumprem os prazos definidos em lei para instalar indústrias. A legislação estabelece que o seu não cumprimento, faz reverter os lotes ao Município. A ACI foi solicitar ao Executivo essa providência, oferecendo-se, inclusive, para custear um novo projeto de aproveitamento da área, para a finalidade de industrializar São Luiz Gonzaga, levando em conta os conhecimentos mais atualizados em torno dessa matéria.

Passageiros No retorno para Porto Alegre, no domingo de Páscoa, partiram daqui nove ônibus. São mais de 400 pessoas que estavam visitando São Luiz durante o feriadão da Semana Santa, afora quem viajou para outras cidades e ainda os que estavam em carro próprio.

Irrigação (1) A seca verificada no período das safras de verão, que reduziu drasticamente a produção agrícola no Estado e especialmente em nossa região, estimulou o processo de instalação de pivôs nas lavouras. A irrigação supre a falta de chuvas, como já está provado através do desempenho de produtores que dispõem de equipamentos com essa finalidade. Em março, o Grupo Fockink,de Panambi, recebeu pedidos para elaboração de 300 projetos, o dobro de março de 2011. No ano passado essa indústria produziu 90 pivôs – 20% a mais que em 2010 – e para 2012 a expectativa de crescimento é de 30% a 35% em produção e faturamento.

Área Industrial (2)

Fundador: JOSÉ GRISOLIA Y 27.08.1909 U 25.10.1995 ÓrgãoRegional

Registro Especial do Título do Jornal no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de São Luiz Gonzaga, sob nº 1

Fundado em 29 de julho de 1934. - Sede em São Luiz Gonzaga - RS - CEP 97.800-000

Entrega domiciliar aos assinantes também em Caibaté, Bossoroca, Santo Antônio das Missões, Garruchos, São Nicolau, Pirapó, Dezesseis de Novembro, Roque Gonzales, Mato Queimado e Rolador. Circula às quartas-feiras e sábados. Diretor responsável: JOSÉ GRISOLIA FILHO - Registro Profissional nº 6.045 Diretor: JOÃO AFONSO MEDEIROS GRISOLIA - Registro Profissional nº 3.866 Editor: JOÃO NEWTON V. ALVIM - Registro Profissional nº 8.773 PÁGINA COM SEIS COLUNAS DE 4CM. -ALTURA 35,5CM E LARGURA 26,5CM.

Site na Internet: www.anoticia.com e-mail: janoticiaredacao@gmail.com

Associado à:

Venda avulsa...............R$

1,50

Assinatura Trimestral Entrega Domiciliar ....... R$ 40,00 Via Postal ................... R$ 70,00

Assinatura Semestral Entrega Domiciliar........R$ 60,00 Via Postal ............... ....R$ 110,00

Representante em Porto Alegre: ADJORI - (51) 3226-6466 Editora: EMPRESA GRÁFICA PORTO SEGURO CNPJ - 02.480.938/0001-81 CGC/TE 126/0069394 IMPRESSÃO: GRÁFICA A NOTÍCIA LTDA Av. Senador Pinheiro Machado, 2510 Telefone: (55) 3352-8400

O presidente da ACI, Sérgio Torres dos Santos, já faz contato com o prefeito de Farroupilha, eleito pelo Sebrae como Prefeito Empreendedor do Ano no Rio Grande do Sul, graças a projetos em favor do desenvolvimento industrial daquele município. Como o prefeito Vicente Diel entende que a Secretaria Municipal do Planejamento pode fazer esse projeto, a ACI poderá repassar os subsídios que recolher para ajudar na sua elaboração.

Vereador Nedel Ontem, o vereador João Carlos Nedel (PP), de Porto Alegre, foi submetido à cirurgia de catarata em uma das vistas. Dentro de uma semana fará o mesmo procedimento na outra vista. Por isso, estará licenciado da Câmara de Vereadores por duas semanas. Por outro lado, na segunda quinzena de março, Nedel visitou 16 bairros da Capital, que resultaram no encaminhamento de 40 pedidos de providências ao Prefeito Municipal.

Oficina da Pizza A Oficina da Pizza/Buteco do Molezza, que está fazendo sucesso com o almoço campeiro de segunda a sexta-feira e a feijoada no sábado ao meio-dia, terá como atração musical, na próxima sexta-feira, Álvaro Adam e, no sábado, Lili Fernandes.

Irrigação (2) Em Passo Fundo, a Bauer Irrigação, única filial da empresa austríaca nas Américas fabricou no ano passado 26 pivôs e 205 carretéis autopropelidos. Para 2012, a projeção de crescimento é de 50% a 80% da receita. A expectativa dos fabricantes é que o aquecimento setorial resulte em redução dos custos do sistema, cujo investimento hoje é estimado entre R$ 5 mil e R$ 10mil por hectares. Para reduzir esse custo, só adotando uma maior escala na indústria. O Brasil produz atualmente 800 pivôs/ano, enquanto os Estados Unidos fabrica 10 mil/ano.Se passássemos para 5 mil/ ano, o custo cairia em 30% para o cliente.

Custo Se é verdade, como contam, o custo pago pela Prefeitura para realizar operação tapa-buracos na cidade, com asfalto, este seria um exemplo típico de falta de critério para eleger prioridades.

Expectativa Na véspera de decisões importantíssimas, ninguém pode dizer, com absoluta certeza, se o Prefeito permanece ou não no cargo, como consequência de condenação em processo iniciado em março de 2005. Só o magistrado pode dizer o que vai acontecer. O mais prudente seria esperar a tempestade passar, para que o Município firme contratos de longo curso. Acompanhando o cotidiano desta cidade, no exercício da profissão de jornalista, desde o início da década de 1960, nunca tinha presenciado um momento tão dramático como o que teremos nos próximos dias.


GERAL

São Luiz Gonzaga, 11 de abril de 2012-

3

Enquete Virtual Nossa Área Industrial tem solução? Por iniciativa da ACI, iniciou discussão com as autoridades e a comunidade, em torno do aproveitamento da Área Industrial de São Luiz Gonzaga. A criação desse espaço, com a finalidade de facilitar o desenvolvimento industrial da cidade, foi considerado, na época, fundamental e oportuno, para a geração de empregos e o progresso local. Porém, decorridos mais de 30 anos, a Área Industrial é ocupada por três ou quatro indústrias, embora todos os lotes tenham sido vendidos, os proprietários não cumpriram o estabelecido na lei de criação da Área Industrial, que é a instalação de indústrias no referido espaço. A ACI deseja saber se é possível recuperar esses lotes para serem revendidos a empresas que efetivamente vão instalar indústrias no local.Se isso não é possível, a ACI recomenda que se abra novo espaço para o desenvolvimento industrial de São Luiz Gonzaga, adotando-se mais cuidados quanto ao cumprimento de suas finalidades. Em qualquer dos casos, a ACI propõe-se a contratar consultoria especializada para elaborar projeto técnico para implantação de Área para o Desenvolvimento Industrial, levanto em conta os conhecimentos mais recentes em torno da matéria. Na sua opinião, o que é mais fácil, recuperar a área original ou abrir outra? E mais, devemos fazer alguma coisa a respeito? Opções de respostas Diga o que pensa a respeito. Para isso acesse o site * Recuperar a área original www.anoticia.com , vá ao link da enquete virtual e assinale na * Criar nova Área Industrial opção de resposta que estiver mais próximo do que pensa a respeito. Esta enquete virtual estará disponível até a próxima * Deixar como está sexta-feira, dia 13 de abril, às 15h.

Em audiência na sexta, Vicente Diel saberá como cumprirá a pena a que foi condenado A Vara Criminal da Comarca de São Luiz Gonzaga recebeu ontem, dia 10 de abril, a Carta de Ordem encaminhada pela 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado, a fim de dar o cumprimento à pena imposta ao prefeito de São Luiz Gonzaga, Vicente Diel. O juiz titular da Vara Criminal, André de Oliveira Pires, já despachou

Juliana Sott/AN

Juiz André de Oliveira Pires

Vicente Diel terá direitos políticos suspensos, o que implica em perda do mandato de prefeito Devido à condenação criminal transitada em julgado, segundo o que a imprensa local ouviu informalmente de pessoas autorizadas a opinar sobre a matéria, o prefeito Vicente Diel terá suspensos os seus direitos políticos como toda e qualquer pessoa Vicente Diel condenada criminalmente. Caberá ao presidente do Legislativo de São Luiz Gonzaga decretar a perda do cargo de prefeito de São Luiz Gonzaga e dar posse ao viceprefeito, Mário Meira.

o processo, marcando para sexta-feira, dia 13 do corrente, às 9h, uma audiência admonitória, oportunidade que será comunicado ao prefeito Vicente Diel o local onde ele irá cumprir a pena a que foi condenado, de dois anos e três meses de serviços prestados à comunidade.. Nessa audiência, será também alertado ao con-

denado as consequências que serão impostas no caso de descumprimento da pena, ou seja, a prisão. Vicente Diel deverá cumprir dois anos e três meses de serviços e cada dia de condenação corresponderá a uma hora de trabalho. Essa informação chegou ao conhecimento de A NOTICIA no final da tarde desta terça-feira.

Assessor jurídico da Prefeitura declara que Diel não perde cargo O assessor jurídico da PrefeituradeSãoLuizGonzaga,Cláudio Cavalheiro, em entrevista ao jornal A NOTICIA. declarou que o prefeito Vicente Diel não perderá o seu mandato, como consequência da decisão da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado, determinando à Comarca de São Luiz Gonzaga, que é a origem do processo em que resultou condenado, fazer a execução da sentença, que prevê o cumprimento de condeClaudio Cavalheiro nação a dois anos e três meses de detenção, regime aberto, convertido em serviços a serem prestados à comunidade, com multa correspondente a 2% do valor de contratos de transporte escolar em 2005 pela Prefeitura de São Luiz Gonzaga e o pagamento de 50 cestas básicas a serem destinadas a obras sociais da cidade. No entendimento de advogado Cláudio Cavalheiro, “os julgadores deixaram claro que o Prefeito não perderá o mandato em curso”. Disse que “o artigo 15 da Constituição Federal não é autoaplicável no caso em tela, porque seria necessário constar na sentença, o que não ocorreu, bem como já pacificado na jurisprudência não serem todos os delitos que importam na perda de direitos políticos e cargos públicos”.

Concurso público: Prefeito acata a decisão da Justiça O assessor jurídico da Prefeitura de São Luiz Gonzaga, Cláudio Cavalheiro, informou que o prefeito Vicente Diel não vai questionar a decisão da Justiça de São Luiz Gonzaga, bem como o relatório policial, reconhecendo a não existência de quaisquer irregularidades no concurso público recentemente realizado, para suprir vagas no seu quadro de servidores e fazer banco de reserva para os próximos anos,quando certamente ocorrerão aposentadorias, pedidos de demissão e até mesmo falecimentos de funcionários concursados. “O Prefeito ficou muito satisfeito ao ver confirmada a lisura do concurso e não irá contestar a decisão do Poder Judiciário”, declarou Cavalheiro. Diante da decisão do prefeito Vicente Diel, os trâmites do concurso seguirão normalmente. Nos próximos dias, a empresa MS Concursos, responsável pela aplicação das provas, divulgará a relação dos aprovados. As pessoas que realizaram o concurso público e pediram a devolução do dinheiro poderão realizar, se assim desejarem, um novo pagamento no caixa da Prefeitura.

Ontem houve anúncio de chuvas, que podem ocorrer nesta semana A terça-feira amanheceu com céu encoberto e antes das 7 horas começou uma tímida garoa, que poderia estar anunciando chuva generosa durante o dia. Isso não aconteceu, pelo menos até meados da tarde de ontem, quando fazíamos a redação desta matéria. Até esse momento, a chuva não completou 2mm, mas persiste a notícia de boas chuvas esta semana, que iniciaram pela região da fronteira oeste, com a possibilidade de alcançar todo o Estado, embora em menor volume. A Umidade Relativa do Ar, que desde sábado, até segunda-feira, se mantinha num nível acima da faixa de atenção, aumentou sensivelmente ontem, em função do dia nublado e da garoa. A temperatura, que estava na faixa dos 30 graus de sábado até segunda-feira, caiu bastante ontem. Não se sabe se esse novo ajuste no clima é a imposição do outono, ou fato ocasional para o clima de verão, ainda imperante. Com clima quente, pode haver rebrote nos campos de pecuária. Vindo o frio, cessa o crescimento do pasto, ampliando a falta de alimentos para o gado. Cheio de dúvidas, estamos sempre aguardando o dia seguinte, para saber os fatores dominantes no clima. Continua a pergunta: o ciclo anunciado de chuvas marcará o fim da estiagem ? MEDIÇÕES – Com o apoio da Agência de Meteorologia, através do servidor Pery Moraes, oferecemos aos leitores os seguintes números que são referenciais em torno do momento do clima: Sábado, dia 7 de abril Umidade Relativa do Ar Manhã – 67% Tarde – 39% Noite – 61% Temperatura Mínima do Dia – 14,4 graus Temperatura Máxima do Dia – 30,4 graus Domingo, dia 8 de abril Umidade Relativa do Ar Manhã – 56% Tarde – 34% Noite – 55% Temperatura Mínima do Dia – 16,6 graus Temperatura Máxima do Dia – 31,7 graus Segunda-feira, dia 9 de abril Umidade Relativa do Ar Manhã – 65% Tarde – 44% Noite – 70% Temperatura Mínima do Dia – 17,9 grauis Temperatura Máxima do Dia – 32 graus Terça-feira, dia 10 de abril Umidade Relativa do Ar Manhã – 87% Tarde – 76% O fechamento desta edição ocorreu antes da medição da noite Temperatura Mínima do Dia – 20,9 graus Temperatura Máxima do Dia – 23,9 graus


4 - São Luiz Gonzaga, 11 de abril de 2012

GERAL

Realizada aula magna na Uergs, com agrônomo senegalês Aly N’Diaye Na segunda-feira, 9, a comunidade acadêmica, e um grande público em geral prestigiaram a aula magna proferida pelo agrônomo Ali N’Diaye, na UERGS de São Luiz Gonzaga. A diretora regional do Campus IV, Arisa Araujo da Luz, a coordenadora da Unidade, Dranda Viviane Maciel Maurente, juntamente com o presidente do Centro Acadêmico Jayme Caetano Braun, Luis Henrique Prado de Santis, deram as boasvindas ao público e receberam as autoridades. Estiveram presentes, entre autoridades civis, o Próreitor de Pesquisa da Uergs, Marc Rischter, representando a Reitoria da Universidade; Marilene Bohlke, representando a Prefeitura Municipal e Secretária Municipal de Educação de São Luiz Gonzaga; vereadora Eni Araujo Malgarin, Presidente do Comitê Amigos da Uergs e também representante da Câma-

O bom público na aula magna

Agrônomo Aly N’Diaye

Abertura da aula pela Coordenadora

ra de Vereadores; o vice-diretor da ETE Cruzeiro do Sul, Elizeu Ricardo Machado; representante da SEMPA, Antônio Pacheco; presidente do Comdema, João Luiz Gonçalves do Nascimento; presidente da ACI, Sérgio Torres dos Santos; representantes da Emater, Mauriceia Bremm e Katiane Roslaniec; representante da Coopatrigo, Luis Flávio de Oliveira; e imprensa local. Inicialmente, a coordenadora da Unidade em São

cologia como meio de transformação social para os agricultores familiares brasileiros. Também é o idealizador da Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS). O engenheiro-agrônomo Aly N’Diaye proferiu a aula magna de maneira dinâmica e empolgando, explicando a importância e os benefícios da Produção Agroecológica. Ele enfatizou que o PAIS é considerado um instrumento para o pequeno produtor co-

meçar uma atividade. É uma tecnologia que reduz a distância entre o discurso e a aplicabilidade da Agroecologia, através de um instrumento simples, barato e que respeita todas as normas da produção agroecológica. A diretora regional Campus IV, Arisa Araujo da Luz, agradeceu a presença de todos e à prof. Janaina Tauil Bernardo, por fazer os contatos necessários para a vinda do palestrante. Também falou da importância da

Luiz Gonzaga, Dranda Viviane Maciel Machado Maurente, agradeceu a presença de todos e falou da importância da implantação do PAIS aqui na região, revelando que a Uergs dará início a esse programa, tornandose um modelo para a sociedade. Dando continuidade à noite, foi realizada a apresentação do palestrante, Aly N’diaye, que é natural do Senegal, África, radicado no Brasil, entusiasta da Agroe-

interação da Universidade com a comunidade na implantação de um projeto como este na região, ressaltando cada vez mais o desenvolvimento regional. Por fim o Pró-reitor de Pesquisa da Uergs, Marc Rischter, representando a Reitoria da Universidade, falou da importância da Universidade realizar eventos como esse, e da satisfação de estar presente nesse momento tão importante para a Unidade São Luiz Gonzaga.

Unimed Missões comemora Dia Mundial da Saúde com colaboradores e clientes O Time de Responsabilidade Socioambiental da Unimed Missões/RS se engajou nas comemorações referentes ao Dia Mundial da Saúde, transcorrido em 7 de abril, e realizou atividades com os colaboradores e clientes que estiveram na cooperativa na manhã do dia 5. O público foi recebido por animadores da Cia. Circense Burzum que esbanjaram simpatia e junto com colaboradores do Time de Responsabilidade Socioambiental entregaram frutas e dicas de saúde, incentivando a alimentação saudável, a prática de exercícios e a alegria. Além das recepções, os integrantes visitaram todos

Equipe da Unimed na comemoração os setores e distribuíram frutas picadas, entre elas: manga, morango, uva, maçã verde, morgote, laranja, melão e caqui, cobertas com cereais. Este ano, devido às comemorações de Páscoa, as

atividades relacionadas ao dia tiveram que ser adiantadas e realizadas dois dias antes da comemoração da data. “Mas vale a dica: Temos que manter bons hábitos e levar uma vida mais

saudável e o que também é importante com alegria e amor ao próximo”, lembram as colaboradoras responsáveis pelo programa de Medicina Preventiva, Suzete Liques e Carolina Krejci. “O Dia Mundial da Saúde serve para darmos uma parada na nossa vida e refletirmos sobre os cuidados que estamos tendo com a nossa saúde. Temos consciência da importância deste dia e esperamos, de alguma forma, poder contribuir com a melhora da qualidade de vida e saúde das pessoas e incentivar o hábito da boa alimentação não apenas hoje, mas todos os dias”, comenta a coordenadora do Time, Carlene Brum Traichel.

Visita ao Arroio Ximbocuzinho

Os alunos durante o dia de campo

Jovens viram os efeitos da estiagem

Dia 30 de março, os alunos do curso de Aprendizagem em Serviços Administrativos do Senac tiveram um dia de campo dentro das comemorações do Dia Mundial da Água. Os alunos foram

co, e visitaram a nascente principal do Arroio Ximbocuzinho, onde tiveram noções sobre degradação e preservação ambiental. Na oportunidade, o grupo contatou in loco os efeitos

acompanhados pela multiplicadora socioambiental Águeda Cecília Back, pelo docente Robson Fagundes e pelo chefe do Setor Municipal de Proteção Ambiental (SEMPA), Antonio Pache-

devastadores da estiagem que assola o Município, o que serviu para ilustrar a necessidade da preservação ao meio ambiente, para que os eventos climaticos sejam amenizados.

IHG SLG SLG

Sala Ana Petrona: um espaço privilegiado de arte e cultura Ivone Avila* No momento em que socializamos a preocupação com a estrutura da Sala Ana Petrona cujas paredes apresentam graves rachaduras, consideramos oportuno divulgar algumas informações adicionais sobre aquele patrimônio histórico e cultural. O Frei Ar- Obras da capela foram mando Seibert, concluídas em 1953 franciscano da Ordem dos Frades Menores Conventuais chegou aqui em 27/12/1946, para organizar e instalar o ginásio Santo Antônio de Pádua. Aqui ficou até 22/05/1955 e, a chamado da Ordem, ausentou-se até 15/03/59, quando retornou. Em 07/01/1965, o Frei Armando foi substituído pelo Frei Evando a quem coube encerrar as atividades dos americanos em São Luiz. A construção da capela iniciou-se em 1952 por iniciativa do Frei Armando e sob a direção do Frei Xavier e foi concluída em 1953. O próprio Frei Seibert pintou 56 obras, vendidas para angariar fundos para a construção da capela erguida com tijolos e blocos de concreto produzidos na pequena olaria do colégio pelos religiosos e alunos. Como não havia recursos para imagens e estatuetas, elas foram pintadas com tintas importadas dos Estados


GERAL

Fernando Reichert Haas assume a gerência do Sicredi em São Luiz Fernando Reichert Haas assumiu esta semana a gerência da agência do Sicredi em São Luiz. Substitui no cargo a Marluce Thomas Brum, transferida para a agência de Guarani das Missões. Fernando visitou o jornal esta semana, acompanhado de Jocelaine Braga, gerente de negócios Pessoa Jurídica na agência local do Sicredi. O novo gerente iniciou sua carreira no Sicredi em 2001, em sua cidade natal, Roque Gonzales. Posteriormente prestou serviços na agência de Salvador das Missões, retornando para Roque Gonzales na condição de gerente. Agora assumiu na agência de São Luiz Gonzaga. Ele considera a vinda para São Luiz uma oportunidade para sua carreira.

Lúcia Santos/AN

Visita da representação do Sicredi ao jornal

Fernando confirmou que o Sicredi está negociando com um investidor a construção de um novo prédio para a agência desta cidade, tendo em vista que a atual, embora seja edificação nova, já não atende as necessidades da unidade local, mas adiantou que não tem maiores informações a respeito, já que esse assunto tramita na diretoria do Sicredi.

O novo gerente comentou, também, sobre a concorrida assembleia do Sicredi realizada semana passada em São Luiz, quando associados fizeram uso da palavra pedindo mudanças no atendimento da agência. Ele disse que a assembleia é o fórum de discussões da entidade e as sugestões apresentadas começaram a ser implantadas no dia seguinte. A agência local já

Água e Esgoto: contrato com o consórcio vencedor da licitação será assinado segunda-feira Em consequência, o Prefeito Municipal deverá emitir decreto de imissão de posse da estrutura física do serviço de abastecimento d‘água, atualmente em poder da Corsan O assessor jurídico da Prefeitura de São Luiz Gonzaga, Cláudio Cavalheiro, informou que o processo de licitação da água, não havendo novas interpelações judiciais, o que no seu entendimento não ocorrerá, na próxima segunda-feira, 16, o prefeito Vicente Diel estará apto a assinar o contrato

com o Consórcio Nova Missão, vencedor do processo licitatório. Para Cláudio Cavalheiro, após a assinatura do contrato, o prefeito Vicente Diel irá fazer um decreto de extinção do contrato com a Corsan e de imissão de posse do consórcio vencedor da estrutura física dos serviços

de abastecimento de água da cidade, que hoje se encontra em poder da Corsan. Ressalta que conforme já decidido pela Justiça, eventuais indenizações a serem buscadas pela Corsan, daquilo que ela entende deva receber, serão decididas em processo ordinário na via judicial.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 5 milhões hoje Setenta e quatro apostadores acertaram a Quina Ninguém acertou as seis dezenas do concurso de número 1.378 da Mega-Sena, sorteadas na noite de sábado, dia 7, na cidade de Rio Grande, com prêmio estimado em R$ 2 milhões. Com o valor acumulado, o próximo sorteio pode pagar R$ 5 milhões nesta quarta-feira, dia 11, segundo informações da Caixa Econômica Federal (CEF). Os números sorteados foram: 02 – 05 – 17 – 18 - 54 - 59. Apesar de ninguém ter faturado o prêmio total, 74 apostas fizeram a Quina e levam R$ 15.789,08 cada. Outras 5.614 apostas fizeram a Quadra e recebem R$ R$ 297,31 cada. O próximo sorteio acontece nesta quarta-feira, dia 11 de abril, com a aposta mínima, de seis números, a R$ 2,00. .

conta com 20 colaboradores, informou. Fernando Haas informou que o Sicredi tem todos os produtos próprios de um banco, salientando que o foco da entidade é o associado, o cliente, a quem sempre deve ser oferecida as melhores soluções para o atendimento de suas necessidades. Lembrou que o custo das operações sempre retorna aos associados, na forma de sobras de cada exercício, cada um recebendo na proporção do volume das operações feitas durante o ano. Também lembrou que 2012 é o ano do cooperativismo e que em 2013 o Sicredi União, que congrega as antigas Sicredi Missões, Sicredi Santa Rosa e Sicredi Cerro Largo, completará 100 anos, tendo em vista que a unificação das três cooperativas foi feita com o CNPJ de Cerro Largo, como homenagem ao seu pionerismo, como a segunda cooperativa de crédito rural criada no Estado.

São Luiz Gonzaga, 11 de abril de 2012-

5

Reunião técnica na ARPA No dia 27 de março, na sede social da Associação Regional dos Profissionais em Agronomia (ARPA), foi realizada uma importante reunião técnica, com grande presença de associados, sobre a cultura do trigo. O palestrante foi o agrônomo Lucas Navarini (foto), da Syngenta, que abordou o tratamento de sementes, controle fúngico de pragas na parte aérea e uso de redutores de crescimento do cereal-rei.

Brechó da Solidariedade prossegue hoje, na praça A Liga Feminina de Combate ao Câncer dará prosseguimento hoje ao Brechó da Solidariedade, instalado ontem, na Praça da Matriz, junto à residência de Celeste Garcia. O brechó comercializa pontas de estoque de mercadorias doadas pelo comércio local e também doações de roupas, utensílios e calçados doados por pessoas da comunidade. São produtos em bom estado de conservação, a maioria sem qualquer uso e que são vendidos a preços simbólicos. Com o resultado financeiro obtido nos brechós, a Liga Feminina de Combate ao Câncer continua ajudando várias pessoas que precisam de atendimento especializado, como consultas médicas, realização de exames e aquisição de medicamentos. O público atendido pela Liga é de pessoas que não dispõem de recursos próprios para enfrentar as despesas do tratamento. Quem tiver doações a fazer ou deseja comprar utilidades, a preços simbólicos, pode comparecer hoje no Brechó da Solidariedade, durante todo o dia.


6

GERAL

- São Luiz Gonzaga, 11 de abril de 2012

A bronca

Newton Alvim alvimanoticia@hotmail.com

alv alvim@anoticia.com

Olha a sexta-feira 13 Pois é, olha aí mais uma sextafeira 13 chegando, com aquela mesma crença de ser um dia de azar, como a mais popular superstição entre os cristãos. Há muitas explicações para isso. A mais forte delas, segundo o Guia dos Curiosos, seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos. O que você acha disso?

Em vastas regiões do planeta, esse número é visto como símbolo de boa sorte. O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na Índia, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Interessante.

Mas mais antigo que isso, porém, são as duas versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar seria desgraça na certa. Será?

Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportandonos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos esse número goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a nação norte-americana. Mesmo não aderindo à superstição, aprendemos um pouco de história.

Agora, a crença na má sorte do número 13 não funciona para todos.

Dia do Beijo Lembrando que esta sexta-feira também é Dia do Beijo, aproveito para transcrever aqui os dois parágrafos finais de uma bela crônica intitulada “Os nossos beijos de cada dia”, da amiga uruguaianense Vera Aymone Ferreira. Olha aí o talento da guria: “Para os menos afortunados, sempre restarão às quimeras. Beijos idealizados ou não, bons ou ruins, curtos ou longos, doces ou salgados, deliciosos ou estragados continuarão latentes no coração e na mente do romântico inveterado. Neste mundo de violências, de inconsistências e desassossegos, beijos nossos de cada dia são bemvindos: reais, virtuais ou imaginários... Como diria Bilac: “Sinto-me o ardor e o crepitar te escuto, beijo divino! e anseio delirante, na perpétua saudade de um minuto”. “Acordando belas ou belos adormecidos, transformando lobas e lobos em cordeirinhos ou vice-versa, despertando nobres ou delirantes sentimentos e embriagando de felicidade - primeiro ou último -, configura-se elemento propulsor do poder criativo que move o mundo e que permite ao homem manifestar sua inteireza na plenitude singular do ato. E viva o beijo quente, ardente, que mexe com a gente!”

Cinema em 3D O Flávio Panzenhagen, proprietário do Cine Cisne, de Santo Ângelo, acaba de anunciar uma reforma completa numa das duas salas do seu cinema, com a instalação do sistema 3D Digital, num investimento de cerca de R$ 400 mil. O projeto, que será concretizado até o final deste mês, inclui instalação de novo sistema de áudio e um projetor de imagem digital, além de colocação de 300 novas poltronas. Diante dessa boa fase do Cisne, podemos projetar bons tempos também para o nosso Cine Lux, comandado com afinco e idealismo pelo Jairo Panzenhagen, observando que os são-luizenses não deixam de apoiar o cinema local, que vem exibindo ótimos filmes, numa programação ininterrupta. Isso faz de Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga duas cidades privilegiadas. E por quê? Ora, no Brasil, 93% das cidades não têm cinema – e cinemas dos bons, como os mantidos pelo clã Panzenhagen.

Dia da língua Não confunda: “senão” (juntinho) quer dizer “caso contrário” e “se não” (separado) equivale a “se por acaso não”. Veja: Chegue cedo, senão eu vou embora. Se não chegar cedo, eu vou embora. Percebeu a diferença?

O que falta para a Copa Esta contagem regressiva para a Copa 2014 corre pela Internet – e nos faz rir quando o certo é ficar sério. Fazer o quê? Vamos lá: faltam dois anos, 12 estádios, uma seleção, um técnico, 30 hotéis, 14 aeroportos, 120.000 km de rodovias, 2.000 km de metrô, seis trens-bala, 115 favelas pacificadas, 33.000 soldados preparados, 2.000 restaurantes e 150.000 motoristas de taxi falando inglês. Assim, sejamos otimistas. Falta pouco!

Decisões judiciais colocam leitores de plantão

Notícia: Tribunal de Justiça determina à Comarca de São Luiz Gonzaga execução de sentença condenatória de Vicente Diel Comentários: “Este veículo de comudo internauta nicação, que considero um dos mais respeitados desta cidade, merecia maior transparência em suas matérias e menos tendência partidária! Omitiu do julgado do Prefeito o fato mais importante do mesmo, qual seja: que esta decisão não retira o mandato do Chefe do Poder Executivo! É profundamente lastimável! Nossa imprensa merecia maior credibilidade!” Autor do comentário: Cláudio Cavalheiro NOTA DA REDAÇÃO – Na súmula publicada no site do Tribunal de Justiça do Estado, não existe referência à manutenção ou perda de mandato. E o jornal, em função disso, não fez qualquer referência a essa possibilidade, limitando-se a recuperar o histórico do fato e a decisão repassada à Comarca de São Luiz Gonzaga, para fazer a execução da sentença. “Achei a matéria imparcial e séria,eis que apenas traduz a decisão do Tribunal.Triste ironia do destino: Aguinaldo Caetano Martins fez o que deveria ser feito denunciando Diel, mas por sua infeliz cassação não é mais Prefeito Municipal, não teve seu cargo devolvido e muito menos foi indenizado pelos prejuízos sofridos.” Autora do comentário: Josiane Mallet Balbé – advogada – Santo Antônio das Missões. “Pelo que se sabe, não tem mais nenhum ato jurídico (leia-se recurso) que possa adiar o cumprimento da pena. Agora só falta o juiz da Comarca dar aquele carimbaço que tem escrito CUMPRASE!” Autor do comentário: Cidadão “A perda do cargo não se aplica à espécie, pois o artigo 83 da Lei nº 8666/93 alcança, tãosomente, o cargo que o agente exercia na época do fato e não um outro que ele venha a exercer vários anos depois”. Extraído do acórdão que julgou o prefeito Vicente! Apesar da vontade dos opositores e plantadores de boatos pífios, não será por este fato que o prefeito restará afastado de seu mandato e impedido de continuar o seu excelente trabalho! E mais, logo as urnas irão rugir a vontade do povo e se observará se este governo fará seu sucessor ou não.” Autor do comentário: Zé Caetano “O STF já se manifestou sobre a validade do art. 6º do Decreto Lei 201/67, conforme decisão proferida no Recurso Extraordinário 225.019-60. Ora, a suspensão dos direitos políticos é corolária do trânsito em julgado da condenação (de qualquer condenação criminal). E o art. 6º do Decreto é de fácil interpretação.Veja: Art. 6º - Extingue-se o mandato de Prefeito e, assim, deve ser declarado pelo Presidente da Câmara de Vereadores, quando: 1- Ocorrer falecimento, renúncia por escrito, cassação dos direitos políticos, ou condenação por crime funcional ou eleitoral. 2- Deixar de tomar posse, sem motivo justo aceito pela Câmara, dentro do prazo estabelecido em lei. 3- Incidir nos impedimentos para o exercício do cargo, estabelecido em lei, e não se desincompatibilizar até a posse e, nos casos supervenientes, no prazoem que a lei ou a Câmara fixar. Parágrafo Único – A extinção do mandato independe de deliberação do plenário e se tornará efetiva desde a declaração do fato ou ato extintivo pelo Presidente e sua inserção em ata. Segundo esse parágrafo único, independe de deliberação, processamento. Não é caso de julgamento, para se falar em cassação. Também não se trata de efeitos decorrentes da sentença (se fosse, constaria da sentença e teria como comando do ordenamento jurídico o disposto no art. 92 do CP, porque, nesse caso, o próprio Poder Judiciário seria o órgão competente para executar sua decisão. Aqui não é isso meus amigos! Basta uma simples declaração política, consequente à suspensão dos direitos políticos, feita pelo presidente da Câmara de Vereadores (não precisa deliberação) e lavrada em ata. Os demais pares somente serão informados. Isso não está nos autos e por isso o jornal não publicou. É desdobramento fático-jurídico decorrente.” Autor do comentário: Francisco

“Não vi nenhuma tendência partidária. Também não vi nada a mais do que simples informação. Também não vi nada dizendo que o prefeito iria perder o cargo. Quem disse foi o seu procurador.” Autor do comentário: Do povo “E a Lei Orgânica Municipal não diz nada a respeito de atos contra a administração? A lei de improbidade é clara em seu art. 10, inc. VIII, quanto ao ato do digníssimo. A Câmara deveria analisar melhor este caso, se não está sujeito a alguma decisão administrativa. Autor do comentário: Denis Delavi Notícia: Consórcio Nova Missão vence licitação da água e esgoto em São Luiz Comentários: “Em breve tempo futuro, todos saberão o que significou para seus bolsos a concessão dos serviços públicos de água de São Luiz a empresas privadas. Pagarão, como nós que vivemos em São Paulo, onde pagamos os altos custos dos pedágios”. Autor do comentário: João Wanderlei Geraldi “Quando a cidade tiver que indenizar a Corsan, vai ter que dispor de todo o orçamento de um ano inteiro (ou mais). Então, como terá que parcelar, vai demorar 4 ou 5 anos para pagar. Aí é que vamos ver o prejuízo: folha de pagamento atrasada, falta de obras, maquinário caindo os pedaços...” Autor do comentário: Manão “Consórcio Nova Missão. Não conheço, mas deve ter uma larga experiência no Tratamento de Água para substituir uma empresa como a nossa Corsan. Pobre do povo de São Luiz Gonzaga”. Autor do comentário: Sady Xavier da Cruz “Quando o povo de São Luiz se acordar desse sono, dessa letargia, será tarde. O processo de licitação se consolida e a dita empresa vai assumir o lugar da Corsan (digase de passagem, legalmente). Patrimônio público será doado a essa empresa para a Prefeitura pagar a Corsan em futuro próximo, com o dinheiro dos munícipes.” Autor do comentário: Rogério Krieger Notícia: Concurso Público: Prefeito acata a decisão da Justiça Comentários: “E os recursos de gabarito errado, como vão ficar? Tem várias questões com erros. E aí?” Autor do comentário: Cidadão “E os que pediram reembolso dos valores da inscrição ? Estes estão fora ?” Autor do comentário: Cidadão “É de se perguntar quando sai o gabarito definitivo e a classificação dos concursados, não esquecendo das provas práticas e/ou provas de títulos” Autor do comentário: Eleitor indeciso “Queremos saber agora sobre os recursos das questões que foram enviados à empresa que realizou o concurso. Devem, antes de tudo, responder aos recursos e corrigirem gabaritos, antes de divulgar as listas de classificação. Já que a empresa exigiu respeito e provou sua lisura, que também demonstre respeito com os candidatos que interpuseram recursos. Eu não realizei o concurso, mas corrigi questões com amigos e tenho a certeza de que o gabarito está errado em mais de uma situação.” Autor do comentário: José Notícia: Solicitada restauração urgente na Capela (Sala Ana Petrona) Comentários: “O que está em jogo é o patrimônio histórico de uma comunidade” Autor do comentário: João Adauto dos Santos “Tenho certeza que a sociedade sãoluizense e o Poder Público não permitirão a deterioração desse conjunto de prédios do antigo Ginásio Santo Antônio de Pádua” Autor do comentário: João Adauto dos Santos.


GERAL Câmara de Vereadores

Após acalorados debates, projetos são devolvidos ao Executivo No exame da Ordem do Dia, na reunião ordinária de segunda-feira da Câmara de Vereadores, a primeira matéria dizia respeito a tramitação de seis projetos do Executivo. A Comissão de Constituição e Justiça elaborou parecer pela sua devolução porque envolvem o Orçamento/2012 do Município, sancionado sem levar em conta emendas aprovadas pelo Legislativo e sancionadas pelo Executivo. Assim mesmo, o Orçamento/2012 foi sancionado pelo Prefeito Municipal no seu formato original, desconsiderando a contribuição da Câmara de Vereadores. O parecer indica que o Legislativo somente aprecia-

rá projetos de lei do Executivo, que envolvam direta ou indiretamente o Orçamento/ 2012, depois que o Prefeito Municipal enviar mensagem com projeto de lei retificativo levando em consideração as emendas da Câmara de Vereadores. Esse parecer da Comissão de Constituição e Justiça não chegou a ser votado na reunião anterior, face pedido de “vistas” do vereador Sidney Brondani (PP), líder do governo. Segunda-feira, abriu-se acalorada discussão porque o vereador Brondani não protocolou suas razões em relação aos projetos, junto a Mesa Diretora, no prazo re-

gimental. O vereador Junaro Figueiredo (PP) levantou o impedimento em relação a apresentação do parecer em plenário, sem comunicação prévia escrita. Registrou-se debate, com forte argumentação em torno do importante conteúdo dos projetos de lei. Feita a votação, foi rejeitada a matéria, para que, de forma intempestiva, o vereador Sidney Brondani apresentasse diretamente ao plenário o seu parecer. Votaram pela rejeição, os vereadores Aldimar Machado (PSD), Junaro Rambo Figueiredo (PP), Eni Araújo Malgarim (PT) e Edson Luiz Ribeiro de Oliveira (PDT), Foram favorá-

veis a apresentação do parecer, os vereadores Sidney Brondani (PP), Celestino Stragliotto (PMDB), Francisco Rodrigues Lourenço (PDT) e José Antônio Caetano Braga (PP). O voto de desempate, pela rejeição, foi do presidente da Mesa Diretora, Mario Trindade (PMDB). Rejeitada a apresentação do parecer de Sidney Brondani, foi votado então o parecer da Comissão de Constituição e Justiça, pela devolução dos seis projetos de lei do Executivo. Esse parecer foi aprovado pela maioria, com os votos contrários dos vereadores Sidney Brondani (PP) e José Antônio Caetano Braga (PP).

Fortes ventos provocaram danos na Unidade da Coopatrigo do Rolador

Ventos derrubaram elevadores

Estrutura ficou muito comprometida

A chuva registrada na última quinta-feira na nossa região, a qual era aguardada com muita expectativa em virtude do quadro de estiagem, acabou vindo acompanhada de fortes ventos que trouxeram alguns problemas localizados, como foi o caso da Unidade da Coopatrigo no Rolador, que teve cinco elevadores de grãos derrubados com a força do vento. Segundo informações da

val informaram que foi tudo muito rápido e que era pouco depois das 9h de quinta-feira, quando recém começava a chover com rajadas bastante fortes de ventos. Justamente em uma destas rajadas que eles escutaram o barulho dos elevadores caíndo sobre o telhado. Deu tempo de eles se protegeram e felizmente ninguém ficou ferido. A estrutura de recebimento de grãos da Unidade

área de manutenção da cooperativa os danos foram significativos, pois os elevadores que possuem mais de 30 metros acabaram caindo sobre o telhado das moegas, provocando também a queda de parte desta cobertura e também destruindo totalmente um galpão de armazenagem de resíduos. Os funcionários da Coopatrigo que trabalhavam no local no momento do venda-

da Coopatrigo de Rolador ficou totalmente comprometida e como estamos em plena safra de soja, a equipe de manutenção da cooperativa trabalhou durante todo o feriadão de páscoa para uma solução provisória de recebimento naquela Unidade. O trabalho foi concluído no domingo e a Unidade do Rolador já está recebendo soja dos associados daquela região.

São Luiz Gonzaga, 11 de abril de 2012-

7

Acadêmica Pâmela Moraes assume assessoria de imprensa da Câmara

Juliana Sott/AN

A acadêmica de jornalismo da UNIJUI, Pâmela Moraes que trabalhava com repórter e redatora do Guia São Luiz, assumiu a assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga. Pâmela substitui a jornalista Weruska Forgiarini, que foi aprovada em concurso público para a Prefeitura de Caibaté. A Pâmela e Weruska, Pâmela Moraes os votos de sucesso nas novas funções que desempenharão em suas atividades profissionais.

Tribunal de Contas não reconheceu Agravo de Instrumento da Câmara Legislativo local não obteve autorização do TCE para manter o pagamento dos subsídios dos vereadores com a majoração decorrente do reajuste concedido aos deputados estaduais. O Tribunal Pleno do TCE do Estado, acolhendo o voto do Conselheiro Relator César Santolim, não reconheceu o Agravo Regimental interposto pelo Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga que determinou a expedição de Medida Cautelar, com fundamento no art. 48, inciso XIII do Regimento Interno, para que o Legislativo Municipal de São Luiz Gonzaga abstenha-se de continuar efetuando o pagamento dos subsídios dos Vereadores com a majoração decorrente do reajuste concedido aos Deputados Estaduais. A esse respeito, informou o assessor jurídico da Câmara de Vereadores, João Paulo Jornada da Silveira, que o Poder Legislativo local está na expectativa de nova decisão, agora no Tribunal de Justiça do Estado, onde o Legislativo ingressou com embargo de declaração.

Participantes da Cavalgada devem vacinar as montarias A comissão organizadora da 3ª Cavalgada da Trilha dos Santos Mártires das Missões recomenda que todos os cavalarianos participantes dessa edição vacinem suas montarias contra o garrotilho e, dentro do possível, tenham em mãos o atestado negativo de anemia.

Solange Battirola/32ª CRE

Simpósio destacou diálogo como meio para a solução de conflitos Com o objetivo de oportunizar a comunidade de São Luiz Gonzaga um momento de diálogo e troca de conhecimentos sobre o tema “Mediação Conciliadora”, O Grupo de Estudos do TMA/RS – Seccional de São Luiz Gonzaga, a URI de São Luiz Gonzaga e o Grupo de Pesquisa Mediação e Justiça Restaurativa – do Curso de Mestrado em Direito da URI de Santo Ângelo, promoveram, no Salão de Eventos da URI de São Luiz Gonzaga, nos dias 4 e 5 de abril, o “SIMPÓSIO MEDIAÇÃO CONCILIADORA: O diálogo como meio para a solução de conflitos”. Um Simpósio respeitando a origem do termo, que na Grécia Antiga, referia-se a um evento durante o qual eram travados diálogos intelectuais, permeados por apresentações de música e dança. Assim, o evento contou com momentos culturais, na primeira noite a arte local esteve representada pelos artistas Mário Meira e Cristovão Guedes e na segunda noite por Orci Machado e Grupo de Dança Folclórica Fênix. Nos painéis, o objetivo principal era demonstrar as prin-

cipais características das diversas faces da Mediação, analisando esta, dentro da mudança de postura social – que vem adotando o diálogo como meio para solução de conflitos. Para tanto, na primeira noite, coordenados pelo Sr. Alysson Reginato dos Santos – Presidente do TMA/RS Seccional de São Luiz Gonzaga/RS, estiveram presentes como painelistas o Sr. Roque Noli Bakof – Presidente do Tribunal de Mediação e Arbitragem do Rio Grande do Sul (TMA/RS), o Dr. Mauro

Painelistas e Presidente do TMA Seccional de SLG

Uma atração do Momento Cultural

José Gaglietti - Pesquisador e Docente no Programa de PósGraduação em Direito Mestrado - da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Campus de Santo Ângelo (RS) e a Sra. Sheila Marione Uhlmann Willani – Mestranda e Monitora

Presidenta Institucional e de Formação da Diretoria Provisória do TMA/RS Seccional de São Luiz Gonzaga/RS), estiveram presentes os painelistas: Sr. Carlos Adriano da Silva – Juiz de Direito Jurisdicionado na 2ª Vara Criminal da Comarca de Santo Ângelo/RS, Sra. Isabel Maciel

do Grupo de Pesquisa Mediação e Justiça Restaurativa do Mestrado - da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Campus de Santo Ângelo (RS). Já na segunda noite do simpósio, coordenados pela Sra. Simone Avila de Matos (Vice-

Mousquer - Presidente do TMA/ RS Seccional de Santo Ângelo, Sra. Elizabeth Silva Moreschi – Juiza Conciliadora, Juiza Mediadora e Juiza Leiga na Comarca de Porto Alegre/RS e Sr. Alysson Reginato dos Santos – Presidente do TMA/RS Seccional de São Luiz Gonzaga/RS. Desta forma, refletiu-se sobre mediação, conciliação, justiça restaurativa, justiça comunitária e arbitragem. Demonstrando que a mediação emerge como uma alternativa de união de pessoas, buscando uma solução pacífica para os conflitos, indo além de uma mera solução para os processos, dentro da multidisciplinaridade e diversidade social, sob a égide do diálogo. (Por Simone Avila de Matos, vice- presidenta Institucional e de Formação da Diretoria Provisória do TMA/RS - Seccional de São Luiz Gonzaga/RS)


8 - São Luiz Gonzaga, 11 de abril de 2012

GERAL

PREFEITURA DE SÃO LUIZ GONZAGA

Raul Alves de Melo deixa pasta da Agricultura para concorrer Agente pública Enedina dos Santos assumiu seu lugar Em seu relatório de gestão, ao deixar o cargo de secretária da Agricultura para concorrer na eleição deste ano, Raul Alves de Melo destacou a reestruturação do Horto Municipal, através do plantio e cultivo de alimentos, para reforço na merenda escolar do Município, e a distribuição de árvores nativas e ornamentais à população. Ele salientou também a construção de canteiros de flores em vários pontos da cidade, para embelezamento das ruas. Outro ponto de destaque está nas “horas–máquina”, destinadas aos pequenos produtores, o que facilita a produção e trabalho. Durante a administração de Raul Alves de Melo, foram adquiridas duas

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LUIZ GONZAGA SECRETARIA MUNICIPAL DA ADMINISTRAÇÃO - SEMAD

AVISO DE LICITAÇÃO O Município de São Luiz Gonzaga torna pública a Tomada de Preços n.º 29/2012, Proc. Adm. n.º 541/2012, destinado a aquisição de móveis. A documentação e propostas relativas à licitação serão recebidas até o dia 30/04/2012, até às 09h30min, no Salão Nobre da Prefeitura. O Edital poderá ser solicitado no Setor de Licitações, ao custo de R$ 7,00 (sete reais) ou pelo fone 55 3352 4040, ramal 227. Gabinete do Prefeito, São Luiz Gonzaga, RS, em 10 de abril de 2012. VICENTE DIEL Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LUIZ GONZAGA SECRETARIA MUNICIPAL DA ADMINISTRAÇÃO - SEMAD

Raul se despediu dos funcionários da secretaria patrulhas agrícolas, um automóvel zero quilômetro, 20 resfriadores e 22 ordenhadeiras,

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LUIZ GONZAGA SECRETARIA MUNICIPAL DA ADMINISTRAÇÃO - SEMAD

AVISO DE LICITAÇÃO O Município de São Luiz Gonzaga torna pública a Tomada de Preços n.º 27/2012, Proc. Adm. n.º 523/2012, destinado a aquisição de gêneros alimentícios. A documentação e propostas relativas à licitação serão recebidas até o dia 27/04/2012, até às 09h30min, no Salão Nobre da Prefeitura. O Edital poderá ser solicitado no Setor de Licitações, ao custo de R$ 7,00 (sete reais) ou pelo fone 55 3352 4040, ramal 227. Gabinete do Prefeito, São Luiz Gonzaga, RS, em 09 de abril de 2012. VICENTE DIEL Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LUIZ GONZAGA SECRETARIA MUNICIPAL DA ADMINISTRAÇÃO - SEMAD AVISO DE LICITAÇÃO O Município de São Luiz Gonzaga torna pública a Tomada de Preços n.º 28/2012, Proc. Adm. n.º 525/2012, destinado a aquisição de gêneros alimentícios produzidos no sistema de agricultura familiar. A documentação e propostas relativas à licitação serão recebidas até o dia 27/04/2012, até às 14h30min, no Salão Nobre da Prefeitura. O Edital poderá ser solicitado no Setor de Licitações, ao custo de R$ 7,00 (sete reais) ou pelo fone 55 3352 4040, ramal 227. Gabinete do Prefeito, São Luiz Gonzaga, RS, em 09 de abril de 2012. VICENTE DIEL Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LUIZ GONZAGA GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL HOMOLOGAÇÃO TOMADA DE PREÇOS N º 11/2012 PROC. ADM. Nº 328/2012 Verificada a validade dos atos praticados no procedimento e a conveniência da licitação, nos termos do inciso VI, art. 43, da Lei 8.666/93, e suas alterações, delibero pela HOMOLOGAÇÃO da Ata n.º 01 da Comissão de Licitações designada pelas Portarias n.º 022, de 26/01/2012 e 58, de 27/02/2012. Gabinete do Prefeito Municipal de São Luiz Gonzaga RS, 30 de março de 2012. VICENTE DIEL Prefeito Municipal

entregues aos produtores do Município. Raul salientou o trabalho dos funcionários da pasta, bem como a confiança recebida por parte do prefeito Vicente Diel. “Os obstáculos foram superados com uma gestão transparente e de muito trabalho”, fri-

sou Raul. Ele fez questão de agradecer à equipe de trabalho, em reunião realizada em 3 de março, quando foi apresentada a nova responsável pela pasta, a agente pública Enedina dos Santos. (Por Claudia Lago, assessora de Imprensa e RP da Prefeitura)

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LUIZ GONZAGA SECRETARIA MUNICIPAL DA ADMINISTRAÇÃO - SEMAD Concorrência nº 005/2009 Processo Administrativo nº 1.109/2009

ATA DE ABERTURA DE DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO Aos 10 (dez) dias do mês de abril do ano de 2012 (dois mil e doze), às 10:00 horas, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga, em SESSÃO PÚBLICA, reuniram-se os membros da Comissão Especial de Licitação - CEL, pelas Portaria nº 052, de 24 de fevereiro de 2012, Portaria nº 152, de 27 de março de 2012 e Portaria n.º 157, de 27 de março de 2012. Ausentes os representantes dos consórcios licitantes, os quais foram devidamente intimados para este ato. Considerando que os referidos consórcios desistiram do prazo recursal do resultado do julgamento das propostas comerciais, a Comissão decidiu proceder a abertura dos documentos de habilitação do Consórcio NOVA MISSÃO, que foi declarado vencedor das propostas técnica e comercial, sendo que referidos documentos encontram-se devidamente lacrados, o que foi verificado por esta Comissão. Após a análise dos documentos de habilitação a comissão constatou que alguns documentos estão com o prazo de validade vencidos, são os documentos de fls. 40, 51, 53, 58, 60, 62, 64, 66, 68, 70, 72, 73, 74, 75, 130, 155, 157, 161, 163, 166, 167, 168, 169, 170, 171 e 208 da numeração impressa pela empresa no seu livro de seus documentos de habilitação. Entretanto, na data da entrega dos documentos, ocorrida em 29 de fevereiro de 2012, conforme ata n.º 01, fl. 823, os mesmos estavam com data de validade e que venceram no curso do processo licitatório pela demora no andamento do mesmo. Assim, esta Comissão delibera por declarar habilitado o consórcio NOVA MISSÃO, tendo em vista que juntou toda a documentação exigida no edital do certame, entretanto deverá até a data de assinatura do contrato, apresentar certidões atualizadas. Por fim, foi decidido pela Comissão, da notificação imediata dos consórcios participantes do presente resultado, do prazo de 05 (cinco) dias úteis, para apresentação de recurso, nos termos da Lei 8.666/93. A presente ata deverá ser publicada no jornal de circulação local e estadual, bem como no diário oficial do estado. Nada mais havendo para tratar foi lavrada a presente ata, que vai assinada pelos membros da Comissão.

AVISO DE REVOGAÇÃO DE LICITAÇÃO O Município de São Luiz Gonzaga, Poder Executivo, torna público que REVOGOU a licitação modalidade Tomada de Preços n.º 21/2012, Proc. Adm. n.º 467/2012, que visava a contratação de serviço técnico-profissional especializado na área de realização de concurso público. Gabinete do Prefeito, RS, São Luiz Gonzaga RS, 09 de abril de 2012. Vicente Diel Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LUIZ GONZAGA GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL TERMO DE ADJUDICAÇÃO TOMADA DE PREÇOS N.º 11/2012 Processo Administrativo n.º 328/2012 Constatado que a proposta classificada em primeiro lugar é satisfatória e atende à necessidade da Administração, visada na abertura do procedimento licitatório, nos termos do inciso VI do art. 43, da Lei 8.666/93, delibero pela ADJUDICAÇÃO do objeto da licitação, modalidade TOMADA DE PREÇOS n° 11/2012, processo administrativo nº 328/2012 a empresa RODOVIAS DO SUL PAVIMENTADORA LTDA, no item 01 com o valor global de R$ 129.614,08 (cento e vinte e nove mil, seiscentos e quatorze reais e oito centavos). Gabinete do Prefeito Municipal de São Luiz Gonzaga RS, 30 de março de 2012. VICENTE DIEL Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LUIZ GONZAGA SECRETARIA MUNICIPAL DA ADMINISTRAÇÃO - SEMAD Súmula de Contrato Processo Adm. n.º 328/2012 PARTES: MUNICÍPIO DE SÃO LUIZ GONZAGA e RODOVIAS DO SUL PAVIMENTADORA LTDA.; OBJETO: execução de obra de engenharia destinada a prestação de serviços de recapeamento asfáltico com sinalização vertical e horizontal na rua Salvador Pinheiro Machado, entre as ruas Gomes Carneiro e Benjamin Constant; MODALIDADE DA LICITAÇÃO: Tomada de Preços n.º 11/2012; VALOR GLOBAL: R$ 129.614,08; RECURSO FINANCEIRO: 1102 - 15 - 0452 - 0820 - 2079 - 449051000000 Obras e Instalações - 1168 - SEMOV; 1102 - 15 - 0452 - 0820 2079 - 449051000000 - Obras e Instalações - 0001 - SEMOV.; DATA DA ASSINATURA DO CONTRATO: São Luiz Gonzaga, em 30 de março de 2012. São Luiz Gonzaga, 10 de abril de 2012. VICENTE DIEL Prefeito Municipal


GERAL

S達o Luiz Gonzaga, 11 de abril de 2012-

9


10

GERAL

- São Luiz Gonzaga, 11 de abril de 2012

Parceria ACI/SEBRAE proporciona assessoria qualificada a empresários A parceria continua ocorrendo de forma dinâmica. São muitos os interessados nesta parceria da ACI com o SEBRAE, que oferece consultas e diagnósticos sobre empreendimentos, tanto para empresários que já estão atuando no mercado como para aqueles que estão começando a se inserir nele. Agende seu horário para o dia 12/04/2012, pelo fone: 3352-4500.

ACI mantém ativo o debate sobre a área industrial Genaro Caetano/AN

Momentos da reunião na Prefeitura O presidente da ACI, Sérgio Torres dos Santos, e membros da diretoria da Associação Comercial estiveram na Prefeitura de São Luiz, na última segundafeira, quando foi debatida com o prefeito Vicente Diel a possibilidade de reestruturação da área industrial do Município. A princípio, o Prefeito não quis dar garantias ao projeto devido ao fato de este ser um ano de eleição, mas disse ser parceiro para a iniciativa e

Novos associados na ACI A ACI tem a satisfação de comunicar a adesão de duas novas empresas em seu quadro social: F.F. Comparsi & Cia. Ltda. – União Blocos de Concreto e Ramadan & Mayer Ltda. – Einstein Cursos Profissionalizantes.

que uma comissão deve ser formada, por representantes da ACI, Prefeitura e Câmara de Vereadores. Após bastante análise, se concluiu que não é viável a obtenção de outro terreno da cidade para instalação de uma nova área industrial. Da parte da Prefeitura, o presidente Sérgio Torres solicitou a limpeza da área industrial já existente, bem como instalação adequada de energia elétrica e algumas outras melhorias. A ACI pode contri-

buir com captação de verbas para custear as obras mais onerosas, enquanto isso, a Secretaria do Planejamento ficaria de responsável pela elaboração do projeto de reestruturação da área industrial. Independente do início do trabalho da Prefeitura, a ACI já pode buscar recursos para a viabilização das obras, assim como a pasta de Planejamento se comprometeu a elaborar projeto para a área industrial.

Grande aumento nas consultas ao SPC O SPC em São Luiz Gonzaga, serviço mantido em São Luiz pela ACI, registrou grande aumento nas consultas de empresas na semana da Páscoa, com 547 consultas neste ano, contrastando com as 408 consultas do ano passado. Esses números referem-se somente ao movimento nas lojas locais. Filiais de redes estaduais têm seus movimentos computados somente no final do mês, tendo em vista que integram o Banco de Dados Estadual. Por outro lado, as consultas feitas ao SPC no mês de março também foram largamente superiores àquelas ocorridas no mesmo mês em 2011: foram 9.176 neste ano, enquanto que em 2011 foram registradas 7.464 consultas.

Palestra sobre o projeto Hospital Público Regional A vice-presidenta da ACI, Luciana Ottoni, destacou na reunião da ACI desta segundafeira, a importância de um grande número de pessoas comparecer à palestra de Plinio Simas, presidente da comissão que faz a implantação de hospital regional na cidade de Palmeira das Missões. Ele apresentará detalhes de sua experiência na palestra, que ocorre nesta terça-feira, 10 de abril, a partir das 19h30min, no salão de atos da URI de São Luiz Gonzaga.

Expo São Luiz: novas obras no parque de exposições O presidente da Expo São Luiz 2013, José Antonio Flach Werle, disse que nesta segunda-feira se iniciaram os trabalhos de construção de um novo complexo

sanitário no Parque de Exposições do Sindicato Rural para melhor atender ao público durante o evento. Segundo o presidente, a nova construção ocupará o lugar de um ponto

de locação para empresas. Até outubro de 2013, diversas outras modificações estão previstas para a estrutura do Parque, nos mais variados setores.

Empresários gaúchos estão bastante otimistas quanto ao futuro do RS O otimismo em relação ao futuro está mais presente entre os empresários gaúchos. É o que sinaliza o Índice de Confiança do Empresário do Comércio gaúcho (ICEC-RS) no mês de março, que regis-

trou 130,1 pontos, melhora de 4,8% frente a fevereiro. Quando questionados sobre a confiança na situação atual, expectativas para o futuro e investimentos, o indicador que reflete a confiança no futuro segue o mais alto, marcan-

do 162,8 pontos, à frente da percepção quanto à situação atual (114,1 pontos) e do nível de investimentos, que teve o acréscimo percentual mais expressivo, de 7,2%, mas atingiu uma menor pontuação: 113,6.

1% abaixo da projeção do mercado De acordo com o IBGE, o IPCA de março ficou em 0,21%. O resultado surpreendeu, pois ficou bastante abaixo da expectativa do mercado, de 0,43%. Ainda, foi inferior às elevações de fevereiro (0,45%) e março de 2011 (0,79%). Adicionalmente, esta foi a menor taxa desde julho do ano passado. Com o resultado de março, a inflação acumulada no ano ficou em 1,22%, significativamente abaixo da inflação verificada em igual período de 2011, quando os preços já registravam acréscimo de 2,44%. Em decorrência do IPCA de abril ter registrado acréscimo inferior ao das expectativas, o mercado revisou para baixo a sua projeção de inflação para o ano, de 5,27% para 5,06%. Apesar da estimativa menor, esta ainda é superior ao centro da meta, estipulada em 4,50%. Embora a perspectiva de inflação tenha apresentado queda, não deveremos observar alteração no ciclo de redução da taxa de juros, pois esse movimento já estava “na conta” do Banco Central. A expectativa é de que a Selic encerre o ano, de acordo com o Focus, em 9,00%. (Por Genaro Caetano, assessor de imprensa da ACI)

Caixa reduz taxas de juros em até 88% Programa trará benefício imediato para mais de 25 milhões de clientes A Caixa Econômica Federal anunciou na segundafeira, 9, o programa Caixa Melhor Crédito, que visa à democratização do acesso ao crédito para as famílias brasileiras e melhores condições de financiamento para micro e pequenas empresas. Esse programa tem quatro grandes pilares: redução acentuada das taxas de juros, aumento do volume de recursos disponíveis ao mercado, valorização dos clientes (atuais e de novo relacionamento) e orientação para o crédito consciente. “Ao implantar este programa a Caixa reafirma o seu posicionamento de instituição financeira que oferece as melhores condições de crédito e de maior respeito ao cliente, e avança para um novo patamar”, disse o presidente da Caixa, Jorge Hereda. De acordo com Hereda, o Caixa Melhor Crédito promove uma queda histórica de juros que beneficia todos os clientes, independente de sua condição atual de relacionamento. O Caixa Melhor Crédito priorizará as micro e pequenas empresas, destinando mais R$ 10 bilhões para o setor. Além disso, engloba os principais produtos para as pessoas físicas e beneficia de imediato 25 milhões dos atuais clientes e todos que iniciarem relacionamento com a Caixa, que oferecerá orientação para melhor gestão financeira das famílias e empresas. “A Caixa está aberta a todos os brasileiros que quiserem se relacionar conosco, sempre com as melhores condições”, afirmou Hereda. Os clientes com maior relacionamento terão vantagens adicionais, como isenção de tarifas, refinanciamento de dívidas, prazos alongados e melhores taxas em aplicações financeiras. Para este ano, a CAIXA programou um volume de concessão de crédito da ordem de R$ 300 bi, 24% superior ao que foi contratado durante todo o ano de 2011. Para os principais produtos envolvidos no programa está prevista uma con-

tratação que alcançará R$ 71 bi entre abril e dezembro de 2012. Cheque Especial - A redução de juros anual do cheque especial da CAIXA chega a 67%. Os clientes com crédito salário terão redução de 8,18% a.m. para 3,50% a.m. Os demais clientes terão taxa máxima de 4,27% a.m., podendo chegar a 1,35% a.m., dependendo do relacionamento. Todos os atuais clientes do cheque especial com taxa superior a 4,27% a.m. terão taxa reduzida a esse patamar retroativamente ao início de abril. O impacto desta redução será sentido imediatamente pelos clientes. Para se ter uma ideia, um cliente que estiver utilizando um limite de R$ 2.000,00 terá uma economia anual em sua despesa média de juros de aproximadamente R$ 1.000,00. As novas taxas vão beneficiar 5 milhões de clientes que já utilizam o crédito. Atualmente, a Caixa possui 13,1% do mercado de Cheque Especial. Cartão de Crédito - A Caixa reduziu em 40% as taxas de juros anuais no rotativo para todos os clientes dos cartões Nacional, Internacional e Gold. Além disso, a Caixa lança um novo produto – o Cartão Azul CAIXA, com taxa do rotativo de apenas 2,85% a.m para clientes que recebem salário no banco. Clientes que contratarem esse novo cartão nacional terão taxas reduzidas de 12,86% para 2,85% a.m. (corte de 87% na taxa anual). Uma das novidades do produto é o Programa de Pontos para descontos na anuidade do cartão. As reduções da Caixa com os cartões de crédito vão beneficiar, de imediato, seis milhões de clientes. Crédito Direto No Crédito Direto Caixa (CDC), crédito pessoal direto na conta corrente, a taxa anual também foi reduzida em 34%, passando de 5,40% para 3,88% a.m. Para clientes com conta salário, a taxa do CDC foi reduzida em 54%, pas-

sando de 4,65% para 2,39% a.m. A base atual do CDC tem 4,2 milhões de clientes e todos serão beneficiados pelas reduções das taxas. O cliente com conta salário, por exemplo, terá uma economia de R$ 3.500,00 em um empréstimo de R$ 10.000,00 em 24 vezes. Consignado - O crédito consignado teve uma redução significativa na sua taxa de balcão, passando de 2,82% para 1,95% a.m, redução de 34% na taxa anual. Para os convênios com empresas que operam com taxa mínima, as taxas também caíram, passando de 1,29% para 1,20% a.m. Para os aposentados, as taxas são ainda menores. No consignado INSS, a redução ocorreu na taxa máxima, que caiu de 2,14% para 1,80% a.m. Nos prazos menores, a taxa é de 0,84% a.m., uma das melhores do mercado. As reduções da Caixa no Consignado beneficiarão 15 milhões de aposentados e empregados de empresas convenentes. Veículos - Para aquisição de veículos novos e usados, a taxa mínima foi reduzida para 0,98% a. m. podendo variar até 2,25% a.m. de acordo com: prazo, cota de financiamento, idade do veículo e relacionamento do cliente. Servidores – A Caixa lançou também um pacote de benefícios para os servidores públicos. O novo pacote oferece vantagens em tarifas, crédito, cartões, investimentos e produtos da seguradora. Entre os benefícios agregados estão a isenção de tarifas por um ano e condições diferenciadas em várias linhas de crédito, como por exemplo: 3,5% a.m. no cheque especial, isenção da 1ª anuidade nos cartões de crédito e taxa de 2,85%a.m. no Cartão Azul Caixa, melhores taxas de remuneração para investimentos como CDB, Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Fundos de investimento com taxa de administração de 0,7% para valores a partir de R$20.000,00 (a ser lançado nos próximos dias), e descontos em produtos de seguro, previdência e consórcio.

SEG inscre ve para Qualif icação inscrev Qualificação em Auxiliar de Saúde Bucal O SEG – Escola Técnica José Gomes está com inscrições abertas para o curso de Qualificação Profissional em Auxiliar de Saúde Bucal. Ao final do curso, o aluno estará apto a organizar e executar atividades de higiene bucal, preparar o paciente para o atendimento odontológico, auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas, inclusive em ambientes hospita-

lares. O curso também proporciona ao aluno o aprendizado da manipulação de materiais de uso odontológico, o preparando para exercer atividades laboratoriais como selecionar moldeiras para tomadas de impressão, preparar modelos em gesso, registrar dados e participar da análise das informações relacionadas ao controle administrativo em saúde bucal.

Além de professores qualificados e com experiência na área, o aluno do SEG conta com o crédito educativo próprio. Também é encaminhado ao mercado de trabalho através de estágio com instituições parceiras do SEG. Mais informações na escola, à Av. Senador Pinheiro Machado, 2625, pelo fone 55 3352.4100 e pelo site www. estudeseg. com.br.


São Luiz Gonzaga, 11 de abril de 2012

Nº 1422

Cledi Viana Cardinal

Escola Laerte Missioneiro Dutra busca voluntários para projeto Amigos da Escola

Escola Municipal Laerte Missioneiro Dutra, do Bairro Gaúcha, cadastrada no projeto Amigos da Escola, está buscando voluntários para participarem das ações de 2012. Neste ano, o tema das ações é “O valor da leitura”. Nessa perspectiva, a escola está desenvolvendo o projeto Sacola da Leitura e busca voluntários para trabalharem no estímulo à leitura e escrita, atividades artísticas e culturais.. Interessados devem entram em contato com a escola, pelo telefone (55) 3356-1480.

Prédio da APAE com nova pintura Através de campanha realizada, a Escola Especial Sol Nascente/APAE local agradece a valiosa contribuição dos amigos: Alex Boligon, Alfredo Cardinal, Antonio Andres, Ardi Jaeger, Barraca Missões, Brasil Martins, Célio Brondani, Claudio Cerezer, Cleusa Andres, Cloves Nascimento, Delmar Ristow, Fermaco, Henrique Ristow, Irineu Cardinal, Irineo Vieira, Jair Vieira, João Rubens Wess, Lojas Becker, Lojas Quero-Quero, Luiz Antonio Vieira, Marcelo Cardinal, Marcio Amaral, Milton Felten, Olde Vieira, Roque Pelentir, Sergio Boligon. “Muito obrigada a todos, com agradecimentos de Irene Brondani, Mari Nascimento e Elaine Vieira”, diz nota da escola.

Prefeitura de

São Nicolau Ana Paula - Assessora de Imprensa

Badesul liberará R$ 700 mil para investimentos em São Nicolau Na semana que passou, foi autorizada pela Secretaria do Tesouro Nacional a realização de operação de crédito entre a Prefeitura de São Nicolau e a Caixa Estadual - Agência de Fomento/RS, destinada a obras de infraestrutura urbana e aquisição de máquinas, no valor de R$ 700 mil, com prazo total 60 meses para pagar. O prazo de carência é de 12 meses, com prazo de amortização de 48 meses, de acordo com Lei autorizadora n° 2.650, de 05/07/2010. Os recursos serão investidos na aquisição de um caminhão caçamba trucado e na construção de quadras de calçamento na cidade e em Santo Izidro.

Formatura em Educação Fisica Lidiane Paiva Stochero formou-se em Educação Física, em 23 de março, pela Unijuí, de Ijuí. Filha de Amauri Stochero e Vera Lúcia Paiva Stochero Michel, ela recebeu amigos e familiares para comemoração na Versatto Pizzaria. Parabéns e sucesso são os votos dos familiares e amigos.

ACB lançará a sua Agenda Cultural 2013 Com a intenção de criar um produto diferenciado, com a identificação da Buena Terra, a Associação Cultural de Bossoroca - ACB está realizando entre as empresas locais a comercialização e reserva de espaço publicitário para a Agenda Cultural, que será disponibilizada em 2013. Além da praticidade de uma agenda normal, haverá a inclusão de fotos da cidade e seus locais históricos e turísticos. A intenção da Capa da agenda ACB é criar uma opção que servirá também como um presente para amigos e clientes.

Cartório Eleitoral em Bossoroca no dia 17 O Cartório Eleitoral de São Luiz Gonzaga estará em Bossoroca em sua última visita este ano, no próximo dia 17 de abril, a partir das 14h, no auditório Municipal João Luiz Bandeira, para atender a população na confecção de novos títulos, 2ª via, transferências e regularizar pendências. Compareça e aproveite a oportunidade.

Sindicato Rural e Senar fizeram curso de informática para elas

Participantes no encerramento do curso O Sindicato Rural de Bossoroca, através do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), proporcionou nos dias 26 a 29 de março um curso de Informática Básica – Gestão Rural, com duração de 32 horas/aulas. O curso teve como objetivo repassar conhecimentos de informática para a mulher e teve ótimo aproveitamento das participantes. O Sindicato Rural de Bossoroca agradece a todas as participantes do evento.

Pasta Municipal de Agricultura entrega cestas básicas a atingidos pela estiagem A Secretaria Municipal de Agricultura iniciou a entrega das cestas básicas para produtores atingidos pela estiagem. As cestas foram adquiridas com recursos do Governo estadual repassados aos municípios que decretaram situação de emergência. Na segunda-feira, 9, foram entregues as cestas para os produtores do Assentamento Nova Cambai, onde todos os produtores foram beneficiados. No Rincão São Jerônimo foram seis produtores beneficiados; no Rincão dos Teixeira, 13 produtores; no Rincão

Pelado, seis produtores. E mais 26 produtores de diferentes localidades retiraram suas cestas na secretaria. No dia 10, a entrega foi realizada no Rincão do Conde e Passo Santa Maria, para 18 produtores; e no Passo das Tropas e Rincão do Ivaí, para seis produtores. Em Santo Izidro foram 13 beneficiários. E hoje, dia 11, às 10h, estará acontecendo à entrega das cestas para os produtores do Rincão dos Potreiros, Monte Alegre, Cerca de Pedra, Passo da Tigra, Passo do Bil, Monte Alegre e

Cestas entregues na Secretaria de Agricultura Rincão São Cândido, para mais 38 beneficiários. A seleção foi

realizada pelo Conselho Agropecuário do Município.

Próxima segunda-feira é último atendimento do Cartório Eleitoral Secretaria Municipal de Saúde oferece cursos pelo interior O Cartório Eleitoral realizará o último atendimento em São Nicolau, no dia 16 de abril, próxima segunda-feira, no Auditório da Smec, das 14h às 17h. É necessário trazer documentos pessoais e comprovante de residência. Haverá distribuição de senhas a partir das 13h, no local. O prazo para confecção de novos títulos ou transferência se estende até 9 de maio, no Cartório Eleitoral.

Até dia 30 o alistamento militar Vai até 30 de abril o prazo para o alistamento militar para jovens que completarão 18 anos em 2012 e os que ainda não se alistaram no serviço militar. Os jovens devem comparecer no Posto de Identificação junto à Prefeitura Municipal, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, munidos de uma foto 3x4, CPF, RG e Certidão de Nascimento.

No dia 30 de março, foi realizado o projeto “Educação permanente em saúde: medidas alternativas para controle de infecções parasitárias através da produção própria de sabão caseiro”, na comunidade do Rincão Pelado, coordenado pela enfermeira Janaina M. Cavalheiro, com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde e das agentes comunitárias de Saúde do ESF 02, com a participação da agente comunitária de saú-

Participantes do curso no Rincão Pelado de Idalisia da Silva Fernandes, que agora está aposentada após atuar durante 15

anos na comunidade. O projeto tem como objetivo propor medidas al-

ternativas para auxiliar no controle contra escabiose (sarna) e pediculoses (piolho) nas instituições de ensino e nas residências em que as ACS acharem necessário o uso do sabão. O piolho pode ocasionar intensa coceira no couro cabeludo, podendo surgir feridas que são portas para infecções bacterianas, como impetigo, além do aparecimento de gânglios e estresse que leva ao baixo rendimento escolar.


12 11 de abril de 2012

Hoje, Município comemora 24 anos de emancipação político-administrativa

Construção de unidades habitacionais

Prefeito Tarcisio Schneider

Doação de veículo pela CVP Eletrosul

O município de Dezesseis de Novembro, que teve sua emancipação político-administrativa no dia 11 de abril de 1988, atualmente sob a administração do prefeito Tarcísio Luiz Konzen Schneider (PMDB) e do vice Aguinelo Shuquel (PMDB), desde 1º de janeiro de 2009, tem programado, segundo a Justiça Eleitoral, a data de 31 de dezembro de 2012 para encerramento de seus mandatos. Valdir Pivetta Dalsanto, do PP, preside a Câmara Municipal de Vereadores. Principais obras Entre as principais obras reali-

rão levadas a efeito no final de semana, dias 14 e 15, com Feirão de Carros e Test Drive, apresentações de danças culturais, corte do bolo de 24 metros, Baile do Chope e Baile Regional da Melhor Idade. A maioria do programa terá como lugar a Praça Hugo Hoff. Secretariado O quadro de funcionários abriga 148 profissionais e o secretariado municipal é formado pelas seguintes pessoas e respectivos cargos: Secretária de Fazenda, Dilma Vargas Padilha; Secretária de Administração, Nivercina Fener; Se-

cretário de Planejamento, Emerson Tadei Kipper; Secretário de Saúde, Jauri Duarte; Secretária de Educação, Roseli Riebe; Secretário de Obras, Valdones Rambo; Secretário da Agricultura, Leandro Keiffer; e Secretária de Assistência Social, Priscila Nunes. Alguns dados As lavouras do município, formadas em 2011, em consequência da grande estiagem, tiveram prejuízo assolador, apresentando resultados alarmantes: soja em 800 hectares, com queda de 80%; 400 hectares de alfafa, com perda de

zadas no governo do prefeito Tarcísio e do vice Aguinelo, anotamos construções de unidades habitacionais, reformas de moradias para prevenção da Doença de Chagas, construção de módulos sanitários, construção de pontilhões, aquisição de veículos destinados às secretarias da Saúde, Obras e Agricultura, além de melhorias nas estruturas físicas dos prédios do Município. Comemoração O aniversário do Município ocorre nesta quarta-feira, dia 11 de abril, porém as comemorações se-

90%; milho, com queda na produtividade em torno de 60%. E pecuária, com 21 mil cabeças de gado, teve queda de 30% na produção de terneiros. A área territorial do município é formada por 217 km2. Roque Gonzales, São Luiz Gonzaga, São Nicolau e Pirapó são os municípios limítrofes de Dezesseis de Novembro, que está localizado na microrregião de Santo Ângelo e na mesorregião do Noroeste riograndense. Altitude da sede municipal é de 178 m, distanciando-se de Porto Alegre em 423,8724 km.


GERAL

GARRUCHOS Rogelia Barbosa Objetivando a contratação de empresa para reforma e Ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Rodrigues, foi realizada licitação em regime de empreitada global, com fornecimento de material e mão de obra. A escola está localizada na localidade de São José Velho, área total para reforma de 846,59 m², o contrato com a empresa que realizará a obra será efetivado ainda esta semana.

Reforma e ampliação da Escola De Municipal de E. F. JoséPrefeitura Rodrigues ROLADOR

São Luiz Gonzaga, 11 de abril de 2012

13

PREFEITURA MUNICIPAL DE ROLADOR 2ª RE-RATIFICAÇÃO DO EDITAL Pregão presencial Nº 16/2012 O Prefeito Municipal de Rolador/RS, no uso de suas atribuições legais, torna público e comunica aos interessados a segunda Re-Ratificação do edital de licitação na modalidade PP nº 16/2012, cujo objeto é Aquisição de uma Retroescavadeira nova. RETIFICAÇÕES: (1) - Invalida a 1ª Re-Ratificação do edital por falta de Publicação Legal - (2) DA NOVA DATA PARA REALIZAÇÃO DO CERTAME: 25 de abril de 2012, às 09h00min horas, na Prefeitura Municipal de Rolador, localizada na Avenida João Batista, nº. 700. (3) - Inclusão do subitem 7.1.5 - (4) - Inclusão do subitem 11.4 e 11.5. (5) - Inclusão no Anexo VIII do item 3.4 e subitem 3.4.1. - RATIFICAÇÕES: Os demais itens e condições do edital ora referido não sofrem alterações, Sendo por ratificados. OS Editais e seus anexos estarão à disposição dos interessados na home Page da Prefeitura Municipal, no endereço eletrônico www,pmrolador.com.br e no Departamento de Licitações, Compras e Contratos da Prefeitura Municipal de Rolador, sito à Avenida João Batista nº 700, bairro Centro, na cidade de Rolador/RS. Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone (55) 3614.7080/7015, no horário de expediente da Prefeitura Municipal.

Maquete eletrônica de como ficará a escola após a reforma

Rolador/RS, em 03 de abril de 2012. Adão Eloí de Souza Batista, Prefeito Municipal de Rolador - RS

Comunidade Ev. Luterana “São João Batista” Salvador Pinheiro Machado – 859 - centro Fones: 3352 1165 - 9624-2457 - São Luiz Gonzaga

Acabou a Páscoa? Momento da entrega do carro novo

A Prefeitura Municipal de Garruchos adquiriu um

carro Fiat zero quilômetro para uso da Secretaria de

Agricultura, o valor da aquisição é R$ 34.700,00, foi

aditado ata do pregão presencial 04/2011.

Aumento salarial aos servidores da Prefeitura A Administração Municipal de Garruchos concedeu 10% a título de aumento salarial aos Servidores Públicos Municipais de Garruchos, de acordo com o que preceitua o Inciso X do Art. 37 da Constituição Federal. A administração municipal diz que gostaria de conceder um aumento maior ainda, mas no momento e de acordo com a realidade é o que pode ser oferecido aos servidores. Após o estudo financeiro, optou-se por conceder 10% (dez por cento), ficando assim uma margem considerável para continuar investindo em ações que fomentem o desenvolvimento de Garruchos.

Tardelli da Rosa Portela

Movimento em defesa dos gestores públicos municipais O prefeito Ernesto Ivo de Lima e o vice Renato Ziquinatti estão participando nesta terça-feira, 10, do movimento em defesa dos gestores público municipal promovido pela FAMURS. O retorno ao município dos chefes do Executivo está marcado para hoje à noite.

Lançada a Campanha do Agasalho 2012 Já está lançada a Campanha do Agasalho 2012 com o tema “Quem Ama Aquece”. Doe agasalhos, calçados e cobertores e faça alguém feliz neste inverno. Os postos fixos de recolhimento são a Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. A coleta domiciliar será feita no dia 07 de Maio.

Vereadores aprovam projeto que trata da retirada da gratificação dos professores O impasse sobre o projeto de lei que tratava da remoção do Art. 138 da Lei Orgânica da Administração Municipal de Santo Antônio das Missões foi resolvido na tarde desta segundafeira, 09, em reunião na Câmara Municipal de Vereadores. Por 06 votos a favor e 03 contra (veja o quadro abaixo) o texto foi aprovado em primeiro e segundo turno pelos parlamentares. O projeto que trata da retirada da gratificação de 50% do salário básico dos professores que exercem suas funções em Classe Especial ou Sala de Atendi-

mento Educacional Especializado (AEE) gerou insatisfação em alguns educadores. Com intuito de pagar o Piso salarial para os professores, a Administração Municipal formou uma comissão para melhor avaliar e organizar um estudo de adequações para o pagamento do Piso. A proposta da Comissão da Reforma no Plano de Carreira do Magistério propõe a retirada de uma parte da gratificação de professores da Classe Especial (50%); Educação Infantil (10%); 1º Ano (10%); Classe Multisseriada (10%) e Su-

pervisão (20%). A comissão propôs ainda, a redução da carga horária semanal do Plano de Carreira de 22 horas para 20 horas semanais de trabalho. Em entrevista ao Conversa Aberta o prefeito Ernesto Ivo de Lima, disse que a lei do Piso é uma lei que tem que ser cumprida. “Nós estamos buscando formas para conseguir pagar o Piso”. O chefe do Executivo disse também, que o valor aproximado com a retirada das gratificações chegaria a mais de 40 mil reais, sendo que com este valor possibilitaria muito, ou possivelmente o

pagamento do Piso. Votação dos vereadores: Airton Navroski, PDT – A Favor Antônio Ruy Pereira Goulart, PDT – A Favor Fabio Eli de Mattos Rodrigues, PP – A Favor Dalvio João Somavila, PP – A Favor Luiz Cezar Picinin, PP – A Favor Valdir Lopes Robalo, PDT – A Favor João Moraes Belchor, PDT – Contra Almiro Moreira De Andrade, PSDB – Contra Sérgio Araújo, PT - Contra

“Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o se descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” – Gn 3.15. Estamos no momento em que aconteceu a queda em pecado. Eva havia apanhado o fruto, o comeu e deu para Adão, que fez a mesma coisa. Agora, ali estavam: Adão, Eva e o diabo, frente a frente com Deus. Explicações são dadas, culpas , medo, acusações... um quadro diferente, contrário aquilo que Deus havia criado estava acontecendo... Porém, uma certeza todos tinham: A humanidade é pecadora, tornou-se imperfeita e está afastada de Deus. Pior, caminha para a condenação eterna. Mas, quando tudo parecia perdido, sem solução, Deus dá a promessa que, um dia, seu Filho viria, esmagaria, venceria de uma vez por todas o diabo, a morte, o pecado. Gn 3.15 é a primeira promessa de Deus sobre um Salvador que viria. Todo o Antigo Testamento lembra esta promessa. Exemplos claros são Isaias 53 e Oséias 6.2, entre muitos outros textos. Finalmente, o apóstolo Paulo afirma: “Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos” – Gálatas 4.4-5. Em 1 Coríntios 15, Paulo resume muito bem a obra de Cristo. Ele venceu a morte, derrotou o diabo e, agora, tudo isso foi creditado em nós. Já temos a prova e a certeza que a morte não é o final de tudo, o cemitério não mais nos assusta, há um lugar para os que confiam em Cristo junto de Deus na eternidade. O apóstolo Paulo ainda afirma: “Se não acreditamos em Cristo, vivemos apenas para este mundo, somos os mais infelizes de todos os homens” – 1 Co 15.19. Portanto, a Páscoa deve existir em cada dia de nossas vidas. Ela deve ser comemorada e vivida em cada momento pois, “se Jesus não existe para nós, caso não acreditamos nele como nosso único Salvador e caminho para a vida eterna, somos as pessoas mais infelizes do mundo...”, já afirmou o apóstolo Paulo. Resta a pergunta: somos as pessoas mais felizes ou mais infelizes do mundo? (Pastor Wolter Becher) Nossa programação: dia 15 – 9h, culto em São Luiz Gonzaga; 19h, jovens em São Miguel das Missões.

República Federativa do Brasil Estado do Rio Grande do Sul Serviço do Registro Civil das Pessoas Naturais Comarca de São Luiz Gonzaga

Edital de Proclamas Ana Lúcia Da Cas, Oficial Titular Do Registro Civil das Pessoas Naturais... Faz saber que se habilitam para casar: EDITAL Nº 9.426 – Jauri Silveira Lencina e Antônia Vieira da Silva Quem souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. São Luiz Gonzaga RS, 10 de Abril de 2.012. Ana Lúcia Da Cas, Oficial Titular


14

-São Luiz Gonzaga, 11 de abril de 2012

RELIGIÕES/AVISOS FÚNEBRES Homenagem Póstuma - 6º Ano de Falecimento

QUINTA, 12 de abril: - Vila Harmonia, às 19h. SEXTA, 13 de abril: - Serrinha, às 18h. - Matriz, às 19h. LEMBRETES

* Pastoral da Criança: Hoje, 11 de abril, pesagem das crianças na COHAB, às 16h; sábado, dia 14 de abril, pesagem das crianças nas vilas Jauri e União, às 14h, e na Vila Auxiliadora, às 15h. * Conselho de Pastoral da comunidade da Matriz: Convidamos a todos os membros do Conselho de Pastoral da comunidade da Matriz para a reunião mensal, hoje, às 18h30min, na secretaria da Paróquia. Integra o Conselho um representante de cada setor, serviço de pastoral ou movimentos de igreja organizados na comunidade.

Agradecimento e Convite para Missa Os familiares da sempre lembrada

Almerinda

Luiz Carlos Barreto Deixou para todos aqueles com quem conviveu boas lembranças. Sua falta será sempre sentida indefinidamente por sua esposa Marlene e seus filhos Vladimir e Lívia.

Convite para Missa de 6º Mês de Falecimento “Dai-lhe, Senhor , o eterno descanso entre os resplendores da luz perpétua.” Candida, esposa; Gerson, filho; Silvana, nora; Giogia e Rebeca, netas e demais familiares do sempre lembrado

Otaviano Antunes de Oliveira (Quietinho) falecido em 13 de outubro de 2011, convidam a todos para juntos rezarmos em intenção de sua alma, às 19h, sexta-feira, 13 de abril, na Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga. Antecipam agradecimentos.

CONVITE PARA MISSA DE 25º ANO DE FALECIMENTO Esposo Brasileiro Ferreira da Silva, filhos, filhas, noras, genro, netos e netas de

MARIA INÁCIA BRUM DA SILVA (Mariquita) convidam parentes e amigos para a Missa de 25º Ano de Falecimento, que será celebrada em sua memória e na intenção da sua alma, sexta-feira,13 de abril de 2012, às 19 horas, na Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga. Pelo comparecimento, antecipam agradecimentos.

Alves Ribeiro - Cota -

Participação e Convite para Missa de 7º Dia de Falecimento “A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração”. Charles Chaplin

ainda consternados pela irreparável perda deste ente querido, manifestam agradecimentos aos médicos, enfermeiros e funcionários do Hospital de São Luiz Gonzaga pelo prestativo atendimento; aos vizinhos, amigos e demais parentes pelo carinho e conforto nestes momentos de profunda dor. Enfim, externamos agradecimentos a todos que, de uma forma ou outra, manifestaram seu pesar pelo ocorrido. Aproveitam para convidar para reza juntos a Missa de 7º Dia de Falecimento, que será celebrada em sua memória e na intenção da alma deste ente querido, dia 13, sexta-feira, às 19h, na Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga.

Obaldo Pinto Vieira Falecido dia 6 de abril de 2012.

Sua alma partiu serena, com a certeza do dever cumprido, pois em sua vida praticou a bondade e semeou virtudes e alegria. NOSSO ETERNO AMOR, CARINHO E GRATIDÃO! A família agradece principalmente ao dr. Luiz Carlos Amaral, amigo de todas as horas, enfermeiros e auxiliares que empenharam-se de forma incansável para amenizar o seu sofrimento. Aos parentes, amigos e vizinhos pelas manifestações de apoio, carinho e força. Os familiares convidam para a missa de 7º Dia de Falecimento, a ser celebrada na intenção de sua alma, sexta-feira, dia 13 de abril, às 19h, na Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga.

Necrologia

Obaldo Pint o Vieira Pinto Obaldo Pinto Vieira faleceu aos 84 anos de idade, no dia 6 de abril de 2012, às 23h45min, no Hospital São Luiz Gonzaga. Casado com Carolina Terra Vieira, tiveram os filhos Rui, David, José Luiz e Liane; genro José Paulino; noras Marlei, Terezinha e Fátima; além dos netos Maurício, Tiago, Guilherme, Carolina, Amanda e Ânderson. O corpo foi velado por parentes e amigos no Lar do Idoso e o sepultamento ocorreu no dia seguinte, às 12h, no cemitério local. A família agradece pelo carinho e apoio recebidos. Pêsames à família enlutada.

João Luiz Antunes da Silva Faleceu dia 6 de abril, às 11h, em sua residência, João Luiz Antunes da Silva, casado com Tereza Fagundes da Silva. Seu corpo foi velado na capela São Lucas e o sepultamento ocorreu às 10h de sábado, dia 7 de abril, no Cemitério Municipal de São Luiz Gonzaga. Pêsames à família enlutada.

Convite para Missa de 7º Dia de Falecimento “Deixou para todos aqueles com quem conviveu as mais ternas lembranças. Oremos pela sua alma”! Esposa Thereza Fagundes da Silva e demais familiares do sempre amado

João Luiz Antunes da Silva falecido dia 6 de abril de 2012, convidam aos demais parentes e amigos para juntos rezarem na Missa de 7º Dia de Falecimento, que será celebrada em sua memória e na intenção de sua alma, sexta-feira, dia 13 de abril de 2012, às 19h, na Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga.

ALMERIND A AL VES RIBEIR O ALMERINDA ALVES RIBEIRO Aos 96 anos de idade, faleceu no Hospital São Luiz Gonzaga, às 6h30min de sexta-feira, 6 de abril, Almerinda Alves Ribeiro, de tradicional família local. Era casada com o saudoso João Manoel Oliveira Ribeiro, de cujo consórcio

fica a lamentar sua morte os filhos Neli Ribeiro Bremm, casada com Pedro Plácido Bremm; Noé Elpidio Alves Ribeiro, casado com Zilma Noojen; Nelci Terezinha Ribeiro Durão; Maria de Lourdes Alves Ribeiro; Birajara Alves Ri-

(“Co ta”) (“Cota”)

beiro, casado com Paula Moura; José Ruberval Alves Ribeiro (In memorian); Paulino Alves Ribeiro (In memoriam), além de netos e bisnetos. Os atos de encomendação foram celebrados na Capela Juchem e o se-

pultamento aconteceu no mesmo dia, às 18h, no cemitério da municipalidade com acompanhamento de familiares, vizinhos, amigos e pessoas de relações da família. Pêsames à família enlutada.


POLICIA/GERAL

Motociclista morre após se acidentar em quebra-molas Lúcia Santos/AN

Por volta das 17h de segunda-feira, 9, aconteceu um acidente de trânsito na Rua João Goulart, próximo ao número 2082. Segundo populares, o condutor da motocicleta de placas IMX 2658, Giovane Lemes da Silva, de Itacurubi, perdeu o controle do veiculo ao passar pelo quebra-molas e acabou caindo, ferindo-se muito. O Corpo de Bombeiros e a Brigada Militar compareceram no local, socorrendo o condutor, que teve escoriações nos braços, nas mãos e pernas, sendo encaminhado, pelo Samu, ao Hospital São Luiz Gonzaga. Na manhã de terça-feira, 10, Giovane não resistiu aos Giovane foi encaminhado ao hospital, mas não resistiu e morreu ontem ferimentos e faleceu.

Filho mata pai e se suicida em Campina das Missões Um crime bárbaro chocou a comunidade de Campina das Missões no último sábado, dia 7. Um jovem matou o pai com um tiro e depois, cometeu suicídio. Segundo a Brigada Militar, a ocorrência deu-se às 20h, na localidade Linha 8 de Maio, no interior desse município, nos fundos da residência onde a família morava. Manoel Nicaretta, de 25 anos, matou o pai, Roque Rudi Koeler Nicaretta, de 57 anos. Os corpos foram velados na igreja da comunidade, ao lado da casa onde moravam. O enterro aconteceu no fim da tarde de domingo, 8, no cemitério local. A Brigada Militar realizou perícia e a Polícia Civil abriu inquérito para investigação do crime, cuja causa ainda é desconhecida.

Dupla assalta e é presa pela Brigada Na noite da última sexta-feira, 6, por volta das 21h30min, um homem foi assaltado por dois indivíduos. Ele vinha caminhando quando os elementos se aproximaram e o encurralaram. A seguir, o agrediram com socos nas costas e dois tapas na orelha, fazendo com que caísse ao chão. Neste momento, os agressores pegaram sua carteira, celulares, dinheiro, óculos e fone de ouvido, que estavam nos seus bolsos. Logo após, saíram correndo, sendo então acionada a patrulha da Brigada Militar, que realizou buscas e localizou os acusados de posse dos produtos roubados. Foi dada voz de prisão à dupla, que foi apresentada na Delegacia de Policia, onde foi lavrado o flagrante.

Casa arrombada Uma espingarda de pressão foi furtada na noite do dia 5. A vitima relatou que, ao retornar para sua residência, encontrou a porta da frente arrombada. Além da arma, levaram R$ 250,00 em dinheiro, um relógio Oriente, um cartão da CEF e um casaco de couro.

Acident e no centr o de São LLuiz uiz deix a dois fferidos eridos cidente centro deixa Polícia Civil de São Luiz Gonzaga

Na noite de domingo, 8, um acidente de trânsito no centro da cidade, envolvendo um Gol e uma moto, deixou duas pessoas gravemente feridas. De acordo com a ocorrência da Policia Civil, o condutor do Gol 1.8, de cor branca e placas IBO 2432, de São Luiz, Diego Costa Coimbra, se deslocava pela Av. Senador Pinheiro Machado, no sentido bairro-centro. E a motocicleta Honda CG Titan 125 Fan preta e com placas IMY 1629, conduzida por Renato Carvalho Sarturi, trafegava pela Rua Salvador Pinheiro Machado e teria cortado a frente do Gol. O condutor da moto es-

São Luiz Gonzaga, 11 de abril de 2012 -

15

Ocorrências do Corpo de Bombeiros O Corpo de Bombeiros de São Luiz Gonzaga no período do dia 06 de abril a 08 de abri de 2012, efetuou diversos atendimentos dentro da área de ação conforme cronograma a seguir: No dia 6 de abril, a guarnição de serviço do Corpo de Bombeiros de São Luiz Gonzaga, realizou a colocação de Lona preta em uma residência na Rua E do Bairro COHAB e uma atividade preventiva na Rua Venâncio Aires 2612, Apt 701, 7º andar do Edifício Por do Sol, no qual ocorreu vazamento de gás. No dia 7 de abril, foi efetuada a retirada de duas árvores que vieram a cair devido ao vento que passou sobre a cidade (uma na Rua General Câmara e a outra na Rua Marcelino Krieger) e o Salvamento de animal que caiu dentro de um poço de água desativado de aproximadamente 5 m de profundidade. O proprietário foi orientado a tampar o bocal do poço. No dia 8 de abril, foi efetuado o combate a um princípio de incêndio na cozinha de uma residência localizada na Rua Salvador Pinheiro Machado 1441, ficando parcialmente inutilizados um forno elétrico e um balcão. Ainda no dia 8, A guarnição deslocou-se até o bairro Boa Esperança, em Santo Antonio das Missões para efetuar o combate a incêndio em vegetação num terreno baldio. Ainda no dia 8, foi deslocado até a esquina da Rua Salvador Pinheiro Machado com a Av. Senador Pinheiro Machado, onde ocorreu um acidente veicular entre um carro de Placas IBO-2432 e uma motocicleta de Placa IMY-1629, resultando do ocorrido lesões tanto no condutor da motocicleta como na caroneira. Após os primeiros atendimentos foram conduzidos ao Hospital de Caridade de São Luiz Gonzaga pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU. Deixamos a orientação para os leitores, que devido às mudanças repentinas no tempo, advindo temporais, como ocorreu na semana passada, é muito provável que ocorra o rompimento de cabos de energia elétrica. Devido a essa situação devemos ter o máximo de cuidado para que não ocorram acidentes envolvendo estes cabos energizados. Devemos observar também que em muitas vezes os fios não caem no chão, ficando sobre os galhos das árvores e estas molhadas e verdes são altamente condutoras de energia, possibilitando assim acidentes fatais se forem tocadas. (Alberto Botezeli, 1º Sgt Aux. da 2ª SCI)

80 anos de história Completa 80 anos, nesta semana, a entidade que, no campo corporativo, representa e defende as prerrogativas dos advogados, indispensáveis à administração da Justiça, conforme o artigo 133 da Constituição Federal. E, no âmbito institucional, segundo o Estatuto da Advocacia, a OAB é responsável por defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os direitos humanos, a justiça social, por pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da Justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas. Parabéns aos advogados e advogadas que fazem parte desta história, repleta de lutas e conquistas para a sociedade brasileira.

VI Conferência Estadual Para marcar a passagem da data, a OAB/RS realiza, de amanhã, quarta (11), a sexta-feira (13) a VI Conferência Estadual dos Advogados. O evento será no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, e terá como tema central “Direito, Advocacia e Processo – OAB/RS: 80 anos de História e os novos rumos da Advocacia”. Confira a programação completa que contempla a participação de inúmeros juristas nacionais em www.oabrs.org.br e inscreva-se. A cerimônia de abertura terá a presença do presidente do CFOAB, Ophir Cavalcante. Nesta quarta, às 14h, a Assembleia Legislativa do Estado fará homenagem à Ordem gaúcha, por meio de Grande Expediente Especial.

Saúde RS OAB/RS e diversas entidades representantes da sociedade civil organizada lançaram o “Movimento Saúde Rio Grande – Um Milhão de Razões para Cumprir a Lei”, que busca assegurar a LC 141/2012, que determina a aplicação imediata de 12% por parte do Estado, em recursos destinados à saúde pública, regulamentando a Emenda Constitucional nº 29/2000. A norma estabelece, entre outros pontos, os valores mínimos e o rateio dos recursos a serem aplicados anualmente por União, Estados e Municípios em ações e serviços públicos de saúde.

O acidente ocorreu no centro da cidade tava acompanhado da caroneira Monique Valdiria Pires da Conceição, que sofreu fratura numa perna e escoriações pelo corpo. Re-

nato foi encaminhado ao Hospital de Caridade São Vicente de Paula, de Cruz Alta. Até o fechamento desta edição, nossa reportagem en-

trou em contato com o Hospital São Vicente e informaram que Renato estava no CTI e seu estado era grave. O condutor do Gol nada sofreu.

Acident e mata duas pessoas em Garruc hos cidente Garruchos

Rogelia Barbosa

Na segunda-feira, 9, aconteceu um acidente de trânsito em Garruchos. O Corcel I de cor marrom, conduzido por Manoel da Rosa Acosta, e a caminhoneta F1000, cor preta, dirigida por Rudimar Antônio Cogo, colidiram frontalmente em São João Tujá, interior daquele município. Rudimar sofreu lesões leves, mas o condutor do Corcel, Manoel, e sua acompanhante, Clotilde Machado de Araújo, não resistiram aos ferimentos e faleceram. Silvia Maya Acosta, passageira do Corcel, foi conduzida ao Hospital de São Borja e o condutor da F100 foi encaminhado ao Posto de Saúde de Garruchos. Os corpos de Manoel e Clotilde foram encaminhados ao IML de São Luiz Gonzaga, pela funerária de São Nicolau.

Honorários A OAB/RS, por meio do Grupo de Trabalho de Atualização da Tabela de Honorários, busca a participação dos advogados para o aprimoramento do documento. Até o dia 16 de abril é possível enviar sugestões por meio do e-mail tabeladehonorarios@oabrs.org.br.

TRT4 A OAB/RS entregou à Corregedoria do TRT4 representação a respeito da atuação da magistrada da 4º Vara da Justiça do Trabalho de Pelotas, Ana Ilka Harter Saafeld. Em fevereiro deste ano, o Conselho Pleno da OAB/RS aprovou pedido de Desagravo Público à advogada Cíntia Sacco Costa, desrespeitada no exercício da profissão em audiência com a referida juíza.

CAA/RS A estrutura da Caixa de Assistência dos Advogados estará à disposição da classe durante a VI Conferência Estadual dos Advogados. Na quinta (12) e sexta-feira (13), a entidade estará com a Loja, a Óptica e a Livraria. O Centro de Saúde também será representado por meio da Equipe Móvel de Saúde, que realizará gratuitamente exames de glicose, colesterol, triglicerídeos e aferição de pressão, bem como a aplicação da vacina contra gripe, esta pelo valor de R$35,00.

Em tela Os veículos colidiram frontalmente

- OAB/RS manteve contato com as subseções de Santa Cruz, Cruz Alta, Canoas, São Leopoldo, Camaquã e Pelotas.


ANIMAIS VENDEM-SE FILHOTES de Labrador Preto e Baio. Fone 96.03.12.37 e 99.07.30.19. FILHOTES PASTOR BELGA R$ 200,00. F. 99.00.02.40. DOAM-SE LINDOS FILHOTES DE GATOS, PRETO,1 MACHO E 1 FÊMEA. RUA BORGES DE MEDEIROS,5018 COHAB. F. 3352-3517/ 81.09.23.32 e 91.14.20.18.

EXCURSÃO CONC. CAIXA FEDERAL - Stº ângelo Missões-Tur. F. 3352-4483 / 91.29.91.29 e 99.04.84.60. COMPRAS RIVERA Missões-Tur 3352-4483/ 91.29.91.29 e 99.04.84.60 14/04/12.

SERVIÇO DE PAPA ENTULHO - Vol. 5m³. Guincho elétrico e betoneira p/ alugar. Flach & Werle - BR 285, KM 567. F. 3352-3332 e 81.18.86.13. TIRA-ENTULHOS – Retiramos entulhos, vendemos terra, areia, e brita p/carga ou m². 3352-4490. ALUGUEL DE XBOX 360, com 4 jogos e dois controles, R$ 25,00 diária. Final de semana, pega sábado entrega segunda, R$ 50,00, ligue 81377102 ou 9692-6472. CARIMBOS AUTO-ENTINTADOS – Não necessita o uso da almofada. Vários modelos. “A Notícia”, 33524001. VENDO 2 MESAS c/6 cadeiras madeira de lei e metal c/tampa de vidro/ uma cadeira p/carro. F. 3352-2702 Maria Lúcia.

CONC. CX. FEDERAL S. Ângelo Santos Tur. F. 3352-7459, 91.93.27.57 e 99.16.72.85.

GC REFRIGERAÇÃO - venda de Split de 7 à 60 mil BTU’s e cortinas de ar, instalação e manutenção. F. 91.47.23.83 e 99.87.65.78.

EMPREGO

LAVANDERIA CRISTALINA DA VEIGA F. 9993-5222.

CONTRATO PINTOR p/supermercado. F. 3351-5551.

BOX P/banh. em vidro temperado a partir R$ 399,00. F. 3352-7354 e 99.39.87.52.

OFEREÇO MEUS SERVIÇOS p/doméstica, faxineira, lancheria. F. 99.64.91.77. PROCURO SERVIÇO p/cuidar de pessoas idosas ou doméstica c/referência. F. 99.59.87.67. PROCURO SERVIÇO de faxineira. F. 97.03.41.57.

OVERLOCK 3 FIOS ind. R$ 850,00 microndas Brastemp, 30 litros R$ 360,00. F. 99.27.62.23 e 3352-4926. VENDEM-SE 20 FOLHAS Brasilit R$ 20,00, 3 cunheira R$ 15,00 cada. F. 3352-4281 / 99.69.95.14 falar c/ Edison.

Cla $$ ificados São Luiz Gonzaga, 11 de Abril de 2012 FIESTA 1.0 -2010-PRETO/COMPL. ADE-CAR Financia -3352-7730. PEUGEOT/2062006-PRETO/ COMPL. ADE-CAR Financia -33527730. SAVEIRO CL 1.6 – 2002 – PRATA/ RODA/SOM.ADE-CAR Financia – 3352-7730.

MONZA SLE 1993 – VINHO/ COMPL.ADE-CAR Veículos – 33527730. PRISMA 1.4 JOY 2009 – PRETO/AL/ RODA. ADE-CAR Financia -3327730. VENDO CORSA HATCH PREMIUM 2005, ac, dh, te e alarme, ve. Tr. 3352-4518 ou 99.11.15.50. VENDO GOL GLI 1.8 ano 95/Kombi/ 91 branca. F. 99.27.29.26. VENDO REBOQUE 99.81.24.69.

11/12.

F.

VENDE-SE CORSA 01 - MPFI. F. 91.01.09.89 e 99.05.69.70. VENDO FIAT UNO ótimo estado. Tr. 3352-4805 e 96.38.89.58 c/Marcos. VENDO FIAT UNO/05 c/ar, 2 p. F. 81.22.72.09 e 99.35.51.45.

VENDO PARABÓLICA GR. ALUMINIO C/CONV. AZ BOX R$ 250,00 – 96.18.70.23.

VENDO FIESTA 05, prata, compl. 1.6 flez doc. 2012 pg. F. 81.22.72.09/ 99.35.51.45.

PROMOÇÃO REVELAÇÃO DIGITAL R$ 0,45 - Bilmar Fotos. Fones 33523452 e 99.05.00.00.

VENDO PARAB. TIPO SKY C/CONV. AZ AMERICA R$ 350,00 – 96.18.70.23.

VENDO MEGANE Hatch 01, prata, compl RLL 15, pneus, nov. p/pessoas exig. F. 81.22.72.09 e 99.35.51.45.

IMÓVEIS

VENDO AR CONDIC.10000 BTUS – Q/F – CONSUL MASTERS R$ 300,00 – 96.18.70.23.

VENDO CHEVETTE 93, azul met. 1.6 gas, RLL 14 pneus novos doc. 2012 pg. F. 81.22.72.09 e 99.35.51.45.

LANCHERIA E REST. SABOR E TEMPERO viandas de 2ª a sábado. Fone 3352-6517.

MOTOS

FOTOGRAFIAS

VENDO CASA no Centro. Tratar 99.61.43.02. ALUGA-SE ÓTIMA sala comercial 60m² no Centro c/alarme e demais dispositivos de segurança. Fone 3352-1146. VENDO LOJA de bazar e brinquedos. Tratar fone (55) 99.41.07.55. ALUGA-SE APTº 1 quarto, prédio Unimed. F. 99.27.92.20. ALUGA-SE APTº, 1 quarto. R. São Joao, 2551. Fone 3352-4793. ALUGA-SE PEÇA COMERCIAL (3 peças + banheiro) p/loja ou escritório, c/alarme e internet. R. Júlio Castilhos, 2266 em frente Esc. Estadual. F. 96.53.52.33. TROCA-SE BOA MORADIA em SLG por moradia ou terra ao lado dos Lagos São João ou São José. F. 99.55.48.84.

CARROS VENDO ECOESPORT XLT 1.6 2004 completa BC est qmato. Tr: 84.05.77.69. VENDO CORSA SEDAN mod. novo comnpleto, 2º dono. F. 97.06.27.68. VENDO GOLF GL verde 1997, completo 4p. Tr: 84.05.77.69. VENDO VECTRA 2008 Expression completo, 2012 pg, lindo carro. F. 84.05.77.69. VENDO CELTA 2004 prata, ar cond. Tr. 84.05.77.69. VENDO HONDA FIT LXL aut. 2004, completo. Tr: 84.05.77.69.

VENDE-SE TERRENO Benjamim Constant 12x33m R$ 10 mil próximo ao Quartel. F. 81.46.12.90.

VENDE-SE HONDA New Civic LXS 1.8 preto, Flex automático 2010 c/26 mil km. Aceito carro de menor valor. F. 81.12.77.45.

VENDO TERRENO Rua Borges de Medeiros esq. Cel. Chananeco - quadra 34, R$ 4.500,00. F. 99.71.37.36.

VENDE-SE KADET 93, TE, VE e alarme. F. 99.93.81.16.

VENDO LANCHERIA COMPLETA no Centro. Fone 3352-7552 e 84.07.72.12.

MEGANE SEDAN Dyn 2.0, prata, 08, ABS, air Bag, comp. de bordo, couro, completo, revisado, IPVA 2012. Tr. 99.61.15.51.

VENDEM-SE 39 ha de terra. Tr. 33523733. VENDO CASA alvenaria próx. a Rodoviária. Fone 91.07.64.40. VENDE-SE CASA na R. David Canabarro, 1785, próx. Polivalente aceito proposta. F. 96.09.63.83. VENDO TERRENO esq. 36x30 na 13 de Maio próx. BR 285. Fone 99.27.29.26.

INFORMÁTICA ASSISTÊNCIA de formatação de PC e notebook, barbada. F. 99.34.77.88 c/Kevin.

SERVIÇOS ATENÇÃO PROBLEMAS de vazamento e entupimento procure Juvêncio Encanador. F. 99.69.04.43. SONHO DE FESTA DECORAÇÕES infantis Orkut: sonhodefestadecoracoesinfantis. F. 99.41.11.24/91.94.40.41/84.22.37.17 e 81.03.04.30. GUITARRA SQUIER by Fender Stratocaster com timbre incrível, recém regulada. Contato (55) 33524586. VIOLÃO DE NYLON Di Giorgio com timbre clássico e vintage. Contato (55) 3352-4586.

GOL G3, 2 81.13.27.10.

portas

2004.

FOX . . . . . . . . . . . . . . . . 2010 KA . . . . . . . . . . . . . . . . . 2009 Focus Hatch . . . . . . . . . . . 2008 Corola XLI . . . . . . . . . . . . 2008 New Civic . . . . . . . . . . . . 2008 Ranger XLT . . . . . . . . . . . 2007 Fiat Doblô . . . . . . . . . . . . 2007 Celta Spirit . . . . . . . . . . . 2006 Corsa H. . . . . . . . . . . . . . 2005 Civic . . . . . . . . . . . . . . . . 2006 Siena Fire . . . . . . . . . . . . 2004 Gol City . . . . . . . . . . . . . 2004 Fiesta . . . . . . . . . . . . . . . 2004 F-250 . . . . . . . . . . . . . . . 2002 Focus Sedan . . . . . . . . . . 2002 Corsa Sedan . . . . . . . . . . 2001 Uno EX . . . . . . . . . . . . . . 2000 Honda Civic . . . . . . . . . . . 1999 Corsa Super. . . . . . . . . . . 1998 Gol 1.6 . . . . . . . . . . . . . . 1996 Uno . . . . . . . . . . . . . . . . 1996 Monza GLS . . . . . . . . . . . 1994 Kadett SL/E . . . . . . . . . . 1993 Honda, FIT. . . . . . . . . . . . 2004 Chevette DL . . . . . . . . . . 1992

FIESTA 1.6 – 2009 – PRATA/COMPL. ADE-CAR Financia – 3352-7730.

ET MOTOS 99.23.57.75/3352-6373/ 91.89.79.85/81.41.46.63.

PROCURO SERVIÇO como secretária c/experiência. F. 99.16.27.08.

3352-4150/3352-4455 Veículos novos: HONDA - CHEVROLET - CITROËN

FOCUS MODELO novo 2009, completo + ABS + Airbag kit multimídia. F. 81.13.27.10. UNO WAY, 4 portas 2010. F. 81.13.27.10. TORRO CORSA SEDAN - 09 , ar, trava, al, IPVA 2012 pg. R$ 22 mil. F. 96.38.98.22. VENDE-SE CORCEL II 80, 5 marchas, ótimo est. R$ 4.300,00 F. 99.59.55.20. F-1000 TURBO 94 vendo outro troco por gado. F. 99.76.05.19 ou 33582039. VENDO FOCUS Hatch GLX-08, compl; + roda, 4 pneus nov. som, MP3 - orig. carro impec. R$ 29 mil à vista. F. 47) 96.54.88.28 ou (55) 81.42.45.27. PICK-UP CORSA 2000, prata, al, te, aq, capota inteira. F. 81.31.43.48. C3 2004 exclusivo completo aceito troca. Fone 96.98.91.55. MONDEO - 1995 –CINZA/COMPL. ADE-CAR Veiculos-3352-7730. CORSA SUPER 1997- AZUL/RODA/ 04 P. ADE-CAR Financia-3352-7730.

Promoção para os dias 13, 14 e 15 de Abril/2012. Gasolina Gasolina COMUM

R$

Etanol

Diesel

ADITIVADA

2,69 2,79 2,49 1,93 9 R$

9 R$

9 R$

BR 285 - Km 571

( 3352-6834

9

Aceitamos Cartões Banricompras, Visa e Master Convênios: Cacrebe e Sobeca

Rodízio de PIZZAS Reservas: 3352-3250 13/04/2012 - Sexta-feira 9151.8184

CHAPLIN-BAR

CARTÕES: R

R

R

R

COMPRAS

SOBECA CACREBE

AB VEÍCULOS eóiprroio? h n i D e d s a Precnaisnciamos seu pr

Parceria:

hão. lo e Veícu camin

Refi

Natura

TWISTER, verm. 03/04, ótimo estado. Barbada. F. 99.61.45.50.

bem estar bem

VENDE-SE BIZ - 125-ES, bege, 09/ 10 c/apenas 5 mil km, R$ 5.300,00. Tr. 84.04.80.08 e 3352-1756.

FEIRÃO DE CARRO

Parceria:

14/04/2012, a partir das 10h

BIZ + C100 - 05, prata, azul, partida, liga leve. Tr. 81.17.81.67. VENDO MOTO BROSS 150 ESD preta, ano 2004, superinteira. F. 96.54.62.48.

Odilina Santos da Silva

Dezesseis de Novembro

Consultora Natura

VENDO TITAN 150 ES 08, preta R$ 4 mil. F. 81.22.72.09 e 99.35.51.45.

Rua José Bonifácio, 2661 )3352-5300 e 9981.1608

VEÍCULOS VENDO F-4000, 81, MWM B. Estado, equipada R$ 32 mil. F. 99.55.48.84.

Próximo ao Fórum

PRONTA-ENTREGA

Lavagem de carros

96.22.12.41

Palmeira

Rua Júlio de Castilhos,2341

Escola de Educação Infantil

PERNALONGA

Aluguel de Xbox 360 c/4 jogos e 2 controles

Ligue (55) 8137-7102 ou (55) 9692-6472

* Berçário * Maternal * Jardim * Pré-Escola

- Turno Integral e meio turno

F.

F-1000 turbo de fábrica 91. F. 81.13.27.10.

Posto BR Quincas

Anuncie nos Classificados 3352-8400

Segunda à Sábado A criança aprende brincando e brincando ela é feliz. Rua Gen. Portinho, 1692 )3352-3613 e 9937.3198.

COTAÇÕES

Previsão do Tempo Para São Luiz Gonzaga

Mínima

Quarta-Feira

18º

Quinta-Feira

21º

Sexta-Feira

21º

Para

Dados colhidos nos sites www.climatempo.com.br www.tempoagora.com.br www.cptec.inpe.br

Mínima

Bossoroca Caibaté Dezesseis Pirapó Garruchos Roque Gonzales Rolador São Nicolau Santo Antônio

20º 21º 21º 21º 20º 21º 21º 21º

Na quarta-feira, quase toda a Região Sul fica com tempo instável. O sol aparece sempre entre muita nebulosidade e há previsão de pancadas de Vol. Chuva Válidas até ontem às 11h da manhã Máxima chuva a qualquer hora no Paraná, em Santa Catarina e na maior parte do 30º 05 mm Rio Grande do Sul. No sudoeste gaúcho, apesar da grande quantidade de Soja (60kg) 51,50 32º 03 mm nuvens, o sol aparece várias vezes no decorrer do dia e não há previsão de chuva. 29º 12 mm Um sistema de baixa pressão no oceano espalha muitas nuvens sobre o a região, hoje leste e a serra gaúchos, sobre Santa Catarina e sobre grande parte do Triguilho N/D Máxima Vol. Chuva Paraná. Nestas regiões, a chuva acontece a qualquer hora entre períodos 30º 05 mm com sol. No norte do Paraná, faz bastante sol e à tarde surgem nuvens Triticale N/D carregadas que provocam pancadas rápidas de chuva. Nas outras áreas 29º 05 mm do Sul, o ar seco predomina e não há previsão de chuva. 29º 03 mm O sol volta a predominar em grande parte do Sul do Brasil nesta sexta29º 03 mm feira. O céu fica ainda com muitas nuvens no leste do Paraná e no norte e 30º 07 mm no leste de Santa Catarina, onde algumas pancadas de chuva acontecem 31º 05 mm durante o dia entre períodos de sol. Nas outras áreas da Região, o sol Sorgo N/D 30º 05 mm aparece forte desde cedo e, a partir da tarde, o calor e a umidade formam 30º 05 mm nuvens carregadas que provocam chuva. Arroz

21º

30º

05 mm

FASES DA LUA

Cheia 06/4

Ming.

Nova

13/4

Cresc.

21/4

29/4

Fonte: IAG/USP

Estações do Ano

Outono Inverno Primavera Verão 20/Mar 2h48min

20/jun 20h59min

22/set 12h44min

21/dez 9h04min

Trigo PH78

24,00

Girassol

N/D

Milho

25,00

(Rend. 60%) 25,50

Fonte: Coopatrigo


ESPORTES

São Luiz Gonzaga, 11 de abril de 2012-

Genaro Caetano (genarocaetano@hotmail.com)

17

Hoje tem amistoso internacional no J.B.Loureiro Genaro Caetano

Depois de jogar sua terceira partida no Estadual Série Ouro, a AGSL dá continuidade ao seu trabalho semanal, porém, ao invés de treinos, o time são-luizense segue a semana com mais jogos: ontem, a equipe das Missões esteve em EntreIjuís, onde, junto com time feminino de São Luiz, participou de amistoso contra selecionado local, em comemoração aos 24 anos da referida cidade. Hoje, a partir das 20h, tem nova partida para o time do técnico Beccon: será no J.B.Loureiro, contra equipe profissional de Posadas, capital da província argentina de Misiones. A equipe adversária se chama Plastimi Futsal. SÉRIE OURO - Depois de começar em grande estilo sua campanha na Ouro 2012, com vitória sobre a ADS (4 x

2) e ACBF (3 x 2), a AGSL foi derrotada pela Assoeva por 4 x 2 neste último sábado, porém, o resultado negativo veio apenas faltando dois minutos para o término da partida, quando os visitantes fizeram 3 x 2 e, no erro da AGSL com goleiro linha, conseguiram ampliar segundos depois. A torcida presente no Ginásio de São Luiz assistiu a uma grande partida, na qual a AGSL enfrentou o seu segundo adversário que joga a Liga Nacional neste ano. Terceira melhor equipe do Estado em 2011, a Assoeva acabou contando com a falta de sorte dos donos da casa. Gols de Diego Gaúcho e Veto garantiram o primeiro tempo com vitória de 2 x 1 para a AGSL (o gol da Assoeva foi marcado por Mauricinho). Após o intervalo, Jones, ao tentar cortar

AGSL teve bom desempenho contra adversário da liga Nacional uma cobrança de lateral, acabou marcando contra, empatando o jogo. A partir daí só deu ataque da AGSL e defesas espetaculares do goleiro Bazilio, maior responsável por segurar o 2x2. Com o arco bem seguro, Dionisio conseguiu marcar o gol da virada e Genaro aumentou a diferença no fim da

partida. SOBRADINHO - O próximo adversário da AGSL no Estadual é o time de Sobradinho, que jogou apenas uma partida, contra a Afusca e perdeu pelo placar de 2x1. Ingressos para o jogo de hoje e deste sábado podem ser adquiridos na loja Mania Sport.

Quar tas de ffinal: inal: Int er pega o Quartas Inter Cerâmica e Grêmio recebe o Y piranga Ypiranga Francis Targanski

As quartas de final da Taça Farroupilha foram definidas com os jogos deste domingo, pela 7ª e última rodada da fase de grupos da Taça Farroupilha. A dupla GreNal terminou em primeiro lugar em suas chaves, sendo que o Inter teve a melhor campanha, com seis vitórias e apenas um empate. O Grêmio venceu seis partidas e perdeu uma, para o Pelotas (1x0). As quartas começam a ser disputadas neste fim de semana, com os seguintes jogos: Inter x Cerâmica (sábado, às 18h30min, no Beira-Rio), Veranópolis x São José (sábado, às 16h, no Antonio David Farina), Canoas x Pelotas (sábado, às 20h30min, n o Complexo da Ulbra) e Grêmio x Ypiranga (domingo, às 16h, no Olímpico).

Jogos do Estadual de F utsal Futsal Na quinta-feira passada, a UJR garantiu seus primeiros três pontos ao vencer a Afusca em Novo Hamburgo por 5 x 2. Pela rodada deste último fim de semana, jogaram AGSL 4 x 2 Assoeva, ADS 4 x 5 BGF e América 3 x 3 Alaf, e Atlântico 1 x 1 ACBF. Nesta segunda-feira a ACBF goleou a ADS por 8 x 1. Hoje, às 20h, tem mais dois jogos: O Atlântico visita a AES, em Sobradinho e a Assoeva recebe o BGF - se vencer essa partida, a Assoeva pode ultrapassar a AGSL e assumir a liderança do Estadual.

Cober tura do Correio Cobertura de ve acirrar a disputa dev

Inter passou invicto pela Taça Farroupilha

Resultados dos jogos deste domingo, pela 7ª rodada da Taça Farroupilha:

Gilber a e Marco Gilbertto Silv Silva Ant onio de vem jogar Antonio dev hoje contra Ipatinga Gilberto Silva e Marco Antonio devem retornar aos gramados para defender o Grêmio hoje, contra o Ipatinga, às 19h30min, no Estádio Olímpico, pela segunda fase da Copa do Brasil. Segundo o site do Globoesporte, Miralles deve voltar para o banco e a dupla de ataque gremista será André Lima e Bertoglio. Um empate já classifica o Grêmio para a próxima fase da competição mas, se o Tricolor for derrotado por 1x0, a decisão vai para os pênaltis. Uma vitória por mais de um gol de diferença classifica o Ipatinga.

Nesta segunda-feira o jornal Correio do Povo publicou um caderno especial sobre esportes, dedicando uma página para o futsal Série Ouro, trazendo resultados, classificação e matéria sobre a rodada do Campeonato Estadual. Claro que a matéria em questão era sobre o jogo Atlântico x ACBF, que foi televisionado pelo canal Record, mas também havia conteúdo sobre as outras partidas, com destaque para o grande jogo que ocorreu em São Luiz Gonzaga, entre AGSL e Assoeva. Essa cobertura, somada ao televisionamento, com certeza dará ainda mais ânimo para as equipes do Estadual, deixando a Série Ouro com jogos cada vez mais disputados e emocionantes.

Int er -séries no Inter er-séries Osmar Poppe

Liber tadores: fase de grupos na reta final Os jogos da fase de grupos da Taça Libertadores da América serão todos concluídos nestas próximas duas semanas. No grupo de Inter e Santos, os jogos finais ocorrem na quinta-feira, 19 de abril. O Santos recebe o The Strongest na Vila, às 19h45min, enquanto o Inter visita o Juan Aurich, no mesmo horário. O Internacional só depende dele mesmo para se classificar à segunda fase. Tudo aponta para uma vitória do Santos na Vila e a garantia da liderança do grupo para o time alvinegro, enquanto o Inter deve se classificar ocmo vice do grupo, a não se que vença e o Santos tropece diante dos bolivianos.

Alunos na quadra da Escola O Instituto Estadual Professor Osmar Poppe promoveu no sábado, 31 de março, jogos entre seus alunos dos períodos diurno e noturno (sexto ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Curso Magistério).


São Luiz Gonzaga, 11 de abril 2012 Nº 7374 Com entrega domiciliar aos assinantes de CAIBATÉ, BOSSOROCA, SÃO LUIZ GONZAGA, SANTO ANTÔNIO DAS MISSÕES, GARRUCHOS, PIRAPÓ, SÃO NICOLAU, DEZESSEIS DE NOVEMBRO, ROQUE GONZALES, MATO QUEIMADO e ROLADOR.

SUPERMERCADOS COOPATRIGO R$

Mistura p/bolo Orquídea, 400g

Sabão em Pó Omo Multiação, 1kg

Milho, Ervilha Biscoito Orquídea, Fugini, sachê, 200g Maria, 400g, agua e sal

Fanta Laranja, Uva e Sprite, 2l

Cerveja Itaipava, Coca-Cola, 2l latão, 473ml

R$

R$

5,39

Maionese Hellmanns, sachê, 200g

1,59

COOPATRIGO

Açucar Certano, 5kg

Arroz 7 Povos, tp1, 5kg

R$

3,39

NÃO VENDEMOS POR ATACADO Ofertas válidas para as duas lojas

Ofertas válidas até dia 13/04/12, ou enquanto durar o estoque

COOPATRIGO

)3352-4068 e 3352-2238

Cartório Eleitoral atende hoje em Dezesseis de Novembro Amanhã será a vez de Pirapó e sexta-feira a de Rolador O Cartório Eleitoral da 52ª Zona realiza atendimentos na sua região de abrangência, tendo se iniciado ontem, por Caibaté, conforme cronograma que prossegue nesta quarta-feira, 11, em Dezesseis de Novembro, na Câmara de Vereadores, das 14h às 17h. Depois, o roteiro vai continuar assim: Pirapó nesta quintafeira, 12 de abril, na Prefeitura Municipal, das 14h às 17h; e Rolador, na sexta-feira, 13, na Câmara de Vereadores, das 14h às 17h. No dia 16 de abril será a vez de São Nicolau, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), das 14h às 17h; e dia 17, de Bossoroca, no Auditório João Luiz Bandeira, das 14h às 17h.

Curso gratuito ensinará a formar horta orgânica A técnica a ser ministrada foi criada pelo agrônomo Aly N’diaye, do Senegal, radicado no Brasil. O curso será ministrado pela professora da UERGS Janaína Tauil Bernardo, com a formação aberta a todos, sem custos, com aulas em três sábados.

Leite: queda na produção já é de 40% na região de São Luiz Arquivo/AN

A estiagem continua derrubando a produção primária nesta região. Além das perdas já conhecidas nas lavouras de soja e milho, hoje podemos anunciar que as perdas no leite já chegam a 40% da sua produção média/dia. A informação é de Roberto Mallmann, gerente do setor de leite da Coopatrigo.E o problema deverá se agravar ainda mais até meados de maio, salientou nosso informante. Mallmann declarou que a produção de leite foi mantida até meados de março com perda média de 25% em relação à média/dia apurada na região. E isso ocorreu, explicou o gerente do setor de leite da Coopatrigo, porque os produtores complementaram a alimentação de seus plantéis com ração e silagem, antecipando a liberação do estoque que estava reservado para o inverno. Consumido esse estoque de alimentos, os plantéis de gado leiteiro da região sofreram drásticas perdas em função da falta de alimento e água, reduzindo ainda mais a sua produção, que passou de 25% para 40%, situação observada desde 15 de março. Foi uma mudança brusca, que revela a dificuldade do setor leiteiro na região. MAIS RAÇÃO - Face ao uso antecipado dessa reser-

va de ração e silagem, os produtores ficaram sem estoques de alimentos a serem oferecidos aos seus plantéis nos próximos 45 dias. Mallmann informou que com a chuva da semana passada chegou a haver rebrote do pasto, mas a queda na temperatura fez parar o seu crescimento. A chuva permitiu a formação de lavouras de aveia e azevém, mas essa produção só estará disponível dentro de 45 dias. Nesse ínterim, os proprietários de gado leiteiro certamente terão que investir em ração para evitar a perda de animais, todos eles de raças leiteiras. REDUÇÃO - A Coopatrigo, que recebia 45 mil litros por dia, volume entregue na usina da CCGL em Cruz Alta, está recebendo atualmente 25 mil litros/dia, quantidade que poderá reduzir ainda mais, em função da falta de alimento e água. É possível que a produ-

Agora produção é de apenas 25 mil litros ao dia ção, cuja quebra já é de 40%, amplie suas perdas para 50% nos próximos dias, até que o plantio de azevém e aveia já esteja disponível como alimento para o gado leiteiro. A Coopatrigo tem, atualmente, 350 associados produzindo leite. São Luiz Gon-

zaga não tem produção significativa desse produto, faltalhe cultura para isso. Aprodução de leite na área de atuação da Coopatrigo, está concentrada em Santo Antônio das Missões, Bossoroca, Itacurubi, Pirapó, Dezesseis de Novembro e São Nicolau.

Neeja Promotor Jorge Pacheco amplia mais uma sala para atender 84 alunos Núcleo vai inaugurar Laboratório de Informática

Objetivo do curso é a produção sustentável A aula magna na UERGS, ministrada por Aly N’diaye, ocorreu na segunda-feira, às 19h, marcando a abertura do ano letivo de 2012, tendo outros desdobramentos em São Luiz Gonzaga. Ontem, esse agrônomo senegalês proferiu a mesma palestra para produtores, pais, alunos, funcionários, professores e a toda a comunidade, sobre o projeto Produção Agroecológica, Integrada e Sustentável (PAIS). Para divulgar esse projeto, Aly N’diaye, UERGS e Emater vão promover curso a ser ministrado por Janaína Bernardo, da UERGS. O curso será na Escola Agrícola Cruzeiro do Sul em três sábados, com inscrições gratuitas. O objetivo é ensinar a fazer horta orgânica, usando o sistema de irrigação por gotejamento, com aulas práticas. O curso será aberto no próximo sábado, 14, com aulas das 8h às 12h e das 14h às 18h. E terá sequência nos dias 28 de abril e 5 de maio, das 14h às 18h. O certificado, que é opcional, terá o custo de sua emissão, de apenas R$ 5,00. Esse curso se insere no esforço da produção agroecológica, tão exigida pelos ambientalistas, defensores da sustentabilidade em todas as atividades, inclusive e especialmente na terra.

Com o objetivo de ampliar o espaço para melhorias, O Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja) Promotor Jorge Vicente Pacheco, com direção da professora Andreia Stragliotto, ampliou mais uma sala de aula para atender a clientela de 84 alunos, uma vez que a sala mais espaçosa da escola foi destinada para o Laboratório de Informática. A construção da sala de aula só foi possível graças ao apoio e fornecimento do material de construção doado pelo Conselho da Comunidade em Execução Penal da Comarca de São Luiz Gonzaga, tendo como presidenta Silvia Machado, que não mediu esforços para a concretização do objetivo traçado desde 2011. INFORMÁTICA - O Núcleo local foi selecionado para receber o Laboratório de Informática pelo Ministério da Educação, após análise do projeto enviado pela 32ª CRE. No dia 5 de abril, foram recebidos os 18 computadores, que serão instalados até o final deste mês. Direção e professores agradecem ao Conselho da Comunidade em Execução Penal, bem como o apoio de Silvia Machado e da Susepe, por fornecer a mão-

Artesanato feito por aluno do Núcleo de-obra necessária, destinando dois alunos do NEEJA, com experiência em construção, para realizar a obra. Este agradecimento também é extensivo à 32ª CRE, que encaminhou o projeto. INTEGRAÇÃO-ONeeja Promotor Jorge Pacheco realizou a abertura do ano letivo de uma forma especial. A diretora e os professores proporcionaram aos alunos uma palestra sobre autoestima, mi-

nistrada pela professora Rosimeri Nascimento, da 32ª CRE, dando ênfase na realização pessoal através da importância do conhecimento. OBJETIVOS - O Neeja está situado nas dependências da Penitenciária de São Luiz Gonzaga e oferece ao indivíduo privado de liberdade o ensino das Séries Iniciais ao Ensino Médio. Desenvolve projetos voltados para maior conhecimento e inte-

resse do aluno. Destacam-se o Projeto de Leitura, Projeto de Ensino Religioso e Projeto de Artesanato, entre outros. SEMINÁRIO - Na segunda quinzena de abril, será realizado o Seminário “Mãos entrelaçadas para um futuro melhor” e inaugurado o Laboratório de Informática, onde serão desenvolvidos trabalhos e projetos ligados à informática e conhecimentos nas diferentes áreas. INTEGRAÇÃO - Os professores realizam este trabalho porque acreditam que através do estudo o detento tem a oportunidade de aprender mais e de concluir o grau de escolaridade, bem como sair da penitenciária com outros olhos e pensamentos. Assim como qualquer outra pessoa, ele tenta recuperar sua capacidade de buscar o conhecimento que lhe falta e a amplitude deste na sua reintegração na sociedade. Todo o trabalho tem ótimos resultados graças à integração da direção da Penitenciária, Conselho da Comunidade em execução Penal da Comarca de São Luiz Gonzaga, 32ª CRE e Corpo Docente do Neeja, os quais se mostram incansáveis e comprometidos com um trabalho entrelaçado com o social.

.


DICAS-TV-MÚSICA-CINEMA-SOCIEDADE-LIVROS-MODA-BELEZA-QUADRINHOS-ENTREVISTAS

São Luiz Gonzaga, 11 de abril de 2012

Patrocínio impulsiona projetos sociais na região das Missões Fábio Ritter

Os projetos contemplados com patrocínio social da Eletrosul em 2012, na região das Missões, receberam as placas que devem ser fixadas como parte da contrapartida. O chefe do Setor de Manutenção de Santo Ângelo, Luciano Neves Bordin, foi quem realizou a entrega durante a semana passada. Com a liberação dos recursos em andamento, a maioria dos projetos inicia agora sua execução. Alguns deles estão adiantados, caso do Clube de Mães da comunidade de Afonso Rodrigues, em São Luiz Gonzaga. Os recursos do patrocínio já permitiram a aquisição de equipamentos de cozinha que servirão para a geração de renda de 30 mulheres da comunidade. Outros projetos, como o Sabão Ecológico, devem iniciar em breve, como a produção de sabão por apenados em regime semiaberto do Instituto Penal de Santo Ângelo.

Agricultura familiar incentivada em Roque Gonzales Segundo o delegado regional Irineu Koch, a produção será utilizada para consumo próprio e dos presídios da região, aproveitando óleo de cozinha que será doado por um res-

taurante da cidade. FUTURO - Outros projetos visam ainda, a formação de uma geração mais consciente da questão ambiental, como o “Guri Pes-

Clube de Mães de Afonso Rodrigues cador”, em São Pedro do Butiá, que terá um trabalho social e ambiental voltado para jovens pescadores, e o “Educação para o Amanhã”, em Santo Ângelo, que quer transformar 30 jovens em agentes ambientais para cuidar da nascente do Rio Santa Bárbara, no município. Veja a lista completa de projetos sociais patrocinados pela Eletrosul na região das Missões este ano:

- Sabão ecológico solidário (Conselho da Comunidade de Santo Ângelo) - Educação para o amanhã: buscando a sustentabilidade com a formação de monitores ambientais (Eco Global Missões) # São Luiz Gonzaga Cozinha comunitária: a valorização da mulher no cam-

po (Clube de Mães Nossa Senhora Aparecida - Afonso Rodrigues) # São Pedro do Butiá Guri Pescador - aprendendo a preservar e a conviver com a natureza (Associação dos Pescadores com fins recreativos, educacionais e de educação ambiental - São Pedro do Butiá).

# Roque Gonzales - Projeto de incentivo à verticalização da produção da agricultura familiar (Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar)

Cozinha comunitária em São Luiz Gonzaga

Livros Júlio Caetano

Millôr Fernandes – 1923 – 2012

“Millôr não cabe em nichos... Digo nichos ideológicos. É contra o poder arbitrário, indiferente a rótulos. É um ser raro no Brasil e em qualquer parte. Não é de curriolas, de servir, a grupos, ou até de pertencer a eles. É um dos últimos individualistas nesta era de humanóides” Millôr Fernandes

Paulo Francis

# Santo Ângelo - Melhorando as condições de trabalho da Ecos do Verde (Associação de Reciclagem e Educação Ambiental Ecos do Verde)

Frases Venenosas e Hilariantes de Millôr Os analfabetos têm falta de vitamina ABC. De todas as taras sexuais, não existe nenhuma mais estranha do que a abstinência. O pior casamento é o que dá certo. A felicidade Conjugal é o extremamente difícil. Mas, quando existe, é extraconjugal! O melhor movimento feminino ainda é o dos quadris. Nossos executivos governamentais se dividem entre os que são capazes de tudo e os que são incapazes de todo. A diferença fundamental entre Direita e Esquerda é que a Direita acredita cegamente em tudo que lhe ensinaram, e a Esquerda acredita cegamente em tudo que ensina. Se você perguntar a qualquer cidadão de uma ditadura o que acha de seu país, ele responde: “ Não posso me queixar”. Me arrancam tudo à força, e depois me chamam de contribuinte. Acabar com a corrupção é o objetivo supremo de quem ainda não chegou ao poder. Os corruptos são encontrados em várias partes do mundo, quase todos no Brasil. O crime se organizou porque já não aguentava mais os assaltos da polícia. Dos esquerdistas que correram a receber seus milhões da “Bolsa Ditadura” no governo do PT, escreveu: “Quer dizer que aquilo não era ideologia, era investimento?”


2

SOCIAL

São Luiz Gonzaga, 11 de abril d e 2012 de

Parabéns!

momentoup@yahoo.com.br

Paradoxos Jauri Gomes de Oliveira

Hugo Dalpizzol

No dia 18 de março, quem esteve comemorando aniversário de oito anos foi nossa princesa Rafaela Freitas dos Santos. Ela é filha de Maristela e Leonço dos Santos. Carinhoso abraço!

Um giro social pelas festas que animaram o feriadão de Páscoa!

Brindamos...

Bella Vista Restaurante...

Hugo Dalpizzol

Ao casal Camila Dias Alves e Marcio Moura de Oliveira, que no dia 31 de março uniram-se em matrimônio em uma bela cerimônia na igreja Matriz de nossa cidade e logo recepcionaram amigos e familiares no Rancho. Ela é filha de Maristela e Odil Alves e ele de Lourdes e Armando de Oliveira. Nossos votos de felicidades!

Guilherme, Bruna, Gaty e Edilson

Mulher ... Mulher... Cyndi Crestani e Luis Giordani

Mayndra e Leonardo

Como nas palavras de Martinho da Vila: Existem mulheres de todas as cores, de várias idades e muitos humores. Realmente, há muitos tipos de mentes femininas. Augusto Cury as define como mulheres analíticas, observadoras, contemplativas. Mulheres casulos, Stop Shop, impulsivas. Mulheres autônomas, transparentes. Mulheres hipersensíveis, histriônicas, dissimuladas, coitadistas, conformistas. Mulheres dependentes, autoritárias, hiperpensantes, ansiosas...é uma infinidade de mulheres...mas o que realmente importa esta dentro de cada uma. Se permita mulher, olhar no espelho de sua mente. E ao se olhar, não tenha medo de se enxergar como realmente você é. Seja autônoma, reconheça seus defeitos. Ao se reconhecer seja analítica, não se puna nem se diminua. Esteja sempre pronta a recomeçar. Ao recomeçar, seja contemplativa, faça muito do pouco. Desse modo, você se tornará autora da sua própria história. Pense nisso! Banditt Pub...

Larissa e Jose Valdir

João, Ana Maria, Bárbara, Rudi, Rozeli e Henrique Clube Harmonia... Eduardo e Janaina Nascimento

Julia, Julio e Viviane Bolacell

Thayná Marques e Felipe Frizon

Adilson Damião e Juliana Dall'aqua

Para o simples cidadão distante do conhecimento sobre legislação, é difícil entender o que acontece em vários órgãos oficiais. Vou começar com um exemplo que me diz respeito diretamente. Há pouco tempo, fui multado pela justiça eleitoral por propaganda política antecipada. Isso aconteceu por ter agradecido, numa emissora de rádio, a manifestação de um deputado que referira sua disposição de me ajudar, caso viesse a ser candidato a Prefeito. Agradeci publicamente essa referência, acrescentando que, caso eu não fosse pessoalmente, que desse igual ajuda ao companheiro ou companheira que viesse a concorrer. Isso foi o que bastou para ser penalizado com multa de R$21.000,00 que estou pagando com os acréscimos legais. Tomei conhecimento, pela imprensa, que o Lula e a Dilma, pelos mesmos motivos ou por motivos semelhantes, foram multados em R$5.000,00 cada um. Lembram o uso da máquina oficial? Quero trazer também outra situação que considero paradoxal. Havia muitas pessoas que cobravam da ex-governadora o piso do magistério e agora defendem que o atual governador não pode pagar esse acordo (que ele mesmo, aliás, assinou quando era ministro). Aí, fico pensando se teria diminuído a arrecadação. Quem sabe? Em seguida, lembro que o PSDB nacional faz severas críticas à privatização de aeroportos e os seus prefeitos em São Luiz Gonzaga e Uruguaiana são a favor de privatizar a água. Dizem, é claro, que não se trata de privatizar (o verbo não seria esse!). O mesmo “papo” do governo federal. Nisso, portanto, pensam da mesma forma. Um ex-prefeito continua se incomodando por ter contratado uma coleta de lixo extra por R$1.200,00 (HUM MIL E DUZENTOS REAIS), enquanto outro na mesma cidade gasta valores elevados em contratações nessa área e em outras como no encascalhamento das vias públicas, mesmo dispondo de maquinaria nova. O que se comenta é que a diferença de números é muito grande. Além disso, as sinaleiras continuam ausentes e este articulista, quando prefeito recebia severas críticas nas poucas vezes em que um semáforo ficava desativado por alguns dias. O governo federal não tem dinheiro para a saúde, mas gasta e vai gastar uma fortuna para realizar aqui a Copa do Mundo. Será que isso é mais importante que a vida das pessoas? Por outra banda, o governo federal faz uma consulta popular sobre desarmamento e, depois, age contrariamente à decisão das urnas. E agora vamos analisar o que ocorre com as desincompatibilizações. O presidente da República, os governadores, os prefeitos, senadores, deputados e vereadores podem concorrer sem deixar os cargos, mas um secretário do menor município do Brasil, por exemplo, precisa se desincompatibilizar do cargo por exigência legal. Esses são alguns dos paradoxos de nosso cotidiano.

^ÁRIES - Teste para sua paciência, e um convite a dobrar o orgulho. Palavras e pensamentos terão um peso grande hoje, cuide pra não dar a impressão de que você faz declarações sobre tudo e tem sempre uma resposta pronta. Saúde mais delicada. _TOURO - Confiante no seu valor, em sua capacidade de criar algo do nada, e de valorizar o que estava invisível a muitos. Esse é os seu ponto forte hoje, que vai segurar você de verdade. Exageros são uma tendência forte, embora passageira. `GÊMEOS - Astral oscilante para alguém que está mais elétrico e impaciente, distraído e pouco amigo de rotinas, cobranças e críticas como você tende a estar hoje. Por causa disso, é bom ter cuidado com aparelhos perigosos, dirigir etc. Amor em baixa. aCÂNCER - Muito trabalho, é o fruto do seu sucesso, não reclame dele. Tente afastar preferências pessoais de seu julgamento profissional. Pressão de pessoas influentes e poderosas, espere, aguarde, observe. No amor, solte, confie, libere. bLEÃO - Comportamento errático e inesperado pode ser mal interpretado, seja moderado e segure a tendência a sair dos trilhos em hora errada. Urano tem a ver com isso, especialmente no amor, pois chacoalha agora certezas e hábitos. Mudar para viver. cVIRGEM - Clima astral focaliza temas éticos na profissão, direção de vida pessoal, propósitos finais. Conte com sua capacidade de enxergar detalhes com exatidão e destrinchar os meandros da alma humana. Nem a maior paixão está livre da monotonia. dLIBRA - Estudos, viagens, relações com a lei e assuntos universitários em destaque hoje. Evite fazer empréstimos bancários, ou emprestar dinheiro a amigos.. Alguém também vai atrasar um dinheiro devido. No amor, ao menos, tudo bem! eESCORPIÃO - Problemas burocráticos afetam seu poder de compra. No âmbito humano, tome cuidado com fascinações de ocasião. Tente ver de fora o que se passa para não cair em armadilhas. fSAGITÁRIO - Um dia feliz. Aceite um desafio amoroso, vá ao encontro de uma organização ou empresa grande no trabalho, mostre suas ideias a um amigo que tem dinheiro pra realizá-la, convença seu chefe com argumentos de solidez, praticidade. gCAPRICÓRNIO - Antevendo o sucesso, hoje é dia de mostrar serviço de verdade, exibindo seu poder de dar formas à toda uma série de passos que existia apenas no plano imaterial. hAQUÁRIO - Você atravessa uma fase em que renovação, mudança e beleza andam juntas. Aproveite para testar novas soluções pessoais. Cuide da saúde também. Sócios e parcerias podem pressionar, encantar, seduzir. Analise se é isso que você quer. iPEIXES - Amigos darão suporte a iniciativas profissionais, um deles pode somar com você numa proposta grande. Cena financeira ganha destaque hoje, mais vale um passo atrás do outro.


3

São Luiz Gonzaga, 11 de abril d e 2012 de

Aniversário Cainã Moura completou seis anos ontem, 10 de abril, com comemoração junto aos pais, Denise e Jauri Moura, e demais familiares, em sua residência.

Missioneiro Jayme Caetano Braun

Escola Florentino agasalha os alunos e faz atividades em torno da Páscoa

Rezo a prece inaugural do payador das Missões que amanheceu nos fogões sobre um couro de bagual enquanto ouvia um sorçal floreando um hino de guerra, na melodia que encerra a origem dos instrumentos e o tupã - senhor dos ventos, benzia os cantos da terra! De onde venho? - pra onde vou? - o que não sabe - adivinha! venho do riba da linha, lá - onde a pátria se gerou. O rio Uruguai berrou e fez que a terra se abrisse e dali - o guasca surgisse sobre o lombo do cavalo, volteando a história de um pialo pra que o gaúcho existisse!

Alunos na pintura de ovinhos A Escola Estadual de Ensino Fundamental Florentino P. de Menezes, do Rincão dos Pinto, sob a direção de Mariza Nunes da Silva, iniciou suas atividades já com a preocupação do agasalho para as crianças. Assim, a direção da escola distribuiu várias roupas e calçados aos alunos, a fim de garantir que eles tenham condições de ir a

Crianças ganharam muitos agasalhos escola todo dia. A direção agradece a todos que contribuíram com a campanha, que foi um sucesso. Aproveitando a Páscoa, houve atividades, como confecção de coelhinhos, pintura de ovinhos e confecção de cestas, dentro da tradição na escola, que preserva esses costumes que fazem a alegria das crianças.

Jantar campeiro com bingo no Piquete Pago Xucro A patronagem do Piquete Pago Xucro, do Bairro Duque de Caxias, convida seus sócios e povo em geral para um bingo em sua sede, no sábado, dia 14 de abril, a partir das 20h, tendo como 1º prêmio R$ 100,00 e 2º prêmio um Kit de Produtos Tchê. A cautela a R$ 5,00 dará direito ao jantar campeiro, com arroz de carreteiro, feijoada e saladas verdes. As cautelas antecipadas podem ser adquiridas com membros da patronagem ou no dia do bingo.

Ainda inscrições para aulas gratuitas de balé

Morri - mas ressuscitei, das cinzas da minha fé, o sangue de São Sepé me fez santo - eu me fiz rei: gaúcho me transformei num barbaresco improviso e - ali no chão impreciso, de parceria com o vento, sou hoje - o prolongamento, do chão sagrado onde piso!

DATAS 11 – Dia da Organização Internacional do Trabalho 12 – Dia do Médico Obstetra. Dia dos Jovens 13 – Dia do Beijo. Dia do Office-Boy. Dia do Hino Nacional

SANTOS DO DIA 11 – Estanislau, Gema Galgani, Isaac 12 – Ângelo de Chivasso, Julio I, Sabas Godo 13 – Márcio, Martinho I, Quintiliano

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Turismo (Semect) comunica que continuam abertas as inscrições gratuitas para aulas de balé para alunos entre cinco e 15 anos das redes municipal e estadual. São 50 vagas para crianças e adolescentes de baixa renda, que têm dificultado o acesso às artes. As aulas constituem o projeto Laboratório Municipal de Artes, implantado em 2011 e mantido pela Semect. Para se inscrever, com previsão de início até o final de abril e sem mensalidade, é necessário contatar o Setor de Cultura, pelo fone (55)3352-4517 ou 4407.

ANIVERSÁRIOS Dia 11 - Nelci Terezinha Albrecht da Rosa, José Luis M. Saurin, Luciana Cavalli Ottoni, Vinicius Guerim Bellé, Benjamim Marques de Mattos, Adriana Andrade da Silva, Agenor Rebolho Machado, Neri N. Martins, Guiomar Steffen, Júnior Santos de Oliveira, João Jorge de Matos Rodrigues. Dia 12 - Geroncio Teixeira Morais, Cleci de Araujo Pes, Almiro Sanábria Borges, Elaine Cavallini, Marli Vargas Belke, Eloina da Silva Morais, Geni Marques Dias, Telmo Oliveira Bocacio, Carine Fraga Marques, Sonia Maria Costa Gomes. Dia 13 - Bruno Faccin Preischardt, Gabrieli Silveira Berdt, Muriel Della Pace Bernardo, Gabriel Antunes Fernandes, Juarez Batista dos Santos, Dóris Cariolato.

Últimos dias para ver Adam Sandler em papel duplo. E na sexta estreia sátira da saga Crepúsculo Nesta quarta e quintafeira são as últimas oportunidades de assistir o novo filme de Adam Sandler, “Cada um tem a gêmea que merece”, pois na sexta-feira estreia a sátira do filme Crepúsculo, chamado “A Saga Molusco – Anoitecer”, sempre às 21h. GÊMEA - Cada Um Tem a Gêmea que Merece, é uma comédia focada em Jack Sadelstein (Adam Sandler), um publicitário de sucesso em Los Angeles com uma bela esposa e fi-

lhos, que ano após ano teme um evento: a visita de sua irmã gêmea idêntica Jill (também Adam Sandler) no feriado de Ação de Graças. A carência e a atitude passivoagressiva de Jill enlouquece Jack, transformando sua vida normalmente tranquila de cabeça para baixo. Katie Holmes interpreta Erin, esposa de Jack. Gênero: comédia - Dublado – Duração: 90 min. MOLUSCO - “A Saga Molusco – Anoitecer” é uma sátira da saga Crepúsculo, que

Cena da sátira “A Saga Molusco – Anoitecer” mostra Bella, o vampiro branquelo Edward e o lobisomem gorducho Jacob como você nunca viu antes. Bella

está às voltas com o aguardado casamento com Edward, uma possível gravidez do primeiro filho e também com as

trapalhadas de Jacob, o amigo de todas as horas, mas que não larga do pé dela. Na trama, além do romance entre Edward e Bella, rola também um triângulo, mas entre o vampiro e Jacob. O elenco traz Danny Trejo, Frank Pacheco e Alissa Kramer. Ficha técnica: Diretor: Craig Moss Elenco: Danny Trejo, Frank Pacheco, Alissa Kramer, Austin Michael Scott, Heidi Kramer, Eric Tiede, Heather Ann Davis, Alice Rietveld, Ashley Martin, Eric Callero Produção: Bernie

Gewissler, Amy Jarvela, Craig Moss Roteiro: Craig Moss Fotografia: Rudy Harbon Trilha Sonora: Todd Haberman Duração: 82 min. Ano: 2011 País: EUA Gênero: Comédia Cor: Colorido Distribuidora: PlayArte Estúdio: Grindstone Entertainment Group Classificação: 14 anos


Benvenuti

Ediçõ de 11 de abril de 2012  

Jornal A Notícia

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you