Page 13

13 www.alo.com.br

3

DE MARÇO DE

2016

A política no seu dia a dia BRASÍLIA

JORNAL

J Q U I N T A - F E I R A ,

ALO

ONS&OFFS

Celson Bianchi / Jornalista E-mail: celsonbianchi@alo.com.br

Reprodução da Internet

Sensatez

Fôlego para as comunitárias 2

METRALHADORA O DF vive um vácuo na política. Não temos lideranças que consigam reunir um grupo em torno de si. Todos estão dispersos. Cada deputado ou senador com mandato é uma ilha. E sem formar um arquipélago.

As emissoras de televisão comunitárias, situadas no Campo Público, são formadas por entidades sem fins econômicos e, ao longo dos anos, têm demonstrado sua importância frente à Comunicação no país. São elas que criam a oportunidade, por exemplo, da população se ver na tela, expondo seu trabalho, sua arte e preservando sua cultura. “As TVs comunitárias constituem-se uma nova ferramenta de comunicação, valorizando formas e meios de contato direto entre o poder público e a comunidade”, conta Hélio José. Este tipo de comunicação audiovisual, realizam campanhas institucionais e de utilidade pública, além de oportunizar a divulgação de atividades culturais muitas vezes restritas a pequenos grupos de mestres e fazedores culturais”, completa.

Ricardo Callado - jornalista

RECLAMA GERAL O deputado Chico Vigilante (PT) apresentou um projeto de lei que prevê a participação popular no processo de escolha dos administradores regionais. A proposta, lida no plenário da Câmara Legislativa, foi mais uma reação ao descumprimento, por parte do GDF, da decisão judicial que estabeleceu prazo para o governo apresentar um proposta com os critérios da participação da sociedade na escolha desses gestores públicos.

Reclama geral 2

CONTRA O ENDIVIDAMENTO Preocupado com milhares de servidores públicos superendividados, ou seja, que têm o salário cem por cento retido pelos bancos, o deputado Bispo Renato Andrade (PR) protocolou um projeto que proíbe o desconto em folha de pagamento superior ao limite já estabelecido por lei. A novidade é que o projeto estipula multa ao consignatário que violar a regra.

Sobre a saída do secretário de Saúde, Fábio Gondim, o distrital Ricardo Vale (PT) disse: “Existem momentos na vida política que precisamos de coragem para agir e gostaria de parabenizar o governador Rodrigo Rollemberg pela coragem e a acertada exoneração. No caos que estamos passando na saúde pública do Distrito Federal, não tinha outra opção”.

FIDELIDADE O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) recebeu 14 deputados em almoço na Residência Oficial de Águas Claras. Além de reorganizar a base, com quem teve uma relação conturbada em 2015, o socialista prometeu cobrar emendas e redistribuir cargos, mas afirmou que vai cobrar atuação mais fiel dos aliados na Câmara Legislativa.

Contra o endividamento

Na semana passada, o deputado acionou o Ministério Público contra o governador Rodrigo Rollemberg. O prazo estabelecido pelo Tribunal de Justiça do DF venceu no dia 3 de agosto do ano passado. A eleição direta para escolha de administradores foi uma das principais promessas do atual governo.

FÔLEGO PARA AS COMUNITÁRIAS Foi apresentado no Senado Federal o projeto, de autoria do senador Hélio José (PMB-DF), que dispõe sobre a comunicação audiovisual de acesso condicionado. A proposta é admitir a veiculação remunerada de propaganda e publicidade comercial, em sua grade de programação, limitados a três minutos por hora de programação. Reprodução da Internet

No texto do projeto, Bispo Renato sugere que a multa seja o dobro do valor descontado em excesso ao limite determinado para aquele servidor, limite esse que varia conforme o tomador do empréstimo seja trabalhador celetista, servidor público ou, ainda, aposentado ou pensionista do Regime Geral de Previdência Social. Essa multa, segundo o deputado, deverá ser paga no prazo máximo de 5 dias úteis a contar da data do desconto indevido.

REFLEXÃO DO DIA Celson Bianchi

Com muito empenho, acredito que avançaremos nos desafios que se apresentam para esse ano de 2016. Nesse período recente de trabalho, tivemos participação colaborativa da CLDF em nossas ações, sempre com diálogo de alto nível em todos os temas que tratamos.

IGOR TOKARSKI- Secretário de Relações Institucionais e Sociais do DF

Qui, 03/03/2016  
Qui, 03/03/2016  

Edição de Quinta-Feira, 03/03/2016, do Jornal Alô Brasília