Page 9

A HORA | Terça-feira, 13 de agosto de 2019

9

Município abre consulta o`q`cdÚmhqa`rdbtqqhbtk`q DIVULGAÇÃO

Ação inédita será realizada de 20 a 31 de agosto. Propósito é coletar contribuições da comunidade escolar e cidadãos em geral

Além da consulta popular, pro¤bbX^]PXb SP TSdRPäæ^ Xaæ^ _PacXcipar de quatro encontros sobre a base curricular comum. O primeiro deles ocorreu em julho. Questionário também será aplicados para professores. “Todos vão participar dessa construção”, acrescenta Greicy.

FÁBIO KUHN

Italiano nas escolas

fabiokuhn@jornalahora.inf.br

ENCANTADO

U

ma pesquisa possibilitará ao cidadão encaminhar críticas e sugestões sobre o ensino municipal. O link para participar da consulta popular na educação TbcPaĻSXb_^]İeT[]P_ĻVX]P^¤RXP[ do Facebook ou no site do governo de Encantado (encantado-rs.com. br) no ícone “Referencial Curricular – Dê sua contribuição”. Esta é uma ação inédita na região que busca instigar a participação da comunidade nas escolas.

Governo também organiza encontros com professores sobre base curricular

As opiniões devem ser encaminhadas no período de 20 a 31 de agosto, podem fazer parte da base curricular personalizada de Encantado e serem aplicadas a partir de 2020. “Agora é a oportunidade legítima para as pessoas escreverem o que querem na educação de Encantado”, reforça a secretária de Educação e Cultura, Greicy Weschenfelder. O intuito da proposta, conforme ela, é estimular o

envolvimento com a educação . “A família e comunidade precisam se sentir pertencentes nesse processo. Ninguém pode se redimir da responsabilidade”, defende. As sugestões sobre o que deve constar no currículo das escolas municipais serão analisadas por um grupo de redatoras. “Podem surgir questões interessantes, \Pb bT\ eXPQX[XSPST ¤]P]RTXaPmente ou legal para ser executada”, esclarece.

Uma das mudanças já divulgadas pelo governo no currículo de Encantado é a língua italiana. A novidade vai englobar cinco escolas municipais que terão a disciplina na carga horária. Até o momento, duas escolas ( Batista Castoldi de Palmas e Osvaldo Aranha) já ensinam o idioma em sala de aula. Greicy STbcPRP`dTSTcP[WTbbæ^¤]P[XiPdos para inserir o conteúdos nos demais educandários. Expectativa da administração municipal é que todas as escolas municipais tenham o italiano no currículo até setembro.

COMO VAI FUNCIONAR? *O link direto para a consulta popular estará disponível na o…fhm`nÚbh`kcnfnudqmncd Encantado no Facebook e site pelo link “Referencial Curricular – Dê sua contribuição”; *Na primeira página, haverá uma introdução sobre a consulta popular. A pessoa terá a opção cdrdhcdmshÚb`qbnlmnldd oqnÚrr‰n: *A segunda página fará o questionamento: “qual conhecimento na área cultural/econômica/ social que considera relevante para o aluno?”. A resposta será escrita pelo participante. *Professores da rede pública municipal e estadual escolhidos pelo governo farão a triagem do material. A análise sera feita com base na aplicabilidade e legalidade das ideias.

Profile for Jornal A Hora

A Hora 13 de agosto de 2019  

A Hora 13 de agosto de 2019