2 minute read

São João

Next Article
Anedotas

Anedotas

A festa popular de São João representa parte da identidade da cidade do Porto e festeja-se de 23 para 24 de Junho, as festividades do dia são de origem pagã, assinalando-se o solstício de Verão, conhecido como o dia mais longo do ano, associado à fertilidade, à alegria das colheitas e à abundância. Mais tarde, e à semelhança de outras datas pagãs, a Igreja cristianizou essa festa. S. João é uma festa cheia de tradições, tais como, os alhos-porros, usados para bater nas cabeças das pessoas que passam, os ramos de cidreira e de limonete, usados pelas mulheres para pôr na cara dos homens que passam, e o lançamento de balões de ar quente. Os martelos de plástico surgiram como uma “substituição” do alho-porro e servem para bater nas cabeças das pessoas Outra tradição desta época é a dos vasos de manjericos com uma pequena bandeira espetada que contém versos populares.

As cascatas sanjoaninas também representam uma tradição desta época. São uma espécie de presépio animado onde estão presentes diversas pequenas esculturas que ilustram as diferentes artes, ofícios e arquitetura da cidade. Esta é outra forma de prestar homenagem a São João. O fogo-de-artifício que começa por volta da meianoite junto ao Rio Douro e à ponte D. Luís I, tem uma duração de cerca de 15 minutos, decorre no meio do rio em barcos especialmente preparados, sendo acompanhado por música.

Advertisement

Ao longo do dia e da noite, são vários os concertos e a música que se espalham pela cidade.

Os pratos típicos dessa noite são as sardinhas assadas na brasa, os pimentos grelhados, o caldo verde e as saladas bem frescas e avinagradas. Os adeptos da carne geralmente optam por entrecosto grelhado, ou então por umas belas bifanas no pão.

Leonor Moreira - 6ºC

Ó meu rico S. João Este ano não te podemos festejar Mas, quem sabe se para o ano Tudo pode melhorar? (Isabel carvalho -6º B)

Na noite de S. João Vou fazer uma fogueira Com folhas de laranjeira Para ver como cheira!

( íris Silva - 6ºE)

Augusto Gil em festa Nem o Covid pode parar No Porto não há festa como esta Não há como não gostar! (Luís Pinho -6º E)

Ó meu rico S. João Acaba com a pandemia Que ao longo deste ano Nos roubou a alegria

Ó meu rico S. João Eu gosto assim de ti As sardinhas pingam no pão E há amigos por aqui.

(Renata Santos - 6º E)

Eu comprei um manjerico Para o seu cheiro apreciar Que frescura Até faz arrepiar!

(Diogo Cidade - 6º E)

No dia de S. João As sardinhas vou assar Na rua vou bailar Até a noite acabar! O dia de S. João Mostra no calendárioQue dia 23 É o meu aniversário (Leonor Cardoso - 6º A)

Martelo, martelão Já estamos no S. João Vamos todos festejar De máscara e manjericão

(Mafalda Freitas- 6º E)

Há martelos nas mãos Cheiro a manjerico no ar Estamos no S. João E ninguém sai sem dançar! (Maria Silva- 6º B)

This article is from: