Page 1

Jornal

A Cidade ANO V - nº 80

20 de março de 2010

Foto: Ivan Ferraro

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Notícias da sua Cidade

Ministro da previdência José Pimentel visita Maranguape para lançamento de programa do Governo Federal na Câmara Municipal.

Manassés de Sousa: maranguapense da gema


2

fala galera

«A comunicação é de fundamental importância para a sociedade, o jornal A Cidade vem cumprir um papel muito importante para Maranguape e região. Esperamos que ele tenha vida longa e sirva a comunidade.»

Manoel Severo G. Barbosa Administrador

Edinaldo Severiano Assessor Parlamentar

«Maranguape tem o privilégio entre tantas cidades cearenses, de ter um veículo de comunicação impresso, registrando sua história. Parabéns a todos que fazem o jornal A Cidade.»

Ops... Estamos esperando sua participação, escreva para o jornal, mande sua opinião, faça sua crítica, denúncia, escreva um artigo, dê uma sugestão de pauta, para fazermos uma cobertura jornalística de seu bairro, de algo que você queira mostrar para a sociedade. Participe também conosco do jornal A Cidade. E-mail: jornal.acidade@hotmail.com

EDITORIAL Caros leitores. Estamos reeditando o nosso jornal local. E desta vez viemos para garantir a periodicidade semanal. Estamos com uma gráfica digital, o que nos proporcionará rapidez e praticidade em nossas edições. E para voltarmos em grande estilo, estamos com a matéria de capa com uma entrevista com Manassés de Sousa, músico maranguapense que fala um pouco de sua carreira e sua paixão pela cidade natal. Teremos muitas novidades nessa nossa volta com matérias e colunistas que estarão sempre sintonizados com os fatos locais, nacionais e internacionais. Novo Visual, novo lay-out, o jornal que trás sempre a notícia de sua cidade, está de volta, é só conferir. Boa leitura.

expediente Jornal A Cidade CNPJ10.446.927/0001-03 Editor- Jornalista Responsável Heldemar de Paula Garcia - RP 1000/04/206CE Colaboradores - Michelline Andrade, Dadynha Saturnino e Tomé Gomes. Redação - Email: jornal.acidade@hotmail.com Rua Cel. Antônio Botelho, 23 - Centro - Maranguape - Ceará Fone: (85) 8783.2973 Impressão: A Cidade - Comércio e Serviços Tiragem: 1.000 exemplares


O Músico Manassés de Sousa fala de sua carreira e sua vida O músico maranguapense, Manassés de Sousa, faz questão de dizer que mora em Maranguape, uma paixão por suas raizes. Apesar da fama, ter viajado a muitos lugares no mundo, trabalhado com muitas celebridade como: Elba Ramalho, Raimundo Fagner, Luiz Gonzaga, Mercedes Sosa, Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Alceu Valença, entre muitos outros artistas famosos nesse Brasil a fora, Mana, como é mais conhecido pelos amigos, faz questão de dizer que nasceu em Maranguape, e atualmente fixou residência na terrinha e não larga o pé daqui. Fala isso com orgulho. Criado em Maranguape, começou sua carreira tocando numa banda com amigos nos anos 70, de lá para cá construiu uma sólida carreira. Para muitos, um desconhecido, mais o mundo da música o conhece e o respeita como um dos maiores instrumentista do mundo. Tem um dom com instrumentos de corda: cavaquinho, violão e viola como muito poucos. Nessa nossa edição de A Cidade, Manassés de Sousa nos fala um pouco de sua carreira, sobre música e sua cidade natal. AC - Como começou tudo isso, a música e viajar pelo mundo afora? Mana - Tudo começou quando eu tinhas 4 anos, fiz meus primeiros acordes com o violão, e a partir daí, comecei a me apresentar em rádio, na escola. Eu não era profissional mas fazia apresentações. Nessa mesma época, ingressei em um grupo, musical chamado “Os Barra Limpa”, um grupo amador, mas que na verdade foi quem deu o grande impulso para me tornar um grande profissional. Então, com 12 anos entrei num grupo de musica de baile, já profissionalizado, comecei a ganhar meu primeiros trocados, o nome do grupo era “Os dissonantes”, e durou cerca de 7 anos e atuava em todo o Ceará fazendo bailes. Em seguida com 18 para 19 anos fui para São Paulo, juntamente com o pessoal do Ceará (referindo-se a um movimento musical criado no Ceará, 1973, liderado por Edinardo, Teti e Roger) e a partir de então comecei a tocar em casas noturnas, a participar de programas de Tv, e a gravar Lp’s com outros artistas, eu fazia parte da produção musical de vários artistas brasileiros. Outro momento de minha carreira, fui morar em Paris, na França, onde comecei a participar de projetos com artistas franceses, tocar em bons espaços na Europa. Voltando para o Brasil em 1979, gravei meu

Foto: Ivan Ferraro primeiro disco, totalmente instrumental, que foi muito bem recebido pela crítica, mas não rendeu comercialmente, começando propriamente minha carreira solo.

Mana - Penso que a internet democratizou o acesso não só a música, como também as diversas formas de artes. E a possibilidade de obter mais conhecimentos.

AC- Qual sua melhor fase, ontem, hoje, ou ainda está pra acontecer? Mana - Confesso que a atual fase é muito boa, tenho composto muitas músicas, e fazendo trabalhos muitos importantes, como o que estou realizando agora, que é uma trilha para um espetáculo de Dança da companhia cearense, Edisca, renomada mundialmente. E estou finalizando meu primeiro disco cantado, que foi gravado em fortaleza e no Rio de Janeiro com músicas minhas e de parceiros de vários estados brasileiros.

AC - O que você considera boa música e o que você considera música ruim? Mana - Boa música é a música que emociona. Música ruim é a que passa desapercebida, que não emociona.

AC - O que você mais gosta em sua cidade? Mana - Da vida simples que a cidade ainda oferece, andar na rua sem medo, poder ir pescar, jogar sinuca, curtir os barzinhos e conversar com os amigos. Se sentir realmente em casa. AC - A música brasileira está em um bom momento, ou está em baixa? Mana - acho que está em um dos piores momentos em que eu pude testemunhar. O que se ver por ai, é um lixo chamado axé, e um outro lixo, chamado forró eletrônico, que eu não gostaria nem de pensar em comentar sobre isso. AC - Como você ver as novas ferramentas de comunicação mundial, os sites e as formas de ouvir e acessar a música hoje?

AC – O que você pensa sobre esse Brasil atual? Está propício ao universo musical? Ou não mudou nada em relação ao seu início de carreira? Mana -Embora o país tenha melhorado nesses últimos anos, não tem tratado a cultura como deveria. As leis que existem só beneficiam poucos célebres artistas, entretanto, o contingente maior de artista desse país fica de fora , não tendo apoio para desenvolver sua arte, seu trabalho. Muito dinheiro pra poucos e nenhuma política para a cultura. AC – O que você diria para os jovens iniciantes na música, qual orientação deixaria para eles que estão pensando em ingressar na música ou em início de carreira? Mana - O que eu poderia falar, é que, quem realmente quiser trilhar por esse caminho tem que se dedicar e estudar muito. Pois hoje em dia, não acontece nada se você não se dedicar, principalmente na música, onde você tem que se dedicar com exclusividade, fazer música e não se dividir com outra função. Tem que cair de cabeça.


&

Pessoas fatos Michelline Andrade michellinemp@gmail.com

Ministro Pimentel visita Maranguape e inaugura sala do empreendedor

Garotada dá show O Grupo Só da Gente, que tem um repertório vasto de boa música, faz shows nos dias 10 e 24 de abril próximo, no Restaurante Cabana da Serra. Empresariando o Grupo, o jovem Marcelo Áramys, tem a experiência do pai Aramici Sabino,

da empresa ARASOM - Som para Eventos. Áramys, sabe tudo de som, que desde muito novo vem acompanhando seu pai. Sorte ao grupo, bons shows e vida longa a parceria!!!

Semace divulga resultado do concurso Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (15) o resultado final do concurso público da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para provimento dos cargos de Gestor Ambiental, Fiscal Ambiental e Procurador Autárquico. O próximo passo será a publicação do termo de homologação do certame, seguido

da convocação para perícia médica e posterior nomeação dos canditados habilitados. A Semace chamará todos os aprovados dentro das 122 vagas ofertadas. Os concursados terão 30 dias para assumirem seus cargos, sendo que 107 serão lotados na própria Semace e 15 irão para o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam).

Vacina contra Influenza H1N1 O Governo estadual estará fazendo a vacinação nos dias 22 de março a 02 de abril para: gestantes, crianças, população com doenças crônicas. Já nos dias 05 a 23 de abril para população de 20 a 29 anos e nos dias

24 de abril a 07 de maio em idosos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas e por final nos dias 10 a 21 de maio para a população de 30 a 39 anos.

Inaugurada Sede da CDL e Posse da nova diretoria

Em dezembro de 2009 aconteceu a solenidade de inauguração da Sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Maranguape. A sede foi uma grande conquista para a diretoria e a classe lojista, já que há mais de 20 anos a entidade foi fundada. A grande idealizadora do projeto da construção da Sede da CDL foi a expresidente Maria Lúcia Lima, empresária do ramo óptico que presidiu a CDL durante dois mandatos com muita competência e sucesso. Na ocasião também foi empossada a nova diretoria da entidade para o

triênio 2009-2012. Estiveram presentes: lojistas, empresários, representantes de várias instituições, o prefeito George Valentim, Jorge Luiz, Sebastião de Oliveira, vereador Antonio de Castro e ex-presidentes da CDL de Maranguape Marcélio José de Melo e Célio Cavalcante, além dos novos diretores eleitos que foram empossados. Após a posse da nova diretoria, foi servido um café da manhã para os convidados. A nova diretoria ficou composta por: Presidente - José Maria Pires(foto), Vice-Presidente - Dejarino Costa dos Santos Filho, Tesoureiro - Francisco José de Lemos, 1º Secretário Wagner Sepulvida C. Duarte, 2º Secretário – Antonio Rogério Ribeiro Sena, Diretor Social - Antonio Mendes Bezerra, Diretor de SPC Raimundo Eliseu C. de Melo e Diretor de Patrimônio – Paulo Roberto Neves Pereira

Indignação O empresário Geovane Barbosa proprietário da rede de farmácias Drogaria Ceará em Maranguape, ficou indignado com a postura e a falta de educação e de comunicação da empresa Engexata que realiza as obras de saneamento básico na cidade de Maranguape. Sua pertinente reclamação é que as obras que estão sendo realizadas na praça João Leite, no centro da cidade, está sendo feita de forma desordenada, complicando o acesso de veículos e pedestres nas imediações da obra. Geovane ressalta que não foi feito nenhum comunicado aos comerciantes locais e que a empresa realizou uso de explosivos em pleno horário comercial, assustando lojistas e consumidores, sem falar que em muitos trechos da cidade o calçamento não recebeu o acabamento devido ficaram em péssimas condições.

O Ministro da Previdência Social, José Pimentel, deputado federal-PT licenciado, esteve em Maranguape para lançar na Câmara Municipal a Sala do Empreendedor. A implantação do projeto tem a iniciativa da nova presidência da casa, e contou com a colaboração do presidente da Câmara de Fortaleza, o vereador Salmito Filho – PT, que esteve no evento, e falou do pioneirismo realizado em Fortaleza, e que está sendo seguido pelo legislativo local. O evento contou com a presença de diversas autoridades e foi presidido pelo vereador André Cordeiro, que assumiu a presidência da Câmara Municipal em janeiro desse ano.

Não faltaram elogios ao projeto, que vem dar oportunidade a profissionais informais de todo o Brasil. Em sua fala o Ministro ressaltou pontos já conquistados pelo seu ministério e os benefícios que serão gerados com a formalização desses profissionais. « Agora, esses trabalhadores terão a oportunidade de se tornarem um Empreendedor Individual e se cadastrar ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), graças a Lei Complementar 128 sancionada pelo presidente Lula em dezembro de 2008. Através do Empreendedor Individual sua empresa terá todos os benefícios da formalização.» afirma o ministro.

Veja alguns benfícios Cobertura previdenciária Cobertura Previdenciária para o Empreendedor e sua família (auxílio-doença, aposentadoria por idade após carência, salário-maternidade, pensão e auxilio reclusão), com contribuição mensal reduzida - 11% do salário mínimo, hoje R$ 56,10. Com essa cobertura o empreendedor estará protegido em casos de doença, acidentes, além dos afastamentos para dar a luz no caso das mulheres e após 15 anos a aposentadoria por idade. A família do empreendedor terá direito à pensão por morte e auxílio-reclusão. Isenção de taxas para a registro da empresa Isenção de taxa do registro da empresa e concessão de alvará para funcionamento. Todo o processo de formalização é gratuito, ou seja, o Empreendedor se formaliza sem gastar um centavo. Acesso a serviços bancários, inclusive crédito Acesso a serviços bancários, inclusive crédito. Com a formalização o Empreendedor terá condições de obter crédito junto aos Bancos, principalmente Bancos Públicos como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal. Esses Bancos estão estudando formas de atender as necessidades dos Empreendedores com redução de tarifas e taxas de juros adequadas. Apoio do técnico do SEBRAE na organização do negócio Apoio do técnico do SEBRAE na organização do negócio. O SEBRAE estará orientando e assessorando os Empreendedores que assim o desejarem. Serão cursos e planejamentos de negócios com vistas a capacitar os empreendedores, tornando-os mais aptos a manterem e desenvolverem as suas aptidões.

Informações: Câmara Municioal de Maranguape e pelo site www.portaldoempreendedor.gov.br


Projeto Espaço Jovem lançado em Maranguape O diálogo como principal ferramenta para estimular o protagonismo juvenil. Essa é a idéia do Projeto Espaço Jovem em Maranguape, lançado dia 04 deste mês, na Biblioteca Municipal Capistrano de Abreu. A Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, apresentou o projeto e o material educativo a ser utilizado nas oficinas. Nove jovens e adolescentes e seis articuladores adultos participaram de uma capacitação de 40 horas. Entre os temas abordados, a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis

A Cidade em

e Gravidez na Adolescência. As palestras e discussões acontecerão no Centro de Ação Jovem (CAJ) – uma sala na biblioteca destinada ao projeto. A adesão ao projeto é mais um passo importante, somando-se às discussões que já iniciaram na Câmara Municipal de Maranguape para se criar um Conselho Municipal de Juventude. O projeto é realizado em parceria com o Governo do Estado e as Secretarias de Saúde, Educação e Cultura do estado e dos municípios.

Coagrícola aposta em algodão colorido Novo tempo, novo algodão. Assim é o lema da Cooperativa Agrícola de Maranguape, que tem como presidente Arlindo Girão Mota, que nesse próximo sábado, dia 27, estará reunindo todos os associados para prestação de contas da entidade. Em menos de um ano de mandato, Arlindo Mota já conseguiu sanar diversas pendências judiciais existentes, entre elas, contas com trabalhadores da Coagrícola, inadimplências financeiras e renegociou dívidas antigas com Governo e bancos. Mas, não só colocar a casa em ordem é a missão da atual diretoria, que apresentará aos parceiros uma nova técnica no plantio de algodão. Em visita a Embrapa, Campina Grande e Patos na Paraíba, nos dias 16 e 17 de março, o executivo Antônio Almeida e o presidente da cooperativa, Arlindo Mota, conheceram o projeto da Embrapa, o algodão colorido, conhecido como algodão ecológico, e trouxeram para Maranguape amostras de 5 unidades de cores diferentes, e cerca de 50 mil sementes para iniciar o projeto aqui no município. “Estamos implantando um novo sistema de cultivo de algodão no município, que com certeza trará a retomada econômica da agricultura local, dando início a um novo tempo para os agricultores locais. É só a primeira parte de muitos projetos e

planos que temos para nossa cooperativa”, afirma Arlindo Mota. As sementes serão utilizadas em quatro núcleos de meio hectare cada, como projeto piloto. Segundo o administrador da Coagrícola, Antônio Almeida, técnicos da Embrapa da Paraíba, estarão visitando a entidade com o compromisso de assessorá-la no projeto de plantio do algodão que promete reerguer a economia de muitos pequenos produtores rurais em toda a região. No começo dos anos 80, o Ceará chegou a ter quase 1,5 milhão de hectares ocupados pelo algodão. Hoje, a produção do Estado chega 0,31% do que consome a indústria têxtil do Ceará, cerca de 280 mil toneladas de algodão por ano, em média. Destas, apenas 4 mil são produzidas no Estado. Para atender sua demanda, o Ceará tem como principais fornecedores de algodão a Bahia e o Mato Grosso. Em períodos de entressafra, o produto é importado da Argentina, África e Ásia. A Coagrícola também está firmando parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical, e com a Ematerce para trabalhar a fruticultura em Maranguape.

Foco

By Dadynha glaudianesat@hotmail.com

www.twitter.com/dadynha

Show de humor em Maranguape O humorista TIRULLIPA fez shows no Teatro Pedro Gomes de Matos. Mulher Caçote e Tirullipa com os amigos Narcélio Jr, Glaucia Branco e Dadynha.

Sessão solene na Câmara de Vereadores

Entrega da Comenda Professora Edith Nunes Costa: Dadynha, Socorro Câmara, Vereador Célio, Teresa Gonçalves e neta da ex-vereadora Regina Prata

Inauguração da Sala do Empreendedor Vereador Célio do PT, Ministro da Previdência José Pimentel, Presidente da Câmara André Cordeiro, Prefeito George Valentim e o Presidente da Câmara de Vereadores de Fortaleza, Salmito Filho.

Projeto Corredor da Copa

Prefeitura de Maranguape empossa gabinete de gestão de segurança O Maranguape foi um dos cinco municípios cearenses que aderiram ao Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) tornando-se Território da Paz. A Prefeitura de Maranguape se mobiliza para cumprir as exigências do Ministério da Justiça. Foi empossado o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Ele será

responsável por organizar as atividades do Pronasci, promovendo a articulação dos diversos órgãos competentes para a proposição de ações integradas de combate à violência e à criminalidade; incentivando também um diálogo maior entre forças de segurança e a sociedade em geral.

Moradores do Parque Santa Fé vestem a camisa do projeto

Feliz Aniversário para:

Jéssica Zezé 19/03 18/03

Narcélio Jr 23/03

Vitória 24/03

Cleire 24/03

Gorete 26/03


Fique Ligado Encontro com amigos na Dakota

Ponto de maior altitude da Serra de Maranguape. Se você não conhece a Pedra da Rajada, que fica no ponto mais alto da serra de Maranguape ainda pode conhecê-la. Procure um profissional da área de turismo, contrate um guia e faça a sensacional trilha da Pedra da Rajada. Uma paisagem deslumbrante e uma experiência inesquecível. Bem aqui, pertinho de você e você não sabia.

1

2

3

4

5

6

Tradicional encontro de comerciantes, executivos e empresários no churrasco na Dakota em Maranguape. Nessa última quinta-feira, dia 18, foi a vez de Arlindo Mota, ser o anfitrião do evento. 1-amigos da Dakota, Arlindo e Delano Cidrack. 2-Delano, Adriano, Arlindo e Honório. 3-os novos parceiros do Super Mota, os irmãos: Ney e Rômulo. Célio Filho, Antônio Mendes, Arlindo Mota e Dejarino dos Santos 4-Roberto, novo gerente da Caixa Economica Federal, Paulinho, e Gentil, gerente do Banco do Brasil. 5-Laerte, Arlindo, Gercinon e Geovane. 6-Vagner, Arlindo e Wagner Duarte

SE LIGA : É UM DOS 12 FINALISTAS DE PRÊMIO PROMOVIDO PELA TV CULTURA O relato da experiência, que já beneficiou mais de 26 mil pessoas de diferentes faixas de idade, desde 2006, foi selecionado entre os mais de 700 inscritos de todo o Brasil, em diversas categorias. A premiação acontecerá no dia 31 de março, no Teatro Franco Zampari, em São Paulo. Além do prêmio, um vídeo será produzido e entrará na programação da TV Cultura. Esta semana, uma equipe de reportagem irá a Maracanaú para conhecer o Projeto, que já foi destaque na Revista A Rede, publicação especializada na área de inclusão digital. Hoje, Maracanaú conta com 33 Telecentros, dentro do

Ministério da Justiça lança projetos para conscientizar consumidores O Ministério da Justiça anunciou, dia 15 de março, Dia Internacional do Consumidor, o lançamento de dois projetos para levar às pessoas conhecimento sobre os direitos assegurados no Código de Defesa do Consumidor, que completa 20 anos. O DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) oferecerá um curso destinado a quem tem interesse de conhecer os direitos como consumidor e na relação com as empresas, segundo a Agência Brasil. Os interessados podem se inscrever gratuitamente nos Procons entre os dias 7 e 11 de maio. O curso será entre 2 de junho e 7 de julho e terá duração de 40 horas, com direito a certificação. O segundo projeto é a divulgação de roteiros gravados em vídeos que

chamarão a atenção para as questões de consumo, como a água, os transportes, o crédito, a destinação do lixo e os critérios sobre o consumo de energia elétrica e alimentos. Os segmentos de cartões de crédito e de telefonia são os campeões de reclamações do consumidor. No setor de economia, as dificuldades para conseguir a portabilidade do número do telefone, assegurada por lei, e para a troca de aparelhos são responsáveis pela maioria das reclamações. Segundo o ministro da Justiça, a entrada no mercado de consumo de 30 milhões de brasileiros que saíram da linha da pobreza aumentou o serviço das empresas, o que significa o reforço no aumento da vigilância sobre as relações de consumo.

Projeto Se Liga, que disponibilizam oficinas de informática, internet, construção de textos e elaboração de currículo. São oferecidos também cursos à distância nas áreas de empreendedorismo, trabalho e renda, informática, educação, além de serviços como, acesso orientado à Internet, emissão de 2ª via de contas e pesquisas escolares. Em breve, a iniciativa contará com mais 19 telecentros, que funcionarão em contêiners ecológicos dentro das escolas, atendendo à comunidade e aos alunos do Município que fazem parte do projeto de inclusão de pessoas com deficiência.

Paixão de Cristo 2010 Com o início da quaresma, ganha força a expectativa para a 36ª encenação da Paixão de Cristo em Pacatuba. Os ensaios ocorrem desde janeiro e, como todos os anos, a peça trará mais uma cena: Pela primeira vez a ressucitação de Lázaro. Outro grande destaque da montagem será o resultado das atividades realizadas pelo Ponto de Cultura, projeto da Secretaria de Cultura e do Ministério da Cultura que em 2008 escolheu a encenação Paixão de Cristo de Pacatuba como um dos 100 projetos de artes mais importantes do Estado. O Ponto de Cultura do Estado do Ceará disponibiliza repasse de R$ 180.000 em até três anos aos 100 projetos

cearenses contemplados. Estão participando das atividades possibilitadas pelo projeto cerca de 120 pessoas. A encenação da Paixão de Cristo em Pacatuba se realiza nos dias 1 e 2 de abril. O evento disponibiliza 3 mil lugares nas arquibancadas e 2 mil nos camarotes. A expectativa é de um público de 15 mil pessoas nesta edição. Maiores informações com a Funtec pelo 3345-2317.


Decreto suspende multas a quem desmatou ilegalmente Quem derrubou florestas além dos limites da lei poderá ficar sem pagar multas ambientais. A anistia vem em um decreto publicado pelo governo federal que cria o “Programa Mais Ambiente”, um projeto para regularizar propriedades rurais que não estejam em dia com a legislação ambiental. Para aderir ao “Mais Ambiente”, proprietários ou posseiros terão que se comprometer a demarcar e recuperar suas áreas de reserva legal – a porção de floresta que tem que ser mantida em pé em cada terreno. Na Amazônia, a reserva legal é de até 80%. Os cadastrados no programa terão suas multas por desmatamento suspensas, desde que o crime tenha ocorrido até o dia 9 de dezembro de 2009 e que a

infração não tenha sido julgada em definitivo nos órgãos ambientais, como o Ibama ou secretarias de meio ambiente. Polêmica Em entrevista ao canal Globo News, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou que 90% dos proprietários rurais brasileiros estão em situação ilegal em relação à porção de terra que teriam que preservar. Ele negou que o decreto signifique perdão de multas, já que só seriam beneficiados os fazendeiros que recuperassem a mata. “Não há anistia aos desmatadores. As multas foram suspensas para quem aderir ao programa.” O diretor de campanhas do Greenpeace, Sérgio Leitão, critica o decreto, afirmando que cancelamento de

Cliente terá de ouvir anúncio para poder falar um minuto

O

s usuários de celulares pré-pagos - uma massa que responde por 82% do mercado de telefonia móvel no Brasil, estimado em 168 milhões de aparelhos - estão na mira de operadoras e anunciantes em um novo tipo de serviço, que oferece ligações gratuitas mediante a veiculação de mensagens publicitárias. A novidade, desenvolvida pela empresa paulista Freakom, começa a ser

disponibiliza da para cerca de 70 mil usuários em Londrina, no Paraná. A Freakom fechou uma parceria com a operadora Sercomtel, sexta maior do País, segundo a consultoria da área de telecomunicações Teleco, e pretende chegar aos principais mercados do Sudeste no próximo trimestre. Até o fim de 2010, o objetivo é atingir todo o País.

7

infrações ambientais estimula o descumprimento da lei. “A questão da reserva legal é desrespeitada seguidamente”, afirmou ele também à Globo News. Preservação obrigatória Alterar o tamanho da reserva legal é uma das maiores reivindicações de grande parte dos agropecuaristas. Hoje, essa área tem que ser de 80% na Amazônia, 35% nas áreas de cerrado dentro da Amazônia e 20% nas outras regiões do país. Se a região já tiver um zoneamento ecológico-econômico – lei que define quais são as áreas que devem servir para agropecuária e quais devem ser preservadas – o percentual pode cair para 50% dentro da Amazônia.

x

Serra X Dilma Levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostrou no dia 17 de março Serra com 35% das intenções de voto, contra 30% da ministra da Casa Civil. A pesquisa CNI/Ibope anterior, divulgada em dezembro, mostrava o tucano com 38% e a petista com 17%. Em fevereiro, outra sondagem Ibope mostrava o placar em 36 a 25%.

INFORME LEGISLATIVO

Reinvidicação para baixar passagem de ônibus. O vereador Átila Câmara, PSB, esteve reunido com a diretora da ARCE – Agência Reguladora do Ceará, Marfisa Aguiar, e técnicos do órgão, solicitando estudos para a redução da atuais tarifas de transporte coletivo no trajeto Maranguape e Fortaleza. A audiência no órgão estadual foi proposta do vereador Átila, e contou com a participação de seus colegas edis: Célio Cavalcante, Nojosa e professor Eliomar Nunes Costa.

Célio Filho participa de solenidade na AL em homenagem aos 30 anos do PT

Tendo ciência da proposta de redução, a ARCE espera posicionamento do Detran estadual. “ Estamos fazendo nosso trabalho. Buscar soluções para os problemas e necessidades de nossos munícipes. Agora o próximo passo é irmos ao Detran, que fará um estudo técnico sobre o assunto e depois realizarmos uma audiência pública na Câmara de Maranguape.”, afirma Átila

O vereador Célio Cavalcante Filho-PT participou na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará de solenidade em comemoração aos 30 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores. A iniciativa foi dos deputados Artur Bruno, Dedé Teixeira, Nelson Martins e Rachel Marques (todos petistas). Doze expresidentes do PT foram homenageados durante a solenidade, e receberam uma placa comemorativa com a inscrição: “PT 30 Anos: O Brasil é Nossa Bandeira”. Também foram homenageados os

deputados federais, José Guimarães (PT-CE) e José Airton Cirilo (PT-CE); os secretários estaduais da Cultura, Francisco Auto Filho, e das Cidades, Joaquim Cartaxo; o vereador João Alfredo (PSol-CE); Joaquim Alves de Almeida, o Joaquim da Pastoral Operária (in memoriam); Antônio Pinheiro de Freitas; Gilvan Rocha; Clodoveu Arruda (o Veveu); Sônia Braga e Ilário Marques. Também presente o ministro da Previdência Social, José Pimentel, vereadores e secretários municipais do PT.


Seguro DPVAT e quem tem direito

O

Seguro obrigatório é pago por motoristas para indenizar vítimas de trânsito. Valor cobrado anualmente para motos é 36% maior do que para carros. Todos os anos os donos de veículos são obrigados a pagar junto com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) o chamado DPVAT. Mas a maioria dos motoristas desconhece a finalidade da taxa e os direitos sobre o valor pago. O seguro por Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre, ou DPVAT, é obrigatório por lei (6.194/74) e utilizado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito causados por veículos motorizados que circulam por terra ou por asfalto. Ou seja, toda pessoa que sofre um acidente (seja motorista, passageiro do veículo ou pedestre) tem direito a ser indenizada -

independentemente de quem seja a culpa por morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas médicas. Nos casos de morte, os herdeiros da vítima são indenizados em R$ 13,5 mil. Para invalidez, a indenização é de até R$ 13,5 mil e varia de acordo com a gravidade das sequelas. Em relação às despesas médicas, o valor reembolsado é de até R$ 2.700. Em caso de invalidez, a indenização é de acordo com o dano e os valores são determinados por lei. Segundo a tabela de indenização, quem perde os movimentos do braço, por exemplo, tem direito de receber R$ 9 mil ou se o acidentado ficar cego de um olho, é indenizado em R$ 6.750. A própria vítima que dá entrada no pedido de indenização ou reembolso. Basta juntar a documentação necessária de acordo com cada caso e levar até o posto de atendimento mais próximo. Quando há vítimas fatais, os

Distrito de Cachoeira comemora festejos de São José

Gol lidera vendas no Brasil O mês de fevereiro com o carnaval foi de festa também para as montadoras: com 211.378 unidades vendidas, apesar de ter tido apenas 18 dias úteis de vendas, apresentou um crescimento de 4,8% em relação aos resultados de janeiro. Estes números representaram também um aumento de 10,5% em relação ao mesmo período do ano passado, que tornou deste o melhor fevereiro da história. Dentre as marcas, apenas uma mudança: enquanto a Fiat permaneceu na liderança, com quase 49.000 unidades comercializadas, a VW reassumiu a 2ª posição com uma diferença inferior a 900

parentes que devem fazer o pedido. “A população precisa ficar atenta pois existe uma rede de pessoas atuantes nas portas dos hospitais e nas funerárias, por exemplo, que em caso de acidentes de trânsito se oferecem à própria vítima ou aos parentes para dar entrada na documentação e retirar o dinheiro que elas têm direito e, em troca, exige uma porcentagem da indenização", afirma o diretor da seguradora. Para evitar essas fraudes, hoje o valor da indenização é creditado na conta do beneficiário. As indenizações do Seguro DPVAT são pagas em até 30 dias, após a entrega completa da documentação. Caso o pagamento do seguro DPVAT não esteja em dia, o proprietário do veículo deixa de ter direito à cobertura, mas as vítimas estarão cobertas. Da mesma forma, um pedestre atropelado por um veículo não identificado terá cobertura.

unidades em relação a Chevrolet. As surpresas ficaram por conta das coreanas: a Hyundai ultrapassou a Toyota e assumiu a 7ª posição, logo abaixo da Honda; enquanto a Kia chegou próxima das 3.000 unidades pela 1ª vez e manteve a 11ª posição já alcançada no mês anterior – à frente de Mitsubishi e Nissan, com fábricas no país. O Gol se manteve na liderança.

Animação, boa comida, cavalgada, muita música e bingo. Elementos que não faltaram no tradicional Festejos de São José, no distrito de Cachoeira, a 28 km de Maranguape. O evento aconteceu sábado, 13, no EcoMuseu. Na programação a VII Farinhada, VI Cavalgada e muito forró pé-de-serra. A festa teve apoio da Prefeitura de Maranguape, através da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura (FITEC); Comitê Agrícola de Cachoeira, Centro Comunitário de Cachoeira, Ecomuseu e apoio do empresário Arlindo Mota para a cavalgada.

A Cidade Comércio e Serviços

xerox artes em geral encadernação cartazes panfletos folders cardápios outdoors banners

plastificação fotografias publicidade marketing jornais cartões pessoais santinhos calendários impressões em geral

Rua Cel. Antonio Botelho, 23 - Centro - Maranguape - CE Fone: (85) 8783.2973 E-mail: jornal.acidade@hotmail.com

Jornal A Cidade  

Edição Nº 80 de 20/03/2010