Issuu on Google+

Jornal

A Cidade DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Notícias da sua Cidade

ANO V - nº 85

30 de abril de 2010

Dia do Trabalho: feriado nacional conquistas dos trabalhadores ao longo da história Página 7

Carlos César - O Quintino 31 anos de leitores


2

A Cidade, 30 de abril de 2010

fala galera “O trabalho dignifica o homem”.Pode ser lugarcomum,mas é a representação da verdadeira essência

Joelcio Alves professor

humana,buscar a dignidade a partir da produção de meios capazes de gerir a si próprio e contribuir para o fortalecimento de uma sociedade mais estável e justa.

Ops... Escreva para o jornal A Cidade, dê sua opinião, denuncie algo ou faça elogios, mande um recado para alguém que você ama. Comunique-se. Esse é seu espaço.

PIZZARIA & PASTELARIA DA GABY

Parque Santa fé

EDITORIAL Nossa edição dessa semana trás a história de 31 anos de trabalho, de uma pessoa que ajuda a difundir a notícia, desde os tempos de menino, e coincidentemente vem no mês do trabalho, ou dia do trabalhador. Carlos César, simboliza a junção de meios de comunicação impressos, e a relação do trabalho, são anos de luta, adaptando-se as necessidades do meio social, e buscando enxergar o futuro. Bem, nessa ótica, nossa opinião, como veículo e meio formador de opinião, temos que identificar a constante mudança que passa as relações referentes ao trabalho humano. Dia, por dia. Todo dia é dia de trabalhar, de labuta, dia de “defender o pão de cada dia”, “fazer o leitinho das crianças”. Mas essas relações olhadas com uma visão bem lá na frente, tá a cada dia se modificando. Ontem a luta era da classe trabalhadora, hoje, é bem mais ampla e reflete as novas tecnologias, o avanço das condições de vida, a agilidade em que tudo acontece, e tem como tendência, cada vez mais, o distanciamento das relações patrão e empregado e entra o agente do trabalho. Aquele que faz, independente de laços e vínculos. O nome emprego, vai a cada dia ficando como símbolo de lutas, mostrando uma trajetória de conquistas. Que no mês do trabalho, continuemos a construir nossos sonhos, a trabalhar nossa alma, e a buscar, através dele (trabalho) nossa verdadeira felicidade. Bom feriado e boa leitura.

O melhor das massas caseiras Temos mais de 40 sabores

Parque Santa Fé

Fone: 3341-3829

Expediente Jornal A Cidade CNPJ10.446.927/0001-03 Editor- Jornalista Responsável Heldemar de Paula Garcia - RP 1000/04/206CE Colaboradores - Michelline Andrade, Dadynha Saturnino e Moisés Lourenço Redação- E-mail: jornal.acidade@hotmail.com Rua Cel. Antônio Botelho, 23 - Centro - Maranguape - Ceará Fone: (85) 8783.2973 Impressão: A Cidade - Comércio e Serviços Tiragem: 1.000 exemplares


A Cidade, 30 de abril de 2010

3

Banca O Quintino: 31 anos de serviços, oferecendo muita leitura e algo mais. Carlos Cesar Branco Quintino, 45 anos, casado, nascido e criado na rua Sete de Setembro, passado na casca do alho, viveu sempre em Maranguape. Conhecido de quem gosta de ler, ou quem passa com frequência pela praça Pontes Vieira, no centro de Maranguape. Brincalhão, extrovertido e falante, esse ilustre fomentador da leitura, tem suas máximas. Sempre bem humorado faz uma pegadinha em conversa com amigos. “Ei, você sabe que o negócio tá de pé só esperando sua posição”. Entre essa e outras Quintino segue a vida, e cultiva seus leitores e clientes. AC- Quanto tempo você tem de banca de revista? Quintino – Em janeiro, fez 31 anos, mais precisamente no dia 7 de janeiro de 1978 foi aberto esse negócio que tenho hoje. AC- Esse negócio veio de família, conte como foi essa história? Quintino - Meu pai tinha uma banca, vendia somente jornais. Naquela época tinha; “O Correio”, “Tribuna do Ceará”, e ”O Povo”, só depois veio o “Diário do Nordeste”, meu pai só vendia jornal como eu falei anteriormente, e eu gostava muito de ler. Então comecei a comprar revistas no Zé Nobre. Daí, quando comecei a comprar essas revistas, comecei a juntá-las, depois trocá-las, a fazer permutas. Com isso comecei a ganhar com esse negócio e fui pegando gosto. Lá em casa eu separei uma mala (aquelas amarelas), coloquei umas pernas na mala e comecei vender as revistas, logo em seguida procurei a Alaor, uma distribuidora e fiz o cadastro, eles tinham uma lojinha, eu comecei a comprar e vender, com a efetivação do cadastro eu comecei de fato, todo dia ia à fortaleza, e comprava. Em seguida fiz uma banquinha de

madeirite, na esquina onde é Drogaria Ceará. E cheguei a onde estou. AC - Como é o perfil dos impressos de hoje em relação aos de quando você iniciou ?

AC- O que vende mais? Quintino - Para o público feminino revistas de horóscopo e revista para adolescente, títulos como: Capricho e Todateen e Loveteen. E o público masculino está resumido em revista Veja e Playboy. AC- Revistas e cursos sobre informática são procurados? Quintino - Nessa área especificamente, mais jogos pois o público é bem jovem.

« Sinceridade. A única coisa concreta que podemos saber é que a água do mar é salgada. O resto tudo é especulação.»

Quintino - Naquele tempo, eu vendia 100 jornais por dia, hoje isso caiu para vertiginosamente, por exemplo: recebo cinco jornais O Povo, e seis Diário do nordeste, e ainda tem devolução. Isso ocorre na minha opinião pela interatividade e facilidade dada pela internet. A revista Veja só para você ter uma idéia, você vai no site e vê tudinho, é só olhar e imprimir o que você quiser. AC- Como são seus clientes, mudou ou são os mesmos? Quintino - O cliente hoje é o cliente de momento, é de passagem, e por isso o produto tem que está bem exposto para ser vendido. Ou, produtos segmentados, que quando publicados tem uma boa procura, livros em especial.

AC- Sobre a relação do maranguapense e a banca? Quintino - A banca de revista hoje está resumida ao público adolescente, a cultura referente a mídia impressa perdeu o lugar para a internet, tive que colocar outras coisas, agregar serviços como a venda de celular, sorvete, cartão e créditos de telefone para sobreviver, isso é uma realidade nacional, somos também uma loja de conveniência. AC- O que você mais gosta em Maranguape? Quintino - Gosto da tranquilidade. Maranguape ainda é uma cidade dormitório, mesmo sendo uma cidade de mais de cem mil habitantes, ainda conhecemos a maioria das pessoas. AC- Qual é a sua perspectiva para a economia brasileira e esse setor, de impressos e serviços? Quintino - Sinceridade. A única coisa concreta que podemos saber é que a água do mar é salgada. O resto tudo é especulação. Por exemplo, quem foi melhor: Pelé ou Maradona? Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? Teoria da criação ou da evolução? Para essas perguntas não saberemos responder com absoluta certeza . Creio que a perspectiva existe e não depende só de nós, também de nossos governantes.


4

A Cidade, 30 de abril de 2010

fatos s a o s s Pe

&

Michelline Andrade michellinemp@gmail.com

Projeto Vida e Arte O Colégio Sebastião de Abreu oferece em sua programação escolar atividades de esportes, lazer e dança. As aulas de ballet, karatê, natação, jazz, e futsal estão disponíveis para os alunos do CSA. Interessados deverão procurar a secretaria do colégio.

da corrida é gratuita. Após a corrida haverá muito forró no Oxente Mainha e a animação fica por conta das bandas Forrozão Pisada Quente e Cacimba de Aluá. Curso de inglês CNA

Niver animado Dia 18 de abril, o empresário Moisés Lima Filho, da Casa dos Animais, comemorou em sua fazenda em Gereraú seu aniversário com a presença de muito amigos e familiares. Novos cursos na UFC A UFC – Universidade Federal do Ceará, através do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprova três novos cursos de mestrado profissional: Saúde da Família, Engenharia de Produção e Gestão de Recursos Hídricos. II Corrida de jumento Dia 02 de maio na Tangueira, acontecerá a II Corrida de Jumento. A inscrição para participar

No mês de agosto estará disponível em Maranguape curso de aula de inglês. Os empreendedores Waleska e Clezer Bessa abrirão uma nova franquia de idiomas CNA. Haverá turmas pela manhã, tarde e noite e as aulas serão no Colégio Sebastião de Abreu.

Capacitação de profissionais para a Copa de 2014 O Ministério do Turismo apresenta em São Paulo, o programa Bem Receber Copa. A ação pretende capacitar 306 mil profissionais que terão contato direto com os turistas que vierem ao país para a Copa do Mundo de 2014. A qualificação de mão de obra é um dos quatro eixos estratégicos do MT, juntamente com a promoção e imagem, requalificação do parque hoteleiro e infraestrutura turística. O programa será desenvolvido em parceria com as entidades de classe que integram o Conselho Nacional de Turismo. Desde janeiro, cinco

entidades já iniciaram a etapa de planejamento e o programa piloto, com a qualificação de 24.860 profissionais das áreas de alimentação, hospedagem, entretenimento, transporte aéreo regional e locadoras de automóveis. Os participantes terão à disposição mecanismos de ouvidoria que permitirão opinar sobre os processos de qualificação para aprimorar o programa.

Porque hoje é Sábado? Todo sábado às 11 h da manhã na Rádio Maranguape FM 106,3 vai ao ar o programa Porque hoje é sábado! Na apresentação professor Artur Pinheiro e Marcelo Silva falam sobre diversos assuntos: economia,política,arte, cultura e debates sobre temas atuais.

17

anos a serviço de

Maranguape Praça Francisco Colares, s/n - Centro - Maranguape - Ceará


A Cidade, 30 de abril de 2010

Diversão e Arte nos bairros de Maranguape Aconteceu na noite do último sábado, a primeira edição do Seu Bairro é um Show, na Praça Gustênio & Zé Maia no Parque Santa Fé. O evento, organizado pelos jovens Promoters Rogério Rogher e pelo radialista, Beto Nascimento, apresentou um desfile de moda da nova coleção da marca B&L Fashion, shows musicais do grupo Styllo Mania e de Liliu dos Teclados, e ainda, a participação de Dj que colocaram a galera pra dançar. Teve também um bingo de uma super cesta básica.

A Cidade em em

5

By Dadynha Saturnino

Foco

glaudianesat@hotmail.com www.twitter.com/dadynha

Maranguape se rende ao Circo do Motoka Na noite do dia 23, o humorista Tirullipa e a mulher Caçote, fizeram um show de humor no Circo do

O evento reuniu centenas de pessoas, entre moradores do bairro, políticos e amigos de bairros vizinhos. Importante mesmo foi a participação de todos, num evento tranquilo, alegre e de clima bem familiar. Aguardem a próxima edição do Seu Bairro é um Show!

Motoka, levando às gargalhadas o público presente. Vistos por lá: o promoter Rogério, o radialista Beto Nascimento, a estudante Amanda Maria, o atleta Nonázio e os empresários André e Roberto.

Show na Praça Gustênio & Zé Maia Desfile de Moda, Shows Musicais e muita gente

PÓS-GRADUAÇÃO UNICID à distancia - ON LINE R$ 70,00

FVJ presencial - (aos sábados) R$ 150,00 Instituto Calumbi - Colégio São José Fone: 8736.9913 / 91648506 E-mail: instituto.calumbi@yahoo.com.br Coordenação: Prof. Artur Pinheiro

bonita no Iº Seu Bairro é um Show, evento cultural realizado

no Parque Santa Fé, na

noite do último sábado.

A Moda cearense em evidência Priscila Reis foi vista no Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura conferindo de perto os lançamentos e as novas tendências da moda no Dragão Fashion Brasil 2010. Já no Festival da Moda de Fortaleza, no Maraponga Mart Moda , Cleo, Kelly e Diana foram clicadas na Loja Absoluta com a exBBB 10 Ana Mara (a Maroca) e a cantora Stefanny, a absoluta.

Aniversariantes queridos:

1

2

3

4

5

6

7

8

1-Cinira 01/05 2-Sheila 02/05 3-Amanda 03/05 4-Julinho 04/05 5-Mary 04/05 6-Weliton 04/05 7-Lidiane 05/05 8-Lino 07/05


6

A Cidade, 30 de abril de 2010

Fique Ligado

Atendimento especial da

“Seu Bairro é

Farmácia Viviane, a galera

um Show”,no

que tem a maior atenção à

Santa Fé foi o

você: Luciano, Renata,

maior sucesso

Circo do Motoka é atração na cidade Há duas semanas instalado enfrente ao Colégio Manoel Rodrigues, o Circo tem feito mais felizes os dias da população maranguapense; Com apresentações diárias de palhaços, malabaristas, tem também o fantástico globo da morte e conta com a presença de grandes convidados.

Na noite da última Sexta feira, o circo recebeu o humorista Tirullipa, filho do grande Tiririca e hoje contratado do Programa Show do Tom, na TV Record. Tirullipa levou às gargalhadas o público presente, interpretando Pinel Becker, Mulher Rapadura até brincando com a platéia, como aconteceu com a jovem Simone e o atleta Nonázio. Vale à pena ir ao circo.

Nova Ferrari impulsiona vendas da marca no Brasil Ainda não está confirmado, mas é bem possível que 20 brasileiros sejam os felizes proprietários de uma Ferrari 458 Italia, novo modelo da empresa que chega ao Brasil em junho. Para que isso aconteça, é preciso duas coisas: que o representante da marca aqui no

país, a Via Italia, consiga garantir a encomenda junto à fábrica, e que os consumidores brasileiros paguem entre R$ 1,5 milhão e R$ 1,6 milhão pelo carro. O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber o superesportivo – e também o maior mercado da região para a marca.

Luziano e Chandelier.

O emprego dos sonhos O emprego dos sonhos de qualquer casal apaixonado que adora viajar está mais perto de uma brasileira. Casada com um sul-africano e morando na Irlanda, Daniela Gross está entre os dez casais finalistas para conquistar o “emprego dos sonhos”. O concurso, promovido pela empresa Runaway Bride & Groom, que realiza casamentos na Irlanda ou qualquer outro lugar do mundo, chega ao fim no dia 9 de maio. Ultimate Job (Melhor Emprego, em inglês) que recebeu mais de 30 mil inscrições – é um “passaporte” de seis meses para que o casal escolhido possa viajar por locais exóticos e repasse suas impressões sobre hotéis luxuosos, coquetéis, paisagens e até sobre o por do sol mais romântico. Pelo trabalho, o casal receberá ainda o equivalente a quase R$ 50 mil. “Eu adoro viajar e acho que a minha experiência de viajante permite falar do glamour da viagem, e da história e cultura do lugar”. Sem grandes expectativas eu e Dave resolvemos participar e fizemos um vídeo, mas sem esperar muita coisa. Foi muito legal quando vimos que nosso vídeo foi o mais votado entre os 50 finalistas”. Falou Daniela.


A Cidade, 30 de abril de 2010

7

Dia do trabalhador Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago. Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando

na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket. Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional. Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924

Projeto de artesanato Projeto de capacitação para trabalhar com artesanato chegou em Maranguape e realizadas oficinas de confecções de objetos a partir de reciclagem de jornais. A ação integrou uma série de oficinas que percorreu 14 localidades do Interior (incluindo Maranguape), com 17 oficinas, e beneficiou cerca de 340 pessoas, desde a criação do projeto em 2008. Em Maranguape, a oficina foi ministrada pela artesã Carmem Ferreira, para 30 moradores. As aulas

aconteceram na Biblioteca Capistrano de Abreu. O Projeto Reciclocidades beneficia um público variado em idade, mas sempre com a intenção de formar multiplicadores e artesãos que possam ver no saber repassado uma fonte de renda. As cidades que já foram beneficiadas pelo Projeto foram Jericoacoara, Guaramiranga, Baturité, Umirim, Jaguaruana, Itaiçaba, Frecheirinha, Alcântara, Paraipaba, Aratuba, Pacoti, Crateús e Aracati.

no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nesta data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.

Obras de saneamento Atualmente, a Cagece está executando, em paralelo, duas etapas de obras de esgotamento sanitário, em Maranguape. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 33,3 milhões, sendo R$ 23,9 milhões com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e R$ 9,4 com recursos do Banco Interamericano

de Desenvolvimento (BID). Ao término, a obra atenderá aproximadamente 37 mil pessoas. As obras irão instalar 8.773 ligações de esgoto e 54.257,30 metros de rede. Também será construída uma estação de tratamento de esgoto, com duas lagoas de estabilização, e quatro estações elevatórias.

Banda larga Operadoras de celular e TVs pagas disputam Wimax, que permite oferta de internet rápida. Anatel retarda a entrada da nova tecnologia; senadores decidem acompanhar mais de perto distribuição de frequência e cobrar agilidade. Há uma guerra surda entre as operadoras de telefonia celular e empresas de TV por assinatura pelas faixas de frequência que vão viabilizar o crescimento da

banda larga sem fio.Pelas projeções do governo federal, o Plano Nacional de Banda Larga passará a ser rentável em 2014, e até lá contará com investimentos e desonerações que, juntos, somarão R$ 8,5 bilhões. O governo pretende erguer o plano com mais da metade dos componentes e equipamentos fabricados no Brasil, com tecnologia nacional.

Em cartaz no cinema North Shopping de Maracanaú - Período de 30/04 a 06/05 HOMEM DE FERRO 2 Sinopse - No filme, o mundo já sabe que o inventor bilionário Tony Stark é o super-herói blindado Homem de Ferro. Sofrendo pressão do governo, da mídia e do público para compartilhar sua tecnologia com as forças armadas, Tony reluta em divulgar os segredos por trás da armadura do Homem de Ferro, temendo que as informações caiam nas mãos erradas. Tendo Pepper Potts e James "Rhodey" Rhodes a seu lado, Tony estabelece novas alianças e enfrenta novas e poderosas forças. Elenco: Robert Downey Jr., Don Cheadle, Gwyneth Paltrow, Mickey Rourke, Sam Rockwell, Scarlett Johansson, Samuel L. Jackson. Duração: 124 minutos, Gênero: Aventura. Censura: 12 anos

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS Sinopse. As aventuras de uma jovem garota, Alice que, após cair no sono, acorda em um mundo mágico cheio de personagens estranhos, como o Chapeleiro Maluco, a Rainha Branca e a Rainha de Copas. A escuridão está por todos os lados. Elenco: Mia Wasikowska, Johnny Depp, Michael Sheen, Anne Hathaway, Helena Bonham Carter, Matt Lucas, Alan Rickman, Christopher Lee, Crispin Glover, Stephen Fry. Duração: 109 minutos, Gênero: Aventura, Censura: 10 anos. Fonte: Centerplex


8

A Cidade, 30 de abril de 2010

Empate: torcidas de Flamengo e Corinthians Por Daniel Abreu

Adversários nas oitavas de final da Libertadores, Flamengo e Corinthians travam outro duelo fora do campo. Afinal, quem tem a maior torcida? O Datafolha realiza pesquisas sobre o tema desde 1993 e sempre com os cariocas em primeiro. Entretanto, em novo estudo realizado nos dias 15 e 16 de abril (pouco mais de quatro meses após o anterior), rubronegros e alvinegros voltam a ficar empatados tecnicamente. Na pesquisa de dezembro, realizada logo após o título brasileiro do Fla, a porcentagem de rubronegros era de 19%. Agora, caiu para 17%. Os fãs do Corinthians, ao contrário, cresceram, saltando de 13% para 14%. Como a margem de erro é de 2%, há o empate técnico. Aliás, a oscilação registrada na mais recente pesquisa está dentro da própria margem de erro queda de 2% para Fla e crescimento de 1% para o Timão. Distantes de Flamengo e Corinthians, os demais grandes clubes do país

seguem bem próximos um dos outros. São Paulo (8%), Palmeiras (6%) e Vasco (4%) também estão tecnicamente empatados. Eles são seguidos por Grêmio (3%), Inter (3%), Cruzeiro (3%), Atlético-MG (2%) e Santos (2%). Fluminense, Botafogo, Bahia, Vitória, Sport e Portuguesa aparecem com 1%. Ainda 25% dos entrevistados disseram não torcer por clube algum. O ceará Sporting club (único representante cearense na 1ª divisão brasileira) também tem sua torcida entre as maiores. O clube tem 0,57 milhões de torcedores, o que lhe deixa na 14ª posição entre os clubes da série A. Ficando inclusive a frente de clubes tradicionais como: Atlético Paranaense (vice-campeão da libertadores de 2005) e Goiás (3ª colocado no brasileirão de 2005).

Torneio de Futsal Missionário A 1ª Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Templo Central, realizou dia 21 o 1º Torneio de Futebol Missionário. O Evento foi realizado na AABB de Maranguape. Um dia inteiro de lazer com um ambiente tranquilo para as crianças se divertirem com banho de piscina e brincadeiras; os adultos, por sua vez, estavam reunidos na torcida por seu time predileto. O evento contou com a

presença de Bandas de Xote e Pagode, de Fortaleza, que prestigiaram a programação. De acordo com a organização do evento, aproximadamente 150 pessoas participaram do Torneio. "Nossa Igreja tem tido o zelo de abranger não somente a parte espiritual de nossa gente, mas entendemos que é preciso promover momentos de descontração e lazer para a família evangélica". Afirmou um dos líderes da Igreja.

RONDA NOS BAIRROS 1151-Novo Maranguape I e II - 8623-2000 1152-Centro-Outra Banda-Gavião-Mororó-8623-2020 1153-Pq Sta Fé-Stos Dumont-N.Pq Iracema-Urucará-8623-2121 1154-Pq Iracema-Coité-Aldeoma-Tangueira-8623-2200


Jornal A Cidade