Issuu on Google+

Jornal

A Cidade DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Notícias da sua Cidade

ANO V - nº 103

29 de outubro de 2010

Professora Maria Célia é assassinada em Maranguape. Página 4

Jeyse Machado: O estilo Rosa Xyque


2

A Cidade, 29 de outubro de 2010 - www.issuu.com/jornalacidade

fala galera “Abraçar a causa da “Educação” é sem dúvida um grande desafio, e ao mesmo tempo um ato de amor, de doação... Decidi ser professora e descobri que fiz a escolha certa, porque essa profissão me faz bem. E como diz Rios (2001) “somos competentes quando o que fazemos é prazeroso, tanto para quem faz como para quem o fazemos.” Sei que enfrentamos muitos obstáculos na prática docente, desde a ausência de recursos para auxiliar as aulas, como reconhecimento e valorização do profissional. Mas sinto-me importante por fazer parte da vida de muitos alunos, e de poder contribuir de forma positiva na formação deles não só com a transmissão de conteúdos, mas também com incentivos, e ensinamentos de vida. Quero parabenizar todos nós professores, desejando a todos: saúde, sabedoria e muita luz para iluminar nossos passos nessa caminhada. Não poderia deixar de dizer OBRIGADO aos meus queridos Mestres... saibam que essa sua eterna aluna ainda hoje vive suas lições. FELIZ DIA DOS PROFESSORES!”

EDITORIAL Nesta semana entrevistamos Jeyse Machado Nunes, a criadora da confecção Rosa Xyque, que nos fala como ingressou no segmento e como têm conquistado espaço neste concorrido mundo da moda. No dia 15 de outubro comemoramos o “Dia dos Professores” e não poderíamos deixar de homenagear esta profissão tão grandiosa. Publicamos um depoimento da professora Telma Paula que parabeniza todos os professores. E por falar em professora, trazemos uma matéria sobre o crime que abalou nossa cidade e repercutiu em todo território nacional. O assassinato da professora de Maranguape Maria Célia, de 34 anos de idade. Domingo (31), é o segundo turno para eleição presidencial. Todos nós devemos exercer o papel de cidadão consciente para a escolha do futuro de nosso país. Trazemos também matéria sobre o aniversário da loja Bazar Bijoux em Maranguape, a peça “As Aventuras de Mily – A Robô”, o Campeonato de Mountain Bike Maranbiker 2010 e outras notícias. Boa leitura.

Telma Paula Andrade - Professora de Matemática

VESTIBULAR UVA 2011.1 2010.2 CURSOS AOS SÁBADOS E FÉRIAS: MATEMÁTICA, PORTUGUÊS E PEDAGOGIA CURSOS À NOITE: EDUCAÇÃO FÍSICA E RECURSOS HUMANOS

Expediente Jornal A Cidade

Inscrições abertas

R$ 30,00

CNPJ10.446.927/0001-03 Editor - Jornalista Responsável Heldemar de Paula Garcia - RP 1000/04/206CE Colaboradores - Michelline Andrade, Dadynha Saturnino e Moisés Lourenço Redação - Email: jornal.acidade@hotmail.com www.issuu.com/jornalacidade

Instituto Calumbi - Colégio São José Fone: 8736.9913 / 9164.8506

Rua Cel. Antônio Botelho, 23 - Centro - Maranguape - Ceará Impressão: A Cidade - Comércio e Serviços

E-mail: instituto.calumbi@yahoo.com.br

Tiragem: 1.000 exemplares

Coordenação: Prof. Artur Pinheiro


A Cidade, 29 de outubro de 2010 - www.issuu.com/jornalacidade

3

Jeyse - a nova geração da confecção Nossa entrevistada da semana é Jeyse Machado Nunes, uma jovem empresária que com seu talento, trabalho e determinação criou uma marca de sucesso a fábrica de confecção Rosa Xyque. Jeyse é maranguapense, tem 31 anos, é casada e tem dois filhos: Guilherme (8) e Pedro (1). Filha de Airton e Elizabeth (in memorian) sempre teve o sonho de criar sua própria confecção e há quatro anos criou a Rosa Xyque. Suas criações de moda estilosa e sempre inovadora tem conquistado cada vez mais os maranguapenses e aos poucos, clientes de várias regiões do Brasil.

investimento que traz o reconhecimento do público. Não existe você trabalhar numa coleção linda e não mostrar, é um meio de estar sempre presente a sociedade, é um investimento que traz retorno, sem dúvidas. AC - Quais as vantagens e desvantagens que o mercado da moda cearense enfrenta atualmente? Jeyse - Acredito que não seja só no Ceará, mas em todo o Brasil, as indústrias são muito prejudicadas com a quantidade de impostos, então é difícil trabalhar aqui dentro desse país com os planos econômicos do governo atual. A vantagem é para quem tem recursos que ainda encontram uma saída e podem trabalhar com exportação.

AC - Como surgiu a ideia de fazer uma loja? Nos fale como tudo começou. Jeyse - A princípio não foi bem uma loja, eu sempre tive um sonho de colocar uma confecção igual a minha mãe e Deus colocou uma pessoa que me deu muito apoio e me ajudou bastante a realizá-lo. Em 2006 eu comecei a fábrica com apenas três máquinas que restaram ainda da confecção da minha mãe e eu mesma vendia de loja em loja, com um ano depois senti a necessidade de colocar uma loja de fábrica para que eu pudesse expor melhor o meu produto. AC – Quais os profissionais que trabalham com você e os setores fundamentais para o sucesso da Rosa Xyque? Jeyse - Graças a Deus eu tenho uma equipe profissional competente, todos os setores são muito importantes, começa pelo desenvolvimento que é a área de criação aonde vem a estilista, modelista e pilotista, a área de corte, a área de produção que são as costureiras, revisoras e auxiliares e finalmente a área de vendas, conto com duas vendedoras muito simpáticas. Todos os meus funcionários gostam do que fazem e vestem a camisa da empresa e isso acredito que seja um sucesso para a Rosa Xyque. AC - Quais as localidades atendidas pela Rosa Xyque e onde funcionará a nova loja? Jeyse - Nós vendemos parte do norte, nordeste e centro-oeste. Temos conquistado muitos bons clientes nessas áreas e pretendemos conquistar outras áreas como o Sul do Brasil. Mas por enquanto quero mesmo é fortificar minha marca em Fortaleza e estamos agora no próximo dia 23 de outubro inaugurando uma loja no Shopping Fortaleza Sul, onde pretendo conquistar muitos clientes novos. AC - Sua loja tem um conceito diferenciado. Qual a diferença entre moda e estilo?

AC - Nesse mês a Rosa Xyque lançou sua nova coleção. Que novidades e tendências o novo catálogo traz para os clientes? Jeyse - Em minha opinião moda é a tendência de consumo da atualidade e é composta de vários estilos. A cada dia que passa o mundo da moda vem se superando e surpreendendo as pessoas, com cores vivas, tendências novas, cortes inusitados e tecidos inovadores. A moda proporciona aos que seguem uma tendência sempre inovadora e ousada. Ela é abordada sempre, encaixa em qualquer assunto e é sempre um meio de inspiração aos que a seguem. Estilo é diferente de moda, cada pessoa tem o seu, pois vem de dentro para fora. A moda passa e o estilo não. Um estilo não se compra como a moda. Procuro sempre trabalhar vários estilos, mas sempre dentro da moda, ousar, fazer moda com estilo, unir o útil com o agradável. A questão aqui não é sempre estar na moda, mas vestir-se bem. AC - Maranguape foi um grande pólo no ramo de confecção e esse mercado tem ressurgido com a abertura de muitas fábricas em nosso município. Qual o segredo para manter uma marca viva nesse ramo tão competitivo? Jeyse - Eu tento sempre inovar, sou uma mulher ousada, procuro trabalhar modelos, tecidos e aviamentos diferenciados e não tenho medo de arriscar. Procuro sempre está na mídia. AC - Você acha que a cultura de investir em publicidade está mudando? Jeyse - Com certeza, as pessoas estão com a mente mais aberta para isso, hoje muita gente cresce através da mídia, o povo quer vestir-se com o que está na mídia, é um

Jeyse - A nova coleção está lindíssima. Traz para a estação um clima de glamour despretensioso para uma mulher que sabe compor looks que vão do dia a dia à festa sempre com muita elegância. Como toda empresa que se preocupa com o seu público, nós procuramos transformar a malha numa peça que pudesse vestir a mulher para todas as ocasiões, sem esquecer seus desejos e seu encanto. Vamos abusar de rendas, babados, laços, laços e laços.Tudo com muito bom gosto é claro. AC - Como você define o momento que vive a Rosa Xyque hoje? E os planos para o futuro? Jeyse - Hoje eu vejo a Rosa Xyque um caminho próspero e vitorioso, estamos caminhando numa estrada iluminada por Deus, posso dizer que é difícil, mas é gostoso cada conquista suada, estou sempre lutando para melhorar a qualidade do meu produto, o reconhecimento do público. Planejo abrir mais lojas em Fortaleza, explorar outros mercados de clientes. AC - Uma mensagem para os apaixonados por moda. Jeyse - Eu sou uma pessoa apaixonada por moda, adoooro trabalhar nesse ramo e digo que é minha fonte de inspiração. Mas nem tudo da moda é o nosso foco, temos que usá-la, mas deixando sempre o nosso estilo em primeiro lugar e jamais copie o estilo de alguém. É muito importante cada pessoa encontrar o seu.


4

A Cidade, 29 de outubro de 2010 - www.issuu.com/jornalacidade

fatos s a o s s Pe

&

Michelline Andrade michellinemp@gmail.com www.issuu.com/jornalacidade

Vestibular UVA 2011.1 Estão abertas as inscrições para o Vestibular da UVA 2011.1. Os cursos oferecidos são: Matemática, Pedagogia, Português, Recursos Humanos e Educação Física. Interessados podem efetuar suas inscrições no Colégio São José ou pelo site www.idj.com.br. O valor da inscrição é R$ 30,00. Maiores informações nos fones: (85) 8736.9913 / 9164.8506 / 3484.0997.

LTE (sigla em inglês para "evolução em longo prazo"). A conexão pode ser cinco vezes mais rápida que a oferecida pelas redes 3G em funcionamento no Brasil. Niver Clautene!

Tecnologia 4G Visando o Mundial de Futebol em 2014 no Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pretende antecipar para 2011 o leilão para as licenças de 4G no país. A tecnologia 4G irá possibilitar às operadoras acesso à faixa de frequência de 2,5 Gigahertz (GHz) que oferece a tecnologia 4G, também conhecida como

Nos dias 9 e 10 de outubro no Prédio da Sociedade Artística aconteceu a apresentação do espetáculo “As Aventuras de Mily – A Robô”, da companhia de Teatro Chama. O elenco é composto por jovens evangélicos e durante os dois dias de espetáculo a peça atraiu centenas de pessoas. A Cia já está agendando uma data para novas apresentações. A peça fala sobre um cientista que cria uma robô onde seus netos a levam para participar de um concurso na escola. A professora das crianças é muito

helicóptero ajudou no resgate rígida, porém engraçada, e a robô que fala, não consegue responder a pergunta mais importante do concurso que é sobre Jesus Cristo. O espetáculo aborda os temas ciência e fé. Vale a pena conferir.

3ª Feira de Emprego e Estágio do Ceará

Adeus à Néstor Kirchner O ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner, faleceu nesta quarta-feira (27) aos 60 anos de idade após uma parada cardíaca. Néstor Kirchner, esposo da atual presidente da Argentina, Cristina Kirchner, era considerado um grande líder político do país sul-americano nas últimas décadas. O exmandatário recebeu homenagens dos argentinos e de autoridades de diversos países.

As Aventuras de Mily - A Robô

Dia 18 de outubro nossa querida amiga Clautene Caetano completou mais um ano de vida. Desejamos muita saúde e sucesso. Parabéns! Horário de verão O horário de verão deve gerar uma economia de 5% no consumo de energia nos horários de pico nas regiões Sudeste, CentroOeste e Sul. O novo horário, que teve início no dia 17 de outubro, se estenderá até 20 de fevereiro de 2011. O principal objetivo do horário de verão é aliviar a carga entre as 19 e as 21 horas, período em que a maior parte das pessoas chega em casa, toma banho, e a iluminação pública é acionada. Como os relógios são adiantados em uma hora, esse pico do consumo é diluído, pois a luz natural do dia é aproveitada por mais tempo.

A 3ª Feira de Emprego e Estágio do Ceará que acontece nos dias 3 a 5 de novembro no Centro de Convenções do Ceará é uma iniciativa da IDHEA - Instituto de Desenvolvimento Humano, Empresarial e Ambiental. A Feira é um evento aberto, cujo público é formado por candidatos a vagas de estágio e emprego em todas as áreas do mercado, imprensa, convidados e autoridades. A 3ª FEECE oportunizará aos visitantes ofertas de emprego, estágios, capacitação, orientação profissional e ações de cidadania, incentivando o cidadão a buscar o desenvolvimento profissional, por meio de metodologias inovadoras, dentro de uma

visão de inclusão ao mercado de trabalho. O público esperado é da ordem de 10.000 visitantes/dia, que serão atendidos com serviços como cadastramento de currículos, orientação e encaminhamento para entrevistas de empregos, recrutamento e seleção, palestras abordando temas de grande relevância e de interesse do público-alvo, sorteios de bolsas de estudo para cursos de formação e qualificação profissional. Para ter acesso a feira o participantes terá que levar 1Kg de alimento não perecível que será doado para instituições carentes. Maiores informações no site www.feiradeemprego.com.br

Professora assassinada em Maranguape Na manhã do dia 22 de outubro, a professora Maria Célia de Oliveira Costa de 34 anos foi baleada com dois tiros, na saída do seu trabalho. Célia, estava dentro de seu carro, ao lado da Escola Manuel Severo Barbosa, no bairro da Guabiraba em Maranguape, quando foi abordada pelo o exnamorado, o vigilante Cristiano de Abreu Nunes (36), onde efetivou o atentado. Após o ocorrido, a professora Célia foi levada para o Hospital IJF – Instituto José Frota, em Fortaleza, e esteve internada até o último domingo (24), quando faleceu. A professora foi sepultada no distrito de Vassouras. A vítima havia registrado um Boletim de

Ocorrência contra Cristiano. A Delegacia Metropolitana de Maranguape instaurou inquérito para apurar a morte da professora Célia. O acusado do crime está foragido.


A Cidade, 29 de outubro de 2010 - www.issuu.com/jornalacidade

Inscrições abertas para o MARANBIKER 2010 O evento MARANBIKER - 2ª Etapa do Cearense de Mountain Bike, que conta pontos para o ranking brasileiro que acontece nos próximos dias 6 e 7 de novembro em Maranguape, está com as inscrições abertas. A data para se inscrever é até o dia 4 de novembro. Haverá um número limite de atletas para se inscreverem, pois o evento terá uma estrutura que não pode ser surpreendida pelo número de seus participantes para assim cumprir os procedimentos de segurança e apoio devido aos competidores. Segue abaixo a lista das lojas credenciadas para realizar as inscrições: Limp Car – Maracanaú / Avenida Central – Másio Cidrack: (85) 8811-5446; Mota Ciclo – Siqueira – Tiago Soares: (85) 88452672; Criciclo – Parangaba – Eleni da Silva: (85) 8644-9244; Regiciclo – Joquei Clube – Reginaldo: (85) 88364454; Itaoca Ciclo – Itaoca – Janaína e De Assis: (85) 3232-1269; CRICICLO – Aldeota / Pça do Hospital Militar – Cristiano: (85) 8844-9244; Barcellos – Papicu / Rua Padre Antônio Tomás – João Paulo: (85) 8702-5435; Sport Bike – Varjota – Gilberto ou Rejane: (85) 3267-7425; JOÃO CICLO – Aldeota / Costa Barros – Jordão: (85) 3248-8384; Savana Bike Shop –

A Cidade em

5

By Dadynha Saturnino

Foco

glaudianesat@hotmail.com

www.twitter.com/dadynha www.issuu.com/jornalacidade

Movimentação política Foto: Maranbiker 2009

Meireles – Jimmy Pereira: (85) 86606886; Bike Ceará – Washington Soares – Marcelo Facó: (85) 87091434; Pousada Maranguape – Maranguape / Centro – Pedro: (85) 3341-1210; FEDERAÇÃO CEARENSE DE CICLISMO – Messejana – Eduardo: (85) 9134-7350. As inscrições para o MARANBIKER 2010 acontecem nas lojas credenciadas de Fortaleza, Região Metropolitana e Região do Cariri através do Eco Bike`s. Para atletas fora do estado do Ceará, podem entrar em contato com a organização do evento pelo email carlosloppes@yahoo.com.br e solicitar ficha de inscrição, regulamento e instruções para pagamento de inscrições. O valor da inscrição é R$ 55,00 para categorias individuais e R$ 90,00 para categorias duplas.

No dia 10 de outubro, políticos e eleitores participaram de uma carreata política pró-Dilma saindo de Maracanaú, encerrando-se na Praça Capistrano de Abreu, em Maranguape. Registramos alguns maranguapenses que estiveram presentes, mostrando seu apoio a candidata petista:

Nayane,Dinací,Senador Pimentel,Cleonisa e Helen

Pesquisa mostra: Dilma 58% X Serra 41% A pesquisa de intenção de voto para o segundo turno da eleição presidencial divulgada nesta semana pelo o instituto CNT/Sensus mostra que a candidata Dilma Rousseff (PT) tem 58,6% dos votos válidos, e José Serra (PSDB), 41,4%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais

para mais ou para menos. O critério de votos válidos exclui intenções de voto em branco e nulo. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 37609/2010. O CNT/Sensus ouviu 2.000 eleitores entre os dias 23 a 25 de outubro em 136 municípios.

Senador Pimentel e Vereador Celio

Juilton e Senador Pimentel

Governador Cid Gomes e Cleonisa

Deputado Edson Silva e Goretty

Aniversariantes!!!

Qualidade e preços baixos você encontra aqui.

Rua Cel. Antônio Botelho de Sousa, 99 - Centro - Maranguape - Ce

Fone: (85) 3341.4048

30/10 Luana

31/10 Michella

31/10 Fabricio

31/10 Rosana

1/11 Lia

04/11 Ítala


6

A Cidade, 29 de outubro de 2010 - www.issuu.com/jornalacidade

A Bazar Bijoux comemorou dois anos de aniversário em Maranguape. Veja fotos de alguns colaboradores da Loja de bijuteria.

Verônica, Mônica, Jardele e Jaqueline

Gorete

Na foto, Letícia Mascarenhas (modelo) com Wenderson Lima, gerente da loja de semi-jóias e perfumes Rhanamel, a nova loja do ramo em Maranguape

A Unidade de Atendimento do SINE/IDT de Maranguape está com vagas disponíveis para emprego nas seguintes ocupações: agente administrativo (1 vaga), auxiliar de linha de produção (10 vagas), auxiliar de linha de produção (10 vagas – para portadores de deficiência), carpinteiro (1 vaga), promotor de vendas (3 vagas), costureiras a máquinas na confecção em série (10 vagas), vendedor pracista (10 vagas), zelador (1 vaga), motorista de ônibus (1 vaga), secretária escolar (1 vaga), cobrador de ônibus (1 vaga), empregada doméstica (1 vaga), atendente de lanchonete

Verônica, Jaqueline e Márcio

O casal Mário e Roberta estão curtindo cada momento do nascimento da filha primogênita Maria Rita que completou 2 meses. Parabéns pela família!

Vagas de emprego no SINE em Maranguape

Fique Ligado

Mônica e Jardele

A estudante de jornalismo Roberta Figueredo (esquerda), postou na sua página em site de relacionamento uma foto com a jornalista Katiúzia Rios.

Anvisa anuncia regras para compra de antibióticos

(1 vaga), bibliotecário (1 vaga), farmacêutico (1 vaga), pedreiro (1 vaga), açougueiro (1 vaga), babá (1 vaga),auxiliar de limpeza (1 vaga), trabalhador rural (1 vaga), comprador (1 vaga), cortador (1 vaga), servente de obras (10 vagas), motoboy (1 vaga), jardineiro (1 vaga), vigilante (1 vaga). Interessados devem comparecer ao SINE de Maranguape portando os principais documentos, na Rua Mundica Paula, 216, Centro. O SINE ressalta que as vagas anunciadas estão sujeitas a alterações e triagem. Informações no fones (85) 3101.2813/3341.5958.

Banca O Quintino II Recargas:

Celulares 2 Chips - Assessórios Pendrive - Bluetooth - DVD virgem Cartão de memória - Caixa de som Carregador Universal Temos Chips: Tim e Oi Praça João Leite, Centro - Maranguape - CE

Os antibióticos vendidos nas farmácias e drogarias do país só poderão ser entregues ao consumidor mediante receita de controle especial em duas vias. A primeira via ficará retida no estabelecimento farmacêutico e a segunda deverá ser devolvida ao paciente com carimbo para comprovar o atendimento. A

determinação da Anvisa Agência Nacional de Vigilância Sanitária, foi publicada no Diário Oficial da União desta quintafeira (28). As farmácias deverão começar a reter a receita a partir de 28 de novembro. A prescrição médica para antibióticos terá dez dias de validade.

Segunda etapa da vacinação contra febre aftosa A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2010 no Ceará terá inicio no próximo dia 5 de novembro. O Governo pretende vacinar 100% do rebanho de cada um dos 184 municípios do Estado. A dose da vacina pode ser encontrada em casas

veterinárias especializadas, com o preço em média, R$ 1,50. Os pecuaristas têm até fim de novembro para imunizar seus animais. Quase 90% dos animais do Ceará foram imunizados na primeira etapa da campanha. O Estado possui, hoje, mais de 2,5 mil cabeças de gado.

VENDAS, INSTALAÇÕES E SERVIÇOS

Centrais de Ar Ar-condicionado Geladeira Bebedouro (85) 3383.1715 - 8779.2394 - 9622.6799 Av. Senador Almir Pinto, 514 A - Cágado - Maracanaú - CE E-mail: speedservicefb@yahoo.com.br


A Cidade, 29 de outubro de 2010 - www.issuu.com/jornalacidade 7

Aniversário da loja Bazar Bijoux

No dia 16 de outubro a loja Bazar Bijoux completou dois anos em Maranguape, e para comemorar a data a loja de bijuteria promoveu durante a semana de seu aniversário várias promoções. No sábado (16), a loja fez sorteio de vários brindes e de vale-compras para seus clientes. O empresário Bruno Pinheiro viu em nossa cidade um grande mercado, e com lojas em Aracati, Russas e Cascavel, Maranguape hoje é a segunda loja que mais vende

das filiais. A loja tem oito funcionários e os produtos mais vendidos são brincos, bolsas e colares. “Nunca tinha trabalhado no ramo de bijuteria e hoje me identifico muito com isso. Não me vejo trabalhando em outra área. Eu adoro o que faço” – declarou Mônica, gerente da loja. A Bazar Bijoux gera emprego e renda para nosso município e do ano de 2009 para o ano de 2010 a loja aumentou suas vendas em mais de 50 por cento. A vendedora Verônica que

trabalha na Bazar Bijoux desde a inauguração diz que apesar das franquias seguirem um padrão, acha a loja de Maranguape a mais bonita. “Nossa loja é estilosa, gosto muito daqui, dos colegas de trabalho e de atender os clientes”. Já a operadora de caixa Jardele declarou: “Quando a Bazar Bijoux abriu em Maranguape foi um sucesso total pois não tínhamos uma loja neste segmento com tantas opções de produtos.”

O Jornal que tem a cara de nossa gente! www.issuu.com/jornalacidade

Acesse o Jornal A Cidade online


8

A Cidade, 29 de outubro de 2010 - www.issuu.com/jornalacidade

Eleitor que não votou no 1º turno pode votar no domingo eleitoral onde o eleitor é inscrito, pessoalmente ou pelos Correios. Vale lembrar que a ausência a cada turno da eleição deve ser justificada individualmente e que a pessoa que não votar em três eleições consecutivas, não justificar a ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada e poderá ser excluída do cadastro de eleitores. O eleitor cujo voto é obrigatório que não regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral fica impedido, entre outras coisas, de obter passaporte ou carteira de identidade; receber vencimentos, se servidor público; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, bem como - se aprovado - tomar posse nele; e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. O voto em trânsito é uma novidade dessas eleições e está previsto na Lei /2009 (Minirreforma eleitoral) e na Resolução 23.215/2010 do TSE. No primeiro turno, mais de 66 mil pessoas votaram fora de seu domicílio eleitoral. No segundo turno, o eleitor que se inscreveu no voto em trânsito e não possa comparecer no dia do pleito à seção especial, deverá justificar sua ausência em qualquer Mesa Receptora de Justificativas, inclusive no seu próprio domicílio eleitoral de origem, menos na capital onde indicou que pretendia

No próximo domingo todos os brasileiros aptos a votar devem comparecer às seções eleitorais independentemente de terem ou não votado no primeiro turno. Aqueles que não compareceram e nem justificaram a ausência poderão votar normalmente, pois o prazo de justificativa é de 60 dias a partir da data de cada turno da eleição. De acordo com o artigo 14 da Constituição Federal o voto no Brasil é obrigatório para todo cidadão alfabetizado com idade entre 18 e 70 anos que esteja em pleno gozo de seus direitos políticos. No primeiro turno, realizado no dia 3 de outubro, o índice de abstenção registrado em todo o país foi de 18,12%, ou seja, 24,6 milhões de pessoas deixaram de votar e deverão justificar o não comparecimento às urnas. O requerimento de justificativa deve ser dirigido ao juiz da zona

votar. Quanto aos documentos que devem ser apresentados no dia da eleição, o STF decidiu que o eleitor deverá apresentar apenas um documento com foto para votar. São considerados documentos oficiais: carteira de identidade, identidade funcional, carteira de trabalho ou de habilitação com foto, certificado de reservista ou passaporte. As certidões de nascimento ou casamento não são consideradas provas válidas de identidade, porque não têm fotografia. No próximo domingo (31), os eleitores poderão votar entre 8h e 17h, respeitado o horário local, para os estados onde há diferença de fuso em relação à hora oficial de Brasília. No Brasil são 94.938 locais de votação, onde mais de dois milhões de pessoas trabalharão como mesários, enquanto que no exterior foram instaladas 621 seções em 242 locais de votação. No exterior existem mais de 200 mil brasileiros residentes em 154 municípios e que estão cadastrados pela Justiça Eleitoral, mas estes eleitores só poderão votar para os cargos de presidente e vice-presidente da República. O maior colégio eleitoral brasileiro no exterior se encontra nos Estados Unidos, onde há mais de 66 mil eleitores cadastrados em dez cidades americanas, sendo que a maior concentração está em Nova York e Boston. Fonte: JusBrasil

Dica de Filme

Agenda Festas e Eventos

1/11 – Forró Bota pra Moer, Boca a Boca e Forró Sexy Local: Sítio Tá Bonito - Fortaleza – 21hs Fone: (85) 8861.1900 3 a 5/11 - 3ª Feira de Emprego e Estágio do Ceará Local: Centro de Convenções do Ceará 6 e 7/11 – Maranbiker 2010 2ª Etapa do Campeonato Cearense de MTB XCM Local: Maranguape

A Cidade Comércio e Serviços

xerox artes em geral encadernação cartazes panfletos folders cardápios outdoors banners convites publicidade marketing jornais cartões pessoais santinhos calendários impressões em geral

Rua Cel. Antonio Botelho, 23 - Centro - Maranguape - CE E-mail: jornal.acidade@hotmail.com

Sinopse – Comer, rezar, amar Liz Gilbert (Julia Roberts) tinha tudo o que uma mulher moderna deve sonhar em ter – um marido, uma casa, uma carreira bemsucedida – ainda sim, como muitas outras pessoas, ela está perdida, confusa e em busca do que ela realmente deseja na vida. Recentemente divorciada e num momento decisivo, Gilbert said a zona de conforto, arriscando tudo para mudar sua vida, embarcando em uma jornada ao redor do mundo que se transforma em uma busca por auto-conhecimento. Em suas viagens, ela descobre o verdadeiro prazer da gastronomia na Itália; o poder da oração na Índia, e, finalmente e inesperadamente, a paz interior e equilíbrio de um verdadeiro amor em Bali. Elenco: Julia Roberts, Javier Bardem, James Franco, Billy Crudup, Richard Jenkins, Viola Davis, Tuva Novotny. Classif. 12 anos, duração 140 minutos, gênero romance.


Jornal A Cidade