__MAIN_TEXT__

Page 1

JORNALZEN ANO 14

MAIO/2018

AUTOCONHECIMENTO

Nº 159

BEM-ESTAR

www.jornalzen.com.br

CIDADANIA

DIVULGAÇÃO

MEDITANDO NO PARQUE Praticantes de meditação no Parque Ibirapuera, em São Paulo, durante atividade do Medita na Rua, evento global que teve sua terceira edição no último dia 22. Voluntários de 20 cidades brasileiras e outros 11 países se mobilizaram para viabilizar a ação, que visa disseminar a prática meditativa e não é vinculado a nenhum grupo específico, religião ou instituição filosófica e espiritual.

ZENTREVISTA

Pedro Ivo Moraes Pág. 3

CULTURA

SAÚDE


JORNALZEN

2

Cuidado com as palavras A partir do momento em dida. Apesar de, no mesque dizemos (ou escrevemo texto, ter enfatizado mos) alguma coisa, não todo o meu respeito petem mais volta. Por isso los autistas, errei e peço dizem que Deus nos fez desculpas. com dois ouvidos e uma Esclarecendo: o autisboca, para que pudésmo é um distúrbio neusemos ouvir duas vezes rológico com diversos esmais do que falamos. pectros, desde os mais leSILVIA LÁ MON Existem palavras que Diretora do JORNALZEN ves, em que quase nem foram criadas e até consse nota o problema, até tam no dicionário, mas os casos mais graves. que trazem subentendidos alguns Estes dias, soube que um jorsentidos questionáveis. “Denegrir”, nalista usou a mesma analogia por exemplo, possui o significa- ao expor uma ideia. Da mesma do figurado de manchar a repu- forma, verificamos outros casos tação de; difamar. Nesse caso, ob- parecidos. Assim é... Usamos as servamos que o significado lite- palavras muitas vezes sem nos ral é tornar negro, ou seja, po- dar conta de como ela pode redemos entender que se trata de verberar no outro. uma palavra de cunho racista. O mais importante é ter a consDa mesma forma, inadverti- ciência tranquila de que, como damente usamos de forma ina- formadores de opinião, procudequada alguns conceitos para ramos expressar nossos pontos exemplificar um pensamento. Foi de vista com a devida responsao que ocorreu neste espaço, na edi- bilidade, sem a intenção de agir ção passada. Ao comentar o es- de má-fé. Eventualmente, não sotado de alienação da sociedade, mos compreendidos. Faz parte, fiz uma comparação infeliz com mas devemos ficar atentos. Aino autismo. Uma mãe se sentiu ofen- da mais nos dias de hoje.

Maio/2018

CIÊNCIA DA FELICIDADE

Aceite sacrifícios. Pense na vitória final Existem épocas (e situações) em que precisamos fazer sacrifícios para conseguir grandes resultados. Alguns momentos decisivos na vida requerem abrir mão de alguma coisa. É disso que tratam o conceito budista do desapego e o conceito militar que propõe fazer algum sacrifício a fim de vencer a batalha. Às vezes, é possível usar táticas de dissimulação. Elas são um sacrifício necessário para obter a vitória. Há maneiras de ser vencedor mesmo com algum prejuízo. Esse é um recurso importante para tomar grandes decisões na vida, por exemplo, sobre a escolha da faculdade, com quem se casar, ou sobre qual carreira seguir. Precisamos criar um equilíbrio sutil entre vida privada e vida pública, entre as questões familiares e aquelas relacionadas ao trabalho.

As reflexões desta coluna são extraídas dos livros Convite à Felicidade e As Leis da Justiça, do japonês Ryuho Okawa, pensador, líder religioso e escritor na área da espiritualidade

A individualidade e a produtividade Mary Jane Shalders Pereira Mendes

A

questão que se pretende responder é sobre o resultado sempre desejado no capitalismo: aumento da produtividade numa perspectiva que trate a verdade no indivíduo com a propensão do equilíbrio entre o autocuidado e as próprias necessidades e o assessoramento ao outro. Isto porque estudos comprovam, e vem de encontro com a filosofia da época dos gregos (470 a.C.), de que quem cuida dos outros tende a se sair bem e melhor, parafraseando Sócrates: cuidar de si é cuidar do outro. Pois bem, posta nossa questão, como adequar ao mundo contemporâneo cheio de exigências, desejos, necessidades e informação na palma da mão? Pois é essa modernidade que regula a vida e acabamos obcecados pelo crescimento constante e esquecemos as razões vitais do porquê deste crescimento. Porque as pessoas querendo ou

JORNALZEN NOSSA MISSÃO:

Informar para transformar

não fazem parte do sistema capitalista. Porém vamos tratar aqui do fundamento que se relaciona com a produtividade, o lucro, sendo este o principal objetivo proveniente, no caso do assalariado, do resultado de sua remuneração. Remuneração que pode ser fixa ou variar com horas extras, bônus, PL, mas tudo diretamente relacionado com a sua produtividade, seu empenho e como desempenha para encontrar as soluções. O que às vezes acaba por se tornar uma fonte do sofrer, uma rendição ao inevitável, pois mesmo que todos os esforços sejam empregados, o resultado é um axioma em que ninguém tem controle. Porque justamente lidamos e nos relacionamos com seres humanos, os processos são desempenhados por outros seres humanos. Às vezes parece óbvio, mas é importante ressaltar a magnitude disto. Já que não se tem controle sobre

DIRETORA SILVIA LÁ MON JORNALISTA RESPONSÁVEL MTB 25.508

Se há dois superiores que querem lhe dar uma promoção, é importante que você escolha a oferta daquele que, na sua intuição, será o vencedor no final. Se escolher o superior que irá perder, você também perderá. Escolher um parceiro de trabalho é uma decisão importante em nossa vida particular. E assim é no comando das empresas e das nações. Líderes devem tomar decisões que não levem seu povo à infelicidade. Sua responsabilidade é nortear-se pelo futuro da população, não por emoções ou valores pessoais. É responsabilidade dos líderes manter os olhos no futuro, certificar-se de que não vão tomar decisões equivocadas e de que serão vencedores no final.

os resultados, a proposta é nos tornarmos grandes em si mesmo. Isso é possível quando nos propomos a compreender nossas várias faces e fases, debruçados com seriedade na nossa interioridade. Porque diante deste olhar, nosso caráter se eleva como uma unidade de conhecimento e autoconsciência e conseguimos ir além de nossos interesses, trabalhar nossa realidade a serviço de um ideal. O nosso ideal de valores, a nossa verdade que é pendular entre o juízo ético (valores) e a orientação prática (ações concretas). Porque no nível da individualidade somos inspirados a aumentar constantemente nossa renda e a elevar nosso padrão de vida. E no nível da individualidade não tem problema buscar se manter no patamar em que se está ou querer crescer, mas para manter essa ordem crescente é preciso dar significado.

TELEFONES Redação (19) 3324-6062 Publicidade (19) 3044-1286

contato@jornalzen.com.br www.jornalzen.com.br

A propósito, você se lembra porque escolheu sua profissão. O que te fez ser o que você é? Experiências interiores e anteriores são um bom indício para a busca de sentido e significado porque os parâmetros postulados na sociedade são objetivos, concretos, porém a relação que estabelecemos é subjetiva porque cada um sente de forma diferente. Daí que vem uma mesma situação problema ser interpretada pelas pessoas de forma oposta, algumas como o céu outras o inferno. Saber, portanto, o que nos leva a sentir determinada situação como paradisíaca, cheia de elogios e sucessos e outra crítica com vergonha e desapontamento, fracasso é que nos faz debruçar para nossa interioridade, nossa individualidade porque o autoconhecimento é que será o norteador para compreender mais corretamente os percalços e acertos da vida. Mary Jane Shalders Pereira Mendes é administradora de empresas, empreendedora e mestre em Ciência da Religião

Publicado por JORNALZEN EMPRESA JORNALÍSTICA LTDA. Fundado em janeiro/2005


Maio/2018

C

riação é parte da alma do publicitário Pedro Ivo Moraes. Músico e empreendedor de paixão, ele foca seu dia a dia em inspirar o mundo à sua volta. Vive o significado sagrado do trabalho e acredita que ele é o meio onde podemos prosperar e transformar pessoas. Pedro é sócio-proprietário de uma empresa de certificação de empresas espiritualizadas. Sua agência é também uma “escola de prosperidade”. Ao longo da carreira no marketing e na comunicação, ele encontrou amor pelo autoconhecimento e por ferramentas de elevação da consciência. Praticante de ioga e meditação, é coach, de empresas e de vida e tem formação em eneagrama, além de ter trabalhado como terapeuta utilizando a hipnose ericksoniana como ferramenta principal. Casado, mora em Mogi das Cruzes (SP) por gostar do ar interiorano e por ser perto da praia, onde renova suas energias, e também da capital, onde passa grande parte do seu tempo trabalhando com aquilo que ama. Nesta entrevista ao JORNALZEN, entre assuntos relacionados, Pedro fala sobre o conceito de empresa espiritualizada, tema de livro de sua autoria lançado no ano passado. Como pode ser explicado o conceito de empresa espiritualizada? A primeira coisa a se entender é que a espiritualidade não é um objetivo em si, e sim um caminho a ser percorrido. Assim, chamamos de empresas espiritualizadas aquelas que adentraram esse caminho. Existem diversos fatores que combinam para uma empresa que deseja se espiritualizar, mas podemos simplificar dizendo que uma empresa espiritualizada é aquela que possui, dentro de si, um objetivo, uma missão e um propósito muito maior do que si mesma. Ou seja, ela está preocupada no como está impactando o sistema ao seu redor. Possui uma consciência elevada, tanto internamente, onde conheci a si mesma, suas sombras, seus talentos etc., quanto externamente, se preocupando em como estão os seus líderes, seus funcionários, seus processos etc. É uma empresa que está sempre trabalhando para que essa consciência se eleve e que todo seu trabalho seja feita de forma fluída, com propósito e, principalmente, com amor. Toda essa preocupação com outro é parte natural dessa empresa. Faz parte de seu DNA fazer bem ao outro. Qual a relação dessa abordagem com o significado sagrado do trabalho? O trabalho da forma que conhecemos hoje possui uma conotação muito negativa. Culturalmente, por diversos fatores que explico no livro, estamos acostumados a pensar em nosso trabalho como forma de sobreviver financeiramente. Essa visão faz muito mal para a humanidade. Ao invés de viver, focamos no sobreviver. Ao invés de nos conectarmos com o amor, acabamos nos conectando

JORNALZEN

3

ZENTREVISTA|Pedro Ivo Moraes

CONSCIÊNCIA CORPORATIVA Autor de livro sobre empresas espiritualizadas, publicitário vê trabalho de criação como forma de inspiração baseada em amor e propósito

DIVULGAÇÃO

com o medo. E viver no medo é uma angústia constante, coisa comum de vermos nos ambientes de trabalho hoje em dia. Para mim, o trabalho é algo sagrado, onde podemos exercer uma paixão nossa com o objetivo de transformar o mundo. Somos mais felizes quando fazemos os outros mais felizes. Passamos maior parte da nossa vida no ambiente de trabalho, existe lugar melhor para sermos felizes e mudar o mundo? De que forma uma empresa pode servir como agente de transformação social? Simples: trabalhando pelo outro. Seja ele um funcionário, um líder, a cidade, ou melhor ainda, todo mundo. Não precisamos que toda empresa foque em transformar o planeta. Se toda empresa trabalhasse com essa visão, de compaixão, a transformação social aconteceria naturalmente. Para que isso aconteça é superimportante o autoconhecimento. Somente olhando para dentro e enfrentando nossos maiores medos, que poderemos expressar, cada vez mais, o amor. Caso contrário, estaremos sempre refletindo nos outros os nossos medos e frustrações. Como a publicidade pode ser utiliza-

da como ferramenta de inspiração? O mercado publicitário foi bastante contaminado pela ideia de ganhar dinheiro e, por isso, perdeu seu encanto. Acho o publicitário peça fundamental nesse novo mundo, usando todo seu conhecimento para ajudar empresas que fazem o bem, criando campanhas que sejam realmente inspiradoras. Peças que nos encantem e nos façam lembrar de que existe coisas boas nesse mundo. Muita gente me pergunta “como faço para trabalhar a espiritualidade em uma empresa que nem sabe e nem se interessa por isso?”. A resposta é: inspiração. Não podemos forçar ninguém a entrar nesse caminho. O que podemos fazer é sermos um exemplo dos benefícios desse caminho e, com isso, inspirar outras empresas que se interessarão por aquilo que você é. Cada vez mais o mundo está ganhando mais consciência graças as diversas empresas que inspiraram o mundo, prosperando financeiramente e fazendo bem aos outros. O que oferece uma escola de prosperidade, uma das atividades de sua agência? A ideia é realmente oferecer prosperidade. Fazer o bem e transformar

pessoas para que elas sejam também peças de transformação, levando prosperidade para outras pessoas, que consequentemente levarão para novas pessoas e por assim vai. Criar-se uma cadeia de crescimento exponencial. Isso é a prosperidade se manifestando no mundo. Ela pode ser algo muito peculiar para cada um, mas sempre é algo positivo. Ensinamos ferramentas e formas de encontrar sua própria paixão, exercê-la e, com isso, ser mais feliz e transformar outras pessoas que, consequentemente, tornam o mundo em lugar melhor de se viver. Como avalia a proposta do JORNALZEN, de difundir assuntos relacionados ao autoconhecimento? Fico muito feliz cada vez que vejo empresas que divulgam e inspiram esse mundo de autoconhecimento, principalmente um veículo. Vocês são peça fundamental na criação desse mundo melhor para se viver. Que mensagem gostaria de deixar para os nossos leitores? Empresas ou pessoas, iniciem jornadas de autoconhecimento. É preciso muita coragem, mas são extremamente gratificantes. E, principalmente, vivam por meio do amor.


JORNALZEN

4

Maio/2018

Educação no lar Preconiza-se na atualidade do mundo uma educação pela liberdade plena dos instintos do ser humano, esquecendo-se, pouco a pouco, os antigos ensinamentos quanto à formação do caráter no lar; a coletividade, porém, cedo ou tarde, será compelida a reajustar seus propósitos. Os pais humanos têm de ser os primeiros mentores da criatura. De sua missão amorosa, decorre a organização do ambiente justo. Meios corrompidos significam maus pais entre os que, a peso de longos sacrifícios, conseguem manter na invigilância coletiva, a segurança possível contra a desordem ameaçadora. A tarefa doméstica nunca será uma válvula para gozos improdutivos, porque constitui trabalho e cooperação com Deus. O homem ou a mulher que desejam ao mesmo tempo ser pais e gozadores da vida terrestre, estão cegos e terminarão seus loucos esforços, espiritualmente falando na vala comum da inutilidade. Inutilmente se improvisarão sociólogos ou psicólogos para substituir a educação no lar por sucedâneos que confundem a mente da criança. Só um espírito que haja compreendido a paternidade de Deus acima de tudo, consegue escapar à lei pe-

la qual os filhos sempre imitarão os pais, ainda quando estes sejam perversos. Ouçam a JOÃO BATISTA SCALFI Vice-presidente do Educandário palavra do Deus e a Natureza (Indaiatuba) Cristo e, se tendes filhos na Terra, guardai a declaração do Mestre como advertência. “Deixai vir a mim as criancinhas”. Pais educai vossos filhos com amor, porque só o amor edifica. O lar é o templo da família. Os filhos são empréstimos divinos para a construção de um futuro ditoso. Todo o tempo possível deve ser aplicado na convivência familiar, através dos diálogos, dos exemplos – o método mais eficaz de educação. Os hábitos adquiridos no lar permanecem por toda a existência e se transferem para além do corpo. Educar é viver com dignidade, deixando que todos sejam imbuídos na luz da convivência do amor no lar. Faça do teu lar a oficina onde a felicidade habita. Fontes: Caminho, Verdade e Vida (Chico Xavier/Emmanuel) e Vida Feliz (Divaldo/Joanna de Angelis)

Barão Geraldo - Campinas AGENDA – MAIO/JUNHO 2018 Venha saber mais de você no Sabiah! CONSTELAÇÃO FAMILIAR MUSICAL (Janaína Campos e Adriano Dias) 22/maio; 5 e 19/junho (terça-feira, 19h) | 20/maio (domingo, 14h) (para constelar: agendar por e-mail; para participar: contribuição consciente) CONSTELAÇÃO TSFI (Maria Angélica) 19/maio (sábado) | 24/junho (domingo), às 14h MEDITAÇÃO SONORA – MANTRAS 29/maio (terça-feira), às 19h CONSTELAÇÃO FAMILIAR (Isabela Borges e Gisele Herzeg) tema coletivo: “A reconciliação com a gravidez não planejada” 15/maio (terça-feira), às 19h ATENDIMENTO POPULAR THETAHEALING® E FREQUÊNCIA DE LUZ E SOM (horários no site e agendamento por e-mail: contato@sabiah.com.br) TODA SEMANA NO SABIAH * Meditação Sonora e Mantras – segunda-feira, das 8h30 às 9h30 * Danças Circulares Sagradas – quinta-feira, das 18h às 19h30 * Grupo Samaúma - Preparação para o Parto Natural para Gestantes e Casais – quinta-feira, das 19h30 às 22h * Grupo pós-parto – toda quarta-feira, das 9h30 às 11h30 * Yoga Mahi – terça a sexta-feira, das 7h30 às 9h; segunda e quarta-feira, das 18h30 às 20h * Yoga Materna (Paula Ubinha) – para gestantes e mães com bebês – terça e quinta-feira, às 11h CURSOS (inscrições e mais informações por e-mail: contato@sabiah.com.br) 12/maio (sábado), às 9h, e 16/maio (quarta-feira), às 9h Shantala – massagem para bebês 25/maio – Kombucha, com Lucas Montanari 27/maio (domingo), às 16h – Crepes do Mundo, com o francês Gerard Badaroux 9/junho, das 9 às 18h – Curso de Fitoterapia Indígena (apostilado e com certificado), ministrado pela Cacique Catarina, Pajé Guaíra e pelo cacique e professor indígena Dhevan Kawin 15 a 17/junho – Tantra para Casais, com Pema e Thiago 22/junho – Encontro com Júpiter, com César Suziganm 30/junho – Vivência Mães e Filhas – rito de passagem, com Janaína Campos e Letícia Regalo

PARA ASSINAR OU ANUNCIAR, LIGUE: (19) 3044-1286 / 99109-4566 OU ACESSE: www.jornalzen.com.br

• GRUPOS DE PATHWORK® • MEDITAÇÃO SONORA • YOGA E YOGA MATERNA • GRUPO SAMAÚMA (Preparação para o parto natural e apoio pós-parto e amamentação) • LEITURA DE AURA • AULAS DE TÉCNICA VOCAL • DANÇAS CIRCULARES • RODAS DE CURA • THETAHEALING® E FREQUÊNCIA DE LUZ E SOM • PSICOTERAPIA SISTÊMICA • GRUPOS TERAPÊUTICOS • FORMAÇÃO EM CONSTELAÇÃO SISTÊMICA Agendamento e mais informações: (19) 99117-5544 (WhatsApp)

Rua Paulo Lanza, 91 (entrada de Barão Geraldo) – Campinas/SP (19) 3327-0910 – contato@sabiah.com.br – www.sabiah.com.br


JORNALZEN

Maio/2018

A esperança na literatura Todos sabem sobre a imteatro, encenações, conportância da educação de tações de histórias, feiqualidade para um indiras, jornadas literárias, víduo desde a infância. entre outros eventos. Mais ainda, da educação A literatura transforcompleta, que mescla o mada em espetáculo preensino básico com culserva e transmite valotura, artes, literatura, múres a uma criança desde sica, conhecimentos gea mais tenra idade. De rais e esportes. Dessa magrande importância para neira, a criança vai aos JANICE FLORIDO o desenvolvimento infanpoucos absorvendo con- janice.florido@uol.com.br til, pois além de ser um ceitos de cidadania, de soinstrumento lúdico é tamciabilidade, de convivência, de sus- bém um momento de imaginação tentabilidade, de comportamento, do que o mundo pode ser. entre outros que serão tão imporAssim, os elementos para um estantes ao longo de sua vida, e irá des- petáculo, a qualidade do texto, da cobrindo que o horizonte é infinito. adaptação, têm de ser os de melhor Atualmente, muito se tem fala- qualidade e os mais variados. É predo sobre a necessidade de levar às ciso levar várias características de escolas cultura, teatro, entreteni- personagens, cores, cenários, falas mento que levem à construção de que incitem a imaginação. um pensamento crítico em cada inEste é o diferencial de Maria Brandivíduo, para que quando forem a- ca Eventos. Com um acervo de grandultos, possam tomar as próprias de qualidade, textos de adaptadodecisões baseados nos conhecimen- res renomados e figurinos fiéis a catos amplos obtidos ao longo da vida. da história, Magda Krauss está semSabemos que a responsabili- pre em busca do novo, sem se esdade dos educadores na constru- quecer de maneira alguma do tração de um novo Brasil é imensa, dicional, do popular, da literatura pois são eles que estão diariamen- que faz a nossa história, a história te com aqueles que serão os con- do nosso país. Do nosso mundo. dutores do país no futuro. São eles, De Monteiro Lobato, Raquel de também, que têm papel fundamen- Queiroz, José Mauro de Vasconcetal no processo de aprimoramento los, Irmãos Grimm, Hans Cristian do ensino. Não à toa, a solicitação Andersen, a Ziraldo, Alessandra Rosmais constante que vemos dos edu- coe, Juan Chavetta, Sebástian de la cadores é o investimento em edu- Serna, a literatura é levada aos alucação, é a melhoria da qualidade de nos como uma viagem ao redor do educação no Brasil. mundo. As montagens dos espetáUma das pessoas que têm dedi- culos de Maria Branca Eventos concado sua vida no trabalho de com- vidam a rir, a se emocionar, a desplementar a educação básica de en- cobrir cores, texturas, perfumes, lusino é Magda Krauss, com a Maria zes, sons... Mais do que isso. ConBranca Eventos. Desde muito cedo, vidam a viajar pelo mundo, pelo esdesenvolveu grande paixão pela edu- paço, pelo desconhecido. Convidam cação e pelos educadores, pois, de a descobrir um outro mundo, ineacordo com suas palavras, “foram xistente, daquele que só tem dentro os professores, que a ensinaram a da cabeça de cada um de nós. compartilhar a esperança de fazer É por isso que Magda Krauss um Brasil bom para todos os bra- está voando para Teresina, Piauí. sileiros”. Assim, vem se dedicando Porque não há distância quando a levar às crianças espetáculos de se quer levar cultura!

www.sabereler.com.br sabereler@sabereler.com.br Facebook: MariaBrancaEventos

telefone: (19) 3231-2672

5


JORNALZEN

6

PANORAMA

-

Maio/2018

Bom trânsito para nós! Marks Pintija

ANJOS DA BICICLETA

A Bike Anjo é uma rede de ciclistas apaixonados pelo meio de transporte que ajudam pessoas que querem aprender a andar de bicicleta com mais segurança e confiança. A ONG conta com mais de 2.900 voluntários em 250 cidades do Brasil e promove encontros de integração, parcerias, oficinas e passeios. Mais informações: www.bikeanjo.org, bikeanjo.indaiatuba@gmail. com ou (19) 98907-0101 (com Maisa, em Indaiatuba).

LEILÃO ON-LINE

Neste mês de maio, o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc) promove um leilão eletrônico de tela de 1,98 x 1,2 metro produzida pelo muralista brasileiro Eduardo Kobra e doada pela companhia aérea United Airlines. A verba arrecadada será revertida para o tratamento de pacientes do hospital. O leilão é aberto ao público em geral. Os lances podem ser dados por meio do site www.ciapaulistadeleiloes.com.br .

BAZAR DO DESAPEGO

A jornalista Caroline Nunes e a tradutora Olga Afonso Ferreira promovem nos dias 11 e 12 de maio, em Campinas, um bazar para comercializar, a preços acessíveis, mais de mil peças de grife novas e usadas. O evento oferecerá roupas, sapatos, óculos de sol e acessórios diversos, como relógios, brincos e pulseiras. O bazar será no Espaço La Luce (Rua 13 de Maio, 652 – Sousas), das 9h às 18h. Mais informações: (19) 99214-4422.

FOOD TRUCK SOLIDÁRIO

A ONG Hospitalhaços promove no dia 19 de maio (sábado) evento beneficente aberto ao público em parceria com o Guia Food Truck Campinas, das 12h às 20h, no Colégio Progresso (Avenida Júlio de Mesquita, 840 – Cambuí). Entre as opções de cardápio nos food trucks participantes, hambúrguer artesanal, massas, crepes, cappuccino, milk-shakes e churros. Mais informações: (19) 3237-2603 ou eventos@hospitalhacos.org.br .

Maio Amarelo 2018 O tema do movimento Maio Amarelo deste ano é “Nós somos o trânsito”, e tem por objetivo motivar toda a sociedade a adotar atitudes melhores para um trânsito mais seguro. O movimento chega à sua quinta edição e fomenta na sociedade a necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. Este tema foi sugerido pela Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). De acordo com o Observatório, os acidentes de trânsito não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. Para José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do ONSV, cerca de 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como a imperícia, imprudência e a desatenção. O objetivo do movimento é que ocorra uma maior coordenação entre as instituições e órgãos pú-

blicos junto da sociedade civil, colocando em pauta o tema da segurança viária, mobilizando a todos de modo a interagir com os mais diversos segmentos como órgãos de governo, empresas privadas, entidades, associações, federações e organizações para que, de forma concreta e efetiva, seja discutido o tema, engajando-se em ações a propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas. Em Indaiatuba, a programação ocorre com palestras e blitz de veículos para conscientização, e termina no dia 27 de maio com a caminhada “Atenção Pela Vida”, coordenada pelo Departamento de Trânsito da cidade. Para acompanhar a agenda deste ano, acesse www.maioamarelo.com.br e utilize os materiais de campanha disponibilizados pelo Observatório. Marks Pintija é especialista e educador em trânsito

CASA DA CRIANÇA DE VALINHOS

A instituição promove este mês três eventos em comemoração aos seus 25 anos. O Chá das Mães será no dia 12, com sorteios de eletroeletrônicos. O convite custa 10 reais. A Semana da Família Acolhedora Valinhense, de 14 a 19 de maio, apresenta diversas atividades gratuitas, como palestras e caminhada. E a “Noite do Bem Bom” será no dia 19, a partir das 20h30, no Clube Atlético Valinhense. Mais informações: (19) 3871-0546.

Terapia Multidimensional Celso Uehara

H

éléne Abiassi foi quem desenvolveu a Terapia Multidimensional (TM) através de uma canalização com os seres de luz. Héléne e Carlos Paliteiro, seu colega de trabalho, formataram um processo de utilização dessa maravilhosa frequência de energia e informação. O objetivo da TM é proporcionar cada um em seu processo interior de cura e ascensão. A verdadeira ascensão permite vibrar na frequência do Criador. A partir de um trabalho eficiente com o chacra do coração, temos acesso a todas dimensões e podemos transmutar o que prende ou retém o ser nas limitações da 3D e em sintonia com vibrações inferiores em todas as áreas de nossa vida. O coração representa o grande portal de acesso a uma consciência superior. Ter esse acesso proporciona a dissolução dos bloqueios emocionais e

as marcas cármicas, retirar aquilo que impede a livre circulação do amor incondicional. A TM trabalha com seres da 5D unificada e superiores, resultando em um aumento da frequência vibratória e, trazendo bem-estar e maior paz interior. Eles trabalham com intuito de liberar o ser dos vínculos com a 3D e 4D, restaurando suas conexões superiores para que ele possa manifestar sua realidade ascensionada em todos os aspectos de sua vida. A terapia envolve aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais. Atua também no resgate de nossos corpos em situações de outras épocas e dimensões, resgate de alma, liberação de amarras de vidas passadas, futuras e paralelas, reconectando cada um com o seu Eu Superior e sua Essência Divina, dessa forma restaurando a perfeição em sua em sua vida presente. Celso Uehara é terapeuta holístico

WhatsApp JORNALZEN (19) 99109-4566 (19) 99149-1256

PARA ASSINAR E ANUNCIAR INDICADOR TERAPÊUTICO TERAPIA MULTIDIMENSIONAL (A Terapia do Coração) Celso Uehara – Campinas-SP

Rua Dona Ana Gonzaga, 253 - Taquaral (19) 99112-4007 (WhatsApp) Terapias Complementares- Reiki - TRF

TQC cura quântica – Reiki Barras de Access – ThetaHealing Mesa Alquímica Atlantis Terapia Quântica Atlantis


JORNALZEN

Maio/2018

Dr. Orestes Mazzariol A fisioterapia nas disfunções sexuais As disfunções sexuais afetam a qualidade de vida de muitas mulheres de forma negativa. Sua prevalência e incidência na população feminina é difícil de ser reconhecida, pois muitas mulheres não procuram ajuda médica, seja por vergonha, falta de conhecimento sobre as possibilidades de tratamento ou por acharem que estas situações são normais durante as fases da vida. Contudo, ter complicações ou dificuldades na relação sexual não deve ser considerado normal. A disfunção sexual pode ser definida como alterações que ocorrem em qualquer fase da resposta sexual: desejo, excitação, orgasmo ou resolução. Muitos fatores podem desencadeála, como orgânicos, patológicos, emocionais/psicológicos e sociais. Entre as principais disfunções sexuais feminina, pode-se citar a anorgasmia (ausência ou retardo do orgasmo); dispareunia (dor genital na relação sexual, podendo ser de superfície ou profundidade); vaginismo (contração involuntária dos músculos perineais que impedem/dificultam a penetração); vulvodínia (dor

vulvar crônica); dor pélvica crônica; disfunção de desejo; entre outras. O tratamento consiste em uma abordagem multidisciplinar, composta por ginecologista, urologista, psicoterapeuta e fisioterapeuta. A fisioterapia mostra-se como tratamento benéfico para estas mulheres, por apresentarem técnicas conservadoras, de baixo custo, pouco invasivas e resultarem em melhora evidente. Entre as técnicas mais utilizadas estão a cinesioterapia para conscientização e reeducação dos músculos do assoalho pélvico, através dos exercícios de Kegel e treinamento dos músculos perineais, com auxílio do biofeedback, se necessário; eletroterapia para alívio ou diminuição da dor; terapias manuais para relaxamento da musculatura e melhora da dor; exercícios domiciliares e orientações para o casal. Muitas são as opções de tratamento, que devem ser individualizados de acordo com as particularidades de cada paciente, com olhar atento às suas queixas, buscando sempre a melhora funcional e melhora da qualidade de vida.

7

A sessão de Renascimento Após nossa live do últrado. Somente o teratimo dia 27, na página peuta intervém quando do JORNALZEN no Fanecessário para estimucebook, muitas pessoas lar a continuidade da resse interessaram em sapiração – o paciente deber mais detalhes. Reve continuar conectado lembrando, esta técnica às sensações e sentimenterapêutica visa através tos despertados. de sessões de respiraO ciclo de energia e ROSÂNGELA ção, dirigidas por um terespiração, ou RenasciVIRGÍNIA FAÉ Psicoterapeuta rapeuta, promover a limento, envolve quatro beração de obstáculos, fases: o início da respiestresse e ansiedade, curar dores ração circular, a barreira onde se e traumas psíquicos promovendo dá o encontro com o obstáculo/ bem-estar e qualidade de vida. trauma/sensação, a integração ao Uma sessão dura cerca de 90 êxtase, que é a ultrapassagem do minutos compostos por uma en- obstáculo e o final do ciclo onde trevista e cerca de 60 minutos de ocorre o relaxamento. Após o cirespiração orientada. Essa, nor- clo completo, “Renascedor e Remalmente feita pela boca, tem nascido” conversam sobre a exprofundidade e ritmo diferentes periência. da respiração usual, sem pausas O ideal para que o processo entre a inspiração e a expiração, traga os efeitos desejados – desa fim de promover o aumento do bloqueio da respiração e o reoxigênio no cérebro. nascimento em si – é que se reaDurante a respiração, o ideal é lizem dez sessões, com intervalo manter-se em silêncio e concen- de uma semana entre elas.

WhatsApp: (19) 99738-1523 | Campinas/SP

Congresso de qualidade de vida terá 17ª edição em SP Com o objetivo de apoiar as organizações, em seus programas de promoção da saúde e bem-estar, a Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) promove de 20 a 22 de maio, no Instituto Sírio-Libanês, em São Paulo, o 17º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida. Com o tema central “Arte e Ciência na Qualidade de Vida”, o congresso reunirá especialistas e pesquisadores que irão discutir temas relacionados ao cotidiano da saúde das pessoas no ambiente de trabalho, as inovações e a sustentabilidade dos programas. Além das apresentações técnicas e científicas o evento abrirá espaço para debates, incluindo a presença de um dos maiores pesquisadores globais em avaliação de programas de ambiente de trabalho, o professor Ron Goetzel, da Johns Hopkins University (EUA). Com o objetivo de ampliar a visão da saúde nas organizações no Brasil, o especialista

irá apresentar os principais avanços do setor como elementos essenciais no planejamento estratégico das organizações públicas e privadas. O conteúdo do congresso abrangerá palestras, debates e workshops para uma plateia formada por profissionais do setor, gestores, empresários, líderes e médicos do trabalho. As inscrições podem ser feitas por meio do site congresso.abqv.org. br/, onde os interessados encontrarão a programação e relação dos palestrantes. O Instituto Sírio-Libanês fica na Rua Professor Daher Cutait, 69 (Bela Vista). Mais informações pelos telefones (11) 5081-7028, (11) 5081-4246 ou (11) 3266-6497. Fundada em 1995, a ABQV é uma organização sem fins lucrativos que estimula ações e programas de qualidade de vida em ambientes corporativos. Tem como foco desenvolver e integrar profissionais e influenciar processos de transformação organizacionais e sociais.


JORNALZEN

8

Yogaterapia e ayurveda O ayurveda (ciência da vivédicas, através da idenda) é uma das formas de tificação do funcionamenmedicina natural mais antito de cada dosha, pois o gas da humanidade. Oriexcesso ou a falta da energinal da região onde atugia deles gera doenças no almente é o sul da Índia, corpo e na mente. é utilizada até os dias atuExistem várias frentes ais em clínicas, hospitais de tratamento dentro do e spas e tem se expandiayurveda, como alimentado muito para o Ocidente. ção, massagem, fitoteraO objetivo do ayurveda MÁRCIO ASSUMPÇÃO pia, limpezas e recomené equilibrar os três humo- Professor de ioga e diretor dações diversas no camres, chamados doshas, que do Instituto de Yogaterapia po comportamental. Mas são vata, pitta e kapha. Eso mais interessante é que ses doshas são formados pela combi- o ayurveda foi a primeira terapia a nação dos cinco elementos que dão recomendar o yoga como complemenorigem a tudo o que existe no Uni- tar aos tratamentos. Isso foi uma das verso – espaço, ar, fogo, água e ter- primeiras sementes plantadas que deu ra – e estão presentes na atmosfe- origem ao que hoje chamamos de yora, natureza, plantas, animais e tam- gaterapia, que é a utilização das técbém nos seres humanos. nicas de yoga para o equilíbrio da saA combinação do elemento es- úde. Yoga e ayurveda têm a origem paço com o ar origina vata (vento). na sabedoria da cultura védica, por Assim como os outros doshas, vata isso são tão compatíveis. circula pelos canais sutis do campo Desde 1998, aqui no Instituto de energético e se manifesta no corpo Yogaterapia, inserimos a yogaterapia físico através do sistema cardiorres- ayurvédica dentro de nossos atendipiratório, nervoso e circulatório. Tam- mentos para ajudar o professor a monbém atua na excreção e em tudo o tar aulas destinadas às necessidades que cria mobilidade, circulação e mo- individuais de cada aluno. Também fovimento para manter o corpo funcio- mos uma das escolas pioneiras no nando em harmonia. Brasil a inserir módulos de yoga e O segundo dosha é pitta (bílis), ayurveda dentro do Curso de Yogateque é a combinação dos elementos rapia (de complementação para insfogo e água (em seu estado quente) trutores de yoga). Assim, estudamos e se manifesta no corpo físico atra- especificamente os efeitos das técnivés do sistema digestório, glandular cas de yoga para equilíbrios de vata, e do metabolismo como um todo. Pit- pitta e kapha através exclusivamenta atua na regulação do calor e suas te dos asanas, pranayamas, bandhas, manifestações. kryias e mudras. É importante saliO terceiro dosha se chama kapha entar que não atendemos com ou(fleuma). É a combinação dos elemen- tras práticas terapêuticas de ayurvetos água e terra e se manifesta no cor- da. Nossa especialidade é a yogapo físico através do sistema esque- terapia ayurvédica. lético e muscular e na formação e maQuem busca acompanhamento nunutenção dos aspectos estruturais do tricional e fitoterápico deve buscar um corpo, bem como a manutenção da lu- médico ayurvédico devidamente crebrificação e umidade das mucosas. denciado e habilitado para tais fins. PaSegundo o ayurveda, todas as pes- ra quem vai para a Índia, recomendo soas têm os três doshas em sua cons- que tire uns dias para ficar num spa de tituição, porém em proporções dife- ayurveda. É uma das melhores experentes, o que cria um biotipo indivi- riências que você pode encontrar. A dual para cada um. Equilibrar essa região de Kovalam tem muitos luganatureza é o objetivo das terapias ayur- res especiais para esses tratamentos.

Maio/2018

UNIVERSO DIGITAL Amanda La Monica

Inovar ou melhorar? Quando reflete sobre as mudanças na sua empresa, você se preocupa em melhorar os serviços/ produtos atuais ou começa a inovar e criar novos? A diferença entre esses dois processos é que um fideliza e outro revitaliza. Segundo a pesquisa do Net Promoter Score, a retenção de 5% dos clientes que fazem uma primeira compra pode gerar aumento de 25% a 75% dos lucros. Ou seja, pensando em faturamento, a etapa de melhoria e fidelização do cliente deve vir antes da inovação. Esses processos podem (e devem) acontecer simultaneamen-

te. O que você deve evitar é pensar apenas em inovar e trazer novos clientes e não priorizar a melhoria dos serviços já existentes e satisfação dos clientes atuais, pois este é o ponto-chave de manutenção da empresa. A inovação não deve ficar em segundo plano. Ela é essencial para revitalizar seu negócio e girar o mercado de novas ideias, mas de nada adianta acrescentar um belo tempero se o arroz e feijão não está pronto! Em qual etapa você está? Estou curiosa e aguardando seu e-mail.


JORNALZEN

Maio/2018

9

A ‘com-vivência’ como prevenção do suicídio juvenil

De onde vêm as doenças crônicas

estão dizendo: “queremos Numa roda de conversa entre pais e filhos, em detercom-viver em espaços deminada escola, escapa a mocráticos de fato, onde fala honesta da boca de possamos existir como pessoas únicas que somos”. uma adolescente: “A droAlguns dias atrás, adoga nos pega porque não sabemos como pensamos”. lescentes de escolas de São Essa fala revela uma verPaulo, nomeadas como de dade: adolescentes que vi“alto padrão”, tiraram sua vem com suas famílias e RICARDO CASTRO própria vida, comunicanestudam em escolas, mas Psicólogo, psicodra- do sua dificuldade em conmatista, constelador não sabem como pensam. tinuarem vivos entre nós. familiar e doutor Reconhecer sua forma Hoje há uma proibição em Educação de pensar e existir no munda problematização da sedo, diferente de sua família e de co- xualidade na escola. Já há algum temlegas, constitui a diferença entre ela po assistimos ao desmonte de espae o mundo e, com isso, sua possi- ços de com-vivência entre adolesbilidade de saúde mental e portan- centes. Talvez já estejamos pagando to sua vontade de viver. A diferença o preço por esta nossa omissão. na forma de pensar e sentir o munNa com-vivência há a escuta, o do constitui uma pessoa própria e compartilhar, a vivência de afetos, única como uma obra de arte. a alegria, o acolhimento, a permaHá alguns meses, adolescentes nência, o acompanhamento, a prede escolas particulares de São Pau- sença, a produção coletiva, a fala lo reivindicaram oficinas onde pu- honesta, o reconhecimento do oudessem discutir, debater questões tro e de si mesmo (a), a vontade de sobre suas vidas. Um espaço para continuar vivendo. problematizar a vida e o mundo, na Fica nossa dor pela perda dos escola, onde vivem grande parte do que decidiram não ficar, em plena tempo de suas vidas. Estas pessoas “vida”, ou na ausência dela.

A medicina tradicional tem os melhores tratamentos para as doenças agudas do organismo. A cirurgia retira lesões. As infecções na infância, com as vacinas e os antibióticos, diminuíram a mortalidade infantil. Os antibióticos, bem indicados nos adultos, reduziram as infecções clínicas agudas. O avanço da tecnologia permitiu o sucesso da cirurgia robótica ao substituir as mãos do médico nas várias ocasiões de risco eminente. A cirurgia laparoscópica também avançou sobremaneira. Já nas doenças crônicas, principalmente na síndrome metabólica onde ocorre hipertensão arterial, obesidade, diabetes mellitus e outras doenças como neuropatias sensitivas e motora periféricas, outras neuropatias dolorosas como a nevralgia de trigêmeo, arterioscleroses, cardiopatia isquêmica, infarto no miocárdio, AVC e doença de Alzheimer, não podemos dizer o mesmo. Hoje, sabemos que os males supracitados, além do câncer, têm origem na inflamação que é desencadeada pelo metabolismo desequilibrado. Então, como evitá-los? Apesar de todos os estímulos que recebemos por melhor qualidade de vida, nem todos possuem hábitos saudáveis com alimentação consciente e prática esportiva. Para essas pessoas, o que eu trago já seria bom, mas, se você faz parte do grupo das doenças crônicas, preste muita atenção em tudo e comece praticando a máxima de Hipócrates: “Nós somos o que comemos”. Por exemplo, ao ingerir alimentos como: farinha de trigo (transgênica), batata inglesa (ou batatinha), doces e açúcares, o organismo sofre uma subida repentina do nível de glicose no sangue. Em resposta, o organismo acentua a produção de insulina, num pico “agudo”, anormal por ser excessivo. Como resposta, ocorre maior produção de gordura que vai se acumular no abdômen. Tal gordura desenvolve uma resistência à ação da insulina nos órgãos como o fígado e nos músculos. Sem eficiência o organismo tenta provocar maior produção de insulina para corrigir o problema. Esta elevação de insulina no sangue é o que se chama de pré-diabetes que, continuando o distúrbio metabólico se torna diabetes tipo II (síndrome metabólica). O pico da insulina leva a uma cadeia de alterações no sistema imune, levando à sua depressão, facilitando o aparecimento de infecções diversas. A farinha de trigo (integral ou refinada) provoca nos indivíduos sensí-

PSICOTERAPIAS, (COM)VIVÊNCIAS E EVENTOS PARA ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS

Rua Ana Fratta de Paula, 755 | Sousas 19 3258.1750 | 19 98315.0077 Facebook: Espaço em Casa

INFORME PUBLICITÁRIO

veis uma alteração de absorção no intestino. Esses indivíduos soNELSON PIRES frem de doenMODESTO ça autoimune Clínico geral e celíaca, que, pesquisador ocasionando inúmeras diarreias podem levar à desnutrição. Os não celíacos, maioria da população, devem evitar os farináceos, por causarem um quadro de inflamação crônica do intestino, que, mesmo sem sintomas, levam à formação de pólipos, que antecedem o câncer de cólon. O sintoma pode ser a constipação que se altera com fases de diarreia curta, com o abdômen estufado, gases malcheirosos, gaseificação dos intestinos, mal-estar e até cefaleia. O leite de vaca também é um desencadeador de doenças crônicas, uma vez que a proteína desse alimento não se harmoniza com nosso sistema imune intestinal (placas de Peyers), levando a um quadro de inflamação (presença da beta caseína, da lactoalbumina, da lactoglobulina – todas originárias do leite de vaca). Esta inflamação crônica do intestino leva a uma condição de aumento da permeabilidade intestinal em nível de intestino grosso e também do delgado, levando proteínas degradadas a serem absorvidas pelo sistema venoso portal, onde só poderia ser absorvida água. O fígado, além da função de desintoxicação normal, fruto do que é absorvido dos nossos alimentos, acaba por receber uma carga anormal de proteínas degradadas, e sua função enzimática não consegue a total desintoxicação. Com isto, um grande número de proteínas ganha nossa circulação sanguínea, que irá estimular o sistema linfoide a responder com um excesso de anticorpos específicos, sem função, que passarão a agredir os vários órgãos, deflagrando doenças crônicas como asma, doença de Crohn, colite ulcerativa, doença do colágeno, lúpus, artrite reumatoide, dermatomiosite, artroses, glomerulonefrites, entre outras. Hoje já sabemos que a doença de Alzheimer é também metabólica e inflamatória. O cérebro é lentamente lesado pelo mecanismo da insulina, ou seja, com a mesma causa que o diabetes mellitus. Diante disso, que tal fazer do seu alimento o seu “remédio” e desfrutar da vida com total qualidade, em todas as idades?


10

Viva Bem

JORNALZEN

elianamattos@uol.com.br

FORNO & FOGÃO ESPECIAL - SOPAS Creme de milho verde

BATE-PAPO

E

u só cozinho esporadicamente. Por essa razão dificilmente tenho formigas na pia. Mas de umas semanas pra cá, e não por ter aumentado minhas atividades culinárias, tenho notado muita formiguinha, daquelas quase invisíveis. Alguém me disse que são as tais formigas do açúcar. Pode ser. Aliás, o açucareiro teve de ir pra geladeira, uma vez que elas invadiram o armário onde ele é guardado. Para quem eu contei essa história, a recomendação foi matá-las. Cá entre nós, tenho muita pena de matar qualquer bichinho. Exceção para as baratas e pernilongos. Pela Wikipédia, a formiga do açúcar também é chamada formiga-faraó. Ela está em todas as partes do mundo. Uma colônia contém normalmente de 1.000 a 2.500 trabalhadores e mais de 200 rainhas. Eliminação e controle são difíceis, está escrito lá. Elas são um grande risco em hospitais, porque muito pequenas e transparentes podem acessar as feridas dos doentes, gotejadores e instrumentação, causando a propagação da infecção hospitalar e interferência elétrica. Sua exterminação pode ser feita colocando iscas com pedaços de alimentos misturados com ácido bórico, aonde houver trilha de formigas. Nunca colocar aerosol desses de matar pernilongos, porque faz com que elas se dispersem e abram outros ninhos. Que conversa mais sem pé nem cabeça deve estar dizendo você! Pois é. Parece até que não tenho sobre o que escrever hoje! Mas essas formigas me fizeram pensar se Deus ou a natureza teriam errado tanto ao criá-las... Não posso acreditar que exista um único ser vivo que não sirva para alguma coisa. Que não tenha alguma finalidade nesse planeta. E o pior é que em relação a essas formiguinhas não encontrei absolutamente nada! Até gostaria que algum biólogo que nos lê, dissesse se isso é verdade. Meu e-mail está no alto da página. Terei então de procurar o tal do ácido bórico e exterminá-las... Com muita pena porque elas não estão me atrapalhando em nada aqui em casa. Pelo menos no que posso ver... Claro que não sei como está por dentro do pequeno buraquinho no rejunte do azulejo da cozinha... Grande beijo!

Exercícios melhoram a memória

É isso mesmo que você leu. Estudos de uma universidade americana chegaram à conclusão que atividades cardiovasculares como andar, correr, nadar e pedalar podem melho-

Maio/2018

rar a nossa memória. Dizem eles que a prática regular de exercícios aeróbicos favorece a irrigação do cérebro, uma vez que melhora a circulação sanguínea.

Ingredientes: • 1 lata de milho verde e conserva escorrido • 3 xícaras (chá) de leite • 1 colher (sopa) de amido de milho • 1 colher (chá) de molho inglês • 1 colher (sopa) de salsa picada • Sal a gosto • 50 g de queijo parmesão ralado

Modo de fazer: Bata no liquidificador: o milho, o leite, o amido e o molho inglês. Despeje numa panela e leve ao fogo até levantar fervura. Abaixe e deixe engrossar um pouco. Experimente o sal. Coloque o queijo parmesão e mexa mais um pouco. Acrescente a salsinha picada e sirva imediatamente.

Creme de couve-flor e batatas Ingredientes: • 2 tabletes de caldo de galinha dissolvidos em 750 ml de água quente • 500 g de couve-flor • 200 g de batatas • 200 ml de leite quente • 2 colheres (sopa) de manteiga • 1 colher (sopa) de salsa picada • Sal e pimenta-do-reino a gosto • Queijo parmesão ralado para polvilhar Modo de fazer: Depois de lavada a couve-flor e

descascadas as batatas, coloque tudo para cozinhar no caldo de galinha já dissolvido na água quente. Depois de cozidos bata tudo no liquidificador. Volte para a panela, acrescente o leite e a manteiga e deixe cozinhar em fogo baixo por uns cinco minutos. Experimente o sal. Acrescente a pimenta, a salsinha, mexa bem e retire do fogo e sirva em cumbucas individuais salpicadas de queijo ralado e pedacinhos de pão torrado.

Sopa de mandioca e alho-poró Ingredientes: • 400 g de mandioca • 2 tabletes de caldo de carne dissolvidos em 1 ½ litro de água quente • 1 colher (sopa) de manteiga • 3 colheres (sopa) de alho-poró picadinho • 2 ½ copos de água fervente • Sal e cheiro-verde a gosto Modo de fazer: Descasque a mandioca e leve-a

para cozinhar em pequenos pedaços, na água em que foi dissolvido o caldo de carne. Em seguida, bata tudo no liquidificador, acrescentando os 2 ½ copos de água quente. Peneire e volte para a panela, acrescentando a manteiga e o alho-poró. Coloque o sal. Tampe e deixe cozinhar por mais uns cinco minutos. Salpique cheiro verde picado e sirva imediatamente.

MAÇÃ OU BOMBOM DE CHOCOLATE? Se for para “chutar o pau da barraca”, claro que vamos escolher o bombom! Mas saiba que as calorias contidas nele são as chamadas de vazias, porque são pouco nutritivas. A gordura saturada também faz do bombom um alimento que não agrega nada à alimentação. Em contrapartida, a maçã vem acompanhada de fibras solúveis, que dão a sensação de saciedade, e vitamina C, que fortalece o sistema imunológico. A maçã e o bombom até têm a mesma quantidade de calorias: 115. Mas depois do que você leu, qual vai escolher?


Maio/2018

JORNALZEN

11

CULTURAZEN DIVULGAÇÃO

Participantes da palestra inaugural da sala de práticas zen do Centro Cultural Casarão de Barão Geraldo com o americano Roshi Genro Grover Gauntt, um dos professores fundadores da Ordem dos Pacificadores Zen (ZPO)


12

JORNALZEN

Maio/2018

Profile for JORNALZEN

Jornalzen Maio 2018  

Jornal mensal referência em terapias holísticas, saúde, cultura, educação, bem-estar e qualidade de vida. Há treze anos no mercado, circula...

Jornalzen Maio 2018  

Jornal mensal referência em terapias holísticas, saúde, cultura, educação, bem-estar e qualidade de vida. Há treze anos no mercado, circula...

Advertisement