Page 1

Revisão JORNAL

O jornal da nossa terra

25

Osório/RS Quinta-feira 10 de abril 2014 Edição 1295 Ano XXVI

ANOS

r$ 1,50

saúde do município estimula debate AnELizE SAmpAio

Polícia

Homicídios assustam a comunidade P. 13 música

Ao chegar às 15h30, da última quinta-feira, na Estratégia da Família do Bairro Primavera, Marcelino Pereira de Souza se deparou com a unidade de saúde fechada. A placa dizia que haveria um curso de capacitação. O guarda não o deixou entrar. O paciente, que já sofreu um acidente vascular cerebral , voltou para casa sem o medicamento e atendimento.

Nosso maior prazer é levar até você a melhor parte do seu dia

págs.

4e5

Dupla Julian e Juliano completa 15 anos P. 9

Revendedor Ambev do Litoral Norte BR 101, Km 85, 2800 - Osório/RS. Fone: 51 3663.5454 email: sac@unimarlitoral.com.br - facebook.com/UnimarBebidas


Editorial

2

Osório/RS, Quinta-feira, 10 de abril de 2014

REVENDEDOR AUTORIZADO

3663.3386

3663.3333

Rua Santos Dumont, 1260 - Osório/RS

Pinga-fogo

Antão Sampaio

antaosampaio@terra.com.br

Aos amigos de longa data, voltei para esquentar! a Funcionário CC da prefeitura resolveu reclamar que uma máquina do poder Executivo não o deixava dormir porque fazia barulho enquanto trabalhava na frente da sua casa. Aí entrou para história sendo o primeiro CC colocado na rua porque foi protestar esta situação no Faceboock. a Acredito que jornalista não pode trabalhar no Setor Jurídico da prefeitura. Assim como penso que o Jurídico não deveria deixar trabalhar pessoas que não são jornalistas na Imprensa da prefeitura.

a Na gestão anterior o Jurídico não deixou o Carlos Alves, jornalista profissional diplomado, exercer a profissão na Assessoria de Imprensa. Coisas que não entendo. a Vem aí reformas estruturais na Câmara de Vereadores.

a Escritório de Advocacia do Romildo Bolzan Júnior virou o muro das lamentações pedetistas de Osório. O homem nem sentou na cadeira do seu escritório e já querem ele de volta no Executivo. Quando sai para tomar um cafezinho na Confeitaria Central, imediatamente é rodeado de pedetistas reclamando da atual situação. a Escritório político do deputado Alceu Moreira na rua Costa Gama está a todo vapor. Agora, reforçado pelos CCs demitidos da prefeitura de Osório. Alceu não rejeita ninguém e vai ajeitando todos debaixo da asa. Muitos só querem carinho mesmo.

a Dra. Conceição Sampaio, juíza de Osório, no dia que se aposentar, quer fixar residência em Osório. Eis aí uma grande candidata a prefeita. Ou não? a Roger Caputi Araújo,

com o trabalho realizado na Câmara de Vereadores, se credencia para concorrer a prefeito pelo PMDB. Mas é bom lembrar que Júlio Ramos continua sendo o preferido. Aliás, é outro que recebe diariamente apoio dos pedetistas demitidos da prefeitura. aIniciou a CPI do Boxe, ou a tentativa de fritura de Gilmar Luz.

a Aliás, a CPI podia aproveitar e esclarecer as entidades que pediram subvenção e nunca acertaram as prestações de contas com a prefeitura. A maioria já está em divida ativa.

Jornalismo de verdade, tradição que se renova Renan Sampaio Diretor do Jornal Revisão

sidade, como repórter da Revista da PUCRS; participei da redação do jornal Gazeta de Rosário, de Rosário do Sul; fundei um veículo impresso esportivo chamado Contra-Ataque na Capital e fui designer gráfico do jornal Zero Hora por dois anos, trabalhando em todos os setores da redação, do esporte à economia, da política à cultura. Além disso, atualmente, sou sócio-diretor da WCE Editora, que presta consultoria em comunicação para empresas de diferentes áreas e realiza trabalhos para o comercial do Grupo RBS. E, hoje, quem diria, sou diretor do Jornal Revisão. O que me dá muito orgulho. Pretendemos fazer um jornal de qualidade, com informações apuradas por jornalistas diplomados e não por picaretas que se julgam jornalistas por escreverem três ou quatro linhas tortas num informativo quase pan-

N

ão é tarefa nada fácil fazer jornalismo no interior. Mas para quem sabe, faz o negócio ser muito mais prazeroso do que se imagina. Cresci entre os jornais, de dentro de casa, de dentro da redação, de dentro do carro, de dentro do peito, de dentro da alma. Soube entender que o negócio não era somente da minha família, era dos osorienses, melhor, da comunidade osoriense. Meu pai, Antão Sampaio, e minha mãe, Neli Sampaio, começaram a vida no Revisão, e, hoje, 25 anos depois, eu recomeço com o mesmo ímpeto: de querer fazer jornalismo de verdade. Para quem não me conhece, me formei pela PUCRS, Famecos, de Porto Alegre, em Comunicação Social/Jornalismo. Trabalhei na Assessoria de Comunicação da Univer-

tempo

PIADA DA SEMANA

Descobrindo a América

a Leonardo Ribeiro sendo visto constantemente por Osório. Será que quer voltar ao cenário político? a Se você precisar de um mapa da cidade de Osório não procure a prefeitura. Acredite. Não tem disponível à população.

a Pablo Fernandes andou circulando pela cidade com Afonso Motta, candidato a deputado federal do PDT. É cabo eleitoral do homem.

a Mudar para melhor é uma coisa que a gente tem que aplaudir, principalmente quando o objetivo é economizar o aluguel aos cofres públicos. Mas o que fizeram com a Secretaria da Juventude não tem fundamento. Mudaram para a Vila Olímpica, e largaram a secretaria numa sala sem nenhuma estrutura, sem telefone e sem internet. O pessoal está lá faceiro por uma única razão: estão também no meio da criançada de uma Escola Municipal. E de criança, todo mundo gosta.

fleto. Queremos ser referência na notícia e gerar credibilidade para o nosso público e assinantes. Modéstia parte, já fazemos isso há 25 anos. Porém, queremos mais. Pretendemos estar cada vez mais ao lado de você, leitor. Vamos mostrar o que ninguém mostra. Crescer com a cidade. Desenvolver-se com o município. Para isso, precisamos afirmar nossa linha editorial, e garantimos: não temos partido, não temos trocas de favores, não temos medo. Temos é coragem e paixão por fazer jornalismo na sua mais pura essência: imparcial, democrático, justo e mediador, de não somente uma verdade, mas sim, de todas as verdades. Enfim, nós seremos a tribuna livre da comunidade de Osório, como sempre fomos. Fique ao nosso lado nesta nova etapa do Revisão e boa leitura.

A professora pergunta para o Pulinho : - Onde fica a América?? E o Paulinho responde apontando com o dedo no mapa. A professora, então, pergunta para o Pedro:

Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

28º máx.

18º mín.

Chuva: 1Omm Vento: 20 km/h

expediente FUNDADO EM 19/10/1988 cnpj: 14.118.747/0001-53

Redação: Gastão Muri - RMT 8194/RS Anelize Sampaio - RMT 16899/RS

E Pedro responde, sem pestanejar : -Foi o Paulinho, professora!

Fonte: Climatempo

Diretor e jornalista responsável: Renan Sampaio -RMT 17092/RS

- Quem descobriu a América, Pedro?

projeto gráfico e diagramação: Renan Sampaio e Caroline Tidra Administrativo: Laurine Sampaio

Rua Mario Santo Dani, 921, sala 02 – Osório – RS – 95520-000 Fone: (51) 3663.9511 Email: jornalrevisao@terra.com.br Assinaturas: Franciele Farias

Veículo filiado a ADJORI Associação dos Jornais do Interior do Rio Grande do Sul Sócios-fundadores: Antão Sampaio - RMT - 5514/RS Neli N. S. Sampaio

CMYK

Tele Gás do jefferson


3 Osório/RS, Quinta-feira, 10 de abril de 2014

cafEZinHo

LeiA mAiS Aponte para o QR Code com o celular ou tablet e leia mais notícias no blog http://www.gastaomuri.com/

GAStão muRi

Av. Jorge Dariva, 1042 (51) 3601. 1276

gastao.muri@gmail.com

GAStão muRi

greve na cEEE Passei pela Gerência Regional da CEEE, em Osório, onde funcionários da empresa no Litoral Norte realizam manifestação grevista. Conforme o site do Senergisul, “os eletricitários pedem uma recomposição salarial de 12%, com reflexos nas demais cláusulas econômicas, tais como bônus alimentação, creche e participação nos planos de saúde, e o pagamento do PPR (Plano de Participação nos Resultados) do ano passado. A CEEE negou-se veementemente a pagar o PPR, ofereceu o índice de reajuste de 5,38% nos salários, dividido em parcelas, e ínfimos reajustes em algumas das cláusulas econômicas”. Trata-se de movimento com grande peso político, pois em outubro haverá eleição para governador. Há 21 anos a categoria não realizava paralisação. Equipes para atendimento de emergência estão de prontidão na Gerência Regional.

universitários Na tarde de sexta-feira (4), a convite do prefeito Eduardo Abrahão, representantes de associações dos universitários de Osório participaram de uma reunião em seu gabinete. Na ocasião, além de reiterar a pauta da reunião realizada em 22 de janeiro deste ano, que discutiu sobre a questão do valor repassado aos estudantes para auxiliar os custos do transporte até as universidades, o prefeito Abrahão informou que manterá os 60% do auxílio para o setor durante este ano. As reuniões do prefeito com os universitários se dão por conta da redução orçamentária do município.

tramandaí No dia 31 de março, o prefeito de Tramandaí, Edegar Rapaki (PMDB), nomeou novo secretário para sua equipe. Antônio Rodrigues assumiu a Secretaria de Planejamento em substituição a Gabriel Souza. Gabriel Souza, que exercia o cargo de secretário de Planejamento, agradeceu ao prefeito pela confiança e pontuou algumas das suas ações no Executivo, sempre contando com o apoio dos funcionários a quem fez um agradecimento especial. Gabriel deverá concorrer a deputado estadual pelo PMDB. Em seu pronunciamento, o secretário Antonio Rodrigues, que continuará a responder pela Secretaria de Obras, disse estar motivado para o novo desafio e espera contar com o apoio de todos para um bom desempenho na Secretaria de Planejamento.

Após a consulta com seu médito, a confiabilidade de seus exames Osório - Matriz Rua Manoel Marques da rosa, 416 Fone/Fax: (51) 3663.1520 - (51) 8189.0386 E-mail: iberleo@terra.com.br

câmara de osório No dia 31 de março a sessão dras totalmente imprópria para da Câmara Municipal de Osório o consumo humano, fato que foi marcada pela constante troca indigna os moradores da localide farpas entre situação – PDT e dade. O peemedebista disse que precisa ser achada PP – e a oposição – solução para os poPMDB. Beto gueiê (pDt) O vereador Roao rebater oposição ços artesianos, com o estabelecimento ger Caputi (PMDB) de energia elétrica criticou as segui- O PMDB na para as bombas, ledas inaugurações Prefeitura vando água de boa de obras, várias inaugurava até qualidade para a delas sendo inicia- tampa de bueiro população. das, apontando os No início da sessão o vereadiversos pontos inconclusos da Avenida Brasil e outras vias das dor Rossano Teixeira (PP), preimediações. O vereador Beto sidente da Casa, chegou a pedir Gueiê (PDT) rebateu em segui- ponderação aos parlamentares, da. “O PMDB na Prefeitura inau- mas não adiantou muito, pois gurava até tampa de bueiro”, o clima foi pesado até o fim. “A gente inaugurava bueiro, mas apontou. Caputi levou para a sessão a ele funcionava”, disse Roger em água recolhida no Arroio das Pe- determinado momento.

Há mais de 40 anos prestando serviços de qualidade para você

Osório - Filial: (51) 3601.2704 Capão da Canoa: (51) 3665.2491 Santo Antônio da Patrulha: (51) 3662.1520 Palmares do Sul: (51) 3668.1956 Acesse também seus resultados pela internet. Tramandaí: (51) 3689.1590 Imbé: (51)3627.1031 Consulte também a disponibilidade de coleta domiciliar Maquiné: (51) 3628.1548 Capivari: (51) 3685.1009

www.iberleo.com.br

centro Empresarial com nova direção O salão de eventos do Centro Empresarial de Osório – CEO esteve repleto de associados, autoridades e Jorge Ramos convidados que participaram da solenidade de posse da nova diretoria da entidade na noite de 27 de março. Eleito presidente do CEO, Jorge Ramos tomou posse ainda da presidência da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Osório. O novo presidente promete uma gestão descentralizada, dinâmica e de fortalecimento do setor através da qualificação de gestores e funcionários. O presidente do CEO ressaltou a importância do setor empresarial para manter a economia do município forte, mesmo com a perda do ICMS da Petrobras. “Não podemos fazer um discurso derrotista. Nós temos um discurso positivo porque a nossa economia é forte e vai bem e será a força dela que vai ‘tapar o furo’ da perda do ICMS da Petrobras”, acrescentou Jorge Ramos, que ainda destacou o número de empresas instaladas na cidade que hoje são cerca de 2.793.

transparência

Enquanto a CPI do Boxe dá seus primeiros passos, algumas pessoas me falam de entidades osorienses que receberam subvenção da Prefeitura, mas não teriam realizado a necessária prestação de contas. Nos últimos seis anos, com muito dinheiro em caixa, o Executivo Municipal passou a auxiliar diversos segmentos da comunidade. No entanto, falta controle social, transparência a estas ações. Mais um motivo para se publicar no site da Prefeitura informações destes repasses, com as respectivas prestações de contas dentro de parâmetros contábeis profissionais.

Esta edição é em homenagem a assinante:

Nádia Mendonça Policarpo


especial saúde

4

Osório/RS, Quinta-feira, 10 de abril de 2014

Raio-x dos postos municipais Como está o atendimento e infraestrutura da saúde no seu bairro? Posto Central fotos anelize sampaio

O

município de Osório possui 14 postos de saúde nos bairros e distritos. A reportagem realizou um levantamento com a comunidade e a administração municipal sobre como está situação da saúde pública em alguns requisitos, como: atendimento, consultas, medicamentos e infraestrutura. Entre as principais reclamações, está principalmente o mal atendimento e a falta de preparo de alguns servidores da recepção no tratamento com os pacientes. Também foi citada a demora para marcação de consultas de especialistas e a espera de dois a três meses para receber o resultado dos exames solicitados, como os preventivos. Outro assunto abordado, foi a falta dos agentes comunitários e a atuação em algumas localidades nos distritos. Foi constatado que os pacientes, no qual tomam medicamentos controlados contínuos, estão levando mais tempo para adquirir a receita em função dos encaminhamentos. Por outro lado, a administração municipal salienta que há cerca de 20% de pacientes faltantes em exames e fisioterapias. A Estratégia em Saúde da Família, do bairro Primavera, foi a mais criticada e o Posto Central foi que mais recebeu elogios pela comunidade.

O Jornal Revisão realizou uma enquete com a comunidade de Osório, no Posto de Saúde Central Dr. Flávio Silveira e na Estratégia da Família no Bairro Primavera

“Eu acho que nós de Osório estamos de parabéns. Os outros municípios não têm todas as especialidades. Eles se preocupam em atender a população. Quando temos consultas, recebemos uma mensagem lembrando o horário. Mesmo assim, muitas pessoas faltam”.

“Eu não tenho nada a me queixar, sou bem atendido e as pessoas se conhecem. Este posto saúde é muito bom”. Alohir Fraga Santana

“As prioridades de atendimento estão péssimas. Já começa pela ‘Van’, que dão preferência para pessoas que não tem necessidades. Levei 15 dias para preencher a ficha e pegar um remédio. Ivani Luisa da Silva

Briolandi Fogaça (esq.)

“Estamos sempre auxiliando, mas temos que cumprir os horários, não podemos abrir mais cedo. Uma forma de colaborar é avisar quando vão faltar exames e consultas, pois acabam tirando a oportunidade das pessoas que precisam. Estou sempre disposto a ajudar. Nós que vivemos o cotidiano, sabemos da realidade. Muitas vezes somos desrespeitados”, Guarda do Posto Central, Leandro Rech Capaverde

Posto Primavera “A situação está caótica, porque há mal atendimento e não está vindo medicação. Também não há treinamentos em recepções, pois muitas pessoas não tem o perfil adequado, sendo colocados por cunho político. Outro problema é que eles demitiram os funcionários e ainda não chamaram os concursados. Por isto, tem um acúmulo de função. E os médicos bons, muitas vezes, saem porque não há reajuste no salário. É uma desorganização do sistema”.

“As 15:30h, desta quinta- feira (3), a Estratégia da Família do Bairro Primavera está fechada. Eu cheguei com dor nos rins e agora estou sendo encaminhado para o Posto Central”. Juliano Santana

Rud Clai Nielsen Ferreira

CMYK

Anelize Sampaio


Osório/RS, Quinta-feira, 10 de abril de 2014

Administração municipal esclarece reivindicações

Posto Laranjeiras: “Após a mobilização da comunidade o doutor Fantin está atuando 20 horas no posto. Em relação à falta de médicos, nós vamos chamar os concursados, que são 13 vagas. Já encaminhei o pedido para o prefeito para chamar e suprir estas lacunas”.

Secretário Emerson Magni foi os agentes de saúde. A partir do momento que serem chamados estes agentes vamos suprir esta falta”. Atlântida Sul: “O que acontece em Atlântida Sul é que as pessoas se acostumam com o período de veraneio, que existe um pronto atendimento. Quando chegam são atendidos.Durante a baixa temporada, a estratégia da família é diferente. Mas durante o verão a gente recebe uma verba do Governo do Estado, e nós contratamos profissionais específicos para isto”. Número de faltantes em consultas: “Conseguimos reduzir um pou-

co a incidência de faltantes com a implantação do SMS de torpedos. Lembramos com 24 horas de antecedência. Mas mesmo assim, há faltantes no agendamento de transportes, nos exames e fisioterapias. A psicologia são 20% de faltantes, nas ecografias são 20 % e eu não consigo substituir vaga no dia em função dos horários dos exames”. Demora na entrega dos exames: ”A função a demora dos exames é de um laboratório regional, principalmente os exames preventivos, que existe uma morosidade na entrega. Todos os municípios estão levando de dois a três meses”. Farmácia e receituário: “Faz dois meses que nenhum profissional pode prescrever nada à mão. Nós temos tudo informatizado. A partir do momento que o profissional imprime, todas as informações já estão lá. A prescrição de exames e dos medicamentos ficam no programa.O profissional tem que atender o paciente para dar a receita. Naqueles casos de medicamento contínuo, que o profissional sabe o histórico do paciente, ele tem autonomia para receitar. O médico deve ter uma periodicidade para rever o paciente. A farmácia reduziu o horário de atendimento em função da contenção e gastos”.

moda

lISIÊ sANA lisie.sana@hotmail.com

Liberdade ao se vestir Recentemente foi divulgada uma pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) informando, que a maioria das pessoas, mais precisamente 65% da população masculina e feminina (pasmem!) acredita que mulheres que andam com roupas curtas e ousadas merecem ou estão “pedindo” para ser estupradas. Nosso espaço aqui é para falarmos de moda, mas indiretamente esse tema tem

tudo a ver com nosso assunto. A forma como nos vestimos vai de encontro a nossa personalidade, e o fator mais determinante e apaixonante da moda, é a liberdade que cada um tem de expressar-se através do que veste. Além do fato desse assunto ter de ser incansavelmente debatido, para acabarmos com essa idéia de que o “imoral” para alguns deve ser punido com esse ato hediondo.

aBom, na semana passada aconteceu o São Paulo Fashion Week, que é o evento de moda mais significativo do nosso país. Mas veremos as tendências que desfilaram pelas passarelas na próxima coluna, pois hoje, vamos mostrar algumas fashionistas que passaram pelo SPFW e mostraram looks curtinhos, sensuais – e super modernos, claro! – como uma forma de protesto ao resultado absurdo desta pesquisa. fotos divulgação

Aguapés e Arroio das Pedras: “O Aguapés e o Arroio das Pedras, compõem uma estratégia da família, em função do número e habitantes. No distrito, tivemos o pedido de exoneração de um médico e deslocamos o doutor Carlos Mesquita, que trabalhava na unidade móvel. Algumas agentes que não passaram estão pedindo exoneração. Este foi o caso da localidade entre Rincão e Aguapés. O único cargo, que ainda não foi homologado,

anelize sampaio

O secretário da saúde da Prefeitura Municipal de Osório, Emerson Magni, esclareceu as principais reivindicações da comunidade. Segundo o secretário, a característica da Estratégia da Saúde da Família é de uma rotina, agendas e grupos de atendimento. Os casos de urgência devem ser encaminhados para o hospital. “Se está com dor ou com febre, vai no posto de saúde que existe um encaixe. A enfermeira recebe este paciente, ele vai ser atendido”, conta.

5

especial saúde

Hospital São Vicente de Osório luta por sobrevivência gastão muri

Gastão Muri A direção do Hospital São Vicente já iniciou tratativas para a renovação do contrato com a Prefeitura de Osório. O atual contrato expira no dia 31 de maio. Até lá o prefeito Eduardo Abrahão, o presidente Francisco Moro e demais integrantes da direção debaterão pontos importantes, como a manutenção dos serviços e do quadro de pessoal. Moro está bastante preocupado com a situação. Atualmente o Hospital recebe R$ 646 mil por mês da Prefeitura que compra serviços. A proposta do Hospital é R$ 523 mil, com cortes em alguns serviços. A opção de atendimento 100% SUS é vista com muita restrição por ele. A Câmara Municipal também está envolvida na questão que envolve a Prefeitura e o contrato com o Hospital, o que tem motivado vários debates entre os parlamentares.

Presidente Francisco Moro Qual a situação do Hospital de Osório hoje? É de preocupação e aflição diante deste impasse que há na renovação do contrato com a Prefei-

tura de Osório. Como o senhor vê o Hospital de Osório com 100% SUS? Pelas informações que eu obtive, acho um mau negócio para Osório, funcionários públicos municipais e estaduais, particulares e titulares de convênio. Os governos estadual e federal poderiam ajudar mais o Hospital de Osório? Deveriam, porque é obrigação deles e eles têm dinheiro para isso, principalmente o governo federal que paga o quer, como quer e quando quer. Não há na lei obrigação específica da quantificação do que ele deve aplicar. As negociações com a Prefeitura de Osório estão em que pé? Eu acredito que o Hospital chegará a bom termo no entendimento com o prefeito Eduardo Abrahão. Para tanto protocolei ontem (31/3) a proposta para renovação de contrato por mais 12 anos, adequada à nova realidade do orçamento municipal.

Alguns dias depois, dada a polêmica que houve desde a divulgação da pesquisa, o IPEA veio a público admitir que errou, e que o percentual correto que defende o ato é de 26%. Mesmo assim, um número muito grande! Por isso continua válido debatermos sobre o tema. E lembrem-se: as pessoas (homens e mulheres) são livres para vestirem o que quiserem, concorde você ou não, goste você ou não! Sua liberdade termina, onde começa a do outro. Vamos mudar essa cultura absurda? Depende de você também! ;)


6

Osório/RS, Quinta-feira, 10 de abril de 2014

regionalismo

Indicador jurídico

clÁUDIO MARTINS

PIRES, MORAES & SESSIM

Conceitos A pedido de leitores desta coluna, que se interessam pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, pediram-me conceitos sobre Tradição, Nativismo e sobre o Tradicionalismo.

Tradição

Essa palavra vem do latim, do verbo tradere (traditio, traditions), que quer dizer trazer até, entregar. Em Direito, tradição significa entrega. Em um sentido mais amplo, que é o que interessa para o presente estudo, tradição quer dizer o culto dos valores que os antepassados nos legaram, nos entregaram. No tradicionalismo, ela é evidentemente falsificada. Todo grupo social, toda a nação, tem sua própria escala de valores e é essa escala que torna os povos distintos entre si. Os gaúchos se distinguem de outros brasileiros – e mesmo de outros povos, no mundo – porque tem uma escala de valores

muito característica, pois cultuam os valores muito mais do que outros estados acham. Fique claro, porém e desde já, que a Tradição não é uma exclusividade gauchesca.

Nativismo

Os valores do culto à Tradição mais característicos do Rio Grande do Sul são o nativismo, a coragem, a hospitalidade, a honra, o respeito à palavra empenhada, o cavalheirismo, além de outros. Assim, vê-se desde logo que o Nativismo não é um culto, como a Tradição, mas um dos valores desse culto. Nativismo é o amor que a pessoa tem pelo chão onde nasceu, onde é nato. E esse amor existe em todos os lugares, não é patrimônio exclusivo do gaúcho. Os gaúchos tem em seu vocabulário duas palavras muito bonitas ligadas ao Nativismo: pago e querência. Pago é onde se nasceu. Querência é onde se vive. Às vezes se confundem, porque é muito comum as pessoas nascerem e

viverem no mesmo lugar. Às vezes, não. Um diálogo muito comum é este: “De onde tu és cria, vivente?” “Eu sou dos pagos do Alegrete, mas estou aquerenciado em Porto Alegre”. O gaúcho é tão nativista que chega a ser bairrista e o bairrismo deve ser percebido como a caricatura do Nativismo.

Tradicionalismo

Tradição e nativismo podem andar com uma única pessoa. Existem no singular. Tradicionalismo, não é obrigatoriamente associativo, coletivo. Tradicionalismo é um movimento cívico-cultural. É a tradição em marcha, resgatando valores que são válidos não por serem antigos, mas por serem eternos, exatamente os valores que trouxeram o Rio Grande e o gaúcho do passado para o presente, projetando-os no futuro. Desde o século XIX, a fundação de entidades tradicionalistas aponta para a tentativa de se organizar a tradição como movimento.

A D V O G A D O S

Ed da Silva Moraes OAB/RS 68.809

Av. Jorge Dariva, 1153 Sl. 44. Ed. Hamurabi - Fone: 3663. 4281 - Osório/RS

Av. Jorge Dariva, 1153, sala 31 Edifício Hamurábi Center Osório/RS

Cível

Previdenciário

Fones: 3663.6091 9977.2690

Empresarial

Trabalhista

Marcelo Terra Reis

Amanda Terra Reis Wagner

OAB/RS 71.637

OAB/RS 82.308

Sergio Douglas M. Reis

Camila Freitas Reis

OAB/RS 82.339

OAB/RS 44E866

CMYK

claudiojosemartins@zipmail.com.br


Osório/RS, Quinta-feira, 10 de abril de 2014

7

geral

Claudio Paranhos é o novo secretário adjunto da Juventude O presidente do PC do B de Osório, Claudio Paranhos, assumiu como secretário adjunto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer , na semana passada. Com 21 anos, o jovem está disposto a trabalhar de forma diferenciada e acompanhar os projetos que estão em andamento na secretaria da Prefeitura Municipal de Osório. “Vamos acompanhar as ações em parceria com a equipe de trabalho da secretaria e aprimorar cada vez mais. Nosso objetivo também é dar mais oportunidades ao jovem através de programas de incentivo”, conta.

Com apenas 17 anos, Claudio Paranhos começou a atuar na área política e hoje é uma das promissoras lideranças políticas do município. O secretário adjunto Secretaria Municipal de Esportes e Lazer já atuou na secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal de Osório e também no PROCON. Além disso, participou de grêmios estudantis, União Nacional dos Estudantes. Atuou na Secretaria Municipal de Segurança e foi presidente do Rotaract, em São José dos Pinhais. Em Curitiba, atuou no Tribunal de Justiça e foi agente de Aeroporto da TAM. Já no Paraná, trabalhou na Assembléia Legislativa.

dOM jAIME KOHL

Claudio Paranhos, 21 anos

Vias públicas do município terão alterações A partir do dia 14 de abril, algumas ruas do município de Osório irão sofrer alteração de sentido. Dentro de alguns dias passa a valer a mudança nas seguintes ruas: - Rua Mário Santo Dani terá sentido único da Rua Manuel Marques da Rosa até a Rua Sérgio Peixoto. - Rua Anphilóquio Dias

Marques, sentido único da Rua 15 de Novembro até a Rua 7 de Setembro. - Rua Firmiano Osório, sentido único da Rua João Sarmento até a Rua Reduzino Pacheco. - Rua Nelson Silveira de Souza, sentido único da Rua Major João Marques até a Rua Barão do Rio Branco. - Rua Padre Réus, sentido úni-

BISPO DIOCESE DE OSÓRIO

divulgação

Anelize Sampaio

RELIGIÃO

co da Rua Barão do Triunfo até a Costa Gama. - Rua Constituição, sentido único da Rua Costa Gama até a Barão do Triunfo. - Rua Machado de Assis, sentido único da Rua Pinheiro Machado até a Rua Farrapos. - Rua Manoel Marques da Rosa, sentido único da Rua Farrapos até a Rua Pinheiro Machado.

Eu sou a ressurreição e a vida Todos os textos do Evangelho, deste tempo quaresmal, revelam algum aspecto da pessoa de Jesus, do seu mistério e da sua ação libertadora. São todos encontros marcantes que produziram mudanças fundamentais nas pessoas que encontraram Jesus. Nem todos buscavam uma cura física, mas todos experimentam um benefício pessoal, uma libertação que dá novo sentido a sua vida, um horizonte novo, uma esperança de vida plena. A ressurreição de Lazaro é o último dos sete sinais de libertação realizados por Jesus, na catequese do evangelista São João. Embora todos eles deixem entrever que Jesus veio para resgatar e plenificar a vida, esse deixa mais evidente essa plenitude e novidade pedindo ao amigo, morto há quatro dias, de sair do túmulo. Se observarmos atentamente os sinais realizados por Jesus, fica clara a finalidade principal do evangelista: levar os discípulos à fé autêntica. João mesmo vai dizê-lo no final do evangelho: “Jesus fez muitos outros sinais, que não se acham escritos neste livro. Esses porém foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o filho de Deus, e para que, crendo, tenham a vida em seu nome”. Jesus, depois de rezar ao Pai, ordena: “Lazaro vem para fora!” e aos pre-

Luana, um aninho

sentes: “desatai-o e deixai-o caminhar!” Diante de sinais tão evidentes do seu poder, muitos judeus creram nele. É bonito ver Jesus que se comove diante da dor provocada pela perda do amigo querido. Muitas das ações de Jesus revelam sua compaixão pelo sofrimento humano, o que leva as pessoas a acreditar nele e consequentemente gozar da vida plena. Como Lazaro, todas as comunidades cristãs são chamadas a sair dos túmulos do medo, da acomodação, do egoísmo e da tristeza; a desatar-se das amarras dos sistemas que oprimem e matam. As pessoas de fé autêntica, seguidoras de Jesus, não podem permanecer escravas, amarradas, presas, mas precisam sair para gozar da liberdade dos filhos de Deus, pois “é para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). A CF trazendo-nos o problema do tráfico humano, realidade de morte porque cerceia a liberdade das pessoas, explora sua força de trabalho e agride a sua dignidade, nos interpela a fazermos nossa parte seja na prevenção como na libertação dos aprisionados por esse crime que clama aos céus. Sim! Ele, Jesus, é nossa ressurreição e vida. Seguindo suas pegadas e seus ensinamentos podemos gozar da liberdade e libertar.

Marcelo, oito meses

Toda criança tem um jeito especial de amar o mundo e revelar suas emoções (51)

8313.7574

jessicaschlickmannfotografias@hotmail.com

Valentina, um aninho

Eloá, três meses


8

Osório/RS, Quinta-feira, 10 de abril de 2014

vitrine

sirlei amaral sirlei_amaral@hotmail.com - (51) 9653.9785

Personal trainer em espaço confortável e aparelhos de última geração completando a dobradinha saúde x beleza! Rua Costa Gama, 1092 - Osório/RS - Fone: 51 3663.2483

Repaginados! Inaugurar sonhos, inaugurar projetos, inaugurar vidas, reinaugurar encantos e encantamentos! Inaugurar é a palavra chave que nos move rumo ao futuro e tem a capacidade de nos renovar em cada nova aposta. Aqui estamos nós, repaginados e prontos para encarar os desafios e as reinaugurações da vida!

Makaha - retornando às noites de sextas-feiras em Osório, o legendário Makaha que faz a alegria acontecer em todas as faixas etárias. Casa lotada por mulheres bonitas e sexo oposto selecionado também. O sucesso foi coroado com o show de Claus e Vanessa na agitada madrugada. Opção de diversão garantida para os insones e curtidores da night! Bienvenidos!!

Drift - e no desfile das inaugurações, entra na passarela com dez anos de existência, a Loja DRIFT, com muito glamour e layout repaginado, misturando despojado e arrojado com gotas de neon, para que você brilhe nas aparições da vida dura! Sob o comando do casal antenado Ricardo Rosa e Gisele Gisa Isoppo, o show não pode parar!

Promoção Jeans Feminino

Mais de 400 calças por apenas

Agradecemos a confiança reinaugurada da Rosane Estética e Loja Nilza, ambas veteranas na arte de embelezar as mulheres e homens do Litoral Norte, com eficiência e gosto apurado. Sucesso a todos!

R$ 80,00

CMYK

OZOSHI - e o recanto do sushi na city se chama OZOSHI Temakeria Delivery e já chegou chegando, impactante e de qualidade! No comando dos hashis a dupla brasileira Jéssica Aquino e Douglas Machado recebendo em alto estilo e mandando bem no seu endereço. conferindo...

D’Casa Restaurante e Galeteria - em ambiente de extremo bom gosto e jeito de casa, o casal Luciano e Salete e seus auxiliares, recebeu os convidados com muita simpatia e comida bem feita, na abertura de portas do mais novo endereço gourmet da Costa Gama no número 880. Com a proposta de alimentação saudável usando a tecnologia alemã Self Cooking Center, hastearam sua bandeira sinalizadora. Sucesso!


Osório/RS, Quinta-feira, 10 de abril de 2014

9

geral

Informe comercial

Um fenômeno chamado:

Espaço

Julian e Juliano

JJSV, divulgação

Quer abrir uma franquia? Saiba como acertar na escolha Existem formas criativas de ser um franqueado, por isso, você precisa estar bem informado para fazer a escolha certa. Na primeira versão do Espaço Itapema, você saberá como dar os primeiros passos de um futuro bom negócio

Estude

Pesquise

Entenda bem o funcionamento do sistema de franchising. Busque informações sobre o segmento e saiba o que diz a legislação em vigor. Tenha claro os direitos e deveres de seu futuro trabalho.

Identifique os segmentos do mercado que são mais interessantes. Separe algumas marcas, para fazer a investigação inicial. Identifique o processo de seleção de franqueados, que cada empresa adota.

Escolha

Trabalhe

Decida-se pelo negócio em que você indentifica-se. Não tome a decisão pensando somente em investimentos. A franquia precisa do dono à frente da administração para fazer o negócio acontecer, e isso exigirá habilidades específicas.

É preciso entender que será necessário trabalhar muitas horas por dia. Certamente você irá suar muito a camisa. É fundamental saber lidar com os mais variados tipos de clientes e colaboradores.

Conheça

Analise

Converse com os empreendedores da rede para saber se estão satisfeitos com a franquia. Procure saber se o franqueador cumpre o que foi prometido e se o empreendimento é rentável em relação à concorrência.

Verifique como o knowhow da franquia lhe será transferido. Veja o programa de treinamentos, os manuais e a assistência da rede. Confira como a franqueadora oferece o suporte e presta a assistência à distância aos seus clientes.

Clipe dos artistas osorienses já tiveram mais de 132 mil visualizações no You Tube Antão Sampaio Especial

O

sni Souza dos Santos Júnior e Juliano Gonçalves da Silva, muitos poucos conhecem. Mas se falarmos de Julian e Juliano tudo muda num passe de mágica. Eles são os artistas osorienses que estão com a agenda lotada até dezembro de 2014. O Clipe “O gauchão vai te pegar” , já teve mais de 132 mil visualizações no You Tube, um fenônemo de popularidade. O sucesso de 15 anos de estrada vem sendo comemorado pela dupla durante este ano. Tudo começou quando um problema familiar obrigou o jovem Osni a assumir o lugar do pai numa banda que tocava no Clube José do Patrocínio. “Eu precisava de um gaiteiro para cumprir umas agendas. Então, o Da Costa (baterista da banda)

me disse que conhecia o Juca que tocava no Vozes do Vento”, lembra Julian. Mas a parceria foi por pouco tempo. Surgiu o convite para entrar no Vozes do Vento onde Juliano tocava gaita. Foi um ano juntos e a ideia de formar uma dupla concretizou-se. Foi onde tudo começou. “Dava para defender o rango”, conta Julian. A dupla começou a tocar no Paladar Clube em 1999. Foram cinco anos e meio. Depois, montaram a Banda Só Vanerão. Julian conta que o mais importante em toda a história da dupla foi acreditar no trabalho. Ser guerreiro e não desistir nunca. Isso é fundamental na carreira dos dois artistas. Hoje, eles têm uma média de 22 shows por mês. O sucesso invade Santa Catarina e outros Estados do sul. Até dezembro, a agenda está lotada. Segundo Julian, existe uma

proximidade muito grande dos fãs. “A gente conversa, cria amizade pura. O fã para a banda é tudo. São eles que vão nos levar ao sucesso. São a base de tudo. Tem gente que até tatuagem faz em nossa homenagem. A gente até se espanta quando vê. É um carinho enorme que eles demonstram com estas atitudes. E é por eles que a gente trabalha tanto”, argumenta o artista. A dupla Julian e Juliano, ainda este ano, deve gravar em Osório o seu segundo DVD. Será ao ar livre, uma grande festa comemorativa aos 15 anos de trabalho. Já são sete Cds e um DVD, e a música “O Gauchão vai te pegar” é um sucesso absoluto. A dupla só tem que agradecer pelo carinho das pessoas que os acompanham desde o inicio. “O que a gente tem a dizer é agradecer aos fãs, amigos e familiares. Muito obrigado”, finaliza Julian.

Prédio da Câmara Municipal será reformado Na sessão desta segunda-feira da Câmara Municipal de Osório foi abordada a reforma do seu prédio. No ano passado houve 163 cedências para entidades e eventos, o que inevitavelmente gera desgastes em vários pontos da sua estrutura. Conforme o presidente do Legislativo, Rossano Teixeira (PP), oito empresas já se habilitaram para a licitação que ocorre no dia 10. Realizado processo licitatório, as obras devem começar no início de maio.

A bancada do PMDB, através do seu líder Roger Caputi, manifestou apoio à medida. “A Câmara tem mais do que o direito de fazer a reforma do seu prédio”, afirmou.

REFORMA ADMINISTRATIVA Ao fazer uso da tribuna, o vereador Gil Davóglio (PDT) afirmou que nos próximos dias finalmente deve ingressar na Câmara Municipal de Osório a mensagem retificativa, en-

viada pelo Executivo, de pontos da reforma administrativa que precisam ser modificados. “Esta história de reforma administrativa já vai longe demais”, assinalou. Na sessão de hoje o vereador Gil foi o único parlamentar a abordar a questão. O tema deve voltar ao debate com força, na medida em que alguns vereadores voltarem seus olhos para a organização funcional de diversos setores da administração municipal.

Decida Não aceite pressão e nunca compre uma franquia por impulso. Franquia é um projeto de vida. A decisão deve ser de quem compra, e não de quem vende. Seja ousado e empreendedor. Fonte: Sebrae

Rua 7 de setembro, 99 Fone 51 3663.3144 Osório/RS


divErsÃo

Osório/RS, Quinta-feira, 10 de abril de 2014

Palavras cruZadas

HorÓscoPo

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

© Revistas COQUETEL

Escândalo que envolve a inter- Carta de ceptação de dados telefônicos e concessão eletrônicos Autora do ensaio de terras pela NSA "O Segundo Sexo" Visto que

Aquele que se gaba do que não faz

Lucro obtido em operação cambial

Saudação jovial Reprimidos (Psic.)

Ferramenta-símbolo do campesinato na bandeira da URSS Halle Berry, atriz

Exprime surpresa Moeda do Japão

(?) telescópica: dispositivo de rifles Fruto usado em xarope de refrescos

Variantes genéticas de uma bactéria

Benefício trabalhista pago pela Caixa

Resposta que expressa concordância

Elimina (pedra do opositor), no xadrez

Bloco afro do Carnaval de Salvador

Norte (abrev.) Bondoso; caritativo

Adiamento; prorrogação Tratado sobre o destino final do homem

Ordenar

Aprendizados sobre entrega, confiança e transformações nos relacionamentos. Constatação nas pessoas com quem você se relaciona de aspectos que você não aceita em si. Aprofundamento dos vínculos emocionais nas relações é necessário a sua evolução, taurino.

Gênero divulgado por Elvis Presley

Clássico game de tiro Letras Rogério que Ceni, goleiro antecedem o cifrão, no dólar Ingênuo; estúpido

Composto rarefeito na estratosfera

gÊmEos momento importante para uma mudança de hábitos que favoreça a saúde. Constatação de como a saúde reflete o modo como você lida com as emoções. no trabalho é preciso que se envolva de corpo e alma com o que faz. Caso contrário, perde o interesse.

Formações da órbita de Saturno (Astr.)

A batalha realizada ao ar livre Sérgio Groisman, apresentador de TV

Orifício que se fecha no soluço (Anat.) Deus germânico da guerra (Mit.)

O esporte de Bernardinho

Desinência nominal do masculino

Charme (inglês)

lEÃo 24

Solução

B

E

E S I M G O R N C E D E

P I O I R S E C P A I L S C A N D F O S N W O L

E

F F O N A R N A F L H A B R S R A Ç Ã A T O R A R C A G L L V O T A T A R

A E G E M I O O I C E E N H E O P L G I O D O O U S M P A E N O L E I N U S S

H E R A N Ç A M A L D I T A

BANCO

Dia que enfatiza os sentimentos, a sexualidade, o desejo de intimidade. importantes aprendizados afetivos. Contato com aspectos anteriormente reprimidos de sua personalidade. Força criativa, transformadora e curativa do amor. poder. paixão.

Fim, em inglês As Nações Unidas

3/con — end. 4/doom. 5/cepas — foral — wotan.

Comic-(?), feira de quadrinhos dos EUA "Jogo" perigoso com arma de fogo

cÂncEr

M A B U V C O I R

Personagem de comédia (Teatro)

percepção dos aspectos psicológicos e emocionais que regem as atitudes, ariano. Desapego, transformações, entrega. Aprenda com o que passou e abençoe o que está por vir. A fase atual representa a finalização de um ciclo. importantes ensinamentos espirituais.

touro

Mata espessa Deserto que domina o território egípcio

Berílio (símbolo)

Metáfora para o legado indesejado

áriEs

Conhecendo a sua história familiar você compreende características de sua personalidade, leonino. momento que pede introspecção, reflexão e contato com profundas emoções. mudanças nas situações vinculadas ao lar, à família, à privacidade dos leoninos.

virgEm perspicácia. observação. poder de comunicação e de expressão ativados, virginiano, pode ter que tratar de temas tabu, de questões delicadas que é preciso conversar. Desejo de compreender a psicologia do comportamento humano. o porque de certas situações.

liBra muitos talentos e riquezas internas que podem estar escondidos, libriano. poder de modificar a realidade material, por meio do uso criativo e poderoso de seus dons. Evite dívidas, empréstimos. nas finanças aja com muita maturidade e responsabilidade.

EscorPiÃo você percebe facilmente o que está por detrás das aparências, escorpiano. Com a Lua se movimentando em seu signo, as emoções ficam intensificadas. tudo ou nada emocional. Cuidado com atitudes controladoras e possessivas.

sagitário Constatação do que está indo embora de sua vida e das pendências a resolver. momento que pede entrega ao que você não compreende racionalmente, mas sente intensamente. Eliminação de antigos hábitos e padrões representa um renascimento pessoal.

caPricÓrnio Assuma as responsabilidades que lhe cabem em determinados grupos, capricorniano. intensos sentimentos são evocados nas amizades e nas situações sociais. questionamento sobre quem é sua turma. mudança intensa de objetivos.

aQuário Reciclagem, renovação, constatação do que não faz mais sentido. o medo de perdas não deve paralisar suas ações. Ambições que não tem coração, alma, não fazem sentido. Dia que enfatiza situações ligadas à carreira, às emoções e às finanças.

PEixEs poder de expressar conhecimentos que estimulem mudanças nas pessoas. viagens e estudos podem estimular mudanças em sua vida. muito a dizer, mas também a silenciar. Ceticismo e desconfiança não devem impedi-lo de acreditar em seu potencial, pisciano.

CMYK

10


11 Osório/RS, Quinta-feira, 10 de abril de 2014

Há 25 anos no jornal Revisão As notícias abaixo foram publicadas na edição do dia 5 de abril de 1989 do jornal A Semana fotos arquivo A Semana

Os vencedores da Tafona da Canção 1º LUGAR: Cantador do Litoral Letra: Elton Saldanha Música: Luiz Carlos Borges Intérprete: Luiz Carlos Borges, Elton Saldanha e Rui Biriva e Grupo 2º Lugar: Estância da Serra Letra: Antônio Augusto Fagundes Música e Intérprete: Neto Fagundes

3º Lugar: Litoral Letra e Música: Ivo Ladislau, Edson Vieira e Cláudio Amaro Intérprete: Peri Souza Canção mais popular: Viva a Gaita Letra e música: Leonardo Melhor intérprete: Chico Saratt com Lira Nativa

X Rodeio Crioulo e Coluna: I Tafona da Canção Cá entre nós Fandango realizado no Pavilhão de Esportes do Parque de Rodeios esteve completamente lotado. No sábado, a entrada foi gratuita. O musical Os Lucianos animaram a festa. Sobre a entrada franca, um fanático Brizolista comentou: “em fandango do PDT o povo não paga ingresso”. Coisas do Rodeio. O público que assistiu a I Tafona da Canção teve um comportamento impecável. Com muito respeito aos que se apresentaram do início ao fim da Tafona.

Perfil: Luiz Linhares

Em termos de cobertura jornalística, a Rádio Osório com aquela chuva toda, deu um banho de cobertura. Quem ficou em casa escutando a Rádio Osório não perdeu nenhum detalhe da I Tafona da Canção. O roubo como sempre esteve em alta nesse Rodeio. Roubaram moto, carro, roupa, dinheiro e até uma égua. Devido a grandeza da festa e do público imenso, é praticamente impossível controlar tudo. Aliás, a Brigada Militar realizou um grande Trabalho no Rodeio de Osório.

Luiz é natural de Torres e reside em Osório desde 1969. Envolvido com o tradicionalismo desde 1974, Luiz foi o primeiro patrão do Piquete de Laçadores João Alves da Cunha, ocupando o cargo por três anos consecutivos. É o atual patrão do CTG Estância da Serra. Além disso, sua vida profissional gira em torno da Escolhinha Sementinha.

Prefeitura veta projeto O Poder Executivo Municipal vetou na última semana o projeto do vereador Leonardo Ribeiro, que sofreu emenda do vereador Teodoro Matos Tomaz, indicando um repasse de 18% para o Hospital e 7% para a APAE sobre a arrecadação do IVV. O prefeito Ciro Simoni explica que o projeto é inconstitucional de acordo com o artigo 167 da Constituição.

Sempre presente nos acontecimentos que envolvem a comunidade Loja Loja Loja Loja

1: 2: 3: 4:

Rua Rua Rua Rua

Economia todo dia!

Marechal Floriano, 1139 (51) 3663.6691 Costa Gama, 770 (51) 3663.1961 Júlio de Castilhos, 804 (51) 3663.1552 João Sarmento, 1037 (51) 3601.0304

resumo das novelas 21h15

Vanessa fica espiando atrás da porta para ouvir a conversa de Cadu e Marina. Ele pergunta para a fotógrafa qual é seu real interesse em Clara. No meio da discussão, Cadu passa mal. Luiza conta para toda a família que vai morar sozinha. Laerte, Ricardo, Benjamin e Felipe apoiam a decisão dela. Clara e Cadu discutem na frente da família. Clara dorme na casa de Helena. Gabriel interrompe a consulta de Cadu com Silvia. André e Luiza descobrem o nome da irmã da freira que cuidou dele na infância.

Amanhã, sexta-feira, 11 de abril de 2014

19h30

18h15

17h45

Lili foge pela saída de emergência do alojamento antes da entrada de LC. Thomaz e Heloísa relembram o passado, e Fernanda fica enciumada. Marcelo conversa com Jorge sobre Inês. Tereza encontra a fórmula de Marlon no dossiê. Keila organiza um show de Celina e Matias para a reinauguração do Tapibar. Tereza conta para Paulinha que encontrou a fórmula. Lili decide procurar o dossiê no alojamento de LC. Paulinha pensa em seduzir Breno. Tereza esconde a fórmula no alojamento. Marcelo e Priscila torcem para que Jorge fique com Inês. Selma, Rita e Nilson voltam para a casa de Sandra.

Padre Santo coordena a arrumação da Vila para a inauguração da escola. Pituca sente-se mal e se desculpa com Serelepe por não dar comida para ele. Zelão pede para o Coronel Epaminondas ordená-lo a tocar fogo na escola. Juliana pede para Gina ir com ela até a escola. Serelepe foge da cozinha no momento em que o Coronel Epaminondas aparece. Catarina e Epa se preocupam com Pituca. Serelepe fica animado com a banda que vai tocar na inauguração da escola. Juliana mostra seu quarto para Gina. Giácomo comenta com o Prefeito que Serelepe precisa de um orfanato.

Sidney é duro com Sofia, que se magoa. Ben se declara para Anita, que recua quando percebe Antônio confrontando o menino. Zelândia alerta Sidney para a forma como está tratando Sofia. Com medo de Antônio, Anita diz a Ben que seu romance acabou. Fábio dá dicas de luta marcial para Abelardo. Clara dá um beijo em Guilherme, e um fotógrafo registra. Flaviana questiona Sofia sobre seus sentimentos por Sidney. Vera arruma toda a casa em segredo, mas Ronaldo desconfia. Virgílio provoca Fábio ao afirmar que ele está apaixonado.


Bairros

Osório/RS, Quinta-feira, 10 de abril de 2014

Borússia, uma localidade marcada pelo desenvolvimento

gastão Muri FotoS GAStão muRi

gastão Muri

A

reportagem do Jornal Revisão se deslocou até a localidade de Santa Rita de Cássia, na Borússia. Esta região serrana do município de Osório, nos últimos 12 anos, passou por muitas mudanças, deixando de ser aquela pequena vila onde famílias tiravam seu sustento basicamente da terra. Hoje o cenário é outro. Basta começar a subir o Morro da Borússia para ver um asfalto de primeira qualidade. A sinalização nos leva à primeira parada, lá na Santa Rita de Cássia, onde está o famoso Restaurante do Dodô, estabelecimento que tem uma excelente comida caseira. Conforme o seu proprietário, Claudiomir Dias, o Dodô, muitas pessoas se mudaram para a Borússia, inclusive profissionais como dentistas e advogados. Alguns moram lá e trabalham em Osório. O sonho da casa própria embalou muita gente que optou pela paisagem serrana e tranquila dos altos da serra que contorna o oeste da cidade de Osório. Os negócios vão de vento em popa na Borússia. O empresário Dodô está ampliando seu estabelecimento. Quando a reportagem entrou no restaurante logo viu a construção de mais um forno, uma das suas marcas registradas. “Estamos implementando mais serviços”, ressalta Dodô. Ao lado do Restaurante Dodô está o Frigorífico Borússia, enorme gerador de empregos na região, garantindo o sustento de muitas famílias não só de Osório, mas do vizinho município de Caraá, onde a agricultura continua sendo um dos pilares. Dodô explica que aos finais de semana centenas de visitantes sobem a Borússia e chegam ao seu restaurante. Vários estrangeiros também vão conferir a paisagem e as atrações da localidade. Ele recorda que alemães, portugueses, canadenses, suecos, entre outros, já estiveram no seu restaurante. Hoje seus cardápios possuem textos explicativos

Hospitais buscam respaldo financeiro

Asfaltamento facilitou acesso à localidade

Luis Jussimar

Joana Formagio da Silva

Claudiomir Dias, proprietário do Restaurante do Dodô

em inglês, o que facilita a vida do turista estrangeiro. Nara Eliege, professora da escola municipal José Garibaldi, sempre morou na Borússia e considera que a mudança foi para melhor. Segundo ela, o asfalto ajudou na acessibilidade e na limpeza, encerrando-se o ciclo de buraqueira e poeira. “Todo final de semana chega

muito turista por aqui”, afirma. “São pessoas educadas e que apreciam a localidade”. Joana Formagio da Silva é aposentada e destaca as mudanças na qualidade de vida das pessoas, com a chegada da luz, telefone, asfaltamento. “Cada vez mais gente vem morar aqui”, assinala, o que gerou uma valorização dos imóveis da localida-

de em razão da maior procura por aquisição ou aluguel. Luis Jussimar é recepcionista do Restaurante do Dodô e vê a Borússia como um local aprazível e de futuro. Conforme ele, está muito bom de emprego, em razão da movimentação nos estabelecimentos, pois muitos turistas ali chegam aos finais de semana e feriados.

PROMOÇÃO DE BOTAS, TÊNIS E SAPATÊNIS

50% no dinheiro em até 12 x 40% sem juros nos cartões

Há mais de oito anos acompanho a situação dos hospitais do Litoral Norte, em razão das sucessivas crises surgidas desde a década de 90, com a implantação do Sistema Único de Saúde, o surgimento dos municípios como gestores e a necessidade de evolução gerencial, dos recursos humanos e ampliação da capacidade de financiamento. Nítida fica a evolução do Hospital de Tramandaí, dadas todas as circunstâncias que marcaram sua mudança de gestão, pois ao mesmo tempo em que escapou dos grilhões dos minguados recursos públicos municipais e do SUS, incorporou novo modelo administrativo, sob direção da Fundação Hospital Getúlio Vargas, de Sapucaia do Sul. Importante destacar o interesse do presidente da Câmara Municipal de Osório, vereador Rossano Teixeira, e do secretário municipal de Osório, Emerson Magni, no sentido de querer entender o quadro da questão hospitalar. O Hospital São Vicente de Paulo, de Osório, é o único do Litoral Norte que continua com a filantropia. A entidade começa a ver nuvens negras no horizonte. No dia 31 de maio deverá ser renovado o contrato do Hospital São Vicente com a Prefeitura de Osório. Os repasses mensais de R$ 646 mil não estão sendo suficientes para fazer a instituição investir com segurança no funcionamento de seus diversos setores, o que preocupa a direção do Hospital. A receita anual do Hospital de Osório é de R$ 22 milhões, superada em muito pela do Hospital de Tramandaí, hoje de R$ 55 milhões. Esta entidade tem 34 leitos de UTI e vai passar a receber residência médica, enquanto que a osoriense ainda aguarda a conclusão de obras da sua UTI. O ponto fundamental é a gestão e qualidade dos projetos para a busca dos recursos, com instituições dotadas de recursos humanos e equipamentos que possam dar um horizonte de atendimentos amplo, sem limitações impostas por recursos que ao longo do tempo vão ficando escassos.

Venha conferir a nova coleção

Inverno 2014

e aproveite para parcelar em até

12 x sem juros 51 3663.5811

Marechal Floriano, 1083, sl 01 - Centro - Osório

CMYK

12


Osório/RS, Quinta-feira, 10 de abril de 2014

13

polícia

Osório tem novo delegado de Polícia

H

á quatro semanas a delegacia de Polícia de Osório tem novo titular, o delegado Gustavo de Mattos Brentano. Ele veio da Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) de Tramandaí, tendo ingressado na Polícia Civil no último concurso para delegado. A reportagem do Jornal Revisão entrevistou Gustavo em seu gabinete a respeito de diversas questões que preocupam a comunidade.

EQUIPE “A princípio sem grandes alterações e está com a mesma distribuição. O trabalho já vinha sendo bem feito. Pretendo dar continuidade ao trabalho do delegado Ractz e fazer ajustes eventuais. O agente Luis Messias é agora o chefe de investigação. Temos que trabalhar com a carência do efetivo. O número de policiais não é o ideal. Os policiais daqui são bem dedicados e exercem um bom papel no combate à criminalidade. A carência de pessoal não é exclusividade da Polícia Civil, atingindo também a Brigada Militar”. RELACIONAMENTO COM A BM “Pretendo continuar realizando um trabalho em conjunto,

3663.9511

porcher - soltec

*Plano de assistência técnica a partir de R$ 30,00 por mês *Câmeras de segurança *Centrais telefônicas *Estruturas de rede

*Assessoria técnica para construtores e engenheiros em projetos de redeestruturada (elétrica, dados, voz, alarme e ar-condicionado).

Apresente este anúncio e ganhe uma revisão gratuita José Porcher ME

Av. Jorge Dariva, 264 - Centro - Osório/RS Fones: 9876.9898 / 8413.2452 / 8250.7330 E-mail: porchersoltec@gmail.com

Equipe de Garçons Pedro Santos oferece seus serviços com equipe qualificada para todo tipo de festa: bailes, coquetéis, casamentos e aniversários

Fones: 8222.1528 - 9439.0651 - 96680684

Delegado Gustavo Brentano veio de Tramandaí unindo esforços para combater a criminalidade. Quero manter um relacionamento harmônico com a Brigada Militar. Venho de Tramandaí onde o relacionamento entre Polícia Civil, Brigada, Justiça e Ministério Público é muito bom”.

INVESTIGAÇÃO “A policial Rosaliria Lentz deixou a direção da investigação, indo para a DPPA de Tramandaí, onde vai trabalhar com o delegado Ractz. Como é de praxe, o delegado que saiu levou seu braço direito, mas a perda foi rapidamente reposta pelo retorno do Messias ao comando do setor de investigações. Estamos definindo rumos a tomar neste setor”.

TRÁFICO DE DROGAS “Hoje grande parte dos crimes ocorre em decorrência do tráfico de entorpecentes. É o usuário que furta ou rouba para manter o vício; é o traficante que mata o viciado devedor e o rival. A droga acaba gerando muitos crimes”. LEGISLAÇÃO “A nossa legislação é muito branda. Às vezes o indivíduo fica pouco tempo no presídio e logo está solto nas ruas. Hoje a prisão é a exceção. A regra é que o réu responda ao processo em liberdade. Em razão da superpopulação carcerária, muitos são soltos. Não se trata de crítica ao Judiciário que está cumprindo seu papel no cumprimento das leis em vigor”.

Homicídios em Osório assustam a comunidade Os meses de fevereiro e março foram marcados pelo aumento significativo do número de homicídios em Osório. A maioria dos casos foram registrados nos bairros Medianeira e Caravágio. Veja a relação dos casos nos últimos dois meses.

Ligue:

gastão muri

Gastão Muri

OSÓRIO “Estou ficando a par da situação da cidade, procurando conhecê-la. Temos que começar a dar uma resposta quanto à questão do tráfico de drogas e aos homicídios. Precisamos atender aos anseios da comunidade no que se refere à segurança pública”.

Anuncie sua empresa no Jornal Revisão

antecedentes criminais.

Frank Gisã da Silva Bier.

Ainda no mês de fevereiro dois carros foram incendiados no Palmital e houve duas tentativas de homicídios, no bairro Medianeira.

4/03/14 – Houve duas tentativas de homicídio e uma casa incendiada nos bairros Medianeira e Caravágio.

Fevereiro: 03/02/14 – Homem foi baleado com três tiros no Bairro Caravággio, na Rua José Airton Jaques de Oliveira.

Março: 1/03/14 – Homem foi morto no bairro Medianeira. A vítima foi identificada como Rodrigo Dalpiaz, mais conhecido como Rodrigo Padaria.

5/02/14 – Homem foi morto com dois tiros na Rua Imbé, no bairro Medianeira. O nome da vítima é Claiton dos Santos Camargo, que já tinha

4/03/14 – Homem foi encontrado morto no Palmital com marcas de tiro, lenço na boca e pescoço. Posteriormente, a vítima foi identificada como

25/03/14 – Duplo Homicídio no bairro Albatroz na Rua Borges de Medeiros. Vítimas: Erikson Luiz da Silva Oliveira e Carlos Anael Cunha da Silva. 29.03.14 – Jovem é morta a facadas e o corpo é carbonizado. A Vítima era uma adolescente de 17 anos e foi encontrada na Jazida na Estrada do Mar em Osório.

ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS DE OSÓRIO - AFMO

Rua Major João Marques, 233 – Centro – Osório/RS CEP 95.520-000 Fone: (51) 663-1303 – E-mail: afmo. osorio@hotmail.com

E D I T A L Nº. 01/2014. De conformidade como os artigos 37 e 38, do Estatuto da Associação dos Funcionários Municipais de Osório – AFMO, ficam os senhores associados convocados para a ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA para o BIÊNIO 2014/2016, bem como para a ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA, como segue: O R D E M D O D I A: a) A eleição será realizada no dia 30 de abril de 2014, com início 8h e 30 min e término às 18h e 30 min., na Sede Social da AFMO, na Rua Major João Marques, Nº 233, nesta cidade. b) A eleição se desenvolverá de acordo com os artigos 37 a 41 do Estatuto da AFMO; c) A Assembléia Geral será logo após o encerramento da eleição e contagem dos votos, e tratará da apreciação das contas da gestão do período de maio de 2012 à abril de 2014, e relatório emitido pelo conselho de divulgação dos resultados da eleição. d) A nova diretoria será empossada dia 30 de abril de 2014. OBSERVAÇÃO: Concorrerão as chapas oficialmente apresentadas até o dia 20 de abril de 2014, às 17h e 30min, que serão numeradas pela ordem de entrega. Osório, 30 de março de 2014. Marta Bresolim de Lima Presidente

Ana Maria de Jesus Lemos Secretária


14

EsPortEs

Osório/RS, Quinta-feira, 10 de abril de 2014

Osório larga na frente no Campeonato Gaúcho de Rugby DivuLGAção

A próxima etapa acontece em Santa Maria, onde a equipe enfrenta o atual líder Em um jogo equilibrado, Osório venceu em casa a equipe do Guasca, de Porto Alegre. A equipe litorânea dominou a primeira metade do jogo, terminando o primeiro tempo com o placar de 12 x 0. Porém, no segundo tempo, a equipe do

Guasca iniciou a reação e virou o placar para 20 x 19. Somente nos minutos finais o Osório conseguiu o try que decretou a vitória. Os cinco pontos na tabela (somou um ponto extra por ter feito quatro tries) e a segunda colocação no campeonato. Pla-

car final foi de 26 x 20. Após a partida, o atleta Igor Barbosa foi eleito pelos companheiros o destaque em campo. A próxima etapa acontece em Santa Maria, onde a equipe enfrenta o Universitários, atual líder do campeonato.

No dia 29 de março, José Alberto Garcia sagrou-se campeão da categoria 64kg da Forja de Campeões de São Paulo. Foram dois meses de competição e quatro lutas vencedoras. Mais conhecido como Cafú, o atleta

está morando na Capital paulista desde o ano passado, graças a uma parceria do técnico Anildo Pereira com colegas paulistanos Marcão e seus filhos Breno e Léo, que treinam o boxeador. “Temos atletas que poderão

destacar-se no boxe nacional e internacional, porém não temos apoio suficiente. Precisamos valorizar este esporte que representa nossa cidade e Estado por todo o país”, destaca o técnico osoriense Anildo Pereira.

Cafu é campeão da categoria 64kg em São paulo

A pEDiDo

Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. mas à meia-noite ouviu-se um clamor: “Aí vem o noivo, saí-lhe ao encontro”. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: “Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam”. mas as prudentes responderam, dizendo: “ não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós”. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas e fechou-se a porta. E depois chegaram também as ouras virgens, dizendo: “Senhor, Senhor, abre-nos”. E ele, respondendo, disse: “Em verdade vos digo que vos não conheço”. vigiai, pois porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir. (Ensino do Senhor Jesus Cristo em mateus 25:1-13). Esta parábola foi uma das últimas que o Senhor contou, mas trata de um assunto que você deve considerar antes de qualquer outra coisa. o Senhor está mostrando aqui que, quando Ele vier pela segunda vez, somente as pessoas que estiverem preparadas entrarão com Ele na eterna glória e felicidade. As outras ficarão fora, nas trevas exteriores, para todo o sempre. nesta parábola, todas as dez virgens tinham lâmpadas, mas só as prudentes tinham azeite nas suas vasilhas. Sem azeite a lâmpada é uma coisa inútil. A bíblia diz, com respeito a toda a raça

humana: “todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. não há quem faça o bem, não há nem um só” (Romanos 3:12). na bíblia, azeite é símbolo do Espírito Santo. todo aquele que crê no Senhor Jesus Cristo já tem o Espírito habitando nele. mas, Romanos 8:9 nos avisa: “Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dEle”. prezado leitor, você já tem o azeite no seu vaso? Já recebeu o Espírito Santo, tendo crido no Senhor Jesus? Se não, então você não está preparado para a eternidade, está andando nas trevas, e logo em breve a porta da salvação será fechada. A vinda do Senhor está próxima; não demore, busque as Salvador enquanto se pode achar. Certa vez, o famoso evangelista Jorge Whitefield estava explicando esta parábola das dez virgens aos seus ouvintes, dando ênfase especial nas últimas palavras: “E fechou-se a porta”. Aconteceu que, naquela noite, havia na congregação dois jovens, os quais vieram com a intenção de zombar do evangelho e também do evangelista. Ao ouvirem esta palavra solene, um deles cochichou no ouvido do outro: “não há muito perigo nisso. mesmo se a porta fechar, sempre haverá outra que ficará aberta”. mas os dois escarnecedores levaram um susto quando o pregador, que jamais poderia ter ouvido, daquela distância, aquilo que eles cochicharam um ao outro, exclamou: “bem pode ser que neste ajuntamento há alguns pecadores, imprudentes e indiferentes, que se opõem à palavra de Deus, pensando no seu íntimo: “que importa isso? Se uma porta fechar, sem dúvida outra abrirá!” na verdade, tais zombadores tem razão. Está certo, que se uma porta fechar, de fato há outra sempre aberta. mas eu acho desnecessário dizer-lhes algo a respeito dessa outra porta. que tipo de porta é? E a onde conduz? É a porta dum abismo sem fundo,

a porta que leva aos tormentos eternos, a porta do inferno”. Ao ouvirem estas palavras, os dois jovens se espantaram. Foram obrigados a admitir que foi Deus mesmo que havia ouvido seu escarnecimento, e que, na hora, havia respondido desse modo, através do Seu servo. um deles foi convertido logo depois, e encontrou paz com Deus. o outro já sabe aonde leva a outra porta, mas agora para arrepender-se é tarde demais; para ele “fechou-se a porta” do céu. “prepara-te... para te encontrares com o teu Deus”. “Eis aqui AgORA o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação”. (Amós 4:12; ii Coríntios 6:2) “porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16) meu amigo, talvez tenhas rido Ao ouvires falar de Jesus; não te esqueças que, para salvar-te, Ele deu Sua vida na cruz. meu amigo, HoJE tens tua a escolha: vida ou morte, qual vais aceitar? Amanhã pode ser muito tarde; HoJE Cristo te quer libertar. cONvitE Domingos: Escola Dominical 10h pregação do Evangelho 20h Salão Evangélico Rua Santos Dumont, 444 Centro - osório

CLÍNICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Dra. Leda Maria Rios CRM/RD 8878 Rua João Sarmento, 315 - Osório/RS Fone: (51) 3663.9240 - 8121,2794

TRANSFLOR Qualidade no transporte urbano de Osório RS 030 km 85 - nº 421 - Fone: 3663.2789

CMYK

“... E FEcHOU-SE A pORtA”


15 Osório/RS, Quinta-feira, 10 de abril de 2014

Cultura

Leia mais Aponte para o QR Code com o celular ou tablet e leia mais sobre a coluna de Paulo de Campos no site www.cantadoresdolitoral.com.br

paulo de campos paulodecampos@cantadoresdolitoral.com.br

Assim como ler, escrever também é um delicioso vício! Para mim, o segundo sempre foi mais prazeroso. Mesmo precisando, às vezes, descansar um pouquinho, a gente não consegue parar totalmente. Como todos os meus leitores já sabem, escrevo para jornais desde 1978, quando estreei no Diário de Notícias em Porto Alegre, escrevendo e editorando o Suplemento dos Municípios ao lado do meu primeiro e querido chefão “o Senhor Gordo” Arnaldo Fonseca Filho. Com a extinção da Rede Tupi e dos Diários Associados de Assis Chateaubriand, fomos juntos pro Jornal do Comércio, mas não ficamos muito tempo, não! Nada se compararia ao agradável e amigável clima de coleguismo da redação do velho prédio da Av. São Pedro, no Bairro São Geraldo. Logo que cheguei a Osório, passei a escrever para o Jornal Revisão, o que se tornou um fervoroso hábito. Pois, também aqui a relação de amizade com o “chefe” Antão - mesmo ele não tendo nem um terço do peso e do tamanho do “Senhor Gordo” - sua simpatia, alegria e companheirismo são semelhantes e fizeram com que eu gostasse cada vez mais dessa tarefa. Com a chegada da internet, vieram os sites, as colunas de cultura e música para inúmeros portais! Não tem mais jeito: Não consigo parar de escrever! Por isso, quando o Renan (o novo chefinho) e o Antão pensaram em me convidar para voltar, eu já tinha aceitado! Espero que os leitores deste nosso novo, reorganizado e revigorado Revisão também gostem disso, afinal, ele sempre foi e será “o jornal da nossa terra”! Agora, numa única página continuarei divulgando as atuações dos músicos litorâneos, as atividades culturais de Osório e região, além de dar prosseguimento ao “Personas Cultura” que eventualmente serão a pauta deste espaço dedicado totalmente à cultura e ao fazer artístico de qualidade, que o Jornal Revisão é um dos poucos a manter.

fotos divulgação

“Tô voltando!” Triagem da Tafona

DVD e CD da Moenda Hoje à noite dentro da programação de 2ª ExpoSAP, tem a festa de lançamento do DVD e do CD da 27ª Moenda da Canção e IIIª Moenda Instrumental. O show será do mineiro Zebeto Corrêa, vencedor da última edição. Depois, tem Buenas e m’espalho. As inscrições para a Moenda deste ano já estão abertas, e serão feitas somente on line veja em www.moendadacancao.com.br . Os jurados são: Carlos Madruga, Greice Morelli, Mário Tressoldi, Martin César e Ronald August.

Dia mundial da voz

Greice Morelli, avaliadora da moenda

Provavelmente na próxima edição desta página já possamos informar as músicas selecionadas para a 24ª Tafona da Canção que será realizada em 30 e 31 de maio. Os jurados Arthur de Faria, Carlitos Magallanes, Ivo Ladislau, Mauro Marques e Robledo Martins, já estão avaliando individualmente, desde o início da semana passada, as oitocentos e cinquenta músicas inscritas para esta edição. Eles se reúnem nos próximos dias para definir em comum acordo as doze classificadas.

Arthur de Faria, avaliador na Tafona

Eventos em 2014 No portal Rima/Cantadores estão as páginas especiais com informações, regulamentos, e cobertura dos festivais da região. Salinas do Balneário Pinhal, já realizado em março; Tafona de Osório, em maio; Mulher em Canto de Capão da Canoa e Porto Alegre, também previsto para maio, Moenda de Santo Antônio da Patrulha, em agosto; e 15 Pealo de Tramandaí, que acontece em outubro ou novembro próximo. O endereço de acesso para todas essas páginas é: http:// www.cantadoresdolitoral.com. br/e/ev14.html. Veja, lá!

Equipe de Fonoaudiologia realizará atendimentos dia 16 de abril entre 8h e 12h no Posto Central, Osório estará realizando um “mutirão da voz” no Posto de Saúde Dr. Flávio Silveira. Além de informar as pessoas sobre os cuidados necessários para evitar distúrbios e falhas na voz, como rouquidão ou cansaço para falar, serão detectados os casos que necessitam de avaliação e estes já serão devidamente encaminhados para avaliação com Otorrinolaringologista. Saúde vocal é o equilíbrio na utilização da voz - social e profissional - em busca de uma melhor qualidade de vida e melhor performance profissional.

Loma e Grupo Chão de Areia fazem sete shows pelo Estado

Paixão de Viola e Tambor Depois de passar por quatro cidades: Bento Gonçalves (dia 3), Passo Fundo (5), Lajeado (8) e Santa Cruz do Sul (9), Loma e o Grupo Chão de Areia se apresentam ainda em outros três municípios gaúchos, nesta turnê promovida e patrocinada pelo SESC com apoio cultural da Fecomércio RS. Mário Tressoldi, Chico Saga

e Flávio Júnior, acompanhados por Cri Ramos, Anderson Oliveira e Rodrigo Reis, além da participação especial da cantora Loma Pereira, estarão hoje (10) em Venâncio Aires; amanhã (11) em Santa Maria, no Teatro Treze de Maio; e no sábado no auditório da Biblioteca Pública em Pelotas com o espetáculo Paixão de Viola e Tambor, sempre às 20 horas.


Os贸rio/RS, Quinta-feira, 10 de abril de 2014

CMYK

16


Revisão 10 abril 2014  

Jornal Revisão de quinta-feira, 10 de abril de 2014. Versão Online.

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you