Page 1

INFORME IN REDE DE JORNAIS

GRANDE FLORIANÓPOLIS

CONTEÚDO É TUDO

T Tempo Hoje

18 09

GRANDE FLORIANÓPOLIS (SC) FIM DE SEMANA 24,25 E 26 DE AGOSTO DE 2013. ANO 2 . NO 265 |

E-mail: opiniao@jornalinforme.com.br |

http://issuu.com/jornal_informe |R$ 1,50

CARNAVAL

Folianópolis 2013 realiza Ensaio Geral PÁG A05

EVENTOS

Feira de Artes e Usados tem novidades O Centro Histórico ganha novos ares neste sábado (24) com a Feira de Artes e Usados.

PÁG A11

DROGAS

SOCIAL

Leilão em prol de moradores de rua Dinheiro arrecadado será investido no Centro POP, na Passarela Nego Quirido

Pontos críticos são limpos e roçados

PÁG A08

PETRA MAFALDA

Um dia após a Operação Abordagem, a Secretaria Municipal do Continente convidou a Comcap para vistoriar os pontos mais críticos de consumo de drogas na área continental e muitos deles foram limpos e desobstruídos.

PÁG A08

SÁBADO

Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação De 24 a 30 de agosto todas as unidades de saúde de São José estarão mobilizadas para a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal. O objetivo é que as crianças menores de 5 anos de idade (0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias) e com vacina pendente sejam imunizadas. PÁG A07

Graziela recebe das mãos do prefeito as chaves da sua casa nova

HABITAÇÃO

Cesar entrega conjunto

habitacional reformado As 12 casas foram totalmente reformadas; moradores já podem mudar-se

PÁG A12


Contraponto

A 02

Nilton Góes

GRANDE FLORIANÓPOLIS (SC) FIM DE SEMANA 24,25 E 26 DE AGOSTO DE 2013

FRASE DO DIA “A união faz a força no sul.”

E-mail: ncgoes@uol.com.br

Atuação na legislação ambiental e florestal

Supremo confirma Código Florestal Brasileiro O Supremo Tribunal Federal (STF) não aceitou o pedido de suspensão da vigência do Código Florestal Brasileiro requerida via ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) pelo Ministério Público em janeiro deste ano. Em função disso, O Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/2012) está em pleno vigor, em todos os seus itens, e em fase de implantação em todo o país.

Governadores do Sul, Tarso Genro e Raimundo Colombo

O

Sul unido por barreiras sanitárias nas divisas

s órgãos de vigilância sanitária animal e vegetal dos estados que integram o Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) vão compartilhar a estrutura física das

barreiras nas divisas para operações de emergência e promoção de ações conjuntas. A assinatura do protocolo aconteceu na segunda (19) na sede da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado) com a presença

Foto Alegações de responsabilidade

do governador Raimundo Colombo, presidente do Codesul, do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e os vice-governadores do Paraná, Flávio José Arns, e do Mato Grosso do Sul, Simone Tebet.

Parceria e área comum de urgência A proposta foi apresentada pelo secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, que ressaltou o fato de Santa Catarina ser o único estado livre de febre aftosa sem vacinação do país. O presidente da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina), Enori Barbieri, salientou que a parceria também permitirá que uma equipe de um estado possa entrar até 12 quilômetros no estado vizinho para trabalhos de vigilância sanitária animal

Secretario João Rodrigues de Santa Catarina, apresenta o plano de barreiras conjuntas

e vegetal. “Será criada uma área comum para trabalhos mais urgentes”, explica. Hoje,

apenas Santa Catarina conta com mais de 60 barreiras sanitárias em operação.

Monitoramento estratégico e sistemático O sistema de defesa sanitária animal e vegetal constitui-se num trabalho estratégico e sistemático de

EXPEDIENTE

monitoramento, vigilância, inspeção e fiscalização da produção e do comércio de animais, plantas, partes

Deputado Valdir Colatto

A informação foi recebida pelo deputado federal Valdir Colatto nesta semana. Colatto é autor do Projeto de Lei 5.367 do ano de 2009 que iniciou a discussão da necessidade de mudança na legislação ambiental em todo o país e que resultou na atual legislação, o Código Florestal Brasileiro - Lei 12.651/2012. O deputado também atuou de forma decisiva para aprovação do Código Ambiental Catarinense, em vigor desde 2009.

de vegetais ou produtos de origem animal e vegetal que possam colocar em risco o patrimônio agrícola do estado.

Segundo Colatto, o PMDB entrou com alegações no sentido de fazer prevalecer o Código Florestal, considerando na petição

que o partido tem responsabilidade em manter o texto que ajudou aprovar no Congresso Nacional. Em fase de implantação a nova

lei apesar de alguns pontos falhos, que podem melhorar, avançou em vários aspectos e seria muito prejudicial uma decisão desfavorável à ela.

Defesa e incentivo ao agroturismo na agricultura familiar

Criar incentivos para o agroturismo desenvolvido nas propriedades dos agricultores familiares, por meio de uma legislação específica, é meta do deputado estadual Dirceu Dresch . Ele também defende a diferenciação da atividade em relação ao turismo tradicional. O parlamentar participou da abertura do “Circuito de Agroturismo Acolhida na Colônia da Serra Catarinense,” em São Joaquim, e falou sobre a necessidade de normas que facilitem a exploração do turismo pela agricultura familiar.

Deputado Dirceu Dresch e a Juventude Rural

Politicas públicas melhoraram meio rural Dresch foi debatedor na oficina que discutiu a questão da juventude no meio rural. Para o parlamentar, as condições no meio rural melhoraram

muito nos últimos dez anos devido às políticas públicas que garantem crédito, habitação subsidiada, compras púbicas, entre outras.

Perspectivas para juventude rural O deputado estadual Dirceu Dresch participou semana passada do 3º Congresso da Fetraf-Brasil, realizado em Luziânia (GO). O evento acontece a cada três anos para avaliar a conjuntura política e social da agricultura familiar e para eleger a nova direção da entidade.

PÚBLICAÇÃO: Informe Editora Jornalística LTDA LTDA CNPJ 15.020.627/0001-81

DIREÇÃO GERAL: JORNALISTA RESPONSÁVEL: Adriano Ribeiro Adriano Ribeiro 48 3240-9643 0002902SC jor nal-infor me |

EDIÇÃO TATA 48 3240-9643

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design www.dodadiagramador.com.br

E-mail: redacaofloripa@jor nalinfor me.com.br |

GRÁFICA: Informe

TIRAGEM 4 mil

http://issuu.com/jornal_informe

CONTATO Rua General Eurico Gaspar Dutra, nº952 Bairro Estreito CEP 88.075-100 Florianópolis-sc


A10

E

Esporte Nacional

SEGUNDA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2013

Grêmio embalado

m duelo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio precisou apenas de um gol logo no início para vencer o Flamengo por 1 a 0 na noite deste sábado, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, e alcançar a quarta vitória seguida no torneio. Pará fez em cobrança de falta no começo do primeiro tempo para o time do sul do País, que contou também com uma péssima partida dos cariocas para alcançar o resultado positivo. O triunfo da noite deste sábado deixa o Grêmio mais firme do que nunca no G-4 da competição nacional. A equipe tricolor assumiu a terceira posição da tabela de classificação, com 28 pontos.

Dizem que torcida não ganha jogo. Sal grosso, muito menos. Mas foram esses dois ingredientes que ajudaram o São Paulo a retomar o caminho das vitórias neste domingo.

Já o Flamengo continua sem embalar – é apenas o 13º colocado, com 19 pontos.Na próxima rodada, o time carioca visita o Corinthians, no domingo da semana que vem, às 16h (de Brasília), enquanto o clube gaúcho recebe a

a 0 para ver o G-4 cada vez mais próximo.O único gol da partida foi anotado aos 37min do primeiro tempo e em grande estilo. O veterano Geovanni, ex-Barcelona e Manchester City, cobrou falta com perfeição e levou o time do interior de São Paulo aos 25 pontos na nona colocação.

Vettel de novo Não teve para ninguém. A chuva prometida não apareceu, e Sebastian Vettel fez o que dele se esperava. Ganhou o GP da Bélgica, fortalecendo o favoritismo da Red Bull na veloz pista belga neste domingo (25). A verdade é que Vettel não viu adversários desde a ultrapas-

sagem em Lewis Hamilton ainda na primeira volta e nem Fernando Alonso, em ótimo início de corrida, conseguiu parar o alemão, que caminha agora a passos ainda mais largos rumo ao tetracampeonato. Alonso e Hamilton completaram o pódio. Felipe Massa foi o sétimo.

Ponte Preta, no sábado, às 18h30. Antes, as equipes têm duelos pela Copa do Brasil no meio de semana – Grêmio e Flamengo perderam os jogos de ida para Santos e Cruzeiro, respectivamente, e tentam se recuperar em casa.

Tudo igual Domingo de futebol. Longe do Maracanã e de São Januário, o Vasco escolheu o Mané Garrincha, em Brasília, para mandar seu jogo contra o Corinthians. E quem foi ao estádio assistiu a uma grande partida, que teve no equilíbrio a palavra-chave. Melhor no primeiro tempo, o Timão abriu logo o placar e deu a impressão de que sairia com os três pontos. Mas a equipe cruz-maltina, modificada no segundo tempo, reagiu, empatou e esteve mais perto de vencer. No fim, houve chances para os dois lados. Só que a partida ficou no 1 a 1, gols dos atacantes Guerrero, para os paulistas, e André, para os cariocas.

Com um gol do recém-chegado Dátolo no fim do jogo, o Atlético-MG derrotou a Portuguesa por 2 a 1, de virada, neste domingo, no Independência. Bruno Henrique deu vitória parcial ao time paulista no primeiro tempo. Tardelli e o argentino balançaram a rede na etapa final. O resultado, válido pela 16ª rodada do Bra-

Reação do Tigre À espera de um novo técnico após a demissão de Vadão, o Criciúma conseguiu uma boa vitória na noite deste sábado, em duelo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro disputado no Estádio Heriberto Hulse. O clube catarinense bateu o Coritiba por 2 a 1 para sair da zona de rebaixamento, com direito a um gol de bicicleta do atacante Fabinho, que fez o segundo da equipe no confronto.O triunfo vem em momento importante para o Criciúma, que pula para a 15ª posição no torneio nacional.

Já o Coritiba estaciona nos 24 pontos, em sexto. Na próxima rodada, o time catarinense visita o Vitória no domin-

sileiro, fez o time mineiro ir aos 19 pontos e se distanciar do Z-4, local onde a Portuguesa está há dez rodadas. As duas equipes voltam a campo pelo Brasileiro no próximo sábado, às 18h30 (de Brasília). Enquanto os comandados de Cuca vão ao Serra Dourada, encarar o Goiás, a Lusa recebe o Bahia no Canindé.

Quebra de jejum

Depois de um longo período, o Santos reencontrou o caminho dos triunfos no Campeonato Brasileiro. Neste sábado, na Vila Belmiro, a equipe da casa derrotou o Vitória por 2 a 0 e derrubou tabu na competição. O time alvinegro não vencia um jogo pela Série A desde a goleada por 4 a 1 sobre a Portuguesa em 13 de junho, pela sétima rodada.O jogo deste sábado foi válido

pela 16ª rodada do Brasileiro, sendo que desde o último triunfo o Santos fez visita ao Barcelona na Espanha histórica goleada negativa de 8 a 0 -, teve duas partidas adiadas e colecionou sequência de quatro empates. Com o resultado, o time alvinegro está na 12ª colocação da tabela, com 19 pontos. Já o Vitória é o sétimo, com 22. Gabriel, 16 anos, abriu o placar para o Santos.

Ricciardo

go da semana que vem, às 16h (de Brasília), enquanto o Coritiba recebe o Inter no mesmo dia e horário.

A novela do sucessor para a vaga de Mark Webber pode estar perto do fim. De acordo com o próprio piloto, a Red Bull já decidiu quem assumirá o segundo carro da equipe em 2014, e que poderá ser Daniel Ricciardo. Após o anúncio do australiano de que iria para o Mundial de Endurance no próximo ano, muitas especulações surgiram em qual seria o próximo representante da equipe. Entre os principais da lista estava o jovem da Toro Rosso. Ao comentar o caso com a mídia, o veterano afirmou que a escolha já foi feita.

KERS

Depois de 12 partidas sem vencer, o Tricolor paulista venceu o Fluminense por 2 a 1, gols de Luis Fabiano e Reinaldo, no estádio do Morumbi com 55.256 pessoas. Eduardo descontou.

Virada

Chapecoense perde O desafio do Bragantino não era nada fácil pela 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time paulista encarou a vice-líder Chapecoense no estádio Nabib Abi Chedid neste sábado, aproveitou a vantagem numérica após a expulsão de Athos e segurou a vitória por 1

Sal grosso

Felipe Massa não se sentiu muito prejudicado pelos problemas eletrônicos que a F138 de número 4 teve durante o GP da Bélgica, disputado neste domingo (25), em Spa-Francorchamps. O ferrarista, que terminou a prova na sétima posição, acredita que foi a largada complicada que teve dificultou mais a sua situação nas 44 voltas da corrida. Partindo da décima posição, Massa ficou por fora na primeira curva e acabou perdendo duas posições. Pouco depois, relatou pelo rádio que estava com o volante “apagado”. Tratava-se de uma falha no sistema eletrônico do carro, que o impediu, também, de usar o Kers (sistema de recuperação da energia cinética) em alguns momentos. “O problema maior da minha corrida foi a primeira curva”, declarou o brasileiro em entrevista à TV Globo logo após o fim da disputa em Spa. “Eu tinha largado bem, até, passado um carro pelo lado esquerdo, freei tarde”, descreveu. Na saída da La Source, porém, “tinha um carro do lado de fora, acho que era o Kimi [Räikkönen]. Ele voltou em cima de mim, eu precisei frear e, ali, eu perdi quatro, cinco posições”, continuou Felipe. “Depois eu consegui até recuperar bem, mas a gente perdeu muito tempo ali”, lastimou.


A04

Estadual

AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

Em 2012, PPA atendeu 128 mil produtores

Santa Catarina é um dos Estados com maior número de atendimentos DIVULGAÇÃO/JORNAL INFORME

D

Nova automobilística �ara SC

M

ais uma viagem será realizada pelo governador Raimundo Colombo para trazer empresas para Santa Catarina. No dia 6 de setembro ele assina, na China, contrato com a fabricante de caminhões Sinotruk, que irá iniciar a construção de sua unidade em Lages nos próximos meses. De acordo com Colombo, a escolha da cidade foi da própria empresa. “Eles visitaram o local e gostaram bastante por ser bem no Centro do estado. É uma região que precisa de empresas e ficamos contentes em a Sinotruk querer se instalar lá”, disse à coluna Pelo Estado. O último empecilho para a assinatura foi superado no início dessa semana, quando o governador e o senador Luiz Henrique foram ao Ministério da Indústria e Comércio. Eles conseguiram o documento que dá direito a benefícios como descontos no pagamento do IPI para os veículos produzidos no Brasil. A unidade de Lages será a primeira fábrica da Sinotruk fora da China. O investimento para construção será de R$ 300 milhões e a fábrica terá capacidade inicial para produzir 5 mil caminhões por ano, número que aumentará para 8 mil após os três primeiros anos de operação. O momento para o governador é de contabilizar lucros no setor industrial. Além de Sinotruk, já estão consolidadas as fábricas da GM e da BMW. “Estamos vivendo uma ótima fase industrial em Santa Catarina, pois essas empresas trarão emprego e renda.” A região de Lages também receberá outra fábrica importante, a Novaer, que produz aviões. O diretor presidente da empresa, Graciliano Campos, inclusive, está visitando cursos de engenharia pelo estado e incentivando o empreendedorismo tecnológico dos novos engenheiros.

Quedanaexpectativa

A conjuntura econômica fez a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC) rever a projeção de crescimento das vendas do comércio para este ano. O índice esperado, de 4%, passou para 2,5%. De acordo com o presidente da entidade, Sergio Medeiros, a alta do dólar foi fator determinante para um maior potencial de impacto aos lojistas. “Nos mais variados setores, diversos produtos têm um percentual muito alto de componentes importados, sujeitos diretamente às influências da disparada do dólar”. A queda na expectativa de crescimento do PIB também influenciou no indicador da entidade. MP da Saúde Será assinada pelo governador Colombo, na próxima quarta-feira (28), a Medida Provisória (MP) que muda a estrutura de gestão dos hospitais públicos estaduais. A intenção é instituir a meritocracia e priorização da produtividade. “É um projeto visionário”, destaca. A MP é um dos resultados da consultoria realizada pela empresa alemã Roland Berger na Saúde catarinense.

mil). Já a região Centro-Oeste teve 9,5 mil produtores atendidos e a região Norte 8 mil. Quanto ao volume de recursos, a região Sul recebeu o maior investimento, com mais de R$ 220 milhões. ESTE ANO - Até o dia 20 de agosto deste ano, a Conab já operou mais de R$ 60 milhões em aquisições de

produtos de 237 projetos do PAA. Com isso cerca de 12 mil produtores familiares foram beneficiados pelo programa. Segundo técnicos da Companhia, a tendência é haver uma maior procura dos agricultores pelo PAA no segundo semestre. A expectativa é operar R$ 700 milhões em 2013.

HOMOAFETIVO

Casamento gay em pauta na OAB A Ordem dos Advogados do Brasil encaminhou um documento à Corregedoria-Geral do Ministério Público de Santa Catarina exigindo que o direito ao casamento homoafetivo seja garantido, conforma recomendação da Justiça. O pedido também pedia

PeloEstado

atitudes com relação ao promotor Henrique Limongi, da 13ª Promotoria de Registros Públicos, que negou vários pedidos recentemente entre casais do mesmo sexo. O ofício foi assinado pelos presidentes da OAB/ SC, Tullo Cavallazzi Filho,

e da Comissão de Diversidade Sexual, Ricardo Waick. Além da recomendação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina para que o casamento seja realizado, o Supremo Tribunal Federal também garante o direito. A lei do casamento civil, no entanto, não foi modificada.

Investigação No entanto, a mesma Roland Berger começou a ser investigada no estado. A Promotoria da Moralidade Pública instaurou inquérito civil para checar o contrato de R$ 3 milhões do Estado com a empresa. A dispensa de licitação é o motivo da investigação. Ferrovia Litorânea O deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC) reúne na segunda-feira (26), em Criciúma, membros do consórcio responsável pela Ferrovia Litorânea. Eles vão mostrar a empresários o traçado do modal e as possibilidades que se abrem a partir da construção. Andréa Leonora e Nícola Martins

CENTRAL DE DIÁRIOS

TRINTA E QUATRO INTEGRADOS DIÁRIOS

INTEGRADOS

PRESENÇA EM 62% DE SC

Divulgação FCDL-SC

ados recentes divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento revelam que Santa Catarina foi um dos Estados brasileiros que mais teve produtores atendidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em 2012. Cerca de 12,2 mil produtores foram beneficiados em SC, sendo investidos, em todo o país, recursos na ordem de R$ 586,5 milhões e atendidos cerca de 2,6 mil projetos. O valor do investimento é variável com as características da produção de cada estado – quanto mais beneficiado o produto adquirido, mais elevado o preço. Assim, um estado com um menor número de produtores pode ter um maior valor investido. Quanto ao volume de investimentos, os estados que receberam maior destaque foram Rio Grande do Sul (R$ 115,6 milhões), São Paulo (R$ 74,4 milhões) e Santa Catarina (R$ 53 milhões). A região Sul foi a que teve maior número de produtores atendidos – cerca de 42 mil pequenos agricultores; seguida da região Nordeste (37 mil) e da região Sudeste (32

SEGUNDA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2013

Dança na Udesc Foi oficializada ontem a criação do primeiro curso superior de Dança no estado. A graduação será pela Udesc, em Joinville. Para ser criado o curso, o Estado aumentará o repasse orçamentário à instituição. O primeiro vestibular para o curso de Dança acontecerá em 2014. Unidos pela vida Balneário Camboriú receberá, às 10h30 deste sábado (24), a primeira edição brasileira do evento O mundo unido pela vida, que realiza celebrações ecumênicas e meditações em sete países diferentes. Além do Brasil, o evento acontecerá ao mesmo tempo na Austrália, Bolívia, Colômbia, Chile, México e Venezuela. Entrevista O diretor de Marketing, Vendas e Novos Negócios do Parque Beto Carrero World, Vitor Bauab, inicia nesta semana tour pelos países do Mercosul para divulgar o maior parque temático da América Latina. Esse é um dos assuntos tratados por ele na entrevista que concedeu à coluna Pelo Estado e que será veiculada nesta segunda-feira (26). �lorian��olis �� 24e25Ago13

.... PeloEstado ........ Um produto CNR

peloestado@centraldediarios.com.br www.centraldediarios.com.br


GRANDE FLORIANÓPOLIS (SC) FIM DE SEMANA 24,25 E 26 DE AGOSTO DE 2013

A SECRETARIA DE DEFESA CIVIL realizou, sexta-feira, mais uma edição do Seminário Regional sobre prevenção a desastres naturais. O encontro desta sexta foi no município de Palhoça e reuniu prefeitos da Grande Florianópolis. Até agora, a Defesa Civil já se reuniu com seis associações de municípios. O objetivo é capacitar e estruturar as defesas civis municipais. Entre os temas abordados, estão os procedimentos jurídicos e administrativos, a gestão de risco e a gestão de desastres.

Geral

A05

DIVULGAÇÃO/JORNAL INFORME

SAIBA MAIS SERVIÇO DO ENSAIO GERAL DO FOLIANÓPOLIS ATRAÇÕES: DJ Raul, Diana Dias e Saulo Fernandes. DIA 30/08 (sextafeira), às 21h. NO GARDEN MUSIC PARK. ENDEREÇO: Rod. Maurício Sirotsky Sobrinho, 2.500, Jurerê Internacional - Florianópolis/SC. INGRESSOS a partir de R$40,00, no site www.blueticket.com.br CLASSIFICAÇÃO: 16 anos. VEJA COMO FICOU A ORDEM DE APRESENTAÇÃO AOS TRÊS DIAS DO FOLIANÓPOLIS 2013: DIA 14 DE NOVEMBRO (quinta-feira) Trio Esquenta Folia com Diana Dias Chiclete com Banana Claudia Leitte DIA 15 DE NOVEMBRO SEXTAFEIRA Trio Esquenta Folia com Diana Dias Saulo Fernandes Asa de Águia DIA 16 DE NOVEMBRO SÁBADO Trio Esquenta Folia com Diana Dias Ivete Sangalo Tomate

CARNAVAL

Folianópolis 2013 realiza Ensaio Geral

E para os três dias de Folia, a organização do evento anuncia a vinda de Claudia Leitte e o tema “Las Vegas” para embalar a micareta

A

pós passar pelas capitais Porto Alegre, Curitiba e São Paulo, a tradicional turnê dos Ensaios Gerais do Folianópolis desembarca na Ilha de Santa Catarina para já ir aquecendo os foliões. Uma noite com o alto astral da música baiana e embalada por um dos maiores nomes do axé: Saulo Fernandes. No próximo dia 30/08, o Garden Music Park, em Jurerê Internacional, recebe a primeira apresentação do músico em carreira solo no estado, após 11 anos comandando a Banda Eva.

O público também vai poder conferir o show da cantora catarinense Diana Dias, que vai abrir a noite com seu axé e a participação do DJ Raul. Será a última chamada aos micareteiros amantes do clima envolvente do Folianópolis. Pela primeira vez em Santa Catarina, desde que estreou sua nova carreira, Saulo será a grande atração deste pré-evento da Folia. Ele esteve à frente da Banda Eva por mais de uma década e acumula uma série de prêmios durante sua trajetória. Só como Melhor Cantor do Carnaval de Salvador foram

cinco troféus. Tem seis discos lançados e já prepara seu primeiro álbum solo. O Ensaio Geral em Floripa terá abertura com o show de Diana Dias, um dos talentos da nova geração do axé, com quem Saulo sempre fez questão de cantar junto. Os dois também já estão confirmados à próxima edição do Folianópolis. O evento do próximo dia 30/08 também terá sorteio de abadás à micareta, que acontece em novembro na Passarela Nego Quirido. Oitava edição O evento que reúne mais

de 15 mil foliões de todo o Brasil em cada dia festa se renova a cada ano e traz novidades ao público. Além das bandas e artistas que já caíram no gosto dos micareteiros do Folianópolis, como Ivete Sangalo e Asa de Águia, neste ano a festa terá pela primeira vez o show de Claudia Leitte. Jurada do programa The Voice Brasil, dona de hits de sucesso como “Largadinho” e “Lirirrixa” e percorrendo a estrada com seu DVD “Negalora”, ela está com tudo e já confirmou presença no trio elétrico da maior mi-

careta do Sul. Outra novidade para este ano é o tema “Las Vegas”. O Folianópolis 2013 promete trazer o glamour e o brilho da cidade americana para o Complexo da Folia. Parafraseando a famosa expressão “O que acontece em Vegas, fica em Vegas”, a Micareta Mais Bonita do Brasil adotou o slogan "O que acontece no Folianópolis, fica no Folianópolis", e já prepara toda sua decoração e outras atrações inspiradas na monumental Las Vegas. Apresentam-se ainda no Folia 2013: Chiclete com Ba-

SERVIÇO DO ALMOÇO OFICIAL DO FOLIANÓPOLIS – Macarronada do Léo ATRAÇÕES: DJ Henrique Fernandes, Diana Dias e DJ André Maran. DIA 15/11 SEXTAFEIRA, às 12h. NO P12. ENDEREÇO: Servidão José Cardoso de Oliveira, 100 Costão de Jurerê Internacional - Florianópolis/SC. INGRESSOS a partir de R$40,00, no site www.blueticket.com.br CLASSIFICAÇÃO: 16 anos.

nana, Tomate e Asa de Águia. As datas para a festa já estão confirmadas para os dias 14, 15 e 16 de novembro e o local é a Passarela Nego Quirido. A tradicional Macarronada do Léo, o almoço oficial do Folianópolis, também já tem data e hora marcada. Será no P12, em Jurerê Internacional, às 12h do dia 15 de novembro, com Diana Dias e os DJ’s Henrique Fernandes e André Maran no comando da festa. O passaporte aos três dias de festa está à venda no site www.blueticket. com.br. Mais informações no www.folianopolis.com.br.


GRANDE FLORIANÓPOLIS (SC) FIM DE SEMANA 24,25 E 26 DE AGOSTO DE 2013

A06 Geral

SÃO JOSÉ

Dia do Folclore teve atrações culturais Os personagens do boi-de-mamão e os oleiros fizeram a alegria dos participantes GLAICON COVRE

D

urante toda a quinta-feira, as crianças e adultos que visitaram a Praça Hercílio Luz, no Centro Histórico de São José, se divertiram com as atrações culturais. Apresentações artísticas, brincadeiras, contação de histórias, teatro de bonecos confeccionados com tampas de garrafa pet, troca-troca de livros infantis, exibição de filmes e demonstrações da arte da olaria marcaram o Dia do Folclore no município. A programação organizada pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo teve como objetivo evidenciar os personagens do folclore brasileiro e a cultura regional. “Foi bastante positivo, considerando que as atrações envolveram os participantes, principalmente os alunos, já que contamos com a participação das três redes municipal, estadual e particular de ensino. As parcerias conquistadas foram fundamentais para o evento deste ano”, avalia o superintende adjunto da Fundação Municipal de Cultura, Caê Martins. As atividades do Dia do Folclore foram iniciativa da

A tradicional bernunça fez a alegria da criançada Fundação Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com Sesc, RBS TV, Grupo de Teatro Anjos da Guarda e Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros. Teatro de bonecos Um dos atrativos oferecidos na Casa de Cultura foi o Teatrinho de Bonecos do Seu Djalma com a peça do Boi de Mamão. Uma iniciativa de um senhor de 79 anos que, há quatro, proporciona a es-

colas e entidades, um cenário de contos e sonhos. São apresentações gratuitas com intuito educativo e reflexivo, para todas as idades. Todo o repertório é inspirado em educação, preservação da natureza e respeito ao próximo. Os enfeites e bonecos que complementam o cenário são confeccionados com produtos recicláveis. Um deles é o palhaço, feito com tampinhas de garrafas pet e doado a cada criança que o

assiste. Em quatro anos de história, cerca de 17 mil pessoas já apreciaram suas peças. Para Djalma Luiz Monguilhott, a atenção e os sorrisos obtidos em cada encenação é o que lhe dá força e alegria para viver. Monguilhott perdeu sua esposa há 20 anos, e dois filhos. “O teatro é minha vida, e isso não tem preço. O que eu faço é de coração”. Hoje aposentado, dedica todo o seu tempo na confecção de bonecos e roteiros para cada

apresentação. São mais de 10 temas que abordam cultura, educação e dedicação. Cultura açoriana Além do boi-de-mamão, a olaria foi outro elemento da cultura açoriana que recebeu destaque no evento. Amábile, 10 anos, é aluna da Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros e se identificou com a arte do artesanato em cerâmica. “Eu já fiz a turma do boi e a turma do urso”, contou.

O oleiro Pedro João da Rosa diz que a menina, que freqüente as aulas há apenas três meses, leva jeito. “Ela é ótima e tem muita habilidade. Temos crianças com trabalhos muito bonitos por lá”, elogiou. Marta Maria de Medeiros, filha do oleiro Joaquim Antônio de Medeiros, lembra que para aprender é importante ter calma. “Não tem segredo. A primeira coisa é ter paciência. Se não tiver, não jeito, assim como tudo na nossa vida”, sublinhou a oleira. Dona Martinha, como é conhecida, é professora aposentada, mas faz questão de continuar cultivando a tradição. “Nunca imaginei que um dia a olaria de meu pai viraria uma escola e eu seria professora, ensinando tanta gente de gerações diferentes”, emocionou-se, enquanto contava um pouco de sua história. Disposta, a oleira transmite sua sabedoria à arte. “Muita gente, quando fica idosa, deixa de trabalhar. Não senhor. Aí é que a gente tem que trabalhar, se ocupar, para não pensar em coisas que não prestam”, ensina.

BAIRRO CAMPINAS

Prefeitura entrega novas instalações de CEI A partir da próxima semana, as crianças matriculadas no CEI Ana Sperandio terão um novo espaço para aprender e brincar. As novas instalações da creche, que atende a comunidade do bairro Campinas, foram entregues pela prefeita Adeliana Dal Pont em uma solenidade sexta-feira (23. Readequado com reforma e ampliação, o novo espaço tem capacidade para atender 142 crianças dos 10 meses aos 5 anos e 11 meses. Os alunos de 5 anos até 5 anos e 11 meses formarão uma nova turma, não existente até 2012.

“Faltava espaço e agora isso vai ser possível. Como a casa é maior, teremos uma turma a mais, além de abrir algumas vagas nas já existentes, beneficiando alguns pais que aguardavam na fila de espera”, destaca a diretora CEI, Maria Aparecida Ramos Erkmann. Para a prefeita Adeliana Dal Pont, a entrega do novo prédio representará um ganho para as crianças, que agora têm um ambiente totalmente novo para o aprendizado, e para as mães, que podem ter mais tranquilidade em deixar seus filhos em um ambiente adequado. “Este é

mais um investimento para deixar a rede de ensino de São José em melhores condições para atender nossas crianças”, assinala Adeliana. O ato também coloca fim a meses de ansiedade por parte da comunidade escolar. A Prefeitura teve que alugar e reformar um novo imóvel, pois o prédio que abrigava a creche até o ano passado não existe mais. De acordo com a diretora do CEI, a casa anterior havia sido vendida em 2010 e o proprietário deu o prazo de dois anos para o Município tomar providências. Como nada foi feito, a casa

foi demolida e, ao voltar das férias no início deste ano, direção e pais ficaram sem saber o que fazer. “Na época a Prefeitura sabia que seria necessário mudar de local, mas foi protelando e ficamos sem espaço físico. Ao assumir a administração, a prefeita Adeliana precisou buscar uma nova alternativa”, explica Maria Aparecida. Para não deixar as crianças fora da creche, durante este período, a Secretaria de Educação montou um esquema de atendimento, dividindo os alunos entre o CEM Maria Luiza de Melo e outras creches da região.

DIVULGAÇÃO/JORNAL INFORME

CEI Ana Sperandio


Geral A07

GRANDE FLORIANÓPOLIS (SC) FIM DE SEMANA 24,25 E 26 DE AGOSTO DE 2013

SÁBADO

Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação Em São José, todas as vacinas do calendário básico estarão disponíveis nas unidades de saúde e postos volantes

D

e 24 a 30 de agosto todas as unidades de saúde de São José estarão mobilizadas para a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal. O objetivo é que as crianças

SECOM/PMSJ: GLAICON COVRE

menores de 5 anos de idade (0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias) e com vacina pendente sejam imunizadas. É importante que os pais ou responsáveis não deixem de apresentar a caderneta de saúde da criança. Durante este período, estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança, visando diminuir o risco de transmissão de doenças imunopreviníveis, como tétano, difteria, sarampo, rubéola, caxumba e poliomielite. No sábado (24), será o Dia D da Multivacinação e a Secretaria de Saúde de São José fará uma ação intensificada. De acordo com a enfermeira responsável pelo Programa de Imunização, Simoni Tortelli Nunes, das 8h às 17h haverá aten-

É importante que os pais ou responsáveis não deixem de apresentar a caderneta de saúde da criança dimento em postos volantes e em todas as unidades de saúde do município, envol-

vendo 150 profissionais. “No Dia D, além ofertarmos a vacinação nos 18 cen-

tros de saúde de São José, estaremos atendendo também em cinco postos volantes

Prefeitura no Bairro será no Morro do 25 O Prefeitura no Bairro deste sábado (24) voltará ao Maciço do Morro da Cruz, desta vez, na comunidade do Morro do 25. É a terceira ação do projeto na região do Maciço, já que a 7ª edição do Prefeitura no Bairro foi realizada no Monte Serrat, no dia 09 de março, e um mutirão de limpeza aconteceu na comunidade do Morro do Horácio, em 25 de maio. Nesta ocasião, o prefeito e seu colegiado, acompanhados de voluntários, recolheram cerca de 20 toneladas de entulhos, e ainda realizaram ação social de educação ambiental com vistas à prevenção de desastres naturais. Pois, nesta 21ª edição do Prefeitura no Bairro, no Mor-

ro do 25, o prefeito e os demais titulares dos órgãos da administração municipal estarão mais uma vez à disposição da população para ouvir reclamações e sugestões. O evento de sábado será na Rua Padre Schrader, em frente ao Clube do 25, na Agronômica, das 9 às 12 hs, e terá como atração cultural uma apresentação musical. Em quase oito meses de atividades, o governo itinerante já esteve em Canasvieiras, Monte Cristo, Campeche, Pantanal, Estreito, Itacorubi, Mont Serrat, Rio Vermelho, Coqueiros, Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição, Vargem do Bom Jesus, Vila Aparecida, Coloninha, Costeira, João Paulo, Barra da Lagoa, Morro

da Caixa, Canto do Lamim e Vila do Arvoredo. Serviços O Prefeitura no Bairro tem aumentado gradativamente as opções de serviços disponíveis em seus eventos comunitários. Na última edição, na Vila do Arvoredo, nos Ingleses, começaram a ser oferecidas matrículas para o projeto de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), da rede municipal de ensino. A iniciativa está voltada para quem tiver mais de 15 anos e quiser cursar do 1º ano a 8ª série em um dos cinco pólos avançados e 10 núcleos do EJA espalhados pela cidade. A Prefeitura oferece passe escolar, além de alimenta-

ção, para o aluno que reside a mais de dois quilômetros do núcleo que vai frequentar, e cuja renda familiar seja inferior a três salários mínimos. Agora, quem preferir matricular-se em cursos viabilizados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e buscar auxílio para encaminhamento ao mercado de trabalho, também poderá fazê-lo durante o Prefeitura no Bairro. Além disso, a população pode aproveitar a ocasião para utilizar todos os serviços do Pró-Cidadão (informações sobre processos, parcelamentos, dívidas ajuizadas, atualização de endereços e recadastramento), buscar orientações jurídicas da OAB

Cidadã, fazer reclamações relacionadas a direitos do consumidor ao PROCON, ou resolver assuntos relativos à Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). Mais do Projeto O Prefeitura no Bairro também teve importante participação nas comemorações pelo 287º aniversário de Florianópolis festejado no dia 23 de março. Nesta data, ocorreram eventos comemorativos na Tapera, Morro do Mocotó, Monte Cristo e Vila União. A organização do Projeto Prefeitura no Bairro recomenda aos que quiserem participar que cheguem com antecedência para inscreverem-se.

LEIA O JORNAL INFORME NO SITE

localizados na Vila Formosa, Escola Reunidas Potecas, Horto Florestal, Colégio São Luís (Santo Saraiva) e Unidade Básica de Saúde Santo Saraiva”, explica Simoni. Para o secretário municipal de Saúde, Luis Antonio Silva, em São José há uma boa cobertura de rotina, mas a campanha complementa a proteção. “O fundamento da campanha é dar proteção e garantir o fornecimento da quantidade de doses recomendadas pelo Ministério da Saúde. Em São José não temos disparidade nos números, mas em ações assim recuperamos a regularidade, por exemplo, no caso de crianças as quais os pais não fizeram as doses de reforço das vacinas”, destaca.

OAB/SC promove Noite do Advogado Em comemoração ao Dia do Advogado, a OAB/SC promove no dia 30 de agosto a Noite do Advogado, que será realizada no Lira Tênis Clube, no Centro de Florianópolis. A festa, que inicia às 22 horas, terá show do Quarteto Banho de Lua. Será um momento de confraternização em que advogados e convidados poderão festejar e saborear o menu degustação do De Biga’s Restaurante, além de espumante, cerveja, refrigerante e água. O traje é esporte fino. Os ingressos, limitados a 600 pessoas, estão à venda no Departamento de Eventos da OAB/SC (48) 3239-3533, nas salas da OAB da Grande Florianópolis e no site da OAB/ SC - http://www.oab-sc.org.br até o dia 27 de agosto ou até se esgotarem. O valor é R$ 80,00. O Lira Tênis Clube oferece estacionamento a R$ 15,00 e o hotel Faial, que fica em frente ao clube, oferece 20% de desconto sobre a tarifa do balcão para quem vier de outras cidades. Próximo ao clube há também os hotéis Ibis, Valerim I e II e Mercure. A festa termina às 4 horas da madrugada.


A08

Segurança

GRANDE FLORIANÓPOLIS (SC) FIM DE SEMANA 24,25 E 26 DE AGOSTO DE 2013

Herança digital A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, esta semana, o Projeto de Lei 4099/2012, de autoria do deputado federal Jorginho Mello (PR-SC). Ele permite aos familiares de falecidos o acesso às redes sociais e e-mails. Os deputados que compõem a CCJ entenderam que a matéria atende a todos os preceitos constitucionais, legais e de boa técnica legislativa. Se sancionado pela presidente Dilma Rousseff, o PL irá alterar o artigo 1.788 da Lei 10.406 do Código Civil Brasileiro, que trata da transmissão de herança aos her-

SOCIAL

deiros legítimos quando não existe testamento. Segundo Jorginho Mello, em função da era digital, o Direito Civil precisa se adaptar às novas realidades do cotidiano de muitos lares. Atualmente, os parentes são obrigados a ingressar na justiça para ter acesso aos conteúdos relacionados a contas de redes sociais e e-mails de entes mortos. “Existem situações em que as famílias desejam obter acesso a estas contas e as soluções judiciais têm sido muito diferentes. É necessário uniformizar este tratamento de maneira clara”, explica o deputado. ALINE REBEQUI/SMC

Mais de 15 toneladas de lixo foram retiradas de um ponto crítico

Drogas: pontos críticos são limpos e roçados Um dia após a Operação Abordagem, a Secretaria Municipal do Continente convidou a Comcap para vistoriar os pontos mais críticos de consumo de drogas na área continental e muitos deles foram limpos e desobstruídos. Os mais críticos como o viaduto da Chico Mendes, a tubulação da Vila Aparecida (às margens da via-expressa) e o terreno ao lado do Terminal de Capoeiras, já estão limpos e roçados. Somente neste último ponto, em um único dia de trabalho, 15 toneladas de lixo foram retiradas do local. Esta foi a primeira operação deste ano realizada no Continente em parceria com Ministério Público. A promotoria dos Direitos Humanos fez trabalhos semelhantes na Ilha e conseguiu diminuir o

UM DIA APÓS OPERAÇÃO ABORDAGEM, Secretaria do Continente e Comcap providenciam limpeza dos locais usados para consumo de drogas

número de pontos de moradia e consumo de drogas em área pública. A Operação Abordagem deve ocorrer com frequência no Continente e o principal objetivo é fazer uma radiografia dos pontos onde há moradores de rua e usuários de drogas em áreas públicas como viadutos, pontos, praças, aterros e terrenos baldios. “Onde há lixo, há o usuário de drogas. Por isso sempre reforço a tese de que o lixo é o nosso maior problema a ser enfrentado no Continente. Se a população destinar corretamente e não jogar entulhos em terrenos baldios ou em qualquer outro local impróprio, conseguiremos melhorar muito esta questão”, avalia o secretario do Continente João Batista Nunes.

Leilão em prol de moradores de rua Dinheiro arrecadado será investido no Centro POP, na Passarela Nego Quirido

C

omo uma forma de ajudar a população em situação de rua, o “Projeto Acolher”, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza na próxima segunda-feira, 26, um leilão beneficente. O evento acontece na loja SoloSedie, na Avenida Beira-Mar Norte. Toda renda arrecadada será revertida na revitalização do Centro Especializado de Referência para Atendimento à População de Rua (Centro POP), serviço da Assistência Social que funciona junto à Passarela do Samba Nego Quirido e atende cerca de 80 pessoas por dia. Segundo Nany Machado, idealizadora do projeto, “queremos com essa ação oferecer oficinas profissionalizantes com o objetivo de reinserir estas pessoas na sociedade e no mercado de trabalho”. O leilão recebeu doações de peças de vários artistas do país e conta também com importantes apoios, como da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de

DIVULGAÇÃO/JORNAL INFORME

Leilão beneficente ajuda população em situação de rua Florianópolis, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Câmara Municipal de Florianópolis, Prefeitura de Florianópolis, Solosedie, Doc Duo, M. Officer do Floripa Shopping, Imperatriz Supermercados, Hotel Majestic, Petit Sabores, Patricia Franco Acessórios, Ondrepsb, Tibaux Joalheiros, Avaí e Figueirense, entre outros.

CENTRO POP O Centro de Referência Especializado atende pessoas em situação de rua de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, oferecendo banhos diários, refeições, roupas e calçados. O espaço presta serviços especializados e continuados através de atendimento com psicólogos, assistentes

sociais, educadores, encaminhamento à rede pública de saúde e às Casas de Apoio Social. Conta também com programa de abordagem de rua, que atende crianças, adolescentes e adultos que fazem das ruas seu espaço de moradia ou sobrevivência, visando ao restabelecimento de vínculos familiares, sociais e comunitários.

Terreno baldio no Terminal de Capoeiras poderá ser fechado Na tentativa de diminuir o número de usuários de drogas e moradores de rua ocupando áreas públicas no Continente, como no terreno ao lado do Terminal de Capoeiras, o secretário do Continente João Batista Nunes e o adjunto Dejair de Oliveira Júnior se reuniram com o diretor da empresa de ônibus Estrela. A intenção é murar toda a área e instalar cerca elétrica. Com esta estrutura, o terreno deixaria de ser invadido e aumentaria a sensação de segurança da comunidade do entor-

ALINE REBEQUI/SMC

Secretário sugeriu fechamento da área para aumentar a segurança no. Somente neste terreno, a Comcap retirou, em um único dia de trabalho, mais de 15 toneladas de lixo.

ENTENDA COMO O CASO Nesta semana foi realizada uma grande operação para diagnosticar e mapear onde

estão e como vivem os moradores de rua da região continental de Florianópolis por uma equipe de mais de 30 pessoas. A força-tarefa envolveu Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC),Secretaria Municipal do Continente e da Assistência Social, além do reforço da Polícia Militar. No total foram mapeados 25 pontos de moradia, a grande maioria por usuários de crack. Agora a meta é reunir forças e fechar parceiras entre todas as entidades envolvidas para diminuir ao máximo esse número de pontos críticos na área Continental.


SEGUNDA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2013

DÓLAR: Dólar opera em queda após anúncio de plano de intervenção do BC. Serão feitas intervenções diárias no câmbio até o fim do ano, pelo menos. Na quinta-feira, dólar recuou 0,78% e fechou cotado a R$ 2,432.

Variedades

A09

HOROSCÓPOD0DIA Áries - 21/03 a 20/04 O dia é positivo para colocar em ordem suas atividades profissionais, pois a harmonia entre Sol, Lua e Mercúrio fortalece suas ideias e seu senso de oportunidade. Convém planejar seus próximos empreendimentos, bem como avaliar as parcerias envolvidas no processo.

Gêmeos - de 21/05 a 20/06 Momento de se fortalecer emocionalmente! A Lua transita por sua área de crise, despertando-lhe para sentimentos que porventura você esteja negligenciando. Os aspectos que o astro estabelece com Sol e Mercúrio sugerem que você busque o recolhimento ou a companhia dos mais íntimos.

Leão - de 23/07 a 22/08 Suas parcerias profissionais são favorecidas pelos ângulos harmoniosos que hoje se estabelecem entre Sol, Lua e Mercúrio, evidenciando afinidades e fortalecendo o espírito de equipe. Também é uma fase positiva para discutir novas ideias e articular alianças que beneficiem a todos.

Libra - de 23/09 a 22/10 As energias de Sol, Lua e Mercúrio lhe trazem maior senso de valorização pessoal, motivando-lhe a agir em prol de melhorias para sua vida. A fase é igualmente sugestiva para estabelecer um convívio pacífico com as pessoas e realizar atividades simples e prazerosas na companhia de quem você ama.

Sagitário -de 22/11 a 21/12 As energias de Sol e Mercúrio ampliam sua percepção sobre sua vida profissional, então que tal investir em melhorias? Os astros se associam positivamente com a Lua, indicando uma fase propícia a colocar em prática ideias que beneficiem sua carreira. Busque cursos e treinamentos.

Aquário - de 21/01 a 19/02 Sol e Mercúrio, em conjunção, lhe trazem maior equilíbrio interior, guiando-lhe em prol da superação de questões complexas. Ambos se harmonizam à Lua, que transita por sua área de crise, trazendo-lhe uma energia de renovação, além de maior lucidez para resolver problemas.

Touro - de 21/04 a 20/05 O dia é favorável para colocar os pensamentos em ordem, buscando aliviar a mente das tensões e refletir sobre seus projetos de vida. Aproveite a relação harmoniosa que hoje se estabelece entre Lua, Sol e Mercúrio e se permita divagar sobre novas ideias. Valorize seus desejos!

Câncer - de 21/06 a 22/07 O momento é favorável para fortalecer suas relações pessoais, sobretudo os vínculos afetivos, pois os aspectos que hoje se configuram entre Sol, Lua e Mercúrio facilitam as conversas, os acordos e, sobretudo, a cumplicidade. Mostre-se aberto ao diálogo, bem como a apoiar quem necessita.

Virgem - de 23/08 a 22/09 Sol e Mercúrio se associam positivamente em seu signo, motivando-lhe a correr atrás de seus interesses. Ambos se harmonizam com a Lua, que transita por sua área espiritual, deixando-lhe mais extrovertido e disposto a interagir com os outros. A fase é propícia a sair da rotina e extravasar as tensões.

Escorpião de 23/10 a 21/11 Sol e Mercúrio encontram-se harmonizados em seu setor de amizades, evidenciando o potencial das relações pautadas no companheirismo. O trígono que ambos estabelecem com a Lua sugere uma fase em que a comunicação se faz presente e motiva as trocas intelectuais e afetivas.

Capricórnio - de 22/12 a 20/01 Sol e Mercúrio encontram-se harmonizados em sua área espiritual, deixando-lhe mais convicto dos seus valores e ideais. Ambos se aspectam positivamente à Lua, sugerindo um momento favorável a traçar estratégias que lhe ajudem em questões específicas de sua vida.

Peixes - de 20/02 a 20/03 O momento é positivo para fortalecer o companheirismo em suas relações, já que a Lua estabelece trígono com Sol e Mercúrio, favorecendo os diálogos e a cumplicidade. Busque a companhia de quem você gosta de conversar, pois a troca de experiências tende a ser significativa.

RESUMODENOVELA -

Segunda-feira

17H30, NA GLOBO

18H00, NA GLOBO

22H30, NA RECORD

Anita consegue sair do despenhadeiro com a ajuda de Ben, e rola um clima entre os dois. Dino convida Caetano a entrar para seu esquema. Ben, Anita e Martin tentam sair da mata. Fábio, João Luiz, Vera e Ronaldo resgatam Ben, Anita e Martin. Anita não revela que foi Martin quem provocou o acidente. Vitor se desculpa com Paulino e conta que entrou em quadra no lugar de Aurélio. Zelândia seduz Cris Leoni na festa de Maura. O cantor Thiaguinho chega para a festa de Dino.

Natália e Juliano se casam. Natália demonstra a Doralice que sabe o motivo de seu afastamento de Vila dos Ventos. Doralice fica irritada ao ver Quirino e Nicole dançando na festa de casamento de Juliano. Duque pede Guiomar em casamento. Quirino questiona Doralice sobre o real motivo que a fez abandonar a família. Cassiano ameaça entregar Alberto para a polícia por ter explodido a mina.

21H00, NA GLOBO

19H00, NA GLOBO

Alejandra fala com os sósias que arrumou para ela, Ninho e Paulinha. Paloma e Bruno se aproximam do aeroporto. Alejandra, Paulinha e Ninho conseguem embarcar para o Peru sem problemas. Paloma e Bruno descobrem a farsa ao verem os três sósias detidos. Ciça recobra a consciência e entra em contato com Paloma. Paulinha tenta fugir, mas Ninho consegue resgatá-la. Alejandra pede mais dinheiro para Félix. Ninho exige que Paloma o encontre no Peru. Pérsio volta a trabalhar no San Magno.

Bento se surpreende com a mudança de Amora. Nestor fica eufórico com a volta de Pixinguinha. Bárbara conta para Natan que Érico está morando com Verônica. Renata decide procurar emprego. Malu pede para Fabinho não decepcioná-la. Glória diz a Perácio que vai ajudá-lo a neutralizar Brenda. Bento fica perturbado na presença de Amora. Caio leva Giane para fotografar obras de arte. Bento considera reatar com Amora. Socorro tenta consolar Douglas, mas é destratada por ele.

Esmeraldino diz a Rosália que ela pode estar grávida de Vitor Hugo. Xepa fica nervosa ao receber um convite para um jantar de negócios. Meg e François conversam sobre a Sabor e Luxo. Pérola descobre o telefone da enfermeira que trabalhava no hospital em que fez seu parto. Esmeraldino tenta convencer Rosália a dizer que está esperando um filho de Vitor Hugo. Vitor Hugo relembra os momentos em que passou com Isabela. Édison e Lis ficam em clima de romance. Yasmin ajuda Xepa a se vestir para o jantar de negócios. Dorivaldo diz a Esmeraldino que ele está de olho nas armações de Rosália. Júlio César vai até a casa de Geni para ter aulas de dança. Lady observa, escondida, Júlio César dançando com Geni.

CRUZADINHA


SEGUNDA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2013

Estadual A03

PeloEstado Entrevista

VITOR BAUAB Fotos: Divulgação BCW

“Estamos a todo vapor e vamos ter uma excelente temporada”

Há apenas oito meses ele é diretor de Marketing, Vendas e Novos Negócios do maior parque temático da América Latina, o Beto Carrero World, instalado no município de Penha, litoral Norte de Santa Catarina. E já colhe os resultados positivos de um trabalho intenso de prospecção de visitantes de outros estados, ação que se amplia a partir desta segunda-feira com o início de um tour pelas capitais do Mercosul. Bauab parece ter turismo nas veias. Revelou que começou como guia turístico, ainda menor de idade, e que por isso conheceu o parque em seus primeiros anos de existência. “Desde 1994 eu não vinha ao parque e tive um impacto. Percebi que estava diante de um outro mundo”, comentou durante entrevista exclusiva à rede CNR-SC/ADISC/Central de Diários. Paulista, administrador de empresas, pósgraduado em Planejamento Estratégico Empresarial, ele foi diretor da CVC, atuou na parte comercial da TAM Viagens, com passagens ainda pelo Grupo Transamérica (Resort Ilha de Comandatuba, Bahia) e na Companhia Thermas do Rio Quente (Pousada Rio Quente Resort, Goiás). E já assumiu o espírito do parque, como prova o Betinho Carrero que se orgulha em ostentar em seu escritório.

[PeloEstado] - Como estão os preparativos para a temporada de férias de final de ano? Vitor Bauab - Preciso começar fazendo um registro: 2013 está sendo o melhor ano da história de 21 anos do Beto Carrero World. Em janeiro, passamos por um processo de mudanças. Reestruturamos o contato direto com os clientes, mudamos um pouco a Comunicação e o Marketing, criamos uma campanha nova, que está fazendo grande sucesso, cujo mote é “Beto Carrero, muito mais que um parque”. De fato, hoje não somos somente um parque de diversões, mas um centro de entretenimento que tem parque de diversões, experiência, shows em nível de Broadway, zoológico, grandes eventos. Para você ter uma ideia, somos o único parque da América que tem helicóptero. Nem a Disney oferece isso aos seus visitantes. Realmente o Beto Carrero World vai muito além de ser apenas um parque. Também

começamos a trabalhar mercados que não trabalhávamos já há algum tempo. Mudamos o plano de crescimento. [PE] - Que mercados? VB - O Beto Carrero era muito consolidado em Santa Catarina. Os mercados do Paraná e Rio Grande do Sul, aqui do lado, eram trabalhados, mas não como deveria. E estávamos fracos no eixo São Paulo para cima. Então, começamos a comprar mídia nas demais regiões do país e estamos ocupando espaços no horário nobre, com resultados perceptíveis. No início do ano, 68% do público do empreendimento era de Santa Catarina e hoje esse índice baixou para 48%, porque houve uma maior participação de visitantes de outras regiões. Tivemos um crescimento considerável de visitantes vindos do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e até de estados do Nordeste brasileiro. Mas é um trabalho lento, em que você planta hoje e

- Área total – 14 milhões m² - Área construída – 2,1 milhões m² - Brinquedos e atrações – mais de 100 - Empregos fixos – 900 funcionários - Visitantes 2012 – 1,5 milhão (68% SC, 15% PR e 5% SP) - Visitantes 2013 – 2 milhões (48% SC, 20% PR e 11% SP)

colhe numa escala maior a partir do ano que vem. Em meados de setembro vamos lançar as tarifas para todo o ano de 2014, permitindo que as pessoas se programem. Estamos a todo vapor e vamos ter uma excelente temporada!

ser o escritório do Sudeste, já temos um escritório em Curitiba para atender o estado do Paraná e logo vamos abrir um escritório no Rio Grande do Sul. São locais de suporte para agentes de viagens e operadoras.

[PE] - Já é possível medir os resultados? VB - Sim. Em termos de receita, o incremento foi de 25%. Não posso divulgar dados de receita, mas quanto ao público, posso falar que no final de julho ultrapassamos a marca de 1 milhão de visitantes, 23% mais que o período de janeiro a julho de 2012. Se atingirmos nossa meta de atrair 2 milhões de pessoas até 31 de dezembro, teremos um crescimento de quase 35% em 2013 sobre 2012. Outro destaque é que entre os meses de verão e o trimestre de abril a junho, a queda de público era de 30% a 40%. Em 2013 essa oscilação ficou em apenas 15%.

[PE] - E o Mercosul? VB - Na segunda-feira (26) vamos iniciar um tour pelas capitais do Mercosul, levando workshop e fazendo ações pontuais com operadores de turismo. E vamos participar da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), marcada para setembro, na Argentina. Estamos bem focados no Mercosul, o próximo mercado no qual vamos intensificar nossas ações de Marketing. A meta é incrementar em 20% a participação de visitantes do Mercosul no próximo ano.

[PE] - Muito a comemorar... VB - Somos privilegiados de poder divulgar esses números. Hoje existem empresas que estão mandando funcionários embora, amargaram um primeiro semestre ruim, estão divulgando prejuízos. E nós estamos estourando champagne para comemorar um crescimento de 23% de público e de 25% de receita, frutos de um bom trabalho e do excelente momento que o parque vive. [PE] - Há planos de expansão para outros estados? VB - Temos um projeto de expansão para ter escritórios no Nordeste, no Norte e no Centroeste. Estamos reativando a Casa do Beto Carrero em São Paulo para

Andréa Leonora e Nícola Martins

PeloEstado peloestado@centraldediarios.com.br www.centraldediarios.com.br

[PE] - O que haverá de novidades para as atrações ligadas ao cinema? VB - Em maio, lançamos a atração Velozes e Furiosos (Universal Studios) e temos previsão para lançar, até o final do ano, a área temática de Madagascar. Em 2014 será a vez da área temática do Shrek (ambos da DreamWorks). Os personagens, inclusive o Po, do Kung Fu Panda, já estão no parque e têm horários pontuais para que os visitantes possam fazer fotos. Foi um grande gancho porque nos trouxe um novo produto. A parceria está indo muito bem, obrigado! Quando a DreamWorks, por exemplo, lançar qualquer atração, personagem ou filme, a nossa ideia é que possamos trazer para o parque. É uma possibilidade, mas não existe nada negociado ainda.

CENTRAL DE DIÁRIOS

TRINTA E QUATRO INTEGRADOS TRINTA INTEGRADOS

DIÁRIOS

INTEGRADOS

PRESENÇA EM 62% DE SC

[PE] - Há planos de abrir parques em outros estados? VB - Não. Nós entendemos que aqui é o mundo do Beto Carrero. Quem quiser conhecer o mundo do Beto Carrero vai ter que vir para o município de Penha, vai ter que vir para Santa Catarina. Recentemente nós inauguramos a Cidade do Beto Carrero, uma instalação itinerante. É a cerejinha do bolo. Rodamos o Brasil com ela para falar gostou da cidade? Então, agora vá lá no mundo. [PE] - Como funciona essa cidade? VB - É uma instalação modular, que pode variar de 200 a 1 milhão de metros quadrados. Temos uma carreta, de 15 por 8 metros, 100% de vidro na parte de exposição. É a única carreta do Brasil, e talvez do mundo, com essa característica. Ela tem um centro de treinamento climatizado para 30 pessoas, sala de cinema, pontos de atendimento com wi-fi, lounge para pequenas recepções, cozinha equipada, elevador para cadeirantes, dois simuladores de Fórmula-1, espaço kids e um pórtico, que é o nosso castelo. Com esse equipamento, tanto podemos promover ações sociais com estudantes das cidades onde pararmos quanto treinar agentes de viagem da região, ao mesmo tempo em que promovemos o parque para o público em geral. [PE] - Quem está no comando dos empreendimentos Beto Carrero? VB - A Família Murad. O Alex Murad, filho do Beto Carrero (Sérgio Murad, criador do parque, falecido em 2008), é o nosso presidente e existe uma diretoria colegiada, da qual faço parte. �lorian��olis �� 26Ago13


Geral A11

GRANDE FLORIANÓPOLIS (SC) FIM DE SEMANA 24,25 E 26 DE AGOSTO DE 2013

EVENTOS

Feira de Artes e Usados tem novidades

Novas atrações prometem vitalizar o Centro Histórico de Florianópolis a partir das 9 horas

MARTINHO GHIZZO/ PMF

O

Centro Histórico ganha novos ares neste sábado (24) com a Feira de Artes e Usados. O evento integra o Projeto Viva a Cidade, promovido semanalmente pela Prefeitura de Florianópolis e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e contará com atrações para todos os gostos: apresentações de cinco grupos de boi-de-mamão, exposição e venda das tradicionais rendas de bilro, além da Feira de Artesanato na Praça Fernando Machado. No Corredor das Artes, na rua Victor Meirelles, será ministrada gratuitamente uma Oficina de Desenho Artístico das 10 às 13 horas, com o artista Carlos Asp. Durante a oficina, os participantes serão orientados a exercitar o olhar, sentir o que está sendo produzido e escrever sobre isso. As inscrições para a oficina podem ser feitas na Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, pelo telefone (48) 3324-1415, ou pelo e-mail da Diretoria de Artes (artesvisuais.ffc@

Novidades no Centro Histórico neste sábado gmail.com). Os sebos, brechós e os comerciantes de móveis usados, além de expor seus produtos, realizarão diversas promoções. Serão movimentadas diretamente as ruas João Pinto, Tiradentes, Antônio Luz, Victor Meirelles e suas transversais. A Feira abre às 9 horas e encerra às 16 horas.

SAIBA MAIS Programação oficial 24/08 – Feira Semanal Permanente Viva a Cidade 10h30 – Desfile dos grupos de Boi-de-Mamão nas ruas centrais; 11h – Apresentação dos grupos de Boi-de-Mamão; 13h – Apresentação Boi-de-Mamão do Porto da Lagoa;

14h – Apresentação Associação Cultural Alevanta meu Boi dos Ingleses; 15h – Apresentação Associação Cultural Boi-de-Mamão do Pantanal; 16h – Apresentação Associação Cultural Boi-de-Mamão do Itacorubi. * horários aproximados.

Determinada cassação de prefeito e vice de Palhoça A juíza da 24ª Zona Eleitoral, Carolina Ranzolin Nerbass Fretta, determinou a cassação imediata do diploma de Camilo Martins e Nilson Espíndola, prefeito e vice-prefeito do município de Palhoça. Além da cassação, Camilo e Nilson foram condenados ao pagamento de multa no valor de 50 mil UFIR e tiveram decretada a inelegibilidade pelo período de oito anos. Na decisão a magistrada determina que uma nova eleição seja convocada, tendo em vista que Camilo e Nilson figuraram como segundos colocados nas eleições majoritárias municipais de 2012, sendo diplomados pela justiça eleitoral por ter sido indeferido o registro de candidatura de Ivon de Souza, mais votado no pleito. “Assim, sendo declarados nulos tantos os votos obtidos pelo primeiro quanto pelo segundo colocado nas eleições majoritárias, somando mais de 50% (cinqüenta por cento) dos votos, outro pleito terá que ser realizado para definir quem serão efetivamente o prefeito e vice do Município de Palhoça até o final do ano de 2016”, determinou a juíza. Ministério Público denunciou A Ação de Investigação Judicial Eleitoral proposta pelo Ministério Público Eleitoral apontava o uso em

ano eleitoral de recurso proveniente da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, no valor de R$ 153.000,00, destinado à Associação Viver Palhoça. Camilo Martins criou, em 1º de setembro de 2010, a Associação Viver Palhoça sendo eleito seu presidente na ata de criação e, posteriormente, em 29 de setembro de 2011, assumiu o cargo de “Presidente de Honra” da instituição. Para a juíza eleitoral, Carolina Ranzolin Nerbass Fretta, a criação da organização “de cunho assistencialista” teve como propósito tornar Camilo conhecido das comunidades carentes de Palhoça. “Da análise de todo conjunto de atos ilícitos realizados pelo representado Camilo, é de se dizer que ele não poupou esforços em se utilizar de entidade assistencialista a ele umbilicalmente vinculada, com o uso do dinheiro público, para se promover eleitoreiramente. A gravidade de cada um dos atos praticados em benefício da candidatura de Camilo, é lógico, causou desequilíbrio eleitoral de tal magnitude que deve receber a mais enérgica das respostas do Poder Judiciário, porquanto relacionados a um assistencialismo político-eleitoreiro de extensão desastrosa à higidez do processo eleitoral”, considerou a magistrada.

Bares inovam com o Pub Crawl no Projeto Viva a Noite O Projeto Viva a Noite também avança no Centro Histórico. A grande atração deste sábado, a partir das 20h30min, é o evento Pub Crawl, que consiste em uma verdadeira maratona pelos

bares do Centro para quem adquirir os pacotes promocionais. A noitada inicia na Sanduicheria Mafalda, com degustação de sanduíches, e passa pelo Gato Mamado, Terraço do Noel e Blues Vel-

vet, com direito a um drink ou entrada gratuita, dependendo do caso, além de registro fotográfico. O manezinho Raony Osório, organizador do evento, importou o modelo de outros países e garante

que é um sucesso. Mais informações no site e Facebook: http://www.floripapubcrawl.com http://www.facebook. com/floripapubcrawl

FICA POR DENTRO E MAIS • Feira de Artesanato com diversas novidades; • Comércio local com promoções e atrações imperdíveis; • Rendeiras de Sambaqui (Cantorias, ratoeiras

e produção das rendas); • Oficina de Desenho Artístico; • Antiguidades raras; • Maquiagem Vintage em Camarim de Rua. GASTRONOMIA Milton´s Bar - Delicio-

sa Chuleta Grelhada; Canto do Noel – Tradicional Feijoada com Samba de Raiz; Shisi Kebab – Fabuloso Aperitivo Sadam. * As programações estão sujeitas a alteração sem prévio aviso.

EM CASO DE CHUVA Em caso de chuva, todas as apresentações realizadas ao ar livre serão canceladas e a oficina de desenho será transferida para a Galeria de Arte Pedro Paulo Zechietti.

O atendimento é ampliado com mesinhas nas ruas, que permanecem fechadas ao trânsito de veículos. Organizados pela Prefeitura e IPUF (Instituto de

Planejamento Urbano de Florianópolis) e CDL, os Projetos Viva a Cidade e Viva a Noite contam com a participação da Secretaria de Cultura, Instituto de Geração de Oportunidades

de Florianópolis (IGEOF), Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), Secretaria Municipal da Saúde -Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, entre outros.

O Projeto O Projeto Viva a Noite integra o Projeto Viva a Cidade. A proposta é revitalizar o Centro com abertura dos bares a partir das 19h30min das quintas, sextas e sábados.

ATENÇÃO VOCÊ PROTÉTICO, Vendo micro motor Marathon, usado apenas 2 vezes! Interessados entrar em contato

(48) 3047-2022


GRANDE FLORIANÓPOLIS (SC FIM DE SEMANA 24,25 E 26 DE AGOSTO DE 2013

A12 Contra-Capa

HABITAÇÃO

Cesar Souza entrega conjunto habitacional reformado As 12 casas foram totalmente reformadas; moradores já podem mudar-se

O

prefeito Cesar Souza Júnior entregou pessoalmente na tarde de sexta-feira, 23, as chaves de uma das 12 casas do conjunto Santa Terezinha I, no bairro Monte Cristo (área continental). O evento, simbólico, aconteceu no gabinete da Prefeitura e representou, através da moradora Graziela Alves de Lima, a realização do sonho das 12 famílias que passarão a ocupar as residências. As casas haviam sido ocupadas irregularmente antes de as obras serem concluídas, sofreram danos e tiveram de passar por ampla reforma antes de sua destinação legítima. A Prefeitura gastou R$ 443 mil nessa reforma.

As unidades habitacionais foram construídas em terreno viabilizado pelo Lar Cristiano Fabiano de Cristo e pela Federação Espírita Catarinense haviam sido ocupadas antes do término das obras. O prefeito Cesar Souza Júnior assinou a ordem de serviço para a reforma das casas no início do ano e as famílias compareceram na Secretaria de Habitação nesta sexta para assinar o contrato e a autorização para o início da mudança. As famílias residiam em uma estrutura precária e que foi totalmente reformada, em todo seu acabamento, telhado, infraestrutura, com ligação de água, rede de esgoto e energia elétrica. O loteamento

PETRA MAFALDA

Graziela recebe das mãos do prefeito as chaves da sua casa nova recebeu pavimentação, drenagem e calçadas. Tatiana Gisele Linhares, 35 anos, viúva e mãe de três filhos menores, é filha da moradora mais antiga do bairro, a Dona Nita, e foi contemplada

com a moradia de número 06. Ela contou que vive na comunidade desde que nasceu e que tinha sua inscrição habitacional desde 2006. "Recebi a notícia ontem pela manhã de que iria ser beneficiada e

estou muito feliz, me realizei completamente", falou. O casal Karina da Rosa Leite, 19 anos, e Cristiano Chaves Leite, 26 anos, também foi contemplado e irá ocupar a casa de número 02. Moradores na comunidade desde que nasceram, eles moravam de aluguel e ficaram sabendo ontem que vão poder voltar para o local. "Estamos muito felizes", disseram. Outra feliz era Fernanda M. Dias, 25 anos, casada e mãe de três filhos menores, que irá residir na casa de número 10. Cadastrada desde 2006, ela faz parte de uma das famílias que ocupou as casas antes do término das obras e que durante a reforma morou de aluguel.

"Já sofri muito nesta vida e estou bem feliz com este sonho realizado. Agora, minhas filhas não vão ficar mais doentes", desabafou ela. Ainda na tarde desta sexta-feira, o prefeito entregou pessoalmente as chaves para Graziela Alves de Lima, 32 anos, mãe de dois filhos e moradora na comunidade desde que nasceu. Ela, que já morava no local antes da reforma e com cadastro no sistema habitacional desde 2006, vai residir na casa de número 01. "Fiquei sabendo que fui beneficiada ontem e até agora não sei se eu choro, rio ou grito. Acompanhei a reforma bem de perto, todos os dias eu ia lá, me apelidaram até de fiscal da obra", contou.

Jornal informe floripa ed265  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you