Page 1

INFORME REdE dE JORNAiS

GRANdE fLORiANÓPOLiS

CONTEÚDO É TUDO

Tempo Hoje

23 16º

GRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc) quARtA-fEiRA 29 DE mAIO DE 2013. ANO 2 . NO 239 |

E-mail: opiniao@jornalinforme.com.br |

http://issuu.com/jornal_informe |R$ 1,50 divuLGAçãO/JORNAL iNfORmE

tECNOLOGiA

florianópolis sedia evento sobre cidades inteligentes PÁG A11

fORum

Fecomércio apoia discussão sobre o contorno viário PÁG A05

EduCAçãO

inaugurado polo avançado A decisão teve como base a ausência de formação válida de coligação da EJA PLEitO PÁG A12

AGRiCuLtORES

fEtAC supera expectativas PÁG A06

tRE NEGA LEGALidAdE dO REGiStRO dE ivON JOmiR Em PALHOçA

corte determinou a diplomação do segundo colocado, camilo Nazareno Pagani martins, como prefeito do município


Contraponto

A 02

Nilton Góes

GRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc) quARtA-fEiRA 29 DE mAIO DE 2013

E-mail: ncgoes@uol.com.br

Comitiva catarinense negocia fábrica da Red Bull

O

deputado Gelson Merisio e governador Raimundo Colombo se reuniram, em meados de maio, com dirigentes da empresa Red Bull, em Salzburg, na Áustria. No encontro, realizado no Hangar-7, localizado junto ao aeroporto da cidade, Colombo colocou o Estado à disposição do presidente da multinacional no Brasil, Minás Vourodimos, e do diretor Clóvis Amorim, para a instalação de uma fábrica da Red Bull em Santa Catarina. Merisio estava

Governador e deputado Gelsom merisio

representando a Assembleia em missão oficial à Europa e também visitou a

diretoria do BMW Group, montadora que realizará investimentos no Estado.

Incentivos e estrutura portuária Colombo disse que o governo oferece a mesma política de incentivos que atraiu a BMW na instalação de uma montadora em Araquari, no norte do Estado. O governador lembrou que Santa Catarina dispõe de cinco portos para o escoamento da produção. “Os portos de Itapoá, São Francisco do Sul, Navegantes, Itajaí e Imbituba representam um exemplo de eficiência para

EXPEDIENTE

O maior erro que um homem pode cometer é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem. arthur schopenhauer

comissão debate saúde da população negra Uma subcomissão será criada no âmbito da Comissão de Saúde da Assembleia para tratar da política integral de saúde da população negra. O encaminhamento foi tomado na quarta-feira (15) de maio, durante reunião ampliada da comissão, presidida pelo deputado Volnei Morastoni . O assunto foi pautado pelo deputado Sandro Silva , autor da Lei Estadual 15.948/2013, que instituiu a Semana Catarinense de Conscientização sobre a Saúde da População Negra na terceira semana do mês de maio.

deputados volnei morastoni e Sandro Silva

Equidade no atendimento no SUS Silva propôs que a comissão debata a saúde da população negra e a garantia de equidade no atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Ele frisou que os negros representam um sexto da população catarinense, no entanto, não têm visibilidade no sistema de saúde.

Ação do Estado cobrada Comitiva catarinense negocia fabrica da Red Bul para SC

todos os negócios”, destacou, ao ressaltar também

a qualidade da mão de obra dos catarinenses.

Verbas do SUS mal aplicadas no estado

transparência na fila do SUS Preocupado com o lento andamento no atendimento de pacientes na rede pública de saúde do Estado, o deputado estadual Jailson Lima da Silva, que é médico, encaminhou uma proposta de transparência na lista de atendimentos. De acordo com o projeto de lei 0152/13, cada Unidade de Saúde, seja ela um Hospital, Pronto Socorro ou Posto de Atendimento de Saúde, deverá publicar a ordem de chamada de cada paciente. A lista serve tanto para atendimentos clínicos, exames e cirurgias.

fRASE dO diA

deputado Jailson Lima

‘’Estamos vivendo um processo de transparência pública. A verba federal está sendo enviada, mas não vemos aplicação deste recurso em Santa Catarina. Acredito que o projeto irá contribuir para a fiscalização de quem aguarda nas filas’’, comentou o parlamentar. Em casos de emergência, a lista poderá ser alterada, mediante comunicado no site da própria Secretaria de Estado da Saúde nos murais das Unidades de Saúde. O projeto segue para a distribuição nas comissões da Assembleia Legislativa.

tratamento desigual

A subcomissão deve ser integrada por parlamentares, representantes dos movimentos sociais e das secretarias de Estado da Saúde e da Educação e da Coordenadoria Estadual de Promoção da Igualdade Racial, conforme foi decidido na reunião. Uma das sugestões é de que seja criada, no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde, uma coordenadoria de saúde negra, tal como já existe em outros estados.

Osvaldo vargas da Coordenadoria de igualdade Racial do Estado

O tratamento dado aos afrodescendentes também é desigual, segundo ela. Outras questões que afetam a saúde da população negra são ambientais e de segurança alimentar, além do direito ao atendimento à vida desde a concepção. Ela argumenta que o racismo institucional faz com que as mulheres negras tenham um acolhimento menor nas unidades de saúde e menos acesso a recursos como a analgesia durante o parto.

Dificuldades Conforme representantes dos movimentos sociais, existem especificidades não compreendidas por um modelo de saúde que reproduz o perfil europeu. “O sistema público tem dificuldade de enxergar as doenças étnicas de matriz africana, como é o caso da anemia falciforme, predominante em negros”, explicou a professora Jeruse Romão, do Fórum Étnico-racial da Educação.

Professora Jeruse Romão dos movimentos sociais afrodescendentes

PÚBLICAÇÃO: Informe Editora Jornalística LTDA LTDA CNPJ 15.020.627/0001-81

DIREÇÃO GERAL: JORNALISTA RESPONSÁVEL: Adriano Ribeiro Adriano Ribeiro 48 3240-9643 0002902SC

EDIÇÃO TATA 48 3240-9643 jor nal-infor me |

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design www.dodadiagramador.com.br

GRÁFICA: Informe

E-mail: redacaofloripa@jor nalinfor me.com.br

TIRAGEM 4 mil

CONTATO Rua General Eurico Gaspar Dutra, nº952 Bairro Estreito CEP 88.075-100 Florianópolis-sc


caçador (sc) QUARTA-feiRA, 29 de MaIo de 2013

PeloEstado

Entrevista

estadual A03 Nos últimos três anos, dobramos o número de agências no estado. JACEMAR DE SOUZA

Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, assumiu a superintendência catarinense do banco em 2012, após passar por superintendências regionais. Nos últimos anos, a Caixa reabriu agências que foram fechadas na década de 90. Para o superintendente, a importância dessas agências - reabertas principalmente no interior do estado - vai ao encontro das necessidades da economia catarinense, cada vez mais regionalizada. Nessa entrevista exclusiva concedida à ADI-SC/ CNR-SC/Central de Diários, Jacemar de Souza fala sobre o Feirão de Imóveis da Caixa, dos programas do governo federal, além de ressaltar o orgulho que sente da instituição: “Quando a Caixa participa de algum programa, ou se coloca a cumprir uma meta do governo federal, o funcionário vê que está fazendo a diferença para o futuro do país.” [PeloEstado] - Qual a principal demanda dos clientes? Jacemar de Souza - As principais demandas ainda são habitação e poupança. Nos últimos anos, a Caixa tem ampliado os outros negócios, como empréstimos para pessoas físicas e, principalmente, o consignado, que tiveram crescimento considerável. No ano passado, o crédito a pessoas físicas no Brasil teve crescimento de 18%. Na Caixa, esse crescimento foi de 47%. Santa Catarina segue a tendência nacional. Também houve incremento de crédito para micro e pequenas empresas. Aos poucos, começam a surgir outras demandas importantes, como os programas do governo federal, que são a Rede de Proteção Social e envolvem programas como o Bolsa Família. A nova classe média surgida nos últimos anos e as pessoas que saíram da extrema pobreza têm estreita relação com a Caixa. Mesmo Santa Catarina sendo um estado com índice social muito bom, uma parte da população ainda tem ligação com a Caixa.

tante para a Caixa. A economia catarinense está bem distribuída em todas as partes do estado com suas vocações regionais. [PE] - Algum destaque? JS - O setor de habitação tem destaque na Grande Florianópolis. Se olharmos o setor empresarial, o Vale do Itajaí é maior. Olhando para o Oeste, a habitação rural é o destaque, importante para manter o homem no campo. Falamos muito que o estado tem processo de litoralização, com pessoas saindo do interior e vindo morar no litoral, mas quando a Caixa faz de 15 mil a 20 mil unidades habitacionais rurais, mantém o homem no campo e dá qualidade de vida a ele. O Oeste, por exemplo, tem crescido muito. Basta olharmos a quantidade de voos que há no aeroporto de Chapecó e o tumulto causado quando houve o fechamento. Isso mostra o dinamismo daquela região.

[PE] - Como foi o crescimento da Caixa no estado? JS - Tivemos um crescimento importante, reabrindo agências que haviam sido fechadas na década de 90. Reabrimos em São João Batista, Pinhalzinho, Dionísio Cerqueira e vários outros municípios onde a Caixa estava operando somente por meio das casas lotéricas. Nos últimos três anos, dobramos o número de agências em Santa Catarina.

[PE] - O boato sobre o fim do Bolsa Família atingiu Santa Catarina? JS - Esse boato ficou muito restrito à região Nordeste, chegando um pouco ao Rio de Janeiro e a alguns municípios de Minas Gerais. A investigação sobre os motivos do boato está sendo feita pelo Ministério da Justiça. Somos uma empresa 100% pública. O brasileiro passa na Caixa e todos são nossos clientes, seja para fazer o número do PIS em busca do primeiro emprego ou para requerer sua aposentadoria e retirar o seu Fundo de Garantia.

[PE] - O interior catarinense é importante para o banco? JS - Muito. A Caixa, hoje, tem cinco superintendências regionais, em: Chapecó, Blumenau, Criciúma, Joinville e Florianópolis. O interior tem uma grande força econômica, que também é impor-

[PE] - O Bolsa Família é um programa paternalista? JS - São mais de 13 milhões de famílias brasileiras que recebem o Bolsa Família, carro-chefe dos programas de transferência de renda. Ouvimos muito falar que é um programa paternalista e

que as pessoas entram e não querem mais sair. Porém, percebemos justamente o contrário. Começam a surgir pesquisas, até acadêmicas, que apontam que a grande maioria que recebe o programa devolve o cartão ao banco quando o programa não lhes é mais necessário. [PE] - O crédito imobiliário em Santa Catarina segue a tendência nacional? JS - Santa Catarina é um espelho do que acontece no Brasil. No início dos anos 2000, financiávamos, no Brasil, entre R$ 4 bilhões e R$ 5 bilhões ao ano. E em 2012 financiamos R$ 100 bilhões. Proporcionalmente, o grande volume também é perceptível no estado. [PE] - Há estudo sobre déficit habitacional no estado? JS - Existem estudos do IBGE e da Fundação João Pinheiro que remetem a algo em torno de 130 mil unidades habitacionais de déficit, atualmente, no estado. Santa Catarina tem o menor déficit habitacional do Brasil. Temos parceria de longa data com a Cohab-SC em questões de habitação rural e estamos alinhando outros convênios. [PE] - E o Minha Casa, Minha Vida? JS - Hoje, para a chamada Faixa 1 – famílias com renda até R$ 1,5 mil – existe muito subsídio e há orçamento na União. A Caixa contrata a construtora, que compra o terreno e constrói a unidade habitacional para uma lista de famílias cadastradas na prefeitura, seguindo uma série de requisitos. Em Florianópolis, especificamente, não há contrato assinado para Faixa 1, porque uma unidade habitacional custa R$ 64 mil. Agora, a prefeitura anuncia a compra de um terreno para 96 unidades para essa faixa.

Uma medida muito importante, porque o valor dos terrenos em Florianópolis e região é muito alto. De uma maneira geral, em Santa Catarina existe boa vontade dos prefeitos, mas em alguns lugares a maior dificuldade é a falta de terrenos. [PE] - Como funciona o Feirão da Caixa? JS - Em Florianópolis, foram para o Feirão construtoras e projetos validados pela Caixa. Os compradores têm certeza que todos os trâmites legais foram cumpridos e a procedência desses imóveis é confiável. Pelo estado, o feirão terá a característica regional. Com o boom habitacional no Brasil, surgiram investimentos e a cultura de comprar o imóvel pronto, independentemente da origem. No Feirão, apenas imóveis avaliados são oferecidos. [PE] - Como a Caixa busca aumentar a clientela? JS - Ampliando a rede e melhorando as condições de atendimento. Nossas agências estão há um bom tempo fora do ranking negativo feito pelo Banco Central. Além de todos os serviços oferecidos por um banco comercial, a Caixa também tem a gama de serviços solicitados pelo governo federal: seguro-desemprego, fundo de garantia, Bolsa Família, entre outros. E temos poucas reclamações. No ano passado surgiu o Caixa Melhor Crédito, uma ação para redução de juros. Isso atraiu uma grande parcela da população ao banco, o que foi sentido também em Santa Catarina, com o crescimento no número de clientes. [PE] - Como funcionou o Melhor Crédito? JS - Acompanhamos o governo federal dizendo que o spread bancário e as taxas de juros eram

Andréa Leonora e Nícola Martins

PeloEstado peloestado@centraldediarios.com.br www.centraldediarios.com.br

CENTRAL DE DIÁRIOS TRINTA INTEGRADOS TRINTA INTEGRADOS

DIÁRIOS

INTEGRADOS

PRESENÇA EM 62% DE SC

Nícola Martins/CNR-SC/ADI-SC/Central de Diários

“O interior de SC tem uma grande força econômica“

altos e que deveríamos fazer um movimento para reduzir. O volume de crédito brasileiro cresceu com taxa alta e prazo reduzido. Já era hora de reduzir a taxa e aumentar o prazo para dar um novo fôlego à economia. No primeiro momento, houve reação contrária de bancos e até economistas, ressaltando que haveria inadimplência. E isso não aconteceu. A inadimplência manteve-se no mesmo nível. Esse programa veio para ficar. [PE] - Como é a relação com os municípios catarinenses? JS - Na grande maioria dos municípios onde a Caixa tem agência, ela também é responsável pela folha de pagamento dos servidores. Temos excelente relação com as administrações. Logo que os novos prefeitos foram eleitos, houve um convite para reunião com a Caixa para apresentação de programas, porque mais de 80% dos recursos dos ministérios aos municípios são repassadas por meio da Caixa. A partir desse ano, todos os municípios com mais de 100 mil habitantes têm um funcionário específico da Caixa atuando na prefeitura, dando toda assistência necessária. Os pequenos municípios também recebem nossa assistência, com treinamentos constantes a técnicos indicados pelas prefeituras. [PE] - Percebe-se que o senhor tem muito orgulho do banco. JS - É isso mesmo. Se você falar com um empregado da Caixa, ele vai dizer que tem muito orgulho de trabalhar nessa empresa. Quando a Caixa participa de algum programa ou se coloca a cumprir uma meta do governo federal, o funcionário vê que está fazendo a diferença para o futuro do país. Esse é um momento de orgulho dos colaboradores. �lorian��olis �� 27Mai13


A04

Estadual

rEcursos

quarta-fEira, 29 de maio de 2013

PeloEstado

Governo lança E o fundo dos prefeitos

Governo envia para alesc projeto de lei que cria fundo de apoio aos municípios

DivulGação/JorNal iNformE

m exatamente 30 dias ocorrerá a convenção do PMDB-SC e a escolha do novo presidente da sigla no estado. De um lado, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira tentando a reeleição. Do outro, o deputado federal Mauro Mariani. Se o consenso prevaleceu em convenções anteriores, agora o clima é mesmo de disputa. Para saber o que pode haver de mudanças no governo do Estado e no quadro para as eleições de 2014 a partir da convenção do dia 29 de junho, a coluna Pelo Estado ouviu os presidentes dos maiores partidos com assento na Assembleia, sendo três de situação (PSD, PSDB e PP) e um de oposição (PT). Mesmo admitindo não conhecer a realidade interna do PMDB-SC, o presidente do PSD, deputado Gelson Merisio, lembrou que, por causa do governo, tem proximidade com Eduardo Moreira. “Reconheço o tamanho do PMDB e não tenho intenção de me intrometer no processo interno do partido. Mas se me perguntar para quem torço, digo que torço pelo vice-governador Eduardo Moreira, porque é aliado nosso. Porém, também me dou muito bem com o Mariani.” O presidente do PSDB-SC, Leonel Pavan, disse que é preciso avaliar o comprometimento dos peemedebistas com o governo de Raimundo Colombo. “Se eu tivesse que apostar entre Eduardo e Mauro, apostaria em quem tem a força maior, que é o Eduardo. Mas se fosse para fazer uma análise do desejo da militância, que, pelo que sinto, é disputar uma eleição, apostaria no Mauro.” Entretanto, prevê Pavan, independentemente do resultado, o PMDB permanecerá no governo. Para o presidente da maior bancada de oposição, o PT, José Fritsch, durante os próximos 30 dias a tensão estará exatamente aí: o PMDB vai novamente a reboque do atual governador ou se apresentará para governar? “Dificilmente o PMDB sairá do governo. Tem nomes muitos fortes e muitos cargos dos quais ninguém quer abrir mão.” Fritsch acredita que ainda ocorrerá um acordo entre os dois candidatos e alerta para que não se aposte em um racha do PMDB catarinense, “porque isso não acontecerá”. Ele fez uma comparação com o sistema do PT. “Se o processo do PMDB fosse como o do PT, de eleições diretas, Mauro Mariani ganharia com folga. Em contrapartida, o governo, do qual Moreira é o vice, está distribuindo recursos para as cidades e o pragmatismo funciona muito nessas horas. A política fica em segundo lugar. Isso pode fazer com que tudo fique como está”, analisa Fritsch. Já o presidente do PP, deputado Joares Ponticelli, presidente da Assembleia, acredita que Eduardo Moreira ganhará com grande vantagem. “Mas não vejo a eleição do PMDB desse ano como definitiva para o caminho que o partido seguirá em 2014. Acho prejudicial essa antecipação das discussões sobre permanência ou não em uma ou em outra chapa. Isso vale para todos os partidos, não somente para o PMDB.” Moreira se licenciou ontem da presidência estadual do PMDB para se dedicar à campanha.

Governador raimundo colombo (PsD) materiais destinados aos serviços de saúde e educação; e máquinas e equipamentos rodoviários novos, fabricados em território nacional. O Fundo está vinculado à Secretaria de Estado da Fazenda que será responsável pela gestão. No entanto, o projeto prevê que as atribuições, como, por exemplo, analisar e aprovar os planos de trabalho apresentados pelos municípios e examinar e aprovar as contas dos recursos repassados, poderão ser delegadas à instituição financeira oficial, neste caso o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), cujos técnicos acompanharão o desenvolvimento dos projetos. Para um melhor aproveitamento dos recursos do Fundam, os parlamentares catarinenses terão papel importante no processo. Em conjunto com as prefeituras catarinenses, os deputados atuarão na identificação de prioridades de investimento. “Como representan-

tes legítimos de cada região, os deputados terão a oportunidade de auxiliar o Governo do Estado na melhor distribuição dos recursos, indicando quais são as demandas e as prioridades dos municípios. Contudo, a liberação do recurso dependerá da qualidade técnica do projeto apresentado pelas prefeituras e do atendimento aos critérios definidos na legislação”, explica Serpa. Como se tratam de transferências voluntárias, os recursos serão repassados por meio do SC Transferências (www. s ctransferencias.s c.g ov. br). O novo modelo, adotado pelo Estado em 2013, sistematizou os repasses, permitindo maior agilidade na liberação dos recursos e aumentando a transparência e o controle social. Além disso, as informações sobre os repasses poderão ser consultadas no Portal da Transparência do Poder Executivo (www.transparencia.sc.gov. br).

Grupo seleto Pavan já está engajado na eleição do senador Aécio Neves (MG) para a presidência da República em 2014. Ele faz parte de um grupo que foi convidado pessoalmente por Neves para planejar as ações. “Queremos fazer um projeto possível para o Brasil, sabendo o que cada região precisa”, explica. O grupo se reuniu ontem, em Brasília. Mesmo antes da reunião de ontem, já houve mudança na comunicação do partido, agora com um sistema único entre todos os estados. Acordo O PP-SC entrou em consenso e está novamente unido. No dia 1º de julho inaugurará o novo Diretório Estadual, em Florianópolis, e, na mesma cerimôAndréa Leonora e Nícola Martins

CENTRAL DE DIÁRIOS TRINTA INTEGRADOS DIÁRIOS

INTEGRADOS

PRESENÇA EM 62% DE SC

Ulisses Job

Divulgação PMDB

O

Governo do Estado protocolará na Assembleia Legislativa, na tarde de terça-feira (28), em regime de urgência, projeto de lei que cria o Fundo Estadual de Apoio aos Municípios (Fundam). Com o objetivo de promover o desenvolvimento dos municípios catarinenses, mediante apoio financeiro a investimentos, o Fundam contará com recursos provenientes dos financiamentos obtidos pelo Governo do Estado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). De acordo com o secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, a intenção do Governo é beneficiar todos os municípios catarinenses. O número de habitantes será um dos critérios determinantes para o repasse. Estão previstos cerca de R$ 500 milhões que serão repassados de forma não reembolsável (as prefeituras não precisarão devolver). “Por determinação do governador Raimundo Colombo, os investimentos devem ocorrer em parceria com todos os municípios do Estado com base nas necessidades verificadas em cada região. Com isso, o Governo melhora a capacidade de investimentos dos municípios catarinenses”, ressalta. Para receber os recursos do Fundam, os municípios enviarão projetos para análise técnica. Conforme prevê o projeto de lei, as verbas deverão ser utilizadas exclusivamente para investimentos nas áreas de infraestrutura (logística e mobilidade urbana); construção e ampliação de prédios nas áreas de educação, saúde e assistência social; construção nas áreas de desporto e lazer; saneamento básico; aquisição de equipamentos, veículos e

Previsões sobre o PMDB-SC

nia, o atual presidente, Joares Ponticelli, irá se licenciar para que o deputado federal João Pizzolatti comande o partido até novembro, quando acontecerá a convenção estadual. Os pepistas catarinenses querem a presença do presidente nacional, senador Ciro Nogueira, na inauguração. Prestes a decolar Serão abertos hoje os envelopes da licitação que definirá a administradora do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, Sul do estado. A expectativa é que o aeroporto entre em funcionamento no início do segundo semestre, com capacidade anual de 900 mil passageiros. �lorian��olis - 29Mai13

.... PeloEstado ........ Um produto CNR

peloestado@centraldediarios.com.br www.centraldediarios.com.br


Geral

GRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc) quARtA-fEiRA 29 DE mAIO DE 2013

AtÉ O diA dOS NAmORAdOS, o empreendimento vai sortear 20 vales-compras de R$5 mil para os clientes. O próximo sorteio é nesta sexta (31)

A05

fORum

fecomércio apoia discussão sobre o contorno viário

Presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, concedeu entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, dia 27 de maio

A

Fecomércio-SC é uma das entidades que manifestou apoio à iniciativa Fetrancesc - Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina da criação de um fórum de discussão e acompanhamento da questão da infraestrutura rodoviária e de transportes no Estado, em especial no que diz respeito ao contorno viário da Grande Florianópolis. O fórum a ser reunido no âmbito do Cofem - Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Fecomércio, Facisc, Faesc, Fampesc, FCDL/SC, Fiesc e Fetrancesc) vai propor a abertura de um inquérito administrativo para apurar as responsabilidades pela demora na execução da obra prevista no contrato de concessão do trecho duplicado da BR-101 com a Autopista Litoral Sul. De acordo com o presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, se o esforço político empreendido semana passada, em Brasília, que resultou

divuLGAçãO/JORNAL iNfORmE

na decisão do fechamento da praça de pedágio de Palhoça, fosse direcionado para fazer com que o Ibama liberasse as licenças ambientais do trecho do contorno que passa por São José, as obras a serem realizadas pela concessionária poderiam começar em 60 dias. Lopes defende a investigação do Ministério Público Estadual para apurar as responsabilidades sobre a autorização da construção de um conjunto residencial, no município de Palhoça, que aumentou o traçado original do contorno viário em seis quilômetros e prevê a construção de três túneis nos dois sentidos, que não haviam sido planejados, e que vão impactar na obra. "Sobre a desativação da praça de pedágio, ainda não há uma definição se a área no limite com Paulo Lopes, onde ela será realocada, é de responsabilidade do DNIT ou da ANTT para a obtenção de licença ambiental. Enquanto isso não ocorre, 75 pessoas vão perder seus empregos,

sem falar na falta da estrutura de apoio aos motoristas hoje existente", disse Lopes. Para o dirigente da Fretrancesc, e melhor solução teria sido um reenquadramento da tarifa ao preço anterior de R$ 1,50. "O modelo de concessão em Santa Catarina está servindo de exemplo para São Paulo e para a readequação das tarifas praticadas nas rodovias concessionadas no Paraná e no Rio Grande do Sul. Aqui, o limite de retorno para a concessionária é de 8%. No Rio Grande do Sul, é de 38%. Somente para a Polícia Rodoviária Federal, em Santa Catarina, a concessionária repassou, seguindo o que está estabelecido no contrato, um total de R$ 4,129 milhões em veículos e equipamentos", afirmou Pedro Lopes.

Presidente da fetrancesc, Pedro Lopes

BEiRAmAR

deBate polÍtico Segundo o presidente da Fetrancesc, está se promovendo um debate político em torno do tema do contorno viário da Grande

Florianópolis, quando o melhor caminho seria encontrar um consenso empresarial das entidades que, de alguma forma, são afetadas pelo problema. "O usuário não está sendo ouvido. Hoje, o maior fluxo da BR-101 está entre Porto Belo e Itajaí, e lá não existe pedágio. Precisamos encontrar uma solução também para o Morro dos Cavalos, porque, se continuar como está, nunca será resolvido aquele gargalo", disse Pedro Lopes. Na sexta-feira, dia 24 de maio, na sede da Fecomércio-SC, o presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, esteve reunido com o presidente Bruno Breithaupt e com o diretor executivo Marcos Arzua, ocasião em que expôs a proposta de criação do fórum das entidades integrantes do Cofem e colheu sugestões para a solução do problema do contorno viário da Grande Florianópólis. Breithaupt e Arzua garantiram o apoio da Fecomércio-SC à iniciativa.

CONtAS

mais quatro ganhadores tCE/SC emite o de promoção parecer prévio No segundo sorteio da promoção “20 anos, 20 prêmios”, realizado na última sexta-feira (24), o Beiramar Shopping apresentou mais quatro ganhadores: Alessandra de Souza, Liliana Dereczynski Borges, Michele Berto da Silva Evangelista Vieira e Vânia Maria Albino receberão vales-compras no valor de R$5 mil para usar nas lojas do shopping. As clientes, todas de Florianópolis, depositaram na urna de quatro a 18 cupons que foram acumulados em

compras nas lojas Schutz, M. Officer, Ellus, Americanas, O Boticário, Renner, Contém 1g, Damyller, Centauro, Track&Field e Maxicomfort. A promoção, que segue até o Dia dos Namorados, tem mais três sorteios programados: 31 de maio, 7 de junho e 14 de junho, sempre às 19 horas. De acordo com o gerente de marketing do shopping, Carlos Pamplona Junior, mais de 30 mil cupons foram depositados na urna desde o início da promoção. Como participar – Cada

R$ 200 em compras dão direito a dois cupons para concorrer aos 20 prêmios de R$5 mil. Depois de preencher seus dados e responder a seguinte pergunta: “Qual o shopping do coração da cidade?”, os participantes devem depositar os cupons na urna localizada no Posto de Troca, localizado no piso L1, próximo ao Outback. Os vencedores do primeiro sorteio foram Pedro Guilherme Becker, Dmitri Werlang Aguiar, Larissa da Costa e Mariana Coelho Borges.

A sessão extraordinária do Pleno do Tribunal de Contas de Santa Catarina para apreciação do processo PCG 13/00172050, referente à prestação de contas do exercício de 2012 do Governo do Estado, será realizada no dia 4 de junho (terça-feira), a partir das 14 horas. O anúncio foi feito pelo presidente do TCE/SC, conselheiro Salomão Ribas Junior, durante a sessão ordinária de segunda-feira (27/5), ocasião em que convocou os demais conselheiros, auditores substitutos de conselheiros e representante

do Ministério Público junto ao Tribunal para participarem. A Portaria nº TC 301/2013, que convoca a sessão extraordinária, está prevista para ser publicada na edição desta terça-feira (28/5) do Diário Oficial Eletrônico da Instituição. Na sessão de 4 de junho, o relator da matéria, conselheiro Julio Garcia, submeterá à deliberação do Tribunal Pleno o seu relatório e o seu Projeto de Parecer Prévio sobre as Contas/2012, elaborados com base no relatório técnico produzido pela Divisão de Contas Anuais do Gover-

no da Diretoria de Controle da Administração Estadual do TCE/SC. No Projeto de Parecer Prévio, o relator apresenta suas conclusões sobre a situação da gestão fiscal, orçamentária, patrimonial e financeira do Estado em 2012, com ênfase para a verificação da execução dos orçamentos públicos, da arrecadação e das despesas realizadas. Além disso, faz propostas de encaminhamento para emissão do parecer prévio e de ressalvas e recomendações à Administração Estadual, para a correção de situações apuradas.


GRANDE FLORIANÓPOLIS (sc) quarta-feira 29 de maio DE 2013

A06 GERAL

AGRICULTORES

FETAC supera expectativas

Evento, que terminou neste domingo na Grande Florianópolis, acontecerá anualmente

E

m três dias, agricultores de todas as regiões do Estado de Santa Catarina expuseram e comercializaram seus produtos na Feira de Talentos da Agricultura Catarinense – FETAC, organizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina – Fetaesc. A feira, realizada em São José, Grande Florianópolis, acabou domingo (26) e contou com a presença de centenas de visitantes que puderam conhecer e adquirir produtos com a qualidade do campo. Além disso, os expositores também tiveram a oportunidade de trocar experiências com outras regiões, pontuando acertos e corrigindo possíveis falhas em suas produções. A intenção da feira é proporcionar visibilidade, valorização e geração de renda para as famílias, contribuindo para a organização da produção e da comercialização da agricultura familiar. Participando do evento através de cooperativas, associações e sindicatos, as famílias puderam conquistar espaço e apresentar seus produtos para novos mercados consumidores, gerando motivação e mantendo, principalmente o jovem, no cam-

divulgação/JORNAL Informe

Organizadores gostaram da presença de público e de participantes po. Feiras como esta são formas de incentivar o agricultor a permanecer na propriedade rural, acrescentando tecnologias, mas sem deixar de lado a qualidade total dos produtos. Quem visitou garante

que este foi um dos melhores eventos do setor na região. O casal de Florianópolis Geni e João Carlos Klauck adquiriu diversos produtos. “Gostamos de comprar, as geleias estão uma maravilha e espe-

ramos que o evento só venha a crescer, aconteça todo o ano com cada vez mais diversidade e garantimos que vamos até ajudar na divulgação”, brincou Geni. Com base nos critérios de

classificação do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), estima-se que a agricultura familiar em Santa Catarina representa um universo de 180 mil famílias, ou seja, mais de 90% da população

rural. Estas famílias de agricultores, apesar de ocuparem apenas 41% da área dos estabelecimentos agrícolas, são responsáveis por mais de 70% do valor da produção agrícola e pesqueira do estado, destacando-se na produção de 67% do feijão, 70% do milho, 80% dos suínos e aves, 83% do leite e 91% da cebola. É grande também a participação da agricultura familiar na produção de mel, arroz, batata, fumo, mandioca, tomate, banana e outros hortigranjeiros e frutas. Para o presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, a missão foi cumprida. A feira deu visibilidade ao agricultor, ao trabalho do campo e a intenção é permanecer com o evento todos os anos, buscando apoio em outras cidades para que estas também estimulem e incentivem seus agricultores a participarem da feira. O evento deve continuar em São José. O presidente garante que a expectativa foi superada e que o maior sucesso foi divulgar o que o agricultor catarinense é capaz de fazer. “Isso também garante sustentabilidade. Teve um público além do esperado e o importante é que os agricultores venderam. Foi mesmo um sucesso”.

SC está à frente no país na Triagem Neonatal Com o objetivo de proteger o recém-nascido de doenças raras, Santa Catarina é o único Estado brasileiro que já realiza, há alguns anos, os novos exames da quarta fase do Programa Nacional de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde. No restante do país, os exames ainda estão em fase de implantação. O programa desenvolvido em Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), oferece sete exames e é considerado um dos mais avançados do país. Só em 2012, 73.592 recém-nascidos fizeram o teste pela rede pública no Estado, em um total de 515.144 exames. “A cobertura da triagem neonatal no Estado é a melhor do Brasil, com 89%, enquanto a média nacional

é de 82%”, destaca a coordenadora Estadual de Triagem Neonatal e responsável pelo serviço de referência do Hospital Infantil Joana de Gusmão, a pediatra endocrinologista Marilza Leal Nascimento. A quarta fase do Teste do Pezinho é responsável pelo diagnóstico de seis doenças congênitas ou infecciosas que fazem parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal. O teste possibilita identificar hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciformes e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Além disso, o Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen) realiza também o

diagnóstico da galactosemia (que ainda não consta no programa nacional), totalizando sete tipos de exames de Triagem Neonatal. O diagnóstico de hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase são os novos exames inseridos este ano, a partir da quarta fase do Programa Nacional, mas já realizados pelo Estado, respectivamente, desde 2000 e 2010. Em abril deste ano, no Seminário de Avaliação do Programa Nacional de Triagem Neonatal, que aconteceu em Brasília, Santa Catarina foi considerado o Estado com melhores indicadores. A idade de coleta e início do tratamento, o tempo que o Lacen leva para realizar os exames e a idade da criança na primeira con-

sulta no hospital de referência foram os indicadores que se destacaram. Hospital Infantil é referência no Estado O Hospital Infantil Joana de Gusmão é Centro de Referência de Triagem Neonatal no Estado, credenciado pelo Ministério da Saúde. Segundo Marilza, em 2012, o hospital tratou de 553 crianças com hipotireoidismo congênito, 117 com fenilcetonúria, 83 com anemia falciformes e outras hemoglobinopatias, 170 com fibrose cística, 78 com hiperplasia adrenal congênita, 30 com deficiência de biotinidase e quatro com galactosemia. “Encaminhada pelo município, a criança, na sua primeira consulta no Hospital Infantil, realiza o exame de

hipotireoidismo congênito”, explica Marilza, ao dizer que Santa Catarina é o único Estado que aplica esta sistemática de avaliação. O setor de referência do Hospital Infantil realiza aconselhamento genético aos pais com crianças, que possui alguma dessas patologias, orientando-os sobre a possibilidade de outros filhos terem a mesma doença. A equipe da Triagem Neonatal do hospital é composta por psicólogo, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta e nove pediatras em diversas áreas de atuação. Todos do corpo funcional da Secretaria de Estado da Saúde. Como é realizada a Triagem Neonatal Em Santa Catarina, há

729 postos de coleta do Teste do Pezinho, entre postos de saúde, maternidades e hospitais, abrangendo todo o território catarinense. No município é feita a coleta de sangue dos recém-nascidos, logo após é enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen) para análise e em três dias sai o diagnóstico. O Lacen faz a busca ativa aos pacientes cujas amostras apresentarem resultados fora do normal. Nestes casos, uma nova amostra é solicitada para repetição do teste ou, dependendo da doença, os pacientes são prontamente encaminhados ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, que é referência no Estado, para consulta com médicos especialistas.


Geral A07

GRANDE FLORIANÓPOLIS (sc) quarta-feira 29 de maio DE 2013

Vandrei Bion

Social

Ampliação da rede municipal de atendimento Abrigo de Coqueiros abre as portas para atender crianças e adolescentes de 7 a 18 anos

O

Abrigo de Coqueiros começou a funcionar segunda-feira, dia 27. A unidade tem 20 vagas e atenderá crianças e adolescentes de 7 a 18 anos incompletos. O espaço inicia as atividades no prazo estabelecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social. O secretário Alessandro Abreu esteve na manhã de hoje no local, juntamente com a equipe da RBS TV que gravou cenas do espaço. Ele destacou a importância da nova casa da rede municipal. “Nós vamos ampliar o atendimento e buscar cada vez mais resolver as neces-

sidades em conjunto com o Conselho Tutelar. Em breve, iremos expandir o serviço e quem sabe abrir mais uma unidade do município”. Oito das vinte vagas já foram preenchidas imediatamente nesta segunda-feira. As outra doze ficarão à disposição para eventuais demandas que surgirão por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Tutelar. Com a abertura de novas vagas em Coqueiros, o sistema amplia a capacidade de atendimento do município para 150 abrigados, incluindo o serviço que é prestado

EDUCAÇÃO

SME

Turma que se forma este ano

Alunos aprendem panificação e confeitaria Concluir o ensino fundamental e qualificar-se profissionalmente ao mesmo tempo. Esta é a proposta do Curso PROEJA-FIC, oferecido por meio de uma parceria entre o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Secretaria Municipal de Educação da capital. Nesse curso o aluno desenvolverá os conhecimentos da formação geral do ensino fundamental, aliados aos conhecimentos da área de panificação e confeitaria. As aulas da formação geral serão oferecidas no Centro de Florianópolis, no Núcleo da

EJA, Educação de Jovens e Adultos, localizado na Rua Alves de Brito, 334. As aulas da formação profissionalizante serão ministradas no IFSC Campus Continente. Os matriculados irão aprender a fazer pães, doces e confeitos. O ingresso ocorre por meio de sorteio e as inscrições estão abertas até o dia 10 de junho pelo site ingresso.ifsc. edu.br/portal/principal.php . Na próxima quarta-feira, dia 29, às 19 horas, será realizada uma reunião na Escola Silveira de Souza. O objetivo é apresentar aos interessados os detalhes do curso.

pelas entidades conveniadas. O novo espaço fará o acolhimento imediato e receberá meninos e meninas. Além disso, o abrigo prestará serviços especiais como: atendimento psicológico, social, acompanhamento escolar e na área da saúde e posteriormente a reintegração de vínculos familiares. De acordo com o artigo 98 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as medidas de proteção são aplicáveis quando: por ação ou omissão da sociedade ou do Estado; por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável e em razão de sua conduta.

A unidade tem 20 vagas e atenderá crianças e adolescentes de 7 a 18 anos incompletos

Cultura

Casa das Máquinas recebe oficinas do Múltipla Dança Florianópolis sediará o 6º Festival Múltipla Dança, que vai oferecer ao público dez espetáculos em oito locais diferentes da cidade, entre outras atividades, de 27 de maio a 7 de junho. A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes é uma das apoiadoras do evento, em duas oficinas gratuitas na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição: “Danças africanas: tradição contemporânea e construção da linguagem”, com Simone Fortes, e “Criação do gesto”, de Suely Machado. Realização da Arte Movimenta, em co-realização do Serviço Social do Comércio (Sesc), o Múltipla Dança tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal. Com 26 convidados, a programação do festival contempla, além dos espetáculos, duas conferências-demonstração, uma residência com convidado internacional, uma mostra de vídeo, três diálogos (encontros para debates), seis oficinas, um ensaio

aberto e uma jam session. A oficina “Criação do gesto”, ministrada por Suely Machado, e que integra o Programa de Capacitação da Funarte, ocorre na Casa das Máquinas, no período de 27 a 31 de maio, entre 9h e 13h. As aulas apostam numa experimentação dinâmica que objetiva trabalhar o indivíduo em sua singularidade, ampliar o domínio e a consciência de seus movimentos, além de instigar possibilidades para improvisação e criação. Bailarina e coreógrafa formada em dança moderna, graduada em psicologia (PUC/MG), com especialização em coreoterapia e psicomotricidade e com curso de extensão em pedagogia do movimento para o ensino da dança (Escola de Belas Artes/ UFMG), Suely Machado é fundadora e diretora do Grupo de Dança 1º Ato e do 1º Ato Centro de Dança desde 1982. É presidente da Unidança (Associação Mineira

de Dança Artística e Acadêmica) desde 1996 e integrou o conselho artístico do Festival de Dança de Joinville. Danças africanas Simone Fortes, diretora, coreógrafa e bailarina do Grupo Abayomi, realizará no dia 30 de maio, entre 20h e 22h, na Casa das Máquinas, a oficina “Danças africanas: tradição contemporânea e construção de linguagem”, que aborda as danças cotidianas da Guiné como matriz na construção de intermediações coletivas. O Abayomi desenvolve conhecimento sobre a cultura e artes africanas, promove a vinda de africanos para a cidade e proporciona viagem de estudos dos integrantes à África. O grupo de Florianópolis (SC) faz pesquisa em dança e música de matriz africana e afro-brasileira, em especial a cultura Manding (presente na Guiné, Burkina Faso, Senegal e outros países do oeste-africano).

Oficinas do Múltipla Dança 2009


A08

Segurança

GRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc) quARtA-fEiRA 29 DE mAIO DE 2013

iNSCRiçÕES para os cursos do Pronatec da copa vão poder ser feitas na central de Oportunidades

dEBAtE

São José realiza a 5ª Conferência da Cidade

O evento, que tem como objetivo discutir políticas de desenvolvimento urbano, será realizado nesta quarta-feira (29), no centro multiuso

A

Prefeitura de São José promove, nesta quarta-feira (29), a 5 ª Conferência Municipal da Cidade. O evento, que serve como etapa preparatória para a 5ª Conferência Estadual das Cidades e da 5ª Conferência Nacional das Cidades, será realizado a partir das 13 horas, no Centro Multiuso, na Avenida Beira-Mar de São José. Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!”, a conferência tem como objetivo discutir políticas de desenvolvimento urbano para São José. Deste modo, todos os cidadãos do município estão convidados a participar do debate, que é organizado por uma comissão formada por representantes do Executivo, Legislativo e sociedade civil organizada. O coordenador da Comissão da 5ª Conferência Municipal da Cidade, Rodrigo de Andrade, explica que o evento é muito importante porque elencará as propostas, diretrizes e prioridades de São José que serão levadas para a conferência estadual. Além disso, é um espaço para que a sociedade participe da criação de agen-

das, metas e planos de ação para enfrentar os problemas urbanos e rurais existentes no Município. “É a oportunidade para que os cidadãos josefenses possam discutir o futuro de sua cidade”, completa Andrade. Após a abertura do evento, o arquiteto urbanista da Caixa Econômica Federal, Jorge Luiz Hermes, fará uma palestra sobre a proposta da Conferência. Na sequência, o público será dividido em quatro salas que vão discutir os seguintes temas: Participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (que tratará da participação da sociedade e dos conselhos no desenvolvimento urbano de São José); Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (discutirá o papel do Fundo que deve ser criado pelo Ministério das Cidades até 2014); Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial (vai tratar da importância de se criar instrumentos de integração entre as prefeituras da região metropolitana); e Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade (discu-

SERVIÇO O quê: 5ª Conferência Municipal da Cidade Quando: quarta-feira (29), das 13h às 13h30min Onde: Centro Multiuso de São José, na Avenida Beira-Mar de São José

tirá o papel do Município na regularização fundiária em comunidades carentes). Ao final das discussões, cada sala elaborará um relatório que irá compor a ata oficial do evento e que será levada para a Conferência Estadual.

Na oportunidade, também serão eleitos os delegados para participar da etapa estadual. No total, São José poderá indicar nove delegados, sendo quatro indicados pela Prefeitura e outros cinco indicados para a sociedade civil.

A Conferência da Cidade foi criada pelo Ministério das Cidades, em 2003, e se tornou um modelo de participação e controle social amplo para atuar na construção de uma política urbana acessível aos cidadãos.

Programação 13h – credenciamento 13h30min – sessão de abertura 14h – apresentação e aprovação do regimento da Conferência 14h20min – palestra com o arquiteto urbanista da Caixa Econômica Federal, Jorge Luiz Hermes, com o tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já” 15h20min – apresentação das linhas gerais dos temas da Conferência e a formação dos grupos de trabalho 15h45min – intervalo 16h – grupos de trabalho 17h15min – apresentação dos relatórios dos grupos de trabalho 17h40min – eleição dos delegados à Conferência Estadual 18h – sessão de encerramento

florianópolis integra o Pronatec Copa Florianópolis é a única capital de Estado que não foi escolhida para sede da Copa de 2014 no Brasil contemplada pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Copa, pelo Ministério do Turismo. De acordo com o Superintendente do Instituto Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), Everson Mendes, o município foi beneficiado por estar posicionado geograficamente entre duas “cidades-sede” do mundial de futebol e pela movimentação turística que deverá ter em virtude disso.

Desta forma, quem residir em Florianópolis e tiver mais de 18 anos poderá se inscrever gratuitamente em cursos do Pronatec Copa, voltados à melhoria da qualidade da prestação de serviços aos turistas. As inscrições nos cursos (ver listagem em anexo) poderão ser feitas durante a Central de Oportunidades, um evento a ser promovido pela Prefeitura Municipal através do IGEOF na próxima quarta-feira (29), das 9 às 17 hs, no Lago da Alfândega, no Centro. A participação nestes cursos dá direito inclusive a lanche e vale-transporte.

Na Central de Oportunidades também poderão ser feitas inscrições nos cursos de qualificação profissional igualmente gratuitos do Pronatec Social (coordenado nacionalmente pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome). O Pronatec Social destina-se a pessoas entre 16 e 59 anos inscritas no Cadastro Único para recebimento de benefícios do governo federal. Mas quem se enquadrar na situação e ainda não integrar o cadastro poderá fazê-lo durante o evento. Ver também em anexo a listagem dos cursos

do Pronatec Social a serem realizados em Florianópolis. Os cursos são ministrados por entidades do Sistema S - Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) – e pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Vale destacar que a partir desta segunda (27), toda a capacitação profissional viabilizada através da Prefeitura de Florianópolis será coordenada pelo IGEOF, em parce-

ria com as secretarias de Assistência Social, de Turismo e de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável. Outras oportunidades Durante a Central de Oportunidades, uma série de outros serviços estarão disponíveis. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis realizará inscrições para curso de capacitação de vendas; o Sistema Nacional de Emprego (Sine) divulgará vagas de emprego e informações sobre seguro-desemprego, assim como o Centro de Integração Empresa-Es-

cola (CIEE) prestará informações sobre vagas de estágios, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) estará representado com o balcão do empreendedorismo. Haverá ainda diagnóstico de eletrodomésticos e de informática e orientação sobre segurança do trabalho por parte do SENAI; corte de cabelo e massoterapia pelo Senac, e medição de pressão arterial e de Índice de Massa Corporal, e realização de teste de glicemia pelo Serviço Social do Transporte (SEST)/SENAT.


QUARTA-FEIRA, 29 DE MAIO DE 2013

ENEM: Enem fecha prazo de inscrição com recorde de 7,8 milhões de candidatos. Ministro da Educação admite ataque de hackers ao site do Enem. Pagamento da taxa de R$ 35 pode ser feito até quarta-feira (29).

Variedades

A09

HOROSCÓPOD0DIA Áries - 21/03 a 20/04 Senso crítico e ações rápidas marcam suas atividades profissionais no dia de hoje, já que o trígono Lua-Marte lhe estimula a explorar seu potencial e a buscar novas e promissoras possibilidades na área. Nem todos acompanharão sua velocidade, por isso tenha cuidado para não atropelá-los.

Gêmeos - de 21/05 a 20/06 O momento é positivo para superar os fantasmas do passado e domar os sentimentos de frustração que andam abalando sua autoestima. Lua e Marte se associam harmoniosamente e fortalecem sua autoconfiança, o que será essencial para conduzir seus interesses pessoais.

Leão - de 23/07 a 22/08 Praticidade e senso de oportunidade lhe guiam na condução de suas atividades no dia de hoje, já que as energias de Lua e Marte se associam entre suas sexta e décima casas. É momento de pôr em prática suas ideias, visando inclusive uma maior organização para sua vida.

Libra - de 23/09 a 22/10 O momento é favorável a dar vazão aos seus instintos e a explorar novas sensações. Lua e Marte formam trígono entre sua quarta e oitava casas, sugerindo que os momentos de intimidade tendem a ser extremamente prazerosos. Aproxime-se ainda mais de quem você ama.

Sagitário -de 22/11 a 21/12 O dia é extremamente favorável a buscar melhorias para suas rotinas diárias, já que Lua e Marte se associam harmoniosamente entre sua segunda e sexta casas. É momento de cuidar de si e do seu bem-estar, priorizando ações bem pontuais e que lhe tragam benefícios a curto prazo.

Aquário - de 21/01 a 19/02 Libertar-se de sentimentos nocivos é a demanda do momento, já que Lua e Marte se associam harmoniosamente entre sua área de crise e seu setor familiar. Por mais que seja doloroso virar a página, não tema em dar um ponto final em determinadas situações. Abrace o futuro com entusiasmo.

Touro - de 21/04 a 20/05 O trígono Lua-Marte lhe motiva a buscar atividades que lhe tragam maior segurança emocional, fortalecendo seu senso de independência. Pode ser que as pessoas estranhem suas escolhas e lhe acusem de individualista, mas com segurança e tato você saberá se posicionar.

Câncer - de 21/06 a 22/07 O trígono Lua-Marte lhe deixa mais seguro para lidar com as diferenças em seus relacionamentos pessoais, revelando um excelente período para promover mudanças e fortalecer os vínculos. Um bom caminho para superar as adversidades está em propor atividades em grupo.

Virgem - de 23/08 a 22/09 Sua espontaneidade tende a marcar suas atitudes no dia de hoje, sobretudo no âmbito social, já que o trígono Lua-Marte lhe estimula a relaxar e experimentar o novo. Cultive uma convivência pacífica com as pessoas queridas, pois elas tendem a lhe apoiar em questões importantes.

Escorpião de 23/10 a 21/11 Suas relações pessoais são beneficiadas pelo trígono Lua-Marte, que no dia de hoje harmoniza sua área de comunicação e de relacionamentos. Conversas sinceras tendem a marcar o período, o que será favorável para resolver possíveis diferenças. Controle, porém, sua agressividade.

Capricórnio - de 22/12 a 20/01 Ao formar trígono entre seu signo e sua área social, Lua e Marte lhe trazem mais autoconfiança para lidar com as pessoas, que perceberão em você um entusiasmo contagiante. De fato, sua determinação estará mais evidente, embora haja a necessidade de controlar sua agressividade.

Peixes - de 20/02 a 20/03 Seu poder de liderança marca suas relações de amizade no dia de hoje, já que o trígono Lua-Marte evidencia em você a determinação e a segurança que as pessoas buscam. Entretanto, convém evitar atitudes egoístas e pensar no bem-estar coletivo.

RESUMODENOVELA -

Quarta-feira

17H30, NA GLOBO

18H00, NA GLOBO

22H30, NA RECORD

Gil observa a negociação entre Raquel, Alemão e Sal. O delegado avisa a Olavo que os policiais identificaram um rapaz à espreita no local, sem saber que é Gil. Sal orienta Raquel a deixar o dinheiro dentro do carro. Gil avança sobre Alemão e Caixote, e Sal foge com Lia em seu carro. Caixote é levado pela polícia, mas Alemão consegue fugir. O delegado repreende Gil e o responsabiliza pelo destino de Lia. Gil se desespera, e Raquel o conforta.

Cassiano finge para Samuca que Alberto e ele são amigos. Ester afirma a Dionísio que não quer nada de sua família. Samuel pede a Cassiano que pegue três amostras do solo da mina dos Albuquerque para verificar se existe indício da turmalina paraíba. Cassiano orienta Ester a não fazer o que combinou com Alberto. Samuel analisa as amostras do solo e confirma a existência da turmalina paraíba na mina desativada dos Albuquerque.

21H00, NA GLOBO

19H00, NA GLOBO

Paulinha fica encantada com o presente que ganha de Paloma. Félix confirma seu golpe a Atílio. Glauce observa o carinho de Paulinha com Paloma. Bruno beija Paloma. Félix pede para Pilar convidar Atílio e Vega para o jantar na mansão. Márcia explica como Valdirene deve entrar no camarim do Gusttavo Lima durante o show. Gigi usa parte do dinheiro dado por Atílio para o conserto do encanamento. Félix convence Atílio a ir ao jantar em sua casa. Aline dá um presente para César e Pilar desconfia.

Malu tenta consolar Bento. Wilson leva Damáris para se desculpar com Charlene. Lucindo implora que Wilson o deixe voltar a trabalhar no Kim Park. Amora desiste de terminar seu noivado. Filipinho volta deprimido para casa e Rosemere fica arrasada. Brenda tenta ser carinhosa com Perácio. Fabinho tenta descobrir com Madá algo sobre Irene e Plínio. Bento rompe com Amora. Santa avisa a Maurício que sua mãe saiu e ele desconfia. No Cantaí, Verônica melhora a imagem de Filipinho e Rosemere se emociona.

Geni disfarça e manda Édison conversar com Rosália. Xepa não deixa o ouvires retirar a pedra do anel e ameaça ir embora. O joalheiro alega que é uma jóia falsa e a feirante fica ofendida. Vitor Hugo conta para Meg que seu pai o acusou de arruinar a imagem da empresa. Isabela fica feliz ao encontrar Rosália e pede a ajuda da jovem com detalhes do casamento. François estranha a troca do sistema de segurança da empresa e calculadamente pergunta a Júlio César sobre o estado de Lis. Catherine pede que Yasmin termine de preencher o cadastro de Rosa/Rosália e a assistente fica angustiada. Robério tenta se desculpar por arruinar o trabalho de Dafne na borracharia e decide fazer uma proposta de trabalho a moça.

CRUZADINHA


esporte Nacional

A10

A

quARtA-feiRA, 29 DE maio DE 2013

Cigano satisfeito (R$)

lém da vitória por nocaute que o credenciou a uma nova disputa de cinturão, o UFC 160 teve outro motivo para deixar Junior Cigano satisfeito. O brasileiro faturou ao todo, entre salários e bônus pagos pelo UFC, US$ 290 mil (quase R$ 600 mil). Foram US$ 120 mil só para entrar no octógono, US$ 120 mil pela vitória e mais US$ 50 mil pelo prêmio de melhor luta da noite contra Mark Hunt. Na moeda brasileira, o total fica em R$ 595.109, tomando como base a cotação do dólar desta terça-feira. Apesar da bolada do brasileiro, quem mais encheu o bolso com o evento de Las Vegas foi o campeão Cain Velásquez. O americano ganhou do UFC US$ 400 mil (ou R$ 820.840) sem bônus por vitória - o salário dele era fixo, mesmo perdendo ou vencendo - e sem as premiações da noite.

O zagueiro Dante e o volante Luiz Gustavo, do Bayern de Munique, não se apresentaram ao técnico Luiz Felipe Scolari nesta terça-feira, no Rio de Janeiro. Ambos não foram liberados ainda para a Seleção por conta da final da Copa da Alemanha, contra o Stuttgart, sábado. Segundo a assessoria de imprensa da CBF, a dupla é esperada no máximo até quinta-feira. A Fifa estabeleceu o 1º de junho como data limite para que as seleções participantes da Copa das Confederações estejam completas. Uma reunião da comissão técnica, ainda nesta terça, deverá definir o que acontecerá caso Dante e Luiz Gustavo não sejam liberados pelo clube no prazo. Como estão convocados, a dupla só poderá defender o Bayern na decisão com autorização da CBF. No próximo domingo, dia 2, o Brasil enfrenta a Inglaterra em um amistoso no Maracanã. No sábado passado, Felipão esteve com Dante e Luiz Gustavo em Londres, após a decisão da Liga dos Campeões entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund (o time bávaro conquistou o título europeu).

acidente de massa

Nova Chuteira

Horas antes de se apresentar à seleção brasileira, Neymar ganhou um adereço para a disputa da Copa das Confederações: a chuteira Hypervenom, fabricada pela mesma empresa de material esportivo que patrocina o time canarinho. Entrevistado pelo ator da TV Globo, Lázaro Ramos, o jogador falou da ida para o Barcelona e de que a amarelinha não vai pesar durante as próximas competições. “Responsabilidade grande. Sonho de criança que estamos realizando. Muita gente diz que pesa, mas tem que colocar a camisa

Sem liberação

do Brasil como se estivesse jogando no quintal de casa. Vamos nos apresentar para fazer uma boa Copa das Confederações e deixar todo mundo feliz. Quero dar o melhor, ajudar a Seleção. Seja com um passe, com um carrinho. Temos que nos unir. O futebol brasileiro é um dos melhores do mundo e continuará sendo. Temos jogadores talentosos que podem nos levar ao topo”, disse o jogador, que também apresentou a nova camisa preta da Seleção (uniforme que não será usado em partidas, apenas vendido em lojas por R$ 170).

o retorno de Robinho Neymar faz parte do passado, e a reformulação já começou no Santos. Um dia depois de confirmar a saída de seu maior astro para o Barcelona, o vice-presidente do Peixe, Odílio Rodrigues, recebeu um telefonema. Do outro lado da linha, um representante do Milan. O assunto da conversa não poderia ser mais animador para a torcida alvinegra: o retorno de Robinho à Vila Belmiro. De férias na Baixada Santista, o atleta do Milan divide opiniões no Comitê de Gestão quanto ao custo-benefício. No entanto, Odílio defende a negociação. Ele sustenta que o Santos poderá pagar menos na próxima janela, pois o contrato do atacante com o clube italiano acaba no meio de 2014. Ou seja, o raciocínio é o mesmo usado pelo Barcelona para barganhar o preço de Neymar.

A Ferrari confirmou que o acidente de Felipe Massa, no domingo, em Mônaco, foi causado por uma falha na suspensão dianteira esquerda da F138. O piloto perdeu o controle do carro e se chocou contra o muro, na curva Sainte Devote, na 29ª volta. Apesar de aparentar estar bem, ele foi prontamente conduzido ao hospital por precaução e, depois de realizados os exames, foi liberado e retornou à sua casa. Com as investigações concluídas ,a equipe emitiu um comunicado para esclarecer o defeito na peça.

As investigações confirmam as primeiras impressões dos engenheiros: que o acidente foi causado por uma falha na suspensão dianteira esquerda. Com todas as inspeções completas, o departamento de montagem começará a preparar o carro para o GP do Canadá. No entanto, o time nega que essa tenha sido a causa do primeiro acidente, na terceira sessão de treinos livres. Na ocasião, o piloto disse que perdeu o controle da Ferrari ao passar sobre irregularidades na pista.

máscara da morte O atacante Diego Tardelli, autor do único gol do Atlético-MG, na derrota para o Coritiba, por 2 a 1, no último domingo, na capital paranaense, nas estreia dos times no Campeonato Brasileiro, apoiou uma campanha bastante inusitada nas redes sociais. No Twitter, publicou um "convite" aos torcedores alvinegros que estarão no Independência, nesta quinta-feira, às 22h (de Brasília), para acompanhar a partida do Galo contra o Tijuana, do México, pela volta das quartas de final da Taça Libertadores. A ideia é que todos os torcedores estejam com roupas pretas e com a famosa "máscara da morte", imortalizada no sucesso do cinema "Pânico". Desde que o bordão "Caiu no Horto, tá morto" se solidificou na torcida alvinegra, várias máscaras surgiram nas arquibancadas. Porém, agora, a intenção é que vários torcedores estejam fantasiados, para criar um clima de terror nos jogadores adversários, assim que pisem no gramado. - #CampanhaMascarasNoHorto Vixiiiii!!, publicou Tardelli.

maus tratos O atacante Rubén Castro, do Bétis, foi detido nesta terça-feira na cidade de Sevilla, na Espanha, após sua ex-namorada fazer uma denúncia de maus tratos e agressão sexual contra o jogador, segundo o jornal “Marca”. O incidente teria acontecido no último domingo, após a partida contra o Zaragoza. Segundo o relato da mulher, ela e Castro brigaram na saída de uma discoteca em Sevilla, e o atacante a obrigou a entrar no carro dele. Depois, eles seguiram para um hotel no bairro de Nervión, onde passaram a noite juntos.

oscar com câncer Maior nome do basquete brasileiro de todos os tempos, o ex-jogador Oscar Schmidt, de 55 anos, luta contra um câncer no cérebro. Ele passou por uma cirurgia no fim de abril, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Agora, está fazendo sessões de radiotera-

pia. Segundo o médico de Oscar, o neurologista Marcos de Queiroz, a decisão de fazer a operação aconteceu por conta de um aumento no tumor que o ex-atleta tinha desde 2011. “Nós operamos na primeira vez em maio de 2011. O tumor já era maligno em

2011, mas de baixo grau (2). Optamos apenas por seguir com exame de imagem constantes. Em abril, ele fez uma nova ressonância e apontou um crescimento (grau 3). Optamos por operar, apesar de o Oscar estar ótimo”, disse Marcos de Queiroz.


Geral A11

GRANDE FLORIANÓPOLIS (sc) quarta-feira 29 de maio DE 2013

divulgação/JORNAL Informe

Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), da Finlândia e de Portugal estarão em Florianópolis, no dia 04 de junho, para apresentar como a inovação pode transformar os locais onde as pessoas moram, trabalham e convivem. Eles participam do seminário Cidades Inteligentes, Cidades do Futuro, que será gratuito e aberto ao público. O Seminário é uma realização da Prefeitura de Florianópolis, do Laboratório Internacional Multi-Institucional - ÁgoraLab e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) de Santa Catarina. Mobilidade urbana, acesso a serviços, qualidade de vida e integração cultural e social estão entre os temas que serão debatidos no evento. Referências internacionais em suas áreas de pesquisa, os palestrantes do Seminário irão apresentar o estado da arte em experiências de cidades humanas e inteligentes pelo mundo. A proposta desse conceito é enfatizar a participação das pessoas no enfretamento dos grandes desafios e na proposta de soluções. De acordo com a ONU, em 2050, a população que vive em cidades irá crescer 86% em países desenvolvidos e 64% em emergentes. Essa previsão alerta para como as cidades irão enfrentar desafios como sustentabilidade energética, mudanças climáticas, novas dinâmicas demográficas, instabilidades financeiras, problemas de saúde e do envelhecimento, além do fornecimento de água potável e de alimentos. O crescimento da população urbana também aponta para a necessidade das cidades se prepararem para a transformação do comportamento das pessoas, a participação em massa dos cidadãos, além da transparência e confiança no sistema político e na administração pública. Muitas cidades já conseguiram superar esses desafios com a adoção de soluções criativas e inovadoras. Algumas dessas experiências serão apresentadas no seminário Cidades Inteligentes, Cidades do Futuro. Um dos palestrantes do Seminário é o diretor do grupo de pesquisa Changing Places, do Media Lab. do MIT, Kent Larson. Ele é referência em pesquisas sobre arquitetura, design urbano e sistemas de mobilidade. Entre os projetos desenvolvidos por Larson está o Hiriko, um veículo inteligente que ocupa 1/3 do tamanho de um veículo comum, é elétrico e dobrável. Outro palestrante referência em inovação é o brasileiro Eduardo Moreira da Costa, diretor geral do Ágora Lab, ex-diretor da FINEP e do CNPq.

Evento sobre cidades inteligentes será realizado no dia 04 de junho

TECNOLOGIA

Florianópolis sedia evento sobre cidades inteligentes

Especialistas mundiais apresentarão conceitos, tecnologias e atitudes que podem transformar as relações das pessoas com as cidades onde moram Confira as palestras do seminário ÁgoraLab e as cidades inteligentes humanas – Prof.Dr. Eduardo Moreira da Costa (Diretor Geral ÁgoraLab) Oito fatores para um Cidade Resiliente – Prof.Dr. Kent Larson (Diretor Changing Places, MIT Media Lab, EUA) Cidade flexível: o caso de Helsinque– Prof.Dr. Jarmo Suominen (Aalto University, Finlandia) Mobilidade sob demanda – Dr. Praveen Subramani (MIT Media Lab, EUA) Projetos de Cidades Inteligentes na Europa – Prof.Dr. Álvaro Oliveira (presidente Alfamicro, Portugal) Serviço O que: Seminário Cidades Inteligentes, Cidades do Futuro Quando: 04 de junho, 14h30 Onde: Auditório Fecomércio, Rua Felipe Schmidt 785 - Centro - Florianópolis Inscrições: O evento é gratuito. Inscrições aqui. Saiba mais sobre os palestrantes: KENT LARSON Kent Larson dirige atualmente o MIT Media Lab's Changing Places group e desde 1998 é o diretor do MIT House_n research consortium na School of Architecture and Planning. Ele trabalhou com arquitetura em Nova Iorque por 15 anos e escreveu diversas publicações voltadas ao tema. Suas pesquisas atuais estão

voltadas em três áreas interligadas: habitação urbana flexível, tecnologia pervasiva e experimentos de fatores humanos (living labs). PRAVEEN RUSTAM SUBRAMANI Praveen Rustam Subramani é pesquisador membro do grupo Changing Places do MIT Media Lab, focado no desenvolvimento de tecnologias para baterias elétricas, redes de energia, e infraestrutura urbana para sistemas de veículos elétricos. Possui título de bacharel e mestrado em engenharia elétrica e design urbano, pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Atualmente frequenta a Fulbright Scholar at the Design School of the Universidad Adolfo Ibanez, em Santiago, no Chile e está trabalhando com estudos de viabilidade em mobilidade urbana focada em veículos elétricos e energias renováveis na América Latina. JARMO SUOMINEN Desde 1999, Jarmo Suominen vem trabalhando como cientista no MIT Media Lab e como professor do Departamento de Arquitetura. Professor Suominen é especialista em estratégias de customização em massa e gerenciamento de experiência do cliente. Ele é diretor do the Future Home Institute at the Aalto University in School of Art & Design e o proprietário e consultor principal da Suominen Consulting e o proprietário do Suominen Architects Ltd. Ele já ganhou inúmeros prêmios em concursos

de arquitetura na Finlândia e na Europa, tendo realizado várias exposições de arte na Europa. ÁLVARO DUARTE DE OLIVEIRA Atualmente, Álvaro Duarte de Oliveira é professor na Universidade de Aalto em Helsinque. Possui graduação em engenharia eletrônica (1967) pelo IST e ostenta os títulos de mestrado (1975) e doutorado (1979) em engenharia pela the University College of London. Durante dez anos foi professor acadêmico (Londres, Lisboa e Lourenço Marques), trabalhou e foi consultor de grandes empresas na área de TI, pelo período de oito anos foi conselheiro do Ministro português da Indústria e Energia e é membro fundador da Rede Europeia de Living Labs, onde presidiu por dois mandatos. EDUARDO MOREIRA DA COSTA Atualmente, Eduardo Costa é professor em tempo parcial da UFSC no Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento e dá aulas de Finanças para Empreendedores na PUC-Rio, além de fazer parte do Leadership Team do ÁgoraLab. Possui mestrado em Ciências da Computação - UFMG (1976) e doutorado em Eletrônica - University of Southampton (1981). Foi Diretor de Inovação da FINEP (2007-2010), Diretor de Programas Especiais do CNPq (1993-1997) e criador de políticas públicas de grande impacto como os Programas SOFTEX, PRIME, JURO ZERO, 14bis, entre outros.


A12 Contra-Capa

GRANDE FLORIANÓPOLIS (sc quarta-feira 29 de maio DE 2013

PLEITO

TRE nega legalidade do registro de Ivon em Palhoça

Corte determinou a diplomação do segundo colocado, Camilo Nazareno Pagani Martins, como prefeito do município

O

Pleno do Tribunal Regional de Santa Catarina deu provimento ao recurso do PSDB de Palhoça a fim de reformar a sentença de 1º grau e indeferir o registro da Coligação Majoritária “Palhoça Tem Jeito com Honestidade e Respeito” e, consequentemente, o registro de candidatura individual de Ivon Jomir de Souza e de seu vice Eduardo de Souza no pleito majoritário do município. Como os votos destinados aos candidatos que concorreram sub judice não superaram 50% da votação válida, a Corte determinou a diplomação do segundo colocado, Camilo Nazareno Pagani Martins, como prefeito do município. Da decisão, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral. A decisão teve como base a ausência de formação válida de coligação e de escolha de candidato pela convenção municipal diante da ilegalidade da intervenção do diretório nacional do PSDB pela candidatura de Ivon Jomir de Souza e de seu vice, conforme decisão judicial nos autos do processo da Ação Ordinária n. 4512007298-4, tramitando na

divulgação/JORNAL Informe

Comarca da Palhoça. O juiz-relator Marcelo Ramos Peregrino enumerou em seu voto diversas decisões da Corte Superior e do TRE-SC nas quais impôs-se o afastamento das intervenções partidárias superiores ou da consagração da intervenção adequada (que consagra os propósitos ideológicos, abstratos e gerais), a fim de garantir a autonomia da esfera municipal partidária na escolha de seus filiados. “Por isso, não se arrosta a autonomia do partidos, mas pelo contrário se lhe garante contra violações mesmo intestinas, produzidas pelas paixões e equívocos internos, em absoluta reverência ao art. 14 da Constituição da República e à necessidade indiscutível do primado da Segurança Jurídica”, ressaltou. Além disso, o juiz Peregrino acentuou que já havia determinação da Justiça Comum exarada com o objetivo precípuo de guarda e preservação da vontade da maioria dos filiados. A decisão foi mantida mesmo em pedido de reconsideração e pelo próprio Tribunal de Justiça de Santa Catarina em duas

oportunidades. Segundo ele, a intervenção nacional desafia a determinação judicial por vir, conforme expressamente consta da ata da Executiva Nacional, na reunião do dia 26 de junho de 2012 quando obtempera que qualquer resultado divergente na convenção daquilo decidido anteriormente levaria à declaração de nulidade. Portanto, no entendimento do relator, “a intervenção surgida em meio à convenção, cujos fins não se ultimaram – escolha de candidato, vem declaradamente para desafiar uma decisão judicial – o que contraria expressamente os valores que esta Corte tem tentado proteger”. Por fim, o juiz-relator explicou que, em virtude de os votos destinados aos candidatos que concorreram sub judice não terem superado 50% da votação válida, o que ensejaria novas eleições majoritárias em Palhoça, nos termos do art. 224 do Código Eleitoral e do art. 164, II, da Resolução nº 23.372 do TSE, deve ser diplomado o segundo colocado, Camilo Nazareno Pagani Martins.

A decisão teve como base a ausência de formação válida de coligação

Inaugurado polo avançado da EJA Catarinenses em Voltar a estudar, depois de décadas longe dos bancos escolares, tendo a oportunidade de não precisar ir para longe de casa. Isso alegra homens e mulheres matriculados no Polo Avançado da EJA, Educação de Jovens, Adultos e Idosos, no Morro da Queimada, uma pequena unidade que atenderá moradores desta localidade e também do Morro do Mocotó. “As mulheres passam o dia todo fora trabalhando. No final da tarde chegam em casa e fazem a janta para as crianças. Não podem descer o morro de novo, têm que continuar aqui para estudar. Estão cansadas”, explica Dona Maurília Fereira An-

Inaugurado polo avançado da EJA drade, 58 anos . A maioria dos 20 inscritos é formada por pessoas com idade média de 50 anos. A oferta da EJA no Morro da Queimada faz parte da política de expansão desta modalidade que a Diretoria de Ensino Fundamental da Se-

cretaria de Educação de Florianópolis assumiu como desafio para os próximos quatro anos. A ampliação prevê a criação de Polos Avançados, vinculados aos já existentes Núcleos da EJA. Nas próximas semanas, estão previstas a realização

de aulas inaugurais nas localidades de Chico Mendes, Morro das Pedras e Vila União. Além destas novas unidades, já estão em funcionamento, os Polos Avançados do Morro do Horácio, Núcleo de Estudos da Terceira Idade da UFSC e Lagoa da Conceição. No geral, atualmente nos núcleos da EJA estão matriculadas 1.184 pessoas com idade a partir de 15 anos, que tem a oportunidade de se alfabetizar e concluir o ensino fundamental. A inscrição é gratuita. Os interessados devem procurar a escola municipal mais perto de sua residência. Informações pelo telefone 3251-6102.

delegação brasileira

Dois estudantes do SENAI de Santa Catarina (entidade do Sistema FIESC) foram confirmados terça (28) na delegação brasileira que disputará o WorldSkills Competition, torneio de profissões que reúnem os melhores do mundo. Os jovens aguardavam a confirmação depois de terem passado por seletivas estadual, nacional e duas provas de índice, que exigiram deles resultados próximos à excelência. A competição será realizada entre os dias 2 e 7 de julho, em Leipzig, na Alemanha.

Ariel irá competir na ocupação de Construção em Alvenaria, enquanto Antônio vai disputar em Marcenaria Estrutural. Ambos vão tentar repetir o feito do joinvilense Natã Barbosa, que em 2011 foi o primeiro catarinense a conquistar medalha de ouro no WorldSkills, dentro da ocupação de Web Design. Com os dois jovens, o SENAI/SC soma 14 pessoas que já participaram da disputa desde 2003. Os catarinenses já conseguiram uma medalha de prata, duas de bronze e três de excelência, além do ouro.


Jornal Informe - Grande Florianópolis - Edição 239  

Jornal Diário - Grande Florianópolis (SC)

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you