Issuu on Google+

INFORME REdE dE JoRNAis

GRANdE fLoRiANÓPoLis

CONTEÚDO É TUDO

Tempo Hoje

29 16º

GRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc) sExtA-fEiRA 3 DE mAIO DE 2013. ANO 2 . NO 226 |

E-mail: opiniao@jornalinforme.com.br |

http://issuu.com/jornal_informe |R$ 1,50

começa a reforma na escola estadual América dutra machado PÁG A12 ANtôNio cARLos mAfALdA / sEcom

EstAdo

Lançados editais para 20 obras de infraestrutura PÁG A12


contraponto

A 02

Nilton Góes

GRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc) sExtA-fEiRA 3 DE mAIO DE 2013

fRAsE do diA Quem tem telhado de vidro não atira pedras no do vizinho. Provérbio

E-mail: ncgoes@uol.com.br

Oposição e fiscalização

Governo promete atender agricultura familiar

A

pesar de que está fazendo o seu papel de oposição, e ai fiscalizando muito bem, não deixa de ser estranho o foco do PT, através de sua atuante e combativa bancada da Alesc, quanto aos ataques e apresentações de escândalos, em prefeituras do PSD, como os casos de Rio do Sul, Milton Hobus, e Blumenau João Paulo Kleinubing.

Raimundo colombo no milton Hobus e João Paulo Kleinubing do Psd

Direcionamento

Estranhos motivos

A operação tapete preto só teve investigação em Blumenau? As matérias divulgadas em primeira mão pelo UOL, só falando do caso de Blumenau, foram direcionadas, estimuladas por quem? Dizem que no circuito do direcionamento das informações, influência de jornalista, assessor de ex governador, com grande trânsito na grande imprensa nacional, principalmente capital federal, Rio e São Paulo.

O estranho é que essas denúncias que tem mesmo que vir a público e ser esmiuçadas e esclarecidas, comecem, a partir do PT, e no momento em que o partido se esforça e se apóia em possível aliança com o PMDB, daí o esforço e a intenção do PT, e de setores do PMDB em romper com o PSD. Dá a nítida impressão de que querem arrumar motivos para romper o tal contrato, e se começarem a aparecer sem bigode por aí. Não será mera coincidência.

deputada Ana Paula Lima

Paulo Afonso, diretor da Eletrosul, e viva o morde e assopra

coincidência Mais estranho ainda, é a coincidência, de parte do forte setor do PMDB contrário ao PSD, estar instalado em direção de empresa federal da capital, Eletrosul, reduto petista, e ter interesse só no caso de Blumenau.

EXPEDIENTE

dos como o foi Leonel Pavan, quando pretendia ser candidato a governador, com o escândalo do aeroporto, patrocinado pelo PMDB que o queria fora da jogada, de mãos amarradas, e na tríplice.

Seriedade e índole sem revide É hora de mesmo cumprindo todos os acordos que tem, com aliados, e os respeitando até mais da conta, de o PSD sair da seriedade e inocência, e começar a jogar duro. Quem sabe estimulando as operações “tapetes preto” e outras dos prefeitos

Governador Raimundo colombo, deputado dresch e lideranças dos agricultores

cadastro de consumidor para investigação policial O deputado Mauricio Eskudlark protocolou projeto de lei na Assembleia que prevê a obrigação aos órgãos estaduais e às concessionárias de serviços públicos estaduais, como a Celesc, Casan e rede pública estadual de saúde, a obrigação de disponibilizar seus cadastros de consumidores as autoridades policiais para fins de investigação. A justificativa do parlamentar é reduzir as dificuldades encontradas na investigação, tornando a mais rápida, por meio do compartilhamento de informações.

deputado mauricio Eskudlard

conselho

Barbas de molho Se preparem os partidos adversários, e até aliados do PMDB e do PT, ainda mais com a simbiose, de morde e assopra que os dois vem praticando. Barbas de molho, para não serem surpreendi-

O governador Raimundo Colombo recebeu uma comitiva da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul/CUT), na terça-feira (30), para discutir a pauta de reivindicações de 2013.

de outras siglas, de pastas com problemas, de empresas públicas com contas esfrangalhadas. Mas isso não vai acontecer, porque quem é serio e tem índole, leva, mas não revida, e o tempo, e a população por certo uma hora vai saber julgar.

O deputado também recebeu, na quinta 30/4, representantes da Comissão Pró-Criação do Conselho Estadual de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Santa Catarina (CELGBT/SC). Sargento Soares manifestou seu apoio à instalação do conselho e afirmou que vai colaborar, com outros parlamentares, na aprovação e edição de projeto de lei com esse fim. O conselho visa promover políticas públicas voltadas para a promoção do bem estar dessa parcela da população, que sofre com o preconceito e a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. Participaram do encontro Fabrício Lima, Alexandre Borges e Carla Ayres.

Reivindicações O deputado Dirceu Dresch acompanhou a reunião em que os representantes dos agricultores reivindicaram o fim da terceirização da alimentação escolar, com a compra de produtos da agricultura familiar; contrapartida do Estado no programa de habitação rural do governo federal; anulação da resolução 13 do Consema, que aumentou o custo das licenças ambientais; políticas que estimulem a permanência dos jovens no meio rural; e a implementação do Pagamento por Serviços Ambientais, entre outros pontos.

Apoio a união civil do mesmo sexo O deputado Sargento Amauri Soares elogiou a iniciativa do Tribunal de Justiça de autorizar os cartórios e juízes de paz em Santa Catarina a realizar o casamento gay. Soares esclareceu que a lei já permitia a união civil

entre pessoas do mesmo sexo, mas só agora o Estado está regulamentando. "A orientação sexual é de cada um e deve ser respeitada, e o Estado, como instituição laica, deve fazer justiça a todos cidadãos da mesma forma".

deputado sargento Amauri, e membros do cELBt/sc

PÚBLICAÇÃO: Informe Editora Jornalística LTDA LTDA CNPJ 15.020.627/0001-81

DIREÇÃO GERAL: JORNALISTA RESPONSÁVEL: Adriano Ribeiro Adriano Ribeiro 48 3240-9643 0002902SC

EDIÇÃO TATA 48 3240-9643 jor nal-infor me |

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design www.dodadiagramador.com.br

GRÁFICA: Informe

E-mail: redacaofloripa@jor nalinfor me.com.br

TIRAGEM 4 mil

CONTATO Rua General Eurico Gaspar Dutra, nº952 Bairro Estreito CEP 88.075-100 Florianópolis-sc


sextA-feirA, 03 DE maio DE 2013

fiscAlizAção: Prefeitura inicia fiscalização de ambulantes em Florianópolis. Ação começou nesta quinta e tem como objetivo orientar e conscientizar.

santa catarina

Alesc

Sessão comemora 30 anos do Seagro o plenário da casa, denominado deputado Osni Regis, estava repleto de profissionais, homenageados e convidados especiais

Jorge Dotti

S

em faixas, sem reivindicações, sem protestos, desta vez a ação foi outra, o SEAGRO, foi recepcionado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli e pelo deputado estadual e engenheiro agrônomo Jose Milton Scheffer, autor da proposição para a realização de uma sessão especial em homenagem aos trinta anos da entidade, aprovada unanimemente por todos os deputados em sessão regular da casa. O plenário da casa, denominado deputado Osni Regis, estava repleto de profissionais, homenageados e convidados especiais. Dia 23 de abril, foi uma data especial e diferente de todas as outras já vividas desde a sua fundação em 29 de abril de 1983. Uma data a ser lembrada como reconhecimento pelas lutas e conquistas do Sindicato ao longo deste tempo. Um reconhecimento ao agronegócio, a agricultura familiar e a sociedade catarinense. Na mesa de honra e que dirigiu os trabalhos, os deputados Joares Ponticelli e Jose Milton Scheffer, o Presidente da Federação Intersindical de Sindicatos de Engenheiros – FISENGE, Carlos Roberto Bittencourt, que veio do Rio de Janeiro para prestigiar o evento e cumprimentar a entidade, Airton Spies, secretario adjunto da Secretaria da Agricultura e Pesca do Estado de Santa Catarina e que neste ato representava o Governador do Estado, integrando também a mesa o deputado e ex-secretário da agricultura Moacir Sopelsa, o presidente do CREA-SC, Carlos Alberto Kita Xavier e do presidente do SEAGRO, Vlademir Gazoni, a sessão também foi acompanhado por diversos deputados. Depois dos pronunciamentos e das saudações foi a

RÁPIDAS AgroindustriAs Apesar da complexidade da matéria e de suas repercussões econômicas, as agroindústrias catarinenses de processamento de carnes receberam com tranqüilidade a recém-editada Norma Regulamentadora 36 (NR 36) que disciplina a atividade laboral dentro dos frigoríficos. “Somos favoráveis as ações que possibilitem uma evolução em termos de segurança e saúde ocupacional”, resumiu o presidente do Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne), Clever Pirola Ávila. AgroindustriAs (ii) Em relação as principais mudanças que a NR 36 traz na indústria da carne, o dirigente salientou que se trata da busca de harmonização nacional de pré-requisitos vitais para a evolução balanceada no processo operativo industrial.

Momento especial da homenagem vez das homenagens, a primeira foi entregue pelo proponente ao presidente do Seagro, Vlademir Gazoni, pela passagem dos trinta anos do sindicato, na defesa dos direitos e interesses individuais e coletivos dos engenheiros agrônomos, para a conquista de melhores condições de trabalho e fortalecimento da categoria, na luta pela preservação do serviço publico agrícola gratuito e de qualidade, visando a produção sustentável de alimentos e o desenvolvimento da agricultura familiar e do agronegócio catarinense. Também à FISENGE, representado pelo seu presidente, Carlos Roberto Bittencourt, representando todos os diretores estaduais do Seagro, foi chamado o engenheiro agrônomo Luiz Dal Farra, que integrou a diretoria da entidade entre os anos de 1991 a 2006, além de outros cargos a frente da entidade, inclusive na ACARESC, AEASC e na Embrater em Brasília. Os diretores regionais, por sua importância, também foram lembrados e recebeu a homenagem o agrônomo Hamilton Rogerio We-

AgroindustriAs (iii) Ávila considera essas exigências coerentes, racionais e necessárias porque são medidas evolutivas que buscam o bem-estar no trabalho, com equilíbrio da relação esforço/produção. dengue Gazoni recebendo placa da ALESC ber Xavier, o Chicão um dos sócios fundadores da entidade (na foto na cadeira de rodas). Recebidas as homenagens e dando prosseguimento a solenidade foi descerrada a foto do ex-presidente Jorge Dotti Cesa, que a partir de agora integrará a galeria dos ex-presidentes na sede do Seagro, em Florianópolis. Para encerrar o evento em homenagem aos 30 anos, o atual presidente fez seu pronunciamento, usando a tribuna e muito emocionado fez um relato da entidade ao lon-

go do tempo, lembrou as lutas e conquistas, a construção coletiva, soberana e sustentável, tentando ser democrático, justo e fraterno com a categoria profissional e a sociedade catarinense e brasileira. A cerimônia foi encerrada e todos os quase 200 presentes foram ao hall da Assembleia para um coquetel de confraternização. O Seagro inicia as comemorações alusivas ao seu aniversario de fundação em grande estilo, teve um evento de honra, de reconhecimento e a altura de seus associados.

A03

Nas três primeiras semanas de abril, os casos de dengue começaram a diminuir em todas as regiões do país em comparação com o mesmo período do mês de março. Neste ano, o pico da transmissão da dengue ocorreu na primeira semana de março, quando foram registrados 84.122 casos da doença. A partir deste período, houve uma redução progressiva da doença, com o registro de 35.351 casos na se-

gunda semana de abril, o que representa uma redução de 58%. Essa tendência é observada em todas as regiões que tiveram transmissão intensa da dengue durante o ano. No Centro-Oeste, que tem a sazonalidade antecipada, o pico da transmissão ocorreu antes, na última semana de janeiro. Os dados constam no boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, atualizado até o dia 20 de abril. dengue (ii) “Neste ano tivemos uma intensa transmissão da dengue, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste. Em todo o país, foi registrado um aumento aumento de 189% em relação ao ano passado”, explica o Secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Ele ressalta que as causas deste aumento são diversas, desde a circulação de um novo subtipo do vírus - o DENV 4 – como a paralisação das ações de combate ao mosquito depois das eleições, em alguns municípios. “Estas condições favoreceram uma forte transmissão da dengue desde o final de 2012”, observou. dengue (iii) Apesar da tendência de queda em todo o país, o Ministério da Saúde alerta que o combate à dengue deve ter ações permanentes em todos os municípios. “Não podemos relaxar no combate ao mosquito. A prevenção precisa ser mantida durante todo o ano” , recomendou o secretário. Segundo ele, é importante que a população continue verificando o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros do mosquito.


A04

Geral

sexta-feira, 03 de maio de 2013

PeloEstado

R$ 550 milhões em rodovias

O Governo promete atender pauta de reivindicações da agricultura familiar eM reUNiÃO

Fetraf mantém mobilização marcada para próxima semana na capital

O

governador Raimundo Colombo recebeu uma comitiva da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul/ CUT), na terça-feira (30), para discutir a pauta de reivindicações de 2013. O deputado Dirceu Dresch (PT) acompanhou a reunião. Os representantes dos agricultores reivindicaram o fim da terceirização da alimentação escolar, com a compra de produtos da agricultura familiar; contrapartida do Estado no programa de habitação rural do governo federal; anulação da resolução 13 do Consema, que aumentou o custo das licenças ambientais; políticas que estimulem a permanência dos jovens no meio rural; e a implementação do Pagamento por Serviços Ambientais, entre outros pontos. O governador mostrou-se sensível aos pleitos e comprometeu-se a discutir os pontos da pauta com os secretários das áreas envolvidas. Uma nova reunião foi pré-agenda para a semana do dia 20 de maio. “Quero ajudar e não ficar só na boa intenção”, disse Colombo. Para o coordenador estadual da Fetraf-Sul, Alexandre Bergamin, apesar de positiva, a reunião não apontou de forma concreta um encaminhamento que atenda as reivindicações apresentadas. A entidade mantém mobilização marcada para o dia 8 de maio na Capital. Mais de mil agricultores devem comparecer aos atos para cobrar mais políticas públicas do governo estadual para a agricultura familiar. “Saímos animados da

reunião, mas queremos encaminhamentos concretos. A pauta é praticamente a mesma apresentada no ano passado, e grande parte ficou na promessa. A mobilização continua marcada para que a boa intenção do governo de fato se consolide e atenda as necessidades dos agricultores familiares”, afirmou Dresch. Terceirização Quanto ao fim da terceirização da alimentação escolar, Colombo afirmou que é posição do governo implementar um modelo de autogestão e que tem buscado apoio junto ao Ministério da Educação, mas admitiu que encontra resistência da área técnica da Secretaria de Educação. LicenciamenTo ambienTaL - Colombo também deu respaldo à reivindicação de anulação da resolução 13 do Conselho Estadual do Meio Ambiente, que aumentou drasticamente o valor da renovação da licença ambiental de agroindústrias familiares que abatem suínos, ao mudar o enquadramento da atividade. O governador afirmou que tratará da questão com o presidente da Fatma e defende um tratamento diferenciado para as pequenas agroindústrias. “O estado precisa estimular e não desestimular o setor.” O deputado Dirceu Dresch explicou que o aumento resultou do projeto de lei do Executivo, aprovado no final de 2012, que reajustou as taxas de licenciamento ambiental cobradas pela Fundação do Meio Ambiente. Uma pequena agroindústria que abate 300 suínos pagava menos de R$ 1.000 para renovar a licença e agora precisa de-

sembolsar mais de R$ 9 mil. redução de imposTo - Na reunião, o governador garantiu que enviará para a Assembleia Legislativa projeto de lei que isenta as agroindústrias familiares de recolherem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os produtos destinas aos programas federais de aquisição de alimentos e para a alimentação escolar. Ele afirmou que o projeto será o mesmo apresentado pelo deputado Dirceu Dresch, aprovado pela Assembleia Legislativa em 2012 e vetado devido à interpretação de que a iniciativa não cabia ao Legislativo. “O projeto é bom, e eu já garanti ao deputado que vamos transformá-lo em uma iniciativa do Executivo para não termos problemas legais”, explicou. HabiTação - A Fetraf-Sul reivindica a contrapartida de R$ 5 mil do governo do Estado para famílias de agricultores familiares de menor renda que acessem o programa Política Nacional de Habitação Rural (PNHR). Conforme Bergamin, o governo federal garante subsídio de R$ 28 mil e a contrapartida do estado viabilizaria o custo da mão de obra. O governador Colombo ficou sensibilizado e acenou que se trata de uma medida viável. JuvenTude - O governador afirmou que é possível atender a reivindicação de inclusão dos financiamentos do programa de crédito fundiário e Pronaf para a juventude no programa Juro Zero do Badesc. Ele também quer discutir com a Fetraf-Sul questões relacionadas à educação e ao acesso à comunicação no meio rural.

governo do Estado e a Secretaria de Estado da Infraestrutura autorizaram ontem o lançamento de editais para a realização de 20 obras em rodovias catarinenses, totalizando 409 quilômetros e com orçamento de R$ 550 milhões, parte do Pacto por Santa Catarina. De acordo com o secretário Valdir Cobalchini, as ações serão diversas e todas as regiões serão atendidas. “Temos obras estruturantes, como a duplicação do trecho Itajaí-Brusque e do trecho Guaramirim-Jaraguá do Sul, assim como temos obras de recuperação, de revitalização e trechos novos”, explicou. Ele e o governador Raimundo Colombo destacaram que em todos os casos os objetivos são os mesmos: melhor mobilidade, maior segurança e mais competitividade para o setor produtivo catarinense. Cobalchini calcula que serão gerados, em média, 200 empregos por obra, trazendo reflexos imediatos e positivos para a economia local. A expectativa é de que em 90 dias todas essas ações sejam iniciadas, somando mais de R$ 1 bilhão em obras de infraestrutura em andamento no estado. Em 30 dias ele espera lançar mais um pacote de editais. “Estamos trabalhando nesses projetos desde o primeiro dia de 2011. Superamos obstáculos burocráticos e técnicos com muita rapidez. É muito bom ver o trabalho virando realidade”, disse Cobalchini, que projeta que 95% das obras de infraestrutura previstas no Pacto por SC iniciem ainda em 2013. Antes da reunião do Pacto das Rodovias, o governador Colombo, dessa vez acompanhado pelo secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, recebeu representantes do Sul do Estado, como o presidente da Assembleia, Joares Ponticelli (PP), o deputado Manoel Mota (PMDB) (foto), além de prefeitos e vereadores. Todos testemunharam a autorização para a realização de convênios com as cidades de Jaguaruna e Laguna. O objetivo é a construção de um molhe na Barra do Camacho e o desassoreamento do Rio Carniça, na comunidade de Campos Verdes, respectivamente. As obras, aguardadas há muito tempo, dependem agora da apresentação de licenças ambientais por parte das prefeituras.

É preciso valorizar a agricultura familiar brasileira, diminuindo o uso de agrotóxicos nos alimentos. Hoje, o Brasil lidera o ranking mundial no uso de veneno nas plantações.

Deputada Luci Choinacki (PT-SC), ao anunciar a realização do primeiro Seminário Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, nos dias 8 e 9 de maio, na Câmara dos Deputados

Posição tomada No meio da correria do Pacto por SC, Cobalchini ainda se dedica às conversas internas de seu partido, PMDB, por conta das convenções e da provável disputa entre o vice-governador Eduardo Moreira e o deputado federal Mauro Mariani para a presidência da sigla no estado. Ele esteve com o senador Luiz Henrique da Silveira para tratar do assunto e disse que muitas outras conversas dessas ainda vão ocorrer. “O ideal é o consenso, mas a minha prioridade é fazer o Pacto por SC acontecer”, disse. E avisou: “Só espero que o partido tenha juízo e não permita a divisão. Se ocorrer, vamos assimilar a decisão tomada.” Ele adiantou que, se for para o voto, não ficará em cima do muro. Apoiará Moreira. Alívio O BRDE obteve do Banco Central a prorrogação, até 15 de junho, do prazo para renegociação de dívidas decorrentes de financiamentos rurais dos produtores de maçã. De acordo com o diretor de Operações do banco, Neuto de Conto, desde janeiro, compondo dívidas na ordem de R$ 69,9 milhões, os produtores recuperaram a capacidade de obter novos financiamentos. Pelo prazo anterior, as negoAndréa Leonora e Nícola Martins

CENTRAL DE DIÁRIOS TRINTA INTEGRADOS DIÁRIOS

INTEGRADOS

PRESENÇA EM 62% DE SC

ciações para a recomposição de dívidas esgotariam em março. Vale lembrar que Santa Catarina é o maior estado produtor de maçã do Brasil. Homenagens A Assembleia Legislativa está com calendário de homenagens cheio em maio. Na segunda-feira (6), haverá sessão especial, a pedido do deputado Valmir Comin (PP), pela passagem dos 90 anos da Base Aérea de Florianópolis. Na terça (7), a homenagem proposta pelo presidente da Casa, deputado Joares Ponticelli (PP), será pelos 50 anos de fundação do Centro de Ciências Humanas e da Educação Faed/Udesc. No dia 13, por iniciativa da Mesa da Casa, haverá sessão especial em comemoração aos 178 anos da Polícia Militar. Mais brinde Já por solicitação dos deputados Moacir Sopelsa (PMDB) e Neodi Saretta (PT), a homenageada do dia 15 será a Embrapa, comemorando os 30 anos de criação. No dia seguinte, 16, a pedido do deputado Reno Caramori (PP), a sessão vai comemorar o aniversário de Biguaçu. A Associação Chapecoense de Futebol, que está completando 40 anos, terá sessão especial no dia 17, por encaminhamento de um de seus mais ilustres torcedores, o deputado Gelson Merisio (PSD). �lorian��olis �� 03Mai13

.... PeloEstado ........ Um produto CNR

peloestado@centraldediarios.com.br www.centraldediarios.com.br


Geral

GRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc) sExtA-fEiRA 3 DE mAIO DE 2013

fiEsc argumentou que expor informações comerciais na nota fiscal afeta a livre-concorrência e reduz a competitividade

divuLGAção/JoRNAL iNfoRmE

Program possibilita que moradores falem com o prefeito

PRoJEto

Prefeitura no Bairro” na Lagoa da conceição Evento acontece na Praça Bento Silvério. Vale destacar que o Projeto agora inicia às 9 horas

O

“Prefeitura no Bairro” acontece novamente neste sábado (04) na Lagoa da Conceição, na Praça Bento Silvério. Vale destacar que o Projeto agora inicia às 9 horas, com atrações culturais, e após às 10 horas, o prefeito Cesar Souza Júnior e o colegiado municipal ficam à disposição da comunidade. Desta vez, no momento cultural será lançado o livro “Outono”, da escritora Marilena Salazar, residente no Rio de Janeiro, e haverão apresentações do tradicional Boi-de-Mamão da Lagoa e do Coral da Guarda Municipal. A Lagoa da Conceição é a 11ª localidade a ser visitada pela Prefeitura itine-

rante. Desde o dia 05 de janeiro, quando o Projeto foi deflagrado, ele já percorreu Canasvieiras, Monte Cristo, Campeche, Pantanal, Estreito, Itacorubi, Mont Serrat, Rio Vermelho, Coqueiros e Ribeirão da Ilha. O “Prefeitura no Bairro” é uma oportunidade para que os cidadãos tenham acesso direto aos gestores da cidade e apresentem as suas reivindicações. Mas a população também poderá aproveitar o evento para fazer reclamações ao PROCON, utilizar todos os serviços do Pró-Cidadão ou resolver questões relativas à Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), que estarão

representados no local. mUTirÃo O segundo mutirão de limpeza que é outra atividade periódica do Projeto vai acontecer no dia 25 de maio no Morro do Horácio, no Maciço do Morro da Cruz. No mutirão, o prefeito e todo o primeiro escalão da administração municipal atuarão em parceria com a Defesa Civil da cidade e voluntários. De acordo com Geske, o mutirão visa, além de efetuar uma grande limpeza na região, conscientizar a população local a não descartar lixo, inclusive pesado, na canalização, e assim evitar entupimentos das galerias pluviais

e problemas viários, principalmente, nos períodos de chuva intensa. Mutirão semelhante já foi feito no Morro da Mariquinha, no Centro, em 23 de março, dia do aniversário de Florianópolis, tendo sido recolhidos mais de quatro toneladas de entulhos. “As pessoas precisam ser orientadas de que não devem jogar garrafas PET e colchões, por exemplo, nas canalizações. Isso tem dano ambiental muito grande”, reforçou o coordenador do projeto. A organização do projeto “Prefeitura no Bairro” recomenda aos que quiserem participar que cheguem com antecedência para inscreverem-se.

A05

Liminar desobriga informações em Nfs Uma decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, publicado nesta terça (02), deferiu liminar para que as empresas ligadas à Federação das Indústrias (FIESC) não precisem informar detalhes sobre a composição e valores de insumos importados utilizados em produtos industrializados. O despacho atendeu a mandato de segurança coletivo impetrado pela FIESC para que fosse suspensa a exigibilidade das obrigações contidas no Ajuste Sinief 19, do Comitê de Política Fazendária (Confaz), e que depois foi ratificado pelo Decreto Estadual 1.319/2012. O ajuste regulamentou a Resolução n° 13, do Senado Federal, que definiu novas regras para cobrança do ICMS, sob o argumento de acabar com o que se convencionou chamar de Guerra dos Portos. A regulamentação do Confaz determina que as empresas que utilizem insumos importados deverão colocar na nota fiscal de venda informações sobre percentual de conteúdo comprado do exterior e seu respectivo valor. No mandato de segurança coletivo impetrado no dia 30 de abril, a FIESC pediu a suspensão de exigibilidade das obrigações contidas no Ajuste Sinef 19, do Confaz, em especial à clausula sétima, aplicáveis a indústrias associadas aos sindicatos

filiados à Federação. O entendimento da FIESC é de que e o Ajuste Sinef 19 possui vícios de inconstitucionalidade por afetar a livre concorrência ao exigir a divulgação de informações estratégicas referentes aos negócios - como custos, margem de lucro e composição de seus produtos - o que afeta a competitividade das empresas. Para o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, a regulamentação do Confaz causava insegurança jurídica, por tornar públicas informações confidenciais. "O Fisco exigir do contribuinte o fornecimento de dados sobre a estrutura de preço das mercadorias é diferente de obrigá-lo a indicar nos documentos fiscais dados que podem comprometer a própria transação ou transações futuras", afirma o presidente. No despacho que concedeu a medida liminar, o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, Jaime Ramos, entendeu que há "risco de as empresas terem que declarar (...) informações comerciais confidenciais e elementares a sua manutenção e à livre concorrência". Além disso, em seu entendimento, a cláusula sétima da resolução do Confaz "não existia no texto fundamental da resolução do Senado".

Eletrosul cede terreno para novo centro de Saúde O presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto, assinará, às 10h30 desta sexta-feira (03), o termo de cessão de um terreno de 1,1 mil metros quadrados para a construção do novo Centro de Saúde do bairro Pantanal. A obra será realizada pela Prefeitura de Florianópolis na área anexa à sede da Eletrosul. Atualmente, o espaço é ocupado pelo Pelotão de Policiamento Tático da Polícia Militar de Santa Catarina, que será transferido para um novo endereço, cedido pelo município, nas imediações. Participarão da soleni-

dade de assinatura do termo de cessão de uso do terreno, o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior e o secretário de Saúde, Daniel Moutinho Júnior, entre outras autoridades da capital. Conforme projeto preliminar apresentado pela Gerência de Obras da Secretaria Municipal de Saúde, o novo Centro de Saúde do Pantanal terá aproximadamente 445 metros quadrados de área construída, que abrigará consultórios médicos, odontológico, salas para procedimentos básicos, vacinação, curativos, farmácia, entre outros ambientes.


GRANDE FLORIANÓPOLIS (sc) sexta-feira 3 de maio DE 2013

A06 GERAL

Educação

Ensinando a superar limites

Projeto social oferece oficinas esportivas e culturais como complemento educacional

A

prender a vencer desafios tendo o esporte como ferramenta educacional é o que Programa Campeões da Vida ensinará a 100 alunos da Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, nos Ingleses. Contação de histórias, teatro, apresentação de vídeos educativos, aulas de informática, e a prática de tênis, futebol, vôlei, handebol e basquete são oferecidos aos estudantes, através da parceria entre o Instituto Guga Kuerten e estabelecimentos de ensino da rede municipal. As oficinas serão realizadas duas vezes por semana, terças e quintas-feiras, das 09h às 12h e das 12h às 16h, sendo 50 estudantes por período. As ações atendem alunos de 7 a 15 anos de idade. “Vencendo Desafios” é o tema das atividades do pro-

jeto deste ano e foi escolhido com o intuito de trabalhar com os beneficiados a superação de limites e as dificuldades que enfrentam ou poderão enfrentar na vida. De acordo com Franciane Semeoni, uma das supervisoras do programa, as atividades buscam também apresentar aos estudantes direitos e deveres, norteados pelo estatuto da criança e do adolescente, assim como questões relacionadas à cidadania, sexualidade e vida saudável. Incentivar o hábito da leitura, facilitar o acesso à informação, aos livros e às novas tecnologias são outros objetivos do projeto. Parceria e demandas A escolha da Escola Herondina para ser o núcleo dos Ingleses, de acordo com a coordenadora do projeto, Suelen Virvilino, deve-se ao divulgação/JORNAL Informe

Profissionais Executam o Trabalho de Poda

Geral na Rua Almirante Lamego Na manhã de quinta-feira (02) foi a vez da Rua Almirante Lamego receber a visita dos profissionais do Departamento de Praças e Arborização Pública da Fundação Municipal do Meio Ambiente(Floram),

este trabalho já vem sendo feito por toda a cidade e consiste na retirada da galhos mais longos que possam tocar a rede elétrica ou ofereçam riscos de queda sobre transeuntes ou veículos.

fato da unidade ser nova, ter uma estrutura adequada para a realização das oficinas e por atender diversas comunidades da região. Os professores, pedagogos, assistentes sociais e estagiários que cuidam das oficinas, assim como livros, raquetes, redes, bolas, e diversos outros materiais, são disponibilizados pelo Instituto Guga Kuerten. Dos sete núcleos do projeto, três estão localizados em Florianópolis e atendem alunos das Escolas Básicas Municipais Donícia Maria da Costa, no bairro Saco Grande, Vitor Miguel de Souza, no Itacorubi, e Herondina, nos Ingleses. Ao todo são 720 crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social, econômica ou educacional que são beneficiados pelo programa no Estado.

divulgação/JORNAL Informe

Alunos realizam atividade da oficina de tênis

1ª Conferência Municipal da Juventude A Prefeitura de São José realiza nesta sexta-feira (3), a 1ª Conferência Municipal da Juventude e Fórum Municipal da Juventude, de onde serão definidas as políticas públicas direcionadas aos jovens pelos próximos dois anos. O evento acontece das 13h30 às 18h, no auditório do Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati). O secretário de Assistência Social, Lédio Coelho, destaca a importância deste encontro para que os jovens tenham voz e sejam realmente ouvidos pelo poder público. “É com base nas suas necessidades e reivindicações que serão articuladas as ações direcionadas à juventude de São José em diversas frentes, como educação, esporte, cultura, lazer e na área social”, ressalta Lédio. O evento será dividido em dois momentos. Na 1ª Conferência Municipal da Juventude, que terá como tema “Criança e Adolescente é Prioridade?”, será realizada uma palestra com a presidente da Comissão da Infância e Juventude da OAB/SC (Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina), Reti Jane Popelier. Após esta apresentação, será aberto o diálogo com os jovens. “Deste

debate sairá uma carta com os itens que nortearão as políticas do Município. Daqui a dois anos nos reunimos novamente para a definição de novas diretrizes”, explica o secretário de Assistência Social. Eleição Na sequência, aconte-

cerá o Fórum Municipal da Juventude de São José para a escolha dos representantes da sociedade civil que ocuparão as dez vagas titulares e as dez vagas suplentes no Conselho Municipal da Juventude (CMJ), conforme previsto na Lei nº 5.250 de 10 de dezembro

de 2012. “Este conselho vai representar os jovens nos seus direitos”, diz Lédio, ao enfatizar que o exemplo tem que começar no Município. “Ainda mais no ano em que a Jornada Mundial da Juventude acontece no Brasil, no Rio de Janeiro”, completa.


Geral A07

GRANDE FLORIANÓPOLIS (sc) sexta-feira 3 de maio DE 2013

PRODUTOS

Prefeitura vai criar SIM

Serviço já existe em cidades próximas é considerado garantia de boa procedência e de qualidade de produtos de origem animal

A

Prefeitura de Florianópolis vai regulamentar e legalizar o beneficiamento, industrialização e comercialização de produtos de origem animal no município. Para isso, vai implantar o Serviço de Inspeção Municipal, o SIM. O SIM já existe em cidades próximas como Palhoça, Biguaçu e Governador Celso Ramos e é considerado garantia de boa procedência e de qualidade do alimento produzido e de desenvolvimento dos negócios. “Consideramos um atraso Florianópolis, a capital do Estado, não dispor de um serviço de segurança alimentar”,

afirmou o superintendente do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), Everson Mendes. Segundo ele, a prefeitura está preocupada em garantir, sobretudo, a inspeção sanitária do trabalho realizado pelos cerca de 190 pequenos e médios produtores de ostras e mariscos (mexilhões) localizados principalmente no Ribeirão da Ilha, mas também em Santo Antônio de Lisboa e em Sambaqui. Estima-se que, juntos, os maricultores de Florianópolis produzam 1.300 toneladas de mariscos e 1.900 toneladas de ostras, sendo que apenas 15% da produção de

mariscos e 27% da produção de ostras possuem o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Mendes, no entanto, tranqüiliza os maricultores: “O objetivo não é prejudicar o produtor, e sim oferecer mais um instrumento legal para o fortalecimento da atividade”. E o prefeito Cesar Souza Júnior vai além: “É uma mudança de cultura, mas é um caminho do qual não podemos nos afastar”. Nesta quinta-feira, dia 2, o IGEOF realiza, no Plenarinho da Câmara de Vereadores, o Fórum SIM, em defesa da criação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O evento inicia às 14h.

Estão sendo convidados a discutir o assunto, representantes do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) em Santa Catarina, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), vinculados à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca; das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde; da seccional catarinense do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Instituto Federal de Santa Catarina

(IFSC) e maricultores da Ilha. De acordo com o superintendente do IGEOF, a expectativa é a de que, após a realização do Fórum e de se ouvir as partes envolvidas, o prefeito encaminhe ao Legislativo um projeto de lei propondo a criação do SIM, e de que a lei municipal seja promulgada até o final do ano. A partir daí, os próprios maricultores se registrariam junto ao Pró-Cidadão para acesso ao serviço e passariam a contar com assessoramento da Epagri para adequação às normas e inspeção periódica de todas as fases de produção por parte da Secretaria Municipal de Saúde. A fiscalização do SIM, por sua vez, ficaria por

conta da Cidasc. Como é hoje O manejo da maricultura realizado hoje pelos pequenos e médios produtores do Sul e do Norte da Ilha não é submetido a qualquer inspeção de órgão público competente, o que compromete a higiene e a segurança dos alimentos comercializados. A venda, aliás, também acontece informalmente, uma vez que não há inspeção que assegure boa procedência do produto, e é acompanhada somente da Guia de Transporte Animal da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.

Social

Proteção Básica fecha ciclo de capacitação

Simone Kafruni

Secretaria do Continente intensifica fiscalização de placas com publicidade

SMC fiscaliza mídias externas na Via Expressa A Secretaria Municipal do Continente (SMC) intensificou a fiscalização das mídias externas, como outdoors e frontlights, instaladas às margens da Via Expressa. A fiscalização da SMC está dando prazo para as empresas apresentarem os alvarás e licenças para a exposição das mídias externas, tanto para os proprietários quanto para os locatários dos painéis.

O objetivo do levantamento é identificar quais mídias estão irregulares, para garantir a regularização de todas elas. A Lei 422 exige que as placas sejam de empresas de mídia externa devidamente cadastradas. Placas, outdoors e quaisquer tipos de publicidade externa de particulares não poderão ser regularizadas.

Os funcionários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), participaram na tarde desta terça-feira do 3° módulo de capacitação. O foco desta última palestra foi para os trabalhadores do setor de benefícios, trazendo a reflexão da relação dos profissionais com os usuários. A palestrante, Rejane de Farias, Psicóloga e coordenadora do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), trouxe aos participantes uma forma diferenciada de metodologia, “com atividades práticas buscamos refletir também a teoria do que aprendemos”. Em pequenos grupos foram ministrados exercícios para as assistentes sociais, que trouxeram conversas sobre as questões que são vividas no cotidiano. “Através desse método participativo procuramos refletir juntos e resgatar experiências que nos marcaram”, disse. Os benefícios são proporcionados às famílias em situação de vunerabilidade e risco social. São eles: auxílio natalidade, auxílio funeral, cesta básica, fraldas para pessoas em situação de saúde fragilizada, vale transporte, aluguel social, calamidade

divulgação/JORNAL Informe

Assistentes sociais se reuniram em pequenos grupos para discutir questões do dia-a-dia

pública e situação de emergência. O auxílio deve ser solicitado através dos Centros de Referencia em Assistência

Social (CRAS) ou via demanda espontânea e encaminhamento pela rede socioassistencial e psicossocial.

O serviço funciona no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, das 8h às 18h.


segurança

A08

GRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc) sExtA-fEiRA 3 DE mAIO DE 2013

A Pm foi criada por feliciano Nunes Pires, então presidente da Província de santa catarina, através da Lei Provincial nº 12, de 5 de maio de 1835

dAtA

Pm completa 178 anos

Governador participa das comemorações dos 178 anos da Polícia militar em Sc

O

governador Raimundo Colombo participará, nesta sexta-feira, 3, das comemorações alusivas aos 178 anos de criação da Polícia Militar de Santa Catarina, no Centro de Ensino da corporação militar, em Florianópolis. O governador; o secretário de Segurança Pública, César Grubba; e o Chefe do Estado Maior Geral da PM, Coronel João Schorne de Amorim, serão homenageados com a comenda Barriga Verde da Polícia Militar. A comenda é uma honraria dada às pessoas ou instituições que contribuem para o engrandecimento da corporação. “A Polícia Militar detém uma história de bravura

e de muitos serviços prestados à sociedade catarinense. Por isso merece nosso respeito e reconhecimento”, disse Colombo. Ainda dentro das comemorações, haverá entrega de medalhas, promoção de oficiais e praças, desfile de tropa e viaturas, além da apresentação da guarnição do BOPE, que demonstrará técnicas de uso progressivo da força, além da intervenção e operações de resgate a reféns. Serão promovidos, ainda, 50 oficiais, dentre eles o tenente-coronel Hélcio Carlos Corrêa, que será promovido ao mais alto posto da Corporação, o de coronel. Dentre as praças, o total de promoções

divuLGAção/JoRNAL iNfoRmE

será de 56 policiais, incluindo três por ato de bravura. Polícia Militar de SC - Foi criada por Feliciano Nunes Pires, então presidente da Província de Santa Catarina, através da Lei Provincial nº 12, de 5 de Maio de 1835. A "Força Policial", denominação que conferida na época, substituiu o Corpos de Guardas Municipais Voluntários, com a missão de manter a ordem e a tranquilidade públicas e atender às requisições de autoridades judiciárias e policiais. Hoje, a PMSC está presente nos 295 municípios do Estado prestando os mais variados serviços de segurança pública à comunidade.

Governador vai prestigiar cerimônia

equipamentos utilizados. Na quarta, dia 8, no Quartel do Comando-Geral, será realizada a homenagem aos policiais mortos em serviço. A solenidade reúne oficiais, praças, autoridades e civis, que cercados de muita emoção, prestam

o reconhecimento àqueles que deram suas vidas em defesa da sociedade. Finalizando a programação, no dia 14, a Banda de Música da PM fará um concerto no Teatro CIC, às 21h, com a participação de convidados especiais.

PROGRAmAÇÃO ANIVERSÁRIO Além dos eventos desta sexta-feira, a Polícia Militar organizou uma série de eventos para a semana. No domingo, dia 5, a Polícia Militar promoverá na Beira-Mar Norte, na capital, a Corrida Rústica, evento que contará também com as se-

guintes atividades: escolhinha de trânsito do batalhão de Polícia Militar Rodoviária, apresentações da rotina do canil, BOPE, Choque e Polícia Militar Ambiental. Durante a exposição, cada guarnição mostrará sua rotina, bem como os

tRÂNsito

celular e direção: ligação perigosa Retenção do trânsito, falta de respeito à sinalização e principalmente com os pedestres. Levantamento preliminar efetuado pelo Setor Operacional da Guarda Municipal demonstra preocupação com o aumento desse tipo de irregularidade. O condutor que dirige e fala ao celular ao mesmo tempo tem inteira responsabilidade do dolo que eventualmente possa causar. Estatística da GMF aponta que esse tipo de infração figura entre as dez com o maior número de chamado e de autuações. A multa de R$85, perda de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não inibe essa falta , considerada de nível médio. Já existe no Congresso pro-

jeto solicitando o aumento para esse tipo de procedimento inadequado por parte do motorista. O uso do celular no trânsito aumenta em 400% a possibilidade de acidentes. Em fevereiro de 2012, o brasil

contava com uma frota de 69 milhões de veículos dos mais variados tipos e com uma população estimada em 212,6 milhões de pessoas com acesso à telefonia móvel. O condutor utiliza a audição para atender o celular

e a procura pelo aparelho, nessa fração de segundos, pode por desencadear desde uma simples colisão e até mesmo um acidente de maior gravidade ferindo a sua e a vida de terceiros. É uma questão de comportamento.

No repertório do “Piano Catarinense” estarão desde peças clássicas até as peças contemporâneas, como o sucesso do musical “Os miseráveis”. Serviço O que: Comemorações alusivas aos 178 anos de

criação da Polícia Militar de Santa Catarina Quando: Sexta-feira, 3 – 9h30 Onde: Centro de Ensino da Corporação Militar, na Avenida Madre Benvenuta, 265 – Trindade - Florianópolis

Produtos falsificados demandam cuidados Brasileiro adora novidades, mas também adora uma pechincha e, na hora de buscar produtos diferenciados para presentear amigos e familiares, sempre opta pela inovação, preferencialmente com o menor preço. Todavia, muitos estão sendo vítimas de falsificadores que copiam até mesmo a logomarca dos fabricantes para tentar dar mais “autenticidade” às suas cópias. Apesar de o preço ser mais em conta, a relação custo x benefício da compra de um produto falsificado é insignificante. Afinal, o produto original conta com a segurança do fabricante e dos vendedores e foi testado e aprovado para ter alta durabilidade e qualidade de uso. No caso dos produtos da ThumbsUp!, por exem-

plo, que possui experiência atacadista mundial, são inúmeros os certificados que atestam a qualidade dos produtos como CE, ROHS, isso 9001 entre outras. As cópias, dependendo do produto a ser adquirido, além de durarem menos tempo ainda podem colocar em risco a segurança do usuário porque não passaram pelos mesmos testes rígidos de controle de qualidade. Quem preza o bolso, valoriza os produtos originais e sabe que pode contar com a garantia de um bom produto e serviço. No Brasil, inclusive, a pirataria é crime e há até uma lei para combater o problema, que é a 10.695 de 1 de julho de 2003 do Código de Processo Penal, que pune os responsáveis com até quatro anos de prisão e multa.


SEXTA-FEIRA, 03 DE MAIO DE 2013

BENTO XVI: Mais de dois meses após renúncia, Bento XVI retorna ao Vaticano. Esta é a 1ª vez que dois Papas convivem no Vaticano. Papa emérito ficará alojado no convento 'Mater Ecclesiae'.

Variedades

A09

HOROSCÓPOD0DIA Áries - 21/03 a 20/04 Sol e Lua em quadratura sugerem um momento de tensão em suas relações de amizade, associado a interesses conflitantes. Você tende a se sentir desvalorizado e a se posicionar de modo intimista, o que amplia o conflito. Dialogue, ao invés de se impor. Recolha-se, ao invés de forçar o convívio.

Gêmeos - de 21/05 a 20/06 Convém reservar momentos de descanso para relaxar das demandas diárias, pois Sol e Lua entram em quadratura e indicam que o estresse pode se refletir em sua saúde, deixando-lhe debilitado. Convém não negligenciar os sinais do seu corpo, pois eles alertam que algo não vai bem. Cuide-se.

Leão - de 23/07 a 22/08 Sol e Lua formam quadratura e evidenciam uma fase em que as obrigações do cotidiano tendem a minar o entendimento com as pessoas próximas. Você tende a uma postura intransigente e esse comportamento pode ser o estopim para conflitos ainda maiores.

Libra - de 23/09 a 22/10 Sol e Lua tensionados lhe predispõem a negligenciar suas finanças, sobretudo diante de gastos relacionados ao lazer. Convém frear seus impulsos e usar a razão antes de dispor de quantias elevadas. Muito dessa postura está associada à carência emocional, o que deve ser tratado na origem.

Sagitário -de 22/11 a 21/12 A desarmonia entre Sol e Lua lhe desequilibra frente a desafios em suas relações de trabalho e é provável que discussões assumam proporções desmedidas. Sua espontaneidade é um fator de risco, pois você tende a dizer tudo o que lhe vem em mente. Antes da sinceridade, cultive a diplomacia.

Aquário - de 21/01 a 19/02 Controlar-se emocionalmente será fundamental para evitar desentendimentos em sua vida familiar. A quadratura Sol-Lua ora lhe predispõe a uma postura arredia, ora a uma postura carente, reflexo de suas atuais insatisfações. Cultive um diálogo pacífico com as pessoas de sua confiança.

Touro - de 21/04 a 20/05 Transitando por sua área profissional, a Lua estabelece quadratura com o Sol em seu signo, revelando um momento de conflito entre obrigações e quereres. Naturalmente, um dos lados tende a ser sacrificado, mas com organização você pode minimizar esse conflito. Não tente abraçar o mundo.

Câncer - de 21/06 a 22/07 Problemas de amigos tendem a lhe sobrecarregar no dia de hoje, o que pode lhe render grande desgaste emocional. A quadratura Sol-Lua aponta a necessidade de minimizar seu envolvimento em causas de terceiros, ainda que sejam pessoas próximas. Cabe a você estabelecer os limites.

Virgem - de 23/08 a 22/09 Sol e Lua tensionados sinalizam oscilações no ambiente profissional que tendem a lhe desestruturar emocionalmente, comprometendo sua autoconfiança e produtividade. Seja cauteloso, evitando se envolver em discussões. Adie decisões importantes para um momento mais oportuno.

Escorpião de 23/10 a 21/11 Deixar-se dominar por suas emoções pode prejudicar o entendimento em seus relacionamentos. A tensão Sol-Lua lhe predispõe a priorizar suas necessidades em detrimento dos outros, ainda que não intencionalmente. Mesmo que os interesses pessoais falem mais alto, mostre-se flexível.

Capricórnio - de 22/12 a 20/01 Ao formar quadratura com o Sol, a energia lunar lhe predispõe a se envolver em mal entendidos em seu ambiente social, sobretudo em virtude de interpretações distorcidas a respeito de suas opiniões. Convém não expor suas ideias livremente, pois você tende a contradições significativas.

Peixes - de 20/02 a 20/03 Sol e Lua entram em quadratura e lhe deixam suscetível a um transbordamento de emoções importante, interferindo em seu bom senso. Problemas do passado voltam a lhe incomodar e a relação forçada com algumas pessoas contribui com esse processo. Cultive a serenidade e a objetividade.

RESUMODENOVELA -

Quinta-feira

17H30, NA GLOBO

18H00, NA GLOBO

22H30, NA RECORD

Bruno provoca Fatinha com Ulla. Pilha convida Fatinha para participar do evento em que ele será MC e ela aceita. Lorenzo tenta conversar com Raquel sobre Nélio, mas ela se afasta. Kika questiona Sal sobre suas intenções com Lia, mas ele desconversa. Ju tenta animar Lia. Pilha e Fatinha descobrem que Robson armou uma festa infantil para eles animarem. Cezar incentiva Orelha a treinar pesado na patinação. Morgana apoia Rita em seu relacionamento com Fera.

Quirino diz a Ester que ele e Alaor podem testemunhar contra Alberto. Rodrigo sugere aos amigos que viajem para o Caribe, a fim de reunir provas contra Dom Rafael. Bibiana convida Hélio para jantar em sua casa. Mila avisa a Natália que decidiu morar com o pai. Alberto manda demitir Alaor. Alberto finge cumprir o acordo que fez com Ester, mandando Gonzalo embora. Doralice coloca a medalha de Dionísio no bolso do paletó de Alberto, sem que ele perceba.

21H00, NA GLOBO

19H00, NA GLOBO

Aisha fica tensa com Delzuite, que abraça a filha emocionada. Helô conta para Aisha que ela foi traficada. Lucimar conversa com Berna. Delzuite agradece a Berna por ter cuidado de Aisha. Demir leva Théo à caverna de São Jorge. Ayla conta para Sarila o que fará contra Bianca. Russo e Lívia assistem ao filme feito com a câmera da caneta. Rosângela conta para Lívia que Wanda foi presa. Helô revela a verdade sobre a adoção de Aisha para Stenio. Mustafa reclama com Deborah de estar sendo poupado do que aconteceu com Aisha e Berna.

Giane é levada para fora por seguranças e Bento a socorre. Sueli Pedrosa se apressa para falar com Amora, e Renata se preocupa. Renata fala para Bento sobre o desprezo com que Amora a trata. Lara tenta se aproximar de Giane e Bento. Verônica fica intrigada com a história de Amora. Bárbara e Natan se beijam. Vitinho lembra-se de seu casamento com Bárbara e tem uma crise. Tina se emociona ao se ver vestida de noiva. Rosemere dá três cheques para Flilipinho pagar seu curso de canto.

Norberto diz que deveria estar com sua amada e Lúcio decide ajudá-lo. O vilão comemora ao ouvir o plano do amigo de cela e pede a ajuda de Arnaud. Patrick comenta que foi convidado para o programa de Catarina e, a pedido de Breno e Norma, se veste de pinguim para Gaguinha. Violeta/Vitor assiste ao seu programa na tevê. Osório/Deodoro demonstra orgulho da filha, deixando Cremilda desconfiada. Isabel trata Abigail com indiferença e Eduardo tenta acalmar a esposa. O advogado parabeniza Mauro pelo desempenho na faculdade de Direito e anima o amigo. Rafael conta para Zé Maria que Dilly e Vadilly vêm ao Brasil e o cineasta comemora ao saber que Patrick vai se apresentar no mesmo programa.

CRUZADINHA


A10

Esporte Nacional

SEXTA-FEIRA, 03 DE MAIO DE 2013

Lauro Tentardini

Em casa Pouco antes das 10h desta quinta-feira, Bernardo deixou o hospital onde foi submetido a uma cirurgia no joelho esquerdo certo de que vai começar uma nova etapa em sua vida e em sua carreira. Ainda abalado pelo envolvi-

mento no episódio de tortura por traficantes do Complexo da Maré, o jogador do Vasco deu início ao tratamento que o fará ficar afastado dos gramados por seis meses. Bernardo foi para casa usando muletas e acom-

panhado da namorada Monique, dos pais Hélio e Joelma e do amigo Marquinho. Segundo ele, esta nova etapa representa uma espécie de recomeço com o aprendizado das notíciais ruins que afetaram no último mês.

Calouro do ano A NBA anunciou oficialmente que Damian Lillard, do Portland Trail Blazers, foi eleito o calouro da temporada 20122013. O jogador recebeu todos os 121 votos da eleiçã. Blake Griffin, do Los Angeles Clippers, havia sido o último atleta da liga americana e vencer o prêmio por decisão unânime, na temporada 2010-2011. Entre os novatos da NBA, Lillard ficou em primeiro lugar na pontuação média por jogo (19), assistências (6,5) e minutos em quadra por partida (38,6). O armador de apenas 22 anos também bateu o recorde de bolas de três pontos entre os calouros, com 185. Stephen Curry, do Golden State, era o dono da marca, com 166,, na temporada 2009-2010.

Último jogo Jadson está perto de fazer sua despedida do Botafogo. O volante foi relacionado para o confronto com o CRB, de Alagoas, nesta quinta-feira, pela segunda fase da Copa do Brasil. A partida, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, pode ser a última chance do jogador de atuar com a camisa do Bota.

Já negociado com o Udinese, da Itália, ele está com viagem marcada para o país no domingo, quando o Alvinegro enfrentará o Fluminense na final da Taça Rio, em Volta Redonda. Aos 19 anos, o atleta foi vendido por R$ 6,5 milhões, mas o clube carioca recebeu apenas R$ 2 milhões até o momento.

De volta ao Brasil

Confiantes

R$ 25 milhões O Diário Oficial da União publicou, nesta quinta-feira, autorização para assinatura do contrato entre Flamengo e Caixa Econômica Federal. De acordo com o registro, o valor do patrocínio será de R$ 25 milhões anuais. A oficialização da parceria ainda depende da aprovação do Conselho Deliberativo do clube. A diretoria do Flamengo nunca comentou publicamente a negociação com a Caixa. Internamente, porém, a expectativa em um primeiro momento era de que o valor atingisse R$ 35 milhões no somatório de cotas e ações voltadas para os esportes olímpicos. Por isso, dirigentes se mostraram preocupados com a reação da torcida diante da divulgação do valor acordado, por ser inferior ao que paga a Caixa Econômica Federal ao Corinthians - R$ 30 milhões anuais.

PRP Nem parecia um jogador recém-curado. Em 15 minutos de jogo, Elano criara quatro oportunidades de gol ao Grêmio contra o Santa Fé. Detalhe: após passar 27 dias em recuperação de problema ligamentar no joelho direito. Pois a tática que apressou a volta do meia será usada em Werley, que, portanto, passa a ter chances de atuar na partida de volta, em Bogotá, que

apontará o classificado às quartas de final da Libertadores. Para liberar Elano, o departamento médico do Grêmio o submeteu ao tratamento do Plasma Rico em Plaquetas (PRP). A injeção do produto no local da lesão, cuja concentração de plaquetas é oito vezes superior ao normal no sangue, acelera o tratamento de distensões musculares, lesões de ligamentos, tendinites e inflamações.

Convidando de honra De acordo com a revista britânica “Autosport”, o tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet foi convidado pela BMW para pilotar o recém-restaurado Brabham BT52, no tradicional Festival de Goodwod em julho. O monoposto, projetado por Gordon Murray, foi protagonista do bicampeonato do brasileiro há 30 anos, e é considerado uma das relíquias do automobilismo. O evento será realizado entre 11 e 14 de julho na Inglaterra. O chefe da divisão de esportes a motor da montadora alemã, Jens Marquardt, deixou claro que como parte da história da marca, o bólido deve estar rodando nas pistas e não parado em algum depósito.

Os jogadores do Corinthians deixaram o hotel em Buenos Aires no início da tarde desta quinta-feira, para embarcar de volta ao Brasil. Apesar da derrota por 1 a 0 para o Boca Juniors, no estádio de La Bombonera, na noite de quarta, o clima no elenco era de confiança e descontração. Os alvinegros acreditam que é perfeitamente possível reverter a vantagem do time argentino atuando em casa, com a força da própria torcida.

Após uma longa viagem de 14 horas, a delegação do Palmeiras desembarcou no fim da manhã desta quinta-feira no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Na bagagem, além do bom empate com o Tijuana por 0 a 0, pelo duelo de ida das oitavas de final da Taça Libertadores, os jogadores trouxeram a confiança de que o time tem tudo para vencer no dia 14 de maio, no Pacaembu, e seguir adiante na competição sul-americana.”O resultado foi muito bom. Todo mundo

achava que o Palmeiras iria perder, por tudo que envolvia a partida: a viagem longa, o campo sintético, o adversário. Mas nos fechamos, conversamos muito e dissemos que seria o jogo da superação do Palmeiras. Tivemos até chance para vencer a partida. Conseguimos um resultado importante para o jogo de volta” afirmou o atacante Kleber, que disputou o seu primeiro jogo como titular desde que se recuperou de uma lesão muscular na coxa esquerda.

O diferencial É corriqueiro, mas cada vez mais se acentua. A diferença de rendimento do Inter quando tem D’Alessandro e quando o gringo é desfalque se mostra oceânica. Os substitutos não conseguem render o mesmo, tanto que a direção, que já admitia a necessidade, fala ainda mais abertamente do tem. A saída? Aumenar o zoom da lupa no mercado, em busca de reforço.

Má adaptação e escolhas erradas Dunga já previa que o gramado do Arruda seria um complicador a mais. E o Inter teve dificuldades com o piso

escorregadio. Para o técnico, faltaram uma adaptação mais rápida ao campo do Santa Cruz e optar pela jogada

mais correta, na noite desta quarta-feira, no empate em 0 a 0, pelo jogo de ida da segunda fase Copa do Brasil.


GRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc) sExtA-fEiRA 3 DE mAIO DE mAIO DE 2013

PRAiA do sANtiNHo recebeu em mais um domingo de sol e céu azul o Surf Social e Bodyboard

Esporte

mAR

2º Island Bodyboard é competição e salvação com ondas regulares de meio a um metro o campeonato inicou com a modalidade feminina um bom público foi prestigiar o evento que rolou em frente ao costão do Santinho Resort

F

oi com sol e céu azul que mais uma vez a praia do Santinho sediou um evento, o 2º Island Bodyboard Girls, realizado em parceria com o ONG IIPDROG e apoio da Fundação Municipal de Esportes, no final de semana passado. Com ondas regulares de meio a um metro o campeonato inicou com a modalidade feminina um bom público foi prestigiar o evento que rolou em frente ao Costão do Santinho Resort, porém as condições não eram das melhores, uma ondulação de Sul com baixo período fazia com que as ondas entrassem alinhadas quebrando rápido e com pouco espaço para manobras. Nestas condições a mais sagaz foi Marta Andrade, levando o troféu da categoria Open ao superar em acirrada bateria Raquel Frederich, Bruna Galiere e Suzi Pagliarine. Já na categoria Estreante a vencedora foi Vanessa de Jesus, com Gisele dos Santos

foto: suRf sociAL

Track & Field Run Series Beiramar Shopping é sucesso Por danilo caboclo

Um belo domingo de sol premiou os mais de 1200 atletas participaram da Track & Field Run Series Beiramar Shopping. Com largada na Rua Bocaiuva, os atletas puderam optar por correr as provas de 5km e 10km. A chegada aconteceu na Av. Beiramar Norte, cartão postal da capital catarinense, com grande festa dos atletas e público presente. Mais uma vez a organização da Latin Sports foi o

ponto alto do evento, que atingiu seu limite técnico de inscritos com uma semana de antecedência. Em parceria com a Track & Field e realização da ABEE (Associação Brasileira Esportiva Social e Cultural Endurance) a prova foi um grande sucesso de aceitação e público. Agora, o próximo compromisso dos atletas catarinenses será no dia 28 de julho, quando acontece mais uma etapa da Track & Field Run Series, dessa vez no Shopping Iguatemi.

SAIBA mAIS Confira abaixo os vencedores das provas de 5km e 10km: 5Km Feminino: 1º Ana Claudia Marai de Jesus – 21m09s 2º Paula Sarmento Calamia – 22m11s 3º Camila Vieira Hazan – 23m23s 4º Juliana Sá de Souza – 24m14s 5º Tais Alessio Alves de Almeida – 24m30s

surf social em segundo seguidas de Pricila Vista e Juliana Lapoli. O evento também sediou o 6º IIPDROG Surf Social, contando com 20 atletas na categoria kids. “É o mínimo que podemos fazer, tenho visto crian-

ças da minha comunidade se tornarem jovens no caminho do crime pelo simples fato de não terem uma ocupação. Quando se é criança brincar é o objetivo, eles não se dão conta das pessões que vivem, quando realizam

já estão envolvidos no submundo pelas suas necessidades básicas. É de atenção e uma válvula de escape que estas crianças precisam.” Desabafa Fabrícil Caldas, organizador do evento e representante da IIPDROG. foto: suRf sociAL

EsPoRtE

Surf catarinense perde um amigo O surfista local da Praia do Matadeiro (Florianópolis), Alcir de Souza, 41 anos, competidor na Fecasurf nos estaduais da década de 1990, integrante da Equipe Catarinense de Surf em 1992, representante do estado no Circuito Brasileiro realizado no Rio de Janeiro e do Intercâmbio Brasil x Eua em 1986, na praia da Joaquina, faleceu nesta segunda-feria, 29 de abril. “Ci”, como era chamado pelos amigos, tinha um surfe

A11

de linha, era dono de um cut back de frontside irado e um estilo inconfundível de backside. Alcir sofreu um mal súbito enquanto surfava na Praia da Armação e acabou se afogando. “Recebi a notícia em minha casa com muita tristeza, era um grande amigo de todos e uma excelente pessoa”, declarou Fred Leite Presidente da Fecasurf e amigo de Alcir. Descanse em Paz Amigo! (Por Norton Evaldt)

5Km mascULino: 1º Jairo Alves – 17m56s 2º Laudemir Drawanz Ramson – 18m23s 3º Artur do Lago – 18m39s 4º Carlos Beniz Couto – 19m02s 5º Marcelo de Souza – 19m07s

10Km Feminino: 1º Maria Imacualda da Silva – 45m27s 2º Nanci Vilano de Salvo – 45m55s 3º Fernanda Staehelin – 47m03s 4º Patricia Scheidt – 48m44s 5º Lilian Maria Volpi – 49m05s 10Km mascULino: 1º Genir Rodrigues do Santos – 32m39s 2º Sergio Luis Dias – 37m19s 3º Hailton Silvio Rodrigues – 38m32s 4º Antonio de Mello Saccomori – 39m34s 5º Cassio Rodrigues Darela – 39m40s

Inscrições abertas para o curso de árbitros A escola de arbitragem da Federação Catarinense de Futebol, Escola Catarinense de Arbitragem Gilberto Nahas, promove o curso para a formação de novos árbitros de futebol para o quadro da FCF e das Ligas filiadas. A duração do curso é de quatro meses. O período de inscrições já está aber-

to desde o último dia 15 de abril e vai até o dia 17 de maio. A ficha de inscrição pode ser preenchida no site do SINAFESC - www. sinafesc.com.br . O custo da inscrição é de R$ 30,00. As aulas serão ministradas em Balneário Camboriú, Florianópolis e Chapecó, com locais a definir.

SAIBA mAIS

Alcir de Souza

Mais informações através dos contatos: SINAFESC – 48 3248-9958 das 14h às 18h FCF – 47 3263-9800 das 14h às 19h


A12 Contra-Capa

GRANDE FLORIANÓPOLIS (sc sexta-feira 3 de maio DE 2013 divulgação/JORNAL Informe

ESTADO

Lançados editais para 20 obras de infraestrutura

O investimento é da ordem de R$ 550 milhões. Serão contemplados mais de 400 quilômetros de estradas

O

governador Raimundo Colombo lançou, nesta quinta-feira, 2, os editais para um pacote de 20 obras de infraestrutura que integram o programa Pacto Por SC. O investimento é da ordem de R$ 550 milhões. Serão contemplados mais de 400 quilômetros de estradas, entre projetos de revitalização e restauração (que consistem em melhorias de trechos existentes) e pavimentação (obras como duplicação ou abertura de novas estradas). Os editais serão publicados na próxima semana. Após a publicação, o prazo é de até 90 dias para licitação das empresas e, então, entrega da ordem de serviço. O governador destaca o ganho em segurança para os motoristas e em dinamismo para a economia catarinense. “Com uma estrada duplicada, uma terceira pista ou a eliminação de curvas, as pessoas vão poder viajar com mais segurança. E todo investimento em infraestrutura também dinamiza a economia. Santa Catarina fica mais competitiva, mais preparada para o desenvolvimento e para gerar emprego e renda”, afirmou Colombo. O secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, lembrou que as obras contemplam diferentes regiões do estado e seguem estudos técnicos que identificaram os pontos mais desgastados das rodovias. “São obras estruturantes que preparam Santa Catarina para o futuro, prevendo um aumento da segurança e da mobilidade. Somos um estado que produz muito, um estado dinâmico e nossa infraestrutura precisa acompanhar esse dinamismo”, avaliou o secretário. Cobalchini afirmou, ainda, que uma nova leva de projetos está em fase final de elaboração e novos editais devem ser lançados dentro de 30 dias. Segundo o secretário, a previsão é de que 95% das obras de infraestrutura previstas pelo Pacto Por SC comecem ainda em 2013.

Antônio Carlos Mafalda / SECOM

SDR Grande Florianópolis entrega ordem de serviço para reforma geral da EEB América Dutra Machado

Começa a reforma na escola estadual América Dutra Machado Na segunda-feira, 29, o diretor-geral da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Flávio Bernardes, assinou e entregou a ordem de serviço para o início das obras de reforma geral da Escola de Educação Básica América Dutra Machado, no bairro Monte Cristo, em Florianópolis. “Estamos fazendo uma verdadeira maratona de entregas de ordens de serviço. Muito felizes por poder atender as reivindicações das escolas que mais precisavam de solução”, disse o diretor-geral Flávio Bernardes. A escola América Dutra Machado atende hoje 450

CDR da Grande Florianópolis aprova 21 projetos

Lançados editais para 20 obras de infraestrutura

REVITALIZAÇÃO SC-101A SC-406 SC-340 SC-340 SC-110 SC-437 SC-445 SC-445 SC-446 SC-446

BR 101 - Beto Carrero Morro das Pedras-Pântano do Sul Ibirama - entroncamento da SC 491 (p/ José Boiteux) Dona Emma – Witmarsum Lontras - Presidente Nereu BR 101 – Imarui Siderópolis - Criciúma Morro da Fumaça - Urussanga Lauro Muller - Distrito Barro Branco Treviso - Siderópolis

16 kms 9,3 kms 5,6 kms 15,7 kms 26,3 kms 22,7 kms 10,6 kms 18,9 kms 3,4 kms 10, 6 kms

RESTAURAÇÃO SC-110 SC-110 SC-157 SC-135

Ituporanga - SC 281 (Vidal Ramos) Jaraguá - Pomerode (Pé da Serra) São Lourenço do Oeste - Chapecó Caçador - Rio das Anta - Videira

19, 6 kms 12 kms 96 kms 38 kms

PAVIMENTAÇÃO SC-450 SC-486 SC-419 BR-280 SC-465 SC-280

alunos. Ela passará por reforma geral, com reparos na parte elétrica, hidráulica, salas de aula, quadra esportiva e pintura. O valor total da obra será de R$ 1,4 milhão. As obras devem começar ainda esta semana e a construtora tem o prazo de 300 dias para finalizar a reforma. Os recursos liberados para as obras na América Dutra integram o Pacto pela Educação. Somente na Grande Florianópolis, serão investidos R$ 6,9 milhões em seis escolas. Na próxima quinta-feira, 2, será entregue a ordem de serviço para a reforma da escola Venceslau Bueno, em Palhoça.

Divisa SC/RS – Praia Grande Duplicaçao da BR 101 - Brusque (Antonio Heil) Papanduva - Entroncamento da SC 114 Duplicação da travessia urbana Guaramirim -Jaraguá do Sul Iomerê – Treze Tílias Porto União - Santa Cruz do Timbó

15,7 kms 24,6 kms 28,1 kms 8,5 kms 14 kms 9 kms

Nesta quinta-feira, 25, o Conselho de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis se reuniu no município de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, e aprovou 21 projetos. O Governo do Estado só libera verbas para os programas dos municípios após aprovação no Conselho e, antes de chegar ao conselho, os projetos passam ainda pela avaliação de um comitê temático. “Temos notado um considerável aumento na participação dos conselheiros e prefeitos em nossas reuniões, já que antes de liberar qualquer recurso para os municípios o Governo do Estado exige que os mesmos sejam aprovados pelo conselho, que reúne representantes de todos municípios”, afirmou o secretário regional e presidente do Conselho, Renato Hinnig. Na reunião desta quinta,

estavam presentes representantes dos 13 municípios de abrangência da SDR Grande Florianópolis. Durante o encontro foram realizadas três palestras. O presidente do Badesc, João Paulo Kleinubing, orientou as prefeituras sobre um crédito especial direcionado aos municípios, chamado Badesc Cidades Juro Zero, que apoia os investimentos dos municípios com juros subsidiados pelo Governo do Estado. A UDESC falou sobre os projetos do Núcleo Extensionista Rondon e o Conselho Estadual de Combate à Pirataria (CECOP) falou sobre os malefícios da pirataria, bem como a importância da criação de conselhos municipais que combatam a prática. A próxima reunião do Conselho será realizada em maio no município de Biguaçu, em comemoração ao aniversário da cidade.


Jornal Informe - Grande Florianópolis