Issuu on Google+

INFORME ReDe De JoRNAiS

GRANDe fLoRiANÓPoLiS

CONTEÚDO É TUDO

Tempo Hoje

26 21º

GRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc) QUARTA-feiRA, 13 DE mARÇO DE 2013. ANO 2 . NO 198 |

e-mail: opiniao@jornalinforme.com.br |

http://issuu.com/jornal_informe |R$ | 1,50

SURf

Matheus Herdy dá show na Praia do Santinho PÁG A11

GLAiCoN CovRe - SeCoM/PMSJ

SeM CoNSeRvAÇão

Prédio mostra sinais de desgaste

Prédio histórico interditado Theatro Adolpho mello é interditado pela Defesa civil de São José PÁG A05

MoNT SeRRAT

João CAvALLAzzi

iPUf desrespeita determinação

moradores são ouvidos por cesar

Morador da comunidade do Mont Serrat há 50 anos, o aposentado Augusto Barbosa da Fonseca, 91, viveu neste sábado uma experiência inédita: pode conversar, frente a frente, com o prefeito da cidade e todos os secretários municipais.

PÁG A12

ACiDeNTe

PÁG A08

CULTURA

Projeto Prefeitura no Bairro na comunidade do Mont Serrat

Abertas inscrições para a maratona Fotográfica

PÁG A07

aJUDE ESCREVER o INFORME

CoLaBoRE CoM SUGESTÕES DE PaUTa:

fone: 3209-9643

e-mail: redação@jornalinforme.com.br

Anúncios, assinaturas e classificados no fone acima ou e-mail:

comercialfloripa@jornalinforme.com.br


Contraponto

A 02

Nilton Góes

GRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc) QUARTA-feiRA, 13 DE 2013

fRASe Do DiA “Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.” Mahatma Gandhi

e-mail: ncgoes@uol.com.br

Comunidade X Auto Pista Litoral Sul

H

ora da reação, vamos todos nós florianopolitanos, fazer como os mais de 1 milhão e 500 mil fizeram com o fora Renan, e agindo como uma comunidade em ação, como fizeram os caras pintadas, nos engajar na ação proposta pelo deputado Esperidião Amin, que entrou na Justiça Federal contra a Auto Pista Litoral Sul. Vamos promover abaixo assinado, para acabar com os descasos e desmandos da concessionária, e daqueles que a protegem, tendo lá suas vantagens.

Debate, projetos e reeleição de Dilma A “Caravana do PT” reunirá filiados e lideranças políticas em torno do debate sobre os avanços do país nos 10 anos de governo petista e para discutir o projeto do partido para a eleição presidencial, de deputados federais e estaduais e governador em 2014. Pretende construir chapa ao Governo do Estado, articulada com a estratégia de reeleição da presidente Dilma”.

mobilização contra Taxa do pedágio

Bons nomes

O maior questionamento é quanto aos aumentos na taxa do pedágio, que ultrapassam a inflação dos períodos, e oneram o bolso dos usuários. Mobilização e ação do “Floripa Mais”, “Vamos acabar com a corrupção”, e até do “Procon”, viriam em boa hora.

carater e indole

EXPEDIENTE

Desilusão Após 20 anos de mandatos ininterruptos, parece que foi vereador antes de ser prefeito de São José, Dário Berger, que teve uma

trajetória poltico eleitoral vitoriosa espetacular, após primeira derrota, se diz desiludido, e que se incomodou demais.

dual e nacional. A programação apresentada pelo presidente José Fritsch e Cedenir Simon, prevê a realização de 33 encontros, o primeiro hoje em Florianópolis e o último em Joaçaba, no dia 5 de maio.

Atraente com densidade eleitoral

Quadrupla x PT

Se tivesse vencido, estaria em novos e mais altos vôos, e na estrada pavimentando sua candidatura majoritária, até ao governo do estado, com possibilidades reais. Tem um grande patrimônio político e eleitoral, sendo seu nome cobiçado, alias, ainda por muitas siglas.

Com a quase que inevitabilidade da Quadrupla aliança, envolvendo, PSD, PMDB, PSDB e PP, seria uma grande disputa, colocando o eleitor em uma situação bem clara, Quadrupla-Situação, versus, PT oposição.

PSDB terceira via Fora da quádrupla, talvez o PSDB, partindo como terceira via contra a situação(tríplice PSD,PMDB e PP) e a oposição (PT), mas com nomes de visibilidade e densidade eleitoral reais como Clésio Salvaro(Criciuma) e Napoleão Bernardes(Blumenau) dois vencedores, em projeto de reoxigenação do partido, sob os auspicios de Leonel Pavan e Dalirio Beber.

Ganha empresa perde a politica Novo, inteligente, e preparado, tem futuro na política, só lhe faltou e ao irmão, se assessorarem melhor, e terem criado lastro, referência em uma sigla, o que lhes faz falta, apostaram no carisma, e esqueceram da organização e importância partidária. Vai ganhar a empresa, e vai perder a política.

O PT de SC inicia hoje quarta (13) roteiro de reuniões para debater o Processo de Eleições Diretas (PED), previsto para novembro deste ano, para escolha dos dirigentes nos âmbitos municipal, esta-

Tem razão o presidente Fritsch, são bons nomes, deixo ele e o Gregolin fora, por opinião pessoal e razões óbvias. Uma chapa atraente, consistente e com densidade eleitoral, seria Vignatti ao governo, Décio Lima a vice, e Idelli ao senado, com algumas agregações, com o PDT o PCdoB, com a suplência da Ideli, e outra vaga ao senado, e espaço para outras siglas. Fora disso é malhar em ferro frio.

Altos vôos e cobiçado

O caso de Palhoça, da festa do Pitanta, e companhia, reflete a questão de moralidade, quem tem, tem, quem não tem não adianta, as práticas de Pitanta, nos seus quase que eternos mandatos, atestam, coisas piores, o homem não tem caráter, nem índole, e dificilmente vai achar, só porque é prefeito. E em questão de capacidade e competência, é , segundo grande parte dos palhocences uma zero a esquerda.

'caravana do PT' destino 2014

Para Fritsch, o partido tem bons nomes para a disputa ao governo do Estado, entre os quais ele citou a ministra Ideli Salvatti, o deputado federal Décio Lima, os ex-deputados Cláudio Vignatti e Milton Mendes.

Laranja e palanque ridículo O que o PSDB não pode fazer é colocar candidato laranja, só para fazer palanque, coisa ridícula, e tem quem se ofere-

ça para isso, por outros interesses, muito mais particulares e negocistas, do que pelo bem da sigla e de Santa Catarina.

PÚBLICAÇÃO: Informe Editora Jornalística LTDA LTDA CNPJ 15.020.627/0001-81

DIREÇÃO GERAL: JORNALISTA RESPONSÁVEL: Adriano Ribeiro Adriano Ribeiro 48 3240-9643 0002902SC

EDIÇÃO TATA 48 3240-9643 jor nal-infor me |

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design www.dodadiagramador.com.br

GRÁFICA: Informe

E-mail: redacaofloripa@jor nalinfor me.com.br

TIRAGEM 4 mil

CONTATO Rua General Eurico Gaspar Dutra, nº952 Bairro Estreito CEP 88.075-100 Florianópolis-sc


Santa Catarina

QUARTA-FEIRA, 13 DE MARÇO DE 2013

ILEGAL: Quase 200 araucárias de extração ilegal são apreendidas na Serra de SC. Toras foram encontradas em propriedades em São José do Cerrito.

OPOSIÇÃO

Deputado chama governo de ‘incompetente”

Dresch critica descaso com escolas estaduais e cobra menos gastos com secretarias regionais

E

m pleno início do ano letivo, centenas de estudantes da rede pública de ensino estão sem aulas em vários municípios catarinenses por que as escolas estaduais passam por reformas. “Somente em Joinville, a situação afeta cerca de 1,5 mil estudantes de seis instituições”, critica o deputado Dirceu Dresch (PT). Em Joinville, na semana passada, os pais decidiram fazer protestos para cobrar providências da Secretaria de Desenvolvimento Regional e do governo do estado. “Deixaram para fazer no início do ano letivo obras que deveriam ter sido feitas no início do ano passado. É muita incompetência”, frisa Dresch. Ele também citou exemplos de escolas estaduais em outros municípios. Em Jaraguá do Sul, o governo do Estado deu início ao fechamento do Colégio Estadual Alberto Bauer, prejudicando centenas de jovens do ensino médio e causando a revolta dos moradores, os quais acionaram o Ministério Público

Estadual. Em Barra Velha, a escola estadual David Pedro Espíndola foi interditada pela Defesa Civil e os alunos precisaram ser remanejados para salas improvisadas na Apae e para outras unidades de ensino. Em Schroeder, a comunidade denuncia que a escola estadual Miguel Couto também está sendo fechada e o número de vagas foi reduzido drasticamente, obrigando os alunos a buscarem matrícula em escolas dos municípios vizinhos, já que é a única unidade de ensino público estadual na cidade. Na opinião do deputado Dirceu Dresch, o governo deveria reduzir os gastos com as secretarias regionais e, em contrapartida, qualificar a educação, principalmente dos jovens, no momento em que Santa Catarina recebe novas empresas. “Até agora não se sabe para que servem as SDR. Os prefeitos vêm à administração central para tratar dos problemas. Enquanto isso, o governo gasta R$ 530 milhões por ano para

ASSESSORIA DE IMPRENSA

que os assessorem, são o público-alvo do evento, que ocorrerá das 13 às 18 horas. Os interessados em participar devem acessar o site do Tribunal de Contas de Santa Catarina (www.tce.sc.gov. br) e fazer a inscrição. A ação do dia 13 de março ocorrerá, simultaneamente, em outros estados, sob a coordenação de unidades de educação corporativa dos tribunais de contas — em Santa Catarina é o Instituto de Contas (Icon) — e Sebraes locais. Para o presidente do TCE/SC, conselheiro Salomão Ribas

PLACAS DE VEÍCULOS

FERROVIAS (II)

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4782/12, do deputado Jorginho Mello (PR-SC), que atribui a responsabilidade pela fabricação e lacração das placas de veículos automotores a pessoas físicas ou jurídicas credenciadas pelos órgãos executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal.

O debate terá a participação do presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, deputado federal Pedro Uczai (PT/ SC); do diretor de Infraestrutura Ferroviária do DNIT, Mário Dirani; do diretor de Operações da Valec, Bento José de Lima; do presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo; do coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Décio Lima; e do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte.

O projeto altera o Código Brasileiro de Trânsito (Lei 9.503/97), que hoje estabelece apenas que o veículo deve ser identificado externamente por meio de placas dianteira e traseira, sendo estas lacradas em sua estrutura, obedecidas as especificações e modelos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

manter as estruturas regionais e as escolas estaduais estão sendo interditadas, em todas as regiões do estado, por representar risco à vida dos estudantes. É um total absurdo.” Ao falar

desse assunto na tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado recebeu apoio inclusive de deputados da base governista, como o deputado Nilson Gonçalves (PSDB).

Encontro discute Lei da Micro e Pequena Empresa Estimular a regulamentação e a aplicação da lei complementar nº 123/06 (Lei Geral da Micro e Pequena Empresa) pelos municípios nas aquisições de bens e serviços pela Administração Pública e fomentar as economias locais e o desenvolvimento sustentável são os objetivos do Encontro “Os Tribunais de Contas e o Desenvolvimento Local”, que será realizado nesta quarta-feira (13/3), no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. Prefeitos e presidentes de câmaras de vereadores, ou servidores

RÁPIDAS

PLACAS DE VEÍCULOS (II)

Deputado é contra os gastos desenfreados com SDRs

Junior, a lei veio facilitar a relação entre o poder público, como comprador de bens e serviços, e os micro e pequenos empresários, na condição de fornecedores, ao estabelecer tratamento diferenciado e favorecido a essas empresas no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. De acordo com o artigo 47 da Lei, “nas contratações públicas da União, dos Estados e dos Municípios, poderá ser concedido tratamento diferenciado e simplificado para as mi-

croempresas e empresas de pequeno porte objetivando a promoção do desenvolvimento econômico e social no âmbito municipal e regional, a ampliação da eficiência das políticas públicas e o incentivo à inovação tecnológica, desde que previsto e regulamentado na legislação do respectivo ente”. “A lei é capaz de transformar a sociedade porque possibilita tornar realidade o tratamento diferenciado para as empresas de pequeno porte, previsto no artigo 170 da Constituição Federal”, destaca o conselheiro.

A03

PLACAS DE VEÍCULOS (III) O autor do projeto destaca que o Código não especifica qual órgão tem competência para fixar por meio de lacre as placas de identificação nos veículos. “O artigo em questão dá margens para que pessoas ou empresas não credenciadas pelos órgãos executivos de trânsito possam realizar a lacração das placas nos veículos”, observa. “Essa omissão legal facilita a prática de crimes, dentre os quais podemos citar o roubo de veículos, placas clonadas, desmanches fraudulentos e desvio de carros para as fronteiras”, complementa.

FERROVIAS O Fórum Parlamentar Catarinense se reúne na sexta-feira, 15 de março, para debater questões acerca de ferrovias no Estado de Santa Catarina. Em pauta, a Ferrovia Litorânea, a Ferrovia Leste-Oeste, e um novo modelo ferroviário para o estado.

FERROVIAS (III) De acordo com Pedro Uczai, investir em ferrovias é melhorar a situação das rodovias, já tão sobrecarregadas e onerosas para o Estado. “Nenhuma estrada se sustenta com o tráfego intenso de caminhões e, por isso, pagamos um preço muito alto com manutenção e infraestrutura. Nosso País está demonstrando que é possível construirmos uma grande Nação tendo como um dos eixos prioritários um projeto ferroviário. E em nosso estado não pode ser diferente. Precisamos abrir novos horizontes, por meio da integração das regiões. O futuro do Brasil é o futuro ferroviário.” A reunião será as 14h30, no Auditório Milton Fett, na sede da FIESC – Rodovia Admar Gonzaga, nº 2765, Bairro Itacorumbi, Florianópolis/SC.


Estadual

financiamEntos

Prefeituras poderão fazer empréstimos sem juros Linha de crédito do Badesc Cidades Juro Zero pode atender todos os 295 municípios de SC

P

refeitos de Santa Catarina não pagarão juros nos financiamentos contratados este ano por meio da linha de crédito Badesc Cidades Juro Zero. O anúncio oficial foi feito durante o 11º Congresso Catarinense dos Municípios. Na ocasião, o presidente do Badesc,João Paulo Kleinübing, esclareceu os detalhes do financiamento. O Badesc Cidades Juro Zero pode atender a todos os 295 municípios catarinenses. A previsão, neste primeiro ano, é que sejam repassados R$ 350 milhões para o desenvolvimento das cidades. O limite de crédito

varia de acordo com a capacidade de endividamento de cada município. “Nosso objetivo é fomentar o desenvolvimento por meio da aplicação dos recursos em infraestrutura e qualidade de vida, como pavimentação asfáltica, construção de escolas, postos de saúde e obras em geral”, destaca Kleinübing. Em 2012, pelo Badesc Cidades, foram repassados mais de R$ 196 milhões para o setor público. “No último ano atendemos 90% dos municípios. A meta agora é chegar a 100% com essas novas condições”, complementa

o presidente.Outra vantagem do Badesc Cidades Juro Zero é a desburocratização. Pelo conhecimento e experiência da equipe com financiamentos para o setor público, o processo é muito mais ágil e a aprovação do crédito é feita em 30 dias, aproximadamente. As novas condições são um importante incentivo para os prefeitos, principalmente para os que estão no primeiro ano de mandato. Mais informações sobre o Badesc Cidades Juro Zero com Gerência de Operações Municipais do Badesc, pelo número (48) 3216-5000 divulgação/Jornal informE

quarta fEira, 13 de março de 2013

PeloEstado

A

Fogo amigo... ou nem tanto

bancada do PSDB na Assembleia lançou nota oficial ontem falando de “desconforto” ao se referir às declarações do senador Paulo Bauer sobre seu desejo de desembarque do governo Raimundo Colombo/ Eduardo Moreira. O texto, assinado pelos seis deputados, lembra que o próprio Bauer incentivou a participação do PSDB na tríplice aliança e se beneficiou com isso ao se eleger senador. Ao final, os deputados reiteram apoio ao governo estadual e afirmam que as declarações de Bauer não refletem a opinião do partido. Ao falar com a Pelo Estado, o presidente estadual da sigla, ex-governador Leonel Pavan, contou da organização para a convenção municipal, no dia 24, e para a estadual, que ocorrerá em 27 de abril. Também disse que “está sendo rediscutido o futuro do PSDB” e listou os nomes que devem disputar a presidência estadual da sigla: Bauer, os deputados Marcos Vieira e Gilmar Knaesel, e o presidente da Casan, Dalírio Beber. Sobre a possibilidade de saída do governo, com entrega de cargos, mas manutenção do apoio na Assembleia, Pavan foi contundente: “Devemos cumprir rigorosamente o apoio ao Colombo até o final de seu mandato que, aliás, poderá ter continuidade. Não existe apoio sem reciprocidade.” O presidente tucano foi além, referindo-se ao pleito de 2014: “Se o Colombo não estiver com a Dilma (Rousseff), dificilmente o PSDB não estará com ele. Mas não vejo o Colombo em um palanque onde nós não estejamos”. Sobre a nota da bancada estadual do PSDB, a assessoria de Bauer respondeu: “O senador Paulo Bauer não irá fazer comentários sobre a nota oficial divulgada pelo PSDB na tarde desta terça-feira. O senador respeita a opinião dos deputados estaduais tucanos e mantém sua posição, com seu nome à disposição do partido”. Ao que tudo indica, a estrada tucana até 2014 vai ser cheia de obstáculos internos.

Endomarketing

O secretário de Comunicação do Estado, Nelson Santiago, está à frente de uma ação de endomarketing que pretende informar os cerca de 130 mil servidores públicos estaduais sobre as ações do governo. “Estávamos desprezando esse público numeroso e formador de opinião”, reconhece. Agora, semanalmente, todos os servidores receberão uma newsletter em suas caixas de e-mail com os destaques da semana. “Não é uma divulgação personalista do governador Raimundo Colombo, mas das ações do governo. O intuito é fazer com que o servidor tenha informações sobre as principais ações do Estado, que ele saiba o que a ‘empresa’ na qual trabalha está fazendo”, explica Santiago. Na mesma linha, desde a semana passada todo o primeiro e o segundo escalão do governo estadual estão recebendo a agenda do governador. “Isso vai aumentar a nossa comunicação e mostrar a movimentação pelo estado”, justificou.

Jacqueline Iensen/SECOM

A04

Trabalhoseguro Hermínio Nunes/ACS

A Eletrosul aderiu nesta terça-feira (12) ao Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, junto ao Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, reforçando o compromisso da empresa em aprimorar as ações já desenvolvidas nas áreas de segurança e saúde ocupacional. “Ao participar dessa iniciativa, queremos aprender e compartilhar nossas experiências com a Justiça do Trabalho e os outros parceiros do programa”, afirmou o presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto. Na foto, Mescolotto recebe o termo de adesão da presidente do TRT-SC, desembargadora Gisele Pereira Alexandrino. Situação precária das escolas estaduais foi denunciada na tarde de ontem pela deputada Luciane Carminatti (PT) ao Ministério Público Estadual. A parlamentar entregou ao promotor da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual, Marcelo Wegner, o relatório sobre a situação das 65 unidades visitadas pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. Pediu apoio do MP na fiscalização e na cobrança por investimentos. Conselho Designado pelo governador Raimundo Colombo e homologado pelo Andréa Leonora e Nícola Martins

CENTRAL DE DIÁRIOS TRINTA INTEGRADOS DIÁRIOS

Kleinübing esclareceu os detalhes do financiamento Municípios

INTEGRADOS

PRESENÇA EM 62% DE SC

Banco Central, o ex-deputado estadual AntônioCeronassumiuontemcomonovo representante do Estado no Conselho de Administração do Bando Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Reação Diretoria executiva e diretores regionais do Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Seagro) estão reunidos desde ontem, em Palhoça. O encontro serve não só para definir os rumos da campanha salarial deste ano, como para debater a ameaça de fechamento de escritórios da Epagri e Cidasc, realocação de pessoal e redução de custos. Florianópolis - 13Mar13

.... PeloEstado ........ Um produto CNR

peloestado@centraldediarios.com.br www.centraldediarios.com.br


GRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc) QUARTA-feiRA, 13 DE mARÇO DE 2013

A DefeSA CiviL De São JoSÉ interditou o Theatro Adolpho Mello que é a mais antiga casa de espetáculo de Santa Catarina

Região

A05

SeM CoNSeRvAÇão

Prédio histórico interditado Theatro Adolpho mello é interditado pela Defesa civil de São José

A

Defesa Civil de São José interditou o Theatro Adolpho Mello após vistoria solicitada pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo. Fundada em 1856, a mais antiga casa de espetáculo de Santa Catarina e uma das três mais antigas do país teve que ser fechada preventivamente devido ao comprometimento da estrutura, localizada no Centro Histórico da cidade. Entre os problemas constatados estão o madeiramento com sinais de apodrecimento, rede elétrica com risco de curto circuito, telhas quebradas e extintores fora da validade. Segundo o major Hilton Zeferino, a interdição do teatro, com capacidade para 150 pessoas, foi necessária

GLAiCoN CovRe - SeCoM/PMSJ

por oferecer risco ao público que circula no local. “Trata-se de uma estrutura muito antiga com danos intensificados pela ação do tempo. Identificamos problemas de infiltração, umidade, cupim, além de várias goteiras que escorrem pelos fios de eletricidade”, pontua o comandante da Defesa Civil do município. Por se tratar de um local de aglomeração de pessoas, o teatro precisa seguir toda a legislação de Segurança Contra Incêndio, prevista pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, explica Zeferino. “Para que o espaço volte a funcionar é necessária a liberação dos Bombeiros, bem como a realização da manutenção das áreas danificadas”, destaca.

: Theatro Adolpho Mello está sem condições de uso

Reforma A superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, Elenita Gerlarch Koerich, solicitou à Defesa Civil uma vistoria do Theatro Adolpho Mello assim que se deparou com a precariedade da estrutura. “É um valioso patrimônio histórico e uma referência para a cidade de São José. Encontramos o teatro sem condições de uso e faremos o

Prédio mostra sinais de desgaste

possível para colocá-lo novamente em funcionamento”, enfatiza Elenita. Para viabilizar a reforma, a Fundação Municipal de Cultura pretende ingressar junto ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e ao Programa PAC Cidades Históricas com um projeto de restauração dos prédios públicos do Centro Histórico de São

José. Outra possibilidade que está sendo estudada pela administração é conseguir os recursos para a reforma do teatro por meio de parcerias com outras entidades públicas, como universidades. Durante o período de interdição, as oficinas de teatro serão realizadas na Casa de Cultura, também no Centro Histórico de São José.

CAPiTAL

Prefeitura e UFSC firmam parcerias A Prefeitura de Florianópolis e a Universidade Federal de Santa Catarina estão dando inicio a uma série de reuniões visando a formação de uma parceria entre as duas entidades. O objetivo principal será o desenvolvimento e a execução de projetos e ações em prol da cidade. Esta manhã o prefeito César Souza Júnior esteve reunido com a reitora da UFSC, Roselene Neckel, para tratar deste tema e da duplicação da Rua Antônio Edu Vieira. O evento contou com a participação do

vice-prefeito e secretário de Obras, João Amim, e de secretários municipais e pró-reitores daquela instituição. Ficou definido que haverá reuniões especificas envolvendo técnicos das duas instituições. Um dos pontos a serem debatidos será a elaboração de um Plano Diretor, que segundo o prefeito deverá ser encaminhado à Câmara de Vereadores ainda este ano. “A cidade não pode prescindir desta parceria com a UFSC”, destacou César Souza Júnior. Outro tema que será alvo

desta parceria é a questão da mobilidade urbana, em especial da região do entorno da UFSC. Haverá ainda uma preocupação com a questão social nos bairros da Serrinha e do Pantanal. Outra região que também merecerá o mesmo interesse será o bairro da Tapera. Já no Itacorubi a ideia será a implantação de um Jardim Botânico. “Não há registro nos arquivos da UFSC de outra reunião deste tipo, envolvendo as principais autoridades destas duas instituições para debater uma proposta de parceria”, destacou a reitora.

DUPLiCaçÃo Da RUa anTonio EDU ViEiRa Durante encontro realizado na manhã de hoje na reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que marcou a reaproximação da instituição com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, a duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira recebeu destaque. Obra fundamental para a mobilidade da cidade e há muito debatida, ela só é viável a partir da seção de área hoje ocupada pela UFSC. Na semana passada o

Governo Federal confirmou a destinação de R$ 10 milhões para a realização da obra e hoje prefeitura e UFSC deram o primeiro passo para o fim do impasse. O prefeito Cesar Souza Júnior salientou a importância de realizar uma obra que contemple a demanda da região. “Queremos uma solução definitiva e não paliativa daí a importância de realizarmos a total duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira e descartar a hipótese do binário”. A par da intenção da pre-

feitura, a reitora Roselane Neckel convidou representantes da prefeitura a fazer parte do Conselho de Mobilidade da UFSC, para onde foram apontados os nomes dos secretários Dalmo Vieira Filho, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, e João Amin, de Obras, além do procurador Julio Cesar Marcellino Júnior. Na próxima quarta-feira, às 14 horas, o secretário João Amin e sua equipe apresentam na reitoria da universidade a proposta de duplicação ao Conselho.


GRANDE FLORIANÓPOLIS (sc) QUARTA-feira, 13 de mARÇO DE 2013

A06 Geral

João Cavallazzi

Vence 2ª parcela do IPTU de São José Venceu terça-feira (12), a segunda parcela do IPTU de São José para os contribuintes que optaram pelo pagamento em duas parcelas, que dava direito ao desconto de 30%, e para aqueles que parcelaram em onze vezes o imposto. Segundo levantamento da Secretaria de Receita, em janeiro a arrecadação municipal com o IPTU foi de R$ 2.233.216,07, contra R$ 1.927.163,20 em janeiro de 2012. No mês de fevereiro, a Prefeitura de São José arrecadou R$ 14.888.779,71, enquanto no mesmo período do ano passado a arrecadação foi de R$ 13.054.435,10. No acumulado de janeiro e fevereiro, o IPTU gerou para o município R$ 17.121.995,78, frente aos R$ 14.981.598,30 de 2012. Segundo o secretário de Receita, Francisco de Assis Medeiros, considerando que o reajuste do valor do IPTU foi

de 5,45%, foram aproximadamente 8,8 pontos percentuais de ganho real. Confiança A prefeita Adeliana Dal Pont atribui o incremento na arrecadação do IPTU a um gesto de confiança à nova administração pública. “Este voto de confiança tem que ser recíproco e cobrarei a aplicação correta dos recursos destinados a investimentos para a cidade”, ressalta a prefeita. Contribuintes que tiverem pendências em relação ao IPTU e quiserem regularizar a situação podem se dirigir ao Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), na sede da prefeitura, na Beira-Mar de São José. O horário de atendimento é das 8h às 19h. As vias do boleto também podem ser impressas direto pelo site da prefeitura no www.pmsj.sc.gov.br.

Celesc abre concurso público para 124 vagas

Morro do Horácio foi uma das comunidades atingidas

INFRAESTRUTURA

Liberado R$ 1,2 mi para recuperação de vias

Morador que desejar requisitar os serviços pode entrar em contato com a prefeitura

O

prefeito Cesar Souza Júnior anunciou no final da tarde desta segunda-feira a destinação de R$ 1,2 milhão para obras emergenciais de reparo em vias que foram danificadas pela forte enxurrada que atingiu a cidade no sábado. De acordo com o prefeito, por conta da previsão de chuvas fortes entre a noite e ma-

drugada de terça o trabalho inicia na quarta-feira nos bairros mais atingidos. Uma das prioridades é a recuperação da Rua Antônio Carlos Ferreira, principal via da comunidade do Morro do Horácio, no Maciço do Morro da Cruz, totalmente destruída pela força das águas. A prefeitura contratou micro-ônibus para fazer o transporte dos moradores, já

que os coletivos convencionais estão impedidos de trafegar. O secretário de Obras João Amin destacou que o trabalho inicia tão logo a Casan conclua a recuperação da tubulação de drenagem, rompida durante o temporal. Durante a limpeza do canal na Avenida Beira-Mar Norte, funcionários da prefeitura recolheram uma ge-

ladeira, camas, colchões e duas bicicletas no interior da tubulação. O entulho contribuiu para agravar ainda mais os transtornos causados pelo excesso de água. O morador que desejar requisitar os serviços da chamada operação tapa buraco deve entrar em contato com a Defesa Civil Municipal ou com a Ouvidoria da prefeitura.

Estão abertas, a partir desta segunda-feira, 11, as inscrições para o concurso público da Celesc Distribuição, destinado ao preenchimento de 114 vagas para Assistente Operacional e 10 vagas para Técnico Industrial – Eletrotécnica. Os candidatos interessados deverão realizar suas inscrições via Internet, no endereço eletrônico: http://2013celesc. fepese.org.br, no período entre às 12h de 11 de março de 2013 às 16h de 12 de abril de 2013. O concurso público para o cargo de técnico industrial eletrotécnica constará de uma única etapa de caráter classificatório e eliminatório: prova escrita com questões objetivas. O concurso público para o cargo de assistente operacional constará de duas etapas: a prova escrita, com questões

objetivas de caráter classificatório e eliminatório, e o teste de aptidão física, de caráter unicamente eliminatório. A prova escrita, para os dois cargos, será realizada na data provável de 28 de abril de 2013, nas cidades de Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville e Lages, em locais que serão divulgados por aviso publicado no sitio do concurso na Internet, na data provável de 22 de abril de 2013. O valor da inscrição é de R$70,00. Doadores de sangue não pagam. O salário bruto inicial para assistente operacional, válido para os doze primeiros meses, é de R$1.146,32. O valor do salário inicial de técnico industrial é de R$1.723,78. Para ambos os casos, a Empresa oferece vale alimentação de R$ 660,00/mês.

SAIBA MAIS Para inscrever-se o candidato deverá seguir os seguintes procedimentos: 1.Acessar o endereço eletrônico do concurso: http://2013celesc.fepese.org.br; 2.Ler e concordar com todas as disposições do presente edital; 3.Verificar se possui a escolaridade mínima exigida (para o cargo de Técnico Industrial, o candidato precisa ter Ensino Médio Técnico completo com habilitação em eletrotécnica). 4.Preencher integralmente o Requerimento de Inscrição;

5.Conferir atentamente os dados informados; 6.Enviar o Requerimento de Inscrição via Internet, seguindo as instruções; 7.Imprimir uma cópia do requerimento que deve ser mantida em seu poder; 8.Imprimir o Boleto Bancário referente à inscrição e efetuar o seu pagamento, em qualquer agência bancária, posto de autoatendimento ou via Internet (home banking), preferencialmente no Banco do Brasil S.A.


GERAL A07

GRANDE FLORIANÓPOLIS (sc) QUARTA-feira, 13 de mARÇO DE 2013

Guilherme Becker

R

ealizada tradicionalmente nas comemorações do aniversário da cidade, a Maratona Fotográfica de Florianópolis recebe inscrições a partir desta segunda-feira (11). Fotógrafos amadores e profissionais interessados em participar da 19ª edição podem se inscrever até 23 de março no Estúdio Vita Produções, na Rua Felipe Schmidt 706, loja 6, no Centro. Promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), nos dias 23 e 24 de março, o concurso vai distribuir cerca de R$ 20 mil em prêmios. A 19ª Maratona Fotográfica de Florianópolis – FOTO GRAFIA DA CIDADE tem como tema central “A cidade que ninguém vê”. A largada oficial será realizada na sede da Fundação Franklin Cascaes, às 12 horas de sábado (23), ocasião em que todos os temas serão distribuídos junto com a camiseta de identificação, que tem uso obrigatório para os concorrentes. As inscrições podem ser feitas das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, até 22 de março. No sábado, haverá atendimento aos candidatos somente das 9h às 11h. No ato da inscrição, o participante vai receber gratuitamente um CD-R ou rolo de filme (Fujifilm 400, 12 poses, colorido), previamente numerado conforme a modalidade escolhida. Os materiais não podem ser adulterados, sob pena de desclassificação. O regulamento, a ficha de inscrição e demais formulários estão disponíveis no site da Fundação Franklin Cascaes, no portal da Prefeitura de Florianópolis (http://www. pmf.sc.gov.br/entidades/ franklincascaes). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3324-1415, na Diretoria de Artes. O evento tem o patrocínio do Estúdio Vita Produções, e conta com apoio da Rádio Udesc 100.1 FM e Companhia Operadora de Terminais de Integração S.A (Cotisa). Novidades Limitada a 400 participantes, a edição de 2013 traz novidades. Pela primeira vez, a Maratona Fotográfica ganha uma modalidade específica para atender a faixa etária de 6 a 15 anos. A categoria infantojuvenil vai permitir o uso de máquinas digitais, tablets ou celulares. Já a modalidade digital (para maiores de 18 anos) tem inovações, com a subdivisão em duas categorias: uma para inscritos com câmeras reflex, que permitem a troca de lentes, e a outra para usuários de câmeras objetivas únicas,

Uma das fotos premiadas de Guilherme Becker, vencedor de 2012

Cultura

Abertas inscrições para a Maratona Fotográfica Promovido pela Fundação Franklin Cascaes, concurso de fotografias acontece nos dias 23 e 24 de março que não possibilitam essa alteração. Além das versões digitais, o concurso terá ainda a modalidade filme. Outra novidade é a mudança do local das inscrições para a área central da cidade, facilitando o acesso das pessoas. Os participantes também terão mais tempo para o registro das imagens nos dois dias de atividades. A quantidade de temas obrigatórios a serem cumpridos pelos fotógrafos reduziu de 24, em anos anteriores, para apenas 12 nesta edição – o que corresponde a 12 imagens. Na categoria infantojuvenil serão exigidas apenas seis fotografias. Todos os temas serão anunciados uma única vez, na largada, às 12h de sábado (23), e não mais em intervalos de tempo, ao longo dos dois dias. A competição encerra no domingo (24), às 18h, ocasião em que o filme ou o CD devem ser entregues finalizados, com as imagens já nominadas, conforme estabelece o regulamento.

Imagens premiadas A 19ª Maratona Fotográfica de Florianópolis vai distribuir cerca de R$ 20 mil em prêmios, com destaque para os autores dos melhores conjuntos de fotos. Os classificados na categoria filme serão premiados com R$ 3,5mil (1º lugar) e R$ 2,5mil (2º lugar). Na modalidade digital, o prêmio pelo conjunto de imagens para usuários de câmeras reflex (categoria 1) é de, respectivamente, R$ 2,5mil e R$ 1,5mil para o primeiro e segundo classificados, enquanto que para participantes com câmeras

de lente única (categoria 2) a premiação é de R$ 1,5 mil (1º lugar) e R$ 1mil (2º lugar). Além disso, será concedida premiação de R$ 300 para os autores das 20 melhores fotografias selecionadas individualmente pela comissão julgadora entre as imagens concorrentes nas categorias filme e digital. Na categoria infantojuvenil será entregue prêmio de participação para o autor do melhor conjunto de imagens, nas faixas etárias de 6 a 9 anos, 10 a 12 anos e 13 a 15 anos. A Maratona Fotográfica de Florianópolis é considerada a maior e uma das mais antigas no Brasil, atraindo participantes de vários estados e até competidores de outros países. Em 2012, 204 pessoas participaram do concurso que contribui para estimular e desenvolver o gosto pela linguagem fotográfica, revelando diversos olhares sobre a cidade, e incorporando milhares de imagens ao acervo iconográfico da capital catarinense.

SAIBA MAIS Premiação pelo Conjunto de Imagens Modalidade Filme *1° lugar – R$ 3,5mil *2° lugar – R$ 2,5mil Modalidade Digital *1° lugar – R$ 2,5mil (Categoria 1) *1° lugar – R$ 1,5mil (Categoria 2) *2° lugar – R$ 1,5mil (Categoria 1)

*2° lugar – R$ 1mil (Categoria 2) Modalidade Infantojuvenil 6 a 9 anos prêmio de participação 10 a 12 anos prêmio de participação 13 a 15 anos prêmio de participação Premiação Individual *As 20 melhores imagens do concurso, independente da modalidade, serão premiadas com R$ 300.

Serviço O Quê: 19ª Maratona Fotográfica de Florianópolis Quando: sábado e domingo (23/03 e 24/03) Inscrições: até 22/03(segunda a sexta-feira) - das 9h às 18h 23/03 (sábado) -

das 9h às 11h Estúdio Vita Produções Rua Felipe Schimidt 706, loja 6, no Centro Informações: (48) 3324-1415 www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes


A08

Segurança

GRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc) QUARTA-feiRA, 13 DE mARÇO DE 2013

PMS realizavam uma barreira na rua Artur Luciano Garcia, no Norte da ilha, em florianópolis, e apreenderam mais de R$ 15 mil com suspeitos que fugiram da blitz

ACiDeNTe

iPUf desrespeita determinação TcE/Sc aponta descumprimento pelo IPUF de decisão sobre fiscalização de trânsito em Florianópolis

A

o considerar o edital de concorrência nº 4/2011 do Instituto de Planejamento de Florianópolis (Ipuf ), para fiscalização eletrônica de trânsito, em consonância com a Lei de Licitações (lei federal nº 8.666/93), o Pleno do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) fez duas determinações à unidade, referentes aos registros de acidentes, que subsidiam os estudos necessários para a definição dos locais de instalação dos equipamentos. Como o atendimento à deliberação no prazo estabelecido — até 14 de maio de 2012 — não foi comprovado ao TCE/SC, os conselheiros presentes à sessão plenária desta segunda-feira (11/3), reiteraram as determinações e aplicaram uma multa de R$ 1 mil ao então presidente do Ipuf, Átila Rocha dos Santos. Em novembro de 2011, a decisão nº 3220 do Pleno determinou ao Instituto que, em conjunto com o município e a

Polícia Militar do Estado, adotasse providências para a elaboração de registros de acidentes de maneira completa e clara, incluindo local do acidente e prováveis causas, e capacitação dos agentes de trânsito responsáveis pela tarefa. O prazo dado tinha sido de 180 dias a contar da publicação da decisão no Diário Oficial Eletrônico do TCE/SC. A decisão desta segunda-feira (11/3) concedeu mais 60 dias, também a partir da sua publicação no DOTC-e. “O objetivo das determinações é que nos próximos editais os estudos para a definição dos locais de instalação dos equipamentos sejam feitos com base em registros de acidentes elaborados da maneira mais completa e clara possível”, explica o relator do processo 11/00471500, referente à análise do edital do Ipuf, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Junior. Detalhes do processo podem ser consultados em http://servicos.tce.sc.gov.br/processo/.

DivULGAÇão/JoRNAL iNfoRMe

Objeto do Edital de Concorrência nº 4/2011, de 31/8/2011, do Ipuf Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de engenharia para apoio ao órgão de trânsito com fornecimento de equipamentos novos para fiscalização eletrônica de: avanço do sinal vermelho do semáforo, parada sobre a faixa de pedestres na mudança do sinal luminoso, monitoramento do excesso de velocidade, monitoramento de irregularidade administrativa de veículos através de leitura automática de placas com consulta on-line ao banco de dados, registros de fluxos de veículos, dados estatísticos, bem como o fornecimento de central de controle, fornecimento de relatórios estatísticos, fornecimento de relatórios de gestão de tráfego, de acordo com os projetos, especificações e demais elementos e condições que constituem os anexos deste edital, com instalação, manutenção preventiva e corretiva, incluindo atualização tecnológica, extração e transmissão de dados, para apoio ao órgão de trânsito da cidade na gestão das informações de tráfego.

iPUf não seguiu normas do TCe para confecção de edital

PM

Saiba mais

BPM

Agência de inteligência Pelotão de trânsito faz apreensão de dois foragidos apreende drogas DivULGAÇão/JoRNAL iNfoRMe

DivULGAÇão/JoRNAL iNfoRMe

Uma guarnição da Agencia de Inteligência (AI) do 21º Batalhão de Policia Militar (BPM), após receber informações de uma guarnição de área, deslocou-se, na quarta-feira (6), para a rua Braulina Machado, bairro Vargem Grande, em Florianópolis, onde no interior de um depósito de reciclagem de lixo estaria enterrada certa quantidade de droga. A guarnição esteve no local e localizou um recipiente plástico contendo 86 pedras de crack, 10 petecas de cocaína e uma bucha pequena de maconha. Este local já é muito conhecido das guarnições pelas diversas apreensões de drogas e armas.

A guarnição esteve no local e localizou um recipiente plástico contendo 86 pedras de crack, 10 petecas de cocaína e uma bucha pequena de maconha Em consideração a apreensão realizada pelos policiais militares do 21º BPM, o comandante do batalhão, tenente-coronel Silvio Gomes Ribeiro, destacou a importân-

cia do trabalho em conjunto dos policiais militares da inteligência e as guarnições de área. “A sintonia na atuação entre as subunidades vem gerando bons resultados”, falou.

Por volta das 10h34min de quarta-feira (06), policiais militares do Pelotão de Trânsito do 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizavam uma barreira na rua Artur Luciano Garcia, no Norte da Ilha, em Florianópolis, quando deram ordem de parada para um veículo, com dois ocupantes, cujo condutor não obedeceu, se evadindo em alta velocidade. Duas motocicletas saíram em acompanhamento do veiculo, que acabou sendo abordado na rua Aurora, em Ingleses. Após busca pessoal, foi encontrado com um dos suspeitos R$14.750,00 em espécie

Polícia encontrou dinheiro com suspeitos e, com o outro, R$830,00 em espécie e três cheques no valor de R$1.500,00 cada folha, ambas do banco Santander, além de vários aparelhos celulares. Ainda, ao consultar o

nome do primeiro suspeito no Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), foi constatado que havia um mandando de prisão em aberto expedido pela 4ª Vara Criminal de Florianópolis, e estava foragido da casa do albergado, O segundo suspeito estava em liberdade provisória do presídio masculino de Florianópolis. O comandante do 21º BPM, tenente-coronel Silvio Gomes Ribeiro, destacou a atuação dos policiais na ocorrência. "As guarnições do 21º BPM estão cada vez mais atentas e comprometidas no serviço operacional, gerando assim estes resultados positivos”, destacou.


QUARTA-FEIRA, 13 DE MARÇO DE 2013

PASTOR: 'Não se pode medir um homem com 140 caracteres', diz Marco Feliciano. Em Ribeirão, novo presidente de Direitos Humanos repudiou protestos. Em 2011, ele fez declarações polêmicas sobre homossexuais e negros.

Variedades

A09

HOROSCÓPOD0DIA Áries - 21/03 a 20/04 A entrada de Marte em seu signo eleva sua autoestima e lhe traz maior determinação para cuidar dos seus interesses. A conjunção com a Lua sugere que você controle sua agressividade, pois suas atitudes tendem a exteriorizar uma carga emocional significativa. Direcione sua força para ações específicas.

Gêmeos - de 21/05 a 20/06 Força e união marcam suas relações de amizade, pois a entrada de Marte no circuito favorece as ações pautadas na coletividade. Seu espírito de liderança está em alta, conduzindo de modo dinâmico as atividades em grupo. Evite ser impositivo, valorizando as opiniões dos que lhe cercam.

Leão - de 23/07 a 22/08 Marte adentra sua nona casa, fortalecendo seu equilíbrio interior e despertando-lhe o desejo de trilhar por novos caminhos. O momento é positivo para correr atrás dos seus interesses, mas tenha consciência de que nem sempre isso será possível. Não se deixe abater pelas dificuldades.

Libra - de 23/09 a 22/10 Transitando por sua área de relacionamentos, Lua e Marte conjuntos sugerem um período de grande movimentação com as pessoas próximas. Se as energias forem bem direcionadas, pode ser um momento de conquistas importantes, em que as parcerias se mostram altamente reveladoras.

Sagitário -de 22/11 a 21/12 Lua e Marte se associam em sua área social, motivando-lhe a buscar prazeres intensos. Procure se divertir, sair com amigos e experimentar coisas diferentes. Evite, porém, impor um ritmo acelerado às pessoas. Nem todos terão sua energia, por isso seja cuidadoso. Procure conciliar os interesses.

Aquário - de 21/01 a 19/02 Hoje você tende a liberar seu lado mais competitivo, tanto em suas atividades quanto em seus relacionamentos. O encontro entre Lua e Marte, em sua terceira casa, fortalece sua autoestima e lhe deixa seguro para enfrentar novos desafios. Mas lembre-se que há sentimentos em jogo.

Touro - de 21/04 a 20/05 Força e determinação lhe movem em prol da superação de problemas, pois a entrada de Marte em sua área de crise lhe confronta com questões difíceis quem vem se acumulando em sua vida. Sua maior dificuldade, porém, é o imediatismo, pois nem tudo pode ser resolvido de prontidão. Planeje-se!

Câncer - de 21/06 a 22/07 Hoje você se perceberá mais agressivo em suas atividades profissionais, já que a conjunção Lua-Marte lhe estimula a abraçar suas metas com vigor e determinação. Uma tendência a atropelar quem está no seu caminho, ainda que inconscientemente, pode desencadear conflitos. Vá com calma.

Virgem - de 23/08 a 22/09 Hoje você tende a agir em busca de maior fortalecimento emocional, sobretudo a travar uma luta interna para que suas inseguranças não lhe dominem. A conjunção Lua-Marte sugere que você canalize suas energias para atividades que lhe deixem mais confiante, pois a prioridade é seu equilíbrio.

Escorpião de 23/10 a 21/11 A entrada de Marte, em sua sexta casa, sugere uma fase estimulante à prática de exercícios e atividades que lhe tragam mais energia e vigor. Procure se fortalecer, cuidar da sua saúde e deixar sua vida mais organizada. No trabalho, o esforço em equipe pode fazer a diferença!

Capricórnio - de 22/12 a 20/01 A conjunção Lua-Marte pede uma concentração de esforços em prol de sua vida familiar, a começar pela organização do ambiente em que você vive. Entretanto, é possível que surjam situações de estresse, sobretudo relacionadas ao convívio com parentes. Contorne-os com sabedoria.

Peixes - de 20/02 a 20/03 Lua e Marte encontram-se conjuntos em sua segunda casa, beneficiando seu senso de oportunidade, sobretudo em relação à sua vida financeira. Entretanto, uma tendência à possessividade e até à avareza pode lhe distanciar das pessoas. Pratique o desapego e exercite a generosidade.

RESUMODENOVELA -

Quarta-feira

23H00, NA GLOBO

18H00, NA GLOBO

22H30, NA RECORD

Esse Sal, hein? O #vidaloka manda um monte de indireta pra Lia, que fica boladona. Cuidado, marrentinha! E ela tem que abrir o olho mesmo porque a Luana não tá namorando o Sal, mas num tá morta não! A nerd de BSB dá mó mole pro Vitinho. É claro que o fofo num tá nem aí, né? AFF...esse Sal num é mole! O cara já arranjou treta com TODO mundo! Agora Fatinha (DE NOVO) vai ter uma fight com o sem noção. VISH! A Marcela vai descobrir que o Axel é seu stalker.

Alberto coloca os cristais de diamante junto com os cristais de sal, para disfarçar. Dionísio diz que o saco de diamantes deve ser colocado numa pasta, protegida por um código numérico, a ser revelado somente para Dom Rafael. Chico desconfia das intenções de Alberto. Bibiana mostra a caminhonete que ela comprou aos filhos. Veridiana conta aos netos que pediu a uma Associação de São Paulo que descubra o paradeiro de Maria Adília.

21H00, NA GLOBO

19H00, NA GLOBO

Waleska esconde o telefone e Demir vai embora. Morena conta para Ekran a história de São Jorge. Irina vê Waleska se afastar e avisa a Russo. Áurea fala de Morena durante o café da manhã e Érica se aborrece. Berna vê Lívia e Wanda juntas e se esconde para não ser vista. Demir avisa a Morena que entregou o telefone a Waleska. Maitê implica com Bianca por querer se aproximar de Zyah. Berna conta para Lívia que denunciou Wanda. Antonia fala para Raissa que fechou sua empresa e recebe o carinho da filha. Celso se preocupa com a ex-mulher.

Nando conta para Roberta o que aconteceu entre ele e Juliana. Fábio fica chocado com o que Frô afirma que houve entre Juliana e Nando. Felipe tem uma alucinação com a mãe. Roberta tenta encontrar o irmão. Moysés afirma a Nenê e Veruska que não sabe onde Vitório colocou os diamantes que comprou. A empregada comenta com Moysés que Vitório saiu da casa com os diamantes dentro de uma boneca russa. Montanha avisa a Ulisses que ele lutará novamente. Ronaldo pede para Isadora ser mais feminina na loja. Fábio questiona Juliana sobre seu encontro com Nando.

Isabel e Eduardo têm sua primeira noite de amor. Vicente nota a tristeza de Gabriela, que alega estar com saudades da mãe. Magno sofre por não ser capaz de se adaptar à rotina de Celina e teme um novo atentado. Patrick se anima ao ver o anúncio do Got Talent Brasil e Breno apoia sua inscrição. André pede que Catarina não comente com ninguém sobre seu beijo com Luiza. Eduardo aconselha Isabel a deixar o apartamento. Lígia fica mexida com a declaração de Adamastor, mas pede para o amigo ir embora. Marlene se anima ao ver que Luiza não está mais sofrendo pelo término com Lucas. Isabel pede que Eduardo a visite mais, mas o namorado diz que não gosta de ir à casa de Norberto. Vicente conta para Eduardo sobre a sabotagem do jipe.

CRUZADINHA


A10

Esporte Nacional

quarta-fEira 13 de março de 2013

queixa contra agressores

O

Palmeiras tomou atitude em busca de evitar novos problemas de violência contra o elenco. O clube identificou alguns agressores dos jogadores na Argentina e prestou queixa na polícia em busca de amedrontar os vândalos. O departamento jurídico do clube foi acionado para auxiliar no caso. Imagens foram anexadas ao documento de queixa. Os dirigentes acreditam que nenhuma punição aconteça, já que o atrito aconteceu em solo argentino. No entanto, a intenção era agir contra os integrantes da torcida organizada Mancha Alviverde.

Dificuldades maiores

Justiça Federal

Apesar de ter sido a equipe que mais somou pontos na fase de grupos da Taça Guanabara, o Flamengo não espera facilidade parecida no 2º turno do Carioca. Jogadores e comissão técnica aguardam times mais fortes e focados na disputa, já que a Taça Rio é a última chance para se chegar à decisão do Estadual. Campeão do primeiro turno, o Botafogo é o único que já tem lugar garantido na grande final. “Acredito que será muito mais difícil. No segundo turno, todo mundo quer ir à final de qualquer forma. Temos isso em mente, mas só quem pode fazer ficar fácil somos nós mesmos”, disse Léo Moura. “Agora só temos esse turno para decidir. Vamos começar forte para poder decidir o Estadual com o Botafogo”, completou.

Após cinco anos de investigação, Kia Joorabchian disse em depoimento à Justiça Federal que Rafael Filinov, empresário russo conhecido em seu país de origem pela ligação com Boris Berezovsky, é o real investidor da parceria MSI/Corinthians. No tribunal, a defesa do iraniano alega que o dinheiro aportado tinha origem legal e, por isso, a acusação de que houve lavagem de dinheiro e formação de quadrilha é incorreta. Os responsáveis pelo inquérito, no entanto, não estão convencidos da teoria. Os advogados de Kia Joorabchian, Boris Berezovsky e Paulo Angioni, três dos oito acusados no processo, foram consultados sobre Filinov, mas nenhum pôde confirmar as informações por conta do sigilo judicial. Nos bastidores, porém, a reportagem do UOL apurou o nome do empresário e também toda a alegação da defesa, que sonha com a absolvição de todos os réus.

Problemas mecânicos

Grandes mudanças Se a McLaren não tivesse optado por essa grande mudança, teria o carro mais rápido no começo desse ano, avaliou Whitmarsh. “Mas fizemos várias mudanças ao pacote geral acreditando que você precisa estar competitivo em 19 corridas, para ser capaz de desenvolvê-lo”, arrematou.

Lauro Tentardini eduardo ribeiro

Confiabilidade, o problema A McLaren ainda não está confiante de que seu carro para o Mundial de 2013, o MP4-28, será capaz de completar todas as corridas do campeonato sem apresentar problemas mecânicos. É com essa preocupação que o time viaja para Melbourne, onde, neste fim de semana, o GP da Austrália abre a temporada. Chefe da escuderia de Woking, o inglês Martin Whitmarsh falou sobre o tema e admitiu o estado de alerta. Segundo ele, o risco existe porque o time buscou aprimorar o modelo do ano passado. “Com um novo carro, você nunca pode estar tão confiante quanto gostaria porque, se o carro é estável e confiável, você quer mudá-lo para torná-lo mais rápido, mais leve, mais aerodinâmico ou algo”, declarou Whitmarsh. “Nós nos demos uma plataforma que é nova para garantir que poderemos desenolvê-la durante a temporada”, continuou.

Ideal pra Neymar O atacante Robinho é mais um a reforçar o conceito de que o futebol espanhol, com seus espaços defensivos que favorecem o drible e o toque de bola, é o destino ideal para Neymar no caso de uma transferência do Santos para o exterior. “Por seu futebol de toque, a Espanha é o lugar ideal para Neymar. Mas só ele pode responder a esta pergunta” disse Robinho em entrevista à rádio espanhola 'Cadena Cope'. Apesar de sua passagem pelo Real Madrid, entre 2005 e 2008, Robinho não tomou partido sobre qual clube espanhol Neymar deve escolher.

113 km pra dar umas porradas O boxeador britânico Curtis Woodhouse dirigiu cerca de 113 quilômetros de sua casa, em Driffield, até o distrito de Sheffield, no Reino Unido, apenas para ir atrás do internauta identificado como @jimmyob88, que o teria ofendido pelo Twitter pouco após uma derrota para Shay-

ne Singleton no ringue. A luta valia a manutenção do título dos pesos pena. Chamado de "desgraça completa" e "piada risível", o lutador de 32 anos ofereceu uma recompensa de mil libras (R$ 2,92 mil) no microblog para quem desse informações sobre a localização de seu ofensor.

113 km pra dar umas porradas 2

Problemas mecânicos atrapalharam bastante a vida de Lewis Hamilton e Jenson Button em 2012, custando pódios e até mesmo vitórias aos pilotos. Para piorar, no primeiro dia da pré-temporada de 2013, uma falha na bomba de combustível, redesenhada para evitar as falhas do passado, tirou de Button mais de três horas de tempo de pista. À época, o

dirigente se disse frustrado pelo ocorrido, mas adotou a linha do “menos mal que aconteceu agora”. Whitmarsh disse que, para contornar os problemas, a McLaren está “trabalhando duro junto à Mercedes-Benz em alguns dos erros do ano passado, bem como internamente”. Uma “vigilância constante”, definiu. Porém, o britânico

fez uma ponderação: “Não podemos ficar muito obcecados com a perseguição da confiabilidade a ponto de mudarmos o carro”. “Claramente, assumimos um risco mudando o carro do ano passado. Terminamos com o carro mais rápido nas últimas corridas. Teria sido fácil ter continuado a desenvolver aquele carro”, afirmou o chefe da equipe.

Após conseguir, o pugilista foi atrás dele para tirar satisfação. No caminho, ele manteve seus seguidores informados dos passos que dava. E conseguia mais dados. Curtis Woodhouse, que foi jogador de futebol até os 26 anos, atuou como meia e defendeu times como Sheffield United, Birmingham City e Hull City até trocar de esporte, descobriu, por exemplo, que o rapaz se chama James O'Brian. “ Estou indo para Sheffield ter uma pequena conversi-

nha com um velho amigo. Te vejo daqui a pouco, James O'Brian... rapaz bobo, bobo, bobo” ironizou Curtis, que teve sua história contada por diversos jornais britânicos. Curtis Woodhouse chegou a publicar uma foto no Twitter da rua em que @ jimmyob88 supostamente moraria.” Certo, Jimbob, estou aqui. Alguém me diga o número da casa onde ele mora ou terei que bater em cada uma das portas #éhoradoshow “postou.

Fugiu Quando viu a mensagem no microblog, o ofensor percebeu que tinha cometido um grande erro e começou a pedir desculpas via Twitter. Ele disse que as postagens eram apenas "piada, sem ofensas". E completou.”Me desculpe, acabei errando a mão. Estou errado. Aceito isso”. Apesar de chegar perto da casa de @ jimmyob88, Woodhouse não conseguiu encontrá-lo. Mesmo assim, ficou satisfeito por ter colocado medo em seu desafeto. No fim das contas, brincou no microblog.” O velho Jimmy morreu de medo e fugiu porque descobrimos onde ele morava. Eu acabei de descobrir que posso bloquear pessoas. Se vocês tivessem me falado, eu poderia ter economizado gasolina”, concluiu.


GRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc) QUARTA-feiRA, 13 DE mARÇO DE 2013 fMe De São JoSÉ ABRe iNSCRiÇÕeS PARA eSCoLiNHAS Já estão abertas as inscrições para a escolinha de futsal e handebol oferecida pela fundação de esporte e Lazer de São José. As inscrições e as aulas são gratuitas. No Ginásio de Picadas do Sul é oferecida turma de futsal masculino, de oito a 15 anos, nas terças e quintas, das 9h às 12h e das 13h às 15h. Há também turma de futsal feminino, de 13 a 17 anos, as segundas e quartas, das 14h às 17h. No Ginásio de Campinas é oferecida turma de futsal masculino, de oito a 15 anos, terças e quintas, das 10h às 12h e das 13h às 16h.

esporte

E

ncerrou neste domingão de muito sol e calor, na Praia do Santinho, a segunda etapa do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador, que contou com a participação de 151 atletas brigando pela liderança do ranking 2013 da Fecasurf. As ondas não passaram de meio metro durante os dois dias de competições, contrariando as previsões, mas estavam na medida para o show de surfe dos melhores surfistas catarinenses da nova geração. Mais uma vez, o grande destaque desta segunda etapa foi o pequeno Matheus Herdy, que já tem surfe de gente grande, e acabou vencendo as categorias Infantil, e Iniciantes, repetindo o feito da primeira etapa do circuito, em São Francisco do Sul. A categoria Infantil, foi uma das finais mais disputadas desta segunda etapa, mostrando que o surfe catarinense tem um futuro promissor. Matheus, nos últimos segundos da bateria, achou uma boa direitinha, fez uma excelente apresentação e marcou a maior nota da competição, 9,23 pontos, garantindo mais uma bela vitória no circuito. Na categoria Iniciantes não foi diferente, Matheus achou as melhores ondas e surfou muito bem para garantir o lugar mais alto do pódio. Na categoria Open, o imbitubense Fábio Carvalho não deu mole para os adversários, vencendo a grande final, somando 10,67 pontos, contra 10,17 pontos de Derek Adriano de Navegantes. Completaram o pódio os atletas Ramiro Rubin de Florianópolis, na terceira colocação somando 8,43 pontos, e Gabriel Castigliola de Itapoá, na quarta colocação somando 8,16 pontos. Na categoria Junior o surfista Alcides Lopes de São Francisco do Sul não começou bem na bateria, mas no finalzinho achou duas boas ondas e confirmou o título da etapa da Praia do Santinho. Na categoria Mirim o campeão foi Yago Ramos, que virou na última onda pra cima de Gustavo Ramos, que acabou na segunda colocação. O terceiro colocado foi Ian Tavares, e o quarto colocado foi Natan Santos. A briga na categoria Máster terminou com a vitória do surfista Álvaro Bacana, e na categoria Feminina a vencedora foi Marina Resende. Sérgio Renato foi o campeão na categoria para deficientes auditivos. Os recordistas desta se-

A11

BASÍLio RUY

Matheus Herdy

SURf

Matheus Herdy dá show na Praia do Santinho

Domingo foi marcado pelo último dia de competições desta 2ª etapa do circuito catarinense Oceano de Surf Amador gunda etapa foram os surfistas Matheus Herdy com a maior nota da competição, 9,23 pontos, e Luan Wood com o maior somatório nas suas duas melhores ondas da primeira semifinal da categoria Junior. A galera do circuito também teve a oportunidade de conhecer, testar e acompanhar a produção da Prancha de Surfe Ecológica, feita de garrafas pet. A prancha foi desenvolvida pelo surfista e Shaper Jairo Lumertz, no intuito de conscientizar as pessoas para a preservação de nossos ambientes, através da sustentabilidade.

O espaço para esses projetos interessantes é uma excelente iniciativa da Fecasurf em parceira com a Oceano e o Projeto Keep the Ocean Blue. A próxima etapa do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador é nos dias 18 e 19 de maio em Laguna, no sul do estado. Mais uma vez a Fecasurf agradece o empenho e o esforço de todos nossos parceiros para garantir a realização de mais uma etapa de grande sucesso. O Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2013

é apresentado Arnette e tem o patrocínio da Oceano, Mormaii, Costão do Santinho, Spyder Surf Boards, Dalila Têxtil, o co-patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Fundesporte, Prefeitura Municipal Florianópolis, Fundação Municipal de Esportes, o apoio da Cia Wax, Doca’s Restaurante, Papa Pizza, Lambada de Frutas, a divulgação do Site Waves, Jornal Drop, Solto, e a realização é da Federação Catarinense de Surf e Associação de Surf Ingleses e Santinho.

LÍDERES DO RANKING Open

Fábio Carvalho

3458 pontos

Júnior

Luan Wood

3600 pontos

Mirim

Gustavo Ramos

3800 pontos

Iniciantes

Matheus Herdy

4000 pontos

Infanti

Matheus Herdy

4000 pontos

Feminina

Marina Resende

3458 pontos

D. Auditivos

Sérgio Renato

3620 pontos

Máster

Álvaro Bacana

3458 pontos


A12 Contra-Capa

GRANDE FLORIANÓPOLIS (sc) QUARTA-feira, 13 de mARÇO DE 2013

MONT SERRAT

Moradores são ouvidos por Cesar Comunidade teve a oportunidade de conversar com o prefeito e secretários

M

orador da comunidade do Mont Serrat há 50 anos, o aposentado Augusto Barbosa da Fonseca, 91, viveu neste sábado uma experiência inédita: pode conversar, frente a frente, com o prefeito da cidade e todos os secretários municipais. Assim como mais de 400 moradores da comunidade, Seu Augusto esteve na caixa d’água prestigiando a sétima edição do projeto Prefeitura no Bairro, que pela primeira vez visitou uma das comunidades do Maciço do Morro da Cruz, uma das regiões mais carentes da Ilha de Santa Catarina. “Moro aqui há 50 anos e nunca tinha visto uma reunião como essa”, afirmou Seu Augusto, que definiu como “muito boa” a iniciativa da gestão Cesar Souza Júnior. Além dele, pessoas conhecidas na comunidade

“O projeto Prefeitura no Bairro tem nos ajudado muito a conhecer melhor os problemas da cidade. Com o projeto ganha a prefeitura e ganha a comunidade” pelo importante trabalho social que realizam também foram conversar com o prefeito e o secretariado, como a Dona Uda Gonzaga e o padre Vilson Groh, por exemplo. Representantes do projeto Procurando Caminho, que foi agraciado com o prêmio “Melhor Ação Social de Santa Catarina em 2013”, conferido pela Central Única das Favelas, também levaram suas reivindicações. O estudante Isaías Cardo-

so, 14 anos, que há dois anos atua no programa, entregou ao prefeito uma pauta de reivindicações por mais áreas de lazer, esporte e convivência para toda a comunidade. “Esse tipo de iniciativa é muito importante porque os gestores públicos têm que vivenciar as comunidades, vendo com os próprios olhos aquilo que muitas vezes só chega no papel”, afirmou o professor Vanildo Luiz Júnior, 42, o Guga, um dos coordenadores do programa Procurando o Caminho. “O projeto Prefeitura no Bairro tem nos ajudado muito a conhecer melhor os problemas da cidade. Com o projeto ganha a prefeitura e ganha a comunidade”, firmou o prefeito Cesar Souza Júnior. No próximo sábado, dia 16, é a vez da caravana da prefeitura ouvir os moradores do Rio Vermelho.

João Cavallazzi

Projeto Prefeitura no Bairro na comunidade do Mont Serrat

Mais de R$ 7 bilhões em todas as áreas para melhorar a sua vida.

INFRAESTRUTURA

SAÚDE

SEGURANÇA

AGRICULTURA E DEFESA CIVIL

PROTEÇÃO SOCIAL

1200 KM DE ESTRADAS RECUPERADAS E REVITALIZADAS

• NOVOS HOSPITAIS • 21 POLICLÍNICAS • 980 NOVOS LEITOS

• 1600 NOVAS VIATURAS • 95 VEÍCULOS DE COMBATE A INCÊNDIO • 1000 NOVOS PONTOS DE VIDEOMONITORAMENTO • 30 NOVAS DELEGACIAS E QUARTÉIS

COMBATE À SECA E PREVENÇÃO DE ENCHENTES

ERRADICAÇÃO DA EXTREMA POBREZA E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA INCLUSÃO SOCIAL

O Governo do Estado lançou o maior pacote de obras da nossa história. O Pacto por Santa Catarina. São mais de R$ 7 bilhões que já estão sendo investidos em pontos estratégicos, em todo o Estado, em todas as áreas. É um pacto para levar desenvolvimento para todos os catarinenses. É um pacto por nós. Por você. Um Pacto por Santa Catarina.


Jornal Informe - Grande Florianópolis - Edição 198