Page 1

Informe rede de jornais

grande florianópolis

Tempo Hoje

29º 23º

sexta-feira, 2 de MARÇO DE 2012 . ANO 1 . N o 09

CONTEUDO É TUDO

SINE São José auxilia trabalhadores em busca de oportunidades PAG >> A08

Avaí e

Chapecoense empatam PAG >> A11

Figueirense

derrota o Marcílio Dias PAG >> A11

Saúde chama 60 novos concursados PAG >> A05

FLORAM participa do Projeto Aragua Verão 2012 PAG >> A06

SC Saúde: 35.476 ligações no 1º mês PAG >> A07

Valcir Gilmar de Moura, de 36 anos, foi preso na quarta-feira (29) em flagrante pela Deic

Lindomar dos Santos, 34 anos é acusado pela Deic de ser o fornecedor da droga para o tráfico em Jurerê

Deic prende fornecedor de traficante A Divisão de Repressão a Entorpecentes da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) deflagrou ontem (1º) uma operação no bairro Jurerê Internacional e em Canasvieiras, onde culminou na prisão em flagrante do homem que seria o fornecedor de cocaína do traficante Valcir Gilmar de Moura, de 36 anos, preso na quarta-feira (29), em Jurerê Internacional. Lindomar dos Santos, 34 anos, foi preso depois que a polícia passou a investigar a casa de Moura. Pág A 07


A 02

eduardo Bisoto

sextA- feirA, 2 De MArÇo De 2012

frAse DA seMAnA “Na prosperidade é muito fácil encontrar amigos, na adversidade não há nada mais difícil”. epicteto de frigia

recomeçando

Gerenciamento

E o jogo vai recomeçar no governo do estado. Com a mexida na cozinha do governo Raimundo Colombo (PSD), a saída de Ceron (PSD) para disputar a prefeitura de Lages e a ida para seu lugar do competentíssimo ex-Secretário da Comunicação Derly Massaud Anunciação, Colombo espera finalmente conseguir dar o start gerencial para um governo que em seu primeiro ano teve de se ajustar a herança recebida do ex-governador Luiz Henrique (PMDB, na foto) e dar início a própria operação política.

Limpa

Recomeçando 2

Nem bem começou e o novo Secretário de Comunicação, Ênio Branco, promoveu uma verdadeira limpa na Secretaria de Comunicação, nomeando toda uma nova equipe. Para a Diretoria de Divulgação da Secom nomeou Norberto wUngaretti Júnior, que durante anos atuou como assessor de imprensa do TRE. Para a Diretoria de Novas Mídias e Inovação nomeou o jovem e competente João Debiasi. Ernany Bayer será o Adjunto, e o jornalista Cláudio Thomas, ex-editor do Diário Catarinense, o Diretor de Imprensa.

Este ano de ajuste custou caro para o governador Colombo. Perdeu o auxiliar que mais admirava, o ex-Secretário da Fazenda, Ubiratan Rezende (na foto), enredado em conspirações palacianas e no descontentamento de políticos de todos os quadrantes do estado e de toda a poli-aliança em relação a sua política de austeridade fiscal.

Recomeçando 3

Limpa 2

Colombo viu também seu amigo Ceron não conseguir engrenar na articulação política e nem tampouco na parte gerencial do governo. E pra piorar, o pouco de obras concretas e resultados efetivos do governo veio do PMDB, na Secretaria de Infra-Estrutura, comandada por Valdir Cobalchini. Lembrando que o pesadelo maior de Colombo (na foto) é ver seu governo refém do PMDB.

A limpa não veio de graça: o governador Raimundo Colombo e mais ainda o seu entorno estavam por demais descontentes com o trabalho realizado na SECOM. E atribuíam a baixa produtividade à equipe, já que reconheciam a enorme competência do Secretário Derly Massaud Anunciação e da jornalista Claudia de Conto, que foi junto com Derly para a Casa Civil. Branco chegou e chacoalhou a casa. Resta ver se todas as mexidas vão funcionar.

Amadores

Profissionais Aí tem gente como o também oestino Celso Maldaner, irmão de Casildo e uma das raposas mais felpudas da nova safra de lideranças congressuais peemedebistas. Amicíssimo do vice-presidente Michel Temer (PMDB) e com enorme influência nos bastidores da Câmara, Celso aprendeu, provavelmente em rodas em torno do fogão ainda na infância que, se a palavra é de prata, o silêncio é de ouro. Sabem o que vai acontecer, em caso de ruptura peemedebista? Quem vai comandar é gente discreta como Maldaner e Temer. E só farão isso quando tiverem o presidente da Câmara, Eduardo Henrique Alves. Por que, aí, a vida da Presidente Dilma Rousseff (PT) vira um inferno. Sempre lembrando: até pedido de impeachment o Presidente da Câmara pode encaminhar ou arquivar.

eXPeDienTe

Colombo tem dito a não poucos interlocutores o que espera de Derly na Casa Civil: um executivo capaz de destravar a máquina do governo e dar agilidade para ela no seu dia-a-dia. Histórico e currículo Derly (na foto) tem de sobra para realizar esta tarefa. A grande questão é saber como conseguirá lidar com todas as armadilhas instaladas no Palácio, que aliás, ele conhece muitíssimo bem, além das demandas políticas de todos os aliados.

Um grupo de mais de 60 deputados federais peemedebistas, entre eles vários catarinenses, articulam um manifesto exigindo “governar o país” (leia-se: queremos cargos mais importantes e com mais dinheiro do que temos) junto com o PT, acusado de fisiológico e de querer todos os espaços importantes para si. Valdir Colatto, deputado do oeste catarinense e derrotado na interna do partido em Chapecó (queria ser candidato a prefeito, mas o Secretário Regional, Luciano Buligon acabou tendo maioria e será vice do atual prefeito, José Cláudio Caramori, do PSD) é um dos líderes.

Gerenciamento 2 Será que a atuação de Gelson Merísio (PSD) na Secretaria de Articulação Política será o suficiente para blindar Derly? Uma coisa é certa: ao não engrenar neste segundo ano, justamente um ano eleitoral, seu governo fica seriamente comprometido para buscar a reeleição em 2014

Emblemático E aí que das nomeações de ontem uma delas pode ser considerada emblemática: com o fracasso do tucano Serafim Venzon na pasta de Assistência Social, Colombo foi buscar no Secretariado de Dário Berger (PMDB) o substituto. Trouxe o dr. João José Cândido da Silva (na foto), médico que promoveu uma verdadeira revolução no setor da saúde em Florianópolis, mostrando grande capacidade gerencial.

Emblemático 2 E por quê a nomeação é emblemática? Simples. Dário já antecipou qual vai ser a linha de campanha de seu candidato, Gean Loureiro (PMDB), para polarizar a eleição com Cesar Souza Jr (PSD, na foto): comparar os governos municipal e estadual em todos os setores. Com a nomeação de João José, terá mais um argumento para provar que seu governo é melhor que o de Colombo, padrinho de Souza Jr.: afinal, o adversário teve de buscar em seu governo um quadro de ponta.

Lula quase matou Fidel No início dos anos 90, o presidente de Cuba, Fidel Castro, foi almoçar na casa de Lula, em São Bernardo do Campo (SP). D. Marisa teve de cozinhar sob a vigilância da segurança cubana. Ela compreendeu: afinal, a CIA tenta matar o homem há décadas. Mas Fidel meteu um bife rolê inteiro na boca e se engasgou com o palito. Ficou roxo, fez cara de pânico, todos ficaram apavorados, um inferno, até Lula aplicar um providencial tapa em suas costas. Um alívio. Após as despedidas, Lula comentou na porta de casa: - Quase matei o Fidel, coisa que nem a CIA conseguiu...

PÚBLICAÇÃO: Gazeta da Manhã Editora Jornalística LTDA CNPJ 15.020.627/0001-81

DireÇÃO GerAl: JOrnAlisTA resPOnsÁVel: Adriano Ribeiro Adriano Ribeiro 48 3240-9643 0002902SC

COmerCiAl: Silmara Dalmedico Ribeiro 48 3240-9643

eDiÇÃO Eduardo Bisotto 48 3240-9643

PrOJeTO GrÁfiCO: Dóda Design www.dodadiagramador.com.br

COnTATO GrÁfiCA: Rede de Jornais Informe

TirAGem 4 mil

Rua General Eurico Gaspar Dutra, nº952 Bairro Estreito CEP 88.075-100 Florianópolis-sc


são josé

sextA- feirA, 2 De MArÇo De 2012

Acelino “A melhoria do sistema municipal de saúde, além de atender o cidadão nas suas prementes necessidades, deve também proporcionar condições dignas para o desempenho dos profissionais”, resume o secretário carlos Acelino.

Saúde chama 60 novos concursados

Para aprimorar o atendimento à população, mais uma ambulância deve ser colocada em funcionamento no dia 16 de março

O

Secretário de Saúde de São José, Carlos Acelino Pereira, determinou nesta semana o chamamento de 60 novos profissionais da área, aprovados no Concurso Público da Saúde realizado pela Prefeitura em 2011. O objetivo é alavancar o setor e suprir a demanda de serviço nas unidades de saúde do município, conforme estratégia da gestão compartilhada adotada por Carlos Acelino desde que assumiu a pasta, em 30 de janeiro deste ano. Imediatamente, numa primeira etapa, 18 novos profissionais passam a integrar a Secretaria. A equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ganha 6 Técnicos de Enfermagem. Para aprimorar o atendimento à população, mais uma ambulância deve ser colocada em

funcionamento no dia 16 de março, quando será inaugurada a nova base operacional do serviço. O programa de acamados também receberá 1 Técnico de Enfermagem. Outro Técnico vai compor a Equipe de Saúde Mental juntamente com 1 Terapeuta Ocupacional. Dois novos Técnicos de Enfermagem vão integrar o quadro de servidores do Centro de Saúde Zanellato. Na Vigilância Sanitária, 5 Técnicos Administrativos estão sendo convocados. O chamamento inclui ainda 2 novos médicos: uma Pediatra para o Centro de Saúde Ipiranga e 1 Infectologista para o Centro de Vigilância em Saúde, localizado no Centro Histórico. Outros 42 servidores aprovados no Concurso devem ser convocados durante o mês de março,

de acordo com a necessidade de pessoal da rede. Os Centros de Saúde também passam por melhorias na estrutura. Na próxima semana serão instalados 10 aparelhos de ar condicionado de 36 mil BTUs nas unidades de Areias, Barreiros, Bela Vista, Ipiranga, Morar Bem, Serraria, Zanellato e no Centro de Formação Continuada, em implantação no prédio da Secretaria. As demais unidades de saúde deverão ser equipadas com climatização ainda este mês. “A melhoria do sistema municipal de saúde, além de atender o cidadão nas suas prementes necessidades, deve também proporcionar condições dignas para o desempenho dos profissionais”, resume o Secretário Carlos Acelino.

Concurso: inscrições prorrogadas até 8 de março As inscrições para o Concurso Público da Prefeitura de São José foram prorrogadas até as 16h do dia 08 de março. Há vagas para cargos de nível superior: Agente de Fiscalização Ambiental, Agente de Fiscalização Edilícia, Agente de Fiscalização Sanitária e Agente de Fiscalização Tributária, e cargos exigindo Ensino Médio Completo: Agente de Fiscalização de Consumo (Procon) e Agente de Fiscalização em Posturas. As inscrições serão feitas exDiVUlGAÇão

sanderson de jesus, secretário de segurança, Defesa social e trânsito

clusivamente pela internet no site: www.mmeducar.com.br. A taxa é de R$ 110,00 para cargos de nível superior e R$80,00 para cargos de nível médio. O Edital nº001/2012 - que contempla requisitos para investidura, vagas, carga horária semanal e vencimento está disponível nos sites: www.mmeducar.com.br ewww.pmsj.sc.gov.br. O Concurso está sendo executado pela MMEducar Consultoria e Treinamento Ltda com apoio da Prefeitura de São José.

São José terá evento de MMA Doze sensacionais lutas prometem agitar o Centro Multiuso de São José nesta sexta-feira (02) durante o GP Insano Empalux. Os portões abrem às 18h e as lutas começam às 20h. Os ingressos para o evento estão à venda no site: www.blueticket.com.br

por R$ 56,00 para área vip (1º lote) e R$ 34,00 (1º lote) para arquibancada. Com apoio da Prefeitura de São José, por meio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer, o GP Insano Empalux é organizado pelo lutador Thiago Tavares. DiVUlGAÇão

organizador do evento, o lutador thiago tavares.

SERVIÇO GP Insano Empalux local: Centro Multiuso de São José Sexta-feira (02/03). Portões abrem às 18h. Lutas começam às 20h.

Nil Rocha vs Luciano Oliveira Marcio Junior vs Morris "Hulk" Marcelo Piazza vs Julio Cascaes Rangel Pires vs Thiago Bel

Card Completo: (sujeito a modificações)

Disputa do cinturão acima de 93kg Phellipe Mira vs James Junior

GP até 80kg Santiago Ponzinibbio vs Renato Pezinho vs Sebastião Junior Rafael Rocha vs Fernando Giacomechi Josenildo Mazinho vs Buiu Santos

final do Gp até 80kg Vencedor luta 1 vs vencedor luta 2 Disputa do cinturão até 66kg Nazareno Malegarie vs Jonas Lis

Exposição homenageia mulheres no Museu Histórico

Fiscalização demole construção em área verde

Nesta semana o Departamento de Fiscalização de Área Verde derrubou uma construção de madeira de aproximadamente 15m², nas margens do Rio Araújo, perto do prédio da Prefeitura de São José. A decisão pela demolição partiu de uma manifestação do Ministério Público, que solicitou a apuração da situação. Foram apuradas então irregularidades na construção da moradia. Além disso, conforme informou uma comissão de proprietários de escritórios do Edifício Terra Firme, um grupo de

A 05

pessoas instalou o barraco às margens do Rio Araújo, sem nenhuma condição higiênico-sanitária e também faziam uso de entorpecentes no local. As madeiras que sobraram da demolição foram recolhidas e destinadas adequadamente. Denúncias de ocupações irregulares em áreas verdes devem ser denunciadas à Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito, no setor de Fiscalização de Área Verde no telefone (48) 3259 6160, que atende das 13h às 19h ou no plantão (48) 8834 2274.

A partir desta sexta-feira (02/03), das 8h às 18h30min, os amantes da arte poderão encantar-se com os quadros elaborados pela artista plástica Elizabeth Maria, no Museu Histórico de São José. A sensibilidade e a delicadeza feminina marcam pela 7ª vez a exposição “Mulheres”. Para receber os visitantes, a Prefeitura de São José, por intermédio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo e do Museu Histórico Municipal, promoverá um evento de lançamento da exposição nesta quinta-feira (01º/03), das 19h às 21h, no Museu Histórico, situado na Rua Gaspar Neves, nº 3175, no Centro Histórico de São José. Além da exposição, será ministrada uma palestra, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, pela ginecologista da Rede de Saúde do município, Dra. Deise Carvalho Dias, que abordará a questão do corpo, da

estética e da valorização (cuidados e prevenção) da mulher. A artista plástica Elizabeth Maria de Paula Almeida, que usa a técnica de óleo sobre tela, é natural de Florianópolis e atualmente reside em São José. Tanto para visitação, quanto na abertura da exposição a entrada é franca. A exposição segue até 14 de março, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h30min. Mais informações: (48) 3247-0059

EXPOSIÇÃO Gratuito Abertura: quinta-feira (01º/03), das 19h às 21h Visitação: 02 a 14 de março De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h30min local: Museu Histórico Municipal de São José – SC Rua Gaspar Neves, 3175 – Centro Histórico de São José


A 06

floripa

sextA- feirA, 2 De MArÇo De 2012

PrOJeTOflOrAm, A dupla de manés do projeto chico e Benta agradaram as pessoas que estavam na praia. este é um projeto de conscientização ambiental que aborda os temas: resíduos sólidos, restinga, meio ambiente cultural e fauna marinha. o objetivo é conscientizar os nativos e turistas do município da necessidade de preservação dos ecossistemas.

florAM participa do Projeto Aragua Verão 2012 DiVUlGAÇão

Entre as atividades da Fundação, estava o Projeto Chico e Benta e dicas de consciência ambiental

A

pesar do tempo de nuvens e chuva rápida, foi realizado neste sábado (25) o Projeto Aragua Verão 2012. Com a participação da FLORAM através da apresentação do museu do lixo e dicas de sustentabilidade, reciclagem e consciência ecológica em suas barracas na areia da praia. “A Floram expôs seu material de conscientização com banners, objetos recicláveis, papietagem, e o diálogo

com as pessoas objetivando a consciência ambiental" comenta a Educadora Ambiental Neuza Rodrigues. A dupla de manés, do projeto Chico e Benta, também agradaram as pessoas que estavam na praia. Este é um projeto de conscientização ambiental que aborda os temas: resíduos sólidos, restinga, meio ambiente cultural e fauna marinha. O objetivo é conscientizar os nativos e DiVUlGAÇão

tonello com os vereadores do município do Planalto norte

turistas do município da necessidade de preservação dos ecossistemas. No fim da tarde, as pessoas reuniram-se para limpeza de toda extensão da Praia Mole. Após a coleta, os resíduos foram separados. Ao final da ação foram coletados 66kgs de resíduos, com o volume de 350 litros de recicláveis, 80 litros de rejeitos e 30 litros de orgânico. O micro lixo representou 34% do peso total.

o objetivo do projeto é conscientizar os nativos e turistas do município da necessidade de preservação dos ecossistemas

tonello recebe vereadores de Mafra A Câmara de Vereadores de Florianópolis, através de seu Presidente, Vereador Jaime Tonello, e o procurador geral, Antônio Chraim receberam a visita nessa quinta-feira (01), os vereadores Roberto Agenor Scholze (PT), Clécio Witt (PSD), Fernando Rodrigues (PMDB), e o procurador jurídico Luiz Fernando Flores Filho do município de Mafra, interior do estado.

O objetivo do encontro foi firmar uma troca de experiências, tanto administrativas como jurídicas. Mafra é um município do planalto norte do estado de Santa Catarina e fica a 310 km da capital Florianópolis, e a 105 km de Curitiba, capital do estado do Paraná. Sua população, segundo censo feito pelo IBGE em 2010, era de 52.912

habitantes. Suas principais atividades econômicas são a agropecuária e indústria, além de ser um importante entroncamento rodoferroviário na região. Mafra é considerada cidade pólo do planalto norte de Santa Catarina. Classificada pelo Atlas de Regiões de Influência das Cidades 2007, publicado em 2009 pelo IBGE, como um centro sub-regional B. DiVUlGAÇão

Sessão de Cinema em homenagem ao Dia da Mulher Pagu, Leila Diniz e Maria Gladys: três musas que, para além do talento, assumiram atitudes controversas que escandalizaram a sociedade conservadora de suas épocas. Nos três filmes que integram este programa está ausente a estrutura narrativa e burocrática que se espera de biografias. As vidas dessas mulheres são narradas

da forma como imaginamos suas personalidades – com inquietude, desafio, ambição e inconformismo. Todas elas assumiram posicionamentos políticos e sociais muito claros, geralmente contra os preconceitos de uma sociedade machista, autoritária e violenta. Dois dos curtas-metragens homenageiam mulheres de um

SESSÃO Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, Cine ACELT fará exibição especial sessÃO: DiA inTernACiOfilmes da sessão: nAl DA mulHer Eh Pagu, eh! Onde: Biblioteca Municipal ProIvo Branco,1982 fessor Barreiros Filho (Rua João Leila para sempre Diniz Evangelista da Costa, 1.160 Mariza Leão e Sérgio Rezende, Coloninha - Telefone 3271 7914) quando: dia 07 de março de 1976 2012 - Quarta Feira Vida Horário: às 19h Paula Gaitán,, 2008 Classificação: 14 ANOS

passado recente que convém não ser esquecido: Eh Pagu, Eh!, de Ivo Branco, e Leila para sempre Diniz, de Mariza Leão e Sérgio Rezende. O belo média-metragem Vida, de Paula Gaitán, faz uma homenagem em vida a Maria Gladys que, com a participação da própria atriz, constrói uma biografia intima e repleta de confissões poéticas.

reunião esclareceu dúvidas sobre o plano

Plano de Habitação é discutido no Sul da Ilha O encontro foi realizado no Centro Comunitário Fazenda do Rio Tavares e contou com a presença de moradores, lideranças comunitárias e autoridades. Na audiência Pública foi apresentado o trabalho que foi realizado para a elaboração do Plano Municipal de Habitação de Saneamento Ambiental (SMHSA). O documento é de fundamental importância para o Município pois vai definir as ações na área habitacional para os próximos 15 anos.

Segundo o Secretário da SMHSA, Nelson Bittencourt, O Plano é um dos quesitos cobrados pelo Governo Federal para o repasse de recursos pra projetos habitacionais. Ele também destacou a importância do Plano para a região que está crescendo dia a dia. “Nestas Audiências vamos ouvir as comunidades para poder traçar metas que realmente sejam do interesse comum”, Destacou Nelsinho.


sextA- feirA, 2 De MArÇo De 2012

CelsO rAmOs Uma auditoria do tribunal de contas de santa catarina está investigando o cumprimento da jornada de trabalho de profissionais da saúde que prestam serviço no Hospital celso ramos, em florianópolis. Previsto na Programação de fiscalização 2011 do tce/sc, o trabalho tem o objetivo de verificar os controles existentes e o efetivo expediente prestado, além de identificar as causas de possíveis problemas no atendimento.

SC Saúde: 35.476 ligações no 1º mês Algumas cidades ainda apresentam insuficiência de rede, entre elas, Blumenau, Criciúma, Itajaí, Joaçaba, Joinville e Rio do Sul O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração, divulgou, nesta quinta (1°/3), os números de atendimentos a segurados e contratos assinados pelos prestadores de serviço do SC Saúde, durante os primeiros 30 dias da gestão própria do plano de saúde do servidor. No total, foram 3.024 prestadores de serviços com contratos assinados: 1.770 médicos, 458 clínicas médicas e de fisioterapia, 384 laboratórios, 114 hospitais e 84 clínicas de imagem. A central de relacionamentos do SC Saúde registrou 35.476 ligações, sendo 27.738 chamadas de segurados do plano e 7.732 chamadas de

prestadores de serviço. Os Centros de Atenção ao Segurado (CAS) atenderam a 15.530 servidores e dependentes. As cidades com maior número de atendimentos nos CAS foram: Florianópolis (6.841), Joinville (1.511) e Lages (1.499). Os segurados têm procurado os CAS para receber as carteirinhas, obter informações sobre o Guia Médico e tirar dúvidas sobre o plano. Algumas cidades apresentaram insuficiência de rede, entre elas, Blumenau, Criciúma, Itajaí, Joaçaba, Joinville e Rio do Sul. No dia 17 de fevereiro, o Governo do Estado reabriu o edital de chamamento público

para o cadastro de médicos em todas as especialidades e regiões. O credenciamento do profissional ou estabelecimento ao SC Saúde será embasado na cláusula de insuficiência de rede, através da portaria do Ministério da Saúde, Organização Panamericana de Saúde e Organização Mundial da Saúde, que consiste em mapear as regiões do Estado onde não houve cadastro suficiente de médicos em determinada especialidade. O secretário Milton Martini (PMDB) ressaltou que apesar de algumas cidades apresentarem insuficiência em determinadas especialidades médicas, o SC Saúde teve um

tce fiscaliza jornada de trabalho no celso ramos

Hospital governador celso ramos

a realização de diligências. Após a conclusão do levantamento e da análise das informações, a DAE irá elaborar um relatório técnico, que será encaminhado ao Ministério

DiVUlGAÇão

“É importante destacar que todas as urgências e emergências foram atendidas”, afirma o secretário Milton Martini (PMDB)

balanço positivo, no primeiro mês da gestão própria. “É importante destacar que todas as urgências e emergências foram atendidas durante a fase de transição da Unimed para a gestão própria”, afirmou Martini. Medicina preventiva – Os usuários atendidos nos Centros de Atenção ao Segurado apontaram o Programa de Medicina Preventiva como um dos pontos positivos do SC Saúde. O programa Segurado com Saúde é oferecido aos segurados com doenças crônicas ou que tenham interesse em cuidar de sua saúde por meio de telemonitoramento e grupos educativos. O programa, que funciona desde

o dia 2 de janeiro, possui 2.049 pacientes em telemonitoramento e 115 receberam visita domiciliar. O programa de Medicina Preventiva conta com seis grupos educativos: controle de diabetes mellitus, controle de hipertensão arterial, controle do tabagismo, grupo de gestantes, grupo de reeducação alimentar, grupo de promoção à prática de atividades físicas. E também com telemonitoramento que consiste em contato telefônico periódico realizado por profissional de saúde, com objetivo de orientar o segurado na identificação de fatores de risco e possíveis doenças crônicas.

Educação Especial reúne familiares DiVUlGAÇão

Uma auditoria do Tribunal de Contas de Santa Catarina está investigando o cumprimento da jornada de trabalho de profissionais da saúde que prestam serviço no Hospital Celso Ramos, em Florianópolis. Previsto na Programação de Fiscalização 2011 do TCE/SC, o trabalho da Diretoria de Atividades Especiais (DAE) objetiva verificar os controles existentes e o efetivo expediente prestado, além de identificar as causas de possíveis problemas no atendimento. Iniciada em abril do ano passado, a fiscalização está na fase da apuração pela área técnica do TCE/ SC. Diante das constatações, foi solicitado apoio ao Ministério Público do Estado (MPSC). Nesta quarta-feira (29/2), uma força-tarefa composta pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) — integrado pelo MPSC, pela Secretaria de Estadual da Fazenda e pelas Polícias Militar e Civil — em parceria com o Instituto Geral de Perícias e o próprio Tribunal, está cumprindo 17 mandados judiciais de busca e apreensão, resultado dos trabalhos da “Operação Hipócrates”. No Tribunal de Contas, o processo está em fase de instrução, com

Geral

A 07

Público junto ao TCE/SC — para elaboração de parecer — e ao relator, responsável por elaborar proposta de voto a ser submetida ao Tribunal Pleno.

Familiares de usuários da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) participaram nesta quarta-feira (29) de uma reunião – realizada em dois momentos, um pela manhã e outra à tarde – com profissionais de educação especial ligados ao Centro de Reabilitação “Ana Maria Philipp” (Cener). Realizado na própria FCEE, o encontro contou com a participação de membros de 37 famílias, e teve como principal objetivo, além da recepção de "boas vindas", a apresentação da nova estrutura física e a dinâmica de funcionamento do Centro de Reabilitação. Conforme o esperado, “a reunião foi proveitosa porque os pais foram participativos e os profissionais tiveram a oportunidade de darem os seus recados. Repassamos o nosso termo de compromisso [deveres e direitos] discutindo cada ponto”, disse a coordenadora do Cener, Jussara dos Santos. Na ocasião, “os pais expuseram preocupações, realizaram sugestões e pleitearam por melhorias no atendimento como a presença de um médico no Centro e recursos para as terapias”, acrescentou ela ao pontuar a importância de conversar pessoalmente com pais ou responsáveis pelos usuários.

Em plena função, o Cener é responsável pelo registro semanal de 600 atendimentos, realizados de terça-feira a sexta-feira – às segundas-feiras, o expediente é direcionado a estudos de casos, reuniões técnicas e assessorias em escolas; responde pela reabilitação de pessoas com deficiência intelectual ou transtorno global do desenvolvimento associados à deficiência neuromotora e/ou transtornos da linguagem, podendo ainda ter alguma deficiência sensorial associada e de crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Centro de Reabilitação também tem como propósito possibilitar o desenvolvimento de habilidades funcionais, de mobilidade, de coordenação motora geral e da fala, ampliando a participação da pessoa com deficiência na sociedade; e desenvolver trabalhos multidisciplinares e interdisciplinares, visando abordar a pessoa com deficiência de forma global. Suas ações estão voltadas para a promoção de estudos, pesquisas, confecção de recursos de tecnologia assistiva, orientações aos responsáveis pelos usuários e capacitação de recursos humanos, seja em nível nuclear (ambiente interno) ou extensivo (ambiente externo).


A 08

sexta- FEIRA, 2 de MARÇO DE 2012

Geral

SINE SJ auxilia trabalhadores em busca de oportunidades No Posto do SINE em SJ, são atendidas aproximadamente 65 pessoas por dia. A procura maior é por vagas de frentista, vigilante, auxiliar de serviços gerais, doméstica e recepcionista Darilson Barbosa Repórter

V

ocê está procurando emprego e não encontra uma vaga adequada ao seu perfil? Fazer um cadastro no Sistema Nacional de Empregos, o SINE, pode ser o caminho para o sucesso. Atualmente Santa Catarina conta com 97 postos de atendimento. Os postos do SINE no Estado visam por meio de várias ações, facilitar a inserção ou a reinserção dos usuários no mercado de trabalho, principalmente a parcela da população mais vulnerável. Entre os principais serviços prestados pelas unidades estão a intermediação entre empresa e trabalhador e processamento do Seguro-Desemprego. No Posto do SINE em São José, são atendidas aproximadamente 65 pessoas por dia. A procura maior é por vagas de frentista, vigilante, au-

xiliar de serviços gerais, doméstica e recepcionista. “Durante a temporada de verão existe uma oferta e procura maior de vagas no setor de Hotelaria e Restaurante, que geralmente são temporárias, com um crescimento de 20% na procura e oferta de vagas”, comenta Claudiomar Elias de Souza, um dos responsáveis pela unidade de São José. O candidato interessado em uma vaga pode fazer o cadastro no sistema indo pessoalmente ao Posto do SINE em São José, na Avenida Presidente Nereu Ramos, s/n, ao lado do nº 851, no bairro Campinas. Basta comparecer com a Carteira de Trabalho, RG e CPF, no período da tarde. O horário de atendimento é das 13h às 18h. Além de vagas de emprego, o Posto auxilia o trabalhador em outros assuntos relativos ao mercado de trabalho e também na resolução de questões sobre o seguro desemprego.

Darilson Barbosa/Informe

Interessados em uma vaga podem fazer o cadastro no sistema indo ao Posto do SINE em São José, na Avenida Presidente Nereu Ramos, s/n, ao lado do nº 851, no bairro Campinas

Novo Sistema

Cursos de Aperfeiçoamento

Em outubro de 2011, visando melhorar o atendimento o SINE implantou um sistema de cadastro nacional. Para quem está atrás de uma vaga, basta acessar o portal “MTE Mais Emprego” por meio do endereço http://maisemprego.mte. gov.br, clicando no menu “Vagas de Emprego” e depois no link “Deseja cadastrar Trabalhador?”. Para efetivar o cadastro o candidato precisa ter em mãos PIS/PASEP/NIS/NIT, CPF, RG, CTPS e e-mail. “Antigamente o SINE era regionalizado. Com o novo sistema, passamos a atuar de forma integrada, a nível nacional. Por exemplo, se a pessoa muda de estado, basta fazer apenas a alteração de endereço, não é necessário fazer um cadastro novo”, comenta Jousoni Brasil, outro responsável pelo Posto em São José/SC.

Em determinadas épocas do ano O Posto do SINE em São José oferece cursos de qualificação profissional, como de computação, garçon e vigilante. “De tempos em tempos é realizado um fórum nas Associações de Bairro dos municípios para saber quais são as profissões mais requisitadas pela população da região. Por meio do resultado desse fórum buscamos oferecer os cursos para atender as demandas da região”, explica Claudiomar. “Atualmente o pessoal está procurando o Posto mais para encaminhar o seguro-desemprego e não tanto para se candidatar a uma vaga. No momento não estamos oferecendo nenhum curso”, ressalta. Em determinadas épocas do ano O Posto do SINE em São José oferece cursos de qualificação profissional, como de computação, garçon e vigilante

História

O SINE foi instituído pelo Decreto n.º 76.403, de 8 de outubro

de 1975 e tem como Coordenador e Supervisor o Ministério do Trabalho, por intermédio da Secretaria de Políticas de Emprego e Salário. Sua criação fundamenta-se na Convenção n.º 88 da Organização Internacional do Trabalho - OIT, que trata da organização do Serviço Público de Emprego, ratificada pelo Brasil. A partir da criação do Programa do Seguro-Desemprego, passou-se a entender por Sistema Nacional de Emprego - SINE a rede de atendimento em que as ações desse Programa são executadas, geralmente de forma integrada, excetuando-se a ação de pagamento do benefício do seguro-desemprego, operacionalizada pela Caixa Econômica Federal – CEF. Além da oferta de cursos de especialização para população de baixa renda.

Conselho Municipal de Saúde de São José elege novos conselheiros O Conselho Municipal de Saúde da Prefeitura de São José realizou na tarde de quarta-feira (29) na sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Domingos Pedro Hermes, bairro Barreiros a eleição dos novos membros do Conselho para o biênio 2012/2014.

Ao todo foram eleitos 32 novos integrantes. O anúncio oficial do resultado das eleições acontecerá na 8ª Conferência Municipal da Saúde que acontece nos dias 8 e 9 de julho.

O que é o Conselho?

O Conselho Municipal de Saú-

de é composto por 16 membros titulares e 16 membros suplentes, dos quais 8 titulares e 8 suplentes são representantes dos Usuários; 4 titulares e 4 suplentes de representantes dos profissionais da saúde; 2 titulares e 2 suplentes representantes dos prestadores de serviços

privado e público; 2 titulares e 2 suplentes representantes do Governo Municipal.

Como ele funciona?

O Conselho é um órgão permanente e deliberativo formado por representantes do Governo,

dos prestadores de serviço, profissionais de saúde e também pelos usuários. Atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros e na criação de campanhas de prevenção de doenças.


Esporte

sexta- FEIRA, 2 de MARÇO DE 2012

Flamengo:

O Flamengo estreou com empate diante do Boavista, de Saquarema, na Taça Rio

A 11

Catarinense

Avaí e Chapecoense empatam em 1 a 1 Divulgação

Intervalo da partida em Florianópolis teve forte temporal Avaí e Chapecoense empataram sem gols na noite desta quarta-feira pela primeira rodada do returno do Campeonato Catarinense.Avaí e Chapecoense começaram o jogo se estudando. A partir dos 10 minutos, o Leão passou a controlar a posse da bola e os lances de perigo. A demora nas reposições por parte do goleiro Nivaldo também demonstrava a opção de jogo do time do Oeste: segurar o empate.As primeiras oportunidades de gol do começaram a aparecer para o Avaí a partir dos 13 minutos. Após boa troca de passes entre Cleber Santana e Capixaba, o atacante concluiu o lance com perigo.Aos 18, outra vez Cleber

Santana estava envolvido em jogada perigosa, desta vez em tabela com Patric e finalizada pelo meia. Três minutos depois, Cleber Santana cabeceou com perigo para fora. Aos 22 minutos, Patric aproveitou rebote da zaga e chutou com perigo, passando perto do gol de Nivaldo.A Chapecoense levou 25 minutos para produzir a sua primeira jogada de ataque. O tempo passava e o árbitro permitia a demora do time de Chapecó para repor as jogadas.Aos 33 minutos, o Avaí voltou a criar boa opção de gol, em cobrança de falta de Cleber Santana. A bola passou perto do travessão.Mas aos 34 e 43, o goleiro Nivaldo fez duas defesas difíceis. Na primeira, ele defendeu chute forte de Cleber Santana e na segunda uma cabeceada de Neilson.

TEMPORAL

O tempo mudou completamente no intervalo. Um temporal de cerca de 20 minutos com ventos e chuvas fortes alterou o ambiente. A direção do clube abriu os portões para que

os torcedores que estavam na área descoberta pudessem se abrigar da chuva.A chuva mexeu com o ânimo da torcida, que passou a apoiar ainda mais os jogadores do Avaí em busca do gol.O jogo do toque de bola avaiano no primeiro tempo abria espaço para outro tipo de esquema na etapa complementar: a luta pela bola em cada lance. A bola parava muito no campo molhado, dificultando as jogadas.Em função disso, o primeiro lance de perigo do Avaí só aconteceu aos 20 minutos, em bola finalizada para fora pela meia Diogo Orlando.O técnico Mauro Ovelha fez três alterações no time. Na primeira, trocou irão por Cleverson. Depois, tirou Capixaba e colocou Nunes. E mais tarde Gilmar entrou no lugar de Neilson.As mudanças deixaram o time mais ofensivo e o Avaí passou a criar mais chances de gol. Mas sempre esbarravam na defesa adversária. O árbitro Célio Amorim deu quatro minutos de acréscimo, mas o tempo não foi suficiente para o Avaí marcar o gol.

Figueirense derrota o Marcílio Dias por 4 a 0 Campeão do primeiro turno, o Figueirense começou muito bem o returno do Campeonato Catarinense e derrotou na noite desta quarta-feira (29), o Marcílio Dias por 4 a 0.Com algumas caras novas em campo, o time comandado pelo técnico Branco mostrou objetividade e logo abriu o placar aos 4 minutos. Depois de uma bela jogada que começou com o volante Ygor, Guilherme cruzou na medida para Botti, que fez a estreia como titular, completar para o gol. O Furacão dominou todo o primeiro tempo, e já no final chegou ao segundo gol, depois de outra boa jogada, que Aloísio tocou para meio da área e o zagueiro do Marcílio Dias marcou contra.No segundo tempo o time alvinegro mais uma vez mostrou pressa em resolver logo o jogo, aos 2 minutos Aloísio sofreu pênalti e na cobrança não desperdiçou, marcando seu sétimo gol do campeonato e o terceiro do Figueirense no jogo. O lateral esquerdo Guilherme em jogada individual completou a goleada, 4 a 0. Outra grande surpresa para a torcida alvinegra foi a entrada do meia Fernandes na metade do segundo tempo.

Divulgação

Figueirense goleia o Marcílio Dias Crédito Carlos Amorim

Com a bola rolando o jogador mostrou a categoria de sempre a ajudou o time a administrar o resultado. “ Estava com muita saudade de jogar, e fico feliz de ter contribuído com mais essa bela vitória”, declarou Fernandes.Um ótimo resultado para o início do returno, que foi comemorado por todos os jogadores. O zagueiro Sandro destacou a qualidade do grupo. “ O Branco confia muito no nosso trabalho. Todos os jogadores que tiveram oportunidade hoje entraram muito bem. O nosso time tem muita qualidade e mais uma vez demonstrou muita garra”, disse o zagueiro.Ontem

os jogadores voltaram aos treinos àno CFT do Cambirela. No sábado (03) o Furacão enfrenta o Atlético de Ibirama, às 18h30min, no Estádio Orlando Scarpelli. O Figueirense apresentou nesta semana o novo coordenador das categorias de base clube. O profissional será Cleber Giglio que assume o departamento com o objetivo de dar continuidade ao bom trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos quando o alvinegro conquistou excelentes resultados, além de revelar inúmeros jogadores que defenderam a sua equipe principal.

Avaí não conseguiu superar a Chapecoense Crédito Frederico Tadeu

Cleber Giglio é o novo coordenador da base do Figueirense Natural de São Paulo, Cleber Giglio assume a importante função no comando do departamento de base do Furacão ciente da responsabilidade no trabalho de formação de atletas. Com uma experiência de 12 anos no futebol, Cleber afirma que as expectativas para o trabalho nesta temporada são as melhores possíveis. “Esperamos continuar com o bom trabalho que já é realizado aqui na base do Figueirense e procurar melhorar em algumas áreas que acharmos necessários no decorrer das atividades. Oferecendo as melhores condições para os atletas, as chances de revelarmos ainda mais jogadores e conquistarmos bons resultados são maiores” afirma Giglio.A responsabilidade no trabalho de formação de atletas e seres humanos também será um ponto importante a ser trabalhado com os jovens jogadores. “O sonho de todos os meninos é se tornar jogador de fu-

tebol profissional, porém sabemos que nem todos conseguem chegar a este patamar. Com isso, daremos também muita atenção as atividades dentro e fora de campo para que se tornem além de atletas um ser humano qualificado e pronto para atuar em outras áreas” revela o novo coordenador da base alvinegra.Com a qualidade de todas as equipes que compõem as categorias de base do alvinegro, Cléber acredita que a participação em grandes torneios, será fundamental para avaliar os jogadores no processo de formação de atletas. “Esperamos estar com o Figueirense nas principais competições da base que acontecerão nesta temporada. Com a nossa participação nestes torneios poderemos avaliar ainda mais os jogadores e continuar com o nosso objetivo que é revelar jogadores para a equipe principal do Figueirense”. finaliza Cleber Giglio.


sextA- feirA, 2 De MArÇo De 2012

A 12 segurança

LOTERIA LOTOFÁCIL

concurso 718

segundas, quintas

02

07

08

09

10

11

13

15

16

18

19

22

23

24

25

PreMiAÇão

GAnHADores

15 acertos 14 acertos 13 acertos 12 acertos 11 acertos

2 493 20.869 250.657 1.300.818

QUINA

$

691.216,89 1.232,58 12,50 5,00 2,50

concurso 2834

segunda,terça, quarta,quinta,sexta e sábado

06

27

30

49

PreMiAÇão

GAnHADores

quina quadra terno

0 68 4.794

58 $

0,00 4.981,56 100,94

MEGA-SENA

concurso 1366

quarta e sábado

12

27

37

44

54

PreMiAÇão

GAnHADores

senA qUinA qUADrA

1 124 7.974

59 $

22.902.720,55 19.590,46 435,20

LOTOMANIA

concurso 1222

quarta e sábado

01

06

18

26

28

31

32

37

39

45

50

53

56

57

62

68

69

78

82

96

PreMiAÇão

GAnHADores

20 acertos 19 acertos 18 acertos 17 acertos 16 acertos 0 acertos

0 11 216 1.761 10.156 1

FEDERAL

$

0,00 38.289,96 1.949,95 170,84 29,62 210.594,77

concurso 04635

quarta e sábado PreMiAÇão

BilHete

1º 2º 3º 4º 5º

17.316 21.924 02.634 42.370 34.915

DUPLA SENA

$

600.000,00 12.000,00 9.000,00 7.410,00 6.000,00

concurso 1050

terça e sexta PRIMEIRO SORTEIO

01

06

15

30

32

PreMiAÇão

GAnHADores

sena quina quadra

0 35 1955

46 $

0,00 3.893,59 66,38

SEGUNDO SORTEIO

01

20

36

42

43

PreMiAÇão

GAnHADores

sena quina quadra

0 36 1739

TIMEMANIA

47 $

0,00 3.785,44 74,63

concurso 292

quarta e sábado

06 23 59 71 58 57 11 TIME DO CORAÇÃO PAYsAnDU/PA PreMiAÇão

GAnHADores

7 acertos 6 acertos 5 acertos 4 acertos 3 acertos

0 5 191 2899 28491

t. Do corAÇão

GAnHADores

internacional 6.438

$

0,00 18.183,12 679,99 6,00 2,00 $

5,00

Deic prende fornecedor de traficante

DiVUlGAÇão

Lindomar dos Santos, 34 anos, foi preso depois que a polícia passou a investigar a casa de Valcir Gilmar de Moura

A

Divisão de Repressão a Entorpecentes da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) deflagrou ontem (1º) uma operação no bairro Jurerê Internacional e em Canasvieiras, onde culminou na prisão em flagrante do homem que seria o fornecedor de cocaína do traficante Valcir Gilmar de Moura, de 36 anos, preso na quarta-feira (29), em Jurerê Internacional. Lindomar dos Santos, 34 anos, foi preso depois que a polícia passou a investigar a casa de Moura. De acordo com a Deic, a prisão dos acusados ocorreu em decorrência da denúncia que apontava a casa de Moura, na Rua Professor Manoel do Lago, bairro Jurerê, como sendo um ponto de tráfico. No local Moura foi detido com buchas de cocaína e R$ 1.104,00 em dinheiro.

Durante as buscas os policiais observaram uma mensagem no celular de Moura indicando que o mesmo receberia mais drogas ainda no decorrer da tarde de quarta-feira. Com isso os agentes da Deic permaneceram de campana no local aguardando a chegada do fornecedor da droga, já identificado como sendo Lindomar Dos Santos. O suspeito foi abordado no momento que chegava à casa de Moura. Ainda, segundo a polícia, Santos tentou se desfazer da droga que entregaria para o comparsa, jogando para cima. Ele tentou resistir a abordagem policia. Com ele os policiais encontraram um pacote com 50 gramas de cocaína e também R$ 2.035,00 em dinheiro, que seria oriundo da venda do entorpecente.

lindomar dos santos, 34 anos é acusado pela Deic de ser o fornecedor da droga para o tráfico em jurerê

Prisão do traficante A Deic de Florianópolis prendeu na manhã de quarta-feira (29), um homem acusado de ser um dos principais traficantes no Norte da Ilha. Valcir Gilmar de Moura, 36 anos, estava atuando em Jurerê Internacional e tinha um grande esquema no tráfico

de cocaína. Segundo informações da Deic da Polícia Civil, após cerca de duas semanas investigando, os policiais lograram êxito na prisão do suspeito no momento em que ele iria fazer uma entrega de 80 gramas de cocaína, no valor de R$ 5 mil.

Ainda, de acordo com informações da investigação, Moura realizava a venda da droga através de tele-entrega, sendo que o entorpecente apresentava qualidade acima do comum e fazia com que os usuários clientes fixassem a compra com o suspeito.

Além de entregar na residência dos clientes, Moura é suspeito de vender a droga também em casas noturnas. Os policiais encontraram 100 gramas de cocaína, quatro celulares, uma balança de precisão e mais de R$ 1 mil em dinheiro.

Mais um caixa eletrônico explodido na Grande Florianópolis A Polícia ainda procurava até a noite de ontem (1°) uma quadrilha que explodiu o caixa eletrônico do Banco do Brasil, no Centro de Antonio Carlos, na Grande Florianópolis. O crime aconteceu por volta da 1h50, onde cerca de oito homens com armamentos pesados chegaram a agência bancária em dois veículos, um deles identificados como sendo uma caminhonete Hilux. Segun-

do testemunhas, a ação teria durado pouco menos de dez minutos. A Polícia Militar (PM) revelou que apesar de moradores próximos ao local do ataque terem afirmado que os assaltantes estavam em oito, as câmeras de vigilância do interior do banco mostravam que apenas três entraram no local. Todos estavam encapuzados e utilizando lanternas. No interior da agência, haviam

ainda outros três caixas eletrônicos, mas os criminosos optaram pelo que apenas emitia folhas de cheques e recebia depósitos. Informações preliminares dão conta de que nenhuma quantia em dinheiro foi levada, mas há chances de que algum cliente tivesse realizado depósito na máquina. Ontem, a polícia acreditava que pudessem existir bananas de dinamites

no terminal e por isso o Instituto Geral de Perícias (IGP) foi acionado e passou parte do dia realizando procedimentos investigatórios. Apesar do empenho das polícias Militar e Civil, além do Bope, até o fim da tarde de ontem não havia sido divulgado a prisão de nenhum dos envolvidos. Este é a 53ª explosão a caixas eletrônicos em Santa Catarina.

Chuva forte e rajadas de vento destelham casas em São José São José passou por maus bocados durante a noite de quarta-feira (29). Foram menos de uma hora de chuva forte e rajadas de vento, mas suficiente para causar grandes estragos. A Defesa Civil afirmou que recebeu pelo menos 30 chamados de emergência, porém alertou que mais de 100 casas podem ter sido destelhadas. A região mais atingida foram

do bairro Forquilhinhas e Forquilhas, onde ocorreu inclusive quedas de postes e várias placas. O estrago também atingiu a Capital, onde a ocorrência mais grave foi registrada no bairro Monte Cristo. Três casas foram destelhadas e duas pessoas tiveram ferimentos leves, tendo que serem conduzidas para o hospital. As vítimas estavam no interior

de uma das casas atingidas e que foi interditada pelos bombeiros. De acordo com a Defesa Civil, todas as casas, de São José e de Florianópolis, que foram danificadas receberam cobertura de lona. A Defesa Civil informou ainda que os bairros Vila Aparecida e José Mendes registraram pelo menos 20 destelhamentos. Em nenhum dos ca-

sos a Defesa Civil considerou grave. O estádio da Ressacada, no Sul da Ilha, o vento arrancou pedaços do telhado da arquibancada. O Aeroporto Hercílio Luz foi fechado por pouco menos de meia hora, mas só houve um atraso nos vôos. De acordo com informações da Celesc, cerca de 50 mil casas ficaram sem energia até às 15 horas de ontem (1°).

JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS  

Jornal diário da Grande Florianópolis edição 9

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you