Issuu on Google+

INFORME REDE DE JoRnAIS

GRAnDE FloRIAnÓPolIS

tempo Hoje

24 16º

SEXTA-FEIRA 15 de JUNHO de 2012 . ANO 1 . NO 79 - |

http://issuu.com/jornal_informe |

@jornalinforme |

jornal-informe

Prefeito visita obras no loteamento Dona Adélia

“Investimos R$ 146 mil nesta obra, que irá trazer muito mais conforto e segurança para as famílias dessa comunidade, além de valorizar os imóveis”, explicou djalma Berger (PMdB) PÁG A07

SC tem elucidação de homicídios superior à média nacional

DIvUlGAção/InFoRmE

PÁG A12

Zagueiro João Paulo passará por duas cirurgias PÁG A11

Procon notifica companhias aéreas PÁG A05

Reitora da UFSC recebe Comando de Greve PÁG A08

Dúvidas devem ser esclarecidas pelo telefone: (48) 3381 0009 no Centro de Atendimento ao Cidadão

Receita concede 20% de desconto para pagamento em cota única PÁG A07


A 02

Eduardo Bisotto

SEXTA-FEIRA 15 de JUNHO de 2012

FRASE Do DIA “Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida”. max Beerbohm

Fim

Educação inclusiva

T

udo Bem Ser Diferente, este é o lema da Educação Inclusiva, da Rede Municipal de Ensino (RME) de Florianópolis. Ser diferente é ter características individuais, critérios que nos difer-

enciam e fazem parte da condição humana. Sendo assim, a escola é um espaço propício para a derrubada de preconceitos, criando um local onde as pessoas sejam tratadas com respeito e igualdade.

Para criar este ambiente e aprimorar a atenção aos alunos com qualquer tipo de deficiência, a Secretaria Municipal de Educação realiza neste mês o VII Seminário de Educação Inclusiva.

educação inclusiva 2 O evento, que ocorrerá de 27 a 29 de junho, no Hotel Morro das Pedras, reunirá gestores da educação especial, professores das unidades educativas e das instituições conveniadas e parceiras da rede de ensino da Capital. O encontro contará com representantes de 35 municípios do estado.

educação inclusiva 3

Não chega viva em dezembro a poli-aliança que elegeu o governador Raimundo Colombo (PSD). Aliás, venho antecipando este prognóstico aqui há um bom tempo. O motivo é singelo: o PMDB, maior partido do estado, não se sente confortável em uma aliança fazendo o papel de subalterno. E o PSD não se sente confortável tendo um “subalterno” que na prática é muito maior do que ele. No meio do caminho há um PP. Há um PP no meio do caminho. Prontinho para ocupar boa parte do PMDB no governo do estado. Logo, terminada a eleição, um rearranjo deve ocorrer na política estadual assim que se encerrarem as eleições municipais.

Xeque-mate A operação do Centro Administrativo para isolar os irmãos Berger em Florianópolis e em São José pode terminar numa verdadeira hecatombe política. Raciocinemos: em Florianópolis, pesquisas a disposição de todos os partidos garantem que quem o prefeito Dário Berger (PMDB) apoiar tem 30% dos votos. Logo, Gean Loureiro (PMDB) está no segundo turno. A única esperança de vencer para Cesar Souza Júnior (PSD), que tem João Amin (PP) na vice, seria tentar matar o jogo já na primeira rodada. O que as pesquisas têm indicado ser quase impossível.

A educação inclusiva busca estar atenta às diferenças, percebendo e atendendo as necessidades educativas especiais de todos os alunos. Atualmen-

te, a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (SME), por meio da Gerência de Educação Inclusiva, atende a 450 crianças e adolescentes,

somente na capital catarinense, e trabalha para que esses alunos frequentem o ensino regular, aprendendo e participando do cotidiano escolar.

Modernização Agenda exaustiva Basta acompanhar dois dias de trabalho do Secretário de Estado da Infra-Estrutura, Valdir Cobalchini (PMDB), para notar que não são de graça que acontecem as especulações sobre sua presença na chapa majoritária na eleição de 2014. Em um dia “normal”, Cobalchini tem inaugurações e anúncios de obras pela manhã, agenda exaustiva de despachos na Secretaria e não está escapando uma semana sem que se mande para Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo ou Belo Horizonte, sempre em busca de recursos para obras fundamentais no estado. A seguir nesta toada, vai longe.

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) está implantando um novo sistema telefônico nas suas unidades do interior catarinense e na sede, na Capital. É uma moderna tecnologia de comunicação via Internet, conhecida como telefonia IP, que permite maior economia e agilidade. O processo está sendo realizado em todos os órgãos do governo do Estado, através de licitação feita pela Secretaria da Administração.

EXPEdIENtE

Audiovisual Mercosul, uma série de palestras que integra a programação do Fórum Audiovisual Mercosul. O objetivo é promover a discussão sobre políticas públicas voltadas para a produção audiovisual, proporcionar trocas de experiências entre autoridades ligadas ao setor e realizadores, além do intercâmbio de ideias.

Encontros no FAm 2 Os encontros têm entrada gratuita e acontecem na próxima quarta-feira, (20/06), manhã e tarde e na quinta (21/06), à tarde, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Agende-se!

Xeque-mate 2

Tá bom. Eu vou

Já em São José, a aritmética política tem indicado que o prefeito Djalma Berger (PMDB) dificilmente perde. Primeiro, pela altíssima taxa de sucesso de políticos que buscam a reeleição no Brasil. Segundo, pela ampla coligação que deve formar. Terceiro, pela ampla vantagem com que venceu o pleito há quatro anos. Quarto, que o candidato que chegou em terceiro naquele pleito, praticamente empatado com Adeliana Dal Pont, hoje a candidata do governador e do PSD, o petista Círio Vandressen, será seu vice. Junte-se tudo isso e conclui-se: o governador pode estar indo para o canto do tabuleiro e levando um xeque-mate político assim que a eleição se encerrar.

A abertura da Rio+20 sem os principais líderes mundiais lembrou o esforço do Brasil para o êxito da Eco-92. Na ocasião, o americano George Bush não confirmava sua presença, e com ela provocar outras vindas importantes. O oceanógrafo francês Jacques Cousteau, que se fizera amigo do então presidente Fernando Collor, advertiu: - Fernando, olha, se o Bush não vier, isso aqui vai ser um desastre... - Mas ele tem de vir, comandante... - Vamos lá, você e eu? – propôs Cousteau. Collor avisou o Itamaraty que viajaria a Washington e iria direto do aeroporto à Casa Branca. Ficariam plantados em pé, ele e Cousteau, até serem recebidos pelo presidente dos Estados Unidos. - O sr. me dá 24 horas? – pediu o chanceler Celso Lafer. No dia seguinte, o presidente americano confirmaria sua presença.

Encontros no FAm O Santacine realiza, em parceria com o FAM - Florianópolis

PÚBLICAÇÃO: Informe Editora Jornalística LTDA LTDA CNPJ 15.020.627/0001-81

dIREÇÃO GERAL: JORNALIstA REsPONsÁVEL: Adriano Ribeiro Adriano Ribeiro 48 3240-9643 0002902SC

COmERCIAL: Ivon Matoso 48 3240-9643

http://issuu.com/jor nal_infor me |

EdIÇÃO Eduardo Bisotto 48 3240-9643

@jor nalinfor me |

CONtAtO

PROJEtO GRÁFICO: Dóda Design www.dodadiagramador.com.br

jor nal-infor me |

GRÁFICA: Rede de Jornais Informe

tIRAGEm 4 mil

Rua General Eurico Gaspar Dutra, nº952 Bairro Estreito CEP 88.075-100 Florianópolis-sc

E-mail: redacaofloripa@jor nalinfor me.com.br


Geral

SEXTA-FEIRA 15 de JUNHO de 2012 EPUTADo REnATo HInnIG o secretário Regional da Grande Florianópolis, deputado Renato Hinnig, representante catarinense na Primeira Cúpula Brasileira de Finança e Infraestrutura Sub-Soberana (latinFinanceBID), em Belo Horizonte, destacou que a atual legislação e as diretrizes federais impedem uma maior captação de recursos.

A 05

Dedução de Imposto de Renda para ações ambientais O projeto não propõe aumentar a carga de renúncia fiscal da união hoje existente

E

xatamente no dia de abertura da Rio+20 o senador Paulo Bauer (PSDB/SC), apresentou no Plenário o Projeto de Lei (PLS 187/2012) cujo objetivo é atrair recursos oriundos de doações a serem deduzidas do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas para a reciclagem e o tratamento de resíduos sólidos. Para o tucano, a legislação ambiental brasileira é rica em mecanismos dedicados à preservação e ao controle do meio ambiente, mas é carente de instrumentos econômicos destinados a estimular práticas ambientalistas sustentáveis. “Esta iniciativa do projeto ocorre na vereda dos bons ventos trazidos pela conferência da Rio+20, cujo escopo, como é de conhecimento de todos, consiste em renovar o compromisso político, estabelecido em bases mundiais, com o desenvolvimento sustentável, com a economia verde e com a erradicação da pobreza”, afirmou Bauer.

DIvUlGAção/InFoRmE

Em sua justificativa, o parlamentar de Santa Catarina apontou que o projeto também se dá na esteira da Lei n.o12.305, de 2010, que instituiu a política nacional de resíduos sólidos. O texto prevê em seu artigo 44 que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão, no âmbito de suas competências, instituir normas com o objetivo de conceder incentivos fiscais, financeiros ou creditícios às indústrias e às entidades dedicadas à reutilização, ao tratamento e à reciclagem de resíduos sólidos produzidos no território nacional. “Acredito que, com a eventual transformação desse projeto em lei, as pessoas físicas e jurídicas terão a possibilidade de se engajarem na promoção da economia verde, em parceria com cooperativas, com associações de catadores de lixo e com empresas de limpeza urbana”, afirmou. É importante destacar que o projeto não propõe aumentar a car-

ga de renúncia fiscal da união hoje existente. Segundo o senador, isso não ocorrerá porque a possibilidade de dedução prevista no projeto está limitada aos percentuais hoje já oferecidos ao contribuinte, nos moldes, por exemplo, do que ocorre com a lei Rouanet ou com a lei do audiovisual. De acordo com o projeto, as pessoas físicas ou jurídicas terão a possibilidade de deduiz contribuições na ordem de até, respectivamente, quatro ou seis por cento dos valores pagos de imposto de renda. “É possível antever o caráter redistributivo dessa iniciativa, fato que contemplaria plenamente os objetivos de inclusão social previstos na própria natureza do desenvolvimento sustentável, pois parece claro que os maiores favorecidos seriam as cooperativas e as associações de catadores de lixo, sabidamente constituídas por integrantes das categorias mais sofridas de nossa sociedade”, enfatizou Bauer.

CAmPAnHA Do AGASAlHo

Em sua justificativa, o parlamentar de Santa Catarina apontou que o projeto também se dá na esteira da lei n.o12.305, de 2010, que instituiu a política nacional de resíduos sólidos

InvEST In SC

Barreiros terá ponto de recolhimento destaque catarinense DIvUlGAção/InFoRmE

Você já deu uma espiadinha no seu guarda-roupas para separar aquela peça que não utiliza mais há muito tempo? A chance de aquecer alguém neste inverno chegou. Basta participar do segundo momento da Campanha do Agasalho, que acontecerá neste domingo (17), das 10h às 17h, no Centro Comunitário Santos Dumont (Rua João José Souza, 15), no Bairro Barreiros, em São José. Para receber as doações, a Campanha do Agasalho preparou um dia repleto de atrações, que vai encher o coração da garotada de alegria. Brincadeiras como cama elástica, jogos de raciocínio, jogos de mesa em madeira, mini-futebol, mini-basquete, mini-vôlei e espirobol farão parte da ação. Aproximadamente 300 entidades cadastradas no Estado de Santa Catarina, entre elas, as situadas no município de São José, serão beneficiadas. A Campanha do Agasalho é patrocinada pela Prefeitura de São José e SC1 Tractebel, com o apoio do SESC. PONtOs dE COLEtA Ainda serão realizados outros dois eventos como este: um no dia 20

Aproximadamente 300 entidades cadastradas no Estado de Santa Catarina, entre elas, as situadas no município de São José, serão beneficiadas

de junho, no Conselho Comunitário, em Forquilhinha, e, em seguida, no dia 23 de junho, na Avenida Beira-Mar de São José, com o grande encerramento da Campanha. Existem também os pontos de re-

colhimento das peças de roupas espalhados pelo município, como: postos de saúde, escolas municipais, guarda municipal, secretarias, fundações, caminhão do peixe e eventos, como o “Quarta na Praça”.

Durante o evento, Hinnig, citou como exemplo, na busca por soluções para atrair investimentos, o programa Invest in Santa Catarina, que através do Fundo Catarinense para Desenvolvimento – formado exclusivamente por capital privado, com deliberação em conjunto com o setor público - objetiva transformar o estado em um centro internacional de negócios e implantar um centro financeiro internacional, absorvendo experiências de Ibiza, Bermudas e Cote D´Azur; apoiar a indústria do conhecimento; apoiar iniciativas de geração de energia limpa; uma gestão ambiental sustentável; promover o turismo internacional; e apoiar e fomentar ações de infraestrutura. De acordo com o secretário, o programa já apresenta seus primeiros resultados, entre eles a implantação, nos próximos dias, de uma Junta Comercial Internacional, com registro bilíngüe para empresas; a primeira fábrica da América Latina a produzir placas fotovoltaicas para geração de energia limpa, com investimento de trinta e seis milhões de euros;

o primeiro estúdio americano de produções no Brasil; e a iniciação do financiamento privado de R$ 2 bilhões para projeto imobiliário de alto luxo. Além disso, estão em andamento os projetos da quarta ligação Ilha/Continente e a implantação do sistema integrado de transporte coletivo. Segundo Hinnig, ainda são necessários projetos de melhoria e implantação de ferrovias e da malha viária. mOtIVOs PARA sE INVEstIR NO EstAdO Alguns dos motivos apresentados por Hinnig, para investidores e financiadores nacionais e internacionais presentes no evento: índices de desenvolvimento econômico e social; mão de obra altamente qualificada; influência da cultura européia (italiana, alemã, portuguesa, etc.); modelo econômico baseado no minifúndio e parque industrial competitivo; o parque industrial altamente desenvolvido, atuante e moderno (4° maior do país); boa base de inovação tecnológica, com indústrias de tecnologia; infra-estrutura logística competitiva e em processo de modernização.


A 06

Florianópolis DIvUlGAção/InFoRmE

SEXTA-FEIRA 15 de JUNHO de 2012 A FISCAlIZAção DA SECRETARIA mUnICIPAl Do ConTInEnTE vem fazendo um trabalho que é de suma importância na região continental de Florianópolis. A mesma vem realizando um trabalho (fiscalizando e cuidando) das áreas públicas existentes no afastamento da via Expressa, para que não haja invasão destes terrenos e que nada seja construído. o trabalho da Fiscalização compreende também sábados e domingos.

A ReSOLUÇÃO Nº 218/2012 Seção II Da Divulgação pelas Empresas e seus Prepostos Art. 10. Os percentuais de atrasos e cancelamentos de voos do transporte aéreo público regular doméstico e internacional de passageiros no Brasil deverão ser disponibilizados pelas empresas e seus prepostos, para cada etapa básica de voo, no início do processo de comercialização dos serviços, por ocasião de sua oferta. § 1º Para os efeitos desta Resolução, o processo de comercialização inicia-se quando o adquirente do bilhete de passagem informa o itinerário e as datas desejadas ao transportador ou seus prepostos.

As empresas devem apresentar em 10 dias as respostas aos questionamentos solicitados pelo órgão municipal

Procon notifica companhias aéreas

empresas devem divulgar índices de atrasos e cancelamentos de vôos

O

Procon Municipal notificou, no dia de ontem, as companhias aéreas que operam na Capital. A ação é baseada na Resolução nº 218/2012 da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC que determina a comunicação das empresas aos seus clientes sobre o índice de atrasos e cancela-

mentos em seus vôos. As empresas devem apresentar em 10 dias as respostas aos questionamentos solicitados pelo órgão municipal. As companhias aéreas Avianca, Azul, Trip, Gol e Webjet, diante desta portaria nacional, devem informar de que maneira estão infor-

mando aos seus consumidores, em seus canais de compra, o índice de atrasos e cancelamentos de vôos registrados no mês anterior. No caso de venda por telefone ou pessoalmente, as informações devem ser prestadas mediante solicitação ou não dos consumidores.

§ 2º As informações serão disponibilizadas ao adquirente do bilhete de passagem em todos os canais de comercialização utilizados e corresponderão aos dados divulgados pela ANAC. § 3º Na oferta presencial e telefônica do serviço, a informação deverá ser apresentada ao adquirente do bilhete de passagem, mediante solicitação.4/5 § 4º As informações apresentadas ao adquirente do bilhete de passagem devem corresponder ao mês mais recente divulgado pela ANAC. Art. 11. Os percentuais de atrasos e cancelamentos de cada etapa básica do voo deverão ser informados conforme especificado no Anexo da presente Resolução. Parágrafo único. O modelo constante do Anexo poderá ser adequado pelas empresas e seus prepostos desde que preservado o conteúdo informativo especificado. Art. 12. Em caso de inexistência de histórico de percentuais de atrasos e cancelamentos para uma ou mais etapas básicas do voo, devem ser apresentadas as informações referentes à média da empresa para cada etapa básica de voo relativa ao mesmo par de aeroportos de origem e de destino. Parágrafo único. Eventual inexistência

de média da empresa para determinada etapa básica de voo deverá ser informada ao adquirente do bilhete de passagem por meio da mensagem “Não existe histórico recente de percentuais de atrasos e cancelamentos para esta etapa do voo selecionado”. Art. 13. As informações sobre os percentuais de atrasos e cancelamentos de voos devem ser acompanhadas dos seguintes esclarecimentos: I - o percentual de cancelamentos é calculado em razão do total de etapas previstas; II - o percentual de atrasos é apurado com base na data e horário previstos para a chegada no destino da etapa de voo e calculado em razão do total de etapas realizadas, já desconsideradas as etapas canceladas; III - os percentuais de atrasos e cancelamentos representam comportamento histórico dos voos, podendo apresentar variações nos meses seguintes; e IV - os percentuais de atrasos e cancelamentos de todas as etapas de voo do transporte aéreo público regular no Brasil encontram-se disponíveis na página da Agência Nacional de Aviação Civil Já o Código de Proteção e Defesa do Consumidor prevê: Art. 6º São direitos básicos do consumidor: III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem. As empresas têm 10 dias para apresentar ao Procon Municpal as informações acima citadas. A não apresentação das informações por parte da empresa incorrerá esta no crime de desobediência aos arts. 55, §4° da Lei 8.078/90 e art. 33, §2º do Decreto Federal 2.181/97 e o art. 330 Código Penal Brasileiro.

Fiscais da prefeitura atuam no Continente A Fiscalização da Secretaria Municipal do Continente vem fazendo um trabalho que é de suma importância na região continental de Florianópolis. A mesma vem realizando um trabalho (fiscalizando e cuidando) das áreas públicas existentes no afastamento da Via Expressa, para que não haja invasão destes terrenos e que nada seja construído. O trabalho da Fiscalização compreende também sábados e domingos. A Fiscalização também atua em eventos realizado no continente de Florianópolis, como por exemplo:

Jogos realizados no Estádio Orlando Scarpelli (fiscalizando e organizando os ambulantes que ali se instalam). Bem como em todas as áreas públicas do Continente (Parques e praças). Além da rotineira fiscalização dos milhares de comércios existentes nesta parte da cidade, também atua nas inúmeras obras (residenciais e comerciais) que vem sendo construídas. "fiscalizar não significa punir os comerciantes, obreiros etc., mas sim prevenir para que não hajam com imprudência" diz: o Secretário do Continente Joel José Coelho.

DIvUlGAção/InFoRmE

Além de buscar coibir ocupações irregulares, a fiscalização do Continente também atua em dias de jogo no orlando Scarpelli organizando os ambulantes


SEXTA-FEIRA 15 de JUNHO de 2012 PolIomIElITE: A Secretaria municipal de Saúde de São José convida para a abertura oficial da Campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite, que acontece neste sábado (16/06) às 09h30m no Centro de Saúde do luar, localizado na Rua Aduci Arbueis do nascimento, Bairro Serraria.

São José

A 07

Prefeito visita obras no loteamento Dona Adélia

“Investimos R$ 146 mil nesta obra, que irá trazer muito mais conforto e segurança para as famílias dessa comunidade, além de valorizar os imóveis”, explicou djalma Berger (PMdB)

U

ma antiga reivindicação dos moradores do Loteamento Dona Adélia, no Bairro Serraria, está sendo atendida pela Prefeitura de São José para resolver o problema dos constantes alagamentos na Rua Felisbino da Silva. Os profissionais da Secretaria de Infraestrutura avaliaram o local e constataram que era necessário melhorar a drenagem da via, que apresentava um sistema irregular e com tubulação pequena. Os trabalhos, que começaram no mês passado, foram vistoriados na manhã desta quarta-feira (13) pelo Prefeito Djalma Berger, que além

DIvUlGAção/InFoRmE

de administrador, é engenheiro civil. “Investimos R$ 146 mil nesta obra, que irá trazer muito mais conforto e segurança para as famílias dessa comunidade, além de valorizar os imóveis. São 115m de tubulação de 1,20m de diâmetro que minimizará os problemas de alagamentos constantes nessa região”, avaliou o Prefeito. A comunidade aprovou as obras. “As casas enchiam com frequência. A minha também já pegou enchente. Contamos essa situação para o Prefeito Djalma Berger que prontamente nos atendeu. Os moradores estão muito contentes com essa melho-

Município disputa regional Sul dos Joguinhos A delegação josefense - composta por 86 pessoas, entre atletas e comissão técnica – embarca no início da tarde desta quinta-feira (14) para disputar a etapa regional da 25ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que será realizada em Criciúma de sexta (15) a terça-feira (19). Campeão e vice de cada modalidade garantem vaga para a fase estadual da competição, que acontecerá em Curitibanos no mês de agosto. São José participará da Etapa Regional Sul nas seguintes modalidades: basquetebol feminino, voleibol feminino e masculino, futsal masculino e handebol masculino e feminino.

Destaque para as equipes do futsal masculino e basquetebol feminino, comandada pelo professor Paulo Montibello, que vêm conquistado excelentes resultados nos campeonatos. A equipe de basquete masculino já se classificou para a fase estadual.Além da preparação reforçada, a delegação leva na bagagem a experiência e o entusiasmo. “A Fundação Municipal de Esporte e Lazer concedeu todo apoio para os treinamentos com técnicos e materiais adequados, e agora estamos fornecendo auxílio na logística com transporte e alimentação”, conta o Superintendente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer, Luciano Heck.

ria”, contou o líder da comunidade e suplente de vereador, Zica Osmar. Os serviços na Rua Felisbino da Silva devem ser concluídos no próximo mês.O Prefeito Djalma Berger aproveitou a visita à localidade para acompanhar a obra de capeamento asfáltico na Rua Manoel Bandeira. A via, de 530m de extensão, que era de lajota, está com a capa de asfalto quase finalizada, agora os trabalhos devem se concentrar na sinalização viária. O Prefeito anunciou que a Rua Manoel Borges será uma das próximas da comunidade a receber melhorias da Operação Tapete Preto com capeamento asfáltico.

os trabalhos, que começaram no mês passado, foram vistoriados na manhã desta quarta-feira (13) pelo Prefeito Djalma Berger, que além de administrador, é engenheiro civil

Receita concede 20% de desconto para pagamento em cota única Estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços de São José já receberam pelos Correios ou através dos seus contadores os carnês da Taxa de Fiscalização e Cumprimento de Posturas e Normas Urbanísticas (TFPU) deste ano. Aqueles que por ventura ainda não receberam poderão emitir os boletos bancários pelo site da Prefeitura de São José. Para acessar pela internet é simples: entrar no site www.pmsj.sc.gov.br, depois no

lado direito da tela ir no “Centro de Atendimento ao Cidadão” e selecionar a opção “Situação do contribuinte”. A partir daí, é só fornecer o código do contribuinte, disponível nos carnês de anos anteriores. Os contribuintes podem aproveitar para pagar a taxa em cota única com 20% de desconto até 30 de junho. O pagamento também pode ser feito parcelado em três vezes sem o desconto com vencimentos em 30 de junho, 31 de julho e 31 de agosto.

Cabe esclarecer que os profissionais autônomos não terão direito ao desconto de 20% por se tratar de Imposto sobre Serviço (ISS). Dúvidas devem ser esclarecidas pelo telefone: (48) 3381 0009 no Centro de Atendimento ao Cidadão. Formas de Pagamento da TFPU 2012: 1) Cota única com 20% de desconto – vencimento em 30 de junho. 2) Parcelado em três vezes sem o desconto - vencimentos em 30 de junho, 31 de julho e 31 de agosto.

Sábado é mobilização pela vacinação contra a Pólio A Secretaria Municipal de Saúde de São José convida para a abertura oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que acontece neste sábado (16/06) às 09h30m no Centro de Saúde do Luar, localizado na Rua Aduci Arbueis do Nascimento, Bairro Serraria. A vacinação nos Centros de Saúde do município iniciou na segunda-feira (11), mas no sábado acontece uma grande concentração na área, chamada de “Dia D”, com a presença do Zé Gotinha e atividades relacionadas à prevenção da doença. No “Dia D” a

vacinação será realizada nos 18 Centros de Saúde e na Policlínica de Campinas, das 08h às 17h. O atendimento também será estendido para 32 postos volantes, localizados em pontos estratégicos de São José. Em São José, a meta do setor de imunização da Secretaria neste ano é vacinar 13.255 crianças. São 2.882 menores de 1 ano, 2.882 crianças de 1 ano, 2.411 de 2 anos, 2.531 crianças de 3 anos e 2.549 de 4 anos. O slogan da campanha é: “Leve seu super-herói menor de 5 anos ao posto devacinação. E não esqueça a caderneta”.

Dúvidas devem ser esclarecidas pelo telefone: (48) 3381 0009 no Centro de Atendimento ao Cidadão


SEXTA-FEIRA 15 de JUNHO de 2012

A 08 Geral

Reitora da UFSC recebe Comando de Greve A professora Roselane Neckel recebeu os presentantes do movimento grevista nesta quarta Darilson Barbosa repórter

A

reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roselane Neckel, recebeu por cerca de duas horas na tarde desta quarta-feira, dia 13 de junho, uma comitiva de vinte pessoas do comando de greve dos trabalhadores da universidade. Entre os presentes estavam a pró-reitora de assuntos estudantis Beatriz Augusto de Paiva, o chefe de gabinete Carlos Vieira e a adjunta Elci Junckes e a secretária de gestão de pessoas Neiva Aparecida Gasparetto Cornélio . A professora Roselane ressaltou ter recebido o documento com as principais demandas disponíveis no endereço do Sintufsc . Reiterou que na sessão da véspera do Conselho Universitário (CUn), que aprovou uma moção de apoio aos servidores técnicos administrativos, que se coloca à disposição para dialogar junto ao MEC e à Andifes pelas questões da pauta nacional da greve. A reitora ainda informou que solicitou uma reunião junto ao MEC para tratar do assunto.

Os vinte representantes do movimento grevista também tiver a oportunidade de manifestar as reivindicações do sindicato. Entre as principais demandas e necessidades relatada pelo representantes está o impasse em relação ao plano de carreira dos servidores, impasse que persiste desde 2007. Outro ponto de pauta abordado foi em relação a correção dos salários referente aos anos de 2001, 2012, 2013. Como os diversos encontros com o Governo não apresentaram resultado, os servidores técnicos adminsitrativos optaram pela paralisação. Outro ponto que preocupa o sindicato é a crescente terceirização dos serviços dentro da universidade. Segundo o Sintufsc, há mais de mil funcionários terceirizados trabalhando na UFSC, muitos deles sobrecarregados com o acumulo de funções desempenhadas. Os trabalhadores também relembraram questões da pauta interna do sindicato que foram entregues à reitora na cerimônia de posse, ocorrida há cerca de um mês, como a redução da jornada de trabalho para seis horas. A reitora sublinhou que há uma

pauta nacional importante e que tem clareza do movimento pelo seu histórico de participação como grevista e também em comando de greve e que entende que há três momentos fundamentais: mobilização, conscientização e politização. Afirmou ainda que é necessário respeitar as decisões individuais mas sempre com muito diálogo e a urbanidade sendo que a politização não se dá só paralisando as atividades, mas no diálogo e nas atitudes como a recente marcha de estudantes da USP fechando a Avenida Paulista. A reitora afirmou ter consciência da defasagem do plano de carreira dos STAs que se encontram na 60ª posição na lista de salários, abaixo do que se diria de uma categoria valorizada. Roselane ainda afirmou que o RU pode ser um espaço de mobilização e conscientização, mas pediu para ser avisada com antecedência sobre qualquer decisão sobre fechamento. Os representantes do comando de greve afirmaram ser muito difícil manter o RU aberto e que o fechamento já estava sendo cobrado pelos grevistas.

divulgação/Informe

Reitora se reuniu na tarde desta quarta-feira com vinte representantes do SIntufsc

Inscrições para o Enem encerram nesta sexta-feira

UDESC abre inscrições para contratação de 76 tutores para ensino da Pedagogia a distância

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio ficam abertas, até às 23h59 de hoje, 15 de junho. Os estudantes interessados em participara da edição de 2012 devem fazer sua inscrição através do site www.enem. inep.gov.br. A inscrição custa R$ 35 e podem ser pagas até o dia 20 de junho, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) gerado no ato de inscrição. Sem o pagamento a inscrição não é efetuada. São isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. A nota do Enem pode ser utilizada para o ingresso, em 2013, do participante em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Também servirá para que o estudante se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência Sem Fronteiras.

O docente vai atuar como bolsista da Capes com 20 horas semanais A Universidade do Estado de Santa Catarina por meio do seu Centro de Educação à Distância (CEAD) está com inscrições abertas para a contratação de 76 tutores para o curso de Pedagogia a distância, curso oferecido pela UDESC em parceria com a Universidade Aberta do Brasil. Atualmente o programa já funciona em dezesseis cidades de Santa Catarina. Para se candidatar há uma vaga é necessário ter formação em Pedagogia ou Licenciatura com ênfase em formação de professores. O edital também pede que os candidatos tenham uma especialização na área das ciências humanas/lingüística, ciências biológicas e matemática. O docente, que vai atuar como bolsista da Capes – Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – terá carga horária de 20 horas semanais e receberá um valor mensal de R$ 765,00. As inscrições terminam no dia 19 de junho. A função dos tutores é planejar a atividade de tutoria, realizar atividades avaliativas, fazer monitoria da freqüência dos estudantes, orientar o aluno na aprendizagem e acompanhar o processo de oferecimento de disciplinas.

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da federação, a partir das 13 horas, no horário de Brasília. No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação. O Instituto Federal Catarinense (IFC) destina 50% das suas vagas de cursos superiores ao Sisu. Desta forma, metade das vagas são preenchidas através de vestibular e a outra metade é para os candidatos que realizaram a prova do ENEM. O Sstema usa a nota do ENEM como única fase de processo de seleção. O gabarito está previsto para o dia 7. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro.

Centro de Ensino à distância da UDESC oferece vagas para tutores a distância

As cidades como vagas para tutores de Ensino à Distância são Araranguá, Blumenau, Braço do Norte, Florianópolis, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Itajaí, Itapema, Joinville, Laguna, Otacílio Costa, Palmitos, Palhoça, Pouso Redondo, São Bento do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Treze Tílias e Tubarão. Mais informações sobre o edital no site www.cead.udesc.br As inscrições devem ser feitas à

Comissão de Concursos Públicos e Processos Seletivos do Cead e entregues no setor de protocolo do centro, no Campus I, Bairro Itacorubi, em Florianópolis. O processo seletivo será feito em duas etapas: análise do currículo, no dia 28 deste mês e a prova prática que é de caráter eliminatório e classificatório, no dia 2 de julho. A lista dos aprovados será divulgada no dia 6 de julho no site www.cead.udesc.br


SEXTA-FEIRA 15 de JUNHO de 2012 CESTA DoS AnIvERSARIAnTES lídia Anita Cabral – sócia do Setor D, foi a vencedora da cesta de produtos licenciados que foi sorteada entre os sócios aniversariantes do mês de maio. lídia que é associada desde 2003 costuma vir aos jogos com o noivo, que esteve com ela na Secretaria do Clube para receber o prêmio. o Avaí Futebol Clube deseja felicidades à lídia pelo aniversário, pelo prêmio e também pelo noivado deste casal avaiano. pelo aniversário, pelo prêmio e também pelo noivado deste casal avaiano.

Esporte

A 11

DoIS PERÍoDoS - no AvAÍ

Trabalho intensificado

DIvUlGAção/InFoRmE

Antes do treino da tarde o zagueiro e capitão do time, Leandro Silva, concedeu coletiva de imprensa e falou sobre a postura que o time deve ter para vencer o América-MG

O

s jogadores do Avaí treinaram em dois períodos na última quarta-feira, dia 13. O treinador Hemerson Maria dividiu o elenco em dois grupos. O primeiro grupo treinou pela manhã e realizou um treino técnico e logo depois um coletivo em campo reduzido. Já na parte da tarde, com outro grupo de jogadores o treinador fez o mesmo treino técnico e um coletivo em campo inteiro.

Antes do treino da tarde o zagueiro e capitão do time, Leandro Silva, concedeu coletiva de imprensa e falou sobre a postura que o time deve ter para vencer o América-MG. “Nós não podemos oscilar na partida. Eles têm uma equipe experiente, que ainda não perdeu, então nós precisamos entrar bem e continuar assim até o fim da partida”, disse o jogador que confessou ter visto a última partida do adversário.

DEU BAIXA

Zagueiro João Paulo passará por duas cirurgias

Serão no mínimo quatro meses de recuperação

O zagueiro João Paulo passará por duas cirurgias nos próximos dias. O jogador terá que corrigir micro rupturas no joelho direito e também terá operar o obro direito. No jogo com a Ponte Preta, pela última rodada do Campeonato

Brasileiro, o jogador sofreu uma queda que causou uma sub- luxação no local. Segundo o médico do Clube, Dr. Sérgio Parucker, o atleta deverá permanecer aproximadamente quatro meses em tratamento.

Quem também falou hoje foi o gerente de Futebol, Marcelinho Paulista. Ele comentou sobre o grupo avaiano e prometeu continuar focado nos jogadores que aqui estão. “O nosso grupo não está fechado. Continuaremos trabalhando até o dia 21 de setembro, quando se encerram as inscrições para o Brasileiro”, analisou. Por fim, Marcelinho confessou que ainda busca um reforço para o Avaí, mas evitou falar em nomes.

marcelinho Paulista, gerente de futebol do Avaí, ainda procura um reforço de peso. Entretanto, garante estar focado nos jogadores que já atuam no clube

Jogo das Estrelas é sucesso no orlando Scarpelli Em uma noite de festa no Estádio Orlando Scarpelli, os torcedores que compareceram ao Jogo das Estrelas tiveram a oportunidade de ver em campo grandes nomes do futebol nacional. Promovido pelos ex-jogadores do Figueirense André Santos e Felipe Santana, o jogo comemorativo contou com excelente público prestigiando a partida beneficente. O ingresso para a partida eram dois quilos de alimento a serem doados para a APAE de Biguaçu. Durante o jogo, jogadas de muito talento e descontração nas duas etapas. Um dos personagens do jogo, foi o árbitro Clésio Moreira dos Santos (Margarida) que fez a alegria de torcedores e jogadores

com sua atuação irreverente mas técnicamente impecável. Antes da bola rolar, os idealizadores da partida André Santos e Felipe Santana, mais o lateral Filipe Karmiski e o meia Oliveira, revelados no Figueirense, foram homenageados pela diretoria do clube e receberam das mãos do presidente Nestor Lodetti, camisas personalizadas, relembrando a época que defenderam o Furacão com grandes atuações. O lado beneficente da partida, também ganhou destaque no jogo das estrelas já que diversas crianças da APAE de Biguaçu entraram em campo antes da partida de mãos dadas com os seus ídolos.

DIvUlGAção/InFoRmE

Figueira também faz treino em período integral A comissão técnica alvinegra comandou um treinamento em período integral na última quarta-feira (13), no Centro de Formação e treinamento do Cambirela. Pela manhã os jogadores realizaram apenas um trabalho físico e a tarde participaram de um treino técnico. A novidade foi a chegada do lateral esquerdo Tiaguinho, que

veio do Marcílio Dias e vai passar por um período de avaliação no elenco profissional. O meio campo Roni, realizou um exame de ressonância magnética que constatou um estiramento de grau 1, na panturrilha direita. O jogador ficará 10 dias em tratamento no departamento médico. Hoje o grupo volta aos treinos às 15h no CFT.

A PARtIdA Marcado pelo excelente nível disciplinar, o jogo também correspondeu tecnicamente com jogadas de alto nível nos dois times. Recheado de jogadores com fama internacional como André Santos, Felipe Santana, Filipe Karmiski, Ramires, Diego Tardelli. A equipe de André Santos foi melhor no primeiro tempo e chegou a estar vencendo por 3 a 1 mas permitiu a reação dos amigos de Felipe Santana no segundo tempo e uma virada de placar para 4 a 3. Já quase no fim da partida, o time dos amigos de André Santos não desistiu e conseguiu três gols,virandoa partida para 7 a 4, placar final do Jogo das Estrelas.

Presidente nestor lodetti entrega camisas aos ex-atletas alvi-negros


SEXTA-FEIRA 15 de JUNHO de 2012

A 12 Segurança divulgação/Informe

Bope apreende duas armas no bairro José Nitro Por volta das 16h30 de quarta-feira (13), guarnições da ronda tática do Batalhão de Operações Policiais Especias (Bope), em rondas pelo loteamento José Nitro, em São José, se depararam com um homem armado, que ao avistar os policiais se evadiu em direção a um matagal nas proximidades. Durante a fuga o suspeito acabou abandonando uma espingarda

Dos 235 crimes cometidos até 2007, 132 já foram finalizados

Investigação

SC tem elucidação de homicídios superior à média nacional

Os números preliminares da Meta 2 da ENASP foram apresentados nesta quarta-feira (13), em Brasília, em entrevista coletiva do Ministro da Justiça, do Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público e do Presidente do Conselho Nacional de Justiça

E

m Santa Catarina, a média de elucidação dos homicídios ocorridos até 2007 que estavam com inquérito policial em aberto - alvos da Meta 2 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP) - foi superior à média nacional. Dos 235 inquéritos nesta situação, 132 já foram finalizados. Destes, em 31 casos (23,5%) foram propostas denúncias. A média nacional foi de 19%. Os números preliminares da Meta 2 da ENASP – concluir, até dezembro de 2012, todos os inquéritos criminais que apuram homicídios dolosos instaurados até 31 de dezembro de 2007 - foram apresentados nesta quarta-feira (13), em Brasília, em entrevista coletiva do Ministro da Justiça, do Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do Presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os dados são atualizados num sistema criado pelo CNMP, conhecido como "Inqueritômetro", disponível a todo cidadão pela internet. O Inqueritômetro contém as informações relativas aos Inquéritos Policiais (IPs) de todas as unidades da Federação. A ferramenta informa o estoque inicial, a produtividade e o estoque atual, além de um gráfico com o percentual da meta, um gráfico com a distribuição da produtividade (denúncia, desclassificação e arquivamento) e um quadro comparativo com o percentual atingido em cada Estado da Federação, por ordem de produtividade. Em outubro de 2011, o Minis-

tério Público de Santa Catarina recebeu da Polícia Civil os dados quantitativos e identificadores dos inquéritos policiais objeto da Meta 2. "O número inicial de IPs foi de 235, que é relativamente baixo se comparado a outros Estados da Federação. O Rio de Janeiro, por exemplo, tinha 47.177 inquéritos policiais não concluídos", avalia o Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (CCR), Promotor de Justiça Onofre José de Carvalho Agostini, na condição de Gestor de Metas da ENASP no âmbito do MPSC. Desde então, o Coordenador do CCR vem mantendo contato frequente com os Promotores de Justiça do Tribunal do Júri nas Comarcas onde estão os Inquéritos Policiais da Meta 2, de modo que informem quais resultaram em denúncia por homicídio (principal objetivo), quais resultaram em denúncia por outro crime (desclassificação) e quais foram arquivados. Segundo dados repassados pelas Promotorias de Justiça, nos IPs da Meta 2, até 31 de maio de 2012, 132 IPs foram finalizados, isto é, 56,2% do total. Nesses, foram oferecidas denúncias em 31 casos (23,5%), foram propostos 92 arquivamentos (69,7%) e em 9 IPs houve desclassificação (6,8%). "Esses dados permitem afirmar que, até maio, o índice de elucidação de crimes dos IPs inscritos na Meta 2 em Santa Catarina é superior à média nacional . A tendência é que, com o retorno das diligências realizadas, esse índice seja ainda maior, finalizando-se a meta frente a um novo

patamar de efetividade nas investigações de homicídios em nosso Estado", considera Agostini. As metas da ENASP A Enasp é uma estratégia de segurança integrada com o Ministério Público, Judiciário, Defensorias e todos que estejam envolvidos com os temas definidos como estratégicos, criada a partir da necessidade do planejamento conjunto de ações comuns pelos órgãos que compõem o Sistema de Justiça, para a plena eficácia dos programas voltados à efetividade da segurança pública. A estratégia é feita por meio de projetos diversos, que podem ter diferentes vertentes, conforme entendimento dos membros. A ação proposta pelo CNMP no âmbito da ENASP tem o objetivo de agilizar a investigação e o julgamento dos crimes de homicídio. Para isso, em julho de 2010, foram fixadas quatro metas: 1- Identificação das causas da subnotificação nos crimes de homicídio, o que permitirá o direcionamento de esforços específicos para sua redução, para que a toda a morte violenta ou suspeita corresponda um inquérito. 2- Concluir, com lavratura de relatório, todos os inquéritos e procedimentos investigatórios criminais instaurados até 31.12.2007, em decorrência de homicídios dolosos. 3- Alcançar a fase de pronúncia em todas as ações penais por crime de homicídio ajuizadas até 31.12.2008. 4- Julgar as ações penais relativas a homicídio doloso distribuídas até 31 de dezembro de 2007.

da marca Boito, calibre .36 e uma mochila que possuía em seu interior um revólver calibre .44 com cano de oito polegadas. Na mochila os policiais também encontraram nove munições intactas de calibre .36, três de 9mm e dez de calibre .44. O material foi apreendido e entregue na 2º Delegacia de São José. O meliante conseguiu escapar.

Suspeito de assaltos a ônibus na Capital é preso Policiais da Delegacia de Repressão a Roubos da Capital, cumpriram mandado de prisão preventiva na quarta-feira (13) contra Adilson Leopoldo, suspeito de ter cometido vários roubos a cobradores de ônibus do transporte coletivo da Grande Florianópolis. O acusado foi conduzido ao Presídio de Florianópolis. Adilson aguardava os ônibus que seriam assaltados em pontos do bair-

ro Capoeiras, região Continental de Florianópolis e, ao embarcar no coletivo, ameaçava os cobradores com uma faca e subtraía do caixa toda a quantia existente. Depois da ação, que durava poucos minutos, desembarcava do coletivo e se deslocava para outro ponto a fim de realizar outro crime. Ele foi reconhecido pelas vítimas como sendo o autor dos crimes. divulgação/Informe

Comandante do Exército Brasileiro acompanhou exemplos das atividades dos policiais

63° BI faz inspeção no Batalhão da PM em São José Na tarde de terça-feira (12), o comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Marcus Vinicius Bedretchuck, acompanhado do major Emiliano Gesser, sub comandante e demais oficiais recepcionaram o senhor tenente-coronel, comandante do 63º Batalhão de Infantaria (BI) do Exército Brasileiro André Henrique Ribeiro Cacho, em

razão da visita de inspeção, em conformidade com a ordem administrativa 02 do Comando Geral de 2012. No ato, o comandante do 7º BPM expos as atividades administrativas e operacionais do batalhão e demais áreas de atuação. Em seguida, foi oferecido um café da tarde na sede recreativa do batalhão a todos os presentes.

Morre adolescente que reagiu a abordagem policial no Ipiranga Morreu às 23h45 de terça-feira (12), no Hospital Regional de São José o adolescente de 17 anos que foi alvejado nas costas após ter reagido à uma abordagem da Polícia Civil. De acordo com a polícia, ele e outros dois adolescentes, que foram apreendidos no bairro Ipiranga, em São José, estariam traficando drogas. A dupla que estava com o adolescente está detida na Central de

Polícia, em Barreiros, aguardando decisão judicial. Com os três, os policiais encontraram pacotes de cocaína, maconha e crack embalados e prontos para venda. Três cartelas de LSD também foram apreendidas. A droga estava armazenada em uma mochila. Duas armas, uma delas que teria sido usada pelo adolescente pra atirar contra os policiais, foram apreendidas.


Jornal Informe - Edição 79