Page 1

INFORME rede de Jornais

Grande florianÓPolis

Tempo Hoje

18 07º

fim de semana 9,10 e 11 de JUNHO de 2012 . ANO 1 . NO 75 - |

http://issuu.com/jornal_informe |

@jornalinforme |

jornal-informe

Pantanal

comunidade quer que ufsc ceda terreno Os Conselhos locais de Saúde do Pantanal e Costeira, além da Associação dos Moradores do Banco Redondo (altos da Mauro Ramos) participaram da PÁG a6 reunião desta terça-feira do Conselho Municipal de Saúde.

avaí enfrenta o ipatinga

diVulGação/informe

PÁG a11

campinas preparada para missa com Pe. robson PÁG a07

novos serviços para empresas disponíveis na internet PÁG a05

no município de são José, o número total de crianças a serem vacinadas neste ano soma 13.255

inicia Campanha contra Poliomielite na segunda PÁG a07


A 02

eduardo Bisotto

fim de semana 9,10 e 11 de JUNHO de 2012

frase do dia “A vida é mais simples do que a gente pensa; basta aceitar o impossível, dispensar o indispensável e suportar o intolerável”. Kathleen Norris

Memória

rumo à vitória

A

solenidade de desincompatibilização do Secretário Gean Marques Loureiro, da Secretaria de Governo do Município de Florianópolis, foi palco da largada do pré-candidato à prefeitura da Capital para o projeto de sucessão do prefeito Dário Berger. Prestigiado por entidades de classe, funcionários municipais, peemedebistas e representantes de partidos que apóiam o projeto de Gean, o evento foi marcado por discursos de otimismo.

Na próxima egunda-feira (11/06), às 20h30, será apresentado na Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, em São José, o documentário radiofônico intitulado "Cidadão Wright - Uma História de Luta, Perseguição

e Morte na Ditadura Militar do Brasil". O aluno Carlos Eduardo Mocelin, sob a orientação do professor Ricardo Medeiros, produziu o documentário que tem por objetivo registrar a história de Paulo Stuart Wright.

Pelas Agroindústrias Os senadores aprovaram em Plenário, nesta terça-feira, o Projeto de Decreto Legislativo 277/2012, de autoria dos senadores Paulo Bauer (PSDB/SC) e Ana Amélia (PP/RS), que favorece aos produtores rurais. A matéria corrige uma falha deixada após a aprovação da Medida Provisória 552/2011. O ato originalmente vedava o aproveitamento do crédito presumido da contribuição para o PIS/Pasep e da contribuição para o financiamento da Seguridade Social (Cofins) quando o insumo agropecuário adquirido pela agroindústria fosse empregado em produtos destinados à alimentação humana e animal.

Rumo à vitória (2) “Há pouco mais de um ano quando acompanhava a posse de Gean na Secretaria, no auditório do Tribunal de Contas, era evidente que nesse momento algo maior começava a se desenhar. E hoje eu vejo que aquilo que eu enxerguei tornou-se realidade, agora o Gean deixa a Secretaria para ser o futuro prefeito da Capital”, disse o vice-presidente do PMDB/SC, ex-governador Paulo Afonso Viera.

Aeroporto da Copa Durante a assinatura da ordem de serviço para início das obras do novo Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, o governador Raimundo Colombo recebeu a confirmação da Infraero de que o novo terminal de passageiros deve estar operando durante a Copa do Mundo de 2014.

Aeroporto da Copa 2

Seca no Oeste

O diretor de engenharia da Infraero, Jaime Parreira, afirmou que o terminal estará funcionando com 70 ou 75% de sua capacidade total, que será de 6,7 milhões de passageiros por ano apenas com a nova unidade. O início das obras no local será no dia 11 deste mês e a previsão de conclusão é de 21 meses. Nesse primeiro edital, estão previstas as obras de infraestrutura do empreendimento.

O deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) esteve no gabinete do secretário de Agricultura, João Rodrigues (PSD), na tarde desta quarta-feira, para convidá-lo, pessoalmente, a participar das audiências públicas que vão ser realizadas para debater como serão aplicados os R$ 60 milhões no combate aos efeitos da estiagem em Santa Catarina.

Seca no Oeste (2)

Feliz disputa Uma disputa de futebol no Maracanã, entre as seleções do Rio e de São Paulo, homenageou a visita da rainha Elisabeth II, em 1968. Os paulistas venceram por 2x1 o “jogo da rainha”, mas nem o gol de honra do craque Gerson fez a torcida carioca perdoar a atuação do juiz Amando Marques, francamente favorável aos visitantes. E o Maracanã lotado passou a gritar a plenos pulmões, sem parar, o palavrão representado pelas iniciais “f.d.p.”. Gritaram tanto o xingamento que, na tribuna de honra, sem entender nada, a rainha da Inglaterra perguntou ao governador Negrão de Lima, a seu lado, o que afinal a torcida exclamava. O elegante governador achou melhor mentir: - A torcida grita “feliz disputa”, majestade, para desejar um bom jogo...

Rodrigues parabenizou a iniciativa do parlamentar e assegurou que deve participar dos três encontros. O primeiro será realizado em Maravilha, no dia 21/01. O segundo será em Videira, em 28/06 e a última audiência em Xanxerê, no dia 05/07. Os recursos, a fundo perdido, devem beneficiar cerca de 40 mil famílias, principalmente no Oeste do Estado.

Papa entulhos

Papa entulhos 2

Aproveitando a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, o vereador Michel Schlemper (PMDB) defendeu na tribuna, sessão desta segunda-feira (04/06), uma maior fiscalização em cima dos Papa Entulhos que atuam em São José. Destacando que já existe uma lei municipal, aprovada pela Câmara, Michel pede que a mesma seja cumprida, chamando a atenção do poder público para esta questão.

“Quem anda pela cidade percebe que muitas das caçambas, usadas pelas empresas para a coleta dos resíduos de materiais de construção estão enferrujadas, amassadas, mal pintadas. Deveriam ter uma pintura específica, padronizada, incluindo adesivos refletivos daqueles usados pelos caminhões para serem percebidos durante a noite, pois colocam em risco quem trafega pelas ruas, sem a devida sinalização. Se um material desse, feito de aço puro, já é pesado vazio, carregado de entulhos é um perigo e pode provocar acidentes”, alerta o vereador.

EXPEDIENTE

PÚBLICAÇÃO: Informe Editora Jornalística LTDA LTDA CNPJ 15.020.627/0001-81

DIREÇÃO GERAL: JORNALISTA RESPONSÁVEL: Adriano Ribeiro Adriano Ribeiro 48 3240-9643 0002902SC

COMERCIAL: Ivon Matoso 48 3240-9643

http://issuu.com/jor nal_infor me |

EDIÇÃO Eduardo Bisotto 48 3240-9643

@jor nalinfor me |

CONTATO

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design www.dodadiagramador.com.br

jor nal-infor me |

GRÁFICA: Rede de Jornais Informe

TIRAGEM 4 mil

Rua General Eurico Gaspar Dutra, nº952 Bairro Estreito CEP 88.075-100 Florianópolis-sc

e-mail: redacaofloripa@jor nalinfor me.com.br


Geral

fim de semana 9,10 e 11 de JUNHO de 2012 Palestra Busca desenVolVer senso crÍtico, o curso de administração do centro universitário municipal de são José (usJ) promoverá um colóquio na segunda (11), às 19h, no auditório do colégio maria luiza de melo. o tema central da discussão será focado no Projeto ambiental: uma estratégia inovadora.

diVulGação/informe

Por meio da consulta de viabilidade para instalação, o contribuinte verifica na prefeitura a possibilidade de estabelecer o empreendimento em determinado imóvel

florianÓPolis

novos serviços para empresas disponíveis na internet

também serão disponibilizados novos serviços virtuais, relacionados aos tributos mobiliários e ao cadastro imobiliário

A

partir de segunda-feira ( 11/6) a prefeitura está disponibilizando na internet novos serviços voltados para empresas e para profissionais autônomos. Entre eles, o serviço de consulta de viabilidade para instalação e o registro de pessoas físicas e jurídicas não estabelecidas. O objetivo da ferramenta é oferecer maior agilidade no atendimento aos empreendedores que desejam instalar uma empresa no município. Todos os serviços também estão disponíveis nas unidades de atendimento do Pró-Cidadão. Por meio da consulta de viabilidade para instalação, o contribuinte verifica na prefeitura a possibilidade de estabelecer o empreendimento em determinado imóvel. A consulta é feita de acordo com a atividade econômica da empresa. Ou seja: ao efetuar a consulta o empreendedor é informado se é permitido instalar e operar uma empresa com determinada atividade econômica no imóvel, de acordo com a legislação municipal. Portanto, a consulta de viabilidade para instalação é um dos primeiros passos no processo de abertura de empresas estabelecida. Até hoje essa consulta era efetuada apenas presencialmente, em

uma das unidades de atendimento do Pró-Cidadão. O processo de consulta tramitava em papel pelos setores da Prefeitura responsáveis pela avaliação e retornava ao solicitante. Com a implantação da consulta de viabilidade para instalação pela internet, o empreendedor poderá obter, no momento da solicitação, um resultado prévio sobre a possibilidade de estabelecer a empresa no endereço informado. Esse dado é resultado de um cruzamento de informações entre os bancos de dados e o sistema de geoprocessamento corporativo da Prefeitura de Florianópolis. Após esse resultado prévio, a consulta passa a tramitar em meio digital, com assinatura e protocolo digital, para a análise dos técnicos da Prefeitura. O resultado definitivo da consulta é emitido após esse parecer. As consultas abertas presencialmente nas unidades do Pró-Cidadão também deixarão de tramitar em papel, ampliando a segurança e a transparência do processo. Outro diferencial do sistema pela internet é que a consulta é feita com base na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), o que permite uma padronização em todos os órgãos – municipais, esta-

duais e federais- da descrição da atividade da empresa. Da mesma forma, as requisições de registro de pessoas físicas e jurídicas não estabelecidas, deixarão de tramitar em papel e passarão a ser virtuais, agilizando os processos e agregando segurança e transparência às solicitações. O registro de pessoas físicas e jurídicas não estabelecidas é voltado para profissionais autônomos ou microempreendedores individuais que prestam serviços sem local fixo, como à domicílio, por exemplo. Também serão disponibilizados novos serviços virtuais, relacionados aos tributos mobiliários e ao cadastro imobiliário. A disponibilização desses serviços pela internet é mais uma ação de modernização administrativa para a desburocratização e eficiência de serviços voltados aos empreendedores. A modernização faz parte do Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos, que permite aos cidadãos realizar solicitações pela internet e acompanhar virtualmente todo o trâmite dos processos na Prefeitura até o resultado. Atualmente, 25 processos estão disponíveis pelo Sistema, entre eles, certidão de zoneamento, autorização para utilização do espaço público e habite-se.

A 05

Palestra busca desenvolver senso crítico O Curso de Administração do Centro Universitário Municipal de São José (USJ) promoverá um colóquio na segunda (11), às 19h, no auditório do Colégio Maria Luiza de Melo. O tema central da discussão será focado no Projeto Ambiental: Uma Estratégia Inovadora. “O objetivo é desenvolver o senso crítico dos alunos e de toda a comunidade, porque através do meio

ambiente nós conseguimos elaborar diversos materiais reciclados que podem ser utilizados no trabalho social”, afirma a Reitora do USJ, Cibelli de Medeiros Pickler. O palestrante convidado é o Professor de Química Ambiental, Eduardo Mc Mannis Torres, diplomado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento será gratuito e aberto ao público.

Diretório Municipal de Florianópolis/PTN EDITAL DE CONVENÇÃO MUNICIPAL A COMISSÃO EXECUTIVA MUNICIPAL DO PARTIDO TRABALHISTA NACIONAL – PTN do município de Florianópolis, na forma do Estatuto Partidário e legislação eleitoral vigente, em especial a Resolução TSE nº. 23.373/2011, CONVOCA: I – Todos os filiados no PTN no Município de Florianópolis, a comparecerem à CONVENÇÃO MUNICIPAL, a ser realizada no dia 17 de junho de 2012, das 09h00min às 10h00min, no HOTEL CASTELMAR, sito na Felipe Schmidt, 1.260, Centro, Florianópolis, com a seguinte ORDEM DO DIA: 1 – Escolha de candidato a cargos eletivos para as eleições 2012 e deliberar sobre coligações prefeito e vice-prefeito; 2 – Sorteio dos respectivos números para candidatos a vereador; 3 - Outros assuntos. Florianópolis, 08 de junho de 2012. Darci Pires de Lima Presidente da Comissão Executiva Municipal

EDITAL DE CONVENÇÃO MUNICIPAL - Diretório Municipal de Florianópolis/PMN A COMISSÃO EXECUTIVA MUNICIPAL DO PARTIDO DA MOBILIZAÇÃO NACIONAL – PMN, do município de Florianópolis, na forma do Estatuto Partidário e legislação eleitoral vigente, em especial a Resolução TSE nº. 23.373/2011, CONVOCA, nos termos do artigo 25 e seguintes do Estatuto Partidário: I – Todos os FILIADOS no PMN do Município de Florianópolis, que estejam devidamente habilitados, conforme artigo 36 do Estatuto Partidário, a comparecerem à CONVENÇÃO MUNICIPAL, a ser realizada no dia 17 de junho de 2012, das 09h00min às 10h00min, no HOTEL CASTELMAR, sito na Felipe Schmidt, 1.260, Centro, Florianópolis, com a seguinte ORDEM DO DIA: 1 – Escolher candidatos a Prefeito e Vereadores, para concorrer às eleições municipais; 2 – Deliberação sobre a formação de Coligações e alianças Partidárias Municipais; 3 – Escolher os respectivos números para candidatos a Vereador; 4 - Outros assuntos. Florianópolis, 08 de junho de 2012. Manoel Roberto Soares Presidente da Comissão Executiva Municipal

Diretório Municipal de Florianópolis/PTC EDITAL DE CONVENÇÃO - CONVENÇÃO MUNICIPAL ORDINÁRIA A COMISSÃO EXECUTIVA MUNICIPAL, DO PARTIDO TRABALHISTA CRISTÃO – PTC do município de Florianópolis, na forma do Estatuto Partidário e legislação eleitoral vigente,em especial a Resolução TSE nº. 23.373/2011, CONVOCA, nos termos do artigo 13 do estatuto Partidário: I – Os membros do Diretório Municipal; II – Os Representantes do Partido no Congresso Nacional e Deputados Estaduais, com domicílio eleitoral no Município; III – Os Vereadores; IV – Os membros das Comissões Diretoras Municipais Provisórias, a comparecerem à CONVENÇÃO MUNICIPAL, a ser realizada no dia 17 de junho de 2012, das 09h00min às 10h00min, no HOTEL CASTELMAR, sito na Felipe Schmidt, 1.260, Centro, Florianópolis, com a seguinte ORDEM DO DIA: 1 – Decidir as questões Político-Partidárias Municipais; 2 – Aprovar as Coligações e alianças Partidárias Municipais; 3 – Escolher os candidatos aos postos eletivos municipais (Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores); 4 - Outros assuntos. Florianópolis, 08 de junho de 2012. Lucy Santos Pinto Presidente da Comissão Executiva


A 06

florianópólis

fim de semana 9,10 e 11 de JUNHO de 2012

a anac (agência nacional de aviação civil) encaminhou uma solicitação à floram, no sentido de buscar soluções para cinco áreas de atração de aves no município, que podem vir de certa forma prejudicar a segurança das aeronaves.

inoVação

floripa interativa: projetando o futuro entra em operação

lançamento do programa foi realizado na manhã desta quarta-feira, com a presença do Ministro de Ciência, tecnologia e inovação

F

lorianópolis conta, a partir de hoje, com uma ferramenta inovadora para o debate e a visualização do futuro da cidade. Foi lançado, em solenidade realizada nesta quarta-feira (06 de junho), o programa Floripa Interativa: projetando o futuro. Iniciativa da Prefeitura de Florianópolis, o programa tem o objetivo de ampliar a participação da sociedade no planejamento da cidade por meio da tecnologia e da inovação. O lançamento do programa contou com a presença do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp. Entre os instrumentos do programa está um Centro de Visualização, que conta com um telão de nove metros de comprimento e quatro metros de altura, com informações multimídia sobre projetos atuais e futuros de Florianópolis. Nesse telão serão apresentados projetos de obras e empreendimentos, permitindo à população conhecer, debater e opinar sobre as propostas. O sistema também mostra propostas em tecnologia 3D, como a da revitalização do Largo do Mercado Público, de um

diVulGação/informe

Prefeito dário Berger (PmdB), acompanhado do ex-secretário de Governo Gean loureiro (PmdB), recebem o ministro da ciência e tecnologia, marco raupp

parque no aterro da Via Expressa Sul e de um túnel no Morro da Cruz. Por meio do Floripa Interativa: projetando o futuro, o visitante pode passear por esses lugares e, assim, conhecer e visualizar como seria a cidade com esses novos empreendimentos. “Esse é um programa criativo, inovador e moderno, que estabelece um relacionamento próximo e interativo com

a comunidade. É uma ferramenta ilimitada para projetar a cidade para as futuras gerações”, destacou o Prefeito Dário Berger no lançamento do Floripa Interativa: projetando o futuro. Para o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o programa Floripa Interativa: projetando o futuro faz jus ao título de Florianópolis como Capital da Inova-

ção. “Florianópolis merece o título de Capital da Inovação, pois mostra, por projetos como o lançado hoje, que a cidade e seus agentes inovadores, entre eles a Prefeitura, desenvolvem aqui um novo tipo de atividade, transformando a sociedade por meio do conhecimento”, avaliou o Ministro. O Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável da Prefeitura de Florianópolis, Carlos Roberto De Rolt, enfatizou a importância do Floripa Interativa: projetando o futuro como uma ferramenta de gestão. “O programa aplica o conhecimento tecnológico para a criação de ferramentas de apoio ao estudo dos desafios que nos dias de hoje são impostos a uma cidade e seus gestores e mostra a constante preocupação da administração com a elaboração de planos e delineamento do futuro”, disse o Secretário. PROJETOS PARA A CIDADE Sobre os projetos de captação de recursos encaminhados pela Prefeitura de Florianópolis ao Ministério em 2011, o Ministro Raupp afirmou

que irá atuar para a viabilização dos investimentos. “Com essa visita a Florianópolis tivemos a oportunidade de verificar em loco e atestar a capacidade da cidade em usar a tecnologia e a inovação para o planejamento e a inclusão social. Diante disso, temos uma garantia que os recursos aqui aplicados terão grandes resultados, por isso o Ministério será parceiro de Florianópolis e iremos buscar recursos para financiar os projetos encaminhados pelo município”, disse o Ministro. No valor de R$ 6,9 milhões, o projeto de Cidade Digital propõe a implantação de uma infraestrutura de rede digital para atender todo o município, interligando as unidades da Prefeitura de Florianópolis e oferecendo internet sem fio com acesso gratuito para a população. Já o projeto dos telecentros tem por objetivo a implantação e modernização, nas comunidades de Florianópolis, de centros que promovam a inclusão empreendedora, por meio do fornecimento de infraestrutura física, pessoal e tecnológica. O valor solicitado para o projeto é de R$ 748 mil.

Pantanal

Aves prejudicam comunidade quer que sobrevôos na Capital ufsc ceda terreno A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) encaminhou uma solicitação à FLORAM, no sentido de buscar soluções para cinco áreas de atração de aves no município, que podem vir de certa forma prejudicar a segurança das aeronaves. A maioria destas áreas encontram-se entre os bairros Campeche, Tapera, Carianos e a Beira Mar Sul. Nestes pontos há ninhos, como por exemplo de urubus no Morro do Lampião e garças e outras aves em áreas de mangue ao longo do bairro Carianos, Tapera e da Baía Sul. A Diretoria de Fiscalização Ambiental da FLORAM, através de seu diretor Bruno Palha, solicitou que o Departamento de Educação Ambiental (DEPEA) realizasse uma vistoria nestas áreas para identificar a hipótese de se

estes pontos são habitats das aves; ou o motivo que está atraindo-as para o local. O DEPEA também fornecerá uma orientação para solucionar e mitigar estes problemas. Após estas providências, o órgão ambiental prestará informações à ANAC. AVES NO AMBIENTE AÉREO As colisões entre aeronaves e aves são comuns na aviação civil brasileira. Como costumam voar em bando, frequentemente uma grande quantidade entra na rota das aeronaves. "As aves fazem seus ninhos em torno dos aeroportos e quando assustadas sobem na hora do pouso e decolagem dos aviões" explica a Superintendente da FLORAM Vera Basso. Em alguns casos podem até trazer danos a aeronave e o cancelamento de vôos.

Os Conselhos Locais de Saúde do Pantanal e Costeira, além da Associação dos Moradores do Banco Redondo (altos da Mauro Ramos) participaram da reunião desta terça-feira do Conselho Municipal de Saúde. A entidade do Pantanal reiterou sua reivindicação para que a UFSC ceda parte de seu terreno para a implantação de um novo Centro de Saúde naquele bairro. Durante a reunião, presidida pelo secretário Clécio Espezim, ficou definido que a partir de julho os encontros passam a acontecer na última terça-feira de cada mês. O CONSELHO Este é o órgão de controle social na área da saúde pública no âmbito municipal. Suas decisões podem se transformar em resoluções aprovadas pelo chefe do poder executivo. Ele é composto por 50 por cento de representantes dos usuários do

diVulGação/informe

a maioria dos bairros de nossa capital já conta com o seu conselho local de saúde

SUS, 25 por cento de profissionais de saúde e 25 por cento de gestores e prestadores. Todos eles eleitos de forma direta entre seus pares. A maioria dos bairros de nossa capital já conta com o seu Conselho Local de Saúde. Eles são a melhor

maneira de realizar reivindicações nesta área, bem como de contribuir para melhorar ainda mais o atendimento nos Centros de Saúde, Policlínicas e UPAs. Na sua unidade de Saúde você descobre se o seu bairro já conta com um CLS.


fim de semana 9,10 e 11 de JUNHO de 2012 resGatar a memÓria histórica da colonização açoriana é uma tarefa simples para o artista plástico Jair martins que transforma a arte em multiplicidades de expressão. durante duas semanas, a partir de segunda-feira (11), o museu Histórico municipal de são José, situado na rua Gaspar neves, 3175, no centro Histórico, apresentará aos josefenses a exposição “memórias açorianas”.

são José

A 07

saÚde

inicia campanha contra Poliomielite na segunda em Santa Catarina, a campanha acontecerá de 11 (segunda-feira) até 29 de junho e o dia de Mobilização Nacional (dia “d”) será no próximo dia 16 (sábado)

O

Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde realizam neste mês a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Desta vez, será em etapa única. Em Santa Catarina, a campanha acontecerá de 11 (segunda-feira) até 29 de junho e o Dia de Mobilização Nacional (Dia “D”) será no próximo dia 16 (sábado). No município de São José, o número total de crianças a serem vacinadas neste ano soma 13.255, sendo 2.882 crianças menores de 1 ano, 2.882 crianças de 1 ano, 2.411 crianças de 2 anos, 2.531 crianças de 3 anos e 2.549 crianças de 4 anos. O slogan da campanha é:

“Leve seu super-herói menor de 5 anos ao posto de vacinação. E não esqueça a caderneta”. No Dia “D”, a vacinação acontece nos 18 Centros de Saúde, das 08h às 17h. O atendimento também será estendido para 32 postos volantes, localizados em pontos estratégicos de São José. Cerca de 350 profissio-

diVulGação/informe

nais estarão envolvidos durante todo o dia nas atividades de vacinação. A festa de abertura será realizada às 09h30min no Centro de Saúde Luar, com a presença do Zé Gotinha. No último ano, a vacinação foi realizada em duas etapas e o município de São José alcançou as seguintes coberturas:

SegUiNteS COBeRtURAS População Alvo Menores de 1 ano 1 ano 2 anos 3 anos 4 anos Cobertura Total

1ª Etapa 101,46% 100,58% 94,75% 99,96% 96,41%

86,19%

2ª Etapa 98,02% 95,25% 113,19% 104,94% 110,36% 103,87%

no município de são José, o número total de crianças a serem vacinadas neste ano soma 13.255

mudança no trânsito

campinas preparada para missa com Pe. robson

Quinze mil pessoas são esperadas para a Santa Missa Campal com o Padre Robson de Oliveira e visita da imagem do Divino Pai Eterno, que acontecerão neste domingo (10), a partir das 15h, no pátio da Paróquia Santo Antônio, mais conhecida como Igreja Redonda de Campinas, localizada na Rua Irmãos Vieira, nº4, Campinas, São José. Em virtude desse grande público, oriundo dos três estados do Sul do país, haverá mudanças no trânsito do Bairro Campinas. A partir das 11h30min, no domingo (10), parte da Rua Irmãos Vieira estará interditada, do trecho da Avenida Josué Di Bernardi até a esquina com a Avenida Governador Adolfo Konder. Também serão fechados: trecho da Rua Coronel Eliseu Guilherme (da Rua Irmãos Vieira até a Rua Vereador Mário Coelho Pires) e trecho da Avenida Governador Jorge Lacerda (entre a esquina da Rua Vereador Mário Coelho Pires e até a esquina da Rua Frei Hilário). O trânsito nessas vias só será reaberto após o término do evento. A Guarda Municipal de São José orientará o trânsito. A dica é que os ônibus de turismo e vans estacionem no terminal de ônibus de Capoeiras, que se encontra desativado, já os veículos de passeio serão orientados a estacionar na Beira-Mar de São José.

Saiba mais sobre o evento O evento começará às 15h com show de Evangelização com a Banda “Seguidores de Cristo”, da Paróquia Santo Antônio. Para as 17h30min está programada a visita da Imagem do Divino Pai Eterno e missa com Padre Robson de Oliveira. Já às 19h acontecerá interação do Padre Robson com o público. A concentração é uma proposição da Paróquia Santo Antônio para comemorar o Ano da Eucaristia, que apresenta o tema: “Eucaristia, alimento de vida para a Igreja Paroquial” e como lema: “Quem come deste Pão, viverá para sempre”. “Todos os cristãos de boa vontade

estão convidados. É um evento para aqueles que acreditam que Jesus é o caminho, a verdade e a vida”, comunicou o Padre Hélio da Paróquia Santo Antônio. A Prefeitura de São José é parceira com a colaboração de diversas Secretarias e Fundações Municipais. A Secretaria de Saúde, por exemplo, instalará ambulatório no Salão Paroquial; a Secretaria de Infraestrutura fará a limpeza antes, durante e após o evento; a Secretaria de Comunicação Social está colaborando com a divulgação; a Guarda Municipal orientará o trânsito e concederá apoio à segurança.

SeRViÇO

Padre robson de oliveira

Santa Missa Campal Data: 10 de junho Programação 15h – Show de Evangelização com a Banda “Seguidores de Cristo” 17h30min- Visita da Imagem do Divino Pai Eterno e Missa com Padre Robson de Oliveira 19h – Interação do Padre Robson com o público


fim de semana 9,10 e 11 de JUNHO de 2012

A 08 Geral Dia da luta contra as queimaduras

Ações de conscientização aconteceram na capital Diversas atividades foram promovida na capital visando trazer mais informações sobre o tema Darilson Barbosa repórter

O

Dia Nacional de Luta contra Queimaduras que aconteceu nesta quarta-feira, dia 6 e junho, foir marcado por várias atividades entre as 9h e 15h, na escadaria do Rosário, que fica na esquina das ruas Vidal Ramos e Marechal Deodoro no Centro de Florianópolis. Profissionais de diversas áreas como segurança pública e saúdes estiveram presentes nas ações, além de membros de estudantes e membros da comunidade que auxiliaram o aprofundamento do debate em torno do assunto. Segundo dados publicados pelo Ministério da Saúde, 2.374 crianças foram hospitalizadas vítimas de queimaduras. Destas, 30% por substâncias inflamáveis. A Sociedade

divulgação/Informe

Brasileira de Queimaduras afirma que um milhão de pessoas são vítimas de queimadura por ano, seno que mais de dois terços são crianças. Proibição do álcool líquido – Em 2002, uma medida da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de álcool líquido para uso doméstico. Neste período, o número de acidentes reduziu em 60%, segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Queimaduras. A medida vigorou por seis meses, até a suspensão por uma liminar da Justiça Federal requerida pela Associação Brasileira de Produtores e Envasadores de Álcool. Para reduzir o número de acidentes domésticos foi preciso proibir novamente a utilização de álcool liquido nos domicílios. Tramita desde 2007 na Câmara Federal o projeto de Lei 692, que limita o uso e acesdivulgação/Informe

so e a venda do produtos que tenham álcool em sua formula para o uso doméstico. O professor do Departamento de Pediatria da UFSC e diretor científico da Sociedade Brasileira de Queimaduras, Maurício Pereima, mobiliza uma campanha externa pela aprovação da lei. O texto do projeto de lei 692/2007 propõe restringir a venda de álcool etílico líquido e submetê-la à regulação das autoridades sanitárias, está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara. Na última ação legislativa em torno do projeto, ocorrida no dia 23 de maio, a deputada Sandra Rosado (PSB-RN), relatora do projeto, deu parecer pela inconstitucionalidade e injuridicidade do substitutivo apresentado por meio da Comissão de Defesa do Consumidor, que restingiria o acesso e venda do álcool líquido.

Ações de conscientização sobre o assunto aconteceram na quarta em Florianópolis

Fabricação Mecânica

Consepe aprova projeto pedagógico do curso de Tecnologia

Conselho Universitário da UDESC aprovou criação novo curso de Tecnlogia

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) aprovou, na última terça-feira, dia 5, o projeto pedagógico do curso superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica. O novo curso deverá ser oferecido no campi de Lages já a partir do segundo semestre deste ano, no entanto ainda será novamente analisado pelo Conselho de Administração (Consad) e também pelo Con-

Sessão de segunda aprovou convênios legitimando Entidades Na sessão ocorrida na noite de segunda-feira, dia 28, foram aprovados por unanimidade os pareceres Conjuntos das Comissões de, Constituição, Justiça e Redação; da Comissão de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social e Defesa do Consumidor e da Comissão de Finanças e Orçamento aos Projetos de Decreto Legislativo dos números 039 ao 43/2012, da Mesa Diretora, que homologam os convênios firmados entre o Município de São José (SC), através da Secretaria Municipal de Assistência Social e entidades do município. As seguintes entidades foram beneficiadas com os convênios : Instituição

divulgação/Informe

Vereadores aprovaram convênios legitimando o trabalho de Entidades

Filantrópica Casa de Cáritas, a Entidade Sociedade Espírita de Assistência e Promoção Social Tereza de Jesus - Lar

dos Velhinhos de Zulma, Orionópolis Catarinense e Lar da Criança Nossa Senhora de Fátima/Creche Pai Herói.

selho Universitário (Consuni). O presidente do Consepe e pró-reitor de Ensino da Udesc, Luciano Hack, eleito durante a reunião desta terça-feira comentou que o curso deverá ser oferecido em apenas três turmas, com 40 vagas cada, em período noturno e a duração será de três anos. Na reunião do Conselho também foram eleitos como 1º vice-presidente, o pró-reitor de Extensão, Mayco Nunes. Já como 2º vice-presidente,

o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Leo Rufato. No encontro o Consepe aprovou a alteração da Resolução 001/2004 do Consepe para regulamentação dos cursos de pós-graduação lato sensu e também aprovou pequenas alterações curriculares (pré-requisitos, ementas, entre outras) para os cursos de Fisioterapia, Ciências da Computação e para as Engenharias Civil, Florestal e da Pesca.

Vereadores declaram de utilidade pública o serviço de Associações Na sessão da Câmara de São José que aconteceu na última quarta-feira, dia 30, os vereadores da casa aprovaram por unanimidade os pareceres em Conjunto das Comissão de Constituição, Justiça e Redação, da Comissão de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social e Defesa do Consumidor referentes aos Projetos de Lei n.º 115/2011, 037/2012, 039/2012, 046/2012. Os pareceres que declaram de utilidade pública, os serviços a Associação de Resgate da Cultura Afro Mãe Africa Pai Brasil

– ARCA, Centro de Trabalhos Espíritas Ana Luz, a Associação Beneficente Jeová-Nissi e Associação dos Moradores do Bairro Nossa Senhora do Rosário. Fazem parte da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, os seguintes vereadores: Orvino Coelho de Ávila (PSD), Alini Castro (PSDB) e Méri Hang (PSD), e da Comissão de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social e Defesa do Consumidor aos Projetos, os vereadores: Moacir da Silva (PMDB), Lédio Coelho (PSD) e Sanderson de Jesus (PMDB).


esporte

fim de semana 9,10 e 11 de JUNHO de 2012

fÓrmula 1: deVido ao

Grande PrÊmio do canadÁ, a rodada do camPeonato Brasileiro começarÁ com uma Hora de atraso.

A 11

sÉrie B

avaí enfrenta o ipatinga

alceu atHerino

Após duas derrotas, time de Hemerson Maria tenta reação na Série B

A

preparação do Avaí para o jogo contra o Ipatinga chegou ao fim. O time fez hoje o último treinamento antes de embarcar com destino a Minas Gerais. O treinador Hemerson Maria organizou um trabalho tático, dividindo o elenco em dois grupos e trabalhando jogadas ofensivas e defensivas. Um dos jogadores que participou dos trabalhos foi o meia Jaílton, que treinou no time titular e se disse preparado para a partida. “Estou pronto para jogar, caso o professor faça a opção por mim”, disse. O jogador também falou sobre o papel que deve desempenhar. “Hoje o jogador de meio-campo precisa marcar e também armar as jogadas e é isso que

vamos tentar fazer”, analisou. Jaílton também comentou sobre a adaptação à cidade, já que hoje faz uma semana que o atleta foi apresentado. “Tenho me adaptado bem. Fui bem recebido por todos os jogadores e alguns eu já conhecia, como o Ronaldo Capixaba e o Renato Santos e isso facilita”, comentou o jogador que fez várias tabelas com o atacante Nunes no treino de ontem. Os seguintes jogadores foram relacionados e estão para Minas Gerais: Diego, Moretto, Rafael, Cássio, Leandro Silva, Aelson, Patric, Pirão, Julinho, Mika, Bruno, Diogo Orlando, Diego Palhinha, Jaílton, Cléber Santana, Nunes, Diogo Acosta e Felipe Alves.

Jogadores do avai treinam no ct

novas camisas do figueirense serão apresentadas dia 11 Dando sequência a ação de marketing com a Campanha Anos Dourados, o Figueirense Futebol Clube anuncia o lançamento das camisas Penalty/Cavalera. Desde a última Sexta-Feira (30) o torcedor alvinegro pôde conferir de perto desde a entrega das cartas pela família de Calico até a revelação dos três primeiros relatos narrando detalhes das

conquistas do Torneio Início, Campeonato Citadino e do Campeonato Estadual de 1932, pelo Figueirense. As camisas Penalty/Cavalera serão apresentadas no evento no dia 11 de Junho, próxima segunda-feira às 20 horas no Hall Central do Shopping Beiramar. Confeccionada em tecido PoliPIMA, que facilita a transpiração, a nova camisa foi feita em

homenagem as três conquistas do ano de 1932, o primeiro da série considerada pela imprensa da época como os Anos Dourados do Figueirense. Naquele ano, o Figueirense conquistou todos os torneios que disputou, numa época romântica para o futebol catarinense que ainda contava com times como o Brasil de Blumenau e o Athlético, de Florianópolis.

As quatro faixas douradas, aplicadas à camisa, fazem alusão as três conquistas daquele ano e uma em homenagem à aquele que futuramente viria a se tornar um dos maiores ídolos da história do Figueirense, Calico. Presente nas arquibancadas durante a conquista do Torneio Início e posteriormente como jogador no Campeonato Citadino e Catarinense, Calico

tornou-se referência não apenas pela habilidade técnica como pela liderança que exercia em campo. Além disso, a camisa conta com as inscrições 1932-2012 em alusão aos 80 anos dos Anos Dourados e com o brasão utilizado na época. Os goleiros também terão uma camisa especial, que será apresentada no evento na próxima segunda-feira.

Base da figueira perde pra chapecoense Na última quarta-feira as equipes de base do Figueirense disputaram mais uma rodada do Campeonato Catarinense 2012. Na oportunidade, o alvinegro viajou até Chapecó onde enfrentou a Chapecoense e conquistou uma boa vitória na categoria Juvenil pelo placar de 4 a 1. Esta foi a quarta vitória em quatro jogos do alvinegro na competição que derrotou a equipe do oeste do estado com dois gols de Paulinho, um de Sérgio Alan e um de Cleyton. O próximo compromisso da equipe Juvenil do Figueirense, será na terça-feira (12), quando enfrenta o Criciúma no Centro de Formação e Treinamento do Cambirela, em Palhoça. Já a equipe Júnior do Figueirense, sofreu a sua primeira derrota no Campeonato Catarinense e na temporada ao perder para a Chapecoense pelo placar de 2 a 1. O gol do alvinegro na partida foi marcado

alceu atHerino

diVulGação

comemoração de um dos gols da goleada

Avaí vence o Camboriú por 10 a 0 na base figueira perde pra chapecoense

pelo zagueiro Américo. Na próxima terça-feira, o Figueirense recebe a Chapecoense no CFT do Cambirela, pela sexta rodada do estadual.

Rodada: Devido ao grande prêmio do Canadá, os jogos do campeonato brasileiro começaram uma hora mais tarde no domingo.

O Avaí enfrentou nesta tarde o Camboriú pelo Campeonato Catarinense das categorias de base. A equipe Juvenil entrou em campo às 13h30min e empatou o jogo em 1 a 1, com gol de Rafael. Já os Juniores venceram por 10 a 0 com gols

de Maurício (4), Diego (2), Gabriel, Tauã, Wesley e Kaíque. Com o empate o time Juvenil chegou aos 8 pontos na classificação geral, mesma pontuação atingida pela equipe Júnior após a vitória de hoje. As duas equipes continuam invictas na competição.


fim de semana 9,10 e 11 de JUNHO de 2012

A 12 Segurança Fim das Polícias Militares?

Presidente do CNCG esclarece suposta recomendação da ONU Coronel da PM Nazareno Marcineiro afirma que as informações veiculadas não têm fundamento

D

iante de recentes notas divulgadas na mídia de que a Comissão de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), em seu Relatório Periódico Universal, divulgado no último dia 30 de maio, teria recomendado o fim das Polícias Militares no Brasil, o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina e presi-

nota divulgada

dente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG-PM/BM), coronel Nazareno Marcineiro, divulgou uma nota de esclarecimento à sociedade brasileira sobre a inveracidade das informações divulgadas, informações estas geradas por uma interpretação inadequada do relatório. divulgação/Informe

Coronel Nazareno Marcineiro

“Esclarecimentos à sociedade brasileira acerca do Relatório Periódico Universal elaborado pelo Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU em 30 de maio de 2012: O Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG-PM/BM), órgão de representação dos Comandos de cerca de 600 mil militares estaduais, sobre as notícias veiculadas de que o Conselho de Direitos Humanos, do Alto Comissariado de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas – ONU, teria recomendado a “supressão” ou o “fim” das Polícias Militares, tem a esclarecer o seguinte: 1 – As informações veiculadas não encontram fundamento, sequer próximo, numa leitura atenta e contextualizada, da Minuta do Relatório do Grupo de Trabalho do Conselho de Direitos Humanos, do Alto Comissariado de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas – ONU, sobre a Revisão Periódica Universal referente a sua 13ª sessão, divulgado em 30 de maio de 2012, que recomende o fim das Polícias Militares no Brasil. 2 – A recomendação, cuja autoria foi do representante da Dinamarca no Conselho, na verdade literalmente propõe que o governo brasileiro trabalhe para abolir um dito sistema separado de polícia militar, agregando-a ao mecanismo nacional de

Polícia Civil prende acusados de assalto em Florianópolis divulgação/Informe

A Delegacia de RepresNa noite daDepois de diligências são a Roubos (DRR) da Caquela data, apontarem os nomes de pital cumpriu na manhã de os autores se Bruno e David como coquarta-feira (6), dois mandeslocaram -autores dos roubos, o dados de prisão preventiva até uma disDelegado responsável pelo em desfavor de Bruno Matribuidora de caso, Luiz Felipe Rosado, chado Figueiredo,19 anos e bebidas, no representou pela prisão David Machado Bento, 21 bairro Monpreventiva deles, as quais anos. Eles foram reconhete Verde e, foram cumpridas na data David Machado Bruno Machado cidos como sendo autores utilizando o de hoje. Ambos também do roubo de um veículo Fiat Palio e de veículo roubado anteriormente, aborda- foram reconhecidos pelo proprietário um assalto a uma distribuidora de bebi- ram os proprietários e subtraíram dois do veículo e pelo empresário, respectidas em Florianópolis. Investigações da malotes com, aproximadamente, R$ vamente, como tendo participado dos equipe da DRR concluíram que os dois 30.000,00 (trinta mil reais) em dinhei- crimes. Um terceiro indivíduo está com presos, juntamente com outros três cri- ro, além de vários cheques de clientes e mandado de prisão preventiva decretada minosos roubaram um veículo Fiat Pa- outros objetos. Um dia depois dos rou- e, até o momento, não foi localizado. O lio Adventure, no dia 14 de maio deste bos, Jucemário Elias Cristão foi preso quinto e último co-autor é menor de idaano. O crime aconteceu quando a vítima em flagrante na posse do veículo rou- de, desta forma, cópia de todo o procediparou o carro para deixar uma pessoa bado. As vítimas o reconheceram como mento será encaminhada à 6ª Delegacia numa Rua do Centro de Florianópolis. sendo um dos autores do crime. de Polícia da Capital.

prevenção a tortura e execuções extrajudiciais por policiais, sem detalhar mais a respeito, conforme se verifica dos textos originais: 119.14. Adopt Bill No. 2442 in order to guarantee the independence and autonomy of the members of the National Preventive Mechanism, in conformity with Brazil’s obligations under the OPCAT* (*Optional Protocol to the Convention against Torture and other Cruel, Inhuman or Degrading Treatment or Punishment )(Denmark); (…) 119.60. Work towards abolishing the separate system of military police by implementing more effective measures to tie State funding to compliance with measures aimed at reducing the incidence of extrajudicial executions by the Police. (Denmark) 3 – Tanto é verdade esta interpretação que o mesmo documento recomenda ao Brasil que estenda a outros estados da federação a experiência do Rio de Janeiro de Unidades de Polícia Pacificadora, integrada por policiais militares: 119.62. That other state governments consider implementing similar programs to Rio de Janeiro’s UPP Police Pacifying Unit (Australia) 4 – É desconhecido de boa parte da sociedade que a experiência de polícias de natureza militar não é uma exclusividade brasileira, estando também presentes em

vários países como Holanda, Itália, França, Espanha, Portugal, Argentina e Chile, dentre tantos outros. 5 – A excelência de uma polícia de natureza militar é atestada pela ONU quando ela, há anos, se vale de policiais militares brasileiros para treinamento de forças policiais estrangeiras em países em estabilização, após passarem por guerras. 6 - Mudanças são sempre necessárias e, nesse sentido, as Polícias Militares têm empreendido um grande esforço, apesar dos obstáculos cada vez maiores que tem enfrentado, na busca incessante da qualidade dos serviços prestados. 7 - O sistema de segurança no Brasil reclama por transformações, mas transformações incrementais, muito bem refletidas e fundamentadas, que busquem a melhoria do processo e não simplesmente uma mudança na característica de uma instituição centenária, capilarizada por todos os municípios brasileiros, como se isso representasse um ganho por si só. Assim e diante de todo o exposto, o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares reafirma seu compromisso, solenemente declarado, de servir a sociedade brasileira, dispondo-se sempre ao diálogo, na busca do aperfeiçoamento dos serviços prestados por policiais e bombeiros militares por uma segurança pública melhor para o Brasil.

Assalto no Norte da Ilha termina em troca de tiros Um assalto a um posto de combustiveis nas margens da Rodovia SC-401, no Norte da Capital, movimentou a Polícia Militar (PM) por volta das 21h de quinta-feira (7). Na fuga os dois criminosos que cometeram o crime usaram uma motocicleta e trocaram tiros com os policiais. Um deles, de 19 anos, foi preso e o outro escapou. De acordo com a PM, o fugitivo pode ter ficado ferido com os tiros. O assalto aconteceu no Bairro Santo Antônio de Lisboa. A dupla rendeu a funcionária que trabalhava no caixa da loja de conve-

niências e fugiram levando R$ 300,00 em dinheiro. Policiais da Delegacia de Repressão a Roubos, do Bope e do Cop participaram da operação. Dois revólveres, dois celulares e o dinheiro roubado no posto foram apreendidos. A moto também foi recolhida. De acordo com informações da polícia, o estabelecimento já foi alvo de criminosos por cerca de 15 vezes. O meliante preso tem varias passagens pela Justiça por assaltos a mão armada e nos ultimos 30 dias teria participado de sete assaltos em varias empresas no Norte da Ilha de Florianópolis.

Jornal Informe - Edição 75  

Jornal Diário da Grande Florianópolis