Page 1

INFORME Rede de jORnaIs

gRande FlORIanÓpOlIs

Tempo Hoje

28 17º

sexta-FeIRa, 30 DE MARÇO DE 2012 . ANO 1 . NO 28 - |

http://issuu.com/jornal_informe |

@jornalInforme |

jornal-Informe

COnteudO É tudO

dIvulgaÇãO

BATALHÃO DE CHOQUE FLAGRA JOVEM TRAFICANDO MACONHA EM SJ pag >> a12

duplICaÇãO da antÔnIO edu vIeIRa seRÁ apResentada nesta sexta pag >> a5 dIvulgaÇãO

Mais de 180 mil pessoas prestigiaram o show da dupla na Beira-Mar Continental

sHOW da dupla vICtOR e leO REUNIÃO DEFINIRÁ COORDENADORIA DE DIREITOS HUMANOS DE SÃO JOSÉ pag >> a7

AVAÍ GOLEIA O MARCÍLIO DIAS pag >> a11

FIGUEIRA PERDE PRO CRICIÚMA pag >> a11

leva MultIdãO à BeIRa-MaR COntInental Com participação de diversos cantores consagrados, a dupla produziu um dos maiores shows já realizado na Capital. Mais de 180 mil pessoas prestigiaram a gravação do novo DVD da dupla. PÁG A 06


A 02

eduardo Bisotto

FRase dO dIa “Que seja eterno enquanto dure”. Vinícius de Morais

Parceria e Segurança

duplicação

H

oje, às 10h da manhã, no gabinete do prefeito Dário Berger (PMDB, na foto), os secretários de Saúde, Clécio Espezim e de Transportes, Mobilidades e Terminais, o vice-prefeito João Batista Nunes, apresentarão os projetos de duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira e de ampliação do Posto de Saúde do Pantanal. Como a rapaziada anda dizendo nas redes sociais, reclamações, protestos e xingamentos em 5, 4, 3, 2, 1...

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) participa nesta quinta-feira, dia 29, da solenidade de renovação do convênio com o Tribunal de Justiça para execução do projeto Justiça Presente (JP). O projeto Justiça Presente, iniciativa do Tribunal de Justiça em parceria com outras instituições como o Ministério Público, OAB, Secretaria da Segurança Pública (Polícia Civil e Militar), Federação Catarinense de Futebol e Associação dos Clubes Profissionais, busca garantir paz e tranqüilidade nos estádios catarinense. Na foto, Secretário de Estado de Segurança Pública, Cesar Grubba.

Duplicação 2 Seria ótimo que os pseudo-intelectuais ufsquianos parassem de encher a paciência da cidade e colaborassem na execução de ambos os projetos. Afinal, como sabem todos os que têm de passar pela região, ali está o principal gargalo, hoje, do

sexta-FeIRa, 30 de MaRÇO de 2012

trânsito de Florianópolis. Xingar a falta de mobilidade urbana é fácil. Apoiar decisões que vão melhorá-las deveria ser o óbvio. Mas para certos pseudo-intelectuais parece que o quanto pior melhor tornou-se um lema de vida.

Doação de óculos

Parceria e Segurança 2 O Justiça Presente foi criado em 2006 e já acompanhou neste período 836 jogos de futebol válidos pelos campeonatos estadual e brasileiro, em suas diversas séries, com o registro de 194 ocorrências

policiais. Em média, as equipes do JP tiveram intervenção direta em 22% dos jogos acompanhados nos últimos seis anos. As estatísticas mostram, ainda, que as ocorrências mais corriqueiras foram porte e uso

de drogas, desacato à autoridade, vias de fato, lesões corporais leves, moeda falsa (compra de ingressos com dinheiro falso) e atuação de cambistas (venda de ingresso acima do preço comercializado pelo clube).

180 mil

Vai muito mal O prefeito de Balneário Camboriú, Edson Periquito (PMDB), continua tentando acertar a mão. O problema é que seu governo já vai chegando ao final e crises se sucedem, umas após outras. Agora é na saúde e na manutenção do hospital Ruth Cardoso. Periquito tenta resolver o problema junto ao correligionário e Secretário Estadual de Saúde, Dalmo Claro de Oliveira. Cá pra nós, se o ex-governador Leonel Pavan (PSDB) resolver retomar a carreira pelo município onde tudo começou, como prefeito, Periquito só garante a reeleição por milagre.

Zimmermann no PMDB

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) realizou na manhã desta quinta-feira (29) a entrega gratuita de recursos ópticos a pessoas atendidas

pelo Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP).

Seminário Para que as pessoas com deficiência pudessem ter autonomia e independência foram criadas as tecnologias assistivas. O termo refere-se a qualquer instrumento adaptado, como lápis com um cabo mais grosso, teclado ou aparelhos de leitura para pessoas com cegueira. Com o objetivo de discutir a aplicabilidade prática destas técnicas nas escolas a Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30) o Seminário de Tecnologia Assistiva. O encontro contará com a participação de representantes de 35 municípios do Estado.

EXPEDIENTE

O engenheiro eletricista Márcio Zimmermann filiou-se ontem ao PMDB. É homem de confiança da presidente Dilma Rousseff (PT, na foto) desde os tempos em que a hoje presidente ocupava o Ministério das Minas e Energia. Não deixa de ser uma filiação um tanto quanto surpreendente. Afinal, Dilma tem sido constantemente atacada justamente pelo peemedebismo na interna do governo. Acusam-na de querer desmontar o esquema de poder montado no setor energético pelo partido e especialmente pelo senador José Sarney (PMDB-MA). Seria a filiação uma sinalização de guerra explícita, agora dentro do próprio partido?

Jogo perigoso Na interna do Palácio do Planalto, assessores palacianos estão apostando que a estratégia de Dilma, de mudar os pólos de poder dentro dos partidos e dos grupos para-estatais para a mão de gente de sua confiança, vai acabar dando certo no médio prazo (leia-se antes da reeleição em 2014). Considerando a experiência de Collor (tentou fazer o mesmo e foi cassado), Itamar, FHC e Lula (acertaram com os grupos estabelecidos e governaram em paz), a estratégia adotada pela Presidente é de altíssimo risco.

Verdadeiro espetáculo o show da dupla Victor e Léo na Beira-Mar Continental. 180 mil pessoas é gente pra ninguém botar defeito. E cada centavo que a prefeitura tenha gasto foi muito bem aplicado. Vale lembrar que o DVD deve vender que nem água gelada no deserto em todo o Brasil. O retorno de imagem e marketing para a capital é incomensurável. Parabéns especialmente para o Secretário de Governo, Gean Loureiro (PMDB, na foto), responsável pela organização impecável do evento.

É o amor... O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) discursava ontem no Senado quando se dirigiu ao colega Valter Pereira (PMDB-MS): - Senador, com todo o respeito, a solidariedade e o amor que existe entre nós dois... Falo do amor fraterno, não do amor que vossa excelência está imaginando... E concluiu: - Vou parar com isso, porque quando falamos em amor já somos cerceados. Renan Calheiros, que presidia a sessão, apenas deu um leve sorriso.

PÚBLICAÇÃO: Gazeta da Manhã Editora Jornalística LTDA CNPJ 15.020.627/0001-81

DIREÇÃO GERAL: JORNALISTA RESPONSÁVEL: Adriano Ribeiro Adriano Ribeiro 48 3240-9643 0002902SC

COMERCIAL: Silmara Dalmedico Ribeiro 48 3240-9643

http://issuu.com/jor nal_infor me |

EDIÇÃO Eduardo Bisotto 48 3240-9643

@jor nalInfor me |

CONTATO

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design www.dodadiagramador.com.br

jor nal-Infor me |

GRÁFICA: Rede de Jornais Informe

TIRAGEM 4 mil

Rua General Eurico Gaspar Dutra, nº952 Bairro Estreito CEP 88.075-100 Florianópolis-sc

e-mail: opinião@jor nalinfor me.com.br


geral

sexta-FeIRa, 30 de MaRÇO de 2012

II FÓRuM MundIal “Com o tema democratização, emancipação e sustentabilidade, o II Fórum Mundial de educação profissional e tecnológica contará com conferências, debates, oficinas, Mostra de Inovação tecnológica, Mostra de artes visuais, Mostra de pôsteres, Feira gastronômica, Feira de economia solidária e Feira do livro.

A 05

dIvulgaÇãO

sexta

duplicação da antônio edu vieira será apresentada dIvulgaÇãO

N

a manhã desta sexta-feira, às 10: 00 horas, no gabinete do prefeito Dário Berger será apresentado o projeto de humanização e duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira e a apresentação do projeto modelo do Posto de Saúde do bairro Pantanal. Os projetos serão apresentados pelo Vice Prefeito Municipal de Florianópolis e Secretário Municipal de Transportes, Mobilidades e Terminais, João Batista Nunes, e pelo Secretário Municipal de Saúde, Clésio Antônio Espezim.

“O conhecimento sobre os riscos inerentes ao negócio oferece aos gestores uma importante base de conhecimento para a tomada de decisões”, explica gavazzoni.

secretário Municipal de saúde, Clésio antônio espezim.

vice prefeito e secretário Municipal de transportes, Mobilidades e terminais, joão Batista nunes

FÓRuM MundIal de eduCaÇãO

Já conta com 10 mil inscritos Faltando ainda dois meses para o II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que será realizado de 28 de maio a 1º de junho em Florianópolis, o evento já atingiu a previsão inicial de nove mil inscritos. Com o tema Democratização, Emancipação e Sustentabilidade, o Fórum já conta com importantes nomes na sua programação como o mexicano Enrique Leff e os americanos John “Maddog" Hall e Richard Matthew Stallmann. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site www.forumedutec.org Para a coordenadora-geral do II Fórum Mundial de EPT e reitora do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), Maria Clara Kaschny Schneider, o fato do número de inscritos já alcançar a meta inicial demonstra a grandeza e a importância desse evento. “Nos últimos anos, a educação profissional e tecnológica cresceu muito no Brasil, como também em outros países, e o interesse das pessoas em discutir esse tema reflete a necessidade da construção desse grande evento que é o Fórum Mundial”, ressalta. Além das inscrições para participantes, estão abertas também inscrições para a Mostra de Pôsteres, Feira de Economia Solidária e Feira Gastronômica. Para mais informações, acesse o site do evento.

dIvulgaÇãO

PROGRAMAÇÃO Com o tema Democratização, Emancipação e Sustentabilidade, o II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica contará com conferências, debates, oficinas, Mostra de Inovação Tecnológica, Mostra de Artes Visuais, Mostra de Pôsteres, Feira Gastronômica, Feira de Economia Solidária e Feira do Livro. Além de toda programação oficial, diversas atividades artísticas farão parte da programação cultural que contará com shows de abertura e encerramento. SOBRE O FÓRUM Fórum temático vinculado ao Fórum Mundial de Educação, o Fórum Mundial de Educação Profissional e

Tecnológica é um movimento pela cidadania e pelo direito universal à educação. Seu objetivo é levantar propostas que integrem a plataforma mundial de educação. A primeira edição do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica foi realizada em 2009 em Brasília. Nesta segunda edição, quem comanda a organização do evento é o Instituto Federal de Santa Catarina. Além do IF-SC, cerca de 100 entidades também compõem o Comitê Organizador que conta com o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, do Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Celesc promove Fórum Nacional de Gestão de Riscos Nessa sexta-feira (30) a Celesc promove em Florianópolis o VI Fórum de Gestão de Riscos para Empresas do Setor Elétrico e IV Encontro de Gestão de Riscos e Controles Internos de Empresas de Santa Catarina. Em seis edições, é a primeira vez que o fórum, organizado pela consultoria Deloitte, é realizado fora de São Paulo, e o objetivo é socializar informações sobre como as grandes companhias estão trabalhando a gestão de riscos em seus processos. Participam do evento empresas como Cemig, Copel, Itaipu e Eletrobras, entre outras. De Santa Catarina estão confirmadas Eletrosul, Casan,

Ciasc, Tupy, Weg, Tigre e Embraco. O Tribunal de Contas do Estado e a Secretaria de Estado da Fazenda também foram convidados. “O conhecimento sobre os riscos inerentes ao negócio oferece aos gestores uma importante base de conhecimento para a tomada de decisões e é um aprimoramento das boas práticas de governança corporativa”, explica o presidente da Celesc, Antonio Gavazzoni. Com o advento do novo estatuto, aprovado no início deste ano, a Celesc passa a contar com áreas específicas para melhoria de controles internos e identificação de riscos, subordinadas à Diretoria de Planejamento.

Processo seletivo para médicos em caráter temporário A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis abriu processo seletivo para preenchimento de cargos, em caráter temporário, nas Unidades Básicas de Saúde A seleção constará de prova de títulos e entrevista. A validade deste Processo Seletivo é de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período a critério da Secretaria Municipal de Saúde. Já a vigência dos contratos será se um ano, prorrogável por igual período. Para médicos com especialização reconhecida pelo

Conselho Federal de Medicina ou residência, a remuneração total ( com adicional de PSF e outras vantagens) poderá ultrapassar os R$ 10 mil. Já para os médicos que apresentarem apenas o diploma de graduação este valor passa a ser de mais de R$ 7 mil. A carga horária será de 40 horas semanais, e em ambos os casos além destes valores será fornecido auxilio combustível. Florianópolis conta atualmente com duas Unidades de Pronto Atendimento, devendo ganhar uma terceira do gênero no primeiro semestre de 2012.


A 06

Florianópolis

sexta-FeIRa, 30 de MaRÇO de 2012 gean lOuReIRO O secretário de governo gean loureiro era um dos mais orgulhosos durante a festa. ele que esteve à frente da organização se surpreendeu com a quantidade de pessoas presentes. “estou feliz. tirar mais de 180 mil pessoas de suas casas, em uma noite fria como esta é para se comemorar”

dIvulgaÇãO

sHOW da dupla vICtOR e leO

leva multidão à Beira-mar Continental

Com participação de diversos cantores consagrados, a dupla produziu um dos maiores shows já realizado na Capital

A

nova Beira-mar Continental foi palco de um dos maiores shows já produzido na Grande Florianópolis. Na noite dessa quarta-feira, 28 de março, a dupla Victor e Leo gravou seu 3º DVD com a participação de outros cantores consagrados e levou um público de mais de 180 mil pessoas ao delírio. A gravação do DVD da dupla faz parte da programação dos 286 anos de Florianópolis, completados no último dia 23 de março. Assim como a Beira-Mar Continental entregue na semana passada. “Foi um dos maiores shows em cima da maior obra municipal de Santa Catarina, a Beira-mar Continental” disse o prefeito Dário Berger. O show, que teve a participação de Pepeu Gomes, Nando Reis, Thiaguinho, Paula Fernandes, Chitãozinho e Xororó, Zezé de Camargo e Luciano, Marciano, além dos músicos Haroldo e Gabriel Rossi, começou às 22h ao som da música inédita “Não me perdoei”. A gravação durou cerca de três horas. A estrutura da produção foi um show a parte. Além de um mega palco e telões espalhados pelo espaço, diversas embarcações também puderam conferir a gravação, já que um telão foi projetado especialmente para assistir do mar. O mais famoso cartão-postal de Florianópolis também ganhou mais luz. Diversos pro-

dIvulgaÇãO

Mais de 180 mil pessoas prestigiaram o show da dupla na Beira-Mar Continental

jetores similares aos de aviões foram instalados na ponte que, no DVD, ficará de plano de fundo. O secretário de Governo Gean Loureiro era um dos mais orgulhosos durante a festa. Ele que esteve à frente da organização se surpreendeu com a quantidade de pessoas presentes. “Estou feliz. Tirar mais de 180 mil pessoas de suas casas, em uma noite fria como esta é para se

comemorar”. Segundo Gean, o show também fez com que as pessoas conhecessem a nova Beira-Mar Continental. “A intenção também é essa. A de que as pessoas criem o hábito de vir à nova Beira-mar, assim como a da Ilha. É um espaço do povo”. A programação de aniversário da Capital segue até o dia 31 de março, encerrando com a tradicional Maratona Fotográfica.

Prefeitura inaugura acesso viário no Maciço do Morro da Cruz A solenidade realizada, nesta terça feira (27) na comunidade do Alto Caeira, contou com a participação do Prefeito Dário Berger, autoridades e moradores da região. O acesso viário ligando a Caeira e Serrinha através da Rua Marcus Aurélio Homem visa integrar as comunidades do Maciço do Morro da cruz. Da mesma forma, fornecer uma nova opção de acesso ao centro da cidade passando pelo Maciço. “Nosso objetivo é melhor a qua-

lidade de vida das pessoas”, comentou o Prefeito Dário Berger. Segundo ele, o Projeto Maciço do Morro da Cruz é uma das prioridades de sua gestão. “A comunidade está mudando e estamos levando a dignidade a centenas de famílias”, destacou. Na obra foram utilizados mais de 760m3 de concreto e retirados mais de 4.400m3 de rocha. Já o investimento foi da ordem de R$ 950.000,00.

dIvulgaÇãO

prefeito dário Berger (pMdB): "prefeitura levou cidadania aos moradores do Maciço"

Creche lausimar Maria laus

Educação de Florianópolis ganha prêmio nacional A Prefeitura da Capital recebeu nesta quinta-feira (29), em Brasília, o prêmio nacional de boas práticas em sustentabilidade, na categoria “manejo das águas no contexto urbano”. Isso se deve ao trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação em escolas e creches na implantação de sistemas de captação de água de chuva para abastecer os estabelecimentos. Confirmaram presença no ato o Prefeito Dário Berger e o titular da educação Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, que estará acompanhado do Diretor de Infraestrutra da pasta Maurício Amorim Efe. A ideia do prêmio partiu do Ministério do Meio Ambiente, por intermédio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano. A solenidade ocorrerá durante o I Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. A ação da prefeitura no aproveitamento de água pluvial é realidade nas Escolas Brigadeiro Eduardo Gomes (Campeche), João Gonçalves pinheiro (Rio Tavares) e José Amaro Cordeiro (Morro das Pedras). Também está em

funcionando o sistema na Creche Lausimar Maria Laus (Rio Vermelho) e nos núcleos de educação infantil Armação, Ingleses e São João Batista (Rio Vermelho). Todas as unidades usam essa água em vasos sanitários e em torneiras de jardim. Ao todo são beneficiados 2.691 alunos. O sistema de captação e retenção de águas pluviais contribui na redução da velocidade de escoamento de águas para as bacias hidrográficas em áreas urbanas, com alto coeficiente de impermeabilização do solo e dificuldade de drenagem. Também colabora no controle de ocorrências de inundações, amortecimento e diminuição dos problemas das vazões de cheias e, consequentemente, na extensão de prejuízos. Além disso, o sistema atua na redução do consumo e uso adequado da água potável tratada e no fomento da consciência ecológica, trazendo benefícios pedagógicos. As experiências selecionadas serão publicadas pelo Ministério e serão expostas em eventos de grande divulgação pública, preferencialmente na Semana do Meio Ambiente e a conferência Rio + 20.

Educaçaõ promove 3ª Semana do Livro Infantil Lançamentos de livros, varal literário, espetáculos musicais, contação de histórias, sarau literário, teatro e oficinas de formação para mediadores de leitura. Estes são apenas algumas atrações agendadas para a Terceira Semana Municipal do Livro Infantil, que ocorrerá de 12 a 18 de abril em Florianópolis. O evento é da Secretaria Municipal de Educação e tem o SESC de Santa Catarina como correalizador. São parceiros a Fundação Franklin Cascaes, Barca dos Livros, UFSC, UDESC, UNISUL, Biblioteca Pública Estadual, Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho, Instituto Guga Kuerten, Associação de Voluntários do Hospital Infantil Joana de Gusmão e unidades educativas.

Nas escolas básicas e desdobradas da rede municipal de ensino acontecerão contações de histórias promovidas pelo SESC. Um exemplo é a atração “Histórias para Brincar”, com Felícia Fleck, que apresentará textos literários e contos populares. Outra apresentação será “Confabulando – Florisbela e Curumim Quixote”, com os artistas Tatiana Cobbett e Marcoliva, que representarão músicas, danças e poesias através de canções e fábulas. No SESC Prainha haverá apresentações artístico-culturais gratuitas destinadas ao público em geral e às unidades educativas que realizarem agendamento até o dia 12 de abril pelos telefones: 3229-2208 ou 3229-2209.


são josé

sexta-FeIRa, 30 de MaRÇO de 2012 paulO vIeIRa “estamos propondo a Coordenadoria dos direitos Humanos em são josé para fortalecer a atuação da secretaria de assistência social nos grupos vulneráveis e vítimas de violações aos direitos Humanos”, explica o secretário paulo vieira.

A 07

usj eM aÇãO

lazer, saúde, educação e cidadania neste sábado

Os acadêmicos, sob a supervisão dos professores, também orientarão a população sobre a declaração do Imposto de Renda

V

oluntários, servidores da Prefeitura, docentes e acadêmicos do Centro Universitário Municipal de São José (USJ) se unem para oferecer diversos serviços gratuitos aos moradores do Bairro Serraria. É o evento “USJ em Ação”, que chega a 2ª edição, neste sábado (31), das 9h às 16h, no Centro Educacional Municipal (CEM) Luar, localizado na Rua Aduci Arbueis Nascimento, 431, Serraria, em São José. A solenidade de abertura será às 11h. Os acadêmicos, sob a supervisão dos professores, orientarão a população sobre a declaração do Imposto de Renda. Haverá ainda corte de cabelo, com os alunos da Escola Profissional de Picadas do Sul; oficina de olaria; orientação e distribuição de mudas; apresen-

tações artísticas e culturais; feira de animais para doação e explicações do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção. O SESC, parceiro do evento, também estará presente com Rua de Lazer, ações de saúde (conferindo pressão arterial e orientando sobre alimentação saudável), oficina de brinquedos, recreação, esporte, cantinho da leitura e torça-troca de livros e de gibis. “Será uma grande satisfação estar junto dessa comunidade para atender às solicitações e necessidades e nos colocar à disposição, mostrando o lado social do USJ através dos seus integrantes e colaboradores”, explica o Reitor do Centro Universitário Municipal de São José, Djalma Cardoso.

Reunião definirá Coordenadoria de Direitos Humanos de São José Está programada para sexta-feira (30) a primeira reunião da Secretaria de Assistência Social de São José em busca da formação de uma Coordenadoria Municipal de Direitos Humanos. O encontro está marcado para as 15h, no gabinete do Secretário Paulo Vieira, localizado na BR 101, Km 202, nº 3697, Bairro Serraria. “Estamos propondo esta Coordenadoria para fortalecer a atuação da Secretaria de Assistência Social nos grupos vulneráveis e vítimas de violações aos Direitos Humanos”, explica o Secretário Paulo Vieira. Os grupos focados nesses atendimentos são mulheres vítimas de violência física ou moral, crianças e adolescentes, negros, indígenas, população Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), idosos, encarcerados, etc. Entre as propostas de atribuições da Coordenadoria estão o recebimento de denúncias de violação aos Direitos Humanos, orientando os grupos vulneráveis e prestando

dIvulgaÇãO

“estamos propondo esta Coordenadoria para fortalecer a atuação da secretaria de assistência social”, explica o secretário paulo vieira.

a assistência necessária, integral e gratuita; construção de propostas de políticas públicas; implantação de projetos e ações e inspeção de todo e qualquer lugar onde haja notícia de violação desses Direitos. A coordenadoria será implantada com a participação de setores organizados da sociedade, governo e também através de diálogos permanentes com o judiciário e Ministério Público.

dIvulgaÇãO

CONFIRA A AGENDA 09h Início das Atividades 11h Abertura Oficial 11h30 Apresentação artística 14h Apresentação artística 15h Apresentação cultural do Boi de Mamão 09h às 16h SESC: Rua de Lazer

Reitor do usj, djalma Cardoso

MÓDULO SAÚDE: Ações de Saúde – Pressão Arterial/Orientação Nutricional MÓDULO LAZER: Recreação/Esporte/Oficinas de Brinquedos MÓDULO CULTURA: Cantinho da Leitura/Troca troca de livros e gibis 09h às 16h STAND: Oficina de Olaria – Escola de Oleiros STAND: Orientação do Imposto de Renda STAND: Cabeleireiros – Escola Profissional STAND: Orientação e Distribuição de Mudas – Horto Florestal STAND: PROERD – 7º BPM STAND: ANIMALARES – Feira de Animais para doação STAND: GEAAFA – Grupo de Estudos e Apoio à Adoção – Família do Amor STAND: BRECHÓ – Em prol dos cães recolhidos na rua STAND: Defesa Civil STAND: Corpo de Bombeiros STAND: Vigilância Epidemiológica - Secretaria de Saúde 16h Encerramento: Apresentação Artística

adelCIO MaCHadO dOs santOs: Pós-Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Especialista em Gestão Educacional, em Psicopedagogia e em Supervisão, Orientação e Administração Escolar; Advogado (OAB/SC nº 4912), Administrador (CRA/SC nº 21.651) e Jornalista (MTE/SC nº 4155).

Metodologia da educação superior Não constitui novidade, para muitos docentes da educação superior, bem como igualmente as autoridades e gestores educacionais, o reconhecimento quanto à necessidade de formação pedagógica e didática, inserida na disciplina Metodologia da Educação Superior, Com base em Kuenzer (2001), uma concepção curricular realmente transformadora deve privilegiar a qualidade e a quantidade, porém essa qualidade somente se estabelecerá a partir do momento em que o aluno passa a ter o direito de elaborar suas próprias sínteses em organização adequadamente equipada, substituindo-se a concepção dominante, atualmente, de trabalho pedagógico, em que o professor, ator central do processo, autoritariamente transmite a sua síntese particular, não permitindo ao aluno construir significados e desenvolver suas competências cognitivas complexas em situações

de aprendizagem planejadas para essa finalidade. De modo bem nítido, verifica-se a importância da passagem do docente universitário pela metodologia e didática pedagógica na educação superior. A Metodologia da Educação Superior se faz presente, à luz do magistério da lavra de Gil (1997), na elaboração de planos de ensino, formulação de objetivos, triagem de conteúdos, escolha das estratégias de ensino e instrumentos de avaliação da aprendizagem. Observa-se, então, que para um ensino de qualidade, a Metodologia da Educação Superior é tão importante quanto os conhecimentos que o professor adquire ao longo dos seus estudos. De acordo com Cappelletti (1992), a metodologia de ensino nos cursos superiores é entendida exclusivamente como aulas expositivas e leituras de textos.

Estratégias de ensino que poderiam favorecer a aquisição de habilidades, hábitos e desenvolvimento das capacidades cognitivas que, no entanto, raramente estão presentes restringindo a cognição ao domínio de conhecimentos. Verifica-se que urge um compromisso de transformação social na seleção dos conteúdos, na metodologia e, sobretudo, na sistemática de avaliação. No que se refere à avaliação da aprendizagem, nota-se que as dificuldades vão desde sua concepção até a elaboração dos mais simples instrumentos avaliativos. Destarte, colimando a melhoria da qualidade do ensino, faz-se mister rever as metodologias, bem como oferecer a todos os docentes universitários o ensejo de participarem de cursos de didática, independentemente da área epistemológica de militância do docente, em face dos reptos do processo ensino-aprendizagem.


sexta-FEIRA, 30 de MARÇO DE 2012

A 08 Especial

Redução de impostos

Aquece venda de móveis eletrodomésticos Governo vai deixar de arrecadar 500 milhões, medidas valem até junho

Divulgação

Darilson Barbosa Repórter

T

rocar a geladeira, fogão ou o microondas vai continuar sendo um bom negócio para os consumidores nos próximos três meses. O Ministério da Fazenda Guido Mantega anunciou, no último dia 26 que irá manter a redução no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), para os eletrodomésticos da linha branca que incluem geladeiras, lavadoras de roupa, tanquinhos e fogões. “Com essas medidas nós esperamos estimular a economia a uma reativação econômica, nós estamos começando um aquecimento da economia nesse 1º semestre”, ressaltou o ministro. Outros produtos também tiveram o imposto reduzido. O IPI do papel de parede vai cair de 20% para 10%. Luminárias e lustres de 15% para 5%. E em toda a linha de móveis de 5% para 0%. “Sem duvida desde quanto o governo implementou as medidas aumentou bastante o volume de vendas nas lojas da região. A manutenção na redução auxilia a alavancar as vendas nesse semestre. A nossa expectativa é que o beneficio seja estendido para outros utensílios como os eletro-eletrônicos que tem carga tributária elevada e pode ser diminuída. A redução é uma demonstração que o governo ouviu a solicitação das empresas em diminuir a carga tributária”, comenta Roberto Tarmes, diretor de Desenvolvimento do Comércio Varejista do CDL de São José. “Para nós aqui na Loja é uma maravilha. A gente já conseguiu vender muito desde que a medida foi implementada ano passado. Nós até já havíamos tirado os anúncios de desconto. Hoje chegou para nós o material promocional referente ao IPI reduzido para os móveis. Nós colocamos nos produtos quanto era com IPI normal e quanto fica com IPI reduzido, para cliente ter ciência que de fato há desconto no produto”, comenta Gilnei Matias, gerente de venda da lojaKoerich no Estreito, Continente. Com as medidas tomadas pelo Ministério o governo deixará de arrecadar R$ 489 milhões em impostos. As medidas serão validas até dia 31 de julho.O setor de construção civil não foi beneficiado com novas medidas porque, segundo Mantega, já conta com isenção fiscal há pouco mais de dois anos. O ministro também afirmou - sem detalhes que o governo prepara outras medidas para estimular a economia

Produtos são vendidos mostrando o preço final com a redução do IPI

Professor de economia explica lógica da mudança

Para professor de economia da UFSC medidas adotadas são positivas

O professor de economia da UFSC, João Rogério Sanson explica que as medidas adotadas pelo Ministério da Fazenda são positivas para a economia brasileira. “A redução de IPI para linha branca é uma reedição do que já foi feito com carros e material de construção. Na época a população e os índices econômicos regiram bem. Um dos efeitos desse tipo de medida é que as pessoas ao invés de comprar os utensílios somente no final do ano, com o dinheiro do 13º salario, acabam adiantando as suas compras para aproveitar as promoções e os descontos. Ainda mais de itens como fogão e geladeira”. O professor destaca que medidas semelhantes estão sendo tomadas pelo governo desde 2010. “Em 2010, ainda no governo Lula houveram estímulos muito fortes que fizeram a economia crescer em patamares próximos ao da China. No entanto, as consequências desse crescimento vigoroso só foram sen-

“A redução de IPI para linha branca é uma reedição do que já foi feito com carros e material de construção. Na época a população e os índices econômicos regiram bem. Um dos efeitos desse tipo de medida é que as pessoas ao invés de comprar os utensílios somente no final do ano, com o dinheiro do 13º salario

tidas em 2011, quando a inflação para o ano ultrapassou o teto estabelecido pelo governo. Para segurar a inflação o governo teve que adotar medidas que acabaram desacelerando a economia. O Ministério da Fa-

zenda esperava um crescimento para o PIB (Produto Interno Brasileiro) de 4,5%. No final do ano o índice acabou ficando em 2,7%” Sanson ressalta que há outros benefícios embutidos nesas medidas e que o governo acertou em adotá-las no inicio do ano. “Com essas redução de IPI e cortes na taxa Selic, o Governo Federal está tentando fazer a economia brasileira crescer de uma maneira saudável. A meta e chegar aos 4,5% de crescimento do PIB, mas sem inflação. É como se o ministro tivesse dado um toquezinho no acelerador para que a economia ande de maneira estável. Esse tipo de medida acaba trazendo outros benefícios indiretos para a economia porque estimula a criação de emprego em outros setores. É o que o governo pode fazer por hora. É só ter cuidado para que a situação não fuja do controle. Atualmente estamos vivendo uma situação de pleno emprego no Brasil” ressalta.


sexta-FEIRA, 30 de MARÇO DE 2012

Complicou: A derrota para o Olímpia, quarta à noite, complicou a situação do Flamengo na Libertadores. O time brasileiro precisa vencer os dois jogos restantes para classificar.

Esporte

A 11

Catarinense

Avaí goleia o Marcílio Dias No primeiro jogo sem Mauro Ovelha, o Leão aplicou 6 a 1 no Marcílio Dias e agora enfrenta o Figueirense no clássico

O

Avaí venceu o Marcílio Dias por 6 a 1 na noite desta quarta-feira pela sexta rodada no returno, em noite em que brilhou o estreante Felipe Alves, que marcou três vezes. Com a vitória, o time soma 25 pontos na classificação geral e ocupa a quinta colocação. No domingo, o Avaí enfrenta o Figueirense. O Avaí entrou em campo com técnico novo e um time mais aberto. Deixou para trás o sistema 3-5-2, com dois volantes, e foi para a 4-4-2, com apenas Bruno na cabeça de área. O esquema deixou o time mais leve e com ocupação do campo de ataque. As jogadas ofensivas nasciam de triangulações pelos lados do campo. E as chances de gol foram aparecendo. Aos 9, 12 e 14 minutos, o Leão quase abriu o placar, duas vezes com Nunes e uma vez com Cleber Santana. Mas foi o estreante Felipe Alves o homem do primeiro tempo. Fez três gols do time. O primeiro de cabeça, aos 21, após bom cruzamento de Saldanha. O segundo foi aos 40, após bela jogada em que driblou o zagueiro antes de finalizar. O terceiro era para ser de Nunes, que sofreu pênalti. Ele mesmo cobrou, o goleiro defendeu e, no rebo-

Jamira Furlani

te, Felipe Alves chutou para dentro. O Avaí iniciou o segundo tempo com a mesma velocidade e toque de bola do primeiro tempo. Criou oportunidades de gol, principalmente com jogadas pela direita. Mas foi o Marcílio que fez o seu gol. Aos 15 minutos, Nilson Sergipano bateu falta, que encobriu o goleiro Diego. O gol fez os jogadores do Avaí alterarem o ritmo da partida, aumentando a velocidade das trocas de passe e aproveitando os espaços deixados pelo Marcílio, que tinha um jogador a menos, já que o lateral esquerdo Thiaguinho foi expulso por reclamação ainda no primeiro tempo. Cinco minutos após o gol, o Avaí teve a oportunidade de ampliar. Mais uma vez, Nunes sofreu pênalti. Desta vez, quem cobrou foi Cleber Santana, que desperdiçou. A bola bateu no travessão. O quarto gol do Avaí saiu aos 39 minutos em bela jogada do meia Diego Palhinha, que entrou em campo no lugar de Saldanha. Laércio, que substituiu o goleador da noite Felipe Alves, fez o quinto aos 45. E no último lance da partida, aos 47, Diego Palinha encerrou a goleada.

Jogadores comemoram gol de Felipe Alves

Japoneses agradecem ao clube Os japoneses Daiki Kato e Takao Suzuki, oriundos da província de Fukushima, desfilaram no intervalo do jogo Avaí 6 x 1 Marcílio Dias com uma faixa de agrecimento ao Avaí e à cidade de Florianópolis. A homenagem deve-se ao acolhimento recebido durante os dias de intercâmbio na Ressacada.

Kato e Suzuki voltam para o Japão nesta sexta-feira, dia 30. Em dez dias na Capital Catarinense, os jovens atletas participaram de treinamentos com a equipe sub 17, visitaram instituições de caridade, tiveram aulas de português e ainda fizeram um tour especial pelas praias da Ilha de Santa Catarina.

Japoneses agradecem ao Avaí e Florianópolis

Figueirense perde de 2x0 para o Criciúma Na noite desta quarta-feira (28), o Figueirense enfrentou o Criciúma no Estádio Heriberto Hulse e acabou derrotado pelo placar de 2 a 0. Em uma partida muito disputada as duas equipes criaram diversas oportunidades durante todo o jogo porém o alvinegro acabou sofrendo o seu primeiro resultado negativo no returno do Campeonato Catarinense 2012. Liderando a classificação geral da competição e já classificado para as finais do estadual, o técnico Branco aproveitou para poupar alguns jogadores que vinham sen-

do titulares na partida desta noite .Mesmo com uma equipe mista, o Furacão foi forte durante toda a partida porém acabou sofrendo dois gols em jogadas aéreas, o que dificultou a reação da equipe.Apesar da derrota, o Furacão continua ainda com boas chances de conquistar o título do segundo turno do estadual. Jogando apoiado pela sua torcida, o Criciúma iniciou a partida atacando o Figueirense com jogadas de perigo no ataque e finalizações de fora da área. Com o passar do tempo, o Figueirense foi equilibrando mais o

jogo e as melhores oportunidades do alvinegro na etapa inicial foram criadas por Aloísio e Jean Deretti. Com as duas equipes realizando um jogo aberto, boas chances de gol eram criadas na primeira etapa. Como destaque, os goleiros Wilson e Andrey faziam boas defesas e evitavam o primeiro gol no Estádio Heriberto Hulse.Já nos minutos finais do primeiro tempo, André Gava recebeu cruzamento após cobrança de escanteio na área e de cabeça colocou a equipe da casa em vantagem ainda antes do intervalo.

Na volta pra o segundo tempo, o Figueirense voltou melhor e com cinco minutos de jogo já havia criado duas boas oportunidades de gol.A partida continuava aberta e o alvinegro apostava nas jogadas de velocidade para chegar ao ataque. Na melhor chance, Aloísio ganhou da defesa adversária e frente a frente com o goleiro Andrey finalizou com perigo mas a bola acabou indo para fora.Pouco depois o Criciúma respondeu e chegou ao seu segundo gol após jogada de Fabinho Capixaba que cruzou da direita para

Zé Carlos completar de cabeça e ampliar a vantagem da equipe da casa.No decorrer da etapa final, o alvinegro mostrou muita luta porém acabou não conseguindo marcar o gol que precisava para diminuir a vantagem.O Criciúma também continuou atacando e nos minutos finais exigiu boas defesas do goleiro Wilson, um dos grandes destaques da partida.Já no próximo domingo (01), o Figueirense volta a campo para o grande clássico com o rival Avaí que será disputado no Estádio Orlando Scarpelli.


sexta-FeIRa, 30 de MaRÇO de 2012

A 12 segurança

LOTERIA LOTOFÁCIL

MaCOnHa

Concurso 730

segunda, quartas e sexta

01

03

04

08

11

12

14

16

18

19

20

21

22

24

25

pReMIaÇãO

ganHadORes

15 acertos 14 acertos 13 acertos 12 acertos 11 acertos

2 1.578.295,60 732 1.068,36 26.053 12,50 300.629 5,00 1.609.108 2,50

QUINA

$

Concurso 2856

segunda,terça, quarta,quinta,sexta e sábado

05

28

64

67

pReMIaÇãO

ganHadORes

quina quadra terno

0 77 5.462

79 $

0,00 4.893,79 98,55

MEGA-SENA

Concurso 1374

quarta e sábado

06

21

28

31

33

pReMIaÇãO

ganHadORes

sena quina quadra

0 32 3.575

43 $

0,00 44.298,35 566,45

LOTOMANIA

Concurso 1230

quarta e sábado

03

09

12

35

38

42

44

46

51

53

60

64

67

75

81

84

90

93

99

00

pReMIaÇãO

ganHadORes

20 acertos 19 acertos 18 acertos 17 acertos 16 acertos 0 acertos

1 24 237 1.847 9.830 1

$

1.769.958,32 15.965,01 1.616,71 148,17 27,84 191.580,14

FEDERAL

Concurso 04643

quarta e sábado pReMIaÇãO

BIlHete

$

1º 2º 3º 4º 5º

29.850 08.396 44.427 67.399 11.128

600.000,00 12.000,00 9.000,00 8.100,00 7.698,00

DUPLA SENA

Batalhão de Choque flagra jovem traficando em são josé Lucas Henrique Capistrano, vulgo seco, de 18 anos, foi detido depois de avistar a viatura policial que estava em rondas pelo bairro Jardim Janaína dIvulgaÇãO

O

Batalhão de Choque da Polícia Militar (PM) de São José prendeu em flagrante por volta das 18h de quarta-feira (28), Lucas Henrique Capistrano, vulgo seco, de 18 anos, pelo crime de tráfico de drogas. Ele foi detido depois de avistar a viatura policial que estava em rondas e empreender fuga. Com ele os policiais encontraram uma pochete contendo dinheiro em notas trocadas e pequena quantidade de maconha. Em seguida, com apoio de outras guarnições, a PM foi até a casa do suspeito, onde encontraram mais drogas e um projétil de arma calibre 22. De acordo com informações da polícia, a viatura do Batalhão de Choque fazia rondas pelo bairro Jardim Janaína e quando passava pela Rua Domingos da Silva, os policiais viram Capistrano, que correu ao ver a PM e tentou se esconder em um matagal. Depois de ser encontrado e a polícia encontrar a droga com o suspeito, a PM indagou o meliante, que prontamente confessou ter mais drogas em casa. Os agentes partiram para a residência de Capistrano, onde encontraram 49 tabletes de maconha, cinco petecas de cocaína e R$ 145,55 em notas trocadas e moedas. O suspeito foi conduzido até a delegacia de Biguaçu, onde prestou depoimento ao delegado e posteriormente foi para a prisão, onde responderá pelo crime de tráfico e associação para o tráfico de drogas. A polícia não divulgou a imagem do suspeito.

Maconha, cocaína e uma munição foram encontrados já na casa do meliante

Governo quer exame clínico e depoimentos na Lei Seca dIvulgaÇãO

Concurso 1057

terça e sexta PRIMEIRO SORTEIO

02

04

05

07

08

pReMIaÇãO

ganHadORes

sena quina quadra

2 199 6701

25 $

2.586.178,14 1.579,29 31,26

SEGUNDO SORTEIO

05

13

26

27

34

pReMIaÇãO

ganHadORes

sena quina quadra

0 93 4875

TIMEMANIA

41 $

0,00 2.365,56 42,97

Concurso 300

quarta e sábado

71 28 21 69 48 59 06 TIME DO CORAÇÃO gOÁs-gO pReMIaÇãO

ganHadORes

7 acertos 6 acertos 5 acertos 4 acertos 3 acertos

0 0 85 1524 17024

t. dO CORaÇãO

ganHadORes

gOIÁs-gO

7577

$

0,00 0,00 1.022,42 6,00 2,00 $

5,00

entre as mudanças pretendidas pelo governo está retirar da lei a dosagem alcoólica que caracterizaria o crime

Na tarde de ontem (29) o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo defendeu que o Congresso Nacional modifique a lei, a fim de que as provas sirvam para inocentar o motorista acusado, equivocadamente, de embriaguez. “Há uma decisão final e isso faz com que nós tenhamos que, rapidamente, dialogar com os líderes no Congresso para modificarmos a lei. Se a lei, da forma que está redigida, não tem condições de atingir a punibilidade que nós precisamos para esses casos, nós temos que mudar”, disse o ministro. Entre as mudanças pretendidas pelo governo está retirar da lei a dosagem alcoólica que caracterizaria o crime; permitir que uma pessoa em visível estado de embriaguez possa ser condenada e utilizar como provas depoimentos de testemunhas e filmes. Dessa forma, o ministro acredita que o bafômetro será mais utilizado como forma de provar inocência diante de uma suspeita do que como instrumento de acusação. “O bafômetro, que hoje é elemento necessário para a condenação, passará a ser um instrumento da defesa de uma pessoa que quer demostrar que não está em estado de embriaguez”, acredita o ministro.

Cardozo disse que não considerou uma surpresa a decisão do STJ de aceitar como provas de embriaguez somente o teste do bafômetro ou o exame de sangue. “É necessário que agora a lei seja alterada, justamente para que nós possamos continuar tendo uma ação muito dura em relação àquelas pessoas que, de forma irresponsável, bebem e dirigem. O Judiciário já se pronunciou na interpretação que deu a esta lei. Portanto, a partir do momento que consolida essa interpretação, nós temos que ser ágeis. Temos que adequar aquilo que nós precisamos a um novo texto legislativo. Queremos coibir, com muito vigor, o ato de irresponsabilidade, que é o de beber e dirigir”, disse. Cardozo explicou que a maior parte das mudanças que o governo quer na lei já está em curso em projetos de lei que já tramitam no Congresso. Essas mudanças, na avaliação do ministro, não devem passar pela reforma do Código Penal, que envolve muitos temas e pode ser muito mais demorada. “No ano passado iniciamos um processo de discussão com lideranças, tanto da Câmara quanto do Senado, justamente para viabilizar essa mudança”, concluiu.


Jornal Informe - 28  

Jornal Diário da Grande Florianópolis

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you