Issuu on Google+

Informe grande florianópolis

rede de jornais

Tempo Hoje

32º 22º

quinta-feira, 8 de MARÇO DE 2012 . ANO 1 . N o 13

CONTEUDO É TUDO

Dia Internacional da Mulher: data relembra conquistas históricas Jornal Informe traz especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e destaca conquistas e personalidades que marcam o 8 de março Págs 6 e 7

PM testa novo equipamento que irá identificar carros irregulares ou roubados PAG >> A12

Figueirense Arena foi apresentado na FIESC

Prefeitura instala 2º Pronto Atendimento

PAG >> A11

PAG >> A05

286 anos com inaugurações de grandes obras e eventos PAG >> A08

Primeira Presidente Mulher da história do país, Dilma Rousseff (PT)


A 02

eduardo bisoto

arrancada

qUinTa-feira, 8 de Março de 2012

frase do dia “O amor e o desejo são as asas do espírito das grandes façanhas”. Goethe

Falando sério

A coletiva concedida pelo prefeito Dário Berger (PMDB) junto ao seu Secretário de Governo e candidato a sucessão, Gean Loureiro (PMDB), no gabinete do prefeito na manhã de ontem, pode ser considerada a arrancada para o final de seu mandato e para a tentativa de emplacar o aliado no comando do Executivo municipal. A tarefa de fechar o mandato com chave de ouro, como Dário (na foto) afirmou desejar, é parte mais fácil do projeto. Difícil mesmo está sendo fazer decolar a candidatura de Loureiro.

O PT pode até não ter peso nenhum na política catarinense. Mas dispõe de um aparelho sindical que ajuda o partido a influir infinitamente mais na política estadual do que o prestígio que desfruta junto ao eleitorado: O Sindicato dos Trabalhadores da Educação, SINTE. Não tem uma pauta política no estado, seja o SC Saúde, seja a escolha de diretores, seja a Copa de 2014, lá está o SINTE emplacando seus palpites

Falando sério 2 Vamos falar sério, né gente? O SINTE, como afirmei na nota anterior, não passa de braço do petismo. Não são professores falando, não são trabalhadores da educação falando, é pura e simplesmente uma parte da militância petista usando um órgão de classe para apresentar a pauta do partido em uma embalagem “neutra”. Tratá-los como “professores” e “trabalhadores da educação”, é um desrespeito a uns e outros. E uma adesão implícita a causa partidária.

Arrancada 2

Hilário

Na verdade, se depois da bateria de eventos públicos, inaugurações de obra e exposição na mídia, Gean Loureiro não decolar, será muito difícil que sua candidatura chegue viva até a convenção peemedebista. É um segredo de polichinelo a operação que o ex-governador, hoje Senador Luiz Henrique (PMDB, na foto) vem mantendo tentando emplacar o nome de Vinícius Lumertz, o que significaria uma possibilidade do PMDB compor com Cesar Souza Júnior (PSD), reeditando na Capital a polialiança.

Ainda a propósito do SINTE: a jornalista Tina Braga que há cinco anos prestava assessoria de imprensa para o Sindicato foi demitida. O motivo? Segundo a jornalista, ela pediu para lhe assinarem a carteira, já que até então não tinha qualquer vínculo com a entidade. Foi pra rua. Interessante, né? Sindicato que não cumpre legislação trabalhista. Hilário, pra falar bem a verdade.

Olha o nível Prestem atenção na foto aí embaixo. Não, não é um grupo de jovens indo surfar. É um grupo de ecochatos, desta gente que tem todas as soluções para o mundo (desde que eles mandem e nós obedeçamos) e que quer arrebentar com a agricultura brasileira inviabilizando o novo Código Florestal. O registro foi feito pela jornalista Patrícia Bertollo, assessora do deputado federal Celso Maldaner (PMDB), na tarde de ontem, quando o tema seria discutido e votado no Congresso.

Piso

Aécio e sC É notória a relação do senador e presidenciável tucano Aécio Neves (na foto) com Santa Catarina, especialmente com Florianópolis, aonde aparece freqüentemente para festas, baladas e noites em que o que menos acontece é tudo. Então. Tentando construir a imagem de articulador político, Aécio tem trabalhado nas costuras do pleito de 2012.

O estado do Rio Grande do Sul perdeu na Justiça e agora será obrigado a pagar o piso para os professores. Não deixa de ser engraçado ver isso acontecendo justo em um governo petista, partido que implantou o piso nacional (na minha opinião, uma aberração inconstitucional, já que fere a autonomia dos estados). Governador Raimundo Colombo (PSD, na foto), em Santa Catarina, pactuou com o Sindicato a implantação do piso, evitando levar a questão a Justiça. Pois é.

Fluzão de coração Aécio e sC 2 Esta semana recebeu no plenário do senado o pré-candidato a prefeito de Joinville, Marco Tebaldi (PSDB), apresentado pelo senador tucano Paulo Bauer. Uma eventual vitória de Aécio para a presidência certamente faria de nossa capital motivo de notícia permanente nos principais veículos do país. Histórias de Aécio aqui certamente não faltariam.

EXPEDIENTE

Além da salutar irreverência, o genial pianista Arthur Moreira Lima é reconhecido, talvez, como o mais “doente” dos torcedores do Fluminense, no Rio de Janeiro. Certa vez, ao ser apresentado a um conhecido e respeitado embaixador brasileiro, o músico ouviu do diplomata: - Muito prazer, Vasco Leitão da Cunha. Arthur respondeu de “bate-pronto”: - Prazer, Fluminense Moreira Lima.

Olha o nível 2 A propósito, o tal grupo de manifestantes passou diante do Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro (PMDB), que dava uma entrevista na porta do Ministério. Não reconheceram o Ministro e seguiram adiante, sem perturbá-lo. Esta é a gente que vai mudar o país pra melhor... Tá bom!

PÚBLICAÇÃO: Gazeta da Manhã Editora Jornalística LTDA CNPJ 15.020.627/0001-81

DIREÇÃO GERAL: JORNALISTA RESPONSÁVEL: Adriano Ribeiro Adriano Ribeiro 48 3240-9643 0002902SC

COMERCIAL: Silmara Dalmedico Ribeiro 48 3240-9643

EDIÇÃO Eduardo Bisotto 48 3240-9643

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design www.dodadiagramador.com.br

CONTATO GRÁFICA: Rede de Jornais Informe

TIRAGEM 4 mil

Rua General Eurico Gaspar Dutra, nº952 Bairro Estreito CEP 88.075-100 Florianópolis-sc


geral

qUinTa-feira, 8 de Março de 2012

rogÉrio MarTorano, Catarinense de são joaquim, florianopolitano por adoção, rogério Martorano é uma verdadeira lenda viva do jornalismo catarinense. Hoje o jornal informe encerra o especial com três matérias contando sua história e sua vasta contribuição para o estado. o jornalista aluízio amorim assina as matérias especiais.

A 05

SÃO JOSÉ

prefeitura instala 2º pronto atendimento de Urgência Para o êxito da tarefa, foram contratados cinco médicos clínicos que irão trabalhar em sistema de revezamento

A

ntes que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Barreiros seja concluída, a Secretaria de Saúde de São José implantará o Pronto Atendimento Simplificado

de Areias. O serviço, que irá atender somente urgências, será oferecido a partir do próximo dia 16, de segunda a sexta-feira das 17h às 22h no Centro de Saúde, localizado na Rua da Independência. O objetivo desta medida é fazer com que a procura por atendimentos urgentes no Hospital Regional diminua. Para o êxito da tarefa, foram contratados cinco médicos clínicos que irão trabalhar em sistema de revezamento. Um dentista também atenderá diariamente as urgências da área. O serviço de acolhimento e triagem será realizado por dois enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem, todos em escalas revezadas. O encaminhamento de casos graves será feito por ambulância, disponível para atender as unidades

de Areias e Bela Vista. O Centro de Saúde de Areias realiza mensalmente cerca de 8 mil atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem e abrange uma população de mais 20 mil pessoas da região. “A Unidade de Saúde de Areias deve receber ainda mais investimentos, com uma ampliação das instalações e dos serviços. Para tanto, está sendo negociada a aquisição do terreno que fica na lateral do prédio. No local deverá ser instalada também uma academia ao ar livre”, destaca o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Acelino Pereira. O sistema de Pronto Atendimento Simplificado já funciona com sucesso desde dezembro no Centro de Saúde Bela Vista, o que motivou a ampliação para outros bairros da cidade.

Mulheres serão homenageadas na Câmara de Vereadores divUlgaçÃo

Na próxima quinta-feira, 08 de março, às 19 horas, a Câmara Municipal de São José realizará a Sessão Especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Os vereadores irão homenagear 13 mulheres, que serão condecoradas com a medalha “Albertina Krummel Maciel”, pelos serviços prestados ao Município de São José e suas histórias de vida. O requerimento para a realização da Sessão, foi encaminhado pelo Vice-presidente, vereador Lédio Coelho (PSD). “É um momento para valorizarmos a trajetória da mulher josefense, suas conquistas e realizações na cidade e no mundo. É papel do legislativo prestar essa homenagem” enfatizou Lédio.

vereador lédio Coelho (psd)

UsJ forma 6ª turma de acadêmicos Aproximadamente 70 formandos do Centro Universitário Municipal de São José (USJ), do segundo semestre de 2011, se tornarão bacharéis dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia. A formatura será realizada neste sábado (10), a partir das 18h, nas dependências do teatro do Centro Multiuso de São José. A reitoria, todo o corpo técnico-administrativo, professores, coor-

denadores de cursos, autoridades e convidados farão parte da cerimônia. Além da entrega dos certificados de conclusão de curso, o USJ premiará os acadêmicos destaques, com melhor nota de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de cada curso. “O Centro Universitário sente-se honrado em formar mais estes profissionais para o nosso mercado de trabalho. Esperamos que o sucesso deles

continue sendo uma valorosa contribuição para nosso município, para a sociedade e para o USJ”, ressalta o Reitor do Centro Universitário Municipal de São José, Djalma Cardoso. Desde que foi instituído, o USJ já formou 273 acadêmicos. Neste semestre, já são 991 alunos matriculados nos quatro cursos que a Universidade oferece: Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Religião e Pedagogia.

rogÉrio MarTorano divUlgaçÃo

Última reportagem de rogério para o Cruzeiro foi um furo internacional: uma namorada da juventude de adolf Hitler morava em joinville

rogÉrio MarTorano: sC no Mapa do brasil - parTe final aluízio amorim

www.blogdoamorim. blogspot.com Na última parte do especial com o jornalista Rogério Martorano, trazemos sua contribuição inestimável para o conhecimento de nosso estado por todo o país Ao pisar na redação de O Cruzeiro esse catarinense via seu sonho se transformar numa agradável e promissora realidade. Essa revista, nos anos 50, era a maior e mais importante mídia nacional e reunia a nata do jornalismo carioca. Rogério trabalhou numa redação que incluia feras do jornalismo, como David Nasser, Millor Fernandes, Ziraldo, Armando Nogueira, Glauco Carneiro, Franklin de Oliveira, Luiz Carlos Barreto, Audálio Dantas e muitos outros destacados jornalistas brasileiros. Martorano acabou se tornando uma espécie de "embaixador" de São Joaquim e do Estado de Santa Catarina na capital da República. As primeiras reportagens revelando que no Brasil havia um lugar - São Joaquim - em que nevava no inverno foram feitas por Rogério Martorano e tiveram grande repercussão nacional dando projeção ao potencial turístico da Serra catarinense. Mas não foi apenas o rigoroso inverno da Serra catarinense objeto de suas reportagens. Sobre Florianópolis publicou em 1963,

“O maior show do carnaval”, destacando o desfile de carros alegóricos mutantes surpreendendo o Brasil, tradição que até hoje se mantém no carnaval da capital catarinense. Outras pautas sobre Santa Catarina nas décadas de 1960 a 1970, renderam matérias exclusivas sobre diversas regiões e cidades catarinenses, como Blumenau, Joinville, Brusque, Chapecó, Tubarão, Criciúma, Itajaí, Lages, Balneário Camboriú, Laguna e São Francisco do Sul. Sua última reportagem especial em O Cruzeiro, já na derradeira fase da revista, foi um furo internacional: “Fryderika, a namorada de Hitler”, sobre uma polonesa que vivia discretamente em São Francisco do Sul, cidade história a 40 quilômetros de Joinville. Fryderika imigrara para o Brasil após a 1a. Grande guerra. Na juventude, em Viena, Áustria, onde morou durante alguns anos, fora namorada daquele que viria a ser anos mais tarde o ditador nazista. Como repórter de O Cruzeiro, Rogério Martorano participou de entrevistas com gente famosa, como o filósofo francês Jean-Paul Sartre e o cantor americano Nat King Cole, dentre outras do mesmo nível. Entrevistas com políticos e chefes de Estado estrangeiros também permitiram que o joaquinense conhecesse de perto figuras como Fidel Castro e outros políticos de proeminência internacional.


A 06/07 especial

dia internacion

data relembra con

Jornal Informe traz especial em homenagem conquistas e personalidades darilson barbosa Repórter

O

dia 8 de março é conhecido mundialmente como Dia Internacional da Mulher. A data é uma forma de lembrar e celebrar as conquistas femininas obtidas ao longo da história. A evolução que as sociedades ocidentais experimentaram nas últimas décadas permitiu as mulheres conquistar sua independência financeira e autonomia. Hoje vemos elas trabalhando em ramos que antes eram exclusivamente masculinos, como a segurança e a construção civil. Na política o caso mais emblemático da ascensão feminina foi à eleição da presidente Dilma Rousseff. Em 2011 a revista Forbes apontou a presidente Dilma como a terceira mulher mais poderosa do mundo. No futebol as mulheres estão bem representadas pela jogadora Marta, que já foi eleita pela a melhor jogadora de futebol pela

LeI MARIA dA PeNHA Atualmente um dos mais importantes instrumentos de proteção à mulher é a lei Maria da Penha, que completou cinco anos de existência em 2011. A lei garante imediata proteção policial e abrigo em local seguro a mulheres que foram vitimas de violência doméstica. A lei prevê punição dos autores de Maria da penha, a vários tipos de violência contra mulher a inspirar a lei a mulher: física, psicológica, sexual, patrimonial, moral, de assédio sexual e trafico. As penas aplicadas não podem ser substituídas por multa ou pagamento de cestas básicas. Cerca de 9.000 pessoas foram presas em flagrantes desde 2006. e Segundo dados da Comissão Nacional de Justiça (CNJ), a aplicação da lei já resultou em 331 mil processos e mais de 100 mil sentenças por agressão contra mulheres. Entre janeiro e outubro do ano passado a Central de Atendimento a Mulher (Ligue 180), recebeu 530.542 ligações. O número de serviços especializados no atendimento à mulher, como delegacias e juizados, também está aumentando. Em 2011, o país tinha 928 serviços especializados, contra os 521 existentes em 2006 – um crescimento de 78,1%. Em fevereiro de 2012, uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STF) modificou a Lei Maria da Penha. A partir de agora, o Ministério Público poderá denunciar o agressor nos casos de violência doméstica contra a mulher, mesmo que a ela não apresente queixa contra o agressor. Para a ex-ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, a decisão é uma vitória das famílias. Não poderá haver uma família harmoniosa onde há violência. Não é justo manter uma falsa harmonia, onde a mulher é violentada e se cala e ainda continua a ser vítima todos os dias”, comentou a ministra à época.

FIFA por cinco vezes seguidas. Segundo dados do IBGE, as brasileiras são chefes de família em aproximadamente 24,9% dos lares brasileiros. Sem dúvida elas merecem uma data especial no calendário. A professora do Laboratório de Estudos e Gêneros da UDESC, Marlene de Fáveri, destaca que é importante lembrar a data porque o dia remete as lutas históricas empreendidas pelas mulheres no inicio do século passado em busca de melhores condições de trabalho. “Rememorar essas lutas é uma forma de reatualizar as lutas contemporâneas por melhores condições trabalhistas, por mais respeito e dignidade às mulheres que hoje representam mais da metade da população brasileira e ainda sofrem com violência, preconceito e desqualificação. Infelizmente a mulher ainda é vista como inferior”, salienta. A professora Miriam Grossi, coordenadora do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividade (NIGS) da UFSC ressalta que a luta feminina tem

CATARINeNses de FIBRA Ângela Albino

A deputada estadual Ângela Albino é uma das fortes candidatas a disputar as eleições pela prefeitura municipal de Florianópolis em 2012. Manezinha, mãe de dois filhos, bacharel em direito e técnica em enfermagem, Ângela é uma liderança feminina reconhecida no Estado. No pleito de 2004, Ângela foi à única mulher eleita para a Câmara de Vereadores de Florianópolis, sendo a sétima mulher ocupar o cargo na casa. Na disputa pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, em 2008, obteve cerca de 30 mil votos.

Roselane Nackel

A professora Roselane Nackel é a nova força feminina no Estado. Filha de agricultores de Santo Amaro da Imperatriz e Doutora em História do Brasil, Roselane foi diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC e também foi uma das organizadoras do livro UFSC: 50 anos. Na eleição para reitor da realizada em outubro de 2011, a candidata obteve a maioria dos A professora Roselane Neckel será a primeira mulher a dirigir a UFSC desde a sua criação, em 1960.

eVeNTOs CeLeMBRAM A dIA dA MULHeR A Assembléia Legislativa de Santa Catarina realizou uma sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da mulher na noite de terça-feira (6). O evento foi uma iniciativa da bancada feminina da Assembléia, composta pelas deputadas Dirce Heiderscheidt (PMDB), Luciane Carminatti (PT), Ana Paula Lima (PT) e Angela Albino (PCdoB). Na oportunidade foram prestadas homenagens a algumas mulheres catarinenses. Entre elas a nova reitora da UFSC, a professora Roselane Neckel. A União Brasileira de Mulheres (UBM/SC) promove no dia 8 a partir das 14h algumas atividades de rua no vão central do Terminal de ônibus do Centro. O evento contará com

apresentações culturais – música, teatro, dança – e microfone aberto às entidades dos movimentos de mulheres da grande Florianópolis. Está previsto também palestras, debates, oficinas, cafés comunitário. O tema principal do evento são os oitenta anos da conquista pelo direito ao voto feminino. O shopping Iguatemi Florianópolis realiza no dia 8 a partir das 19h uma sessão especial do Palco Iguatemi. A convidada especial do evento é a jornalista Maria Cândida. Ela vem a Florianópolis lançar seu mais recente livro “Mulheres que brilham”, que trata sobre o universo feminino através de 50 histórias fascinantes. Durante o evento a repórter participa de um bate-papo


qUinTa-feira, 8 de Março de 2012

nal da Mulher

nquistas históricas

m ao dia Internacional da Mulher e destaca s que marcam o 8 de março um papel importante nesse novo contexto de globalização. “As mulheres são mais atingidas com as crises econômicas. São elas que gerenciam a economia domestica. No entanto ainda existem muitas mulheres analfabetas e os salários em relação ao dos homens realmente são menores. Ainda não existeuma igualdade de direitos. Há muito a que ser feito ”, explica Mirian. Marlene destaca que entre as principais conquistas está o direito ao voto, ao bem estar-social e o exercício da sexualidade, que foram negados por muito tempo. “Em épocas passadas a mulher era propriedade. Houve uma mudança dentro do lar. Hoje homens e mulheres compartilham os direitos e deveres dentro da moradia, abolindo a figura do ‘cabeça de casal’ no matrimonio”, frisa. Para a professora Miriam a conquista ao direito de votar e a eleição da presidente Dilma, são dois grandes avanços , mas é necessário batalhar por melhores salários.

professora Marlene de fáveri: “a data remete as lutas históricas empreendidas pelas mulheres no inicio do século passado”

OPRessÃO Ideli salvatti

Ministra de Relações Institucionais no governo Dilma, a senadora Ideli Salvatti, vive atualmente uma das melhores fases na sua carreira política. Licenciada em Fisica, Ideli foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE/SC) por dois mandatos em 1989 e 1992. Veio para Santa Catarina em 1976 e fez quase toda sua carreira política no Estado, auxiliando a fundar o PT de SC. No governo Lula, ela foi por duas vezes líder do governo no Senado. No entanto não obteve sucesso nas eleições para governador do Estado em 2010.

com o público e realiza sessão de autógrafos na Livraria Saraiva. O evento é gratuito e aberto à comunidade. Para celebrar o dia da mulher, a UFSC e UDESC convidam todos a vestirem uma camiseta roxa convidam estudantes, professores e servidores de ambas universidades a participarem de um manifesto visual coletivo em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A ideia é vestir roxo ou lilás para marcar este dia de luta pela igualdade de mulheres e homens. Na UFSC, o hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) estará decorado com balões e faixas roxas. O mesmo acontece na Faculdade de Educação (FAED) da UDESC.

Zilda Arns

A médica pediatra catarinense Zilda Arns já recebeu diversas mençoes especiais e o titulo de cidadã honorária do país quando era viva. Ela foi fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, que hoje são organismos de ação social da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A médica faleceu em um vioelnto terremoto ocorrido em 12 de janeiro de 2010, em Porto Principe, no Haiti, logo após proferir uma palestra para 15 religiosos cubanos. Ela estava em missão humanitária para implantar a Pastoral no pais

dILMA do em ramos que antes eram exclusivamente masculinos, como a segurança e a construção civil. Na política o caso mais emblemático da ascensão feminina foi à eleição da presidente Dilma Rousseff. Em 2011 a revista Forbes apontou a presidente Dilma (na foto) como a terceira mulher mais poderosa do mundo.

Casos de mutilação, violência e abuso contra as mulheres infelizmente são uma triste realidade. “Dependendo da religião e cultura da região, as mulheres são mais ou menos respeitadas. Em algumas culturas elas são tratadas professora Miriam grossi: como objetos, “a opressão está em todos os sem voz e até mes- lugares. ela só ganha uma forma mo são humilhadas diferente nos ambientes” em praça pública. Ainda há muito que se fazer para que homens e mulheres compreendam que apesar de gêneros diferentes, os direitos civis devem ser iguais pra ambos. Combater a violência contra a mulher é fundamental para construir um país mais justo”, explica Marlene. A professora Mirian Grossi ressalta que existe uma ‘Falácia do Ocidente’. “A opressão está em todos os lugares. Ela só ganha uma forma diferente nos ambientes. Aqui no Ocidente temos a impressão que as mulheres do mundo árabe são reprimidas. Mas para elas o uso da burca e véu não deixa de ser uma forma de se proteger contra o assédio masculino e a opressão do corpo desejado. Aqui no Brasil temos uma indústria em torno da sexualidade. São cosméticos, produtos de beleza, o anseio pelo corpo jovem e sensual. O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) proibiu no dia 29 de fevereiro a veiculação de um polêmico anúncio da cerveja Devassa. A propaganda continha informações e associações ambíguas de teor racista e sexista, denegrindo as mulheres”, comenta.


A 08

florianópolis

qUinTa-feira, 8 de Março de 2012

DÁRIO:“quero fechar meu último ano nesta administração com ‘chave de ouro’. o aniversário da cidade é o ‘start’ para um mutirão de obras e eventos que sacudirão florianópolis”, afirma o prefeito dário berger (pMdb).

286 anos com inaugurações de grandes obras e eventos Beira-Mar Continental, que será inaugurada no dia 22 de março, vai receber a dupla Vitor e Leo para gravação do novo dVd no dia 28 divUlgaçÃo

PROgRAMAÇÃO Confira a programação do aniversário de Florianóplis

08 de Março 10h- Lançamento do I Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Florianópolis- Gabinete do Prefeito. 14h- Mulher: Do Primeiro voto à Presidência da Repúlica- Frente ao TICEN 09 de Março 19h- Aula Inaugural do Curso de Pós Graduação de Agentes de Trânsito- Faculdade Estácio de Sá

10 de Março 19h-Floripa Fight- Ginásio Carlos Alberto Campos no Estreito

12 de Março 10h- Abertura da Semana do Consumidor (12 a 15 de março)- Largo da Catedral.

13 de Março 10h- Instalação e posse do Conselho Municipal de Segurança Pública do Município- Gabinete do Prefeito. 14h- Encontro dos grupos de idosos da ilha em comemoração ao aniversário de Florianópolis- Clube 12 de Agosto centro. 16h30min- Assinatura de editais de obras para projetos habitacionais- Gabinete do Prefeito.

14 de Março 20h- Lançamento do documentário “A questão animal”, sobre o bem estar animal, produzido pelo cineasta canadense Todd Southgate- Teatro Pedro Ivo Campos. “Com a conclusão desta obra, vamos devolver ao Continente a dinâmica financeira da região” disse loureiro, a respeito da inauguração da beira-Mar Continental

A

Prefeitura de Florianópolis anunciou na manhã desta quarta-feira (07) a programação de aniversário dos 286 anos da cidade. Uma série de inaugurações, shows e atrações devem movimentar a Capital em todas as regiões. Estão previstas, também, ordens de serviços para novas obras que alcançam um investimento de R$ 100 milhões. As atrações iniciam-se amanhã, dia 08 de março, com o lançamento do I Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Florianópolis. No dia 12, o Procon Municipal de Florianópolis promete fazer a maior Semana do Consumidor já feita na cidade. Serão quatro dias com toda a estrutura do órgão no Largo da Catedral. O encerramento, no dia

15, deve sacudir o Centro de Florianópolis com o show nacional do cantor sertanejo Daniel. De acordo com secretário de Governo Gean Loureiro (PMDB), que está organizando a programação, a cidade vai virar um canteiro de obras e inaugurações. O ponto alto, segundo ele, será a inauguração da Beira-Mar Continental, no dia 22 de março. “Com a conclusão desta obra, vamos devolver ao Continente a dinâmica financeira da região” disse Loureiro. No dia do aniversário da cidade, 23 de março, a região de Coqueiros ganhará um novo Posto de Saúde, que será inaugurado às 10h. O corte do tradicional bolo comemorativo vai acontecer às 12h no Parque de Co-

queiros que, por sinal, será entregue totalmente revitalizado. A tradicional Procissão Senhor Jesus dos Passos neste ano incorpora o calendário do aniversário da cidade. O evento que reúne uma multidão de fiéis acontecerá no dia 24, às 20h. Já no final do mês de março, um grande evento aguarda a população de Florianópolis: a dupla nacional Vitor e Leo escolheu a Capital de Santa Catarina para gravar seu novo DVD. O mega show está programado para o dia 28, na Beira-Mar Continental. “Quero fechar meu último ano nesta administração com ‘chave de ouro’. O aniversário da cidade é o ‘start’ para um mutirão de obras e eventos que sacudirão Florianópolis” disse o prefeito Dário Berger (PMDB).

15 de Março 11h- Inauguração da revitalização da Rua Vidal Ramos, entrega e anuncio de obras para região central. 19h- Abertura da Bienal de DançaTeatro Pedro Ivo Campos. 20h- Show nacional com o cantor Daniel- Largo da Catedral

17 de Março 14h- Encontro com grupos de crianças da região sul- Tapera.

Serviço para construção da creche de Canasvieiras, entrega e anuncio de novas obras no norte da ilha. 13h30min- Abertura da Conferência Municipal de Cultura- (19 e 20 de março) Centro de Eventos da UFSC.

20 de Março 14h- Encontro de Grupos de idosos da região norte- Cachoeira do Bom Jesus. 20h-Inauguração da revitalização do acesso ao Sambaqui, entrega e anuncio de novas obras na região.

21 de Março 10h- Inauguração da Creche Poeta Cruz e Souza no bairro Areias do Campeche, entrega e anuncio de novas obras na região do sul da ilha. 19h-Assinatura da requisição para revitalização do acesso a igreja da Lagoa, entrega e anuncio de novas obras na região leste.

22 de Março 10h- Inauguração da Beira Mar Continental

24 de Março 09h-Regata cidade de Florianópolis de remo- 286 anos- Beira Mar Norte. 10h- Inauguração da iluminação em led da ciclovia da Beira Mar Norte e Bosque de Frutíferas. 12h- Lançamento da pedra fundamental para construção do heliponto público- Beira Mar Sul em frente ao Veleiros da Ilha. 20h- Procissão do Senhor Jesus dos Passos.

25 de Março 07h30min-Meia Maratona Internacional de Florianópolis- Beira Mar Norte. Troféu 286 anos cidade de Florianópolis- Figueirense X Chapecoense no estádio Orlando Scarpelli.

27 de Março 10h- Lançamento do projeto Diálogos com a Comunidade- Vila Aparecida

28 de Março

09h- Prova ciclística subida do Morro da Cruz- Beira Mar Norte. 17h-Troféu 286 cidade de Florianópolis Avaí X Brusque- estádio da Ressacada

18h-Primeiro seminário sobre os indicadores sócio econômicos da população negra de Florianópolis- Secretaria Municipal de Assistência Social. 20h- Show nacional com Vitor e Leo, gravação do DVD ao vivo em Florianópolis- Beira Mar Continental.

19 de Março

31 de Março

18 de Março

10h- Assinatura da Ordem de

Maratona Fotográfica de Florianópolis.


esporte

qUinTa-feira, 8 de Março de 2012

fórMUla indY: o brasileiro Helio Castroneves liderou o primeiro grupo nos testes coletivos da fórmula indy em sebring.

A 11

PROJETO CONCEITUAL

figueirense arena foi apresentado na fiesC Figueirense e Alliance sports mostraram o conceito de como poderá ser a arena multiuso do Clube Alvinegro no evento de lançamento do Programa Jovem Furacão

N

esta terça-feira (06), às 20 horas, o Figueirense Futebol Clube e Alliance Sports deram um importante passo para iniciar uma nova fase para o clube. Foi apresentado no Centro de Eventos Sistema FIESC, o conceito do projeto do Figueirense Arena multiuso que poderá ser a nova casa do Furacão de Santa Catarina, em Florianópolis. O maior e mais importante evento de negócios que a nova gestão do Figueirense realizou contou com a presença mais de 300 pessoas, entre: empresários, conselheiros, políticos e imprensa. Ao contrário dos projetos anteriores, pela primeira vez o Clube, através da sua parceira no futebol, a Alliance Sports, fez um estudo minucioso de viabilidade financeira e estrutural antes de apresentar ao público o conceito de um novo estádio. Dessa vez será para valer! Para a perpetuação, evolução e aumento da competitividade, o Clube precisa se reformular estruturalmente e, para isso, será necessário colocar em prática alguns projetos. A Arena é um dos principais objetivos a ser

divUlgaçÃo

O projeto não é engessado, até porque ainda vamos fazer a captação efetiva de parceiros para a construção do empreendimento que será 100% financiado por recursos privados.

consolidado para que o Figueirense conquiste outra meta, tornar-se o terceiro maior time do Sul do Brasil. De acordo com o diretor executivo do Figueirense, Leonardo Moura, o que será apresentado é o conceito de um projeto, criado no mesmo local onde hoje se encontra o Estádio Orlando Scarpelli. “O projeto não é engessado, até porque ainda vamos fazer a captação efetiva de parceiros para a construção do empreendimento que será 100% financiado por recursos privados. Portanto, não quer dizer que a Arena será construída exatamente da forma que foi apresentada.”, explica Moura.

figueira fez estudo minucioso sobre futura arena

segurança e conforto dos torcedores será prioridade na Arena

Moura declarou que arena poderá não ter a mesma forma que foi apresentada

avaí pune indisciplinados Na última terça-feira, o Gerente de Futebol Carlos Arini veio a público informar as medidas tomadas pelo clube em relação aos atletas Gilmar, Ronaldo Capixaba e Cleverson. Os três jogadores apresentaram um comportamento que não reflete o que é esperado pela diretoria e comissão técnica do Avaí. O atacante Gilmar foi afastado por tempo indeterminado e, em breve,

haverá uma reunião com o empresário do jogador para que se defina melhor a situação do atacante. A tendência é que Gilmar seja dispensado. Já Cleverson e Ronaldo Capixaba foram multados em decorrência dos fatos acontecidos em Criciúma. Todas as punições foram tomadas ontem após reuniões entre a diretoria e comissão técnica e os jogadores já foram comunicados.

Uma arena aos moldes dos clubes europeus, dentro de todas as regras estabelecidas pela FIFA, onde todos os espectadores possam ficar posicionados dentro do melhor raio de visão e com proximidade ao campo. Esse é o grande objetivo do Figueirense e da Alliance Sports, uma arena segura e confortável para a Nação Alvinegra, sem gra-

des para separar jogadores da torcida e totalmente coberto. A arena será multiuso, preparada para receber grandes shows e espetáculos, com setores VIPs em camarotes amplos e confortáveis. No projeto conceitual constam 2 mil vagas de estacionamento cobertas, e o acesso através de rampas e escadas de alto trafego, que essenciais para

reduzir o tempo de evacuação, melhorando a segurança de todos os que estiverem na arena. O empreendimento ainda contará com um espaço para um Centro Comercial de 14.500 m2 e grandes áreas de convivência, tornando-se assim um novo ponto de encontro para a torcida e os moradores da comunidade e região. CrÉdiTo siTe ofiCial do avaÍ

figueira fez estudo minucioso sobre futura arena


qUinTa-feira, 8 de Março de 2012

A 12 segurança

LOTeRIA LOTOFÁCIL

Concurso 722

segundas, quintas

01

03

05

06

07

08

10

13

14

16

17

19

20

23

24

preMiaçÃo

ganHadores

15 acertos 14 acertos 13 acertos 12 acertos 11 acertos

5 569 21.560 228.147 1.236.098

QUINA

$

333.697,24 1.288,92 12,50 5,00 2,50

Concurso 2840

segunda,terça, quarta,quinta,sexta e sábado

18

37

40

44

preMiaçÃo

ganHadores

quina quadra Terno

0 61 4.770

71 $

0,00 5.231,05 95,56

MEGA-SENA

Concurso 1368

quarta e sábado

10

21

26

29

32

preMiaçÃo

ganHadores

sena quina quadra

1 34 4.447

38 $

4.873.830,43 47.804,75 522,13

LOTOMANIA

Concurso 1224

quarta e sábado

01

03

12

14

20

27

28

29

40

44

55

62

71

84

86

87

90

91

94

97

preMiaçÃo

ganHadores

20 acertos 19 acertos 18 acertos 17 acertos 16 acertos 0 acertos

0 15 184 1.838 10.476 0

FEDERAL

$

0,00 33.195,22 2.706,13 193,50 33,95 0,00

pM testa novo equipamento que irá identificar carros irregulares ou roubados

A

Polícia Militar (PM) de Florianópolis, através do 22º Batalhão, começou na manhã de ontem (7) os testes com um novo equipamento, que será usado pelos policiais no trânsito de Florianópolis. Trata-se de um radar de última geração capaz de fotografar a placa do todos os veículos que passam por ele, identificando um a um em tempo instantâneo, acusando rapidamente no monitor de um laptop se o automóvel possui irregularidades com a documentação ou se está com registro de furto. Na manhã de ontem os testes aconteceram na Rua General Eurico Gaspar Dutra, no Bairro Estreito, região continental de Florianópolis. Sob o comando do cabo PM Itanor, os policiais montaram uma barreira próximo ao Batalhão do Exército, fechando duas das três pistas, fazendo com que todos os veículos passassem pelo radar. Diversos veículos que passaram no local estavam com irregularidades no licenciamento anual obrigatório.

De acordo com o cabo, o equipamento é capaz de acusar imediatamente se o veículo tem registro de furto. “Todos os veículos que passam pelo radar são identificados somente com a imagem da placa. Os que estão com licenciamento atrasado ou alguma outra irregularidade, o sistema acusa com um sinal de alerta, piscando a cor amarela em volta da placa fotografada. Caso o veículo possua registro de furto ou roubo, o alerta pisca em vermelho”, explicou. Para que o sistema dê certo, um policial fica no acompanhamento do laptop e quando o sistema emite o alerta, também com sonorização, este mesmo policial avisa pelo rádio outros policiais que estão há poucos metros na frente, onde conseguem dar a ordem de parada para o motorista. Na manhã de ontem, como se tratava apenas de teste, nenhum veículo foi notificado. Mas as operações barreiras já devem começar nas próximas semanas.

Concurso 04637

bilHeTe

1º 2º 3º 4º 5º

53.959 54.876 57.769 05.554 35.649

DUPLA SENA

$

600.000,00 12.000,00 9.000,00 8.100,00 7.698,00

Concurso 1052

terça e sexta PRIMeIRO sORTeIO

13

14

24

36

39

preMiaçÃo

ganHadores

sena quina quadra

0 54 3327

47 $

0,00 2.895,43 44,75

segUNdO sORTeIO

02

03

24

32

45

preMiaçÃo

ganHadores

sena quina quadra

0 62 3804

TIMEMANIA

48 $

0,00 2.521,82 39,14

Concurso 294

quarta e sábado

39 13 54 40 23 16 42 TIMe dO CORAÇÃO inTernaCional/rs preMiaçÃo

ganHadores

7 acertos 6 acertos 5 acertos 4 acertos 3 acertos

0 6 209 3713 33611

T. do CoraçÃo

ganHadores

inTer/rs

26999

$

0,00 14.276,83 585,51 6,00 2,00 $

5,00

enquanto um policial acompanha o alerta por um monitor, outros ficam na escuta e prontos para abordar o veículo

pM de são josé apreende 6 quilos de maconha no Monte Cristo

quarta e sábado preMiaçÃo

divUlgaçÃo

Tijolos da droga, junto com uma balança, foram encontrados dentro de uma mochila no quintal da casa, em Monte Cristo

A Polícia Militar (PM) de São José, através da Agência de Inteligência do 7º Batalhão, apreendeu por volta das 12h30 de ontem (7) pelo menos 6 quilos de maconha, que estavam escondidas no pátio de uma residência próximo ao viaduto Josué Di Bernardi, no bairro Monte Cristo, próximo da divisa entre São José e Florianópolis. Além da droga, uma balança de precisão também foi encontrada. O responsável pela droga, um adolescente de 17 anos, foi apreendido por volta das 16h. De acordo com o Major Vinícius, comandante do batalhão, a denúncia de moradores daquela região, próximo à comunidade Chico Mendes, foi imprescindível para o sucesso da apreensão.

“Contamos com a ajuda importantíssima da comunidade para retirarmos mais esta droga das ruas. Sempre ressaltando que a participação da sociedade é extremamente importante para o trabalho policial na prevenção”, salientou. De acordo com informações dos policiais da Agência de Inteligência, os seis quilos da droga, que estavam embalados em oito tijolos, e a balança de precisão foram encontrados dentro de uma mochila de cor preta, que estava escondida entre o muro e a residência do suspeito. “Prendemos o adolescente somente no fim da tarde, pois quando chegamos lá não tinha mais ninguém na casa. Levantamos a informação de que moram mãe e filho na casa”, detalhou o policial.

polícia revela nome de assassino de rafaela

Hackers invade sites de empresas de transporte

A Polícia Civil revelou na tarde de ontem (7) o nome do homem que teria matado a pequena Rafaela Schlemper, de 10 anos, com uma bala perdida na noite do último sábado (3). Bruno Linhares, de 23 anos, se apresentou à Polícia Civil e ficaria preso temporariamente na Delegacia de Polícia até a manhã desta quinta-feira (8). Posteriormente ele seria encaminhado para a Central de Triagem. O projétil que atingiu a menina acertou a sua cabeça, causando trau-

O grupo de hackers Anonymous invadiu nesta quarta-feira (7) o site da empresa Canasvieiras Transporte Coletivo de Florianópolis. Os hackers colocaram um banner no site com o nome do grupo, além de convites para o movimento Passe Livre. Eles também assinaram a página da internet. Na terça-feira (6), eles já haviam hackeado o site da empresa Transol. O anonymous já são conhecidos por hackearem o site da prefeitura de Florianópolis no início deste ano, bem como sites de governo.

matismo crânio encefálico e fazendo com que ela não resistisse aos ferimentos e morresse. Ela esperava seus pais em frente à casa onde morava, no bairro Ponte do Imaruim, em Palhoça. De acordo com a polícia, o assassino, que confessa o crime, chegou à delegacia acompanhado de um advogado e prestou depoimento antes de ser preso. Ele admitiu que ter uma rixa com Cleito Ademilson Teles e que disparou várias vezes contra ele. Um desses tiros teria atingido Rafaela. De acordo com o delegado

Guaspari Filho, independente de ter mirado na criança ou não, Bruno assumiu o risco ao efetuar os disparos. Bruno Linhares não tinha passagem pela polícia. Apesar da confissão, para a polícia Linhares ainda é apenas um suspeito. “A arma que ele nos apresentou não foi a arma que efetuou os disparos. Esperamos que ele ainda nos entregue a arma que realmente foi usada no crime”, disse o delegado de Palhoça. Ainda assim, o suspeito deverá ser indiciado pelos crimes de homicídio qualificado.


JORNAL INFORME - GRANDE FLORIANÓPOLIS