Page 1

EXEMPLAR

GRÁTIS

jornaldocomerciohauer.com.br

@jornaldocomerciohauer

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Foto: Melvin Quaresma

Fibra de Heróis

Lançamento da cervejaria BodeBrown é uma homenagem ao Dia do Soldado.

Pág.

07

Foto: Valdecir Galor/SMCS

Mais pavimentação

Rua Wilson Dacheux Pereira terá dois quilômetros de asfalto novo.

Pág.

10

Foto: Aldo Rempel

Quem ama, AMAS

Associação Menonita de Assistência Social (AMAS) promove o desenvolvimento de crianças e jovens

Pág.

11

2ª quinzena de setembro de 2019

HAUER BOQUEIRÃO ALTO BOQUEIRÃO XAXIM UBERABA GUABIROTUBA

Ano 12 – Edição Nº 218

CIRCULAÇÃO

ENSINO BILÍNGUE É MAIS DO QUE AULAS DE INGLÊS Oferecer uma imersão no idioma com projetos estruturados e oportunidades diárias de convivência com a língua são as principais estratégias para quem quer aprender de verdade.

Pág.

09


2

Dr. Sergio Viapiana Médico veterinário CRMV/PR 2825

Fone

Consultas

Endoscopia

Rinoscopia

Cirurgias

Exames laboratoriais

Conoscopia

Vacinas

Ecocardiograma

Ultrassonografia

Internamentos

(conveniado PET imagem)

Raio X

Pet shop

41 3275-8558

Celular

41 9974-5489

E-mail

viapiana@hotmail.com

Rua Waldemar L. de Campos, 4388 Xaxim - CEP 81.830-000 - Curitiba PR

Departamento financeiro: Thays de Freitas Dias Reportagem: Raphaella Caçapava (DRT-PR 11195) e assessorias | Diagramação: Rodrigo A. Romani (DRT-PR 7756) Assessoria jurídica: Ricardo Vinhas Villanueva Sinopse Editora Ltda – CNPJ: 09.599.880/0001-39 E-mail: pauta@jornaldocomerciohauer.com.br | www.jornaldocomerciohauer.com.br

11 ANOS

As matérias assinadas não expressam, necessariamente, a opinião deste jornal. Proibida a reprodução total ou parcial de textos ou imagens, produzidas por esta editora, sem autorização prévia e citação completa da fonte, sob pena de sanções legais.


Bairro

3

ACONTECEU NA REGIONAL BOQUEIRÃO HAUER ▪ BOQUEIRÃO ▪ ALTO BOQUEIRÃO ▪ XAXIM ▪ UBERABA ▪ GUABIROTUBA

A Regional Boqueirão é formada pelos bairros Hauer, Boqueirão, Alto Boqueirão, Xaxim, Uberaba e Guabirotuba. Em 2016, a população estimada da Regional estava em 205.248 habitantes. Todos os dias uma série de ações acontecem para melhorar a vida desses moradores. Esta coluna mostra um pequeno recorte do que foi destaque nesse período.

INDEPENDÊNCIA OU MORTE?

dedaleiros, espinheiras-santas, guabirobas, ipês amarelo e araucárias - com a ajuda da população em um ano.

MENOS CRIME

de redação que tinha como tema “Contra o Suicídio e a favor da vida”. A jovem Caroline Kamille Silva do Colégio Roberto Langer Júnior, do Alto Boqueirão, foi uma das finalistas do concurso. A jovem que deseja ser médica pediatra ficou com o terceiro lugar.

ADEUS VALETA

A Regional Boqueirão apresentou uma queda de 50,3% no índice de roubo. O bom resultado é um trabalho integrado dos Policiais Militares do 20° Batalhão e da 4° Companhia que realizou diversas abordagens orientativas e blitz em ônibus e no trânsito, além da atuação ativa do Conseg Hauer.

A Dona Mara, mãe do Fernandinho da Jovem Pan, teve muito senso de humor. Ela fez um bolo de abacaxi para comemorar o fechamento de uma valeta de 150 metros que afligia moradores da Rua Willian Booth, no Boqueirão há mais de 40 anos.

ESCUTE SEU CORAÇÃO

Mais de 400 curitibinhas foram plateia do ato cívico na Rua da Cidadania do Boqueirão que preencheu o espaço de verde e amarelo. A encenação teatral reviveu a Independência do Brasil numa lúdica aula de história.

BOQUEIRÃO ACEITA DESAFIO DAS 100 MIL ÁRVORES

CIRCULAÇÃO Mais uma iniciativa do Programa Escute Seu Coração da Secretaria Municipal de Saúde aconteceu no Alto Boqueirão. Uma caminhada de três quilômetros com os grupos da terceira idade das unidades de saúde e lideranças comunitárias foi realizada no Parque Náutico do Iguaçu.

SETEMBRO AMARELO

A Praça Alfredo Hauer ficou ainda mais verde com o plantio de 40 mudas de árvores. As plantas vão entrar para a contagem do Desafio 100 mil Árvores, lançado pela Prefeitura de Curitiba. A proposta pretende arborizar a cidade e atingir a meta de plantar 100 mil mudas – entre pés de erva-mate, araçá,

O Rotary Club de Curitiba Rebouças e o Núcleo de Saúde da Regional Boqueirão realizaram um concurso

HAUER BOQUEIRÃO ALTO BOQUEIRÃO XAXIM UBERABA GUABIROTUBA

jornaldocomerciohauer.com.br


4 Bairro Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Fibra de Heróis é a nova cerveja do Hauer Lançamento da BodeBrown é uma homenagem ao Dia do Soldado e acontece juntamente com o batismo da Rua da Cerveja no bairro Curitiba tem se consolidado cada vez mais quando o assunto é cerveja artesanal e se tem uma região em que tudo acontece é no Hauer. Não à toa a região ganhou oficialmente a Rua da Cerveja, que funciona na Rua Carlos de Laet, para celebrar a potencialidade do segmento. Para comemorar essa conquista e homenagear o “Dia do Soldado” a Cervejaria BodeBrown lançou a cerveja Fibra de Heróis. “Bravura, coragem, disciplina, lealdade e força são alguns dos valores que admiramos no Exército Brasileiro. E foram eles que inspiraram a nossa nova criação”, conta Cavalcanti, fundador da BodeBrown. A cerveja é uma IPA (India Pale Ale) com amargor marcante pela concentração de lúpulo, refrescante é ideal para os dias quentes. Conta ainda com uma

presença de notas de frutas tropicais, como laranja, toranja e manga. Além disso, há a presença do caramelo, biscoito e pães de malte. Tem 5,5% de teor alcoólico, médio-baixo amargor com coloração ouro. A homenagem celebra a fibra dos soldados, heróis brasileiros. “Neste momento, celebramos o Dia do Soldado, com a confecção de uma nova cerveja, mas acima de tudo celebramos o êxito empresarial de alguém que está gerando empregos, lazer e renda para a cidade Curitiba. Em nome de todos os soldados do Exército Brasileiro, da Força Aérea, da Marinha e da Polícia Militar, agradecemos a toda a equipe da BodeBrown por esta homenagem singela”, agradeceu o general de Brigada, Comandante da 5ª Região Militar, Alessio Oliveira da Silva.

Hauer ganha Rua da Cerveja e uma nova cerveja: Fibra de Heróis da BodeBrown.

Polo Cervejeiro Curitiba já é considerada a capital nacional da cerveja artesanal e a maior produtora do Brasil, com cerca de 400 mil litros mensais, segundo informações da Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva). Gustavo Medeiros é engenheiro e apreciador das cervejas artesanais. “Eu acho essa cidade demais e merece ser um polo cervejeiro, tem muita cervejaria aqui no Hauer e no Boqueirão. Curitiba tem potencial para ser

essa referência”, afirmou. Curitiba e região têm 33 cervejarias artesanais, oito delas estão localizadas na Regional Boqueirão. Samuel Cavalcanti é químico, mestre-cervejeiro premiado, no Brasil e no exterior, com mais de 140 prêmios. Ele conta que no mundo existem mais de 200 tipos cervejas catalogados, com denominações de origem e com indicação geográfica. “A sacada da cerveja artesanal é que ela traz diversidade de aromas e sabores”, finaliza.


Saúde

5

Como a radiestesia ajuda a melhorar a sua energia (e a sua vida)

Radiestesia. O nome estranho a boa parte das pessoas é uma ciência que estuda a capacidade do ser humano em sentir e perceber. Pode parecer algo difícil de ser compreendido, mas a energia pode ser captada. “Com a radiestesia podemos detectar todos os tipos de manifestações energéticas e encontrar, por exemplo doenças mesmo antes de ocorrerem no corpo físico, determinar alimentos adequados para cada tipo de pessoa, perceber o desgaste de energia no corpo humano, tanto nos aspectos físicos como psíquicos”, explica Cacá Andreata, professora de Educação Física,

Zen.com saúde TERAPIAS INTEGRATIVAS

Foto: Divulgação

Técnica acredita ser possível tratar situações que sempre se repetem durante a vida e até antecipar o aparecimento de doenças, além de oferecer uma descoberta do inconsciente que é carregado de muita informação Cacá e Simone também atuam em outras frentes como hipnose e PNL e afirmam que o grande benefício de utilizar esse tipo de terapia alternativa é a possibilidade de entender as cargas psicogenealógicas e transgeracionais para quebrar esses padrões do passado que continuam a se repetir e começar, de fato, um novo momento na vida.

terapeuta integrativa e especialista em radiestesia. Para conseguir sentir essa energia um dos equipamentos mais utilizados é o pêndulo. Ele ajuda a amplificar as vibrações captadas pelo inconsciente através dos movimentos que o equipamento faz. “A sensibilidade à radiação é uma capacidade natural das pessoas. Algumas pessoas são mais sensíveis que outras, mas a energia está presente em todas”, conta a especialista.

O grande objetivo da radiestesia é oferecer às pessoas mais qualidade de vida e, para isso, o primeiro passo é identificar o que está afetando a vida do paciente. “Fazemos uma investigação completa para encontrar a resposta para solucionar os problemas, sejam físicos ou espirituais, que possam estar atrapalhando a vida de progredir saudavelmente”, comenta Simone Santana, terapeuta integrativa e especialista em radiestesia.

A técnica é utilizada para as mais variadas possibilidades desde encontrar objetos perdidos, até a limpeza energética de pessoas. “Isso é possível porque a radiestesia possibilita que você decodifique todas as vibrações que o inconsciente emite, mas que são normalmente impossíveis de serem interpretadas”, detalha Simone. No dia a dia ela permite que você entenda o que é influência energética, o que é influência física e o que é influencia espiritual. “Um exemplo prático é uma família que vive muitas situações de conflitos, doenças e outras ocorrências… conseguimos trabalhar para buscar os verdadeiros entendimentos das causas dos acontecimentos”, explicam Cacá e Simone. Surgimento – Criada em 1892 a palavra radiestesia é a junção de dois termos: radius, que vem do latim e significa radiação, e aisthesis, de origem grega e que significa sensibilidade, indicando assim a sensibilidade às radiações.

ESPAÇO

ZEN.COM SAÚDE TERAPIAS INTEGRATIVAS

TERAPIAS MANUAIS

ALONGAMENTO TERAPÊUTICO MASSAGEM RELAXANTE DRENAGEM LINFÁTICA SHIATSU SEITAI QUIROPRAXIA NEW SEITAI SEITAI

TERAPIAS HOLÍSTICAS

RADIESTESIA E RADIÔNICA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA CROMOTERAPIA HIPNOSE+PNL REIKI

(41) 99741-3333 / 99556-8048

Rua João Bettega, 101 - sl. 115 - Centro Empresarial Portão - Curitiba/PR


QUEM

, E D E P

PODE TÉ A R A H N GA ! L I M 0 3 2 $ R E ainda tem mais: pode ganhar 30% DE DESCONTO NO IPTU, PODE AJUDAR INSTITUIÇÕES SOCIAIS e pode fazer a diferença em toda a cidade! Se é serviço, é Nota Curitibana! Cadastre-se e peça sua nota com CPF!

C A D A S T R E - S E

NOTA CURITIBANA


Educação

7

O inglês tem uma presença forte e constante em nossas vidas, seja no trabalho, jogos, livros ou filmes. As gerações mais jovens já estão crescendo com este idioma com mais naturalidade, portanto o estudo do inglês se torna ainda mais importante e indispensável. Tendo em vista este panorama, o Colégio Bastos Maia fez a escolha de se tornar uma escola com ensino bilíngue a partir de 2020, em que as turmas do Ensino Fundamental 2 terão aulas de inglês todos os dias na grade horária de ensino regular e as turmas do Ensino Fundamental 1 terão aulas de inglês três vezes por semana. Para o lançamento do ensino bilíngue para a comunidade escolar, o colégio realizou um evento no sábado dia 05 de outubro em que os alunos apresentaram músicas em inglês, de acordo com a faixa etária. Teve baby shark, ten little in-

Fotos: Divulgação

Colégio Bastos Maia terá ensino bilíngue a partir de 2020

dians, The Beatles e até Queen. Foi uma manhã musical ensolarada de convívio entre famílias e amigos. O colégio conta com a evolução que os alunos irão ter no decorrer dos próximos anos através da prática diária e lúdica do aprendizado do idioma.

• EDUCAÇÃO INFANTIL • ENSINO FUNDAMENTAL I E II: BILÍNGUE • INTEGRAL • CONTRATURNO

3286-7004 99254-3653

• • • • •

AMPLO ESPAÇO FÍSICO QUADRA POLIESPORTIVA PISCINAS TÉRMICAS AMPLO ESTACIONAMENTO ACESSIBILIDADE

colegiobastosmaia Colégio Bastos Maia


Valores sólidos, coração solidário. Bem-vindos ao nosso ensino.

Muito além das matérias, o Colégio Erasto Gaertner forma cidadãos com pensamento crítico, empatia e amor ao conhecimento.

Escolha a educação que prepara de verdade para o futuro.

Matrículas abertas.

ERASTO.COM.BR (41) 3376-4566 RUA PASTOR DAVID KOOP, 189 BOQUEIRÃO - CURITIBA/PR


Capa

9

Ensino bilíngue é mais do que aulas de inglês Foto: Melvin Quaresma

Oferecer uma imersão no idioma com projetos estruturados e oportunidades diárias de convivência com a língua são as principais estratégias para quem quer aprender de verdade Falar inglês não é mais uma opção para diferenciar profissionais no mercado de trabalho. Há algum tempo dominar o idioma se tornou uma necessidade cada vez mais latente para se manter integrado ao mundo globalizado. Frente a essa necessidade, porém, está a dificuldade de aprender o inglês apenas com aulas pontuais e, por isso, pais e alunos estão buscando uma alternativa mais completa para aprender a língua, a solução encontrada tem sido o ensino bilíngue. “Enquanto as escolas tradicionais se propõe a ensinar o idioma, explicando regras de gramática e vocabulário, os projetos bilíngues sérios se propõe a desenvolver o aprendizado a partir do ambiente de imersão propiciado”, conta Danielle Fischler Kovalski, coordenadora de idiomas do Colégio Erasto Gaertner. Na prática mais do que ter aulas pontuais de inglês durante dias específicos da semana, o sucesso de um projeto bilíngue de qualidade se dá principalmente pela oferta de aulas em inglês. “A diferença é que educação bilíngue está baseada na ideia de oferecer um espaço de imersão no idioma e na cultura referente à língua estudada. Para que isto de fato ocorra, é necessário que sejam oferecidas oportunidades diárias de conivência com o idioma. Estas aulas serão desenvolvidas dentro da metodologia Content and

Language Integrated Learning (CLIL) ou ensino de idiomas integrado”, explica. A verdade é que o mercado tem presenciado um crescimento das escolas bilíngues. Para se ter uma noção, nos últimos cinco anos, o crescimento de escolas particulares formais foi, em média, 2% ao ano, no país. Enquanto isso, o de escolas bilíngues se expandiu de 6% a 10% no mesmo período, segundo a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi). “O cuidado que os pais precisam ter é que muitas escolas que oferecem um projeto bilíngue acabam oferecendo, na verdade, mais do mesmo. Mais horas de aulas tradicionais de idiomas. Isso aumenta a eficácia? Sim com certeza, mas estão longe de alcançar todo o potencial de desenvolvimento que é possível ter com um ambiente imersivo”, alerta Danielle. Ensino bilíngue de verdade Para um aprendizado pleno do idioma o Colégio Erasto

Gaertner oferece aos alunos aulas em inglês todos os dias. “Eles são expostos também a uma comunicação visual mais forte no idioma dentro do ambiente escolar. As aulas são em inglês e eles possuem uma rotina inicial e final, que trazem segurança para que os alunos comecem a interagir também no idioma”, completa. A proposta é que as crianças e jovens possam conviver com o idioma e incorporá-lo naturalmente a sua rotina. Sem limites Como a ideia do projeto bilíngue é oferecer o contato com a língua de forma natural e semelhante à forma como se aprende a língua materna, não existe uma idade mínima ou máxima para iniciar o estudo do idioma nesse formato. “O que existe são estratégias para cada uma das idades. As crianças e os adolescentes têm, no entanto, uma maior facilidade, pois estão mais abertos e menos formatados, respondem melhor

ao ambiente imersivo”, explica a coordenadora. Além do inglês Para Danielle aprender um novo idioma desenvolve outras competências e habilidades necessárias para a vida como criatividade, pensamento crítico, trabalho em equipe, inteligência socioemocional, resolução de problemas. entre outras. “O Colégio Erasto Gaertner é um colégio de tradição na cidade de Curitiba e é sensível às necessidades de um mundo que está em constante transformação, sem, no entanto, abrir mão dos valores principais que norteiam o nosso trabalho, tais como: princípios cristãos, amor ao próximo, educação como missão integral e excelência”, finaliza.

Serviço Colégio Erasto Gaertner Rua Pastor David Koop, 189. Boqueirão, Curitiba - PR. Telefone: (41) 3376-4566 www.erasto.com.br


10 Bairro

Rua Wilson Dacheux Pereira terá dois quilômetros de asfalto novo Uma das principais vias do Alto Boqueirão, a Rua Wilson Dacheux Pereira está em obras. O pavimento recebe intervenções de fresa e recape desde 23 de agosto e as melhorias irão alcançar 1.979 metros do trecho entre as ruas Januário Alves de Souza e Francisco Derosso. O prefeito Rafael Greca e o Secretário Municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, vistoriaram a requalificação do piso da via. “É uma grande alegria pavimentar com asfalto novo a Rua Wilson Dacheux Pereira e a sequente Rua dos Pioneiros. Somados, serão quase três quilômetros de melhorias que tornam melhor o caminho de quem vai e volta entre o Alto Boqueirão, o Boqueirão, o Bairro Novo e o Sítio Cercado”, disse Greca. De acordo com o secretário de Obras, as intervenções serão feitas em sequência. Terminando o trecho da Wilson Dacheux, os trabalhos começam na Rua dos Pioneiros. “Temos a previsão de concluir a pavimentação nas ruas até o fim deste mês de setembro”, apontou Rodrigues. Continuidade da Rua Wilson Dacheux Pereira, a Rua dos Pioneiros, que também corta o bairro Alto Boqueirão, contará com obras de pavimentação. Serão revitalizados 908 metros de asfalto, no trecho que parte do Ribeirão dos Padilhas e segue até a Rua Francisco Derosso, já no Xaxim. Morador da esquina das ruas Wilson Dacheux Pereira e José Krefta há mais de 30 anos, o motorista de ônibus aposentado Eracides Martins da Silva estava acompanhando a execução das obras com otimismo. “Fazia tempo que precisava de asfalto novo aqui. Os remendos já não aguentavam mais os veículos mais pesados. Agora vai ficar muito bom”, contou Eracides. Transporte coletivo A Rua Wilson Dacheux Pereira serve de corredor para li-

Fotos: Valdecir Galor/SMCS

Via serve de corredor para linhas do sistema de transporte coletivo. No trecho que está recebendo melhorias existem quatro estações-tubo e a nova pavimentação vai beneficiar milhares de usuários, além de moradores e comerciantes

Prefeito Rafael Greca inspeciona obras de fresa e recape na Rua Wilson Dacheux Pereira, Alto Boqueirão.

nhas do sistema de transporte coletivo. No trecho que está recebendo melhorias existem quatro estações-tubo: Eucaliptos, Araçá, Nova Europa e Erton Coelho. Por estes pontos passam as linhas 502 Circular Sul (horário), sentido Terminal Sítio Cercado, 602 Circular Sul (anti-horário), sentido Terminal Boqueirão, e X12 Especial Boqueirão, também no sentido Terminal Sítio Cercado, que opera somente nos

horários de pico pela manhã e em dias úteis. Mais obras Ainda no Alto Boqueirão, a Rua Eduardo Pinto da Rocha terá 1.277 metros de asfalto novo a partir da esquina com a Rua Francisco Derosso e chegando ao cruzamento com a Rua Jataizinho. No Boqueirão, as obras acontecerão na Rua Tenente Fran-

cisco Ferreira de Souza. O novo pavimento terá 609 metros e irá requalificar o trecho entre as ruas Coronel Luiz José dos Santos e Josepha Deren Destefani. Para quem mora ou trabalha no Xaxim, asfalto novo não é novidade. Os 2.172 metros da Rua Francisco Derosso já receberam melhorias. Os serviços foram feitos em julho. O bairro também ganhará a pavimentação da Rua Coronel Luiz José dos Santos. Serão 1.088 metros entre as ruas Francisco Derosso e Raggi Izar. Somando todas as obras, são mais de oito quilômetros (8.033 metros) de asfalto novo em seis ruas que cortam seis bairros da Regional Boqueirão. Os investimentos em pavimentação fazem parte do pacote de requalificação de 59 ruas, em toda a cidade, priorizando as vias por onde passam linhas de ônibus. As obras são feitas pelo processo de fresa e recape e compreendem também a implantação de nova sinalização horizontal. A ação restaura a camada asfáltica danificada e recupera a estrutura do pavimento.


Geral 11

Foto: Aldo Rempel

Quem ama, AMAS Associação Menonita de Assistência Social (AMAS) promove o desenvolvimento de crianças e jovens por meio oficinas pedagógicas, favorecendo atividades que estimulam o aprendizado e o convívio social, como valores, ensino de saúde, cultura, leitura, artes e práticas esportivas Cuidar, proteger e proporcionar o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social é o que move a Associação Menonita de Assistência Social (AMAS), uma Organização da Sociedade Civil, que atua no Paraná há 49 anos. “Atendemos atualmente 1.354 crianças e adolescentes por mês na capital do Estado e em outras seis cidades do Paraná”, conta Ingrid Koop Winter, Coordenadora Geral da AMAS. São duas as frentes de trabalho da organização: a primeira atende a “Educação infantil” para crianças de zero a cinco anos com foco no desenvolvimento biopsicossocial - que leva em consideração os aspectos biológicos, psicológicos e sociais. A outra atuação acontece com crianças e adolescentes de seis a 17 anos e é chamada de “Serviço de Convivência”, onde os participantes participam de oficinas de música, esporte e cultura em conjunto com temáticas de prevenção e cidadania. Na Regional Boqueirão a AMAS possui sua sede administrativa e também uma das

AMAS ampara crianças e adolescentes na Regional Boqueirão, em outras regiões de Curitiba e do interior do Paraná.

filiais, a Unidade Letras Douradas, localizada no bairro Xaxim, que realiza atendimentos os dois tipos de atendimento. Acolher e ensinar: o nascimento da AMAS Foi com a chegada dos menonitas no Brasil entre 1929-1930 que tudo começou. “Inicialmente eles se estabeleceram em Santa Catarina. Como não se adaptaram, se transferiram para o Boqueirão e Água Verde; e, mais tarde, também para a região de Palmeira (Witmarsum) e para Bagé no Rio Grande do Sul”, explica Ingrid. No Boqueirão os menonitas fundaram, em 1936, o Colégio Erasto Gaertner para que seus filhos pudessem estudar e, em 1970, a AMAS na cidade de Palmeira, interior do Paraná. O objetivo era criar um local seguro e adequado para desenvolver um trabalho social que viesse ao encontro da necessidade de inúmeras famílias em situação de extrema pobreza cujos filhos viviam em situação de vulnerabilidade e risco enquanto seus pais saiam para traba-

lhar, inclusive em situação de rua. “Desde então servir com o amor de Cristo é o lema da AMAS”, completa. Desde então a organização expandiu os atendimentos e hoje atua nas cidades de Palmeira, Lapa, Porto Amazonas, Rebouças, Imbituva, Teixeira Soares e em Curitiba. Hoje o colégio continua a ser um parceiro importante para a AMAS. “Na escola fazemos a divulgação e temos várias parcerias em nossos projetos desde voluntários até a arrecadação de brinquedos, roupas e alimentos”, conta. A AMAS também possui uma relação relevante com a Faculdade Fidelis que é apoiada pela Fundação Menonita da qual o Colégio Erasto Gaertner faz parte. “Com a Fidelis temos apoio com estágios que os estudantes precisam cumprir”, finaliza Ingrid.

• Farmácia Veterinária

• Acessórios

• Rações Medicamentosas

• Pet Shop

• Rações Super Premium e Premium

Rua Coronel Luiz José dos Santos, 891, lojas 01, 02 e 03 – Boqueirão ESTACIONAMENTO AO LADO


12 Geral

Protagonismo nas redes sociais Por Tatiane Weiler

A Era da Informação, conhecida pelos seus avanços tecnológicos, mudou o jogo do protagonismo nas redes sociais. Mas o que isso significa? Antes era preciso muito dinheiro para se destacar e investir pesado em propaganda ou ainda contratar uma boa assessoria de imprensa que lhe colocasse em evidência. Importante dizer também que isso levava tempo. E a internet deu voz para milhares de pessoas, de diferentes culturas. Por isso hoje é preciso construir sua marca, onde seu posicionamento está alinhado a sua imagem pessoal e digital. A sua imagem tem poder de influenciar o que a sociedade pensa sobre você, por isso a importância de saber se comunicar principalmente nas redes sociais. É importante lembrar que as pessoas não fazem mais distinção da sua imagem na vida privada ou pública, nem tampouco de sua vida física da digital. E quanto mais você se destacar mais estará sob avaliação. As redes sociais são a porta de entrada e a principal ferramenta para propagar imagens e marcas pessoais. Até porque, se você parar para pensar: quanto da imagem que as pessoas têm de você, se deve às interações físicas que você teve com elas e quanto disso se deve às interações digitais?

Preste atenção nesses passos que compartilho com você e que serão muito úteis para trabalhar a sua imagem nas redes sociais. 1. Tenha presença digital, ou seja, escolha as redes que você vai estar.

Dicas adicionais: Esqueça aquela frase “o perfil é meu e eu posto o que eu quiser”. Mostre o que você valoriza e como atua no mercado. Não pare de se desenvolver e pense em suas ações a médio e longo prazo.

2. Tenha conteúdo, preste atenção que tipo de conteúdo irá reforçar seu posicionamento. 3. Tenha congruência e credibilidade, saiba que quanto mais forte for seu trabalho na construção da marca, mais claros estarão seus valores/atributos. 4. Tenha interação, marque pessoas e indique seus outros perfis. Faça a correlação entre eles. 5. Tenha inspiração, não copie ninguém, mas busque insights/boas práticas em outros perfis do seu nicho. 6. Tenha frequência, ou seja, seja ativo, mantenha uma rotina de postagens que gerem engajamento. Ficar sem postar por semanas, meses demonstra falta de comprometimento e profissionalismo. 7. Tenha coerência, seja nas redes sociais o que você é, pode ser sua melhor versão, mas seja verdadeiro. A verdade atrai.

Tatiane Weiler

Prof. Universitária • Consultora de Negócios Cel.: (41) 99289-7847 | E-mail: tatianekr@gmail.com


Geral 13

um mercado

#SELECIONADO especialmente pra você

HORTIFRÚTI . AÇOUGUE . PADARIA . GRANEL ADEGA . BEBIDAS GELADAS . CAFÉ

L O J A S

HAUER . XAXIM

R. Ten. F. Ferreira de Souza, 1315

www.verdemais.com.br

R. Francisco Derosso, 481

@verdemais

/grupoverdemais


14 Geral

Falando em construção...

:: Por Dorothea Heinrichs V

Perigos nas edificações

Restabelecimento do plano de saúde rescindido unilateralmente Uma decisão proferida no Espírito Santo determinou que a operadora do plano de saúde restabelecesse o plano da cliente, entendo que seu cancelamento ocorreu de modo abusivo. Alegou a cliente que era beneficiária do plano de saúde há cerca de 15 anos e, no ano de 2006 solicitou a migração de seu plano para outro financeiramente mais acessível. Contudo, após oito anos, foi comunicada que seu contrato seria rescindido. O magistrado considerou que, embora o contrato em exame seja coletivo, há nítida relação de consumo entre as partes. O juiz entendeu ser evidente a vulnerabilidade da contratante, que é idosa e faz uso do contrato por especial lapso temporal – de 15 anos na propositura da ação, “sendo que a rescisão imotivada manifestada pela ré se revela abusiva”. Afirmou ainda que a operadora não apresentou nenhuma oferta de novo plano à cliente, o que seria necessário para a legítima rescisão do contrato. Por este viés, a rescisão unilateral do contrato de plano de saúde, sem apresentação de nova possibilidade de migração para outro plano, se mostra conduta abusiva da operadora do plano. Caso o fornecedor não cumpra com esta obrigação, deve o consumidor procurar o auxílio de um profissional da Advocacia, para que possa lhe orientar sobre o que fazer a respeito e garantir os seus direitos.

Hoje gostaria de falar de um tema que tem atingido muitas construções e obras em nossa cidade: os pássaros. É verdade que as aves são animais silvestres belos e que geram em nós encanto, seja por seu canto, a liberdade de seus voos ou mesmo sua penas coloridas e tão diversas. Mas precisamos estar alertas em relação ao local dos seus ninhos. Muitos fazem os ninhos em cantos de nossa casa e comércio, sobre vigas aparentes ou em algum recanto na cobertura de nossas edificações.

Por Yuri Rangel Thurler Amorim – OAB/PR 79.620. Advogado do Escritório Villanueva Advogados

Acontece que eles podem estar com piolhos, isso mesmo! E os piolhos são um veneno para nossa saúde, sem falar também nas fezes das aves. Vejam isso: “a doença é causada pelo piolho do pombo que, em contato com a pele, pode provocar vermelhidão, coceira e pequenos inchaços, semelhantes a picadas de mosquitos. Piolho do pombo é um ácaro, que habita nas aves silvestres, tanto pombo, pardal e outras aves”. E não para por aí! Eles podem transmitir outras enfermidades: “no entanto, o pombo também pode transmitir outras patologias mais graves através das fezes, que é a criptococose, doença causada por um fungo (criotococos) e causar até uma meningite. Outra patologia muito grave transmitida pelas fezes do pombo é a histoplasmose, porque as fezes desses pombos podem se contaminar por fungos e bactérias e isso transmitir essas patologias pela aspiração das fezes”. As informações estão no site www.pigeonsout.com.br/blog. Portanto, evite os pássaros silvestres nas edificações, pois os piolhos e as fezes deles podem trazer grandes males a você, seus filhos e também aos seus clientes.

CESTA DE PRODUTOS ORGÂNICOS DO PRODUTOR PARA SUA MESA Aceitamos encomendas até as sextas-feiras para entrega a domicílio todas as segundas

Quer saber mais sobre isso, procure-nos! SERVIÇO: Dorothea Heinrichs V – (Arquiteta e Urbanista) Grupo DH - Arquitetura e Engenharia Rua Emanuel Kant, 60. Sala 210. Edifício HA Oficce – Curitiba – PR Tel.: (41) 3027-7004 | 98803-5374 E-mail: comercial@grupodh.com.br | Site: www.grupodh.com.br Facebook: www.facebook.com/grupodharquiteturaengenharia Instagram: www.instagran.com/grupo_dh.arquitetura

MAIS SAÚDE EM SUA VIDA

(41) 99693-5074 / 99645-4518


Trabalho 15

Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil A Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirma que o Paraná passou de terceiro para segundo maior produtor de leite do Brasil - foram 4,4 bilhões de litros produzidos em 2018. Conforme a pesquisa mais recente, divulgada neste mês, o líder nacional é Minas Gerais, que cresceu 1% e produziu 8,9 bilhões de litros em 2018 e, em terceiro lugar, está o Rio Grande do Sul, com 4,2 bilhões de litros de leite produzidos no último ano. Castro, nos Campos Gerais, lidera a produção brasileira com 292 milhões de litros. Em segundo lugar está o município de Patos de Minas (MG), que produziu 193 milhões de litros. No Paraná, outro destaque é Carambeí, com 180 milhões de litros, que ocupa a terceira posição no ranking nacional. Polo de proteínas Para o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, os

Foto: Jaelson Lucas / AEN

Foram 4,4 bilhões de litros produzidos em 2018, atrás de Minas Gerais, com 8,9 bilhões de litros ceu 3%. Carambeí e Castro, por exemplo, produzem quatro vezes mais do que a média brasileira, que é de dois mil litros ao ano por animal – os dois municípios paranaenses produzem, respectivamente, 9 mil litros e 8, 3 mil litros por vaca ao ano. “No Paraná, que tem 1,4 milhão de cabeças de gado leiteiro, a produtividade por animal é de 3,2 mil litros ao ano. Junto aos demais estados do Sul, o Paraná tem as maiores produtividades do Brasil”, diz o chefe do Deral Salatiel Turra.

A Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do IBGE confirma que o Paraná passou de terceiro para segundo maior produtor de leite do Brasil.

números do IBGE confirmam o esforço dos produtores paranaenses e consolidam o Paraná como grande polo produtor de proteínas animais. “Produzimos no ano passado 5,6 milhões de toneladas de carne e 4,4 bilhões de litros de leite, voltando a ocupar a segunda posição no ranking nacional, mas também consolidando o sul do Brasil como a ‘Meca’ do leite”, diz.

Fazer Poupança Investimentos Crédito Cartões Seguros

Na comparação com 2017, quando o Estado ocupava a terceira posição no ranking brasileiro, a produção paranaense teve uma queda de aproximadamente 1%. Já a produção do Rio Grande do Sul caiu cerca de 3%. Produtividade Por outro lado, com relação à produtividade, o Paraná cres-

Outras culturas Além dos municípios que se destacaram em nível nacional para o leite, a pesquisa do IBGE também mostrou outros destaques paranaenses no Brasil: Ortigueira continua sendo o município maior produtor de mel, Nova Aurora foi o principal município produtor da piscicultura, Toledo se mantém o maior rebanho suíno, e o município de Cascavel tem o segundo maior efetivo de galináceos.

Somos o Sicredi e fazemos juntos todos os produtos e serviços que você quer ou que sua empresa precisa, com taxas justas e de um jeito mais simples e próximo.

Previdência

Juntos

Rua Anne Frank, 3223 - Boqueirão Curitiba-PR – Telefone: 3075-4897

08007247220/

08006462519.

Abra uma conta com a primeira instituição financeira


- Livros - Revistas - Folders - Cartazes - Adesivos - Cartonagem - Impressão UV em PVC e Laminado - Hot Stamping Metálico / Holográfico - Relevos - Engenharia de Embalagens -

Rua Bartolomeu Lourenço de Gusmão, 339 - Fone: 41 3026 9460 - Curitiba - PR www.serzegraf.com.br

Profile for Jornal Comércio Hauer

Jornal do Comércio Hauer - Edição nº 218  

Jornal do Comércio Hauer - Edição nº 218  

Advertisement