Page 1

EXEMPLAR

GRÁTIS

jornaldocomerciohauer.com.br

@jornaldocomerciohauer

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Defesa pessoal

Iniciativa busca orientar as participantes em caso de situações de violência.

Pág.

04

Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Mais empresas no Paraná

Estado abriu 12.761 novas empresas em três meses.

Pág.

12

Foto: Divulgação

Uma nova forma de treinar

Academia feminina oferece acompanhamento personalizado e evolução via aplicativo.

Pág.

15

2ª quinzena de abril de 2019

HAUER BOQUEIRÃO ALTO BOQUEIRÃO XAXIM UBERABA GUABIROTUBA

Ano 12 – Edição Nº 213

CIRCULAÇÃO

BOQUEIRÃO RECEBE A ZOORUN Cerca de 6,5 mil atletas participaram da prova que abriu o circuito adulto de corridas de rua e teve como cenário o Parque Náutico e o Zoológico.

Pág.

09


2

Colégio Bastos Maia

A ESCOLHA

CERTA!

EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL CONTRATURNO INTEGRAL

VENHA FAZER UMA VISITA E MATRICULE SEU FILHO! HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Segunda – Sexta 7:00hs – 17:45hs

Amplo espaço físico Quadra poliesportiva Piscinas térmicas colegio@bastosmaia.com.br Diogo Mugiatti, 3057 - Boqueirão - Curitiba

+55 (41) 3286-7004

www.bastosmaia.com.br

Sábado 08:00hs - 11:45hs

SISTEMA DE ENSINO

ESCOLINHA

DE JUDÔ

Departamento financeiro: Thays de Freitas Dias Reportagem: Raphaella Caçapava (DRT-PR 11195) e assessorias | Diagramação: Rodrigo A. Romani (DRT-PR 7756) Assessoria jurídica: Ricardo Vinhas Villanueva Sinopse Editora Ltda – CNPJ: 09.599.880/0001-39 E-mail: pauta@jornaldocomerciohauer.com.br | www.jornaldocomerciohauer.com.br

11 ANOS

As matérias assinadas não expressam, necessariamente, a opinião deste jornal. Proibida a reprodução total ou parcial de textos ou imagens, produzidas por esta editora, sem autorização prévia e citação completa da fonte, sob pena de sanções legais.


Bairro

3

ACONTECEU NA REGIONAL BOQUEIRÃO HAUER ▪ BOQUEIRÃO ▪ ALTO BOQUEIRÃO ▪ XAXIM ▪ UBERABA ▪ GUABIROTUBA

326 ANOS DE CURITIBA A Regional Boqueirão é formada pelos bairros Hauer, Boqueirão, Alto Boqueirão, Xaxim, Uberaba e Guabirotuba. Em 2016, a população estimada da Regional estava em 205.248 habitantes. Todos os dias uma série de ações acontecem para melhorar a vida desses moradores. Esta coluna mostra um pequeno recorte do que foi destaque nesse período.

FALA CURITIBA

REVITALIZAÇÃO

A Regional Boqueirão celebrou o aniversário de Curitiba com muita festa e cultura. O evento teve encenação sobre a fundação da cidade, bolo, música e brincadeiras. A animação ficou por conta do “Curitibinha” que interagiu e brincou com o público de 380 crianças da rede municipal de ensino.

PROGRAMA AMIGO DOS RIOS

A população da Regional Boqueirão teve presença massiva na audiência pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Confira o calendário das próximas audiências e participe!

5°GAC AP

O programa tem origem na aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico, em dezembro de 2017, e no novo contrato de saneamento da cidade, firmado em junho de 2018 com a Sanepar. O contrato garante investimentos de R$ 3,5 bilhões em 30 anos, além de repasses para o Fundo Municipal de Saneamento Básico, que financia as ações. O lançamento aconteceu na Praça Arlene Maria Hansel, no bairro Guabirotuba, com limpeza do córrego, plantio de árvores e demonstração da fiscalização de ligações de esgoto.

BOQUEIRÃO BEM CUIDADO

O 5° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado Salomão da Rocha, do Boqueirão, celebrou 125 anos de fundação.

A Secretaria de Obras e Infraestrutura iniciou mais um trabalho preventivo de limpeza do Rio Belém entre a Rua Dr. Bley Zornig e o Parque Náutico de Curitiba. A manutenção é essencial para o escoamento das águas fluviais e melhoria da drenagem de toda a bacia hidrográfica.

O Centro da Juventude Eucaliptos foi totalmente revitalizado. A piscina já está funcionando e as instalações estão novinhas em folha para atender os 1.600 alunos que participam das atividades esportivas gratuitas. O espaço oferece alongamento, aula de ginástica e ritmos, além de condicionamento físico, dança, futebol de campo, futsal, capoeira, judô, karatê, voleibol, treinamento funcional, ioga, hidroginástica e natação. Saiba mais (41) 32864082. Rua Pastor Antonio Polito, 2200. Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

SEGURANÇA E FISCALIZAÇÃO

Novos módulos móveis em plena atividade. O Núcleo da Guarda Municipal da Regional Boqueirão colocou o Módulo Móvel “zero km” para acompanhar e dar segurança a grande movimentação, aproximadamente de 18 mil pessoas, que circulam na quarta-feira em função da Novena do Santuário Nossa Senhora do Carmo.


4 Geral

Mulheres participam de aulão de defesa pessoal no Parque Náutico Para ajudar as mulheres a se protegerem, a equipe do Grão Mestre Edson Carlos de Oliveira, Karatê Shubu-dô, promoveu um aulão de defesa pessoal para este público, no Parque Náutico do Iguaçu. Ao todo 45 mulheres participaram do evento que demonstrou a importância e os inúmeros benefícios da Defesa Pessoal (Shubu-dô). “No cenário atual de violência contra a mulher e com os altos índices de feminicídio, a sociedade feminina necessita saber se defender. As mulheres precisam aprender técnicas para conseguir se desvincular de diferentes ameaças em situações de violência. Em algumas situações as técnicas de defesa pessoal podem ajudar a

Foto: Divulgação

Iniciativa busca orientar as participantes em caso de situações de violência salvar vidas”, explica Sabrina Matos, karateca e uma das responsáveis pelo evento. Violência contra mulher O Brasil registrou em 2017 uma média de 164 estupros por dia totalizando mais de 60 mil casos no ano. Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e alertam que os números podem ser muito mais alarmantes, já que menos de 10% dos crimes são comunicados, os estupros podem chegar a 500 mil por ano. Somado a isso os casos de violência contra mulher e feminicídio não param de crescer, a cada duas horas uma mulher é assassinada no país, os números são do Monitor da Violência.

45 mulheres participaram de um aulão de defesa pessoal no Parque Náutico.

Próximas atividades: O Karatê Shubu-dô reúne centenas de atletas por todo país. Em Curitiba, berço da modalidade sob os cuidados do idealizador Grão Mestre Edson Carlos de Oliveira, várias atividades estão programadas. 26 de maio - 2° Treino de Esgrima (Shubu-dô). Praca Nossa Senhora da Salete. Centro Cívico. 1° de junho - Campeonato de Luta. Local a definir. 4 de agosto - 2° Exame geral de Faixa. Ginásio Tarumã. Para mais informações, acesse a página www.facebook.com/Shubudo

Dr. Sergio Viapiana Médico veterinário CRMV/PR 2825

Fone

Consultas

Endoscopia

Rinoscopia

Cirurgias

Exames laboratoriais

Conoscopia

Vacinas

Ecocardiograma

Ultrassonografia

Internamentos

(conveniado PET imagem)

Raio X

Pet shop

41 3275-8558

Celular

41 9974-5489

E-mail

viapiana@hotmail.com

Rua Waldemar L. de Campos, 4388 Xaxim - CEP 81.830-000 - Curitiba PR


Educação

5

Mais um Farol do Saber e Inovação é entregue na Regional Boqueirão Foto: Luiz Costa/SMCS

Unidade está preparada para abrigar oficina de criatividade e espaço maker com impressora 3D O Farol do Saber e Inovação Luís de Camões, no Alto Boqueirão, foi inaugurado com uma comemoração preparada por estudantes e professores da Escola Municipal Francisco Hübert, vizinha ao equipamento. Os curitibinhas criaram uma cápsula do tempo, com mensagens da escola para o futuro e que deverá ser aberta daqui a dez anos. O Farol Luís de Camões é o 15º da cidade modernizado para abrigar oficina de criatividade e espaço maker com impressora 3D. A cápsula do tempo fez parte do projeto sobre tecnologias desenvolvido pelos estudantes no novo espaço. O mezanino do Farol foi transformado em ambiente inovador de aprendizagem. No

O Farol do Saber e Inovação Saber Luís de Camões, no Alto Boqueirão foi inaugurado com uma comemoração especial preparada por estudantes e professores da Escola Municipal Francisco Hübert.

local, os 680 estudantes da escola e os moradores do bairro podem planejar e construir projetos baseados na ideia do “faça você mesmo”, a chamada cultura maker. “O piá e a guria inventam o desenho, prototipam, impri-

mem e levam para casa o que criaram. Cada um dos nossos curitibinhas pode virar um leitor e um inventor. É o mundo do futuro que está se desenhando”, disse Greca, que idealizou os Faróis do Saber da cidade na primeira gestão como prefeito.

Os novos equipamentos e a tecnologia completam o espaço que abriga biblioteca com mais de 4 mil livros e computadores com acesso à internet. Com o selo da inovação o Farol passou a ser referência também como centro de pesquisa e produção. A revitalização do Farol aconteceu a partir do programa Escola Bem Cuidada e o repasse de R$ 224 mil. Parte desse recurso foi usado em melhorias na escola, como a revitalização do sistema elétrico e a pintura dos muros.

33

Faróis do Saber O Farol Luís de Camões é o segundo da Regional Boqueirão a receber o selo da inovação. O Farol Mario Quintana, ao lado da escola Wenceslau Braz, foi inaugurado em agosto do ano passado. Até o fim do ano a cidade contará com 33 unidades semelhantes.


Geral

7

Noiva e maquiador: uma relação de confiança

O casamento é um momento que permite ao casal vivenciar várias idealizações, dos pequenos aos grandes detalhes. E a maquiagem da noiva faz parte desse pacote, afinal quem não deseja se sentir bem numa das cerimônias mais importante da vida? Mas para evitar estresse e decepções é preciso estar alinhada com o profissional escolhido para essa tarefa. “As noivas sempre trazem milhões de ideias, porém nem tudo o que elas gostam se adequa ao tipo do olho. Por isso a importância de se construir uma relação de confiança entre a cliente e o maquiador”, explica a maquiadora especialista em noivas, Liliane Santos. Verificar a qualidade dos produtos utilizados, pontualidade do profissional e experiência no estilo que deseja também podem evitar surpresas desagradáveis. “São pontos que ajudam a noiva a se decidir justamente porque atestam antes do casamento o comprometimento do maquiador envolvido com o processo. Um profissional especialista tem a

Fotos: Divulgação

Algumas dicas são peças fundamentais para não transformar o grande dia em pesadelo

sensibilidade de saber o que se encaixa para o dia do casamento. Além de ter um cuidado maior com os produtos que vai utilizar, evitando que a maquiagem borre, por exemplo”, acrescenta. Liliane ainda explica que a escolha do profissional vai determinar a memória construída desse dia. “A recordação do casamento ficará registrada para toda vida. Por isso a realizar prévias é fundamental para a noiva ter ideia do trabalho do maquiador e também para o maquiador conhecer melhor o gosto da noiva e, juntos, chegarem ao resultado sonhado para o dia”, sugere. Tendências do mercado – Naturalidade é a palavra de ordem para 2019. Maquiagens em tons

pastéis, com uma pele bem trabalhada, evidenciando o aspecto natural estão em alta no segmento noivas. “E, claro, sem esquecer do iluminador que está sempre em destaque”, completa. Entre os erros mais cometidos estão carregar demais na pele ou no iluminador e usar uma base que não é da cor da pele. “Uma pele muito carregada ressalta as linhas de expressão e deixa muito pesada a maquiagem. Já o iluminador deve ser usado sim, porém sem deixar com muito brilho. A base, por sua vez, deve ser exatamente da cor da pele, porque com a tendência dos contornos, às vezes podem deixar a pele branca demais e isso acaba ficando muito em evidência nas fotos”, alerta.

Serviço Liliane Santos também ministra cursos de automaquiagem e maquiagem profissional para iniciantes e avançados. O curso de automaquiagem tem duração de duas horas e meia é recomendado para pessoas que queiram aprender a se maquiar para ocasiões do dia-a-dia. Já os cursos profissionais são para pessoas que querem trabalhar como maquiadores ou buscam se aperfeiçoar na maquiagem, ao todo são ministradas oito técnicas e os alunos elegem quais técnicas desejam aprender, cada técnica tem duração de três horas. Para conhecer mais o trabalho da maquiadora Liliane Santos siga as redes sociais: Facebook: Maquiagem Lili Santos Instagram: Lili Santos Makeup Contato pelo WhatsApp (41) 9 8845-0855


HÁ MAIS DE 1 DÉCADA FAZENDO JORNALISMO DE QUALIDADE E PROMOVENDO EMPRESAS DA REGIÃO. www.jornadocomerciohauer.com.br @jornadocomerciohauer


Capa

9

ZooRun movimenta Parque Náutico e Zoológico Cerca de 6,5 mil atletas participaram da prova que abriu o circuito adulto de corridas de rua Os animais que vivem no Zoológico de Curitiba, no Alto Boqueirão, tiveram uma companhia diferente. A ZooRun reuniu cerca de 6,5 mil corredores no Parque Náutico do Iguaçu e no Zoo. A prova inédita abriu a 1ª Etapa do Circuito Adulto de Corridas de Rua da Prefeitura de Curitiba. Organizada pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) a corrida teve largada às 7h15 para os 5 km, 8h para os 10 km masculino e 8h15 para os 10 km feminino. Os atletas que fizeram os 5 km correram apenas dentro do Parque Náutico do Iguaçu. Os corredores dos 10 km, masculino e feminino, correram dentro do Zoológico e chegaram ao Parque Náutico do Iguaçu. A Smelj preparou um esquema especial de transporte para os atletas e confeccionou medalhas estilizadas com figuras da Onça Apolo, da Girafa Pandinha, da Hipopótamo Glória, e do Leão Simba, todos moradores do Zoológico.

Foto: Divulgação

NOS 10 KM, OS TRÊS PRIMEIROS COLOCADOS NO GERAL FORAM:

Masculino: 1- Mateus Soares Trindade (35 anos) 2 - Gabriel Lecheta de Souza (23 anos) 3 - Joel Lenart (40 anos)

Feminino: 1- Deborah Santos Vaz (44 anos) 2 - Ana Paula Martins (35 anos) 3 - Desiree Francine Maciel (29 anos)

A próxima etapa do Circuito Adulto de Corridas de Rua será no dia 2 de junho. Na página da Smelj é possível acompanhar todo o cronograma de corridas de 2019.

37 anos de Zoo O espaço de educação ambiental e conservação da fauna, que fica no Alto Boqueirão, completa 37 anos de atividades. Para marcar a celebração de aniversário, o Zoológico realizou diversas atividades como a participação dos visitantes sobre a fauna em um circuito pelas vias internas do Zoo. “Mais uma vez, buscamos sensibilizar a população sobre o trabalho que é feito no Zoológico e com a fauna de Curitiba”, lembrou o diretor Edson Evaristo. Além de enriquecimento ambiental para alguns dos bichos – ações usadas para estimular comportamentos e movimentos naturais, como a busca por alimento – haverá um parabéns simbólico. Alunos da rede municipal de ensino também farão parte da festa. Os visitantes também acompanharão a inauguração da área do Jardins de Mel e receberão o mapa Que Bicho tem no Zoo? feito pelos estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Moradias Belém.

Em 2018, o Zoológico recebeu o número recorde de quase 642 mil visitantes. Mais de mil alunos participaram de visitas orientadas, outros 953 de Acantonamentos Ecológicos. Pelo Centro de Educação Ambiental, que promove ações especiais, passaram mais de 206 mil pessoas.


10 Esporte Fotos: Divulgação

Atleta mirim do Alto Boqueirão volta a se destacar Ainda este ano o pequeno Leonardo pode se tornar tricampeão brasileiro de Triathlon Um pequeno morador do Alto Boqueirão, em Curitiba, continua a acumular bons resultados no Triathlon. Leonardo Santos Espindola Dias, de apenas nove anos, venceu recentemente a 1ª etapa do Campeonato Brasileiro Infantil de Triathlon na categoria 10 anos. “Fiquei muito emocionado e muito feliz com meu resultado. Este ano subi de categoria e as distâncias foram maiores tanto da natação, quanto na bike e na corrida. Me senti orgulhoso”, comemora o atleta mirim. Praticando o esporte há dois anos Leonardo sonha alta: quer ser campeão mundial e participar das Olimpíadas. E para isso o menino tem dedicado boa parte dos seus dias, entre o inter-

O atleta mirim Leonardo, morador da Regional Boqueirão, segue acumulando vitórias.

valo dos estudos ele treina, treina muito para evoluir cada vez mais e os resultados são a prova do futuro promissor do atleta. “Fiquei em 2º lugar como atleta destaque do ano de 2018 pelo Circuito Renault de Triathlon. O evento de premiação aconteceu em março deste ano. Em abril conquistei o 3º lugar no 1º Circuito de Corrida de Rua Infantil de Curitiba”, destaca. Leonardo ainda pode realizar mais um feito de grande destaque este ano e se consagrar tricampeão brasileiro da sua modalidade. “Ele tem muitas

provas para disputar em 2019 e grandes chances de também se tornar campeão paranaense”, completa o pai Eduardo Espindola Dias. Mas para concretizar as metas a família esbarra num velho problema do esporte, a falta de patrocínio e incentivo. “O principal desafio ainda é a falta de apoio, pois o esporte exige uma demanda financeira grande”, explica Eduardo. Entretanto, o assunto financeiro fica sob administração dos pais, que deixam Leonardo focado apenas em fazer o que gosta, treinar. “O esporte é algo

muito importante na minha vida. Aprendo sempre a respeitar meu pai e minha mãe, a respeitar meus professores e treinadores, a ter disciplina. Aprendi a ganhar e a perder; aprendi a ser persistente e nunca desistir porque um dia a gente alcança o objetivo”, finaliza Leo. Para patrocínios e apoios o contato é pelo telefone: (41) 9 9971-6020 ou pelo email edias398@gmail.com. Para acompanhar o desenvolvimento do pequeno atleta siga o perfil no Instagram @leonardo_triatleta_kids


SER AMIGO DOS RIOS É INVESTIR R$ 3,5 BILHÕES EM SANEAMENTO.

Lambari do Rabo Vermelho (Astyanax fasciatus) Rio Barigui

Ser Amigo dos Rios é cuidar para que a vida volte às nossas águas. Por isso, a Prefeitura de Curitiba e a Sanepar estão realizando o maior investimento em saneamento da nossa história. São novas ligações de esgoto, limpeza das margens, programas de educação e muito mais. E você também pode fazer a sua parte. Não jogue lixo nos rios, descarte o óleo de cozinha nos pontos de coleta e faça a ligação correta na rede de esgoto. Quem avisa Amigo dos Rios é. Saiba mais em: www.amigodosrios.com.br


12 Economia

Paraná abre 12.761 novas empresas em três meses

O Paraná contabilizou a abertura de 12.761 empresas nos três primeiros meses do ano, um aumento de 19% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram formalizados 10.710 novos negócios no Estado. As estatísticas da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) indicam, ainda, uma evolução considerável em março, com 4.851 novas empresas, contra 4.426 em 2018, acréscimo de 9,6%. Segundo a Jucepar, os dados confirmam a trajetória de expansão, já que em janeiro foram abertas 3.303 mil empresas e em fevereiro outras 4.607 (crescimentos de 14,6% e 35,3%, respectivamente, em relação aos mesmos meses do ano passado). Levantamento O levantamento da Jucepar abrange empresas de todas as naturezas jurídicas, com exceção dos microempreendedores individuais (MEIs), cujo processo de formaliza-

Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Desempenho do primeiro trimestre de 2019 representa aumento de 19% em relação ao mesmo período do ano passado. Só em março foram 4.851 novas empresas

A Jucepar destaca que zerou a fila de espera de abertura de empresas no Paraná. Havia quatro mil na lista no começo do ano. Com o estoque acumulado zerado, a Junta passou a trabalhar com o movimento diário de processos recebidos e com a informatização dos mesmos.

ção é iniciado pelo Portal do Empreendedor. Nos três primeiros meses desse ano, aumentaram os registros de sociedade empresária (de 4.653 para 5.408), empresário (de 3.896 para 4.557), Eireli - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (de 2.004 para 2.569), sociedade anônima (de 95 para 149) e sociedade cooperativa (de 50 para 67).

Nacional De acordo o Sebrae, a expectativa para 2019 é de que sejam criadas 1,5 milhão de novas empresas no Brasil, considerando microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas. Cerca de 98,5% das empresas brasileiras estão nesses segmentos.


Cidade 13

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Novo pacote de pavimentação está em andamento Os bairros Alto Boqueirão, Boqueirão e Xaxim estão entre os que receberão investimentos no segundo lote que destinará R$ 11,7 milhões na melhoria das vias

A Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado ampliaram o acordo para pavimentação das ruas da capital paranaense, com a parceria mais 58 ruas de 36 bairros da cidade serão beneficiadas. “Com o investimento de R$ 25,3 milhões iremos renovar mais de 47 quilômetros de ruas importantes da nossa cidade. Ruas que servem de corredor para o transporte coletivo e terão asfalto novo, proporcionando mais segurança e conforto para motoristas e passageiros”, disse o vice-prefeito Eduardo Pimentel durante vistoria dos trabalhos na Rua Rio de Janeiro. Os recursos para o novo pacote de obras de pavimentação da Prefeitura foram repassados pela Fomento Paraná por meio do Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios (SFM), que é administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e

por seu ente de cooperação, o Paranacidade. As obras que serão executadas com esses recursos incluem recape asfáltico, serviço de fresagem do pavimento existente, pintura de ligação (aplicação emulsão asfáltica), revestimento em asfalto, sinalização horizontal de trânsito e ensaios tecnológicos (controle tecnológico dos serviços de pavimentação). Próximos passos De acordo com o secretário de Obras Públicas, o cronograma dos serviços seguirá em ritmo intenso em maio. “Já temos obras de pavimentação programadas para iniciar e serem concluídas ainda no próximo mês”, disse Rodrigo Rodrigues. Ao término das obras na Rua Rio de Janeiro, as equipes começarão a revitalizar o pavimento da Avenida Professor Luiz César, no trecho entre a Avenida Água Verde e a Ave-

Regional Boqueirão está presente no segundo lote que aplicará R$ 11,7 milhões em asfalto.

nida dos Estados; da Avenida Presidente Getúlio Vargas, entre a Rua Lindolfo Pessoa e a Avenida República Argentina; da Rua Tabajaras, partindo do cruzamento com a Avenida Presidente Getúlio Vargas e seguindo até a esquina com a Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes; da Rua Major França Gomes, entre a Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes e a Rua Curupaitis; da Rua Professor Ulisses Vieira, no trecho entre a Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes e a Rua Curupaitis; e da Rua João Bettega, entre as ruas Francisco Frischmann e Carlos Klemtz. Dois lotes A Secretaria Municipal de

Obras Públicas licitou as obras em dois lotes. O lote 1 conta com o investimento de R$ 13,6 milhões e compreende a pavimentação de ruas nos bairros Bacacheri, Bairro Alto, Barreirinha, Boa Vista, Santa Cândida, São Lourenço, Tingui, Ahú, Bigorilho, Bom Retiro, Centro Cívico, Cristo Rei, Juvevê, Mercês, Rebouças, São Francisco, Centro, Campina do Siqueira, Cascatinha, Santa Felicidade, São João e Vista Alegre. No lote 2 serão aplicados R$ 11,7 milhões em vias dos bairros Sítio Cercado, Alto Boqueirão, Boqueirão, Xaxim, Cajuru, Capão da Imbuia, Jardim das Américas, Uberaba, Capão Raso, Novo Mundo, Água Verde, Portão, Vila Izabel e Santa Quitéria.

• Farmácia Veterinária

• Acessórios

• Rações Medicamentosas

• Pet Shop

• Rações Super Premium e Premium

Rua Coronel Luiz José dos Santos, 891, lojas 01, 02 e 03 – Boqueirão ESTACIONAMENTO AO LADO


14 Geral to o Ben ã S a Ru

r

Haue

HISTÓRIA DA MINHA RUA

Estacionamentos podem cobrar hora cheia ainda que o cliente permaneça no local por poucos minutos? Por Daiane Costa | Advogada

Segundo o papa Gregório I, São Bento foi filho de um nobre romano, tendo realizado os primeiros estudos na região de Nórsia (próximo à cidade italiana de Espoleto). Mais tarde, foi enviado a Roma para estudar retórica e filosofia, mas, tendo se decepcionado com a decadência moral da cidade, abandonou a capital e se retirou para Enfide (atual Affile), em 500. Ajudado por um abade da região chamado Romano, instalou-se em uma gruta de difícil acesso, a fim de viver como eremita. Depois de três anos nesse lugar, dedicando-se à oração e ao sacrifício, foi descoberto por alguns pastores, que divulgaram a fama de santidade. A partir de então, foi visitado constantemente por pessoas que buscavam conselhos e direção espiritual.

Muitos consumidores ficam na dúvida sobre a possibilidade de cobrança da hora cheia em estacionamentos privados, mesmo que tenham permanecido no local por período inferior, já que, nos últimos tempos, muitas foram as discussões sobre o assunto. E, em relação ao tema, os consumidores, de fato, devem ficar atentos já que alguns estabelecimentos não seguem as determinações legais e, por vezes, praticam cobranças abusivas. A Lei Estadual no 16.785/2011 assegurava aos consumidores a cobrança proporcional de acordo com o tempo do serviço prestado para a guarda do veículo. No entanto, a Lei no 16.785/2011 foi declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. Com isso, a exploração da atividade de estacionamento de veículos em Curitiba voltou a ser regulamentada pela Lei Municipal no 7.551/1990. A Lei no 7.551/1990 prevê a cobrança proporcional ao tempo de utilização do serviço, porém, essa cobrança fracionada deve ocorrer apenas a partir da segunda hora. Assim, mesmo que o cliente tenha deixado o seu veículo sob a guarda do estacionamento por menos de uma hora, o estabelecimento está autorizado a fazer a cobrança pela hora inteira. Por mera liberalidade, alguns estacionamentos, utilizam como atrativo, a cobrança fracionada. A fim de que o consumidor possa escolher se quer ou não entrar e utilizar o serviço de determinado estacionamento, é dever do fornecedor colocar em local de fácil acesso informativo com os preços que pratica, oportunidade em que, poderá informar, também, se pratica a cobrança fracionada. Ao consumidor cabe exigir a informação acerca dos preços em local acessível e, em caso de violação ou suspeita de violação de seus direitos, deve reclamar perante os órgãos de proteção aos direitos do consumidor, como o PROCON/PR, ou, ainda, procurar o advogado de sua confiança para a propositura de eventual ação judicial contra o estabelecimento infrator, se necessário.

O monge Bento de Núrsia foi fundador da Ordem de São Bento ou Ordem dos Beneditinos, uma das maiores ordens monásticas do mundo. Foi o criador da Regra de São Bento, um dos mais importantes e utilizados regulamentos de vida monástica, inspiração de muitas outras comunidades religiosas. Era irmão gêmeo de Santa Escolástica. O Papa Paulo VI designou-o patrono da Europa em 1964, sendo também patrono da Alemanha. É venerado não apenas por católicos, como também por ortodoxos e anglicanos. Fundou a Abadia de Monte Cassino, na Itália, destruída durante a Segunda Guerra Mundial e posteriormente restaurada.

Fazer Poupança Investimentos Crédito Cartões Seguros

Somos o Sicredi e fazemos juntos todos os produtos e serviços que você quer ou que sua empresa precisa, com taxas justas e de um jeito mais simples e próximo.

Previdência

Juntos

Rua Anne Frank, 3223 - Boqueirão Curitiba-PR – Telefone: 3075-4897

08007247220/

08006462519.

Abra uma conta com a primeira instituição financeira


Saúde 15

Conheça uma nova forma de treinar Academia de musculação feminina oferece acompanhamento personalizado, evolução via aplicativo e os mais variados serviços para atender as mulheres de forma completa Foto: Divulgação

Já cansou de ser mais um número dentro da academia? Esperar para usar aparelhos e ter que correr atrás do instrutor para conseguir realizar os treinos? Esses são apenas alguns dos inconvenientes que faz com que as pessoas não gostem do ambiente da academia e acabem deixando de praticar exercícios. Foi pensando justamente em sanar essa lacuna que a academia feminina Espaço Emmel foi criada. “Nós entendemos essas problemáticas e, por isso, possuímos um treino totalmente diferente do que você já viu em outras academias”, explica Thayro Emmel, proprietário do espaço. Os profissionais da Emmel cuidam de cada detalhe e isso é possível porque o local conta com uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeuta, médica, nutricionista, professora de educação física e esteticista. “Mesmo as pessoas que possuem alguma restrição conseguem ser orientadas de maneira correta e conseguem manter uma vida saudável com

No Espaço Academia Emmel todo processo é personalizado de acordo com a necessidade da aluna.

a prática de exercícios adequados a sua realidade. Fazemos com que seu treino seja acompanhado a partir de seus exames, sempre respeitando seus limites”, detalhe ele. A proposta é oferecer uma série de serviços especializados para o bem estar do corpo de mente a um custo acessível. “Na academia de musculação feminina garantimos gastos calóricos intensos de forma saudável, ou seja, aliando a

atividade física à postura, respiração e condicionamento”, acrescenta. E os diferenciais não param aí. Os treinos - que são exclusivos para cada cliente - pode ser acessado do celular e executado até mesmo durante uma viagem e a cada três meses a nutricionista realiza avaliações físicas para acompanhar a evolução. Todas as informações podem ser acompanhadas pelo celular através do aplicativo SCA FIT.

Conheça a rotina na Emmel Já na chegada as clientes têm à disposição um chá termogênico natural de hibisco com chá verde. “Ele vai auxiliar no seu sistema linfático, reduzindo a retenção de líquidos e aumentando a queima calórica durante o treino”, conta Thayro. Na sequência a aluna se direciona para o treino personalizado de musculação e, em conjunto, participa de aulas aeróbicas como treinamento funcional, alongamento, GAP, Jump, Zumba e Muay Thai. Para finalizar é oferecido um suco detox natural preparado com frutas e verduras frescas todo dia que vai ajudar a recuperar as energias e desintoxicar o organismo. “Para facilitar a vida corrida das clientes nosso vestiário é equipado com duchas a gás. Gostou? Venha conhecer nosso espaço e se surpreender com um novo conceito em academia”, convida Thayro. Serviço: Espaço Academia Emmel. Rua João Machado, 55. Xaxim. Curitiba-PR www.espacoemmel.com.br


- Livros - Revistas - Folders - Cartazes - Adesivos - Cartonagem - Impressão UV em PVC e Laminado - Hot Stamping Metálico / Holográfico - Relevos - Engenharia de Embalagens -

Rua Bartolomeu Lourenço de Gusmão, 339 - Fone: 41 3026 9460 - Curitiba - PR www.serzegraf.com.br

Profile for Jornal Comércio Hauer

Jornal do Comércio Hauer - Edição nº 213  

Jornal do Comércio Hauer - Edição nº 213  

Advertisement