Page 5

5

No banco com … Susana Fonseca - Qual foi a motivação para inovar o jornal da escola? Não foi propriamente inovar. Todos fazemos o que podemos, da forma que podemos, com o tempo e os instrumentos que temos. A questão foi que o jornal passou a fazer parte do núcleo e coube-me a mim, e ao professor Pedro, desenvolver o jornal. A motivação é sempre muita, o problema é conciliar motivação com uma série de outros fatores. - Quais são as diferenças entre o novo jornal e o anterior? A diferença é que temos uma redação fixa com uma série de alunos e contamos depois com a colaboração de outros em situações pontuais. Temos alunos com tarefas atribuídas, como crítica de jogos, filmes, lançamento de novidades na B.D., etc. E temos um suplemento cheio de “artes e manhas”. - Quais foram as dificuldades na criação deste novo jornal? As dificuldades começam pelo tempo disponível, ou seja, tanto alunos como professores têm uma série de responsabilidades e estas são conciliadas com o trabalho no jornal, ora isso nem sempre corre como o pretendido. Como se costuma dizer: Tempus fugit. No banco com… Susana Fonseca

- Porquê a escolha do jornal ser elaborado por alunos? Porque são os mais criativos, embora às vezes nem o percebam. Porque a escola é para eles, porque o jornal é para eles. A voz dos alunos é que tem de ser ouvida, o que lamento é que muitos preferem estar calados, muitos andam pouco motivados e não fazem nada para mudar isso, apenas queixar-se ou jogar jogos tontos. Ainda se fosse o Metal Gear Solid… Acho que vou ser linchada. Voltando agora ao momento sério, na verdade, acho que deviam ter vontade de escrever, desenhar ou fotografar de forma espontânea e aqui teriam essa possibilidade, mas fica ao critério de cada um. - Acha que esta é uma boa equipa? Esta equipa é um espetáculo!!! Espero que não me desiludam agora que os elogiei publicamente. Seria um aborrecimento ter de me vingar. - Acha que o novo jornal tem futuro? Não sei, embora gostasse muito que tivesse. De qualquer das formas, se de repente os miúdos decidirem que não têm mais paciência para isto, corro o risco de ficar sozinha com o meu colega Pedro e termos de fechar a loja. Ou então escrevermos artigos de cinema e chamamos ao jornal “sétima arte”, com o suplemento “sozinhos em casa”. Falando muito a sério, o futuro do jornal depende de um grupo, se ele continuar coeso… há esperança.

5

- Acha que este jornal tem a capacidade de motivar os alunos a trabalhar mais e melhor, sabendo que os seus trabalhos poderão ser publicados no jornal? Acho este um aspeto importante, mas nem todos os alunos estarão de acordo. Às vezes sinto que os alunos não se preocupam muito com a divulgação dos seus trabalhos e tenho pena. É como vos digo, estão mais preocupados em ouvir música má e jogar jogos totós, género Minecraft. Mas há gostos para tudo.

3

Profile for 15 Paus

Jornal  

Projecto Jornalístico "15Paus" da Escola Digital

Jornal  

Projecto Jornalístico "15Paus" da Escola Digital

Advertisement