Page 1

.c

36

Páginas

21

Horas

FECHAMENTO

tempo Mín.

23º

/ Max.

33º

.

R$ 2,00

Piauí Demais estados R$ 4,00 Ano 60 • Nº 16.16.450

Tucanos articulam aliança com PSB

A Convenção Municipal do PSDB, realizada ontem, deu os primeiros passos para uma possível aliança entre tucanos, PSB e PP, com vistas às eleições municipais de 2012. “Não tenho restrições a nenhum partido. O PSDB sempre teve histórico de fazer alianças na capital. Não fechamos as portas para o diálogo”, disse Firmino Filho, reconduzido à presidência do Diretório da sigla na capital. página 3

Senadores piauienses defendem fim da reeleição

Obama destaca democracia brasileira página 8

FUTEBOL

Vasco vence clássico com o Botafogo

Tricolor leva a melhor e segue líder

Comercial e 4 de Julho nas semifinais

Com gol do estreante Diego Souza, o Vasco venceu o Botafogo por 2 a 0, ontem, no Engenhão, na quarta rodada da Taça Rio, segundo turno do Estadual do Rio. Os dois gols da partida foram marcados no segundo tempo.

A partida foi difícil, mas o São Paulo conseguiu vencer o lanterna Grêmio Prudente por 1 a 0. Com o resultado, o Timão mantém a liderança com 31 pontos. Na próxima rodada do Campeonato, ele encara o Paulista, fora de casa.

A última rodada do Torneio Reinaldo Ferreira foi marcada por 14 gols e emoção por todo o estado. Picos, River, 4 de Julho e Comercial conseguiram classificação para as semifinais do torneio, que acontecem quinta-feira (24) no Albertão.

página 7

página 7

Os senadores do Piauí concordam que o fim da reeleição para cargos do executivo é uma "necessidade" para fazer com que o governo não pare por conta do processo eleitoral. Os parlamentares piauienses reconhecem que, em muitos casos, chega a ser difícil a máquina administrativa não ser usada durante a campanha eleitoral, favorecendo determinados candidatos. página 2

Dilma é aprovada por 47% dos brasileiros Pesquisa Datafolha realizada entre os dias 15 e 16 deste mês mostra que a presidente Dilma Rousseff é aprovada por quase metade dos brasileiros. Com esta popularidade, a presidente iguala-se ao recorde registrado por Luiz Inácio Lula da Silva nesta mesma época no segundo mandato. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. página 4

internet

Redes sociais são fontes de informação de concurseiros capa concursos

página 7

Jorge William / Agência O Globo

radares

disputa O estreante Diego Souza fez sua parte no jogo de ontem contra o Botafogo. Um dos gols da vitória foi marcado por ele.

fale conosco

Redação:

(86)2106-9900//2106-9924

-

CENTRAL

DE

ATENDIMENTO:

2106-9912

-

CLASSIFICADOS:

3133-2250

Avenida Barão de Gurguéia, próximo ao N° 2913// Avenida União, próximo ao N° 2741// Avenida Zequinha Freire, próximo ao N° 1700

-

ASSINATURAS:

2106-9927

! m

w

do c u -tr a c k TERESINA, 21 de março de 2011

lÍder em credibilidade

Jason Reed/Reuters

W

N O

y

bu

to

k

o dia

SEGUNDA

o

m

o

c u -tr a c k

F -X C h a n ge

lic

W N O

edição de hoje

.d o

w

w

w

w

w

C

lic

k

to

bu

y

Exemplar do Assinante - Venda proibida

PD

C

F -X C h a n ge

!

PD

.c


F -X C h a n ge

F -X C h a n ge

c u -tr a c k

W N O y bu to k lic

E o PT, onde fica?

Robson Costa rodaviva@jornalodia.com.br

A convenção do PSDB, realizada na manhã de ontem na Assembléia Legislativa, não serviu – como já se esperava – somente para reeleger o deputado estadual Firmino Filho para mais um mandato como presidente do diretório municipal da sigla. O foco do encontro, obviamente, foi a sucessão municipal que se aproxima, em 2012. O tema atraiu representantes de diversos partidos e se tornou um ensaio para as alianças futuras. O vereador Rodrigo Martins (PSB) participou da convenção a convite do deputado estadual Firmino Filho, e saiu de lá com a convicção de que poderá compor, com Firmino, uma chapa para disputar a Prefeitura de Teresina. Além disso, a convenção desenhou ainda uma aliança dos tucanos e socialistas com o PP de Ciro Nogueira, hoje forte apoiador do PTB de João Vicente Claudino e Elmano Férrer. Caso essas primeiras aproximações sejam consolidadas, ficará claro que o PSB do governador está, definitivamente, tirando o PT dos seus planos.

A deputada estadual Belê Medeiros apresentou o

projeto e a estrutura que já está erguida da Policlínica de Picos para as deputadas Iracema Portela, Margareth Coelho e Juliana Moraes Sousa durante visita, no último final de semana, à Cidade Modelo. “Nós temos o sonho de ver a Policlínica com toda sua estrutura atendo de forma humanizada a população da região que tem direito a um atendimento de saúde de qualidade”, disse Belê. A visita faz parte de mobilização das parlamentares em celebração ao Dia Internacional da Mulher e foi focada na saúde feminina com visitas ainda à Clisan, Postos de Saúde e a Penitenciária Feminina de Picos.

Vai ou fica?

Especuladores de plantão dão como certa a candidatura de Firmino Filho à Prefeitura de Teresina em 2012. Ex-prefeito da capital por dois mandatos e atual deputado estadual, sem dúvida, o nome de Firmino possui densidade eleitoral suficiente para ganhar apoio dos tucanos e de partidos aliados. No entanto, será que o parlamentar de fato terá disposição de sair da posição de parlamentar para voltar à PMT com a obrigação de fazer melhor do que em suas gestões anteriores?

Indecisão

Quem lembra das eleições em que Firmino ensaiou uma saída da Prefeitura de Teresina para disputar o Governo do Estado e depois recuou, aposta que a estratégia do tucano de apresentar seu nome como candidato da PMT pode ser apenas para não deixar que o seu partido seja ainda mais enfraquecido na cidade e saia das discussões a respeito da sucessão na PMT, afinal, quem não é visto não é lembrado.

Antecipação

O vereador Rodrigo Martins, que é sobrinho do governador Wilson Martins, está em sua primeira legislatura na Câmara Municipal de Teresina e já pensa em alçar vôos mais altos. O socialista ficou empolgado com a possibilidade de ser vice em uma chapa com o tucano Firmino Filho. O que o nobre vereador não pode esquecer é que tanto a candidatura de

c u -tr a c k

Editora Interina: MAYARA BASTOS - jornalodia@jornalodia.com.br

Roda Viva DA EQUIPE

.d o

m

w

o

.c

C

m

o

.d o

w

w

w

Jornal o dia Segunda, 21/março/2011

w

w

C

lic

k

to

bu

y

N O

W

!

2 política

PD

!

PD

Firmino pode não ir pra frente como o presidente do PSB, Wilson Martins, pode ter outros planos para o partido em 2012. Pelo que dizem, a eleição do presidente da Câmara, Edvaldo Marques, foi articulada com este fim.

Vôo solo

Além disso, os tucanos têm como característica preferir vôos solos, tripulados apenas por correligionários. Para não ter trabalho na acomodação de aliados, os líderes do PSDB podem desenhar uma chapa que não permitirá a ascensão de um aliado caso o cabeça da chapa tenha que se afastar. Esse sentimento ficou ainda mais forte depois da renúncia de Silvio Mendes para disputar o Governo, ocasionando a posse do prefeito Elmano Férrer, do PTB.

Preocupação

A preocupação dos tucanos em antecipar a preparação do PSDB para a disputa pela Prefeitura de Teresina tem fundamento. Elmano Férrer, atual gestor da capital, vem apontando as fragilidades do poder público municipal há décadas sob o domínio tucano. Além disso, como franco candidato à reeleição, Elmano poderá contar com o apoio dos partidos que manifestam descontentamento com o PSB – e não é só o PT. Com isso, o PSDB terá que apresentar um nome forte, disponível, simpático aos olhos da população, sem impedimentos legais e que possa provocar o retorno do “tucanato” à PMT. A tarefa não é fácil.

@fabio_novo (Fábio Novo - Deputado estadual): Divergimos em muitos pontos (Fábio Novo e Firmino Filho), mas a oposição enriquece a democracia. Sem ela não haveria democracia. @GaudTorquato (Gaudêncio Torquato - Jornalista): Obama, ao que diz a mídia internacional, teria reservado discurso mais importante d sua visita em Santiago, no Chile. Prioridade de Obama?

reforma política

Fim da reeleição inibirá uso eleitoral da máquina pública Para os senadores é preciso separar o governante do candidato Mayara Martins Repórter

A Comissão de Reforma Política do Senado Federal deliberou recentemente sobre quatro pontos da Reforma Política: mudança da data de posse, suplência de senador, obrigatoriedade do voto e fim da reeleição. Este último foi o assunto mais polêmico. Para os senadores do Piauí, o fim da reeleição é uma “necessidade” para fazer com que o executivo não pare por conta do processo eleitoral. O senador Wellington Dias (PT), que faz parte da Comissão de Reforma Política do Senado, é um dos defensores do fim da reeleição para membros do executivo. Na avaliação dele, é difícil separar o governante do candidato. Dias explicou que já vivenciou os “dois lados da moeda”, disputando tanto como candidato a reeleição como adversário nessa condição. “É impossível, por mais ética, por mais caráter, por mais boa vontade que tenha um governante, separar o governante do candidato. É impossível! Não há lei no mundo que consiga fazer essa separação. Nem o candidato querendo, isso é possível”, argumentou. Os parlamentares piauienses chegam a reconhecer que, em muitos casos, chega ser difícil a máquina administrativa não ser usada durante a campanha eleitoral e favorecer determinados candidatos. “Além de ser menos oneroso para os cofres públicos, o fim da reeleição será mais produtivo porque possibilita que as administra-

ciro "Quem está no mandato acaba sendo favorecido" ções não fiquem paradas a serem executados em período cada dois anos por conta de eleitoral. “Com isso, perde a um processo eleitoral”, administração e perde a popudefendeu o senador João lação. O gestor fica impossibiVicente Claudino (PTB). litado de fazer convênios, de O senador Ciro Nogueira receber repasses, de iniciar Filho (PP) vai ainda mais além. programas, novas obras. É Afirmando ser “radicalmente toda uma administração precontra” a reeleição. O progresjudicada”, argumentou. sista destaca que a reeleição foi Já a deputada Margarete um instrumento que contriCoelho (PP), que preside a buiu para que o processo eleiComissão de Reforma Política toral se tornasse ainda mais da Assembleia Legislativa do desigual. “Não dá legitimidade. Piauí, argumenta que o decorrer Porque, infelizmente, quem do tempo foi constatado que está no mandato, acaba sendo aumentaram os casos de abuso favorecido. Ainda não fomos de poder político nas campacapazes de criar instrumentos nhas eleitorais. “Vide o número para evitar o uso da máquina”, de processos nesse sentido na destacou. Wellington Dias fez Justiça Eleitoral e ainda o coro às palavras do colega de número de prefeitos cassados parlamento. “Não existe sispor conta do uso das estruturas tema eficiente de fiscalização da administrativas nas campaatuação do candidato quando nhas”, justificou. Ela acresestá cumprindo mandato e, ao centou que os detentores dos mesmo tempo, concorrendo ao mandatos estão ainda no concargo que detém”, observou. trole das políticas públicas e das Na visão do senador propagandas institucionais, o petista, devido a reeleição, as que os colocaria em vantagens. administrações acabam ficando “Uma professora pública penalizadas, já que alguns atos quando deseja se candidatar, ela administrativos ficam proideve se afastar do cargo. Um bidos pela Justiça eleitoral de governador não? É desigual”,

avalia. A Comissão deliberou ainda que o fim da reeleição trará consigo mandatos mais longos. Cinco anos, foi o tempo colocado pelos senadores e que ganha adesão da bancada piauiense. Simpático à proposta, o senador Ciro Nogueira destacou que mandato de cinco anos é suficiente para um gestor público fazer uma boa administração. “Mandatos de quatro anos é pouco, mas cinco é suficiente para fazer um bom trabalho”, destacou. A opinião é compartilhada pela deputada estadual Margarete Coelho (PP). Segundo ela, cinco anos é tempo suficiente para qualquer gestor fazer uma administração condizente com seu projeto de Governo. Wellington Dias também manifestou a proposta de que os mandatos de cinco anos fossem ampliado para os demais cargos eletivos. “O mesmo tempo, cinco anos, deveria ser estendido a senadores, deputados federais, estaduais e vereadores”, sugeriu, acrescentando que a proposta será levada à Comissão. O senador Ciro Nogueira defendeu ainda que a Comissão aprove a coincidência na data das eleições. Para ele, além de deixar a disputa eleitoral menos onerosa para os cofres públicos, evita-se a precipitação das discussões das eleições a cada dois anos. “Eleições acontecendo de dois em dois anos, precipita a discussão em torno de alianças e eleições e também prejudica as administrações”, opinou.

Obrigatoriedade do voto fortalece democracia A proposta da comissão foi também pela manutenção da obrigatoriedade do voto, a exemplo do que acontece atualmente. Dos 15 integrantes da Comissão, apenas três foram favoráveis à mudança no sistema com a implantação do voto facultativo: os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO), Itamar Franco (PPS-MG) e Francisco

Dornelles (PP-RJ), presidente da comissão. O argumento dos adversários da proposta de obrigatoriedade do voto é de que o voto facultativo significa o direito de liberdade de expressão. Mas para os senadores do Piauí, a manutenção da obrigatoriedade do voto deve ser buscada. O senador Wellington Dias (PT), por exemplo, avalia que

o voto não é obrigatório. “O cidadão tem a opção de anular ou se abster. É obrigatório o comparecimento do cidadão ao local de votação ou ainda justificar. Há ainda a possibilidade de ser aplicada apenas uma multa de R$3,50 por turno, quando o eleitor não compareceu e nem justificou o voto”, argumentou. Margarete Coelho é

também favorável à obrigatoriedade do voto. “Ainda precisamos estimular a democracia no Brasil”, justificou. Ciro Nogueira admitiu que, inicialmente, era favorável ao voto facultativo, mas, segundo ele, seu posicionamento mudou. “O voto obrigatório, fortalece a democracia e dá mais legitimidade aos eleitos”, justificou. (Mayara Martins)

Ciro defende posse de terceiro colocado para vagas de senador O senador Ciro Nogueira defende a posse do terceiro colocado em caso de vacância permanente de vagas no Senado. A proposta da Comissão de Reforma Política do Senado é de que o número de suplentes seja reduzido a um e ele assumiria apenas para substituir, temporariamente o

titular. Isso nos casos em que o titular se afastasse para assumir cargos no executivo. Se a vacância for permanente, caso de renúncia ou morte, o suplente assumiria o mandato até que fosse escolhido um novo nome por meio de eleições. Para Ciro Nogueira, uma

nova eleição traria novos custos e movimentaria as estruturas políticas e administrativas de um Estado. “Seria todo um Estado voltado para a eleição de apenas um Senador. É uma proposta absurda”, criticou. Margarete Coelho não concorda com o posicionamento do correligionário par-

tidário. A progressista é defensora da manutenção do sistema atual, apenas com a redução do número de suplentes, que deixaria de ser dois e passaria a ser apenas um. “A terceira suplência sempre foi inócua”, argumentou. (Mayara Martins)

Divergências de datas possibilitam participação em solenidades de posse Outra mudança aprovada pela Comissão de Reforma Política foi em relação à mudança da data de posse dos representantes do Executivo. A Comissão deliberou que os titulares dos executivos municipais e estaduais assumirão seus cargos no dia 10 de janeiro subsequente à respectiva eleição,

enquanto a presidente da República tomará posse no dia 15 de janeiro. Para os defensores da proposta o fato da solenidade de posse dos chefes dos executivos estadual e federal impossibilita a participação nos eventos. “Um governador fica impossibilitado de prestigiar a posse da presidente que

apoiou, por exemplo. O que deixa as posses mais esvaziadas”, argumentou o senador Ciro Nogueira. Mesmo favorável à mudança da data de posse dos representantes do Executivo, o senador Wellington Dias afirmou que insistirá na mudança das datas propostas. O petista defende o último dia

útil no final do ano do último mandato ou no primeiro dia útil seguinte. “É um item que deve ser criteriosamente analisado, de forma a não comprometer Orçamento e prestações de contas”, defendeu, acrescentando que levará a proposta para discussão na Casa. (Mayara Martins)

.c


PD

.c

k

to

bu

y

N O

W

3

w

.d o

c u -tr a c k

eleições 2012

Em convenção tucana, PSDB ensaia aliança com PSB e PP Membros das três siglas não descartam uma coligação para disputar a Prefeitura de Teresina Fotos: Assis Fernandes / O DIA

Mayara Martins Repórter

O PSDB de Teresina realizou, na manhã de ontem, a convenção municipal da sigla e reconduziu o deputado estadual Firmino Filho (PSDB) à presidência do Diretório do partido na capital pelos próximos dois anos. O evento contou com a presença de várias lideranças tucanas, entre elas, o ex-prefeito Silvio Mendes (PSDB), e ainda representantes de outros partidos. A Convenção deu os primeiros passos para uma possível aliança entre os tucanos, o PSB e PP, com vistas às eleições municipais de 2012. Nos bastidores, os comentários são de que membros dos partidos já estariam se articulando para formar uma chapa para disputar a Prefeitura de Teresina. A possibilidade de alianças não é descartada pelas principais lideranças do PSDB, PSB e PP que nas eleições de 2010 estiveram em lados opostos. “Não tenho

Diálogo PSDB, PSB e PP já estariam se articulando para formar uma chapa restrições a nenhum partido. O PSDB sempre teve histórico de fazer alianças na capital. Não fechamos as portas para o diálogo”, ponderou Firmino Filho, que vem sendo apontado como um forte nome tucano para disputar a Prefeitura de Teresina. Nem mesmo o fato do PSB ter sido ferrenho oposicionista dos tucanos nas eleições gerais para o Governo,

foi visto como restrição para uma aliança entre as duas siglas. O vereador Edson Melo (PSDB), por exemplo, já tem seu nome “favorito” para compor uma chapa. “Eu defendo o nome do Firmino para encabeçar a chapa, pela experiência que já tem e o nome do vereador Rodrigo Martins (PSB) como vice. É um nome bom, novo”, justificou, acrescentando que

“tudo é possível”. Mais cauteloso, Rodrigo Martins preferiu ponderar. No entanto, o peessebista, que é sobrinho do governador Wilson Martins (PSB), também não descartou que a aliança poderá se concretizar. “Sou uma pessoa que me dou muito bem com todos os partidos. Independentemente de questões partidárias, sei conviver com os opostos. Não

ficaram arestas com o PSDB após as eleições gerais. Inclusive, o PSB e o PSDB já são aliados na Câmara. Os tucanos em peso apoiaram a candidatura do vereador Edvaldo Marques (PSB) para a presidência da Câmara”, argumentou, acrescentando que “política não se faz olhando para o retrovisor”. Martins destacou, contudo, que ainda “é cedo” para discutir essas questões. “Primeiro teremos que discutir partidariamente”, assinala. O crescimento da sigla também é apontado como um ponto a mais para que o partido reflita em relação a alianças. “O PSB cresceu. Temos dois vereadores, o presidente da Câmara de Vereadores da capital, o governador do Estado. A priori, a discussão terá que ser se teremos ou não candidatura própria, para depois pensarmos em alianças em que não aparecemos como o candidato”, adiantou, não descartando que o partido possa lançar um nome para disputar

a Prefeitura da cidade. Quem também não descartou aliança com os tucanos, foi o presidente do Diretório Estadual do PP, senador Ciro Nogueira Filho (PP). Presente na convenção tucana, juntamente com o vereador R. Silva (PP), Nogueira frisou que a aliança entre o PP e o PSDB, em âmbito municipal, vem desde as duas últimas eleições. “Apoiamos, na eleição passada, o ex-prefeito Silvio Mendes. Existem possibilidades de alianças no futuro”, assinalou, acrescentando que, entretanto, o partido está dando sustentação à administração do prefeito Elmano Férrer (PTB). “Vamos avaliar no próximo ano para saber qual será o caminho a ser traçado pelo PP. Na nossa avaliação, o partido que tem a maior identificação com Teresina é o PSDB. Temos o melhor relacionamento com as lideranças do partido e isso nos motivou a aceitar o convite para estar presente nessa convenção”, argumentou o senador.

Silvio diz que o momento é de as instituições cumprirem seu papel Quem também esteve presente na convenção municipal do PSDB foi o ex-prefeito Silvio Mendes (PSDB). Afastado da política desde que perdeu as eleições para o Governo do Estado, o tucano disse que acompanha o andamento dos primeiros meses da administração do governador Wilson Martins (PSB) como “cidadão”. Destacando que passou mais de 15 anos como gestor público, Silvio disse que agora está “um pouco afastado das atividades políticas”. “O momento é de fazer silêncio. Mas não o silêncio da omissão, mas o da responsabilidade”, frisou. Mendes destacou que as críticas que ele tinha de fazer foram feitas durante a campanha eleitoral e que agora, é o momento de aguardar que as instituições-

espera "O momento é de fazer silêncio", diz Sílvio cumpram o seu papel. “Tudo que eu tinha a dizer, eu disse durante a campanha. Meu pensamento continua o mesmo. O que estou acompanhando da administração é exatamente o que eu disse que iria acontecer. Está tudo do mesmo jeito”, garantiu O tucano lembrou que perdeu as eleições para o

governador Wilson Martins, mas que a vitória do adversário está sendo questionada na Justiça. “Não se ganha uma eleição por qualquer caminho. Agora, cabe as instituições decidirem o desdobramento de um processo que tem que ser lícito e com lisura”, concluiu. (Mayara Martins)

Elmano está com espírito de desrespeito com o PSDB, diz Firmino A convenção tucana também foi um momento de desabafo. O presidente municipal da sigla em Teresina, deputado Firmino Filho, comentou o tratamento que o prefeito Elmano Férrer (PTB) vem dado aos tucanos, após a saída dos mesmos do comando da administração da Prefeitura. Firmino reclama do “espírito anti-tucano” e “desrespeitoso” com que Férrer vem tratando os membros do PSDB, sobretudo, em relação às críticas feitas à administração dos tucanos na capital. O PTB e o PSDB foram aliados durante as duas últimas eleições municipais. Férrer foi, por dois mandatos consecutivos, eleito como vice do exprefeito Silvio Mendes. “Ele foi nosso aliado e está lá na Prefeitura graças aos votos

obtidos pelo PSDB”, alegou Firmino, acrescentando que o fato parece ter sido esquecido pelo prefeito petebista. “O prefeito assume e começa a criticar a administração tucana, que ele também fez parte e era responsável. O secretário de Planejamento vai para a imprensa e agride a administração do PSDB. Isso não é certo. O mínimo que o prefeito deve é respeito e lealdade”, reclamou. Firmino Filho se refere às atitudes tomadas pelo prefeito Elmano Férrer desde que o mesmo assumiu o comando da Prefeitura, após Silvio Mendes renunciar ao cargo para disputar o Governo do Estado. O petebista, que também marcou presença na Convenção tucana criticou a administração tucana ao

afirmar que encontrou a Prefeitura sem planejamento e sem projetos. Membros do PSDB também foram excluídos da administração municipal. “Quando o Silvio era o prefeito, o PTB tinha quadros na administração”, lembrou Firmino. O vereador Edson Melo também engrossou as críticas. No entanto, o parlamentar foi mais cauteloso. “Ele está tentando administrar com a equipe dele. Mas ele foi eleito em uma para ser vice em uma coligação com o PSDB”, destacou. Entretanto, o PSDB, segundo ele, adotará uma postura independente na Câmara Municipal e apoiará os projetos enviados pelo executivo quando for de interesse da cidade. (Mayara Martins)

sem arestas Vereador afirma que "não se faz política olhando para o retrovisor".

Presidente municipal defende candidatura própria tucana O presidente do Diretório Municipal do PSDB de Teresina, Firmino Filho, é um dos principais defensores do partido lançar candidatura própria nas eleições de 2012. Ele, que já foi prefeito da capital por dois mandatos consecutivos, preferiu, entretanto, cautela antes de antecipar se aceitaria o convite para disputar a Prefeitura. Segundo o tucano, o momento agora é de fazer uma avaliação do partido. “Esse ano será um ano de olhar para trás. Avaliar nosso legado na capital e saber o que ainda temos de planejamento para a cidade”, argumentou, acrescentando que o PSDB sempre teve um histórico de boas administrações, o que o credenciaria a disputar um pleito com grandes chances de vitória. “O PSDB foi fundado em Teresina em 1989. As cinco eleições municipais que dis-

putou na capital, saiu vitorioso. Já fizemos um histórico de vitórias na capital e queremos continuar batendo nosso recorde. Temos uma administração bem avaliada pelos teresinenses e poderemos colocar nosso nome novamente na disputa”, defendeu. Para o tucano Edson Melo, o assunto deverá entrar na pauta de debates em pleno vapor somente após o carnaval do próximo ano. “O momento agora é de sondar, de verificar nomes e avaliar nossa atuação”, pontuou. O presidente do Diretório Estadual do PSDB, deputado estadual Luciano Nunes, destacou que a sigla cresceu muito em todo Estado após lançar candidatura própria para o Governo do Estado. “Cresce o pedido de filiações, pedidos para instalar diretórios e comissões municipais provisórias.

Queremos crescer com qualidade. Por isso, estamos programando uma série de atividades, fóruns de formação política para receber esses novos atores”, adiantou. Ele explica que antes, a sigla era conhecida apenas na capital e que agora há solicitações de lideranças em vários municípios para instalar diretórios. “Mas a nossa preocupação não é só crescer em quantidade, mas sim em qualidade. O partido está dando uma oxigenada, com o ingresso de novas lideranças e estamos priorizando aqueles diretórios que seguiram a orientação do partido nas eleições gerais”, completou. Sobre a candidatura própria tucana para a Prefeitura, Luciano Nunes é enfático. “Teremos que discutir. O PSDB sempre teve bons administradores e uma boa avaliação na capital”, disse. (Mayara Martins)

Tenho certeza que conquistarei novamente o que me usurparam, diz Mão Santa O ex-senador Mão Santa (PSC) também fez questão de comparecer à convenção tucana. Alegando prestigiar colegas que “admira” e que “tem gratidão”, o ex-senador comentou também sobre as ações judiciais que ingressou na Justiça Eleitoral questionando o resultado das eleições. Mão Santa disse ter certeza que conquistaria novamente o mandato que “lhe usurparam”, fazendo alusão à vitória dos senadores Wellington Dias (PT) e Ciro

Nogueira Filho (PP). Mão Santa voltou a falar da ação judicial que ingressou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) denunciando supostas irregularidades em convênios firmados durante o período eleitoral. De acordo com ele, houve “uma verdadeira roubalheira” com recursos públicos e privados envolvidos. “Denunciei pessoalmente que houve mais de 40 contratos com o ministro (Alexandre) Padilha no período eleitoral.

Eram convênios em que o governo assinava o contrato dia 27 de setembro, por exemplo, e o dinheiro já estava liberado no dia 29. Todo mundo sabe que nenhuma liberação é tão rápida”, exemplificou. Os fatos acontecidos durante a campanha eleitoral do ano passado foram descritos pelo ex-senador como “a maior corrupção já observada na história do mundo”. “O homem mais rico do Estado se juntou com o ministro que liberou

dinheiro. Usaram bens pessoais e públicos para isso. Nosso mandato foi usurpado. O povo do Piauí sabe disso. Nas pesquisas sempre fui apontado como eleito e no dia o resultado mudou?”, questiona, destacando que o processo envolve o senador Ciro Nogueira e o suplente João Claudino Fernandes (PRTB) e pai do senador João Vicente Claudino (PTB). De acordo com ele, agora “está nas mãos da Justiça”. “Eu

fiz minha parte. Agora é a hora da Justiça se manifestar. Há muitas provas e os argumentos são consubstanciados”, destacou. “Milionários também podem ser presos. O dono da Gol, por exemplo, está preso. Vários outros gestores também perderam o mandato, inclusive senadores”, argumentou. Sobre as eleições municipais de 2012, Mão Santa preferiu cautela. Ele explicou que não há como antecipar se sairá ou não candidato a prefeito em

Teresina ou Parnaíba, sua terra natal. “A Bíblia diz: não vos encantais com o amanhã. Se eu disser que sairei prefeito, eu estarei contrariando o que eu acredito e o que está escrito na Bíblia. Mão Santa fez também uma avaliação sobre a atuação da bancada piauiense no Senado. Para ele, é uma atuação morna. “O Senado só tem um lado. Não tem oposição ao Governo. Isso não é democracia”, disparou. (Mayara Martins)

m

lic

política

o

m o

c u -tr a c k

w

w

.d o

C

W N O y bu to k lic C

w

w

w

Jornal o dia Segunda, 21/março/2011

F -X C h a n ge

!

F -X C h a n ge

!

PD

.c


F -X C h a n ge

c u -tr a c k

! W N O y bu to k lic w

.d o

m

política

o

m o

.c

w

w

.d o

F -X C h a n ge

C

W

N O

y

bu

to

k lic C

w

w

Jornal o dia Segunda, 21/março/2011

w

4

PD

!

PD

c u -tr a c k

Arimatéia Azevedo Salvando vidas

Acode, Elmano!

O que poderia ser uma mera ação policial para combater irregularidades no trânsito ganhou em Teresina o nome de operação salva-vidas. Antes circunscrita à região do Grande Dirceu, agora a operação abrange toda a cidade de O rigor na fiscaliTeresina, envolvendo de cada vez 300 policiais, com 17 barreiras nas zação reduziu o principais avenidas de todas as número de pessozonas da capital do Piauí. Há números a mostrar, num balanço as internadas no que diz pouco: desde que teve Hospital de início, em janeiro deste ano, a operação abordou 16.727 a Urgência de motoristas e motociclistas. Também foram apreendidos 339 Teresina veículos irregulares e feitas 817 autuações. Possivelmente, esses números devam se multiplicar por dois ou mais nos próximos meses. Mas são os números a menor que interessam. O rigor na fiscalização reduziu o número de pessoas internadas no Hospital de Urgência de Teresina com traumatismos resultante de acidentes com moto. Menos gente acidentada é menos gasto com saúde, é menor tempo de afastamento do trabalho, é redução dos gastos com assistência, previdência e tratamentos médicos para recuperação dos acidentados. Significa, então, que uma operação policial que salva vidas também concorre para reduzir os gastos públicos resultantes de um número crescente de acidentes que vitimam preferencialmente pilotos e passageiros de motocicletas.

EXPRESSAS O PC do B trabalha para lançar chapa pura para concorrer a vagas na Câmara de Vereadores da capital. A presidente Dilma começou bem. No Datafolha sua popularidade igualou à de Lula nos 100 primeiros dias do segundo mandato. Na quarta-feira, representante do Grupo Matizes, de defesa de homossexuais, vai ter encontro com o ministro Alexandre Padilha (Saúde). Os defensores dos direitos dos gays vão pedir ao ministro que suspenda a proibição da doação de sangue por homossexuais.

Ônibus 1

Raimundo Paulo pede que a coluna lembre ao prefeito Elmano Férrer que o Parque Sul, bairro imenso, com vários conjuntos residenciais, está abandonado com ruas e avenida principal totalmente tomadas pelo lixo e mato. Diz ele: “essa mesma via há anos encontra-se inconclusa, com asfalto em apenas uma das pistas causando acidentes com frequência”.

Os trabalhadores em bares, restaurantes e outros estabelecimentos do gênero pedem a compreensão da Prefeitura de Teresina ou do Setut para regularizar o horário dos ônibus durante a noite, principalmente o circular. Na zona leste, por exemplo, o Circular passa na Avenida JOão XXIII, às 23h30 em dias normais, quando garçons e outros funcionários, saem do trabalho, invariavelmente, à meia noite. Eles se veem obrigados a andar a pé até mais de dois quilômetros e terminam perdendo a condução.

Vagas

Pelo menos para agora, o Tribunal de Justiça precisaria de 20 desembargadores. Na última sexta-feira, o tribunal aprovou pedido para que a Assembleia Legislativa crie duas vagas. Não completou as 20 porque a alegação no Executivo é de que falta verba.

Espeto de pau

Se delegados devem ser nomeados, então está na hora de também no âmbito do Poder Judiciário e do Ministério Público se buscar uma solução para o preenchimento de pelo menos 113 comarcas no interior.

Sem juiz

Pela voz do presidente da Amapi, por enquanto só existem 110 juízes para atender a 223 cidades. Dá menos de um juiz por cidade e um magistrado para cada 28 mil habitantes

Alberto Silva

Está faltando uma grande homenagem dos parnaibanos ao filho mais ilustre da terra, o ex-deputado federal Alberto Silva, morto no ano passado. Aliás, o deputado federal Paes Landim, o mais votado na

Homenagear Alberto Silva é um gesto de justiça a um grande parnaibano cidade, cobra que o poder municipal construa o busto do ex-senador em local público.

Verso

Antes de deixar a Prefeitura, Silvio Mendes assumiu compromisso com o Ministério Público do Trabalho para encerrar, até o fim de 2010, os contratos de terceirizados por ele, contratados sem licitação. Na atual gestão está no curso de um processo licitatório. Isso é bom.

Reverso

Mas na Secretaria Municipal de Educação de Teresina prevalece aquele dito popular de que "o que menos anda, voa". O gerente de Apoio ao Educando, Miranda Neto, candidatíssimo a vereador, encaixou a empresa Dinâmica, pertencente à mesma responsável pela famosa Funatec, para absorver todos os prestadores de serviço. Isso é ruim!

Vai-e-vem

Na atual administração, dificilmente uma licitação da prefeitura de Teresina chega ao fim. É um festival de falhas e republicações de editais com erros grosseiros. Há quem não participe de certame mais alegando "ter coisa mais importante pra fazer". E ao que tudo indica, o prefeito não sabe do que ali acontece.

Ônibus 2

Esses trabalhadores querem que seja implantado um sistema de transporte integrado, com horários compatíveis à suas saídas dos seus empregos. Nos finais de semana tem que ter ônibus a partir das duas horas.

ping pong Direitos crustáceos O publicitário Marcus Peixoto leva a Romildo Mafra um amontoado de queixas de foliões de que a medida do Ibama em proibir a catação de caranguejos, prejudicava o carnaval nas praias de Luís Correia. Marcus: “Você já viu falar em carnaval, praia e sem caranguejo?” Romildo: “Não, mas eu tenho que defender os direitos dos caranguejos...” Marcus: “Direitos de que?...” Romildo: “O direito de amar e procriar” Originalmente publicado em 26 de fevereiro de 2004.

governo federal

Dilma reúne conselho na quarta

Na reunião, aliados podem debater pontos da reforma política, que está em discussão na Câmara e Senado A presidente Dilma Rousseff reúne pela primeira vez na próxima quarta-feira seu Conselho Político -formado por líderes congressistas e presidentes dos partidos aliados. A informação é do líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP). Apesar de a pauta do encontro não estar definida,

temas espinhosos para o governo podem ser debatidos. É o caso do corte das emendas parlamentares e a suspensão da quitação dos restos a pagar que afetam algumas obras financiadas por emendas dos deputados e senadores de anos anteriores. Vaccarezza espera que esses temas não tomem conta da reunião com a presidente,

mas admite que no caso dos restos a pagar há uma insatisfação com a possibilidade de haver interrupção de obras. "Existe um problema real de restos a pagar que será bem administrado pelo governo. Tem alguns casos em que a obra já começou e não pode parar, tem casos de máquinas que foram compradas e precisa pagar a outra

parte. O governo está levantando caso por caso", disse. Outro ponto que pode entrar na pauta da reunião é a distribuição de cargos no segundo escalão do governo. A pressão sobre Dilma por essas nomeações arrefeceu nas últimas semanas, mas o Conselho Político é um fórum adequado para discutir a divisão do governo

com os aliados. Nessa reunião, os aliados também podem debater pontos da reforma política, que está em discussão em comissões especiais na Câmara e no Senado. "Se a presidente tratar do tema da reforma política pode entrar em discussão [na reunião do Conselho Político], mas tem muita divisão na base em

relação a essa assunto", comentou o líder do governo. No Senado, as discussões estão mais adiantadas e a previsão é que em 45 dias os debates resultem numa proposta final. Na Câmara, os deputados ainda estão no início dos debates e a previsão é que a comissão especial só encerre.

Presidente iguala popularidade de Lula em início de governo A presidente Dilma Rousseff é aprovada por 47% dos brasileiros, segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 15 e 16 deste mês. Com essa taxa de popularidade, iguala-se ao recorde registrado por Luiz Inácio Lula da Silva nesta mesma época no segundo mandato

de seu antecessor no Planalto. Lula teve 43% de aprovação no terceiro mês de seu primeiro mandato, em março de 2003. Depois, bateu um recorde de aprovação presidencial em início de governo em março de 2007, com 48%.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Ou seja, Dilma com seus 47% hoje se iguala tecnicamente aos 48% de Lula em 2007. Desta vez, o instituto entrevistou 3.767 pessoas em 179 municípios. Dilma supera em popularidade todos os antecessores de Lula, segundo o Datafolha, quando se considera esta fase inicial do mandato. O instituto faz pesquisas nacionais desde 1990. Em junho daquele ano (a posse então era em março), Fernando Collor tinha 36% de aprovação. Itamar Franco, que assumiu após o processo de impeachment de Collor, teve 34% depois de três meses. Fernando Henrique Cardoso, eleito em 1994 e reeleito em 1998, no início de seus governos teve aprovação de 39% e 21%, respectivamente. Na pesquisa divulgada ontem, o Datafolha registra 7% que consideram a gestão de Dilma ruim ou péssima.

Outros 34% a classificam como regular. Há também 12% que não souberam opinar. Diferenças - Há poucos aspectos negativos para Dilma no levantamento. Mas há alguns sinais que a diferenciam de Lula. Quando o Datafolha indagou aos entrevistados sobre quem são os mais favorecidos no governo Dilma, no topo da lista, com 23%, aparecem os políticos --apesar de a presidente ter tido um comportamento mais duro com o Congresso em relação ao antecessor. Os trabalhadores vêm a seguir, com 17%. No mesmo patamar estão indústria (14%) e bancos (13%). Lula, em 2003, exalava uma imagem diferente: para 31%, os mais beneficiados pelo antecessor de Dilma eram os trabalhadores. Em seguida, vinham a agricultura (20%) e os políticos (13%). Outro aspecto diferente entre Dilma e Lula aparece quando os entrevistados são

instados a dizer, de maneira espontânea, quais são os maiores problemas do país. Há oito anos, sob Lula, os brasileiros apontavam o desemprego (31%), a fome e a miséria (22%) como os maiores problemas do país. Hoje, estão no topo da lista a saúde (31%) e a violência (16%). Tal como Lula, Dilma tem maior taxa de aprovação no Nordeste. Mas não há a grande assimetria muitas vezes registrada no passado. Entre os nordestinos, Dilma tem 50% de aprovação. No Sul, Norte e no Centro-Oeste, sua marca é 44%. No Sudeste, 47%. Quando o entrevistado dá uma nota de zero a dez, a média obtida por Dilma é 6,9. Mas ela tem 7,3 no Nordeste e 6,6 no Sul. A presidente tem sempre enfatizado seu interesse em priorizar a educação. Um comercial federal na TV exaltou nas últimas semanas os feitos na área, que acabou sendo percebida como a de melhor desempenho da petista.

Há poucos aspectos negativos para Dilma no levantamento. Mas há alguns sinais que a diferenciam de Lula Primeira mulher a ocupar o Planalto, Dilma tem aprovação maior (51%) entre as brasileiras do que entre os brasileiros (43%). A expectativa dos eleitores em relação a Dilma é grande. Para 78% ela fará um governo ótimo ou bom --uma taxa maior do que a de Lula no início do primeiro mandato (76%) e superior à de FHC no mesmo período (48%).

.c


c u -tr a c k

Últimas

N O

y

bu

to

k

.d o

c u -tr a c k

Editor: LUIZ CARLOS OLIVEIRA - jornalodia@jornalodia.com.br

Ricardo Irmão de deputada morre Noblat TRagédia NO TRâNSITO

em acidente na BR 320 O advogado Raimundo Nonato era cunhado do deputado Hélio Isaías Nallyne Soares

Luiz Carlos de Oliveira

Portal O DIA

Editor

Um grave acidente na BR 230, próximo a saída da cidade de Floriano, deixou duas pessoas mortas na tarde de sábado, 19. O advogado Raimundo Nonato Gonçalves de Castro, de 38 anos, irmão da deputada estadual Margareth Coelho, e a sua amiga, psicóloga

Jucelane Aguiar da Silva, de 31 anos, morreram antes de receber atendimento médico. O casal se dirigia à cidade de Nova Iorque/MA quando foi atingido frontalmente por uma F250, de placa LVZ 1464. O motorista da caminhonete evadiu-se do local,

sem prestar socorro às vítimas. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas ao chegar ao local às vítimas já estavam mortas. O Corpo de Bombeiros foi chamado para retirar o corpo do advogado Raimundo Nonato, que se encontrava preso às ferragens. Segundo a Polícia

Rodoviária Federal (PRF), o proprietário da caminhonete já foi localizado, mas não era ele que conduzia o automóvel no momento do acidente. "Já entramos em contato com o dono do veículo, mas não era ele que estava dirigindo o carro", informou Francisco Soares Júnior, agente da PRF. Raimundo Nonato era cunhado do deputado Hélio Isaías, do PTB.

líbia

Hilux capota e sai da pista na BR 343 Robert Pedrosa Editor do Portal O DIA

Uma Hilux preta capotou por volta das 14h de ontem no Km 310 da BR 343, no trecho entre Altos e Campo Maior. Segundo a Polícia

Rodoviária Federal (PRF), o motorista, um comerciante de Campo Maior conhecido como Júnior Bentinho, se dirigia a Altos, perdeu o con-

trole após ser fechado por um veículo que vinha no sentido oposto e teve que sair da pista, levando o veículo a capotar. Mas ele e os outros dois ocupantes do veículo não tiveram ferimentos. Segundo o policial

rodoviário M. Soares, que esteve no local, Júnior Bentinho não quis registrar ocorrência, já que não houve danos a terceiros e nem feridos. O veículo, que ficou bastante danificado, já foi rebocado de volta a Campo Maior.

Pires de Sabóia jornalodia@jornalodia.com.br

Aval

O governador Wilson Martins, como era de se esperar, deu o pronto aval ao ato do secretário de Administração, Paulo Ivan, no que diz respeito ao pedido de auditoria nas licitações e contratos celebrados pelo Governo Petista de Wellington Dias, especialmente naqueles casos em que já são visíveis os sinais de irregularidades ou erros, não se sabe se por dolo ou por erro técnico, mas a verdade é que tanto num caso como no outro a população tem o sagrado direito de saber o que está acontecendo.

Defesa

Além do mais, tomando uma providência desta natureza, o atual Governo está se protegendo contra alguma coisa de errado que porventura tenha acontecido lá e que possa gerar providências radicais, como por exemplo, o caso das transferências de recursos federais, se os recursos não foram utilizados efetivamente naquilo a que eram destinados. Até aí, está tudo absolutamente correto, mas não se sabe é o estrago político que esta ação possa causar. Aí, só o tempo dirá.

Ó pai, ó! Maria Bethânia criará um blog para disseminar poesia de boa qualidade? Ótimo! O blog ustará pouco mais de R$ 1.350 mil para se manter durante um ano? Problema dela! Bethânia embolsará R$ 50 mil mensais para declamar um poema por dia? Sortuda! O dinheiro será arrecadado junto a empresas que depois o abaterão do seu Imposto de Renda? Êpa! Existe uma lei de nome Rouanet aprovada pelo Congresso no final de 1991. Ela permite às empresas aplicarem em projetos culturais até 4% do que pagariam de Imposto de Renda, e às pessoas físicas até 6%. A maior parte da clientela da lei difunde a idéia de que é privado o dinheiro destinado a financiar projetos. Mentira! Na verdade, o governo abdica de receber uma parcela de impostos para que a cultura floresça entre nós. A intenção inegavelmente é boa. No mais quase tudo é ruim. Onde já se viu dinheiro público escapar ao controle do governo? Aqui é o que ocorre na prática. Uma vez autorizada a arrecadação de recursos, o negócio passa a ser tratado entre artistas, produtores e suas eventuais fontes de financiamento. Na maioria das vezes o processo é nebuloso. O governo limita-se a receber depois a prestação de contas. Está para existir no mundo civilizado um modelo sequer parecido com esse. Não pense que é pouco o dinheiro envolvido em transações por vezes tenebrosas. Em 2003 foram R$ 300 milhões. Seis anos depois, R$ 1 bilhão. Cerca de 80% do orçamento do Ministério da Cultura para este ano derivam de impostos que o governo deixará de recolher. O que sobra é uma titica. A Polícia Federal produziu no ano passado um relatório sigiloso sobre projetos tocados adiante com base na Lei Rouanet. Pelo menos 30% do dinheiro que empresas dizem ter nvestido em projetos foram devolvidos para elas por debaixo do pano. Devolvidos por quem? Pelos arrecadadores com a cumplicidade de artistas.

Mobilização tucana O PSDB realizou ontem convenção, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, para renovação de seu diretório, o que é uma atividade partidária absolutamente normal, porém boa parte da militância já compareceu com ares de quem estava em plena campanha eleitoral, o que convenhamos, é cedo demais para discutir nestes termos. No entanto, a um partido de oposição em todos os níveis, mas com uma grande força eleitoral em todo País, e que, por muitos anos, comandou a Prefeitura da Capital, saindo voluntariamente para uma disputa um tanto quanto suicida, olhando-se para o potencial que estava do outro lado, necessário se faz que utilize todos os espaços possíveis e imaginários para divulgar suas ideias e mostrar a sua vitalidade, mesmo diante do aparente gigantismo dos adversários. Foi sempre assim com os grandes partidos políticos da história humana e certamente não será diferente com os tucanos, até porque não se pode adivinhar o que vem pela frente. Teremos uma campanha para prefeitos de todas as cidades brasileiras dentro de pouco mais de um ano e com certeza os tucanos vão tentar reconquistar a prefeitura de Teresina, além de expandir a sua luta para muitos outros municípios do Estado,o que convenhamos, não será muito fácil, porque infelizmente o PSDB, até hoje, fez pouca força para sair das linhas divisórias do município de Teresina, embora a campanha de Silvio Mendes, na eleição passada para o Governo do Estado tenha chegado aos mais diferentes pontos do Estado. Não foi vitoriosa, todos sabem e não adianta mais discutir o assunto, mas com certeza deixou um rastro que pode ser bem aproveitado nos embates futuros. Para a militância que ontem compareceu à convenção as coisas pareciam bem claras e definidas, já em torno de nomes, porém, isto pode também representar um risco, porque os tucanos, como em qualquer outra agremiação, também alimentam divergências internas que podem se acentuar, na medida em que as coisas são postas em caráter de competição interna. Se as coisas forem discutidas em termos de agremiação, de pensamento conjunto, com todos defendendo a sigla, não o seu projeto pessoal, como tem acontecido frequentemente nos mais diferentes partidos políticos, alguns com perdas irreparáveis, acreditamos que os tucanos podem acertar, até porque a movimentação permanente, buscando fatos concretos para permanecer na mídia, tem sido sempre uma prática que dá certo para qualquer grupo oposicionista, seja na vida partidária, ou classista. O importante é falar sempre a verdade e defender os legítimos interesses da sociedade.

E Lula, hein? Foi o único ex-presidente que recusou o convite de Dilma para almoçar com Obama. Malandro ou Zé Mané?

Autoridades e artistas enchem a boca quando falam sobre uma política nacional de cultura. Sinto muito, mas não há política – primeiro porque falta dinheiro para outras coisas, segundo porque uma política nacional de cultura teria que ser definida pelo governo depois de consultas à sociedade.

candidatura O deputado Federal Hugo Napoleão tem recebido com insistência, incentivos e amigos para que seja candidato a prefeito de Teresina. Ele ainda não disse se aceita, mas admitiu para um amigo que vai concentrar boa parte de sua ação política na Capital, inclusive desenvolvendo um trabalho da maior importância, que é a criação e atualização de acervos de bibliotecas públicas em colégios e outros ambientes da Capital. Boa ideia. Mas vai aqui uma pergunta: O deputado já transferiu seu domicílio eleitoral de José de Freitas para a Capital?

Secretários

O governador Wilson Martins terá, nos próximos dias, que indicar dois novos secretários, sem falar no caso de alguns órgãos de segundo escalão que ainda não foram preenchidos. No primeiro escalão, tem o caso da Secretaria de Serviço Social e Cidadania, comandada hoje por uma secretária interina, que até poderia se efetivar sem problema, e a pasta do Desenvolvimento Rural,quando Rubens Martins for anunciado para a presidência da CODEVASF, o que sabemos, é certo. Para a pasta do Desenvolvimento Rural será convidado alguém que esteve na oposição. Dizem os filhos de Candinha.

Boa oportunidade

Sem dúvida nenhuma, o governador Wilson Martins está analisando todas estas possibilidades de somar novos aliados, principalmente porque está sentindo de perto o risco de perder o apoio do PT,um partido que é muito bom para receber seguidores, mas não sabe seguir a ninguém,até porque mesmo sendo titular do poder quer impor as suas normas e jeito de governar sobre todo o grupo. E claro, quem tem o poder na mão não vai aceitar, até porque se perde de um lado pode ganhar de outro, até com mais facilidade.

Falatório

De uma fonte muito especial recebemos a informação de que o PTB também não está morrendo de amores pelo Governo, mas é claro, tem motivos para continuar no mesmo barco, pelo menos por mais um período, até haver o divisor de águas com relação à Prefeitura de Teresina, porque é claro, o partido que recebeu o Poder sem precisar ir às urnas também não vai entregá-lo sem esgotar todas as possibilidades de disputa. É justo e natural, nem que isto lhe custe uma boa briga.

Contudo, por obra e graça dos mecanismos e da ausência de critérios da Lei Rouanet, são os departamentos de marketing das empresas que definem a “política nacional de cultura”. Os responsáveis por tais departamentos escolhem os projetos a serem contemplados com um dinheiro que é do governo. E quem mais lucra? As empresas, que associam sua imagem à imagem de artistas famosos. Os intermediários entre as empresas e os artistas. E os artistas. Entre pôr dinheiro numa orquestra juvenil da periferia de Fortaleza ou num show de Ivete Sangalo, você imagina qual será a escolha de uma empresa? E o dinheiro que elas economizam com publicidade? Numa recepção, há dois anos, sem se dar conta da presença de Millú Villela, uma das donas do Banco Itaú, o então presidente Lula comentou numa roda de amigos: “O Itaú faz a maior propaganda dele mesmo com dinheiro de renúncia fiscal”. Millú foi embora aborrecida. O finado Banco Santos patrocinou em 2009 a exposição de exemplares do exército de terracota desencavado na China. Para celebrar a proeza, publicou páginas de anúncios em revistas e jornais exaltando a contribuição da iniciativa privada à cultura nacional. Tudo pago via Lei Rouanet. Apenas 3% dos que apresentam projetos ao Ministério da Cultura ficam com mais da metade do dinheiro atraído pela lei. Mais da metade do dinheiro banca projetos nascidos no eixo Rio-São Paulo. Fora do eixo, deu a entender certa vez o produtor paulista Paulo Pélico, “o resto é bumba-meu-boi” A presidente Dilma Rousseff está disposta a acabar com a farra feita com o nosso dinheirinho. A Lei Rouanet dará lugar a outra que já tramita no Congresso. Anotem desde já: será ensurdecedora a chiadeira dos viciados em dinheiro público. —————————— E-mail para esta coluna: noblat@oglobo.com.br BLOG DO NOBLAT: www.oglobo.com.br/noblat

m

lic w

o

.c

5

C

W m o

.d o

w

w

w

w

w

C

lic

k

to

bu

y

N O

Jornal o dia Segunda, 21/março/2011

F -X C h a n ge

!

PD

W

F -X C h a n ge

!

PD

.c


F -X C h a n ge

F -X C h a n ge

W N O y bu to k lic .d o

m

C w

o

.c

c u -tr a c k

Editora interina: POLLYANA ROCHA - jornalodia@jornalodia.com.br

editorial

Atropelos da democracia

Barack Obama destacou ontem, em sua visita ao Brasil, que a democracia no país é um exemplo para os países árabes. “O Brasil é um país que mostra como exigir uma mudança pode começar numa rua e transformar uma cidade, um país, o mundo. O presidente norte-americano disse ainda que embora Brasil e EUA enfrentem muitos desafios, há esperança. O discurso de Obama não poderia ser mais adequado para o momento que o país vive, quando o tema “reforma política” está sendo discutido no Senado Federal. Entre os pontos que causam polêmica, está o fim da reeleição, defendida pelos senadores piauienses como uma necessidade para fazer com que o executivo não pare por conta do processo eleitoral. Como afirmou o Parlamentares senador Wellington Dias, reconhecem que que já vivenciou a situação, é impossível separar o go- em muitos casos chega a ser difícil vernante do candidato. Como mostra reportagem não usar a da jornalista Mayara máquina admiMartins, os parlamentares reconhecem que em muitos nistrativa durante casos chega a ser difícil não a campanha usar a máquina administrativa durante a campanha eleitoral. A máquina que deveria ser usada em favor da população acaba servindo a interesses particulares. A democracia, neste momento, torna-se governo de poucos. É pensando em acertar problemas como estes que o Senado discute as mudanças, o que é improvável é que a reforma política possa corrigir as aberrações que marcam muitos pleitos. Relembrando outra matéria especial sobre a reforma divulgada pelo Jornal O Dia, em que um cientista político afirmou que enquanto houver homens, haverá corrupção. A reforma precisaria ser feita não apenas no papel, mas no caráter de muitos governantes. Alcançando este feito, outra pauta da reforma política poderia até mesmo ser retirada – a obrigatoriedade do voto. Se os eleitores tivessem prazer em escolher seus governantes, por terem a certeza de que seriam bem representados, esta questão seria irrelevante.

JOTA A

c u -tr a c k

FRASES

m

o

.d o

w

w

w

Jornal o dia Segunda, 21/março/2011

w

w

C

lic

k

to

bu

y

N O

W

!

6 opinião

PD

!

PD

“Além de ser menos oneroso para os cofres públicos, o fim da reeleição será mais produtivo porque possibilita que as administrações não fiquem paradas a cada dois anos por conta de um processo eleitoral” Senador João Vicente Claudino (PTB)

“Não tenho restrições a nenhum partido. O PSDB sempre teve histórico de fazer alianças na capital. Não fechamos as portas para o diálogo” Firmino Filho,

sobre possível aliança com PSB e PP nas eleições 2012

artigos

Controvérsias petistas Jânio Holanda JORNALISTA

A eleição vitoriosa de um filiado do Partido dos Trabalhadores (PT) para a prefeitura do município de Campo Maior; a cassação do prefeito do município de Esperantina, pertencente à sigla; o imbróglio da SASC e a briga pelos cargos das Fundações Antares e Fapepi, e ainda a indicação da CODEVASF têm causado sérias dores de cabeças ao comando do PT piauiense. Há bastante tempo no poder, tanto nos governos estadual e federal o partido voava sobre o Piauí ,em céu de brigadeiros. Agora um ressentimento profundo, parece ter invadido alguns cérebros das cabeças pensantes do partido, por não terem optado por uma candi-

datura própria nas últimas eleições para o executivo estadual. Suponho que esse ressentimento da maioria dos petistas tem nome e sobrenome, que é o ex-governador e atual senador, Wellington Dias. Todos que acompanaharam o desenrolar da sucessão estadual, antes das convenções para homologações das candidaturas sabem que as constantes indecisões de Wellington Dias na escolha do candidato da então base aliada contribuiram para isso. Mas o homem era o comandante mor e ninguém queria tomar coragem de desautorizá-lo. De certo, é que o atual governador, predestinado como ele é, não está soltando totalmente as rédeas para o PT como Wellington o fez durante o período que governou o Piauí.

Obstinado, Wilson Martins tem um plano de administração próprio e para isso quer ter o controle total de tudo que circunda a sua volta enquanto estiver no comando do poder. Mas, o PT é assim mesmo, durante toda a sua trajetória o partido sempre foi polêmico, tanto que (salvo engano) é o único partido político brasileiro que tem mais alas do que as escolas de samba do Rio de Janeiro. Vejam algumas das celeumas envolvendo o partido nesses últimos dias. ( 1) Por causa da decisão do governador Wilson Martins em exigir uma lista tríplice para escolher o nome que vai ocupar a Sasc, um grupo de petistas insatisfeitos ensaiou até peitar o governador; (2) O deputado Paulo Martins, que se elegeu prefeito de Campo Maior em

eleição suplementar, ainda quando deputado tinha indicado os nomes dos diretores das Fundações Antares e Fapepi. Só que o suplente e agora deputado Cícero Magalhães, reivindica para si os cargos e o outro não quer largar o osso. Por último, (3) a cassação do prefeito Chico Antônio de Esperantina, levou o presidente do Partido, deputado Fábio Novo a insultar Justiça Eleitoral, por causa do voto de minerva do presidente do órgão, Raimundo Eufrásio, a favor da cassação. O fato ainda rende manchetes nos meios de comunicação. (4) Além disso, o partido cogita ainda a direção da CODEVASF, cargo pretendido pelo governador Wilson Martins. Esperemos. O governo do Wilsão apenas começou.

Maria-fumaça puxa a 7ª economia Gaudêncio Torquarto Jornalista, professor titular da USP e consultor político e de comunicação Twitter: @GaudTorquato

O ministro da Fazenda enche o peito e proclama: no embalo do crescimento de 7,5% do PIB em 2010, o Brasil corre nos trilhos como a 7.ª economia do mundo, superando a França e o Reino Unido. Mas o trem brasileiro, para chegar à estação final do governo Dilma na 5.ª posição, como espera Guido Mantega, precisa ser puxado por uma locomotiva de última geração, que garanta uma viagem rápida, confortável e sem os sacolejos produzidos pela velha Maria-Fumaça. Esse ícone do passado, que queima lenha para ferver água, fazer vapor e jogar fumaça no meio de bucólicas paisagens do interior, transfere seu significado de coisa obsoleta para os vários ramais que conduzem o País na direção do futuro. O Brasil, é inegável, sobe de posição no ranking das nações. Mas a equação para chegar ao pódio abriga fatores que ameaçam atrasar a jornada. Dentre esses, a frente educacional é a mais importante. Para chegarmos aonde sonha o ministro Mantega, precisamos de mão de obra qualificada para operar novas tecnologias que garantirão a expansão da produtividade. Como fazer isso? A lógica aponta para o longo corredor da aprendizagem, que começa nos primeiros pilares da educação

(leitura, Matemática e Ciências). Nesse primeiro estágio, estamos atrás de países de menor expressão econômica, como Chile, Uruguai e Colômbia. É o que diz o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), em que o Brasil se posiciona no 53.º lugar entre 65 países. O maior desafio do governo Dilma não está, pois, nas frentes política ou econômica, como alguns tentam impingir, mas na gigantesca fila da mão de obra desqualificada. Componentes de cunho político podem ser administrados a qualquer momento. As pressões dos conjuntos parlamentares, previsíveis, fazem parte do cotidiano governamental. O eixo econômico, por sua vez, quando sai do prumo, recebe imediatos ajustes. Já na área da aprendizagem e capacitação de quadros, a tarefa é árdua e demanda tempo. Os buracos não podem ser tampados de imediato. Neste momento, o País registra a crise da escassez de profissionais para trabalhar em áreas que apontam para o futuro, como geologia (exploração do petróleo), engenharia, construção civil, serviços turísticos e hotelaria, meio ambiente, sistemas de informática e tecnologia da informação, entre outros. O estrangulamento de nichos, como o da construção civil, além de atrasar cronogramas, ameaça o próprio conceito do País, principalmente quando se projeta a escalada de gargalos na estampa de eventos de reper-

cussão mundial, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, a serem sediados pelo País. Trata-se de palcos fosforescentes para a projeção de imagem de uma nação. O apagão da mão de obra deixa seu rastro nas estatísticas da empregabilidade, nas reclamações de dirigentes empresariais e no próprio reconhecimento das autoridades. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é enfático ao mostrar que, dos 24,8 milhões de brasileiros que buscaram emprego no ano passado, 22,2% deles não possuíam requisitos mínimos para as vagas disponíveis. O crescimento quantitativo se distancia da expansão qualitativa. Se agregarmos à massa desqualificada as amarras que atravancam a infraestrutura logística - congestionamento de aeroportos, estruturas obsoletas de portos, rodovias despedaçadas, escassez de ferrovias -, veremos por inteiro a paisagem descomunal do descalabro. Os feriados prolongados, principalmente nas altas estações, prolongam o calvário de consumidores, sob a lupa tosca de agências reguladoras, entidades amorfas que estão a carecer de profunda reformulação. Que danos tal esteira de carências acarreta ao País? Eis alguns: lentidão nos processos produtivos, ociosidade de aparatos tecnológicos, menor produtividade e, consequentemente, maior dependência de tradicionais ferramentas

financeiras, como taxa de câmbio e juros. Ou, em outros termos, parques de produção e núcleos de serviços funcionarão aquém de seu potencial, desviando os capitais para a roda da especulação. O desfecho é trágico. O desenvolvimento, visto como a soma de avanços quantitativos e qualitativos, distribuição equitativa de riquezas e promoção do bemestar, perde dinâmica. Por que esse desenho borrado não recebe retoques adequados? A resposta sublinha: falta de vontade política, leniência de dirigentes de áreas, ausência de visão empreendedora, desentrosamento setorial, estreita visão de prioridades e a própria desqualificação dos perfis que comandam os sistemas. Vontade política implica, primeiro, investimento pesado na raiz da árvore dos maus frutos: educação. A Coreia do Sul, país inexpressivo há 40 anos, hoje é exemplo para o mundo graças à revolução que fez na educação. Com 40 milhões de habitantes, exporta o dobro do Brasil e paga a um docente do ensino fundamental cerca de US$ 4 mil. Em São Paulo, um professor em fim de carreira na rede pública ganha um salário que não chega aos R$ 2 mil. A velha Maria-Fumaça, devagar quase parando, puxa o trem da 7.ª economia do mundo. Se Mantega e seus companheiros dormirem na cabine, a máquina não chegará à última estação.

.c


PD

.c

esportes

k

to

bu

y

N O

W

7

.d o

c u -tr a c k

Editora (interina): Aline Rodrigues - jornalodia@jornalodia.com.br

carioca

Vasco vence clássico no Engenhão Com gol de Diego Souza, a equipe cruzmaltina bateu o rival por 2 a 0 e assumiu a liderança do Grupo B Com gol do estreante Diego Souza, o Vasco venceu o clássico com o Botafogo por 2 a 0, ontem, no Engenhão, na quarta rodada da Taça Rio, segundo turno do Estadual do Rio. Os dois gols da partida foram marcados no segundo tempo. Além de Diego Souza, Eder Luis fez o outro, pegando de voleio uma bola cruzada na área. Com a vitória por dois gols de diferença, o Vasco assumiu a liderança do Grupo A, deixando para trás o Boavista e o Flamengo. O time de Joel Santana, mesmo com a derrota, manteve a liderança do grupo B com nove pontos, mesma pontuação do Olaria que tem menor saldo de gol. Na próxima rodada, o Botafogo visita o Boavista e o Vasco terá novamente um clássico pela frente o Fluminense. O jogo As duas únicas chances de gol no primeiro tempo foram criadas por Eder Luis. Em ambas as oportunidades, o atacante saiu na cara do gol e acabou parado por ótimas defesas de Jefferson. O primeiro tempo do estreante Diego Souza foi discreto. Apesar de disputar com intensidade todas as jogadas, o meia não conseguiu criar um lance de perigo nos 45min

disputa Diego superou os marcadores e estreou com pé direito iniciais. Na sua conclusão mais perigosa, Diego Souza se atirou de carrinho numa bola mal chutada por Eduardo Costa e jogou a bola pela linha de fundo. No segundo tempo, o jogo voltou muito disputado no meio de campo, repetindo a característica da primeira etapa. Com três volantes, Arévalo, Rodrigo Mancha e Somália, o Botafogo pouco criava.

Já o time de Ricardo Gomes voltou para a etapa complementar com outra postura e o meia Felipe mais atuante no ataque. Com isso, o volume vascaíno foi recompensado com o primeiro gol aos 14min. No lance do gol, após bola esticada de Bernardo, o zagueiro João Felipi falhou e deixou Diego Souza livre na grande área. O estreante teve tranquilidade para driblar Jefferson e esperar o posicio-

namento de dois zagueiros na linha do gol para bater e marcar pela primeira vez com a camisa vascaína. Com a vantagem no placar, não demorou para o time de São Januário ampliar o marcador. Após cruzamento na área, Eder Luis fez de voleio um lindo gol aos 25min da etapa complementar. Precisando de gols, Joel Santana, por sua vez, não tirou seus volantes,mas sim os laterais. Saíram Márcio Azevedo e Lucas para as entradas do atacante Caio e do volante Marcelo Mattos. As mudanças no Botafogo não surtiram efeito positivo no time de Joel e o Vasco passou a criar inúmeros lances de perigo em contra-ataques. Em umas dessas oportunidades, Diego Souza só não marcou seu segundo gol porque Jefferson se esticou para salvar o Botafogo. O desempenho do time de General Severiano em campo irritou a torcida, que vaiou o treinador Joel Santana quando Evérton foi substituído por Alex. No final da partida, Felipe ainda quase foi recompensado pelo bom segundo tempo. O meia invadiu a área sozinho, mas com um chute de pé direito não conseguiu vencer o goleiro Jefferson.

contra grêmio prudente

São Paulo vence e permanece na liderança Não foi fácil, mas o São Paulo derrotou o lanterna Grêmio Prudente ontem, por 1 a 0, no estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente, pela 14ª rodada do Campeonato Paulista. Henrique, que começou no banco de reservas, precisou de três minutos em campo para receber um bom passe de Marlos e decidir o confronto. Com o resultado, o São Paulo, mantém a liderança com 31 pontos. Já o Prudente continua na última colocação, com apenas nove pontos. No meio de semana, o time visita o Noroeste.

O jogo

Sem poder contar com

Fernandinho, lesionado, e Dagoberto,suspenso,Carpegiani escalou William José e Marlos no ataque. A outra alteração no time em relação ao jogo da última rodada foi a entrada de Miranda no lugar de Xandão na defesa. O Prudente, mesmo jogando em casa, adotou uma tática cautelosa, fechou os espaços no meio de campo e dificultou a saída de bola do adversário. Era exatamente o que o técnico Fábio Giuntini queria. Muito bem marcado, o São Paulo não conseguiu dar velocidade ao jogo. O ritmo lento agradou apenas ao time da casa. Marlos foi o único que conseguiu uma boa movimentação. Carlinhos

Paraíba, responsável pela armação no meio, não deu criatividade ao setor. Lucas, esperança de boas jogadas, também não conseguiu encontrar liberdade para atacar. Isolado na área, William José pouco apareceu. O Prudente ficou de olho nos contra-ataques, e quase marcou aos 35min. Saldanha cruzou da direita, Rogério Ceni não cortou e Everaldo perdeu uma grande oportunidade. O São Paulo respondeu aos 42min, com Lucas, que acertou o travessão em um chute de fora da área. Foi a melhor chance da equipe na primeira etapa, em um instante de agilidade do seu setor ofensivo. A partida não mudou muito

no segundo tempo. O time visitante continuou com a posse de bola, mas a lentidão na criação de jogadas impediu o time de atacar com convicção. A falta de Fernandinho e Dagoberto era evidente. O Prudente acreditou na vitória, chegou a assustar em alguns ataques, e isso soou como um alerta ao São Paulo. Aos 26min, Carpegiani sacou Casemiro, colocou Henrique, e lançou o time ao ataque. Era o que a equipe precisava para passar pela marcação do adversário. Três minutos depois de entrar, Henrique recebeu grande passe de Marlos na área e tocou colocado na saída de Márcio, para decidir a vitória para o time tricolor.

Piauí

Comercial e 4 de Julho avançam para a semifinal da Taça Reinaldo Ferreira Josiel Martins

Aline Rodrigues

Especial para Esportes

Interina

A última rodada do Torneio Reinaldo Ferreira foi marcada por 14 gols e emoção por todo o estado. Picos, River, 4 de Julho e Comercial conseguiram classificação para as semifinais do torneio, que acontecem na próxima quinta-feira (24) às 18h no Estádio Albertão. A Sociedade Esportiva de Picos (SEP), pelo grupo C, e o River, pelo grupo A, confirmaram seu favoritismo e venceram seus jogos com goleada. Já no grupo Norte, a situação somente foi decidida no apito final. Comercial e 4 de Julho, venceram seus jogos e ficaram empatados rigorosamente em número de pontos, vitórias e saldo de gols. Pelo critério do confronto direto, o time de Piripiri ficou em primeiro lugar do grupo, mas o ‘Bode’ passou para a próxima fase como o melhor segundo colocado. No estádio Albertão em rodada dupla, quem decepcionou foi o Flamengo. Na

partida preliminar do dia, o time perdeu para o já eliminado Krac pelo placar de 2 a 1. Pressionado pela vitória e almejando a classificação, a Raposa apesar de ter time mais técnico, acabou envolvida na troca de passes do Krac. Aos 11 minutos do primeiro tempo, Daniel Bandeira abriu o placar para o Krac. O Flamengo conseguiu empate com Duda aos 13 da etapa complementar aproveitando rebote, mas no final da partida Samuel cobrou pênalti e deu números finais ao jogo. Pela partida principal chuva de gols do River. Em primeiro tempo eletrizante, o Galo fez três gols com, Nilsinho, Negrete e Moises. Na volta do intervalo, o jogo não repetiu os bons lances do primeiro e terminou com mais um gol aos 29 minutos: 4 a 0. No estádio Mão Santa, no litoral piauiense, o Comercial venceu em placar magro o Parnahyba com gol de Thiaguinho aos 30 do segundo

Sem ronaldinho

Flamengo e Cabofriense empatam sem gols Sem Ronaldinho e Thiago Neves, o Flamengo apenas empatou sem gols com o Cabofriense, ontem em Macaé, e deixou escapar a liderança do grupo A da Taça Rio, o segundo turno do Estadual do Rio. Sem suas principais estrelas, o técnico Vanderlei Luxemburgo colocou o Flamengo em campo com Wanderley e Botinelli no ataque. O time rubro-negro, porém, sentiu falta dos astros e apenas empatou com o Cabofriense-que foi o lanterna

do grupo B na Taça Guanabara, o primeiro turno do Estadual e só ganhou uma partida na Taça Rio. Com esse resultado, o Flamengo chegou aos oito pontos e está a apenas um do líder Vasco. No grupo B, o Cabofriense tem quatro pontos, cinco a menos do que o líder Botafogo, que ainda joga na quarta rodada. Na próxima rodada, o Flamengo enfrenta o Madureira, enquanto o Cabofriense visita o Americano.

pacaembu

Com gol de Liedson, Timão bate Americana Enquanto nos bastidores do Corinthians o assunto é a contratação de Adriano, dentro de campo quem resolve é Liedson. Na tarde de ontem, mais uma vez, o atacante voltou a brilhar. Foi dele o gol da vitória do Timão por 1 a 0 sobre o Americana, no estádio do Pacaembu, pela 14ª rodada do Campeonato Paulista. Agora, o camisa 9 tem nove gols em oito jogos pelo Alvinegro. Tite pediu ao seu elenco para ter paciência contra as retrancas dos adversários nos jogos no Pacaembu. E os jogadores obedeceram. O Americana iniciou a partida marcando muito forte, sem dar espaços. Mas o bom toque de bola foi o antídoto corintiano. Apostando na velocidade de Liedson, o Timão procurava chegar à área com as armações de Bruno César e Morais. Mas apesar da rápida troca de passes, as chances de gol não apareciam. Porém, quando surgiu, foi fatal. Especialmente porque o dono da bola foi Liedson, artilheiro do Corinthians na temporada. Aos nove minutos de jogo, Ralf rolou para Paulinho. O volante ajeitou e chutou forte de longa distância. O goleiro Jaílson não conseguiu segurar, rebateu para o meio da área e Liedson, oportunista, completou para as redes. Foi o nono gol do Levezinho em

oito partidas após o seu retorno. Com a bola rolando, o Corinthians teve espaço para criar mais. Porém, o excesso de toques de efeito foi prejudicial. O Americana pressionou antes do intervalo, mas o goleiro Julio Cesar e os zagueiros Chicão e Leandro Castán salvaram o Timão. As duas equipes voltaram para o segundo tempo sem alterações. E aceleradas. O Americana tentou ir para cima do Corinthians logo de cara em busca de uma reação. Mas o Timão estava atento e por pouco não ampliou aos quatro minutos. Morais chutou de longe e obrigou Jaílson a se estiver para defender. Diferentemente do primeiro tempo, os donos da casa já não conseguiam mais achar o bom toque de bola. A solução, então, foi arriscar os arremates de fora da área. E o Timão tentou com Bruno César e depois com Dentinho. As duas tentativas, porém, passaram longe do gol. A próxima partida do Corinthians no Campeonato Paulista será nesta quarta-feira, às 21h50m, contra o Oeste, novamente no Pacaembu. O Americana, por sua vez, segue como visitante. Também na quarta-feira, só que às 17h, o time visita o Mirassol. Os dois duelos são pela 15ª rodada do estadual.

Paulista

Palmeiras empata e fica na terceira colocação

Albertão River goleou o Piauí por 4 a 0 ontem tempo. Ainda pelo grupo B, em Ytacoatiara, o 4 de Julho não teve dificuldades para eliminar o Barras: 2 a 0. No sábado, a SEP goleou o Corisabbá no estádio Helvídio Nunes, mantendo o 100% de aproveitamento. De acordo com o regulamento, os jogos desta quintafeira (24) ficaram assim: na rodada preliminar, Picos enfrenta o 4 de Julho às 18h.

Logo após, uma das partidas mais esperadas do ano: River encara o Comercial, de Campo Maior. Hoje (21) a Federação de Futebol Piauiense confirmará as partidas. Os vencedores dos jogos se enfrentam no próximo domingo (26/03) na grande final da Taça Reinaldo Ferreira, preparatório para disputa do Campeonato Piauiense.

O Palmeiras aumentou sua série invicta ontem. No Anacleto Campanella, a equipe apenas empatou em 1 a 1 com o São Caetano e se distanciou da liderança do Campeonato Paulista. Os gols do jogo foram marcados por Kleber, cobrando pênalti sofrido por ele próprio, e o lateral Artur, que aproveitou cruzamento na área palmeirense. Com o empate, o Palmeiras chegou aos 29 pontos e caiu para terceira colocação da competição. O time do ABC tem 16, quatro a menos do que o Paulista, último na zona de classificação para a próxima fase da competição. Scolari mandou a campo um Palmeiras sem um volante de contenção típico. Marcos Assunção e Márcio Araújo, dois volantes com características mais ofensivas, se revezavam na

cabeça da área e ao lado de Patrik eram os repensáveis por municiar os três atacantes. A tática não deu certo no primeiro tempo. Apesar de sair ganhando com o gol de Kleber aos 6min, o time de Scolari não armou mais chances de gol na etapa inicial. No lance, após levantamento na área de Marcos Assunção, Artur e Kleber se enroscaram e o palmeirense caiu na área. O árbitro Guilherme Ceretta de Lima acabou assinalando o pênalti. Em desvantagem no placar, o São Caetano tentou armar uma pressão, mas sempre em bolas levantadas na área. E foi justamente em uma jogada aérea que o time de Ademir Fonseca empatou o jogo. Após cobrança de escanteio na primeira trave, Artur se redimiu do pênalti cometido e desviou de cabeça para marcar o gol.

m

lic w

o

m o

c u -tr a c k

w

w

.d o

C

W N O y bu to k lic C

w

w

w

Jornal o dia Segunda, 21/março/2011

F -X C h a n ge

!

F -X C h a n ge

!

PD

.c


F -X C h a n ge

F -X C h a n ge

c u -tr a c k

W N O y bu to k lic .d o

m

w

o

.c

C

m

o

.d o

Jornal o dia Segunda, 21/março/2011

w

w

w

obama no brasil

w

w

C

lic

k

to

bu

y

N O

W

!

8

PD

!

PD

c u -tr a c k

Paulo Whitaker/Folhapress

“Brasil é exemplo de democracia"

Em discurso no Rio, presidente americano diz que Brasil é exemplo de democracia para mundo árabe O presidente americano, Barack Obama, afirmou ontem em discurso no Theatro Municipal, no Rio, que a transição feita pelo Brasil da ditadura para a democracia é um modelo para o mundo árabe, governado há décadas por líderes fortes mas que passa por um momento em que o povo exige mais liberdades. O líder americano disse ainda que deseja "fortalecer a amizade" dos EUA com o país. Falando a uma plateia de mais de 2.000 pessoas, Obama disse que "a transição para a democracia no Brasil nos anos 1980 pode servir de exemplo às nações do Oriente Médio". "Esse é o exemplo do Brasil, um país que mostra que a ditadura pode se transformar em uma vibrante democracia, um país que mostra que a democracia leva liberdade e oportunidades ao povo". Segundo Obama, nos últimos meses, o mundo árabe

tem sido palco de manifestações populares que pedem mais liberdade e democracia. "Em toda a região, nós vimos jovens se levantando. Uma nova geração exigindo o direito de decidir seu próprio futuro", disse. O presidente americano citou a Líbia: "Temos visto o povo da Líbia assumir uma corajosa posição contra um regime determinado a brutalizar seus próprios cidadãos". "Desde o começo, deixamos claro que a mudança que eles procuram deve ser feita por seu próprio povo. Mas como duas nações que tem lutado por muitas gerações para aperfeiçoar suas próprias democracias, os EUA e o Brasil sabem que o futuro do mundo árabe será determinado pelo seu povo." "Ninguém sabe dizer ao certo como essa mudança irá acabar, mas eu sei que mudanças não são algo que deveríamos

temer." "Esse é o exemplo do Brasil. O Brasil, um país que mostra que uma ditadura pode se converter em uma vibrante democracia. O Brasil, um país que mostra que a democracia oferece liberdade e oportunidade às pessoas", afirmou. Segundo Obama, o Brasil é "um país que mostra como o chamado a mudança que começa nas ruas pode transformar uma cidade, um país e o mundo".

JORGE BEN

O presidente americano iniciou sua fala falando em português: "Alô", "Cidade Maravilhosa" e "todo povo brasileiro" para conquistar a plateia. Depois, em meio a elogios ao Brasil, afirmou: "Como disse o cantor, o Brasil é um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza", em referência a Jorge Ben Jor.

Durante seu discurso, o presidente americano ainda afirmou que o Brasil emergiu de décadas de mau desempenho para se tornar uma economia poderosa que tem muitos valores em comum com os EUA. De acordo com ele, uma antiga piada de que o Brasil seria sempre um "país do futuro" não é mais verdadeira. "Para o povo do Brasil, o futuro chegou", afirmou, sendo seguido de calorosos aplausos da plateia. Obama disse que Brasil e EUA tem uma cultura e uma história parecidas, incluindo suas lutas contra poderes coloniais e seus povos multiculturais. "Nos tornamos colônias reclamadas por reinos distantes, mas rapidamente declaramos nossa independência. Acolhemos ondas de imigrantes em nossas costas, e eventualmente limpamos a mancha da escravidão de nossa terra."

PARCERIAS E JAPÃO

Como no primeiro dia de visita, Obama citou as diversas áreas em que Brasil e EUA são parceiros e que podem ser reforçadas. Isso inclui os setores de energia limpa, cooperação científica, tecnologia e falou em derrubar os obstáculos que estão impedindo o crescimento das relações comerciais bilaterais. "Da África ao Haiti, estamos trabalhando lado a lado para combater a fome, a doença e a corrupção que podem apodrecer uma sociedade." O presidente americano também comentou sobre a maior comunidade japonesa fora do Japão que vive em São Paulo para pregar ajuda do Brasil aos japoneses na sua hora de maior necessidade, uma referência ao terremoto seguido de tsunami registrado no último dia 11 que já deixou mais de 7.000 mortos no país asiático. "Nos EUA, nós

Patrícia Andrade presenteia Obama com camisa do Flamengo O presidente americano, Barack Obama, recebeu de presente neste domingo uma camisa do Flamengo, time que emprestou o campo para o pouso do helicóptero do líder nos deslocamentos do líder pelo Rio de Janeiro. A camisa foi entregue pela presidente do clube, Patrícia Amorim, no momento em que Obama se preparava para entrar no helicóptero presidencial Marine One.

Segundo ela, como o protocolo da visita não lhe permitia entregar um pacote de presente a Obama, ela se dirigiu a ele vestida com a camisa. Após cumprimentar o líder e sua família, explicou o prestígio do Flamengo no Brasil, tirou a camisa e lhe deu de presente. "Falei com a mulher e as filhas dele. Então expliquei que o Flamengo é o clube de futebol mais popular e mais querido do Brasil. Eu brinquei

que tínhamos agora um jogador que era conhecido mundialmente e mostrei o nome dele nas costas da camisa", disse Patrícia ao site oficial do clube. Obama perguntou a Patrícia se a camisa era para ele, e ela respondeu que sim, como relata ao site do clube. Perguntado por ela se queria a camisa, o governante respondeu duas vezes afirmativamente e recebeu-a de presente.

criamos um laço de mais de 60 anos com o Japão", disse. "O povo japonês é um dos nossos amigos mais próximos e estaremos lado a lado com o povo japonês para superar esse momento." O discurso de Obama no Theatro Municipal estava previsto inicialmente para ser realizado na Cinelândia, que encerraria a agenda do mandatário na cidade. O local havia sido escolhido em detrimento de outras opções, como a praia de Copacabana, por questões de segurança. No entanto, o evento foi transferido na sextafeira (18) para o interior do teatro. Entre os mais de 2.000 convidados estavam grupos de mulheres e idosos de Santa Cruz e Bangu (bairros de classe média baixa da zona Oeste do Rio), que conduzem projetos sociais com apoio da Prefeitura e do governo do Estado.

Manifestantes protestam no metrô Glória Um grupo de manifestantes protestou ontem em frente a estação do metrô Glória, no bairro Glória, contra a visita do presidente Barack Obama. A manifestação condena a ação militar americana na Líbia e a prisão de 13 pessoas que protestavam em frente ao consulado americano, no centro do Rio, na última sexta-feira. Participam da manifestação de ontem diversas entidades sociais, centrais sindicais como a CUT e representantes de partidos políticos como PSTU, PSOL e PCdoB. Segundo o ex-deputado do federal do PSOL Baba, a prisão dos manifestantes representa a primeira prisão de presos políticos do governo Dilma Rousseff. "É um absurdo as pessoas que protestaram ir para o presídio de segurança máxima. Ela, via governo de Sergio Cabral (PMDB), aplica as mesmas penas que sofreu na época da ditadura". Para Rose Messias, executiva estadual do PSOL, a polícia se equivocou, pois não foram os manifestantes que atacam o coquetel molotov contra o consulado americano. Alguns integrantes suspeitam que policiais a paisana jogaram a bomba para incriminar o movimento. Para Socorro Gomes, presidente do Centro Brasileiro de Solidariedade dos Povos e Luta pela Paz e do Conselho Mundial da Paz, "não temos de manchar o objetivo do movimento. Os provocadores não são do movimento".

.c


F -X C h a n ge

PD

! W N O y bu to k w

.d o

m

Segunda, 21/março/2011

o

m o

.c

lic

k

to

bu

y

Em Dia

lic C c u -tr a c k

w

c u -tr a c k

.c

Editora (interina): Aline Rodrigues jornalodia@jornalodia.com.br (86) 2106-9943

Meio Ambiente

Cinema

A comédia Esposa de Mentirinha é o filme do DIA desta segunda-feira

Entidades ligadas à natureza adotam nascente de riacho em Teresina

PÁgina 2

PÁgina 3

internet Regis Falcão/O DIA

w

.d o

w

w

w

o dia

F -X C h a n ge

C

N O

W

!

PD

palesta Giardelli comandou, na tarde de ontem, um debate com cerca de 400 pessoas sobre a força das redes sociais em todo o mundo

TweetPI reforça importância das redes sociais no dia a dia Usando Facebook, Twitter e Orkut, as pessoas podem fazer um revolução nas suas vidas Natacha Maranhão Editora

O Twitter foi o assunto principal da tarde de ontem para as cerca de 400 pessoas que participaram do TweetPI em Teresina. O evento, organizado pelo Portal Az, com apoio do Sistema O Dia de Comunicação, mostrou a força e capacidade de mobilização das redes sociais. Além da participação maciça de “tuiteiros”, o TweetPI atraiu também empresas e instituições que já perceberam a importância de estar em contato com o público online. A Agespisa, por exemplo, montou um estande no local. O presidente Júlio Arcoverde

comentou que a empresa criou um perfil no twitter para se aproximar dos consumidores e a estratégia tem dado bons resultados. “O twitter é importante para facilitar a interação da Agespisa com os consumidores, muita gente tem entrado em contato para informar sobre desperdício, sobre vazamentos. Isso nos ajuda a reduzir perdas na empresa e a oferecer um serviço melhor também”, disse Arcoverde. O Governo do Estado aproveitou a oportunidade para divulgar a campanha Vida Sim, Crack Não. A palestra do especialista em internet Gil Giardelli foi o ponto alto do TweetPI. Ele

destacou a importância das redes sociais para o desenvolvimento das cidades e para a melhoria da vida no planeta. Utilizando recursos visuais e exemplos práticos, o palestrante demonstrou que através da internet e do Facebook, Twitter e Orkut as pessoas podem fazer uma verdadeira revolução em suas vidas e no mundo ao seu redor. “Fiquei muito impressionado com a Feira do Empreendedor do Piauí, com as boas idéias. Me impressionei especialmente com uma senhora de 70 anos, que trabalha com caprinocultura, que está usando a web para vender seu produto para todo o pais. Isso é muito bom”, disse.

Estamos vivendo uma revolução social, diz especialista em redes sociais O uso das redes sociais em prol de causas humanitárias também foi destaque na palestra de Giardelli. “As pessoas estão começando a respeitar mais as diferenças. A humanidade está mudando sua forma. Com as redes sociais, as pessoas estão percebendo que é hora de melhorar, de fazer as coisas certas. Não se faz mais sacanagem sem pensar se não vai ser denunciado no WikiLeaks, por exemplo. Eu acredito que a política vai mudar, que a corrupção vai acabar e vejo as redes sociais como parte

importante desse processo”, afirmou o palestrante, que é professor nos cursos de pósgraduação e MBA na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Ao falar do Piauí, Giardelli disse que é importante que as pessoas façam do Estado um lugar onde haja uma cena social forte. “Não pode ser aqui o lugar onde as pessoas se influenciam para fazer as coisas certas? No Rio e em São Paulo isso não acontece mais. Então eu acho que cidades como Teresina, Natal, João Pessoa podem

ser a grande locomotiva do Brasil. Façam um Estado diferente, ensinem para o Sudeste como ser melhor. A revolução não é mais digital, estamos vivendo uma revolução social”. Para o jornalista Arimatéia Azevedo, um dos organizadores do evento, a quantidade de pessoas presentes ao TweetPI mostra o poder das redes sociais no Piauí. “Muita gente veio para conhecer pessoalmente amigos que fez pelo Twitter, essa integração é muito boa, muito interessante”, comentou.

Mentioning @_tweetpi @caslusfilho - parabéns ao @_tweetpi pelo grande evento. muita gente bacana valorizando rede sociais. @Katyafeliz-@_TweetPI parabéns para os organizadores, muito bacana o evento. @iracemaportela - Agora no evento do @_

tweetPi,parabéns a todos os organizadores pela festa. Perfeita!!!! @CComPI - No #tweetpi, todo mundo está dizendo NÃO ao crack. Mais informações sobre a campanha do Governo do Estado em: www.vidasimcracknao.com.br


F -X C h a n ge

F -X C h a n ge

c u -tr a c k

W N O y bu to k lic

eventos

Cinema

Teresina Capital do Reggae - No Bar do Churu dia 26 de março com Fullraggae, Cochá e Ragaplanta.

Cinemas Teresina Shopping:

.d o

m

w

o

.c

C

m o

.d o

Jornal o dia Segunda, 21/março/2011

w

c u -tr a c k

Sala 1. Rango. Animação. Dubl. Sessões: 14h10, 16h30, 18h50 e 21h10.

Artes de Março - No Teresina Shopping, de 15 de Março a 15 de Abril. Na programação do evento, Lô Borges (21/03); 14 BIS (23/03); MPB-4 (28/03) e Seu Chico (30/03). Todos os shows iniciam-se às 20h. Paixão de Cristo de Floriano Dias 22 e 23 de abril com os atores Luciano Szafir e Thiago Fragoso, e Miss Brasil 2010, Débora Lyra. Fica Frio - espetáculo com Kayky Brito e Marco Antonio Gimenez nos dias 25 e 26 de março no Teatro da Assembléia. Cidade Negra em Teresina - Taj Mahall - 15 de Abril Curso "Hitchcock e a Direção Cinematográfica" - Na UFPI dias 26 e 27 de Março. Infos: Informações: pelalente@gmail. com. Nota de Um Poeta Santo ou Torto - Espetáculo no Teatro João Paulo II dia 30 de Março, às 20h. Dancing Day - no Casual Favorito no dia 26 de março com DJ Carlos Kléber e Banda Mary Jane. Contato: 9422-0422.

Exposição "Laços de Fé" - Casa da Cultura - 15 de Março a 15 de Abril Salão de Humor do Piauí - 9 a 15 de Maio - Espetáculos "Vila Sésamo" e "Cocoricó", no dia 5 de junho e "Turma da Mônica" e "Aniversário do Chaves" na Central de Artesanato Mestre Dezinho. VIII Encontro de História Oral da Região Nordeste - 10 a 13 de maio, no CCHL da UFPI. Inscrições até 4 de abril pelo email abho. nordeste@gmail.com. Mais informações pelo telefone (89) 3422 2032 ou pelo site www.encontro2011horalnordeste.com.br

Piada

JOTA A

Os dois irmãos viviam brigando. - Minha barba era igual a sua, um dia eu percebi o quanto ela era ridícula e cor tei! E o outro: - A minha cara era igual a sua e como eu não podia cor tá-la, resolvi deixar crescer a barba!

Sala 2. Animais Unidos Jamais serão Vencidos - 3D. Estreia nacional.Dub. Animação. Livre. Sessões: 14:20 - 16:30. Sala 2. Gnomeu e Julieta. 3D. Dubl. Animação. Sessões: 18h40, 20h40. Sala 3. Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles. Leg.Aventura. Censura 12 anos. Sessões:14:30 - 16:50 - 19:10 21:30. Sala 4. Esposa de Mentirinha.Leg. Sessões: 14h, 16h20, 18h50 e 21h20. Sala 5. Bruna Surfistinha. Nac. Drama. Sessões: 14h20, 16h40, 19h e 21h20. cinemas Riverside Shopping: Sala 1. O Discurso do Rei.Leg.Drama. Sesões: 16h10, 18h30, 20h50. Sala 2. O Ritual. Leg. Suspense. 14 anos. Sessões: 16h20, 8h40, 21h. Sala 3. Bruan Surfistinha. Nac. Drama. 16 anos. Sessões: 16h30, 18h40, 21h.

Horóscopo Câncer (21/6 a 21/7) O equilíbrio do organismo físico e psíquico é agora afetado por forças maiores que seu poder de controle. É momento de corgem e humildade, não de vaidade.

Libra (23/9 a 22/10) O romance que gostaria de viver é impedido por condição ou situação social. Se forçar a situação, mais ela piora. Deixe o máximo da tensão passar. Caminhe para se adaptar.

Capricórnio (22/12 a 20/1) A vida profissional e a familiar entram em choque, com uma bloqueando a outra se realizar. Você talvez prefira a vida familiar, mas as obrigações forçam outra escolha.

Touro (21/4 a 20/5) As atividades intelectuais, os estudos e as comunicações – incluindo deslocamentos e viagens – estão sob restrições e limitação. Contorne os problemas, dentro do possível.

Leão (22/7 a 22/8 O conflito entre o ambiente social e a vida afetiva mais pessoal atinge ponto culminante. Pode sentir-se dividido entre desejos à flor da pele e emoções profundas e duradouras.

Escorpião (23/10 a 21/11) As atividades intelectuais e de comunicação estão sob impasses e talvez caminhem pouco. Nestes assuntos, leve adiante o que se propôs apesar dos acordos difíceis.

Aquário (21/1 a 19/2) Os desacordos financeiros e as obrigações materiais levam ao impasse econômico. Respeite as limitações do momento, mas não se acanhe e lute pelo que você quer.

Gêmeos (21/5 a 20/6) Os acordos financeiros são agora difíceis e beiram a impossibilidade. É preciso levar adiante o que se propôs, mesmo sob esse risco. Não use a força, tente se adaptar.

Virgem (23/8 a 22/9) O entendimento com as pessoas que lhe são próximas tende a chegar a um impasse. Usar de força ou coerção só acirra e separa. Não meça forças, procure a adaptação.

Sagitário (22/11 a 21/12) São obstáculos materiais, inimizades ou mesmo deficiências pessoais que tendem a dificultar o encaminhamento das tarefas e trabalhos. Adapte-se, para não bater de frente.

Peixes (20/2 a 20/3) O tempo não para, dizem os poetas, daí a certeza de que não se pode, nem se deve, guardar rancor. É preciso esquecer e olhar para a frente.

MALHAÇÂO

Josiane e Duda são as finalistas do concurso

Garota Primeira Opção. Cláudia incentiva Dona Zica a seguir no tratamento contra o câncer. Duda se desculpa com Raquel. Catarina se declara a Pedro.

ARAGUAIA

Cirso invade a casa de Max. Gabriel explica a doença de Solano para Mariquita e ela pede para falar com Estela. Mariquita pede perdão a Estela e explica que Fernando morreu da mesma

tv o dia

Televisão 09:00 Manhã Gazeta 13:10 Dia News (LOCAL) 14:00 Mulheres 17:45 Boletim de Notícias (LOCAL) 17:50 Gazeta News 18:00 Gazeta Esportiva 19:00 Jornal da Gazeta 20:00 O DIA ESPECIAL (LOCAL)

doença que atinge Solano.

Júlia comemora suas descobertas no Japão, quando acontece um terremoto e ela perde tudo. Ícaro revela que quer construir um robô idêntico a Naomi. Júlia vai para Preciosa.

INSENSATO CORAÇÃO

No jantar na casa de Teodoro, André se aproxima de Vivian e Paula se interessa por Eduardo. Claudete leva Araci para falar com Norma. Aquiles comenta com Úrsula que o escritório de Marina não demorará a falir. Norma é flagrada tentando retirar um vidro de éter do armário.

RIBEIRÃO DO TEMPO

Nicolau pergunta a Karina se ela conseguiu fazer sua parte. Flores troca olhares com Nicolau. O presidente discursa e bebe um gole da cachaça. Ele passa mal e todos acham que é brincadeira. Sancha diz que o presidente está morrendo.

filmes

MORDE E ASSOPRA

Dr. Dolittle (Globo, 16h) Dr. Dolittle, de Betty Thomas. Com Eddie Murphy, Ossie Davis e Oliver Platt. EUA, 1998, cor, 85 min. A emissora não informou a classificação etária. Comédia - John Dolittle é um médico que, quando criança, tinha a habilidade de conversar com os animais. Ele recupera o dom às vésperas de fechar um grande negócio, o que lhe traz uma série de problemas.

Paranóia (Globo, 22h50) Disturbia, de D J Caruso. Com Shia Labeouf, Sarah Roemer e Carrie-Anne Moss. EUA, 2007, cor, 105 min. A emissora não informou a classificação etária. Suspense - Desde que perdeu o pai, o adolescente problemático Kalebrecht se tornou uma pessoa introvertida e mal-humorada, principalmente com a mãe. Após briga no colégio, em que teve um surto de fúria, ele é preso e condenado a passar 90 dias em prisão domiciliar. Sem ter o que fazer, trancado em casa, ele vive bisbilhotando as casas vizinhas e passa a desconfiar que um de seus vizinhos seja "serial killer".

palavras cruzadas

Áries (21/3 a 20/4) Não se deixe influenciar pelas más companhia. Lembre-se de que todos os males que você cultivar, um dia, voltarão para você. Nada de pensar ser inatingível.

novelas

w

w

AGENDA

w

w

C

lic

k

to

bu

y

N O

W

!

2

PD

!

PD

.c


PD

.c

natureza

Entidades adotam nascente de riacho em Teresina Divulgação

Visita faz parte das atividades do Dia Mundial da Floresta Juscelino Ribeiro Jr. Especial para Em Dia

Aline Rodrigues Interina

Um grupo de representantes de instituições de defesa do meio ambiente fez uma visita à nascente do Riacho Mutum, no assentamento homônimo, zona rural de Teresina, na manhã de ontem. O passeio faz parte das comemorações pelo Dia Mundial da Floresta, que se comemora hoje, 21, e pelo Dia Mundial da Água, celebrado amanhã, 22 de março. A nascente do riacho foi adotada pela Associação dos Jovens Empresários do Piauí (AJE-PI). A ação faz parte do projeto “Pense Verde” e visa levar até as comunidades da região educação ambiental e informações sobre empreendedorismo e desenvolvimento sustentável. Segundo Dionísio Neto, ambientalista que participou da visita, é de extrema relevância que as populações que vivem nas proximidades de riquezas naturais estejam devidamente conscientizadas e bem informadas sobre os cuidados que o meio ambiente precisa. “É muito importante que essas pessoas também sejam conscientes do que representa hoje o desenvolvimento sustentável. Não é apenas proteger a todo custo, mas permitir que a região se desenvolva com responsabilidade; passar essa idéia do sustentável”, explica o ambientalista. Ele lembra que para a AJE a região que possui um grande potencial para o

pense verde Entidades querem ainda levar educação ambiental e empreendedorismo empreendedorismo. Dionísio completa ainda: “Hoje em dia, cuidar do meio ambiente não se trata mais de uma questão de ‘ser bonzinho’, mas se tornou uma necessidade real; tudo isso hoje faz parte uma iniciativa internacional. E ninguém é melhor para defender essa ideia como o homem do campo, muito mais que o da cidade”. Durante o trajeto até a nascente, as equipes aproveitaram

a oportunidade para coletar amostras de água que serão enviadas para análise de qualidade em laboratório. Além do ambientalista e dos membros da AJE, participaram da visita à nascente ainda o secretário municipal de Meio Ambiente de Teresina, Valdemir Virgino, representantes da Fundação Velho Monge, que desenvolve um projeto de exploração do extrativismo do babaçu na comunidade há um ano, e

também do Grupo Matizes e da Rede Ambiental do Piauí (REAPI). A visita representa apenas a primeira parte do projeto da AJE, que se comprometeu ainda a desenvolver oficinas voltadas para o desenvolvimento sustentável e de capacitação auxiliar para a comunidade. A adoção da nascente teve o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Teresina.

Outras ações em defesa do meio ambiente Um passeio náutico pelo Rio Parnaíba, realizado pela Comissão de Meio Ambiente da seção piauiense da Ordem dos Advogados do Brasil, fez parte da 3ª edição do projeto Águas de Março, que foi lançado junto com a Semana Estadual da Água. Durante o passeio, vários dejetos foram encontrados ao longo do rio e

a OAB-PI deve entrar em contato com a Ordem do estado do Maranhão para buscar soluções em conjunto, já que o rio divide os dois estados. Entre as autoridades, encontravam-se o vice-presidente da comissão, João Elício Terto; o presidente da Ordem, Sigifroi Moreno; a presidente

da Comissão, Roberta Alencar; o secretário de Meio Ambiente de Teresina, Valdemir Virgínio; o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Luciano Nunes; além de ambientalistas, como Dionísio Neto. (Juscelino Ribeiro Jr. e Aline Rodrigues)

Salva-Vidas

Operação realizou 339 apreensões A Prefeitura de Teresina através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Companhia Independente de Trânsito (Ciptran), Rone, Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) realizaram na noite do último sábado, em vários pontos da cidade, a 8ª Operação Salva-

Vidas. O local de encontro antes da operação foi o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Estiveram presentes no local o governador do Estado, Wilson Martins, a secretaria de Saúde, Lilian Martins, o prefeito de Teresina, Elmano Férrer, o comandante da Polícia Militar, Coronel Rubens Pereira, a superintende da Strans, Alzenir Porto, Diretor de Trânsito da Strans, Douglas Monteiro e

outras autoridades. A ação aconteceu das 20h às 0h e teve objetivo principal prevenir, fiscalizar e punir os condutores que não estavam respeitando as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em especial, o uso de bebida alcoólicas pelos condutores. Vários veículos irregulares foram encaminhados para o pátio do Detran. No total das sete operações anteriores, foram realizadas 16.727 abordagens, com 339 apreensões

de veículos, 817 autuações e 81 apreensões de documentos. Para o Prefeito de Teresina, Elmano Férrer, a Operação Salva-Vidas é um grande sucesso, pois tem salvo muitas vidas. “Estamos muito satisfeitos com o resultado desse trabalho. Essa é a oitava operação e cada vez mais o grupo de trabalho está crescendo o que nos mostra que a sociedade está reconhecendo o valor dessa ação”, enfatizou Férrer.

k

to

bu

y

N O

W

3

.d o

c u -tr a c k

m

lic w

o

m o

c u -tr a c k

w

w

.d o

C

W N O y bu to k lic C

w

w

w

Jornal o dia Segunda, 21/março/2011

F -X C h a n ge

!

F -X C h a n ge

!

PD

.c


F -X C h a n ge

F -X C h a n ge

c u -tr a c k

W N O y bu to k lic

A bela Verbiane Leal em pose para O Juliana Portela é sempre vista nas Dia na Noite. melhores baladas da cidade.

.d o

m

w

o

.c

C

m o

.d o

w

c u -tr a c k

Um registro da fisioterapeuta Julianne Martins curtindo a sexta vipérrima do Favorito Casual Bar

ENAMORADOS: Welencris e Leonardo comemoraram aniversário na mesma data na ultima quinta. A coluna os parabeniza.

Jadiara Pedrosa curtindo a Quinta Baruc.

BELEZA: A modelo e universitária Layra Viera é a Hostess da Vegas. Uma super produção!

Toda a simpatia da cantora Ailana Mouta que comemorou seu niver na última quinta-feira, ela agora segue carreira solo e assinará como Ailana Lee.

O DJ Flávio Durans que sempre comanda a base da galera no Matisse Choperia. Ele avisa que está solteiro.

A banda Validuaté fez o show de abertura do Festival ‘Artes de Março’ 2011 que contou ainda com apresentação da Cia. de Dança Eficiente. O evento se estenderá até 15 de abril por conta do carnaval desse ano. Vale a pena conferir! O Governador Wilson Martins e a Secretária de Saúde Lilian Martins no Água de Chocalho

O Secretário de Governo Wilson Brandão e sua esposa Elisabete Brandão.

Átila Lira, atual Secretário de Educação do Estado, com sua Graça Lira.

fica a dica

w

w

Jornal o dia Segunda, 21/março/2011

w

w

C

lic

k

to

bu

y

N O

W

!

4

PD

!

PD

* Hoje é dia de Segunda Sem Lei no Água de Chocalho e no sábado (26) tem um show super especial com Lázaro do Piauí fazendo o melhor do forró pé-de-serra e colocando todo mundo pra dançar! *** * Quarta-feira (23) tem muito sertanejo com Waldo & Felipe no Pirilanches Leste. No domingo acontece o melhor do Forró Pé-de-Serra a partir das 19h. *** * Nas quartas e quintas acontece o Jogo Duplo no Favorito Casual Bar a partir das 18h pra você que curte um bom happy hour com os amigos depois do trabalho. A grande jogada é a dobradinha, onde você pede um prato e granha outro. Vale a pena conferir! A casa ja prepara uma super programação para a sexta. No sábado (26) acontece a consagrada “Dancin’ Days”, realizada pelas irmãs Dias, com banda Mary Jane e o DJ Carlos Kleber a partir das 22h. *** * Toda quinta tem muito Forrogode no Spazio Club a partir das 22h e todo domingo tem o Forró da Patricinha a partir das 22h. *** * A Quinta Baruc vem cheia de novidades essa semana. Sábado acontece a Feijoada Vip a partir das 12h com super atrações. *** * Depois do sucesso da inauguração da Vegas, nessa quinta quem agita o palco da boite é a banda Big Balada (CE) e mais uma super programação para o fim de semana. *** * Dia 15 de Abril o grupo Cidade Negra volta ao solo piauiense em um super show na Taj Mahal. Em breve a venda antecipada de ingressos.

.c


Concursos

F -X C h a n ge

F -X C h a n ge

N O

y

bu

to

k

& Empregos

.d o

c u -tr a c k

Editora(interina):Aline Rodrigues

Jornalodia@jornalodia.com.br (86) 2106-9941

Alagoas

Oportunidade

Messias lança concurso para preencher 48 vagas de todos os níveis de escolaridade

Prefeitura de São Francisco do Piauí oferece 11 vagas para diversas áreas

PÁgina 4

PÁgina 4

internet

Redes sociais ajudam na preparação dos concurseiros Regis Falcão/O DIA

Twitter, Orkut e Facebook aparecem como fontes ágeis de informação sobre o que acontece no mundo dos concursos Clarissa Poty Repórter

No Brasil, hoje, são anunciadas mais de 20 mil vagas que serão preenchidas através de concursos públicos promovidos por órgãos municipais, estaduais e federais. Para acompanhar tanta oferta, os concurseiros precisam recorrer a aliados importantes. Um deles é a internet. As redes sociais têm se consolidado como fontes ágeis de informação sobre o que acontece no mundo dos concursos. Um trabalho a menos para quem já precisa estudar tanto. Na rede de microblogs twitter, a popularidade das páginas que trazem as últimas informações e editais anda em alta. Estudante do curso de Inglês na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Luciana Dantas acompanha um perfil que lança no twitter links para os editais dos últimos concursos, além de notícias e dicas para os estudantes sobre o tema. Para Luciana, o grande lance é que a página concentra muitas informações sobre vagas para professor que estão espalhadas por diferentes pontos do país. “Estou perto de me formar e quero começar a estudar mais seriamente para concursos em 2011. Esses perfis no twitter são mais cômodos para descobrir informações.” afirma. Luciana não está sozinha. O perfil preferido dela sobre o tema é seguido

por outras 72 mil pessoas. A estudante acredita que a internet abre um leque muito maior de possibilidades para quem deseja concorrer a um cargo público. “Isso acontece até por essa questão geográfica. Antes, você não ficava sabendo de concurso em cidades pequenas e todo mundo acabava se concentrando nos grandes centros. Hoje, a gente sabe de concurso no interior do Pará”, diz. Os concurseiros também estão presentes no Orkut. Na maior rede social entre os brasileiros, a comunidade “Concursos Públicos para 2011” reúne quase 100 mil membros. O concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que deve disponibilizar 2.000 vagas para técnico e analista, é o que gera maior interesse entre os participantes. Um tópico de discussão, aberto no dia 20 de janeiro, já reúne mais de mil participações dos membros. Ainda não saiu edital para o concurso INSS 2011, mas os interessados já trocam dicas de apostilas. “Em fórum do Orkut, existe muita troca de informação, as pessoas combinam caravanas para os locais, trocam dicas. É bem legal”, diz Luciana, que também integra a comunidade. Professor da área de informática para concursos em

Novidades Luciana Dantas acompanha pelo twitter o lançamento dos últimos editais e dicas de estudo Teresina, Márcio Lima defende que as redes sociais chegaram para ficar e sua capacidade de comunicação precisa ser explorada ainda mais. Recentemente, o professor fez um plantão tira dúvidas através de sua página no Facebook. Mais de 120 alunos se conectaram simultaneamente no grupo criado pelo professor e dedicaram um fim da noite de sábado para incre-

mentar a preparação. “Muita gente que está morando em cidades menores, onde não há cursinho preparatório, utiliza esses espaços na rede para manter o ritmo de preparação, mantendo contatos com outros estudantes e com professores”, defende Márcio. Para o professor, é uma tendência natural que os próprios cursos preparatórios do mundo real se apo-

TRT

Novas Varas devem gerar mais de mil oportunidades na Justiça do Trabalho Cícero Portela Repórter

O ano parecia estar perdido para milhares de concurseiros quando o Governo Federal anunciou que fará um corte de R$ 50 bilhões no Orçamento do Poder Executivo, provocando a suspensão temporária de novos concursos e o adiamento das nomeações dos já aprovados em processos seletivos. Contudo, a decisão do governo Dilma não atinge o Poder Judiciário. Tanto que na última quinta-feira, dia 17, a Câmara Federal aprovou, em sessão extraordinária, a criação de 76 Varas da Justiça do Trabalho, o que deve proporcionar o surgimento de quase 1.300 vagas, entre cargos e funções. As novas unidades jurisdicionais constam em quatro projetos de lei do Tribunal Superior do Trabalho (TST) enviados ao Congresso Nacional. Eles são referentes aos Tribunais Regionais do Trabalho da 2ª Região (SP), da 4ª Região (Rio Grande do Sul), 7ª Região (Ceará) e 16ª Região (Maranhão). Durante a votação das matérias, discursaram em

favor da Justiça do Trabalho os deputados Efraim Filho, Lincoln Portela, Artur Bruno, Chico Lopes, Aguinaldo Ribeiro e Rubens Bueno. As proposições aprovadas seguirão para o Senado Federal. Depois do aval dos deputados federais, agora as proposições seguem para o Senado. Para os piauienses, a melhor notícia ainda está por vir, pois ficou agendada para a próxima semana a votação do projeto de lei relativo a 22ª Região, que corresponde ao Estado do Piauí. A informação foi dada pelo deputado Jorge Tadeu Mudalen, que presidiu a sessão extraordinária em que os foram votados os quatro projetos citados. Além do TRT 22ª Região, também serão apreciadas na Câmara propostas da 13ª Região (Paraíba), da 23ª Região (Mato Grosso) e uma outra da 2ª Região (São Paulo).

Distribuição das vagas

O projeto da 2ª Região já aprovado na Câmara prevê a criação de 68 Varas do Trabalho, 68 cargos de juiz do trabalho, 68 cargos de juiz substituto, 408 cargos de ana-

Para os piauienses, a melhor notícia ainda está por vir. Esta semana, será votado o projeto de lei que cria mais de 100 vagas no TRT Piauí lista judiciário, 136 de analista judiciário (execução de mandados), 583 cargos de técnico judiciário, 80 cargos em comissão e 368 funções comissionadas. Para a 2ª Região (RS) está prevista a criação de 12 cargos de juiz do Tribunal, 27 cargos em comissão e 78 funções comissionadas. No projeto de lei que beneficia a Justiça do Trabalho do vizinho estado do Ceará, correspondente à 7ª Região, consta a criação de seis Varas do Trabalho, seis cargos de

juiz do trabalho e seis cargos de juiz substituto. Por fim, o também vizinho estado do Maranhão (16ª Região) terá, caso a proposta do TST passe, duas novas Varas do Trabalho, dois cargos de juiz do trabalho, dois cargos de juiz substituto e três cargos de analista judiciário (execução de mandados). De acordo com o professor Ismar Sampaio, após a autorização, o concurso deve estar em andamento em até quatro meses. A expectativa é que sejam ofertadas entre 50 e 100 oportunidades no Piauí, além da formação de cadastro de reserva. As remunerações variam de R$ 4 mil (para técnico) a R$ 20 mil (magistrados). O professor dá uma dica para quem pretende conquistar um bom cargo público. “O concurseiro deve ter foco. Estudar sempre visando um estilo de concurso – ou federal, ou na área jurídica, ou na área fiscal, ou na militar. Ele tem que ter um foco pra ficar sempre estudando e se familiarizando com os assuntos do tipo de concurso que ele participa”, orienta Ismar.

derem dos espaços virtuais. “É um mundo amplo que já está sendo explorado, mas que pode ser expandido, com revisões online, vídeos, plantões tiradúvidas e troca de informações”, afirma. E as redes sociais não são apenas ferramentas de auxílio para os concurseiros. Aos poucos, elas já começam a se tornar conteúdo cobrado nas

provas. Restrito aos concursos da área de Comunicação Social há alguns anos, o tema mídias sociais está se consolidando nos editais de grandes seleções públicas. O assunto esteve presente nas últimas seleções da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Superior Tribunal Militar (STM) e do Serviço Federal de Processamento de Dados ( Serpro).

Conteúdos através da internet exigem atenção Os sites especializados também faturam com a onda dos concursos públicos. Muitas páginas lucram com a venda de aulas em vídeo e conteúdos exclusivos para estudantes que se voltam para diferentes tipos de seleção. Focada na preparação para o concurso do Tribunal Regional Federal (TRF), Maysa Sá defende que os sites especializados são o melhor espaço para obter conteúdos mais atualizados. “Os livros não acompanham com tanta agilidade as mudanças em algumas legislações e as atualizações do conteúdo. Na internet, fica mais fácil obter dados mais corretos”, defende a concurseira. Em um só mês, Maysa já chegou a pagar R$ 400 pelo conteúdo exclusivo vendido por um site especializado na área. Mas ela não confia em qualquer página na internet. “Eu filtro muito, especialmente quando é um conteúdo aberto na rede”, diz. Mas não são todos os estudantes que curtem a ideia de obter material para o estudo através da rede. Concurseiro de carteirinha, o advogado Dyego Brandão prefere a confiabilidade dos livros. “Tenho certo receio em usar a internet para

buscar conteúdo para meu estudo. São muitas informações desencontradas, conceitos limitados e nem sempre aquela fonte é identificada. Prefiro sentar na frente do livro”, diz. Embora não seja muito entusiasta da rede virtual, o advogado admite que não tem como o concurseiro fechar os olhos para a internet. “Não gosto de buscar conteúdos, mas a internet continua sendo uma ferramenta útil para acessar mais facilmente editais e provas de anos anteriores, além de facilitar o acesso a legislações e jurisprudências”, diz. Professor de contabilidade e matemática voltada para concursos públicos, Antônio Luiz Santos acredita que o aluno bem orientado não tem dificuldades em identificar fontes confiáveis de conteúdo na internet. “Muitas dessas páginas são mantidas por professores ou pelos próprios cursinhos, que levam para o mundo virtual informações que eles já disponibilizam no mundo real. Cabe ao professor direcionar o aluno para conteúdos na internet que ele considera confiáveis”, defende Antônio Luiz. (Clarissa Poty)

o

w

.c

m

lic

m

c u -tr a c k

C

Segunda, 21/março/2011 w

w

.d o

o

C

lic

k

to

bu

y

N O

o dia w

w

w

W

W

!

PD

!

PD

.c


F -X C h a n ge

F -X C h a n ge

W N O y bu to k lic .d o

UESPI está com inscrições abertas para Mestrado Acadêmico em Letras

Coordenação de Biologia da UESPI abre inscrições para especialização em áreas verdes

A Universidade Estadual do Piauí através da Coordenação do Mestrado Acadêmico em Letras do Centro de Ciências Humanas e Letras – CCHL comunica a abertura de inscrições para a seleção de estudantes para a turma do Curso de Mestrado em Letras que terá início no segundo semestre de 2011. A seleção, cujas inscrições são abertas pelo presente Edital, objetiva o preenchimento de 15 (quinze) vagas para a Área de Concentração: Literatura Memória e Cultura. Podem candidatar-se profissionais portadores de diploma de curso de graduação plena em áreas do conhecimento que tenham afinidade de interesse com a temática central da área de concentração, considerando suas duas linhas de pesquisa: a) Literatura e Outros Sistemas Semióticos; b) Literatura, Memória e Relações de Gênero. As inscrições poderão ser realizadas na secretaria do Mestrado em Letras no Núcleo de Pós-Graduação, no Campus Poeta Torquato Neto – Pirajá, no horário de 8h às 12h e de 14h às 18h no período de 14 de março a 8 de abril de 2011, ou também pelos Correios cuja data não exceda o prazo final de inscrição. A seleção será composta de seis fases, são elas: Verificação dos pedidos de inscrição, avaliação de conhecimentos específicos, avaliação de proficiência em língua estrangeira-LE, análise do projeto de pesquisa, entrevista e provas de títulos. O mestrado acadêmico em Letras da Universidade Estadual do Piauí visa formar o profissional capaz de atuar na área de Letras, com as capacidades de exercer com competência as atividades inerentes à docência e contribuir na área de literatura, em todos os níveis de educação. Total de créditos para titulação: Disciplinas: 24.0, Tese/ Dissertação: 10.0, Periodicidade de Seleção: Anual. Maiores informações: 3213-7942.

A Coordenação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) informa que a Especialização em Áreas Verdes Urbanas – Projeto e Manejo está com inscrições abertas para formação de turma. O prazo de inscrição e efetivação da matrícula prossegue até o dia 1º de abril de 2011 (esta data vale inclusive para os alunos selecionados anteriormente) na Coordenação de Biologia do campus Poeta Torquato Neto. Para mais informações entrar em contato com a professora-doutora Roselis Ribeiro (86) 9934-5432 ou com o técnico administrativo Daniel Viana (86) 3213-7887 ramal 314. O público-alvo são candidatos graduados em Ciências Biológicas, Agronomia, Geografia, Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Florestal e áreas afins.

Projeto PENSE, da UFPI, abre inscrições para pré-vestibular

UFG abre concurso com 11 vagas para professores substitutos

O Projeto Ensino de Saúde e Exata (PENSE), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), oferece cursinho de pré-vestibular para alunos egressos da rede pública e de instituições filantrópica que possuem dificuldade nas matérias de saúde e exatas. As inscrições para o curso poderão ser feitas no período de 21 a 23 de março no Auditório Afonso Sena, que fica localizado no Departamento de Física, no Centro de Ciência da Natureza (CCN), Campus Ministro Petrônio Portela, Teresina. O principal objetivo do PENSE é oferecer à sociedade um projeto de inclusão social e proporcionar aos alunos aumento das chances de acesso as universidades públicas através do conhecimento e em condições de igualdade com qualquer candidato ao vestibular. Todas as informações sobre os documentos necessário para as incrições estão no edital do projeto. O pré-vestibular ocorre aos sábados, com aulas de Biologia, Física, Química e Matemática. O projeto é vinculado ao Centro de Ciências da Natureza (CCN) e a Coordenadoria de Programas e Projetos de Extensão (CPPEX).

A Universidade Federal de Goiás (UFG) abriu nesta sexta-feira (18/3) novo processo seletivo simplificado com oferta de 11 oportunidades para professor substituto nas classes auxiliar, assistente e especialista. Os aprovados devem atuar nos campi de Catalão e Goiânia. Mais informações podem ser encontradas no Diário Oficial da União, na página 41 da terceira seção. As chances são para quem tem formação superior em Geologia, Medicina (com mestrado em Neurologia), Geografia (com mestrado), Direito (com especialização na mesma área), Arquitetura e Urbanismo, Economia (com mestrado na área), Letras ou Linguística. De acordo com o edital de abertura, as remunerações variam de R$ 1.693,42 a R$ 3.317,50. Interessados podem se inscrever dos dias 21 de março a 1 de abril, nos locais indicados pela instituição. A carga varia de 20 a 40 horas semanais, de acordo com o cargo escolhido. Os contratos devem valer até 31 de dezembro deste ano, podendo ser prorrogados pelo prazo de até 24 meses.

m

w

o

.c

vida acadêmica em dia

c u -tr a c k

Jornal o dia Segunda, 21/março/2011

C

m

o

.d o

concursos

w

w

w

w

w

C

lic

k

to

bu

y

N O

W

2

!

PD

!

PD

c u -tr a c k

Inscrições para estágio curricular obrigatório terão início dia 30 A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) através da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PREG - comunica aos alunos dos cursos de bacharelado que as inscrições para o estágio curricular obrigatório terão início no dia 30 deste mês até 24 de abril. As inscrições poderão ser feitas na Divisão dos Assuntos Pedagógicos – DAP. O aluno deve levar a declaração de vaga da empresa (conveniada) como também a cópia do comprovante de matrícula. Qualquer dúvida o aluno deverá procurar a coordenação do seu curso, e obedecer aos prazos estabelecidos pela IES.

PRPPG abre inscrições para Pós-Graduação IFPI lança edital para seleção de tutores de ensino à distância Publicada Lato Sensu na modalidade EJA A Coordenadora do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das Populações do Campo e Carcerária, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, do Centro de Ciências da Educação Professor Mariano da Silva Neto (CCE), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), comunica a abertura de inscrições para o preenchimento de 500 vagas, para formação de Turmas do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sendo distribuídas em 10 (dez) turmas, de 50 (cinquenta) alunos, em 05 (cinco) pólos conforme descrição apresentada abaixo: As vagas destinam-se a profissionais que atuam preferencialmente em escolas do campo e instituições carcerárias (professores, coordenadores, técnicos, gestores, diretores de escolas e estabelecimento penais, agentes penitenciários) e os demais profissionais da educação da rede pública com atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA, do Estado do Piauí, com início previsto para maio de 2011, devendo o candidato no ato da inscrição indicar o pólo para o qual estará concorrendo à vaga. Estão habilitados à inscrição, no processo de seleção das Turmas do Curso de PósGraduação Lato Sensu em Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das Populações do Campo e Carcerária, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, candidatos que possuam graduação reconhecida pelo órgão competente e que estejam exercendo a função de professor, coordenador, técnico, gestor, diretor, agente penitenciário.

A Reitoria do Instituto Federal do Piauí divulgou nesta segunda-feira, 14, dois editais referentes a seleção simplificada de tutores presenciais e a distância para o NEAD/ IFPI. Sete vagas estão sendo oferecidas em cada edital. Os tutores a distância são responsáveis por assistir aos alunos nas atividades do curso, mediar a comunicação entre professores e cursistas, apoiar o professor da disciplina nas atividades do curso, acompanhar as atividades no ambiente virtual de aprendizagem, elaborar os relatórios de regularidade dos alunos, estabelecer e promover contato permanente com os alunos. Para os tutores presenciais, as vagas estão distribuídas nos polos de Alegrete do Piauí, Batalha, Monsenhor e Valença do Piauí para os cursos técnicos de nível médio/ subsequente, na modalidade a distância em Administração e Informática. Além de serem graduados nas áreas dos cursos, os interessados devem residir no município polo de apoio presencial. A carga horária semanal para o desenvolvimento das atividades no NEAD/IFPI será de 20 horas semanais, inclusive aos sábados, nos turnos manhã e tarde. Os selecionados receberão uma bolsa mensal concedidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, durante o exercício das atividades no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais). As inscrições serão realizadas via Internet, no endereço eletrônico www.ifpi.edu.br/ concursos, e podem ser feitas nesta segunda-feira (21) até as 20h00min (horário local), mediante o preenchimento do Formulário de Inscrição, impressão do Boleto Bancário (GRU Simples), pagamento da taxa de inscrição e envio da documentação necessária

LIVRO Administração Financeira e Orçamentária para Concursos Neste livro, Fábio Furtado aborda de maneira objetiva e prática assuntos pertinentes à Administração Financeira e Orçamentária aplicada ao setor público, destacando os temas de maior relevância. Ele Inclui ainda os dispositivos da Lei n° 4.320/64 e da Lei de Responsabilidade Fiscal, a mais cobrados em provas de concursos.

artigo

Responsabilidade sobre o estagiário Luiz Gonzaga Bertelli Presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, da Academia Paulista de História – APH e diretor da Fiesp.

Frequentemente, em artigos, ressaltamos o valor do estágio para o estudante e para as empresas e órgãos públicos que oferecem essa modalidade de capacitação prática. Hoje, vamos nos debruçar, mais uma vez, sobre a realidade desse rapaz ou dessa moça

após sua contratação. Por isso, vale relembrar que o estagiário é, antes de tudo, um jovem e inexperiente profissional em formação e, aqui, estamos nos dirigindo aos responsáveis pela contratação dele. O estudante estagiário precisa ser acompanhado de perto e, não raramente, exigirá de seu supervisor explicações ou demonstrações sobre como executar as tarefas da melhor maneira possível. Essa atitude influirá diretamente na absorção de conhecimentos técni-

cos da profissão. O trabalho de preparar jovens para o mercado de trabalho, entretanto, está longe de ser concluído nessa etapa. Além do descompasso entre os conhecimentos práticos e teóricos, os estudantes também trazem da escola uma carência de conhecimentos sobre os hábitos e comportamentos valorizados pelo mercado de trabalho. Para compensar essa lacuna, o CIEE oferece um completo leque de oficinas gratuitas

para jovens que aguardam uma convocação para processos seletivos. O Programa de Educação a Distância do CIEE (EaD) tem 30 opções de cursos que são feitos pela internet e, desde 2005, já contabiliza 1,1 milhão de matrículas. Nada menos do que 20 dessas oficinas tratam diretamente de assuntos relacionados à formação atitudinal, abordando aspectos de alto interesse tanto para quem aguarda uma vaga, quanto para quem já a conquistou.

Na nossa visão, gestores e supervisores dos estagiários, focando especialmente aquela segunda etapa da formação profissional, deveriam estimular seus estagiários a se matricular gratuitamente nesse programa, que pode ser feito tanto nos computadores do ambiente de trabalho quanto da escola ou mesmo da casa do jovem. O CIEE ouviu as empresas que já adotam essa política de capacitação adicional e 87% afirmam que os nossos cursos de edu-

cação a distância contribuem claramente para o desenvolvimento profissional de seus estagiários. Para se matricular nos cursos, os estudantes e estagiários devem estar inscritos no site www.ciee.org.br. Aqueles que não ainda não tiverem cadastro, também podem fazê-lo nesse portal. Depois basta clicar no link Cursos a Distância, no ambiente “Estudante” do site, para encontrar todos os temas disponíveis.

.c


F -X C h a n ge

F -X C h a n ge

W

N O

3

k .d o

c u -tr a c k

encontre uma vaga brasil

SP

PR

MA

mt

ro

Infraero

Ministério Público de São Paulo

Prefeitura de Maringá

Tribunal de Justiça

Secretaria de Segurança Pública

Procuradoria Geral do Estado

organizador

organizador

organizador

organizador

organizador

organizador

FCC

Instituto Cidades

Fauel

Ieses

Unemat

FCC

vagas 99 vagas

salários R$ 7.086,68

taxa de inscrição

R$ 125

datas Inscrições até 8 de abril

+informações A seleção oferece oportunidades para o cargo de analista nas especialidades de biólogo, auditor contábil, estatístico, analista de sistemas, arquiteto, engenheiro ambiental, engenheiro civil, engenheiro eletricista e engenheiro eletrônico.

vagas

58 vagas salários

R$ 3.747 e R$ 5.885 taxa de inscrição

R$ 70

datas

Inscrições até 17 de abril

É preciso ter formação superior em Administração de Empresas, Economia, Ciências Contábeis, Biblioteconomia ou Informática. Cia Espirito Santense de Saneamento organizador Consulplan

Câmara Municipal de Salvador

vagas 40 vagas e cadastro reserva

salários organizador AOCP

de R$ 738 a R$ 3.237

vagas 117 vagas e 208 para cadastro

salários

taxa de inscrição R$ 35 a R$ 75

De 1.368,95 a R$ 2.157,29.

taxa de inscrição

Inscrições até 22 de março

+informações A primeira etapa está prevista para acontecer no dia 1º de maio, em horário e local a ser informados.s

salários Variam de R$ 540 a R$ 3 mil

taxa de inscrição

De R$ 16 a R$ 90 datas

Inscrições até 28 de março +informações Os candidatos serão submetidos a prova objetiva, prova de títulos, prova prática e prova de aptidão física, de acordo com a especificidade do cargo escolhido - com datas de realização ainda a serem definidas.

Pa

Prefeitura de Altamira organizador FAAM

vagas

Mil vagas salários

R$ 545 e R$ 5,7 mil. taxa de inscrição R$ 40 e R$ 80.

datas Inscrições até o dia 10 de abril

Custa entre R$ 30 e R$ 40.

datas

86 oportunidades

+informações

ES

BA

vagas

+informações Nível superior precisa ter formação nas áreas de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Química, Pedagogia, Psicologia, Ciências Econômicas, Ciências Biológicas, Engenharia e Análise de Sistemas, entre outras especialidades.

datas

Inscrições até 29 de abril +informações Provas objetivas no dia 5 de junho. Nível fundamental terá avaliação no turno da manhã. Os de nível fundamental completo e incompleto, de nível médio, magistério e nível superior resolverão a prova no turno da tarde

vagas

vagas 58 vagas

salários

Não foi informado

vagas

10 vagas para Corpo de Bombeiros salários

datas

Inscrições até 8 de abril +informações As provas objetivas serão aplicadas no dia 15 de maio. Haverá provas discursivas para todos os cargos e prova de títulos para nível superior

nacional Fuzileiros Navais

organizador

Comando do Pessoal de Fuzileiros

taxa de inscrição

salários

A partir de R$ 1,1 mil. taxa de inscrição Custa R$ 20

datas Inscrições até o dia 14 de abril

+informações Os candidatos serão submetidos a seis etapas de avaliação, são elas: exame de escolaridade, verificação de dados biográficos, verificação de documentos, inspeção de saúde, teste de suficiência física e exame psicológico. As provas devem ser aplicadas no dia 31 de maio.

Salário é de R$ 9,3 mil

taxa de inscrição

R$ 250

Custa R$ 120,00

datas

Inscrições até 19 de abril

datas

Inscrições até 8 de abril

+informações

Pra concorrer, é preciso possuir ensino médio completo e ter idade entre 18 e 25 anos. Das 10 vagas oferecidas, apenas uma é destinada as mulheres. Quem quiser participar da seleção deve acessar o site concursos.unemat. br/cfo2012bm

+informações

O local e horário da primeira fase, prova objetiva, serão divulgados oportunamente no Diário Oficial do Estado, no site www.pge.ro. gov.br e na página da Fundação Carlos Chagas.

GO Cons. Federal de Eng. Arq. e Agronomia

vagas

1.275 oportunidades

salários

Não informado

taxa de inscrição

R$ 45 a R$ 75

15 vagas

PR

Prefeitura de Pinhais

organizador

ITCO vagas

organizador

AOCP vagas

103 vagas para todos os níveis salários R$ 1,1 e R$ 7,9 mil

taxa de inscrição

Não informada

datas

Inscrições até dia 04 de abril +informações As provas objetivas serão aplicadas no dia 17 de abril nas cidades de Pinhais e/ou Curitiba.

32 vagas

salários R$ 1.068 a R$ 2.307

taxa de inscrição

De R$ 60 a R$ 90 datas

Inscrições até 25 de março +informações Os cargos de nível médio são assistente administrativo (25 vagas) e assistente de fiscalização (seis vagas). Nível superior: uma vaga de analista de área (assistente social).

m

w

o

CONCURSOs

to

bu

y

m o

.c

lic

k

to

Jornal o dia Segunda, 21/março/2011

lic C c u -tr a c k

w

w

.d o

w

w

w

C

bu

y

N O

W

!

PD

!

PD

.c


F -X C h a n ge

F -X C h a n ge

c u -tr a c k

W N O y bu to k lic .d o

m

w

o

.c

C

m o

.d o

Jornal o dia Segunda, 21/março/2011

w

w

w

CONCURSOs

w

w

C

lic

k

to

bu

y

N O

W

!

4

PD

!

PD

c u -tr a c k

piauí Prefeitura de São Francisco abre inscrição para concurso

São oferecidas 11 vagas para diversos cargos. As provas acontecem em maio A Prefeitura Municipal de São Francisco do Piauí, na gestão de Francisco de Assis de Oliveira Costa, está aumentando o quadro de servidores em benefício da população. A porta de entrada é o concurso público, com 11 vagas para diversos cargos. As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira, dia 21, e vão até o dia 1º de abril.

O concurso será realizado pela Consep- Consultoria e Estudos Pedagógicos Ltda- e o edital está disponível na sede da Prefeitura de São Francisco do Piauí e no site www.consep-pi.com.br , onde os interessados devem fazer a inscrição. O concurso será de provas. Estas serão realizadas no dia 8 de maio em São Francisco do Piauí, a partir

das 9h, com três horas de duração. O local das provas será divulgado até dia 3 de maio, no local onde foram efetuadas as inscrições e no site Consep. Serão oferecidas 11 vagas distribuídas para os cargos de professor do ensino fundamental, de 1º. 5º ano, professor de Inglês, professor de História, professor de Geografia, Educador Físico,

Psicólogo, Enfermeiro PSF, Enfermeiro , Nutricionista e Fisioterapeuta. A cidade São Francisco do Piauí fica localizada a 318 km ao sul da capital faz divisa com as cidades de São José dos Peixes, Nazaré, Floriano, Oeiras.O município conta com uma população em torno de 6 301 habitantes, segundo o IBGE/2010.

alagoas

Prefeitura de Messias divulga edital com 48 oportunidades A Prefeitura Municipal de Messias, em Alagoas, lançou edital de concurso público para preencher 48 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. A remuneração inicial varia entre R$ 545 e R$ 2,3 mil. A jornada de trabalho vai de 20 a 40 horas semanais, de acordo com o cargo pretendido pelo candidato. Serão reservadas 3% das vagas para portadores de necessidades especiais. A seleção oferece vagas de nível fundamental nos cargos de agente comunitário de

Saúde, agente sanitário e operador de retroescavadeira, função que também exige Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D. Também há vagas para os postos de coveiro, gari e pedreiro, que exigem apenas que o candidato seja alfabetizado. A seleção também oferece oportunidades de nível médio para o posto de recreador. Já os candidatos diplomados podem se inscrever nos cargos de assistente judiciário, médico cardiologista,

médico clínico geral, procurador e professor de educação infantil. No caso dos professores, a seleção vai exigir registro profissional no órgão ou no conselho responsável. Os interessados podem se inscrever entre os dias 14 de março e 13 de abril, por meio da página da banca organizadora. O custo da taxa de inscrição varia conforme o nível de escolaridade, sendo de R$ 30 para ensino fundamental e candidatos alfabetizados, R$ 60 para ensino médio e R$ 90 para profissionais com curso

superior completo. Aqueles que por qualquer motivo não tiverem acesso a internet poderão se cadastrar pessoalmente, no mesmo período, na sede da prefeitura, Elpídio Cavalcante, Centro, de segunda a sextafeira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. A prova objetiva será aplicada no dia 1° de maio em locais e horários a serem divulgados oportunamente no Diário Oficial do Município e na página da banca organizadora.

bahia

Prefeitura de Barrocas oferece 57 vagas para níveis médio e superior A Prefeitura Municipal Barrocas, no estado da Bahia, lançou concurso público com oferta de 57 vagas para níveis médio e superior. As remunerações variam de R$ 540 a R$ 7,5 mil. A empresa CNC Concursos é a responsável pela

organização do certame. Os cargos oferecidos para quem possui nível superior são os de assistente social, enfermeiro, médico, odontólogo, psicólogo e terapeuta ocupacional. Já quem tem formação intermediária pode se

inscrever nos postos de auxiliar de consultório dentário, técnico em Enfermagem e socioeducador. Quem quiser participar da seleção deve se inscrever pessoalmente até o dia 25 de março na Rua José Maximiniano,

S/N, na Estação (Infocentro), Centro, Barrocas (BA), das 8h às 12h e das 14h às 17h. A taxa custa R$ 40 para os cargos de nível médio e R$ 60 para os de nível superior. Os candidatos serão submetidos à prova objetiva no dia 17 de abril.

roraima

Seduc abre processo seletivo com 1.073 vagas para professores A Secretaria de Educação do estado de Rondônia (Seduc/ RO) abriu processo seletivo simplificado com oferta de 1.073 oportunidades temporárias para professores. Desse total, 811 vagas são para jor-

nada de trabalho de 40 horas e 262 para jornada de 20 horas semanais. O prazo de validade do certame é de um ano e pode ser prorrogado por igual período. Quem quiser concorrer a

uma vaga deve ser graduado em Artes, Biologia, Educação Física, Sociologia, Educação Religiosa, Filosofia, Espanhol, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática,

Química, Libras ou Pedagogia. Interessados devem se inscrever no site www.seduc.ro. gov.br até o dia 25 de março. Não será cobrada taxa de inscrição. Os candidatos serão submetidos à prova de títulos.

oportunidade

Aeronáutica lança editais com 675 chances para formação de sargentos O Departamento de Ensino da Aeronáutica divulgou dois editais de concursos públicos com oferta de 675 oportunidades para formação de sargentos. Para participar, é necessário ter nível médio/técnico. As inscrições, nos dois casos, poderão ser feitas dos dias 23 de março a 14 de abril, nos sites www.fab.mil.br e www.eear. aer.mil.br. A taxa de participação neste caso é de R$ 60. O primeiro concurso ofe-

rece 375 vagas para o exame de admissão ao curso de formação de sargentos. São 162 postos para a primeira turma de 2012 e outros 213 para a segunda turma do mesmo ano. As oportunidades são nas áreas de Eletricidade e Instrumentos, Equipamento de Voo, Meteorologia, Suprimento, Informações Aeronáuticas, Cartografia, Desenho, Comunicações e Material Bélico, entre outros.

A segunda seleção oferece 300 chances para o exame de admissão ao estágio de adaptação à graduação de sargentos. Deste número, 150 são reservadas para a primeira turma de 2012 e outras 150 para a segunda turma do mesmo ano. Há vagas para as especialidades de Eletrônica, Administração, Enfermagem, Eletricidade, Sistemas de Informação, Laboratório,Música,Pavimentação, Radiologia, Topografia e Obras. Para participar, é necessário ter nível

técnico. Todos passarão por exames de escolaridade e de conhecimentos especializados, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, prova prática da especialidade e análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula no estágio. A primeira etapa avaliativa será realizada no dia 5 de junho.

.c

jor-001  

Tucanos articulam aliança com PSBTucanos articulam aliança com PSB

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you