Page 1

22

Horas

tempo Mín.

23º

/ Max.

33º

o dia

!

R$ 2,00

Piauí Demais estados R$ 4,00 Ano 60 • Nº 16.544

lÍder em credibilidade

Brasil é o terceiro na rota do tráfico de cocaína

Aventura e trama são estreias de hoje A animação "Carros 2" estreia hoje com novidades para o Brasil: o filme traz um carro brasileiro, na voz da cantora Claudia Leitte. "Meia Noite em Paris" também estreia nesta sexta-feira nos Cinemas Teresina.

Cresceu nos últimos anos o número de cargas de cocaína apreendidas na Europa após passar pelo Brasil, segundo relatório divulgado pela agência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre drogas e crime. O Brasil é o terceiro país na rota de tráfico da droga para a Europa e ainda lidera uso de remédios para fins ilícitos. página 5

capa torquato

JVC critica, mas considera aliança com PSDB

Raoni Barbosa/O DIA

Em entrevista exclusiva ao Jornal O Dia, o senador João Vicente Claudino (PTB) faz análise da gestão tucana em Teresina, apontando falhas como a falta de solução para os problemas no trânsito da capital. Apesar disso, o petebista não descarta aliança em 2012 com o PSDB.

Os partidos já traçam estratégias para as eleições de 2012. O deputado federal Júlio César, um dos articuladores da fundação do PSD no Piauí, garante que a sigla terá candidatura própria nas eleições municipais. Já o deputado Luciano Nunes (PSDB) afirma que a sigla irá concorrer na capital e no interior. página 2

ensino

Inscrições para ProUni encerram hoje 3 dia a dia

piauiense

Piauí e River vencem em rodada dupla página 7

radares Avenida Poti Velho, próximo a Quadra A8, Lote 04 Avenida Valter Alencar, próximo ao N° 625 Rua Jerumenha, próximo ao N° 3232

fale conosco

Redação:

movidos pela fé

página 3

Tucanos e PSD terão candidaturas próprias

Dom Sérgio realiza Marcha para Jesus última celebração reuniu milhares de em Teresina evangélicos O arcebispo de Teresina, Dom Sérgio da Rocha, participou de procissão e missa ontem, Dia de Corpus Christi. A celebração foi a despedida de Dom Sérgio, que parte para Brasília, onde vai substituir o arcebispo Dom João Braz de Aviz.

(86)2106-9900//2106-9924

Várias denominações evangélicas se reuniram na tarde de ontem para participarem de mais uma edição da Marcha para Jesus. O objetivo do evento é restituir valores perdidos pela família e pregar o amor e a solidariedade.

capa em dia

capa em dia Yala Sena

-

CENTRAL

DE

ATENDIMENTO:

2106-9912

-

CLASSIFICADOS:

3133-2250

W

N O

y

bu

to

.d

-

ASSINATURAS:

2106-9927

m

m

o

FECHAMENTO

w

o c u -tr a c k TERESINA, 24 de junho de 2011

o

k lic C

w

c u -tr a c

sexta w

40

.d o

Páginas c k.

F -X C h a n ge

k

W

N O to

bu

y

edição de hoje

w

w

w

PD

lic

Exemplar do Assinante - Venda proibida

C

F -X C h a n ge

!

PD

.c


Política

PD

lic

Roda Viva Pires de Sabóia piresdesaboia@hotmail.com

Tudo tem limite Ao que parece, perdemos completamente a noção de limite em todas as ações de nossa vida, principalmente quando se trata de exercício de cargo ou função pública. Pelo menos é o que está demonstrado nas mínimas ações em que as pessoas, simplesmente porque chegaram a um posto por critério técnico, entendem que não precisam dar satisfação a ninguém, nem a superiores e hierárquicos, nem à população. É o que estamos vendo na Secretaria de Saúde do Estado, depois da implantação do sistema de escolha de dirigentes de unidades regionais, por teste seletivo, desprezando-se completamente o sistema antigo da indicação e isto foi suficiente para que alguns entendessem não ter compromisso e nem satisfação a dar a ninguém. Simplesmente pode agir como bem entender. Por esta razão, a secretária estadual de Saúde, Lilian Martins, com menos de um semestre à frente da pasta, já teve que substituir uma diretora no município de Picos e está na iminência de fazer novas substituições no interior, como revelou, com todas as letras, quando esteve na Assembleia Legislativa, na última quarta-feira. É claro que a secretária não quis revelar nome, nem município, por uma questão até mesmo de evitar especulação, mas sabe-se que é no Sul do Estado.

O deputadoLuciano Nunes, do PSDB, promete voltar na segunda-feira com mais força ainda cobrando uma posição urgente das operadoras de telefonia celular no Piauí e também sobre o sistema como um todo, por entender que estamos correndo um risco muito grande colapso e não temos explicações convincentes. A verdade, diz o parlamentar, é preciso fazer alguma coisa.

Compromisso

Claro que a escolha foi por critério técnico, sem a influência político-eleitoral, mas isto não significa que o gestor regional não tenha compromisso com a política de saúde a ser implementada pela administração central, porque se assim fosse, o gestor jamais conseguiria realizar um trabalho uniforme, obedecendo à mesma filosofia de trabalho e isto significaria fracasso, com certeza.

Estabilidade

No nosso entender, o critério de escolha foi democratizado, mas está muito longe de significar estabilidade no posto, como é a conotação que muitos querem dar. Além disto, é preciso ter em mente que até mesmo no caso de funcionários estáveis, do quadro de carreira do serviço público existem normas e leis a serem obedecidas fielmente, porque do contrário dá exoneração, imagine uma chefia.

Conceituação

Aliás, o conceito de estabilidade neste país anda tão desgastado de tal forma que as pessoas confundem tudo, de propósito ou não, mas sempre para tirar proveito. É assim, por exemplo, com a estabilidade para dirigentes sindicais, criada com a finalidade de proteger o trabalhador contra possíveis retaliações na empresa, por conta de suas posições políticas, mas virou uma fábrica de malandragem.

Em tese

É claro que quando falamos na fábrica de malandragem queremos nos referir aos que aproveitam a imunidade sindical para não trabalhar, não produzir e ainda por cima, acharem-se com o direito de simplesmente não cumprir obrigações com a fonte empregadora. É claro que isto não atinge a todos os sindicalistas, mas, no serviço público tem sido quase sempre assim.

Prevenção

Um grupo de médicos cardiologistas e cirurgiões cardíacos resolveu desencadear uma ação preventiva com relação às doenças de origem cardiológica e o passo inicial foi programar reuniões com estudantes de Medicina que pretendem seguir esta especialização, semanalmente, para discutir os caminhos mais fáceis para chegar a este objetivo. E as reuniões estão acontecendo.

Contestação

O deputado Marden Menezes, do PSDB, reagiu com veemência às declarações da deputada petista Flora Izabel, durante discussão na Assembleia, de que os tucanos são responsáveis pelo caos em que se encontra a Saúde Pública no Brasil, na medida em que foram radicalmente contra e conseguiram bombardear o projeto de reedição da CPMF, importo do cheque, como ficou conhecida.

Argumentação

O deputado Marden lembrou que o partido da deputada Flora, o PT, foi radicalmente contrário e promoveu até manifestações públicas, à época do Governo de Fernando Henrique Cardoso, quando o imposto foi criado, como contribuição provisória. Depois, já no poder, os mesmos petistas queriam a sua reedição e agora choram por isto. Contraditório, não?

Feriado

Por conta do feriado prolongado deste final de semana, o Tribunal Regional do Trabalho no Piauí resolver suspender todas as audiências previstas para hoje, sexta-feira, bem como a contagem de dias para vencimento de prazos em qualquer processo em andamento. Desta forma, os procedimentos previstos para hoje foram automaticamente transferidos para segunda-feira.

.d o

c u -tr a c k

m o

.c

.c

Editora Interina: MAYARA BASTOS jornalodia@jornalodia.com.br

ELEIÇÕES

PSD terá candidaturas em 2012, garante Júlio César A sigla quer se fortalecer apresentando o maior número de candidatos Mayara Martins Repórter

Os partidos deram início às articulações para as eleições municipais de 2012. E a mais nova sigla, o PSD, confirma candidatura própria para a disputa do próximo ano. Ontem, durante entrevista a uma emissora de TV local, o deputado federal Júlio César Lima, que é um dos articuladores da fundação do PSD no Piauí, frisou que “não há risco” de o partido não disputar as próximas eleições. O parlamentar aproveitou para reiterar convites para políticos que estejam insatisfeitos com seus partidos irem para o PSD. Júlio César garantiu que a sigla tem plenas condições de lançar nomes para a disputa eleitoral porque já está com sua situação legalizada perante a Justiça Eleitoral. O deputado lembrou que um intenso trabalho de mobilização foi feito para coletar o número de assinaturas necessárias para dar entrada no registro partidário no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Foram coletadas mais de 1 milhão e 500 mil assinaturas em vários Estados, como manda a legislação. Com isso

júlio césar -

quer ampliar o número de filiados na sigla visando as eleições municipais

o PSD pode sim participar das próximas eleições de forma ativa”, frisou. Nos últimos dias, a imprensa nacional chegou a divulgar que o partido estaria se utilizando de recursos públicos para viabilizar a sua criação. Mas, o dissidente democrata rechaçou os “boatos”. Segundo ele, as “denúncias infundadas” vêm por parte daqueles que estão insatisfeitos com a adesão crescente de lideranças ao

PSD. “O uso de recursos públicos não é verdade, é uma estratégia daqueles partidos que estão perdendo seus adeptos”, criticou. Júlio César acrescentou ainda que as críticas são tentativas de enfraquecer o partido. De acordo com ele, esse tem sido um argumento por parte de partidos que estão perdendo nomes importantes de lideranças para o PSD. “Eles estavam apostando que não daria tempo formar o PSD até

Foto: Elias Fontenele/O DIA

c u -tr a c k

C

m

w

o

C

lic

Sexta 24/junho/2011 w

w

.d o

W

N O

y

bu

to

k

k

to

bu

y

N O

W

o dia w

w

w

F -X C h a n ge

!

F -X C h a n ge

!

PD

as eleições, apostavam na inviabilidade”, disparou. O parlamentar argumentou que os “insatisfeitos” têm até 30 dias após o registro de criação do novo partido, para migrar para a sigla, sem que haja punições e riscos de perderem mandatos. “Portanto, quem quiser ainda pode mudar de partido. Qualquer pessoa pode. Eu convido a todos os que estão insatisfeitos com seu partido a ingressarem no PSD”, convidou.

PSDB também inicia articulações e terá candidatura própria em Teresina e nos municípios do interior Todas as siglas estão em campo fortalecendo as agremiações e buscando renovar lideranças para disputar o pleito de 2012 com chances de vitória. O PSDB também foi a campo e avisou: o partido terá candidatura própria tanto em Teresina quanto no interior do Estado. O presidente do Diretório Estadual do partido, deputado estadual Luciano Nunes, é o responsável pelas articulações. Por conta disso, nesse final de semana o tucano agendou visitas aos municípios de São Pedro do Piauí, São João da Varjota e Pimenteiras. Segundo ele, as visitas iniciam a preparação das estratégias que o partido pretende adotar para o próximo pleito. Os tucanos pretendem lançar candidatura própria para retornar ao comando da Prefeitura de Teresina e, paralelamente, ganhar capilaridade também no interior. Isso porque, o partido se julgou prejudicado nas eleições gerais para escolha de governador por falta de penetração e lideranças no inte-

Os tucanos pretendem retornar ao comando da Prefeitura da capital, como também ganhar capilaridade no interior rior de Estado. “É consenso entre membros da sigla que o partido terá candidaturas próprias tanto na capital, quanto no interior do Estado. Ainda não definimos nomes, pois achamos que ainda não é o momento, mas sabemos que precisamos estudar as coligações e os rumos do partido para 2012, respeitando as

peculiaridades de cada cidade”, pontuou Nunes, acrescentando que os debates iniciais estão sendo internos. Ainda assim, o presidente do PSDB reforça que o partido está aberto ao diálogo com todos os partidos, “desde que os interesses do povo estejam acima de qualquer interesse político”. “O PSDB sempre participou dos processos eleitorais com candidatura própria, já foi representado por grandes nomes como Wall Ferraz, Francisco Gerardo, Firmino Filho, Silvio Mendes e acreditamos numa administração planejada, que se preocupa com políticas públicas voltadas para educação, saúde”, assinala. Na capital a estratégia deverá ser a de comparação entre as administrações do PSDB e a administração atual, comandada pelo prefeito Elmano Férrer (PTB), antigo aliado. Luciano Nunes lembrou que as pesquisas com os possíveis candidatos à Prefeitura já iniciaram e andaram acirrando os ânimos.

“Andaram dizendo que o PSDB não tinha projetos quando esteve na administração municipal, o que não é verdade, pois além de projetos, temos inúmeras obras concretizadas em Teresina como o HUT, a Ponte Estaiada, as escolas e o nosso maior patrimônio, que é o melhor ensino do Nordeste”, enumerou. Nunes reiterou que é “natural” que a administração petebista queira imprimir sua marca a frente da Prefeitura e que os tucanos não torcem para que a administração seja negativa. No entanto, o deputado aproveitou para alfinetar a administração de Elmano Férrer. “Torcemos para que os projetos sejam de fato concretizados, que as obras sejam concluídas, pois o que vimos até agora foi a realização de festas para assinar serviços. A gestão atual está há um ano e já deu tempo de realizar boas ações e mostrar serviço para a população”, criticou. (Mayara Martins)

perdas

Eletrobras Piauí fecha primeiro trimestre com prejuízo de R$ 25 milhões Vanessa Mendonça Repórter

A Eletrobras Piauí, antiga Cepisa, fechou o primeiro trimestre de 2011 com prejuízo de aproximadamente R$ 25 milhões. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da administração nacional da Eletrobras. O balanço financeiro da empresa foi divulgado no início desta semana. No mesmo período de 2010, ainda segundo a assessoria da Eletrobras, a subsidiária piauiense havia registrado um saldo positivo de R$ 3

milhões. O diretor de Distribuição da Eletrobras, Marcos Aurélio Madureira, encontra-se em viagem e não foi localizado para avaliar os resultados da subsidiária piauiense. Apesar do prejuízo, a empresa descarta a possibilidade de privatização da Eletrobras Piauí, como chegou a ser noticiado pela imprensa local. Ainda segundo a assessoria de imprensa da Eletrobras, “não há possibilidade de nenhuma das distribuidoras ser privatizada”. Ao todo, a Eletrobras possui 12 empresas subsidiá-

Mesmo com os prejuízos em 2011, a empresa descarta a possibilidade de privatização em sua subsidiária no Estado

rias. Destas, sete são empresas distribuidoras estaduais que foram federalizadas. Além da Eletrobras Piauí, também registraram resultados negativos as distribuidoras do Acre, Roraima, Alagoas, Amazonas e Rondônia. A empresa confirma, porém, que está em fase de estudos um Programa de Desligamento Voluntário (PDV), conforme noticiado pelo jornal Brasil Econômico, especializado em negócios. Não há estimativas sobre quando ele será iniciado ou sobre metas globais ou locais acerca de seu alcance.


PD

k

to

bu

y

N O

W

3

w

.d o

c u -tr a c k

entrevista

JVC critica gestão tucana em Teresina, mas não descarta aliança Eleito pela primeira vez para ocupar um cargo público eletivo em 2004, o senador João Vicente Claudino (PTB) considera que tem imprimido um ritmo de trabalho satisfatório. O petebista, entretanto, faz uma autocrítica ao comentar que, nos primeiros anos de mandato teve que dividir as atenções no legislativo com as pretensões de uma candidatura ao Governo do Estado. Agora, nesta segunda fase do mandato ele afirma que exercerá o papel de senador em plenitude e acredita que “será um senador muito melhor para o Piauí”. Em entrevista exclusiva ao O DIA, o senador fala dos seus planos políticos futuros e adianta que não pensa em lançar candidatura em 2014, nem para disputar a reeleição, nem para voltar a disputar o Governo do Estado. Na entrevista, João Vicente, que é também presidente do diretório estadual do PTB, avalia ainda a gestão de Elmano Férrer (PTB) na Prefeitura de Teresina e diz que o grande diferencial da gestão será no “enfrentamento dos problemas de Teresina” e não a realização de "pequenas obras com eram feitas anteriormente". O senador comentou sobre as estratégias e alianças do partido para as próximas eleições e não descartou alianças com o PT e o PSDB. Ele explicou ainda seu posicionamento sobre temas “espinhosos” que estão em debate no Congresso Nacional. Confira a entrevista: Mayara Martins e Vanessa Mendonça Repórteres

Senador o senhor está em seu segundo mandato, sendo que este foi o primeiro cargo eletivo que disputou. Satisfeito com o ritmo de trabalho e com o que foi feito até agora?

Eu nunca tinha exercido nenhum cargo eletivo, nunca tinha disputado uma eleição, então, temos um período de adaptação porque o que eu exerci na minha vida de cargos, seja privado ou público, foi sempre no Executivo. Então o legislativo tem um ritmo muito próprio, mas eu faço uma avaliação de que tivemos uma adaptação, de certo modo, rápida, apesar de que essa primeira parte do meu mandato eu dividi com o mandato de senador e a intenção de disputar uma eleição para Governo do Estado, como se concretizou em 2010. Mas nós procuramos ocupar na plenitude a ação parlamentar fazendo o papel de angariador de recursos para o Estado do Piauí, para os municípios, defendendo projetos importantes. Sendo legislador nós produzimos projetos em diversas áreas, como a instalação de IFETs, ZPE, projetos que até hoje assumem debates muitos fortes, como a criação do Estado do Gurgueia. Já nessa segunda parte do mandato, eu tenho certeza que serei um senador muito melhor para o Piauí, muito mais atuante, porque minha visão hoje está em exercer na plenitude meu mandato de senador, sem dividir as atenções, com qualquer outra intenção, dentro do quadro eleitoral político e sim dar ainda mais resultado do meu mandato para o povo do Piauí.

Então, o senhor não pensa em 2014 ser candidato a reeleição ou novamente ao Governo?

De maneira alguma. Eu tenho aqui constituído um grupo dentro do PTB, que nós chamamos de Grupo dos 14, que é um grupo para reestruturar o partido na questão das comissões provisórias e diretórios e preparar o partido para as eleições de 2012, sem nenhuma visão futurista mais a frente. O foco é baseado nas eleições de vereadores e de vices-prefeito e prefeito.

Como esse “G14” irá atuar senador?

O “G14” tem nos baseado desde as eleições de 2010. Nós ainda não definimos metas quantitativas para as eleições de 2012. Queremos fazer um partido coeso, que tenha cada vez mais, comprometimento com a sigla, com as lideranças que compõem o partido. Nós saímos das eleições de 2006 com dois deputados estaduais e saímos das eleições de 2010 com o dobro, com quatro deputados estaduais, mantivemos uma cadeira na Câmara Federal, continuo com meu mandato como senador. O “G14” tem discutido esse momento, de reestruturação

do partido, de planejar a ação política do partido de definir metas mais qualitativas das ações do partido. O PTB é o partido com o maior número de Prefeituras sob seu comando, que teve uma candidatura majoritária. O partido se perdeu em algum lugar?

Não, não é isso. Acontece o seguinte: quando o PTB cresceu em 2007, nós tínhamos que dar mais corpo ao partido. Porque nós tínhamos 20 prefeitos e eu queria me credenciar para uma eleição de governador, além de um mandato, nós tínhamos que ter um partido forte, que se credenciasse. Então, em 2007, esse partido cresceu baseado, principalmente na saída de lideranças, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, de partidos que saíram enfraquecidos como o PFL, o PSDB, como outros partidos que perderam espaços políticos dentro da conjuntura estadual. Só que essas lideranças já vieram com o PTB com compromissos políticos, com lideranças que não estavam com o PTB e em 2010 continuaram sem pertencer a sigla. Então, as raízes que eles tinham vinculação política não pertenciam ao PTB. Nesse momento estamos fazendo um partido muito mais voltado internamente ao PTB do que para uma disputa eleitoral. Então, é um projeto mais voltado para as lideranças do PTB do que para qualquer projeto de candidatura. Eu acho que agora o PTB vai estar mais vivo, fortalecido e comprometido, com ele mesmo.

O PTB está satisfeito com a participação no Governo do Estado?

Eu, no momento em que decidimos, optei por não voltar em nenhum dos dois candidatos ao Governo (Wilson Martins e Silvio Mendes), mas foi uma decisão pessoal e eu não quis transformar essa decisão em uma decisão partidária. Não fiz campanha em relação a isso. Designamos o Hélio Isaías porque ele é o vice-presidente do PTB e estava, dentro do grupo, entre os que desejavam apoiar o candidato Wilson Martins, que era governador na época. O que passa, o que escuto de depoimentos entre aqueles que acompanharam, é que a satisfação natural de determinados entendimentos que haviam sido propostos estão se concretizando em sua plenitude. Eu não entro muito nessa questão porque não fiz parte desses entendimentos, eu não entrei nem como testemunha das reuniões que aconteceram. Então, prefiro ficar mais distante. Mas o que passa, o sentimento é de certa frustração.

Ao assumir o comando da Prefeitura, o PTB teceu várias críticas ao modelo tucano de administrar. Disseram que a prefeitura não tinha dinheiro e nem

Jairo Moura

O senador petebista afirma que o PSDB se limitou a discutir os problemas da capital e não a resolvê-los "Foram feitas pequenas obras, bem avaliadas, mas os problemas de Teresina não foram resolvidos"

projetos. A que se devem essas críticas já que o PTB, durante as duas últimas gestões tucanas, era aliado dos tucanos?

Não é bem uma crítica. É uma constatação, que realmente não tinha projetos. Uma coisa é você diagnosticar problemas em Teresina e possibilidades de soluções. Agora, como vamos resolver esse problema? Como vamos construir uma ponte? Eu preciso do projeto dessa ponte, para se buscar os recursos, seja do Governo Federal, seja empréstimo, seja em parcerias com o Governo Estadual, seja na própria administração dos recursos municipais. A grande verdade é que isso não acontecia. Isso é um fato, real. O PTB desde 2004, quando fez a coligação houve um problema em função da eleição da Presidência da Câmara que o candidato tinha sido escolhido pelo prefeito e não imposto pelo PTB, o candidato Olésio Coutinho (vereador de Teresina pelo PTB), mas nós definimos por não assumir nenhum cargo. Ao final do primeiro mandato, foi criado uma Secretaria de Juventude, onde uma liderança do PTB veio a participar. Mas nada de secretarias que planejassem projetos ou saídas para Teresina. Veio uma reeleição e o partido ocupou a Secretaria de Ação Social, com a vereadora Graça Amorim (PTB). O PTB então constatou a inexistência desse projeto. O viceprefeito, se não tem uma função administrativa, ele é apenas substituto. Hoje o prefeito Elmano Férrer criou um grupo só para realizar projetos, que revisse todas as emendas individuais e de bancada que havia sido alocadas para Teresina, de qualquer valor, para que fossem tiradas as pendências, seja por questões burocráticas, seja de ausência de projetos, para viabilizar a vinda dos recursos. Se você se lembrar daquela enchente de 2008, que o presidente Lula veio e teve uma reunião com os prefeitos ainda no hangar do aeroporto, ele colocou de uma maneira muito clara: recebi decretos de emergência, mas não recebi projetos. Essa história não é nova, então tem que ter a tranqüilidade de saber que é apenas a constatação de um problema. Diagnóstico existe, saber os problemas que tem em Teresina em diversas áreas, se sabe, foram feitas várias reuniões, fóruns, agendas, mas para resolver, tem que ter projetos.

Como o PTB está avaliando a gestão de Elmano Férrer a frente da Prefeitura?

Olha, eu comparo o que aconteceu com o Elmano com o que aconteceu em 2006 com o prefeito Kassab, em São Paulo, que tinha sido eleito vice do prefeito (José) Serra, que tinha saído para disputar o Governo do Estado em 2006 e o Kassab assumiu. O ano que ele assumiu e o ano que o Elmano assumiu foi um ano eleitoral. Em ano eleitoral fica tudo engessado já que a principal parceria da Prefeitura de Teresina é o Governo Federal. Já não tinha projetos. O ano de administração começa a ser o

seguinte. O Governo toma posse e tem sempre um período de adaptação para que as coisas comecem a acontecer e a andar. A avaliação que eu faço é da perspectiva. É de que será uma grande administração, que vai resolver problemas de águas pluviais, que há muito não se investe em Teresina, resolver problemas de saneamento, urbanização de áreas importantes em Teresina, como na zona sudeste e sul, tocar o projeto Lagoas do Norte, que é um desejo antigo. Resolver os gargalos do trânsito. São problemas que tenho visto a administração começar a deslanchar. O próprio Orçamento Popular, que tinha apenas R$10 milhões para pequenas obras e o prefeito Elmano aumentou para R$16 milhões, aumentou 60%. Então, são obras de pequeno valor, mas que dá uma cara, que eleva a autoestima do povo que mora em vilas, em bairros desassistidos e que quer ser sua voz reconhecida em uma ação de governo. Se o senhor pudesse identificar os pontos fortes e fracos do PTB na Prefeitura de Teresina, quais seriam?

Acho que o ponto forte é a organização que o prefeito tem implementado. A gente tem um norte para o enfrentamento dos problemas. Normalmente o que se fazia, e tivemos aconselhamentos sobre isso, o que era feito eram pequenas obras que davam visibilidade nos bairros e sem enfrentar de maneira clara e sem colocar como prioridade problemas que se avolumam em Teresina e, dizendo que era por falta de recursos, e, se não existia o recurso era porque não existia o projeto. Acho que o ponto positivo é o enfrentamento desses problemas. Eu acho que talvez o ponto que se possa questionar é o estilo da administração que o prefeito quis implementar. Ele sempre colocou dentro de um perfil mais ou menos técnico que às vezes isso se tem que contrabalançar na política, a competência, experiência com a sensibilidade política, até para a formação de uma base política para que o trabalho flua de uma maneira mais a contento. O PTB fez pesquisas internas para saber como o prefeito estava avaliado. Foram divulgadas pesquisas recentes onde o prefeito aparece em situação não muito confortável. O que o senhor acha que ainda está faltando? Acredita que ainda há na cabeça dos teresinenses uma áurea em torno do PSDB?

Fizemos pesquisas. Eu acho que, até a candidatura do PSDB está abaixo da expectativa de outras eleições, com exceção da eleição de 1996, onde o Firmino disputou sua primeira eleição, e o Silvio Mendes, quando disputou em 2004, que também era uma candidatura nova, o PSDB sempre foi bem avaliado. Porém, o prefeito Elmano não disse que é candidato, nunca tratou muito dessa questão.

Nem houve uma articulação política para isso. Voltando até ao caso do Kassab. Quando ele se lançou candidato, em agosto, ele era o terceiro colocado. Foi ao segundo turno, contra a candidata do PT, a senadora Marta Suplicy, e ganhou as eleições. Então, eu acho cedo. Estamos a muito tempo das eleições, um fato muda o cenário, a própria percepção do trabalho da Prefeitura, a articulação de como se desenvolve isso e se consegue fazer uma boa coligação. Tudo isso influencia. E aí sim teremos condição de tornar uma candidatura viável. Senador o PTB foi aliado do PSDB na Prefeitura e do PT no Governo, como está a relação com esses outros partidos?

Eu tenho dito que a relação com todos os partidos que foram coligados com o PTB seja a melhor possível. Então, eu já vi tanta coisa no Estado, onde lideranças que diziam que nunca se juntariam com determinada liderança e veio o momento político e isso ocorreu. Então, o relacionamento, na minha opinião, tanto com o PT, quanto com o PSDB e outros partidos, acontece de uma maneira serena, equilibrada para que as coisas aconteçam. Agora tem determinados fatos que ocorrem que a gente não sabe nem o porquê desses fatos. A situação às vezes está tão calma e de repente estoura um determinado fato, em relação a essa convivência partidária, que não sabemos detectar o porquê disso. Se é o momento préeleitoral, de impaciência de algumas lideranças em relação ao posicionamento do PTB e que nunca foi cobrado.

O prefeito Elmano Férrer revelou que tem sido cobrado por seu partido por conta dessa equipe de perfil técnico. Foi resolvido esse problema?

O PTB nunca fez cobranças por conta do perfil técnico. A grande maioria deles nem filiados a partido políticos são. Então às vezes para se resolver o problema se fala: há se não é filiado a um partido, se filia. Mas não estamos questionando isso. Eu estou contando é a capacidade e experiência política e vivência de política, de administração, porque às vezes o próprio secretário, ao vender um projeto, uma ideia, ele tem que ter o poder de articulação de convencer os vereadores, de passar para a população de uma maneira diferente para que as coisas sejam bem mais compreendidas. Eu vejo dessa maneira.

Nos bastidores se comenta que o PTB tem manifestado seu descontentamento com as posturas do secretário municipal de Governo, João Henrique Sousa (PMDB). O PTB tem cobrado do prefeito mudanças na equipe? Há arestas com o secretario de Governo?

Houve realmente uma

nota, um documento, ao prefeito dando a tranqüilidade para mudanças. Mas em momento algum na reunião que aconteceu se tocou no nome de nenhum secretario. Nem do João Henrique, nem de nenhum outro secretário, nem de nenhum outro nome que ocupe um cargo de confiança. Foi discutido com o pensamento do Grupo que constituímos dentro do partido. Eu mesmo entreguei a carta, a nota de apoio. Ele leu e depois retornou dizendo que tinha gostado muito do que foi colocado. Em nenhum momento foi um documento, dito “guilhotina” para se cortar cabeça de ninguém. Essa é uma questão que quem tem que saber é o próprio prefeito. A “quebra de acordo” em 2010, com o PT, pode ter conseqüências em 2012?

Eu digo sempre que a política deve ser feita sem olhar no retrovisor. Tem que ser feita olhando para frente. O PT tomou um posicionamento, que eu não sei se saiu da maneira que eles quiseram que saísse, se eles ficaram felizes com esse posicionamento. É claro que naquele momento o PTB não ficou feliz, até pela amizade que se constituiu em 2006, na verdade desde 2002, no primeiro mandato do exgovernador Wellington Dias (PT). É claro que a gente buscava continuar com essa coligação, mas é como digo: um fato que ocorra dessa natureza não pode, de certo modo, por mais que tenha seqüelas políticas, não pode inviabilizar entendimentos de lideranças, de pessoas, de caminhadas conjuntas dos partidos, e tem que olhar é para frente. O que passou, de erros e acertos, ficou na eleição.

Como o senhor tem visto as discussões em torno da Reforma Política?

Nesse primeiro semestre parece que o Senado irá cumprir o que prometeu, porque foi feita uma Comissão Especial, e o presidente Dorneles agiu de uma maneira muito prática, em 45 dias foi votado na comissão especial. Todos os projetos estão sendo votados, todas as quartas-feiras, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e acredito que até o final deste primeiro semestre todas estarão votadas na CCJ, para em agosto fazermos a votação de todas as matérias em plenário e, a partir daí, encaminhar a Reforma Política. Na Câmara ela praticamente não andou. E eu fiquei muito feliz porque o Senado deu uma resposta em tempo recorde. Então, em agosto será mostrado aquilo que o Senado pensa, mesmo em sua divergência, no senso comum dos senadores.

E em relação a criação do Gurgueia?

Sou favorável a uma rediscussão territorial do Brasil. Eu entendo que, quanto mais próximo um Governo de uma região, melhor a eficiência da ação política, maior a aplicação dos recursos e melhora a expectativa da qualidade de vida, de ter uma prioridade de investimentos. O Piauí é um Estado grande, que nasceu o desejo de separação não por vontade de separar, mas por ausência de uma ação de Estado. E não vamos dizer que é de ontem, de hoje, é de uma história. Uma área que tem duas bases econômicas muito fortes, que é o agronegócio e a mineração que são as bases da economia da região, mas que carece de incentivos, de investimentos para que dinamize essa produção de uma maneira e ritmo acelerado. Temos que fazer um projeto de Estado para mostrar o tanto que o Gurgueia é viável e quanto ele é bom para o Piauí.

m

lic

política

o

.c

C

W c u -tr a c k

w

w

.d o

o

m

C

lic

k

to

bu

y

N O

Jornal o dia Sexta, 24/junho/2011

w

w

w

F -X C h a n ge

!

F -X C h a n ge

!

PD

.c


F -X C h a n ge

F -X C h a n ge

c u -tr a c k

W N O y bu to k lic w

.d o

m

política

o

.c

C

m o

.d o

w

w

w

Jornal o dia Sexta, 24/junho/2011

w

w

C

lic

k

to

bu

y

N O

W

!

4

PD

!

PD

c u -tr a c k

Arimatéia Azevedo Inépcia e irresponsabilidade A multa de R$ 1,3 milhão importa ao município de Teresina por descumprimento de Termo de Ajuste de Conduta firmado perante o Ministério Público Trabalho (MPT) é um desses carimbos que se pode usar para atestar a falta de compromisso, a inépcia, a omissão, o descaso com que alguns gestores O Ministério tratam a coisa pública. Nada pode ser pior para a administração públi- Público Estadual ca do que a gestão ruinosa. Nem poderia agora mesmo a corrupção, que tem a possibilidade (ainda que remota) de entrar com uma ser punida, inclusive com cadeia para quem a comete. A inépcia não ação regressiva é punível criminal nem civilmente. contra os gestoUm gestor assina um acordo ou compromisso perante o Judiciário res municipais ou Ministério Público, descumpre descaradamente e quem paga a conta é o contribuinte. Nada ocorre a essa gente que faz o estado gastar mais dinheiro. Mas poderia ocorrer. O próprio Ministério Público Estadual poderia agora entrar com uma ação regressiva contra os gestores municipais de Teresina que não cumpriram o compromisso com o MPT, para obrigá-los a estornar aos cofres municipais o valor da multa agora cobrada pelo não cumprimento do TAC para realização de concurso público. Aliás, se algum promotor de Justiça não sabe, é bom que esteja informado: procuradores do Trabalho têm colocado cláusulas nos acordos e termos de compromisso obrigando o gestor a se responsabilizar civilmente (pessoalmente) pelas multas decorrentes do não cumprimento do que foi assinado.

EXPRESSAS Não seria ruim se a prefeitura mandasse pelo menos limpar melhor os banheiros dos mercados públicos de Teresina. Ontem o movimento de carros nas ruas de Teresina estava bem acima do normal para um feriado. Políticos deveriam ir mais a lugares de consumo popular. Iriam perceber que a inflação vai ferrar muita gente. Eles, inclusive. O custo de vida elevado pode até não ser tema para as eleições municipais, mas a fatura desse problema virá a galope em 2014.

Raoni Barbosa / O DIA

Ela tá aqui

A Delta das Construções, felizarda construtora que fatura bilhões no governo federal e faz mimo até para Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro, também tem lá suas ligações no Piauí, fazendo, certamente, muitos políticos e gestores felizes.No bojo do inquérito que investiga o asfalto em rodovias estaduais e federais, o MP deveria procurar saber o que cabe para a Delta e que contratos ela executa no Estado. Se fustigar, descobre.

Quadrilha

Deve ter sido para homenagear os santos juninos e as quadrilhas igualmente juninas que o prefeito petista de Senador Pompeu (CE) fugiu com sua gangue em um ônibus alugado. Ele deixou a cidade antes de a polícia cumprir a ordem de pô-lo a ferros junto com outros 19 comparsas

Roubo

A Eletrobras Piauí diz que no ano passado o desvio de energia resultou em prejuízo de R$ 65 milhões para a empresa. Mesmo assim, somente 100 inquéritos foram instaurados para apurar o crime, que pode ser punido com até quatro anos de prisão.

Gambiarra

Ora, se apenas 100 inquéritos foram instaurados em um universo de um desvio milionário, a companhia não precisa de polícia, precisa é melhorar a gestão. Sim, porque boa parte dessas perdas elétricas resultam de gambiarra, que pode ser roubo também, mas não é visto como tal.

Sonhando alto

Teresa Britto e Ananias Carvalho, vereadores do PV, querem tornar a bancada verde a mais viçosa na Câmara Municipal de Teresina. Pode ser que consigam, mas antes é necessário que deixem de ser linha auxiliar de outros partidos, como foram, aliás, dos tucanos.

Maior João Alberto - deverá responder mais a Firmino Filho

Prazer

No Palácio da Cidade, as respostas às críticas do deputado estadual Firmino Filho poderão ser preferencialmente dadas por João Alberto (Planejamento).O secretário ainda carrega no coração um pouco daquela mágoa de 13 anos atrás quando foi preterido como candidato tucano à prefeitura. Firmino foi quem levou a melhor.

Olha lá

O movimento do petismo para ocupar o espaço de vice na chapa reeleitoral de Elmano Férrer comete dois erros graves. Primeiro é ignorar o governador Wilson Martins e seu PSB, segundo é não deixar espaços para o PMDB, um partido mais que perigoso: vingativo.

Sem trololó

Feriado que nada. Boa parte das escolas de ensino médio de Teresina aproveitou o dia de ontem para fazer revisão com seus alunos.Agora que o acesso à UFPI é somente pelo Enem quem ficar de trololó dança debaixo do boi.

Lição

Do ex-governador de São Paulo, José Serra: “O irrealismo cambial é o principal, mas não o único fator que explica a mediocridade da performance brasileira em turismo”.

Aliás

Se na eventualidade praticamente impossível de Elmano Férrer não ser candidato à reeleição, no time da atual administração o nome mais provável para um embate com Firmino Filho seria o de João Alberto.

O Partido Progressista, de Ciro Nogueira, pensa em tom mais realista. Deve apresentar além do vereador R. Silva, mais alguns nomes densos para ampliar a bancada. O PP trabalha com a possibilidade de eleger três vereadores, o que para quem tem apenas um é uma meta ambiciosa.

Indireta

Em Esperantina, sem eleições marcadas, há uma movimentação para que a escolha do prefeito no pleito suplementar se dê pela via indireta. Neste caso, vejam só, quem sonha em colocar o pai na prefeitura é o deputado estadual Themístocles Filho, presidente da Assembleia.

ping pong eficiência total

Silvio Leite esteve com o empresário Valdecy Claudino em São Paulo e, como é do seu feitio de cantar loas ao Piauí, disse que em Pedro II as lojas de venda de joias de opala tinham atendimento melhor que as da Oscar Freire e Haddok Lobo, ponto de grifes caras da capital paulista. Claro que o empresário deu de ombros. Mas a filha de Valdecy esteve em Pedro II e foi a uma das lojas, onde comprou R$ 10 mil. Valdecy ligou para Silvio. Valdecy: “Silvio, quero retirar o que disse sobre as lojas daí não terem atendimento igual às da Oscar Freire e da Haddok Lobo...” Silvio: “Que bom que o senhor concorda”. Valdecy: “Eles aí são piores. Conseguem vender mais que as lojas daqui”.

MINHA CASA, MINHA VIDA

Caixa iniciará operações da 2ª fase do programa na próxima semana

A primeira faixa de renda a ser beneficiada será de até R$ 1,6 mil por mês na área urbana neste ano A portaria com a regulamentação técnica da segunda fase do Programa Minha Casa, Minha Vida deve ser definida pelo governo até a próxima segunda-feira (27), segundo o diretor de Habitação e Infraestrutura da Caixa, Teotônio Rezende. Com a publicação da portaria, a Caixa já poderá começar a trabalhar na segunda fase do programa, lançada no último dia 16 pelo governo. Em entrevista à Agência Brasil, o diretor informou que a regulamentação foi discutida internamente pela Caixa e seguiu para análise dos ministérios das Cidades e do Planejamento. A segunda fase do programa prevê a construção de 2 milhões de uni-

dades habitacionais, número que ainda pode ser ampliado em 600 mil a depender do andamento do programa. Serão investidos R$ 125,7 bilhões. De acordo com Rezende, a portaria irá formalizar questões técnicas do programa, como a definição de valores máximos dos imóveis para cada cidade. De acordo com Rezende, o volume de novas contratações de crédito habitacional da Caixa, até o dia 17 de junho, chegou a R$ 30,8 bilhões, um crescimento de 4% em relação ao mesmo período de 2010 (R$ 29,6 bilhões). “Quando se compara com o ano passado, estamos quase no mesmo nível. Mas isso acontece

porque no início do ano passado, operamos com quase todas as linhas, inclusive com a faixa um [até três salários mínimos] do Minha Casa, Minha Vida”, afirmou. A Caixa está aguardando a regulamentação da segunda fase do programa, para iniciar a operação com a primeira faixa de renda (até R$ 1,6 mil por mês na área urbana) neste ano. Segundo Rezende, na comparação com 2010 (excluídos os resultados referentes à primeira faixa de renda), o crescimento do crédito imobiliário da Caixa este ano é 17%. A expectativa da Caixa é fechar este ano com R$ 81 bilhões de novas contratações de crédito habitacional.

municÍPIO DE URAÍ

Mais velho do país, prefeito de 93 anos é afastado pelos vereadores no Paraná Aos 93 anos, o prefeito mais velho eleito nas últimas eleições municipais foi afastado do cargo. Susumo Itimura (PSDB) estava no quinto mandato à frente de Uraí, município de 11 mil habitantes a 428 km de Curitiba. Ele foi cassado por 6 votos a 2 pela Câmara Municipal na quarta-feira (22). O processo era sobre o uso de notas frias para justificar gastos da prefeitura ainda no mandato anterior.

O vice já assumiu o cargo. A defesa de Itimura vai tentar reverter a cassação por meio de uma liminar. O vereador Jorge Noso (DEM), aliado de Itimura, diz que a cassação foi "totalmente política" e só ocorreu porque os governistas não têm maioria na Câmara. Noso falou que Itimura possui declarado um elevado patrimônio e que, por isso, não iria praticar irregularidades com o dinheiro público.

Em 2008, o agora ex-prefeito, que é produtor rural, declarou patrimônio total de R$ 55,4 milhões - um dos maiores de todo o país naquela eleição. Ele nasceu no Japão, mas se naturalizou brasileiro. No ano passado, o Ministério Público do Paraná entrou com uma ação civil pública contra Itimura por suspeita de desvios de verba do município. A reportagem não conseguiu localizá-lo nesta quinta-feira.

informações oficiais

Senado quer votar só em setembro projeto de acesso a arquivos O Senado se prepara para votar somente após o recesso parlamentar de julho o projeto de lei de acesso a informações oficiais. Os senadores parecem não ter pressa em votar o texto mesmo diante do recuo da presidente Dilma Rousseff, que desistiu de impor a vontade do governo em manter o sigilo eterno de documentos ultrassecretos. Os principais defensores da abertura de todos os papéis oficiais, entre eles a bancada do PT, planejam reiniciar o debate em agosto e votar o projeto em setembro, mês em que se comemora a liberdade de expressão. Eles alegam que o Senado estará, nas próximas semanas, dominado por discussões das medidas provisórias sobre sigilo dos orçamentos da Copa

de 2014 e da Olimpíada de 2016 e aumento de repasses para o BNDES. No entanto, querem manter o regime de urgência para assegurar que o tema terá prioridade no plenário. Oficialmente, o cronograma de votação será discutido entre líderes na semana que vem. "Vamos pressionar nas próximas semanas para ganhar o compromisso de liquidar a fatura logo no início do segundo semestre", afirma o senador Walter Pinheiro (PT-BA), um dos articuladores do fim do sigilo. Análise - A estratégia de deixar a votação para depois do recesso parlamentar permite também que o tema seja discutido na Comissão de Relações Exteriores, presidida por Fernando Collor (PTB-AL), que é declarada-

mente contra o fim do sigilo eterno. Collor listou 11 pontos que, na avaliação dele, devem ser modificados em relação ao texto original encaminhado pelo governo Lula e às alterações da Câmara. Além de acabar com o sigilo eterno, a Câmara incluiu na proposta do governo artigo prevendo que os três Poderes nas esferas federal, estadual e municipal, além do Ministério Público, estarão submetidos às novas regras. O texto original encaminhado pelo governo Lula em 2009 não apontou o alcance da proposta. Como é um projeto de lei federal formulado pelo Executivo, especialistas ouvidos pela Folha afirmam que ele teria alcance limitado aos papéis oficiais do governo federal.

DIREITO TRABALHISTA

Decisão do STF sobre aviso prévio é equívoco, diz Fecomercio A Fecomercio SP criticou a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a proporcionalidade do aviso prévio. O STF decidiu quarta-feira (22) que irá fixar regras para que o aviso prévio seja proporcional ao tempo de serviço prestado por um trabalhador. "Acho isso um equívoco, disse

Fernando Marçal, assessor jurídico da entidade. Representantes da indústria, como a CNI (Confederação Nacional da Indústria) e a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), disseram que irão aguardar a decisão do STF antes de se pronunciar. Atualmente, as

empresas aplicam a regra mínima definida pela Constituição, que diz em seu artigo sétimo, inciso 21: "São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: aviso prévio proporcional ao tempo de serviço.

.c


F -X C h a n ge

F -X C h a n ge

W N O

N O

W

!

PD

!

o dia

c u -tr a c k

y

bu

to

k

Sexta, 24/junho/2011

.c

.d o

c u -tr a c k

Editor: Luiz Carlos de Oliveira jornalodia@jornalodia.com.br (86) 2106-9943

Panorama Brasil é o 3º na rota de tráfico Político de cocaína para a Europa Nova fase relatório da onu

panoramapolitico@oglobo.com.br

Em anos anteriores, México, Panamá e República Dominicana eram 3º lugar

Cresceu nos últimos anos o número de cargas de cocaína apreendidas na Europa após passar pelo Brasil, segundo relatório divulgado na quarta-feira (22) pela Unodc, a agência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre drogas e crime. O Brasil é o terceiro país na rota de tráfrico da droga para a Europa. Entre 2005 e 2009, período analisado pela agência, o número de apreensões de

cocaína que chegaram à Europa após passar pelo Brasil aumentou cerca de dez vezes, 25 para 260, mas a quantidade variou bem menos, de 339 kg para 1.500 kg. Apesar desse aumento na participação brasileira, a Venezuela, com cerca 6.500 kg, e Equador, com aproximadamente 2.500 kg, foram os principais canais da cocaína traficada para a Europa dois anos atrás.

O Brasil surge em terceiro, ocupando o lugar que em anos anteriores já foi do México, do Panamá e da República Dominicana. O volume de cocaína que passou por solo brasileiro foi menor porque, de acordo com a agência, os casos envolvem pequenos traficantes, os 'mulas', que geralmente transportam a droga escondida em bagagens ou mesmo no próprio corpo. Já o esquema de tráfico da Venezuela envolve o transporte

em grandes quantidades, através de portos. Essa situação, porém, pode estar mudando, alerta a agência da ONU. Um exemplo foi a operação que apreendeu 3.800 kg de cocaína escondida em contêiner no porto de Paranaguá (PR), em fevereiro de 2009. A carga seria levado para a Romênia, país do leste europeu com importantes quadrilhas de tráfico internacional de drogas ilícitas.

PROUNI

Encerram hoje inscrições para o programa Universidade para Todos Terminam hoje, 24, as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Para o segundo semestre de 2011 são oferecidas 92 mil bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. Podem participar estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas e fizeram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. As inscrições devem ser

feitas exclusivamente pela internet, no site do programa. Do total de bolsas oferecidas pelo ProUni nesta edição, 46.970 são integrais e 45.137 são parciais, que custeiam 50% da mensalidade. O benefício integral pode ser pleiteado por candidatos que tenham renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo. Já as parciais destinam-se a estudantes com renda familiar per capita de até três salário

mínimos. Além de atender aos critérios de renda, o candidato precisa ter atingido o mínimo de 400 pontos na média das cinco provas do Enem e não ter tirado zero na redação. Ao fazer sua inscrição, o estudante pode escolher até três opções de curso e instituições diferentes, elegendo suas prioridades. A divulgação da lista dos pré-selecionados em primeira chamada está prevista

Por Ilimar Franco

A ida da presidente Dilma Rousseff à festa de São João de Caruaru faz parte de seu esforço de aproximação dos aliados e de maior participação na articulação política. Além de sair da reclusão do Palácio do Planalto, a visita também foi uma tentativa de pacificar a relação com o governador Eduardo Campos (PE), que andou se irritando com a articulação política do governo.

Pressão contra o Rio

Congressistas de estados não produtores lançam, na quartafeira, a Frente Parlamentar em Defesa da Democratização na Distribuição dos Royalties do Petróleo. A iniciativa é coordenada pelo senador Wellington Dias (PT-PI) e pelos deputados Marcelo Castro (PMDB-PI), Alceu Moreira (PMDB-RS) e Júlio Cesar (DEM-PI). Já a Confederação Nacional de Municípios faz reunião na terça-feira para discutir o mesmo assunto, além da emenda 29. A ideia é fazer uma grande mobilização de prefeitos em Brasília, nos dias 12 e 13 de julho, quando está prevista a apreciação do veto do então presidente Lula à redistribuição dos royalties.

"Aqui é o local adequado para colocar o pé na jaca” Presidente Dilma, no jantar em Caruaru, onde comeu arrumadinho, sarapatel, cocada e pé de moleque Hans von Manteuffel

para o dia 27 de junho. Os aprovados deverão comparecer às instituições de ensino para as quais foram selecionados até o dia 6 de julho, a fim de comprovar as informações prestadas durante as inscrições. Haverá ainda mais duas chamadas, nos dias 12 e 25 de julho, para preencher as vagas remanescentes. O cronograma completo e a lista das vagas disponíveis podem ser consultados no site do programa.

AMÉRICA DO SUL

Relatório aponta que Brasil lidera uso de remédios para fins ilícitos Brasil, Bolívia e Chile são os países da América do Sul que mais consomem medicamentos para uso ilícito, segundo um relatório divulgado ontem pelo UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes). Os remédios mais utilizados pertencem ao grupo dos analgésicos, principalmente aqueles que levam codeína em sua fórmula-servem para o controle da dor. O uso abusivo desses medicamentos somente na América do Sul é calculado entre 0,3% e 0,4% da população adulta. Isso equivale a aproximadamente 850 mil a 940 mil pessoas. No Brasil, entretanto, o

porcentual é maior que essa média, com 0,5%. No Chile o percentual é 0,5%, enquanto na Bolívia é de 0,6%. Já na Costa Rica, na América Central, taxa é de 2,8%. Estimulantes - O levantamento aponta também que em 2009 o Brasil se tornou, entre as nações sul-americanas, um dos maiores consumidores de estimulantes sintetizados como meta-anfetamina e anfetamina --o uso clínico mais comum é como moderador de apetite e para o tratamento de deficit de atenção e hiperatividade--, além do ecstasy. À lista se junta a Argentina e, em menor extensão, o Chile. Nesse mesmo ano, uma

pesquisa mostrou que 10,5% dos universitários brasileiros usavam anfetamina, com ocorrência maior entre as mulheres do que os homens. Entre o grupo estudado, os maiores de 35 anos consumiam mais a substância, seguidos da faixa etária entre 25 e 34 anos. Nos últimos 20 anos, o uso de drogas sintetizadas se transformou em um dos mais significantes problemas mundiais. AIDS - O nível global de prevalência da Aids entre os usuários de drogas injetáveis é estimado em 17,9%. Isso significa que 2,8 milhões de pessoas que injetam drogas estão contaminadas com o HIV.

De acordo com o Grupo de Referência, a prevalência do HIV entre usuários de drogas injetáveis varia bastante de acordo com a sua localização geográfica. As maiores taxas são na América Latina, Leste Europeu e Leste e Sudeste da Ásia. Combinadas, essas regiões respondem por 73% do número mundial de usuários de drogas injetáveis portadores de HIV. Em alguns países, a existência de HIV é extremamente alta. O Brasil está entre eles, com 48% dos usuários de drogas injetáveis estando infectados pelo HIV. Na Estônia, esse número chega a 72%. Na Argentina, fica em 50%.

ORIENTE MÉDIO

Obama anuncia retirada de 33 mil soldados do Afeganistão até 2012 O presidente dos EUA, Barack Obama anunciou ontem, em um discurso pronunciado na Casa Branca, o plano para o início da retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão, primeiro passo para encerrar um conflito que começou há dez anos e é cada vez mais impopular nos Estados Unidos. Até o final deste ano, 10 mil soldados americanos devem retornar aos EUA, e outros 23 mil até setembro de 2012. “É o começo do fim da guerra. (...) Temos que fazer o trabalho difícil. (...) Vamos tentar fazer do Afeganistão um lugar perfeito. Não vamos

patrulhar as ruas do Afeganistão para sempre. Esse é um papel do governo afegão”, disse Obama. “O que podemos fazer é manter uma parceria com o povo afegão”, completou. Mais detalhes sobre o retorno dos soldados, como eles serão escolhidos e uma data inicial não foram informados pelo presidente. O prazo final para a retirada de todos os 100 mil soldados americanos é 2014. “Vamos pressionar o Paquistão para que o governo possa assegurar mais segurança à região. Enquanto eu for o presidente, nós não

vamos tolerar os que querem nos matar”, disse ele. Ainda de acordo com Obama, os Estados Unidos vão contar com o apoio da comunidade internacional para estabelecer a paz no Afeganistão. "Somos uma nação que olha os inimigos pela justiça, pela lei, e respeitando os direitos de todos os cidadãos. Nós protegemos nossa liberdade e prosperidade, dividindo-as com os outros", disse. Obama declarou ainda que aqueles que querem ser "parte de um Afeganistão pacífico" devem "abandonar a Al Qaeda, a violência e seguir a consti-

tuição afegã". O anúncio encerra semanas de especulações sobre o futuro da presença militar dos EUA no Afeganistão, onde há 100 mil militares norte-americanos. Militares alertaram Obama a não fazer uma retirada exagerada, sob pena de reverter os avanços dos últimos meses contra a insurgência do Taleban. Por outro lado, o governo precisa reduzir seus gastos com a guerra -- que atualmente custa mais de US$ 110 bilhões -- e estancar a perda de vidas norte-americanas, sob pena de ser castigado pelo eleitorado nas eleições de 2012.

ARTE POPULAR. A presidente Dilma Rousseff ficou encantada com o poeta Antônio Marinho, de São José do Egito (PE), que se apresentou em jantar na casa do deputado Wolney Queiroz (PDT-PE), anteontem. Ela acabou atrasando a agenda ao pedir que ele declamasse mais poesias. Antônio se tornou o centro das atenções. Na foto, presidente Dilma ao lado do governador Eduardo Campos (PE), em camarote no Pátio do Forró.

Suspense

A presidente Dilma Rousseff quase não conseguiu aterrissar anteontem em Caruaru (PE), para apreensão dos políticos locais, que a esperavam. A pista de pouso da cidade não opera por instrumentos e havia muita nebulosidade.

Transparência

Presidente do PPS, o deputado Roberto Freire (SP) pretende lançar Claudio Weber Abramo, da Transparência Brasil, para o Tribunal de Contas da União. O ministro Ubiratan Aguiar vai se aposentar e essa vaga é da Câmara.

Jeitoso

O ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) tentou tirar o senador Valadares (PSB-SE) da cadeira em que estava sentado, na posse da ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil). “Você está sentado na minha cadeira”, disse Mercadante. “Não estou”, respondeu Valadares. “Está sim”, insistiu o ministro. Não satisfeito, Mercadante chamou o cerimonial para ajudálo. “Sou um senador da República e não vou levantar. Da próxima vez, coloquem mais cadeiras”, explodiu Valadares.

Bancada evangélica

O senador Magno Malta defendeu, em reunião com a presidente Dilma, semana passada, parceria do governo com comunidades terapêuticas, ligadas a religiosos, para tratar dependentes químicos, o que foi anunciado anteontem.

Queda de braço

O governo quer aumentar os royalties da exploração de minério, hoje em 2%. Em países como a Austrália, esse percentual é de 10%. As empresas alegam que aqui há tributos que não existem lá, o que compensaria os valores mais baixos.

O MINISTÉRIO da Saúde discute com a Argentina cooperação para mútua transferência de tecnologia na produção de vacinas. O Brasil investe cerca de R$ 1,5 bilhão na produção nacional de vacinas. COTOVELADAS. Nas nomeações para cargos de segundo e terceiro escalão nos estados continuam as cotoveladas entre PT e PMDB. A COMISSÃO de Meio Ambiente do Senado faz audiência pública sobre o Código Florestal, no dia 30, com a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente).

m

lic

C

m

w

w

w

.d o

o

C

lic

k

to

bu

y

Últimas

w

w

w

o

PD

.c


PD

N O

y

bu

to

to

bu

y

N O

W

!

o dia k

Droga predileta

O Brasil se destaca em um ranking que não orgulha os brasileiros. Relatório da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Drogas e Crime (UNODC), divulgado ontem, aponta que o Brasil foi o principal país usado por traficantes para transportar a cocaína produzida na região dos Andes para a Europa. Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas, o número de carregamentos de cocaína advindos do Brasil interceptados na Europa saltou de 25 (o que totaliza 339 quilos), em 2005, para 260 (o que totaliza 1,5 tonelada), em 2009. O documento afirma que o Brasil foi citado pela Organização Mundial das Aduanas como um dos mais importantes centros de distribuição mundiais de cocaína, ao lado da Venezuela, do A cannabis Equador e da Argentina, tendo registrado “crescente continua sendo a importância” no transporte droga predileta do da droga para a Europa em 2009. O relatório foi lançado mundo, de acordo com a organizaem razão do Dia Internacional contra o ção. E se depenAbuso e o Tráfico de der do Brasil, não Drogas, dia 26 de junho. perderá o título Para o Brasil, a existência deste dia pode parecer contraditória, já que a Suprema Corte do país liberou por unanimidade a realização de marchas pela legalização da maconha em qualquer estado. Enquanto a ONU defende um dia especial para se refletir sobre os prejuízos de toda ordem causados não apenas pelo tráfico (crime no Brasil), mas pelo abuso de drogas, enquanto que o Supremo Tribunal Federal entende que se deve garantir direitos à liberdade de reunião e expressão, previstos na Constituição Federal, mesmo que esta manifestação esteja diretamente ligada a práticas condenáveis pela legislação do país, como neste caso. Vale ressaltar que no mesmo relatório divulgado pela ONU faz-se menção ao uso da maconha. A cannabis continua sendo a droga predileta do mundo, de acordo com a organização. E se depender do Brasil, tem tudo para não perder o título, a não ser depois de as marchas pela legalização da cocaína, do crack, do oxi, entre outras, também forem aprovadas.

c u -tr a c k

Editora interina: POLLYANA ROCHA jornalodia@jornalodia.com.br (86) 2106-9943

JOTA A

editorial

“É consenso entre membros da sigla que o partido terá candidaturas próprias tanto na capital quanto no interior do Estado. Ainda não definimos nomes, pois achamos que ainda não é o momento" Deputado estadual Luciano Nunes, presidente do Diretório Estadual do PSDB

“Portanto, quem quiser ainda pode mudar de partido. Qualquer pessoa pode. Eu convido a todos os que estão insatisfeitos com seu partido a ingressarem no PSD” Deputado federal Júlio César Lima, que também garante que o PSD terá candidatura própria

artigos

Patronímico

Dr. Roberto Victor Pereira Ribeiro Advogado e Consultor Jurídico

O Inolvidável filólogo Silveira Bueno traz o verbete “patronímico” com a seguinte semântica: Relativo ao pai; derivado do nome do pai (sobrenome). Por sua vez, o lexicógrafo português Caldas Aulete complementa: diz-se de um sobrenome derivado do nome do pai ou ascendente. Resolvi trazer de forma inaugural essas duas explicações desse vocábulo para só depois entrar na matéria estrita do artigo. Ter a paternidade reconhecida é um direito que a Constituição Federal brasileira garante a todos os brasileiros, inclusive aos filhos havidos fora do matrimônio.

A paternidade não é algo tão difícil de ser conseguida: basta que a mãe solteira ao se dirigir ao cartório para registrar seu filho, comunique ao tabelião o nome do pai. Neste caso, o tabelião informará ao juiz que marcará uma audiência para escutar as partes. Comparecendo pai e mãe do registrando, o magistrado perguntará se o pai reconhece o filho(a), se for positiva sua resposta, a filiação será reconhecida e, a partir dali, constará no registro o nome do pai. Em caso negativo, será instaurado um processo de investigação de paternidade. Faz-se mister informar que este processo será movido pela mãe no caso de filhos menores de 18 anos ou pelo próprio filho, caso este seja

É muito comum a mãe, por receio de desagradar o ex-parceiro, deixar de informar ao tabelião o nome do suposto pai da criança maior de 18 anos. A filiação constante do registro não serve apenas para aplacar as dores daqueles que tem em suas identidades a informação de “pai

desconhecido”, mas também para surtir efeitos sucessórios e patrimoniais, como pensões, heranças etc. Infelizmente, a maioria das mães solteiras não buscam esses direitos dos filhos deixando-os, assim, à margem de suas garantias e direitos ressalvados. É muito comum a mãe, por receio de desagradar o ex-parceiro, deixar de informar ao tabelião o nome do suposto pai da criança. Destarte, o tabelião não poderá oficiar ao juiz para que o mesmo marque a audiência para dialogar acerca da filiação do nascido. Portanto, se você conhece algum caso dessa seara, informe aos interessados que procurem os seus direitos, seja por via da Defensoria Pública ou por meio de advogados.

Tio Nequinho: Um século de vida Claudete Maria Miranda Dias Historiadora nativa de São Raimundo Nonato e sobrinha

São poucos os seres humanos no mundo que chegam a completar UM SÉCULO DE VIDA, com saúde, lucidez e integridade física e mental!!! Aqui no Piauí, existem alguns raros e entre eles o meu tio Manoel Ribeiro Dias, meu tio Nequinho e de uma numerosa quantidade de sobrinhos espalhados pelo Brasil afora, pai de 10 filhos, avô de 42 netos e netas e 25 bisnetos. Além dos 100 anos de vida, está completando 70 anos de casado com a tia Amélia , uma Sra. de 94 anos, lépida e fagueira, que adora cuidar do jardim onde mora, no sítio Baixão, em São Raimundo Nonato. Agora dia 25 de junho de 2011, eles estarão recebendo os parabéns em uma festa organizada por toda a prole, rodeados de todos os parentes, familiares e amigos mais próximos, pois uma data desta

merece uma linda comemoração. A própria cidade de SRNonato está festejando a data deste seu cidadão tão ilustre, que coincidentemente é mais velho um ano do que a cidade que completará 100 anos em junho de 2012. Nascido e criado em SRNonato, o tio Nequinho, é uma personalidade e personagem da história, tanto por sua longevidade como por tudo que ele edificou em termos de família, unida em todos os momentos bons e difíceis, pelas histórias que ele tem pra contar, e principalmente por ser um testemunho vivo da história da cidade, hoje, a capital da pré-história latinoamericana. Sentado em sua cadeira confortável na varanda da casa do sítio Baixão ao lado da tia Amélia e dos filhos Izilda e Cícero, que moram com eles a vida toda, ele recebe e acolhe aos filhos e filhas que moram em outros lugares e aos amigos que vão visitá-los, sempre com uma doçura rara de se ver em uma pessoa com

esta idade. A família Ribeiro Dias, que praticamente fundou São Raimundo Nonato, ainda hoje é uma família respeitada, cheia de nomes ilustres vivendo em vários lugares do Brasil e do mundo, mas o tio Nequinho nunca morou em outra cidade, diferente dos irmãos Antonio e Raimundo Ribeiro Dias que moram em Teresina, da irmã falecida Antônia que morou em São Paulo. Todos filhos de João Dias da Silveira, o vovô, e de Ana Ribeiro Dias, a vovó Donana, que deixaram um legado de honestidade e uma herança valiosa para toda a família: o amor que uniu os dois. Uma vez ela me disse ao respondê-la porque optei ser solteira e não ter filhos: “você está certa minha filha, viva sua vida do jeito que você escolheu, casar não é pra qualquer um, eu casei porque encontrei meu João, senão não teria me casado”. Esta resposta ainda ressoa na minha mente e serve pra exemplificar também o casamento de 70 anos

do Tio Nequinho e Tia Amélia, numa época em que os casamentos duram tão pouco, eles são um exemplo de superação, como são também meus pais Raimundo e Ester que estão casados há 63 anos. Costumo dizer que eles são meus heróis. Os 100 anos de vida do tio Nequinho e os 70 anos de casados com a tia Amélia têm um enorme significado para todos nós que temos a felicidade de conviver com eles que, ao longo destes anos só melhoraram como seres humanos, por isto a festa e as comemorações ao lado dos irmãos Raimundo e Mariazinha, da cunhada Ester e do cunhado Deusdedith, dos filhos Isaura, Eudete, Djalma, Diana, Raimunda, Rosália, Izilda, Crismélia, Josefina e Cícero e de uma infinidade de sobrinhos, netos, bisnetos e amigos na grande festa dia 25/6! VIVA O TIO NEQUINHO E A TIA AMÉLIA!

o

.d o

m

lic

.c

FRASES

c u -tr a c k

C

m

w

w

w

.d o

o

C

lic

k

Sexta, 24/junho/2011 w

w

w

F -X C h a n ge

!

F -X C h a n ge

W

Opinião

PD

.c


PD

N O

y

bu

to

to

bu

y

N O

W

!

o dia

c u -tr a c k

k

.d o

c u -tr a c k

Editora (Interina): Aline Rodrigues jornalodia@jornalodia.com.br (86) 2106-9942

Na liderança

River vence mais uma em casa e continua invicto

Com gol de Antônio Carlos, tricolor bateu o Barras e se distanciou dos rivais na disputa pela liderança Josiel Martins

Aline Rodrigues

Portalodia

Interina

Três jogos, três vitórias e nove pontos somados. Esta é a campanha do River no returno do Piauiense. Em jogo principal da rodada dupla no estádio Lindolfo Monteiro, o time do Barras foi a mais nova vítima do Galo. Com gol de Antônio Carlos, a equipe riverina permanece invicta na competição. Velocidade e muita mar-

cação dominaram o primeiro tempo da partida. Com melhores oportunidades e mais volume no ataque, o Barras criava as melhores oportunidades. O River perdia bolas no ataque com erros de passes. O Bafo poderia ter saído com resultado favorável. Aos 41 minutos, Mimi recebeu bola sozinho e ficou cara a cara com

o goleiro Fábio, mas chute foi para fora. O segundo tempo foi mais movimentado para ambas as equipes. O bom público presente no Lindolfo pedia substituição no River, e o técnico Fernando Polozzi atendeu. Diego Torres e Xavier entraram no lugar de Tote e Negrete e deram maior qualidade no ataque riverino. Logo após as t rocas, Baby defendeu chute

perigoso de Antônio Carlos que tirou o grito de gol dos torcedores. Com toque aprimorado, Diego Torres abriu bola para Antônio Carlos balançar as redes do Barras e sair comemorando aos 24 minutos do segundo tempo. O gol fez com que o Bafo perdesse ritmo de jogo , passando o River controlar a partida. Nos minutos finais, um escanteio

deu fôlego aos jogadores de Barras obrigando até o goleiro Baby ir para grande área. Mas a zaga do Galo afastou o perigo e o Barras não teve mais tempo: 1 a 0. Mesmo com a derrota, o

Barras caiu para quinta colocação do certame com quatro pontos ganhos. O River visita o 4 de Julho, em Piripiri, na próxima rodada. O Barras enfrenta o Picos no estádio Helvídio Nunes.

Flamengo perde a segunda e continua sem pontuar no returno O feriado de Corpus Christi foi de muito futebol. Quatro jogos movimentaram a terceira rodada do returno do Campeonato Piauiense. Na partida preliminar disputada no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, o Flamengo foi derrotado pelo Piauí com gol contra de Natan. O rubro-negro permanece sem pontos no returno, enquanto o Enxuga-Rato vai para sexta colocação e completa uma lista formada por quatro equipes, todas elas com quatro pontos na competição. O primeiro tempo no Lindolfo foi brigado, marcado pelas faltas. Apenas na etapa inicial, o árbitro Francisco Lima distribuiu quatro cartões amarelos. Na volta do intervalo, os times mostraram maior disposição e o jogo ganhou em qualidade. Aos seis minutos, após cobrança de escanteio e confusão na área do Flamengo a bola balançou as redes. Vitor Cearense saiu comemorando, mas o juiz assinalou gol contra de Natan. O gol deu ânimo para o Piauí. Sertãozinho fazia boas movimentações no ataque e criava as melhores oportunidades para o enxuga-rato. Apenas aos 31 minutos, o Flamengo conseguiu chegar com perigo na meta do goleiro Fernando Pato que foi forçado a praticar excelente defesa.

Raoni Barbosa/O DIA

lanterna

clássico

Piauí, com técnico interino, bateu o Fla ontem no LM

Atrás do resultado de empate os jogadores do Flamengo paravam o jogo com faltas. Aos 33 minutos, Buda entrou com um carrinho violento enquanto a bola já estava nas mãos de Fernando Pato. Ele foi expulso do jogo e a partida permaneceu cinco minutos paralisada para atendimento do goleiro do Piauí. Restabelecida, a partida ganhou contornos dramáticos nos cinco minutos finais. Galvão, para o Piauí, teve a chance de aumentar o placar, chute foi para fora. Do lado rubro negro, Índio teve duas oportunidades: a primeira de cabeça, com defesa do goleiro Izau. A segunda, aos 48, o atacante apareceu livre em baixo da

trave do Piauí. Quando todos os torcedores comemoravam o gol, Izau cresceu no lance e praticou outra defesa. No apito final, o clima entre no Flamengo esquentou. Na saída para os vestiários, Índio discutiu com jogadores da equipe com troca de acusações e inicio de tumulto. O próximo compromisso do Rubro Negro é contra o Parnahyba, neste domingo, no estádio Lindolfo Monteiro que terá rodada dupla com o Piauí recebendo o Comercial de Campo Maior.

Comercial vence

Jogando fora de casa, o Comercial de Campo Maior confirmou superioridade e derrotou o Princesa do Sul no estádio Tibério Nunes pelo

placar de 2 a 0. Popó e Fábio foram os responsáveis pela vitória comercialina. Com muitos problemas, o time de Floriano perdeu a terceira seguida e está na lanterna da competição. Já o Comercial subiu para o segundo lugar, com seis pontos. Outro jogo disputado no interior ficou no 0 a 0. No estádio Mão Santa, Parnahyba e Picos fizeram partida equilibrada, porém sem gols. O resultado deixou as equipes dentro do grupo de classificação para as semifinais do campeonato com quatro pontos cada. O time do litoral perde nos critérios de desempate, sendo o quarto colocado da fase classificatória. (Josiel Martins)

Um Prego na Chuteira

DEUSDETH NUNES - GARRINCHA jornalodia@jornalodia.com.br

Pediu o boné O treinador do Piauí Esporte Clube, Emerson Mateus, pernambucano já não é mais. É ex. Pediu as contas ou foi dispensando, tanto faz. Era a segunda vez que ele ancorava no Zé do Povo. Pelo visto não está tendo muito sorte nesta carreira. Ex-atleta e de boa aparência, o Mateus andou sofrendo um bocado com as faltas de condições de treinamento do Piauí. Com um campo de futebol lá na Usina Santana, apenas um campo de treinamento e faltando muita coisa mais do plantel que lhe era oferecido não era lá essas coisas. Na verdade, o Zé do Povo, nesta sua mudança para aquelas bandas não tem sido feliz, porque o campo é cercado de paus, lá no fundo e ainda falta fazer o muro. As condições financeiras do clube não são boas. Ninguém ajuda o Piauí, e seu Reinaldo vem fazendo da fraqueza força. Contam-se nos dedos quem ajuda financeiramente o Piauí, tipo o doutor Antonio Carlos Costa, que não sovina os seus 500 ou mais, na surdina, para ninguém ficar sabendo. Sem chances no campeonato, com um plantel salário mínino e olhe lá, o Piauí é apenas mais um concorrente no campeonato, mais uma peixão do Reinaldo Ferreira que está com a tremenda responsabilidade, já que foi ele quem vendeu o imenso patrimônio do clube, quem comprou outro. Enfim, Reinaldo é o dono do Piauí. Não sei das causas da saída do treinador gordinho do Piauí, mas me parece que era gente boa. Outro que ficar no seu lugar é mais um para tocar para frente uma canoa furada, como dizia, o antigo e bota antigo nisso, locutor

CBJ

Cadê Zé Lima?

Quem chega na federação de futebol e quer falar com o presidente da FFP não encontra Zé Lima porque o homem é da Parnaíba e mora lá. E como dizem que ele também não resolve nada, deixa para lá. Enquanto isto, Daniel Português Filho dá um de paxá sentadão à mesa da mentora achando bom ser presidente nem quase seja de mentirinha.

Verdão

Com a mexida no Verdão, a quadra do ginásio está em excelentes condições e o presidente da federação de futsal, Marcos Said, está preparando seus campeonatos. Uma federação que não para de fazer suas promoções e está sempre aberta dando expediente normal.

Cajuína Sarah Guerreira Nossa menina de ouro nos tatames ainda comemora sua conquista mais recente, que foi em solo carioca, mas também se prepara para mais um desafio. Sábado ela disputa a Copa do Mundo de São Paulo.

É grande a expectativa do aparecimento deste time de futsal, chamado Cajuína que o deputado Marlon Sampaio anda anunciado. Por enquanto de Cajuína só vejo aquela feita pela senhora mãe dele, que é a melhor do estado, diretamente de Esperantina. O time de futsal com o nome de Cajuína ainda está nos maturis.

o

.c

m

lic

C

m

w

w

w

.d o

o

C

lic

k

Sexta, 24/junho/2011 w

w

w

F -X C h a n ge

!

F -X C h a n ge

W

Esportes

PD

.c


F -X C h a n ge

F -X C h a n ge

c u -tr a c k

Neymar

Fotos: Divulgação

W N O y bu to k lic .d o

m

w

o

.c

C

m o

.d o

Jornal o dia Sexta, 24/junho/2011

w

w

w

esportes

w

w

C

lic

k

to

bu

y

N O

W

!

8

PD

!

PD

c u -tr a c k

O maior santista depois da ‘era Pelé'

Aos 19 anos, atacante marcou um dos gols que deram ao Santos o seu terceiro título na Taça Libertadores da América O título da Taça Libertadores 2011 eleva Neymar ao posto de mais importante jogador do Santos desde a "era Pelé". Aos 19 anos, o garoto provou ser um fenômeno não só de marketing, mas um atleta fora de série. Foi o maior trunfo alvinegro durante a vitoriosa campanha do tricampeonato continental, com atuações magníficas. Marcou seis gols e terminou a competição como vice-artilheiro. Após triunfo sobre o Peñarol, levantou o troféu mais cobiçado da América, algo que o Peixe só havia conseguido com Pelé em campo.

O Santos está classificado para a disputa do Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão. Vai tentar segurar Neymar para continuar sendo forte na luta pela terceira estrela em sua camisa. Seja, como for, o título da Libertadores, até o momento, marca o ponto alto de uma trajetória que começou há oito anos, quando Neymar, então um mirradinho menino de 12 anos, atravessou os portões da Vila Belmiro para começar a jogar futsal. O garoto já “barbarizava” adversários nas areias da Praia do Itararé, em São Vicente, desde muito novo. Foi descoberto por Roberto Antônio dos Santos, o Betinho, que também havia garimpado Robinho. Primeiro levou o atual craque santista para jogar futsal no vicentino Clube de Regatas Tumiaru, maior rival do Beira-Mar, onde Robinho começou. Depois de rodar alguns times de salão da Baixada Santista, Neymar foi para o Santos em 2003. Logo caiu nas graças de Zito, capitão do time de Pelé e que depois passou a atuar como gerente de futebol santista. Aos poucos, Neymar foi trocando as quadras pelo campo. Vendo que tinha uma joia nas mãos - as semelhanças com Robinho saltavam aos olhos - o clube passou a cercar o menino de cuidados. Com apenas 14 anos, em 2004, ele já ganhava um salário de R$ 3 mil. Suas atuações pelo time infantil do Peixe chamavam atenção. Todos queriam saber quem era o “novo Robinho”. Era assim que Neymar era tratado no início: como o sucessor natural

do Rei das Pedaladas. Em 2007, o craque passou a ser representado pelo empresário Wagner Ribeiro. No mesmo ano, visitou, a convite de Robinho e de Ribeiro, o Real Madrid. Um início de namoro começou ali. O clube merengue já havia observado a performance do menino e quis levá-lo naquele momento para acabar de formá-lo. O Real queria seu próprio Messi. O assédio fez o Peixe se mexer. No mesmo ano, multiplicou o salário do garoto, que passou a ganhar R$ 30 mil. Ainda não era um profissional, mas ganhava como jogador de elenco principal. Em 2008, Neymar começou a treinar no time de juniores. Era bem menor que os companheiros, mas chamava muita atenção. Enfim, 2011 começou com o Santos classificado na Taça Libertadores. Neymar voando em campo, jogando muito bem. Logo de cara, mais um título estadual e em cima do Corinthians, o maior rival, com um gol do astro na decisão. Tudo ia muito bem para o prodígio santista até que veio o baque: a notícia de que uma ex-namorada, menor de idade, estava grávida. Ele foi comunicado antes da viagem para o México, onde o Peixe eliminou o América-MEX. Inicialmente, o jogador ficou assustado. Mas assumiu a bronca. De menino, se tornará pai de um garoto. Mateus é esperado para novembro. Com uma responsabilidade dessas, só resta a Neymar jogar mais e muito. Tudo bem. É o que ele mais curte fazer.

Antes de embarque, atacante descarta duelo pessoal com Messi Ontem, antes de embarcar para a Argentina, onde se juntará com o grupo da seleção brasileira para a disputa da Copa América, o atacante Neymar descartou um duelo pessoal com Messi em um possível confronto entre Brasil e Argentina na competição.

"Quero fazer um ótimo campeonato e ajudar o meu país. Não é Neymar contra Messi, é Brasil contra Argentina", afirmou o jogador, ainda empolgado com o título da Taça Libertadores, conquistado na última quartafeira, após a vitória por 2 a 1 sobre o Peñarol.

"A ficha ainda não caiu. Já vi imagens, já me vi comemorando, mas ainda não caiu. O clima é de alegria, vamos trabalhar mais animados na Copa América. O foco é só na seleção", afirmou. O craque aproveitou a ocasião para acalmar os torcedores santistas quanto ao seu

Copa América

futuro. "Ouvi falar sobre [propostas do] Real Madrid, mas não estou sabendo de nada, nem meu pai, nem meus agentes. Então minha cabeça é no Santos". Já o meia Elano projeta um trio santista na seleção, com ele, Neymar e Ganso. "A gente está indo para procurar

fazer o melhor junto com o grupo. Se tivermos a possibilidade de jogarmos juntos, seria muito legal. Nossa amizade pode ajudar muito", afirmou. Assim como Neymar, o jogador falou na emoção em colocar o seu nome na história do Santos com a con-

quista da Libertadores deste ano, o terceiro na história do clube alvinegro. "O mais gostoso é que isso nunca vai ser apagado, você entrar na história de um clube. Não é permanecer em um clube e sair rápido, agora tenho uma história muito bonita", afirmou.

Mundial sub17

Seleção canarinho sonha com entrosamento rápido

Brasil garante vaga antecipada para as oitavas de final

Da data em que iniciou os treinamentos na Argentina até a estreia na Copa América, a Seleção Brasileira terá ao todo 13 dias. Pouco tempo para entrosar uma equipe que pouco se conhece. Por isso, o principal desafio do técnico Mano Menezes na competição é encontrar uma maneira de minimizar esse problema. É verdade que o treinador teve oito amistosos antes de viajar para seu primeiro torneio oficial, mas o ritmo dessas partidas impede testes mais duros. "A maior preocupação da Seleção Brasileira hoje é o entrosamento dentro de

Em um dia pouco inspirado da garotada treinada por Emerson Ávila, um golaço de falta do meia Adryan, do Flamengo, classificou a Seleção Brasileira para as oitavas de final do Mundial Sub-17 com uma rodada de antecipação: 1 a 0 sobre a Austrália ontem, em Guadalajara, no México. Após bater a Dinamarca por 3 a 0 na estreia, o Brasil agora soma seis pontos e já garantiu uma das vagas do Grupo F. A Austrália tem três e está em segundo, já que Costa do Marfim e Dinamarca se enfrentam ainda nesta quinta, às 20h (de Brasília). O

campo por causa da renovação dos jogadores e também porque não temos as eliminatórias. Só tivemos jogos amistosos e essas partidas não têm a mesma força de uma competição", declarou o goleiro Julio César. Como é país-sede da próxima Copa do Mundo, o Brasil não necessita disputar as eliminatórias. Assim, restam amistosos e competições como Copa América e Copa das Confederações. Não à toa, o técnico Mano Menezes tem alertado há tempos para a importância do torneio na Argentina. Homem de confiança do

treinador na época de Corinthians, Elias acredita que o comandante saberá encontrar o ponto certo. Mas só durante a Copa América. "Temos muito pouco tempo para estarmos afinados. Mas tenho certeza que a equipe vai encontrar entrosamento e crescer durante o torneio", disse o volante. A Seleção Brasileira está no Grupo B da Copa América. A estreia será no dia 3 de julho, contra a Venezuela, em La Plata. Depois, no dia 9, o Brasil encara o Paraguai, e no dia 12 duela com o Equador. Esses dois jogos serão em Córdoba.

Treino Comandados de Mano Menezes durante treino com bola na tarde de ontem

próximo jogo dos brasileiros é contra os africanos, domingo, às 20h (de Brasília), no encerramento da primeira fase. Assim como na estreia, o Brasil jogou mal na etapa inicial e teve poucas chances. Aos 14, Adryan fez a primeira boa jogada da Seleção e caiu na área, mas o árbitro acertou ao não marcar pênalti. A melhor oportunidade antes do intervalo foi da Austrália: aos 15, Espindola driblou Matheus e chutou rente à trave direita do goleiro Charles. A Seleção repetiu novamente a história do primeiro jogo e melhorou bastante após o intervalo. Emerson Ávila

tirou Hernani e Guilherme para as entradas de Misael e Nathan. Aos 18, o Brasil chegou bem perto de abrir o placar: Matheus passou por um rival e cruzou, o goleiro Izzo espalmou e Marlon Bica pegou de primeira, de frente para o gol, mas a bola bateu em Tombides e não entrou. Mais confiante, Adryan subiu de produção e foi derrubado na entrada da área. O próprio camisa 10 se responsabilizou pela cobrança e fez bonito: com categoria, o meia do Flamengo acertou o ângulo direito de Izzo e fez um golaço, garantindo o 1 a 0 para os brasileiros.

Garotada Adryan marcou o gol que garantiu mais uma vitória no México

.c


F -X C h a n ge

c u -tr a c k

.c

.d o

N O

o

C

lic

k

to

bu

y

W

m

w

w

c u -tr a c k

.c

Sexta, 24/junho/2011

Editora Interina: ALINE RODRIGUES jornalodia@jornalodia.com.br

exploração

Raoni Barbosa/O DIA

w

.d o

o

C

lic

k

to

bu

y

N O

o dia w

w

w

MARCHA PARA JESUS

Mais de cem mil evangélicos nas avenidas

Raoni Barbosa/O DIA

Eles pregaram valores, como amor e solidariedade, e levaram a palavra de Deus Maria Romero

Aline Rodrigues

Especial para Em Dia

editora Interina

O feriado de Corpus Christi levou às ruas, na tarde de ontem, milhares de pessoas. A Marcha para Jesus, realizada em conjunto por várias denominações evangélicas, e que acontece internacionalmente, busca restituir os valores perdidos pela família, pregar o amor e a solidariedade e levar a palavra de Deus a todos que acompanham o evento. A marcha se iniciou no balão do bairro São Cristóvão, na zona leste de Teresina, e foi até a Praça do Fripisa, no centro da capital. Este ano a campanha social associada à marcha foi a “Vista Um Amigo, Vista Um Irmão”, que convidava as pessoas a levarem roupas para serem doadas a famílias carentes, instituições de caridade, orfanatos e líderes de comunidade de todo o Estado. A arrecadação foi feita na concentração, que começou às 15h. Um dos organizadores da marcha, o pastor da Igreja Batista Nacional Filadélfia, Marcos Sérgio, contou que a

expectativa era levar às ruas cerca de 130 mil pessoas. No ano de 2010, foram pouco mais de 100 mil. O evento acontece desde 2001 e a cada ano reúne mais fiéis que seguem cantando e declarando o amor a Deus pelas ruas da cidade. “Nós convidamos a todos, não apenas os evangélicos, para ouvir a palavra de Deus, orar e louvar conosco”, contou o pastor Marcos Sérgio. O trajeto, que no ano passado foi guiado por três trios elétricos, esse ano contou com seis trios para conduzir e empolgar as pessoas com músicas e a palavra do evangelho. Durante o percurso, aconteceram cinco paradas estratégicas para oração pela família, pela saúde, pelas autoridades locais e para abençoar a todos e louvar a Deus. O senador Wellington Dias e a deputada Rejane Dias compareceram ao evento e seguiram os trios elétricos cercados pelas pessoas que pediam fotos e acompanhavam, animados, as músicas. “É uma demonstração de fé e

crença por parte do povo do Piauí. É o momento em que todos os evangélicos se reúnem para celebrar e proclamar seu amor a Deus”, disse o senador. A deputada Rejane Dias comentou a presença de muitas pessoas jovens no evento: “Um momento assim reúne pessoas de todas as idades. Todos querem celebrar e isso é muito bonito”. Em sua cadeira de rodas, o estudante Hélio Jansen, acompanhado da namorada Marcelis Costa, seguiu a marcha pela primeira vez. “Estar na cadeira de rodas não foi impedimento e nem problema nenhum pra mim, eu quis participar. Não vim nos anos anteriores porque não sabia bem como funcionava, mas estou gostando muito”. Marcelis acompanha o evento desde sua primeira edição e diz que sempre é muito bonito e empolgante. O pastor Marcos Sérgio disse estar bem empolgado com o evento e garantiu que, a partir da semana que vem, a marcha do próximo ano já começará a ser organizada “Esperamos, a cada ano, um evento ainda mais grandioso”, finalizou.

Celebração Milhares de católicos se reuniram no centro de Teresina

Missa de Corpus Christi foi a última celebração de Dom Sérgio da Rocha As celebrações da igreja católica em homenagem ao Corpo de Deus, na tarde de ontem, se iniciaram na Praça Saraiva. A partir das 16h, os fiéis começaram a se reunir na catedral Nossa Senhora das Dores para, em seguida, participarem da missa presidida por Dom Sérgio da Rocha, que se despediu de Teresina no feriado de Corpos Christi. O arcebispo parte para Brasília, onde vai substituir o arcebispo Dom João Braz de Aviz, que foi transferido para Roma, a pedido do Papa Bento XVI. Durante as celebrações, as pessoas que oravam e acompanhavam a procissão, que seguiu até Igreja São Benedito, queriam

receber a bênção do arcebispo e lhe desejar boa sorte em sua nova caminhada. O casal de aposentados, Socorro e Otávio Brito, que todos os anos procura acompanhar as celebrações, disse que a data foi de muita emoção. “É um evento de grande relevância para a sociedade católica. Principalmente com a saída de Dom Sérgio, ficamos muito emocionados”. O arcebispo Dom Sérgio da Rocha comentou que sente muito por ter se despedido da cidade, mas aproveitou para dizer que não vai esquecer os amigos que fez em Teresina “Criei um laço de amizade muito grande e importante aqui. Visitei e

m

PD

Yala Sena W!

Em Dia

F -X C h a n ge

!

PD

passei vários dias em muitas comunidades de Teresina, conhecendo as paróquias e a população. Construí laços de amor fraterno que vão me acompanhar em qualquer lugar”, comentou o arcebispo. Em sua despedida, ele aproveitou para dizer que “não vou deixar as pessoas daqui. Só vou mudar de casa, não vou embora. Pretendo voltar para celebrar aqui algumas vezes, se isso não for atrapalhar a agenda da arquidiocese, claro” e completou, enquanto as pessoas iam até ele para se despedir, “vou, mas levo Teresina no coração”. (Maria Romero e Aline Rodrigues)


F -X C h a n ge

F -X C h a n ge

Washington Bonfim Prof. da UFPI

Educação e Território Uma agenda importante do país hoje é certamente a educação, que reclama cuidados do ponto de vista da qualidade, o que quer dizer, do aprendizado, principalmente no que é relativo às crianças e jovens matriculados nas escolas públicas de educação básica. O debate público hoje inclui a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita na Câmara dos Deputados e recebeu pouco menos de 3.000 emendas, relativas às suas 20 metas. O ponto mais polêmico, como não poderia deixar de ser, é a ampliação do investimento público para um mínimo de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, até 2020. Dificilmente o governo federal conseguirá sustentar esta proposta quando da votação, pois a pressão dos setores envolvidos na discussão encaminha a aprovação de um investimento mínimo de 10%, no mesmo período. O desafio do financiamento é concreto! Inicia pela necessidade de valorização financeira da carreira docente pública, passando pela melhor estruturação pedagógica e de infraestrutura das escolas de ensino básico, principalmente no interior do país; e, finalmente, pela ampliação das matrículas no ensino superior, que ainda está aquém das médias verificadas mesmo nos países da América Latina. Em que pese a extrema importância desse debate, em termos de política educacional ainda estamos muito tímidos na formulação de consensos mínimos sobre alternativas concretas para superação das dificuldades do ensino no país. Como tratar a questão da primeira infância? Que modelo é o mais adequado para a organização formal de nossas pré-escolas? Como superar a insistente dificuldade de alfabetizar as crianças na idade correta? Como e se devemos organizar o ensino fundamental em ciclos? Como superar a cultura da reprovação? Seria possível debater um modelo de escola que tomasse por suposto os conceitos de “escola da criança” e “escola do jovem”? Como organizar o ensino médio e integrá-lo, massivamente, à perspectiva da profissionalização? Como trabalhar a questão do aumento da permanência do aluno em sala de aula, a partir de uma perspectiva de educação integral? Estas perguntas fazem parte do debate cotidiano da área de A educação reclaeducação, mas um ponto que raramente se anota é quanto à ma cuidados do integração das políticas educaponto de vista da cionais às políticas urbanas, principalmente nas áreas mais qualidade, o que vulneráveis de nossas grandes quer dizer, do cidades. Neste caso, a literatura recen- aprendizado, princite mostra que há enorme impacto das ações de planeja- palmente no que é mento urbano sobre o desem- relativo às crianças penho escolar das crianças. Assim, em regiões muito vulneráveis, em que a escola é praticamente o único equipamento público do bairro, mesmo os estudantes dotados de maior capital cultural tendem a se sair pior do que se estivessem em outra escola, cuja entorno é menos vulnerável. Isto quer dizer que o território importa e que as desigualdades estabelecidas dentro dele têm impacto importante sobre o futuro das crianças. Esta constatação não é trivial, pois importa perceber a cidade no seu todo, a partir da integração de políticas que, no geral, sempre estão sendo feitas de maneira isolada, reclamando especificidades que, apesar de existirem, poderiam ser melhor tratadas de maneira transversal e transdisciplinar. O conceito de urbano aqui transcende o mero desenho físico da cidade, ou mesmo o planejamento espacial de suas funções e atividades, para estar integrado à perspectiva de produção de cidadania, que implica a provisão correta de serviços públicos de lazer, cultura, esporte, saúde, educação e de geração de renda. Essa compreensão sugere também analisar o que se poderia chamar de “paradoxos da universalização”. Levando em consideração a premissa de que o território importa, do ponto de vista da implementação das políticas públicas e de seus resultados, escolas podem ter desempenhos diferenciados em razão de sua localização em territórios de maior ou menor vulnerabilidade social. Assim, a política educacional teria de estar atenta às diferenças de desempenho, agindo como mecanismo de correção dos impactos da desigualdade. Como exemplo, algumas vezes a própria existência de diferenças de desempenho entre escolas pode gerar fenômenos negativos de relacionamento entre elas, sendo que as de melhor desempenho exteriorizam seus alunos problema, que terminam por acrescentar às circunstâncias já difíceis de escolas localizadas em territórios vulneráveis. Assim, a construção de um sistema educacional homogêneo, em que as escolas possuem bom desempenho, sem a existência de extremos de qualidade, supõe também a integração da política de educação com as demais políticas, o que pode viabilizar a construção de equipamentos capazes de tornar a escola um espaço menos “sobrecarregado”, em termos de processamento de demandas que lhes são exteriores. Essa concepção implica incorporar a questão das desigualdades sociais e das vulnerabilidades como agenda prioritária dos decisores de política pública. Por outro lado, envolve igualmente um compromisso de integração dos recursos e ações das várias áreas de governo, com o objetivo de implementar direitos, “empoderando” as populações mais pobres. Não são soluções simples, muito menos corriqueiras. Na realidade, a tradição da administração pública no país tem sido evitar essas espinhosas questões de integração das políticas e de construção de um planejamento urbano capaz de dar solidez à ideia de direitos, principalmente no que diz respeito à educação. Se isto é um desafio nas grandes cidades, como então imaginar o interior e as zonas rurais de regiões inteiras como o Norte e Nordeste, em que a vulnerabilidade e a ausência de capital social são elementos concretos da paisagem municipal? Temos aí um bom tema para 2012, integração de políticas, com a redução de vulnerabilidades e desigualdades no território, capazes de “empoderar” os pobres, que, mais do que nunca precisam de educação de qualidade.

W N O y bu to k lic .d o

m

w

o

m

o

.c

C

W

N O

y

bu

to

k C

lic

c u -tr a c k

w

w

.d o

Jornal o dia Sexta, 24/junho/2011

w

w

w

em dia

!

2 Fórum

PD

!

PD

c u -tr a c k

Estrada

Operação Corpus Christi inicia com tranquilidade

No primeiro dia, foram registrados dois acidentes sem nenhuma vítima Cícero Portela Portalodia.com

A Polícia Rodoviária Federal no Piauí iniciou à zero hora desta quinta-feira, dia 23, a Operação Corpus Christi, com a finalidade de orientar os condutores de veículos e reduzir o número de acidentes nas rodovias federais durante o feriadão prolongado. A operação segue até as 24 horas do domingo, dia 26 de junho, quando o tráfego nas estradas estará mais tranqüilo. Este ano, estima-se que aproximadamente 40 mil veículos percorram as rodovias federais que cortam o Piauí. O agente Antônio Lima

Filho, que trabalha no posto da PRF entre Teresina e Altos, afirma que a maioria dos acidentes ocorrem por conta da imprudência de motoristas e/ ou motociclistas. Ele lembra que as principais causas são excesso de velocidade, consumo de bebidas alcoólicas e realização de ultrapassagens perigosas. Segundo a PRF, ontem, primeiro dia da operação, o tráfego mais intenso foi verificado no início da manhã, quando milhares de veículos deixaram a capital com destino ao interior e ao litoral do estado. Apenas dois acidentes ocorreram até o início da noite, ambos em Teresina, na

BR 343. O primeiro deles, por volta das 14h30, foi uma colisão traseira de um veículo de passeio com um caminhão, sem feridos. O outro acidente ocorreu em frente ao Carvalho Alternativo. Um motociclista foi atropelado por um Gol. Ele foi levado para o hospital sem risco de morte. Ainda na manhã, um motociclista foi detido na mesma rodovia por andar alcoolizado e sem capacete, transportando outra pessoa também sem o equipamento de segurança obrigatório. Em 2010, no feriadão de Corpus Christi a PRF-PI registrou 28 acidentes e duas mortes.

Pontos de maior perigo A PRF aponta alguns dos trechos mais perigosos das BRs que cortam o estado, onde o número de acidentes costuma ser maior. Na BR 343 há três pontos mais críticos, a saber: a Curva da Raposa (entre Altos e Campo Maior), a Volta da Jurema (entre Buriti dos Lopes e Cocal da Estação) e a Curva do Piranji (entre Parnaíba e Buriti dos Lopes). Já na BR 316 o trecho que merece maior atenção dos condutores é o que cruza a capital, o chamado anel viário, indo do balão da Avenida Miguel Rosa até os bairros Porto Alegre e Esplanada, na zona sul.

em julho

Polícia Militar e Uespi promovem curso sobre Segurana Pública no século XXI A Polícia Militar do Piauí, em parceira com a Universidade Estadual do Piauí, através da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP), realiza o curso de extensão universitária "Segurança Pública no Século XXI", com carga horária de 20h/a.

O curso terá certificado emitido pela Uespi, servindo como atividade complementar universitária. Ele será ministrado em quatro sextas, nos dias 15, 22 e 29 de julho e dia 5 de agosto de 2011, sempre no horário de 8 às 10 horas, no auditório do Comando Geral

da PM-PI. O evento, sob coordenação do capitão Canuto, aborda vários temas atuais da segurança pública, como: "A História da Segurança Pública"; "Segurança Pública e os Direitos Humanos", "O Policial Militar como Cidadão Pleno" e

"O Processo de Qualidade na Segurança Pública". As inscrições estão abertas na DEIP, para qualquer policial militar, necessitando apresentar apenas uma fotocópia do RGPM. As vagas são limitadas à capacidade do auditório.

pesquisa

Estímulos magnéticos tratam dor crônica, diz estudo O Hospital das Clínicas de São Paulo está testando um novo tratamento para dores crônicas, com base em estímulos magnéticos. A princípio, a técnica é usada em pacientes de Parkinson, derrames, fibromialgia e esclerose múltipla, problemas que atingem 7% da população. A técnica é feita sem uso de anestesia, pois é indolor e nada invasiva. Uma bobina é apoiada na cabeça do paciente para gera um campo eletromagnético. O aparelho estimula áreas do cérebro ligadas à dor e, consequentemente, a liberação de substâncias produzidas pelo próprio corpo que têm efeito analgésico. Mais de 500 pacientes já foram submetidos à estimulação e os resultados obtidos foram satisfatórios. A principal vantagem da técnica é a redução do número de remédios para pacientes que já tomam outras medicações,

Mais de 500 pacientes já foram submetidos à estimulos magnéticos. Os resultados obtidos foram considerados satisfatórios. como diabéticos. Para deixar de ser experimental, o novo tratamento deve ser regulamentado pelo conselho Federal de Medicina, o que deve ser feito até julho.

sono

Situações de estresse podem provocar insônia Passar noites em claro normalmente é figura constante no cotidiano daqueles que procuram sua monografia de conclusão de curso ou mesmo de profissões que exigem tal sacrifício. Mas existem aqueles que ao invés de necessidade ou opção, tem o silêncio da noite como único acompanhante, ao redor de lençóis amassados e olheiras pelo rosto, devido à insônia. Quando os tradicionais

carneirinhos contados e o leite quente da vovó não conseguem disfarçar o vira para cá, vira para lá, que já é constante, é sinal de que algo no organismo, então acorde para o problema! A insônia pode ser classificada em três tipos diferentes: transitório, de curto prazo e crônica. O tipo transitório é a mais comum e geralmente se manifesta em momentos que antecedem

um acontecimento importante como, por exemplo, uma entrevista de trabalho. Nesse caso, a ansiedade e a expectativa em relação a algum acontecimento contam muito. A segunda classe, insônia de curto prazo, surge em situações de estresse como dias que antecedem uma reunião de trabalho ou uma prova importante e pode persistir durante várias semanas. Já a insônia crônica pode trazer transtornos e sofri-

mento por meses e até anos. Para evitá-la é necessário, antes, diagnosticar a origem do problema, pois não é necessariamente uma doença, uma vez que pode ser classificada como um desequilíbrio emocional. O ideal é evitar medicamentos e procurar um psiquiatra ou neurologista, para avaliar o estado da mente e o que a perturba, pois, somente assim, conseguirá avaliar se o problema é emocional ou físico.

.c


PD

k

to

bu

y

N O

W

3

w

.d o

c u -tr a c k

saúde

Arteterapia, um tratamento feito pela criatividade Elementos artísticos são usados para estimular pacientes durante o processo de reabilitação Expressar algum sentimento, sensação ou desejo através da produção de arte é uma atividade que o ser humano pratica desde os primórdios da humanidade. Mas a arte, entre suas inúmeras funções, também pode ser usada como tratamento terapêutico. Esse é o trabalho desenvolvido todos os dias no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). Conhecida como arteterapia, o tratamento usa elementos artísticos para estimular o paciente durante a reabilitação. Pintura, colagem, desenho, artesanato e reciclagem são alguma das atividades desenvolvidas no setor. A arteterapeuta Emanoella Santos explica que a terapia visa contribuir de duas formas da vida do paciente. A primeira é durante o seu tratamento de reabilitação física, usando de elementos como a pintura para potencializar funções lesadas. A segunda forma é para contribuir em sua auto-estima, facilitar a socialização e fazer com que o paciente possa descobrir suas habilidades, criatividade e talento. Dona Maria da Cruz é um belo exemplo das contribuições da arte durante o processo de reabilitação. Ela conta que, a partir do momento em

que dá o primeiro passo dentro da sala de arteterapia, é só felicidade. Dona Maria sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral), doença que pode deixar sequelas na parte motora do corpo e, no caso dela, afetou grande parte do lado esquerdo. “A arteterapia é uma das oficinas mais importantes, em minha opinião. Tem dias que eu chego aqui cheia de problemas e triste, mas, quando inicio a terapia, parece que tudo desaparece; além de contribuir na melhora do meu desenvolvimento motor”, comemora Maria. Dona Maria da Cruz sempre lecionou e, como professora, conta que executava tarefas voltadas para arte durante o trabalho, mas se surpreendeu quando encontrou a atividade como reabilitação. Além da arteterapia, ela também participa das outros atendimentos oferecidos pelo Centro como a fisioterapia, terapia ocupacional e hidroterapia. No caso de adultos que tenham sequelas de lesão encefálica adquirida, ou seja, por conta de algum trauma ou doença que levou a pessoa a ter alguma deficiência física, a demanda do tratamento com arte maior, como aconteceu com Maria da Cruz.

Divulgação

reabilitação

Emanoella Santos acompanha Dona Maria da Cruz durante mais uma aula de arteterapia

A arte como forma de renda Um dos grandes atributos do tratamento feito pela arte é porque ele pode se estender além dos muros do local ‘original’. “Aqui no Ceir nos mostramos como o paciente pode adaptar suas necessidades em

casa. Ele aprende a pintar, a reciclar e a desenhar aqui, mas pode desenvolver a mesma atividade em casa, com orientação e força de vontade, tudo é possível”, explica a arte terapeuta Emanoella Sato.

Foi o que fez Regina Célia, que superou as restrições causadas pela esclerose múltipla e aplicou todos os conhecimentos adquiridos na sessão de arteterapia como forma de fonte de renda em casa.

“Nunca pensei que poderia pintar e usar desses conhecimentos como uma fonte de renda. Já superei muita coisa por conta da minha doença, essa foi mais uma” finaliza Regina.

barras BETO LOYOLA saladaodia@gmail.com

Festival

Será iniciado hoje em Barras o festival junino de quadrilha com direito à participação de quadrilhas convidadas e da terra. A atração maior do evento será a banda Forró Real.

No Domingo

A familía Costa Carvalho fez repeteco do arraiá realizado no sitío da família, de quebra teve um farto almoço regado de comida boa e frutos do mar, em destaque o polvo, aquele que indicava a vitória da seleção vencedora da copa de 2010, que o carioca César, conceituado funcionário da Petrobras, trouxe para ser saboreado. Ele mesmo preparou. Este BL e o padre Antônio Pereira prestigiamos a convite da família, e por lá também estiveram Laercio e Anne Carvalho, Artur e Socorro, Rosário Carvalho, Médico José Francisco e Marlene, Eufrásio e Idedci, Dra. Emilía Costa Maciel e família, médico Paulo Henrique Costa e amigos, médica Isabel e seu noivo César, gerente do BB Piçarra em Teresina e o donos da casa, Seu Zé Luís e Emília.

Niver

Foi dez o aniversário de 5 anos da garotinha Marielle Almeida, neta do casal de amigos, Manoel Almeida e Margarida e filha da Evanielle. Seu tio, o vereador Edgar Neto, e o Dr. Ricardo e Emanuelle também fazem parte da prole e estavam lá. Amanhã, na coluna Salada Vip, uma bonita foto documentará o evento que também teve a participação de amiguinhos da aniversariante.

Antecipo

Os parabéns hoje Márcia Carrias, Juliana Santos e Freitas; dia 27: Maria do Socorro Freitas, Carlos de Sousa Junior e Evanielle Veloso de Almeida; e dia 28 vai aniversariar o odontólogo Antonio Carlos de Sousa Melo.

Na quarta

Recebi para jantar, em nossa cap, o padre Antonio Pereira e o cantor Vavá Ribeiro no restaurante Luá do Sertão.

Foi

Socorro Carcará está em Barras. De lá estica para Pedro II.

Em Porto

O Elizeu Vaz, no sábado, lança mais uma edição da revista Destaque que está um luxo. Este BL, a convite, pontificará.

Caranguejo

Dia 02 de julho no espaço do tejo na AABB de Teresina, este colunista estará realizando mais uma edição da caranguejada do BL. Os nossos convidados irão usar um vip avental. o cantor Franklin Moreno vai agitar no evento.

Na Cap

Mara Beatriz Raulino realiza hoje o 23º encontro de príncipes e princesas com a apresentação das Debutantes de 2011. O acontecimento será no San Michel sobre a responsabilidade da Dreams Eventos.

Jovem Clarice Carvalho Pires, que passou no vestibular na Novafapi para Medicina, com seu namorado Eduardo Castelo Branco.

Educação

Marisa Barbos, diretora regional da Educação, está colocando as coisas em dia na entidade. Claro, com a ajuda de todo o corpo docente.

Em The

Hoje, no cenário Club, acontece um arraiá agitado por Léo Cachorrão e Forró Mexido, Lili Araújo e Forró Sandália de Ouro. Vale a pena conferir.

Na CAP

O jovem fisioterapeuta Felipe Veras a todo vapor com sua Fite, fisioterapia do trabalho e ergonomia.

Companhia

Na companhia da amiga Lucienne Sampaio, digo Revista Lucienne, fomos à fábrica de bicicletas da Houston no dia em que os atores da novela Rebeldes da TV Record, Eduardo Pires e Gil Ernandes, vieram a Teresina para o lançamento das gravações de cenas a serem vistas nestes próximos dias. Amannhã conto mais.

Preparando

Janaína Matos Pinheiro estudando e muito para fazer o próximo teste da OAB. Sucesso, amiga!

Jovem Marina que vai debutar dia 02 de julho com direito a festa na Verde Cap.

Médico e empresário Airton Andrade conferindo o festival em Pedro II.

m

lic

em dia

o

.c

C

W c u -tr a c k

w

w

.d o

o

m

C

lic

k

to

bu

y

N O

Jornal o dia Sexta, 24/junho/2011

w

w

w

F -X C h a n ge

!

F -X C h a n ge

!

PD

.c


F -X C h a n ge

c u -tr a c k

.c

W N O y bu k

lic

w

.d o

c u -tr a c k

m

C

m

o

.c

todas as tribos no festival

Segundo dia do Festival de Inverno terá como atração principal Nando Reis e o piauiense Rubens Lima Depois de uma noite de quinta-feira inesquecível ao som de Edson Cordeiro, o público que prestigia a oitava edição do Festival de Pedro II irá conferir mais um belo espetáculo nesta sexta-feira (24), segundo dia de evento. O cantor Nando Reis sobe ao Palco Opala levando os principais hits da sua carreira e do seu novo trabalho. O ex-Titãs viaja por todo o Brasil com a turnê do seu último disco, o Bailão do Ruivão. O novo trabalho do cantor reúne vários sucessos nacionais e internacionais, como "Fogo e Paixão, Whisky a Go Go" e até "Você não vale nada". O show é para não deixar ninguém parado e levantar a multidão. Além de Nando Reis, o palco principal terá outras atrações. Antes do cantor, o piauiense Rubens Lima fará as honras da casa. Sua apre-

Arquivo/ O DIA

C

lic

k

pedro ii Bailão do Ruivão para

.d o

w

w

Jornal o dia Sexta, 24/junho/2011

w

w

w

em dia

to

to

bu

y

N O

W

!

F -X C h a n ge

!

4

PD

sentação está prevista para as 21h45, logo após o encerramento das apresentações do Palco “Morro do Gritador”, que nesta quinta-feira traz Lucas e Rômulo, Ilare me Cante e Palmares. No sábado, a principal atração do Festival será a cantora Vanessa da Mata. Junto com ela, se apresentam, no penúltimo dia do evento, Júlio Medeiros e a banda Validuaté. E, no último dia, a festa fica por conta de Trombone e Cia e Dalmir Filho. Todos farão seus respectivos shows no Palco Opala. Festival de Inverno de Pedro II é uma realização da Prefeitura Municipal de Pedro II e do Governo do Estado, com patrocínio do Ministério do Turismo, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste. Apoiado pela Halley, Fundac e Sebrae.

animação Nando Reis promete fazer um verdadeiro baile em Pedro II

Município também será palco de emoção e aventura A organização do 3º Desafio P2 de Mountain Bike chegou ontem à cidade serrana de Pedro II, que é palco até domingo do principal evento cultural e de aventura do Piauí. Entre atrações musicais e culturais, o município recebe também a terceira edição do Desafio P2 de Mountain Bike. A região de Pedro II é propícia para a prática de esportes ligados à natureza, como um bom enduro a pé, mountain bike, rapel, escalada, caiaque, entre outros. Este ano, o desafio conta com provas de ciclismo e enduro a pé. Nesta sexta-feira, às 10h, a Praça do Recanto vai ficar tomada. Lá acontecem as vistorias técnicas das bikes e médicas para os atletas. A partir de 18h30, acontece o Briefing técnico no Memorial Milton Brandão, também no centro da cidade. No sábado, os ciclistas caem nas trilhas. Com trechos acidentados, passagens por riachos, muita ladeira, pedras, Down Hill e Up Hill, tanto a etapa de sábado quanto a de domingo terá cada uma 45 Km de percurso. Com supervisão técnica de Federação de Ciclismo do Piauí e organização, o Desafio é uma oportunidade ímpar para quem gosta do ciclismo. “Andar de bicicleta, acima de tudo, é qualidade de vida. Hoje, as grandes cidades do mundo, ricas ou mais pobres, estimulam essa prática entre as pessoas. E andar de bike numa trilha com ar puro onde se possa molhar o rosto em um riacho e estar numa serra, apreciando inscrições rupestres, é estar em sintonia total com a natureza. Algo inigualável que nem mesmo o mais incrível poçante pode proporcionar”, disse Zenardo Maia, diretor de prova. Depois de definidos todos os detalhes técnicos, no sábado é hora de alongar, respirar fundo e seguir para a primeira

bike

Ciclistas aproveitam festival para pedalar e apreciar belas paisagens largada, às 8 horas da manhã, na Praça do Recanto, de onde os atletas seguem em comboio pelo centro da cidade até o local da abertura do cronômetro a cinco quilômetros da cidade. A chegada será também na Praça do Recanto. No domingo, a etapa final começa com um deslocamento em comboio da Praça do Recanto até o Morro do Gritador, um dos pontos turísticos da cidade, onde o cronômetro será aberto. Atletas do masculino e feminino em várias categorias estão inscritos. Na categoria Cicloturismo, qualquer pessoa, amador ou profissional ou quem mesmo não tem a prática de andar sobre duas rodas, pode participar, afinal a trilha é bem light, com apenas 20 Km de percurso por etapa, com direito a paradas para apreciação da natureza. Nas demais categorias, o que vale é a velocidade, pois a prova é contrarelógio.

o

PD


F -X C h a n ge

c u -tr a c k

N O

y

bu

to

k

C

lic

.c

.d o

c u -tr a c k

Editor interino: DELANO MARTINS jornalodia@jornalodia.com.br (86) 2106-9943

ANIMAÇÃO

Carros 2 estreia hoje nos Cinemas de Teresina

Para o Brasil o filme reserva ainda mais novidades. Traz um carro brasileiro, na voz da cantora Claudia Leitte Delano Martins repórter

Um torneio mundial de velocidade é o pano de fundo perfeito para as aventuras do filme Carros 2, que entra em cartaz nos Cinemas de Teresina nesta sexta-feira (24). Estrelado por Relâmpago McQueen que resolve participar da Corrida dos Campeões, disputando corridas na Itália, Alemanha, França, Inglaterra e Japão, o longa traz ainda o amigo Mater, que acaba se envolvendo no mundo da espionagem internacional, no melhor estilo James Bond, ao conhecer Finn McMissile um investigador. Para o Brasil o filme reserva ainda mais novidades. Carros 2 traz um carro brasileiro, na voz da cantora Claudia Leitte. Essa é a primeira vez que Claudia faz dublagem e na animação ela será Carla Veloso.

Na versão original, em inglês, o filme, dirigido por John Lasseter, traz as vozes de Owen Wilson, John Ratzenberger, Bonnie Hunt, Tony Shalhoub, Cheech Marin, Larry The Cable Guy, Michael Caine e Emily Mortimer. O primeiro filme que arrecadou US$ 462 milhões mostrou o protagonista do filme, Relâmpago McQueen, em uma aventura na cidadezinha de Radiador Springs e na corrida Nascar. Agora, Carros 2 é uma aventura internacional. O filme é uma mistura de história de espionagem com a Corrida dos Campeões, um evento que existe de verdade e é realizado com carrros de diversas categorias do automobilismo. Paris, Londres, Alemanha, Tóquio, Porto Corsa e Mônaco na Itália serão o palco dessa aventura.

Outra atração à parte são os próprios carros, isto é, personagens que em sua maioria são criações da Pixar e os outros personagens que são inspirados em veículos conhecidos do mundo real, como uma Ferrari de Fórmula 1, um Aston Martin DB9R, um Corvette C6R, entre outros carrões. Para dar mais realidade ao filme, os personagens inspirados em carros reais tem o mesmo barulho do motor e dos freios dos veículos originais. Uma das curiosidades do filme é a participação do piloto inglês Lewis Hamilton fazendo a voz de uma McLaren MP4-12C preta. O Brasil também marca presença no filme, com a participação do carro feminino nas cores verde e azul e com mesmo nome da piloto Carla Veloso.

Meia Noite em Paris também estreia nas telonas Você já sentiu que nasceu na época errada? Já fantasiou ter vivido, talvez, nos anos 1950, no auge do rock'n'roll? Ou nos anos 1970, em pleno movimento hippie? Pois é esse o sentimento impresso nas telas por Woody Allen em seu novo filme, "Meia Noite em Paris", que estreia nesta sexta-feira nos cinemas. Na trama, que garante belas imagens sobre a capital francesa, Gil, interpretado por Owen Wilson ("Marley e Eu"), é um roteirista frustrado, tentando escrever um romance de peso. Em uma viagem à Paris com a família

de sua noiva, Inez (Rachel McAdams), ele se empolga com o clima de cultura da Cidade Luz, mas vê-se na complicada situação de lidar com as diferenças filosóficas entre ele e sua futura mulher. Em uma noite, enquanto volta sozinho para o hotel, um carro antigo, cheio de boêmios, leva o escritor para uma viagem no tempo até a França da década de 1920, considerada por ele o melhor momento de Paris. Gil se vê entre figuras como Ernest Hemingway, Pablo Picasso e Salvador Dalí, retratados com

ironia por Allen. Ele não consegue acreditar em sua sorte, mesmo sentindo que não pertence àquele universo. Owen Wilson começa o filme atuando como uma caricatura de Woody Allen, que escreveu o papel, claramente, para si mesmo. Entre as várias atuações agradáveis, deve-se destacar a de Marion Cotillard, que interpreta Adriana, amante do pintor Pablo Picasso. A primeira dama francesa, Carla Bruni, que a imprensa cogitou ser a nova musa de Allen, também está na produção, mas aparece muito pouco.

Cinema

Therêgroove: a nova turma do sacundim Durvalino Couto Filho

Roraima

ESPECIAL PARA O TORQUATO

A convite deste renomado jornal, fui incumbido de escrever sobre o fenômeno Samba Rock, o delicioso ritmo brasileiro que vem sacudindo os corpos frenéticos das novas gerações deste imenso Brasil inzoneiro. É um prazer escrever sobre algo que, apesar de existir desde os afamados anos 70, agora ganha as platéias brasileiras com toda a força que merece. É também o que sempre nos perguntam por onde andamos: o que é Samba Rock? Por que Therêgroove? Bem, como diria Jack, o Estripador, vamos por partes. Se você colocar Samba Rock no Google, imediatamente você vai ler coisas como essa: “Samba Rock é uma dança que surgiu da criatividade dos freqüentadores dos bailes em casas de família e salões da periferia de São Paulo, no final da década de 60, começo da década de 70 – mesclando os movimentos do rock and roll com os passos do samba”. Ou mais ainda: “O Samba Rock também é conhecido como Sambalanço. Recebeu uma grande influência do jazz. Os três mais significativos e pioneiros representantes do Samba Rock são Jorge Benjor, Trio Mocotó e Bebeto, que misturam também elementos de outros estilos”.

e demais músicos comandam a Therêgroove ao som do Samba Rock

A característica marcante do Samba Rock, portanto, é a fusão de dois ritmos extremamente contagiantes: o rock, que ganhou o mundo a partir dos anos 60, e o nosso irresistível samba que, através da bossa-nova, também tomou conta do planeta na mesma época, projetando o Brasil no cenário mundial como um grande celeiro de gêneros musicais. Agora vem a outra pergunta: o que é groove? Vamos apelar para o Google de novo: “Groove é o sentido da propulsão rítmica ou sentido de ‘swing’, criado pela interação da música tocada por uma banda de seção rítmica com

bateria, contrabaixo, percussão e demais elementos. A partir da aparição do funk nos anos 50, o conceito de groove se associa cada vez mais a uma forma de tocar relacionada com o blues e a música gospel”. E, no caso brasileiro, com o nosso samba. Resumindo, groove é levada, é pulsação rítmica, é o drive que conduz o corpo a gingar e a balançar de forma irresistível quando os primeiros acordes de uma Samba Rock da pesada começam a se reproduzir. É também o que temos visto por onde temos tocado: mal a gente ataca, e já percebe as pessoas mexendo os pés, sacudindo as cadeiras e

tudo mais. Isso se deve ao fato de que, tanto o rock como o samba serem ritmos quaternários, fáceis de marcar com os pés e com as cadeiras. Só que o samba é acentuado nos tempos fracos, o que lhe confere toda a ginga e balanço característicos; e o rock é acentuado nos tempos fortes – que, no caso do Samba Rock, lhe proporciona uma levada irresistível, forte e ao mesmo tempo cadenciada, cheia de molejo e malicia. Brasileiro nessa hora dança mesmo. Na selva de forrós, axés, pagodes e outros bichos, o nosso querido amigo e músico Roraima, sem preconceito,

teve a idéia de formar uma banda de Samba Rock – e lançou a Therêgroove a partir do início de 2010. De lá para cá, Roraima foi encontrando a melhor forma, as melhores pessoas, até que chegou à formação atual: ele no violão e voz; Marlúcio Calixto no baixo, Danison na guitarra, a cantora Kaline Calisto, também auxiliando no ritmo; Alê Pinheiro dando todo o molho da rica percussão; e o autor dessas mal traçadas na bateria, depois de mais de dez anos parado inexplicavelmente. Estamos agora nos sentindo preparados para sair e ganhar a cidade, fazendo o que gostamos: tocar para uma pla-

téia que, além de ouvir, gosta de dançar – e preferencialmente dançar colado, bochecha com bochecha (“cheek to cheek”, como dizem os americanos). Daí, Therêgroove, o groove de Teresina, a banda levada que toca a levada do Samba Rock para os ouvidos exigentes e corpos balançantes de nossa Therê. Vocês vão ver Samba Rock ser chamado por vários nomes: Sambalanço, Sambasoul, Sacundim e outros. No fundo mesmo, é aquela levada que lembra Jorge Benjor e seus grandes sucessos, assim como Wilson Simonal, Tim Maia, e também Jackson do Pandeiro, Bola Sete, Turma da Pilantragem, Cassiano e os representantes da soul music brasileira, mesclados ao que há de mais gostoso no patropi: o eterno samba que mexe com a gente. Vestimos a camisa junto com Roraima. Estamos ensaiando até nos fins de semana para oferecer ao público de Teresina uma opção dançante e cheia de charme, para quem quer sair da mesmice que está vicejando nos salões. Therêgroove é a novidade, é a cadência maluca que veio mexer toda a cidade. É a nova turma do sacundim. Durvalino Couto Filho é publicitário, poeta, letrista e baterista da Therêgroove.

m

W

w

o

.d o

w

w

Sexta, 24/junho/2011

m

C

lic

k

to

bu

y

N O

o dia w

w

w

o

PD

Divulgação W!

Torquato

F -X C h a n ge

!

PD

.c


F -X C h a n ge

F -X C h a n ge

c u -tr a c k

W N O y bu to k .d o

m

w

o

m o

.c

w

c u -tr a c k

Cinema

eventos

Festival de Inverno de Pedro II - Hoje, 24 de junho, o cantor Nando Reis, faz um grande show para o público presente no Festival. Amanhã, Vanessa da Mata é a grande atração da noite.

Cinemas Teresina Shopping:

Iracema Telles - Show nos dias 1 e 2 de julho às 22h no Bossa Nova.

Sala 1. Kung Fu Panda 2. Animação. Dublado. Sessões: 14h40, 16h40, 18h40 e 20h40.

Curso de introdução à Arteterapida - De 24 a 26 de junho na clínica Márcia Mattos. Infos: 3231-3429.

Sala 2. Carros 2 - 3D. Animação. Dubl. Sessões: 14h, 16h20, 18h40 e 21h.

Água de Chocalho - 24/06, I Arraía do Água de Chocalho; Banda Sandália de Couro e Anderson Rodrigeus e Banda; 26/06, Banda Donna Fulô.

Sala 3. X-Men: Primeira Classe.

35º Encontro Nacional de Folguedos do Piauí - entre os dias 20 e 26 de junho na Vila Olímpica do Albertão, com apresentações de Bumba-meu-boi, culinária nordestina e artigos do artesanato local.

Leg. Ação. Sessões: 15:50 - 18:30 - 21:10

1° Festival de Música Instrumental de Teresina - Oficinas e shows de 4 a 10 de julho no Theatro 4 de Setembro, Palácio da Música, EMAP e Escola de Música de Teresina.

Sala 4. Meia Noite em Paris Comédia: Sessões: 14:30 - 16:50 - 19:00 - 21:10

Fantasma da Ópera - dia 30 de junho, a partir das 19h no Cine Teatro da UFPI.

Sala 5. Qualquer Gato Vira-Lata. Nacional. Comédia. Sessões: 14h50 e 17h.

Samba, Sal e Brasa - Todo sábado a partir das 17h no Restaurante Sal e Brasa (Rua Coelho de Resende, 2368, Bairro Marquês; próx. Av. Petrônio Portela) Camarão do Elias - 24/06 show de Soraya Castelo Branco.

Jerry Adriani - Dia 1 de julho na AABB com participação de Amari Jucá e João Claudio Moreno a partir de 22h.

Varal de Fotografia - organizado pelo grupo Piaui Photo Clube de 1 a 5 de julho no Teresina Shopping.

Arraiá da Paz - Dia 25/06 às 19h no ginásio do colégio Sinopse, no Centro.

Piada

JOTA A

Verdinho! Por que a mulher do Hulk divorciou-se dele? Porque ela queria um homem mais maduro.

Sala 5. Se Beber Não Case 2. Comédia. Sessões: 19h10 e 21h30.

Cinemas Riverside Shopping: Sala 1. Carros 2 - 3D. Animação. Dubl. Sessões: 16h20, 18h30 e 20h40. Sala 2. Kung Fu Panda 2. Animação. Dublado. Sessões: 16h30 e 18h30. Sala 2.Velozes e Furiosos 5. Leg. Sessões: 20h30. Sala 3. Piratas do Caribe 4 Navegando em Águas Misteriosas. Sessões: 15:30 - 18:10 - 20:50

Horóscopo

Gêmeos (21/5 a 20/6) Você tende a negligenciar com alguma responsabilidade, mesmo que pequena, e isso vir a lhe custar. Contudo, é momento favorável para você aceitar as fraquezas e limitações.

Câncer (21/6 a 21/7) Você tende a afrouxar em relação a seus planos para este dia, e isso lhe conduzir a uma falta de direção. Pode ser relaxante viver ao léu, mas veja até que ponto isso vai. Leão (22/7 a 22/8 Você tende a não enxergar limites no trabalho e com as pessoas, como se todos estivessem ao seu dispor. Você pode até ser agraciado com favores, mas evite exageros. Virgem (23/8 a 22/9) Tendência a vacilar quanto à conduta nas relações afetivas e nas de trabalho. Cuidado para não afrouxar quanto aos valores que norteiam suas ações e atitudes.

Libra (23/9 a 22/10) Com as delícias que lhe são servidas neste dia, inclusive confortos bem agradáveis, você tende a cometer exageros. Contudo, é tempo de refinar o espírito, acima de tudo. Escorpião (23/10 a 21/11) Você tende a se regalar com os bons momentos de prazer, a começar dos que envolvem a pessoa amada. Um dia bom para a limpeza, em muitos sentidos, literais e figurados. Sagitário (22/11 a 21/12) Um dia de bem estar no convívio em família e no cuidar dos pequenos afazeres da casa e da rotina. Mas a preguiça pode por a perder o melhor proveito desses bons momentos.

CORDEL ENCANTADO Açucena se desespera com a decisão de Jesuíno de voltar para ajudar Fubá/Dora. Felipe cuida de Dora. Úrsula revela seu envolvimento com Herculano para Penélope. Augusto pergunta a Juca por Cesária. Jesuíno encontra Felipe e Fubá/Dora. Açucena volta para a casa de Benvinda. Timóteo manda Batoré e a volante irem até Vila da Cruz para prender Jesuíno. Augusto repreende Baldini por querer afastá-lo de Cesária. MORDE E ASSOPRA Alice admite que ainda está apaixonada por Guilherme. Guilherme passa comida para Pink e Dorival, e planeja juntar dinheiro para ir embora da cidade. Dulce pede para Zariguim se esconder de Guilherme. Efraim revela que Guilherme está contrabandeando comida e Duda decide falar com Minerva. INSENSATO CORAÇÃO Ismael foge ao ver o atropelamento de Milton e deixa Norma enfurecida com o descuido de Ismael. Léo comenta com Manolo sobre o comportamento diferente de Marina. Desconfiado, ele vai à casa de Pedro procurar Marina. Muito esperta, para conquistar a confiança de Léo, Marina destrata Pedro na frente do marido. Cecília reclama de Vinícius para Leila e ele não gosta da maneira como é tratado por Cecília.

filmes

MALHAÇÃO Tereza mostra a Pedro o material que conseguiu sobre o curso de graduação em que está interessado. Josiane diz a Eric que vai ajudá-lo a voltar com Duda. Lúcio tenta e não consegue pegar o gravador na sala de Tereza. Pedro volta à sala de Tereza para pegar seu celular e encontra Lúcio. Maicon empurra Flavinho na piscina e só então descobre que ele não sabe nadar. Lorelai desaprova a chegada de Kátia ao colégio. Maicon ensina Flavinho a boiar sozinho na piscina. Guilherme dá um anel para Catarina. Laura comenta com Lucio que não encontrou nada nas gravações e ele tem uma ideia. Fred tenta fazer Andrea perdoá-lo.

tv o dia

Televisão 8:00 Dia News (local, 1ª edição) 9:00 Manhã Gazeta 13:10 Dia News (local, 1ª edição) 14:00 Mulheres 17:45 Boletim de Notícias (local) 17:50 Gazeta News 18:00 Gazeta Esportiva 19:00 Jornal da Gazeta

Desventuras em Série (Globo, 15h55)

Sinopse: EUA, 2004. Três irmãos órfãos vão morar no castelo de um parente distante, o Conde Olaf (Jim Carrey). Mas o plano de Olaf é sumir com as crianças para ficar com a herança que seus pais, mortos em um incêndio, deixaram. Para escapar das investidas maquiavélicas de Olaf, as crianças contam com a ajuda da tia Josephine (Meryl Streep). Elenco: Jim Carrey, Meryl Streep, Emily Browning, Liam Aiken Timothy Spall, Billy Connolly Diretor: Brad Silberling Gênero: Aventura

palavras cruzadas

Áries (21/3 a 20/4) A lida inconsequente com dinheiro e com bens materiais pode resultar em algum prejuízo. Os excessos com alimentação e prazeres sensoriais lhe atrai, mas veja até que ponto. Touro (21/4 a 20/5) Dia propício para dar um trato nos seus objetos e bens pessoais, cuidando deles com um zelo todo especial. Aliás, você poderia fazer o mesmo com seu dinheiro e finanças.

novelas

w

.d o

lic

y

bu

to

k lic C

w

w

Jornal o dia Sexta, 24/junho/2011

w

AGENDA

C

N O

W

!

2

PD

!

PD

Capricórnio (22/12 a 20/1) Um dia especialmente sensual e cativante para o convívio amoroso. Momento para estar relaxado e contente ao lado da pessoa amada, sem complicar demais as coisas. Aquário (21/1 a 19/2) Alguns momentos em sua casa podem ser muito agradáveis, mas bastante indolentes. Tendência a se entregar aos prazeres, inclusive cometendo excessos com a alimentação. Peixes (20/2 a 20/3) Os encontros sociais tendem a ser encantadores e cativantes, mas cheios de excessos e malemolentes. Os cuidados com os familiares preencheriam o dia de maneira útil.

.c


PD

.c

FOLCLORE

Quadrilhas, bumba meu boi e capoeira agitam os Folguedos

Vinte atrações estão previstas para se apresentarem nos palcos do evento

O XXXV Encontro Nacional de Folguedos do Piauí entra na reta final com uma programação que privilegia a cultura junina e o folclore piauiense e maranhense. Na noite desta sexta-feira, estão previstas 20 atrações passando pelos palcos montados na Vila Olímpica do Albertão, sendo pelo menos cinco bumba meu boi e seis quadrilhas, além de grupos de dança afro, capoeira e violeiros. Um dos grupos previstos para se apresentar no Palco Nacional é o grupo de capoeira Escravos Brancos, veterano em participações no Encontro Nacional de Folguedos, e que trabalha para manter viva essa tradição remanescente dos escravos. O grupo desenvolve um trabalho de cunho social e educativo com crianças e adolescentes, na região do bairro Primavera, centro norte de Teresina. Sob a coordenação do mestre Albino, o Escravos Brancos busca despertar a prática da cidadania e estimular o bem viver em sociedade a partir do jogo de cintura, dos saltos e do equilíbrio, que caracterizam essa encenação

Capoeira Grupo Escravos Brancos se apresenta hoje à noite nos Folguedos de uma luta quase corporal. O batuque dos tambores e a harmonia com o padeiro e o berimbau, caracterizam a herança dessa arte deixada pelos escravos africanos, que nos terreiros do Brasil colônia desenvolveram essa arte mar-

cial disfarçada de dança. A influência da cultura africana também é característica explorada pelo Grupo Folclórico Paixão Proibida, de Santa Inês, no Maranhão, que se apresenta no Palco Nacional. Formado por

jovens de baixa renda, a idéia do grupo é contribuir com o resgate da auto-estima através do convívio com a arte da dança, retirando os jovens de uma vida ociosa e estimulando-os a seguir uma eventual carreira artística.

Makhtar Diop conhece e se encanta com quadrilhas O diretor do Banco Mundial para o Brasil, o senegalês Makhtar Diop, que chegou ao Piauí na última quarta-feira, visitou a Vila Olímpica acompanhado do governador Wilson Martins e de sua equipe de Governo, juntamente com os deputados estaduais Fábio Novo e João de Deus. O diretor se disse encantado com as quadrilhas juninas, que confessou estar

vendo pela primeira vez. Durante a apresentação da quadrilha Rabo de Saia, de Caxias (MA), o diretor fez uma série de perguntas à presidente da Fundação Cultural do Estado (FUNDAC), Bid Lima, sobre a origem da dança e sua tradição no Nordeste. Ele aproveitou para elogiar a cultura nordestina, da qual se disse um admirador e comentou estar

Letras e escritores

União Brasileira de Escritores do Piauí jornalodia@jornalodia.com.br

A voz do feto Francisco Miguel de Moura*

Mamãe querida, tenha fé em Deus, Não tome esse remédio que envenena, Ainda sou pessoinha tão pequena, Não me troque por vãos prazeres seus. Respeite: a minha vida é sua vida, Você pode ser boa e dar carinho, Quando aí eu chegar com meu chorinho Você se sentirá bem comovida.

curioso para conhecer outras expressões culturais típicas do estado. Sobre a estrutura montada na Vila Olímpica para receber o XXXV Encontro Nacional de Folguedos, Diop disse que era ideal para trazer a família. A logística conta 160 barracas de comidas típicas, policiamento feito por 120 homens da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que mantém no

local uma unidade de resgate e outra de combate a incêndio. O encontro traz ao Piauí grupos folclóricos de oito estados para as apresentações que seguem até domingo. O patrocínio para essa mobilização em torno da cultura popular é da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste.

>>> curtas Juíza manda Lindsay Lohan parar com festas durante prisão domiciliar A juíza Stephanie Sautner ordenou que Lindsay Lohan, 24, pare de dar festas durante o período de prisão domiciliar. A atriz, que foi chamada ao tribunal ontem (23), fez festas, churrascos e chegou até a gravar um comercial de TV em casa. A Justiça determinou que ela receba um número limitado de visitas ao mesmo tempo a partir de agora. Um teste para saber se a atriz havia ingerido bebida alcoólica deu positivo, mas a juíza considerou que nada impede que ela beba. Lohan foi condenada por violar os termos da condicional referente a uma condenação por dirigir alcoolizada e por porte de cocaína em 2007. No entanto, por causa de problemas de superlotação na cadeia e por não ter sido condenada por crime violento, ela pode cumprir sua pena em prisão domiciliar.

Em Tóquio, Lady Gaga se solidariza com vítimas do tsunami

Quando eu nascer serei a recompensa. Ai, sou pequeno! E como defender-me? Posso saber por que em mim não pensa? Quero dormir, não ser expulso agora, Não me possua qual se fosse um verme. Só Deus nos diga: “Já chegou a hora!” *Francisco Miguel de Moura, poeta brasileiro, mora em Teresina, Piauí –Brasil.

Espaço do Leitor Ontem foi um grande dia de festa para a estrelinha Crislânia Alves e quem ganhou foram as amigas por terem essa pessoa maravilhosa por perto. Felicidades!!!

A cantora americana Lady Gaga expressou nesta quinta-feira em Tóquio sua solidariedade com as vítimas do tsunami que em 11 de março sacudiu o Japão, uma tragédia que a "atingiu" e a fez lançar diversas iniciativas para arrecadar fundos para os afetados. "Quando vi a notícia do terremoto, fiquei impressionada, sem saber o que fazer, até que me dei conta que o importante era começar a me movimentar", disse a cantora em entrevista coletiva em Tóquio, aonde chegou na terça-feira para participar de um concerto beneficente no sábado. Vestida de preto e luzindo longas tranças verdes, Lady Gaga insistiu que, além de arrecadar fundos, a intenção de sua visita é "divulgar a mensagem de que o Japão é seguro e encorajar as pessoas a visitarem este belo país". "Me encanta a paixão e o carinho dos japoneses, e eu gostaria de voltar para fazer uma viagem pelo Japão", acrescentou a cantora, que se apresentará no sábado na gala beneficente da "MTV" junto com artistas locais e bandas como a Tóquio Hotel. Lady Gaga empreendeu várias atividades solidárias com o Japão após o tsunami de março, entre elas a promoção de uma pulseira com a frase "We pray for Japan" ("Nós rezamos pelo Japão"), com o que obteve 240 milhões de ienes (US$ 2,8 milhões) para os afetados. A artista também participou, junto com outros famosos como Nicole Kidman, Gwyneth Paltrow, Orlando Bloom e Karl Lagerfeld, do desenho de uma linha especial de camisetas com a frase "Save Japan!" ("Salve o Japão") que será distribuída pela popular cadeia têxtil Uniqlo e cujo lucro será doado à Cruz Vermelha japonesa.

k

to

bu

y

N O

W

3

Canal 1 TV erra o foco e volta ao passado

w

.d o

c u -tr a c k

Flávio Ricco jornalodia@jornalodia.com.br

As emissoras de TV, de uma maneira geral, estão com as suas atenções voltadas para a Classe C, que hoje representa 53% da população brasileira. Mais que uma tendência, este é o foco quando se desenha ou há necessidade de ajustes nas grades de programação. A televisão não pode se comportar de maneira diferente ou se aventurar na contramão de tudo o que hoje se pratica como negócio. Nem é o que se deseja.É preciso, no entanto, fazer um alerta contra o exagero. Se realizar pesquisas e saber exatamente o que o telespectador espera de cada emissora. Hoje, a lei do menor esforço ou da comprovada falta de criatividade de alguns dos seus responsáveis, leva a maioria a investir nos programas e noticiários policiais ou outros de qualidade duvidosa. Estão confundindo tudo ou simplesmente menosprezando a capacidade das pessoas. Investir numa fatia do mercado e através dela tirar vantagens comerciais é uma coisa, retroceder e tentar reinventar os tempos do “Povo na TV” é outra bem diferente. E o que se vê nos dias atuais, confusa e lamentavelmente, é uma perigosa volta ao que havia de pior no passado.

Dona da bola

A propósito

Deu branco

Entre os convidados

A Rede Globo vai gerar para todo o mundo as imagens do sorteio para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, marcado para o dia 30 de julho, na Marina da Glória, Rio de Janeiro.O Brasil, como país-sede, não precisará disputar a fase classificatória.

Pelo menos em duas oportunidades nos últimos tempos – a primeira foi durante a transmissão do casamento real -, Carlos Nascimento deixou sem respostas as intervenções da sua companheira de SBT, Karyn Bravo. Fato que não passou despercebido dos telespectadores. Pode ser que as últimas modificações realizadas na casa, com o remanejamento dos seus apresentadores, tenham alguma influência nisso.

E outra

Não é a praia do Joseval Peixoto ficar manchetando notícias no novo “SBT Brasil”. Um desperdício.Se o SBT pretende contar com o verdadeiro Joseval é necessário deixar ele fazer o que sabe e o que faz diariamente na Jovem Pan.Aliás, foi aquele Joseval que o SBT contratou.

É um número

Já de algum tempo o departamento de jornalismo da Record passa por um processo de expansão, nas suas emissoras próprias e afiliadas em todo o Brasil, além dos escritórios montados em algumas partes do mundo. Hoje já são mais de 1.600 profissionais trabalhando nesta área.

Está vendido

A Nestlé comprou o patrocínio master do programa “Um Milhão na Mesa”, que agora tem a sua estreia confirmada para agosto, mês que o SBT irá comemorar os seus 30 anos de existência. Era é o que faltava para Silvio Santos autorizar a sua realização. Quando voltar de rápida viagem de férias aos Estados Unidos, ele deve iniciar as gravações.

Cynthia Benini fica temporariamente fora do “Jornal do SBT”. Durante 10 dias, ela vai fazer matérias especiais para o jornalismo e depois entrar em férias. Durante todo este período, Karyn Bravo ficará dividindo a bancada com Carlos Nascimento.

A Globo terá o “Central da Copa” no mês que vem, com Tiago Leifert e Caio Ribeiro, durante a realização da Copa América na Argentina e algumas atrações especiais também começam a ser planejadas. As participações do jogador Kaká e de Ronaldo Fenômeno seguramente já estão entre elas.

Tem que segurar

Sabe-se que José Luiz Datena foi orientado pelo Jornalismo da Record para não responder qualquer provocação de quem quer que seja.Entende-se que qualquer coisa diferente disso só poderá favorecer o outro lado.

Deve ficar

O acerto da Globo com Gabriel Braga Nunes, quando se definiu a sua participação em “Insensato Coração”, foi apenas pela obra. Uma situação de emergência, que a maioria se recorda. Agora, quando terminar a novela, as partes devem voltar a se reunir para negociar novo contrato com maior duração.

Éo nome

A Record, depois do José Luiz Datena, pode desfalcar a Bandeirantes em um outro dos seus setores mais importantes. Volta-se a falar no nome de Luciano do Valle, até como força comercial e pela sua versatilidade em transmitir as mais diversas modalidades esportivas, para comandar a Olimpíada do ano que vem. Ou até os Jogos PanAmericanos, agora em outubro, se for o caso.

m

lic

cultura

o

m o

c u -tr a c k

w

w

.d o

C

W N O y bu to k lic C

w

w

w

Jornal o dia Sexta, 24/junho/2011

F -X C h a n ge

!

F -X C h a n ge

!

PD

.c


F -X C h a n ge

4

! W N O y bu to k lic

o

c u -tr a c k

.c

tem aquele casado esposa viajar AEComissão Eleitoral doque TREesperou prometearigor na fiscalização para colocar outra dentro de casa. Pense no twitter barraco! da propaganda eleitoral. Só que a campanha começou já faz é tempo.

.d o

m o

m

w

w

w

.d o

F -X C h a n ge

C

W

N O

y

bu

to k lic C

w

w

w

PD

o dia Sexta, 24/junho/2011

!

PD

c u -tr a c k

“Ajustifica construção de dois viadutos Ñ 3 PRFs na João 23 na Marcha pra na Av.em Miguel com Isso o contorno rodo-pra Jesus plenoRosa feriadão. era trabalho Strans, mas ser como se trata de BR... viário deve prioridade antes de qualquer outra obra" @herlonmoraes @ciro_nogueira

Fotos: Jailson Soares

Constatação

As vacas e jumentos sumiram da BR 343 nesse feriadão. Em compensação, abriram as porteiras para os caprinos, que estavam por todo o trecho. Farol vermelho pro motorista, que precisa redobrar o cuidado.

Interessante

Apenas R$ 0,06 separam o preço do álcool e da gasolina. E a gente fica a se perguntar como o governo quer estimular o consumo do biocombustível desse jeito. O litro do etanol está sendo vendido por R$ 2,39.

Festival

O teresinense não quis ir para o litoral nesse final de semana prolongado. A cidade de Luís Correia está uma tranquilidade só, com poucos turistas. Todos os caminhos estão levando para Pedro II, que está fervilhando desde ontem. Uma prova de que as pessoas adoram uma novidade.

Olha só!

A bonita e discreta Nara Melo.

Neste final de semana a equipe brasileira de judô disputa a Copa do Mundo de São Paulo, da qual Sarah Menezes foi campeã no ano passado. Ela, que conquistou prata no último final de semana no Rio, é promessa de medalha também em Sampa! O Expedito e a família acompanham as competições.

A Prisma gostou!

. Hoje à noite tem o show imperdível de Nando Reis na programação do festival de inverno de Pedro II

Da instalação de uma indústria de beneficiamento de frutas para fabricação de polpa nos Tabuleiros Litorâneos. Segundo José Carvalho, do DNOCS, eles vão trabalhar apenas com a produção excedente, já que as frutas produzidas no Piauí são comercializadas por um preço bem competitivo.

. No próximo dia oito de julho será inaugurado o novo escritório de gestão dos Tabuleiros Litorâneos. O doutor Ramon Rodrigues, do Ministério da Integração, já confirmou presença.

A Prisma não gostou!

Do abandono do principal ponto turístico de Monsenhor Gil. O local está entregue às moscas por falta de investimento por parte do poder municipal. A reclamação na cidade é geral.

Igualdade

Representantes lésbicas de todo o país estão reunidas desde ontem, em São Paulo, para a realização da III Jornada Lésbica Feminista. Marinalva Santana, liderança piauiense da causa LGBT, participa do evento que será encerrado no sábado (25) com a IX Caminhada de Lésbicas

. Ainda é tempo de abraçar o vereador Paulo Roberto, que aniversariou ontem. Ele passou a data com os familiares.

O governador Wilson Martins e o secretário de Educação, Átila Lira, com estudantes da rede estadual de ensino.

. O senador Wellington Dias chegou ontem em Teresina. Hoje, ele vai prestigiar o Festival de Inverno de Pedro II com dona Rejane Dias. . Quem aniversaria hoje é a bonita Linda Mara Raulino, filha da colunista Mara Beatriz, que realiza logo mais a festa “Príncipes e Princesas”, no San Michel. . Os netos do empresário Abílio Diniz e da senadora Marta Suplicy estiveram na Serra da Capivara com um grupo de amigos. Eles chegaram de jatinho ao local e quem viu diz que adoraram.

Mobilização

Os profissionais da Enfermagem brasileira estão mobilizados para a aprovação do projeto de lei 2.295/2000, que trata da regulamentação da jornada de trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem para 30 horas semanais. No entanto, verdade seja dita: Os policiais militares que lutam por aumento salarial estão fazendo mais barulho.

Os lindos Esdras Belleza e Márcia Baião.

A pequena notável Sílvia Meneses é uma gigante quando o assunto é cabelos. Aqui, com Daniel Paco, educador da Sebastian.

. O Diretor do Banco Mundial para o Brasil, Makhtar Diop, também conheceu de perto as belezas da Serra da Capivara e também de Pedro II. . A arqueóloga Niéde Guidon vai estar em Teresina dia 30 para palestra na Academia de Medicina do Piauí., às 20h.

O Dia a dia

. Guidon vai falar sobre o papel que a serra da capivara pode desempenhar no desenvolvimento econômico do Piauí.

. A Mega-Sena acumulou e pode pagar R$ 72 milhões no próximo sorteio, que acontece amanhã.

. A judoca piauiense Sarah Meneses está em São Paulo disputando com a equipe brasileira a Copa do Mundo de São Paulo, da qual Sarah Menezes foi campeã no ano passado.

. Hoje o marasmo deve tomar de conta da cidade. Muita gente viajou e vai imprensar a sexta-feira.

. Segundo a Caixa, 148 apostas acertaram a quina e cada uma vai receber R$ 25.649,30. Outras 10.401 apostas acertaram as quatro dezenas e vão receber R$ 521,39.

.c

jornal  

Brasil é o terceiro na rota de tráfico de cocaína

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you