JORNAL O DIA

Page 7

F -X C h a n ge

W N O y

.c

.d o

m

m

w

o

c u -tr a c k

o

W N O

.d o

C

lic

k

to

bu

Teresina, Sexta, 3 de Agosto 2012 w

w

w

Esportes

w

w

C

lic

k

to

bu

y

Página 7

F -X C h a n ge

!

PD

!

PD

c u -tr a c k

Editora: Aline Rodrigues // email: jornal@portalodia.com // Fale conosco: 86 2106.9924

Mayra fatura quarta medalha para o Brasil

Pódio

Com o bronze de Mayra Aguiar, o judô garantiu o terceiro pódio

Brasileiros começam bem, mas perdem para americanos A crise no vôlei, que parecia restrita à seleção feminina, estendeu-se também ao time masculino. Ontem, a equipe comandada por Bernardinho caiu diante dos EUA, algozes da final dos Jogos de Pequim2008. Apresentando um alto nível técnico, os americanos ganharam de virada por 3 sets a 1 (23/25, 27/25, 25/19 e 25/17). Foi a primeira derrota da seleção masculina em Londres. Com a derrota, a seleção masculina estacionou nos seis pontos e é a segunda do Grupo B, logo atrás dos próprios americanos que estão invictos após três jogos. O penúltimo jogo do Brasil na fase de classificação será neste sábado, às 18h (de Brasília), contra a Sérvia. (Folhapress)

Emanuel e Alison vencem e avançam às oitavas na liderança

O campeão olímpico Emanuel e seu parceiro, Alison, encerraram a primeira fase do torneio olímpico ontem com três vitórias em três jogo. Com isso, confirmam que estão entre os maiores favoritos ao ouro em Londres. Todas as quatro duplas brasileiras estão invictas em Londres e classificadas para a segunda fase do torneio olímpico. untas, acumulam 11 vitórias. Ontem, no Horse Guards Parade, Emanuel e Alison bateram os italianos Paolo Nicolai e Daniele Lupo por 2 sets a 0, parciais de 26/24 e 21/18. (Folhapress)

Com vaga em risco, Brasil enfrenta a China

Na véspera de completar 21 anos, a brasileira Mayra Aguiar, 20, conquistou a medalha de bronze na categoria até 78 kg dos Jogos Olímpicos de Londres. Ela garantiu a medalha após derrotar a holandesa Marhinde Verkerk, décima do mundo, com um ippon. Foi a quarta medalha brasileira em Londres, a terceira no judô. No sábado, primeiro dia de disputa da

modalidade, Sarah Menezes conquistou o ouro e Felipe Kitadai ganhou o bronze. A outra medalha foi conquistada pelo nadador Thiago Pereira, que levou a prata. Mayra estreou com vitória contra a tunisiana Hana Mareghni e na sequência ganhou da polonesa Daria Pogorzelec. Na semifinal, a judoca, que já foi vicecampeã mundial em 2010 e terceira colocada em 2011,

perdeu para a norte-americana Kayla Harrison. Foi a sexta vitória de Harrison contra a brasileira em dez confrontos. Depois das duas medalhas no sábado, o judô não subiu mais ao pódio em Londres. No domingo, Érika Miranda e Leandro Cunha foram eliminados logo na primeira luta. Na segunda-feira, Bruno Mendonça caiu nas oitavas de final, enquanto

Futebol feminino

Brasil e Japão decidem vaga

De um lado, as atuais vicecampeãs olímpicas em busca do inédito ouro. Do outro, as atuais campeãs mundiais. Hoje, às 13h, em Cardiff, Brasil e Japão decidem uma vaga nas semifinais do torneio feminino de futebol. O encontro entre duas favoritas ao topo do pódio acabou acontecendo devido

a tropeços das duas seleções na última rodada da fase de grupos. O time brasileiro lamentou tanto a derrota inesperada para as britânicas quanto o encontro com o Japão logo nas quartas de final. “As japonesas são as atuais campeãs do mundo. Com certeza será um jogo difícil, mas estamos

confiantes e vamos entrar em campo para vencer e chegarmos à semifinal”, afirmou a atacante Grazielle . Se Brasil e Japão empatarem no tempo normal, haverá prorrogação de 30 minutos. Caso a igualdade persista, a vaga nas semifinais será decidida nos pênaltis. (Folhapress)

Rafaela Silva foi desclassificada após aplicar um golpe irregular. Um dia depois, Leandro Guilheiro, favorito ao ouro, perdeu na repescagem da categoria 81 kg e Mariana Silva foi derrotada logo na sua estreia pela categoria até 63 kg. Na quarta-feira, Tiago Camilo caiu na disputa pelo bronze, enquanto Maria Portela sofreu um ippon na primeira luta. (Folhapress)

Duas derrotas seguidas acenderam o sinal de alerta na seleção feminina de vôlei do Brasil. Pressionada pelo risco de eliminação ainda na primeira fase dos Jogos de Londres, as atuais campeãs olímpicas enfrentam a China hoje, às 5h30 (de Brasília). “Cometemos muitos erros e deixamos que elas (coreanas) entrassem no jogo. Já temos que pensar nos dois próximos jogos, que serão decisivos”, disse o treinador brasileiro ao site da CBB (Confederação Brasileira de Basquete). “Nosso jogo não está encaixando, precisamos ter calma. O campeonato continua e o momento agora é de pôr a cabeça no lugar e tentar consertar os erros”, disse Paula Pequeno ao site do COB (Comitê Olímpico Brasileiro. Após o duelo contra as chinesas, o Brasil encerra a participação na fase de grupos contra a Sérvia, domingo. (Folhapress)

Natação

Thiago fica em 4º nos 200 m Depois de ganhar uma medalha de prata nos Jogos de Londres, o nadador Thiago Pereira não conseguiu subir novamente ao pódio ontem. Ele chegou na quarta posição nos 200 m medley, com o tempo de 1min56s74. A medalha de ouro foi conquistada pelo americano

Michael Phelps, que cravou 1min54s27. A prata foi para Ryan Lochte, também dos EUA. O bronze ficou com o húngaro Laszlo Cseh. No sábado, Thiago Pereira já tinha faturado a prata nos 400 m medley. Na oportunidade, o nadador superou Phelps, que ficou fora do pódio.

“Sensação de dever cumprido. Finalmente consegui meu sonho, que era estar em um pódio olímpico”, afirmou o brasileiro ao Sportv, referindo-se à prata nos 400 m medley. “Fiquei muito satisfeito com os 200 m. Foi meu melhor tempo sem traje tecnológico”, acrescentou. (Folhapress)

Um Prego na Chuteira DEUSDETH NUNES - GARRINCHA

Um ano sem Afrânio Gentes boas, hoje, às 18 horas, tem a missa do professor Afrânio Nunes. Vai ser na igreja de Fátima, do Padre Toni. Faz um ano que o futebol piauiense perdeu um dos seus maiores guerreiros e o River, o seu maior presidente. Afrânio Messias Nunes, o professor. Ele se confundia com o clube. Era a cara do River. Pelo River, enfrentou até a revolução militar quando o Tiradentes era o time oficial do governo, e ele brigou pela igualdade. Se dá lá, também tem que dar cá. Vários presidentes passaram pelo River; começando por Antilhon Soares, Des. Aluisio, comerciante Portela Nazart, José Neto e até o nosso indomável Aroldo Francisco, entre outros; mas o nome de Afrânio Nunes é o mais falado, o mais considerado. Pelo River, ele foi até atropelado no Rio de Janeiro e voltou todo “tronxo”. Tinha ido buscar Zé Artur, Dominguinho, o treinador Júlio Silva. Queria fazer também o seu “Tiradentes”. Quando vivo, nunca deixou de ver os jogos do seu clube, ao lado da esposa Camélia, mãe dos meninos, todos riverinos. Na época, empregou muitos atletas no governo, como Tassu, Valdeck, Fortaleza, Giri, Gereba e outros que me fogem à memória. Enfrentou até o esquema da “revolução” encarando o coronel Tupi Caldas em bate-boca campal. Campeão até enjoar, deixou um grande patrimônio para o River com dois terrenos supervaliosos. Em casa, todos os seus eram riverinos e até os agregados, como Renato BG. Hoje, completamos um ano sem Afrânio Nunes. E, sem ele, o River ficou mais fraco e até se mudou da zona aristocrática para a periferia de Teresina. Não há como negar que, sem Afrânio, Raimundo Viana, Portela Nazar, Zé Neto Ribeiro, Geraldo Magno e outros abnegados; o River não é mais aquele. O tempo passa e, de repente, o juiz apita dando a partida como encerrada. Na vida, não há prorrogação e nem cobrança de penais.

ganhando no tatame, não foi por telefone não. E ele caiu num “cesto” lugar. Saiu até na foto com ela e o Lula no meio. Ele nem olhava para Sarah.

É uma vergonha

Rapaz, a cidade de nome de Campo Maior. O nome do estádio traz uma homenagem ao pioneiro, Deusdeth Melo, que trouxe as primeiras camisas de futebol para o Piauí. Seus dois clubes, Caiçara e Comercial, já representaram o Estado do Piauí em competições nacionais. E a cidade não tem um campo que preste. Pede pinico a Altos. É brincadeira!

O que falta? Há dez anos...

O Marlons Sampaio formava uma seleção da melhor qualidade de futsal. A foto é de abril de 2001. Agora, ele está na batalha para a prefeitura de Teresina, fazendo ala com Elmano. A foto foi batida no ginásio de Esperantina. O nome do time é Cajuína, homenagem ao produto que leva o carimbo de dona Anatália.

Um dia detrás do outro

Não sei se vocês se lembram que o Cesar Cielo deu o maior esparro porque a Sarah foi agraciada em 2009. Ele queria outra nadadora. Protestou, botou a boca no trombone. Tirou retrato de banda. Olha aí o castigo. Sarah é medalha de ouro

Fiz uma visita ao bairro Santa Bárbara e vi dois campos de futebol. Ligados, um maior e outro menor. O homem do bar disse que “eles não estão jogando mais não.” Os meninos preferem jogar sinuca, que é na sombra. Antigamente, os olheiros andavam pela periferia procurando descobrir craques. Acabou. Agora o craque que eles encontram é a droga. O que é que está faltando?

.c


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.