Page 1

DIA MUNDIAL DOS VIZINHOS Entidades Associadas | Edição 2012


UM OBJECTIVO Intervir face à indiferença e solidão, incentivando as pessoas a reunirem-se. Numa altura de crise, combater os problemas sociais com a entreajuda das pessoas.

UM MEIO Reunirem-se entre vizinhos à volta de uma mesa, cada um levando alguma coisa.

UMA DATA Sexta-feira, 1 de junho de 2012

UM ESTADO DE ESPÍRITO Simplicidade e convívio, proximidade e solidariedade.


OS ACTORES Os cidadãos de todo o mundo.

OS ELOS DE LIGAÇÃO Os municípios, as juntas de freguesia, os organismos de habitação social, as associações locais, os parceiros públicos e privados.

UM LOCAL Uma rua, um jardim, um hall de entrada, um pátio, uma casa, um apartamento: não faltam lugares para conviver com a vizinhança.


Uma verdadeira festa em sociedade; Uma festa simples de implementar; Evento com elevado nível de notoriedade e de participação, mobiliza cerca de 9 milhões de pessoas; Evento com uma forte cobertura mediática;

Um evento que vai já para a 12ªedição. 8º ano em Portugal.

REALIZA-SE EM TODO O MUNDO!


Sapo VĂ­deos http://videos.sapo.pt/vizinhos


• Beneficiará de uma dinâmica mundial e de uma motivadora corrente de cidadania para mobilizar os seus munícipes, moradores ou associados. Assinará a licença de construção de uma localidade mais fraterna, mais sociável e mais solidária.

• Reunirá os actores da localidade à volta de um projecto fácil de implementar, portador de valores positivos (habitantes, associações, instituições, comerciantes, arrendatários de habitação social, imprensa, etc.) que responde à forte expectativa dos habitantes. • Irá tomar as decisões locais de um evento com um forte reconhecimento mediático e criar um espaço de convivência, de encontro e de trocas com todos os habitantes, para além das dificuldades ou problemas diários. • Irá juntar-se a um projecto mundial que lhe irá permitir partilhar experiências e boas práticas dos cidadãos, no que diz respeito à solidariedade entre vizinhos, com as outras cidades do Mundo.

• Já é uma realidade em Portugal e vai para o seu 8º ano e vai puder juntar-se a centenas de entidades que já organizaram este dia.


• O CECODHAS fornecerá todo o apoio (kit de comunicação e brindes) para a divulgação do dia, o seu papel será divulgar junto da sua comunidade a festa dos vizinhos e ajudar na organização da mesma sabendo que o CECODHAS divulgará o evento a nível nacional e fornecerá todo o tipo de apoio necessário.

• A intenção não será fazer uma “Festa dos Vizinhos” por câmara municipal, será antes promover junto da comunidade para fazerem pequenas festas ao nível de uma rua, praceta ou prédio pois a nossa intenção é dar a cada cidadão a oportunidade de conhecer a sua vizinhança. Criar essas oportunidades é o seu principal papel


• Ponto de Contacto Deve escolher uma pessoa responsável pelo Dia Mundial Vizinhos, para que seja a intermediária entre os munícipes e o CECODHAS.P.

• Contactar Entidades Locais É importante envolver toda a comunidade local, entre em contacto com associações de moradores e apresente o evento. Desenvolva com eles actividades nos seus bairros. • Desenvolva um evento Crie e desenvolva uma festa para colocar em prática. Planeie o local, actividades, (ex.: grupos de música, jogos, etc). No entanto pode deixar que sejam os cidadãos a organizar os pequenos encontros. • Comunique o evento Deve dar a conhecer o evento quanto antes. Disponibilize no site da sua entidade, distribua folhetos e cartazes pelas ruas.


• Para organizar este evento, tem obrigatoriamente de ser efectuada a inscrição junto do CECODHAS.P. • “Dia Mundial dos Vizinhos”, “A festa dos vizinhos” são marcas registadas por esta associação.


40 parceiros 30 cidades 3000 festas 88 500 pessoas

30000 25000

20000

26 000 20 000

21 000

21 500

15000 10000

5000 0 2007

2008

2009

2010


Poster A4 Poster A3 Folhetos A5 T-Shirts Canetas Aventais


Passo 1 – Adira a esta iniciativa Passo 2 – Escolha os brindes e materiais de comunicação que pretende (opcional) Passo 3 – Preencha o formulário online no site Passo 4 – Envie o formulário assinado por correio

E… BEM-VINDO À FESTA!


Em 2012 e devido aos cortes orçamentais das organizações públicas e privadas os moldes de inscrição sofreram grandes alterações. Deixaram de existir os pacotes de inscrição e um valor mínimo dependendo da entidade, bem como o envio de materiais de comunicação e brindes, passando a haver apenas uma taxa de inscrição simbólica, no valor de 50€ para todas as entidades associadas. Vamos disponibilizar a todas as entidades inscritas os materiais de comunicação (cartazes e folhetos personalizados) enviados eletronicamente. Temos disponíveis para encomenda t-shirts e fitas de pescoço da Festa dos Vizinhos, bem como temos a possibilidade de impressão dos materiais de comunicação. Para tal basta solicitar um pedido de orçamento.


Comité Português de Coordenação da Habitação Social Rua Alberto José Pessoa, Lote D, Bloco D3, Loja Esq. 1950-379 Lisboa – Portugal Tel.: 218 593 634 Fax.: 218 593 635

geral@vizinhos.eu | www.vizinhos.eu

LIVE Comunicação Global Rua dos Douradores, 11 SL5 1100-203 Lisboa - Portugal Tel.: 308 802 178 sandro.bernardo@livecomunicacaoglobal.com | www.livecomunicacaoglobal.com

www.facebook.com/dia.mundial.dos.vizinhos

Apresentação Festa dos Vizinhos  

Apresentação Festa dos Vizinhos

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you