Issuu on Google+


INDICE Alfabetismo Visual Elementos Visuais Formas básicas Fundamentação teórica da Gestalt


INTRODUÇÃO A arte e o significada da arte, a forma e a função do componente visual da expressão e da comunicação, passaram por uma profunda transformação na era tecnológica, sem que se tenha verificado uma modificação comrrespondente na estética da arte.

ALFABETISMO VISUAL A existência da linguagem, um modo de comunicação que conta com uma estrutura relativamente bem organizada, sem dúvida exerce uma forte pressão sobre todos que ocupam da idéia mesma do alfabetismo visual. Os sistemas de simbolos que chamamos de linguagens são invencões ou refinamentos do que foram, em outros tempos percepções do objeto dentro de uma mentalidade despojada de imagens. Existe, porem, uma enorme importancia no uso da palavra alfabetismo em conjunto com a palavra visual. A vião é natural criar e compreender mensagens visuais e natural até certo ponto, mas a eficácia de ambos on níveis só pode ser alcançada através dos estudos.

Dentre todos os meios de comunicação humana, o visual é o único que não dispõe de um conjunto de normas e preceitos, de metodologia e de nem um único sistemas com critérios definidos, tanto para a expressãoquanto para o entendimento dos métodos visuais.

UMA ABORDAGEM AO ALFABETISMO VISUAL Devemos buscar o alabetismo visual em muito lugares e de muitas maneiras, nos métodos de tratamentos de artistas, na formação técnica de artesões, na teoria psicológica, na natureza e no funcionamento fisiológico do organismo humano.

1


ELEMENTOS BÁSICOS DA LINGUAGEM VISUAL Sempre que alguma coisa é projetada e feita, esboçada e pintada, desenhada, rabiscada, construida, esculpida ou gesticulada, a substância visual da obra é composta a partir de uma lista básica de elemntos. Os elementos visuais constituem a substância básica do que vemos e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento Direção Ponto Elemento mínimo da comunicação visual, isolado tem grande poder de atração indica posição pequenez , não possui comprimento e nem largura, não pode ser reduzido a nenhum outro e possui precisão de posicionamento.

A disposição dos elementos visuais em uma plano pode conduzir o olhar a um certo sentido espacial. Linhas ou retângulos verticais dão a ideia de altura, já elementos horizontais expressam ideia de amplitude e grande estabilidade já os elementos diagonais expressam a ideia de instabilidade e parecem que vão cair.

Linha Linha da forma movimente ritmo e trajetória, quanto menos área (ESPESSURA) a linha se torna, mas linha. As mesmas também podem ser formadas a partir de uma repetição de linhas paralelas.

2


VOLUME

Escala

Trajetória de um plano fora da sua direção intrínseca sendo uma forma bidimensional tendo assim aparência de volume.

É a comparação relativa do tamanho dos elementos dando a proporção.

Textura

Dimensão

Elemento visual que nos fornece informações táteis. Escala É a comparação relativa do tamanho dos elementos dando a proporção. Dimensão Ilusão da Tridimensionalidade que ganha força com a tonalidade de luz e sombras(claro e escuro)

Ilusão da Tridimensionalidade que ganha força com a tonalidade de luz e sombras(claro e escuro)

A cor pode expressar diversos sentimentos e sensações e intensificar a informação visual. O sistema de cor pode ser usado como luz e pigmento. Sistema da cor luz: RGB, também pode ser chamado de sistema aditivo. Sistema da cor pigmento CYM, também pode ser chamado de sistema subtrativo e para a impressão tem o preto formando o CMYK. Chamamos de matiz o “nome da cor’’, um mesmo matiz pode variar dentro do sistema hSB. H=hue S=saturation B=brigthness

3


Formas básicas Quadrado, triangulo equilátero e circulo, formas orgânicas a partir da natureza não podem ser formadas a partir das formas básicas. Contorno de uma forma é uma linha fechada.

4


5


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA GESTALT A gestalt após sistemáticas pesquisas, apresenta uma teoria nova sobre o fenomêno da proporção, sua teoria indica o que acontece no cérebro não é idêntico ao que acontece na retina. A excitação cerebral não se dá em pontos isolados,mas por extensão. Não existe, na percepção da forma um processo posterior de associação várias sensações a primeira sensação já é de forma, já é global e unificado.

Ilusão de ótica A excitação cerebral se processa em função da figura total pela relação recíproca das suas várias partes dentro do todo.

6


FIM


Trab linguagem visual ok