Issuu on Google+

Colégio dos Plátanos

Trabalho realizado por: João Gonçalves nº13 7ºA

Índice 1


 Índice……………………………………………………………………………… Pag.2  Introdução………………………………………………………………………Pag.3  Desenvolvimento •

Microinformática……………………………………………… Pag.3/4

A Microsoft……………………………………………………….Pag.4

A Apple……………………………………………………………….Pag.5

A IBM………………………………………………………………… Pag.5

Software e hardware …………………………………… Pag.6

 Conclusão…………………………………………………………………………Pag.6  Webgrafia………………………………………………………………………Pag.7

2


Introdução A informática já existe há muitos anos, mas neste documento, vou falar da mais recente, a microinformática, tal como da IBM, da Apple, da microsoft e do software livre.

Microinformática Nas últimas décadas diversos aspetos de nossa

vida

transformações

têm e,

sofrido sem

grandes

dúvida,

os

computadores, a tecnologia e a informática cumprem

um

papel

decisivo

nessas

transformações. Computador doméstico é a designação amigável da segunda geração de microcomputadores (o termo técnico que até então era usado), tendo seu uso sido iniciado em 1977 e tornando-se comum durante a década de 1980. Há pouco mais de 40 anos, uma viagem à lua, teleconferências, telefônicas entre dois continentes, retiradas de dinheiro fora do horário bancário, sofisticados exames clínicos e robôs que constroem outras máquinas eram, na mais otimista das hipóteses, temas de livros de ficção científica, possíveis apenas num futuro ainda distante. Nos dias de hoje, graças ao desenvolvimento dos computadores e da tecnologia da informação, essa ficção tornou-se realidade quotidiana. Ao retirar dinheiro num caixa automático, ao utilizar o telefone e até quando lê o seu jornal diário, o homem moderno está fazendo uso da informática. No entanto, entre os diversos aspetos através dos quais esse tipo de tecnologia se manifesta, inegavelmente é o microcomputador que mais revela a presença da informática no mundo de hoje. 3


A microinformática divide-se em hardware, a parte física, software, a parte lógica e peopleware.

A Microsoft Em fevereiro de 1975, Bill Gates e Paul Allen

desenvolvem

a

versão

mais

aperfeiçoada da linguagem Basic para microcomputadores, o Visual Basic. As linguagens anteriores eram adequadas aos grandes e médios computadores. Em abril, a dupla funda a Microsoft, que se torna a maior e mais importante companhia de software do mundo. A primeira rede comercial foi implantada, que era equivalente a ARPANET. Pode-se dizer que a ARPANET foi a mãe da Internet. Desenvolvida pela agência estadunidense ARPA (Advanced Research and Projects Agency) em 1969, tinha o objetivo de conectar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo americano. Esta rede teve o seu berço dentro do Pentágono e foi batizada com o nome de ARPANET. O Windows e o Word são apresentados pela Microsoft. Microsoft Windows é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para o sistema operacional MS-DOS. O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais usado do mundo, embora uma grande quantidade de cópias seja ilegal. O Microsoft Word é um processador de texto produzido pela Microsoft.

4


A Apple Steve Wozniak e Steve Jobs terminam o projeto do micro

Apple

I,

o

primeiro

microcomputador feito para ser vendido em grande escala, e fundam

a

Apple

Computer

Company. O primeiro Apple II foi vendido em 5 de Junho de 1977. O controlador de vídeo apresentava 24 linhas com 40 colunas de carateres (apenas letras maiúsculas), com saída NTSC para um monitor ou, através de um modulador RF, para uma televisão. Os utilizadores podiam gravar e carregar os programas a partir de um gravador de cassetes. A Apple desenvolve o primeiro computador pessoal com interface gráfica. A Apple lança o Macintosh, o primeiro computador com mouse e interface gráfica.

A IBM International Business Machines (IBM) é uma empresa dos Estados Unidos voltada para a área de informática. Foi fundada em 1888 e incorporada em 1911. A empresa é uma das poucas da área de Tecnologia da Informação (TI) com uma história contínua que remonta ao século XIX. A IBM fabrica e vende Hardware e Software, oferece serviços de infraestrutura, serviços de hospedagem e serviços de consultoria nas áreas que vão desde computadores de grande porte até a nanotecnologia. Tem sede em Nova Iorque, Estados Unidos.

5


Software e Hardware O hardware pode ser definido como um termo geral para equipamentos como chaves, fechaduras, dobradiças, trincos, puxadores, fios, correntes, material de canalização, ferramentas, utensílios, talheres e peças de máquinas. No âmbito eletrônico o termo hardware é bastante utilizado, principalmente na área de computação, e se aplica à unidade central de processamento, à memória e aos dispositivos de entrada e saída. O termo hardware é usado para fazer referência a detalhes específicos de uma dada máquina, incluindo-se seu projeto lógico pormenorizado bem como a tecnologia de embalagem da máquina. O software é a parte lógica, o conjunto de instruções e dados processados pelos circuitos eletrônicos do hardware. Toda interação dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano.

Conclusão Assim concluímos que a microinformática evolui muito ao longo dos tempos, apareceu a Apple, a Microsoft, a IBM e o software e hardware livre. Tudo isso contribui para esta evolução que revolucionou os tempos de hoje. Assim termino o meu trabalho.

6


Webgrafia http://pt.wikipedia.org/wiki/Hardware - hardware http://pt.wikipedia.org/wiki/IBM - IBM http://pt.wikipedia.org/wiki/Microcomputador - computador domĂŠstico

FIM!!! 7


A evolução da microinformática