Issuu on Google+

Entrevista de emprego Por Jonas Alves

Jonas Alves

joshalves1@live.com


INT. ESTÚDIO. NOITE. Cenário mal iluminado, acesa apenas 1 lâmpada. Entra Gabi com uma grande sacola. Senta-se em uma das cadeiras e coloca sua sacola sobre a mesa. GABI Pow, mas o que é isso?! Todo dia eu chego nessa bagaça e não tem ninguém? Tá de brincadeira... CORTA PARA INT. ESTÚDIO. NOITE. Entra o produtor correndo e gritando. PRODUTOR Gabi, Gabi... o programa não vai rolar! A emissora faliu, essa VTM me dá nos nervos! CORTA PARA INT. ESTÚDIO. NOITE. Gabi, despeja sua coleção de óculos da sacola em cima da mesa, escolhe um, veste-o e fica boquiaberta por alguns segundos. Depois, abre um sorriso torto e diz: GABI Por quê? O que é que vou fazer com os entrevistados de hoje? Alguém desmarcou? PRODUTOR Ninguém... GABI Pow, mas você não presta pra nada mesmo meu filho, e agora? Gabi para, pensa, troca de óculos umas 3 vezes, diz: GABI Vai ser uma entrevista de emprego! CORTA PARA


2.

INT. BANCADA DE APRESENTAÇÃO. NOITE. Toca vinheta de abertura do programa; Câmera em plano geral, mostrando gabi à direita e 3 personagens à esquerda. Em seguida dá zoom aos poucos para um close em Gabi que começa: GABI Boa noite, hoje estamos aqui pra decretar o falecimento da nossa emissora VTM. Música de fundo de funeral começa, seguida de uma balada dançante. Gabi olha em direção aos personagens, coloca as mãos na cabeça e a abaixa num movimento demonstrando desgosto. CORTA PARA INT. BANCADA DE APRESENTAÇÃO. NOITE. Camera em plano geral. Os entrevistados aparecem dançando ao som da balada, com movimentos nada normais. Camera foca Gabi. Gabi troca o óculos. GABI Tá bem, tá bem... vamos voltar. Camera em plano geral. Gabi é ignorada. Entrevistados ainda dançando. Gabi grita. GABI Chega! Eu to aqui pra entrevistar caramba! Depois vou embora e me chamam de metida. Camera em plano geral. Entrevistados dizem em uníssono e com a cabeça baixa. ENTREVISTADOS Desculpa... CORTA PARA INT. BANCADA DE APRESENTAÇÃO. NOITE. Gabi se recompõe, ajeita o cabelo, e apresenta o novo programa.

(CONTINUED)


CONTINUED:

3.

GABI Bem, voltando, esse é nosso novo programa: O Desaprendiz. Aqui, tudo o que você aprendeu não serve pra nada! Alguém grita: VOZ É! É ela que manda! Gabi diz em baixo tom: GABI É,sou eu mesmo... Gabi percebe o erro e diz: GABI Então, vamos apresentar aqui o nosso primeiro participante, que parece estar fugindo da máfia. Ele é o Giovanni! Aplausos são ouvidos. CORTA PARA INT. BANCADA DE APRESENTAÇÃO. NOITE. Camera foca Giovanni, que se esconde atrás de sua maleta e fica constantemente olhando para os lados, como se perseguido por alguém. Volta para Gabi. GABI Boa noite Giovanni. Posso te chamar assim ou prefere outro nome, apelido ou número de série? GIOVANNI Tá, tá bem, tá. Bom. GABI Eh.. então, o que você faz Giovanni? GIOVANNI Rou...eh...vendo coisas. Tá aqui meu currículo.

(CONTINUED)


CONTINUED:

4.

GABI Oh.. que belo currículo. E por que você não larga a maleta? Giovanni se assusta e dá um pulo para trás. GIOVANNI Ela? Não? Porque? Nunca! Gabi se assusta. GABI Bem... você é.. Produtooooor, venha aqui! Produtor aparece correndo. PRODUTOR Eu Gabi, gabizinha, gabriela, marílha marilha gabriela, chama el... GABI Mas que mer... O que é isso meu filho? Leva esse cara daqui. Giovanni arregala os olhos. GIOVANNI Nãaaaaao, pra ondeee? Não vou! Nãaaao! Giovanni é carregado pelos praços pelo Produtor. GABI Bem, depois dessa entrevista meio (ri) esquisita, vamos ao próximo. CORTA PARA INT. BANCADA DE APRESENTAÇÃO. NOITE. Gabi troca de óculos e chama Nina. Nina se encaminha até o sofá, reverencia a platéia e senta-se. NINA Oi Gabi, tudo bem com você, sou sua fã, você é minha referência, eu quero ser assim,tó, tó meu currículo e esses seus óculos...Ai (MORE) (CONTINUED)


CONTINUED:

5. NINA (cont’d) meu deeeus, linda demaaaais! Vou desmaiar... GABI Caaalma menina! A apresentadora aqui sou EU! EEEEEU!

Nina começa a chorar e bater os pés como criança. Gabi fica olhando com expressão de estranheza. GABI Calma filha, tá aqui, toma, pega balinha. Nina num pulo pega a bala, olha para a câmera que dá um close em seu rosto e diz, com um olhar medonho: NINA Meeeeeeeeeeu! Gabi ainda com a mesma face respira fundo. GABI Bem, acho que ja deu... Produtooooor! O produtor entra e faz um caminho com jujubas. Nina como uma criança pega uma por uma das jujubas enquanto cantarola uma canção infantil e as come. Camera volta para Gabi. GABI É... hoje tá difícil. CORTA PARA INT. BANCADA DE APRESENTAÇÃO. NOITE. Gabi com um sorriso falso. GABI Bem, vamos ao nosso último convidado e concorrente à vaga de Desaprendiz! Vem pra cá Lindomar. Espera, Lindomar? Mas que nome é esse meu deus? A mãe desse cara não gostava dele... Entra Lindomar. São ouvidos aplausos e gritos de mulheres. Lindomar entra sorrindo, acena para o público. (CONTINUED)


CONTINUED:

6. GABI Meu senhor.. você é lind...Bom, vamos lá. O que você faz? LINDOMAR Bem Gabi.. você sabe né, a gente faz uns bico aqui, outro ali... GABI E que bico... PRODUTOR GABI! GABI Desculpa.. então, e que tipo de bicos são esses? LINDOMAR Ah, a gente carrega uns negóço, vira uns cimento, faz uns barraco pro povo da comunidade. GABI Por quê? LINDOMAR É o que tem pra hoje né Bibi..tem que botar pão na boca das criança... GABI Olha, um pai responsável. Quer dizer então que tem filho? LINDOMAR Filho não Bibi...tem minino, minina e um que nem sei o que é até hoje.. e a criatura tem uns 26, 27 anos. Nunca soube desde quando vi ele pela primera veis... GABI Por que? A quanto tempo você o conhece? LINDOMAR Sei lá... acho que a vida toda.. GABI Bem, acho que já vimos tudo o que queríamos então. E no próximo bloco a gente volta com a segunda fase, que se chama "Por que?".


7.

INT. PALCO DO PROGRAMA. NOITE. Gabi inicia o bloco sorrindo e reverenciando a platéia. GABI Bem, estamos de volta e agora é a vez do quadro "Por que?". Vamos chamar aqui os nossos 3 convidados e concorrentes à vaga, que logo logo será anunciada. Entrem, meus Desaprendizes! Os três entram, segundo a ordem que foram chamados e empurrados pelo produtor. Lindomar entra aplaudido. GABI Agora cada um vai me explicar o currículo que me trouxe. Vamos lá. Você meu garoto, Giovanni. A camera foca Giovanni, que ainda se esconde atrás da maleta, e de lá só sai para falar rapidamente. GIOVANNI Doutorado completo, estágio nas maiores empresas da Itália, co-fundador de duas grandes empresas com sede na Bósnia e em Luxemburgo. GABI Mas que que tu tá fazendo aqui homem?! Teu currículo é melhor que o meu... GIOVANNI A família... eles estão vindo... GABI Tá... não entendi, mas tudo bem. Agora você Nina, graaaande menina! A câmera se volta para Nina. Nina está com um pote de jujubas comendo como se sua vida dependesse daquilo. GABI NINA! VOCÊ, AGORA! NINA Desculpa tia... Tenho PHD em medicina veterinária. Já cuidei até dos cãezinhos do Michael Jackson. Cuidei daquele pandinha bunitinho (MORE) (CONTINUED)


CONTINUED:

8.

NINA (cont’d) da WWF e até dos ativistas do Greenpeace. Gabi com a face aterrorizada se irrita. GABI Mas os caras do Greenpeace são humanos, HUMANOS!!! NINA São...? Então é por isso que aqueles 2 desmaiaram depois do remédio de elefante... GABI POR QUÊEEEEEEEEE???? AH DEIXA PRA LÁ... GABI Bem só sobrou você, meu anj...Liiiiindooooooomaaaaar. Aplausos, muitos aplausos. LINDOMAR Bem Bibi, não tenho curriclo,so pobre mesmo. Mas nóis se esforça pra subi na vida... GABI Não meu querido...currículo é o que você já fez, sua formação... LINDOMAR Ah, descurpa Bibi.. GABI Ah..amo quando me chama de Bibi... PRODUTOR GABIII!!! GABI Continue filho, o que você já fez? LINDOMAR Meu pai e mãe que formo eu né Bibii.. como não pode falar essa hora né.. E eu faço di tudo um poco... tem qui vivê né.

(CONTINUED)


CONTINUED:

9.

GABI Depois você me explica, no camarim, sua formação então... LINDOMAR Pode deixar cumigu Bibii! Camera foca no produtor. Produtor joga os papéis e sai andando. Camera foca Lindomar com um sorriso medonho no rosto. GABI Bem... depois de muita conversa, tomamos a decisão. Ela virá no próximo bloco, não saia daí! CORTA PARA INT. PALCO DO PROGRAMA. NOITE. Gabi dança e o programa volta. GABI Pow, mas ta gravando já? Como assim? Gabi se ajeita. GABI Bem, vamos à decisão então. Lindomar, é você meu querido!!! Câmera em plano geral. Nina e Giovanni aterrorizados com o resultado e com face de espanto. Camera foca Lindomar dançando estranhamente e cantarolando. LINDOMAR Ieeeeeeeeeeeeu!!! É zica meeeeemo, eu entro e ganho, tem pra ninguém. Lindomar finaliza a dança com uma pose. GIOVANNI Ma, ma, madonna.. que cargo é esse? A família, tá vindo, eu preciso, mudar...Meu currículo é impecável... NINA É tia... agora tenho que pagar os tio do Greenpeace... e limpar o (MORE) (CONTINUED)


CONTINUED:

10.

NINA (cont’d) pandinha... queria trabalhar, e o meu currículo... por quê??? GABI Por quê? Porque eu quis... e outra coisa, esse cargo não precisa de tudo isso de vocês, ele só quer que a pessoa saiba ler e escrever. GIOVANNI Mas o que é isso? Isso não existe... NINA Tia...que isso? É loucura, nada pode ser tão fácil e pagar tão bem. GABI Ele é o mais apropriado e pronto! Ele é bonito, chama atenção, é carismático e sabe ler e escrever, não lá essas coisas, mas dá pro gasto. (em uníssono) NINA E GIOVANNI Qual é o emprego??? GABI Presidente. CORTA PARA Corte de câmera, créditos e making of.


ROTEIRO - Entrevista de emprego