Issuu on Google+

A I r e C S N Ê Om EVID e

R. Cel. João Notini, 800 - Centro geec@geec.org.br


No dia 2 de fevereiro de 2003 foi criado o Grupo Educação, Ética e Cidadania (GEEC) como uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos e com objetivos culturais, educacionais e sociais, dentre outros. O GEEC é reconhecido oficialmente como Entidade de Utilidade Pública Municipal (2005), Estadual (2007) e Federal (2008), também estando inscrito no Conselho Nacional de Assistência Social. O GEEC possui finalidades culturais, educacionais, científicas, de saúde e de assistência social, visando a promoção da Educação, Ética, Cidadania, Paz, Direitos Humanos, Democracia, Alteridade e outros valores, a fim de promover: a cultura humanista e espiritualista; a inclusão social e digital; a saúde física, psíquica, social, familiar e espiritual; apoiar e recuperar dependentes químicos; a educação; a preservação e a defesa do meio ambiente; o esporte e o lazer; trabalhos de: geração de renda, proteção da família, da maternidade, da infância, da velhice e do deficiente físico e/ou mental.

e d ida ica

l l i b t U Pú icipal un M


e d a d ica i

l l i b t U Pú dual ta Es

e d ida ica

l l i b t U Pú ral e d e F


Ins

s o t u t i t

O GEEC mantém seis institutos subordinados à Coordenadoria de Ações e Projetos: IAAC, Instituto Ambiental Águas Claras; IAFLA, Instituto de Atividades Físicas e Lazer; ICG, Instituto Cultural GEEC; IDHAS, Instituto de Desenvolvimento Humano e A s s i s t ê n c i a S o c i a l ; I E E P, I n s t i t u t o Espírita de Ensino e Pesquisa, e o ISTS, Instituto Social Transdisciplinar de Saúde.


Projeto Verde Centenário: parceria entre a Prefeitura Municipal de Divinópolis e o Rotary Divinópolis Leste, propõe o plantio de cem mil mudas de árvores em Divinópolis até o ano 2012. Inclusão Jovem: é um projeto educacional de inclusão digital, social e humana, que objetiva a formação integral de estudantes oriundos da rede pública de ensino e com idades entre 15 e 17 anos, capacitando-os para a vivência na sociedade e a conquista do primeiro emprego. Pró-adolescente: em parceria com a Prefeitura Municipal de Divinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, beneficia a 100 estudantes da rede pública de ensino e com idades entre 16 anos e 17 anos e 11 meses com a oportunidade do primeiro emprego, em expedientes diários de quatro horas, durante os quais eles também assistem a palestras sobre ética e cidadania e recebem treinamentos profissionalizantes.

Semeando Amor: esse projeto tem como objetivo o desenvolvimento de atividades manuais e musicais com crianças, adolescentes e respectivas famílias, visando a geração de renda por meio da produção e da comercialização de objetos artesanais. Inclusão Social – Cursos Profissionalizantes: atende a 350 alunos, entre adolescentes, jovens e adultos beneficiários do Programa Bolsa Família e em situação de vulnerabilidade social, oferecendo cursos de informática, marcenaria, cabeleireiro, calçado, costura industrial e modelagem. Clube da Fraternidade: sob o lema "Economia e Solidariedade andando juntas", o clube recebe as doações espontâneas em dinheiro de pessoas que ajudam a manter os projetos do GEEC, porquanto elas recebem uma carteirinha de associado (a), a qual lhes dá o direito a descontos no valor de muitos produtos e serviços oferecidos por empresas e por profissionais liberais, que são os parceiros desse programa.


Servidor na Internet com 24 portais e três webradios. Entre os portais mantidos estão o institucional www.geec.org.br, o www.verdecentenario.net, o www.planetav.com.br, o www.panoramaespirita.com.br, e o www.agenda21div.net, dentre outros.

Midiateca Cultural GEEC: nela são encontrados quase 1700 livros – dentre os quais, aproximadamente 1500 títulos – e 53 DVDs com palestras sobre temas espíritas, todos eles disponibilizados para qualquer pessoa realizar consultas no local e para empréstimos aos associados, os quais contribuem com uma anuidade .

D i s t r i b u i d o r a Pa n o r a m a Es p í r i t a e L i v ra r i a Pa no ra m a : atualmente com mais de dois mil títulos disponíveis, ambas comercializam livros que variam desde as obras básicas da Doutrina Espírita até os mais recentes romances e coletâneas de mensagens espíritas, atendendo dentro da sede do GEEC ou m e d i a n te o po r t a l e l e t rô n i co www.panoramaespirita.com.br.

Caminhada da Saúde: mobilização anual realizada pelo IAFLA durante a semana em que incide o Dia Mundial da Saúde.


Revista O Essencial: é uma publicação impressa com periodicidade mensal e tiragem de 2000 (dois mil) exemplares, dedicada a divulgar as ações e os projetos do GEEC e assuntos importantes de interesse comunitário.

Editora GEEC Publicações: desde 2005 publica livros que sejam aprovados pelo Conselho Editorial de acordo com os princípios do próprio GEEC, já possuindo 18 títulos, três deles em segunda edição.

Grupo de Estudos sobre Ética: todas as segundas-feiras, das 19h 30min às 21 horas, nele se reúnem pessoas interessadas em desenvolver os próprios conhecimentos sobre Filosofia, cujos resultados das discussões servem de estofo para a publicação de livros.

GRUPO DE ESTUDO DE ÉTICA

Inclusão Digital 40+: com dois laboratórios, cada qual com a capacidade para 10 alunos, dentro desse programa realizado em parceria com o Rotary Divinópolis Leste são oferecidos cursos básicos de Informática para pessoas com 40 anos de idade ou mais, sendo uma aula semanal de 1h40min a 2 horas de duração para 33 turmas distribuídas nos períodos da manhã, da tarde e da noite. Seminário de Terapias Naturais do Centro-oeste de Minas: realizado anualmente pelo ISTS, o evento reúne profissionais, estudantes e praticantes de Acupuntura, Fitoterapia, Florais de Bach, Homeopatia, Qi Cong, Tai Chi Chuan e Yôga. Atendimento Gratuito de Homeopatia: com duas equipes de profissionais e de estudantes estagiários sob a coordenação de Valéria Negrão, as consultas são realizadas na sede do GEEC todas as terças feiras, das 14 às 17 horas, e, de 15 em 15 dias, às sextas-feiras, das 18 às 21 horas, cujos agendamentos podem ser realizados mediante os telefones (37) 3221-1195 e 9922-9330. Curso de Tratamentos Naturais: seja pelo autoconhecimento e/ou para uma capacitação profissional, o curso oferece uma base teórica para os futuros terapeutas, com o objetivo de que possam desenvolver a compreensão do ser humano nos aspectos físico, energético, emocional e psíquico.


o ã ç u r t s e d n Se a Co i r p ó Pr Construção da sede própria e imobiliário: projeto em andamento, com previsão de entrega para dezembro de 2010.


e d o Se

t a e i j r ro óp

P

Pr

NOVO G

EEC

A sede será: Acessivel (cadeirantes, deficientes visuais, idosos e outros) Em projeto modular (permitindo a construção por etapas, de acordo com recursos captados); Ecologicamente correta (captação de água da chuva, aliada aos tanques para reutilização, janelas e demais pontos de entrada de luz dispostos estrategicamente para gerar economia de energia elétrica, painéis solares, exaustores eólicos para renovação do ar e como reguladores de temperatura etc.) E terá: Grande salão multiuso: uso diurno para esportes (futebol de salão, vôlei, basquete), lazer e atividades sócio-educativas para crianças e adolescentes; uso noturno para jantares, palestras para 1000 ouvintes, eventos beneficentes com 250 mesas, almoços, teatro, com sistema de som e luz, palco, vestiários masculino e feminino, com chuveiros, espelhos e bancada com bojos; sala de almoxarifado para guardar mesas e cadeiras utilizadas em eventos no salão, material esportivo e material de limpeza. Cozinha industrial para atender os eventos com churrasqueira, bancadas, bojo tipo tanque para lavar panelas grandes, 2 ou 3 bojos tamanho normal, com dispensa anexa. Pensar também em uso para aulas práticas, que melhorariam a qualidade de vida e a saúde das pessoas, por exemplo: fitoquímico (sucos verdes), reutilização de alimentos (casca de abacaxi que é abundante aí e outros - isso é barato), com área de serviço (tanque, lavanderia, secagem). Dez salas de aula para 60 carteiras com quadro, data-show, computador e Internet. Espaço para horta orgânica e ecologicamente correta, ervas medicinais; para criar cursos ensinando as pessoas a plantar (que pode ser até em apartamento) e no seu uso na alimentação diária. Espaço para práticas educativas ao ar livre (alongamentos, importância de tomar sol, respiração, integração com a natureza, relaxação, outros), o que pode ser feito no estacionamento, visto que será ocupado integralmente somente nos eventos. Dois laboratórios de Informática com 30 computadores em cada. Cinco salas pequenas de atendimento psicológico e terapêutico individual, com uma secretária, além do uso das salas de aula para cursos. Sala para galeria de Artes Plásticas . Sala para Biblioteca. Sala para parque gráfico. Sala para estúdio de rádio. Sala para estúdio de televisão. Estacionamento para veículos do GEEC, funcionários e convidados para os eventos.


Até o dia 30 de dezembro de 2010 milhares de contribuintes do Imposto de Renda – pessoas físicas ou jurídicas – têm de tomar uma decisão muito importante: destinar uma parte do Imposto de Renda Devido para o GEEC, convertendo-o em benefícios para os nossos projetos sociais... ou deixar que todo o valor "vá para o Leão". Pessoas físicas podem destinar até 6% do respectivo Imposto de Renda; pessoas jurídicas, até 1%. A destinação dessa parcela do Imposto de Renda para o GEEC não altera o valor, ou seja, não faz a menor diferença no que você vai pagar, mas ajuda a oferecer benefícios sociais mediante os projetos do GEEC. Para efetuar a dedução do percentual em favor do GEEC basta entrar em contato conosco. Nós tomamos todas as providências para você! Se preferir fazer a destinação pessoalmente, siga o roteiro abaixo. Ligue agora mesmo: (37) 3222-7644 Fale com a Franciele

1.°: calcule o valor máximo da sua destinação, ou seja, 6% do imposto para pessoa física e 1% do imposto para empresas (apenas os optantes pelo Formulário Completo – pessoa física – e os optantes pelo Regime de Lucro Real – empresas – podem fazer a destinação); 2.°: faça um depósito identificado na conta do Fundo para a Infância e a Adolescência de Divinópolis (Banco do Brasil S.A. – Agência 4341-9 – Conta Corrente 28.281-2) e identifique a destinação ao GEEC.; 3.°: o depósito deve ser efetuado dentro do Exercício Fiscal até o dia 30 de dezembro de 2010. 4.°: leve o recibo do depósito bancário ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, localizado na rua São Paulo, 114, Centro, Divinópolis, telefone (37) 32211860; o Fundo para a Infância e a Adolescência de Divinópolis vai lhe fornecer o recibo definitivo, que servirá como comprovante perante a Receita Federal); 5.°: IMPORTANTE, ao levar o depósito bancário para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, lembre-se de anotar no comprovante que a destinação de determinado percentual do seu Imposto de Renda é para o GEEC; 6.°: ao preencher a sua Declaração de Imposto de Renda, informe sobre a destinação do respectivo percentual para o GEEC (há um campo no formulário onde você deve informar a data, o valor e o CNPJ do Fundo para o qual o recurso será depositado e, assim que os dados forem inseridos, o próprio programa da Receita Federal considerará paga a parcela de seu Imposto de Renda destinada ao GEEC).


Apresentacao do GEEC